R E S O L U Ç Ã O Nº 116/97-CEP
Aprova alterações do currículo do curso de Geografia.
Considerando o contido às fls. 231 a 308 do processo nº 1.421/91,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITORA EM EXERCÍCIO, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º. Ficam aprovadas as alterações no currículo do curso de Geografia, a vigorarem a partir de 1998, conforme anexos , que são partes integrantes desta resolução.
Art. 2º. Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 10 de dezembro de 1997.
Neusa Altoé,
Reitora em Exercício.
A N E X O I
GRADE CURRICULAR
HABILITAÇÃO LICENCIATURA
Série |
DISCIPLINAS |
C/H SEM. |
ANUAL |
1ª |
Introdução à Ciência Geográfica |
4 |
136 |
Iniciação à Pesquisa Geográfica |
2 |
68 |
|
Cartografia I |
4 |
136 |
|
Fundamentos de Petrografia e Geologia |
4 |
136 |
|
Sociologia e Sociedade no Brasil |
2 |
68 |
|
Geografia Econômica |
4 |
136 |
|
TOTAL |
20 |
680 |
|
2ª |
Introdução ao Planejamento em Geografia |
2 |
68 |
Climatologia |
3 |
102 |
|
Pedologia |
3 |
102 |
|
Geografia Urbana |
3 |
102 |
|
Geografia Agrária |
3 |
102 |
|
Geografia e Regionalização |
4 |
136 |
|
TOTAL |
18 |
612 |
|
3ª |
Geomorfologia |
3 |
102 |
Hidrogeografia |
3 |
102 |
|
Biogeografia |
3 |
102 |
|
Geografia Regional do Brasil |
4 |
136 |
|
Psicologia da Educação A |
2 |
68 |
|
Didática L |
2 |
68 |
|
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I |
2 |
68 |
|
TOTAL |
19 |
646 |
|
4ª |
Geografia do Paraná |
2 |
68 |
Educação Ambiental |
2 |
68 |
|
Organização do Espaço Mundial |
4 |
136 |
|
Fisiologia da Paisagem |
2 |
68 |
|
Sensoriamento Remoto |
4 |
136 |
|
Prática de Ensino de Geografia |
6 |
204 |
|
TOTAL |
20 |
680 |
|
TOTAL GERAL |
77 |
2.618 |
.../
/... Anexo I da Res. 116/97-CEP fl. 03
GRADE CURRICULAR
HABILITAÇÃO: BACHARELADO
Série |
DISCIPLINAS |
C/H SEM. |
ANUAL |
1ª |
Introdução à Ciência Geográfica |
4 |
136 |
Iniciação à Pesquisa Geográfica |
2 |
68 |
|
Cartografia I |
4 |
136 |
|
Fundamentos de Petrografia e Geologia |
4 |
136 |
|
Sociologia e Sociedade no Brasil |
2 |
68 |
|
Geografia Econômica |
4 |
136 |
|
TOTAL |
20 |
680 |
|
2ª |
Introdução ao Planejamento em Geografia |
2 |
68 |
Climatologia |
3 |
102 |
|
Pedologia |
3 |
102 |
|
Geografia Urbana |
3 |
102 |
|
Geografia Agrária |
3 |
102 |
|
Geografia e Regionalização |
4 |
136 |
|
TOTAL |
18 |
612 |
|
3ª |
Geomorfologia |
3 |
102 |
Hidrogeografia |
3 |
102 |
|
Biogeografia |
3 |
102 |
|
Geografia Regional do Brasil |
4 |
136 |
|
Cartografia II |
3 |
102 |
|
Planejamento Ambiental |
3 |
102 |
|
TOTAL |
19 |
646 |
|
4ª |
Fisiologia da Paisagem |
2 |
68 |
Sensoriamento Remoto |
4 |
136 |
|
Quantificação em Geografia |
2 |
68 |
|
Planejamento Regional |
3 |
102 |
|
Estágio |
6 |
204 |
|
TOTAL |
17 |
578 |
|
TOTAL GERAL |
71 |
2.516 |
.../
/... Anexo I da Res. 116/97-CEP fl. 04
RESUMO GERAL DO CURRÍCULO LICENCIATURA |
|||
CURRÍCULO PLENO |
|||
1 |
Disciplinas do Currículo Mínimo - Total da Carga Horária |
2.210 |
HORAS |
2 |
Disciplinas Complementares Obrigatórias - Total da Carga Horária |
- |
HORAS |
3 |
Disciplinas de Legislação Especial |
408 |
HORAS |
4 |
Atividades Acadêmicas Complementares - Total da Carga Horária |
110 |
HORAS |
5 |
Total da Carga Horária do Currículo Pleno |
2.728 |
HORAS |
DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS |
|||
1 |
Disciplinas Pedagógicas (Licenciatura) - Total da Carga Horária |
- |
HORAS |
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
||||
1 |
Disciplinas de Legislação Especial |
(Prática de Educação Física) |
68 |
HORAS |
2 |
Prazo Médio para Integralização Curricular |
04 |
ANOS |
|
3 |
Prazo Máximo para Integralização Curricular |
07 |
ANOS |
.../
/... Anexo I da Res. 116/97-CEP fl. 05
RESUMO GERAL DO CURRÍCULO BACHARELADO |
|||
CURRÍCULO PLENO |
|||
1 |
Disciplinas do Currículo Mínimo - Total da Carga Horária |
2.312 |
HORAS |
2 |
Disciplinas Complementares Obrigatórias - Total da Carga Horária |
- |
HORAS |
3 |
Disciplinas de Legislação Especial |
204 |
HORAS |
4 |
Atividades Acadêmicas Complementares - Total da Carga Horária |
110 |
HORAS |
5 |
Total da Carga Horária do Currículo Pleno |
2.626 |
HORAS |
DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS |
|||
1 |
Disciplinas Pedagógicas (Licenciatura) - Total da Carga Horária |
- |
HORAS |
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
||||
1 |
Disciplinas de Legislação Especial |
(Prática de Educação Física) |
68 |
HORAS |
2 |
Prazo Médio para Integralização Curricular |
04 |
ANOS |
|
3 |
Prazo Máximo para Integralização Curricular |
07 |
ANOS |
ANEXO II
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA GEOGRÁFICA
EMENTA: Desenvolvimento de conceitos próprios da ciência geográfica e importância da operacionalidade e aplicabilidade do conhecimento geográfico ao longo de sua história.
INICIAÇÃO À PESQUISA GEOGRÁFICA
EMENTA: Fundamentos teóricos do método científico aplicado à ciência geográfica. A operacionalização dos métodos e técnicas de investigação na pesquisa geográfica (relatórios, sínteses, resumos, dissertações e monografias).
CARTOGRAFIA I
EMENTA: Compreensão da superfície terrestre. Leitura, análise e interpretação de documentos cartográficos: referências de posicionamento na superfície; interpretação planimétrica e altimétrica da superfície; cartometria. Aplicação da Matemática na Cartografia. Representação de eventos geográficos através de: cartogramas, gráficos, bloco-diagramas. Teorização cartográfica e semiologia: as variáveis visuais.
FUNDAMENTOS DE PETROGRAFIA E GEOLOGIA
EMENTA: Processos geológicos atuantes na evolução da dinâmica terrestre, com a conseqüente formação das rochas, e a evolução cronológica dos eventos físicos e biológicos da história da Terra, com ênfase nas ocorrências, no Brasil, particularmente na Bacia do Paraná.
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE NO BRASIL
EMENTA: Estudo sociológico da constituição e das transformações da sociedade brasileira do século XIX aos tempos atuais.
GEOGRAFIA ECONÔMICA
EMENTA: Análise da distribuição da riqueza salientando os processos de produção, de transformação da natureza e de organização do espaço.
.../
Anexo II da Res. 116/97-CEP fl. 07
INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO EM GEOGRAFIA
EMENTA: Análise de diferentes concepções teóricas e práticas do planejamento e de planificação do território. O planejamento governamental e setorial.
CLIMATOLOGIA
EMENTA: Fundamentos meteorológicos do clima. As relações entre o comportamento da atmosfera e a construção da paisagem, como base para uma climatologia geográfica. Aplicações práticas no âmbito do espaço brasileiro, em especial o Paraná.
GEOGRAFIA URBANA
EMENTA: História do espaço urbano. A construção e a apropriação das cidades no processo histórico das formações sociais. O planejamento urbano e questões ambientais.
PEDOLOGIA
EMENTA: Estudo do solo como meio de aprimoramento na análise geográfica, através de suas integrações geomorfológicas e agrárias. Fornecimento das bases indispensáveis à observação de campo e no trabalho de laboratório. Treinamento para análises e interpretação dos dados pedológicos.
GEOGRAFIA E REGIONALIZAÇÃO
EMENTA: O processo de formação de organização do espaço como objeto dominante na geografia contemporânea.
GEOGRAFIA AGRÁRIA
EMENTA: As abordagens teóricas voltadas para a agricultura. Questão agrária e questão agrícola.
GEOMORFOLOGIA
EMENTA: Abordagem dos sistemas morfogenéticos, morfoestruturais, morfodinâmicos responsáveis pela esculturação e dinâmica do modelado terrestre.
HIDROGEOGRAFIA
EMENTA: Abordagem do comportamento da água enquanto elemento da natureza, regido por leis próprias e específicas. A água como objeto de uso, considerado como recurso, subordinado às regras que regem as relações de produção no âmbito da sociedade.
.../
/... Anexo II da Res. 116/97-CEP fl. 08
GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL
EMENTA: A visão geográfica das desigualdades regionais e dos principais aspectos que se esboçam no território nacional.
BIOGEOGRAFIA
EMENTA: Estudo das interações entre os seres vivos e seu ambiente em escala global, continental e local, e dos principais biomas naturais e daqueles criados pelo homem.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A
EMENTA: Estudo das variáveis que interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA I
EMENTA: Estudo da estrutura da educação brasileira, com ênfase nos aspectos legais, estruturais e técnico-administrativos, em sua evolução histórica.
DIDÁTICA L
EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem, abordando as variáveis relativas às atividades docentes, bem como as técnicas de planejamento, orientação e avaliação da aprendizagem.
GEOGRAFIA DO PARANÁ
EMENTA: Análise e caracterização dos principais elementos espaciais da geografia paranaense.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EMENTA: Propiciar uma visão crítica do meio ambiente e de sua transformação através da utilização dos recursos naturais, situando o meio-ambiente no contexto da ciência geográfica.
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
EMENTA: Organização espacial da sociedade mundial. Caracterização da Ásia, América, Europa, África e Oceania quanto às condições econômicas e sociais levando-se em conta, o processo de formação daqueles espaços.
.../
/... Anexo II da Res. 116/97-CEP fl. 09
FISIOLOGIA DA PAISAGEM
EMENTA: A paisagem enquanto categoria de análise dentro da geografia, e a abordagem sistêmica no seu estudo. O estudo da elaboração, organização e funcionamento das paisagens, em especial das paisagens tropicais.
SENSORIAMENTO REMOTO
EMENTA: Fundamentação teórica do sensoriamento remoto. Análise e interpretação dos produtos obtidos pela teledetecção com aplicação na ciência geográfica.
PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA
EMENTA: Orientação didático-pedagógica para o estágio supervisionado do ensino da Geografia. Estágio Supervisionado de atividades didático-pedagógicas, com orientação específica para o ensino da Geografia, através de atividades em situações concretas de prática de regência de classe.
CARTOGRAFIA II
EMENTA: Processos de desenvolvimento de trabalhos cartográficos, definindo a transposição da linguagem topográfica para a linguagem geocartográfica. Métodos e técnicas para elaboração de legendas e construção de documentos cartográficos. Normas e orientação metodológica da representação temática mais significativa.
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
EMENTA: Trabalhar a interdisciplinariedade geográfica, através de inventário e levantamento dos espaços verdes e urbanizados e realizar análise da qualidade e fluxo da água e do ar, para se estabelecer os vetores da dinâmica ambiental.
QUANTIFICAÇÃO EM GEOGRAFIA
EMENTA: Os métodos quantitativos em geografia. Análise quantitativa. A natureza do fato geográfico. Mensuração, amostragem e descrição estatística.
PLANEJAMENTO REGIONAL
EMENTA: Teorias e estratégias de desenvolvimento regional. O planejamento e as desigualdades regionais. Estado hodierno e planejamento governamental.
ESTÁGIO
EMENTA: Desenvolvimento de pesquisa científica e de projetos na área da Geografia.