RESOLUÇÃO N° 038/91-CEP

 

Aprova novas ementas de disciplinas do Currículo do Curso de Adminis­tração.

 

Considerando o contido no Processo nº 982/77, às folhas 267 a 270;

Considerando o disposto no artigo 23 do Estatuto da FUEM;

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMEN­TAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Artigo 1º - Ficam aprovadas as novas ementas das se­guintes disciplinas do Curriculo do Curso de Administração:

 

ADMINISTRAÇÃO I

Ementa: Evolução do Pensamento Administrativo e o Contexto em que o Aministrador atua.

ADMINISTRAÇÃO II

Ementa: Os objetivos, os Modos e a Ação Administraviva nos Diversos Contextos.

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL I

Ementa: Estudo da origem e evolução da Administração de Recursos Huma­nos na estrutura organizacional e procedimentos técnicos em Administração de Recursos Humanos.

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL II

Emanta: Comportamento Gerencial do Executivo de Recursos Humanos frente as Organizações, os Órgãos e associados da classe e os Emprega­dos. Discussão dos Políticos, Auditoria e Planejamento de Re­cursos Humanos.

ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS

Ementa: Análise da Organização quanto aos aspectos de suas diretrizes, estrutura organizacional e processos (Métodos e procedimentos administrativos).

CHEFIA E LIDERANÇA

Ementa: Funções do Administrador. Comportamento Organizacional. Mode­los de Liderança.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTOS I

Ementa: Preve os estudos introdutórios da gestão financeira da empresa em termos de sua função, previsão das operações financeiras e seu controle e análise dos investimentos afetos ao ciclo opera cional da mesma.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTOS II

Ementa: Descrição das modalidades de financiamento de curto e de lon­go prazo existentes no mercado. Decisões de investimento de capital através de estudos da estrutura financeira e do custo de capital da empresa. Avaliação de empresas: conceitos e determinação do valor. Estudo da mobilidade financeira da organização: fluxos de investimento/desinvestimentos e a reorganização em­presarial. Análise do mercado financeiro e de capitais: estru­tura, funcionamento e modalidades.

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇAO I

Ementa: Estudo da função da produção, utilizando-se das técnicas de Planejamento e Controle da Produção, Previsão da emanda e Lay­out

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO II

Ementa: Estudo da função da produção utilizando-se das técnicas de: tempos e métodos, MRP, controle de qualidade e localização indus­trial.

ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS

Ementa: Administração Mercadológica - Histórico. Conhecimento do Ambiente Mercadológico. Composto do Produto. Composto de Promoção - Comunicação. Composto de Praga - Distribuição. Composto de Praçao. Organização para o Mercado. Organização da Força de Vendas. A Mercadologia no Ambiente Contemporâneo.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Ementa: A disciplina trata das formas de atuação da Administração Pública na América Latina dando ênfase nas questões do Brasil. Evidencia os principais condicionantes a nível externo (variáveis política, econômica e social) a nível interno (burocracia, tecnoburocracia, poder). Analisa as tentativas de modernização administrativa do país. Desenvolve a análise dos instrumentos legais que definem as estruturas da administração pública brasi­leira.

ADMINISTRAÇÃO RURAL

Ementa: Estudo do desenvolvimento histórico e comportamento atual do setor agricola no Brasil. Estudo das organizações rurais, com a finalidade de se obter subsídios capazes de contribuirem pa­ra racionalização das decisões e açoes administrativas que permeiam tais organizações. Destaque para a importância da Admi­nistração Rural na obtenção de subsídios técnicos capazes de contribulrem para racionalizar a combinação dos fatores de produção da unidade de produção rural.

 

Artigo 2° - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se

 

Maringá, 27 de março de 1992.

 

Luiz Antonio de Souza

VICE-REITOR