R E S O L U Ç Ã O  No  124/2005-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 2/9/2005.

 

 

Esmeralda Alves Moro,

Secretária.

 

Altera projeto pedagógico do curso de graduação em Engenharia Química.

 

 

 

            Considerando o contido das fls. 188 a 196 do processo nº 1.658/1991;

            considerando o disposto na Resolução no 165/91-CEP;

            considerando o Parecer nº 087/2005 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional,

 

 

            O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art. 1º  Ficam aprovadas as alterações no projeto pedagógico do curso de graduação em Engenharia Química, a vigorarem a partir do ano letivo de 2006, conforme segue:

 

· Disciplina: Introdução à Engenharia Química – transferência da segunda para a primeira série e alteração de ementa e objetivos.

Ementa: Engenharia Química e Sociedade. Dimensões e unidades. Processos e balanços globais. Formulação e resolução de problemas de Engenharia Química. Utilização de “softwares” e planilhas. Elaboração de relatórios científicos.

Objetivos: Fornecer ao aluno ferramentas básicas para a compreensão dos problemas e processos de Engenharia Química para que, ao final da disciplina, o aluno seja capaz de: a) ter noções sobre ética, legislação, campos de atuação do engenheiro químico e sua relação com a sociedade; b) propor estratégias para a resolução de problemas; c) lidar com as principais dimensões e unidades da Engenharia Química e suas conversões; d) interpretar fluxogramas de processo; e) elaborar balanços globais de massa e energia; f) desenvolver e verificar a importância do trabalho em equipe; g) elaborar relatórios técnicos.

· Disciplina: Fenômenos de Transporte – alteração de ementa e objetivos.

Ementa: Conceitos fundamentais e aplicações envolvendo os processos de transferência de quantidade de movimento, calor e massa.

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de resolver problemas relacionados à Engenharia Química envolvendo balanços integrais e diferenciais de transferência de quantidade de movimento, calor e massa.

 

· Disciplina: Fundamentos da Engenharia Química – inclusão na segunda série.

Carga horária: 68 horas – anual.

Ementa: Estequiometria de reação. Balanços de massa e energia. Termodinâmica de substâncias puras. Estática de fluidos. Análise dimensional.

Objetivos: Fornecer conceitos de Engenharia Química para que, ao final da disciplina o aluno seja capaz de: a) aplicar os princípios da estequiometria e efetuar balanços de massa e energia em processos químicos industriais; b) construir e interpretar fluxogramas de processo com base nos balanços de massa e energia; c) executar cálculos envolvendo propriedades termodinâmicas de substâncias puras; d) calcular e interpretar medidas de pressão em sistemas estáticos; e) reconhecer e aplicar grupos adimensionais em problemas de Engenharia Química.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Química

 

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 24 de agosto de 2005.

 

 

 

 

Gilberto Cezar Pavanelli

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 12/9/2005. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)