R E S O L U Ç Ã O  No  165/2005-CEP

 

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 16/11/2005.

 

 

Esmeralda Alves Moro,

Secretária.

 

Aprova novo projeto pedagógico do curso de graduação em História – habilitação: Licenciatura.

 

Considerando o contido das fls. 555 a 775 do processo n° 1.705/1991 – volumes 2;

considerando o disposto nas Resoluções nos 022/92-CEP, 123/93-CEP, 058/97-CEP, 150/99-CEP, 079/2004-CEP, 118/2004-CEP e 027/2005-CEP;

considerando o disposto na Lei Federal nº 9.394/96;

considerando o disposto na Resolução no 013/2002-CNE/CES;

considerando o disposto nos Pareceres nos 492/2001-CNE/CES e 1.363/2001-CNE/CES;

considerando o Parecer no 107/2005 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º  Fica aprovado o novo projeto pedagógico do curso de graduação em História – habilitação: Licenciatura, conforme Anexo I e o regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado, conforme Anexo II, que são partes integrantes desta Resolução.

Parágrafo único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.

Art. 2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as demais disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 26 de outubro de 2005.

 

 

 

Angelo Aparecido Priori

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 23/11/2005. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                              fl. 02

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

 

 

 

SER.

 

 

DEPTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

 

ANUAL

1º SEM.

SEM.

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

DHI

História Antiga I

105

31

136

X

 

 

DHI

História Medieval I

105

31

136

X

 

 

DHI

História do Brasil I

105

31

136

X

 

 

DHI

História Econômica I

117

19

136

X

 

 

DHI

Introdução aos Estudos Históricos

68

-

68

 

X

 

DHI

Introdução à Pesquisa Histórica

68

-

68

 

 

X

DHI

História do Brasil II

105

31

136

X

 

 

DHI

Teorias da História

117

19

136

X

 

 

DHI

História da América I

52

16

68

 

X

 

DHI

História da América II

53

15

68

 

 

X

DHI

História Moderna I

105

31

136

X

 

 

DTP

Psicologia da Educação

68

-

68

 

X

 

DHI

Optativa I

68

-

68

 

 

X

DHI

História do Brasil III

105

31

136

X

 

 

DHI

História Contemporânea I

105

31

136

X

 

 

DHI

História do Paraná I

53

15

68

 

 

X

DHI/DTP

Metodologia e Prática do Ensino de História (DHI-68/DTP-68)

68

68

136

X

 

 

DTP/DHI

Didática do Ensino de História (DTP-34/DHI-34)

68

-

68

 

X

 

DHI

Optativa II

68

-

68

 

X

 

DHI

Optativa III

68

-

68

 

 

X

DHI

Estágio Curricular Supervisionado I

-

68

68

 

 

X

DHI

História Contemporânea II

52

16

68

 

X

 

DHI

História Contemporânea III

53

15

68

 

 

X

DHI

Estágio Curricular Supervisionado II

-

340

340

X

 

 

DHI

Optativa IV

68

-

68

 

X

 

DHI

Optativa V

68

-

68

 

 

X

DHI

Optativa VI

68

-

68

 

X

 

DHI

Optativa VII

68

-

68

 

 

X

 

 

 

 

 

.../

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                        fl. 03

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

 

HORAS

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO PARA A LICENCIATURA

1700

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO 9EXCETUANDO A CARGA DESTINADA A PRÁTICA DE ENSINO DENTRO DAS DISCIPLINAS

1368

2

CONTEÚDO ESPECÍFICO DE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA

604

3

COMPONENTES CURRICULARES (DISCIPLINAS OU TÓPICOS ESPECIAIS) OPTATIVOS

476

4

DISCIPLINA DE CONTEÚDO ESPECÍFICO – ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

408

5

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

200

6

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (HABILITAÇÃO LICENCIATURA)

3056

 

 

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O   C U R R I C U L A R: LICENCITURA

 

1

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

4

ANOS

2

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

8

 

ANOS

 

 

COMPONENTES CURRICULARES DE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

COMPONENTE CURRICULAR                                                                      C. H.

Didática do Ensino de História

Psicologia da Educação

Metodologia e Prática do Ensino de História

Prática de Ensino (distribuída dentro de 14 disciplinas de conteúdo)

68

68

136

332

Total de horas/aula para área

604

 

COMPONENTE CURRICULAR DE ESTÁGIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

68

340

Total de horas/aula para área

408

.../

 

 

 

 


/... Res. 165/2005-CEP                                                                                        fl. 04

 

RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS

NOME                                                                                              CH          DPTO

Antropologia

História Antiga II

História Medieval II

História Moderna II

História Contemporânea IV

História da América III

História do Brasil IV

História Econômica II

História do Paraná II

História das Religiões

História Social do Trabalho

História Cultural e das Populações I

História Cultural e das Populações II

Historiografia

Patrimônio Cultural I

Patrimônio Cultural II

Sociologia

68

68

68

68

68

68

68

68

68

68

68

68

68

68

68

68

68

DCS

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DCS

 

RELAÇÃO DE TÓPICOS ESPECIAIS OPTATIVOS

NOME                                                                                              CH        DPTO

Tópicos Especiais em Arqueologia I

Tópicos Especiais em Arqueologia II

Tópicos Especiais em Arquivística I

Tópicos Especiais em Arquivística II

Tópicos Especiais em Filosofia e Ciências Humanas

Tópicos Especiais em Etno-História das Pop. Indígenas no Brasil

Tópicos Especiais em Ensino de História e Tecnologia Educacional

Tópicos Especiais em História do Ensino de História

Tópicos Especiais em História das Relações Internacionais

Tópicos Especiais em História da Arte I

Tópicos Especiais em História da Arte II

Tópicos Especiais em História da Ásia

Tópicos Especiais em História e Comunicação

Tópicos Especiais em História da África Contemporânea

Tópicos Especiais em História Política do Século XX

Tópicos Especiais em Pré-História

68

68

68

68

68

68

 

68

 

68

68

68

68

68

68

68

68

68

DHI

DHI

DHI

DHI

DCS

DHI

 

DHI

 

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

DHI

 

..../

 

 

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                   fl. 05

 

 

EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO

 

ANTROPOLOGIA

Ementa: Estudos antropológicos do homem brasileiro e das relações sócio-culturais, na sua diversidade e mitificação.

Objetivo(s): Compreender as relações sócio-culturais, na diversidade e mitificação, presentes na formação do homem brasileiro.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUEOLOGIA I

Ementa: Estudo das tendências teóricas e práticas da arqueologia e o seu papel na produção do conhecimento sobre as sociedades humanas.

Objetivo(s): Compreender o desenvolvimento metodológico e epistemológico da arqueologia a partir do século XIX, bem como suas relações com a história, considerando os contextos internacionais e o modelo no Brasil.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUEOLOGIA II

Ementa: Estudo das técnicas de investigação em arqueologia.

Objetivo(s): Compreender a produção do conhecimento e a sua divulgação a partir das técnicas de investigação em arqueologia, bem como suas as relações com a história. Estimular o debate a respeito do patrimônio arqueológico e sua preservação.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUIVÍSTICA I

Ementa: Análise dos princípios teóricos da arquivologia, com ênfase nas atividades de organização de arquivos.

Objetivo(s): Ampliar o universo de conhecimento do aluno de História no que se refere aos arquivos enquanto fonte para a pesquisa histórica e instrumentalizá-lo para trabalhar na organização arquivística de documentos.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUIVÍSTICA II

Ementa: Observação e aplicação dos princípios da arquivologia nas atividades de organização de arquivos.

Objetivo(s): Levar o aluno a propor e desenvolver projetos de organização arquivística de documentos.

Departamentalização: Departamento de História

 

 

.../

 

 

 

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                        fl. 06

 

DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Ementa: Análise de temas e problemas relacionados ao estudo da didática aplicada no ensino de História.

Objetivo(s): Relacionar opções teóricas e decisões didático-pedagógicas na elaboração de planos de estratégias para o processo ensino-aprendizagem de História e avaliação dos mesmos, bem como proporcionar a reflexão sobre critérios de seleção e uso dos livros didáticos.

Departamentalização: Departamento de História e Departamento de Teoria e Prática da Educação.

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Ementa: Análise dos fundamentos teórico-metodológicos a respeito de temas e problemas relacionados ao uso de tecnologias educacionais no ensino de História.

Objetivo(s): Propiciar aos alunos conhecimentos e habilidades na utilização dos recursos tecnológicos que os professores têm à sua disposição, visando oferecer a esses futuros profissionais do ensino de história uma formação mais ampla.

Departamentalização: Departamento de História

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

Ementa: Vivenciar o dia-a-dia da escola de 1º e 2º Graus conhecendo a rotina das atividades docentes e atuando como regente do processo de transmissão e produção do conhecimento na área de História.

Objetivo(s): Auxiliar na formação da identidade do professor como educador, e estabelecer a relação pedagógica entre o ambiente institucional de trabalho – campo de estágio - e o aluno estagiário.

Departamentalização: Departamento de História

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Ementa: Vivenciar o dia-a-dia da escola de 1º. e 2º. Graus conhecendo a rotina das atividades docentes e atuando como regente do processo de transmissão e produção do conhecimento na área de História.

Objetivo(s): Proporcionar um conhecimento da situação de trabalho diretamente nas unidades escolares e nos campos de estágio a partir das competências e habilidades contempladas na formação do professor de História, por meio da implementação de novas experiências pedagógicas, tais como seminários, oficinas, palestras.

Departamentalização: Departamento de História

 

 

 

 

.../

 

 

 

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                            fl. 07

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM ETNO-HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS NO BRASIL

Ementa: Análise dos eventos ocorridos entre as populações indígenas e não indígenas nos territórios hoje denominados Brasil.

Objetivo(s): Compreender as principais definições e conceitos relacionados com a etno-história indígena por meio do debate acerca da presença das populações indígenas nos diversos eventos da história brasileira enquanto sujeitos históricos.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Ementa: Estudo crítico dos fundamentos filosóficos das ciências humanas.

Objetivo(s): Fornecer uma formação filosófica básica que permita ao discente localizar-se diante das principais correntes do pensamento filosófico, por meio de um instrumental analítico capaz de embasar criticamente o referencial teórico das Ciências Sociais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

DISCIPLINA: HISTÓRIA ANTIGA I

Ementa: Análise da historiografia contemporânea a respeito da Antigüidade Oriental e Clássica: economia, sociedade e política.

Objetivo(s): Compreender as sociedades orientais e clássicas por meio do debate historiográfico e da leitura de documentos de referência.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA ANTIGA II

Ementa: Desenvolvimento da pesquisa histórica em Antigüidade Clássica: testemunhos e modelos de análise.

Objetivo(s): Conhecer os problemas metodológicos e as técnicas de pesquisa por meio da análise das principais categorias documentais disponíveis.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I

Ementa: Análise dos principais processos sócio-históricos que contribuíram para a formação do mundo contemporâneo.

Objetivo(s): Conhecer as transformações mais significativas do mundo contemporâneo por intermédio da historiografia e dos documentos que abordam o período.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II

Ementa: Análise das principais transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas, no mundo, no período entre-guerras.

Objetivo(s): Propiciar ao aluno o arcabouço necessário para o estudo e a compreensão das profundas transformações ocorridas no mundo no período compreendido entre as duas guerras mundiais.

Departamentalização: Departamento de História

.../

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                              fl. 08

 

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III

Ementa: Análise das principais transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas, no mundo, no período compreendido entre o final da II Guerra Mundial e o tempo presente.

Objetivo(s): Propiciar ao estudante o arcabouço necessário para o estudo e a compreensão das profundas transformações ocorridas no mundo no período compreendido entre o final da II Guerra Mundial e o tempo presente.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA IV

Ementa: Estudos de temas e problemas no campo da História Contemporânea.

Objetivo(s): Propiciar um conhecimento dos processos históricos e das abordagens  historiográficas referentes aos temas abordados.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA CULTURAL E DAS POPULAÇÕES  I

Ementa: Analisar as manifestações culturais das populações ao longo da História, em particular na Antiguidade e na Idade Média.

Objetivo(s): Conhecer e debater a respeito das manifestações culturais das populações nos contextos históricos da Antigüidade e Idade Média.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA CULTURAL E DAS POPULAÇÕES  II

Ementa: Analisar as manifestações culturais das populações no Mundo Moderno.

Objetivo(s): Conhecer e debater a respeito das manifestações culturais das populações no Mundo Moderno.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA DA AMÉRICA I

Ementa: Análise de temas e problemas no campo da História da América do período pré-colombiano até os movimentos de independência.

Objetivo(s): Propiciar conhecimento dos processos históricos e das discussões historiográficas a respeito da História da América desde o período pré-colombiano até os movimentos de independência.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA DA AMÉRICA II

Ementa: Análise de temas e problemas no campo da História da América desde os movimentos de independência até o início do século XXI.

Objetivo(s): Propiciar conhecimento dos processos históricos e das discussões historiográficas a respeito da História da América desde o período dos movimentos de independência até o início do século XXI.

Departamentalização: Departamento de História

 

.../

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                        fl. 09

 

HISTÓRIA DA AMÉRICA III

Ementa: Análise das idéias políticas expressas por autores latino-americanos contemporâneos.

Objetivo(s): Propiciar um conhecimento básico dos escritos que propõem um projeto social, político, econômico ou cultural, ampliando e sistematizando o conhecimento dos alunos em História da América no período que abrange as lutas de independência e a organização dos Estados Nacionais até a atualidade.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DA AFRÍCA CONTEMPORÂNEA

Ementa: Estudo de sociedades e civilizações africanas do século XIX ao tempo presente.

Objetivo(s): Conhecer temas e problemas da história africana a partir do século XIX tendo em vista as principais linhas de desenvolvimento da historiografia e o uso de fontes documentais de diversos tipos.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DA ARTE I

Ementa: Análise das interfaces entre história, cultura e arte, expressa nas manifestações artísticas universais, nas suas relações com a temporalidade e no contexto de sua historicidade.

Objetivo(s): Compreender as transformações no âmbito das artes visuais por intermédio da leitura das obras, da historiografia e de outros documentos do período.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DA ARTE II

Ementa: Análise das manifestações artísticas brasileiras nas suas relações com a temporalidade, no âmbito de sua historicidade. 

Objetivo(s): Compreender as transformações no âmbito das artes visuais brasileiras tomando-as como documentos da pesquisa histórica.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DA ÁSIA

Ementa: Análise das principais transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas no mundo asiático durante o século XX.

Objetivo(s): Propiciar ao estudante o arcabouço necessário para o estudo e a compreensão das principais transformações ocorridas no mundo asiático durante o século XX.

Departamentalização: Departamento de História

 

 

 

.../

 

 

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                        fl. 10

 

HISTÓRIA ECONÔMICA I

Ementa: Análise de temas e problemas no campo da História Econômica, da História das Instituições e do Pensamento Econômico, desde o período de transição do feudalismo para o capitalismo até o início do século XXI.

Objetivo(s): Compreender as questões fundamentais relativas as grandes transformações econômicas ocorridas ao longo da história e sua expressão nos documentos e nas formulações teóricas.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA ECONÔMICA II

Ementa: Análise de temas e problemas no campo da História Econômica, da História das Instituições e do Pensamento Econômico.

Objetivo(s): Compreender as questões fundamentais relativas aos processos de transformações ocorridos ao longo da história.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Ementa: Análise das transformações do sistema internacional e dos equilíbrios de poder no mundo entre o século XIX e o momento presente.

Objetivo(s): Compreender as transformações mais significativas do cenário internacional nos últimos séculos, com ênfase na geopolítica e no sistema econômico.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

Ementa: Análise das dimensões constitutivas do fenômeno religioso, enquanto construções históricas, sociais e culturais.

Objetivo(s): Compreender a história das principais manifestações religiosas presentes na sociedade.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA DO BRASIL I

Ementa: Análise da sociedade no Brasil colônia: Instituições, Ideologia e Trabalho.

Objetivo(s): Compreender, em suas múltiplas dimensões, o processo histórico de formação e desenvolvimento da sociedade no Brasil colônia.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA DO BRASIL II

Ementa: Análise da sociedade brasileira no século XIX: Instituições, Ideologia e Trabalho.

Objetivo(s): Compreender o processo histórico de formação e desenvolvimento do Estado-Nação no Brasil em suas múltiplas dimensões.

Departamentalização: Departamento de História

 

.../

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                        fl. 11

 

HISTÓRIA DO BRASIL III

Ementa: Análise da ideologia, das instituições e dos movimentos sociais do Brasil contemporâneo.

Objetivo(s): Compreender a sociedade brasileira do século XX refletindo sobre a independência entre as instituições, ideologia e movimentos sociais, por meio das diferentes abordagens historiográficas e dos documentos.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA DO BRASIL IV

Ementa: Análise das transformações sócio-culturais do Brasil no século XX.

Objetivo(s): Proporcionar o estudo de temas e problemas relacionados ao estudo da História do Brasil.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Ementa: Analisar a concepção e o uso da disciplina de História em diferentes conjunturas e espaços-temporais.

Objetivo(s): Refletir sobre a historicidade da disciplina História, fornecendo aos alunos os conhecimentos sobre a forma como o ensino da História vem sendo feito ao longo dos tempos, bem como as transformações pelas quais tem passado, em diferentes regiões e períodos.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA DO PARANÁ I

Ementa: Registro da experiência multicultural manifestada nas comunidades indígenas, nos movimentos populacionais e sociais do Paraná.

Objetivo(s): Conhecer os registros da história e dos bens culturais promotores da identidade paranaense.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA DO PARANÁ  II

Ementa: Historiografia, História e Memória da sociedade paranaense, a partir do século XX.

Objetivo(s): Conhecer as considerações sobre a constituição da memória social na sociedade paranaense.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA E COMUNICAÇÃO

Ementa: Análise das diversas formas de comunicação no mundo moderno e sua relação com a sociedade, bem como seus efeitos na vida social e na mentalidade das populações.

Objetivo(s): Compreender o percurso histórico e os mecanismos de comunicação das sociedades modernas.

Departamentalização: Departamento de História

 

.../

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                           fl. 12

 

 

HISTÓRIA MEDIEVAL I

Ementa: Análise da constituição, das características e da desagregação do mundo medieval.

Objetivo(s): Compreender os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais que caracterizam o mundo medieval e suas transformações.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA MEDIEVAL II

Ementa: Análise de temas e problemas no campo da História Medieval.

Objetivo(s): Compreender as questões fundamentais relativas aos processos de transformações ocorridos ao longo da Idade Média.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA MODERNA  I

Ementa: Análise do período de transição do mundo feudal para o mundo capitalista (século XV ao XVIII).

Objetivo(s): Compreender a transição do mundo medieval para o moderno e sua consolidação enquanto uma nova época histórica.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA MODERNA  II

Ementa: Análise de temas e problemas no campo da História Moderna.

Objetivo(s): Compreender as questões fundamentais relativas aos processos de transformações ocorridos ao longo do período denominado de História Moderna.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA POLÍTICA DO SÉCULO XX

Ementa: Análise das principais ideologias e regimes políticos que marcaram o século XX.

Objetivo(s): Conhecer as idéias e regimes políticos mais significativos no mundo no século passado, com ênfase nas idéias de esquerda, na União Soviética, no liberalismo e no mundo fascista.

Departamentalização: Departamento de História

 

HISTÓRIA SOCIAL DO TRABALHO

Ementa: Análise de temas e problemas desenvolvidos no campo da História Social do Trabalho por intermédio das abordagens teórico-metodológicas que discutem a disciplina.

Objetivo(s): Discutir os temas e problemas presentes no debate historiográfico sobre História Social do Trabalho, tomando como ponto de apoio pesquisas empíricas.

Departamentalização: Departamento de História

 

.../

 

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                        fl. 13

 

HISTORIOGRAFIA

Ementa: Análise de propostas de correntes historiográficas selecionadas quanto à escrita da história, destacando aspectos teóricos e metodológicos. 

Objetivo(s): Compreender as principais correntes historiográficas, bem como os grandes autores e suas formas de compreender a história, fazendo conhecer os principais aspectos da operação historiográfica.

Departamentalização: Departamento de História

 

INTRODUÇÃO À PESQUISA HISTÓRICA

Ementa: Análise de aspectos básicos da história enquanto disciplina científica, destacando seus principais aspectos teóricos e metodológicos.

Objetivo(s): Instrumentalizar o estudante quanto ao uso de documentos e de materiais bibliográficos para desenvolver pesquisas em história, aprofundando sua compreensão sobre a história como campo de conhecimento.

Departamentalização: Departamento de História

 

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS

Ementa: Estudo dos objetos, das fontes e dos métodos da história e de intervenção do historiador na produção do conhecimento histórico.

Objetivo(s): Propiciar o conhecimento dos objetos, das fontes e dos métodos.

Departamentalização: Departamento de História

 

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Ementa: Estudo dos princípios epistemológicos que norteiam o processo de ensino/aprendizagem em história, incluindo o estudo da estrutura da educação brasileira, com ênfase nos aspectos legais, estruturais e técnico-administrativos.

Objetivo(s): Instrumentalizar o futuro professor para o exercício de sua função por meio do entendimento de princípios epistemológicos que norteiam o processo de ensino-aprendizagem de história, em realidade concreta e no que se refere às teorias, políticas e legislação que norteiam a educação brasileira.

Departamentalização: Departamento de História e Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PATRIMÔNIO CULTURAL I

Ementa: Análise do processo de transformação do território histórico e cultural e das lutas pela manutenção da herança do passado, sob o ponto de vista da cultura, do ambiente, das tradições construtivas e da forma.

Objetivo(s): Conhecer os processos sócio-históricos que contribuíram para preservação da memória e do patrimônio histórico, cultural e paisagístico do mundo contemporâneo, por intermédio da historiografia e das cartas patrimoniais internacionais.

Departamentalização: Departamento de História

 

 

.../

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                              fl. 14

 

 

PATRIMÔNIO CULTURAL  II

Ementa: Análise do processo de transformação do território histórico e cultural e das lutas pela manutenção da herança do passado, sob o ponto de vista das políticas públicas de intervenção.

Objetivo(s): Conhecer os principais conceitos que tem norteado a implementação de políticas públicas de intervenção na sociedade brasileira.

Departamentalização: Departamento de História

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM PRÉ-HISTÓRIA

Ementa: Estudo do desenvolvimento conceitual da pré-história, das suas relações com história, do processo da ocupação da Terra pelo Homo Sapiens sapiens, e da ocupação do continente Americano e do Brasil.

Objetivo(s): Compreender os conceitos de pré-história; apresentar as principais teorias sobre a origem do Homo sapiens sapiens  e a sua dispersão pelo mundo; debater a Pré-História da América e do Brasil; discutir a situação das principais sociedades indígenas.

Departamentalização: Departamento de História

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo das variáveis que interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Objetivo(s): Oferecer subsídios teóricos para que o aluno possa compreender e atuar no processo educativo, conhecendo a natureza dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, bem como seus condicionamentos e suas inter-relações.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

SOCIOLOGIA

Ementa: Análise dos principais determinantes do processo de identificação do mundo moderno e suas interpretações contemporâneas.

Objetivo(s): Introduzir os alunos ao campo disciplinar da sociologia por meio de um duplo procedimento: a) apresentando a sociologia como um conhecimento historicamente construído; b) tornando familiar seus procedimentos metodológicos.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

TEORIAS DA HISTÓRIA

Ementa: Estudo das múltiplas correntes historiográficas e de seus referenciais teórico-metodológicos, enquanto modelos explicativos da história em sua dupla dimensão de saber e realidade empírica.

Objetivo(s): Despertar o conhecimento crítico e reflexivo das múltiplas correntes historiográficas e de seus referenciais teórico-metodológicos.

Departamentalização: Departamento de História

.../


/... Res. 165/2005-CEP                                                                                        fl. 15

 

ANEXO II

 

REGULAMENTO DO COMPONENTE  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 1º  O componente Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em História é composto pelos componentes Estágio Curricular Supervisionado I e Estágio Curricular Supervisionado II, do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História.

Art. 2º  Este Regulamento atende as diretrizes estabelecidas na Resolução 027/2005 – CEP, e estabelece outros critérios.

Art. 3º  São finalidades do componente Estágio Curricular Supervisionado:

I - viabilizar aos estagiários a reflexão teórica/prática para que se consolide a formação do Profissional Licenciado em História;

II - oportunizar aos estagiários o desenvolvimento de habilidades e comportamentos necessários à ação docente/profissional;

III - proporcionar aos estagiários o intercâmbio de informações e experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício da profissão;

IV - preparar o estagiário para o pleno exercício profissional, levando em conta aspectos técnico-científicos, sociais e culturais;

V - possibilitar aos estagiários a busca de alternativas compatíveis com a realidade vivenciada nas escolas;

VI - oportunizar aos estagiários a vivência real e objetiva junto a Educação Básica, levando em consideração a diversidade de contextos em que se apresenta a realidade sócio-cultural e física da escola e dos alunos.

 

 

DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO

 

Art. 4º Supervisor de Estágio é o profissional responsável pelo acompanhamento e supervisão do estagiário, e deverá:

I - possuir vínculo empregatício com a unidade concedente onde o estágio se desenvolverá;

II - possuir formação superior condizente com o campo do estágio.

Art. 5º  Compete ao Supervisor de  Estágio:

I - receber o estagiário e informá-lo sobre as normas do ambiente de estágio;

II - acompanhar as atividades desenvolvidas pelo estagiário;

III - avaliar o desempenho do estagiário, de acordo com o plano de atividades;

IV - encaminhar a avaliação do estagiário ao orientador do estágio;

V - comunicar qualquer ocorrência de anormalidade no estágio ao orientador.

.../

 

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                             fl. 16

 

 

DO COORDENADOR DE ESTÁGIO

 

Art. 6º  O coordenador de Estágio do Curso de História será um professor integrante da carreira docente da UEM, lotado no Departamento de História (DHI), designado pelo departamento, para exercer esta função no decorrer do período letivo.

Art. 7º  Compete ao Coordenador de Estágio:

I - coordenar as atividades gerais de todos os componentes curriculares relativos ao estágio do curso de História;

II - providenciar o cadastramento de unidades concedentes que potencialmente apresentem condições de atender a programação dos estágios do curso de História;

III - informar aos coordenadores de turmas de estágios sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para a realização dos estágios do curso de História;

IV - elaborar o calendário de estágio, adequando-o ao Calendário Acadêmico da Instituição e ao projeto pedagógico do curso de História;

V - manter fluxo de informações relativas ao acompanhamento e desenvolvimento dos estágios, bem como assegurar a socialização de informações junto aos Coordenadores de estágios e a Coordenação do Curso de História;

VI - verificar se o perfil dos supervisores de estágios atende ao disposto no Artigo 4º desta Resolução;

VII - aprovar modelos de formulários, projetos e relatórios utilizados pelos coordenadores de turmas de estágio e pelos supervisores de estágios;

VIII - zelar pelo cumprimento da legislação aplicável ao estágio;

IX - credenciar orientadores de estágio, indicados pelos coordenadores de turmas de estagiários;

X - reunir-se periodicamente com os coordenadores de turmas de estágio, para acompanhamento, interação e avaliação das atividades inerentes aos estágios.

 

 

DO COORDENADOR DA TURMA DE ESTÁGIO

 

             Art. 8º  Coordenador de turma de Estágio é o docente do DHI, designado pelo departamento, para coordenar individualmente uma turma de Estágio Curricular Supervisionado I e II do projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em História.

Art. 9º  Compete ao Coordenador de Turma de Estágio:

I - informar e orientar os estagiários de sua turma sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para a realização do estágio;

II - viabilizar aos estagiários de sua turma a reflexão teórica sobre a ementa e objetivos do componente curricular;

.../

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                        fl. 17

 

III - providenciar a indicação de professores orientadores de estágio para os estagiários de sua turma;

IV - informar aos professores orientadores sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para a orientação do estagiário;

V - encaminhar os estagiários para os respectivos orientadores;

VI - encaminhar os estagiários à Coordenadoria Geral de Estágio da UEM para a elaboração da documentação referente ao estágio;

VII - encaminhar à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA)os editais de notas e de faltas;

VIII - garantir um processo de avaliação continuada da atividade de estágio envolvendo estagiários de sua turma, orientadores, professores do curso e supervisores de estágio;

IX - avaliar o desempenho do estagiário de sua turma, no âmbito de suas competências, atribuindo nota variando de 0,0 a 10,0;

X - convocar e presidir reunião com os orientadores de estágio.

 

DO ORIENTADOR DE ESTÁGIO

 

Art. 10. Orientador de Estágio é o docente do DHI credenciado pelo Coordenador de Estágio.

Art. 11. Compete ao Orientador de Estágio:

I - conhecer a unidade onde o estagiário desenvolverá as atividades de seu plano de estágio;

II - elaborar o plano de atividades e de acompanhamento do Estágio em conjunto com o estagiário;

III - orientar e acompanhar efetivamente o estagiário no desenvolvimento das atividades de estágio;

IV - manter informado o Coordenador da Turma de Estágio do estagiário sobre o desenvolvimento das atividades;

V - avaliar o desempenho do estagiário;

VI - avaliar fontes de consulta e pesquisa necessária para o bom desenvolvimento das atividades do estágio;

VII - manter contatos periódicos com o Supervisor de Estágio do estagiário, na busca do bom desenvolvimento do mesmo;

VIII - manter contatos periódicos com o Supervisor de Estágio do estagiário, na busca do bom desenvolvimento do mesmo;

IX - presenciar efetivamente o estágio em suas atividades de estágio realizadas na unidade concedente;

X - controlar, conjuntamente com o Supervisor de Estágio, a freqüência do estagiário nas atividades de sua competência;

XI - verificar e encaminhar ao Coordenador de Turma de Estágio a documentação pertinente;

XII - cumprir e fazer cumprir o Calendário Acadêmico estabelecido para o estágio;

XIII - atender as convocações dos coordenadores de turma.

.../

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                        fl. 18

 

DO ESTAGIÁRIO

 

Art. 12. Estagiário é o aluno regularmente matriculado em um dos componentes curriculares, Estágio Curricular Supervisionado I ou Estágio Supervisionado II do Curso de Licenciatura em História.

Art. 13. São direitos dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:

I - dispor de elementos necessários à execução do estágio, dentro das possibilidades científicas, técnicas e financeiras da UEM;

II - receber orientação necessária para realizar as atividades de estágio;

III - obter esclarecimentos sobre os acordos firmados para a realização do seu estágio;

IV - apresentar propostas ou sugestões que possam contribuir para o aprimoramento das atividades de estágio;

V - conhecer a programação das atividades a serem desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado;

Art. 14. São deveres dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:

I - cumprir os horários e desenvolver as atividades determinadas pelo Supervisor de Estágio, Coordenador de sua turma de estágio e Orientador de Estágio;

II - executar as tarefas designadas na unidade concedente em que estagiar, respeitando sempre a hierarquia estabelecida, as normas internas, as recomendações e os requisitos;

III - manter postura profissional;

IV - manter elevado padrão de comportamento e de relações humanas, condizentes com as atividades a serem desenvolvidas no estágio;

V - comunicar e justificar ao Orientador, ao Supervisor de Estágio e/ou ao Coordenador de Turma de Estágio, com antecedência, sua eventual ausência nas atividades previstas;

VI - elaborar e entregar ao professor orientador um relatório final de estágio, na forma, prazo e padrões estabelecidos;

VII - submeter-se às avaliações previstas no critério de avaliação do componente curricular;

VIII - encaminhar ao Coordenador de Turma de Estágio e ao professor orientador ficha de controle ou outro documento constando, no mínimo, o número de horas, período de estágio e descrição das atividades desenvolvidas.

 

DA AVALIAÇÃO

 

Art. 15.  O componente curricular Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido pelo estagiário deverá ser avaliado pelo Coordenador de Turma, pelo Supervisor de Estágio e pelo Orientador de Estágio.

.../

 

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                            fl. 19

 

Parágrafo único.  A avaliação do rendimento escolar de cada aluno será feita conforme critério de avaliação de cada componente do Estágio Curricular Supervisionado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, a apresentação de um relatório final e o peso da nota de cada avaliador citado neste Artigo.

            Art. 16.  A avaliação do estágio fica condicionada à observância dos seguintes aspectos, além de outros previstos pela instituição:

I - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo professor orientador;

II - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo Coordenador de Turma;

III - desempenho nas atividades realizadas na unidade concedente de estágio;

IV - apresentação de relatório final, dentro das normas técnico-científicas previamente estabelecidas.

Art. 17.  Tendo em vista as especificidades didático-pedagógicas do componente Estágio Curricular Supervisionado, não será permitido ao estagiário nova oportunidade de estágio, revisão de avaliação e realização de avaliação final, bem como não lhe será permitido cursá-lo em dependência.

 

DO PROJETO DE ESTÁGIO

 

            Art. 18.  Além de outras informações solicitadas pelo Coordenador de Turma, Supervisor e Orientador de Estágio, o relatório final de estágio deverá conter:

I - Dados gerais: nome do estagiário, Orientador, Coordenador de Turma de Estágio e do Supervisor de Estágio; nome, localização e contexto socioeconômico da unidade concedente de estágio; estrutura física e organizacional da unidade concedente (instalações, direção, secretaria, conselhos, associações, períodos de funcionamento, turmas e séries, horários de aulas, normas de funcionamento etc); perfil socioeconômico dos alunos da unidade concedente; informações sobre o projeto pedagógico da unidade concedente, tais como: projetos desenvolvidos, critérios de avaliação, normas e procedimentos disciplinares, etc.;

II - Relatório de observação: ambiente físico, supervisor responsável (professor), número de alunos, conteúdos observados, recursos didáticos e estratégias empregadas, tempo de trabalho observado, principais dificuldades observadas, motivações dos professores e dos alunos da unidade concedente.

III - Relatório de regência: o estagiário deverá apresentar os planos de aulas, descriminar os dias e horários em que as aulas foram ministradas, mencionar as metodologias empregadas e fazer uma avaliação da atividade desenvolvida para a sua formação.

 

 

.../

 

 

 

 

 

/... Res. 165/2005-CEP                                                                                        fl. 20

 

Parágrafo único.  Dependendo da especificidade de cada componente  Estágio Curricular Supervisionado, o relatório final poderá conter outras informações, diferentes do contido neste Artigo, que o Coordenador de Estágio e Coordenador de Curso julgue necessárias para melhor compreensão do mesmo.

 

DOS ENCARGOS

 

            Art. 19.  Para efeitos de computo de encargos didáticos semanais serão computados as seguintes cargas horárias:

            I - Coordenador de Estágio: quatro horas semanais;

            II - Coordenador de Turma de Estágio: o correspondente ao número de horas semanais constante no componente Estágio Curricular Supervisionado I e Estágio Curricular Supervisionado II;

            III - Orientador de Estágio: no máximo uma hora semanal para cada   alunos orientado.

            § 1º  O número máximo de estagiários para cada orientador de estágio será de cinco alunos.

§ 2º  Havendo uma legislação superior que trate deste assunto, para toda a Universidade, este Artigo não se aplica, prevalecendo a legislação superior vigente.

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

            Art. 20.  Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador de Estágio, mediante anuência do Coordenador do Curso de História.