R E S O L U Ç Ã O No 044/2003-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______. ______________________ Secretária |
Aprova alterações na grade curricular, as ementas e os objetivos das disciplinas do currículo do curso de Música. |
Considerando o contido às fls. 350 a 362 do processo nº 516/2002;
considerando as Resoluções nos 028/2002 e 114/2002-CEP;
considerando o Parecer no 032/2003 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Ficam aprovadas as alterações na grade curricular do curso de graduação em Música, as ementas e objetivos das disciplinas, conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta resolução, a vigorarem a partir do ano letivo de 2003.
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 30 de abril de 2003.
Gilberto Cezar Pavanelli
ADVERTÊNCIA: O prazo recursal termina em ___/___/_____. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
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/... Resolução nº 044/2003-CEP fl. 02
ANEXO I
ALTERAÇÕES CURRICULARES NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MÚSICA
QUADRO 1 - |
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS (OBRIGATÓRIAS) |
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Identificação da Disciplina |
Departamento Proponente |
C/H (h/a) |
Seriação |
Periodicidade de oferta |
|
- Didática L (1) |
DTP |
68 |
2ª Série |
1° semestre |
|
- Prática de Música em Conjunto (2) |
DTP |
68 |
2ª Série |
Anual |
|
(1) Habilitação: Licenciatura |
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(2) Habilitação: Bacharelado |
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Observação: |
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A disciplina Prática de Música em Conjunto está sendo criada como equivalente à disciplina Prática de Orquestra I, para substituição desta no rol de disciplinas específicas (obrigatórias), da 2ª série do curso de Música – Habilitação Bacharelado. Portanto, a disciplina Prática de Orquestra I deixará de pertencer ao rol de disciplinas específicas (obrigatórias), da habilitação Bacharelado, e permanecerá apenas como disciplina complementar, conforme a estrutura curricular aprovada pela Resolução N° 114/2002-CEP |
QUADRO 2 - |
DISCIPLINAS (COMPLEMENTARES) (Habilitações: Licenciatura e Bacharelado) |
|||
Identificação da Disciplina |
Departamento Proponente |
Carga Horária (h/a) |
Periodicidade de oferta |
|
- Treinamento Auditivo (1) |
DTP |
68 |
Anual |
|
- A Música do Século XX (2) |
DTP |
34 |
2° semestre |
|
- Didática L (3) |
DTP |
68 |
1° semestre |
|
- Prática de Música em Conjunto (4) |
DTP |
68 |
Anual |
|
Observações: |
||||
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QUADRO 3 - |
ALTERAÇÃO DE SERIAÇÃO (Habilitações: Licenciatura e Bacharelado) |
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IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA |
SÉRIE ATUAL |
SÉRIE PROPOSTA |
|
- Introdução à Filosofia e a Estética |
2ª Série |
1ª Série |
|
- Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental, Médio e Superior |
2ª Série |
3ª Série |
|
- Folclore e Música Brasileira |
1ª Série |
2ª Série |
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ANEXO II
EMENTAS E OBJETIVOS CURRICULARES NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MÚSICA
TREINAMENTO AUDITIVO
Ementa: Atividades de treinamento auditivo visando a prática de estruturas musicais do sistema tonal
Objetivo(s): Realizar vivência das diferentes estruturas musicais do sistema tonal, através do treinamento auditivo, envolvendo altura, duração, intensidade e timbre; em ordem crescente de complexidade.
A MÚSICA DO SÉCULO XX
Ementa: Aspectos técnicos e estéticos da música de tradição ocidental no século XX
Objetivo(s): Apresentar as diferentes tendências desde a transição entre os séculos XIX e XX, até os vários caminhos e tendências desenvolvidos no início do século XXI.
DIDÁTICA L
Ementa: Estudo das diferentes propostas de ensino e de aprendizagem que fundamentam a mediação teórico-prática da ação docente.
objetivo(s): Compreender a Educação no conjunto das relações sociais. Analisar a Didática tomando como parâmetro a realidade social contemporânea.
PRÁTICA DE MÚSICA EM CONJUNTO
Ementa: Atividades de prática de conjunto vocal/instrumental com repertório variado.
Objetivo(s): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa.