R E S O L U Ç Ã O No 177/2000-CEP

 

 

CERTIDÃO

Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______.

______________________

Secretária

 

Aprova novo projeto pedagógico do curso de Graduação em Física e revoga as Resoluções nos 116/93-CEP, 087/94-CEP, 020/97-CEP, 058/97-CEP e 149/99-CEP.

 

Considerando o contido no processo no 2.779/2000;

considerando o Parecer no 001/2000-CT/PAEG;

considerando a Lei no 9.394/96, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional em seu art. 53, inciso II, onde estabelece que compete às universidades, no exercício de sua autonomia "fixar os currículos dos seus cursos e programas", observada as diretrizes gerais pertinentes;

considerando o Parecer no 082/2000 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR EM EXERCÍCIO, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1o Fica aprovado o novo projeto pedagógico para o Curso de Graduação em Física nas habilitações de Licenciatura e Bacharelado, turno noturno, a grade curricular, as ementas e a departamentalização das disciplinas, conforme anexos I, II e III, a vigorar a partir de 2001, para os alunos matriculados no curso e ingressantes a partir de 2001.

Art. 2o Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as Resoluções nos 116/93-CEP, 087/94-CEP, 020/97-CEP, 058/97-CEP e 149/99-CEP e demais disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 20 de dezembro de 2000.

 

 

José de Jesus Previdelli,

Reitor em Exercício.

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em ___/___/_____. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

ANEXO I

GRADE CURRICULAR DO CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA

HABILITAÇÃO: LICENCIATURA

 

 

SER.

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cálculo I

Vetores, Geom. Anal. e Álgebra Linear

Física Geral I

Física Experimental I

História da Física (1º sem)

Fundamentos da Computação (2º sem)

 

 

Cálculo II

Química Geral e Inorgânica

Física Geral II

Física Experimental II

Métodos de Física Teórica I (2º sem)

 

 

 

Física Moderna

Mecânica Clássica

Psicologia da Educação A (1º sem)

Laboratório de Física Moderna (1º sem)

Eletromagnetismo I(1º sem)

Estrut. e Func. da Educ. Bras. I(2º sem)

Didática L(2º sem)

Prát. de Ens. de Física e Matem. I(2º sem)

 

 

Prática de Ensino de Física e Matem. II

Termodinâmica (1º sem)

Instrum. para o ensino de Física(1º sem)

Monog. para Lic. em Física(2º sem)

Eletiva do Bloco de Instrum.(2º sem)

6

4

4

-

2

4

 

 

4

4

4

-

4

 

 

 

4

4

4

-

4

4

4

4

 

 

7

4

-

4

4

-

-

-

2

-

-

 

 

-

-

-

2

-

 

 

 

-

-

-

4

-

-

-

-

 

 

-

-

4

4

-

6

4

4

2

2

4

 

 

4

4

4

2

4

 

 

 

4

4

4

4

4

4

4

4

 

 

7

4

4

8

4

204

136

136

68

 

 

 

 

136

136

136

68

 

 

 

 

136

136

 

 

 

 

 

 

 

 

238

 

 

 

 

34

68

 

 

 

 

 

 

68

 

 

 

68

68

68

68

68

68

 

 

 

68

68

136

68

 

ANEXO I

 

GRADE CURRICULAR DO CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA

HABILITAÇÃO: BACHARELADO

 

SER.

COMPONENTE CURRICULAR

(ESPECIFICIAR)

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cálculo I

Vetores, Geom. Anal. e Álgebra Linear

Física Geral I

Física Experimental I

História da Física (1º sem)

Fundamentos da Computação (2º sem)

 

 

Cálculo II

Química Geral e Inorgânica

Física Geral II

Física Experimental II

Métodos de Física Teórica I (2º sem)

 

 

Física Moderna

Mecânica Clássica

Laboratório de Física Moderna (1º sem)

Eletromagnetismo I (1º sem)

Métodos de Física Teórica II (2º sem)

Eletromagnetismo II (2º sem)

Eletrônica I (2º sem)

 

 

Mecânica Quântica

Termodinâmica (1º sem)

Trabalho de Graduação (1º sem)

Eletiva I (1º sem)

Física do Estado Sólido (2º sem)

Mecânica Estatística (2º sem)

Eletiva II (2º sem)

6

4

4

-

2

4

 

 

4

4

4

-

4

 

 

4

4

-

4

4

4

4

 

 

4

4

4

4

4

4

4

-

-

-

2

-

-

 

 

-

-

-

2

-

 

 

-

-

4

-

-

-

-

 

 

-

-

4

-

-

-

-

6

4

4

2

2

4

 

 

4

4

4

2

4

 

 

4

4

4

4

4

4

4

 

 

4

4

8

4

4

4

4

204

136

136

68

 

 

 

 

136

136

136

68

 

 

 

136

136

 

 

 

 

 

 

 

136

 

 

 

 

34

68

 

 

 

 

 

 

68

 

 

 

68

68

68

68

68

 

 

 

68

136

68

68

68

68

 

 

 

DISCIPLINAS ELETIVAS:

BLOCO DE INSTRUMENTAÇÃO:

- Produção de Material Didático

- Recursos Computacionais e Audiovisuais

aplicados no ensino de Física

- Eletrônica I

BLOCO GERAL:

Física das Radiações Ionizantes

Física Médica

Ótica

Metereologia Física

Astronomia

Eletrônica II

Laboratório de Óptica

Laboratório de Vácuo e Criogênia

Laboratório de Pesquisa

Fundamentos de Química Orgânica

Cálculo Numérico

Disciplinas da outra Habilitação em Física

Disciplinas de outros cursos da UEM

 

OUTROS TIPOS DE OFERTA

 

 

 

 

RESUMO GERAL DO CURRÍCULO

LICENCIATURA

 

 

DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO (Carga horária)

MÍNIMO

MÁXIMO

2400

2573

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-B)

1666

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-C e 10-D)

782

3

OUTROS

(Formulário 10-E)

 

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

125

5

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

2573

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A R

1

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

4

ANOS

2

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

8

ANOS

RESUMO GERAL DO CURRÍCULO

BACHARELADO

 

 

DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO (Carga horária)

MÍNIMO

MÁXIMO

 

2400

 

2539

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-B)

1666

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-C e 10-D)

748

3

OUTROS

(Formulário 10-E)

 

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

125

5

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

2539

 

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A R

1

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

4

ANOS

2

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

8

ANOS

ANEXO II

EMENTA DAS DISCIPLINAS

CÁLCULO I

EMENTA: Funções de uma variável real. Limites. Continuidade. Derivadas e funções de uma variável real e aplicações. Antiderivadas. Integrais. Seqüências e séries. Funções de várias variáveis reais (funções vetoriais). Derivadas parciais. Diferenciais. Máximos e Mínimos de funções de várias variáveis.

CÁLCULO II

EMENTA: Integral múltipla. Integrais de linha e de superfície. Teoremas de Green, Gauss e Stokes. Equações diferenciais ordinárias lineares de 1ª ordem. Equações diferenciais ordinárias lineárias de ordem n. Sistemas de equações diferenciais de 1ª ordem. Aplicações das equações diferenciais na física.

CÁLCULO NUMÉRICO

EMENTA: Alguns conceitos e princípios gerais do cálculo numérico. Soluções de equações polinomiais e transcendentais. Sistemas de equações. Interpolação de aproximação. Integração numérica. Aproximação à solução

DIDÁTICA L

EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem, abordando as variáveis relativas às atividades docentes, bem como as técnicas de planejamento, orientação e avaliação da aprendizagem.

ELETROMAGNETISMO I

EMENTA: Eletrostática. Magnetostática. Propriedades elétricas e magnéticas da matéria.

ELETROMAGNETISMO II

EMENTA: Equações de Maxwell. Ondas e radiação eletromagnética.

ELETRÔNICA I

EMENTA: Circuitos elétricos. Elementos passivos. Elementos ativos. A Física dos componentes ativos. Aplicações com diodos e transistores. Osciladores. Amplificador operacional. Tratamento de ruídos. Noções de eletrônica digital e sistemas de aquisição de dados. Aplicações.

ELETRÔNICA II

EMENTA: Fundamentos de eletrônica digital. Circuitos digitais. Micro controladores. Entrada digital e analógicas (I/O). Comunicação paralela. Comunicação serial. Programação orientada a objeto para eletrônica. Aplicações em sistemas, inteligentes, de aquisição de dados.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA I

EMENTA: Estudo da estrutura da Educação Brasileira, com ênfase nos aspectos legais, estruturais e técnico-administrativos, relacionando-os as mudanças políticas, econômicas, sociais ocorridas na sociedade brasileira.

FÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

EMENTA: Introdução à Física Nuclear. Dosimetria das Radiações. Blindagem. Controle de Qualidade.

FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO

EMENTA: Estrutura da rede cristalina. Propriedades térmicas da rede. Dinâmica dos elétrons na rede. Bandas de energia em sólidos cristalinos. Cristais semicondutores. Efeitos elétricos magnéticos. Supercondutividade. Defeitos.

FÍSICA GERAL I

EMENTA: Cinemática e dinâmica da partícula. Leis de Newton. Leis de conservação. Cinemática e dinâmica da rotação. Equilíbrio dos corpos rígidos. Estática e dinâmica dos fluídos. Termologia. Sistemas termodinâmicos. Leis da termodinâmica. Equação de estado de um gás. Introdução a teoria cinética dos gases. Gravitação.

FÍSICA GERAL II

EMENTA: Eletrostática. Corrente e resistência elétrica. Força eletromotriz e circuitos elétricos. Fenômenos magnéticos e eletromagnéticos. Oscilações mecânicas e eletromagnéticas. Ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. Natureza e propagação da luz. Óptica geométrica. Óptica física. Noções de física moderna.

FÍSICA MÉDICA

EMENTA: Noções de Física Nuclear. Raio-X de Quilovoltagem. Interação da Radiação Eletromagnética Ionizante com a Matéria. Qualidade dos Raios-X de Quilovoltagem. Medida da Radiação Ionizante. Distribuição de Dose. Mamografia. Introdução à Medicina Nuclear. Efeitos Biológicos da Radiação. Proteção Radiológica.

FÍSICA MODERNA

EMENTA: Relatividade. A teoria cinética da matéria. A quantização da eletricidade, da luz e da energia. O átomo nucleado. Ondas de elétrons. A equação de Schrödinger. Física atômica. Estrutura molecular e espectros. Algumas propriedades dos sólidos. Física nuclear. Partículas elementares. Cosmologia. Alguns tópicos de físicas contemporâneas.

FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO

EMENTA: Iniciação à interação com o computador através de aprendizagem de técnicas de elaboração de algoritmos, estudo de uma linguagem de programação e desenvolvimento de programas.

FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA

EMENTA: Estrutura de compostos orgânicos. Efeitos eletrônicos. Propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos. Isomeria. Noções de mecanismos em química orgânica.

FÍSICA EXPERIMENTAL I

EMENTA: Medidas e teoria dos erros. Gráficos. Experiências de mecânica e de termodinâmica.

FÍSICA EXPERIMENTAL II

EMENTA: Experiências de eletricidade, magnetismo, ondas e óptica.

LABORATÓRIO DE FÍSICA MODERNA

EMENTA: Experiências da fase de transição entre a Física Clássica e a Física Quântica.

LABORATÓRIO DE ÓPTICA

EMENTA: Experimentos de Óptica Linear e Não Linear.

LABORATÓRIO DE PESQUISA

EMENTA: Experimentos em Física Experimental Aplicada.

LABORATÓRIO DE VÁCUO E CRIOGÊNIA

EMENTA: Introdução à Teoria dos Gases Rarefeitos. Escoamento de Gases. Bombas de Vácuo. Descrição do Bombeamento de Sistemas de Vácuo Mecânico, de Difusão e Turbo Molecular. Adsorção, Dessorção e Evaporação de Moléculas em Vácuo. Medidores de Pressão. Acessórios: Armadilhas, Anteparos, Válvulas. Detecção de Vazamento, Vedação, Soldagem, Limpeza. Métodos e Máquinas Produtoras de Baixa Temperatura. Liquefação de Gases. Medição de Temperatura, Sensores para Temperaturas Criogênicas. Componentes Criogênicos: Dewars, Tubos de Transferência.

MECÂNICA CLÁSSICA

EMENTA: Dinâmica Newtoniana da partícula. Oscilações. Movimento sob ação de forças centrais. Dinâmica de um sistema de partículas. Movimento em referenciais não-inerciais. Corpos Rígidos/Rotação. Cálculo variacional. Introdução ao Formalismo de Lagrange e de Hamilton. Introdução à Dinâmica de Corpos Rígido.

MECÂNICA ESTATÍSTICA

EMENTA: Ensemble microcanônico. Ensemble canônico. Ensemble Grande-Canonical. Estatística de Maxwell-Boltzmann, Fermi Dirac e Bose-Einstein.

MECÂNICA QUÂNTICA

EMENTA: Equação de Schröedinger. Interpretação Probabilística. Problemas Unidimensionais e Tridimensionais. Momento Angular. Spin. Partículas Idênticas. Adição de Momento Angular. Teoria de Pertubação Independente e Dependente do Tempo. Método Variacional. Método WKB. Teoria de Colisões.

METEOROLOGIA FÍSICA

EMENTA: Termodinâmica e estática da atmosfera. Radiação solar e terrestre. Movimento atmosférico. Principais fenômenos atmosféricos. Micrometeorologia/climatologia.

MÉTODOS DE FÍSICA TEÓRICA I

EMENTA: Variáveis complexas. Séries e Integrais de Fourier. Soluções Numéricas. Aplicada à Física.

MÉTODOS DE FÍSICA TEÓRICA II

EMENTA: Transformada de Laplace. Equações Diferenciais Parciais. Separação de variáveis e método de Frobenius. Funções especiais.

ÓTICA

EMENTA: Revisão: movimento ondulatório e a teoria eletromagnética para fótons e luz; propagação da luz e a teoria paraxial da ótica geométrica; superposição, polarização e interferência; difração de Fraunhoffer, Fresnel e Kirchhoff e ótica de Fourier; coerência e aspectos da natureza quântica da luz; introdução à ótica moderna: holografia, lasers, óptica não-linear.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A

EMENTA: Estudo das variáveis que interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

EMENTA: Estrutura atômica. Propriedades periódicas dos elementos. Ligações químicas. Funções inorgânicas. Estequiometria. Equilíbrio químico. Eletroquímica. Estudo dos metais de transição: Introdução à química de coordenação. Princípios gerais de laboratório. Soluções. Técnicas básicas de separação e purificação das substâncias. Propriedades físicas das espécies químicas. Termoquímica. Cinética química.

TERMODINÂMICA

EMENTA: Trabalho. Calor. 1ª Lei da Termodinâmica. Processos Reversíveis e Irreversíveis. Entropia e a 2ª Lei da Termodinâmica. Potenciais Termodinâmicos. Relações de Maxwell. Transições de fase de 1ª ordem. Transições de fase de 2ª ordem. Fenômenos críticos.

TRABALHO DE GRADUAÇÃO

EMENTA: Desenvolvimento de um trabalho teórico e/ou experimental em uma área de física.

VETORES, GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR

EMENTA: Álgebra vetorial. Retas e planos. Cônicas e quádricas. Coordenadas polares. Esféricas e cilíndricas. Transformação de coordenadas. Elementos de comprimento de arco, de superfície e de volume. Matrizes e sistemas lineares. Espaços vetoriais e transformações lineares.

ASTRONOMIA

EMENTA: Arqueoastronomia. Referencial geocêntrico. Instrumentos astronômicos. Noções de observação a olho nu. História da Astronomia Antiga, Moderna e Contemporânea. Astronomia pré-colombiana. O universo dos gregos. A síntese matemática de Ptolomeu. A astronomia árabe. As grandes navegações. A revolução copernicana. As leis de Kepler. A gravitação universal. Espectroscopia. Telescópios. Astronomia do sistema solar, galáctica e extra galáctica. Astronomia e Cosmologia Moderna

HISTÓRIA DA FÍSICA

EMENTA: A Ciência antiga. A síntese Grega. A Revolução Copernicana. Galileu. Newton e a nova Física. Noções de Física Moderna e Contemporânea. A ética da Ciência.

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA

EMENTA: O Laboratório didático e suas funções no Ensino de Física. Os vários tipos de atividades experimentais na pesquisa em Ensino de Física: abordagem qualitativa e quantitativa. Produção de material didático experimental de baixo custo para o Ensino Fundamental, Médio e Superior; Reprodução de experimentos históricos factíveis no Ensino Médio. Ciência , Tecnologia e Sociedade. Experimentos que promovam mudanças conceituais e a visão do experimento como metodologias historicamente construídas, que encontra no aluno a possibilidade de sua própria elaboração e construção (construtivismo). Elaboração de livro-texto, vídeos interativos para a auto-aprendizagem de Física. Inserção de observações astronômicas e da construção de instrumentos para o Ensino de Física.

MONOGRAFIA PARA LICENCIATURA EM FÍSICA

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento de atividades ligadas essencialmente ao ensino de Física e Ciências (teórico e/ou experimental) no Ensino Fundamental, Médio e Superior. O tema da monografia é de livre escolha dos alunos desde que ligado ao Ensino Médio e com possibilidades de transferência para o Ensino Fundamental.

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

EMENTA: Análise de textos e experimentos disponíveis no mercado, na internet e na TV. Produção de textos didáticos para o ensino experimental e teórico da Física e da Astronomia. A produção de material didático de baixo custo. Ensino Informal: Mostras Interativas e Feiras de Ciência. Transferência de tecnologias educacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Análise de grandes projetos nacionais e internacionais de Ensino de Física: UNESCO, FAI, PEF, GREF, PSSC, Harvard, etc.

PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA I

EMENTA: O ensino de Ciências e a escola atual; Interação com a escola de Ensino Fundamental e Médio, para conhecimento da situação real de Ensino-Aprendizagem; Análise das atividades que compõem o Curso de Física; Discussão de projetos e propostas de ensino de Física.

PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA II

EMENTA: Estudo de propostas pedagógicas compromissadas com a crítica da Educação; Recursos didáticos para o ensino de Física; Atuação em escolas através de projetos de ensino de Física e Ciências e das vivências de profissionais que atuam no Ensino Fundamental e Médio; Propostas de trabalhos interdisciplinares com os diferentes cursos de graduação. Técnicas de ensino; Planejamento de curso; Avaliação; Estratégias e técnicas para o ensino de Física; Estágio orientado (disciplina colegiada) em Escolas previamente contactadas para a execução do trabalho.

RECURSOS COMPUTACIONAIS E AUDIOVISUAIS APLICADOS NO ENSINO DE FÍSICA

EMENTA: O filme e o vídeo didático. A utilização do material audiovisual em sala de aula. Exemplos de projetos em vídeo e multimídia: Cosmos, Ealing Loop, O Universo Mecânico, Harvard Project Physics, Redshift, etc. Laboratórios Assistidos por Computador (MBL). Simulações na internet. Avaliação de softwares.

ANEXO III

DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS

 

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

Eletromagnetismo I

Eletromagnetismo II

Eletrônica I

Eletrônica II

Física das Radiações Ionizantes

Física do Estado Sólido

Física Geral I

Física Geral II

Física Médica

Física Moderna

Física Experimental I

Física Experimental II

Laboratório de Física Moderna

Laboratório de Óptica

Laboratório de Pesquisa

Laboratório de Vácuo e Criogênia

Mecânica Clássica

Mecânica Estatística

Mecânica Quântica

Meteorologia Física

Métodos de Física Teórica I

Métodos de Física Teórica II

Ótica

Termodinâmica

Trabalho de Graduação

Astronomia

História da Física

Instrumentação para o Ensino de Física

Monografia para Licenciatura em Física

Produção de Material Didático

Prática de Ensino de Física e Matemática I

Prática de Ensino de Física e Matemática II

Recursos Computacionais e Audiovisuais Aplicados no Ensino de Física

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

Cálculo I

Cálculo II

Cálculo Numérico

Vetores, Geometria Analítica e Álgebra Linear

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Fundamentos de Química Orgânica

Química Geral e Inorgânica

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

Fundamentos da Computação

DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO

Didática L

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I

Psicologia da Educação A