R E S O L U Ç
à O No 149/2004-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de
costume, nesta Reitoria, no dia 2/12/2004. Esmeralda
Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova novo projeto pedagógico do curso de
graduação em Administração para os ingressantes a partir de 2005. |
Considerando o contido das fls. 226 a 320 do processo nº 1.657/1991;
considerando o disposto nas Resoluções nºs
172/91-CEP, 147/94-CEP, 069/95-CEP, 103/97-CEP, 008/98-CEP, 002/99-CEP,
014/2004-CEP e 079/2004-CEP;
considerando o Parecer nº 101/2004 da Câmara de
Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto
da Universidade Estadual de Maringá,
O
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE
MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art.
1º Fica aprovado o novo
projeto pedagógico e o componente curricular Estágio Supervisionado do curso
de graduação em Administração, a vigorar, para os ingressantes, a partir do
ano letivo de 2005, conforme anexos I, II e III, que são partes integrantes
desta Resolução.
Art.
2º Esta Resolução entra
em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se
Angelo
Aparecido Priori
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 9/12/2004.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
ANEXO I
SERIAÇÃO
DOS COMPONENTES CURRICULARES
SER. |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
|||||
1ª 2ª 3ª |
Introdução ao Estudo e
Pesquisa em Administração Filosofia Matemática e Administração Direito Contabilidade Geral e
Orçamento Pensamento Administrativo
I Estatística Psicologia Custos Economia Pensamento Administrativo
II Sociologia Métodos e Medidas I Economia Brasileira e
Regional Antropologia Análise Financeira Administração de RH I Processos e Técnicas
Administrativas Administração Financeira Métodos e Medidas II Administração de Materiais
e Logística Administração de RH II Cultura Organizacional Sistemas e Tecnologia da
Informação Administração da Produção
I Administração
Mercadológica I Diagnóstico Organizacional |
4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 |
|
4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 |
136 136 136 |
68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 |
|
SER. |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
|||||
4ª |
Gestão Agroindustrial Política Administração da Produção
II Administração
Mercadológica II Gestão Ambiental Administração Pública Estratégia Organizacional Empreendedorismo Estágio Supervisionado |
4 4 4 4 4 4 4 4 |
|
4 4 4 4 4 4 4 4 |
300 |
68 68 68 68 68 68 68 68 |
|
DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO (carga horária)
|
MÍNIMO |
MÁXIMO |
|
2884 |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES HORAS |
|
|||||
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO
BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) (Formulário 10-B) |
1496 |
|
|||
2 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO
ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) (Formulário 10-C e 10-D) |
1388 |
|
|||
|
3 |
OUTROS (Formulário 10-E) |
|
|||
|
4 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
150 |
|||
|
5 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO
CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
3034 |
|||
I N T E G
R A L I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A R |
|||
1 |
PRAZO MÍNIMO PARA
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
4 |
ANOS |
2 |
PRAZO MÁXIMO PARA
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
7 |
ANOS |
ANEXO II
EMENTA, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
CURRICULARES
INTRODUÇÃO
AO ESTUDO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Ementa: A Administração como Ciência Social Aplicada;
discussão das principais tendências e reflexão teórica das metodologias da
pesquisa científica em Administração; postulados e pressupostos da Teoria
Administrativa; momentos de investigação nas organizações; técnicas de pesquisa
nas organizações; papel do administrador e ética profissional.
Objetivos: Apresentar os primeiros conceitos e o contexto da
ciência administrativa; Apresentar conceitos para o desenvolvimento da pesquisa
em administração.
Departamentalização: Departamento de Administração
FILOSOFIA
Ementa: Estudo da história e evolução do pensamento
filosófico e científico e sua integração no contexto da administração.
Objetivos: Fundamentar o pensamento e ação humana no processo
administrativo.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
PENSAMENTO
ADMINISTRATIVO I
Ementa: Análise histórica da evolução do pensamento
administrativo através das escolas.
Objetivos: Contextualizar a evolução do pensamento
administrativo e as tendências da Administração.
Departamentalização: Departamento de Administração
MATEMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO
Ementa: I - Números reais; II - Funções, limites, noção de
derivadas e aplicações, noção de integração de uma variável real; III -
Introdução dos modelos matemáticos em Administração.
Objetivos: I - Familiarizar o acadêmico com o pensamento matemático,
indispensável ao estudo das ciências; II - Possibilitar ao acadêmico o domínio
dos conceitos e das técnicas do cálculo elementar; III - Possibilitar ao
acadêmico a aplicação do cálculo elementar na resolução de problemas vinculados
à administração.
Departamentalização: Departamento de Matemática
ESTATÍSTICA
Ementa: Estatística descritiva e inferencial aplicada à
Administração.
Objetivos: A Estatística para Administração visa proporcionar ao
acadêmico de Administração o conhecimento de técnicas estatísticas para análise
descritiva de dados, bem como proporcionar o instrumental necessário para
análise inferencial.
Departamentalização: Departamento
de Estatística
DIREITO
Ementa: Os conhecimentos básicos de Direito Público e
Privado, nas áreas de Direito Constitucional, Civil, Comercial, Trabalhista,
Tributário e Administrativo.
Objetivos: Apresentar conhecimentos básicos de Direito,
necessários ao desempenho da profissão de Administrador.
Departamentalização: Departamento de Direito Público
PSICOLOGIA
Ementa: Estudo dos fenômenos psicológicos da relação
homem-trabalho.
Objetivo: Propiciar ao aluno conhecimento sobre os fenômenos
psicológicos implicados nas relações de trabalho, a fim de subsidiá-lo para uma
prática profissional voltada para a promoção do ser humano.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
CONTABILIDADE GERAL E ORÇAMENTO
Ementa: Apresentação dos conceitos básicos de contabilidade e
de orçamento empresarial.
Objetivos: Apresentar os procedimentos contábeis pertinentes à
elaboração das Demonstrações Financeiras/Contábeis, assim como as técnicas
básicas para construção de orçamento empresarial.
Departamentalização: Departamento de Ciências Contábeis
CUSTOS
Ementa: Apresentação dos conceitos de Custos e sua
importância para a gestão empresarial.
Objetivos: Apresentar os procedimentos pertinentes à formação do custo de produtos e serviços, assim
como a importância
das informações originárias do sistema de custos para a gestão empresarial.
Departamentalização: Departamento de Ciências Contábeis
ECONOMIA
Ementa: Problemas econômicos fundamentais. Considerações
sobre Microeconomia e Macroeconomia. Noções do Comércio Internacional.
Objetivos: Apresentar aos acadêmicos noções básicas do ambiente
econômico relacionado à atividade empresarial.
Departamentalização: Departamento de Economia
ECONOMIA BRASILEIRA E REGIONAL
Ementa: Estudo da Economia Regional e Brasileira
Objetivos: Analisar a economia brasileira e regional no sentido
de se dar uma visão tão ampla quanto possível, para que possam interagir os
conceitos administrativos e ao ambientes macro e micro, onde estão inseridas as
organizações.
Departamentalização: Departamento de Economia
PENSAMENTO
ADMINISTRATIVO II
Ementa: Análise histórica da evolução do pensamento
administrativo através das escolas.
Objetivos: Contextualizar a evolução do pensamento
administrativo e as tendências da Administração.
Departamentalização: Departamento de Administração
ANTROPOLOGIA
Ementa: Estudos dos aspectos econômicos das relações sociais
e dos fundamentos simbólicos dos processos da vida material.
Objetivos: Além de trazer uma introdução à Antropologia e seu
estilo de descrição e interpretação dos fenômenos sociais, objetiva o estudo da
organização da atividade econômica em perspectiva transcultural. A oscilação do
eixo temático da disciplina em torno de questões de troca, reciprocidade,
valor, acumulação trabalho, propriedade, lucro e consumo em seus modos vários de
realização cultural e social permitem a compreensão global da natureza dos
fenômenos econômicos.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
MÉTODOS E MEDIDAS I
Ementa: Métodos e medidas para análise de investimentos na
Administração; Métodos e medidas para a previsão e análise de demanda na Administração.
Objetivos: Apresentar conceitos e técnicas para a resolução de
problemas quantitativos da administração para análise de investimentos e
demanda.
Departamentalização: Departamento de Administração
ANÁLISE FINANCEIRA
Ementa: Análise de custos para controle e decisão
administrativa. Análise das demonstrações contábil-financeiras. Planejamento
econômico-financeiro.
Objetivos: Desenvolver habilidade para ler, interpretar e fazer
uso de informações contábil-financeiras, de modo a reunir elementos para a
tomada de decisão e controle administrativo.
Departamentalização: Departamento de
Administração
SOCIOLOGIA
Ementa: Estudo das teorias sociológicas explicativas da
estrutura e da mudança social e suas implicações sobre as organizações,
especialmente as implicações da divisão do trabalho, da tecnologia e da
automação sobre as relações de trabalho.
Objetivos: Estudar as relações sociais e as organizações no
âmbito da sociedade moderna.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
ADMINISTRAÇÃO DE RH I
Ementa: Os desafios e o papel da Gestão de Recursos Humanos
nas organizações. Os processos de Gestão de Recursos Humanos.
Objetivos: Entender o papel das pessoas nas organizações.
Apresentar conhecimentos técnicos para desenvolver ações de agregar, aplicar,
recompensar, desenvolver e manter as pessoas nas organizações.
Departamentalização: Departamento de Administração
PROCESSOS E TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS
Ementa: O estudo dos processos e técnicas administrativas e
sua aplicação nas organizações.
Objetivos: Estudar os processos e técnicas de administração e
sua aplicação nas organizações.
Departamentalização: Departamento de Administração
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Ementa: Estudo da gestão financeira de forma a permitir a
análise contextualizada e integrada do processo decisório com as demais áreas
funcionais da empresa e com o mercado. Isto implica, também, no estudo de
mercados financeiros, de capitais a cambial.
Objetivos: Desenvolver conhecimentos que permitam a atuação na
empresa tanto de forma específica na área financeira quanto de integrada com as
demais áreas e com o mercado.
Departamentalização: Departamento de Administração
MÉTODOS E MEDIDAS II
Ementa: Métodos e medidas
para a tomada de decisão na Administração
Objetivos: Apresentar conceitos e técnicas para a resolução de
problemas quantitativos da administração para a tomada de decisão.
Departamentalização: Departamento de Administração
SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Ementa: Tecnologia de captura, armazenamento, recuperação,
tratamento, exibição e transmissão de informações e dos sistemas que a
empregam, visando apoiar o planejamento, controle, coordenação e o processo
decisório nas organizações.
Objetivos: Apresentar conhecimentos sobre a Tecnologia da
Informação (fundamentalmente caracterizada pelo hardware, software e recursos
de comunicação) e os sistemas de Informação, sob seus aspectos técnicos e
organizacionais, segundo uma perspectiva contextualizada de sua aplicabilidade
nos procedimentos inerentes à Administração.
Departamentalização: Departamento de Administração
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Ementa: Gestão de estoque, sistemas básicos de estocagem,
movimentação e manuseio de materiais no recebimento, processamento e
distribuição. Compra: procedimentos e lote econômico.
Objetivos: Apresentar ferramentas visando a competência técnica
na gestão de materiais na empresa e eficácia na logística de recepção, manuseio
e distribuição desses materiais.
Departamentalização: Departamento de Administração
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Ementa: A função produção nas organizações em um contexto
sistêmico. A organização da produção de bens e serviços. O planejamento
estratégico da produção e os desafios da produção.
Objetivos: I - Contextualizar a Administração da produção como parte
de um ciclo de operações integrado às demais funções organizacionais e ao
ambiente competitivo, sob o enfoque da administração estratégica e Teoria dos
Sistemas Abertos. II - Caracterizar e analisar os aspectos que envolvem a
organização dos sistemas produtivos, em termos de fluxo produtivo e logística
operacional. III - Caracterizar os modelos e importância do planejamento
estratégico para organização, operacionalização estratégica da função produção
e seus desafios.
Departamentalização: Departamento de Administração
ADMINISTRAÇÃO DE RH II
Ementa: O Planejamento e a Gestão Estratégica de Recursos Humanos.
O Desenvolvimento Organizacional e a Gestão de Conhecimento. A Negociação e a
Gestão de Conflitos. O Comportamento Organizacional e o Desenvolvimento de
Sistemas de Trabalho de Alto Desempenho.
Objetivos: Capacitar o administrador para atuação nas organizações
no gerenciamento e desenvolvimento do seu capital humano, tornando-as
competitivas, ágeis e flexíveis para atuarem de forma alinhada às exigências do
mercado.
Departamentalização: Departamento de Administração
ADMINISTRAÇÃO
MERCADOLÓGICA I
Ementa: Estudo da administração mercadológica nas
organizações, particularmente no que se refere às funções, conceitos,
processos, sistemas, instrumentos, técnicas, análises e decisões voltadas para
o ambiente mercadológico, planejamento estratégico mercadológico, organização
para o mercado e organização da força de vendas.
Objetivos: Entender e implementar pressupostos mercadológicos no
contexto da interação entre a organização e seu ambiente de atuação.
Departamentalização: Departamento de Administração
CULTURA ORGANIZACIONAL
Ementa: Conceitos de cultura nas organizações
contemporâneas, destacando a sua importância e influência na formação e
condução de estruturas e processos administrativos e organizacionais.
Objetivos: Apresentar uma visão geral do significado de cultura
organizacional, buscando o particular: Compreender o conceito de cultura para a
sociedade global e local; Estabelecer vínculos entre cultura, indivíduo e
organização; Transmitir ao aluno perspectivas de avaliação da cultura e da
identidade no contexto das organizacionais; Identificar elementos da cultura
organizacional e o impacto dos mesmos em processos e estruturas
administrativas; Abordar o papel desempenhado pelos indivíduos na formação e
manutenção da cultura organizacional; Contextualizar fenômenos de poder e
mudança na cultura organizacional.
Departamentalização: Departamento de Administração
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Ementa: Estudo das organizações, examinando detalhadamente
suas condições internas (estratégias, cultura, estrutura e áreas funcionais),
externas (setor, contexto social, político e econômico) e as administrativas e,
estabelecendo um plano de implementação de mudanças.
Objetivos: Apresentar instrumentos necessários para análise e
intervenção nas organizações, para implementação e mudanças descontínuas e
incrementais, objetivando a melhoria de suas ações estratégicas, táticas e
operacionais.
Departamentalização: Departamento de Administração
GESTÃO AGROINDUSTRIAL
Ementa: Características e dinâmica sistêmica da
agroindústria. Gestão estratégica e competitiva dos segmentos produtivos na
agroindústria. Fatores influenciadores da competitividade sistêmica na
agroindústria.
Objetivos: II - Caracterizar a agroindústria e sua dinâmica
competitiva considerando o atual ambiente concorrencial. II - Identificar e
analisar os fatores influenciadores da competitividade dos segmentos que
integram os segmentos produtivos na agroindústria em seus aspectos
organizacionais e estratégicos.
Departamentalização: Departamento de Administração
GESTÃO AMBIENTAL
Ementa: O conceito de desenvolvimento sustentável. As
questões ambientais e influências nas organizações. A ISO 14000. Estratégias e
instrumentos de gerenciamento ambiental.
Objetivos: Descrever
o surgimento e as implicações da variável ambiental para a gestão das
organizações e possibilitar reflexões, junto aos graduandos, sobre o papel do
administrador nesse contexto.
Departamentalização: Departamento de Administração
POLÍTICA
Ementa:
Estudo dos conceitos fundamentais da Ciência Política (poder, dominação,
legitimidade e hegemonia), visando a compreensão das relações travadas no
interior do aparelho de Estado e na administração das políticas públicas (na
perspectiva da compreensão da sociedade brasileira).
Objetivos: Apresentar o instrumental teórico necessário à
análise das decisões políticas e das relações entre Estado e Sociedade no
Brasil.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Ementa: Impactos da Economia Global. Políticas Públicas.
Políticas Públicas Sociais.
Objetivos: Apresentar conteúdos para o desenvolvimento de
pesquisas e atuação em organizações públicas.
Departamentalização: Departamento de Administração
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
Ementa: Planejamento-mestre da produção. Programação da
produção nos diversos tipos de sistemas produtivos. Controle operacional e
estratégico da produção. Gestão da qualidade no processo.
Objetivos: I - Identificar as formas e características do
planejamento tático da produção sob enfoque do MRP. II - Caracterizar a
programação da produção diante dos diferentes sistemas produtivos, sob
orientação do MRP, Just-in-time e OPT, abordando sua integração à gestão de
estoques. III - Discutir a gestão da qualidade, identificando seu contexto
estratégico e as diversas ferramentas que integram seu estudo.
Departamentalização: Departamento de Administração
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Ementa: Estudo das escolas e correntes da administração
estratégica em organizações formais.
Objetivos: Caracterizar e discutir as diversas correntes de
pensamento que tratam de estratégia organizacional.
Departamentalização: Departamento de Administração
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
Ementa: Estudo da administração mercadológica nas
organizações, particularmente no que se refere à elaboração, desenvolvimento e
aplicação dos compostos mercadológicos em termos de produto, praça, promoção e
preço.
Objetivos: Ajustar os compostos de marketing ao ambiente de
atuação da organização, visando objetivos de longo prazo que estejam
compatibilizados aos interesses da sociedade.
Departamentalização: Departamento de Administração
EMPREENDEDORISMO
Ementa: O processo empreendedor e o ciclo de vida das
organizações. Características do comportamento empreendedor. Plano de negócios.
Empresas familiares.
Objetivos: Apresentar o papel empreendedor e o processo de
empreender, assim como as dificuldades e o processo de crescimento de micro e
pequenas empresas.
Departamentalização: Departamento de Administração
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Ementa: Diagnóstico e análise das organizações visando
consolidar de forma integrada e globalizada os conhecimentos adquiridos durante
o curso.
Objetivos: Consolidar e praticar os conceitos e estudos desenvolvidos
ao longo do curso.
Departamentalização: Departamento de Administração
ANEXO III
REGULAMENTO
DO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO
TÍTULO I - DEFINIÇÃO BÁSICA
Art. 1º O Estágio do Curso de Administração é atividade
curricular indispensável à conclusão do curso e rege-se pelas presentes normas,
respeitadas aquelas emanadas do Conselho Federal de Educação e dos Órgãos de
deliberação superior da Universidade Estadual de Maringá.
Art. 2º O Estágio em Administração de que trata o
Artigo 1º é supervisionado e tem por objetivos básicos propiciar:
I - a dimensão de interdisciplinaridade, ainda que
dentro do campo de estudos da Administração;
II - a aproximação da atividade profissional aos
estudos acadêmicos visando a futura atuação profissional no contexto das
organizações;
III - a oportunidade de aprofundar o relacionamento
dinâmico teoria/prática desenvolvido ao longo dos estudos do curso;
IV - a introdução à vivência profissional, em campo
da administração e em verdadeiro ambiente de trabalho e atividade social neste
ambiente;
V - a
compreensão quanto à busca da dimensão cultural em qualquer dos aspectos da realização
do estágio.
Art. 3º O Estágio em Administração, visando à
abordagem da capacitação analítica e descritiva, seja em nível de projeto ou
execução, tem como características:
I - a ação da pesquisa caracterizada na revisão
teórica que deva fundamentar o objeto de investigação do estagiário;
II - as ações de diagnóstico, descrição e
interpretação de situações, objeto do trabalho proposto, que serão
consubstanciadas em relatório de estágio.
Art. 4º Os objetivos, as características, a jornada
e o objeto do Estágio constituem em seu conjunto o campo de Estágio que tem,
ainda, como condições:
I - só podem receber os estagiários as organizações
que possam proporcionar situações características do objeto de estudo;
II - que a realização do estágio compreenda as fases
de planejamento e execução, conforme as normas de procedimento de que trata o
Artigo 7º;
III - que o Plano de Estágio seja aprovado pelo
orientador do Estágio;
IV - que o programa contido no Plano de Estágio, em
especial o seu cronograma de execução, esteja em conformidade com o calendário
acadêmico da Universidade Estadual de Maringá.
Art. 5º O Estágio em Administração caracteriza-se
funcionalmente como um sistema em que interagem:
I - o coordenador do Colegiado de Administração, como
responsável pelos aspectos didático-pedagógicos do estágio, conforme
atribuições vigentes na estrutura da UEM e, desta forma, responsável pela
avaliação crítica das atividades de estágio;
II - o Departamento de Administração (DAD), como
executor dos objetivos da disciplina Estágio em Administração, designando
docentes para a coordenação do estágio e a orientação dos estagiários com as responsabilidades
definidas neste regulamento;
III - as organizações públicas e privadas, como os
entes a propiciarem as oportunidades de estágio em campos da administração,
caracterizando aspectos específicos dessas organizações ou essas organizações
como objeto de estudo;
IV - o acadêmico matriculado no Estágio em
Administração assumindo, nesta condição, a responsabilidade de cumprir as
atividades de estágio de conformidade com este regulamento e as normas de
procedimento aprovadas pelo DAD.
§ 1º Desde que manifestado por qualquer das
partes como imprescindível, poderá o DAD fornecer carta de apresentação.
§ 2º Qualquer outra forma de compromisso formal
para a realização de estágio dependerá dos trâmites determinados pelas normas
específicas da UEM.
Art. 6º O Estágio de Administração terá como objeto
de estudo a organização ou aspectos da organização pública ou privada, em
situação na qual o acadêmico consiga delimitar dentro do campo dos estudos do
Curso de Administração.
Parágrafo único. A organização, pública ou privada, de que trata o "caput"
deste artigo é aquela delineada e delimitada na Teoria da Administração.
TÍTULO II - DA ESTRUTURA DO ESTÁGIO
Art. 7º O estágio de que trata o Artigo 1º terá a
duração e formas determinadas pelas normas específicas do CFE e pelo projeto
pedagógico do curso de Administração e será realizado de conformidade com o cronograma
do plano de estágio elaborado segundo as normas específicas do estágio
supervisionado do curso de Administração.
Art. 8º O DAD, na qualidade de executor dos
objetivos da disciplina de Estágio em Administração, definirá os docentes do
seu quadro para o encargo de coordenação desse estágio e, a cada período
letivo, os encargos de orientação dos estagiários, aos docentes do seu quadro.
§ 1º Compete ao coordenador do Estágio em Administração:
I – responsabilizar-se perante o DAD pela efetivação
do estágio curricular dos acadêmicos segundo as normas estabelecidas;
II - fixar um calendário de atividades da
coordenadoria que assegure a execução do estágio em cada período letivo;
III - estabelecer contatos com os prováveis
estagiários do penúltimo período letivo regular do curso, dentro do calendário
de atividades;
IV - fixar o cronograma de apresentação da defesa do
estágio, elaborando a escala dos membros das bancas examinadoras;
V - interagir com as organizações objeto de estudo
dos estagiários;
VI - cadastrar organizações abordadas pelos
estagiários, bem como aquelas que manifestem interesse em oferecer
oportunidades de estágio;
VII - encaminhar estagiários a organizações sempre
que isso se fizer necessário;
VIII - presidir as reuniões com estagiários, e
professores orientadores de estágio, conforme calendário, sempre que houver
convocação e sempre que novas diretrizes sejam dadas aos estagiários;
IX - viabilizar um sistema de avaliação dos
resultados dos estágios, que compreenda os trabalhos, a orientação dos docentes
e a avaliação da banca examinadora, devendo, neste caso, interagir com o
coordenador do curso e os coordenadores de áreas;
X - apoiar os estagiários, em especial quando houver
problemas de relacionamento, em seu local de estágio;
XI - promover um sistema de divulgação dos trabalhos
de estágio, respeitadas as restrições das próprias organizações;
XII - outras atribuições correlatas
que lhe forem deferidas pelo DAD.
§ 2º Aos professores orientadores compete:
I - orientar os estagiários na realização do seu
trabalho de estágio, conforme o que trata o inciso II do Artigo 4º deste
regulamento;
II – acompanhar, paulatinamente, os trabalhos de
estágio em execução, mediante reuniões semanais, orientando o desenvolvimento
dos estudos dos estagiários e procedendo à correção de rumos. O acompanhamento
visa à efetivação do trabalho proposto, à correção de rumos e redefinição que a
execução exigir, para que se cumpram os princípios expressos neste regulamento;
III - registrar o acompanhamento de conformidade com
o estabelecido nas normas de procedimento;
IV - fazer as avaliações periódicas solicitadas pela
coordenação;
V - registrar o controle de freqüência dos
estagiários;
VI - tomar ciência das orientações gerais dadas aos
estagiários pelo coordenador geral em suas reuniões periódicas;
VII - outras atividades correlatas que
lhe forem atribuídas pelo DAD.
§ 3º O estagiário obriga-se a:
I - cumprir as disposições deste regulamento e das
normas de procedimento do estágio;
II - elaborar o projeto de estágio, com a supervisão
de um orientador, conforme as normas estabelecidas, executando-o, após
aprovação. As modificações necessárias, no decurso da execução do trabalho,
deverão ser justificadas no relatório do estágio;
III - comparecer às reuniões convocadas pelo
professor coordenador do estágio conforme o seu calendário de atividades, bem
como, aos encontros semanais na Coordenadoria de Estágio com os professores
disponíveis;
IV - assumir o compromisso de absoluto sigilo acerca
das atividades e informações obtidas junto às organizações concedentes de
estágio, divulgando nomes e situações somente quando autorizado;
V - outros cometimentos correlatos e/ou
supervenientes que decorram de decisões do CEP, do colegiado de curso ou do
DAD.
Art. 9º O coordenador do estágio deverá contar com o
apoio de um vice-coordenador a ser designado pelo DAD.
§ 1º O vice-coordenador será o substituto eventual do
coordenador e também apoiará o trabalho deste com as atribuições específicas
que lhe sejam designadas pelo DAD.
§ 2º Para o desempenho dos encargos de coordenador de
estágio deverá haver a distribuição mínima de carga horária de quatro
horas/aula.
Art. 10. O acadêmico realizará o estágio ao
matricular-se no 4º ano do Curso de Administração.
Art. 11. O estagiário deverá contar, para a
realização do seu trabalho de estágio, com a orientação de professores
designados para tal fim.
Art. 12. A atividade de estágio inicia-se no primeiro
dia do período letivo, conforme o calendário acadêmico da UEM.
TÍTULO III - DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
EM ADMINISTRAÇÃO
Art. 13. A execução do estágio, nos termos deste
regulamento, terá duas fases distintas:
I - revisão teórica e diagnóstico, realizados durante
o primeiro semestre do ano letivo, caracterizando assim a demanda aos
professores orientadores;
II - descrição da situação atual, análise e
relatório, necessariamente individual, a se realizar no segundo semestre do ano
letivo do estágio.
§ 1º Em sua essência, o estágio de que trata este artigo,
na fase de execução, poderá assumir quatro formas características:
I - o estágio na organização, estudando-a como tal;
II - o estágio em grande organização em que o
acadêmico centrará seu estudo em aspecto específico dessa organização;
III - estudo específico, abordando um tema da
Administração;
IV - estudo teórico tendo por objeto a administração,
caso em que pode ser transformado em estágio-pesquisa com orientação específica
de professor designado pelo DAD, obedecidas às normas aplicáveis aos projetos
de iniciação científica e outros projetos de pesquisa.
§ 2º Em sua forma, a
execução do estágio deverá obedecer a proposta e cronograma estabelecidos no
plano de estágio, dentro das seguintes etapas:
I - acompanhamento - aprovado o plano de estágio, a
execução do mesmo dar-se-á através da orientação na Coordenadoria de Estágio e
nas reuniões periódicas com a coordenação, em que o acadêmico poderá negociar
mudanças em seu plano. Indicações específicas constarão das normas de procedimentos;
II - elaboração do relatório do estágio de
conformidade com as normas de procedimentos;
III - a defesa pública do estágio, que marca o
término das atividades do estágio.
Art. 14. O acadêmico matriculado regularmente no
Estágio em Administração será avaliado em duas oportunidades, em adequação ao
disposto no Artigo 13, obedecido o que segue:
I - na primeira oportunidade, o acadêmico será
avaliado tendo-se por base a Elaboração do Projeto de Atividades e Revisão de
Literatura, conforme o cronograma do plano; nessa fase a nota será atribuída
pelo professor orientador ou, excepcionalmente, pelo coordenador de estágio.
II – a segunda nota periódica será o resultado da
defesa pública. Somente será avaliado o acadêmico que tiver cumprido o
cronograma estabelecido no plano de estágio e apresentar a concordância formal
do professor orientador para sua apresentação, tendo-se por base o Relatório
Final ou Monografia.
a)
A nota será atribuída
por uma banca examinadora constituída de, no mínimo, dois professores do
DAD/UEM, tendo como presidente o professor orientador.
b)
Na impossibilidade de
participação de docentes do DAD, com exceção do presidente, poderá a banca
examinadora ser constituída por professores de outros departamentos da UEM.
§ 1º As notas periódicas de verificação da aprendizagem
obedecerão ao contido nos critérios de avaliação da disciplina, aprovados pelo
departamento e colegiado de curso.
§
2º Não haverá Exame Final.
Art. 15. A defesa pública perante uma banca
examinadora, de que trata o Artigo 14, ocorrerá em época prevista anualmente no
calendário, o qual deverá ser proposto pela Coordenação do Estágio e aprovado
pelo DAD e divulgado oportunamente.
Parágrafo único: Não haverá segunda convocação, salvo força maior, devidamente justificada
em solicitação encaminhada dentro do prazo de 24 horas antes da escala
estabelecida ao acadêmico, e aceita pelo DAD.
Art. 16. O Relatório Final ou Monografia deverá ser
entregue na Secretaria do DAD na data estabelecida no calendário de atividades
da coordenação do estágio. Os procedimentos deverão ser:
I - para
avaliação perante a banca examinadora
a) entrega de duas vias impressas do Relatório Final
ou Monografia na secretaria do DAD, com
anuência do orientador do estágio;
b) entrega de um disquete ou CD Rom contendo o
arquivo do Resumo e o arquivo contendo o Relatório Final ou Monografia na sua
íntegra.
II - após a avaliação:
a) após a apresentação perante a banca e com as
correções que forem determinadas, o acadêmico providenciará a entrega dos
seguintes itens, no prazo de sete dias:
- um
disquete ou CD Rom contendo o arquivo do Resumo e o arquivo contendo as
alterações recomendadas do Relatório Final ou Monografia na sua integra.
- uma via
impressa do Relatório Final ou Monografia à organização ou instituição que
propiciou a realização do Estágio, assinada pelo coordenador de estágio.
Art. 17.
Os casos especiais ou omissos serão resolvidos pelo Departamento de
Administração e Colegiado de Curso de Administração ouvidos o coordenador de
estágio e o professor orientador.