R E S O L U Ç Ã O Nº 042/88 - COU
Aprova extinção do Departamento de Educação
e dá outras providências.
Considerando o contido no Processo
n° 0628/88; Considerando o disposto
no Artigo 23 do Estatuto da FUEM;
O CONSELHO
UNIVERSITÁRIO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO
DE MINHAS
ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO
A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Artigo 1° - Fica aprovada a extinção
do Departamento de Educação.
Artigo 2º - Fica aprovada a
criação dos Departamentos de Teoria e Prática da
Educação-DTP e de Fundamentos da
Educação-DFE, vinculados ao Centro de Ciências
Humanas, Letras e Artes.
Artigo 3º
- Fica aprovada a relotação de docentes conforme consta do Anexo I,
que passa a fazer parte integrante
desta Resolução.
Artigo 4°
- Fica aprovada a departamentalização de disciplinas, conforme consta
do Anexo II, que também passa a
fazer parte integrante desta Resolução.
Artigo 5° - Esta Resolução entra em
vigor na data de sua publicação, revogadas
as disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 28 de Novembro de 1988.
Manoel Jacó Garcia Gimenes
VICE-REITOR
Joao
Luiz Gasparin Joao Segura Pappa Jose Luiz Beltran Kiyomi Hirose
Lia
Therezinha Sambatti
Lidamar
Sandis de Barros Cavalcante
Lizete
Shizue Bomura Maciel
Lucilla
Maria Simas de Assis Lourdes Marcom Assuncao
Maria
de Lourdes Longhini Trevisani
Maria
de Lourdes Perioto Guhur Maria Irene Benini Maria Lucia Assofra Sperandio Maria
Rosa Cucolo Karling Nelson Elias Bordin Neusa Altoe de Marchi Sonia Vieira
Negrao Rossetto Sueli Nascimento Thomaz Wilson Jose Bressan Yara Cristina
Romano
Vania
Beatriz Monteiro da Silva
.../Res.
n° 042/88-COU - Anexo I -
02
RE[AcAO
D06 PROFE5.90RFS DO DEPARTAMEN1O DE FUNWINTOS DA EDUCAaO
Amelia
Kimiko Noma Analete Regina Schelbauer Antimidoro Zanko Balduino Meurer
Celina
Midori Murasse
Cezar
de Alencar Arnaut de Toledo Clair Foleiss
Cleuza
Lucena
Elaine
Rodrigues Monteiro Emerson Marchini Egidio
Fatima
Branco Godinho de Castro Fernando Ponte de Sousa Guaraciaba Aparecida Tullio
Helio Roque Hartmann Ivana Veraldo
Jane
Fadel Gracioso
Janice
Tirelli Ponte de Sousa Jean Vincent Marie Guhur Joao Bosco Sandor de Castro
Jorge Carvalho do Nascimento Jose Claudinei Lombardi Lizia Helena Nagel Lucidio
Bianchetti Lucio Tadeu Motta Luiz Carlos Assumpcao Neves Luzia Marta Bellini
Marta Sueli de Faria Osmar Jose Klock Sandino Hoff
Sandra
Suely Scares Bergonsi Tercio Selvino Grassmann Zelia Leonel
Marcos
Alberto Patronis
Maria
Rosemary Coimbra Campos Sheen
fl
J
.../Res.
n2 042/88-COU - Anexo I -
RF[.AcAO
D06 PROFFSSORFS DO DEPARTAMENPO DE FuNnwwcs DA EDUCA~AO
Amelia
Kimiko Noma
Analete
Regina Schelbauer Antimidoro Zanko Balduino Meurer Celina Midori Murasse
Czar
de Alencar Arnaut de Toledo
Clair
Foleiss
Cleuza
Lucena
Elaine
Rodrigues Monteiro Emerson Marchini Egidio
Fatima
Branco Godinho de Castro Fernando Ponte de Sousa Guaraciaba Aparecida Tullio
Helio Roque Hartmann Ivana Veraldo
Jane
Fadel Gracioso
Janice
Tirelli Ponte de Sousa Jean Vincent Marie Guhur Joao Bosco Sandor de Castro
Jorge Carvalho do Nascimento Jose Claudinei Lombardi Luzia Helena Nagel Lucidio
Bianchetti Lucio Tadeu Motta Luiz Carlos Assumpcao Neves Luzia Marta Bellini
Marta Sueli de Faria Osmar Jose Klock Sandino Hoff
Sandra
Suely Scares Bergonsi Tercio Selvino Grassmann Zelia Leonel
Marcos
Alberto Patronis
Maria
Rosemary Coimbra Campos Sheen
UrvIUAUt
.../Res.
n2 042/88-COU
ANEXO
II
DEPARTAMENPALIZACAp
DE DISCIPLINAS DEPARTAMN'IO DE FUNDAMENIOS D EDUCAcAO AREA DE FUNDAMERIUS DA
EDUCA( O:
Disciplinas:
Historia da Educagao I Historia da Educagao II Historia da Educagao III
Filosofia da Educagao I Filosofia da Educagao II Filosofia da Educagao III
Sociologia da Educagao I Educagao Brasileira e Economia Sociologia da Educagao
II
AREA
DE ORIENTAcAO EDUCACIONAL: Disciplinas: Orientagao Vocacional
Estagio
Supervisionado de•Orientagao Educacional II Medidas Educacioilais I
Medidas
Educacionais II
Princfpios
e Metodos de Orientagao Educacional II Estagio Supervisionado de Orientagao
Educacional I
AREA
DE M=DOLOGIA E TECNICA DE PESQUISA:
Disciplinas:
Metodologia e Tecnica de Pesquisa I
Metodologia
e Tecnica de Pesquisa II Metodologia Cientifica
Metodologia
da Pesquisa Aplicada a Saude-Medicina e Odontogia
Metodologia
e Tecnica Aplicada a Enfermagem Tecnicas de Pesquisa Aplicada a Economia
DEPARTAMENI0
DE TEMIA E PRATICA DA EDUCl O AREA DE ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO:
Disciplinas:
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 12 e 2° Graus Estrutura e Funcionamento
do Ensino de 1° Grau Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2° Grau Educagao e
Realidade Brasileira Legislagao do Ensino I
Analise
de Sistemas Educacionais
AREA
DE METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO:
Disciplines:
Didatica I
Didatica
II
Currfculos
e Programs I Currfculos e Programas II Iniciagao ao Estagio Didatica L
Metodos
e Tecnicas de Alfabetizagao
Metodologia
do Ensino de 1° Grau
./
It
UNIDADE
.../.Res.
n° 042/88-COU - Anexo II -
02
Metodologia
do Ensino de 2° Grau Pratica de Ensino de 1° Grau Pratica de Ensino de 2° Grau
Didatica Aplicada a Enfermagem
AREA
DE PSICOLOGIA DA EDUCAcAO:
Disciplinas:
Psicologia da Educacao III
Psicologia
da Educacao A Psicologia da Educagao II
Psicologia
do Desenvolvimento (Especializagao em Educarao
Pre-Escolar)
Psicologia da Educagao I Psicologia da EducacAo LP
No
• a ,ccstflt Lo$_
• \0c2,
1,0
R E
S
Substitui
Diretrizes Setoriais do II Plano Global de Desenvol vimento.
Considerando
o contido nas folhas
Considerando
o disposto no Artigo 23 do Estatu
to
da FUEM;
0
CONSELHO UNIVERSITARIO APROVOU E EU, VICEREITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIcOES
ESTATUTARIAS E REGIMENTALS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUcAO:
Artigo
19 - As Diretrizes Setoriais da Proposta Educativa do II Plano Global de
Desenvolvimento da Universidade Estadual de Maringa, aprovada pela Resolucao n9
032/88-COU, ficam substituidas pelas seguintes:
DIRETRIZES
SETORIAIS
ENSINO
GRADUAcAO
1.
Compromisso prioritario com a qualidade do ensino de graduacao
•
objetivo e definir e procurar assegurar, em cada curso, um padrao de qualidade
para a conducao do processo de for macao academica.
2.
Definicao e/ou explicitacao do projeto pedagogico de cada curso
3.
Integracao entre as atividades "teoricas" e "praticas"
•
objetivo e fazer com que haja maior entrosamento entre as atividades de ensino,
pesquisa e extensao, a partir de uma nova concepcao de curriculo.
• objetivo e estabelecer parametros
para as decisoes carater didatico-pedagogico.
de