R E S O L U Ç Ã O No 120/2004-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de
costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova
readequações no projeto pedagógico do curso de graduação em Música –
habilitações em Bacharelado e Licenciatura – Câmpus-Sede e dá outras
providências. |
Considerando
o contido das fls. 428 a 592 do processo
no 516/2002 – volume 3;
considerando o
disposto nas Resoluções nºs 028/2002-CEP e 118/2004-CEP;
considerando o
Parecer nº 098/2004 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e
Profissional,
O CONSELHO DE
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE
RESOLUÇÃO:
Art. 1o Ficam aprovadas as readequações
no projeto pedagógico do curso de
graduação em Música – habilitações
em Bacharelado e Licenciatura, no Câmpus-Sede, a estrutura curricular, as
ementas, os objetivos e a departamentalização das disciplinas, conforme anexos
I e II, que são partes integrantes desta Resolução.
Art. 2o Esta Resolução entra em vigor na
data de sua publicação, revogadas as Resoluções nos 114/2002-CEP,
044/2003-CEP e 023/2004-CEP e demais disposições em contrário.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 6 de
outubro de 2004.
Gilberto Cezar
Pavanelli,
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal Termina em 1º/11/2004.
(art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
CONTEÚDO GERAL (LICENCIATURA E BACHARELADO EM INSTRUMENTO,
CANTO E REGÊNCIA
CORAL)
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
1 |
DTP |
História
da Música I |
02 |
|
02 |
68 |
- |
- |
1 |
DLE |
Metodologia
da Produção de Textos |
02 |
|
02 |
68 |
- |
- |
1 |
DTP |
Percepção
Musical I |
01 |
02 |
03 |
102 |
- |
|
1 |
DTP |
Prática
de Conjunto I |
|
02 |
02 |
68 |
- |
- |
1 |
DTP |
Prática
Coral I |
|
02 |
02 |
68 |
- |
- |
1 |
DCM |
Anatomia
e Fisiologia para Músicos |
01 |
01 |
02 |
68 |
- |
- |
1 |
DFI |
Acústica |
01 |
01 |
02 |
|
34 |
|
2 |
DTP |
História
da Música II |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Estruturação
Musical I |
02 |
02 |
04 |
136 |
|
|
2 |
DTP |
Percepção
Musical II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DCS |
Introdução
à Filosofia e à Estética |
02 |
|
02 |
68 |
- |
- |
2 |
DTP |
Prática
Coral II |
|
02 |
02 |
68 |
- |
- |
2 |
DTP |
Prática
de Conjunto II |
|
02 |
02 |
68 |
- |
- |
3 |
DTP |
História
da Música III |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
|
3 |
DTP |
Estruturação
Musical II |
02 |
02 |
02 |
136 |
|
|
|
3 |
DTP |
Metodologia
Científica Aplicada à Música |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
|
3 |
DTP |
Etnomusicologia |
02 |
|
02 |
68 |
- |
- |
|
4 |
DTP |
Estruturação
Musical III |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
História
da Música no Brasil |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
4 |
DFE |
Orientação para TCC |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Laboratório de Música e Tecnologia |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS - LICENCIATURA
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR (ESPECIFICIAR) |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
1 |
DTP |
Instrumento Melódico I Opção:
flauta
doce ou canto |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
1 |
DFE |
Fundamentos
da Educação |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
1 |
DTP |
Psicologia
da Educação |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
1 |
DTP |
Educação
Musical I |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Educação
Musical II |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Didática
L |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Instrumento
Melódico II Opção: flauta doce
ou canto |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Políticas
Públicas e Gestão Educacional |
02 |
|
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Educação
Musical III |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Estágio
Supervisionado I |
1/3 |
2/3 |
06 |
200 |
|
|
3 |
DTP |
Instrumento
Harmônico I Opções: Piano ou
Violão |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Educação
Musical IV |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Estágio
Supervisionado II |
1/3 |
2/3 |
06 |
200 |
|
|
4 |
DTP |
Instrumento
Harmônico II Opções: Piano ou
Violão |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
CURSO DE LICENCIATURA - DISCIPLINAS
COMPLEMENTARES: o aluno deverá cursar obrigatoriamente 136 horas dentre as
disciplinas oferecidas em qualquer uma das habilitações que não esteja em sua
grade curricular obrigatória, bem como disciplinas oferecidas em qualquer um
dos departamentos da UEM, desde de que tenha relevância para sua formação e
aval do colegiado de curso de Graduação em Música.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS – BACHARELADO EM INSTRUMENTO
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
1 |
DTP |
Instrumento
I Opções: Piano,
Violão, Violino, Flauta transversa |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Instrumento
II Opções: Piano,
Violão, Violino, Flauta transversa |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Teoria
e Prática da Performance |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Metodologia
do Ensino Musical |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Instrumento
III Opções: Piano,
Violão, Violino, Flauta transversa |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Música
de Câmara I |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Instrumento
IV Opções: Piano,
Violão, Violino, Flauta transversa |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Música
de Câmara II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
CURSO DE BACHARELADO EM INSTRUMENTO -
DISCIPLINAS COMPLEMENTARES: o aluno deverá cursar obrigatoriamente 136 horas
dentre as disciplinas oferecidas em qualquer uma das habilitações que não
esteja em sua grade curricular obrigatória, bem como disciplinas oferecidas em
qualquer um dos departamentos da UEM desde de que tenha relevância para sua
formação e aval do colegiado do curso.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS – BACHARELADO EM CANTO
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
1 |
DTP |
Canto
I |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
1 |
DTP |
Dicção
Lírica I |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
1 |
DTP |
Prosódia
Musical |
02 |
|
02 |
|
34 |
|
2 |
DTP |
Canto
II |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
|
2 |
DTP |
Dicção
Lírica II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
|
2 |
DTP |
Teoria
e Prática da Performance |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
|
3 |
DTP |
Metodologia
do Ensino Musical |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Canto
III |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Música
de Câmara I |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Canto
IV |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Música
de Câmara II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
CURSO DE BACHARELADO EM CANTO -
DISCIPLINAS COMPLEMENTARES: o aluno deverá cursar obrigatoriamente 136 horas
dentre as disciplinas oferecidas em qualquer uma das habilitações que não
esteja em sua grade curricular obrigatória, bem como disciplinas oferecidas em
qualquer um dos departamentos da UEM desde de que tenha relevância para sua
formação e aval do colegiado do curso.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS – BACHARELADO EM REGÊNCIA CORAL
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
1 |
DTP |
Instrumento
Harmônico I Opções: Piano |
01 |
|
01 |
68 |
- |
- |
1 |
DTP |
Dicção
Lírica I |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
1 |
DTP |
Prosódia
Musical |
02 |
|
02 |
34 |
|
|
2 |
DTP |
Regência
Coral I |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Instrumento
Harmônico II Opções: Piano |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
2 |
DTP |
Dicção
Lírica II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Regência
Coral II |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
3 |
DTP |
Estágio
de Regência Coral |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Regência
Coral III |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Direção
Musical |
01 |
01 |
02 |
68 |
|
|
4 |
DTP |
Estágio
de Regência Coral II |
|
02 |
02 |
68 |
|
|
CURSO DE BACHARELADO EM REGÊNCIA CORAL
- DISCIPLINAS COMPLEMENTARES: o aluno deverá cursar obrigatoriamente 136 horas
dentre as disciplinas oferecidas em qualquer uma das habilitações que não
esteja em sua grade curricular obrigatória, bem como disciplinas oferecidas em
qualquer um dos departamentos da UEM desde de que tenha relevância para sua
formação e aval do colegiado do curso.
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULARLICENCIATURA E BACHARELADO
|
|||
1 |
PRAZO
MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
4 |
ANOS |
2 |
PRAZO
MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
6 |
ANOS |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES CURRICULARES
LICENCIATURA
HORAS |
|
||
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
1564 |
|
2 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO
(por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
1216 |
|
3 |
DISCIPLINAS COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
136 |
|
4 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
200 |
|
5 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO
(por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
3116 |
|
Disciplina
de formação pedagógica |
Carga-horária |
Educação
musical I |
68 |
Educação
musical II |
68 |
Educação
musical III |
68 |
Educação
musical IV |
68 |
Fundamentos
da Educação |
68 |
Etnomusicologia |
68 |
Psicologia
da Educação |
68 |
Políticas
Publicas e Gestão Educacional |
68 |
Didática
L |
68 |
TOTAL |
612 |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES CURRICULARES
BACHARELADO EM INSTRUMENTO HORAS |
||
1 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
1564 |
2 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
476 |
3 |
DISCIPLINAS
COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
136 |
4 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
300 |
5 |
TOTAL
DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2476 |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES CURRICULARES
BACHARELADO EM CANTO E REGÊNCIA CORAL
HORAS |
||
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
1564 |
2 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO
(por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
714 |
3 |
DISCIPLINAS COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
136 |
4 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
300 |
5 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO
(por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2714 |
Habilitações:
·
Educação Musical
·
Práticas interpretativas:
Área |
Projeto novo |
Canto |
Canto |
Cordas
arcadas |
Violino |
Cordas
dedilhadas |
Violão |
Instrumentos
de teclado |
Piano |
Madeiras |
Flauta
Transversa |
Regência |
Coral |
TOTAL |
06 |
EMENTAS, OBJETIVOS E
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS
HISTÓRIA DA MÚSICA DO BRASIL
Ementa: História da música brasileira abrangendo o período colonial às últimas
tendências do século XX e XXI. A música brasileira e o despontar do sentimento
nativo. Aspectos culturais da vida musical. Raízes etnomusicológicas e o apogeu
do movimento nacionalista. Correntes contemporâneas.
Objetivo(s): Proporcionar entendimento a respeito da música brasileira do ponto de
vista da interpretação histórica e estética, contextualizando-a na música
ocidental.
Departamentalização: Departamento de
Teoria e Prática da Educação
METODOLOGIA
DO ENSINO MUSICAL
Ementa: Estudo do
processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical
no ensino instrumental/vocal.
Objetivos:
Proporcionar
a inter-relação da prática do fazer
musical com as atividades de ensino musical instrumental/vocal.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa: Dicção lírica para a voz cantada. Introdução ao alfabeto fonético
internacional e aplicação à dicção das línguas: Latim, Portuguesa, Francesa,
Italiana e Espanhola.
Objetivos: Decodificar e articular a partir dos sinais gráficos (fonemas)
particulares a cada língua em estudo; transcrever foneticamente textos do
repertório de canto.
Departamentalização: Departamento de
Teoria e Prática da Educação
Ementa: Dicção lírica para a voz cantada; aplicação nas línguas Inglesa e
Alemã.
Objetivos: Decodificar e articular a partir dos sinais gráficos (fonemas)
particulares a cada língua em estudo; transcrever foneticamente textos do
repertório de canto.
Departamentalização: Departamento de
Teoria e Prática da Educação
ANATOMIA
E FISIOLOGIA PARA MÚSICOS
Ementa: Estudo da
anatomia e fisiologia das estruturas envolvidas com a fonação e motricidade do
membro superior.
Objetivos: Compreender
as bases anatômicas e fisiológicas envolvidas nos mecanismos da fonação e
motricidade.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Morfofisiológicas
PERCEPÇÃO
MUSICAL I
Ementa:
Teoria
geral da música e treinamento auditivo: leitura e escrita da linguagem musical
por meio de solfejos e ditados diversos; apreciação de obras em variados
estilos históricos e técnicos.
Objetivos
Consolidar
os conhecimentos prévios do estudante quanto aos parâmetros sonoros e musicais
e teoria geral da música. Desenvolver as habilidades de percepção, execução e
notação de padrões musicais, em aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos,
visando fundamentar a execução instrumental/vocal. Proporcionar o
reconhecimento perceptual de diferentes estilos musicais tanto históricos
quanto técnicos.
Departamentalização:
Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
História
da Música das sociedades antigas à renascença tardia.
Objetivos:
Conhecer
os diferentes caminhos tomados pela música desde o período Paleolítico até a
Renascença Tardia. Desenvolver o reconhecimento auditivo e teórico das
características peculiares de cada época.
Departamentalização:
Departamento
de Teoria e Prática da Educação
HISTÓRIA
DA MÚSICA II
Ementa:
História
da Música da renascença tardia até o romantismo.
Objetivos:
Conhecer
os diferentes caminhos tomados pela música desde o final da renascença até
período romântico. Desenvolver o reconhecimento auditivo e teórico das
características peculiares de cada época e abordar o entendimento histórico do
surgimento, manutenção e dissolução do sistema tonal.
Departamentalização:
Departamento de Teoria e Prática da
Educação
HISTÓRIA
DA MÚSICA III
Ementa:
História
da Música no Século XX e início do XXI.
Objetivos:
Conhecer
os diferentes caminhos tomados pela música durante o século XX, bem como suas
perspectivas e direções no século XXI. Estimular o conhecimento técnico-musical
sobre as diferentes abordagens composicionais da música do século XX.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
METODOLOGIA
DA PRODUÇÃO DE TEXTOS
Ementa: Teoria e
prática de produção e leitura de textos nas diferentes modalidades discursivas.
Regras e normas da ABNT para textos e trabalhos científicos.
Objetivos:
Desenvolver
a leitura ativa, analítica e crítica de textos; valorizar o planejamento e a
produção de resumos, resenhas críticas e textos dissertativos argumentativos.
Departamentalização: Departamento
de Letras
Prática coral I e II
Ementa:
Prática
de leitura em conjunto, afinação em conjunto e equilíbrio dinâmico e
timbrístico do grupo. Gêneros, estilos e formas corais.
Objetivos:
Proporcionar
a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da
capacidade interpretativa, equilíbrio dinâmico e timbrístico.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
PROSÓDIA
MUSICAL
Ementa: A prosódia
musical e a prosódia literária. A métrica e o ritmo na música e na lingüística.
Estudo sobre a conservação dos acentos tônicos, relacionada com os acentos
métricos e expressivos do texto. Análise prosódica de canções em português.
Objetivos: Entender as
combinações das formas e sílabas poéticas do texto literário com aspectos
rítmicos, melódicos e agógicos da música; possibilitar a correção de erros
prosódicos evidenciados na análise prosódica de canções.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
FUNDAMENTOS
DA EDUCAÇÃO
Ementa: Estudo das
diferentes concepções de Educação e sua conseqüente política educacional.
Objetivos: Analisar as
funções assumidas pela Educação e relacioná-las ao momento atual. Estudar as
diferentes concepções de Educação e a política educacional brasileira.
Departamentalização: Departamento
de Fundamentos da Educação
DIDÁTICA
L
Ementa: As diferentes
formas de ensino como planos de organização e processos de interação.
Identificação e análise de estratégias de ensino, da natureza dos conteúdos e
das formas de avaliação em consonância com as características do aluno.
Objetivos: Possibilitar
o conhecimento e a análise crítica das diferentes formas de ensino-aprendizagem
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
PSICOLOGIA
DA EDUCAÇÃO
Ementa: Estudo de
variáveis que interferem no processo de desenvolvimento do psiquismo humano.
Estudo de variáveis que interferem no processo de aprendizagem.
Objetivos:Proporcionar
uma visão abrangente de Educação a partir da leitura de pesquisas e de
bibliografia específica na área do desenvolvimento psicológico humano.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
ACÚSTICA
Ementa: Estudo dos fenômenos
acústicos em suas relações com as atividades teóricas e práticas dos
instrumentistas, cantores e ouvintes.
Objetivos: Construir um conhecimento
interdisciplinar associando os fenômenos oscilatórios ao contexto maior que é a
própria música. Recursos audiovisuais e a experimentação funcionarão como
suporte didático para o cumprimento da ementa e o programa do curso.
Departamentalização: Departamento
de Física
PRÁTICA
DE CONJUNTO I
Ementa:
Princípios
de interpretação musical. Equilíbrio de sonoridade e timbre entre componentes
de grupos instrumentais e vocais. Introdução ao gestual básico da regência.
Marcação de tempo e compasso, formas de articulação fraseológica. Técnicas de
realização de corte e levare.
Objetivos:
Proporcionar
a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da
capacidade interpretativa. Instrução técnica de regência e de princípios de
liderança em grupos musicais diversos.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
PRÁTICA
DE CONJUNTO II
Ementa:
Técnicas
de Interpretação em grupo. Equilíbrio de Sonoridade e timbre entre grupos
instrumentais e vocais.
Objetivos:
Proporcionar
a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da
capacidade interpretativa.
Departamentalização:
Departamento
de Teoria e Prática da Educação
ESTRUTURAÇÃO
MUSICAL I
Ementa:
Introdução
aos elementos básicos de estruturação musical do sistema tonal, especificamente
contraponto estrito e harmonia, visando amparar a análise, interpretação musical
e a execução instrumental.
Objetivos:
Estudar,
em caráter prático e teórico, dos pontos de vistas da construção e da análise,
os parâmetros estruturais básicos do sistema tonal.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
ESTRUTURAÇÃO
MUSICAL II
Ementa:
Compreensão
dos elementos avançados da estruturação musical do sistema tonal, partindo da
utilização de dominantes secundárias até os recursos de dissolução do sistema
harmônico, e introdução à Análise Musical.
Objetivos:
Estudar,
em caráter prático e teórico, dos pontos de vistas da construção e da análise,
os parâmetros estruturais avançados do sistema tonal.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Estudo
da caracterização e aplicação de diferentes métodos de análise musical, assim
como a aplicação destes aos diferentes estilos e técnicas composicionais,
especialmente àquelas englobadas pelo sistema tonal.
Objetivos:
Estudar
obras musicais por diferentes métodos analíticos visando fornecer ao estudante
um uma capacidade adaptativa quanto aos métodos de análise musical que melhor
se aplicam à diferentes estilos e técnicas de escritura musical.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
LABORATÓRIO
DE MÚSICA E TECNOLOGIA
Ementa: Estudo de
sistemas e procedimentos dos programas da informática, dos recursos da música
eletrônica e da eletroacústica.
Objetivos:
Inserir
o aluno no campo das possibilidades tecnológicas da área musical e outras áreas afins. Desenvolver a capacidade
criativa, observando-se os parâmetros estruturais, estéticos e históricos.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
INTRODUÇÃO
A FILOSOFIA E À ESTÉTICA
Ementa: A importância da filosofia na sociedade
contemporânea. Estudos dos conceitos estéticos, nos diferentes períodos
históricos. Análise da fenomenologia da obra de arte e das condições culturais
da produção artística. Análise de obras artísticas como exercício da reflexão
estética.
Objetivos: Estimular os alunos para a reflexão
crítica dos conceitos filosóficos e estéticos, nas obras de arte e na música,
considerando-se seu desenvolvimento histórico. Ampliar sua visão da Filosofia e
de sua importância na área artística.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
Ementa:
Abordagem
das diversas correntes etnomusicológicas no estudo das manifestações musicais
de diversas etnias, com ênfase à cultura popular brasileira.
Objetivos:
Desenvolver
estudos teóricos e práticos acerca da produção musical proveniente da cultura
popular de diversas etnias. Discutir sobre as diferentes formas de produção da
música étnica brasileira.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Estudo
de aspectos técnicos elementares e de leitura no instrumento com instrução
individual e coletiva.
Objetivos:
Introduzir
e desenvolver estudos práticos e teóricos de execução (técnica, leitura,
execução e criação) no instrumento/canto.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Estudo
de aspectos técnicos elementares e de leitura no instrumento com instrução
individual e coletiva.
Objetivos:
Desenvolver
estudos práticos e teóricos de execução (técnica, leitura, execução e criação)
no instrumento/canto.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Estudo
de aspectos técnicos básicos e de leitura no instrumento. Introdução na
execução das escalas e arpejos, como também na leitura de cifras e inversões de
acordes. Leitura à primeira vista.
Objetivos:
Introduzir
e desenvolver estudos relativos à execução como: (técnica, leitura, criação)
além do desenvolvimento auditivo. Propiciar ao aluno o conhecimento e
possibilidades de execução do repertório erudito e popular.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Estudo
dos aspectos técnicos e interpretativos relacionados ao estilo de cada
repertório. Estudos progressivos de escalas e arpejos, leitura de cifras e
inversões de acordes. Leitura à primeira vista. Execução em conjunto.
Objetivos:
Desenvolver
estudos relativos à execução como: (técnica, leitura, criação) além do
desenvolvimento auditivo. Propiciar ao aluno o conhecimento e possibilidades de
execução do repertório erudito e popular.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Introdução
à delimitação epistemológica da área de Educação Musical. Funções sociais da
música. Função político-pedagógica do educador musical. Música na educação
infantil e ensino fundamental.
Objetivos:
Fornecer
subsídios para o entendimento das especificidades da Educação Musical e do
educador musical, bem como da intersecção da área com seus respectivos campos
do conhecimento: Educação, Musicologia, Filosofia, Sociologia, Antropologia,
Psicologia e História. Conhecer e discutir as intervenções e pesquisas atuais
em educação musical na educação infantil e ensino fundamental. Oportunizar aos
alunos observações de aulas de Arte, preferencialmente música, na educação
infantil e ensino fundamental e em espaços extra-escolares.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Educação
Musical no ensino médio. A análise e a projeção das correntes
pedagógico-musicais. Orientação didática, teórica e prática de vivências
musicais que conduzam ao como ensinar a aprender música.
Objetivos:
Promover
conhecimento da educação musical no ensino médio a partir de observações de
aulas de Arte, preferencialmente música; estudar pesquisas recentes e analisar
intervenções pedagógico-musicais desenvolvidas no ensino médio. Inserção
introdutória do aluno no contexto de espaços educativos. Conhecer as diferentes
correntes pedagógico-musicais da primeira e segunda metade do século XX.
Analisar diferentes correntes pedagógico-musicais, discutindo criticamente seu
papel na realidade atual. Introduzir o aluno à prática pedagógica através de
laboratório em sala de aula e/ou projetos de ensino em educação musical
desenvolvido pelo docente da disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Conteúdos
específicos de música a serem trabalhos na educação musical na educação básica.
Orientações e desenvolvimento de materiais didáticos para educação musical.
Projetos e programas curriculares de educação musical.
Objetivos: Trabalhar conteúdos específicos de educação musical que potencialmente poderão ser efetivados na educação básica, bem como a produção de material didático. Analisar projetos e programas curriculares de educação musical, enfatizando a relação entre as etapas e componentes do mesmo.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
A
educação musical na contemporaneidade. O papel do educador musical na sociedade
atual. Diferentes espaços de atuação. A pesquisa em educação musical.
Objetivos:
Relacionar
os atuais meios de comunicação com a educação musical. Refletir sobre a atuação
profissional do educador musical, contemplando o comprometimento do futuro
professor de música na busca pessoal e profissional de seu papel como docente.
Discutir sobre os diferentes espaços de atuação e as atuais demandas
profissionais. Instigar o conhecimento de pesquisa recentes em educação
musical, assim como seu desenvolvimento.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Estudo
das políticas e gestão educacional com ênfase nos planos educacionais para os
sistemas escolares no Brasil Colônia,
Império e República, para cada curso de licenciatura.
Objetivos:
Subsidiar
o futuro educador com conhecimentos teóricos e práticos referentes às políticas
públicas educacionais e sua relação com o contexto sócio-político e econômico,
bem como, sua gestão e organização escolar.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Estudo
dos aspectos teóricos e práticos relacionados a execução musical em público
e/ou gravação, abrangendo a produção, ensaios e realização de um evento musical.
Objetivos:
Fornecer
subsídios para apresentações musicais em público, buscando o domínio de palco e
organização estrutural e psicológica. Subsidiar a escolha e adequação de
repertório ao público/local.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
MÚSICA
DE CÂMARA I
Ementa:
Estudo
de princípios interpretativos visando a prática do executante no gênero de
música de câmara. Leitura a primeira vista de partituras e preparação de
repertório para apresentações musicais.
Objetivos:
Proporcionar
a prática de execução musical em conjuntos diferenciados, objetivando o desenvolvimento
da capacidade de desempenho camerístico. Desenvolver a percepção estética.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
MÚSICA
DE CÂMARA II
Ementa:
Desenvolvimento
da prática de execução camerística visando a apresentação de trabalhos musicais
com parâmetros de qualidade sonora e técnica.
Objetivos:
Estudar
e praticar repertório camerístico em conjuntos variados. Proporcionar a atuação
dos instrumentistas e cantores em atividades artísticas práticas.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Estudo
do repertório nos diversos períodos da história com instrução individual e
coletiva. Orientação técnica progressiva. Valorização da criatividade e da
interpretação na formação de grupos e conjuntos vocais/instrumentais.
Objetivos: Desenvolver
as habilidades para execução e interpretação do repertório solista e de câmara,
por meio dos aspectos e da elaboração discursiva da música, observando-se o
contexto estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.
Departamentalização:
Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa: Estudo do
repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual
e coletiva. Orientação técnica progressiva. Interpretação como ponto de
personalização e intuição musical visando a formação do intérprete
profissional. Valorização da criatividade e do repertório da música
instrumental brasileira.
Objetivos:
Desenvolver
as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de
câmara, por meio dos aspectos e da elaboração discursiva da música,
observando-se o contexto estético-histórico, estrutural e técnico instrumental,
Departamentalização:
Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Reconhecimento
dos diferentes processos teóricos, metodológicos e formais para a elaboração e
para a análise de projetos de pesquisa em música.
Objetivos:
Fornecer
subsídios para a produção de trabalhos científicos na área da Música. Orientar
a elaboração do projeto de pesquisa do trabalho de conclusão de curso.
Departamentalização:
Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Desenvolvimento
do trabalho de conclusão de curso de acordo com os métodos científicos de
pesquisa e com os formatos estipulados pela ABNT.
Objetivos:
Introduzir
noções básicas de pesquisa e elaboração de trabalho de conclusão de curso;
sintetizar e traduzir os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em textos
de caráter científico.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Técnicas
de Regência específicas para os repertórios medievais monofônicos e
polifônicos; técnicas de regência para o repertório barroco e a realização de
baixo-cifrado.
Objetivos:
Desenvolver
de forma prática técnicas de regência para o repertório medieval e da
renascença abordando características da regência não métrica e textual e da
regência métrica; abordar as diferentes formas e estilos de realização de
baixo-cifrado e formas de regência tradicional e regência ao instrumento de
grupos.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Técnicas
de Regência específicas para o repertório clássico e romântico.
Objetivos:
Desenvolver
de forma prática técnicas de regência para o repertório clássico e romântico
abordando os diferentes estilos musicais e formações corais.
Departamentalização:
Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Técnicas
de Regência específicas para o repertório coral do século XX.
Objetivos:
Desenvolver
de forma prática técnicas de regência aplicadas ao repertório coral do século
XX. Abordar técnicas de regência para obras que utilizam notação não-métrica e
a-métrica; abordar obras corais de escrita textural e de escrita total ou
parcialmente não determinadas.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Planejamento,
execução e avaliação da atividade de regente coral desenvolvida em diferentes
espaços.
Objetivos:
Orientar
a condução da atividade de regente coral perante os variados ambientes e
instituições nas quais atuará como profissional. Desenvolver técnicas de
condução de ensaios e apresentações, orientar sobre as formas de relacionamento
entre regente e coralistas. Abordar técnicas de preparação de repertório.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa:
Introdução
às técnicas de direção de eventos artísticos-musicais e produção cultural.
Abordar legislações de incentivo fiscal.
Objetivos:
Desenvolver
técnicas de direção de eventos artísticos-musicais. Direção de palco e
coordenação de produção de qualquer tipo de evento relacionado a área musical,
com ênfase especial a área coral. Fornecer subsídios para o entendimento das
leis de incentivo à arte e outras formas de subsidio financeiro para a produção
artística.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
Ementa: Processo de ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática
docente musical no ensino infantil e fundamental (1ª a 4ª séries).
Planejamento, instrumentação e execução do estágio supervisionado.
Objetivos: Desenvolver a
capacidade operacional do aluno em atividades que envolvam planejamento,
execução e avaliação. Avaliar as condições de qualificação do formando para
acesso ao exercício profissional.
Departamentalização: Departamento de
Teoria e Prática da Educação
Ementa: Processo de ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática
docente musical no ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e médio. Planejamento,
instrumentação e execução do estágio supervisionado.
Objetivos: Desenvolver a capacidade operacional do aluno em atividades que
envolvam planejamento, execução e avaliação. Avaliar as condições de
qualificação do formando para acesso ao exercício profissional.
Departamentalização: Departamento de
Teoria e Prática da Educação
PERCEPÇÃO
MUSICAL II
Ementa: Treinamento
auditivo: leitura e escrita prática da linguagem musical por meio de solfejos e
ditados a uma e mais vozes. Percepção de estruturas musicais diversas.
Objetivos:
Desenvolver
as habilidades perceptivas musicais, rítmicas, melódicas e harmônicas, visando
fundamentar a execução instrumental/vocal.
Capacitar o aluno a registrar sons musicais em partituras.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação