R E S O L U Ç Ã O N° 026/89-COU
Cria Curso de Mestrado em
Educação - área de concentração: Fundamentos da Educação.
Considerando
o contido no Processo n° 0878/88;
O CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Artigo
1° - Fica criado o Curso de Mestrado em Educação - área de
concentração: Fundamentos da Educação, conforme anexos I, II e III, que passam
a fazer parte integrante desta Resolução.
Artigo
2° - Fica estabelecido que o Regulamento do Curso deverá ser adequado
ao Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação “stricto sensu", ao Estatuto e
Regimento Geral da UEM, à Legislação pertinente e aprovado posteriormente,
pelos órgãos competentes.
Artigo
3° - Fica determinado que os docentes arrolados no Projeto do
referido Curso, ou outros que não possuam o título de Doutor, para atuarem no
Curso, deverão ter seus nomes aprovados previamente pelo Conselho de Ensino,
Pesquisa e Extensão.
Artigo 4° - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá,
02 de outubro de 1989.
a) - Tendências Teóricas da
Educação Atual
EMENTA: Sistematizar as produções teóricas atuais sobre
educação identificando as principais tendências teórico-metodológicas e o
encaminhamento prático decorrente dessas tendências.
b) - Ciência e Método
EMENTA: Conhecer as diferentes formas de interpretação
da realidade social e os tipos de pesquisa decorrentes dessas formas, como
instrumento necessário à análise das teorias educacionais.
c) - Fundamentos Históricos e
Filosóficos da Educação I
EMENTA: Correlacionar o pensamento e seus
limites à produção da vida humana nos períodos denominados de escravismo e de
servidão identificando as formas que a educação assume nesses diferentes
períodos.
d) - Fundamentos Históricos e
Filosóficos da Educação II
EMENTA: Correlacionar o pensamento.e seus limites à
produção da vida humana no modo de produção capitalista, identificando as formas
que a educação assume no desenvolvimento do processo do trabalho.
e) - Teoria da Transformação
Social e Educação
EMENTA: Reconhecer o processo histórico do trabalho
enquanto categoria de entendimento da transformação social.
f) - Problemática da Historiografia
Brasileira e Educação
EMENTA: Discriminar as questões da historiografia brasileira identificando os parâmetros de analise utilizados.
g) - Pensamento Pedagógico na
América Latina
EMENTA: Analisar criticamente o pensamento pedagógico
na América Latina a partir das lutas que os homens travam no processo histórico
de produção de sua existência.
h) - História da Educação no
Brasil
EMENTA: Explicar as diferentes formas
históricas da Educação no Brasil fundamentando-se no processo de
desenvolvimento do capital.
i) - História das Doutrinas
Pedagógicas
EMENTA: Analisar historicamente as doutrinas pedagógicas correlacionando-as com o pensamento da época e o pensamento da época com o estágio de desenvolvimento das formas produtivas.
j) - Correntes Teóricas e Parâmetros
da Educação
EMENTA: Discriminar a base teórica que
organiza o pensamento positivista, fenomenológico e materialista da educação.
k) - Política Educacional
Brasileira e Legislação
EMENTA: Reconhecer a legislação
educacional brasileira como expressão político-jurídica das lutas
sociais engendradas a partir do modo como os homens se organizam para produzir
e reproduzir sua existência.
l) - Educação e Trabalho
EMENTA: Compreender o trabalho enquanto
categoria de explicação do fenômeno educativo de modo a ultrapassar as teorias
educacionais que se limitam a estabelecer a relação entre escola e mercado de
trabalho.
m) - Psicologia e Educação
EMENTA: Conhecer o desenvolvimento histórico da
psicologia a partir do século XIX, sua influência no pensamento educacional e
as conseqüências dessa influência na apreensão do fenômeno educativo.
n) - Sociologia e Educação
EMENTA: Conhecer o desenvolvimento histórico das teorias sociológicas a partir do século XIX, sua influência no pensamento educacional e as conseqüências dessa influência na elucidação do fenômeno educativo.
o) - Estado e Educação
EMENTA: Compreender a forma do Estado na fase do
capital monopolista enquanto expressão das contradições sociais e o reflexo
dessas contradições na política educacional.
p) - Economia Política e Educação
EMENTA: Conhecer o desenvolvimento histórico da
economia política a partir do século XIX, sua influência no pensamento
educacional e as conseqüências dessa influência na elucidação do fenômeno
educativo.
q) - Seminário e Pesquisa
A ementa e a bibliografia serão objeto de programação posterior pelo docente encarregado da condução dessas atividades, ouvido o Colegiado de Curso.
r) - Leituras Orientadas
A ementa e a bibliografia serão objeto de programação posterior pelo professor encarregado de condução dessas atividades, ouvido o Colegiado de Curso.
s) - Estudos de Problemas
Brasileiros
A ementa e a bibliografia serão objeto de programação posterior pelo professor encarregado da condução dessas atividades, ouvidos os Colegiados de Cursos de Mestrado da UEM.