R E S O L U Ç Ã O No 113/99-CEP

 

CERTIDÃO

Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/____.

______________________

Secretária

 

Aprova alteração curricular do curso de Licenciatura Plena em Ciências.

 

 

 

Considerando o contido às fls. 309 a 390 do processo no 388/92;

considerando o disposto nos incisos I e III do art. 13 da Resolução no 047/89-CEP;

considerando o Parecer no 062/99 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITORA, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art. 1o Ficam aprovadas as alterações no currículo do curso de Licenciatura Plena em Ciências, na forma a seguir estabelecida:

I – alteração na nomenclatura da disciplina "Didática para o Ensino da Ciências (917)" para Didática L;

II – alteração na nomenclatura da disciplina "Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1o e 2o Graus (916)" para Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio;

III – extinção da disciplina "Prática de Ensino de Ciências Físicas e Biológicas e de Matemática (924)" e criação das disciplinas Prática de Ensino de Ciências e de Matemática I; II e III;

IV – departamentalização das disciplinas Prática de Ensino de Ciências e de Matemática I; II; III, nos Departamentos de Biologia e de Matemática.

V – alteração das ementas conforme anexo I;

VI – alteração na seriação conforme anexo II;

Art. 2o Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 15 de setembro de 1999.

 

 

Neusa Altoé,

Reitora.

 

 

 

/... Res. 113/99-CEP fl. 02

ALTERAÇÕES DE EMENTAS DO CURRÍCULO PLENO DO CURSO

DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS

Biologia I (867)

Ementa: Noções básicas sobre: os procariontes, a célula eucariótica, as bases citológicas da herança e zoologia geral.

Física I (868)

Ementa: Trabalhar a formação do professor de Ciências sob a ótica física, abordando conceitos de mecânica, termodinâmica e astronomia.

Química I (869)

Ementa: Estudo da Química Geral e abordagem de temas de química moderna no cotidiano

Matemática I (870)

Ementa: Fundamentos de Matemática Elementar e Noções de Lógica.

Iniciação a Computação (871)

Ementa: Introdução a interação com o computador através de noções básicas de hardware e software, utilização de sistemas operacionais, editores de texto e planilhas eletrônicas, criação de apresentações através do uso de software de autoria e formas de tecnologias emergentes em informática ao ensino.

Biologia II (909)

Ementa: Aspectos gerais da fisiologia, reprodução, hereditariedade e evolução dos vegetais e suas implicações.

Física II (910)

Ementa: Trabalhar a formação do professor de ciências sob a ótica física, abordando conceitos de eletromagnetismo, óptica, ondulatória e física contemporânea.

Matemática II (912)

Ementa: Fundamentos do Cálculo Diferencial e Integral de funções de uma e de duas ou mais variáveis reais.

Química II (913)

Ementa: Estudo da Química Orgânica e seus compostos, bem como seus usos e aplicações no cotidiano.

Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio

Ementa: Estudo dos problemas ligados à estrutura do ensino fundamental e médio, com ênfase nos aspectos legais, estruturais e técnico-administrativos, em sua evolução histórica.

 

.../

 

 

 

 

/... Res. 113/99-CEP fl. 03

Didática L

Ementa: Estudo do processo ensino-aprendizagem, abordando as variáveis relativas ás atividades docentes, bem como as técnicas de planejamento, orientação e avaliação da aprendizagem.

Ciências do Ambiente (921)

Ementa: Noções básicas de ecologia geral e meio ambiente.

Instrumentação para o Ensino de Ciências (922)

Ementa: Instrumental teórico/prático a partir de concepções e alternativas de ensino-aprendizagem. Tendências atuais da área de conhecimento e produção de materiais e desenvolvimento de atividades de apoio à Prática de Ensino

Prática de Ensino de Ciências e de Matemática I

Ementa: Discutir o porquê, o quê e como ensinar Ciências Físicas e Biológicas e Matemática, oportunizando ao futuro professor a integração entre o observado por ele na escola e as teorias de ensino-aprendizagem. Buscar a interação com as escolas da Rede Pública para observação e estudos das diferentes responsabilidades escolares.

Prática de Ensino de Ciências e de Matemática II

Ementa: Estágio nas escolas da rede pública para prática de atividades relacionadas e situações de ensino-aprendizagem tais como: aulas de reforço, acompanhamento de trabalhos para feiras de ciências, entre outras.

Prática de Ensino de Ciências e de Matemática III

Ementa: Estágio em escolas da rede pública para prática das atividades e responsabilidades escolares e a formação de propostas de ação para a melhoria do ensino de Ciências e Matemática.

.../

 

 

/... Res. 113/99-CEP

ESTRUTURA CURRICULAR

SÉRIE

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

1a

Física I

136

1a

História e Filosofia da Ciência

136

1a

Iniciação à computação

68

1a

Matemática I

136

1a

Psicologia da Educação

136

1a

Química I

136

 

TOTAL

748

2a

Didática L

68

2a

Biologia I

136

2a

Bioquímica

136

2a

Matemática II

136

2a

Prática de Ensino I

68

2a

Química II

136

2a

Sociologia

68

 

TOTAL

748

3a

Antropologia

68

3a

Biologia II

136

3a

Elementos de Geologia

136

3a

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I

68

3a

Física II

136

3a

Prática de Ensino II

68

3a

Projetos: CTS I

136

 

TOTAL

748

4a

Ciência do Ambiente

136

4a

Instrumentação para Ensino de Ciências

136

4a

Prática de Ensino III

204

4a

Projetos: CTS II

136

 

TOTAL

612