R E S O L U Ç Ã O No 007/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente
resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 17/2/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
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Aprova
alterações no projeto pedagógico do curso de graduação em Pedagogia. |
Considerando o contido das fls. 333 a 350 do processo
nº 1.697/1991;
considerando
o disposto nas Resoluções nos 176/91-CEP, 059/97-CEP, 180/2000-CEP e
043/2003-CEP;
considerando
os Pareceres nº 004/2005 e 010/2005 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação
Básica e Profissional,
O CONSELHO
DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR EM EXERCÍCIO, SANCIONO A
SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art.
1º
Ficam aprovadas as alterações no projeto pedagógico do curso de
graduação em Pedagogia, a vigorar a partir do ano letivo de 2005, conforme
segue:
I - redepartamentalização do componente curricular Metodologia
do Ensino de História: 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental (1711) do
Departamento de História para o Departamento de Teoria e Prática da Educação.
II - alteração de ementas e objetivos:
Didática
(459)
Ementa: Propostas de ensino e de aprendizagem que
fundamentam a mediação teórica-prática da ação docente;
Objetivos:
Compreender a Educação no conjunto das relações sociais; analisar a Didática
tomando como parâmetro a realidade social contemporânea.
Currículos
e Programas (472)
Ementa: Análise de currículos e programas no contexto
educacional brasileiro.
Objetivos:
Compreender as diversas propostas situadas historicamente; analisar as
propostas curriculares no contexto educacional apontando alternativas que
atendam às necessidades da escola atual.
Metodologia
do Ensino Fundamental (1179)
Ementa: Constituição histórica da metodologia do ensino e as
diferentes concepções de ensino e aprendizagem de leitura e escrita,
focalizando o processo de alfabetização.
Objetivos:
Compreender a constituição histórica da metodologia do ensino e as diferentes concepções
de ensino e aprendizagem de leitura e escrita, focalizando o processo de
alfabetização na escola brasileira; analisar e elaborar propostas para o ensino
e aprendizagem de leitura e escrita, que subsidiem a formação do professor
alfabetizador.
Metodologia do Ensino em Educação
Infantil (1693)
Ementa:
A metodologia da educação infantil
sob diferentes perspectivas dos processos de ensino e aprendizagem.
Objetivos:
Subsidiar uma prática pedagógica que privilegie a apresentação de conteúdos nas
áreas de conhecimento, mediante o uso de diferentes linguagens.
Educação
e Literatura Infantil (1714)
Ementa: A literatura infantil situada historicamente, suas
funções e sua aplicação na educação.
Objetivos:
Compreender a dimensão histórica das funções da literatura infantil; analisar a
influência da literatura infantil na educação da criança.
III – alteração de nomenclatura, ementas e objetivos:
Estrutura
e Funcionamento da Educação Brasileira I (1710) para
Políticas Públicas e Gestão Educacional I
Ementa: Políticas e gestão educacional com ênfase nos planos
educacionais para os sistemas escolares no Brasil Colônia, Império e República,
para o Curso de Licenciatura em Psicologia.
Objetivos: Subsidiar a formação docente com conhecimentos
teórico-práticos referentes às políticas públicas educacionais e sua relação
com o contexto sócio-político e econômico, bem como, sua gestão e organização
escolar.
Estrutura
e Funcionamento da Educação Brasileira II (1178) para
Políticas
Públicas e Gestão Educacional II
Ementa: Políticas educacionais no Brasil com ênfase na
gestão pública, nos aspectos pedagógicos e legais, considerando a conjuntura
nacional e internacional a partir do século XX.
Objetivos:
Subsidiar a formação docente com conhecimentos teórico-práticos referente às
políticas públicas educacionais. Analisar os aspectos pedagógicos,
sócio-políticos, históricos, legais e organizacionais no contexto das
transformações sócias contemporâneas.
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua
publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 26 de janeiro de 2005.
Angelo
Aparecido Priori
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 24/2/2005. (art. 175 - § 1o
do Regimento Geral da UEM) |