R E S O L U Ç Ã O  No  120/2004-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia ____/____/______.

 

Esmeralda Alves Moro,

Secretária.

 

Aprova readequações no projeto pedagógico do curso de graduação em Música – habilitações em Bacharelado e Licenciatura – Câmpus-Sede e dá outras providências.

 

            Considerando o contido das fls. 428 a 592 do processo no 516/2002 – volume 3;

considerando o disposto nas Resoluções nºs 028/2002-CEP e 118/2004-CEP;

considerando o Parecer nº 098/2004 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional,

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art. 1o Ficam aprovadas as readequações no projeto pedagógico do curso de graduação em Música – habilitações em Bacharelado e Licenciatura, no Câmpus-Sede, a estrutura curricular, as ementas, os objetivos e a departamentalização das disciplinas, conforme anexos I e II, que são partes integrantes desta Resolução.

Art. 2o Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as Resoluções nos 114/2002-CEP, 044/2003-CEP e 023/2004-CEP e demais disposições em contrário.

            Dê-se ciência.

            Cumpra-se.

 

Maringá, 6 de outubro de 2004.

 

 

 

Gilberto Cezar Pavanelli,

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal Termina em 1º/11/2004. (art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 

 

ANEXO  I

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

CONTEÚDO GERAL (LICENCIATURA E BACHARELADO EM INSTRUMENTO,

 CANTO E REGÊNCIA CORAL)

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

1

DTP

História da Música I

02

 

02

68

-

-

1

DLE

Metodologia da Produção de Textos

 

02

 

 

02

 

68

 

-

 

-

1

DTP

Percepção Musical I

01

02

03

102

-

 

1

DTP

Prática de Conjunto I

 

02

02

68

-

-

1

DTP

Prática Coral I

 

02

02

68

-

-

1

DCM

Anatomia e Fisiologia para Músicos

 

01

 

01

 

02

 

68

 

-

 

-

1

DFI

Acústica

01

01

02

 

34

 

 

2

DTP

História da Música II

02

 

02

68

 

 

2

DTP

Estruturação Musical I

02

02

04

136

 

 

2

DTP

Percepção Musical II

01

01

02

68

 

 

2

DCS

Introdução à Filosofia e à Estética

02

 

02

68

-

-

2

DTP

Prática Coral II

 

02

02

68

-

-

2

DTP

Prática de Conjunto II

 

02

02

68

-

-

 

3

DTP

História da Música III

02

 

02

68

 

 

3

DTP

Estruturação Musical II

02

02

02

136

 

 

3

DTP

Metodologia Científica Aplicada à Música

02

 

02

68

 

 

3

DTP

Etnomusicologia

02

 

02

68

-

-

 

4

DTP

Estruturação Musical III

02

 

02

68

 

 

4

DTP

História da Música no Brasil

02

 

02

68

 

 

4

DFE

Orientação para TCC

 

02

02

68

 

 

4

DTP

Laboratório de Música e Tecnologia

01

01

02

68

 

 

 

 

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS - LICENCIATURA

 

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

(ESPECIFICIAR)

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

1

DTP

Instrumento Melódico I

Opção: flauta doce ou canto

 

02

02

68

 

 

1

DFE

Fundamentos da Educação

02

 

02

68

 

 

1

DTP

Psicologia da Educação

02

 

02

68

 

 

1

DTP

Educação Musical I

02

 

02

68

 

 

 

2

DTP

Educação Musical II

02

 

02

68

 

 

2

DTP

Didática L

02

 

02

68

 

 

2

DTP

Instrumento Melódico II

Opção: flauta doce ou canto

 

02

02

68

 

 

 

3

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional

 

02

 

 

02

 

68

 

 

3

DTP

Educação Musical III

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Estágio Supervisionado I

1/3

2/3

06

200

 

 

3

DTP

Instrumento Harmônico I

Opções: Piano ou Violão

 

02

02

68

 

 

 

4

DTP

Educação Musical IV

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Estágio Supervisionado II

1/3

2/3

06

200

 

 

4

DTP

Instrumento Harmônico II

Opções: Piano ou Violão

 

02

02

68

 

 

 

 

CURSO DE LICENCIATURA - DISCIPLINAS COMPLEMENTARES: o aluno deverá cursar obrigatoriamente 136 horas dentre as disciplinas oferecidas em qualquer uma das habilitações que não esteja em sua grade curricular obrigatória, bem como disciplinas oferecidas em qualquer um dos departamentos da UEM, desde de que tenha relevância para sua formação e aval do colegiado de curso de Graduação em Música.

 

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS – BACHARELADO EM INSTRUMENTO

 

 

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

1

DTP

Instrumento I

Opções: Piano, Violão, Violino, Flauta transversa

 

02

02

68

 

 

 

2

DTP

Instrumento II

Opções: Piano, Violão, Violino, Flauta transversa

 

02

02

68

 

 

2

DTP

Teoria e Prática da Performance

01

01

02

68

 

 

 

3

DTP

Metodologia do Ensino Musical

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Instrumento III

Opções: Piano, Violão, Violino, Flauta transversa

 

02

02

68

 

 

3

DTP

Música de Câmara I

01

01

02

68

 

 

 

4

DTP

Instrumento IV

Opções: Piano, Violão, Violino, Flauta transversa

 

02

02

68

 

 

4

DTP

Música de Câmara II

01

01

02

68

 

 

 

CURSO DE BACHARELADO EM INSTRUMENTO - DISCIPLINAS COMPLEMENTARES: o aluno deverá cursar obrigatoriamente 136 horas dentre as disciplinas oferecidas em qualquer uma das habilitações que não esteja em sua grade curricular obrigatória, bem como disciplinas oferecidas em qualquer um dos departamentos da UEM desde de que tenha relevância para sua formação e aval do colegiado do curso.

 

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS – BACHARELADO EM CANTO

 

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

1

DTP

Canto I

 

02

02

68

 

 

1

DTP

Dicção Lírica I

01

01

02

68

 

 

1

DTP

Prosódia Musical

02

 

02

 

34

 

 

2

DTP

Canto II

 

02

02

68

 

 

2

DTP

Dicção Lírica II

01

01

02

68

 

 

2

DTP

Teoria e Prática da Performance

01

01

02

68

 

 

 

3

DTP

Metodologia do Ensino Musical

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Canto III

 

02

02

68

 

 

3

DTP

Música de Câmara I

01

01

02

68

 

 

 

4

DTP

Canto IV

 

02

02

68

 

 

4

DTP

Música de Câmara II

01

01

02

68

 

 

 

CURSO DE BACHARELADO EM CANTO - DISCIPLINAS COMPLEMENTARES: o aluno deverá cursar obrigatoriamente 136 horas dentre as disciplinas oferecidas em qualquer uma das habilitações que não esteja em sua grade curricular obrigatória, bem como disciplinas oferecidas em qualquer um dos departamentos da UEM desde de que tenha relevância para sua formação e aval do colegiado do curso.

 

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS – BACHARELADO EM REGÊNCIA CORAL

 

 

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR

PRÁT

TOTAL

1

DTP

Instrumento Harmônico I

Opções: Piano

01

 

01

68

-

-

1

DTP

Dicção Lírica I

01

01

02

68

 

 

1

DTP

Prosódia Musical

02

 

02

34

 

 

 

2

DTP

Regência Coral I

01

01

02

68

 

 

2

DTP

Instrumento Harmônico II

Opções: Piano

 

02

02

68

 

 

2

DTP

Dicção Lírica II

01

01

02

68

 

 

 

3

DTP

Regência Coral II

01

01

02

68

 

 

3

DTP

Estágio de Regência Coral

 

02

02

68

 

 

 

4

DTP

Regência Coral III

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Direção Musical

01

01

02

68

 

 

4

DTP

Estágio de Regência Coral II

 

02

02

68

 

 

 

CURSO DE BACHARELADO EM REGÊNCIA CORAL - DISCIPLINAS COMPLEMENTARES: o aluno deverá cursar obrigatoriamente 136 horas dentre as disciplinas oferecidas em qualquer uma das habilitações que não esteja em sua grade curricular obrigatória, bem como disciplinas oferecidas em qualquer um dos departamentos da UEM desde de que tenha relevância para sua formação e aval do colegiado do curso.

 

 

 

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

LICENCIATURA E BACHARELADO

 

1

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

4

ANOS

2

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

6

ANOS

 

 

RESUMO GERAL DO CURRÍCULO

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

LICENCIATURA

                                                                                                  HORAS

 

1

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

1564

2

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

1216

3

 

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES

 (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

136

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES 

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

200

5

 

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

3116

 

 

Disciplina de formação pedagógica

Carga-horária

Educação musical I

68

Educação musical II

68

Educação musical III

68

Educação musical IV

68

Fundamentos da Educação

68

Etnomusicologia

68

Psicologia da Educação

68

Políticas Publicas e Gestão Educacional

68

Didática L

68

TOTAL

612

 

RESUMO GERAL DO CURRÍCULO

 

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

BACHARELADO EM INSTRUMENTO

                                                                                                              HORAS

1

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

1564

2

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

476

3

 

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

136

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES 

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

300

5

 

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

2476

 

RESUMO GERAL DO CURRÍCULO

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

BACHARELADO EM CANTO E REGÊNCIA CORAL

HORAS

1

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

1564

2

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

714

3

 

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES

 (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

136

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES 

(por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

300

5

 

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

2714

 

Habilitações:

 

·        Educação Musical

 

·        Práticas interpretativas:

 

 

Área

Projeto novo

Canto

Canto

Cordas arcadas

Violino

Cordas dedilhadas

Violão

Instrumentos de teclado

Piano

Madeiras

Flauta Transversa

Regência

Coral

TOTAL

06

 

 

ANEXO II
 

EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS

 

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA - HABILITAÇÃO LICENCIATURA

 

 

HISTÓRIA DA MÚSICA DO BRASIL

Ementa: História da música brasileira abrangendo o período colonial às últimas tendências do século XX e XXI. A música brasileira e o despontar do sentimento nativo. Aspectos culturais da vida musical. Raízes etnomusicológicas e o apogeu do movimento nacionalista. Correntes contemporâneas.

Objetivo(s): Proporcionar entendimento a respeito da música brasileira do ponto de vista da interpretação histórica e estética, contextualizando-a na música ocidental.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

METODOLOGIA DO ENSINO MUSICAL

Ementa: Estudo do processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino instrumental/vocal.

Objetivos: Proporcionar a inter-relação da prática do fazer musical com as atividades de ensino musical instrumental/vocal.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DICÇÃO LÍRICA I

Ementa: Dicção lírica para a voz cantada. Introdução ao alfabeto fonético internacional e aplicação à dicção das línguas: Latim, Portuguesa, Francesa, Italiana e Espanhola.

Objetivos: Decodificar e articular a partir dos sinais gráficos (fonemas) particulares a cada língua em estudo; transcrever foneticamente textos do repertório de canto.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DICÇÃO LÍRICA II

Ementa: Dicção lírica para a voz cantada; aplicação nas línguas Inglesa e Alemã.

Objetivos: Decodificar e articular a partir dos sinais gráficos (fonemas) particulares a cada língua em estudo; transcrever foneticamente textos do repertório de canto.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

ANATOMIA E FISIOLOGIA PARA MÚSICOS

Ementa: Estudo da anatomia e fisiologia das estruturas envolvidas com a fonação e motricidade do membro superior.

Objetivos: Compreender as bases anatômicas e fisiológicas envolvidas nos mecanismos da fonação e motricidade.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

PERCEPÇÃO MUSICAL I

Ementa: Teoria geral da música e treinamento auditivo: leitura e escrita da linguagem musical por meio de solfejos e ditados diversos; apreciação de obras em variados estilos históricos e técnicos.

Objetivos Consolidar os conhecimentos prévios do estudante quanto aos parâmetros sonoros e musicais e teoria geral da música. Desenvolver as habilidades de percepção, execução e notação de padrões musicais, em aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos, visando fundamentar a execução instrumental/vocal. Proporcionar o reconhecimento perceptual de diferentes estilos musicais tanto históricos quanto técnicos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

HISTÓRIA DA MÚSICA I

Ementa: História da Música das sociedades antigas à renascença tardia.

Objetivos: Conhecer os diferentes caminhos tomados pela música desde o período Paleolítico até a Renascença Tardia. Desenvolver o reconhecimento auditivo e teórico das características peculiares de cada época.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

HISTÓRIA DA MÚSICA II

Ementa: História da Música da renascença tardia até o romantismo.

Objetivos: Conhecer os diferentes caminhos tomados pela música desde o final da renascença até período romântico. Desenvolver o reconhecimento auditivo e teórico das características peculiares de cada época e abordar o entendimento histórico do surgimento, manutenção e dissolução do sistema tonal.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

HISTÓRIA DA MÚSICA III

Ementa: História da Música no Século XX e início do XXI.

Objetivos: Conhecer os diferentes caminhos tomados pela música durante o século XX, bem como suas perspectivas e direções no século XXI. Estimular o conhecimento técnico-musical sobre as diferentes abordagens composicionais da música do século XX.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

METODOLOGIA DA PRODUÇÃO DE TEXTOS

Ementa: Teoria e prática de produção e leitura de textos nas diferentes modalidades discursivas. Regras e normas da ABNT para textos e trabalhos científicos.

Objetivos: Desenvolver a leitura ativa, analítica e crítica de textos; valorizar o planejamento e a produção de resumos, resenhas críticas e textos dissertativos argumentativos.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

Prática coral I e II

Ementa: Prática de leitura em conjunto, afinação em conjunto e equilíbrio dinâmico e timbrístico do grupo. Gêneros, estilos e formas corais.

Objetivos: Proporcionar a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa, equilíbrio dinâmico e timbrístico.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PROSÓDIA MUSICAL

Ementa: A prosódia musical e a prosódia literária. A métrica e o ritmo na música e na lingüística. Estudo sobre a conservação dos acentos tônicos, relacionada com os acentos métricos e expressivos do texto. Análise prosódica de canções em português.

Objetivos: Entender as combinações das formas e sílabas poéticas do texto literário com aspectos rítmicos, melódicos e agógicos da música; possibilitar a correção de erros prosódicos evidenciados na análise prosódica de canções.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo das diferentes concepções de Educação e sua conseqüente política educacional.

Objetivos: Analisar as funções assumidas pela Educação e relacioná-las ao momento atual. Estudar as diferentes concepções de Educação e a política educacional brasileira.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

DIDÁTICA L

Ementa: As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação. Identificação e análise de estratégias de ensino, da natureza dos conteúdos e das formas de avaliação em consonância com as características do aluno.

Objetivos: Possibilitar o conhecimento e a análise crítica das diferentes formas de ensino-aprendizagem

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo de variáveis que interferem no processo de desenvolvimento do psiquismo humano. Estudo de variáveis que interferem no processo de aprendizagem.

Objetivos:Proporcionar uma visão abrangente de Educação a partir da leitura de pesquisas e de bibliografia específica na área do desenvolvimento psicológico humano.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

ACÚSTICA

Ementa: Estudo dos fenômenos acústicos em suas relações com as atividades teóricas e práticas dos instrumentistas, cantores e ouvintes.

Objetivos: Construir um conhecimento interdisciplinar associando os fenômenos oscilatórios ao contexto maior que é a própria música. Recursos audiovisuais e a experimentação funcionarão como suporte didático para o cumprimento da ementa e o programa do curso.

Departamentalização: Departamento de Física

 

PRÁTICA DE CONJUNTO I

Ementa: Princípios de interpretação musical. Equilíbrio de sonoridade e timbre entre componentes de grupos instrumentais e vocais. Introdução ao gestual básico da regência. Marcação de tempo e compasso, formas de articulação fraseológica. Técnicas de realização de corte e levare.

Objetivos: Proporcionar a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Instrução técnica de regência e de princípios de liderança em grupos musicais diversos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PRÁTICA DE CONJUNTO II

Ementa: Técnicas de Interpretação em grupo. Equilíbrio de Sonoridade e timbre entre grupos instrumentais e vocais.

Objetivos: Proporcionar a prática de execução musical em conjunto objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I

Ementa: Introdução aos elementos básicos de estruturação musical do sistema tonal, especificamente contraponto estrito e harmonia, visando amparar a análise, interpretação musical e a execução instrumental.

Objetivos: Estudar, em caráter prático e teórico, dos pontos de vistas da construção e da análise, os parâmetros estruturais básicos do sistema tonal.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II

Ementa: Compreensão dos elementos avançados da estruturação musical do sistema tonal, partindo da utilização de dominantes secundárias até os recursos de dissolução do sistema harmônico, e introdução à Análise Musical.

Objetivos: Estudar, em caráter prático e teórico, dos pontos de vistas da construção e da análise, os parâmetros estruturais avançados do sistema tonal.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

ESTRUTURAÇÃO MUSICAL III

Ementa: Estudo da caracterização e aplicação de diferentes métodos de análise musical, assim como a aplicação destes aos diferentes estilos e técnicas composicionais, especialmente àquelas englobadas pelo sistema tonal.

Objetivos: Estudar obras musicais por diferentes métodos analíticos visando fornecer ao estudante um uma capacidade adaptativa quanto aos métodos de análise musical que melhor se aplicam à diferentes estilos e técnicas de escritura musical.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

LABORATÓRIO DE MÚSICA E TECNOLOGIA

Ementa: Estudo de sistemas e procedimentos dos programas da informática, dos recursos da música eletrônica e da eletroacústica.

Objetivos: Inserir o aluno no campo das possibilidades tecnológicas  da área musical e outras áreas afins. Desenvolver a capacidade criativa, observando-se os parâmetros estruturais, estéticos e históricos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

INTRODUÇÃO A FILOSOFIA E À ESTÉTICA

Ementa:  A importância da filosofia na sociedade contemporânea. Estudos dos conceitos estéticos, nos diferentes períodos históricos. Análise da fenomenologia da obra de arte e das condições culturais da produção artística. Análise de obras artísticas como exercício da reflexão estética.

Objetivos:  Estimular os alunos para a reflexão crítica dos conceitos filosóficos e estéticos, nas obras de arte e na música, considerando-se seu desenvolvimento histórico. Ampliar sua visão da Filosofia e de sua importância na área artística.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

ETNOMUSICOLOGIA

Ementa: Abordagem das diversas correntes etnomusicológicas no estudo das manifestações musicais de diversas etnias, com ênfase à cultura popular brasileira.

Objetivos: Desenvolver estudos teóricos e práticos acerca da produção musical proveniente da cultura popular de diversas etnias. Discutir sobre as diferentes formas de produção da música étnica brasileira.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

INSTRUMENTO MELÓDICO  I – CANTO OU FLAUTA DOCE

Ementa: Estudo de aspectos técnicos elementares e de leitura no instrumento com instrução individual e coletiva.

Objetivos: Introduzir e desenvolver estudos práticos e teóricos de execução (técnica, leitura, execução e criação) no instrumento/canto.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

INSTRUMENTO MELÓDICO II - CANTO OU FLAUTA DOCE

Ementa: Estudo de aspectos técnicos elementares e de leitura no instrumento com instrução individual e coletiva.

Objetivos: Desenvolver estudos práticos e teóricos de execução (técnica, leitura, execução e criação) no instrumento/canto.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

INSTRUMENTO HARMÔNICO I – PIANO OU VIOLÃO

Ementa: Estudo de aspectos técnicos básicos e de leitura no instrumento. Introdução na execução das escalas e arpejos, como também na leitura de cifras e inversões de acordes. Leitura à primeira vista.

Objetivos: Introduzir e desenvolver estudos relativos à execução como: (técnica, leitura, criação) além do desenvolvimento auditivo. Propiciar ao aluno o conhecimento e possibilidades de execução do repertório erudito e popular.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

INSTRUMENTO HARMÔNICO II – PIANO OU VIOLÃO

Ementa: Estudo dos aspectos técnicos e interpretativos relacionados ao estilo de cada repertório. Estudos progressivos de escalas e arpejos, leitura de cifras e inversões de acordes. Leitura à primeira vista. Execução em conjunto.

Objetivos: Desenvolver estudos relativos à execução como: (técnica, leitura, criação) além do desenvolvimento auditivo. Propiciar ao aluno o conhecimento e possibilidades de execução do repertório erudito e popular.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

EDUCAÇÃO MUSICAL I

Ementa: Introdução à delimitação epistemológica da área de Educação Musical. Funções sociais da música. Função político-pedagógica do educador musical. Música na educação infantil e ensino fundamental.

Objetivos: Fornecer subsídios para o entendimento das especificidades da Educação Musical e do educador musical, bem como da intersecção da área com seus respectivos campos do conhecimento: Educação, Musicologia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia e História. Conhecer e discutir as intervenções e pesquisas atuais em educação musical na educação infantil e ensino fundamental. Oportunizar aos alunos observações de aulas de Arte, preferencialmente música, na educação infantil e ensino fundamental e em espaços extra-escolares.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

EDUCAÇÃO MUSICAL II

Ementa: Educação Musical no ensino médio. A análise e a projeção das correntes pedagógico-musicais. Orientação didática, teórica e prática de vivências musicais que conduzam ao como ensinar a aprender música.

Objetivos: Promover conhecimento da educação musical no ensino médio a partir de observações de aulas de Arte, preferencialmente música; estudar pesquisas recentes e analisar intervenções pedagógico-musicais desenvolvidas no ensino médio. Inserção introdutória do aluno no contexto de espaços educativos. Conhecer as diferentes correntes pedagógico-musicais da primeira e segunda metade do século XX. Analisar diferentes correntes pedagógico-musicais, discutindo criticamente seu papel na realidade atual. Introduzir o aluno à prática pedagógica através de laboratório em sala de aula e/ou projetos de ensino em educação musical desenvolvido pelo docente da disciplina. 

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

EDUCAÇÃO MUSICAL III

Ementa: Conteúdos específicos de música a serem trabalhos na educação musical na educação básica. Orientações e desenvolvimento de materiais didáticos para educação musical. Projetos e programas curriculares de educação musical.

Objetivos: Trabalhar conteúdos específicos de educação musical que potencialmente poderão ser efetivados na educação básica, bem como a produção de material didático. Analisar projetos e programas curriculares de educação musical, enfatizando a relação entre as etapas e componentes do mesmo. 

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

EDUCAÇÃO MUSICAL IV

Ementa: A educação musical na contemporaneidade. O papel do educador musical na sociedade atual. Diferentes espaços de atuação. A pesquisa em educação musical.

Objetivos: Relacionar os atuais meios de comunicação com a educação musical. Refletir sobre a atuação profissional do educador musical, contemplando o comprometimento do futuro professor de música na busca pessoal e profissional de seu papel como docente. Discutir sobre os diferentes espaços de atuação e as atuais demandas profissionais. Instigar o conhecimento de pesquisa recentes em educação musical, assim como seu desenvolvimento.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL

Ementa: Estudo das políticas e gestão educacional com ênfase nos planos educacionais para os sistemas escolares no  Brasil Colônia, Império e República, para cada curso de licenciatura.

Objetivos: Subsidiar o futuro educador com conhecimentos teóricos e práticos referentes às políticas públicas educacionais e sua relação com o contexto sócio-político e econômico, bem como, sua gestão e organização escolar.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

TEORIA E PRÁTICA DA PERFORMANCE

Ementa: Estudo dos aspectos teóricos e práticos relacionados a execução musical em público e/ou gravação, abrangendo a produção, ensaios e realização de um evento  musical.

Objetivos: Fornecer subsídios para apresentações musicais em público, buscando o domínio de palco e organização estrutural e psicológica. Subsidiar a escolha e adequação de repertório ao público/local.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

MÚSICA DE CÂMARA I

Ementa: Estudo de princípios interpretativos visando a prática do executante no gênero de música de câmara. Leitura a primeira vista de partituras e preparação de repertório para apresentações musicais.

Objetivos: Proporcionar a prática de execução musical em conjuntos diferenciados, objetivando o desenvolvimento da capacidade de desempenho camerístico. Desenvolver a percepção estética.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

MÚSICA DE CÂMARA II

Ementa: Desenvolvimento da prática de execução camerística visando a apresentação de trabalhos musicais com parâmetros de qualidade sonora e técnica.

Objetivos: Estudar e praticar repertório camerístico em conjuntos variados. Proporcionar a atuação dos instrumentistas e cantores em atividades artísticas práticas.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

INSTRUMENTO I, II, III E IV  - VIOLINO, VIOLÃO, PIANO, FLAUTA TRANSVERSA

Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da história com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de grupos e conjuntos vocais/instrumentais.

Objetivos: Desenvolver as habilidades para execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos e da elaboração discursiva da música, observando-se o contexto estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

CANTO I, II, III E IV

Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do repertório da música instrumental brasileira.

Objetivos: Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos e da elaboração discursiva da música, observando-se o contexto estético-histórico, estrutural e técnico instrumental,

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À MÚSICA

Ementa: Reconhecimento dos diferentes processos teóricos, metodológicos e formais para a elaboração e para a análise de projetos de pesquisa em música.

Objetivos: Fornecer subsídios para a produção de trabalhos científicos na área da Música. Orientar a elaboração do projeto de pesquisa do trabalho de conclusão de curso.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

ORIENTAÇÃO PARA TCC

Ementa: Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de acordo com os métodos científicos de pesquisa e com os formatos estipulados pela ABNT.

Objetivos: Introduzir noções básicas de pesquisa e elaboração de trabalho de conclusão de curso; sintetizar e traduzir os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em textos de caráter científico.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

REGÊNCIA CORAL I

Ementa: Técnicas de Regência específicas para os repertórios medievais monofônicos e polifônicos; técnicas de regência para o repertório barroco e a realização de baixo-cifrado.

Objetivos: Desenvolver de forma prática técnicas de regência para o repertório medieval e da renascença abordando características da regência não métrica e textual e da regência métrica; abordar as diferentes formas e estilos de realização de baixo-cifrado e formas de regência tradicional e regência ao instrumento de grupos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

REGÊNCIA CORAL II

Ementa: Técnicas de Regência específicas para o repertório clássico e romântico.

Objetivos: Desenvolver de forma prática técnicas de regência para o repertório clássico e romântico abordando os diferentes estilos musicais e formações corais.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

REGÊNCIA CORAL III

Ementa: Técnicas de Regência específicas para o repertório coral do século XX.

Objetivos: Desenvolver de forma prática técnicas de regência aplicadas ao repertório coral do século XX. Abordar técnicas de regência para obras que utilizam notação não-métrica e a-métrica; abordar obras corais de escrita textural e de escrita total ou parcialmente não determinadas.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

ESTÁGIO DE REGÊNCIA CORAL I e II

Ementa: Planejamento, execução e avaliação da atividade de regente coral desenvolvida em diferentes espaços.

Objetivos: Orientar a condução da atividade de regente coral perante os variados ambientes e instituições nas quais atuará como profissional. Desenvolver técnicas de condução de ensaios e apresentações, orientar sobre as formas de relacionamento entre regente e coralistas. Abordar técnicas de preparação de repertório.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DIREÇÃO MUSICAL

Ementa: Introdução às técnicas de direção de eventos artísticos-musicais e produção cultural. Abordar legislações de incentivo fiscal.

Objetivos: Desenvolver técnicas de direção de eventos artísticos-musicais. Direção de palco e coordenação de produção de qualquer tipo de evento relacionado a área musical, com ênfase especial a área coral. Fornecer subsídios para o entendimento das leis de incentivo à arte e outras formas de subsidio financeiro para a produção artística.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Ementa: Processo de ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino infantil e fundamental (1ª a 4ª séries). Planejamento, instrumentação e execução do estágio supervisionado.

Objetivos: Desenvolver a capacidade operacional do aluno em atividades que envolvam planejamento, execução e avaliação. Avaliar as condições de qualificação do formando para acesso ao exercício profissional.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Ementa: Processo de ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical no ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e médio. Planejamento, instrumentação e execução do estágio supervisionado.

Objetivos: Desenvolver a capacidade operacional do aluno em atividades que envolvam planejamento, execução e avaliação. Avaliar as condições de qualificação do formando para acesso ao exercício profissional.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PERCEPÇÃO MUSICAL II

Ementa: Treinamento auditivo: leitura e escrita prática da linguagem musical por meio de solfejos e ditados a uma e mais vozes. Percepção de estruturas musicais diversas.

Objetivos: Desenvolver as habilidades perceptivas musicais, rítmicas, melódicas e harmônicas, visando fundamentar a execução instrumental/vocal.  Capacitar o aluno a registrar sons musicais em partituras.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação