R E S O L U Ç Ã O No 014/99-CEP

CERTIDÃO

Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/____.

_________________________

Secretária

 

Aprova a criação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, em nível de Mestrado Interinstitucional em parceria com a Fecilcam.

 

Considerando o contido no processo no 2.908/98;

considerando as Resoluções nos 047/89-CEP e 003/97-COU;

considerando a Resolução no 020/92-COU;

considerando o disposto no inciso I do art. 13 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá;

considerando os Pareceres nos 001/99-CAD e 003/99-COU;

considerando o Parecer no 009/98-CPG,

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITORA, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

Art. 1o Fica aprovada a criação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, em nível de Mestrado Interinstitucional, área de concentração: Ciências Ambientais, em parceria com a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), a ser oferecido na referida Faculdade no ano de 1999.

Art. 2o Fica aprovada a grade curricular das disciplinas obrigatórias e eletivas, com a respectiva carga horária e créditos e as ementas, conforme anexos I e II.

Parágrafo único: O regulamento do curso é o mesmo ao aplicado no curso de Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, oferecido na Universidade Estadual de Maringá.

Art. 3o Fica aprovada a abertura de 10 (dez) vagas para o ano de 1999.

Art. 4o Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 22 de março de 1999.

 

 

Neusa Altoé,

Reitora.

 

 

/... Res. 014/99-CEP

ANEXO I

 

GRADE CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DE AMBIENTES AQUÁTICOS CONTINENTAIS

 

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Ecologia

60

04

Ecologia Teórica

30

02

Métodos Estatísticos Aplicados à Ecologia

60

04

Desenvolvimento e Meio Ambiente

60

04

Elementos da Educação Ambiental

60

04

Introdução à Pesquisa Social

60

03

Geomorfologia e Sedimentologia Fluvial

75

04

Limnologia Básica

30

02

Comunidade de Águas Continentais

105

07

Seminários de Áreas

30

02

DISCIPLINAS ELETIVAS

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Adaptações Morfo-Anatômicas em Macrófitas Aquáticas e Espécies de Mata Ciliar

90

04

Alimentação de Peixes

90

05

Avaliação de Impactos de Grandes Obras de Engenharia sobre o Ambiente Fluvial

60

04

Citogenética de Peixes

75

04

Crescimento de Peixes

120

06

Ecofisiologia de Matas Ciliares

75

04

Ecologia de Macrófitas Aquáticas

75

04

Ecologia de Peixes

75

04

Ecologia de Zoobentos

120

06

Ecologia de Fitoplâncton

105

06

Ecologia do Zooplâncton

105

06

Ecologia de Comunidades Vegetais Higrófilas

75

04

Ecologia e Administração Pesqueira em Reservatório

60

04

 

.../

 

 

 

 

 

/... Res. 014/99-CEP fl. 03
Ecologia Quantitativa

105

06

Fisiologia e Organismos Aquáticos

105

06

Genética de Populações

60

04

Hidrologia Aplicada

60

04

Ictioparasitologia

75

04

Ovos e Larvas de Peixes

75

04

Produtividade Primária

75

04

Reprodução de Peixes

120

06

Sistema de Informação Geográfico Aplicado ao Meio Ambiente

90

04

Sistemática de Algas de Águas Continentais

90

04

Sistemática de Peixes de Água Doce

150

08

Biogeografia de Peixes

60

04

Tópicos Especiais

   

Uso de Sensores Remotos

90

05

Climatologia Aplicada

60

04

Química do Meio Ambiente

60

04

Química Aquática

60

04

Patologias Sociais

60

03

História da Ciência

60

04

 

 

 

 

 

 

.../

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

/... Res. 014/99-CEP

ANEXO II

EMENTA DAS DISCIPLINAS

Ecologia

Ementa: Estudo dos fatores que determinam a distribuição e abundância dos organismos. Crescimento populacional e demografia. Interações entre populações. Comunidade: estrutura e funcionamento.

Comunidade de Águas Continentais

Ementa: Comunidades animais e vegetais de ambientes aquáticos continentais e seus entornos. Estrutura e funcionamento de sistemas aquáticos continentais. Métodos de coleta e análise.

Métodos Estatísticos Aplicados à Ecologia

Ementa: Noções de probabilidade. Amostragem e estatística descritiva. Testes de hipóteses. Análise de variância. Análise multivariada.

Desenvolvimento e Meio Ambiente

Ementa: Desenvolvimento e desenvolvimento sustentado. Estudo dos planos, programas e projetos de desenvolvimento socioeconômico e seus impactos sobre o Meio Ambiente. Estudo de caso: a bacia hidrográfica do alto do rio Paraná. Métodos de estudo.

Ecologia Teórica

Ementa: Introdução. Diversidade de espécies no ecossistema. Sucessão ecológica. Teoria da sucessão ecológica. Fluxo de energia em ecossistemas. Avaliação de impactos ambientais. Modelagem dinâmica dos sistemas ecológicos.

Geomorfologia e Sedimentologia Fluvial

Ementa: Caracterização e análise dos processos da dinâmica fluvial. Reconhecimento dos principais subambientes fluviais, suas características geomórficas e sedimentares, bem como seu interrelacionamento no sistema fluvial. Utilização de técnicas e metodologias expeditas.

Seminários de Áreas

Ementa: A organização destes seminários estará a cargo de um dos membros do corpo docente, especialmente designado no início de cada semestre letivo pela coordenação do curso. Os seminários serão semanais, em número de 08 por semestre, com duração mínima de 02 horas, podendo ser proferidos por docentes ou por pós-graduandos. Cada conjunto semestral de seminários corresponderá a 01 unidade de crédito.

.../

/... Res. 014/99-CEP fl. 05

Introdução a Pesquisa Social

Ementa: Introdução ao estudo a) das relações entre os Processos Sociais e as práticas que visam a construção de conhecimentos sobre eles; b) dos conjuntos de procedimentos comumente adotados para a produção daqueles conhecimentos, os pressupostos e as implicações de sua utilização; c) das dificuldades e benefícios advindos de sua prática.

Elementos da Educação Ambiental

Ementa: Estudos dos elementos que fundamentam a Educação Ambiental e dos objetivos e dos princípios das políticas que norteiam no Brasil, os planos de ação desenvolvidos por diferentes instituições ambientais.

Limnologia Básica

Ementa: Gênese e compartimentos dos ecossistemas aquáticos continentais. Ciclagem dos principais nutrientes (N, P, Fe, S). Dinâmica do oxigênio dissolvido e do carbono. Metabolismo dos ambientes aquáticos: produção e decomposição

Adaptações Morfo-Anatômicas de Macrófitas e Espécies de Mata Ciliar

Ementa: Adaptações estruturais de órgãos vegetativos ao ambiente aquático. Aspectos da reprodução de macrófitas e de espécies de mata ciliar e morfo-anatomia de suas estruturas de dispersão.

Alimentação de Peixes

Ementa: Alimentação natural: conceitos básicos sobre as relações alimentares dos peixes com o ambiente. Metodologias utilizadas no estudo da alimentação. Dinâmica da nutrição: fatores relacionados com a tomada de alimento e grau de engorda.

Avaliação dos Impactos de Grandes Obras de Engenharia sobre o Ambiente Fluvial

Ementa: Estudo de impactos físicos, químicos, biológicos e socioeconômicos provocados por obras de engenharia de grande porte sobre o ambiente fluvial, notadamente aqueles provocados por barramentos.

Citogenética de Peixes

Ementa: Técnicas utilizadas em citogenética de peixes e estudos cariotípicos e evolutivos dos principais grupos da região neotropical.

 

 

 

 

.../

 

 

/... Res. 014/99-CEP fl. 06

 

Crescimento de Peixes

Ementa: Produção somática e crescimento. Estratégias de ciclo de vida. Conceitos. Idade individual e taxas de crescimento. Variações induzidas por fatores endógenos e exógenos. Métodos de estudo.

Ecofisiologia de Matas Ciliares

Ementa: Tipos, estrutura e conceitos de formações florestais edáficas. Adaptações morfo-anatômicas e fisiológicas: plasticidade fenótipica. Sistema solo-planta-atmosfera (SSPA). Metabolismos aeróbico e anaeróbico: plantas não tolerantes, tolerantes e resistentes ao alagamento. Reguladores de crescimento e desenvolvimento: balanço dos reguladores. Correlações anatomo-fisio-ecológicas.

Ecologia de Macrófitas Aquáticas

Ementa: Adaptações morfológicas e fisiológicas das macrófitas aquáticas. Principais fatores abióticos que atuam sobre as macrófitas aquáticas. Biomassa, produtividade primária e formação de detritos. Papel das macrófitas aquáticas na ciclagem de nutrientes e nas cadeias alimentares. Utilização e controle da biomassa de macrófitas aquáticas.

Ecologia de Peixes

Ementa: Respostas adaptativas a condições ambientais. Ciclo de vida: padrões, estratégias e controle. Interações bióticas. Dinâmica da abundância populacional. Comunidades: estrutura e dinâmica.

Ecologia do Zoobentos

Ementa: Habitat bentônico. Amostragem de organismos bentônicos. Comunidades bênticas e suas relações com o meio ambiente. Planejamento e tratamento de dados em comunidades bênticas. A importância da comunidade bentônica na avaliação de pertubações ambientais.

Ecologia do Fitoplâncton

Ementa: Composição da comunidade fitoplanctônica. Mecanismos de suspensão. Variações temporais na abundância e composição do fitoplâncton: Sucessão. Distribuição espacial. Atividade fotossintética do fitoplâncton. Fatores limitantes da produtividade. Fixação de nitrogênio por organismos fitoplanctônicos.

 

 

.../

 

 

 

/... Res. 014/99-CEP fl. 07

 

Ecologia do Zooplâncton

Ementa: Importância do zooplâncton na cadeia alimentar. A alimentação do zooplâncton. Predação sobre a comunidade zooplanctônica. Diversidade e distribuição das comunidades. Migração vertical. Variação espacial e temporal. Produtividade zooplanctônica. Métodos de coleta e estudo.

Ecologia de Comunidades Vegetais Higrófilas

Ementa: Definição. Caracterização dos diferentes tipos de vegetação higrófila. Aspectos sucessionais. Metodologia de estudo.

Ecologia e Administração Pesqueira em Reservatórios

Ementa: Estudo das características bióticas e abióticas dos reservatórios. Impactos negativos. Medidas mitigadoras. Colonização. Técnicas de manejo dos recursos pesqueiros.

Ecologia Quantitativa

Ementa: Crescimento de populações (modelo de Malthus; modelo logístico; matrizes de Leslie). Estimativa da abundância (marcação-recaptura, contagens quadratins e transectos, métodos da distância e de remoção). Estimativa de parâmetros da comunidade (similaridade e agrupamento; medida de diversidade; sobreposição de nicho e análise de dieta).

Fisiologia de Organismos Aquáticos

Ementa: Água e regulação osmótica. Propriedades térmicas dos ambientes aquáticos, efeitos fisiológicos, aclimatação térmica, termo-regulação. Difusão gasosa, respiração aquática: mecanismos, ventilação e volumes respiratórios, controle da respiração. Mecanorrecepção, fonorrecepção, quimiorrecepção, fotorrecepção.

Genética de Populações

Ementa: Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Mutação, seleção, oscilação genética casual, endocruzamento e migração como fatores que afetam as freqüências gênicas numa população. Interação destes fatores na manutenção de equílibrio genético.

 

 

.../

 

 

 

 

 

 

/... Res. 014/99-CEP fl. 08

 

Hidrologia Aplicada

Ementa: Ciclo hidrológico. Precipitação. Escoamento superfifical. Medida de vazão, infiltração, evaporação e transpiração. Águas subterrâneas. Hidrograma unitário. Vazões de enchentes. Manipulação de dados de vazão.

Ictioparasitologia

Ementa: Classificação, morfologia, biologia e epidemiologia de Protozoa, Monogenoides, Digenea, Cestoda, Nematoda, Acanthocephala, Pentastomida, Brachiura, Copepoda, Isopoda e Hirudinea.

Ovos e Larvas de Peixes

Ementa: Estudos de ovos e larvas de peixes no seu ambiente natural. Amostragens qualitativas e quantitativas. Identificação, desenvolvimento embrionário morfológico e ontogenético. Padrões de comportamento eco-etológicos. Interrelações entre os organismos aquáticos e seu ambiente.

Produtividade Primária

Ementa: Comparação das características limnológicas de ambientes tropicais e temperados. Métodos para se estimar a produtividade primária do fitoplancton, perifíton e macrófitas aquáticas. Comparação dos valores da biomassa e produtividade primária das diferentes comunidades aquáticas. Relação da produtividade primária com a temperatura, luz e nutrientes. Produtividade primária x sucessão ecológica.

Reprodução de Peixes

Ementa: Reprodução e energia. Estratégias e táticas reprodutivas. Influência de fatores endógenos e exógenos sobre o processo reprodutivo. Métodos de estudo.

Sistema de Informação Geográfica Aplicado ao Meio Ambiente

Ementa: Introdução para o Sistema de Informações Geográficas (SIG). Dados geométricos. Estrutura física e lógica dos bancos de dados. Algorítmos geométricos básicos. Entrada de dados gráficos e não-gráficos. Extração e saída de dados. Desenho e implantação de um SIG. Aplicações em sistemas ambientais. Hardware, Software e Sistemas Operacionais.

 

.../

 

 

 

/... Res. 014/99-CEP fl. 09

 

Sistemática de Algas de Água Continentais

Ementa: Princípios básicos da taxonomia. Sistemas de classificação de algas. Caracteres diferenciais das divisões e classes. Filogenia e reprodução. Variabilidade morfológica em populações. Importância e reconhecimento dos principais gêneros.

Sistemáticas de Peixes de Água Doce

Ementa: Sistemática, evolução e distribuição dos Characiformes, Siluriformes e Perciformes. Caracterização das principais famílias, subfamílias e gêneros.

Biogeografia de Peixes

Ementa: Sistemática, evolução e zoogeografia dos grandes grupos de peixes. Ênfase aos peixes da bacia do rio Paraná.

Tópicos Especiais

Ementa: Os "Tópicos Especiais"constituem disciplinas não permanentes oferecidas quando da permanência de professor visitante ou convidado, especialista em assunto de relevância para o Curso.

Uso de Sensores Remotos

Ementa: Uso de fotografias aéreas e imagens de satélite e radar para estudos ambientais. Características dos produtos dos sensores remotos; usos desses produtos para cartografia, geomorfologia, solos, geologia, cobertura vegetal e uso do solo.

Climatologia Aplicada

Ementa: Balanço de energia. Tipos de nuvens. Estabilidade e Inestabilidade. Circulação geral. Massa de ar. Regimes de precipitação e temperatura. Introdução à Climatologia.

Química do Meio Ambiente

Ementa: Estudo das interações das interfaces água-solo, solo-A, solo-ar. Avaliação das contribuições antropogênicas no equilíbrio destes sistemas e suas interfaces.

 

 

 

 

 

.../

 

 

 

/... Res. 014/99-CEP fl. 10

 

Química Aqüática

Ementa: Introdução. Termodinâmica química e cinética. Química ácido-base. Química das soluções. Complexação de metais. Sistema óxido-redução. Interface sólido-solução. Poluição aqüática e reegulamentação.

Patologias Sociais

Ementa: A compreensão das teorias sobre as Patologias Sociais, entendidas como fenômenos individuais, grupais e históricos, como forma de suporte para a elaboração de projetos de atuação junto às comunidades.

História da Ciência

Ementa: Estudo da gênese social dos conceitos científicos presentes nas ciências biológicas e dos mecanismos cognitivos sujeito-investigador no processo de produção do conhecimento científico.