R E S O L U Ç Ã O  No  035/2003-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______.

 

______________________

Secretária

 

Altera grade curricular, ementas e objetivos de disciplinas do curso de graduação em Filosofia e aprova regulamento da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

 

 

 

Considerando o contido às fls. 408 a 460 do processo nº 2.611/1998 – vol. II;

considerando a Resolução nº 074/99-CEP;

            considerando o Parecer nº 025/2003 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional,

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art. 1º  Ficam alteradas a grade curricular, as ementas e os objetivos de disciplinas do currículo do curso de graduação em Filosofia, a vigorarem a partir do ano letivo de 2003, conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução.

Art. 2º  Fica aprovado o Regulamento da Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Filosofia, conforme anexo III, que é parte integrante desta resolução.

Art. 2º  Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

            Dê-se ciência.

            Cumpra-se.

Maringá, 30 de abril de 2003.

 

 

 

Gilberto Cezar Pavanelli

 

 

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em ___/___/_____. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

.../


 

 

/... Resolução nº 035/2003-CEP                                                                                       fl. 02

 

ANEXO I

Grade Curricular

Série

Depto

Componente curricular

Carga horária

 

 

 

Semanal

 

Anual

 

 

 

Teórica

Prática

Total

 

DCS

História da Filosofia I

2

 

2

68

 

DCS

História da Filosofia II

2

 

2

68

S

DCS

Introdução a Filosofia

2

 

2

68

É

DCS

Redação Filosófica

2

 

2

68

R

DCS

Lógica

2

 

2

68

I

DCS

Filosofia Política I

2

 

2

68

E

DTP

Psicologia da Educação

2

 

2

68

 

DLE

Língua Clássica (disciplina optativa-escolher entre Grego Instrumental e Latim Instrumental)

4

 

4

136

 

DTP

Estrutura e Legislação da Educação Brasileira

2

 

2

68

 

 

Total da carga horária

20

 

20

680

 

 

 

 

 

 

 

DCS

História da Filosofia III

2

 

2

68

 

DCS

História da Filosofia IV

2

 

2

68

S

DCS

Ética e Moralidade

2

 

2

68

É

DCS

Seminário de Textos Filosóficos

2

 

2

68

R

DCS

Metafísica e Ontologia

2

 

2

68

I

DCS

Filosofia Política II

2

 

2

68

E

DCS

Filosofia Geral

2

 

2

68

 

DTP

Didática

2

 

2

68

 

DCS

Teoria do Conhecimento

2

 

2

68

 

 

Total da carga horária

18

 

18

612

 

 

 

 

 

 

 

DCS

História da Filosofia V

2

 

2

68

 

DCS

História da Filosofia VI

2

 

2

68

S

DCS

Sociologia

2

 

2

68

É

DCS

Epistemologia I

2

 

2

68

R

DCS

Epistemologia II

2

 

2

68

I

DCS

Prática de Ensino de Filosofia I

4

 

4

136

E

DCS

Disciplina eletiva 1

2

 

2

68

 

DCS

Disciplina eletiva 2

2

 

2

68

 

 

Total da carga horária

18

 

18

612

 

 

 

 

 

 

 

DCS

História da Filosofia VII

2

 

2

68

 

DCS

História da Filosofia VIII

2

 

2

68

S

DCS

Filosofia da Linguagem

2

 

2

68

É

DCS

Trabalho de Conclusão de Curso

4

 

4

136

R

DCS

Estética

2

 

2

68

I

DCS

Prática de Ensino de Filosofia II

5

 

5

170

E

DCS

Disciplina eletiva 3

2

 

2

68

 

DCS

Disciplina eletiva 4

2

 

2

68

 

 

Total da carga horária

21

 

21

714

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Total carga horária do currículo pleno

2.618

 

 

Atividade acadêmica complementar (AAC)

110

 

 

Total carga horária do currículo pleno e AAC

2.728

.../

 

 

/... Resolução nº 035/2003-CEP                                                                                       fl. 03

 

 

ANEXO II

 

1.      Epistemologia I

Ementa: Estudo do empirismo clássico e seus antecedentes.

Objetivo(s): Analisar as questões básicas concernentes ao problema do conhecimento. Fornecer ao aluno elementos para a compreensão da discussão sobre o problema do conhecimento e sua relação com a história da ciência.

 

2.      Estética

Ementa: Estudo e discussão das principais teorias estéticas elaboradas ao longo da história da filosofia.

Objetivo(s): Apresentar as principais teorias estéticas visando fornecer elementos necessários para problematizar a apreensão e compreensão da arte e sua relação com a sociedade.

 

3.      Ética e Moralidade

Ementa: O estudo dos principais temas da reflexão ética presente no discurso filosófico ocidental e o problema do agir moral em todas as suas dimensões.

Objetivo(s): Discutir com os estudantes como se estrutura e se consolida um discurso ético-moral de bases filosóficas, e como esse discurso se harmoniza com outras áreas da filosofia, sobretudo a política.

 

4. Filosofia da linguagem

Ementa: Estudo da filosofia da linguagem

Objetivo(s): Fornecer ao aluno os elementos necessários para a compreensão da discussão sobre a filosofia da linguagem.

5.      Filosofia Política I

Ementa: Estudo dos fundamentos do pensamento filosófico político.

Objetivo(s): Propiciar ao aluno uma discussão crítica aprofundada, em um curso monográfico, os textos filosóficos dos autores e as categorias filosóficas que fundamentam a concepção de filosofia política.

 

6.      Filosofia Política II

Ementa: Análise do pensamento político moderno e dos sistemas filosóficos-políticos contemporâneos.

Objetivo(s): Esclarecer, a partir do texto filosófico e em contexto histórico, num curso monográfico, privilegiando um autor ou um tema, as categorias filosóficas que fundamentam a concepção moderna de política

 

7. História da Filosofia I

Ementas: Estudo da Filosofia grega clássica. Das origens a Platão.

Objetivo(s): Contextualizar e analisar a produção filosófica da Grécia. Pôr o estudante em contato com a filosofia grega e seus desdobramentos no Mundo Antigo,  priorizando o manuseio dos textos dos próprios filósofos.

 

.../

 

 

 

/... Resolução nº 035/2003-CEP                                                                                       fl. 04

 

 

8. História da Filosofia II

Ementas: Estudo da Filosofia grega clássica: Aristóteles e Filosofia helenística.

Objetivo(s): Contextualizar e analisar a produção filosófica da Grécia. Pôr o estudante em contato com a filosofia grega e seus desdobramentos no Mundo Antigo,  priorizando o manuseio dos textos dos próprios filósofos.

 

9. História da Filosofia III

Ementa: Discussão de aspectos do pensamento histórico e filosófico da Patrística e da Idade Média.

Objetivo(s): Propiciar ao aluno discussão crítica e aprofundada em um curso monográfico, livremente elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da História da Filosofia Patrística.

 

10. História da Filosofia IV

Ementa: Fundamentação de aspectos da história da filosofia medieval, e com ênfase na época ofertada.

Objetivo(s): Propiciar ao aluno discussão crítica e aprofundada em um curso monográfico, livremente elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da História da Filosofia Medieval.

 

11. Introdução a Filosofia

Ementa: Estudo e reconhecimento do discurso filosófico presente na civilização ocidental e as acepções do termo Filosofia: suas dimensões e conexões.

Objetivo(s): Preparar o aluno para o contato com os grandes temas da Filosofia: Identificar e caracterizar alguns grandes temas da Filosofia.

 

12. Lógica

Ementa: Elucidação dos principais conceitos e resultados da lógica.

Objetivo(s): Analisar os fundamentos do raciocínio lógico rigoroso, seja por meio da lógica formal, seja por meio da lógica matemática contemporânea. Formar o aluno no rigor do raciocínio lógico.

 

13. Metafísica e Ontologia

Ementa: Fundamentação da metafísica e da ontologia na história da filosofia visando a compreensão do seu conteúdo.

Objetivo(s): Propiciar ao aluno discussão crítica e aprofundada em um curso monográfico, livremente elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da História da Filosofia apropriados.

 

14. Prática de Ensino de Filosofia I

Ementa: Discussão e compreensão do ensino de filosofia voltado para o ensino médio e estágio supervisionado em escola de ensino médio.

Objetivo(s): Propiciar o estudo e a discussão com os alunos a respeito dos aspectos didático-pedagógicos que envolvem o ensino de filosofia, e possibilitar o primeiro contato com a realidade da escola de ensino médio, sob a forma de estágio supervisionado.

.../

 

 

 

/... Resolução nº 035/2003-CEP                                                                                       fl. 05

 

 

15. Teoria do Conhecimento

Ementa:  Estudo do racionalismo clássico.

Objetivo(s): Analisar as questões básicas concernentes ao problema do conhecimento segundo o racionalismo.

 

16. Filosofia Geral

Ementa: Apresentar dois aspectos centrais da discussão filosófica: as noções de verdade e ação, presentes no pensamento antigo, medieval e moderno.

Objetivo(s): Discutir com os alunos como e por que uma filosofia racionalista não exclui os afetos, e como e por que uma filosofia de necessidade absoluta não exclui, mas afirma a liberdade humana.

 

17. História da Filosofia V

Ementa: A filosofia moderna, desde a ruptura cartesiana até Kant.

Objetivo(s): Contextualizar e caracterizar a ruptura do pensamento filosófico moderno e analisar seu desenvolvimento desde o racionalismo cartesiano, o empirismo inglês e o criticismo kantiano.

 

18. História da Filosofia VI

Ementa: Estudo da filosofia moderna, do idealismo alemão dos pós-kantianos até Hegel.

Objetivo(s): Contextualizar a ruptura fundante do pensamento filosófico moderno e analisar seu desenvolvimento das filosofias pós-kantianas até a filosofia sistemática de Hegel.

 

19. História da Filosofia VII

Ementa: Estudo da filosofia contemporânea, com ênfase na teoria marxista.

Objetivo(s): Contextualizar e caracterizar a filosofia contemporânea, mostrando as principais correntes filosóficas para compreender a complexidade do processo histórico atual.

 

 

20. História da Filosofia VIII

Ementa: Estudo da filosofia contemporânea, segundo a perspectiva da fenomenologia e do existencialismo.

Objetivo(s): Contextualizar e caracterizar a filosofia contemporânea, mostrando as principais correntes filosóficas para compreender a complexidade do processo histórico atual.

 

 

 

 


/... Resolução nº 035/2003-CEP                                                                                       fl. 06

 

 

ANEXO III

REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

TÍTULO  I

DA NATUREZA

 

Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso, disciplina integrante do currículo pleno, do curso de graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá, obedecendo ao que dispõe a Resolução n.º 3, de 5 de outubro de 1992, do Conselho Federal de Educação, é regida pela legislação vigente e por este regulamento.

Art. 2º A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, do curso  de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá, pode ser assim entendida:

 I – atividade curricular de base eminentemente pedagógica, cujo propósito pode assim ser considerado:

a) desenvolvimento de interdisciplinaridade, realizada sob responsabilidade do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, nos termos da legislação vigente;

b)  formação acadêmica  orientada para o desenvolvimento do estudante  nas áreas de ensino e pesquisa em filosofia.;

II – atividade curricular de caráter integrador para promover o enriquecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Art. 3º A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso poderá ser ofertada nas seguintes áreas:

I – História da Filosofia;

II – Epistemologia e Filosofia da Linguagem;

III – Ética e Filosofia Política;

IV – Metafísica;

V – Estética;

VI – Teoria das Ciências Humanas.

 

TÍTULO II

DA FINALIDADE

 

Art. 4º A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso deverá proporcionar ao acadêmico a formação necessária para a Filosofia, a fim de prepará-lo para o exercício da atividade acadêmica de ensino e pesquisa.

 

TÍTULO III

DA MODALIDADE

 

Art. 5º As áreas ofertadas na forma do art. 3º somente  poderão ser realizadas como uma atividade reflexiva de caráter dissertativo sob a forma de uma monografia final.

 

.../

 

 

 

/... Resolução nº 035/2003-CEP                                                                                       fl. 07

 

 

 

Art. 6º Não será aceito como monografia de final de curso relatórios finais de pesquisas de iniciação científica. O aluno que já tenha realizado pesquisa de iniciação científica não poderá entregar o mesmo trabalho como monografia;

Art. 7º Não serão aceitos, também, antigos trabalhos monográficos de graduação.

Art. 8º Não serão aceitos, também, projetos de cursos ou de pós-graduação.

 

TÍTULO IV

DA ORIENTAÇÃO

 

Art. 9º A orientação da monografia será exercida por um professor de filosofia, integrante da carreira docente, lotado no Departamento de Ciências Sociais.

Art. 10. A orientação da disciplina deve ser entendida como acompanhamento do aluno, no decorrer de sua atividade de pesquisa monográfica, por docentes, de forma a proporcionar o pleno desempenho do projeto de estudo.

Art. 11. Compete aos orientadores:

I – colaborar com o aluno para a escolha e a definição do tema do trabalho escrito final;

II – acompanhar o aluno na elaboração do trabalho escrito ou do relatório final.

 

 

Seção I

Do Professor Orientador

 

Art. 12. Durante a realização desse trabalho o aluno contará com a orientação de um professor do curso de Filosofia, escolhido mediante a adequação do tema às áreas de pesquisa do docente. Mesmo que não exista docentes envolvidos com o tema de pesquisa no curso de Filosofia, não será aceito como orientador docentes de outros cursos da Universidade.

Art. 13. Cada docente poderá ter no máximo 5 (cinco) alunos orientandos.

 

Seção IV

Da Avaliação

 

Art. 14. A avaliação da disciplina, além do que está definido nas normas vigentes da Universidade,  na Resolução nº 064/2001-CEP e na forma prevista neste regulamento, dar-se-á de quatro formas:

 

.../

 

 

 

 

 

/... Resolução nº 035/2003-CEP                                                                                       fl. 08

 

 

I – a 1ª avaliação, dita parcial, com peso 1 (um), deverá ser realizada pelo professor orientador até o final do primeiro bimestre letivo ou carga horária correspondente;

II – a 2ª avaliação, dita parcial, com peso 1 (um), deverá ser realizada pelo professor orientador até o final do primeiro semestre  letivo;

III – a 3ª avaliação, dita parcial,  com peso 3 (três), deverá ser realizada pelo professor orientador até o final do terceiro bimestre letivo;

IV – a 4ª, e última avaliação, denominada avaliação final, terá peso 5 (cinco), e será o resultado da média aritmética da avaliação dos professores examinadores;

V – a nota final será a média aritmética ponderada das 4 (quatro) avaliações.

 

Seção I

Da Avaliação Parcial

 

Art. 15. A primeira avaliação deverá ser um projeto ou um pré-projeto de pesquisa.

Art. 16. A segunda e terceira avaliações deverão ser relatórios parciais do trabalho desenvolvido até o momento da pesquisa.

 

Seção II

Da Avaliação Final

 

Art. 17. A quarta avaliação, composta pela nota do orientador e dos membros examinadores, e da qual não caberá pedido de revisão de prova, deverá considerar o conteúdo e os aspectos formais.

Parágrafo único. Haverá dois professores examinadores escolhidos pelo orientador para proceder a avaliação, integrante da carreira docente, lotado no Departamento de Ciências Sociais.

Art. 18. Em cada modalidade o critério de controle da freqüência será definido no plano de trabalho apresentado pelo aluno e aprovado pelo professor orientador.

Art. 19.  Não haverá exame final nem de segunda época.

Parágrafo único. Os alunos reprovados deverão refazer a disciplina com novo tema e orientador.

 

TÍTULO V

DO FUNCIONAMENTO

 

Art. 20. Na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deverá optar por uma área, dentre as ofertadas pelo curso de Filosofia do Departamento de Ciências Sociais, sendo que o número máximo de alunos, por orientador, será de no máximo 5 (cinco).

Art. 21. Ao aluno caberá o desenvolvimento do trabalho escrito final ou dos relatórios, sempre em comum acordo com o professor orientador.

.../

 

 

/... Resolução nº 035/2003-CEP                                                                                       fl. 09

 

 

TÍTULO VI

DOS DIREITOS E DEVERES DO ACADÊMICO

 

Art. 22. São direitos do aluno matriculado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, além de outros assegurados pela universidade e por lei:

I – dispor dos elementos necessários à execução de suas atividade, dentro das possibilidades de caráter acadêmico da Universidade Estadual de Maringá;

II – conhecer a programação das atividades a serem desenvolvidas pela disciplina Trabalho de Conclusão de Curso;

III – ser previamente informado sobre a indicação dos examinadores de avaliação da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso;

IV -  Caberá ao aluno livremente definir o tema de sua monografia, respeitando a especificidade de sua formação, ou seja, todo e qualquer tema será aceito desde que se insira dentro do âmbito da filosofia, respeitando as áreas dispostas no artigo 3º;

V – O trabalho monográfico deverá ser redigido de acordo com os procedimentos exigidos na elaboração de trabalhos científicos.

Art. 23. São deveres dos alunos matriculados na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, além de outros estabelecidos pela universidade e por lei:

I – cumprir este regulamento;

II – apresentar, nos prazos estabelecidos, os relatórios para avaliação e o trabalho em sua versão final;

III – manter contatos constantes com o professor orientador;

IV – responsabilizar-se pelo uso de direitos autorais resguardados por lei a favor de terceiros quando das citações, cópias ou transcrições de trechos de outrem;

V – zelar pelo patrimônio da universidade.

 

TÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

 

Art. 24. A universidade viabilizará os recursos necessários para a adequada execução das atividades previstas neste regulamento.

Art. 25. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso de Filosofia, ouvido o departamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

.../


 

 

/... Resolução nº 035/2003-CEP                                                                                       fl. 09

 

 

ANEXO

 

NORMAS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO

 

1) DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1ª Avaliação (Peso 1):

Projeto de monografia .....................................            100%

 

 

A 1ª avaliação deverá ser aplicada até o final do primeiro bimestre, ou seja, no ano letivo corrente.

Deverá ser objeto de análise, também, o cumprimento do cronograma estabelecido no projeto.

 

2ª Avaliação (Peso 1):

Atividade dissertativa (relatório parcial) ..............................      100%

 

A 2ª avaliação deverá ser entregue no trabalho final do primeiro semestre letivo.

 

3ª Avaliação (Peso 3):

Atividade dissertativa (relatório parcial) ..............................      100%

 

A 3ª avaliação deverá ser entregue no trabalho final do terceiro bimestre letivo.

Atividade dissertativa (relatório parcial) ..............................      100%

 

  Avaliação (Peso 5):

Monografia final ..............................      100%