R E S O L U Ç Ã O No
023/2004-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de
costume, nesta Reitoria, no dia 17/03/2004. Esmeralda
Alves Moro, Secretária. |
|
Altera currículo do curso de Música. |
Considerando o
contido às folhas 368 a 410 do processo
nº 516/2002;
considerando o disposto nas Resoluções nos 028/2002-CEP e 114/2004-CEP;
considerando o
Parecer nº 025/2004 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e
Profissional,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU,
REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Ficam aprovadas as
alterações no currículo do curso de graduação em Música, conforme anexos I, II
e III, que são partes integrantes desta resolução e que passam a vigorar a partir
do ano letivo de 2004.
Art. 2º Esta resolução
entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em
contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 03 de
março de 2004.
Gilberto Cezar Pavanelli
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 24/03/2004.
(art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
ANEXO I
ALTERAÇÕES CURRICULARES
Nomenclatura da Disciplina |
Departamentalização |
C/H |
Seriação |
História da Música do
Brasil
|
DTP
|
68 h/a
|
3ª série
|
História da Música
II |
DTP |
68 h/a |
2ª série |
Nomenclatura da Disciplina |
Departamentalização |
C/H |
Seriação |
Metodologia
do Ensino Instrumental/Vocal (*) |
DTP |
34
h/a |
3ª
série |
(*) Opções:
Canto; Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo; Violão; Cravo, Piano; Flauta
Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote; Saxofone, Trompete, Trompa,
Trombone; Percussão.
Observação: A disciplina é obrigatória para os alunos
do bacharelado e passa a integrar o rol das disciplinas complementares da
habilitação licenciatura.
(Habilitação:
Bacharelado - *somente a habilitação Canto *)
Nomenclatura da Disciplina |
Departamentalização |
C/H |
Seriação |
Dicção Lírica I |
DTP |
68 h/a |
1ª série |
Dicção Lírica II |
DTP |
68 h/a |
2ª série |
Observação: As disciplinas
são obrigatórias para os alunos do bacharelado em canto e passam a integrar o
rol das disciplinas complementares das habilitações licenciatura e bacharelado.
(Habilitação:
Licenciatura)
Nomenclatura da Disciplina
|
Departamentalização
|
C/H
|
Seriação
|
Estágio
Supervisionado I |
DTP |
200 h/a |
3ª série |
Estágio
Supervisionado II |
DTP |
200 h/a |
4ª série |
5.
EXCLUSÃO DE DISCIPLINAS
·
Folclore e Música
Brasileira (2190)
·
História da Música no
Brasil (2245)
·
A Música do Século XX
(2433)
·
Metodologia de Ensino
Musical (2219)
Disciplinas
a serem cursadas no Ano Letivo de 2004:
História da Música II
(2ª série) – os alunos que cursarão a 3ª série no ano letivo de 2004.
Dicção Lírica I
(1ª série) – os alunos da habilitação Canto – Bacharelado que cursarão a 2ª e
3ª séries no ano letivo de 2004.
Dicção Lírica II
(2ª série) – os alunos da habilitação Canto – Bacharelado que cursarão a 3ª
série no ano letivo de 2004.
ANEXO II
EMENTA E OBJETIVOS DAS
DISCIPLINAS NOVAS
Disciplina: HISTÓRIA DA MÚSICA DO BRASIL
Ementa:
História da música brasileira abrangendo o período colonial às últimas
tendências do século XX e XXI. A música brasileira e o despontar do sentimento
nativo. Aspectos culturais da vida musical. Raízes etnomusicológicas e o apogeu
do movimento nacionalista. Correntes contemporâneas.
Objetivo(s): Proporcionar entendimento a respeito da música brasileira do ponto de
vista da interpretação histórica e estética, contextualizando-a na música
ocidental.
Disciplina: HISTÓRIA DA MÚSICA II
Ementa:
História da Música no Século XX e início do Século XXI.
Objetivo(s): Conhecer os diferentes caminhos tomados pela música durante o século
XX, bem como suas perspectivas e direções no século XXI. Estimular o
conhecimento técnico-musical sobre as diferentes abordagens composicionais da
música do século XX. Ampliar a perspectiva musical através do contato com
músicas de culturas não ocidentais.
Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO
INSTRUMENTAL/VOCAL (OPÇÕES)
Ementa:
Processo de ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente
musical no ensino instrumental-vocal.
Objetivo(s): Proporcionar a inter-relação da prática do fazer musical com as atividades de ensino musical
instrumental/vocal específico.
Disciplina: DICÇÃO LÍRICA I
Ementa:
Dicção lírica para a voz cantada. Introdução ao alfabeto fonético internacional
e aplicação à dicção das línguas: Latim, Portuguesa, Francesa, Italiana e
Espanhola.
Objetivo(s): Decodificar e articular a partir dos sinais gráficos (fonemas)
particulares a cada língua em estudo; transcrever foneticamente textos do
repertório de canto.
Disciplina: DICÇÃO LÍRICA II
Ementa:
Dicção lírica para a voz cantada; aplicação nas línguas Inglesa e Alemã.
Objetivo(s): Decodificar e articular a partir dos sinais gráficos (fonemas)
particulares a cada língua em estudo; transcrever foneticamente textos do
repertório de canto.
Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Ementa:
Processo de ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente
musical no ensino infantil e fundamental (1ª a 4ª séries). Planejamento,
instrumentação e execução do estágio supervisionado.
Objetivo(s): Desenvolver a capacidade
operacional do aluno em atividades que envolvam planejamento, execução e
avaliação. Avaliar as condições de qualificação do formando para acesso ao
exercício profissional.
Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Ementa:
Processo de ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente
musical no ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e médio. Planejamento,
instrumentação e execução do estágio supervisionado.
Objetivo(s): Desenvolver a capacidade operacional do aluno em atividades que
envolvam planejamento, execução e avaliação. Avaliar as condições de
qualificação do formando para acesso ao exercício profissional.
ANEXO III
1 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
1020 |
2 |
a) DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
982 |
3 |
DISCIPLINAS
COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
340 |
4 |
OUTROS – ESTÁGIO
SUPERVISIONADO I e II |
400 |
5 |
OUTROS – ATIVIDADES
ARTÍSTICAS E CULTURAIS (projetos integrados) |
170 |
6 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
200 |
7 |
TOTAL DE CARGA
HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
3112 |
1 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
1020 |
2 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
638 |
3 |
DISCIPLINAS
COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
408 |
4 |
OUTROS – ATIVIDADES
ARTÍSTICAS E CULTURAIS (projetos integrados) |
408 |
5 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
140 |
6 |
TOTAL DE CARGA
HORÁRIA DO CURRÍCULO (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2614 |
1 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
1020 |
2 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
774 |
3 |
DISCIPLINAS
COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
408 |
4 |
OUTROS – ATIVIDADES
ARTÍSTICAS E CULTURAIS (projetos integrados) |
408 |
5 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
140 |
6 |
TOTAL DE CARGA
HORÁRIA DO CURRÍCULO (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2750 |