R E S O L U Ç Ã O No 044/2003-CEP

CERTIDÃO

Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______.

______________________

Secretária

 

Aprova alterações na grade curricular, as ementas e os objetivos das disciplinas do currículo do curso de Música.

 

 

Considerando o contido às fls. 350 a 362 do processo nº 516/2002;

considerando as Resoluções nos 028/2002 e 114/2002-CEP;

considerando o Parecer no 032/2003 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º Ficam aprovadas as alterações na grade curricular do curso de graduação em Música, as ementas e objetivos das disciplinas, conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução, a vigorarem a partir do ano letivo de 2003.

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 30 de abril de 2003.

 

 

Gilberto Cezar Pavanelli

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em ___/___/_____. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 

 

 

 

.../

 

 

 

/... Resolução nº 044/2003-CEP fl. 02

ANEXO I

ALTERAÇÕES CURRICULARES NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MÚSICA

QUADRO 1 -

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS (OBRIGATÓRIAS)

Identificação da Disciplina

Departamento Proponente

C/H

(h/a)

Seriação

Periodicidade de oferta

- Didática L (1)

DTP

68

2ª Série

1° semestre

- Prática de Música em Conjunto (2)

DTP

68

2ª Série

Anual

(1) Habilitação: Licenciatura

       

(2) Habilitação: Bacharelado

       

Observação:

       

A disciplina Prática de Música em Conjunto está sendo criada como equivalente à disciplina Prática de Orquestra I, para substituição desta no rol de disciplinas específicas (obrigatórias), da 2ª série do curso de Música – Habilitação Bacharelado. Portanto, a disciplina Prática de Orquestra I deixará de pertencer ao rol de disciplinas específicas (obrigatórias), da habilitação Bacharelado, e permanecerá apenas como disciplina complementar, conforme a estrutura curricular aprovada pela Resolução N° 114/2002-CEP

QUADRO 2 -

DISCIPLINAS (COMPLEMENTARES) (Habilitações: Licenciatura e Bacharelado)

Identificação da Disciplina

Departamento Proponente

Carga Horária

(h/a)

Periodicidade de oferta

- Treinamento Auditivo (1)

DTP

68

Anual

- A Música do Século XX (2)

DTP

34

2° semestre

- Didática L (3)

DTP

68

1° semestre

- Prática de Música em Conjunto (4)

DTP

68

Anual

Observações:

     

  1. A disciplina pode ser ofertada na 1ª ou na 2ª série do curso;
  2. A disciplina pode ser ofertada na 2ª ou na 3ª série do curso;
  3. A disciplina Didática L, será criada como complementar para os alunos da Habilitação Bacharelado, sendo ofertada para estes na 2ª série;
  4. A disciplina Prática de Música em Conjunto, será criada como complementar para os alunos da Habilitação Licenciatura, sendo ofertada para estes na 2ª série

.../

/... Resolução nº 044/2003-CEP fl. 03

 

 

QUADRO 3 -

ALTERAÇÃO DE SERIAÇÃO (Habilitações: Licenciatura e Bacharelado)

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

SÉRIE ATUAL

SÉRIE PROPOSTA

- Introdução à Filosofia e a Estética

2ª Série

1ª Série

- Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental, Médio e Superior

2ª Série

3ª Série

- Folclore e Música Brasileira

1ª Série

2ª Série

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../

 

 

/... Resolução nº 044/2003-CEP fl. 04

 

ANEXO II

 

EMENTAS E OBJETIVOS CURRICULARES NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MÚSICA

 

TREINAMENTO AUDITIVO

Ementa: Atividades de treinamento auditivo visando a prática de estruturas musicais do sistema tonal

Objetivo(s): Realizar vivência das diferentes estruturas musicais do sistema tonal, através do treinamento auditivo, envolvendo altura, duração, intensidade e timbre; em ordem crescente de complexidade.

A MÚSICA DO SÉCULO XX

Ementa: Aspectos técnicos e estéticos da música de tradição ocidental no século XX

Objetivo(s): Apresentar as diferentes tendências desde a transição entre os séculos XIX e XX, até os vários caminhos e tendências desenvolvidos no início do século XXI.

DIDÁTICA L

Ementa: Estudo das diferentes propostas de ensino e de aprendizagem que fundamentam a mediação teórico-prática da ação docente.

objetivo(s): Compreender a Educação no conjunto das relações sociais. Analisar a Didática tomando como parâmetro a realidade social contemporânea.

PRÁTICA DE MÚSICA EM CONJUNTO

Ementa: Atividades de prática de conjunto vocal/instrumental com repertório variado.

Objetivo(s): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa.