R E S O L U Ç Ã O  No  120/2002-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______.

 

______________________

Secretária

 

Altera denominação do Programa Especial de Licenciatura à Distância destinado à Formação, em serviço, de professores para a Educação Fundamental de 1a a 4a séries e dá outras providências.

 

            Considerando o contido no processo no 790/2000;

            considerando a Resolução no 097/2000-CEP, que regulamenta a criação de cursos na modalidade a distância na UEM;

considerando a Resolução no 098/2000-CEP;

considerando o Parecer no 094/2002 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

considerando o disposto no art. 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1o Fica alterada a denominação do curso de Programa Especial de Licenciatura à Distância destinado à Formação, em serviço, de professores para a Educação Fundamental de 1a a 4a séries para curso de Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Modalidade à Distância.

Art. 2o Fica aprovada a nova estrutura curricular, as ementas, os objetivos e a departamentalização das disciplinas, conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução.

Art. 3o Fica alterada a carga horária do curso de 2.355 horas para 3.210 horas.

Art. 4o Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

            Dê-se ciência.

            Cumpra-se.

 

Maringá, 27 de junho de 2002.

 

 

José de Jesus Previdelli,

Vice-Reitor.

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em ___/___/_____. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

.../

 

 

/... Res. no 120/2002-CEP                                                                                               fl. 02

 

ANEXO  I

 

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

1o Núcleo de Estudos – Fundamentos da Educação

900 horas

1) Fundamentos e Metodologias do Estudo e da Pesquisa em EAD I/Ser estudante

30 horas

1) Fundamentos e Metodologias do Estudo e da Pesquisa em EAD II/Leitura Produtiva

30 horas

1) Fundamentos e Metodologias do Estudo e da Pesquisa em EAD III/Os caminhos da pesquisa

30 horas

1) Fundamentos e Metodologias do Estudo e da Pesquisa em EAD IV/Os caminhos da pesquisa

30 horas

2) Filosofia da Educação I/Lições da Filosofia da Educação

60 horas

2) Filosofia da Educação II/Lições da Filosofia da Educação

60 horas

2) Filosofia da Educação III/Lições da Filosofia da Educação

60 horas

3) Sociologia da Educação I/Sociologia como Ciência

60 horas

3) Sociologia da Educação II/A ação social

60 horas

3) Sociologia da Educação III/ Sociologia da Educação

60 horas

4) Psicologia da Educação I/Introdução

60 horas

4) Psicologia da Educação II/Fundamentos da Teoria Piagetiana

60 horas

4) Psicologia da Educação III/Psicologia da Aprendizagem

60 horas

5) Antropologia e Educação I/Antropologia no quadro das Ciências

45 horas

5) Antropologia e Educação II/Conceitos e abordagens

45 horas

5) Antropologia e Educação III/Cultura e sociedade no Brasil

45 horas

5) Antropologia e Educação IV/Diversidade e Educação

45 horas

10) Seminário Temático

60 horas

2o Núcleo de Estudos – Fundamentos Teórico-Metodológicos das Ciências

2310 horas

6) Linguagem I – Linguagem não-verbal

70 horas

6) Linguagem II – Língua Portuguesa / Modalidade do Ensino da Linguagem

70 horas

6) Linguagem III – Língua Portuguesa / Modalidade do Ensino da Linguagem

70 horas

6) Linguagem IV – Língua Portuguesa / Modalidade do Ensino da Linguagem

70 horas

6) Linguagem V – Língua Portuguesa / Modalidade do Ensino da Linguagem

70 horas

6) Linguagem VI – Língua Portuguesa / Modalidade do Ensino da Linguagem

70 horas

10) Seminário Temático e Atividade de Ensino

110 horas

7) Geografia I – Aspectos Históricos / Modalidade do Ensino de Geografia

70 horas

7) História I – Aspectos Históricos / Modalidade do Ensino da História

70 horas

7) Geografia e História II – Modalidade do Ensino de Geografia e História

70 horas

7) Geografia III – Geografia do Paraná

70 horas

7) História III – O processo de Ocupação do Paraná

70 horas

7) Geografia e História IV – Modalidade do Ensino de Geografia e História

70 horas

10) Seminário Temático e Atividade de Ensino

110 horas

8) Matemática I – Fundamentos da Matemática: Os números

45 horas

8) Matemática II – Fundamentos da Matemática: As Operações

45 horas

8) Matemática III – Fundamentos da Matemática: Organização dos Cálculos

45 horas

8) Matemática IV – Fundamentos da Matemática: As Frações

60 horas

8) Matemática V – Fundamentos da Matemática: Os Números Decimais

60 horas

8) Matemática VI – Iniciação a Estatística

45 horas

8) Matemática VII – Geometria

60 horas

8) Matemática VIII – Modalidade do Ensino de Matemática

60 horas

10) Seminário Temático e Atividade de Ensino

205 horas

9) Ciências I – Origem das Ciências

30 horas

9) Ciências II – Física e Biologia / Modalidade do Ensino de Ciências

60 horas

9) Ciências III – Química / Modalidade do Ensino de Ciências

60 horas

9) Ciências IV – Física / Modalidade do Ensino de Ciências

60 horas

9) Ciências V – Biologia e Ecologia / Modalidade do Ensino de Ciências

60 horas

9) Ciências VI – Ecologia / Modalidade do Ensino de Ciências

30 horas

 

.../

 

 

/... Res. no 120/2002-DEP                                                                                               fl. 03

 

9) Ciências VII – Modalidade do Ensino de Ciências

60 horas

9) Ciências VIII – Modalidade do Ensino de Ciências

60 horas

10) Seminário Temático e Atividade de Ensino

205 horas

 

CARGA HORÁRIA DO CURSO

3210

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

3 anos

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

6 anos

 

.../

 


 

/... Res. no 120/2002-CEP                                                                                               fl. 04

 

ANEXO  II

 

 

EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS

 

NÚCLEO: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

 

Área: Fundamentos Teóricos do Estudo e da Pesquisa em EAD

EMENTA: Informações relativas ao curso: objetivos, organização e estrutura curricular, processo de avaliação de aprendizagem trabalhadas de forma presencial e a distância.

OBJETIVO(S): Introduzir o estudante no mundo acadêmico, com ênfase na modalidade de educação à distância. Fornecer orientações para que o aluno possa planejar e dirigir seus estudos, desenvolvendo as metodologias específicas para o estudo a distância. Apresentar orientações básicas e fundamentais para a técnica da leitura e da pesquisa em EAD. Desenvolver habilidades intelectuais e pessoais a partir dos conhecimentos teóricos apreendidos. Desenvolver estudos sobre métodos e técnicas da pesquisa científica.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Área: Filosofia

EMENTA: Compreensão e vivência da Filosofia como reflexão humana sistemática  sobre a complexidade do mundo (EPISTEMOLOGIA); do homem no mundo (AXIOLOGIA E ÉTICA) e as conseqüências desta reflexão para o educador em sua prática profissional (PRAXIOLOGIA).

OBJETIVO(S): Contribuir para a formação teórico-prática do profissional da educação no sentido de levá-lo a refletir a ação pedagógica no contexto das relações sociais. Oportunizar o debate de que o fundamento da prática educativa é um  processo de construção que envolve a dimensão objetiva do conhecimento do real e a dimensão subjetiva da reflexão, do pensamento, da ação e da intencionalidade.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Área: Sociologia

EMENTA: Estudo dos conceitos básicos da sociologia: sociedade, relações sociais e ação social.

OBJETIVO(S): Oferecer elementos teóricos ao profissional da educação que possibilitem a conscientização de que o conhecimento é construído num determinado tempo e espaço, pelas ações sociais cotidianas entre homem-homem, homem-natureza e homem-cultura. Compreender o processo educativo escolar dentro de uma perspectiva que privilegia a noção de relações sociais.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Fundamentos da Educação

 

 

.../

 

 

 

 

/... Res. no 120/2002-CEP                                                                                               fl. 05

 

Área: Psicologia

EMENTA: Compreensão do processo do desenvolvimento da aprendizagem da criança em suas dimensões cognitivas, afetiva, psicomotora e social, com as conseqüentes implicações para a educação.

OBJETIVO(S): Contribuir, com as demais áreas do conhecimento que integram o currículo da formação docente, para a compreensão da noção de aprendizagem como um processo que envolve multidisciplinarmente relações pedagógicas, históricas, sociais, econômicas, políticas, culturais e psicológicas. Fornecer subsídios teóricos para uma compreensão mais aprofundada da maneira peculiar e singular com que cada aluno aprende. Entender o processo de desenvolvimento da criança em suas dimensões cognitivas, afetivas, sociais e psicomotoras.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Psicologia

 

Área: Antropologia

EMENTA: Compreensão do papel da educação na formação da cidadania.

OBJETIVO(S): Permitir a formação de uma consciência social critica acerca da ideologia que justifica a dominação do “diferente” e do “desigual”. Estudar a cultura, a sociedade a partir de suas representações sociais, abordando a sociedade como um sistema de símbolos e significados. Destacar o respeito à diversidade étnico-cultural na ação pedagógica.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Fundamentos da Educação

 

 

 

NÚCLEO: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS

 

Área: Linguagem

EMENTA: Compreensão das múltiplas formas de linguagem, enquanto possibilidade de interação.

OBJETIVO(S): Estudar conteúdos e aspectos da linguagem como forma de interação social. Refletir sobre as teorias lingüísticas que procuram explicitar a estrutura e o funcionamento da linguagem. Discutir aspectos ligados à aquisição da linguagem escrita, com o intuito de verificar de forma os elementos lingüísticos são adquiridos pelas crianças. Estudar os pressupostos teóricos das atividades de leitura, produção de texto e análise lingüística, bem como aspectos didáticos da prática pedagógica a ser desenvolvida com alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Desenvolver pesquisas e produções textuais na área do ensino e da aprendizagem da arte como expressão da linguagem.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Letras

 

Área: Geografia

EMENTA: História do pensamento geográfico; o conceito de espaço, a dualidade sociedade/natureza e os recursos metodológicos utilizados no curso de geografia.

 

 

.../

 

 

 

/... Res. no 120/2002-CEP                                                                                               fl. 06

 

OBJETIVO(S): Conhecer a trajetória da construção da geografia desde as primeiras reflexões dos pensadores gregos até os dias atuais. Fazer uma leitura científica dos fatos geográficos, compreendendo as relações entre homem e sociedade na construção e reconstrução dos espaços e o papel da geografia nos diversos momentos da história da humanidade. Criar formas alternativas para o ensino da geografia. Discutir questões teórico-metodológicas da ciência geográfica, sua base conceitual e os recursos utilizados na escola para que os alunos possam incorporar a importância da geografia em seu dia-a-dia. Conhecer e discutir aspectos gerais da geografia paranaense.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Geografia

 

Área: História

EMENTA: Concepções de história e historiografia e suas implicações para o ensino: produção do conhecimento histórico, noção de sujeito histórico.

OBJETIVO(S): Estudar conteúdos históricos e estratégias metodológicas específicas para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhar com os recursos metodológicos, estratégias, técnicas de trabalho e materiais didáticos necessários para o ensino da história com alunos dos anos iniciais. Refletir sobre concepções e conteúdos de História do Paraná.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de História

 

Área: Matemática

EMENTA: Estudo de conceitos matemáticos mediante participação ativa da criança.

OBJETIVO(S): Analisar a evolução histórica de determinados conceitos matemáticos com o intuito de propor situações especiais de aprendizagem aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentar conteúdos e metodologias do ensino da matemática na forma de tarefas e procedimentos explicativos. Ampliar o conhecimento do conteúdo matemático trabalhado nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Matemática

 

Área: Ciências

EMENTA: Conteúdos da área de ciências mediante uma abordagem integrada das ciências física, química, biológica e ambiental.

OBJETIVO(S): Refletir sobre as sucessivas mudanças que as ciências naturais vem sofrendo no decorrer da história. Discutir sobre os impactos do avanço tecnológico no processo de constante revisão das teorias que procuram explicar a origem e evolução da humanidade. Facilitar a compreensão da natureza, tomando como ponto de partida a realidade social. Compreender os métodos de investigação e indagação utilizados para construir conhecimentos sobre a Terra e o Universo.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamento de Ciências/Departamento de Biologia

 

 

.../

 

 

 

 

 

/... Res. no 120/2002-CEP                                                                                               fl. 07

 

NÚCLEO: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS/ FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

 

Área: Seminário Temático e Atividade de Ensino

EMENTA: Estudos e pesquisas com base nos subsídios teóricos desenvolvidos nas diferentes áreas.

OBJETIVO(S): Desenvolver estudos e pesquisas com o objetivo de se compreender a complexidade da realidade educacional no Brasil. Refletir sobre as práticas educativas que se desenvolvem com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Departamentos: Fundamentos da Educação/ Psicologia/Letras/Biologia/Matemática/Geografia/História