R E S O L U Ç Ã O No 114/2002-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de
costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______. ______________________ Secretária |
|
Aprova
o projeto pedagógico do curso de graduação em Música – habilitações em
Bacharelado e Licenciatura – Câmpus-Sede. |
Considerando
o contido no processo no
516/2002;
considerando que o projeto atende
o Estatuto da Universidade Estadual de Maringá;
considerando a
Resolução no 115/2000-CEP, que se refere as Diretrizes
Curriculares Nacionais;
considerando
os Pareceres Normativos 005/2002-CAD e 007/2002-COU;
considerando a
Resolução no 028/2002-CEP, que aprovou a criação do curso de
graduação em Música – Câmpus-Sede;
considerando o
Parecer no 078/2002 da Câmara de Graduação, Extensão e
Educação Básica e Profissional;
considerando o
disposto no art. 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS
ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1o Fica aprovado o projeto
pedagógico do curso de graduação em Música
– habilitações em Bacharelado e Licenciatura, no Câmpus-Sede, a estrutura
curricular, as ementas, os objetivos e a departamentalização das disciplinas,
conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução.
Art. 2o Esta resolução entrará em vigor
na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 27 de
junho de 2002.
José de Jesus
Previdelli,
Vice-Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal Termina em
___/___/_____. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
.../
/... Res. no
114/2002-CEP
fl.02
CONTEÚDO
GERAL (LICENCIATURA E BACHARELADO)
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
1 |
DTP |
História da Música |
02 |
|
02 |
68 |
- |
- |
1 |
DTP |
Folclore e Música
Brasileira |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
1 |
DLE |
Metodologia da
Produção de Textos |
02 |
|
02 |
68 |
- |
- |
1 |
DTP |
Percepção Musical I |
01 |
01 |
02 |
68 |
- |
|
1 |
DTP |
Prática Coral I /
Técnica Vocal |
01 |
01 |
02 |
68 |
- |
- |
2 |
DFI |
Acústica |
01 |
01 |
02 |
|
34 |
|
2 |
DTP |
Estruturação
Musical I |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Percepção Musical
II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Prosódia Musical |
02 |
|
02 |
|
34 |
|
2 |
DCS |
Introdução à
Filosofia e à Estética |
02 |
|
02 |
68 |
- |
- |
3 |
DTP |
Estruturação
Musical II |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Expressão Corporal
e Prática de Cena |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Regência e Prática
de Conjunto I |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Estruturação e
Criação Musical |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Laboratório
de Música e Tecnologia |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
CONTEÚDO ESPECÍFICO
(LICENCIATURA)
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
1 |
DFE |
Fundamentos da
Educação |
02 |
|
02 |
68 |
- |
- |
1 |
DTP |
Instrumento / Canto
Principal I (*) |
01 |
01 |
02 |
68 |
- |
- |
1 |
DTP |
Prática de Ensino
Musical I |
1 |
2 |
03 |
102 |
|
|
1 |
DTP |
Psicologia da
Educação |
02 |
|
02 |
68 |
- |
- |
(*) Opções: Canto;
Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce,
Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa,
Trombone; Percussão.
.../
/... Res. no
114/2002-CEP fl.
03
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
2 |
DTP |
Prática de Ensino
Musical II |
1 |
2 |
03 |
102 |
|
|
2 |
DTP |
Estrutura e
Funcionamento do Ensino Fundamental, Médio e Superior |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Instrumento / Canto
Principal II (*) |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
(*)Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão;
Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote;
Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
3 |
DTP |
Prática de Ensino
Musical III |
1 |
2 |
03 |
102 |
|
|
3 |
DTP |
Instrumento / Canto
Principal III (*) |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Prática
de Recital |
1/2 |
1/2 |
01 |
30 |
|
|
(*)Opções: Canto;
Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce,
Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone;
Percussão.
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
4 |
DTP |
Estágio
Supervisionado |
|
|
|
400 |
|
|
4 |
DTP |
Prática de Ensino
Musical IV |
01 |
02 |
03 |
102 |
|
|
4 |
DTP |
Metodologia
Científica Aplicada à Música – Orientação de monografia |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
CURSO DE LICENCIATURA - DISCIPLINAS COMPLEMENTARES (o aluno deverá
cursar obrigatoriamente 340 horas entre as disciplinas abaixo)
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA
|
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
3 |
DTP |
Análise
Musical |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DCM |
Anatomia e
Fisiologia para Músicos |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Artes Integradas |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Canto na
Musicalização |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Educação Musical
para Pessoas com Necessidades Especiais |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Expressão Corporal
e Prática de Cena II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
História da Música
no Brasil |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
.../
/... Res. no
114/2002-CEP fl.
04
2 |
DTP |
Instrumento / Canto
Complementar I (opções) |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Instrumento / Canto
Complementar II (opções) |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Instrumento / Canto
Complementar III (opções) |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Instrumento/Canto
Principal IV (opções) |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Laboratório de
Gravação |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DLE |
Língua Estrangeira
Instrumental –Inglês |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
3 |
DLE |
Língua Estrangeira
Instrumental – Francês |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Metodologia do
Ensino Musical |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Música de Câmara |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Música de Câmara II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Música e Sociedade |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Percepção musical
III |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Prática Coral II |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Prática Coral III |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Prática Coral IV |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Prática de
co-repetição para pianista I |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Prática de
co-repetição para pianista II |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Prática de
Orquestra I |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Prática de
Orquestra II |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Prática de
Orquestra III |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Regência e Prática
de Conjunto II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
CONTEÚDO ESPECÍFICO – BACHARELADO
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
1 |
DTP |
Instrumento / Canto
I (*) |
01 |
01 |
02 |
68 |
- |
- |
(*)Opções: Canto;
Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce,
Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa,
Trombone; Percussão.
.../
/...
Res. no 114/2002-CEP
fl. 05
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
2 |
DTP |
Instrumento / Canto
II (*) |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Prática de
Orquestra I |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Prática
de Recital I |
1/2 |
1/2 |
01 |
30 |
|
|
(*)Opções: Canto;
Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce,
Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa,
Trombone; Percussão.
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
3 |
DTP |
Metodologia do
Ensino Musical |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Análise Musical |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Instrumento / Canto
III (*) |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Música de Câmara |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Prática
de Recital II |
1/2 |
1/2 |
01 |
30 |
|
|
(*) Opções: Canto;
Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce,
Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa,
Trombone; Percussão.
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
4 |
DTP |
Instrumento / Canto
IV (*) |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Metodologia
científica aplicada à música / Orientação de Monografia / Recital de
Graduação |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
(*)Opções: Canto; Violino, Viola,
Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal,
Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.
CURSO DE BACHARELADO - DISCIPLINAS COMPLEMENTARES (o aluno deverá
cursar obrigatoriamente 408 horas entre as disciplinas abaixo)
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA
|
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
2 |
DCM |
Anatomia e Fisiologia
para Músicos |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Artes Integradas |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Canto na
Musicalização |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Educação Musical
para Pessoas com Necessidades Especiais |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
1 |
DTP |
Estrutura e
Funcionamento do Ensino fundamental, médio e superior |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
.../
/... Res. no
114/2002-CEP fl.
06
4 |
DTP |
Expressão Corporal
e Prática de Cena II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
1 |
DFE |
Fundamentos da
Educação |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
História da Música
no Brasil |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Instrumento / Canto
Complementar I (opções) |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Instrumento / Canto
Complementar II (opções) |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Instrumento / Canto
Complementar III (opções) |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Laboratório de
Gravação |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DLE |
Língua Estrangeira
Instrumental – Inglês |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
3 |
DLE |
Língua Estrangeira
Instrumental – Francês |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Música de Câmara II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Música e Sociedade |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Percepção Musical
III |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Prática Coral II |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Prática Coral III |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Prática Coral IV |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Prática de
co-repetição para pianista I |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Prática de
co-repetição para pianista II |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
1 |
DTP |
Prática de Ensino
Musical I |
1 |
2 |
02 |
102 |
|
|
2 |
DTP |
Prática de Ensino
Musical II |
1 |
2 |
02 |
102 |
|
|
3 |
DTP |
Prática de Ensino
Musical III |
1 |
2 |
02 |
102 |
|
|
4 |
DTP |
Prática de Ensino
Musical IV |
1 |
2 |
02 |
102 |
|
|
2 |
DTP |
Prática de
Orquestra I |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Prática de
Orquestra II |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Prática de Orquestra
III |
1/3 |
2/3 |
02 |
68 |
|
|
1 |
DTP |
Psicologia da
Educação |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Regência e Prática
de Conjunto II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
.../
/... Res. no
114/2002-CEP
fl. 07
ATIVIDADES ACADÊMICAS
ARTÍSTICO-CULTURAIS:
A PARTICIPAÇÃO EM
EVENTOS, ESPECIALMENTE NA ÁREA ARTISTICA DEVE SER ESTIMULADA E VALORIZADA. Para o curso de
Licenciatura são previstas participações nos projetos culturais integrados: Projeto Coral
Projeto Orquestra de Câmara Projeto Conjunto
Vocal/Instrumental Projeto Música de Câmara Projeto de Gravação Projeto de Música e Tecnologia Outros, definidos pelo
Colegiado do Curso Para o curso de
Bacharelado são previstas participações nos projetos culturais integrados: Projeto Coral
Projeto Orquestra de Câmara Projeto Conjunto
Vocal/Instrumental Projeto Música de Câmara Projeto de Gravação Projeto de Música e Tecnologia Outros, definidos pelo
Colegiado do Curso. |
HORAS 136 136 136 136 30 30 136 136 136 136 30 30 |
ATIVIDADE
ACADÊMICA COMPLEMENTAR – AAC
O
projeto pedagógico contempla a realização, pelo aluno, de atividades acadêmicas
complementares de, no mínimo, 5% (cinco por cento) da carga horária mínima do
curso, observadas as diretrizes curriculares nacionais.
Serão
reconhecidas como Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) a participação nas
seguintes atividades:
I
- monitorias;
II
– projetos de ensino;
III
– projetos de pesquisa;
IV
– projetos de extensão;
V
- programas de iniciação científica;
VI
- cursos realizados em outras áreas;
VII
– eventos;
VIII - integração com cursos seqüenciais
correlatos à área;
IX
- estágios não curriculares;
X
– outras atividades a serem definidas no mesmo:
-
curso básico em música
-
monitoria no curso técnico
- outros: oficinas, seminários, grupos de estudo; grupos de trabalho supervisionado
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 08
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES CURRICULARES
LICENCIATURA |
||
1 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) (Formulário 10-B) |
952 |
2 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO ESPECÍFICO (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades)
(Formulário 10-C e
10-D) |
914 |
3 |
DISCIPLINAS
COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) (Formulário 10-C e
10-D) |
340 |
4 |
OUTROS – ESTÁGIO
SUPERVISIONADO (Formulário 10-E) |
400 |
5 |
OUTROS – ATIVIDADES
ARTÍSTICAS E CULTURAIS (projetos integrados) (Formulário – 10-
E) |
170 |
6 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
140 |
7 |
TOTAL DE CARGA
HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2916 |
Serão reconhecidas
como Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) a participação nas seguintes
atividades:
I - monitorias;
II
– projetos de ensino;
III
– projetos de pesquisa;
IV
– projetos de extensão;
V - programas de iniciação científica;
VI
- cursos realizados em outras áreas;
VII
– eventos;
VIII - integração com cursos seqüenciais
correlatos à área;
IX
- estágios não curriculares;
X
– outras atividades a serem definidas no mesmo:
-
curso básico em música
-
monitoria no curso técnico
-
outros: oficinas, seminários, grupos de estudo; grupos de trabalho
supervisionado
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 09
LICENCIATURA
1 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) (Formulário 10-B) |
952 |
2 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) (Formulário 10-C e
10-D) |
914 |
3 |
DISCIPLINAS
COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) (Formulário 10-C e
10-D) |
340 |
4 |
OUTROS – ESTÁGIO
SUPERVISIONADO (Formulário 10-E) |
400 |
5 |
OUTROS – ATIVIDADES
ARTÍSTICAS E CULTURAIS (projetos integrados) (Formulário – 10-
E) |
170 |
6 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
140 |
7 |
TOTAL DE CARGA
HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2916 |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES CURRICULARES
BACHARELADO |
||
1 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) (Formulário 10-B) |
952 |
2 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)
(Formulário 10-C e
10-D) |
672 |
3 |
DISCIPLINAS
COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) (Formulário 10-C e
10-D) |
408 |
4 |
OUTROS – ATIVIDADES
ARTÍSTICAS E CULTURAIS (projetos integrados) (Formulário 10-E) |
408 |
5 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
140 |
6 |
TOTAL DE CARGA
HORÁRIA DO CURRÍCULO (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2580 |
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 10
Serão reconhecidas
como Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) a participação nas seguintes
atividades:
I - monitorias;
II
– projetos de ensino;
III
– projetos de pesquisa;
IV
– projetos de extensão;
V - programas de iniciação científica;
VI
- cursos realizados em outras áreas;
VII
– eventos;
VIII - integração com cursos seqüenciais
correlatos à área;
IX
- estágios não curriculares;
X
– outras atividades a serem definidas no mesmo:
-
curso básico em música
-
monitoria no curso técnico
-
outros: oficinas, seminários, grupos de estudo; grupos de trabalho
supervisionado
BACHARELADO
1 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) (Formulário 10-B) |
952 |
2 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) (Formulário 10-C e
10-D) |
672 |
3 |
DISCIPLINAS
COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) (Formulário 10-C e
10-D) |
408 |
4 |
OUTROS – ATIVIDADES
ARTÍSTICAS E CULTURAIS (projetos integrados) (Formulário 10-E) |
408 |
5 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
140 |
6 |
TOTAL DE CARGA
HORÁRIA DO CURRÍCULO (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2580 |
I N T E G R
A L I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A R
L I C E N C
I A T U R A E B A C H A R E L A D O |
|||
1 |
PRAZO MÍNIMO PARA
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
4 |
ANOS |
2 |
PRAZO
MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
6 |
ANOS |
Observação: De acordo com a LDB (artigo 47,
parágrafo 2) deve-se possibilitar aos alunos que “tenham extraordinário
aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros
instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora
especial, poderão ter abreviada a duração de seus cursos, de acordo com as
normas do sistema de ensino.”
.../
/... Res. no
114/2002-CEP
fl. 11
EMENTAS, OBJETIVOS E
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS
1º Ano
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA MÚSICA
EMENTA:
Abordagem da música em seus aspectos históricos que inclui aqueles
característicos da organologia , da iconografia, da práxis interpretativa , da ciência
da notação, das ciências das
fontes (textos originais), biografia dos compositores e teóricos em
música, ciência da composição, terminologia e estilística.
OBJETIVO(S): Proporcionar entendimento a
respeito da música em seu percurso histórico, da Antiguidade até a
Contemporaneidade. Tornar viável o acesso às obras dos mais
significativos compositores por meio de uma leitura do contexto histórico,
sócio-econômico e estético no qual estão inseridos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
FOLCLORE E MÚSICA BRASILEIRA
EMENTA: Conceituação e campo de abrangência do Folclore. Traços de influência indígena, africana, portuguesa e outros grupos étnicos da nossa cultura. A cultura enquanto elemento de transmissão de técnicas, normas e idéias. Transformação cultural e realidade brasileira. Etnomusicologia. O Folclore na música artística brasileira.
OBJETIVO(S):Valorizar
o estudo do folclore e incentivar o estudo da música brasileira.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
METODOLOGIA DA PRODUÇÃO DE TEXTOS
EMENTA: Teoria e prática de produção e leitura de textos nas
diferentes modalidades discursivas. Regras e normas da ABNT para textos e
trabalhos científicos.
OBJETIVO(S): Desenvolver a leitura ativa, analítica e crítica de textos; valorizar o planejamento
e a produção de resumos, resenhas críticas e textos dissertativos
argumentativos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras
DISCIPLINA: PERCEPÇÃO MUSICAL I
EMENTA: Treinamento
auditivo: leitura e escrita prática da linguagem musical por meio de solfejos e ditados diversos.
OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades perceptivas musicais, rítmicas,
melódicas e harmônicas, visando fundamentar a execução instrumental/vocal. Capacitar o aluno a registrar sons musicais
em partituras.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PRÁTICA CORAL I / TÉCNICA VOCAL
EMENTA: Noções
básicas da estrutura e funcionamento do trato vocal e seus ressoadores. Exercícios
de relaxamento e respiração adequados ao canto. Vocalises envolvendo vibração,
emissão e projeção vocal. Prática de leitura em conjunto. Afinação em conjunto
e fusão das vozes. Gêneros, estilos e
formas corais. Seleção e estudo do repertório da Renascença aos nossos dias.
.../
/... Res. no
114/2002-CEP
fl. 12
OBJETIVO(S): Proporcionar a
prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da
capacidade interpretativa.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
EMENTA: Estudo das
diferentes concepções de Educação e sua conseqüente política educacional.
OBJETIVO(S): Analisar as funções assumidas pela Educação e relacioná-las
ao momento atual. Estudar as diferentes concepções de Educação e a política
educacional brasileira.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Fundamentos da Educação
DISCIPLINA INSTRUMENTO / CANTO PRINCIPAL I (*)
* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão;
Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote;
Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.
EMENTA: Estudo do repertório nos diversos períodos
da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de
grupos e conjuntos vocais/instrumentais.
OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação
do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da
elaboração discursiva da música, observando-se
o contexto estético-histórico,
estrutural e técnico instrumental.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EMENTA: Estudo de
variáveis que interferem no processo de desenvolvimento do psiquismo humano.
Estudo de variáveis que interferem no processo de aprendizagem.
OBJETIVO(S):Proporcionar uma visão abrangente de Educação a partir da
leitura de pesquisas e de bibliografia específica na área do desenvolvimento
psicológico humano.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL I
EMENTA: Estudo do
processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical
no ensino fundamental.
OBJETIVO(S): Oportunizar ações de caráter teórico-prático no ensino
fundamental possibilitando o exercício da docência.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
2º Ano
DISCIPLINA:
ACÚSTICA
EMENTA: Estudo dos
fenômenos acústicos em suas relações com as atividades teóricas e práticas dos
instrumentistas, cantores e ouvintes.
OBJETIVO(S): Construir um conhecimento interdisciplinar associando os
fenômenos oscilatórios ao contexto maior que é a própria música. Recursos
audiovisuais e a experimentação funcionarão como suporte didático para o
cumprimento da ementa e o programa do curso.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Física
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/... Res. no
114/2002-CEP
fl. 13
DISCIPLINA:
ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I
EMENTA: Elementos da estrutura musical. O desenvolvimento harmônico
nos principais períodos históricos. O estudo das principais formas musicais,
sua organização e análise sob o ponto de vista estético e composicional.
OBJETIVO(S): Estudar os parâmetros históricos e estéticos de obras
artísticas visando amparar a execução e
a interpretação musical.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
PERCEPÇÃO MUSICAL II
EMENTA: Treinamento
auditivo: leitura e escrita prática da linguagem musical por meio de solfejos e ditados a uma e mais
vozes. Percepção de estruturas musicais diversas.
OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades perceptivas musicais, rítmicas,
melódicas e harmônicas, visando fundamentar a execução instrumental/vocal. Capacitar o aluno a registrar sons musicais
em partituras.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PROSÓDIA MUSICAL
EMENTA: A prosódia musical
e a prosódia literária. A métrica e o ritmo na música e na literatura. Estudos sobre a conservação dos acentos tônicos,
relacionada com os acentos métricos e expressivos do texto.
OBJETIVO(S): Desenvolver a
combinação das formas e sílabas poéticas do texto literário com os
encadeamentos da música e outros elementos composicionais.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO
A FILOSOFIA E À ESTÉTICA
EMENTA: A importância da
filosofia na sociedade contemporânea. Estudos dos conceitos estéticos, nos
diferentes períodos históricos. Análise da fenomenologia da obra de arte e das
condições culturais da produção artística. Análise de obras artísticas como
exercício da reflexão estética.
OBJETIVO(S): Estimular os alunos para a reflexão crítica dos conceitos
filosóficos e estéticos, nas obras de arte e na música, considerando-se seu
desenvolvimento histórico. Ampliar sua visão da Filosofia e de sua importância
na área artística.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Ciências Sociais
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL II
EMENTA: Estudo do
processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical
no ensino médio.
OBJETIVO(S): Oportunizar ações de caráter teórico-prático para o
exercício da docência, considerando-se a prática de educação musical nas
instituições de ensino médio.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO
FUNDAMENTAL,
MÉDIO E SUPERIOR
EMENTA: Estudo da
estrutura da educação brasileira, com ênfase nos aspectos legais, estruturais e
funcionais, em sua evolução histórica. Análise da Legislação escolar em nível
de sistemas e sua função social.
OBJETIVO(S): Analisar criticamente os aspectos históricos, estéticos e
sociológicos da educação brasileira e seus reflexos no ensino.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
.../
/... Res. no
114/2002-CEP
fl. 14
DISCIPLINA INSTRUMENTO / CANTO PRINCIPAL II (*)
* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão;
Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote;
Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão
EMENTA: Estudo do repertório nos diversos períodos da
história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de
grupos e conjuntos vocais/instrumentais.
OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação
do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da
elaboração discursiva da música, observando-se
o contexto estético-histórico,
estrutural e técnico instrumental.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
3º Ano
DISCIPLINA:
ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II
EMENTA: Estudo de
elaborações musicais. Encadeamento dos acordes principais. Harmonia vocal a
quatro partes. Cadências, modulação, pedais, retardo e outros elementos
harmônicos e fraseológicos. Organização formal e análise musical de partituras.
Estudo da música do século XX.
OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade criativa, observando-se parâmetros
estruturais, estéticos e históricos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
EXPRESSÃO CORPORAL E PRÁTICA DE CENA
EMENTA: Estudo da
consciência corporal: postura, direcionamento e equilíbrio. Contato e interação
corporal: espaço, tempo e ritmo. Grau de tonicidade muscular. A análise do
movimento.
OBJETIVO(s): Estimular e incentivar o desenvolvimento artístico/corporal
e artístico/musical dos alunos. Oportunizar o conhecimento teórico-prático da
estética corporal e das várias formas de expressão nas atividades artísticas.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL III
EMENTA: Estudo do
processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical
no ensino fundamental e médio.
OBJETIVO(S): Oportunizar ações de caráter teórico-prático para o
exercício da docência, considerando-se a prática de educação musical no ensino
fundamental e médio.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
EMENTA: Estudo dos princípios de interpretação musical e dos gestos
na prática da regência na marcação de compasso, indicações de dinâmica e
finalizações. Atividades de prática de conjunto instrumental/vocal com
repertório variado. Conceitos e prática de interpretação musical.
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto
objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Instrução técnica
de regência e de princípios de liderança em grupos musicais diversos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
.../
/... Res. no
114/2002-CEP fl. 15
DISCIPLINA INSTRUMENTO / CANTO PRINCIPAL III (*)
* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão;
Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote;
Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão
EMENTA: Estudo do repertório nos diversos períodos
da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de
grupos e conjuntos vocais/instrumentais.
OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação
do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da
elaboração discursiva da música, observando-se
o contexto estético-histórico,
estrutural e técnico instrumental.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE:
PRÁTICA DE RECITAL
EMENTA: Estudo de princípios interpretativos visando a prática do
executante. Preparação de repertório visando a prática de apresentações
musicais.
OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção
artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações
musicais e/ou trabalhos de gravação.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
4º Ano
DISCIPLINA:
ESTRUTURAÇÃO E CRIAÇÃO MUSICAL
EMENTA: Estudo dos
princípios da composição musical. Escolha e classificação de fontes sonoras
para uso numa composição. Estruturação e representação gráfica. Análise.
Execução e gravação de trabalhos musicais.
OBJETIVO(S): Desenvolver
a capacidade criativa, observando-se parâmetros estruturais, estéticos e
históricos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
LABORATÓRIO DE MÚSICA E TECNOLOGIA
EMENTA: Estudo de sistemas e procedimentos dos programas da
informática, dos recursos da música eletrônica e da eletroacústica.
OBJETIVO(S): Inserir o aluno no campo das possibilidades
tecnológicas da área musical e outras
áreas afins. Desenvolver a capacidade criativa, observando-se os parâmetros
estruturais, estéticos e históricos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL IV
EMENTA: Estudo do
processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical
no ensino fundamental, médio e superior.
OBJETIVO(S): Analisar criticamente os aspectos históricos, estéticos e
sociológicos da educação brasileira e seus reflexos no ensino.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À MÚSICA /
ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA
EMENTA: Estudo dos processos
lógicos e metodológicas para a elaboração e análise de projetos de pesquisa em
música.
.../
/... Res. no
114/2002-CEP
fl. 16
OBJETIVO(S): Orientar
a pesquisa em música em artigos científicos e na elaboração do trabalho final
de curso. Avaliar as condições de qualificação do formando para acesso ao
exercício profissional.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EMENTA: Estudo do
processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical
no ensino fundamental e médio. Planejamento, instrumentação e execução do
estágio supervisionado.
OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade operacional do aluno em atividades
que envolvam planejamento, execução e avaliação. Avaliar as condições de
qualificação do formando para acesso ao exercício profissional.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINAS COMPLEMENTARES (o
aluno deverá cursar obrigatoriamente 340 horas entre as disciplinas abaixo.
DISCIPLINA:
: ANÁLISE MUSICAL
EMENTA: Estudo da
caracterização e articulação dos elementos formais musicais. Significado e
definição dos sistemas composicionais. Apreciação e análise técnico-estética de
obras da música modal, tonal e atonal.
OBJETIVO(S): Estudar os diferentes aspectos do fato musical através da
análise de técnicas usuais e de um
repertório diversificado.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
ANATOMIA E FISIOLOGIA PARA MÚSICOS
EMENTA: Estudo da anatomia e fisiologia das estruturas envolvidas
com a fonação e motricidade do membro superior.
OBJETIVO(S): Compreender as bases anatômicas e fisiológicas envolvidas
nos mecanismos da fonação e motricidade.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Ciências Morfofisiológicas
DISCIPLINA:
ARTES INTEGRADAS
EMENTA: Introdução ao
universo da Arte, seus conceitos e propostas estéticas, os estilos e os
diferentes gêneros artísticos relacionados ao universo da música no seu mais
amplo e diversificado sentido. Estudo da História da Arte da Antiguidade aos
dias atuais.
OBJETIVOS(s): Instrumentalizar o indivíduo tornando-o hábil leitor dos
fenômenos artísticos característicos dos períodos históricos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
CANTO NA MUSICALIZAÇÃO
EMENTA: Estudo de
abordagens pedagógicas do canto na educação musical e de repertório específico.
Fisiologia da voz. Classificação das vozes. Orientações de técnica vocal.
OBJETIVO(S): Proporcionar
a prática de execução musical em conjunto, objetivando o desenvolvimento da
capacidade interpretativa e a prática pedagógica.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PESSOAS COM
NECESSIDADES ESPECIAS
EMENTA: Estudo e conhecimento das especificidades de alunos com
necessidades especiais e de sua relação com a música.
.../
/... Res. no
114/2002-CEP
fl. 17
OBJETIVO(S): Estudar condições de alunos com necessidades especiais a
partir de situações prático-pedagógicas
musicais no processo de aprendizagem.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
EXPRESSÃO CORPORAL E PRÁTICA DE CENA II
EMENTA: Estudo da
consciência corporal: postura, direcionamento e equilíbrio. Contato e interação
corporal: espaço, tempo e ritmo. Grau de tonicidade muscular. A análise do
movimento.
OBJETIVO(S): Desenvolver
a expressão artístico-musical orientada em atividades cênicas.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:HISTÓRIA DA MÚSICA NO BRASIL
EMENTA: Estudo
histórico da música brasileira abrangendo do período Colonial às últimas
tendências do século XX e XXI. A música
semi-erudita e o despontar do sentimento nativo. Aspectos sociológicos
da vida musical. Raízes e apogeu do movimento nacionalista. Correntes
contemporâneas.
OBJETIVO(S): Proporcionar entendimento a respeito da música brasileira no
ponto de vista histórico. Permitir o acesso à obra de compositores nacionais
por meio de uma leitura do contexto histórico, sócio-econômico e estético.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: INSTRUMENTO / CANTO COMPLEMENTAR I, II,
III (*)
* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão;
Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote;
Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão
EMENTA: Estudo de
aspectos técnicos básicos e de leitura no instrumento com instrução individual
e coletiva.
OBJETIVO(S): Introduzir e desenvolver estudos práticos e teóricos de
execução (técnica, leitura, execução e
criação) no instrumento/canto.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA INSTRUMENTO / CANTO PRINCIPAL IV (*)
* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão;
Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote;
Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão
EMENTA: Estudo do repertório nos diversos períodos
da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de
grupos e conjuntos vocais/instrumentais.
OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação
do repertório solista e de câmara por meio dos aspectos técnicos e da
elaboração discursiva da música, observando-se
o contexto estético-histórico,
estrutural e técnico instrumental.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
LABORATÓRIO DE GRAVAÇÃO
EMENTA: Estudo dos sistemas e procedimentos básicos da gravação de
som em estúdio, auditório e de campo.
OBJETIVO(S): Reconhecer e selecionar equipamentos para gravação e
reprodução sonora da produção cultural musical nos níveis experimental e
profissional.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 18
DISCIPLINA:
LINGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL/INGLÊS
EMENTA: Estratégias
de leitura: identificação da idéia geral
do tópico, das idéias centrais, das funções comunicativas,
interpretações de gráfico, tabelas e
legendas.
OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade
de compreensão do texto escrito como preparação à consulta
bibliográfica.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras
DISCIPLINA: LINGUA
ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL/FRANCÊS
EMENTA: Estratégias
de leitura: identificação da idéia geral
do tópico, das idéias centrais, das funções comunicativas,
interpretações de gráfico, tabelas e legendas.
OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade
de compreensão do texto escrito como preparação à consulta
bibliográfica.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras
DISCIPLINA:
METODOLOGIA DO ENSINO MUSICAL
EMENTA: Estudo do
processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical
no ensino instrumental/vocal.
OBJETIVO(S): Proporcionar
a inter-relação da prática do fazer
musical com as atividades de ensino musical instrumental/vocal.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
MÚSICA E SOCIEDADE
EMENTA: Abordar as
intersecções entre música e sociedade, considerando-se o contexto cultural, os
valores estéticos, éticos e morais.
OBJETIVO(S): Estudar as relações existentes entre música e política,
música e economia, música e mercado de consumo, música e religião, entre
outros.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
MÚSICA DE CÂMARA
EMENTA: Estudo de princípios interpretativos visando
a prática do executante no gênero de música de câmara. Leitura à primeira vista
de partituras e preparação de repertório para apresentações musicais.
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjuntos
diferenciados, objetivando o desenvolvimento da capacidade de desempenho
camerístico. Desenvolvimento da percepção estética.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
MUSICA DE CÂMARA II
EMENTA:
Desenvolvimento da prática de execução camerística visando a apresentação de
trabalhos musicais com parâmetros de qualidade sonora e técnica.
OBJETIVO(S): Estudo e prática de repertório camerístico em conjuntos
variados. Proporcionar a atuação dos instrumentistas e cantores em
atividades artísticas práticas.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
PERCEPÇÃO MUSICAL III
EMENTA: Estudo técnico de treinamento auditivo: leitura e escrita
prática da linguagem musical por meio
de solfejos e ditados a uma e mais vozes. Percepção de estruturas musicais
diversas.
OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades perceptivas musicais, rítmicas,
melódicas e harmônicas visando fundamentar a execução instrumental/vocal.
Desenvolvimento da capacidade de registrar sons musicais em partituras.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
.../
/... Res. no
114/2002-CEP
fl. 19
DISCIPLINA:
PRÁTICA CORAL II, III e IV
EMENTA: Estudo da
estrutura e funcionamento do trato vocal e seus ressoadores. Exercícios de
relaxamento e respiração adequados ao canto. Vocalises envolvendo vibração,
emissão e projeção vocal. Prática de leitura em conjunto. Afinação em conjunto
e fusão das vozes. Gêneros, estilos e
formas corais. Seleção e estudo do repertório da Renascença aos nossos dias.
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto,
objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
PRÁTICA DE CO-REPETIÇÃO PARA PIANISTA I
EMENTA: Estudo de
exercícios técnicos preparatórios para a leitura à primeira vista, transposição
e acompanhamento ao piano. Estudo dos problemas gerais da transposição e
orientações práticas de acompanhamento de trechos polifônicos a duas partes.
Acompanhamento de vocalises, textos literários e outras atividades de música
programática.
OBJETIVO(S): Proporcionar
senso artístico-profissional ao executante.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PRÁTICA DE CO-REPETIÇÃO PARA PIANISTA II
EMENTA: Estudo da transposição de trechos nos estilos polifônico e
harmônico. Acompanhamento de peças instrumentais e vocais. Princípios
interpretativos estéticos e históricos.
OBJETIVO(S): Proporcionar
senso artístico-profissional ao executante.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ORQUESTRA I, II, III
EMENTA: Estudo de
repertório orquestral por meio de atividades práticas instrumentais. Leitura a
primeira vista de partituras e preparação de repertório para apresentações
musicais.
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical, objetivando o desenvolvimento
da capacidade de desempenho em grupo.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE:
PRÁTICA DE RECITAL II
EMENTA: Estudo de princípios interpretativos visando a prática do
executante. Preparação de repertório visando a prática de apresentações
musicais.
OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção
artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações
musicais e/ou trabalhos de gravação.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
EMENTA: Estudo dos princípios de interpretação musica e dos gestos
na prática da regência na marcação de compasso, indicações de dinâmica e
finalizações. Atividades de prática de conjunto instrumental/vocal com
repertório variado.
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto
objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Instrução técnica
de regência e de princípios de liderança em grupos musicais diversos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
.../
/... Res. no
114/2002-CEP
fl. 20
ATIVIDADES ARTÍSTICAS CULTURAIS
(PROJETOS INTEGRADOS) – o aluno deverá integralizar a carga horária mínima de
170 h/a
COMPONENTE:
PROJETO CORAL
EMENTA: Estudo da
estrutura e funcionamento do trato vocal e seus ressoadores. Exercícios de
relaxamento e respiração adequados ao canto. Vocalises envolvendo vibração,
emissão e projeção vocal. Prática de leitura em conjunto. Afinação em conjunto
e fusão das vozes. Gêneros, estilos e formas corais. Seleção e estudo do
repertório da Renascença aos nossos
dias.
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em projeto de
produção artística orientada. Participação em apresentações musicais e/ou
trabalhos de gravação.
(Obs.: Para o aluno
que se matricular na disciplina complementar Prática de Coral a carga horária
computada pelo projeto será de apenas 68 h/a).
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE: PROJETO
ORQUESTRA DE CÂMARA
EMENTA: Estudo de
repertório orquestral por meio de atividades práticas instrumentais. Seleção e
estudo do repertório da renascença aos
nossos dias visando a realização de apresentações musicais.
OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção
artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações
musicais e/ou trabalhos de gravação.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE:
PROJETO MÚSICA DE CÂMARA
EMENTA:
Desenvolvimento da prática de execução camerística visando a apresentação de
trabalhos musicais com parâmetros de qualidade sonora e técnica.
OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção
artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações
musicais e/ou trabalhos de gravação.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE: PROJETO
CONJUNTO INSTRUMENTAL/VOCAL
EMENTA: Princípios de interpretação musical. Atividades de prática
de conjunto instrumental/vocal com repertório variado.
OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção
artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações
musicais e/ou trabalhos de gravação.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE:
PROJETO DE GRAVAÇÃO
EMENTA: Estudo dos sistemas
e procedimentos básicos da gravação de som em estúdio, auditório e de campo.
OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de
gravação orientada por coordenador da área.
Poderá participar do registro de trabalhos próprios e/ou de outros.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE:
PROJETO DE MÚSICA E TECNOLOGIA
EMENTA: Estudo dos sistemas
e procedimentos dos programas da informática, dos recursos da música eletrônica
e da eletroacústica.
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 21
OBJETIVO(S): Oportunizar
aos alunos a participação em projeto de música e tecnologia com recursos da
informática. Poderá participar de projeto de pesquisa orientado e/ou
desenvolver trabalho próprio.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
1º Ano
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA MÚSICA
EMENTA:
Abordagem da música em seus aspectos históricos que inclui aqueles
característicos da organologia, da iconografia, da práxis interpretativa , da ciência
da notação, das ciências das
fontes (textos originais), biografia dos compositores e teóricos em
música, ciência da composição, terminologia e estilística.
OBJETIVO(S): Proporcionar entendimento a
respeito da música em seu percurso histórico, da Antiguidade até a
Contemporaneidade. Tornar viável o acesso às obras dos mais
significativos compositores por meio de uma leitura do contexto histórico,
sócio-econômico e estético no qual estão inseridos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
FOLCLORE E MÚSICA BRASILEIRA
EMENTA: Conceituação
e campo de abrangência do Folclore. Traços de influência indígena,
africana, portuguesa e outros grupos
étnicos da nossa cultura. A cultura enquanto elemento de transmissão de
técnicas, normas e idéias. Transformação cultural e realidade brasileira.
Etnomusicologia. O Folclore na música artística brasileira.
OBJETIVO(S):Valorizar
o estudo do folclore e incentivar o estudo da música brasileira.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PRODUÇÃO DE TEXTOS
EMENTA: Teoria e prática de produção e leitura de textos nas
diferentes modalidades discursivas. Regras e normas da ABNT para textos e
trabalhos científicos.
OBJETIVO(S): Desenvolver a leitura ativa, analítica e crítica de textos;
valorizar o planejamento e a produção de resumos, resenhas críticas e textos
dissertativos argumentativos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras
DISCIPLINA: PERCEPÇÃO MUSICAL I
EMENTA: Treinamento
auditivo: leitura e escrita prática da linguagem musical por meio de solfejos e ditados diversos.
OBJETIVO(S): Desenvolver
as habilidades perceptivas musicais, rítmicas, melódicas e harmônicas, visando
fundamentar a execução instrumental/vocal.
Capacitar o aluno a registrar sons musicais em partituras.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PRÁTICA CORAL I / TÉCNICA VOCAL
EMENTA: Noções
básicas da estrutura e funcionamento do trato vocal e seus ressoadores.
Exercícios de relaxamento e respiração adequados ao canto. Vocalises envolvendo
vibração, emissão e projeção vocal. Prática de leitura em conjunto. Afinação em
conjunto e fusão das vozes. Gêneros,
estilos e formas corais. Seleção e estudo do repertório da Renascença aos nossos dias.
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 22
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto
objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
INSTRUMENTO CANTO I (*)
* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão;
Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote;
Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.
EMENTA: Estudo do repertório nos diversos períodos
da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical
visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do
repertório da música instrumental brasileira.
OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação
do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da
elaboração discursiva da música, observando-se
o contexto estético-histórico,
estrutural e técnico instrumental.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
2º Ano
DISCIPLINA:
ACÚSTICA
EMENTA: Estudo dos
fenômenos acústicos em suas relações com as atividades teóricas e práticas dos
instrumentistas, cantores e ouvintes.
OBJETIVO(S): Construir um conhecimento interdisciplinar associando os
fenômenos oscilatórios ao contexto maior que é a própria música. Recursos
audiovisuais e a experimentação funcionarão como suporte didático para o
cumprimento da ementa e o programa do curso.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Física
DISCIPLINA:
ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I
EMENTA: Elementos da estrutura musical. O desenvolvimento harmônico
nos principais períodos históricos. O estudo das principais formas musicais,
sua organização e análise sob o ponto de vista estético e composicional.
OBJETIVO(S): Estudar os parâmetros históricos e estéticos de obras
artísticas visando amparar a execução e
a interpretação musical.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
PERCEPÇÃO MUSICAL II
EMENTA: Treinamento
auditivo: leitura e escrita prática da linguagem musical por meio de solfejos e ditados a uma e mais
vozes. Percepção de estruturas musicais diversas.
OBJETIVO(S): Desenvolver
as habilidades perceptivas musicais, rítmicas, melódicas e harmônicas, visando
fundamentar a execução instrumental/vocal.
Capacitar o aluno a registrar sons musicais em partituras.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PROSÓDIA MUSICAL
EMENTA: A prosódia musical
e a prosódia literária. A métrica e o ritmo na música e na literatura. Estudos sobre a conservação dos acentos tônicos,
relacionada com os acentos métricos e expressivos do texto.
OBJETIVO(S): Desenvolver a
combinação das formas e sílabas poéticas do texto literário com os
encadeamentos da música e outros elementos composicionais.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 23
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO
A FILOSOFIA E À ESTÉTICA
EMENTA: A importância da
filosofia na sociedade contemporânea. Estudos dos conceitos estéticos, nos
diferentes períodos históricos. Análise da fenomenologia da obra de arte e das
condições culturais da produção artística. Análise de obras artísticas como
exercício da reflexão estética.
OBJETIVO(S): Estimular
os alunos para a reflexão crítica dos conceitos filosóficos e estéticos, nas
obras de arte e na música, considerando-se seu desenvolvimento histórico.
Ampliar sua visão da Filosofia e de sua importância na área artística.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Ciências Sociais
DISCIPLINA: INSTRUMENTO / CANTO II
* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão;
Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone,
Trompete, Trompa, Trombone; Percussão.
EMENTA: Estudo do
repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual
e coletiva. Orientação técnica progressiva. Interpretação como ponto de
personalização e intuição musical visando a formação do intérprete
profissional. Valorização da criatividade e do repertório da música
instrumental brasileira.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE:
PRÁTICA DE RECITAL I
EMENTA: Estudo de princípios interpretativos visando a prática do
executante. Preparação de repertório visando a prática de apresentações
musicais.
OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção
artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações
musicais e/ou trabalhos de gravação.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
3º Ano
DISCIPLINA:
ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II
EMENTA: Estudo de
elaborações musicais. Encadeamento dos acordes principais. Harmonia vocal a quatro
partes. Cadências, modulação, pedais, retardo e outros elementos harmônicos e
fraseológicos. Organização formal e análise musical de partituras. Estudo da
música do século XX.
OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade criativa, observando-se parâmetros
estruturais, estéticos e históricos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
EXPRESSÃO CORPORAL E PRÁTICA DE CENA
EMENTA: Estudo da
consciência corporal: postura, direcionamento e equilíbrio. Contato e interação
corporal: espaço, tempo e ritmo. Grau de tonicidade muscular. A análise do
movimento.
OBJETIVO(S): Estimular e incentivar o desenvolvimento
artístico/corporal e artístico/musical
dos alunos. Oportunizar o conhecimento teórico-prático da estética corporal e
das várias formas de expressão nas atividades artísticas.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 24
EMENTA: Estudo dos princípios de interpretação musical e dos gestos
na prática da regência na marcação de compasso, indicações de dinâmica e
finalizações. Atividades de prática de conjunto instrumental/vocal com
repertório variado. Conceitos e prática de interpretação musical.
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto
objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Instrução técnica
de regência e de princípios de liderança em grupos musicais diversos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA INSTRUMENTO / CANTO III (*)
* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão;
Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote;
Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão
EMENTA: Estudo do repertório nos diversos períodos
da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical
visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do
repertório da música instrumental brasileira.
OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação
do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da
elaboração discursiva da música, observando-se
o contexto estético-histórico,
estrutural e técnico instrumental.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
: ANÁLISE MUSICAL
EMENTA: Estudo da
caracterização e articulação dos elementos formais musicais. Significado e
definição dos sistemas composicionais. Apreciação e análise técnico-estética de
obras da música modal, tonal e atonal.
OBJETIVO(S): Estudar os diferentes aspectos do fato musical através da
análise de técnicas usuais e de um
repertório diversificado.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
METODOLOGIA DO ENSINO MUSICAL
EMENTA: Estudo do
processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical
no ensino instrumental/vocal.
OBJETIVO(S): Proporcionar
a inter-relação da prática do fazer
musical com as atividades de ensino musical instrumental/vocal.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
MÚSICA DE CÂMARA
EMENTA: Estudo de princípios interpretativos visando
a prática do executante no gênero de música de câmara. Leitura à primeira vista
de partituras e preparação de repertório para apresentações musicais.
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjuntos
diferenciados, objetivando o desenvolvimento da capacidade de desempenho
camerístico. Desenvolvimento da percepção estética.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE:
PRÁTICA DE RECITAL II
EMENTA: Estudo de princípios interpretativos visando a prática do
executante. Preparação de repertório visando a prática de apresentações
musicais.
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 25
OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção
artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações
musicais e/ou trabalhos de gravação.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
4º Ano
DISCIPLINA:
ESTRUTURAÇÃO E CRIAÇÃO MUSICAL
EMENTA: Estudo dos
princípios da composição musical. Escolha e classificação de fontes sonoras
para uso numa composição. Estruturação e representação gráfica. Análise.
Execução e gravação de trabalhos musicais.
OBJETIVO(S): Desenvolver
a capacidade criativa, observando-se parâmetros estruturais, estéticos e
históricos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
LABORATÓRIO DE MÚSICA E TECNOLOGIA
EMENTA: Estudo de sistemas e procedimentos dos programas da
informática, dos recursos da música eletrônica e da eletroacústica.
OBJETIVO(S): Inserir o aluno no campo das possibilidades
tecnológicas da área musical e outras
áreas afins. Desenvolver a capacidade criativa, observando-se os parâmetros
estruturais, estéticos e históricos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: INSTRUMENTO / CANTO IV
* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão;
Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote;
Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão
EMENTA: Estudo do
repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual
e coletiva. Orientação técnica progressiva. Interpretação como ponto de
personalização e intuição musical visando a formação do intérprete
profissional. Valorização da criatividade e do repertório da música
instrumental brasileira.
OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação
do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da
elaboração discursiva da música, observando-se
o contexto estético-histórico,
estrutural e técnico instrumental.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À MÚSICA /
ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA/RECITAL DE GRADUAÇÃO
EMENTA: Estudo dos
processos lógicos e metodológicos para a elaboração e análise de projetos de
pesquisa em música.
OBJETIVO(S): Orientar
a pesquisa em música em artigos científicos e na elaboração do trabalho final
de curso. Avaliar as condições de qualificação do formando para acesso ao
exercício profissional.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 26
DISCIPLINAS COMPLEMENTARES (o
aluno deverá cursar obrigatoriamente 408 horas entre as disciplinas abaixo.
DISCIPLINA:
ANATOMIA E FISIOLOGIA PARA MÚSICOS
EMENTA: Estudo da anatomia e fisiologia das estruturas envolvidas
com a fonação e motricidade do membro superior.
OBJETIVO(S): Compreender as bases anatômicas e fisiológicas envolvidas
nos mecanismos da fonação e motricidade.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Ciências Morfofisiológicas
DISCIPLINA:
ARTES INTEGRADAS
EMENTA: Introdução ao
universo da Arte, seus conceitos e propostas estéticas, os estilos e os
diferentes gêneros artísticos relacionados ao universo da música no seu mais
amplo e diversificado sentido. Estudo da História da Arte da Antiguidade aos
dias atuais.
OBJETIVOS(s): Instrumentalizar o indivíduo tornando-o hábil leitor dos
fenômenos artísticos característicos dos períodos históricos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
CANTO NA MUSICALIZAÇÃO
EMENTA: Estudo de
abordagens pedagógicas do canto na educação musical e de repertório específico.
Fisiologia da voz. Classificação das vozes. Orientações de técnica vocal.
OBJETIVO(S): Proporcionar
a prática de execução musical em conjunto, objetivando o desenvolvimento da
capacidade interpretativa e a prática pedagógica.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PESSOAS COM
NECESSIDADES ESPECIAS
EMENTA: Estudo e
conhecimento das especificidades de
alunos com necessidades especiais e de sua relação com a música.
OBJETIVO(S): Estudar condições de alunos com necessidades especiais a
partir de situações prático-pedagógicas
musicais no processo de aprendizagem.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR
EMENTA: Estudo da
estrutura da educação brasileira, com ênfase nos aspectos legais, estruturais e
funcionais, em sua evolução histórica. Análise da Legislação escolar em nível
de sistemas e sua função social.
OBJETIVO(S): Analisar criticamente os aspectos históricos, estéticos e
sociológicos da educação brasileira e seus reflexos no ensino.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
EXPRESSÃO CORPORAL E PRÁTICA DE CENA II
EMENTA: Estudo da
consciência corporal: postura, direcionamento e equilíbrio. Contato e interação
corporal: espaço, tempo e ritmo. Grau de tonicidade muscular. A análise do
movimento.
OBJETIVO(S): Desenvolver
a expressão artístico-musical orientada em atividades cênicas.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 27
DISCIPLINA:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
EMENTA: Estudo das
diferentes concepções de Educação e sua conseqüente política educacional.
OBJETIVO(S): Analisar as funções assumidas pela Educação e relacioná-las
ao momento atual. Estudar as diferentes concepções de Educação e a política
educacional brasileira.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Fundamentos da Educação
DISCIPLINA:HISTÓRIA DA MÚSICA NO BRASIL
EMENTA: Estudo
histórico da música brasileira abrangendo do período Colonial às últimas
tendências do século XX e XXI. A música
semi-erudita e o despontar do sentimento nativo. Aspectos sociológicos
da vida musical. Raízes e apogeu do movimento nacionalista. Correntes
contemporâneas.
OBJETIVO(S): Proporcionar entendimento a respeito da música brasileira no
ponto de vista histórico. Permitir o acesso à obra de compositores nacionais
por meio de uma leitura do contexto histórico, sócio-econômico e estético.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: INSTRUMENTO / CANTO COMPLEMENTAR I, II,
III (*)
* Opções: Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão;
Cravo, Piano; Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote;
Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone; Percussão
EMENTA: Estudo de
aspectos técnicos básicos e de leitura no instrumento com instrução individual
e coletiva.
OBJETIVO(S): Introduzir e desenvolver estudos práticos e teóricos de
execução (técnica, leitura, execução e
criação) no instrumento/canto.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
LABORATÓRIO DE GRAVAÇÃO
EMENTA: Estudo dos sistemas e procedimentos básicos da gravação de
som em estúdio, auditório e de campo.
OBJETIVO(S): Reconhecer e selecionar equipamentos para gravação e reprodução
sonora da produção cultural musical nos níveis experimental e profissional.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
LINGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL/INGLÊS
EMENTA: Estratégias
de leitura: identificação da idéia geral
do tópico, das idéias centrais, das funções comunicativas,
interpretações de gráfico, tabelas e
legendas.
OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade
de compreensão do texto escrito como preparação à consulta
bibliográfica.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras
DISCIPLINA: LINGUA
ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL/FRANCÊS
EMENTA: Estratégias
de leitura: identificação da idéia geral
do tópico, das idéias centrais, das funções comunicativas,
interpretações de gráfico, tabelas e legendas.
OBJETIVO(S): Desenvolver a capacidade
de compreensão do texto escrito como preparação à consulta
bibliográfica.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras
DISCIPLINA:
MUSICA DE CÂMARA II
EMENTA:
Desenvolvimento da prática de execução camerística visando a apresentação de
trabalhos musicais com parâmetros de qualidade sonora e técnica.
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 28
OBJETIVO(S): Estudo e prática de repertório camerístico em conjuntos
variados. Proporcionar a atuação dos instrumentistas e cantores em atividades
artísticas práticas.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
MÚSICA E SOCIEDADE
EMENTA: Abordar as
intersecções entre música e sociedade, considerando-se o contexto cultural, os
valores estéticos, éticos e morais.
OBJETIVO(S): Estudar as relações existentes entre música e política,
música e economia, música e mercado de consumo, música e religião, entre
outros.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
PERCEPÇÃO MUSICAL III
EMENTA: Estudo técnico de treinamento auditivo: leitura e escrita
prática da linguagem musical por meio
de solfejos e ditados a uma e mais vozes. Percepção de estruturas musicais
diversas.
OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades perceptivas musicais, rítmicas,
melódicas e harmônicas visando fundamentar a execução instrumental/vocal.
Desenvolvimento da capacidade de registrar sons musicais em partituras.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
PRÁTICA CORAL II, III e IV
EMENTA: Estudo da
estrutura e funcionamento do trato vocal e seus ressoadores. Exercícios de
relaxamento e respiração adequados ao canto. Vocalises envolvendo vibração,
emissão e projeção vocal. Prática de leitura em conjunto. Afinação em conjunto
e fusão das vozes. Gêneros, estilos e
formas corais. Seleção e estudo do repertório da Renascença aos nossos dias.
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto,
objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
PRÁTICA DE CO-REPETIÇÃO PARA PIANISTA I
EMENTA: Estudo de
exercícios técnicos preparatórios para a leitura à primeira vista, transposição
e acompanhamento ao piano. Estudo dos problemas gerais da transposição e
orientações práticas de acompanhamento de trechos polifônicos a duas partes.
Acompanhamento de vocalises, textos literários e outras atividades de música
programática.
OBJETIVO(S): Proporcionar
senso artístico-profissional ao executante.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PRÁTICA DE CO-REPETIÇÃO PARA PIANISTA II
EMENTA: Estudo da transposição de trechos nos estilos polifônico e
harmônico. Acompanhamento de peças instrumentais e vocais. Princípios
interpretativos estéticos e históricos.
OBJETIVO(S): Proporcionar
senso artístico-profissional ao executante.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL I
EMENTA: Estudo do
processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical
no ensino fundamental.
OBJETIVO(S): Oportunizar ações de caráter teórico-prático no ensino
fundamental possibilitando o exercício da docência.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
.../
/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 29
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL II
EMENTA: Estudo do
processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical
no ensino médio.
OBJETIVO(S): Oportunizar ações de caráter teórico-prático para o
exercício da docência, considerando-se a prática de educação musical nas
instituições de ensino médio.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL III
EMENTA: Estudo do
processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical
no ensino fundamental e médio.
OBJETIVO(S): Oportunizar ações de caráter teórico-prático para o
exercício da docência, considerando-se a prática de educação musical no ensino
fundamental e médio.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO MUSICAL IV
EMENTA: Estudo do
processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical
no ensino fundamental, médio e superior.
OBJETIVO(S): Analisar criticamente os aspectos históricos, estéticos e
sociológicos da educação brasileira e seus reflexos no ensino.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ORQUESTRA I, II, III
EMENTA: Estudo de
repertório orquestral por meio de atividades práticas instrumentais. Leitura a
primeira vista de partituras e preparação de repertório para apresentações
musicais.
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical, objetivando o
desenvolvimento da capacidade de desempenho em grupo.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA:
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EMENTA: Estudo de
variáveis que interferem no processo de desenvolvimento do psiquismo humano. Estudo
de variáveis que interferem no processo de aprendizagem.
OBJETIVO(S):Proporcionar uma visão abrangente de Educação a partir da
leitura de pesquisas e de bibliografia específica na área do desenvolvimento
psicológico humano.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
EMENTA: Estudo dos princípios de interpretação musical e dos gestos
na prática da regência na marcação de compasso, indicações de dinâmica e
finalizações. Atividades de prática de conjunto instrumental/vocal com
repertório variado. Conceitos e prática de interpretação musical.
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto
objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Instrução técnica
de regência e de princípios de liderança em grupos musicais diversos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
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/... Res. no 114/2002-CEP
fl. 30
ATIVIDADES ARTÍSTICAS CULTURAIS
(PROJETOS INTEGRADOS) – O aluno deverá integralizar a carga horária mínima de
468 h/a
COMPONENTE:
PROJETO CORAL
EMENTA: Estudo da
estrutura e funcionamento do trato vocal e seus ressoadores. Exercícios de
relaxamento e respiração adequados ao canto. Vocalises envolvendo vibração, emissão
e projeção vocal. Prática de leitura em conjunto. Afinação em conjunto e
fusão das vozes. Gêneros, estilos e
formas corais. Seleção e estudo do repertório da Renascença aos nossos dias.
OBJETIVO(S): Proporcionar a prática de execução musical em projeto de
produção artística orientada. Participação em apresentações musicais e/ou
trabalhos de gravação.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE: PROJETO
ORQUESTRA DE CÂMARA
EMENTA: Estudo de
repertório orquestral por meio de atividades práticas instrumentais. Seleção e
estudo do repertório da Renascença aos
nossos dias visando a realização de apresentações musicais.
OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção
artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações
musicais e/ou trabalhos de gravação.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE:
PROJETO MÚSICA DE CÂMARA
EMENTA:
Desenvolvimento da prática de execução camerística visando a apresentação de
trabalhos musicais com parâmetros de qualidade sonora e técnica.
OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção
artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações
musicais e/ou trabalhos de gravação.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE: PROJETO
CONJUNTO INSTRUMENTAL/VOCAL
EMENTA: Princípios de interpretação musical. Atividades de prática
de conjunto instrumental/vocal com repertório variado.
OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de produção
artística orientada por coordenador da área. Deverá participar de apresentações
musicais e/ou trabalhos de gravação.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE:
PROJETO DE GRAVAÇÃO
EMENTA: Estudo dos sistemas
e procedimentos básicos da gravação de som em estúdio, auditório e de campo.
OBJETIVO(S): Oportunizar aos alunos a participação em projeto de
gravação orientada por coordenador da área.
Poderá participar do registro de trabalhos próprios e/ou de outros.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação
COMPONENTE:
PROJETO DE MÚSICA E TECNOLOGIA
EMENTA: Estudo dos sistemas
e procedimentos dos programas da informática, dos recursos da música eletrônica
e da eletroacústica.
OBJETIVO(S): Oportunizar
aos alunos a participação em projeto de música e tecnologia com recursos da
informática. Poderá participar de projeto de pesquisa orientado e/ou
desenvolver trabalho próprio.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Teoria e Prática da Educação