/...Res. no 065/99-CEP
ANEXO I
GRADE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – BACHARELADO
1ª Série |
Carga Horária |
Depto |
||
Sem. |
Anual |
|||
4 |
136 |
DCS |
||
4 |
136 |
DCS |
||
4 |
136 |
DCS |
||
2 |
68 |
DCS |
||
2 |
68 |
DLE |
||
2 |
68 |
DHI |
||
2 |
68 |
DGE |
||
Total |
20 |
680 |
||
2ª Série |
||||
4 |
136 |
DCS |
||
4 |
136 |
DCS |
||
4 |
136 |
DCS |
||
2 |
68 |
DCS |
||
2 |
68 |
DCO |
||
2 |
68 |
DCS |
||
Disciplina Optativa I |
2 |
68 |
DCS |
|
Total |
20 |
680 |
||
3ª Série |
||||
4 |
136 |
DCS |
||
4 |
136 |
DCS |
||
2 |
68 |
DCS |
||
2 |
68 |
DHI |
||
2 |
68 |
DES |
||
2 |
68 |
DCS |
||
Disciplina optativa II |
2 |
68 |
DCS |
|
Total |
18 |
612 |
||
4ª Série |
||||
2 |
68 |
DCS |
||
4 |
136 |
DCS |
||
4 |
136 |
DCS |
||
4 |
136 |
DCS |
||
Disciplina Optativa III |
2 |
68 |
DCS |
|
Total |
16 |
544 |
Atividades Acadêmicas Complementares |
110 |
Total da Carga Horária do Currículo |
2626 |
..../
/....Anexo I da Res. 065/99-CEP fl. 03
GRADE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – LICENCIATURA
1ª Série |
Carga Horária |
Depto |
||
Sem. |
Anual |
|||
Introdução à Ciência Política |
4 |
136 |
DCS |
|
História do Pensamento Antropológico I |
4 |
136 |
DCS |
|
Fundamentos da Teoria Sociológica |
4 |
136 |
DCS |
|
Epistemologia das Ciências Sociais |
2 |
68 |
DCS |
|
Metodologia da Produção de Textos |
2 |
68 |
DLE |
|
História Geral |
2 |
68 |
DHI |
|
Geografia Humana |
2 |
68 |
DGE |
|
Total |
20 |
680 |
||
2ª Série |
||||
Instituições e Pensamento Político no Século XIX |
4 |
136 |
DCS |
|
História do Pensamento Antropológico II |
4 |
136 |
DCS |
|
Teoria Sociológica I |
4 |
136 |
DCS |
|
Pensamento Social Brasileiro |
2 |
68 |
DCS |
|
Economia |
2 |
68 |
DCO |
|
2 |
68 |
DTP |
||
Disciplina Optativa I |
2 |
68 |
DCS |
|
Total |
20 |
680 |
||
3ª Série |
||||
Formação do Estado Brasileiro |
4 |
136 |
DCS |
|
Teoria Sociológica II |
4 |
136 |
DCS |
|
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais |
2 |
68 |
DCS |
|
História do Brasil |
2 |
68 |
DHI |
|
Estatística |
2 |
68 |
DES |
|
2 |
68 |
DCS |
||
2 |
68 |
DTP |
||
Total |
18 |
612 |
||
4ª Série |
||||
Pensamento Político Contemporâneo |
2 |
68 |
DCS |
|
Antropologia das Sociedades Complexas |
4 |
136 |
DCS |
|
Etnologia Indígena |
4 |
136 |
DCS |
|
2 |
68 |
DTP |
||
Prática de Ensino em Ciências Sociais II |
5 |
170 |
DCS |
|
Disciplina Optativa II |
2 |
68 |
DCS |
|
Total |
19 |
646 |
Atividades Acadêmicas Complementares |
110 |
Total da Carga Horária do Currículo |
2728 |
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/....Anexo I da Res. 065/99-CEP fl. 04
DISCIPLINAS OPTATIVAS (*) |
C/H |
DEPTO |
Núcleo de Ciência Política I |
68 |
DCS |
Núcleo de Ciência Política II |
68 |
DCS |
Núcleo de Ciência Política III |
68 |
DCS |
Núcleo de Sociologia I |
68 |
DCS |
Núcleo de Sociologia II |
68 |
DCS |
Núcleo de Sociologia III |
68 |
DCS |
Núcleo de Sociologia IV |
68 |
DCS |
Núcleo de Antropologia I |
68 |
DCS |
Núcleo de Antropologia II |
68 |
DCS |
Núcleo de Antropologia III |
68 |
DCS |
(*) – Serão ofertadas em um número mínimo de duas e de acordo com a disponibilidade e especialidade dos professores.
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
|||
1 PRAZO MÉDIO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR – BACHARELADO |
4 |
Anos |
|
2 PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR – LICENCIATURA |
4 |
Anos |
|
3 PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
8 |
Anos |
..../
/...Res. no 065/99-CEP
ANEXO II
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA
Ementa: Estudo introdutório, enfocando as categorias centrais de Ciência Política, tendo como pano de fundo a formação histórica da sociedade capitalista e do Estado Moderno. Análise das principais temáticas do pensamento político clássico.
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO I
Ementa Estudo do pensamento antropológico e da produção intelectual, mediante o exame da questão da alteridade, desde o século XVI até a emergência do estruturalismo de Lévi-Strauss.
FUNDAMENTOS DA TEORIA SOCIOLÓGICA
Ementa: Estudo acerca do surgimento da Sociologia entre as Ciências Sociais, das questões sociais que inquietavam a sociedade européia do século XIX e das respostas teóricas formuladas pelos fundadores do pensamento sociológico (Comte, Durkheim, Marx e Weber).
EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Ementa: Estudo crítico dos fundamentos filosóficos da construção das teorias e dos métodos em Ciências Sociais.
METODOLOGIA DA PRODUÇÃO DE TEXTOS
Ementa: Introdução ao estudo do texto acadêmico na educação superior.
HISTÓRIA GERAL
Ementa: Estudo da emergência e consolidação do mundo capitalista, dos movimentos contestatórios da ordem estabelecida e das relações internacionais contemporânea com ênfase na formação e desdobramento dos blocos de poder.
GEOGRAFIA HUMANA
Ementa: Pretende familiarizar o discente com a história, intrumental analítico e teórico da Geografia. Reconhecendo o diálogo existente entre a Geografia e as Ciências Sociais.
INSTITUIÇÕES E PENSAMENTO POLÍTICO NO SÉCULO XIX
Ementa: Estudo das correntes políticas que tencionaram o universo político no Século XIX: o pensamento liberal, a crítica hegeliana, a problemática marxista do Estado e o pensamento anarquista.
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO II
Ementa: Estudo dos principais paradigmas antropológicos do Estruturalismo ao Pós-Modernismo, enfatizando as questões referentes à articulação entre estrutura, organização e processos sociais.
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/....Anexo II da Res. 065/99-CEP fl. 06
TEORIA SOCIOLÓGICA I
Ementa: Estudo das principais vertentes teóricas que se formaram como desdobramento do pensamento sociológico clássico.
PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO
Ementa: Estudo do processo de formação do pensamento social brasileiro, a partir da compreensão das diversas perspectivas analíticas que contribuíram para o conhecimento das relações sociais no Brasil.
ECONOMIA
Ementa: Estudo da formação e desenvolvimento do capital, segundo os pensamentos clássico e marxista.
FILOSOFIA
Ementa: Estudo do caráter da reflexão filosófica na perspectiva da história e da filosofia.
FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
Ementa: Análise das teorias existentes acerca da Formação do Estado Brasileiro. Análise das instituições e o debate político no período republicano.
TEORIA SOCIOLÓGICA II
Ementa: Estudo da sociologia contemporânea a partir da Segunda metade do século XX com ênfase em seus principais paradigmas e correntes teóricas.
MÉTODOS E TECNICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Ementa: Introdução à pesquisa em Ciências Sociais
HISTÓRIA DO BRASIL
Ementa: Estudo do Brasil contemporâneo: instituições, classes, movimentos sociais, cultura e poder, através de diferentes abordagens historiográficas.
ESTATÍSTICA
Ementa: Análise descritiva de dados, medidas de associação.
SEMINÁRIOS DE PESQUISA
Ementa: Discussão entre professores e alunos acerca das pesquisas docentes e discentes em desenvolvimento no departamento,
PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO
Ementa: Estudo das principais correntes teóricas referentes às transformações do Estado Capitalista a partir de 1945.
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/....Anexo II da Res. 065/99-CEP fl. 07
ANTROPOLOGIA DAS SOCIEDADES COMPLEXAS
Ementa: Estudo das questões teóricas e metodológicas colocadas quando o objeto da pesquisa antropológica constitui-se nas chamadas sociedades complexas, bem como estudo da violência urbana e suas dimensões constitutivas.
ETNOLOGIA INDÍGENA
Ementa: Estudo da hetorogeneidade sócio-cultural dos povos indígenas em geral e, em particular, das populações indígenas sul-americanas, enfatizando o exame de suas elaborações míticas, ritualísticas e religiosas e a análise da teoria do parentesco.
MONOGRAFIA
Ementa: Produção e apresentação de monografia sobre um tema de ciências sociais, sob orientação docente.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ementa: Estudo das variáveis que interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS I
Ementa: Estudo das Ciências Sociais e suas implicações no processo educativo. Compreensão crítica e contextualizada da prática do ensino de sociologia na educação básica. Habilitação ao exercício da docência em Ciências Sociais.
DIDÁTICA
Ementa: Estudo do processo ensino-aprendizagem, abordando as variáveis relativas às atividades docentes, bem como as técnicas de planejamento, orientação e avaliação da aprendizagem.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Ementa: Estudo da estrutura da educação brasileira, com ênfase nos aspectos legais, estruturais e técnico-administrativos, em sua evolução histórica.
PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS II
Ementa: Estudo das Ciências Sociais e suas implicações no processo educativo. Compreensão crítica de ensino de sociologia no contexto da área de Sociedade e Cultura do ensino médio.
DISCIPLINAS OPTATIVAS (*)
NÚCLEO DE CIÊNCIA POLÍTICA I
Ementa: Estudo das principais temáticas da ciência política referentes à organização estatal e os processos políticos contemporâneos: políticas públicas e processos decisórios, partidos e sistemas partidários, relações políticas no mercosul.
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/....Anexo II da Res. 065/99-CEP fl. 08
NÚCLEO DE CIÊNCIA POLÍTICA II
Ementa: Estudo das transformações do Brasil contemporâneo, a partir das manifestações políticas ocorridas no interior da sociedade: movimentos populares, sindical e os movimentos culturais.
NÚCLEO DE CIÊNCIA POLÍTICA III
Ementa: Estudos, a partir da diversidade teórico-temático da Ciência Política, dos diferentes métodos e técnicas de pesquisa: comportamento eleitoral e opinião pública, avaliação de políticas públicas e marketing político.
NÚCLEO DE SOCIOLOGIA I
Ementa: Estudo dos movimentos sociais rurais brasileiros, abordando desde movimentos milenaristas e messiânicos, até os novos movimentos sociais agrários, no contexto da modernização da agricultura.
NÚCLEO DE SOCIOLOGIA II
Ementa: O Estudo da sociedade contemporânea: capitalismo e pós-capitalismo analisados através dos contornos histórico-sociológicos dados pelas revoluções Russa e Cubana.
NÚCLEO DE SOCIOLOGIA III
Ementa: Estudo das relações entre as Ciências Sociais e a Literatura, considerando esta última como mais uma fonte de análise para as Ciências Sociais.
NÚCLEO DE SOCIOLOGIA IV
Ementa: Estudo das relações entre o Estado, classes sociais e os sindicatos no Brasil. Impacto das transformações tecnológicas no mundo do trabalho
NÚCLEO DE ANTROPOLOGIA I
Ementa: Estudo da antropologia no Brasil: arqueologia da produção intelectual brasileira e apresentação dos métodos e técnicas utilizados nas pesquisas antropológicas
NÚCLEO DE ANTROPOLOGIA II
Ementa: Estudo das diferentes formulações da teoria da identidade e suas relações com outras dimensões a ela associadas: cultura, sexualidade, etnicidade, classe social, religião, política e história.
NÚCLEO DE ANTROPOLOGIA III
Ementa: Estudo da antropologia econômica e política, enfatizando a perspectiva transcultural, histórico e política. Exame da organização social, do poder político e processos políticos na perspectiva comparativa entre África e América
(*)
– Serão ofertadas em um número mínimo de duas e de acordo com a disponibilidade e especialidade dos professores...../
/...Res. no 065/99-CEP
ANEXO III
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
Economia
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Introdução à Ciência Política
História do Pensamento Antropológico I
Fundamentos da Teoria Sociológica
Epistemologia das Ciências Sociais
Instituições e Pensamento Político no Século XIX
História do Pensamento Antropológico II
Teoria Sociológica i
Pensamento Social Brasileiro
Filosofia
Formação do Estado Brasileiro
Teoria Sociológica II
Métodos e Tecnicas de Pesquisa em Ciências Sociais
Seminários de Pesquisa
Pensamento Político Contemporâneo
Antropologia das Sociedades Complexas
Etnologia Indígena
Monografia
Prática de Ensino em Ciências Sociais I
Prática de Ensino em Ciências Sociais II
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Estatística
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Geografia Humana
DEPARTAMENTO.DE HISTÓRIA
História Geral
História do Brasil
DEPARTAMENTO DE LETRAS
Metodologia da Produção de Textos
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Psicologia da Educação
Didática
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira