R E S O L U Ç Ã O No 149/2004-CEP

 

 CERTIDÃO

   Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 2/12/2004.

 

 

Esmeralda Alves Moro,

Secretária.

 

Aprova novo projeto pedagógico do curso de graduação em Administração para os ingressantes a partir de 2005.

 

 

            Considerando o contido das fls. 226 a 320 do processo nº 1.657/1991;

considerando o disposto nas Resoluções nºs 172/91-CEP, 147/94-CEP, 069/95-CEP, 103/97-CEP, 008/98-CEP, 002/99-CEP, 014/2004-CEP e 079/2004-CEP;

considerando o Parecer nº 101/2004 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art. 1º  Fica aprovado o novo projeto pedagógico e o componente curricular Estágio Supervisionado do curso de graduação em Administração, a vigorar, para os ingressantes, a partir do ano letivo de 2005, conforme anexos I, II e III, que são partes integrantes desta Resolução.

Art. 2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se

Maringá, 27 de outubro de 2004.

 

 

Angelo Aparecido Priori

 

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 9/12/2004. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 


 

ANEXO I

 

SERIAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES

 

 

SER.

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

1ª

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª

 

Introdução ao Estudo e Pesquisa em Administração

Filosofia

Matemática e Administração

Direito

Contabilidade Geral e Orçamento

Pensamento Administrativo I

Estatística

Psicologia

Custos

 

Economia

Pensamento Administrativo II

Sociologia

Métodos e Medidas I

Economia Brasileira e Regional

Antropologia

Análise Financeira

Administração de RH I

Processos e Técnicas Administrativas

 

Administração Financeira

Métodos e Medidas II

Administração de Materiais e Logística

Administração de RH II

Cultura Organizacional

Sistemas e Tecnologia da Informação

Administração da Produção I

Administração Mercadológica I

Diagnóstico Organizacional

 

 

 

4

4

4

4

 

4

4

4

4

4

 

4

4

4

4

4

4

4

4

 

4

 

4

4

 

4

4

4

 

4

4

4

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

4

4

4

 

4

4

4

4

4

 

4

4

4

4

4

4

4

4

 

4

 

4

4

 

4

4

4

 

4

4

4

4

 

 

136

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

136

 

136

 

 

 

68

68

68

 

68

68

68

68

68

 

68

68

68

68

68

68

68

68

 

 

 

 

68

 

68

68

68

 

68

68

68

68

 

 

 

 

SER.

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

OUTRO

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

 

 

 

4ª

 

 

 

 

 

 

 

 

Gestão Agroindustrial

Política

Administração da Produção II

Administração Mercadológica II

Gestão Ambiental

Administração Pública

Estratégia Organizacional

Empreendedorismo

Estágio Supervisionado

 

 

4

4

4

4

4

4

4

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

4

4

4

4

4

4

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

300

 

 

 

68

68

68

68

68

68

68

68

 

 

 

 

 

DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO (carga horária)

MÍNIMO

MÁXIMO

 

 

 

 

2884

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

 

HORAS

 

1

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-B)

 

1496

 

2

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

(Formulário 10-C e 10-D)

 

1388

 

 

3

 

OUTROS

(Formulário 10-E)

 

 

 

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

 

150

 

5

 

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

 

 

3034

 

 

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O  C U R R I C U L A R

 

1

 

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

4

ANOS

2

 

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

7

ANOS

 

 

ANEXO II

 

EMENTA, OBJETIVOS  E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES

 

INTRODUÇÃO AO ESTUDO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Ementa: A Administração como Ciência Social Aplicada; discussão das principais tendências e reflexão teórica das metodologias da pesquisa científica em Administração; postulados e pressupostos da Teoria Administrativa; momentos de investigação nas organizações; técnicas de pesquisa nas organizações; papel do administrador e ética profissional.

Objetivos: Apresentar os primeiros conceitos e o contexto da ciência administrativa; Apresentar conceitos para o desenvolvimento da pesquisa em administração.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

FILOSOFIA

Ementa: Estudo da história e evolução do pensamento filosófico e científico e sua integração no contexto da administração.

Objetivos: Fundamentar o pensamento e ação humana no processo administrativo.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I

Ementa: Análise histórica da evolução do pensamento administrativo através das escolas.

Objetivos: Contextualizar a evolução do pensamento administrativo e as tendências da Administração.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

MATEMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO

Ementa: I - Números reais; II - Funções, limites, noção de derivadas e aplicações, noção de integração de uma variável real; III - Introdução dos modelos matemáticos em Administração.

Objetivos: I - Familiarizar o acadêmico com o pensamento matemático, indispensável ao estudo das ciências; II - Possibilitar ao acadêmico o domínio dos conceitos e das técnicas do cálculo elementar; III - Possibilitar ao acadêmico a aplicação do cálculo elementar na resolução de problemas vinculados à administração.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

ESTATÍSTICA

Ementa: Estatística descritiva e inferencial aplicada à Administração.

Objetivos: A Estatística para Administração visa proporcionar ao acadêmico de Administração o conhecimento de técnicas estatísticas para análise descritiva de dados, bem como proporcionar o instrumental necessário para análise inferencial.

Departamentalização:  Departamento de Estatística

 

DIREITO

Ementa: Os conhecimentos básicos de Direito Público e Privado, nas áreas de Direito Constitucional, Civil, Comercial, Trabalhista, Tributário e Administrativo.

Objetivos: Apresentar conhecimentos básicos de Direito, necessários ao desempenho da profissão de Administrador.

Departamentalização: Departamento de Direito Público

 

PSICOLOGIA

Ementa: Estudo dos fenômenos psicológicos da relação homem-trabalho.

Objetivo: Propiciar ao aluno conhecimento sobre os fenômenos psicológicos implicados nas relações de trabalho, a fim de subsidiá-lo para uma prática profissional voltada para a promoção do ser humano.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

CONTABILIDADE GERAL E ORÇAMENTO

Ementa: Apresentação dos conceitos básicos de contabilidade e de orçamento empresarial.

Objetivos: Apresentar os procedimentos contábeis pertinentes à elaboração das Demonstrações Financeiras/Contábeis, assim como as técnicas básicas para construção de orçamento empresarial.

Departamentalização: Departamento de Ciências Contábeis

 

CUSTOS

Ementa: Apresentação dos conceitos de Custos e sua importância para a gestão empresarial.

Objetivos: Apresentar os procedimentos pertinentes à formação do custo de produtos e serviços, assim como a importância das informações originárias do sistema de custos para a gestão empresarial.

Departamentalização: Departamento de Ciências Contábeis

 

ECONOMIA

Ementa: Problemas econômicos fundamentais. Considerações sobre Microeconomia e Macroeconomia. Noções do Comércio Internacional.

Objetivos: Apresentar aos acadêmicos noções básicas do ambiente econômico relacionado à atividade empresarial.

Departamentalização: Departamento de Economia

 

ECONOMIA BRASILEIRA E REGIONAL

Ementa: Estudo da Economia Regional e Brasileira

Objetivos: Analisar a economia brasileira e regional no sentido de se dar uma visão tão ampla quanto possível, para que possam interagir os conceitos administrativos e ao ambientes macro e micro, onde estão inseridas as organizações.

Departamentalização: Departamento de Economia

 

PENSAMENTO ADMINISTRATIVO II

Ementa: Análise histórica da evolução do pensamento administrativo através das escolas.

Objetivos: Contextualizar a evolução do pensamento administrativo e as tendências da Administração.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

ANTROPOLOGIA

Ementa: Estudos dos aspectos econômicos das relações sociais e dos fundamentos simbólicos dos processos da vida material.

Objetivos: Além de trazer uma introdução à Antropologia e seu estilo de descrição e interpretação dos fenômenos sociais, objetiva o estudo da organização da atividade econômica em perspectiva transcultural. A oscilação do eixo temático da disciplina em torno de questões de troca, reciprocidade, valor, acumulação trabalho, propriedade, lucro e consumo em seus modos vários de realização cultural e social permitem a compreensão global da natureza dos fenômenos econômicos.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

MÉTODOS E MEDIDAS I

Ementa: Métodos e medidas para análise de investimentos na Administração; Métodos e medidas para a previsão e análise de demanda na Administração.

Objetivos: Apresentar conceitos e técnicas para a resolução de problemas quantitativos da administração para análise de investimentos e demanda.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

ANÁLISE FINANCEIRA

Ementa: Análise de custos para controle e decisão administrativa. Análise das demonstrações contábil-financeiras. Planejamento econômico-financeiro.

Objetivos: Desenvolver habilidade para ler, interpretar e fazer uso de informações contábil-financeiras, de modo a reunir elementos para a tomada de decisão e controle administrativo.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

SOCIOLOGIA

Ementa: Estudo das teorias sociológicas explicativas da estrutura e da mudança social e suas implicações sobre as organizações, especialmente as implicações da divisão do trabalho, da tecnologia e da automação sobre as relações de trabalho.

Objetivos: Estudar as relações sociais e as organizações no âmbito da sociedade moderna.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

ADMINISTRAÇÃO DE RH I

Ementa: Os desafios e o papel da Gestão de Recursos Humanos nas organizações. Os processos de Gestão de Recursos Humanos.

Objetivos: Entender o papel das pessoas nas organizações. Apresentar conhecimentos técnicos para desenvolver ações de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver e manter as pessoas nas organizações. 

Departamentalização: Departamento de Administração

 

PROCESSOS E TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS

Ementa: O estudo dos processos e técnicas administrativas e sua aplicação nas organizações.

Objetivos: Estudar os processos e técnicas de administração e sua aplicação nas organizações.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Ementa: Estudo da gestão financeira de forma a permitir a análise contextualizada e integrada do processo decisório com as demais áreas funcionais da empresa e com o mercado. Isto implica, também, no estudo de mercados financeiros, de capitais a cambial.

Objetivos: Desenvolver conhecimentos que permitam a atuação na empresa tanto de forma específica na área financeira quanto de integrada com as demais áreas e com o mercado.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

MÉTODOS E MEDIDAS II

Ementa: Métodos e medidas para a tomada de decisão na Administração

Objetivos: Apresentar conceitos e técnicas para a resolução de problemas quantitativos da administração para a tomada de decisão.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Ementa: Tecnologia de captura, armazenamento, recuperação, tratamento, exibição e transmissão de informações e dos sistemas que a empregam, visando apoiar o planejamento, controle, coordenação e o processo decisório nas organizações.

Objetivos: Apresentar conhecimentos sobre a Tecnologia da Informação (fundamentalmente caracterizada pelo hardware, software e recursos de comunicação) e os sistemas de Informação, sob seus aspectos técnicos e organizacionais, segundo uma perspectiva contextualizada de sua aplicabilidade nos procedimentos inerentes à Administração. 

Departamentalização: Departamento de Administração

 

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Ementa: Gestão de estoque, sistemas básicos de estocagem, movimentação e manuseio de materiais no recebimento, processamento e distribuição. Compra: procedimentos e lote econômico.

Objetivos: Apresentar ferramentas visando a competência técnica na gestão de materiais na empresa e eficácia na logística de recepção, manuseio e distribuição desses materiais.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I

Ementa: A função produção nas organizações em um contexto sistêmico. A organização da produção de bens e serviços. O planejamento estratégico da produção e os desafios da produção.

Objetivos: I - Contextualizar a Administração da produção como parte de um ciclo de operações integrado às demais funções organizacionais e ao ambiente competitivo, sob o enfoque da administração estratégica e Teoria dos Sistemas Abertos. II - Caracterizar e analisar os aspectos que envolvem a organização dos sistemas produtivos, em termos de fluxo produtivo e logística operacional. III - Caracterizar os modelos e importância do planejamento estratégico para organização, operacionalização estratégica da função produção e seus desafios.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

ADMINISTRAÇÃO DE RH II

Ementa: O Planejamento e a Gestão Estratégica de Recursos Humanos. O Desenvolvimento Organizacional e a Gestão de Conhecimento. A Negociação e a Gestão de Conflitos. O Comportamento Organizacional e o Desenvolvimento de Sistemas de Trabalho de Alto Desempenho.

Objetivos: Capacitar o administrador para atuação nas organizações no gerenciamento e desenvolvimento do seu capital humano, tornando-as competitivas, ágeis e flexíveis para atuarem de forma alinhada às exigências do mercado. 

Departamentalização: Departamento de Administração

 

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I

Ementa: Estudo da administração mercadológica nas organizações, particularmente no que se refere às funções, conceitos, processos, sistemas, instrumentos, técnicas, análises e decisões voltadas para o ambiente mercadológico, planejamento estratégico mercadológico, organização para o mercado e organização da força de vendas.

Objetivos: Entender e implementar pressupostos mercadológicos no contexto da interação entre a organização e seu ambiente de atuação.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

CULTURA ORGANIZACIONAL

Ementa: Conceitos de cultura nas organizações contemporâneas, destacando a sua importância e influência na formação e condução de estruturas e processos administrativos e organizacionais.

Objetivos: Apresentar uma visão geral do significado de cultura organizacional, buscando o particular: Compreender o conceito de cultura para a sociedade global e local; Estabelecer vínculos entre cultura, indivíduo e organização; Transmitir ao aluno perspectivas de avaliação da cultura e da identidade no contexto das organizacionais; Identificar elementos da cultura organizacional e o impacto dos mesmos em processos e estruturas administrativas; Abordar o papel desempenhado pelos indivíduos na formação e manutenção da cultura organizacional; Contextualizar fenômenos de poder e mudança na cultura organizacional.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Ementa: Estudo das organizações, examinando detalhadamente suas condições internas (estratégias, cultura, estrutura e áreas funcionais), externas (setor, contexto social, político e econômico) e as administrativas e, estabelecendo um plano de implementação de mudanças.

Objetivos: Apresentar instrumentos necessários para análise e intervenção nas organizações, para implementação e mudanças descontínuas e incrementais, objetivando a melhoria de suas ações estratégicas, táticas e operacionais. 

Departamentalização: Departamento de Administração

 

GESTÃO AGROINDUSTRIAL

Ementa: Características e dinâmica sistêmica da agroindústria. Gestão estratégica e competitiva dos segmentos produtivos na agroindústria. Fatores influenciadores da competitividade sistêmica na agroindústria.

Objetivos: II - Caracterizar a agroindústria e sua dinâmica competitiva considerando o atual ambiente concorrencial. II - Identificar e analisar os fatores influenciadores da competitividade dos segmentos que integram os segmentos produtivos na agroindústria em seus aspectos organizacionais e estratégicos.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

GESTÃO AMBIENTAL

Ementa: O conceito de desenvolvimento sustentável. As questões ambientais e influências nas organizações. A ISO 14000. Estratégias e instrumentos de gerenciamento ambiental.

Objetivos: Descrever o surgimento e as implicações da variável ambiental para a gestão das organizações e possibilitar reflexões, junto aos graduandos, sobre o papel do administrador nesse contexto.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

POLÍTICA

Ementa: Estudo dos conceitos fundamentais da Ciência Política (poder, dominação, legitimidade e hegemonia), visando a compreensão das relações travadas no interior do aparelho de Estado e na administração das políticas públicas (na perspectiva da compreensão da sociedade brasileira).

Objetivos: Apresentar o instrumental teórico necessário à análise das decisões políticas e das relações entre Estado e Sociedade no Brasil.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Ementa: Impactos da Economia Global. Políticas Públicas. Políticas Públicas Sociais.

Objetivos: Apresentar conteúdos para o desenvolvimento de pesquisas e atuação em organizações públicas.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II

Ementa: Planejamento-mestre da produção. Programação da produção nos diversos tipos de sistemas produtivos. Controle operacional e estratégico da produção. Gestão da qualidade no processo.

Objetivos: I - Identificar as formas e características do planejamento tático da produção sob enfoque do MRP. II - Caracterizar a programação da produção diante dos diferentes sistemas produtivos, sob orientação do MRP, Just-in-time e OPT, abordando sua integração à gestão de estoques. III - Discutir a gestão da qualidade, identificando seu contexto estratégico e as diversas ferramentas que integram seu estudo. 

Departamentalização: Departamento de Administração

 

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Ementa: Estudo das escolas e correntes da administração estratégica em organizações formais.

Objetivos: Caracterizar e discutir as diversas correntes de pensamento que tratam de estratégia organizacional.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

Ementa: Estudo da administração mercadológica nas organizações, particularmente no que se refere à elaboração, desenvolvimento e aplicação dos compostos mercadológicos em termos de produto, praça, promoção e preço.

Objetivos: Ajustar os compostos de marketing ao ambiente de atuação da organização, visando objetivos de longo prazo que estejam compatibilizados aos interesses da sociedade.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

EMPREENDEDORISMO

Ementa: O processo empreendedor e o ciclo de vida das organizações. Características do comportamento empreendedor. Plano de negócios. Empresas familiares.

Objetivos: Apresentar o papel empreendedor e o processo de empreender, assim como as dificuldades e o processo de crescimento de micro e pequenas empresas.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Ementa: Diagnóstico e análise das organizações visando consolidar de forma integrada e globalizada os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Objetivos: Consolidar e praticar os conceitos e estudos desenvolvidos ao longo do curso.

Departamentalização: Departamento de Administração

 

 

ANEXO III

 

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO

 

 

TÍTULO I - DEFINIÇÃO BÁSICA

 

Capítulo I - Constituição e Objetivos

 

Art. 1º  O Estágio do Curso de Administração é atividade curricular indispensável à conclusão do curso e rege-se pelas presentes normas, respeitadas aquelas emanadas do Conselho Federal de Educação e dos Órgãos de deliberação superior da Universidade Estadual de Maringá.

Art. 2º  O Estágio em Administração de que trata o Artigo 1º é supervisionado e tem por objetivos básicos propiciar:

I - a dimensão de interdisciplinaridade, ainda que dentro do campo de estudos da Administração;

II - a aproximação da atividade profissional aos estudos acadêmicos visando a futura atuação profissional no contexto das organizações;

III - a oportunidade de aprofundar o relacionamento dinâmico teoria/prática desenvolvido ao longo dos estudos do curso;

IV - a introdução à vivência profissional, em campo da administração e em verdadeiro ambiente de trabalho e atividade social neste ambiente;

V  - a compreensão quanto à busca da dimensão cultural em qualquer dos aspectos da realização do estágio.

Art. 3º  O Estágio em Administração, visando à abordagem da capacitação analítica e descritiva, seja em nível de projeto ou execução, tem como características:

I - a ação da pesquisa caracterizada na revisão teórica que deva fundamentar o objeto de investigação do estagiário;

II - as ações de diagnóstico, descrição e interpretação de situações, objeto do trabalho proposto, que serão consubstanciadas em relatório de estágio.

 

Capítulo II - Características Gerais

 

Art. 4º  Os objetivos, as características, a jornada e o objeto do Estágio constituem em seu conjunto o campo de Estágio que tem, ainda, como condições:

I - só podem receber os estagiários as organizações que possam proporcionar situações características do objeto de estudo;

II - que a realização do estágio compreenda as fases de planejamento e execução, conforme as normas de procedimento de que trata o Artigo 7º;

III - que o Plano de Estágio seja aprovado pelo orientador do Estágio;

IV - que o programa contido no Plano de Estágio, em especial o seu cronograma de execução, esteja em conformidade com o calendário acadêmico da Universidade Estadual de Maringá.

Art. 5º  O Estágio em Administração caracteriza-se funcionalmente como um sistema em que interagem:

I - o coordenador do Colegiado de Administração, como responsável pelos aspectos didático-pedagógicos do estágio, conforme atribuições vigentes na estrutura da UEM e, desta forma, responsável pela avaliação crítica das atividades de estágio;

II - o Departamento de Administração (DAD), como executor dos objetivos da disciplina Estágio em Administração, designando docentes para a coordenação do estágio e a orientação dos estagiários com as responsabilidades definidas neste regulamento;

III - as organizações públicas e privadas, como os entes a propiciarem as oportunidades de estágio em campos da administração, caracterizando aspectos específicos dessas organizações ou essas organizações como objeto de estudo;

IV - o acadêmico matriculado no Estágio em Administração assumindo, nesta condição, a responsabilidade de cumprir as atividades de estágio de conformidade com este regulamento e as normas de procedimento aprovadas pelo DAD.

§ 1º  Desde que manifestado por qualquer das partes como imprescindível, poderá o DAD fornecer carta de apresentação.

§ 2º  Qualquer outra forma de compromisso formal para a realização de estágio dependerá dos trâmites determinados pelas normas específicas da UEM.

Art. 6º  O Estágio de Administração terá como objeto de estudo a organização ou aspectos da organização pública ou privada, em situação na qual o acadêmico consiga delimitar dentro do campo dos estudos do Curso de Administração.

Parágrafo único. A organização, pública ou privada, de que trata o "caput" deste artigo é aquela delineada e delimitada na Teoria da Administração.

 

TÍTULO II - DA ESTRUTURA DO ESTÁGIO

 

Capítulo I - Da Organização

 

Art. 7º  O estágio de que trata o Artigo 1º terá a duração e formas determinadas pelas normas específicas do CFE e pelo projeto pedagógico do curso de Administração e será realizado de conformidade com o cronograma do plano de estágio elaborado segundo as normas específicas do estágio supervisionado do curso de Administração.

Art. 8º  O DAD, na qualidade de executor dos objetivos da disciplina de Estágio em Administração, definirá os docentes do seu quadro para o encargo de coordenação desse estágio e, a cada período letivo, os encargos de orientação dos estagiários, aos docentes do seu quadro.

§ 1º  Compete ao coordenador do Estágio em Administração:

I – responsabilizar-se perante o DAD pela efetivação do estágio curricular dos acadêmicos segundo as normas estabelecidas;

II - fixar um calendário de atividades da coordenadoria que assegure a execução do estágio em cada período letivo;

III - estabelecer contatos com os prováveis estagiários do penúltimo período letivo regular do curso, dentro do calendário de atividades;

IV - fixar o cronograma de apresentação da defesa do estágio, elaborando a escala dos membros das bancas examinadoras;

V - interagir com as organizações objeto de estudo dos estagiários;

VI - cadastrar organizações abordadas pelos estagiários, bem como aquelas que manifestem interesse em oferecer oportunidades de estágio;

VII - encaminhar estagiários a organizações sempre que isso se fizer necessário;

VIII - presidir as reuniões com estagiários, e professores orientadores de estágio, conforme calendário, sempre que houver convocação e sempre que novas diretrizes sejam dadas aos estagiários;

IX - viabilizar um sistema de avaliação dos resultados dos estágios, que compreenda os trabalhos, a orientação dos docentes e a avaliação da banca examinadora, devendo, neste caso, interagir com o coordenador do curso e os coordenadores de áreas;

X - apoiar os estagiários, em especial quando houver problemas de relacionamento, em seu local de estágio;

XI - promover um sistema de divulgação dos trabalhos de estágio, respeitadas as restrições das próprias organizações;

XII - outras atribuições correlatas que lhe forem deferidas pelo DAD.

§ 2º  Aos professores orientadores compete:

I - orientar os estagiários na realização do seu trabalho de estágio, conforme o que trata o inciso II do Artigo 4º deste regulamento;

II – acompanhar, paulatinamente, os trabalhos de estágio em execução, mediante reuniões semanais, orientando o desenvolvimento dos estudos dos estagiários e procedendo à correção de rumos. O acompanhamento visa à efetivação do trabalho proposto, à correção de rumos e redefinição que a execução exigir, para que se cumpram os princípios expressos neste regulamento;

III - registrar o acompanhamento de conformidade com o estabelecido nas normas de procedimento;

IV - fazer as avaliações periódicas solicitadas pela coordenação;

V - registrar o controle de freqüência dos estagiários;

VI - tomar ciência das orientações gerais dadas aos estagiários pelo coordenador geral em suas reuniões periódicas;

VII - outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pelo DAD.

§ 3º  O estagiário obriga-se a:

I - cumprir as disposições deste regulamento e das normas de procedimento do estágio;

II - elaborar o projeto de estágio, com a supervisão de um orientador, conforme as normas estabelecidas, executando-o, após aprovação. As modificações necessárias, no decurso da execução do trabalho, deverão ser justificadas no relatório do estágio;

III - comparecer às reuniões convocadas pelo professor coordenador do estágio conforme o seu calendário de atividades, bem como, aos encontros semanais na Coordenadoria de Estágio com os professores disponíveis;

IV - assumir o compromisso de absoluto sigilo acerca das atividades e informações obtidas junto às organizações concedentes de estágio, divulgando nomes e situações somente quando autorizado;

V - outros cometimentos correlatos e/ou supervenientes que decorram de decisões do CEP, do colegiado de curso ou do DAD.

Art. 9º  O coordenador do estágio deverá contar com o apoio de um vice-coordenador a ser designado pelo DAD.

§ 1º  O vice-coordenador será o substituto eventual do coordenador e também apoiará o trabalho deste com as atribuições específicas que lhe sejam designadas pelo DAD.

§ 2º  Para o desempenho dos encargos de coordenador de estágio deverá haver a distribuição mínima de carga horária de quatro horas/aula.

 

Capítulo II - Da implementação do estágio

 

Art. 10.  O acadêmico realizará o estágio ao matricular-se no 4º ano do Curso de Administração.

Art. 11.  O estagiário deverá contar, para a realização do seu trabalho de estágio, com a orientação de professores designados para tal fim.

Art. 12.  A atividade de estágio inicia-se no primeiro dia do período letivo, conforme o calendário acadêmico da UEM.

 

TÍTULO III - DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO

 

Capítulo I - Forma do Estágio

 

Art. 13.  A execução do estágio, nos termos deste regulamento, terá duas fases distintas:

I - revisão teórica e diagnóstico, realizados durante o primeiro semestre do ano letivo, caracterizando assim a demanda aos professores orientadores;

II - descrição da situação atual, análise e relatório, necessariamente individual, a se realizar no segundo semestre do ano letivo do estágio.

§ 1º  Em sua essência, o estágio de que trata este artigo, na fase de execução, poderá assumir quatro formas características:

I - o estágio na organização, estudando-a como tal;

II - o estágio em grande organização em que o acadêmico centrará seu estudo em aspecto específico dessa organização;

III - estudo específico, abordando um tema da Administração;

IV - estudo teórico tendo por objeto a administração, caso em que pode ser transformado em estágio-pesquisa com orientação específica de professor designado pelo DAD, obedecidas às normas aplicáveis aos projetos de iniciação científica e outros projetos de pesquisa.

§ 2º  Em sua forma, a execução do estágio deverá obedecer a proposta e cronograma estabelecidos no plano de estágio, dentro das seguintes etapas:

I - acompanhamento - aprovado o plano de estágio, a execução do mesmo dar-se-á através da orientação na Coordenadoria de Estágio e nas reuniões periódicas com a coordenação, em que o acadêmico poderá negociar mudanças em seu plano. Indicações específicas constarão das normas de procedimentos;

II - elaboração do relatório do estágio de conformidade com as normas de procedimentos;

III - a defesa pública do estágio, que marca o término das atividades do estágio.

 

Capítulo II - Da Avaliação

 

Art. 14.  O acadêmico matriculado regularmente no Estágio em Administração será avaliado em duas oportunidades, em adequação ao disposto no Artigo 13, obedecido o que segue:

I - na primeira oportunidade, o acadêmico será avaliado tendo-se por base a Elaboração do Projeto de Atividades e Revisão de Literatura, conforme o cronograma do plano; nessa fase a nota será atribuída pelo professor orientador ou, excepcionalmente, pelo coordenador de estágio.

II – a segunda nota periódica será o resultado da defesa pública. Somente será avaliado o acadêmico que tiver cumprido o cronograma estabelecido no plano de estágio e apresentar a concordância formal do professor orientador para sua apresentação, tendo-se por base o Relatório Final ou Monografia.

a)     A nota será atribuída por uma banca examinadora constituída de, no mínimo, dois professores do DAD/UEM, tendo como presidente o professor orientador.

b)     Na impossibilidade de participação de docentes do DAD, com exceção do presidente, poderá a banca examinadora ser constituída por professores de outros departamentos da UEM.

§ 1º  As notas periódicas de verificação da aprendizagem obedecerão ao contido nos critérios de avaliação da disciplina, aprovados pelo departamento e colegiado de curso.

§ 2º  Não haverá Exame Final.

Art. 15.  A defesa pública perante uma banca examinadora, de que trata o Artigo 14, ocorrerá em época prevista anualmente no calendário, o qual deverá ser proposto pela Coordenação do Estágio e aprovado pelo DAD e divulgado oportunamente.

Parágrafo único: Não haverá segunda convocação, salvo força maior, devidamente justificada em solicitação encaminhada dentro do prazo de 24 horas antes da escala estabelecida ao acadêmico, e aceita pelo DAD.

Art. 16.  O Relatório Final ou Monografia deverá ser entregue na Secretaria do DAD na data estabelecida no calendário de atividades da coordenação do estágio. Os procedimentos deverão ser:

I  - para avaliação perante a banca examinadora

a) entrega de duas vias impressas do Relatório Final ou Monografia na secretaria do  DAD, com anuência do orientador do estágio;

b) entrega de um disquete ou CD Rom contendo o arquivo do Resumo e o arquivo contendo o Relatório Final ou Monografia na sua íntegra.

II - após a avaliação:

a) após a apresentação perante a banca e com as correções que forem determinadas, o acadêmico providenciará a entrega dos seguintes itens, no prazo de sete dias:

     - um disquete ou CD Rom contendo o arquivo do Resumo e o arquivo contendo as alterações recomendadas do Relatório Final ou Monografia na sua integra.

     - uma via impressa do Relatório Final ou Monografia à organização ou instituição que propiciou a realização do Estágio, assinada pelo coordenador de estágio.

 

TÍTULO IV - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 17. Os casos especiais ou omissos serão resolvidos pelo Departamento de Administração e Colegiado de Curso de Administração ouvidos o coordenador de estágio e o professor orientador.