R E S O L U Ç Ã O N° 026/89-COU

 

Cria Curso de Mestrado em Educação - área de concentração: Fundamentos da Educação.

 

Considerando o contido no Processo n° 0878/88;

 

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Artigo 1° - Fica criado o Curso de Mestrado em Educação - área de concentração: Fundamentos da Educação, conforme anexos I, II e III, que passam a fazer parte integrante desta Resolução.

Artigo 2° - Fica estabelecido que o Regulamento do Curso deverá ser adequado ao Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação “stricto sensu", ao Estatuto e Regimento Geral da UEM, à Legislação pertinente e aprovado posteriormente, pelos órgãos competentes.

Artigo 3° - Fica determinado que os docentes arrolados no Projeto do referido Curso, ou outros que não possuam o título de Doutor, para atuarem no Curso, deverão ter seus nomes aprovados previamente pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Artigo 4° - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 02 de outubro de 1989.

 

Fernando Ponte de Sousa

REITOR

 

 

ANEXO III

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

 

a) - Tendências Teóricas da Educação Atual

EMENTA: Sistematizar as produções teóricas atuais sobre educação identificando as principais tendências teórico-metodológicas e o encaminhamento prático decorrente dessas tendências.

b) - Ciência e Método

EMENTA: Conhecer as diferentes formas de interpretação da realidade social e os tipos de pesquisa decorrentes dessas formas, como instrumento necessário à análise das teorias educacionais.

c) - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação I

EMENTA: Correlacionar o pensamento e seus limites à produção da vida humana nos períodos denominados de escravismo e de servidão identificando as formas que a educação assume nesses diferentes períodos.

d) - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação II

EMENTA: Correlacionar o pensamento.e seus limites à produção da vida humana no modo de produção capitalista, identificando as formas que a educação assume no desenvolvimento do processo do trabalho.

e) - Teoria da Transformação Social e Educação

EMENTA: Reconhecer o processo histórico do trabalho enquanto categoria de entendimento da transformação social.

f) - Problemática da Historiografia Brasileira e Educação

EMENTA: Discriminar as questões da historiografia brasileira identificando os parâmetros de analise utilizados.

g) - Pensamento Pedagógico na América Latina

EMENTA: Analisar criticamente o pensamento pedagógico na América Latina a partir das lutas que os homens travam no processo histórico de produção de sua existência.

h) - História da Educação no Brasil

EMENTA: Explicar as diferentes formas históricas da Educação no Brasil fundamentando-se no processo de desenvolvimento do capital.

i) - História das Doutrinas Pedagógicas

EMENTA: Analisar historicamente as doutrinas pedagógicas correlacionando-as com o pensamento da época e o pensamento da época com o estágio de desenvolvimento das formas produtivas.

j) - Correntes Teóricas e Parâmetros da Educação

EMENTA: Discriminar a base teórica que organiza o pensamento positivista, fenomenológico e materialista da educação.

k) - Política Educacional Brasileira e Legislação

EMENTA: Reconhecer a legislação educacional brasileira como expressão político-jurídica das lutas sociais engendradas a partir do modo como os homens se organizam para produzir e reproduzir sua existência.

l) - Educação e Trabalho

EMENTA: Compreender o trabalho enquanto categoria de explicação do fenômeno educativo de modo a ultrapassar as teorias educacionais que se limitam a estabelecer a relação entre escola e mercado de trabalho.

m) - Psicologia e Educação

EMENTA: Conhecer o desenvolvimento histórico da psicologia a partir do século XIX, sua influência no pensamento educacional e as conseqüências dessa influência na apreensão do fenômeno educativo.

n) - Sociologia e Educação

EMENTA: Conhecer o desenvolvimento histórico das teorias sociológicas a partir do século XIX, sua influência no pensamento educacional e as conseqüências dessa influência na elucidação do fenômeno educativo.

o) - Estado e Educação

EMENTA: Compreender a forma do Estado na fase do capital monopolista enquanto expressão das contradições sociais e o reflexo dessas contradições na política educacional.

p) - Economia Política e Educação

EMENTA: Conhecer o desenvolvimento histórico da economia política a partir do século XIX, sua influência no pensamento educacional e as conseqüências dessa influência na elucidação do fenômeno educativo.

q) - Seminário e Pesquisa

A ementa e a bibliografia serão objeto de programação posterior pelo docente encarregado da condução dessas atividades, ouvido o Colegiado de Curso.

r) - Leituras Orientadas

A ementa e a bibliografia serão objeto de programação posterior pelo professor encarregado de condução dessas atividades, ouvido o Colegiado de Curso.

s) - Estudos de Problemas Brasileiros

A ementa e a bibliografia serão objeto de programação posterior pelo professor encarregado da condução dessas atividades, ouvidos os Colegiados de Cursos de Mestrado da UEM.