R E S O L U Ç Ã O No 157/2000-CEP

 

CERTIDÃO

Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______.

__________________________

Secretária

 

Aprova alterações no projeto pedagógico do currículo do curso de Pedagogia.

 

 

Considerando o contido às fls. 271 a 286 do processo no 1.697/91;

considerando que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aprovada pela Lei no 9.394/96, estabelece que até o ano de 2006 os educadores de todos os níveis de ensino, inclusive os da educação infantil, deverão possuir formação superior e que em decorrência dessa disposição legal o curso de magistério de ensino médio (curso normal) encontra-se em processo de extinção;

considerando o Parecer no 069/2000 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

considerando o disposto no art. 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1o Fica alterado o projeto pedagógico do curso de Pedagogia, com as seguintes modificações:

I – alteração do nome da Habilitação em Educação Pré-Escolar para Habilitação em Educação Infantil;

II – oferta da habilitação em Educação Infantil com 510 h/a;

III – a estrutura curricular da Habilitação em Educação Infantil e as respectivas ementas, a ser ofertada na 3a e 4a séries do curso, conforme anexos I e II, que é parte integrante desta resolução:

IV - oferta da Habilitação em Educação Infantil, concentrada no último ano do curso (4a série) a ser implementada, em caráter excepcional, em 2001, para alunos formandos, conforme anexo II que é parte integrante desta resolução.

Art. 2o Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 22 de novembro de 2000.

 

 

José de Jesus Previdelli,

Vice-Reitor.

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em ___/___/_____. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

ANEXO I

Estrutura Curricular Contemplando a oferta da Habilitação em Educação Infantil, a ser ofertada no 3o e 4o anos do curso

Magistério de 1a a 4a séries do Ensino Fundamental e Educação Infantil

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA

C/H

SEMANAL

C/H

ANUAL

1a SÉRIE

452

Psicologia da Educação I

4

136

453

Sociologia Geral

2

68

454

Filosofia da Educação I

4

136

455

História da Educação I

4

136

1177

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I

2

68

1238

Metodologia do Ensino de História – 1a a 4a séries do Ensino Fundamental

2

68

2a SÉRIE

458

Psicologia da Educação II

4

136

459

Didática

4

136

461

História da Educação II

2

68

462

Metodologia e Técnicas de Pesquisa

4

136

1239

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – 1a a 4a séries do Ensino Fundamental

2

68

1240

Metodologia do Ensino de Matemática – 1a a 4a séries do Ensino Fundamental

4

136

3a SÉRIE

464

Filosofia da Educação II

4

136

469

História da Educação III

2

68

1179

Metodologia do Ensino Fundamental

4

136

1180

Prática de Ensino – Primeiras Séries do Ensino Fundamental

6

204

1241

Metodologia do Ensino de Geografia - 1a a 4a séries do Ensino Fundamental

2

68

1242

Metodologia do Ensino de Ciências – 1a a 4a séries do Ensino Fundamental

2

68

 

Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Infantil

4

136

 

Desenvolvimento da Linguagem e do Pensamento da Criança de 0 a 6 anos

1

34

 

4a SÉRIE

470

Sociologia da Educação

4

136

471

Educação e Literatura Infantil

2

68

472

Currículos e Programas

2

68

473

Problemas de Aprendizagem

2

68

1178

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira II

4

136

 

Prática de Ensino em Educação Infantil

6 (2T, 4P)

204

 

Metodologia do Ensino em Educação Infantil

4

136

Atividades Acadêmicas Complementares 154

Total da Carga Horária do Curso 3.112

Prazo máximo para conclusão do curso 7 anos

 

Oferta da Habilitação em Educação Infantil concentrada no último ano do curso (4o ano) a ser implementada, em caráter excepcional, em 2001, beneficiando alunos formandos

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

Magistério de 1a a 4a Séries do Ensino Fundamental e Educação Infantil

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA

C/H

SEMANAL

C/H

ANUAL

1a SÉRIE

452

Psicologia da Educação I

4

136

453

Sociologia Geral

2

68

454

Filosofia da Educação I

4

136

455

História da Educação I

4

136

1177

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I

2

68

1238

Metodologia do Ensino de História – 1a a 4a séries do Ensino Fundamental

2

68

2a SÉRIE

458

Psicologia da Educação II

4

136

459

Didática

4

136

461

História da Educação II

2

68

462

Metodologia e Técnicas de Pesquisa

4

136

1239

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – 1a a 4a séries do Ensino Fundamental

2

68

1240

Metodologia do Ensino de Matemática – 1a a 4a séries do Ensino Fundamental

4

136

3a SÉRIE

464

Filosofia da Educação II

4

136

469

História da Educação III

2

68

1179

Metodologia do Ensino Fundamental

4

136

1180

Prática de Ensino – Primeiras Séries do Ensino Fundamental

6

204

1241

Metodologia do Ensino de Geografia - 1a a 4a séries do Ensino Fundamental

2

68

1242

Metodologia do Ensino de Ciências – 1a a 4a séries do Ensino Fundamental

2

68

 

4a SÉRIE

470

Sociologia da Educação

4

136

471

Educação e Literatura Infantil

2

68

472

Currículos e Programas

2

68

473

Problemas de Aprendizagem

2

68

1178

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira II

4

136

 

Prática de Ensino em Educação Infantil

6 (2T, 4P)

204

 

Metodologia do Ensino em Educação Infantil

4

136

 

Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Infantil

4

136

 

Desenvolvimento da Linguagem e do Pensamento da Criança de 0 a 6 anos

1

34

Atividades Acadêmicas Complementares 154

Total da Carga Horária do Curso 3.112

Prazo máximo para conclusão do curso 7 anos

 

ANEXO II

 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Fundamentos Históricos/Filosóficos da Educação Infantil

Ementa: Estudo da Educação Infantil numa perspectiva histórica.

Prática de Ensino em Educação Infantil

Ementa: Desenvolvimento de estágio em instituições de educação infantil.

Metodologia do Ensino em Educação Infantil

Ementa: Metodologia em educação infantil: o estudo de diferentes perspectivas para o desenvolvimento e apropriação do conhecimento.

Desenvolvimento da Linguagem e do Pensamento da Criança de 0 a 6 anos, Ementa: Estudo de variáveis que interferem no processo de desenvolvimento do pensamento e da linguagem da criança de 0 a 6 anos.