R E S O L U Ç Ã O No 037/2003-CEP

CERTIDÃO

Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______.

______________________

Secretária

 

Aprova alterações na grade curricular, nas ementas e nos objetivos de disciplinas do currículo do curso de Ciências Sociais.

 

 

Considerando o contido às fls. 231 a 303 do processo nº 2.883/1998;

considerando as Resoluções nos 065/99-CEP e 082/2002-CEP;

considerando o Parecer no 035/2003 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º Ficam aprovadas as alterações na grade curricular do curso de graduação em Ciências Sociais, nas ementas e nos objetivos das disciplinas, conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução, a vigorarem a partir do ano letivo de 2003.

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 30 de abril de 2003.

 

 

Gilberto Cezar Pavanelli

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em ___/___/_____. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 

 

 

.../

 

 

 

 

/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 02

ANEXO I

PERIODICIDADE DE DISCIPLINAS

(Habilitações: Bacharelado e Licenciatura)

Disciplinas

Período de oferta pro

Metodologia de Produção de textos (1285) **

2º semestre

Estatística (1298) **

1º semestre

Didática (1305) *

2º semestre

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira (1306)*

2º semestre

História do Brasil (1297)**

1º semestre

(*) Licenciatura

(**) Bacharelado

SERIAÇÃO

(Habilitações: Bacharelado e Licenciatura)

Disciplina

Série

História do Brasil (1297)

2ª série

Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais

2ª série

 

NOMENCLATURA DE DISCIPLINAS (OPTATIVAS)

(Habilitações: Bacharelado e Licenciatura)

Nomenclatura

Partidários Políticos e Sistemas Partidários

Mov. Sociais, Políticos e Cultura no Brasil Contemporâneo

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política

Sociologia da Arte

 

.../

 

 

/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 03

 

 

 

CRIAÇÃO DISCIPLINAS (OPTATIVAS)

(Habilitações: Bacharelado e Licenciatura)

 

Nomenclatura da Disciplinas

Departamentalização

Carga Horária

Seriação

Introdução à Ciência Política (1281)

DCS

136 h/a

1ª série

História do pensamento Antropológico I (1282)

DCS

136 h/a

1ª série

Fundamentos da Teoria Sociológica (1283)

DCS

136 h/a

1ª série

Epistemologia das Ciências Sociais (1284)

DCS

136 h/a

1ª série

Instituição e Pensamento Político no Séc. XIX (1288)

DCS

136 h/a

2ª série

Histórico do pensamento Antropológico II (1289)

DCS

136 h/a

2ª série

Teoria Sociológica I (1290)

DCS

136 h/a

2ª série

Filosofia (2265)

DCS

136 h/a

2ª série

Formação do Estado Brasileiro (1294)

DCS

136 h/a

3ª série

Teoria Sociológica II (1295)

DCS

136 h/a

3ª série

Pensamento Político Contemporâneo (1300)

DCS

136 h/a

4ª série

Antropologia das Sociedades Complexas (1301)

DCS

136 h/a

4ª série

Etnologia Indígena (1302)

DCS

136 h/a

4ª série

 

 

.../

 

 

 

/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 04

 

CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS (OBRIGATÓRIAS)

(Habilitações: Bacharelado e Licenciatura)

Nomenclatura da Disciplina

Departamen-talização

Carga Horária

Seriação

Periodicidade de Oferta

Antropologia I: Introdução à Antropologia

DCS

68 h/a

1º série

1º semestre

Antropologia II

DCS

68 h/a

1º série

2º semestre

Sociologia I: Introdução à Sociologia

DCS

68 h/a

1º série

1º semestre

Sociologia II

DCS

68 h/a

1º série

2º semestre

Ciência política I: Introdução à Ciência política

DCS

68 h/a

1º série

1º semestre

Ciência política II: Teoria Política Moderna

DCS

68 h/a

1º série

2º semestre

Teoria das Ciências Humanas

DCS

68 h/a

1º série

1º semestre

Antropologia III

DCS

68 h/a

2º série

1º semestre

Antropologia IV

DCS

68 h/a

2º série

2º semestre

Sociologia III

DCS

68 h/a

2º série

1º semestre

Sociologia IV

DCS

68 h/a

2º série

2º semestre

Ciência Política III: Teoria Política Contemporânea I

DCS

68 h/a

2º série

1º semestre

Ciência Política IV: Teoria Política Contemporânea II

DCS

68 h/a

2º série

2º semestre

Etnologia e Etnografia

DCS

68 h/a

3º série

1º semestre

Sociologia V

DCS

68 h/a

3º série

1º semestre

Ciência Política V: Formação do Estado Brasileiro

DCS

68 h/a

3º série

1º semestre

.../

 

 

 

/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 05

 

Nomenclatura da Disciplina

Departamen-talização

Carga Horária

Seriação

Periodicidade de Oferta

Ciência Política VI: Instituições e Pensamento Político no Brasil Contemporâneo

DCS

68 h/a

3º série

2º semestre

Questões de Antropologia Contemporânea

DCS

68 h/a

4º série

1º semestre

Sociologia VI

DCS

68 h/a

4º série

1º semestre

Ciência Política VII: Teoria Política Contemporânea III

DCS

68 h/a

4º série

1º semestre

O acadêmico da habilitação Bacharelado deverá cursar 4 (quatro) disciplinas optativas na 3ª e 4 (quatro) na 4ª série.

O acadêmico da habilitação Licenciatura deverá cursar 2 (duas) disciplinas optativas na 3ª série e 2 (duas) na 4ª série.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../

 

 

/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 06

ANEXO II

EMENTAS E OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS

TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS

Ementa: Estudo crítico dos fundamentos filosóficos da construção das teorias nas Ciências Humanas.

Objetivo(s): Fornecer uma formação filosófica básica que permita ao discente localizar-se diante das principais correntes do pensamento filosófico. Oferecer um instrumental analítico capaz de embasar criticamente o referencial teórico da Ciências Sociais.

CIÊNCIA POLÍTICA I: Introdução à Ciência Política.

Ementa: Estudo introdutório enfocando as categorias centrais de Ciência Política.

Objetivo(s): Possibilitar o contato com o universo temático da Ciência Política e familiarizando-o com as categorias centrais da área.

CIÊNCIA POLÍTICA II: Teoria Política Moderna

Ementa: Estudo dos temas e das obras fundamentais do pensamento político moderno, tendo como pano de fundo a formação histórica do Estado Moderno.

Objetivo(s): Apresentar obras fundadoras do pensamento político moderno.

CIÊNCIA POLÍTICA III: Teoria Política Contemporânea I

Ementa: Estudo de temas e autores fundamentais para o pensamento liberal e o pensamento conservador

Objetivo(s): Compreender o pensamento liberal em suas várias vertentes, bem como do pensamento conservador, representado fundamentalmente por Edmund Burke.

CIÊNCIA POLÍTICA IV: Teoria Política Contemporânea II

Ementa: Estudo do pensamento político de esquerda – socialismo e anarquismo, com ênfase na contribuição marxista, bem como do nacionalismo enquanto movimento e corrente teórica.

Objetivo(s): Compreender o socialismo, o anarquismo e o nacionalismo como ideologias e correntes teóricas.

CIÊNCIA POLÍTICA V: Formação do Estado Brasileiro

Ementa: Análise das teorias existentes acerca da formação do Estado Brasileiro. Análise das instituições e o debate político no período da República Velha.

Objetivo(s): Compreender as teorias existentes sobre a formação do Estado Brasileiro e das instituições, bem como sobre o debate político no período conhecido como República Velha.

CIÊNCIA POLÍTICA VI: Instituições e Pensamento Político no Brasil Contemporâneo.

Ementa: Estudo das instituições e do debate político no Brasil contemporâneo após a ruptura de 1930 até as transformações políticas que marcaram a virada do século XX.

Objetivo(s): Compreender os processos contemporâneos de transformação no cenário político brasileiro.

.../

 

 

 

/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 07

CIÊNCIA POLÍTICA VII: Teoria Política Contemporânea III

Ementa: Estudo de temas e autores fundamentais do pensamento político contemporâneo, tendo como referência principal a teoria democrática.

Objetivo(s): Compreender da teoria democrática em suas várias vertentes.

TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Ementa: Estudo das várias teorias, bem como das temáticas centrais para o campo das relações internacionais, a partir de um enfoque realista.

Objetivo(s): compreender as principais correntes teóricas concernentes às relações internacionais.

SOCIOLOGIA DA MODERNIDADE I: Trajetória e Processo Da Modernidade

Ementa: Estudo sociológico acerca dos processos sociais e da trajetória da modernidade, com ênfase no período situado a partir da segunda metade do século XIX.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

SOCIOLOGIA DA MODERNIDADE II: A Pós-Modernidade em Questão

Ementa: Estudo sociológico acerca dos processos sociais e dos desdobramentos críticos da modernidade que conduziram à denominada pós-modernidade, com ênfase no significado e importância da pós-modernidade para as ciências sociais da atualidade.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

Ementa: Estudo sociológico sobre as religiões e as manifestações de religiosidade nas sociedades contemporâneas, com ênfase nos significados e desdobramentos que esta questão assume na sociedade brasileira.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA

Ementa: Estudo sociológico acerca das relações existentes entre as mudanças ocorridas nas sociedades atuais e a emergência de novas formas de violência, com ênfase nos significados que estas formas de violência assumem nas sociedades em desenvolvimento

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

SOCIOLOGIA DE FRANKFURT

Ementa: Estudo sociológico acerca das idéias formuladas pelos pensadores da denominada Escola de Frankfurt, com ênfase nas questões relacionadas à tecnologia, à ideologia, à ciência e à formação do conhecimento nas comunidades científicas recentes.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

.../

 

 

/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 08

SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU

Ementa: Estudo sociológico acerca das obras, da produção intelectual de Pierre Bourdieu, com ênfase no significado e influência do pensamento social de Bourdieu na sociologia e nas ciências sociais a partir da segunda metade do século XX.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

SOCIOLOGIA DO COTIDIANO

Ementa: Estudo sociológico acerca das relações existentes entre as mudanças sociais e as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais observadas na vida cotidiana, com ênfase nas últimas duas décadas da vida social.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

SOCIOLOGIA DO MUNDO DO TRABALHO

Ementa: Estudo sociológico sobre as transformações ocorridas no mundo do trabalho, com ênfase nos desdobramentos que estes processos sociais assumem nos países em desenvolvimento.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS SOCIAIS AGRÁRIOS I

Ementa: Estudo sociológico dos paradigmas formadores da matriz disciplinar da sociologia rural e as influências que estes exercem sobre a produção do conhecimento acerca do rural brasileiro (Marx / Kautsky; Redfield; Schultz e Chayanov)

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS SOCIAIS AGRÁRIOS II

Ementa: Estudo sociológico sobre os processos sociais agrários ocorridos no campo brasileiro, com ênfase nas relações existentes entre estes processos sociais e os diversos movimentos da modernização da agropecuária nacional.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

SOCIOLOGIA I: Introdução à sociologia

Ementa: Estudo acerca do surgimento da sociologia entre as ciências sociais, das questões sociais da emergente sociedade industrial e das correntes do pensamento sociológico em formação, com ênfase na sociologia positivista.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções, das idéias e dos conceitos desenvolvidos nas correntes formadoras do pensamento sociológico, com ênfase no pensamento sociológico de Augusto Comte.

.../

 

 

 

 

/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 09

SOCIOLOGIA II

Ementa: Estudo acerca do pensamento sociológico de Émile Durkheim no contexto histórico-social da consolidação do capitalismo e da concepção cientificista.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções, das idéias e dos conceitos desenvolvidos pelos autores fundadores da disciplina (sociologia)

SOCIOLOGIA III

Ementa: Estudo acerca do pensamento sociológico de Karl Marx no contexto histórico-social da emergência da luta de classes na Segunda Revolução Industrial.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções, das idéias e dos conceitos desenvolvidos pelos autores fundadores da disciplina (sociologia)

SOCIOLOGIA IV

Ementa: Estudo acerca do pensamento sociológico de Max Weber no contexto histórico-social da crise do capitalismo que antecede à Primeira Guerra Mundial.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções, das idéias e dos conceitos desenvolvidos pelos autores fundadores da disciplina (sociologia)

SOCIOLOGIA NO BRASIL

Ementa: Estudo sociológico acerca do pensamento social dos autores responsáveis pela institucionalização da disciplina no Brasil, com ênfase nas idéias desenvolvidas por Florestan Fernandes, Octávio Ianni, Fernando Henrique Cardoso e Maria Isaura Pereira de Queiroz.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

SOCIOLOGIA V

Ementa: Estudo das principais vertentes teóricas que se formaram como desdobramento do pensamento sociológico clássico.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento relativo às principais contribuições teóricas nascidas na primeira metade do Século XX e ainda diretamente referenciadas aos clássicos da disciplina.

SOCIOLOGIA VI

Ementa: Estudo da sociologia contemporânea a partir da segunda metade do século XX, com ênfase em seus principais paradigmas e correntes teóricas.

Objetivo(s): Proporcionar, através de seus principais autores, o conhecimento acerca dos eixos de análise que perpassam a sociologia contemporânea, com ênfase em algumas de suas dimensões, tais como estrutura e indivíduo; conflito, dominação e mudança social.

ANTROPOLOGIA I

Ementa: Introdução à abordagem antropológica dos fenômenos sociais mediante exame da questão da alteridade, a partir de análise dos discursos produzidos nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, bem como da produção etnográfica desde a segunda metade do século XIX até a emergência da antropologia contemporânea através dos trabalhos de Franz Boas e Bronislaaw Malinowski.

.../

 

 

 

 

/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 10

 

Objetivo(s): Examinar o contexto histórico da emergência da tradição discursiva antropológica sobre o "outro", o conteúdo e a abrangência desse discurso, bem como apresentar aos alunos as questões teóricas e metodológicas que caracterizam esta produção.

ANTROPOLOGIA II

Ementa: Introdução à abordagem antropológica clássica desde a emergência da escola Americana de Antropologia e da Escola Sociológica Francesa até o Estrutural-Funcionalismo.

Objetivo(s): Examinar o contexto histórico da emergência da tradição discursiva antropológica sobre o "outro", o conteúdo e a abrangência desse discurso, bem como apresentar aos alunos as questões teóricas e metodológicas que caracterizam esta produção na primeira metade do séc. XX.

ANTROPOLOGIA III

Ementa: Estudo do estruturalismo através da abordagem das obras de Claude Lévi-Strauss e dos paradigmas da antropologia simbólica e da antropologia política.

Objetivo(s): Fornecer uma visão geral sobre as noções e questões antropológicas como mito, sistemas de classificação e de transformação, vinculadas ao estruturalismo de Lévi-Strauss. Proporcionar ao aluno um conhecimento geral sobre as antropologias simbólica e política.

ANTROPOLOGIA IV

Ementa: Estudo dos fundamentos da antropologia contemporânea, considerando diferentes abordagens: econômica, interpretativa, histórica e pós-moderna.

Objetivo(s): Compreender os projetos antropológicos que refletem sobre a dinâmica de organização das sociedades contemporâneas.

QUESTÕES DE ANTROPOLOGIA CONTEMPORÂNEA

Ementa: Estudo das abordagens antropológicas para análise de fenômenos sociais contemporâneos.

Objetivo(s): Proporcionar uma visão geral sobre as novas possibilidades que a Antropologia tem desenvolvido nas últimas décadas, seja no campo teórico, seja no reconhecimento de novos territórios etnográficos.

ETNOGRAFIA E ETNOLOGIA

Ementa: Estudos de parentesco e contatos com monografia antropológica e seus desdobramentos.

Objetivo(s): Compreender os estudos antropológicos em suas dimensões teórico-metodológicas e de prática de pesquisa, desenvolvendo atividades, tais como: trabalho de campo, aplicação de questionários, entrevistas, coleta de dados e sua análise, visando à elaboração de artigo a partir do que foi discutido e observado.

NOVOS TERRITÓRIOS PARA A ANTROPOLOGIA NO BRASIL.

Ementa: Estudo dos processos relacionados à constituição de novos territórios de produção da antropologia feita no Brasil, para além dos temas e abordagens clássicos definidos em sua origem.

.../

 

 

 

 

/... Resolução nº 037/2003-CEP fl. 11

 

Objetivo(s): Situar, do ponto de vista histórico e teórico-metodológico, a emergência de alguns dos novos temas, abordagens, questões e territórios etnográficos na antropologia, seja para revisitar as populações aos quais os primeiros estudos foram dedicados, como as populações indígenas e as de origem africana, seja para dedicar-se a outros estudos.

ANTROPOLOGIA DOS PROCESSOS POLÍTICOS E ELEITORAIS

Ementa: Estudo das abordagens antropológicas para os processos político e eleitorais.

Objetivo(s): Oferecer instrumentos para que ele tenha contato com as análises antropológicas para os processos políticos e eleitorais.

AS CIDADES E A EXCLUSÃO ESPACIAL.

Ementa: Análise dos fenômenos sociais, culturais e econômicos e sua relação com a organização do Espaço urbano.

Objetivo(s): Instrumentalizar o discente para que ele tenha contato com fenômenos e processos sócio-político-antropológicos do Espaço Urbano.

A IDENTIDADE E SUAS DIMENSÕES ANTROPOLÓGICAS

Ementa: Estudo das diferentes formulações da teoria da identidade e suas relações com outras dimensões a ela associadas: cultura, sexualidade, etnicidade, classe social, religião, política e história.

Objetivo(s): Proporcionar elementos para uma reflexão acerca da questão da identidade na antropologia, a partir de diferentes trabalhos de cunho teórico e etnográfico, observando tendências que influenciaram o tema nas últimas décadas.

A ANTROPOLOGIA NO BRASIL

Ementa: Estudo da antropologia no Brasil: arqueologia da produção intelectual brasileira e apresentação dos métodos e técnicas nas pesquisas antropológicas.

Objetivo(s): Proporcionar o exercício do conhecimento em favor da antropologia produzida no Brasil, observando seus perfis e tendências e levando em conta desde as influências produzidas pelas narrativas de navegadores, missionários e viajantes até as reflexões contemporâneas sem deixar, ainda, de contemplar o corpo da produção etnográfica e acadêmica realizada no país.

ANTROPOLOGIA E SAÚDE

Ementa: Estudo antropológico dos fenômenos da saúde e de doença com destaque para suas riquezas e complexidades em função de suas diferentes expressões em populações, contextos geográficos e socioculturais diversos.

Objetivo(s): Apresentar as especificidades e vitalidades da abordagem antropológica para análise dos fenômenos de saúde, doença e terapêuticas; analisar a doença como uma realidade construída socialmente de acesso privilegiado ao antropólogo; proporcionar a compreensão antropológica dos recursos empregados para o restabelecimento da saúde, visando ao reconhecimento e análise dos aspectos médicos da cultura e dos aspectos culturais da medicina; proceder ao exame dos elementos deletérios que se dispersam nas sociedades e que têm implicações sobre os modos como as doenças são criadas, distribuídas e tratadas: violência, iniqüidade, pobreza, marginalização, dominação, entre outras questões.