R E S O L U Ç Ã O N° 043/89-CEP

 

Aprova alterações no Currículo do Curso de Enfermagem e Obstetrícia.

 

Considerando o contido nas folhas 490 a 522 do Processo n° 0071/79;

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Artigo 1° - Fica substituÍda a nomenclatura da disciplina "Imunologia", código 30334, do Currículo do Curso de Enfermagem e Obstetrícia, pela disciplina "Imunologia Aplicada à Enfermagem", a ser codificada pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos, assegurando-se à nova disciplina, a mesma carga horária, créditos teóricos/práticos, periodização, pré-requisito e a seguinte ementa:

Ementa: "Conhecimento básico da estrutura e funcionamento do sistema natural de defesa. Interação dos conhecimentos básicos com os mecanismos e fatores da resposta imune. Auto-agressão como conseqüência da ativação do sistema imune. Modalidades de imunoproteção. Noções sobre as reações antígeno-anticorpo "in vitro"."

Artigo 2° - Ficam alteradas as ementas das seguintes disciplinas do Currículo do Curso de Enfermagem e Obstetrícia:

ESTATÍSTICA VITAL (20714)

Estatística vital. Estatística hospitalar. Levantamento estatístico. Medidas de posição. Medidas de dispersão.

SANEAMENTO (30610)

Desenvolvimento teórico sobre introdução ao saneamento, política de saneamento e medidas que visem impedir a deterioração do ambiente humano com destaque aos itens relacionados a: água, dejetos, lixo, vetores e roedores, solo e atmosfera, alimento, local de trabalho e moradia.

EPIDEMIOLOGIA E PROFILAXIA (30611)

Epidemiologia como método e corpo de conhecimento. A saúde e a doença e referenciais teóricos de sua causalidade. Estudo da mortalidade e morbidade de seus índices e coeficientes. Estudo geográfico da doença.

INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM (30636)

Revisão do desenvolvimento histórico da enfermagem, conceitos de enfermagem e exercício profissional. Metodologia da assistência de enfermagem as necesssidades humanas básicas afetadas. Desenvolvimento de habilidades em técnicas básicas de enfermagem em laboratório.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM (30637)

Desenvolvimento de habilidades e aplicação dos princípios científicos e sociais na assistência de Enfermagem. Aplicação de medidas de prevenção, promoção e recuperação da saúde. Planejamento, execução e avaliação do cuidado de enfermagem, através da observação, anotações de sinais e sintomas, assistêcia ao indivíduo em suas necessidades básicas e execução do planejamento terapêutico.

ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA (30638)

Desenvolvimento da metodologia da Assistência de Enfermagem nos diversos campos da área de Saúde Pública, com destaque à área Materno-Infantil e Saúde do Adulto.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA (30639)

Utilização da metodologia da assistência de Enfermagem com destaque a àrea Materno-Infantil e Saúde do Adulto. Funções e atuação do enfermeiro nos diversos campos da área de Saúde Pública.

ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA (30640)

Metodologia da assistência de enfermagem médico-cirúrgica a pacientes portadores de problemas clínicos e cirúrgicos, considerando os aspéctos bio-psico-sócio-cultural.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA (30641)

Desenvolvimento da metodologia de assistência de enfermagem a pacientes portadores de problemas clínicos e cirúrgicos considerando os aspéctos bio-psico-sócio-cultural.

PUERICULTURA E ENFERMAGEM PEDIÁTRICA (30646)

Processo normal do crescimento e desenvolvimento da criança de 0 a 12 anos. Metodologia da assistência de enfermagem à criança sadia e à criança com problemas decorrentes das patologias mais comuns da infância, a nível domiciliar, ambulatorial e hospitalar.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUERICULTURA E ENFERMAGEM PEDIÁTRICA (30647)

Aplicação da metodologia da assistência de enfermagem à criança, família e comunidade a nível domiciliar, ambulatorial e hospitalar.

ADMINISTRAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (30650)

Conjunto de atividades relacionadas com o desempenho discente no processo ensino/aprendizagem da área de Administração da Assistência de Enfermagem, através da utilização de conhecimentos teórico-práticos, para o desenvolvimento da metodologia de Assistência de Enfermagem em instituições de saúde.

PARASITOLOGIA (30343)

Relações parasito-hospedeiro. Sistemática em zoologia médica. Protozoários, Helmintos e Artrópodes de interesse medico: morfologia, biologia, patologia, sintomatologia, diagnóstico, tratamento, epidemiologia e profilaxia.

Artigo 3° - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

 

Maringá, 19 de julho de 1989.

 

Fernando Ponte de Sousa,

REITOR.