R E S O L U Ç Ã O Nº 100/97-CEP
Aprova projeto pedagógico do Programa Especial de Formação Pedagógica para Portadores de Diploma de Educação Superior.
Considerando o contido às fls. 175 a 221 do processo nº 1993/94;
considerando a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96, nos arts. 62 e 63, a Resolução nº 002/97-CNE e o Parecer nº 004/97-CNE, que suspende o ingresso de novos alunos no curso Esquema I e cria nova modalidade;
considerando o Parecer nº 021/97-CEP;
considerando o disposto no art. 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITORA, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Fica aprovado o projeto pedagógico do Programa Especial de Formação Pedagógica para Portadores de Diploma de Educação Superior, conforme consta às fls. 175 a 221 do processo 1993/94, a estrutura curricular e ementa das disciplinas, conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução.
Art. 2º. Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 12 de novembro de 1997.
Neusa Altoé,
Vice-Reitora.
/... Res. 100/97-CEP
A N E X O I
ESTRUTURA CURRICULAR
CATEGORIZAÇÃO DE DISCIPLINAS DO CURRÍCULO PLENO |
||
a) Desdobramento(s) de Matérias do Currículo Mínimo |
||
Matéria |
Disciplina(s) |
Carga Horária |
Estrutura e Funcionamento do Ensino |
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira |
60 |
Psicologia da Educação |
Psicologia da Educação |
60 |
Didática |
Didática |
60 |
Metodologia do Ensino |
Metodologia do Ensino |
60 |
Prática de Ensino |
Prática de Ensino |
300 |
Total |
540 |
SERIAÇÃO ESTABELECIDA DAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO PLENO |
||||||
Série |
Depto. |
Nome da Disciplina |
CARGA HORÁRIA |
|||
Semanal |
Anual |
|||||
M |
Teórica |
Prática |
Est. Sup. |
|||
O |
DTP |
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira |
60 |
(20) |
60 |
|
D |
DTP |
Psicologia da Educação |
60 |
(20) |
60 |
|
U |
DTP |
Didática |
60 |
(20) |
60 |
|
L |
DTP |
Metodologia do Ensino |
60 |
(30) |
60 |
|
A |
DTP |
** Prática de Ensino |
60 |
90 |
150 |
300 |
R |
* Outros departamentos (Estágio Supervisionado) |
|
Obs.: *
os departamentos envolvidos serão determinados pela especificidade de graduação dos candidatos inscritos.** será considerada Prática de ensino a somatória de todas as práticas pedagógicas desenvolvidas simultaneamente aos módulos, bem como a carga horária teórica e o Estágio Supervisionado
*** a seqüência da oferta das disciplinas poderá ser alterada.
/... Res. 100/97-CEP
RESUMO GERAL DO CURRÍCULO |
CURRÍCULO PLENO |
|||
1 |
Disciplinas do Currículo Mínimo - Total de Carga Horária |
540 horas |
|
2 |
Disciplinas Complementares Obrigatórias - Total de Carga Horária |
horas |
|
3 |
Disciplinas de Legislação Especial |
(EPB) Total da Carga Horária |
horas |
4 |
Atividades Acadêmicas Complementares - Total da Carga Horária |
horas |
|
5 |
Total de Carga Horária do Currículo Pleno |
540 horas |
DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS |
|
1 Disciplinas Pedagógicas (Licenciatura) - Total de Carga Horária |
horas |
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
|||
1 |
Disciplinas de Legislação Especial |
(Prática de Educação Física) |
horas |
2 |
Prazo Médio para Integralização Curricular |
1 ano |
|
3 |
Prazo Máximo para Integralização |
1 ano |
* * * * *
/... Res. 100/97-CEP
A N E X O II
EMENTA DAS DISCIPLINAS
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira
Ementa: Estudo da estrutura da educação brasileira, com ênfase nos aspectos legais, estruturais e técnico-administrativos, em sua evolução histórica.
Didática
Ementa: Estudo do processo ensino-aprendizagem, abordando as variáveis relativas às atividades docentes, bem como as técnicas de planejamento, orientação e avaliação da aprendizagem.
Psicologia
Ementa: Estudo das variáveis que interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Metodologia do Ensino
Ementa: Fundamentos da organização curricular e das metodologias de ensino das diferentes áreas de formação de professores.
Prática de Ensino
Ementa: Conhecimento da ação docente, contemplando a análise do conteúdo social, da organização da educação a nível de sistema, de escola e sala de aula, bem como as implicações de ordem psico-pedagógicas do processo ensino-aprendizagem. Estágio Supervisionado, convencional e não convencional I.
* * * * *