R
E S O L U Ç Ã O No 035/2003-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______. ______________________ Secretária |
|
Altera
grade curricular, ementas e objetivos de disciplinas do curso de graduação em
Filosofia e aprova regulamento da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso. |
Considerando o
contido às fls. 408 a 460 do processo nº
2.611/1998 – vol. II;
considerando a Resolução nº 074/99-CEP;
considerando o Parecer nº 025/2003
da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU,
REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Ficam alteradas a
grade curricular, as ementas e os objetivos de disciplinas do currículo do
curso de graduação em Filosofia, a
vigorarem a partir do ano letivo de 2003, conforme anexos I e II, que são
partes integrantes desta resolução.
Art. 2º Fica aprovado o Regulamento da Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
em Filosofia, conforme anexo III, que é parte integrante desta resolução.
Art. 2º Esta resolução
entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em
contrário.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 30 de
abril de 2003.
Gilberto Cezar Pavanelli
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em
___/___/_____. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
.../
/...
Resolução nº 035/2003-CEP fl. 02
ANEXO I
Grade Curricular
Série |
Depto |
Componente curricular |
Carga
horária |
|||
|
|
|
Semanal |
|
Anual |
|
|
|
|
Teórica |
Prática |
Total |
|
1ª |
DCS |
História
da Filosofia I |
2 |
|
2 |
68 |
|
DCS |
História
da Filosofia II |
2 |
|
2 |
68 |
S |
DCS |
Introdução
a Filosofia |
2 |
|
2 |
68 |
É |
DCS |
Redação
Filosófica |
2 |
|
2 |
68 |
R |
DCS |
Lógica |
2 |
|
2 |
68 |
I |
DCS |
Filosofia Política
I |
2 |
|
2 |
68 |
E |
DTP |
Psicologia
da Educação |
2 |
|
2 |
68 |
|
DLE |
Língua
Clássica (disciplina optativa-escolher entre Grego Instrumental e Latim
Instrumental) |
4 |
|
4 |
136 |
|
DTP |
Estrutura
e Legislação da Educação Brasileira |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
Total
da carga horária |
20 |
|
20 |
680 |
|
|
|
|
|
|
|
2ª |
DCS |
História
da Filosofia III |
2 |
|
2 |
68 |
|
DCS |
História
da Filosofia IV |
2 |
|
2 |
68 |
S |
DCS |
Ética
e Moralidade |
2 |
|
2 |
68 |
É |
DCS |
Seminário
de Textos Filosóficos |
2 |
|
2 |
68 |
R |
DCS |
Metafísica
e Ontologia |
2 |
|
2 |
68 |
I |
DCS |
Filosofia
Política II |
2 |
|
2 |
68 |
E |
DCS |
Filosofia
Geral |
2 |
|
2 |
68 |
|
DTP |
Didática |
2 |
|
2 |
68 |
|
DCS |
Teoria
do Conhecimento |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
Total
da carga horária |
18 |
|
18 |
612 |
|
|
|
|
|
|
|
3ª |
DCS |
História
da Filosofia V |
2 |
|
2 |
68 |
|
DCS |
História
da Filosofia VI |
2 |
|
2 |
68 |
S |
DCS |
Sociologia
|
2 |
|
2 |
68 |
É |
DCS |
Epistemologia
I |
2 |
|
2 |
68 |
R |
DCS |
Epistemologia
II |
2 |
|
2 |
68 |
I |
DCS |
Prática
de Ensino de Filosofia I |
4 |
|
4 |
136 |
E |
DCS |
Disciplina
eletiva 1 |
2 |
|
2 |
68 |
|
DCS |
Disciplina
eletiva 2 |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
Total
da carga horária |
18 |
|
18 |
612 |
|
|
|
|
|
|
|
4ª |
DCS |
História
da Filosofia VII |
2 |
|
2 |
68 |
|
DCS |
História
da Filosofia VIII |
2 |
|
2 |
68 |
S |
DCS |
Filosofia
da Linguagem |
2 |
|
2 |
68 |
É |
DCS |
Trabalho
de Conclusão de Curso |
4 |
|
4 |
136 |
R |
DCS |
Estética
|
2 |
|
2 |
68 |
I |
DCS |
Prática
de Ensino de Filosofia II |
5 |
|
5 |
170 |
E |
DCS |
Disciplina
eletiva 3 |
2 |
|
2 |
68 |
|
DCS |
Disciplina
eletiva 4 |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
Total
da carga horária |
21 |
|
21 |
714 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Total
carga horária do currículo pleno |
2.618 |
|||
|
|
Atividade
acadêmica complementar (AAC) |
110 |
|||
|
|
Total
carga horária do currículo pleno e AAC |
2.728 |
.../
/...
Resolução nº 035/2003-CEP fl. 03
1.
Epistemologia
I
Ementa:
Estudo
do empirismo clássico e seus antecedentes.
Objetivo(s): Analisar as
questões básicas concernentes ao problema do conhecimento. Fornecer ao aluno
elementos para a compreensão da discussão sobre o problema do conhecimento e
sua relação com a história da ciência.
2.
Estética
Ementa:
Estudo
e discussão das principais teorias estéticas elaboradas ao longo da história da
filosofia.
Objetivo(s): Apresentar as principais teorias estéticas visando
fornecer elementos necessários para problematizar a apreensão e compreensão da
arte e sua relação com a sociedade.
3.
Ética e
Moralidade
Ementa: O estudo dos
principais temas da reflexão ética presente no discurso filosófico ocidental e
o problema do agir moral em todas as suas dimensões.
Objetivo(s): Discutir com
os estudantes como se estrutura e se consolida um discurso ético-moral de bases
filosóficas, e como esse discurso se harmoniza com outras áreas da filosofia,
sobretudo a política.
4.
Filosofia da linguagem
Objetivo(s):
Fornecer
ao aluno os elementos necessários para a compreensão da discussão sobre a
filosofia da linguagem.
5.
Filosofia
Política I
Ementa:
Estudo
dos fundamentos do pensamento filosófico político.
Objetivo(s):
Propiciar
ao aluno uma discussão crítica aprofundada, em um curso monográfico, os textos
filosóficos dos autores e as categorias filosóficas que fundamentam a concepção
de filosofia política.
6.
Filosofia
Política II
Objetivo(s):
Esclarecer,
a partir do texto filosófico e em contexto histórico, num curso monográfico,
privilegiando um autor ou um tema, as categorias filosóficas que fundamentam a
concepção moderna de política
7.
História da Filosofia I
Objetivo(s):
Contextualizar
e analisar a produção filosófica da Grécia. Pôr o estudante em contato com a
filosofia grega e seus desdobramentos no Mundo Antigo, priorizando o manuseio dos textos dos
próprios filósofos.
.../
/...
Resolução nº 035/2003-CEP fl. 04
8.
História da Filosofia II
Objetivo(s):
Contextualizar
e analisar a produção filosófica da Grécia. Pôr o estudante em contato com a
filosofia grega e seus desdobramentos no Mundo Antigo, priorizando o manuseio dos textos dos
próprios filósofos.
9.
História da Filosofia III
Objetivo(s):
Propiciar
ao aluno discussão crítica e aprofundada em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da História da
Filosofia Patrística.
10.
História da Filosofia IV
Objetivo(s):
Propiciar
ao aluno discussão crítica e aprofundada em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da História da
Filosofia Medieval.
11.
Introdução a Filosofia
Objetivo(s):
Preparar
o aluno para o contato com os grandes temas da Filosofia: Identificar e
caracterizar alguns grandes temas da Filosofia.
12.
Lógica
Objetivo(s):
Analisar
os fundamentos do raciocínio lógico rigoroso, seja por meio da lógica formal,
seja por meio da lógica matemática contemporânea. Formar o aluno no rigor do
raciocínio lógico.
13.
Metafísica e Ontologia
Objetivo(s):
Propiciar
ao aluno discussão crítica e aprofundada em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da História da
Filosofia apropriados.
14.
Prática de Ensino de Filosofia I
Objetivo(s):
Propiciar
o estudo e a discussão com os alunos a respeito dos aspectos
didático-pedagógicos que envolvem o ensino de filosofia, e possibilitar o
primeiro contato com a realidade da escola de ensino médio, sob a forma de
estágio supervisionado.
.../
/...
Resolução nº 035/2003-CEP fl. 05
15.
Teoria do Conhecimento
Objetivo(s):
Analisar
as questões básicas concernentes ao problema do conhecimento segundo o
racionalismo.
16.
Filosofia Geral
Ementa: Apresentar
dois aspectos centrais da discussão filosófica: as noções de verdade e ação,
presentes no pensamento antigo, medieval e moderno.
Objetivo(s): Discutir com
os alunos como e por que uma filosofia racionalista não exclui os afetos, e
como e por que uma filosofia de necessidade absoluta não exclui, mas afirma a
liberdade humana.
17.
História da Filosofia V
Ementa: A filosofia
moderna, desde a ruptura cartesiana até Kant.
Objetivo(s):
Contextualizar e caracterizar a ruptura do pensamento filosófico moderno e
analisar seu desenvolvimento desde o racionalismo cartesiano, o empirismo
inglês e o criticismo kantiano.
18.
História da Filosofia VI
Ementa: Estudo da
filosofia moderna, do idealismo alemão dos pós-kantianos até Hegel.
Objetivo(s):
Contextualizar a ruptura fundante do pensamento filosófico moderno e analisar
seu desenvolvimento das filosofias pós-kantianas até a filosofia sistemática de
Hegel.
19.
História da Filosofia VII
Ementa: Estudo da
filosofia contemporânea, com ênfase na teoria marxista.
Objetivo(s):
Contextualizar e caracterizar a filosofia contemporânea, mostrando as
principais correntes filosóficas para compreender a complexidade do processo
histórico atual.
20.
História da Filosofia VIII
Ementa: Estudo da
filosofia contemporânea, segundo a perspectiva da fenomenologia e do
existencialismo.
Objetivo(s):
Contextualizar e caracterizar a filosofia contemporânea, mostrando as
principais correntes filosóficas para compreender a complexidade do processo
histórico atual.
/...
Resolução nº 035/2003-CEP fl. 06
ANEXO
III
Art.
1º O
Trabalho de Conclusão de Curso, disciplina integrante do currículo pleno, do
curso de graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá, obedecendo
ao que dispõe a Resolução n.º 3, de 5 de outubro de 1992, do Conselho Federal
de Educação, é regida pela legislação vigente e por este regulamento.
Art.
2º A
disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá, pode ser assim
entendida:
I – atividade
curricular de base eminentemente pedagógica, cujo propósito pode assim ser
considerado:
a) desenvolvimento de interdisciplinaridade, realizada sob
responsabilidade do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual
de Maringá, nos termos da legislação vigente;
b) formação acadêmica orientada para o desenvolvimento do
estudante nas áreas de ensino e
pesquisa em filosofia.;
II – atividade curricular de caráter integrador para promover o enriquecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Art.
3º A
disciplina Trabalho de Conclusão de Curso poderá ser ofertada nas seguintes
áreas:
I – História da
Filosofia;
II –
Epistemologia e Filosofia da Linguagem;
III – Ética e
Filosofia Política;
IV – Metafísica;
V
–
Estética;
VI – Teoria das Ciências Humanas.
TÍTULO
II
DA
FINALIDADE
Art.
4º A
disciplina Trabalho de Conclusão de Curso deverá proporcionar ao acadêmico a
formação necessária para a Filosofia, a fim de prepará-lo para o exercício da
atividade acadêmica de ensino e pesquisa.
TÍTULO
III
DA
MODALIDADE
Art. 5º As áreas ofertadas na forma do art. 3º somente poderão ser realizadas como uma atividade reflexiva de caráter dissertativo sob a forma de uma monografia final.
.../
/...
Resolução nº 035/2003-CEP fl. 07
Art. 6º Não será aceito como monografia de final de curso
relatórios finais de pesquisas de iniciação científica. O aluno que já tenha
realizado pesquisa de iniciação científica não poderá entregar o mesmo trabalho
como monografia;
Art. 7º Não serão aceitos, também, antigos trabalhos monográficos de graduação.
Art. 8º Não serão aceitos, também, projetos de cursos ou de
pós-graduação.
TÍTULO
IV
DA
ORIENTAÇÃO
Art.
9º
A orientação da monografia será exercida por um professor de filosofia,
integrante da carreira docente, lotado no Departamento de Ciências Sociais.
Art.
10.
A orientação da disciplina deve ser entendida como acompanhamento do aluno, no
decorrer de sua atividade de pesquisa monográfica, por docentes, de forma a
proporcionar o pleno desempenho do projeto de estudo.
Art.
11.
Compete aos orientadores:
I – colaborar com o aluno para a escolha e a definição do tema do trabalho escrito final;
II – acompanhar o aluno na elaboração do trabalho escrito ou do relatório final.
Seção
I
Do
Professor Orientador
Art.
12. Durante
a realização desse trabalho o aluno contará com a orientação de um professor do
curso de Filosofia, escolhido mediante a adequação do tema às áreas de pesquisa
do docente. Mesmo que não exista docentes envolvidos com o tema de pesquisa no
curso de Filosofia, não será aceito como orientador docentes de outros cursos
da Universidade.
Art.
13.
Cada docente poderá ter no máximo 5 (cinco) alunos orientandos.
Seção
IV
Da
Avaliação
Art.
14.
A avaliação da disciplina, além do que está definido nas normas vigentes da
Universidade, na Resolução nº
064/2001-CEP e na forma prevista neste regulamento, dar-se-á de quatro formas:
.../
/...
Resolução nº 035/2003-CEP fl. 08
I – a 1ª avaliação, dita parcial, com peso 1 (um), deverá ser realizada pelo professor orientador até o final do primeiro bimestre letivo ou carga horária correspondente;
II – a 2ª avaliação, dita parcial, com peso 1 (um), deverá ser realizada pelo professor orientador até o final do primeiro semestre letivo;
III – a 3ª avaliação, dita parcial, com peso 3 (três), deverá ser realizada pelo professor orientador até o final do terceiro bimestre letivo;
IV – a 4ª, e última avaliação, denominada avaliação final, terá peso 5 (cinco), e será o resultado da média aritmética da avaliação dos professores examinadores;
V – a nota final será a média aritmética ponderada das 4 (quatro) avaliações.
Seção I
Da Avaliação Parcial
Art.
15.
A primeira avaliação deverá ser um projeto ou um pré-projeto de pesquisa.
Art.
16.
A segunda e terceira avaliações deverão ser relatórios parciais do trabalho
desenvolvido até o momento da pesquisa.
Seção II
Da Avaliação Final
Art.
17. A
quarta avaliação, composta pela nota do orientador e dos membros examinadores,
e da qual não caberá pedido de revisão de prova, deverá considerar o conteúdo e
os aspectos formais.
Parágrafo
único.
Haverá dois professores examinadores escolhidos pelo orientador para proceder a
avaliação, integrante da carreira docente, lotado no Departamento de Ciências
Sociais.
Art.
18. Em
cada modalidade o critério de controle da freqüência será definido no plano de
trabalho apresentado pelo aluno e aprovado pelo professor orientador.
Art.
19. Não haverá exame final nem de segunda época.
Parágrafo
único.
Os alunos reprovados deverão refazer a disciplina com novo tema e orientador.
TÍTULO
V
DO
FUNCIONAMENTO
Art.
20.
Na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deverá optar por uma
área, dentre as ofertadas pelo curso de Filosofia do Departamento de Ciências
Sociais, sendo que o número máximo de alunos, por orientador, será de no máximo
5 (cinco).
Art.
21.
Ao aluno caberá o desenvolvimento do trabalho escrito final ou dos relatórios,
sempre em comum acordo com o professor orientador.
.../
/...
Resolução nº 035/2003-CEP fl. 09
TÍTULO
VI
DOS
DIREITOS E DEVERES DO ACADÊMICO
Art.
22.
São direitos do aluno matriculado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso,
além de outros assegurados pela universidade e por lei:
I – dispor dos elementos necessários à execução de suas atividade, dentro das possibilidades de caráter acadêmico da Universidade Estadual de Maringá;
II – conhecer a programação das atividades a serem desenvolvidas pela disciplina Trabalho de Conclusão de Curso;
III – ser previamente informado sobre a indicação dos examinadores de avaliação da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso;
IV - Caberá ao aluno livremente definir o tema de sua monografia, respeitando a especificidade de sua formação, ou seja, todo e qualquer tema será aceito desde que se insira dentro do âmbito da filosofia, respeitando as áreas dispostas no artigo 3º;
V – O trabalho monográfico deverá ser redigido de acordo com os procedimentos exigidos na elaboração de trabalhos científicos.
Art.
23.
São deveres dos alunos matriculados na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso,
além de outros estabelecidos pela universidade e por lei:
I – cumprir
este regulamento;
II – apresentar, nos prazos estabelecidos, os relatórios para avaliação e o trabalho em sua versão final;
III – manter contatos constantes com o professor orientador;
IV – responsabilizar-se pelo uso de direitos autorais resguardados por lei a favor de terceiros quando das citações, cópias ou transcrições de trechos de outrem;
V – zelar pelo patrimônio da universidade.
TÍTULO
VII
DAS
DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
Art.
24.
A universidade viabilizará os recursos necessários para a adequada execução das
atividades previstas neste regulamento.
Art.
25.
Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso de Filosofia, ouvido
o departamento.
.../
/...
Resolução nº 035/2003-CEP fl. 09
ANEXO
NORMAS
GERAIS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
TRABALHO
FINAL DE GRADUAÇÃO
1)
DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO
1ª Avaliação
(Peso 1):
Projeto de
monografia ..................................... 100%
A 1ª avaliação
deverá ser aplicada até o final do primeiro bimestre, ou seja, no ano letivo
corrente.
Deverá ser
objeto de análise, também, o cumprimento do cronograma estabelecido no projeto.
2ª Avaliação
(Peso 1):
Atividade
dissertativa (relatório parcial) .............................. 100%
A 2ª avaliação
deverá ser entregue no trabalho final do primeiro semestre letivo.
3ª Avaliação
(Peso 3):
Atividade
dissertativa (relatório parcial) .............................. 100%
A 3ª avaliação
deverá ser entregue no trabalho final do terceiro bimestre letivo.
Atividade
dissertativa (relatório parcial) .............................. 100%
4ª Avaliação (Peso 5):
Monografia
final .............................. 100%