R E S O L U Ç Ã O No 037/2003-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______. ______________________ Secretária |
Aprova alterações na grade curricular, nas ementas e nos objetivos de disciplinas do currículo do curso de Ciências Sociais. |
Considerando o contido às fls. 231 a 303 do processo nº 2.883/1998;
considerando as Resoluções nos 065/99-CEP e 082/2002-CEP;
considerando o Parecer no 035/2003 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Ficam aprovadas as alterações na grade curricular do curso de graduação em Ciências Sociais, nas ementas e nos objetivos das disciplinas, conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução, a vigorarem a partir do ano letivo de 2003.
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 30 de abril de 2003.
Gilberto Cezar Pavanelli
ADVERTÊNCIA :O prazo recursal termina em ___/___/_____. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
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ANEXO I
PERIODICIDADE DE DISCIPLINAS
(Habilitações: Bacharelado e Licenciatura)
Disciplinas |
Período de oferta pro |
Metodologia de Produção de textos (1285) ** |
2º semestre |
Estatística (1298) ** |
1º semestre |
Didática (1305) * |
2º semestre |
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira (1306)* |
2º semestre |
História do Brasil (1297)** |
1º semestre |
(*) Licenciatura
(**) Bacharelado
SERIAÇÃO
(Habilitações: Bacharelado e Licenciatura)
Disciplina |
Série |
História do Brasil (1297) |
2ª série |
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais |
2ª série |
NOMENCLATURA DE DISCIPLINAS (OPTATIVAS)
(Habilitações: Bacharelado e Licenciatura)
Nomenclatura |
Partidários Políticos e Sistemas Partidários |
Mov. Sociais, Políticos e Cultura no Brasil Contemporâneo |
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política |
Sociologia da Arte |
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CRIAÇÃO DISCIPLINAS (OPTATIVAS)
(Habilitações: Bacharelado e Licenciatura)
Nomenclatura da Disciplinas |
Departamentalização |
Carga Horária |
Seriação |
Introdução à Ciência Política (1281) |
DCS |
136 h/a |
1ª série |
História do pensamento Antropológico I (1282) |
DCS |
136 h/a |
1ª série |
Fundamentos da Teoria Sociológica (1283) |
DCS |
136 h/a |
1ª série |
Epistemologia das Ciências Sociais (1284) |
DCS |
136 h/a |
1ª série |
Instituição e Pensamento Político no Séc. XIX (1288) |
DCS |
136 h/a |
2ª série |
Histórico do pensamento Antropológico II (1289) |
DCS |
136 h/a |
2ª série |
Teoria Sociológica I (1290) |
DCS |
136 h/a |
2ª série |
Filosofia (2265) |
DCS |
136 h/a |
2ª série |
Formação do Estado Brasileiro (1294) |
DCS |
136 h/a |
3ª série |
Teoria Sociológica II (1295) |
DCS |
136 h/a |
3ª série |
Pensamento Político Contemporâneo (1300) |
DCS |
136 h/a |
4ª série |
Antropologia das Sociedades Complexas (1301) |
DCS |
136 h/a |
4ª série |
Etnologia Indígena (1302) |
DCS |
136 h/a |
4ª série |
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CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS (OBRIGATÓRIAS)
(Habilitações: Bacharelado e Licenciatura)
Nomenclatura da Disciplina |
Departamen-talização |
Carga Horária |
Seriação |
Periodicidade de Oferta |
Antropologia I: Introdução à Antropologia |
DCS |
68 h/a |
1º série |
1º semestre |
Antropologia II |
DCS |
68 h/a |
1º série |
2º semestre |
Sociologia I: Introdução à Sociologia |
DCS |
68 h/a |
1º série |
1º semestre |
Sociologia II |
DCS |
68 h/a |
1º série |
2º semestre |
Ciência política I: Introdução à Ciência política |
DCS |
68 h/a |
1º série |
1º semestre |
Ciência política II: Teoria Política Moderna |
DCS |
68 h/a |
1º série |
2º semestre |
Teoria das Ciências Humanas |
DCS |
68 h/a |
1º série |
1º semestre |
Antropologia III |
DCS |
68 h/a |
2º série |
1º semestre |
Antropologia IV |
DCS |
68 h/a |
2º série |
2º semestre |
Sociologia III |
DCS |
68 h/a |
2º série |
1º semestre |
Sociologia IV |
DCS |
68 h/a |
2º série |
2º semestre |
Ciência Política III: Teoria Política Contemporânea I |
DCS |
68 h/a |
2º série |
1º semestre |
Ciência Política IV: Teoria Política Contemporânea II |
DCS |
68 h/a |
2º série |
2º semestre |
Etnologia e Etnografia |
DCS |
68 h/a |
3º série |
1º semestre |
Sociologia V |
DCS |
68 h/a |
3º série |
1º semestre |
Ciência Política V: Formação do Estado Brasileiro |
DCS |
68 h/a |
3º série |
1º semestre |
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Nomenclatura da Disciplina |
Departamen-talização |
Carga Horária |
Seriação |
Periodicidade de Oferta |
Ciência Política VI: Instituições e Pensamento Político no Brasil Contemporâneo |
DCS |
68 h/a |
3º série |
2º semestre |
Questões de Antropologia Contemporânea |
DCS |
68 h/a |
4º série |
1º semestre |
Sociologia VI |
DCS |
68 h/a |
4º série |
1º semestre |
Ciência Política VII: Teoria Política Contemporânea III |
DCS |
68 h/a |
4º série |
1º semestre |
O acadêmico da habilitação Bacharelado deverá cursar 4 (quatro) disciplinas optativas na 3ª e 4 (quatro) na 4ª série.
O acadêmico da habilitação Licenciatura deverá cursar 2 (duas) disciplinas optativas na 3ª série e 2 (duas) na 4ª série.
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ANEXO II
EMENTAS E OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS
TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS
Ementa:
Estudo crítico dos fundamentos filosóficos da construção das teorias nas Ciências Humanas.Objetivo(s): Fornecer uma formação filosófica básica que permita ao discente localizar-se diante das principais correntes do pensamento filosófico. Oferecer um instrumental analítico capaz de embasar criticamente o referencial teórico da Ciências Sociais.
CIÊNCIA POLÍTICA I: Introdução à Ciência Política.
Ementa: Estudo introdutório enfocando as categorias centrais de Ciência Política.
Objetivo(s): Possibilitar o contato com o universo temático da Ciência Política e familiarizando-o com as categorias centrais da área.
CIÊNCIA POLÍTICA II: Teoria Política Moderna
Ementa: Estudo dos temas e das obras fundamentais do pensamento político moderno, tendo como pano de fundo a formação histórica do Estado Moderno.
Objetivo(s): Apresentar obras fundadoras do pensamento político moderno.
CIÊNCIA POLÍTICA III: Teoria Política Contemporânea I
Ementa: Estudo de temas e autores fundamentais para o pensamento liberal e o pensamento conservador
Objetivo(s): Compreender o pensamento liberal em suas várias vertentes, bem como do pensamento conservador, representado fundamentalmente por Edmund Burke.
CIÊNCIA POLÍTICA IV: Teoria Política Contemporânea II
Ementa: Estudo do pensamento político de esquerda – socialismo e anarquismo, com ênfase na contribuição marxista, bem como do nacionalismo enquanto movimento e corrente teórica.
Objetivo(s): Compreender o socialismo, o anarquismo e o nacionalismo como ideologias e correntes teóricas.
CIÊNCIA POLÍTICA V: Formação do Estado Brasileiro
Ementa: Análise das teorias existentes acerca da formação do Estado Brasileiro. Análise das instituições e o debate político no período da República Velha.
Objetivo(s): Compreender as teorias existentes sobre a formação do Estado Brasileiro e das instituições, bem como sobre o debate político no período conhecido como República Velha.
CIÊNCIA POLÍTICA VI: Instituições e Pensamento Político no Brasil Contemporâneo.
Ementa: Estudo das instituições e do debate político no Brasil contemporâneo após a ruptura de 1930 até as transformações políticas que marcaram a virada do século XX.
Objetivo(s): Compreender os processos contemporâneos de transformação no cenário político brasileiro.
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CIÊNCIA POLÍTICA VII: Teoria Política Contemporânea III
Ementa: Estudo de temas e autores fundamentais do pensamento político contemporâneo, tendo como referência principal a teoria democrática.
Objetivo(s): Compreender da teoria democrática em suas várias vertentes.
TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Ementa: Estudo das várias teorias, bem como das temáticas centrais para o campo das relações internacionais, a partir de um enfoque realista.
Objetivo(s): compreender as principais correntes teóricas concernentes às relações internacionais.
SOCIOLOGIA DA MODERNIDADE I: Trajetória e Processo Da Modernidade
Ementa: Estudo sociológico acerca dos processos sociais e da trajetória da modernidade, com ênfase no período situado a partir da segunda metade do século XIX.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
SOCIOLOGIA DA MODERNIDADE II: A Pós-Modernidade em Questão
Ementa: Estudo sociológico acerca dos processos sociais e dos desdobramentos críticos da modernidade que conduziram à denominada pós-modernidade, com ênfase no significado e importância da pós-modernidade para as ciências sociais da atualidade.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
Ementa: Estudo sociológico sobre as religiões e as manifestações de religiosidade nas sociedades contemporâneas, com ênfase nos significados e desdobramentos que esta questão assume na sociedade brasileira.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA
Ementa: Estudo sociológico acerca das relações existentes entre as mudanças ocorridas nas sociedades atuais e a emergência de novas formas de violência, com ênfase nos significados que estas formas de violência assumem nas sociedades em desenvolvimento
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
SOCIOLOGIA DE FRANKFURT
Ementa: Estudo sociológico acerca das idéias formuladas pelos pensadores da denominada Escola de Frankfurt, com ênfase nas questões relacionadas à tecnologia, à ideologia, à ciência e à formação do conhecimento nas comunidades científicas recentes.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
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/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 08
SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU
Ementa: Estudo sociológico acerca das obras, da produção intelectual de Pierre Bourdieu, com ênfase no significado e influência do pensamento social de Bourdieu na sociologia e nas ciências sociais a partir da segunda metade do século XX.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
SOCIOLOGIA DO COTIDIANO
Ementa: Estudo sociológico acerca das relações existentes entre as mudanças sociais e as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais observadas na vida cotidiana, com ênfase nas últimas duas décadas da vida social.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
SOCIOLOGIA DO MUNDO DO TRABALHO
Ementa: Estudo sociológico sobre as transformações ocorridas no mundo do trabalho, com ênfase nos desdobramentos que estes processos sociais assumem nos países em desenvolvimento.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS SOCIAIS AGRÁRIOS I
Ementa: Estudo sociológico dos paradigmas formadores da matriz disciplinar da sociologia rural e as influências que estes exercem sobre a produção do conhecimento acerca do rural brasileiro (Marx / Kautsky; Redfield; Schultz e Chayanov)
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS SOCIAIS AGRÁRIOS II
Ementa: Estudo sociológico sobre os processos sociais agrários ocorridos no campo brasileiro, com ênfase nas relações existentes entre estes processos sociais e os diversos movimentos da modernização da agropecuária nacional.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
SOCIOLOGIA I: Introdução à sociologia
Ementa: Estudo acerca do surgimento da sociologia entre as ciências sociais, das questões sociais da emergente sociedade industrial e das correntes do pensamento sociológico em formação, com ênfase na sociologia positivista.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções, das idéias e dos conceitos desenvolvidos nas correntes formadoras do pensamento sociológico, com ênfase no pensamento sociológico de Augusto Comte.
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/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 09
SOCIOLOGIA II
Ementa: Estudo acerca do pensamento sociológico de Émile Durkheim no contexto histórico-social da consolidação do capitalismo e da concepção cientificista.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções, das idéias e dos conceitos desenvolvidos pelos autores fundadores da disciplina (sociologia)
SOCIOLOGIA III
Ementa: Estudo acerca do pensamento sociológico de Karl Marx no contexto histórico-social da emergência da luta de classes na Segunda Revolução Industrial.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções, das idéias e dos conceitos desenvolvidos pelos autores fundadores da disciplina (sociologia)
SOCIOLOGIA IV
Ementa: Estudo acerca do pensamento sociológico de Max Weber no contexto histórico-social da crise do capitalismo que antecede à Primeira Guerra Mundial.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções, das idéias e dos conceitos desenvolvidos pelos autores fundadores da disciplina (sociologia)
SOCIOLOGIA NO BRASIL
Ementa: Estudo sociológico acerca do pensamento social dos autores responsáveis pela institucionalização da disciplina no Brasil, com ênfase nas idéias desenvolvidas por Florestan Fernandes, Octávio Ianni, Fernando Henrique Cardoso e Maria Isaura Pereira de Queiroz.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
SOCIOLOGIA V
Ementa: Estudo das principais vertentes teóricas que se formaram como desdobramento do pensamento sociológico clássico.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento relativo às principais contribuições teóricas nascidas na primeira metade do Século XX e ainda diretamente referenciadas aos clássicos da disciplina.
SOCIOLOGIA VI
Ementa: Estudo da sociologia contemporânea a partir da segunda metade do século XX, com ênfase em seus principais paradigmas e correntes teóricas.
Objetivo(s): Proporcionar, através de seus principais autores, o conhecimento acerca dos eixos de análise que perpassam a sociologia contemporânea, com ênfase em algumas de suas dimensões, tais como estrutura e indivíduo; conflito, dominação e mudança social.
ANTROPOLOGIA I
Ementa: Introdução à abordagem antropológica dos fenômenos sociais mediante exame da questão da alteridade, a partir de análise dos discursos produzidos nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, bem como da produção etnográfica desde a segunda metade do século XIX até a emergência da antropologia contemporânea através dos trabalhos de Franz Boas e Bronislaaw Malinowski.
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/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 10
Objetivo(s): Examinar o contexto histórico da emergência da tradição discursiva antropológica sobre o "outro", o conteúdo e a abrangência desse discurso, bem como apresentar aos alunos as questões teóricas e metodológicas que caracterizam esta produção.
ANTROPOLOGIA II
Ementa: Introdução à abordagem antropológica clássica desde a emergência da escola Americana de Antropologia e da Escola Sociológica Francesa até o Estrutural-Funcionalismo.
Objetivo(s): Examinar o contexto histórico da emergência da tradição discursiva antropológica sobre o "outro", o conteúdo e a abrangência desse discurso, bem como apresentar aos alunos as questões teóricas e metodológicas que caracterizam esta produção na primeira metade do séc. XX.
ANTROPOLOGIA III
Ementa: Estudo do estruturalismo através da abordagem das obras de Claude Lévi-Strauss e dos paradigmas da antropologia simbólica e da antropologia política.
Objetivo(s): Fornecer uma visão geral sobre as noções e questões antropológicas como mito, sistemas de classificação e de transformação, vinculadas ao estruturalismo de Lévi-Strauss. Proporcionar ao aluno um conhecimento geral sobre as antropologias simbólica e política.
ANTROPOLOGIA IV
Ementa: Estudo dos fundamentos da antropologia contemporânea, considerando diferentes abordagens: econômica, interpretativa, histórica e pós-moderna.
Objetivo(s): Compreender os projetos antropológicos que refletem sobre a dinâmica de organização das sociedades contemporâneas.
QUESTÕES DE ANTROPOLOGIA CONTEMPORÂNEA
Ementa: Estudo das abordagens antropológicas para análise de fenômenos sociais contemporâneos.
Objetivo(s): Proporcionar uma visão geral sobre as novas possibilidades que a Antropologia tem desenvolvido nas últimas décadas, seja no campo teórico, seja no reconhecimento de novos territórios etnográficos.
ETNOGRAFIA E ETNOLOGIA
Ementa: Estudos de parentesco e contatos com monografia antropológica e seus desdobramentos.
Objetivo(s): Compreender os estudos antropológicos em suas dimensões teórico-metodológicas e de prática de pesquisa, desenvolvendo atividades, tais como: trabalho de campo, aplicação de questionários, entrevistas, coleta de dados e sua análise, visando à elaboração de artigo a partir do que foi discutido e observado.
NOVOS TERRITÓRIOS PARA A ANTROPOLOGIA NO BRASIL.
Ementa: Estudo dos processos relacionados à constituição de novos territórios de produção da antropologia feita no Brasil, para além dos temas e abordagens clássicos definidos em sua origem.
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Objetivo(s): Situar, do ponto de vista histórico e teórico-metodológico, a emergência de alguns dos novos temas, abordagens, questões e territórios etnográficos na antropologia, seja para revisitar as populações aos quais os primeiros estudos foram dedicados, como as populações indígenas e as de origem africana, seja para dedicar-se a outros estudos.
ANTROPOLOGIA DOS PROCESSOS POLÍTICOS E ELEITORAIS
Ementa: Estudo das abordagens antropológicas para os processos político e eleitorais.
Objetivo(s): Oferecer instrumentos para que ele tenha contato com as análises antropológicas para os processos políticos e eleitorais.
AS CIDADES E A EXCLUSÃO ESPACIAL.
Ementa: Análise dos fenômenos sociais, culturais e econômicos e sua relação com a organização do Espaço urbano.
Objetivo(s): Instrumentalizar o discente para que ele tenha contato com fenômenos e processos sócio-político-antropológicos do Espaço Urbano.
A IDENTIDADE E SUAS DIMENSÕES ANTROPOLÓGICAS
Ementa: Estudo das diferentes formulações da teoria da identidade e suas relações com outras dimensões a ela associadas: cultura, sexualidade, etnicidade, classe social, religião, política e história.
Objetivo(s): Proporcionar elementos para uma reflexão acerca da questão da identidade na antropologia, a partir de diferentes trabalhos de cunho teórico e etnográfico, observando tendências que influenciaram o tema nas últimas décadas.
A ANTROPOLOGIA NO BRASIL
Ementa: Estudo da antropologia no Brasil: arqueologia da produção intelectual brasileira e apresentação dos métodos e técnicas nas pesquisas antropológicas.
Objetivo(s): Proporcionar o exercício do conhecimento em favor da antropologia produzida no Brasil, observando seus perfis e tendências e levando em conta desde as influências produzidas pelas narrativas de navegadores, missionários e viajantes até as reflexões contemporâneas sem deixar, ainda, de contemplar o corpo da produção etnográfica e acadêmica realizada no país.
ANTROPOLOGIA E SAÚDE
Ementa: Estudo antropológico dos fenômenos da saúde e de doença com destaque para suas riquezas e complexidades em função de suas diferentes expressões em populações, contextos geográficos e socioculturais diversos.
Objetivo(s): Apresentar as especificidades e vitalidades da abordagem antropológica para análise dos fenômenos de saúde, doença e terapêuticas; analisar a doença como uma realidade construída socialmente de acesso privilegiado ao antropólogo; proporcionar a compreensão antropológica dos recursos empregados para o restabelecimento da saúde, visando ao reconhecimento e análise dos aspectos médicos da cultura e dos aspectos culturais da medicina; proceder ao exame dos elementos deletérios que se dispersam nas sociedades e que têm implicações sobre os modos como as doenças são criadas, distribuídas e tratadas: violência, iniqüidade, pobreza, marginalização, dominação, entre outras questões.