R E S O L U Ç Ã O No 098/2000-CEP

CERTIDÃO

Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______.

______________________

Secretária

 

Aprova criação do "Programa Especial de Licenciatura a Distância destinado à Formação, em serviço, de Professores para Educação Fundamental de 1a a 4a Séries.

 

Considerando o contido nos processos nos 790/2000 e 967/2000;

considerando o disposto nos incisos I e II do art. 13 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá;

considerando os Pareceres Normativos nos 002/2000-CAD e 002/2000-COU;

considerando a Resolução no 097/2000-CEP, que regulamenta a criação de cursos na modalidade a distância na UEM;

considerando o Parecer no 051/2000 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

considerando o art. 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1o Fica aprovada a criação do "Programa Especial de Licenciatura a Distância destinado à Formação, em serviço, de Professores para Educação Fundamental de 1a a 4a Séries, o projeto pedagógico, a grade curricular e as ementas das disciplinas, conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução.

Art. 2o Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 20 de setembro de 2000.

 

 

José de Jesus Previdelli,

Vice-Reitor.

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em ___/___/___. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 

 

ANEXO I

GRADE CURRICULAR

1o núcleo de estudos

375 horas

Fundamentos e Metodologias da Educação a Distância

30 horas

História da Educação

Filosofia da Educação

Sociologia da Educação

Psicologia da Educação

70 horas

70 horas

60 horas

70 horas

Seminários Temáticos

75 horas

2o núcleo de estudos

1980 horas

Conteúdos e Metodologias da Alfabetização

210 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa

420 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino da História

210 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia

210 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências

210 horas

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática

420 horas

Seminários Temáticos Semestrais

300 horas

 

O curso terá duração mínima de 3 anos e máxima de 6 anos.

 

 

ANEXO II

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

História da Educação

Ementa: Análise histórica da sociedade contemporânea e estudo dos encaminhamentos teóricos dos processos educativos, enfatizando os principais aspectos da educação brasileira.

Filosofia da Educação

Ementa: Análise dos pressupostos teóricos e filosóficos que sustentam as propostas pedagógicas da sociedade contemporânea.

Sociologia da Educação

Ementa: Estudo das principais teorias sociológicas e análise do processo educativo na sociedade industrial e pós-industrial.

Psicologia da Educação

Ementa: Estudo dos fundamentos psicológicos subjacentes à constituição do conhecimento, suas relações sociais e afetivas e implicações educacionais.

Conteúdos e Metodologias da Alfabetização

Ementa: Estudo dos princípios teórico-metodológicos que orientam a ação docente no processo de alfabetização.

Conteúdos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

Ementa: Estudo dos princípios teórico-metodológicos que orientam a ação docente no ensino da língua portuguesa nas primeiras quatro séries do Ensino Fundamental.

Conteúdos e Metodologias do Ensino da História

Ementa: Estudo das concepções de História, aspectos teóricos e metodológicos, a utilização de documentos escritos, orais, visuais, iconográficos nas primeiras séries do Ensino Fundamental.

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Geografia

Ementa: Estudo dos conteúdos indicados para o ensino da Geografia nas primeiras quatro séries do Ensino Fundamental, bem como dos princípios metodológicos que orientam a prática pedagógica.

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências

Ementa: Estudo do conteúdo e dos pressupostos teóricos que orientam a ação docente no ensino de ciências nas primeiras quatro séries do Ensino Fundamental.

Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática

Ementa: Estudo do conteúdo programático da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental e dos princípios metodológicos que orientam a ação docente no processo ensino-aprendizagem.

Seminários Temáticos

Ementa: Organização de Seminários Temáticos que permitem a sistematização dos conteúdos trabalhados no curso.