R E S O L U Ç Ã O No 164/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de
costume, nesta Reitoria, no dia 16/11/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova
projeto pedagógico e número de vagas por pólo do
curso de graduação Normal Superior, com habilitação em Licenciatura para os
Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade de educação a distância. |
Considerando o contido no processo n° 790/2000 – volumes 3
e 4;
considerando o disposto nas Portarias nos
2.252/2003-MEC e 3.242/2004-MEC;
considerando o disposto nos Pareceres nos
09/2001-CNE-CP, 021/2001-CNE-CP, 027/2001-CNE-CP, 028/2001-CNE-CP;
considerando o
disposto nas Resoluções nos 01/2002-CNE-CP e 02/2002-CNE-CP;
considerando o disposto no Decreto Estadual nº 4.871/2005;
considerando o disposto nas Resoluções nos
119/2005-CEP, 134/2005-CEP, 135/2005-CEP e 445/2005-CEP;
considerando o Parecer no 106/2005 da Câmara de
Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da
Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E
REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Fica aprovado o projeto pedagógico do curso de graduação Normal Superior, com
habilitação em Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na
modalidade de educação a distância, conforme Anexos I e II, que são partes
integrantes desta Resolução.
Art. 2º Fica aprovada a
oferta de 2.100 vagas para o processo seletivo de 2005 distribuídas nos Pólos
Regionais de Educação a Distância, conforme segue:
· Cianorte: 300
· Cidade Gaúcha: 200
· Paranavaí: 200
· Diamante do Norte: 200
.../
/... Res. 164/2005-CEP fl. 02
· Goioerê: 300
· Guarapuava: 300
· Sarandi: 300
· Umuarama: 300
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua
publicação, revogadas as demais disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 26 de outubro de 2005.
Angelo
Aparecido Priori
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 23/11/2005.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
/... Res. 164/2005-CEP fl. 03
ESTRUTURA CURRICULAR - CURSO
NORMAL SUPERIOR
Habilitação: Licenciatura para os
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Áreas de Formação |
Carga Horária |
||
Teórica |
Prática |
Total |
|
1º NÚCLEO DE ESTUDOS – Fundamentos da
Educação |
|||
Métodos e Técnicas de Pesquisa em
Educação |
60 |
- |
60 |
Fundamentos Históricos da Educação |
120 |
30 |
150 |
Fundamentos Filosóficos da
Educação |
120 |
30 |
150 |
Antropologia e Educação |
120 |
30 |
150 |
Sociologia da Educação |
120 |
30 |
150 |
Psicologia da Aprendizagem |
120 |
30 |
150 |
2º NÚCLEO DE ESTUDOS – Conhecimentos
Didático-pedagógicos |
|||
Política Educacional Brasileira |
60 |
- |
60 |
Didática para o Ensino Fundamental |
60 |
- |
60 |
Tópicos Especiais para a Inclusão
Educacional |
60 |
- |
60 |
Educação e Novas Tecnologias |
60 |
- |
60 |
3º NÚCLEO DE ESTUDOS – Ciências
Básicas do Ensino Fundamental |
|||
Linguagem |
240 |
80 |
320 |
Matemática |
240 |
60 |
300 |
História |
120 |
30 |
150 |
Geografia |
120 |
30 |
150 |
Ciências |
160 |
60 |
220 |
4º NÚCLEO DE ESTUDOS – Prática
Pedagógica e Estágio |
|||
Estágio Supervisionado |
- |
400 |
400 |
Metodologia do Trabalho de Conclusão
de Curso |
- |
60 |
60 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
200 |
||
CARGA HORÁRIA DO CURSO |
1.780 |
870 |
2.850 |
.../
/... Res. 164/2005-CEP fl. 04
MATRIZ CURRICULAR - CURSO NORMAL
SUPERIOR
Habilitação: Licenciatura para os
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ÁREAS DE
FORMAÇÃO |
CARGA HORÁRIA |
||||
Teórica |
Prática |
Total |
Depto |
||
1º SEMESTRE |
Métodos e Técnicas de Pesquisa em
Educação I |
30 |
- |
30 |
DFE |
Métodos e Técnicas de Pesquisa em
Educação II |
30 |
- |
30 |
DFE |
|
Fundamentos Históricos da Educação I |
60 |
- |
60 |
DFE |
|
Fundamentos Históricos da Educação II |
60 |
30 |
90 |
DFE |
|
Fundamentos Filosóficos da Educação I |
60 |
- |
60 |
DFE |
|
Fundamentos Filosóficos da Educação
II |
60 |
30 |
90 |
DFE |
|
Antropologia e Educação I |
60 |
- |
60 |
DFE |
|
Antropologia e Educação II |
60 |
30 |
90 |
DFE |
|
2º SEMESTRE |
Sociologia da Educação I |
60 |
- |
60 |
DFE |
Sociologia da Educação II |
60 |
30 |
90 |
DFE |
|
Psicologia
da Aprendizagem I |
60 |
-0 |
60 |
DTP |
|
Psicologia
da Aprendizagem II |
60 |
30 |
90 |
DTP |
|
Política
Educacional Brasileira |
60 |
- |
60 |
DFE/ DTP |
|
Didática
para o Ensino Fundamental |
60 |
- |
60 |
DTP |
|
Tópicos
Especiais para a Inclusão Educacional |
60 |
- |
60 |
DTP |
|
Educação
e Novas Tecnologias |
60 |
- |
60 |
DFE/ DTP |
|
3º SEMESTRE |
Alfabetização
e Linguagem |
80 |
- |
80 |
DLE/ DTP |
Linguagem
I |
80 |
- |
80 |
DLE |
|
Linguagem
II |
40 |
40 |
80 |
DLE |
|
Linguagem
III |
40 |
40 |
80 |
DLE |
|
Estágio
Supervisionado I |
- |
100 |
100 |
DLE |
|
4º SEMESTRE |
Matemática
I |
80 |
- |
80 |
DMA |
Matemática
II |
60 |
- |
60 |
DMA |
|
Matemática
III |
60 |
- |
60 |
DMA |
|
Matemática
IV |
40 |
60 |
100 |
DMA |
.../
/... Res. 164/2005-CEP fl.
05
ÁREAS DE
FORMAÇÃO |
CARGA HORÁRIA |
||||
Teórica |
Prática |
Total |
Depto |
||
|
Estágio Supervisionado II |
- |
100 |
100 |
DMA |
5º SEMESTRE |
Geografia I |
60 |
- |
60 |
DGE |
Geografia II |
60 |
30 |
90 |
DGE |
|
História I |
60 |
- |
60 |
DHI |
|
História II |
60 |
30 |
90 |
DHI |
|
Estágio Supervisionado III |
- |
100 |
100 |
DGE/DHI |
|
6º SEMESTRE |
Ciências I |
60 |
- |
60 |
DBC/ DCI |
Ciências II |
60 |
- |
60 |
DCI |
|
Ciências III |
40 |
60 |
100 |
DBC/ DCI |
|
Estágio Supervisionado IV |
- |
100 |
100 |
DCI |
|
Metodologia do Trabalho de Conclusão
de Curso |
- |
60 |
60 |
DFE |
|
Atividades
Acadêmicas Complementares |
- |
- |
200 |
- |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURRÍCULO |
1.780 |
870 |
2.850 |
RESUMO GERAL DO CURRÍCULO
Carga Horária Total do
Currículo na UEM |
|
|
Horas |
Disciplinas
Obrigatórias e Complementares |
1.780 |
Estágio
Supervisionado |
400 |
Prática
Pedagógica e Trabalho de Conclusão de Curso |
470 |
Atividade
Acadêmica Complementar |
200 |
Carga Horária Total do
Currículo |
2.850 |
Integralização Curricular |
||
|
Mínimo |
Máximo |
Tempo
para Integralização Curricular em Anos |
3 |
6 |
.../
/... Res. 164/2005-CEP fl. 06
ANEXO II
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação I
Ementa: Diretrizes
para o estudo, leitura e interpretação de textos. A documentação como método de
estudo pessoal.
Objetivos: Propiciar reflexão sobre o perfil necessário ao estudante
universitário. Oferecer instrumentos para análise e compreensão de textos
científicos. Compreender trabalhos científicos fundamentais (resumo,
fichamento, resenha)
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da
Educação
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação II
Ementa: O conhecimento
científico. A pesquisa em educação. Métodos e técnicas de pesquisa em educação.
Normas para elaboração de trabalhos científicos.
Objetivos: Discutir ciência e conhecimento. Elaborar um projeto
inicial de pesquisa científica. Discutir métodos e técnicas de pesquisa em
educação.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
Fundamentos Históricos da Educação I
Ementa: Estudo das transformações no modo de
organização educacional do período Antigo ao Contemporâneo.
Objetivos: Buscar, ao longo da história, a compreensão de como se deu
a construção de propostas educacionais e escolares. Entender como determinadas
idéias sobre o homem, o mundo e a educação refletiram num modelo institucional
de educação. Auxiliar no processo de compreensão da questão de temporalidade e
espaço.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
Fundamentos Históricos da
Educação II
Ementa: História da Educação no Brasil: a construção do campo
disciplinar, os métodos, os objetos e os recortes temáticos priorizados pela
historiografia da área.
Objetivos: Reconhecer as características do Projeto Educacional da
Modernidade no Brasil. Identificar como os intelectuais brasileiros
reconfiguraram os paradigmas educacionais da Modernidade. Conhecer as tendências
contemporâneas que conformam as novas propostas para a educação. Investigar a
construção do campo disciplinar da História da Educação no Brasil.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
Fundamentos Filosóficos da
Educação I
Ementa: As concepções de homem, de sociedade e de natureza, e sua
influência nas correntes filosóficas da educação.
Objetivos: Conhecer as matrizes filosóficas pertinentes a cada período
histórico. Investigar as concepções de homem, de sociedade e de natureza,
correspondentes a cada matriz filosófica, para conhecer a concepção de educação
delas derivada. Ter acesso às ferramentas filosóficas que contribuem para a
discussão acerca das questões educacionais.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
.../
/... Res. 164/2005-CEP fl.
07
Fundamentos Filosóficos da
Educação II
Ementa: Abordagem das concepções filosóficas da infância.
Objetivos: Estudar as diferentes concepções filosóficas do conceito de
infância.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
Antropologia e Educação I
Ementa: Uma introdução à Antropologia e sua contribuição para uma
educação que respeite a diversidade sócio-cultural.
Objetivos: Conhecer as bases gerais da Antropologia. Promover a
tolerância e o respeito na convivência de alteridades através da interface
entre antropologia e educação.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
Antropologia e Educação II
Ementa: A Educação como parte de um processo de reprodução
sócio-cultural. A interface entre Antropologia e Educação para uma compreensão
da riqueza e respeito à diversidade sócio-cultural.
Objetivos: Possibilitar a compreensão da educação como um processo
sócio-cultural que está para além dos limites da educação formal. Fomentar a
compreensão da riqueza da diversidade sócio-cultural.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
Sociologia da Educação I
Ementa: A educação como fenômeno social. Teorias sociológicas,
sociedade contemporânea, cultura e educação.
Objetivos: Analisar historicamente as teorias sociológicas, sua origem,
suas categorias específicas em relação a outras ciências, bem como seu vínculo
com o fenômeno educativo. Criar um ambiente teórico favorável à análise da
sociedade e da educação atuais. Incentivar o educador a se basear em
fundamentos científicos e a superar o senso comum na definição de suas
estratégias de atuação.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
Sociologia da Educação II
Ementa: O mundo contemporâneo e a globalização. A educação e o
trabalho na sociedade do conhecimento.
Objetivos: Fornecer subsídios teóricos para o entendimento das
tendências sociais e educacionais na nova ordem mundial. Analisar textos
sociológicos sobre educação e trabalho produzidos na atualidade. Preparar o
educador para refletir sobre as possibilidades e limites de propostas
educacionais voltadas para a construção da cidadania, da justiça, da
tolerância, do diálogo e para o combate à miséria, à desigualdade, à exclusão,
aos preconceitos, à opressão e à ignorância. Levar o educador a avaliar sua
própria prática e a sugerir novas estratégias de ação educacional.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
.../
/... Res. 164/2005-CEP fl.
08
Psicologia da Aprendizagem I
Ementa: O processo de desenvolvimento da criança em suas dimensões
cognitivas, afetivas, sociais e psicomotoras, com as conseqüentes implicações
para a educação.
Objetivos: Estudar cada fase do desenvolvimento bio-psico-social da
criança e suas implicações para a educação.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
Psicologia da Aprendizagem II
Ementa: Conceitos e princípios fundamentais de diversas teorias do
desenvolvimento e da aprendizagem. As teorias de aprendizagem no processo
educativo escolar.
Objetivos: Conhecer os princípios e fundamentos das teorias do
desenvolvimento e da aprendizagem. Analisar o processo educativo escolar a
partir das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
Política Educacional Brasileira
Ementa: As políticas públicas para a educação no Brasil e sua
relação com as transformações históricas.
Objetivos: Discutir o conceito Marxista de Estado. Conhecer as visões
liberal e neoliberal de Estado. Analisar as políticas da educação no contexto
das políticas públicas do País, considerando as questões nacionais e
internacionais.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação e Departamento de
Teoria e Prática da Educação
Didática para o Ensino
Fundamental
Ementa: Fundamentos históricos e filosóficos da didática. Teorias de
ensino-aprendizagem. Planejamento da ação docente. Avaliação da aprendizagem.
Objetivos: Compreender a educação no conjunto das relações sociais. Analisar
a didática tomando como parâmetro a realidade social contemporânea.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
Tópicos Especiais para a Inclusão
Educacional
Ementa: Educação de pessoas portadoras de necessidades especiais. O
processo histórico da inclusão educacional. Exclusão e integração de alunos no
sistema regular de ensino.
Objetivos: Retomar o processo histórico da educação de pessoas
portadoras de necessidades especiais. Identificar e analisar experiências de
integração de alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular
de ensino.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
.../
/... Res. 164/2005-CEP fl. 09
Educação e Novas Tecnologias
Ementa: Socialização da informação e do conhecimento. O uso de novas
tecnologias na educação.Ambientes de aprendizagem mediados por novas
tecnologias. Informática educativa. As novas tecnologias de comunicação e a
educação a distância.
Objetivos: Promover uma reflexão sobre as implicações sociais e
pedagógicas do uso das novas tecnologias na educação. Analisar o impacto
provocado pelo desenvolvimento das novas tecnologias para a criação de cursos
de educação a distância no Brasil. Conhecer as práticas educativas presenciais
e a distância mediadas por novas tecnologias.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação e Departamento de
Teoria e Prática da Educação.
Alfabetização e Linguagem
Ementa: Estudo dos aspectos sócio-históricos e da alfabetização
Objetivos: Delimitar teoricamente as concepções de alfabetização e
letramento.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação e Departamento
de Letras
Linguagem I
Ementa: Estudo do funcionamento da linguagem, considerando-a uma
forma de atuação social.
Objetivos: Compreender a linguagem como forma de interação social.
Departamentalização: Departamento de Letras
Linguagem II
Ementa: Estudo do processo de leitura no ensino e aprendizagem.
Objetivos: Estudar o processo de leitura na situação de ensino e aprendizagem
de língua materna.
Departamentalização: Departamento de Letras
Linguagem III
Ementa: Estudo sobre a produção de textos nas diferentes modalidades
textuais e discursivas.
Objetivos: Compreender os procedimentos de produção de textos em língua
materna.
Departamentalização: Departamento de Letras
Estágio Supervisionado I
Ementa: Atividades pedagógicas supervisionadas em escolas do ensino
fundamental.
Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas em escolas
do ensino fundamental.
Departamentalização: Departamento de Letras
.../
/... Res. 164/2005-CEP fl.
10
Matemática I
Ementa: Análise das principais tendências da prática pedagógica na
Educação Matemática escolar. Os números como fonte do pensamento matemático. Os
conjuntos dos números naturais e racionais não negativos.
Objetivos: Conhecer as principais tendências da prática pedagógica na
Educação matemática escolar. Estudar o desenvolvimento e a evolução do conceito
de números ao longo da história. Conhecer os diversos significados, os
algoritmos e metodologias de trabalho das quatro operações fundamentais nos
conjuntos dos números naturais e racionais não negativos. Refletir sobre as
atividades didáticas. Organizar atividades didáticas para o ensino de
matemática nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental.
Departamentalização: Departamento de Matemática
Matemática II
Ementa: A geometria como fonte do pensamento matemático. Formas
geométricas planas e espaciais e suas aplicações no dia-a-dia e nas outras
ciências.
Objetivos: Estudar os
principais elementos da Geometria Plana e Espacial.
Departamentalização: Departamento de Matemática
Matemática III
Ementa: Estudo dos sistemas de medida de tempo, líquidos, massa,
comprimento, área e de volume. História dos principais sistemas de medidas. A
necessidade de medir e quantificar na vida do homem. Aplicações no dia-a-dia e
nas outras ciências.
Objetivos: Estudar o conceito matemático de medida, as diferentes
grandezas de medidas e suas convenções. Estudar a construção das quantidades
contínuas pela criança.
Departamentalização: Departamento de Matemática
Matemática IV
Ementa: A estatística como ferramenta da teoria e análise da
informação.
Objetivos: Conhecer os principais indicadores estatísticos, produzir e
interpretar gráficos.
Departamentalização: Departamento de Matemática
Estágio Supervisionado II
Ementa: Atividades pedagógicas supervisionadas em escolas do ensino
fundamental.
Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas em escolas
do ensino fundamental.
Departamentalização: Departamento de Matemática
Geografia I
Ementa: A evolução do pensamento geográfico, as escolas geográficas
e a ciência geográfica como instrumento prático.
Objetivos: Capacitar os educandos no conhecimento geográfico.
Departamentalização: Departamento de Geografia
.../
/... Res. 164/2005-CEP fl.
11
Geografia II
Ementa: A geografia do Estado do Paraná e seu direcionamento prático
baseado nos fundamentos da ciência cartográfica.
Objetivos: Capacitar os educandos no conhecimento geográfico, com
ênfase na Geografia do Estado do Paraná.
Departamentalização: Departamento de Geografia
História I
Ementa: Concepção de história e historiografia e suas implicações
para o ensino. A construção das noções de tempo, espaço e memória da História.
Objetivos: Introduzir o aluno aos principais aspectos da operação
historiográfica. Instrumentalizar o aluno para analisar criticamente materiais
historiográficos. Proporcionar ao aluno a possibilidade de conhecer os grandes
autores e suas formas de produzir História.
Departamentalização: Departamento de História
História II
Ementa: Estudo da História da ocupação dos espaços paranaenses nas
suas dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais e ecológicas, com
destaque à análise dos principais aspectos teóricos e metodológicos.
Objetivos: Analisar o processo histórico de ocupação humano do Paraná
nas suas várias dimensões. Introduzir o aluno no conhecimento documental
histórico.
Departamentalização: Departamento de História
Estágio Supervisionado III
Ementa: Atividades pedagógicas supervisionadas em escolas do ensino
fundamental.
Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas em escolas
do ensino fundamental, buscando articular a teoria e a prática em situações
concretas de ensino e aprendizagem.
Departamentalização: Departamento de Geografia/Departamento de História
Ciências I
Ementa: Construção histórica das Ciências Naturais: da ciência
primitiva à ciência contemporânea. A Terra e o Universo. Origem e evolução dos
seres vivos.
Objetivos: Refletir sobre as mudanças das ciências naturais ao longo da
história humana. Compreender os métodos de investigação e indagação nas
ciências. Entender as características do Universo e sua formação. Discutir a
origem das espécies no planeta e a teoria evolutiva das mesmas.
Departamentalização: Departamento de Ciências e Departamento de Biologia Celular
e Genética
.../
/... Res. 164/2005-CEP fl. 12
Ciências II
Ementa: Transformações físicas e químicas.Energia e o meio
ambiente.
Objetivos: Compreender as características e propriedades físicas e
químicas dos materiais na natureza. Entender o fluxo da matéria e de energia no
meio ambiente.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Ciências III
Ementa: Os seres vivos: características e biodiversidade. Ecologia
e Educação Ambiental.
Objetivos: Compreender as características e diversidade do mundo
biológico, bem como as inter-relações entre os seres vivos. Analisar as ações
antrópicas e seus reflexos no meio ambiente e no planeta.
Departamentalização: Departamento de Ciências e Departamento de Biologia Celular
e Genética
Estágio Supervisionado IV
Ementa: Atividades pedagógicas supervisionadas em escolas do ensino
fundamental.
Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas em escolas
do ensino fundamental.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Metodologia do Trabalho de
Conclusão de Curso
Ementa: Diretrizes para elaboração de um trabalho científico que
tenha como objeto de análise um tema relacionado à ação docente nos anos
iniciais do ensino fundamental.
Objetivos: Descrever os procedimentos, critérios e metodologia
necessários para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Apresentar e
discutir as normas e o regulamento para elaboração e apresentação do Trabalho de
Conclusão de Curso.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação