R E S O L U Ç Ã O Nº 100/97-CEP

 

 

 

 

Aprova projeto pedagógico do Programa Especial de Formação Pedagógica para Portadores de Diploma de Educação Superior.

 

 

Considerando o contido às fls. 175 a 221 do processo nº 1993/94;

considerando a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96, nos arts. 62 e 63, a Resolução nº 002/97-CNE e o Parecer nº 004/97-CNE, que suspende o ingresso de novos alunos no curso Esquema I e cria nova modalidade;

considerando o Parecer nº 021/97-CEP;

considerando o disposto no art. 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITORA, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

Art. 1º Fica aprovado o projeto pedagógico do Programa Especial de Formação Pedagógica para Portadores de Diploma de Educação Superior, conforme consta às fls. 175 a 221 do processo 1993/94, a estrutura curricular e ementa das disciplinas, conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução.

Art. 2º. Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 12 de novembro de 1997.

 

 

 

Neusa Altoé,

Vice-Reitora.

 

 

/... Res. 100/97-CEP

A N E X O I

ESTRUTURA CURRICULAR

 

CATEGORIZAÇÃO DE DISCIPLINAS DO CURRÍCULO PLENO

a) Desdobramento(s) de Matérias do Currículo Mínimo

Matéria

Disciplina(s)

Carga

Horária

Estrutura e Funcionamento do Ensino

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira

60

Psicologia da Educação

Psicologia da Educação

60

Didática

Didática

60

Metodologia do Ensino

Metodologia do Ensino

60

Prática de Ensino

Prática de Ensino

300

 

Total

540

 

 

 

 

 

 

SERIAÇÃO ESTABELECIDA DAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO PLENO

Série

Depto.

Nome da Disciplina

CARGA HORÁRIA

     

Semanal

Anual

M

   

Teórica

Prática

Est. Sup.

 

O

DTP

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira

60

(20)

 

60

D

DTP

Psicologia da Educação

60

(20)

 

60

U

DTP

Didática

60

(20)

 

60

L

DTP

Metodologia do Ensino

60

(30)

 

60

A

DTP

** Prática de Ensino

60

90

150

300

R

 

* Outros departamentos (Estágio Supervisionado)

     

Obs.: * os departamentos envolvidos serão determinados pela especificidade de graduação dos candidatos inscritos.

** será considerada Prática de ensino a somatória de todas as práticas pedagógicas desenvolvidas simultaneamente aos módulos, bem como a carga horária teórica e o Estágio Supervisionado

*** a seqüência da oferta das disciplinas poderá ser alterada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

/... Res. 100/97-CEP

RESUMO GERAL DO CURRÍCULO

CURRÍCULO PLENO

1

Disciplinas do Currículo Mínimo - Total de Carga Horária

540 horas

2

Disciplinas Complementares Obrigatórias - Total de Carga Horária

horas

3

Disciplinas de Legislação Especial

(EPB) Total da Carga Horária

horas

4

Atividades Acadêmicas Complementares - Total da Carga Horária

horas

5

Total de Carga Horária do Currículo Pleno

540 horas

 

DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS

1 Disciplinas Pedagógicas (Licenciatura) - Total de Carga Horária

horas

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

1

Disciplinas de Legislação Especial

(Prática de Educação Física)

horas

2

Prazo Médio para Integralização Curricular

1 ano

3

Prazo Máximo para Integralização

1 ano

 

 

* * * * *

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

/... Res. 100/97-CEP

A N E X O II

EMENTA DAS DISCIPLINAS

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira

Ementa: Estudo da estrutura da educação brasileira, com ênfase nos aspectos legais, estruturais e técnico-administrativos, em sua evolução histórica.

Didática

Ementa: Estudo do processo ensino-aprendizagem, abordando as variáveis relativas às atividades docentes, bem como as técnicas de planejamento, orientação e avaliação da aprendizagem.

Psicologia

Ementa: Estudo das variáveis que interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Metodologia do Ensino

Ementa: Fundamentos da organização curricular e das metodologias de ensino das diferentes áreas de formação de professores.

Prática de Ensino

Ementa: Conhecimento da ação docente, contemplando a análise do conteúdo social, da organização da educação a nível de sistema, de escola e sala de aula, bem como as implicações de ordem psico-pedagógicas do processo ensino-aprendizagem. Estágio Supervisionado, convencional e não convencional I.

 

* * * * *