R E S O L U Ç Ã O No 098/2000-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______. ______________________ Secretária |
|
Aprova criação do "Programa Especial de Licenciatura a Distância destinado à Formação, em serviço, de Professores para Educação Fundamental de 1a a 4a Séries. |
Considerando o contido nos processos nos 790/2000 e 967/2000;
considerando o disposto nos incisos I e II do art. 13 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá;
considerando os Pareceres Normativos nos 002/2000-CAD e 002/2000-COU;
considerando a Resolução no 097/2000-CEP, que regulamenta a criação de cursos na modalidade a distância na UEM;
considerando o Parecer no 051/2000 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o art. 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1o
Fica aprovada a criação do "Programa Especial de Licenciatura a Distância destinado à Formação, em serviço, de Professores para Educação Fundamental de 1a a 4a Séries, o projeto pedagógico, a grade curricular e as ementas das disciplinas, conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução.Art. 2o Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 20 de setembro de 2000.
José de Jesus Previdelli,
Vice-Reitor.
ADVERTÊNCIA: O prazo recursal termina em ___/___/___. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
ANEXO I
GRADE CURRICULAR
1o núcleo de estudos |
375 horas |
Fundamentos e Metodologias da Educação a Distância |
30 horas |
História da Educação Filosofia da Educação Sociologia da Educação Psicologia da Educação |
70 horas 70 horas 60 horas 70 horas |
Seminários Temáticos |
75 horas |
2o núcleo de estudos |
1980 horas |
Conteúdos e Metodologias da Alfabetização |
210 horas |
Conteúdos e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa |
420 horas |
Conteúdos e Metodologias do Ensino da História |
210 horas |
Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia |
210 horas |
Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências |
210 horas |
Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática |
420 horas |
Seminários Temáticos Semestrais |
300 horas |
O curso terá duração mínima de 3 anos e máxima de 6 anos.
ANEXO II
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
História da Educação
Ementa: Análise histórica da sociedade contemporânea e estudo dos encaminhamentos teóricos dos processos educativos, enfatizando os principais aspectos da educação brasileira.
Filosofia da Educação
Ementa: Análise dos pressupostos teóricos e filosóficos que sustentam as propostas pedagógicas da sociedade contemporânea.
Sociologia da Educação
Ementa: Estudo das principais teorias sociológicas e análise do processo educativo na sociedade industrial e pós-industrial.
Psicologia da Educação
Ementa: Estudo dos fundamentos psicológicos subjacentes à constituição do conhecimento, suas relações sociais e afetivas e implicações educacionais.
Conteúdos e Metodologias da Alfabetização
Ementa: Estudo dos princípios teórico-metodológicos que orientam a ação docente no processo de alfabetização.
Conteúdos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Ementa: Estudo dos princípios teórico-metodológicos que orientam a ação docente no ensino da língua portuguesa nas primeiras quatro séries do Ensino Fundamental.
Conteúdos e Metodologias do Ensino da História
Ementa: Estudo das concepções de História, aspectos teóricos e metodológicos, a utilização de documentos escritos, orais, visuais, iconográficos nas primeiras séries do Ensino Fundamental.
Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia
Ementa: Estudo dos conteúdos indicados para o ensino da Geografia nas primeiras quatro séries do Ensino Fundamental, bem como dos princípios metodológicos que orientam a prática pedagógica.
Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências
Ementa: Estudo do conteúdo e dos pressupostos teóricos que orientam a ação docente no ensino de ciências nas primeiras quatro séries do Ensino Fundamental.
Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática
Ementa: Estudo do conteúdo programático da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental e dos princípios metodológicos que orientam a ação docente no processo ensino-aprendizagem.
Seminários Temáticos
Ementa: Organização de Seminários Temáticos que permitem a sistematização dos conteúdos trabalhados no curso.