R E S O L U Ç Ã O No 068/2000-CEP

CERTIDÃO

Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______.

______________________

Secretária

 

Homologa Ato Executivo no 005/2000-GRE – aprova ementas de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Economia.

 

 

Considerando o contido às fls. 211 a 227 do processo no 2.091/95;

considerando o Parecer no 049/2000 da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa;

considerando o disposto no art. 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art. 1o Fica homologado o Ato Executivo no 005/2000-GRE, que aprovou as adequações das ementas das disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Economia, em nível de Mestrado, como segue:

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

TEORIA MACROECONÔMICA

Ementa: Apresentação de modelos de equilíbrio geral, comparando os modelos clássico e Keynesiano em suas formulações estática e dinâmica. Análise da produção, emprego e renda, da moeda, expectativa, instabilidade e inflação. Estudo das correntes macroeconômicas dos novos-clássicos e novos-keynesianos.

TEORIA MICROECONÔMICA

Ementa: Apresentação formal das teorias do consumidor e da produção para análise das teorias de mercado e formação de preços: enfoque neoclássico e alternativo. Estudo da teoria do equilíbrio geral e bem-estar.

ECONOMIA QUANTITATIVA

Ementa: Estudo da economia quantitativa em seus aspectos estáticos e dinâmicos com ênfase em otimização temporal e intertemporal.

ECONOMIA INDUSTRIAL

Ementa: Análise do sistema econômico no que se refere à evolução das relações industriais nos seus diversos aspectos: origens, forma, conduta, estrutura, desempenho, estratégias de mercado e emprego, processo de trabalho e tecnologia, internacionalização. Discussão da industrialização brasileira através da ótica da organização industrial.

ECONOMETRIA

Ementa: Apresentação de conceitos e instrumentos necessários para a compreensão da econometria, inclusive álgebra matricial. Análise das hipóteses básicas do modelo de regressão, seus possíveis problemas e soluções. Apresentação de métodos alternativos de análises empíricas. Aplicações econométricas práticas.

ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

LINHAS DE PESQUISAS

CRESCIMENTO ECONÔMICO E CICLOS

Ementa: Aprofundamento teórico e análise empírica dos modelos de crescimento econômico e de ciclos econômicos, desde os mais tradicionais até os mais recentes.

ECONOMIA MONETÁRIA

Ementa: Inserção da moeda no sistema econômico, tanto pela ótica da oferta como pela ótica da demanda. Avaliação dos efeitos da política monetária e da inflação sobre a economia brasileira.

ECONOMIA DO TRABALHO E DA TECNOLOGIA

Ementa: Mudanças tecnológica e (des)qualificação da mão-de-obra; Sindicatos, dissídios coletivos e relação de trabalho; Mercado de trabalho: treinamento e alocação de mão-de-obra.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE

Ementa: Integração econômica regional. Análise de desigualdades sócio-econômicas. Impactos ambientais do desenvolvimento regional.

ECONOMIA BRASILEIRA

Ementa: Discussão sobre a inserção do espaço econômico brasileiro. Análise da estratégica do capital e do capitalismo internacional.

ECONOMIA INTERNACIONAL

Ementa: Análise da relação entre taxa de câmbio real, consumo e inflação doméstica. Determinação de taxa de câmbio real e nominal. Apresentação de medidas sobre os benefícios sociais de abertura econômica.

DISCIPLINAS ELETIVAS

TÓPICOS ESPECIAIS EM ECONOMIA

Ementa: Serão abordados temas relacionados às disciplinas obrigatórias de linhas de pesquisa e/ou eletivas. Dar-se-á preferência a temas com enforque inovador na teoria econômica, cujo propósito não pode ser abordado em seminário, devido a sua extensividade.

METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À ECONOMIA

Ementa: Estudo do método científico e a relação com a ciência econômica: a escolástica e o feudalismo. O individualismo e a economia clássica. O estruturalismo e a revolução Keynesiana.

ESPAÇO, REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO

Ementa: Gênese e evolução da questão locacional e regional. A problemática regional e o processo de regionalização.

ECONOMIA PARANAENSE

Ementa: Análise da evolução e das transformações recentes da economia paranaense.

SEMINÁRIOS DE PESQUISAS EM ECONOMIA

Ementa: Ampliação de conhecimentos sobre metodologia e técnicas de pesquisas. Debates de temas e propostas relacionadas às dissertações de Mestrado em Economia.

DINÂMICA CAPITALISTA

Ementa: Estudo da evolução do modo de produção capitalista, compreendendo desde o seu surgimento até a fase atual, e sua interface com o desenvolvimento regional.

ECONOMETRIA II

Ementa: Análise avançada de métodos econométricos apropriados para o tratamento de séries temporais, de dados de painel e transversais, e de variáveis dependentes discretas.

ECONOMIA MATEMÁTICA

Ementa: Análise do equilíbrio. Estática comparativa e o conceito de derivada. Regras de derivação. Derivadas parciais. Diferenciais. Derivadas de funções implícitas. Máximos, mínimos e esboço de gráficos de funções de uma variável real. Funções logarítimas e exponenciais. Máximos e mínimos de funções de várias variáveis. Otimização condicionada. Integrais definidas e integrais indefinidas. Equações diferenciais ordinárias de 1a ordem. Equações em diferenças de primeira ordem.

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

Ementa: O aluno deverá elaborar e ministrar um plano de aulas em uma disciplina de graduação da área de Ciências Econômicas, sob a supervisão do orientador e em conjunto com o professor da disciplina no curso de graduação. O plano de aulas deverá ser aprovado pelo Colegiado do Curso de Graduação.

Art. 2o Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 9 de agosto de 2000.

 

 

José de Jesus Previdelli,

Vice-Reitor.

 

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em ___/___/___. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)