R E S O L U Ç Ã O No 120/2002-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de
costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______. ______________________ Secretária |
|
Altera
denominação do Programa Especial de Licenciatura à Distância destinado à
Formação, em serviço, de professores para a Educação Fundamental de 1a
a 4a séries e dá outras providências. |
Considerando
o contido no processo no
790/2000;
considerando
a Resolução no 097/2000-CEP, que regulamenta a criação de
cursos na modalidade a distância na UEM;
considerando a
Resolução no 098/2000-CEP;
considerando o
Parecer no 094/2002 da Câmara de Graduação, Extensão e
Educação Básica e Profissional;
considerando o
disposto no art. 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS
ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1o Fica alterada a denominação do
curso de Programa Especial de
Licenciatura à Distância destinado à Formação, em serviço, de professores para
a Educação Fundamental de 1a a 4a séries
para curso de Licenciatura para os Anos
Iniciais do Ensino Fundamental na Modalidade à Distância.
Art. 2o Fica aprovada a nova estrutura
curricular, as ementas, os objetivos e a departamentalização das disciplinas,
conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução.
Art. 3o Fica alterada a carga horária do
curso de 2.355 horas para 3.210 horas.
Art. 4o Esta resolução entrará em vigor
na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 27 de
junho de 2002.
José de Jesus
Previdelli,
Vice-Reitor.
ADVERTÊNCIA:O prazo recursal termina em
___/___/_____. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
.../
/... Res. no
120/2002-CEP fl.
02
1o Núcleo de
Estudos – Fundamentos da Educação |
900 horas |
1) Fundamentos e
Metodologias do Estudo e da Pesquisa em EAD I/Ser estudante |
30 horas |
1) Fundamentos e
Metodologias do Estudo e da Pesquisa em EAD II/Leitura Produtiva |
30 horas |
1) Fundamentos e
Metodologias do Estudo e da Pesquisa em EAD III/Os caminhos da pesquisa |
30 horas |
1) Fundamentos e
Metodologias do Estudo e da Pesquisa em EAD IV/Os caminhos da pesquisa |
30 horas |
2) Filosofia da
Educação I/Lições da Filosofia da Educação |
60 horas |
2) Filosofia da
Educação II/Lições da Filosofia da Educação |
60 horas |
2) Filosofia da
Educação III/Lições da Filosofia da Educação |
60 horas |
3) Sociologia da
Educação I/Sociologia como Ciência |
60 horas |
3) Sociologia da
Educação II/A ação social |
60 horas |
3) Sociologia da
Educação III/ Sociologia da Educação |
60 horas |
4) Psicologia da
Educação I/Introdução |
60 horas |
4) Psicologia da
Educação II/Fundamentos da Teoria Piagetiana |
60 horas |
4) Psicologia da
Educação III/Psicologia da Aprendizagem |
60 horas |
5) Antropologia e
Educação I/Antropologia no quadro das Ciências |
45 horas |
5) Antropologia e
Educação II/Conceitos e abordagens |
45 horas |
5) Antropologia e
Educação III/Cultura e sociedade no Brasil |
45 horas |
5) Antropologia e
Educação IV/Diversidade e Educação |
45 horas |
10) Seminário
Temático |
60 horas |
2o Núcleo de
Estudos – Fundamentos Teórico-Metodológicos das Ciências |
2310 horas |
6) Linguagem I –
Linguagem não-verbal |
70 horas |
6) Linguagem II –
Língua Portuguesa / Modalidade do Ensino da Linguagem |
70 horas |
6) Linguagem III –
Língua Portuguesa / Modalidade do Ensino da Linguagem |
70 horas |
6) Linguagem IV –
Língua Portuguesa / Modalidade do Ensino da Linguagem |
70 horas |
6) Linguagem V –
Língua Portuguesa / Modalidade do Ensino da Linguagem |
70 horas |
6) Linguagem VI –
Língua Portuguesa / Modalidade do Ensino da Linguagem |
70 horas |
10) Seminário
Temático e Atividade de Ensino |
110 horas |
7) Geografia I –
Aspectos Históricos / Modalidade do Ensino de Geografia |
70 horas |
7) História I –
Aspectos Históricos / Modalidade do Ensino da História |
70 horas |
7) Geografia e
História II – Modalidade do Ensino de Geografia e História |
70 horas |
7) Geografia III –
Geografia do Paraná |
70 horas |
7) História III – O
processo de Ocupação do Paraná |
70 horas |
7) Geografia e
História IV – Modalidade do Ensino de Geografia e História |
70 horas |
10) Seminário
Temático e Atividade de Ensino |
110 horas |
8) Matemática I –
Fundamentos da Matemática: Os números |
45 horas |
8) Matemática II –
Fundamentos da Matemática: As Operações |
45 horas |
8) Matemática III –
Fundamentos da Matemática: Organização dos Cálculos |
45 horas |
8) Matemática IV –
Fundamentos da Matemática: As Frações |
60 horas |
8) Matemática V –
Fundamentos da Matemática: Os Números Decimais |
60 horas |
8) Matemática VI –
Iniciação a Estatística |
45 horas |
8) Matemática VII –
Geometria |
60 horas |
8) Matemática VIII
– Modalidade do Ensino de Matemática |
60 horas |
10) Seminário
Temático e Atividade de Ensino |
205 horas |
9) Ciências I –
Origem das Ciências |
30 horas |
9) Ciências II –
Física e Biologia / Modalidade do Ensino de Ciências |
60 horas |
9) Ciências III –
Química / Modalidade do Ensino de Ciências |
60 horas |
9) Ciências IV –
Física / Modalidade do Ensino de Ciências |
60 horas |
9) Ciências V –
Biologia e Ecologia / Modalidade do Ensino de Ciências |
60 horas |
9) Ciências VI –
Ecologia / Modalidade do Ensino de Ciências |
30 horas |
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120/2002-DEP fl.
03
9) Ciências VII –
Modalidade do Ensino de Ciências |
60 horas |
9) Ciências VIII –
Modalidade do Ensino de Ciências |
60 horas |
10) Seminário
Temático e Atividade de Ensino |
205 horas |
CARGA HORÁRIA DO CURSO
|
3210 |
PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO
CURRICULAR
|
3 anos |
PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO
CURRICULAR
|
6 anos |
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120/2002-CEP fl.
04
EMENTA:
Informações relativas ao curso: objetivos, organização e estrutura curricular,
processo de avaliação de aprendizagem trabalhadas de forma presencial e a
distância.
OBJETIVO(S):
Introduzir
o estudante no mundo acadêmico, com ênfase na modalidade de educação à
distância. Fornecer orientações para que o aluno possa planejar e dirigir seus
estudos, desenvolvendo as metodologias específicas para o estudo a distância.
Apresentar orientações básicas e fundamentais para a técnica da leitura e da
pesquisa em EAD. Desenvolver habilidades intelectuais e pessoais a partir dos
conhecimentos teóricos apreendidos. Desenvolver estudos sobre métodos e
técnicas da pesquisa científica.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Fundamentos da
Educação
EMENTA: Compreensão e vivência da Filosofia
como reflexão humana sistemática sobre
a complexidade do mundo (EPISTEMOLOGIA); do homem no mundo (AXIOLOGIA E ÉTICA)
e as conseqüências desta reflexão para o educador em sua prática profissional
(PRAXIOLOGIA).
OBJETIVO(S):
Contribuir
para a formação teórico-prática do profissional da educação no sentido de
levá-lo a refletir a ação pedagógica no contexto das relações sociais.
Oportunizar o debate de que o fundamento da prática educativa é um processo de construção que envolve a
dimensão objetiva do conhecimento do real e a dimensão subjetiva da reflexão,
do pensamento, da ação e da intencionalidade.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Fundamentos da
Educação
EMENTA: Estudo dos conceitos básicos da
sociologia: sociedade, relações sociais e ação social.
OBJETIVO(S): Oferecer elementos
teóricos ao profissional da educação que possibilitem a conscientização de que
o conhecimento é construído num determinado tempo e espaço, pelas ações sociais
cotidianas entre homem-homem, homem-natureza e homem-cultura. Compreender o
processo educativo escolar dentro de uma perspectiva que privilegia a noção de
relações sociais.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Fundamentos da
Educação
.../
/... Res. no
120/2002-CEP fl.
05
EMENTA: Compreensão do processo do
desenvolvimento da aprendizagem da criança em suas dimensões cognitivas,
afetiva, psicomotora e social, com as conseqüentes implicações para a educação.
OBJETIVO(S):
Contribuir,
com as demais áreas do conhecimento que integram o currículo da formação
docente, para a compreensão da noção de aprendizagem como um processo que
envolve multidisciplinarmente relações pedagógicas, históricas, sociais,
econômicas, políticas, culturais e psicológicas. Fornecer subsídios teóricos
para uma compreensão mais aprofundada da maneira peculiar e singular com que
cada aluno aprende. Entender o processo de desenvolvimento da criança em suas
dimensões cognitivas, afetivas, sociais e psicomotoras.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Psicologia
EMENTA: Compreensão do papel da educação
na formação da cidadania.
OBJETIVO(S):
Permitir
a formação de uma consciência social critica acerca da ideologia que justifica
a dominação do “diferente” e do “desigual”. Estudar a cultura, a sociedade a
partir de suas representações sociais, abordando a sociedade como um sistema de
símbolos e significados. Destacar o respeito à diversidade étnico-cultural na
ação pedagógica.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Fundamentos da
Educação
EMENTA: Compreensão das múltiplas formas
de linguagem, enquanto possibilidade de interação.
OBJETIVO(S):
Estudar
conteúdos e aspectos da linguagem como forma de interação social. Refletir
sobre as teorias lingüísticas que procuram explicitar a estrutura e o
funcionamento da linguagem. Discutir aspectos ligados à aquisição da linguagem
escrita, com o intuito de verificar de forma os elementos lingüísticos são
adquiridos pelas crianças. Estudar os pressupostos teóricos das atividades de
leitura, produção de texto e análise lingüística, bem como aspectos didáticos
da prática pedagógica a ser desenvolvida com alunos dos primeiros anos do
Ensino Fundamental. Desenvolver pesquisas e produções textuais na área do
ensino e da aprendizagem da arte como expressão da linguagem.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras
EMENTA:
História do pensamento geográfico; o conceito de espaço, a dualidade
sociedade/natureza e os recursos metodológicos utilizados no curso de
geografia.
.../
/...
Res. no 120/2002-CEP fl.
06
OBJETIVO(S):
Conhecer
a trajetória da construção da geografia desde as primeiras reflexões dos
pensadores gregos até os dias atuais. Fazer uma leitura científica dos fatos
geográficos, compreendendo as relações entre homem e sociedade na construção e
reconstrução dos espaços e o papel da geografia nos diversos momentos da
história da humanidade. Criar formas alternativas para o ensino da geografia.
Discutir questões teórico-metodológicas da ciência geográfica, sua base
conceitual e os recursos utilizados na escola para que os alunos possam
incorporar a importância da geografia em seu dia-a-dia. Conhecer e discutir
aspectos gerais da geografia paranaense.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Geografia
EMENTA:
Concepções de história e historiografia e suas implicações para o ensino:
produção do conhecimento histórico, noção de sujeito histórico.
OBJETIVO(S): Estudar conteúdos históricos e estratégias
metodológicas específicas para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Trabalhar com os recursos metodológicos, estratégias, técnicas de trabalho e
materiais didáticos necessários para o ensino da história com alunos dos anos
iniciais. Refletir sobre concepções e conteúdos de História do Paraná.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de História
EMENTA: Estudo de conceitos matemáticos
mediante participação ativa da criança.
OBJETIVO(S):
Analisar
a evolução histórica de determinados conceitos matemáticos com o intuito de
propor situações especiais de aprendizagem aos alunos dos anos iniciais do
Ensino Fundamental. Apresentar conteúdos e metodologias do ensino da matemática
na forma de tarefas e procedimentos explicativos. Ampliar o conhecimento do
conteúdo matemático trabalhado nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Matemática
EMENTA:
Conteúdos da área de ciências mediante uma abordagem integrada das ciências
física, química, biológica e ambiental.
OBJETIVO(S):
Refletir
sobre as sucessivas mudanças que as ciências naturais vem sofrendo no decorrer
da história. Discutir sobre os impactos do avanço tecnológico no processo de
constante revisão das teorias que procuram explicar a origem e evolução da
humanidade. Facilitar a compreensão da natureza, tomando como ponto de partida
a realidade social. Compreender os métodos de investigação e indagação
utilizados para construir conhecimentos sobre a Terra e o Universo.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de
Ciências/Departamento de Biologia
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Res. no 120/2002-CEP fl.
07
Área: Seminário
Temático e Atividade de Ensino
EMENTA: Estudos e pesquisas com base nos subsídios teóricos desenvolvidos nas
diferentes áreas.
OBJETIVO(S):
Desenvolver
estudos e pesquisas com o objetivo de se compreender a complexidade da
realidade educacional no Brasil. Refletir sobre as práticas educativas que se
desenvolvem com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamentos: Fundamentos da
Educação/ Psicologia/Letras/Biologia/Matemática/Geografia/História