R E S O L U Ç Ã O N° 045/89-CEP

 

Aprova ementas do Curso de Engenharia Civil.

 

Considerando o contido no Processo n° 972/77;

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR , SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Artigo 1° - Ficam aprovadas as seguintes ementas das disciplinas do Curso de Engenharia Civil:

51204 - DESENHO ARQUITETÔNIC0 (90 h/a)

Normas técnicas. Desenho e projeto arquitetônico de pequenas obras de construção civil. Perspectiva.

51210 - ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS (60 h/a)

Conceitos básicos de estruturas. Tipos de estruturas.Vinculos. Cargas. Reações vinculares. Esforços seccionais e linhas de estado em vigas, quadros isostáticos e sistemas triarticulados. Sistemas reticulados.

51211 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I (90 h/a)

Geometria das massas. Esforços simples. Tensões e deformações.

51212 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II (60 h/a)

Estados de tensões e de deformações. Solicitações combinadas. Instabilidade de peças. Teoremas gerais. Critérios de resistência.

51222 - CONCRETO ARMADO I (90 h/a)

Fundamentos do concreto armado. Características mecânicas do aço e do concreto. Segurança em estruturas. Lajes retangulares. Estado limite último. Flexão normal simples . Cisalhamento. Ancoragem. Detalhamento.

51223 - CONCRETO ARMADO II (60 h/a)

Pilares. Estruturas de fundações. Escadas. Reservatórios. Muros de arrimo.

51234 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO (60 h/a)

Atividades programadas para proporcionar treinamento em setores profissionais a serem realizadas junto às instituições de ensino e pesquisa, ou órgãos públicos e/ou privados.

51208 - TOPOGRAFIA (90 h/a)

Conceitos fundamentais. Instrumentos topográficos. Desenho topográfico. Métodos de levantamento planimétrico. Métodos de levantamento altimétrico. Divisão de terras. Locação de curvas. Emprego da computação nos trabalhos topográficos.

51207 - HIDRÁULICA II (60 h/a)

Máquinas hidráulicas. Bombas. Conjuntos elevatórios. Adutoras. Instalações hidráulicas.

51209 - AEROFOTOGRAMETRIA (60 h/a)

Introdução à aerofotogrametria. Câmaras e fotografias aéreas. Estereoscopia. Equação de paralaxe. Geometria da fotografia aérea. Transformação de coordenadas bidimensionais e tridimensionais. Equações projetivas, resecção e interseção. Planejamento de vôo. Princípios de restituição. Sistemas de aquisição digital de dados. Mosaico aerofotogramétrico.

51225 - QUALIDADE DA ÁGUA (90 h/a)

Fundamentos de química para engenharia sanitária. Análise de água e despejos. Microbiologia voltada aos problemas da água. Laboratório. Métodos de análise instrumental. Análise de água e despejos.

51206 - HIDRÁULICA I (90 h/a)

Hidrodinâmica. Foronomia. Hidrometria. Escoamento permanente em condutos sob pressão. Escoamento em canais. Laboratório: medidas hidráulicas.

51236 - SISTEMAS DE ÁGUAS PLUVIAIS (60 h/a)

Erosão hídrica e eólica. Controle de erosão urbana, rural e rodovias. Micro e macro drenagem. Controle de inundações. Estruturas de dissipações e pequenas barragens. Conservação de solo para o combate à erosão. Projeto de drenagem urbana.

51218 - ESTRADAS I (90 h/a)

Planejamento de estradas. Tráfego. Fases de projeto. Projeto geométrico. Terraplenagem.

51216 - SANEAMENTO I (60 h/a)

Técnica de abastecimento e tratamento de água.

51217 - SANEAMENTO II (60 h/a)

Sistemas de esgotos sanitários. Projeto e construção de redes de esgoto.

51215 - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (90 h/a)

Introdução à ciência dos materiais. Agregados. Aglomerantes. Tecnologia dos materiais de construção: argamassas, concreto, solo-cimento, argamassa armada. Novos materiais de construção. Materiais: cerâmicos, plásticos, betuminosos, metálicos e de proteção. Madeiras. Ensaios de laboratório.

51232 - INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS (90 h/a)

Instalações hidráulicas de água fria e quente. Bombeamento. Instalações de esgotos sanitários. Instalações de águas pluviais. Prevenção contra incêndios.

51205 - ELETROTÉCNICA (90 h/a)

Correntes e tensões alternadas. Potência elétrica ativa e reativa. Alimentadores de luz e força. Materiais elétricos. Normas de projetos elétricos. Circuitos de proteção e comando. Componentes e equipamentos elétricos e eletrônicos.

51227 - CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I (90 h/a)

Organização espacial. A função: caracterização e individualização de áreas de circulação; elaboração e ordenação dos programas e fluxogramas. A forma arquitetônica. Integração entre projeto arquitetônico, complementares e obra. Ventilação natural e artificial. Instalação e iluminação natural de edifícios. Memorial descritivo (conceituações).

51228 - CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II (60 h/a)

A execução de edifícios. Planejamento e relacionamento de serviços de obras. Locação e implantação de obras. Fundações: técnicas e processos executivos. Sistemas estruturais. Paredes e painéis. Coberturas e proteções. Revestimentos. Pavimentações. Instalações e aparelhos. Legislação profissional. Memorial descritivo (execução).

51219 ESTRADAS II (60 h/a)

Terminologia dos pavimentos. Materiais utilizáveis em pavimentação. Projeto e construção das camadas de pavimento. Estudos geotécnicos de subleito e de jazidas. Dimensionamento de pavimentos.

51239 - TRANSPORTES (60 h/a)

Sistemas de transportes: aspéctos técnicos, operacionais, sociais, político-administrativos e econômicos. Custos e tarifação. Oferta e demanda em transportes. Avaliação de investimentos.

51237 - PORTOS E HIDROVIAS (60 h/a)

Histórico e economia da navegação. Embarcações fluviais e marítimas. Hidráulica fluvial. Melhoramentos de rios para navegação. Obras de transposição de desnível. Portos fluviais e marítimos.

51213 - MECÂNICA DOS SOLOS I (90 h/a)

Física dos solos. Classificação e identificação dos solos. Compactação dos solos. Movimento de água nos solos. Tensões na massa de solo. Resistência ao cisalhamento dos solos. Compressibilidade dos solos. Laboratório: ensaios, correntes e especiais de solos.

51214 - MECÂNICA DOS SOLOS II (60 h/a)

Exploração do subsolo. Empuxos de terra. Capacidade de carga do solo. Estruturas de contenção. Fundações superficiais e profundas. Estabilidade de taludes.

51235 - ESTRUTURAS ESPECIAIS DE CONCRETO ARMADO (90 h/a)

Consolos curtos. Pilares em formas especiais. Pórticos. Ação do vento em estruturas. Torção. Alvenaria armada. Lajes especiais.

51233 - PONTES (90 h/a)

Noções fundamentais. Normas. Elementos estruturais. Projeto de uma ponte.

51230 - CONCRETO PROTENDIDO (60 h/a)

Noções fundamentais. Perdas de protensão. Sistemas de protensão. Dimensionamento. Arranjo da armadura de protensão. Estruturas em concreto protendido.

51246 - PROCESSAMENTO DE DADOS APLICADO À ENGENHARIA CIVIL (60 h/a)

Desenvolvimento de programas computacionais utilizando linguagens de programação. Utilização de programas aplicados à Engenharia civil.

51224 - ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS (90 h/a)

Tipos de estruturas. Álgebra matricial. Conceitos básicos aplicados à análise matricial. Método dos deslocamentos. Aplicaçãoo em estruturas reticuladas.

51229 - ESTRUTURAS DE AÇO E MADEIRA (90 h/a)

Obtenção e propriedades mecânicas dos aços utilizados na construção civil. Madeiras e suas características. Ações e segurança nas estruturas. Critérios e dimensionamento . Dimensionamento de barras tracionadas, comprimidas e fletidas. Ligações.

51220 - ESTABILIDADE I (90 h/a)

Deformações em estruturas isostáticas. Métodos dos esforços. Linhas de influência.

51221 - ESTABILIDADE II (60 h/a)

Método dos deslocamentos. Processo de Cross. Simetria em estruturas.

51238 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CONSTRUÇÕES (60 h/a)

Custos na construção civil. Orçamentos. Planejamento de execução. Plano de obras: o canteiro. Regime de execução de obras. Controle de execução. Financiamento e aprovação de construção.

51202 - HIDROLOGIA APLICADA (90 h/a)

Teoria: Estudo sobre o ciclo hidrológico. Precipitação. Escoamento superficial. Medição de vazão. Infiltração. Evaporação e transpiração. Águas subterrâneas. Hidrograma unitário. Vazões de enchentes. Manipulação dos dados de vazão.

51231 - CONTROLE DE POLUIÇÃO (90 h/a)

O papel do engenheiro no controle a poluição. Problemas mundiais. Projeção futura. Tipos de poluição: ar, água, lixo, poluição do ar. Matéria particulada. Óxidos de nitrogênio. Enxofre e anidrido carbônico. Influência sobre a saúde. Monitoramento. Autodepuração dos rios. Grau de tratamento. Tratamento dos despejos domésticos e industriais. Processos físicos, químicos e biológicos.

12401 - GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA (90 h/a)

Estudos geológicos como método de investigação científica na solução de problemas técnicos nas obras de Engenharia Civil.

Artigo 2° - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

 

Maringá, 02 de agosto de 1989.

 

Fernando Ponte de Sousa,

REITOR.