R E S O L U Ç Ã O  No  164/2005-CEP

 

 

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 16/11/2005.

 

 

Esmeralda Alves Moro,

Secretária.

 

Aprova projeto pedagógico e número de vagas por pólo do curso de graduação Normal Superior, com habilitação em Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade de educação a distância.

 

 

 

Considerando o contido no processo n° 790/2000 – volumes 3 e 4;

considerando o disposto nas Portarias nos 2.252/2003-MEC e 3.242/2004-MEC;

considerando o disposto nos Pareceres nos 09/2001-CNE-CP, 021/2001-CNE-CP, 027/2001-CNE-CP, 028/2001-CNE-CP;

 considerando o disposto nas Resoluções nos 01/2002-CNE-CP e 02/2002-CNE-CP;

considerando o disposto no Decreto Estadual nº 4.871/2005;

considerando o disposto nas Resoluções nos 119/2005-CEP, 134/2005-CEP, 135/2005-CEP e 445/2005-CEP;

considerando o Parecer no 106/2005 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

 

Art.  1º  Fica aprovado o projeto pedagógico do curso de graduação Normal Superior, com habilitação em Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade de educação a distância, conforme Anexos I e II, que são partes integrantes desta Resolução.

Art. 2º  Fica aprovada a oferta de 2.100 vagas para o processo seletivo de 2005 distribuídas nos Pólos Regionais de Educação a Distância, conforme segue:

·      Cianorte: 300

·      Cidade Gaúcha: 200

·      Paranavaí: 200

·      Diamante do Norte: 200

.../

 

 

 

 

/... Res. 164/2005-CEP                                                                                           fl. 02

 

·      Goioerê: 300

·      Guarapuava: 300

·      Sarandi: 300

·      Umuarama: 300

Art.  3º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as demais disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 26 de outubro de 2005.

 

 

 

 

Angelo Aparecido Priori

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 23/11/2005. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 


 

 

/... Res. 164/2005-CEP                                                                                                fl. 03

 

 
 
ANEXO I

 

ESTRUTURA CURRICULAR - CURSO NORMAL SUPERIOR

Habilitação: Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

 

Áreas de Formação

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

1º NÚCLEO DE ESTUDOS – Fundamentos da Educação

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação

60

-

60

Fundamentos Históricos da Educação

120

30

150

Fundamentos Filosóficos da Educação

120

30

150

Antropologia e Educação

120

30

150

Sociologia da Educação

120

30

150

Psicologia da Aprendizagem

120

30

150

2º NÚCLEO DE ESTUDOS – Conhecimentos Didático-pedagógicos

Política Educacional Brasileira

60

-

60

Didática para o Ensino Fundamental

60

-

60

Tópicos Especiais para a Inclusão Educacional

60

-

60

Educação e Novas Tecnologias

60

-

60

3º NÚCLEO DE ESTUDOS – Ciências Básicas do Ensino Fundamental

Linguagem

240

80

320

Matemática

240

60

300

História

120

30

150

Geografia

120

30

150

Ciências

160

60

220

4º NÚCLEO DE ESTUDOS – Prática Pedagógica e Estágio

Estágio Supervisionado

-

400

400

Metodologia do Trabalho de Conclusão de Curso

-

60

60

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

200

CARGA HORÁRIA DO CURSO

1.780

870

2.850

.../

 


 

 

/... Res. 164/2005-CEP                                                                                                  fl. 04

 

 

MATRIZ CURRICULAR - CURSO NORMAL SUPERIOR

Habilitação: Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

 

ÁREAS DE FORMAÇÃO

CARGA HORÁRIA

Teórica

Prática

Total

Depto

  SEMESTRE

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação I

30

-

30

DFE

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação II

30

-

30

DFE

Fundamentos Históricos da Educação I

60

-

60

DFE

Fundamentos Históricos da Educação II

60

30

90

DFE

Fundamentos Filosóficos da Educação I

60

-

60

DFE

Fundamentos Filosóficos da Educação II

60

30

90

DFE

Antropologia e Educação I

60

-

60

DFE

Antropologia e Educação II

60

30

90

DFE

  SEMESTRE

Sociologia da Educação I

60

-

60

DFE

Sociologia da Educação II

60

30

90

DFE

Psicologia da Aprendizagem I

60

-0

60

DTP

Psicologia da Aprendizagem II

60

30

90

DTP

Política Educacional Brasileira

60

-

60

DFE/

DTP

Didática para o Ensino Fundamental

60

-

60

DTP

Tópicos Especiais para a Inclusão Educacional

60

-

60

DTP

Educação e Novas Tecnologias

60

-

60

DFE/

DTP

3º SEMESTRE

Alfabetização e Linguagem

80

-

80

DLE/

DTP

Linguagem I

80

-

80

DLE

Linguagem II

40

40

80

DLE

Linguagem III

40

40

80

DLE

Estágio Supervisionado I

-

100

100

DLE

4º SEMESTRE

Matemática I

80

-

80

DMA

Matemática II

60

-

60

DMA

Matemática III

60

-

60

DMA

Matemática IV

40

60

100

DMA

 

.../

 


 

 

/... Res. 164/2005-CEP                                                                                                    fl. 05

 

ÁREAS DE FORMAÇÃO

CARGA HORÁRIA

Teórica

Prática

Total

Depto

 

Estágio Supervisionado II

-

100

100

DMA

  SEMESTRE

Geografia I

60

-

60

DGE

Geografia II

60

30

90

DGE

História I

60

-

60

DHI

História II

60

30

90

DHI

Estágio Supervisionado III

-

100

100

DGE/DHI

6º SEMESTRE

Ciências I

60

-

60

DBC/

DCI

Ciências II

60

-

60

DCI

Ciências III

40

60

100

DBC/

DCI

Estágio Supervisionado IV

-

100

100

DCI

Metodologia do Trabalho de Conclusão de Curso

-

60

60

DFE

 

 

Atividades Acadêmicas Complementares

-

-

200

-

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURRÍCULO

1.780

 870

2.850

 

 

 

RESUMO GERAL DO CURRÍCULO

 

Carga Horária Total do Currículo na UEM

 

Horas

Disciplinas Obrigatórias e Complementares

1.780

Estágio Supervisionado

400

Prática Pedagógica e Trabalho de Conclusão de Curso

470

Atividade Acadêmica Complementar

200

Carga Horária Total do Currículo

2.850

 

Integralização Curricular

 

Mínimo

Máximo

Tempo para Integralização Curricular em Anos

3

6

 

.../

 


 

 

/... Res. 164/2005-CEP                                                                                           fl. 06

 

ANEXO II

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

 

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação I

Ementa: Diretrizes para o estudo, leitura e interpretação de textos. A documentação como método de estudo pessoal.

Objetivos: Propiciar reflexão sobre o perfil necessário ao estudante universitário. Oferecer instrumentos para análise e compreensão de textos científicos. Compreender trabalhos científicos fundamentais (resumo, fichamento, resenha)

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação II

Ementa: O conhecimento científico. A pesquisa em educação. Métodos e técnicas de pesquisa em educação. Normas para elaboração de trabalhos científicos.

Objetivos: Discutir ciência e conhecimento. Elaborar um projeto inicial de pesquisa científica. Discutir métodos e técnicas de pesquisa em educação.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Fundamentos Históricos da Educação I

Ementa: Estudo das transformações no modo de organização educacional do período Antigo ao Contemporâneo.

Objetivos: Buscar, ao longo da história, a compreensão de como se deu a construção de propostas educacionais e escolares. Entender como determinadas idéias sobre o homem, o mundo e a educação refletiram num modelo institucional de educação. Auxiliar no processo de compreensão da questão de temporalidade e espaço.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Fundamentos Históricos da Educação II

Ementa: História da Educação no Brasil: a construção do campo disciplinar, os métodos, os objetos e os recortes temáticos priorizados pela historiografia da área.

Objetivos: Reconhecer as características do Projeto Educacional da Modernidade no Brasil. Identificar como os intelectuais brasileiros reconfiguraram os paradigmas educacionais da Modernidade. Conhecer as tendências contemporâneas que conformam as novas propostas para a educação. Investigar a construção do campo disciplinar da História da Educação no Brasil.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Fundamentos Filosóficos da Educação I

Ementa: As concepções de homem, de sociedade e de natureza, e sua influência nas correntes filosóficas da educação.

Objetivos: Conhecer as matrizes filosóficas pertinentes a cada período histórico. Investigar as concepções de homem, de sociedade e de natureza, correspondentes a cada matriz filosófica, para conhecer a concepção de educação delas derivada. Ter acesso às ferramentas filosóficas que contribuem para a discussão acerca das questões educacionais.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

.../

 

 

/... Res. 164/2005-CEP                                                                                                    fl. 07

 

 

Fundamentos Filosóficos da Educação II

Ementa: Abordagem das concepções filosóficas da infância.

Objetivos: Estudar as diferentes concepções filosóficas do conceito de infância.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Antropologia e Educação I

Ementa: Uma introdução à Antropologia e sua contribuição para uma educação que respeite a diversidade sócio-cultural.

Objetivos: Conhecer as bases gerais da Antropologia. Promover a tolerância e o respeito na convivência de alteridades através da interface entre antropologia e educação.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Antropologia e Educação II

Ementa: A Educação como parte de um processo de reprodução sócio-cultural. A interface entre Antropologia e Educação para uma compreensão da riqueza e respeito à diversidade sócio-cultural.

Objetivos: Possibilitar a compreensão da educação como um processo sócio-cultural que está para além dos limites da educação formal. Fomentar a compreensão da riqueza da diversidade sócio-cultural.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Sociologia da Educação I

Ementa: A educação como fenômeno social. Teorias sociológicas, sociedade contemporânea, cultura e educação.

Objetivos: Analisar historicamente as teorias sociológicas, sua origem, suas categorias específicas em relação a outras ciências, bem como seu vínculo com o fenômeno educativo. Criar um ambiente teórico favorável à análise da sociedade e da educação atuais. Incentivar o educador a se basear em fundamentos científicos e a superar o senso comum na definição de suas estratégias de atuação.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Sociologia da Educação II

Ementa: O mundo contemporâneo e a globalização. A educação e o trabalho na sociedade do conhecimento.

Objetivos: Fornecer subsídios teóricos para o entendimento das tendências sociais e educacionais na nova ordem mundial. Analisar textos sociológicos sobre educação e trabalho produzidos na atualidade. Preparar o educador para refletir sobre as possibilidades e limites de propostas educacionais voltadas para a construção da cidadania, da justiça, da tolerância, do diálogo e para o combate à miséria, à desigualdade, à exclusão, aos preconceitos, à opressão e à ignorância. Levar o educador a avaliar sua própria prática e a sugerir novas estratégias de ação educacional.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

.../

 


 

 

/... Res. 164/2005-CEP                                                                                                    fl. 08

 

 

Psicologia da Aprendizagem I

Ementa: O processo de desenvolvimento da criança em suas dimensões cognitivas, afetivas, sociais e psicomotoras, com as conseqüentes implicações para a educação.

Objetivos: Estudar cada fase do desenvolvimento bio-psico-social da criança e suas implicações para a educação.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

Psicologia da Aprendizagem II

Ementa: Conceitos e princípios fundamentais de diversas teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. As teorias de aprendizagem no processo educativo escolar.

Objetivos: Conhecer os princípios e fundamentos das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Analisar o processo educativo escolar a partir das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

Política Educacional Brasileira

Ementa: As políticas públicas para a educação no Brasil e sua relação com as transformações históricas.

Objetivos: Discutir o conceito Marxista de Estado. Conhecer as visões liberal e neoliberal de Estado. Analisar as políticas da educação no contexto das políticas públicas do País, considerando as questões nacionais e internacionais.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação e Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

Didática para o Ensino Fundamental

Ementa: Fundamentos históricos e filosóficos da didática. Teorias de ensino-aprendizagem. Planejamento da ação docente. Avaliação da aprendizagem.

Objetivos: Compreender a educação no conjunto das relações sociais. Analisar a didática tomando como parâmetro a realidade social contemporânea.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

Tópicos Especiais para a Inclusão Educacional

Ementa: Educação de pessoas portadoras de necessidades especiais. O processo histórico da inclusão educacional. Exclusão e integração de alunos no sistema regular de ensino.

Objetivos: Retomar o processo histórico da educação de pessoas portadoras de necessidades especiais. Identificar e analisar experiências de integração de alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

 

.../


 

 

/... Res. 164/2005-CEP                                                                                             fl. 09

 

Educação e Novas Tecnologias

Ementa: Socialização da informação e do conhecimento. O uso de novas tecnologias na educação.Ambientes de aprendizagem mediados por novas tecnologias. Informática educativa. As novas tecnologias de comunicação e a educação a distância.

Objetivos: Promover uma reflexão sobre as implicações sociais e pedagógicas do uso das novas tecnologias na educação. Analisar o impacto provocado pelo desenvolvimento das novas tecnologias para a criação de cursos de educação a distância no Brasil. Conhecer as práticas educativas presenciais e a distância mediadas por novas tecnologias.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação e Departamento de Teoria e Prática da Educação.

 

Alfabetização e Linguagem

Ementa: Estudo dos aspectos sócio-históricos e da alfabetização

Objetivos: Delimitar teoricamente as concepções de alfabetização e letramento.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação e Departamento de Letras

 

Linguagem I

Ementa: Estudo do funcionamento da linguagem, considerando-a uma forma de atuação social.

Objetivos: Compreender a linguagem como forma de interação social.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

Linguagem II

Ementa: Estudo do processo de leitura no ensino e aprendizagem.

Objetivos: Estudar o processo de leitura na situação de ensino e aprendizagem de língua materna.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

Linguagem III

Ementa: Estudo sobre a produção de textos nas diferentes modalidades textuais e discursivas.

Objetivos: Compreender os procedimentos de produção de textos em língua materna.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

Estágio Supervisionado I

Ementa: Atividades pedagógicas supervisionadas em escolas do ensino fundamental.

Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas em escolas do ensino fundamental.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

.../

 


 

 

/... Res. 164/2005-CEP                                                                                                    fl. 10

 

Matemática I

Ementa: Análise das principais tendências da prática pedagógica na Educação Matemática escolar. Os números como fonte do pensamento matemático. Os conjuntos dos números naturais e racionais não negativos.

Objetivos: Conhecer as principais tendências da prática pedagógica na Educação matemática escolar. Estudar o desenvolvimento e a evolução do conceito de números ao longo da história. Conhecer os diversos significados, os algoritmos e metodologias de trabalho das quatro operações fundamentais nos conjuntos dos números naturais e racionais não negativos. Refletir sobre as atividades didáticas. Organizar atividades didáticas para o ensino de matemática nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

Matemática II

Ementa: A geometria como fonte do pensamento matemático. Formas geométricas planas e espaciais e suas aplicações no dia-a-dia e nas outras ciências.

Objetivos: Estudar os  principais elementos da Geometria Plana e Espacial.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

Matemática III

Ementa: Estudo dos sistemas de medida de tempo, líquidos, massa, comprimento, área e de volume. História dos principais sistemas de medidas. A necessidade de medir e quantificar na vida do homem. Aplicações no dia-a-dia e nas outras ciências.

Objetivos: Estudar o conceito matemático de medida, as diferentes grandezas de medidas e suas convenções. Estudar a construção das quantidades contínuas pela criança.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

Matemática IV

Ementa: A estatística como ferramenta da teoria e análise da informação.

Objetivos: Conhecer os principais indicadores estatísticos, produzir e interpretar gráficos.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

Estágio Supervisionado II

Ementa: Atividades pedagógicas supervisionadas em escolas do ensino fundamental.

Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas em escolas do ensino fundamental.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

Geografia I

Ementa: A evolução do pensamento geográfico, as escolas geográficas e a ciência geográfica como instrumento prático.

Objetivos: Capacitar os educandos no conhecimento geográfico.

Departamentalização: Departamento de Geografia

 

.../


 

 

/... Res. 164/2005-CEP                                                                                                    fl. 11

 

Geografia II

Ementa: A geografia do Estado do Paraná e seu direcionamento prático baseado nos fundamentos da ciência cartográfica.

Objetivos: Capacitar os educandos no conhecimento geográfico, com ênfase na Geografia do Estado do Paraná.

Departamentalização: Departamento de Geografia

 

História I

Ementa: Concepção de história e historiografia e suas implicações para o ensino. A construção das noções de tempo, espaço e memória da História.

Objetivos: Introduzir o aluno aos principais aspectos da operação historiográfica. Instrumentalizar o aluno para analisar criticamente materiais historiográficos. Proporcionar ao aluno a possibilidade de conhecer os grandes autores e suas formas de produzir História.

Departamentalização: Departamento de História

 

História II

Ementa: Estudo da História da ocupação dos espaços paranaenses nas suas dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais e ecológicas, com destaque à análise dos principais aspectos teóricos e metodológicos.

Objetivos: Analisar o processo histórico de ocupação humano do Paraná nas suas várias dimensões. Introduzir o aluno no conhecimento documental histórico.

Departamentalização: Departamento de História

 

Estágio Supervisionado III

Ementa: Atividades pedagógicas supervisionadas em escolas do ensino fundamental.

Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas em escolas do ensino fundamental, buscando articular a teoria e a prática em situações concretas de ensino e aprendizagem.

Departamentalização: Departamento de Geografia/Departamento de História

 

Ciências I

Ementa: Construção histórica das Ciências Naturais: da ciência primitiva à ciência contemporânea. A Terra e o Universo. Origem e evolução dos seres vivos.

Objetivos: Refletir sobre as mudanças das ciências naturais ao longo da história humana. Compreender os métodos de investigação e indagação nas ciências. Entender as características do Universo e sua formação. Discutir a origem das espécies no planeta e a teoria evolutiva das mesmas.

Departamentalização: Departamento de Ciências e Departamento de Biologia Celular e Genética

 

.../

 


 

 

/... Res. 164/2005-CEP                                                                                               fl. 12

 

Ciências II

Ementa: Transformações físicas e químicas.Energia e o meio ambiente.

Objetivos: Compreender as características e propriedades físicas e químicas dos materiais na natureza. Entender o fluxo da matéria e de energia no meio ambiente.

Departamentalização: Departamento de Ciências

 

Ciências III

Ementa: Os seres vivos: características e biodiversidade. Ecologia e Educação Ambiental.

Objetivos: Compreender as características e diversidade do mundo biológico, bem como as inter-relações entre os seres vivos. Analisar as ações antrópicas e seus reflexos no meio ambiente e no planeta.

Departamentalização: Departamento de Ciências e Departamento de Biologia Celular e Genética

 

Estágio Supervisionado IV

Ementa: Atividades pedagógicas supervisionadas em escolas do ensino fundamental.

Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas em escolas do ensino fundamental.

Departamentalização: Departamento de Ciências

 

Metodologia do Trabalho de Conclusão de Curso

Ementa: Diretrizes para elaboração de um trabalho científico que tenha como objeto de análise um tema relacionado à ação docente nos anos iniciais do ensino fundamental.

Objetivos: Descrever os procedimentos, critérios e metodologia necessários para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Apresentar e discutir as normas e o regulamento para elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação