R E S O L U Ç Ã O  No  114/2002-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______.

 

______________________

Secretária

 

Aprova o projeto pedagógico do curso de graduação em Música – habilitações em Bacharelado e Licenciatura – Câmpus-Sede.

 

            Considerando o contido no processo no 516/2002;

            considerando que o projeto atende o Estatuto da Universidade Estadual de Maringá;

considerando a Resolução no 115/2000-CEP, que se refere as Diretrizes Curriculares Nacionais;

considerando os Pareceres Normativos 005/2002-CAD e 007/2002-COU;

considerando a Resolução no 028/2002-CEP, que aprovou a criação do curso de graduação em Música – Câmpus-Sede;

considerando o Parecer no 078/2002 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

considerando o disposto no art. 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art. 1o Fica aprovado o projeto pedagógico do curso de graduação em Música – habilitações em Bacharelado e Licenciatura, no Câmpus-Sede, a estrutura curricular, as ementas, os objetivos e a departamentalização das disciplinas, conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução.

Art. 2o Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

            Dê-se ciência.

            Cumpra-se.

 

Maringá, 27 de junho de 2002.

 

 

 

José de Jesus Previdelli,

Vice-Reitor.

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal Termina em ___/___/_____. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 

.../

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                               fl.02

 

ANEXO  I

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

CONTEÚDO GERAL (LICENCIATURA E BACHARELADO)

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

1

DTP

História da Música

02

 

02

68

-

-

1

DTP

Folclore e Música Brasileira

02

 

02

68

 

 

1

DLE

Metodologia da Produção de Textos

02

 

02

68

-

-

1

DTP

Percepção Musical I

01

01

02

68

-

 

1

DTP

Prática Coral I / Técnica Vocal

01

01

02

68

-

-

2

DFI

Acústica

01

01

02

 

34

 

2

DTP

Estruturação Musical I

02

 

02

68

 

 

2

DTP

Percepção Musical II

01

01

02

68

 

 

2

DTP

Prosódia Musical

02

 

02

 

34

 

2

DCS

Introdução à Filosofia e à Estética

02

 

02

68

-

-

3

DTP

Estruturação Musical II

02

 

02

68

 

 

3

DTP

Expressão Corporal e Prática de Cena

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Regência e Prática de Conjunto I

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Estruturação e Criação Musical

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Laboratório de Música e Tecnologia

01

01

02

68

 

 

 

 

CONTEÚDO ESPECÍFICO (LICENCIATURA)

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

1

DFE

Fundamentos da Educação

02

 

02

68

-

-

1

DTP

Instrumento / Canto Principal I  (*)

01

01

02

68

-

-

1

DTP

Prática de Ensino Musical I

1

2

03

102

 

 

1

DTP

Psicologia da Educação

02

 

02

68

-

-

 (*) Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.

 

.../

 

 

 

 

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                               fl. 03

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

2

DTP

Prática de Ensino Musical II

1

2

03

102

 

 

2

DTP

Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental, Médio e Superior

02

 

02

68

 

 

2

DTP

Instrumento / Canto Principal II (*)

01

01

02

68

 

 

(*)Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

3

DTP

Prática de Ensino Musical III

1

2

03

102

 

 

3

DTP

Instrumento / Canto Principal III (*)

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Prática de Recital

1/2

1/2

01

30

 

 

 (*)Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

4

DTP

Estágio Supervisionado

 

 

 

400

 

 

4

DTP

Prática de Ensino Musical IV

01

02

03

102

 

 

4

DTP

Metodologia Científica Aplicada à Música – Orientação de monografia

02

 

02

68

 

 

 

 

CURSO DE LICENCIATURA - DISCIPLINAS COMPLEMENTARES (o aluno deverá cursar obrigatoriamente 340 horas entre as disciplinas abaixo)

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

3

DTP

Análise Musical

01

01

02

68

 

 

2

DCM

Anatomia e Fisiologia para Músicos

01

01

02

68

 

 

2

DTP

Artes Integradas

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Canto na Musicalização

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Educação Musical para Pessoas com Necessidades Especiais

1/3

2/3

02

68

 

 

4

DTP

Expressão Corporal e Prática de Cena II

01

01

02

68

 

 

3

DTP

História da Música no Brasil

01

01

02

68

 

 

.../

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                               fl. 04

 

2

DTP

Instrumento / Canto Complementar I (opções)

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Instrumento / Canto Complementar II  (opções)

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Instrumento / Canto Complementar III (opções)

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Instrumento/Canto Principal IV (opções)

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Laboratório de Gravação

01

01

02

68

 

 

3

DLE

Língua Estrangeira Instrumental –Inglês

02

 

02

68

 

 

3

DLE

Língua Estrangeira Instrumental – Francês

02

 

02

68

 

 

3

DTP

Metodologia do Ensino Musical

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Música de Câmara

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Música de Câmara II

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Música e Sociedade

02

 

02

68

 

 

3

DTP

Percepção musical III

01

01

02

68

 

 

2

DTP

Prática Coral II

1/3

2/3

02

68

 

 

3

DTP

Prática Coral III

1/3

2/3

02

68

 

 

4

DTP

Prática Coral IV

1/3

2/3

02

68

 

 

3

DTP

Prática de co-repetição para pianista I

1/3

2/3

02

68

 

 

4

DTP

Prática de co-repetição para pianista II

1/3

2/3

02

68

 

 

2

DTP

Prática de Orquestra I

1/3

2/3

02

68

 

 

3

DTP

Prática de Orquestra II

1/3

2/3

02

68

 

 

4

DTP

Prática de Orquestra III

1/3

2/3

02

68

 

 

4

DTP

Regência e Prática de Conjunto II

01

01

02

68

 

 

 

 

CONTEÚDO ESPECÍFICO – BACHARELADO

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

1

DTP

Instrumento / Canto I  (*)

01

01

02

68

-

-

 (*)Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.

 

.../

 

 

 

 

 

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 05

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

2

DTP

Instrumento / Canto II (*)

01

01

02

68

 

 

2

DTP

Prática de Orquestra I

01

01

02

68

 

 

2

DTP

Prática de Recital I

1/2

1/2

01

30

 

 

 (*)Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

3

DTP

Metodologia do Ensino Musical

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Análise Musical

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Instrumento / Canto III (*)

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Música de Câmara

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Prática de Recital II

1/2

1/2

01

30

 

 

 (*) Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

4

DTP

Instrumento / Canto IV (*)

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Metodologia científica aplicada à música / Orientação de Monografia / Recital de Graduação

02

 

02

68

 

 

(*)Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.

 

 

CURSO DE BACHARELADO - DISCIPLINAS COMPLEMENTARES (o aluno deverá cursar obrigatoriamente 408 horas entre as disciplinas abaixo)

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

2

DCM

Anatomia e Fisiologia para Músicos

01

01

02

68

 

 

2

DTP

Artes Integradas

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Canto na Musicalização

01

01

02

68

 

 

2

DTP

Educação Musical para Pessoas com Necessidades Especiais

1/3

2/3

02

68

 

 

1

DTP

Estrutura e Funcionamento do Ensino fundamental, médio e superior

02

 

02

68

 

 

.../

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                               fl. 06

 

4

DTP

Expressão Corporal e Prática de Cena II

01

01

02

68

 

 

1

DFE

Fundamentos da Educação

02

 

02

68

 

 

3

DTP

História da Música no Brasil

01

01

02

68

 

 

2

DTP

Instrumento / Canto Complementar I (opções)

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Instrumento / Canto Complementar II  (opções)

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Instrumento / Canto Complementar III (opções)

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Laboratório de Gravação

01

01

02

68

 

 

3

DLE

Língua Estrangeira Instrumental – Inglês

02

 

02

68

 

 

3

DLE

Língua Estrangeira Instrumental – Francês

02

 

02

68

 

 

4

DTP

Música de Câmara II

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Música e Sociedade

02

 

02

68

 

 

3

DTP

Percepção Musical III

01

01

02

68

 

 

2

DTP

Prática Coral II

1/3

2/3

02

68

 

 

3

DTP

Prática Coral III

1/3

2/3

02

68

 

 

4

DTP

Prática Coral IV

1/3

2/3

02

68

 

 

3

DTP

Prática de co-repetição para pianista I

1/3

2/3

02

68

 

 

4

DTP

Prática de co-repetição para pianista II

1/3

2/3

02

68

 

 

1

DTP

Prática de Ensino Musical I

1

2

02

102

 

 

2

DTP

Prática de Ensino Musical II

1

2

02

102

 

 

3

DTP

Prática de Ensino Musical III

1

2

02

102

 

 

4

DTP

Prática de Ensino Musical IV

1

2

02

102

 

 

2

DTP

Prática de Orquestra I

1/3

2/3

02

68

 

 

3

DTP

Prática de Orquestra II

1/3

2/3

02

68

 

 

4

DTP

Prática de Orquestra III

1/3

2/3

02

68

 

 

1

DTP

Psicologia da Educação

02

 

02

68

 

 

4

DTP

Regência e Prática de Conjunto II

01

01

02

68

 

 

 

.../

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 07

 

 

ATIVIDADES ACADÊMICAS ARTÍSTICO-CULTURAIS:

 

A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS, ESPECIALMENTE NA ÁREA ARTISTICA DEVE SER ESTIMULADA E VALORIZADA.

Para o curso de Licenciatura são previstas participações nos projetos culturais integrados:

              Projeto Coral                                                                                      

              Projeto Orquestra de Câmara

              Projeto Conjunto Vocal/Instrumental

              Projeto Música de Câmara

              Projeto de Gravação

              Projeto de Música e Tecnologia

              Outros, definidos pelo Colegiado do Curso

 

Para o curso de Bacharelado são previstas participações nos projetos culturais integrados:

              Projeto Coral                                                                          

              Projeto Orquestra de Câmara

              Projeto Conjunto Vocal/Instrumental

              Projeto Música de Câmara

              Projeto de Gravação

              Projeto de Música e Tecnologia

              Outros, definidos pelo Colegiado do Curso.

 

HORAS

 

 

136

136

136

136

30

30

 

 

 

 

136

136

136

136

30

30

 

 

ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR – AAC

O projeto pedagógico contempla a realização, pelo aluno, de atividades acadêmicas complementares de, no mínimo, 5% (cinco por cento) da carga horária mínima do curso, observadas as diretrizes curriculares nacionais.

Serão reconhecidas como Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) a participação nas seguintes atividades:

I - monitorias;

II – projetos de ensino;

III – projetos de pesquisa;

IV – projetos de extensão;

V - programas de iniciação científica;

VI - cursos realizados em outras áreas;

VII – eventos;

VIII  - integração com cursos seqüenciais correlatos à área;

IX -  estágios não curriculares;

X – outras atividades a serem definidas no mesmo:

- curso básico em música

- monitoria no curso técnico

- outros: oficinas, seminários, grupos de estudo; grupos de trabalho supervisionado

 

.../

 

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 08

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

LICENCIATURA

 

1

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-B)

 

952

2

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por  Habilitações/Ênfases/Modalidades)                                                                        

(Formulário 10-C e 10-D)

 

914

3

 

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES

 (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-C e 10-D)

 

340

4

 

OUTROS – ESTÁGIO SUPERVISIONADO

(Formulário 10-E)

 

400

5

OUTROS – ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS (projetos integrados)      

(Formulário – 10- E)

170

6

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES 

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

140

7

 

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

2916

 

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) – 140 horas

 

Serão reconhecidas como Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) a participação nas seguintes atividades:

I   - monitorias;

II – projetos de ensino;

III – projetos de pesquisa;

IV – projetos de extensão;

 V - programas de iniciação científica;

VI - cursos realizados em outras áreas;

VII – eventos;

VIII  - integração com cursos seqüenciais correlatos à área;

IX -  estágios não curriculares;

X – outras atividades a serem definidas no mesmo:

- curso básico em música

- monitoria no curso técnico

- outros: oficinas, seminários, grupos de estudo; grupos de trabalho supervisionado

 

.../

 

 

 

 

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 09

 

RESUMO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

LICENCIATURA

 

1

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-B)

 

952

2

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-C e 10-D)

 

914

3

 

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES

 (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-C e 10-D)

 

340

4

 

OUTROS – ESTÁGIO SUPERVISIONADO

(Formulário 10-E)

 

400

5

OUTROS – ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS (projetos integrados)

(Formulário – 10- E)

170

6

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES 

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

140

7

 

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

2916

 

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

BACHARELADO

 

1

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-B)

952

2

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)                                                                       

(Formulário 10-C e 10-D)

672

3

 

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-C e 10-D)

408

4

 

OUTROS – ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS (projetos integrados)    

(Formulário 10-E)

408

5

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES 

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

140

6

 

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

2580

 

.../

 

 

 

 

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 10

 

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) – 140 horas

 

Serão reconhecidas como Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) a participação nas seguintes atividades:

I   - monitorias;

II – projetos de ensino;

III – projetos de pesquisa;

IV – projetos de extensão;

 V - programas de iniciação científica;

VI - cursos realizados em outras áreas;

VII – eventos;

VIII  - integração com cursos seqüenciais correlatos à área;

IX -  estágios não curriculares;

X – outras atividades a serem definidas no mesmo:

- curso básico em música

- monitoria no curso técnico

- outros: oficinas, seminários, grupos de estudo; grupos de trabalho supervisionado

 

 

 

RESUMO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

BACHARELADO

1

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-B)

952

2

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-C e 10-D)

672

3

 

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-C e 10-D)

408

4

 

OUTROS – ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS (projetos integrados)

(Formulário 10-E)

408

5

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES 

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

140

6

 

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

2580

 

 

 


 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O   C U R R I C U L A R

L I C E N C I A T U R A    E    B A C H A R E L A D O

 

1

 

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

4

ANOS

2

 

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

6

ANOS

Observação: De acordo com a LDB (artigo 47, parágrafo 2) deve-se possibilitar aos alunos que “tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração de seus cursos, de acordo com as normas do sistema de ensino.”

.../

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 11

 

ANEXO II
 

EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS

 

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA - HABILITAÇÃO LICENCIATURA

 

1º Ano

 

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA MÚSICA

EMENTA: Abordagem  da  música em seus aspectos históricos que inclui aqueles característicos da organologia , da iconografia, da práxis interpretativa , da  ciência  da  notação, das ciências  das  fontes (textos originais), biografia dos compositores e teóricos em música, ciência da composição, terminologia e estilística.

OBJETIVO(S): Proporcionar entendimento a  respeito da música em seu percurso histórico, da Antiguidade  até a  Contemporaneidade. Tornar viável o acesso às obras dos mais significativos compositores por meio de uma leitura do contexto histórico, sócio-econômico e estético no qual estão inseridos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: FOLCLORE  E  MÚSICA   BRASILEIRA

EMENTA: Conceituação e campo de abrangência do Folclore. Traços de influência indígena, africana,  portuguesa e outros grupos étnicos da nossa cultura. A cultura enquanto elemento de transmissão de técnicas, normas e idéias. Transformação cultural e realidade brasileira. Etnomusicologia. O Folclore na música artística brasileira.

OBJETIVO(S):Valorizar o estudo do folclore e incentivar o estudo da música brasileira.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: METODOLOGIA  DA PRODUÇÃO DE TEXTOS

EMENTA: Teoria e prática de produção e leitura de textos nas diferentes modalidades discursivas. Regras e normas da ABNT para textos e trabalhos científicos.

OBJETIVO(S): Desenvolver a leitura ativa, analítica e  crítica de textos; valorizar o planejamento e a produção de resumos, resenhas críticas e textos dissertativos argumentativos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras

 

DISCIPLINA: PERCEPÇÃO MUSICAL I

EMENTA: Treinamento auditivo: leitura e escrita prática da linguagem musical  por meio de solfejos e ditados diversos.

OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades perceptivas musicais, rítmicas, melódicas e harmônicas, visando fundamentar a execução instrumental/vocal.  Capacitar o aluno a registrar sons musicais em partituras.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA CORAL I / TÉCNICA VOCAL

EMENTA: Noções básicas da estrutura e funcionamento do trato vocal e seus ressoadores. Exercícios de relaxamento e respiração adequados ao canto. Vocalises envolvendo vibração, emissão e projeção vocal. Prática de leitura em conjunto. Afinação em conjunto e fusão  das vozes. Gêneros, estilos e formas corais. Seleção e estudo do repertório da Renascença  aos nossos dias.

.../

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 12

 

OBJETIVO(S): Proporcionar  a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

EMENTA: Estudo das diferentes concepções de Educação e sua conseqüente política educacional.

OBJETIVO(S): Analisar as funções assumidas pela Educação e relacioná-las ao momento atual. Estudar as diferentes concepções de Educação e a política educacional brasileira.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Fundamentos da Educação

 

DISCIPLINA INSTRUMENTO / CANTO PRINCIPAL I (*)

* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.

EMENTA:  Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de grupos e conjuntos vocais/instrumentais.

OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando-se  o contexto  estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

EMENTA: Estudo de variáveis que interferem no processo de desenvolvimento do psiquismo humano. Estudo de variáveis que interferem no processo de aprendizagem.

OBJETIVO(S):Proporcionar uma visão abrangente de Educação a partir da leitura de pesquisas e de bibliografia específica na área do desenvolvimento psicológico humano.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL I

EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino fundamental.

OBJETIVO(S): Oportunizar ações de caráter teórico-prático no ensino fundamental possibilitando o exercício da docência.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

2º Ano

 

DISCIPLINA: ACÚSTICA

EMENTA: Estudo dos fenômenos acústicos em suas relações com as atividades teóricas e práticas dos instrumentistas, cantores e ouvintes.

OBJETIVO(S): Construir um conhecimento interdisciplinar associando os fenômenos oscilatórios ao contexto maior que é a própria música. Recursos audiovisuais e a experimentação funcionarão como suporte didático para o cumprimento da ementa e o programa do curso.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Física

 

.../

 

 

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 13

 

DISCIPLINA: ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I

EMENTA: Elementos da estrutura musical. O desenvolvimento harmônico nos principais períodos históricos. O estudo das principais formas musicais, sua organização e análise sob o ponto de vista estético e composicional. 

OBJETIVO(S): Estudar os parâmetros históricos e estéticos de obras artísticas visando amparar  a execução e a interpretação musical.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PERCEPÇÃO MUSICAL II

EMENTA: Treinamento auditivo: leitura e escrita prática da linguagem musical  por meio de solfejos e ditados a uma e mais vozes. Percepção de estruturas musicais diversas.

OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades perceptivas musicais, rítmicas, melódicas e harmônicas, visando fundamentar a execução instrumental/vocal.  Capacitar o aluno a registrar sons musicais em partituras.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PROSÓDIA MUSICAL

EMENTA:  A prosódia musical e a prosódia literária. A métrica e o ritmo na música  e na literatura. Estudos sobre a conservação dos acentos tônicos, relacionada com os acentos métricos e expressivos do texto.

OBJETIVO(S): Desenvolver  a combinação das formas e sílabas poéticas do texto literário com os encadeamentos da música e outros elementos composicionais.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:  INTRODUÇÃO A FILOSOFIA E  À ESTÉTICA

EMENTA:  A importância da filosofia na sociedade contemporânea. Estudos dos conceitos estéticos, nos diferentes períodos históricos. Análise da fenomenologia da obra de arte e das condições culturais da produção artística. Análise de obras artísticas como exercício da reflexão estética.

OBJETIVO(S): Estimular os alunos para a reflexão crítica dos conceitos filosóficos e estéticos, nas obras de arte e na música, considerando-se seu desenvolvimento histórico. Ampliar sua visão da Filosofia e de sua importância na área artística.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Ciências Sociais

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL II

EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino médio.

OBJETIVO(S): Oportunizar ações de caráter teórico-prático para o exercício da docência, considerando-se a prática de educação musical nas instituições de ensino médio.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL,

                      MÉDIO E SUPERIOR

EMENTA: Estudo da estrutura da educação brasileira, com ênfase nos aspectos legais, estruturais e funcionais, em sua evolução histórica. Análise da Legislação escolar em nível de sistemas e sua função social.

OBJETIVO(S): Analisar criticamente os aspectos históricos, estéticos e sociológicos da educação brasileira e seus reflexos no ensino.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

.../

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 14

 

DISCIPLINA INSTRUMENTO / CANTO PRINCIPAL II (*)

* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão

EMENTA:  Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de grupos e conjuntos vocais/instrumentais.

OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando-se  o contexto  estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

3º Ano

 

DISCIPLINA: ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II

EMENTA: Estudo de elaborações musicais. Encadeamento dos acordes principais. Harmonia vocal a quatro partes. Cadências, modulação, pedais, retardo e outros elementos harmônicos e fraseológicos. Organização formal e análise musical de partituras. Estudo da música do século XX.

OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade criativa, observando-se parâmetros estruturais, estéticos e históricos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: EXPRESSÃO CORPORAL E PRÁTICA DE CENA

EMENTA: Estudo da consciência corporal: postura, direcionamento e equilíbrio. Contato e interação corporal: espaço, tempo e ritmo. Grau de tonicidade muscular. A análise do movimento.

OBJETIVO(s): Estimular e incentivar o desenvolvimento artístico/corporal e artístico/musical dos alunos. Oportunizar o conhecimento teórico-prático da estética corporal e das várias formas de expressão nas atividades artísticas.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL III

EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino fundamental e médio.

OBJETIVO(S): Oportunizar ações de caráter teórico-prático para o exercício da docência, considerando-se a prática de educação musical no ensino fundamental e médio.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: :  REGÊNCIA E PRÁTICA DE CONJUNTO

EMENTA: Estudo dos princípios de interpretação musical e dos gestos na prática da regência na marcação de compasso, indicações de dinâmica e finalizações. Atividades de prática de conjunto instrumental/vocal com repertório variado. Conceitos e prática de interpretação musical.

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Instrução técnica de regência e de princípios de liderança em grupos musicais diversos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

.../

 

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                 fl. 15

 

DISCIPLINA INSTRUMENTO / CANTO PRINCIPAL III (*)

* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão

EMENTA:  Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de grupos e conjuntos vocais/instrumentais.

OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando-se  o contexto  estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE: PRÁTICA DE RECITAL

EMENTA: Estudo de princípios interpretativos visando a prática do executante. Preparação de repertório visando a prática de apresentações musicais.

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações musicais e/ou trabalhos de gravação.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

4º Ano

 

DISCIPLINA: ESTRUTURAÇÃO E CRIAÇÃO MUSICAL

EMENTA: Estudo dos princípios da composição musical. Escolha e classificação de fontes sonoras para uso numa composição. Estruturação e representação gráfica. Análise. Execução e gravação de trabalhos musicais.

OBJETIVO(S):  Desenvolver a capacidade criativa, observando-se parâmetros estruturais, estéticos e históricos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE MÚSICA E TECNOLOGIA

EMENTA: Estudo de sistemas e procedimentos dos programas da informática, dos recursos da música eletrônica e da eletroacústica.

OBJETIVO(S): Inserir o aluno no campo das possibilidades tecnológicas  da área musical e outras áreas afins. Desenvolver a capacidade criativa, observando-se os parâmetros estruturais, estéticos e históricos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL IV

EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino fundamental, médio e superior.

OBJETIVO(S): Analisar criticamente os aspectos históricos, estéticos e sociológicos da educação brasileira e seus reflexos no ensino.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:  METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À MÚSICA /

                      ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

EMENTA: Estudo dos processos lógicos e metodológicas para a elaboração e análise de projetos de pesquisa em música.

 

.../

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 16

 

OBJETIVO(S):  Orientar a pesquisa em música em artigos científicos e na elaboração do trabalho final de curso. Avaliar as condições de qualificação do formando para acesso ao exercício profissional.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:  ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino fundamental e médio. Planejamento, instrumentação e execução do estágio supervisionado.

OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade operacional do aluno em atividades que envolvam planejamento, execução e avaliação. Avaliar as condições de qualificação do formando para acesso ao exercício profissional.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES (o aluno deverá cursar obrigatoriamente 340 horas entre as disciplinas abaixo.

 

DISCIPLINA: : ANÁLISE MUSICAL

EMENTA: Estudo da caracterização e articulação dos elementos formais musicais. Significado e definição dos sistemas composicionais. Apreciação e análise técnico-estética de obras da  música modal, tonal e atonal.

OBJETIVO(S): Estudar os diferentes aspectos do fato musical através da análise de técnicas usuais  e de um repertório diversificado.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: ANATOMIA E FISIOLOGIA PARA MÚSICOS

EMENTA: Estudo da anatomia e fisiologia das estruturas envolvidas com a fonação e motricidade do membro superior.

OBJETIVO(S): Compreender as bases anatômicas e fisiológicas envolvidas nos mecanismos da fonação e motricidade.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

DISCIPLINA: ARTES INTEGRADAS

EMENTA: Introdução ao universo da Arte, seus conceitos e propostas estéticas, os estilos e os diferentes gêneros artísticos relacionados ao universo da música no seu mais amplo e diversificado sentido. Estudo da História da Arte da Antiguidade aos dias atuais.

OBJETIVOS(s): Instrumentalizar o indivíduo tornando-o hábil leitor dos fenômenos artísticos característicos dos períodos históricos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:  CANTO NA MUSICALIZAÇÃO

EMENTA: Estudo de abordagens pedagógicas do canto na educação musical e de repertório específico. Fisiologia da voz. Classificação das vozes. Orientações de técnica vocal.

OBJETIVO(S):  Proporcionar a prática de execução musical em conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa e a prática pedagógica.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAS

EMENTA: Estudo e conhecimento  das especificidades de alunos com necessidades especiais e de sua relação com a música.

.../

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 17

 

OBJETIVO(S): Estudar condições de alunos com necessidades especiais a partir  de situações prático-pedagógicas musicais no processo de aprendizagem.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: EXPRESSÃO CORPORAL E PRÁTICA DE CENA II

EMENTA: Estudo da consciência corporal: postura, direcionamento e equilíbrio. Contato e interação corporal: espaço, tempo e ritmo. Grau de tonicidade muscular. A análise do movimento.

OBJETIVO(S): Desenvolver a expressão artístico-musical orientada em atividades cênicas.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:HISTÓRIA DA MÚSICA NO BRASIL

EMENTA:  Estudo  histórico da música brasileira abrangendo do período Colonial às últimas tendências do século XX e XXI. A música  semi-erudita e o despontar do sentimento nativo. Aspectos sociológicos da vida musical. Raízes e apogeu do movimento nacionalista. Correntes contemporâneas.

OBJETIVO(S): Proporcionar entendimento a respeito da música brasileira no ponto de vista histórico. Permitir o acesso à obra de compositores nacionais por meio de uma leitura do contexto histórico, sócio-econômico e estético.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: INSTRUMENTO / CANTO COMPLEMENTAR I, II, III (*)

* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão

EMENTA: Estudo de aspectos técnicos básicos e de leitura no instrumento com instrução individual e coletiva.

OBJETIVO(S): Introduzir e desenvolver estudos práticos e teóricos de execução  (técnica, leitura, execução e criação) no instrumento/canto.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA INSTRUMENTO / CANTO PRINCIPAL IV (*)

* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão

EMENTA:   Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de grupos e conjuntos vocais/instrumentais.

OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando-se  o contexto  estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE GRAVAÇÃO

EMENTA: Estudo dos sistemas e procedimentos básicos da gravação de som em estúdio, auditório e de campo.

OBJETIVO(S): Reconhecer e selecionar equipamentos para gravação e reprodução sonora da produção cultural musical nos níveis experimental e profissional.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

.../

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 18

 

DISCIPLINA: LINGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL/INGLÊS

EMENTA: Estratégias de leitura: identificação da idéia geral  do tópico, das idéias centrais, das funções comunicativas, interpretações de gráfico,  tabelas e legendas.

OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade  de compreensão do texto escrito como preparação à consulta bibliográfica.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras

 

DISCIPLINA: LINGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL/FRANCÊS

EMENTA: Estratégias de leitura: identificação da idéia geral  do tópico, das idéias centrais, das funções comunicativas, interpretações de gráfico, tabelas e legendas.

OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade  de compreensão do texto escrito como preparação à consulta bibliográfica.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras

 

DISCIPLINA:  METODOLOGIA DO ENSINO MUSICAL

EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino instrumental/vocal.

OBJETIVO(S):  Proporcionar a inter-relação da prática do fazer musical com as atividades de ensino musical instrumental/vocal.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: MÚSICA E SOCIEDADE

EMENTA: Abordar as intersecções entre música e sociedade, considerando-se o contexto cultural, os valores estéticos, éticos e morais.

OBJETIVO(S): Estudar as relações existentes entre música e política, música e economia, música e mercado de consumo, música e religião, entre outros.     

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: MÚSICA DE CÂMARA

EMENTA:  Estudo de princípios interpretativos visando a prática do executante no gênero de música de câmara. Leitura à primeira vista de partituras e preparação de repertório para apresentações musicais.

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjuntos diferenciados, objetivando o desenvolvimento da capacidade de desempenho camerístico. Desenvolvimento da percepção estética.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: MUSICA DE CÂMARA II

EMENTA: Desenvolvimento da prática de execução camerística visando a apresentação de trabalhos musicais com parâmetros de qualidade sonora e técnica.

OBJETIVO(S): Estudo e prática de repertório camerístico em conjuntos variados. Proporcionar  a  atuação dos instrumentistas e cantores em atividades artísticas práticas.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PERCEPÇÃO MUSICAL III

EMENTA:  Estudo técnico de treinamento auditivo: leitura e escrita prática da linguagem musical  por meio de solfejos e ditados a uma e mais vozes. Percepção de estruturas musicais diversas.

OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades perceptivas musicais, rítmicas, melódicas e harmônicas visando fundamentar a execução instrumental/vocal. Desenvolvimento da capacidade de registrar sons musicais em partituras.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

.../

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 19

 

DISCIPLINA:  PRÁTICA CORAL II, III e IV

EMENTA: Estudo da estrutura e funcionamento do trato vocal e seus ressoadores. Exercícios de relaxamento e respiração adequados ao canto. Vocalises envolvendo vibração, emissão e projeção vocal. Prática de leitura em conjunto. Afinação em conjunto e fusão  das vozes. Gêneros, estilos e formas corais. Seleção e estudo do repertório da Renascença  aos nossos dias.

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE CO-REPETIÇÃO PARA PIANISTA I

EMENTA: Estudo de exercícios técnicos preparatórios para a leitura à primeira vista, transposição e acompanhamento ao piano. Estudo dos problemas gerais da transposição e orientações práticas de acompanhamento de trechos polifônicos a duas partes. Acompanhamento de vocalises, textos literários e outras atividades de música programática.

OBJETIVO(S): Proporcionar senso artístico-profissional ao executante.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE CO-REPETIÇÃO PARA PIANISTA II

EMENTA: Estudo da transposição de trechos nos estilos polifônico e harmônico. Acompanhamento de peças instrumentais e vocais. Princípios interpretativos estéticos e históricos.

OBJETIVO(S): Proporcionar senso artístico-profissional ao executante.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ORQUESTRA I, II, III

EMENTA: Estudo de repertório orquestral por meio de atividades práticas instrumentais. Leitura a primeira vista de partituras e preparação de repertório para apresentações musicais.

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical, objetivando o desenvolvimento da capacidade de desempenho em grupo.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE: PRÁTICA DE RECITAL II

EMENTA: Estudo de princípios interpretativos visando a prática do executante. Preparação de repertório visando a prática de apresentações musicais.

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações musicais e/ou trabalhos de gravação.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: :  REGÊNCIA E PRÁTICA DE CONJUNTO II

EMENTA: Estudo dos princípios de interpretação musica e dos gestos na prática da regência na marcação de compasso, indicações de dinâmica e finalizações. Atividades de prática de conjunto instrumental/vocal com repertório variado.

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Instrução técnica de regência e de princípios de liderança em grupos musicais diversos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

.../

 

 

 

/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 20

 

ATIVIDADES ARTÍSTICAS CULTURAIS (PROJETOS INTEGRADOS) – o aluno deverá integralizar a carga horária mínima de 170 h/a

 

COMPONENTE: PROJETO CORAL

EMENTA: Estudo da estrutura e funcionamento do trato vocal e seus ressoadores. Exercícios de relaxamento e respiração adequados ao canto. Vocalises envolvendo vibração, emissão e projeção vocal. Prática de leitura em conjunto. Afinação em conjunto e fusão das vozes. Gêneros, estilos e formas corais. Seleção e estudo do repertório da Renascença  aos nossos dias.

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em projeto de produção artística orientada. Participação em apresentações musicais e/ou trabalhos de gravação.

(Obs.: Para o aluno que se matricular na disciplina complementar Prática de Coral a carga horária computada pelo projeto será de apenas 68 h/a).

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE:  PROJETO ORQUESTRA DE CÂMARA

EMENTA: Estudo de repertório orquestral por meio de atividades práticas instrumentais. Seleção e estudo do repertório da renascença  aos nossos dias visando a realização de apresentações musicais.

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações musicais e/ou trabalhos de gravação.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE: PROJETO MÚSICA DE CÂMARA

EMENTA: Desenvolvimento da prática de execução camerística visando a apresentação de trabalhos musicais com parâmetros de qualidade sonora e técnica.

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações musicais e/ou trabalhos de gravação.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE:  PROJETO CONJUNTO INSTRUMENTAL/VOCAL

EMENTA: Princípios de interpretação musical. Atividades de prática de conjunto instrumental/vocal com repertório variado.

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações musicais e/ou trabalhos de gravação.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE: PROJETO DE GRAVAÇÃO

EMENTA:  Estudo dos sistemas e procedimentos básicos da gravação de som em estúdio, auditório e de campo.

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de gravação orientada por coordenador da área.  Poderá participar do registro de trabalhos próprios e/ou de outros.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE: PROJETO DE MÚSICA E TECNOLOGIA

EMENTA:  Estudo dos sistemas e procedimentos dos programas da informática, dos recursos da música eletrônica e da eletroacústica.

 

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/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 21

 

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de música e tecnologia com recursos da informática. Poderá participar de projeto de pesquisa orientado e/ou desenvolver trabalho próprio.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA - HABILITAÇÃO BACHARELADO

 

1º Ano

 

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA MÚSICA

EMENTA: Abordagem  da  música em seus aspectos históricos que inclui aqueles característicos da organologia, da iconografia, da práxis interpretativa , da  ciência  da  notação, das ciências  das  fontes (textos originais), biografia dos compositores e teóricos em música, ciência da composição, terminologia e estilística.

OBJETIVO(S): Proporcionar entendimento a  respeito da música em seu percurso histórico, da Antiguidade  até a  Contemporaneidade. Tornar viável o acesso às obras dos mais significativos compositores por meio de uma leitura do contexto histórico, sócio-econômico e estético no qual estão inseridos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: FOLCLORE  E  MÚSICA   BRASILEIRA

EMENTA: Conceituação e campo de abrangência do Folclore. Traços de influência indígena, africana,  portuguesa e outros grupos étnicos da nossa cultura. A cultura enquanto elemento de transmissão de técnicas, normas e idéias. Transformação cultural e realidade brasileira. Etnomusicologia. O Folclore na música artística brasileira.

OBJETIVO(S):Valorizar o estudo do folclore e incentivar o estudo da música brasileira.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:  METODOLOGIA  DA PRODUÇÃO DE TEXTOS

EMENTA: Teoria e prática de produção e leitura de textos nas diferentes modalidades discursivas. Regras e normas da ABNT para textos e trabalhos científicos.

OBJETIVO(S): Desenvolver a leitura ativa, analítica e crítica de textos; valorizar o planejamento e a produção de resumos, resenhas críticas e textos dissertativos argumentativos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras

 

DISCIPLINA: PERCEPÇÃO MUSICAL I

EMENTA: Treinamento auditivo: leitura e escrita prática da linguagem musical  por meio de solfejos e ditados diversos.

OBJETIVO(S):          Desenvolver as habilidades perceptivas musicais, rítmicas, melódicas e harmônicas, visando fundamentar a execução instrumental/vocal.  Capacitar o aluno a registrar sons musicais em partituras.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA CORAL I / TÉCNICA VOCAL

EMENTA: Noções básicas da estrutura e funcionamento do trato vocal e seus ressoadores. Exercícios de relaxamento e respiração adequados ao canto. Vocalises envolvendo vibração, emissão e projeção vocal. Prática de leitura em conjunto. Afinação em conjunto e fusão  das vozes. Gêneros, estilos e formas corais. Seleção e estudo do repertório da Renascença  aos nossos dias.

 

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/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 22

 

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: INSTRUMENTO CANTO I (*)

* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.

EMENTA:  Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do repertório da música instrumental brasileira.

OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando-se  o contexto  estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

2º Ano

 

DISCIPLINA: ACÚSTICA

EMENTA: Estudo dos fenômenos acústicos em suas relações com as atividades teóricas e práticas dos instrumentistas, cantores e ouvintes.

OBJETIVO(S): Construir um conhecimento interdisciplinar associando os fenômenos oscilatórios ao contexto maior que é a própria música. Recursos audiovisuais e a experimentação funcionarão como suporte didático para o cumprimento da ementa e o programa do curso.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Física

 

DISCIPLINA: ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I

EMENTA: Elementos da estrutura musical. O desenvolvimento harmônico nos principais períodos históricos. O estudo das principais formas musicais, sua organização e análise sob o ponto de vista estético e composicional. 

OBJETIVO(S): Estudar os parâmetros históricos e estéticos de obras artísticas visando amparar  a execução e a interpretação musical.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PERCEPÇÃO MUSICAL II

EMENTA: Treinamento auditivo: leitura e escrita prática da linguagem musical  por meio de solfejos e ditados a uma e mais vozes. Percepção de estruturas musicais diversas.

OBJETIVO(S):          Desenvolver as habilidades perceptivas musicais, rítmicas, melódicas e harmônicas, visando fundamentar a execução instrumental/vocal.  Capacitar o aluno a registrar sons musicais em partituras.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PROSÓDIA MUSICAL

EMENTA:  A prosódia musical e a prosódia literária. A métrica e o ritmo na música  e na literatura. Estudos sobre a conservação dos acentos tônicos, relacionada com os acentos métricos e expressivos do texto.

OBJETIVO(S): Desenvolver  a combinação das formas e sílabas poéticas do texto literário com os encadeamentos da música e outros elementos composicionais.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

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/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 23

 

DISCIPLINA:  INTRODUÇÃO A FILOSOFIA E À ESTÉTICA

EMENTA:  A importância da filosofia na sociedade contemporânea. Estudos dos conceitos estéticos, nos diferentes períodos históricos. Análise da fenomenologia da obra de arte e das condições culturais da produção artística. Análise de obras artísticas como exercício da reflexão estética.

OBJETIVO(S):  Estimular os alunos para a reflexão crítica dos conceitos filosóficos e estéticos, nas obras de arte e na música, considerando-se seu desenvolvimento histórico. Ampliar sua visão da Filosofia e de sua importância na área artística.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Ciências Sociais

 

DISCIPLINA: INSTRUMENTO / CANTO II

* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.

EMENTA: Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do repertório da música instrumental brasileira.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE: PRÁTICA DE RECITAL I

EMENTA: Estudo de princípios interpretativos visando a prática do executante. Preparação de repertório visando a prática de apresentações musicais.

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações musicais e/ou trabalhos de gravação.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

3º Ano

 

DISCIPLINA: ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II

EMENTA: Estudo de elaborações musicais. Encadeamento dos acordes principais. Harmonia vocal a quatro partes. Cadências, modulação, pedais, retardo e outros elementos harmônicos e fraseológicos. Organização formal e análise musical de partituras. Estudo da música do século XX.

OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade criativa, observando-se parâmetros estruturais, estéticos e históricos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: EXPRESSÃO CORPORAL E PRÁTICA DE CENA

EMENTA: Estudo da consciência corporal: postura, direcionamento e equilíbrio. Contato e interação corporal: espaço, tempo e ritmo. Grau de tonicidade muscular. A análise do movimento.

OBJETIVO(S): Estimular e incentivar o desenvolvimento artístico/corporal  e artístico/musical dos alunos. Oportunizar o conhecimento teórico-prático da estética corporal e das várias formas de expressão nas atividades artísticas.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

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/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 24

 

DISCIPLINA: :  REGÊNCIA E PRÁTICA DE CONJUNTO

EMENTA: Estudo dos princípios de interpretação musical e dos gestos na prática da regência na marcação de compasso, indicações de dinâmica e finalizações. Atividades de prática de conjunto instrumental/vocal com repertório variado. Conceitos e prática de interpretação musical.

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Instrução técnica de regência e de princípios de liderança em grupos musicais diversos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA INSTRUMENTO / CANTO III (*)

* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão

EMENTA:  Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do repertório da música instrumental brasileira.

OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando-se  o contexto  estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: : ANÁLISE MUSICAL

EMENTA: Estudo da caracterização e articulação dos elementos formais musicais. Significado e definição dos sistemas composicionais. Apreciação e análise técnico-estética de obras da  música modal, tonal e atonal.

OBJETIVO(S): Estudar os diferentes aspectos do fato musical através da análise de técnicas usuais  e de um repertório diversificado.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:  METODOLOGIA DO ENSINO MUSICAL

EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino instrumental/vocal.

OBJETIVO(S):  Proporcionar a inter-relação da prática do fazer musical com as atividades de ensino musical instrumental/vocal.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: MÚSICA DE CÂMARA

EMENTA:  Estudo de princípios interpretativos visando a prática do executante no gênero de música de câmara. Leitura à primeira vista de partituras e preparação de repertório para apresentações musicais.

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjuntos diferenciados, objetivando o desenvolvimento da capacidade de desempenho camerístico. Desenvolvimento da percepção estética.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE: PRÁTICA DE RECITAL II

EMENTA: Estudo de princípios interpretativos visando a prática do executante. Preparação de repertório visando a prática de apresentações musicais.

 

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/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 25

 

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações musicais e/ou trabalhos de gravação.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

4º Ano

 

DISCIPLINA: ESTRUTURAÇÃO E CRIAÇÃO MUSICAL

EMENTA: Estudo dos princípios da composição musical. Escolha e classificação de fontes sonoras para uso numa composição. Estruturação e representação gráfica. Análise. Execução e gravação de trabalhos musicais.

OBJETIVO(S):  Desenvolver a capacidade criativa, observando-se parâmetros estruturais, estéticos e históricos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE MÚSICA E TECNOLOGIA

EMENTA: Estudo de sistemas e procedimentos dos programas da informática, dos recursos da música eletrônica e da eletroacústica.

OBJETIVO(S): Inserir o aluno no campo das possibilidades tecnológicas  da área musical e outras áreas afins. Desenvolver a capacidade criativa, observando-se os parâmetros estruturais, estéticos e históricos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: INSTRUMENTO / CANTO IV

* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão

EMENTA: Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do repertório da música instrumental brasileira.

OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando-se  o contexto  estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:  METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À MÚSICA /

                      ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA/RECITAL DE GRADUAÇÃO

EMENTA: Estudo dos processos lógicos e metodológicos para a elaboração e análise de projetos de pesquisa em música.

OBJETIVO(S):  Orientar a pesquisa em música em artigos científicos e na elaboração do trabalho final de curso. Avaliar as condições de qualificação do formando para acesso ao exercício profissional.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

 

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/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 26

 

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES (o aluno deverá cursar obrigatoriamente 408 horas entre as disciplinas abaixo.

 

DISCIPLINA: ANATOMIA E FISIOLOGIA PARA MÚSICOS

EMENTA: Estudo da anatomia e fisiologia das estruturas envolvidas com a fonação e motricidade do membro superior.

OBJETIVO(S): Compreender as bases anatômicas e fisiológicas envolvidas nos mecanismos da fonação e motricidade.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

DISCIPLINA: ARTES INTEGRADAS

EMENTA: Introdução ao universo da Arte, seus conceitos e propostas estéticas, os estilos e os diferentes gêneros artísticos relacionados ao universo da música no seu mais amplo e diversificado sentido. Estudo da História da Arte da Antiguidade aos dias atuais.

OBJETIVOS(s): Instrumentalizar o indivíduo tornando-o hábil leitor dos fenômenos artísticos característicos dos períodos históricos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:  CANTO NA MUSICALIZAÇÃO

EMENTA: Estudo de abordagens pedagógicas do canto na educação musical e de repertório específico. Fisiologia da voz. Classificação das vozes. Orientações de técnica vocal.

OBJETIVO(S):  Proporcionar a prática de execução musical em conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa e a prática pedagógica.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAS

EMENTA: Estudo e conhecimento  das especificidades de alunos com necessidades especiais e de sua relação com a música.

OBJETIVO(S): Estudar condições de alunos com necessidades especiais a partir  de situações prático-pedagógicas musicais no processo de aprendizagem.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR

EMENTA: Estudo da estrutura da educação brasileira, com ênfase nos aspectos legais, estruturais e funcionais, em sua evolução histórica. Análise da Legislação escolar em nível de sistemas e sua função social.

OBJETIVO(S): Analisar criticamente os aspectos históricos, estéticos e sociológicos da educação brasileira e seus reflexos no ensino.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: EXPRESSÃO CORPORAL E PRÁTICA DE CENA II

EMENTA: Estudo da consciência corporal: postura, direcionamento e equilíbrio. Contato e interação corporal: espaço, tempo e ritmo. Grau de tonicidade muscular. A análise do movimento.

OBJETIVO(S): Desenvolver a expressão artístico-musical orientada em atividades cênicas.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

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/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 27

 

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

EMENTA: Estudo das diferentes concepções de Educação e sua conseqüente política educacional.

OBJETIVO(S): Analisar as funções assumidas pela Educação e relacioná-las ao momento atual. Estudar as diferentes concepções de Educação e a política educacional brasileira.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Fundamentos da Educação

 

DISCIPLINA:HISTÓRIA DA MÚSICA NO BRASIL

EMENTA:  Estudo  histórico da música brasileira abrangendo do período Colonial às últimas tendências do século XX e XXI. A música  semi-erudita e o despontar do sentimento nativo. Aspectos sociológicos da vida musical. Raízes e apogeu do movimento nacionalista. Correntes contemporâneas.

OBJETIVO(S): Proporcionar entendimento a respeito da música brasileira no ponto de vista histórico. Permitir o acesso à obra de compositores nacionais por meio de uma leitura do contexto histórico, sócio-econômico e estético.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: INSTRUMENTO / CANTO COMPLEMENTAR I, II, III (*)

* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão

EMENTA: Estudo de aspectos técnicos básicos e de leitura no instrumento com instrução individual e coletiva.

OBJETIVO(S): Introduzir e desenvolver estudos práticos e teóricos de execução  (técnica, leitura, execução e criação) no instrumento/canto.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE GRAVAÇÃO

EMENTA: Estudo dos sistemas e procedimentos básicos da gravação de som em estúdio, auditório e de campo.

OBJETIVO(S): Reconhecer e selecionar equipamentos para gravação e reprodução sonora da produção cultural musical nos níveis experimental e profissional.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: LINGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL/INGLÊS

EMENTA: Estratégias de leitura: identificação da idéia geral  do tópico, das idéias centrais, das funções comunicativas, interpretações de gráfico,  tabelas e legendas.

OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade  de compreensão do texto escrito como preparação à consulta bibliográfica.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras

 

DISCIPLINA: LINGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL/FRANCÊS

EMENTA: Estratégias de leitura: identificação da idéia geral  do tópico, das idéias centrais, das funções comunicativas, interpretações de gráfico, tabelas e legendas.

OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade  de compreensão do texto escrito como preparação à consulta bibliográfica.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras

 

DISCIPLINA: MUSICA DE CÂMARA II

EMENTA: Desenvolvimento da prática de execução camerística visando a apresentação de trabalhos musicais com parâmetros de qualidade sonora e técnica.

 

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/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 28

 

OBJETIVO(S): Estudo e prática de repertório camerístico em conjuntos variados. Proporcionar  a  atuação dos instrumentistas e cantores em atividades artísticas práticas.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: MÚSICA E SOCIEDADE

EMENTA: Abordar as intersecções entre música e sociedade, considerando-se o contexto cultural, os valores estéticos, éticos e morais.

OBJETIVO(S): Estudar as relações existentes entre música e política, música e economia, música e mercado de consumo, música e religião, entre outros.     

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PERCEPÇÃO MUSICAL III

EMENTA:  Estudo técnico de treinamento auditivo: leitura e escrita prática da linguagem musical  por meio de solfejos e ditados a uma e mais vozes. Percepção de estruturas musicais diversas.

OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades perceptivas musicais, rítmicas, melódicas e harmônicas visando fundamentar a execução instrumental/vocal. Desenvolvimento da capacidade de registrar sons musicais em partituras.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:  PRÁTICA CORAL II, III e IV

EMENTA: Estudo da estrutura e funcionamento do trato vocal e seus ressoadores. Exercícios de relaxamento e respiração adequados ao canto. Vocalises envolvendo vibração, emissão e projeção vocal. Prática de leitura em conjunto. Afinação em conjunto e fusão  das vozes. Gêneros, estilos e formas corais. Seleção e estudo do repertório da Renascença  aos nossos dias.

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE CO-REPETIÇÃO PARA PIANISTA I

EMENTA: Estudo de exercícios técnicos preparatórios para a leitura à primeira vista, transposição e acompanhamento ao piano. Estudo dos problemas gerais da transposição e orientações práticas de acompanhamento de trechos polifônicos a duas partes. Acompanhamento de vocalises, textos literários e outras atividades de música programática.

OBJETIVO(S): Proporcionar senso artístico-profissional ao executante.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE CO-REPETIÇÃO PARA PIANISTA II

EMENTA: Estudo da transposição de trechos nos estilos polifônico e harmônico. Acompanhamento de peças instrumentais e vocais. Princípios interpretativos estéticos e históricos.

OBJETIVO(S): Proporcionar senso artístico-profissional ao executante.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL I

EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino fundamental.

OBJETIVO(S): Oportunizar ações de caráter teórico-prático no ensino fundamental possibilitando o exercício da docência.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

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/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 29

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL II

EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino médio.

OBJETIVO(S): Oportunizar ações de caráter teórico-prático para o exercício da docência, considerando-se a prática de educação musical nas instituições de ensino médio.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL III

EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino fundamental e médio.

OBJETIVO(S): Oportunizar ações de caráter teórico-prático para o exercício da docência, considerando-se a prática de educação musical no ensino fundamental e médio.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL IV

EMENTA: Estudo do processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino fundamental, médio e superior.

OBJETIVO(S): Analisar criticamente os aspectos históricos, estéticos e sociológicos da educação brasileira e seus reflexos no ensino.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ORQUESTRA I, II, III

EMENTA: Estudo de repertório orquestral por meio de atividades práticas instrumentais. Leitura a primeira vista de partituras e preparação de repertório para apresentações musicais.

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical, objetivando o desenvolvimento da capacidade de desempenho em grupo.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

EMENTA: Estudo de variáveis que interferem no processo de desenvolvimento do psiquismo humano. Estudo de variáveis que interferem no processo de aprendizagem.

OBJETIVO(S):Proporcionar uma visão abrangente de Educação a partir da leitura de pesquisas e de bibliografia específica na área do desenvolvimento psicológico humano.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: :  REGÊNCIA E PRÁTICA DE CONJUNTO II

EMENTA: Estudo dos princípios de interpretação musical e dos gestos na prática da regência na marcação de compasso, indicações de dinâmica e finalizações. Atividades de prática de conjunto instrumental/vocal com repertório variado. Conceitos e prática de interpretação musical.

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Instrução técnica de regência e de princípios de liderança em grupos musicais diversos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

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/... Res. no 114/2002-CEP                                                                                                  fl. 30

 

ATIVIDADES ARTÍSTICAS CULTURAIS (PROJETOS INTEGRADOS) – O aluno deverá integralizar a carga horária mínima de 468 h/a

 

COMPONENTE: PROJETO CORAL

EMENTA: Estudo da estrutura e funcionamento do trato vocal e seus ressoadores. Exercícios de relaxamento e respiração adequados ao canto. Vocalises envolvendo vibração, emissão e projeção vocal. Prática de leitura em conjunto. Afinação em conjunto e fusão  das vozes. Gêneros, estilos e formas corais. Seleção e estudo do repertório da Renascença  aos nossos dias.

OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em projeto de produção artística orientada. Participação em apresentações musicais e/ou trabalhos de gravação.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE:  PROJETO ORQUESTRA DE CÂMARA

EMENTA: Estudo de repertório orquestral por meio de atividades práticas instrumentais. Seleção e estudo do repertório da Renascença  aos nossos dias visando a realização de apresentações musicais.

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações musicais e/ou trabalhos de gravação.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE: PROJETO MÚSICA DE CÂMARA

EMENTA: Desenvolvimento da prática de execução camerística visando a apresentação de trabalhos musicais com parâmetros de qualidade sonora e técnica.

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações musicais e/ou trabalhos de gravação.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE:  PROJETO CONJUNTO INSTRUMENTAL/VOCAL

EMENTA: Princípios de interpretação musical. Atividades de prática de conjunto instrumental/vocal com repertório variado.

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações musicais e/ou trabalhos de gravação.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE: PROJETO DE GRAVAÇÃO

EMENTA:  Estudo dos sistemas e procedimentos básicos da gravação de som em estúdio, auditório e de campo.

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de gravação orientada por coordenador da área.  Poderá participar do registro de trabalhos próprios e/ou de outros.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

COMPONENTE: PROJETO DE MÚSICA E TECNOLOGIA

EMENTA:  Estudo dos sistemas e procedimentos dos programas da informática, dos recursos da música eletrônica e da eletroacústica.

OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de música e tecnologia com recursos da informática. Poderá participar de projeto de pesquisa orientado e/ou desenvolver trabalho próprio.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação