R E S O L U Ç Ã O No 165/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 16/11/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova novo
projeto pedagógico do curso de graduação em História – habilitação:
Licenciatura. |
Considerando o contido das fls.
considerando o disposto nas Resoluções nos
022/92-CEP, 123/93-CEP, 058/97-CEP, 150/99-CEP, 079/2004-CEP, 118/2004-CEP e
027/2005-CEP;
considerando o disposto na Lei Federal nº 9.394/96;
considerando o disposto na Resolução no
013/2002-CNE/CES;
considerando o disposto nos Pareceres nos
492/2001-CNE/CES e 1.363/2001-CNE/CES;
considerando o Parecer no 107/2005 da Câmara de
Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da
Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E
REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Fica aprovado o novo projeto pedagógico do
curso de graduação em História – habilitação: Licenciatura, conforme Anexo
I e o regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado, conforme
Anexo II, que são partes integrantes desta Resolução.
Parágrafo único.
O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano
letivo de 2006.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua
publicação, revogadas as demais disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 26 de outubro de 2005.
Angelo
Aparecido Priori
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 23/11/2005.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
/... Res.
165/2005-CEP fl. 02
ESTRUTURA CURRICULAR
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
1º SEM. |
2º SEM. |
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
||||||
1ª |
DHI |
História Antiga I
|
105 |
31 |
136 |
X |
|
|
1ª |
DHI |
História Medieval I |
105 |
31 |
136 |
X |
|
|
1ª |
DHI |
História do Brasil I |
105 |
31 |
136 |
X |
|
|
1ª |
DHI |
História Econômica I |
117 |
19 |
136 |
X |
|
|
1ª |
DHI |
Introdução aos Estudos Históricos
|
68 |
- |
68 |
|
X |
|
1ª |
DHI |
Introdução à Pesquisa Histórica |
68 |
- |
68 |
|
|
X |
2ª |
DHI |
História do Brasil II |
105 |
31 |
136 |
X |
|
|
2ª |
DHI |
Teorias da História |
117 |
19 |
136 |
X |
|
|
2ª |
DHI |
História da América I |
52 |
16 |
68 |
|
X |
|
2ª |
DHI |
História da América II |
53 |
15 |
68 |
|
|
X |
2ª |
DHI |
História Moderna I |
105 |
31 |
136 |
X |
|
|
2ª |
DTP |
Psicologia da Educação |
68 |
- |
68 |
|
X |
|
2ª |
DHI |
Optativa I |
68 |
- |
68 |
|
|
X |
3ª |
DHI |
História do Brasil III |
105 |
31 |
136 |
X |
|
|
3ª |
DHI |
História Contemporânea I
|
105 |
31 |
136 |
X |
|
|
3ª |
DHI |
História do Paraná I |
53 |
15 |
68 |
|
|
X |
3ª |
DHI/DTP |
Metodologia e Prática do Ensino de
História (DHI-68/DTP-68) |
68 |
68 |
136 |
X |
|
|
3ª |
DTP/DHI |
Didática do Ensino de História
(DTP-34/DHI-34) |
68 |
- |
68 |
|
X |
|
3ª |
DHI |
Optativa II |
68 |
- |
68 |
|
X |
|
3ª |
DHI |
Optativa III |
68 |
- |
68 |
|
|
X |
3ª |
DHI |
Estágio Curricular Supervisionado I |
- |
68 |
68 |
|
|
X |
4ª |
DHI |
História Contemporânea II |
52 |
16 |
68 |
|
X |
|
4ª |
DHI |
História Contemporânea III |
53 |
15 |
68 |
|
|
X |
4ª |
DHI |
Estágio Curricular Supervisionado II
|
- |
340 |
340 |
X |
|
|
4ª |
DHI |
Optativa IV |
68 |
- |
68 |
|
X |
|
4ª |
DHI |
Optativa V |
68 |
- |
68 |
|
|
X |
4ª |
DHI |
Optativa VI |
68 |
- |
68 |
|
X |
|
4ª |
DHI |
Optativa VII |
68 |
- |
68 |
|
|
X |
.../
/... Res. 165/2005-CEP fl.
03
DISTRIBUIÇÃO
DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES |
HORAS
|
|
1 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO BÁSICO PARA A LICENCIATURA |
1700 |
2 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO BÁSICO 9EXCETUANDO A CARGA DESTINADA A PRÁTICA DE ENSINO DENTRO
DAS DISCIPLINAS |
1368 |
2 |
CONTEÚDO
ESPECÍFICO DE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA |
604 |
3 |
COMPONENTES
CURRICULARES (DISCIPLINAS OU TÓPICOS ESPECIAIS) OPTATIVOS |
476 |
4 |
DISCIPLINA
DE CONTEÚDO ESPECÍFICO – ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
408 |
5 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
200 |
6 |
TOTAL
DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (HABILITAÇÃO LICENCIATURA) |
3056 |
I N T E G R A L I Z A Ç
à O C U R R I C U L A R: LICENCITURA
|
|||
1 |
PRAZO
MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
4 |
ANOS |
2 |
PRAZO
MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
8 |
ANOS |
COMPONENTE
CURRICULAR
C. H.
Didática
do Ensino de História Psicologia
da Educação Metodologia
e Prática do Ensino de História Prática
de Ensino (distribuída dentro de 14 disciplinas de conteúdo) |
68 68 136 332 |
Total de
horas/aula para área |
604 |
ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO I ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO II |
68 340 |
Total de
horas/aula para área |
408 |
.../
/... Res.
165/2005-CEP fl.
04
RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS
NOME CH DPTO
Antropologia História Antiga II História Medieval
II História Moderna II História
Contemporânea IV História da América
III História do Brasil
IV História
Econômica II História do Paraná II História das
Religiões História Social do
Trabalho História Cultural e
das Populações I História Cultural e
das Populações II Historiografia Patrimônio Cultural
I Patrimônio Cultural
II Sociologia |
68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 |
DCS DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DCS |
NOME
CH DPTO
Tópicos Especiais Tópicos Especiais Tópicos Especiais Tópicos Especiais Tópicos Especiais
em Filosofia e Ciências Humanas Tópicos Especiais
em Etno-História das Pop. Indígenas no Brasil Tópicos
Especiais em Ensino de História e Tecnologia Educacional Tópicos Especiais
em História do Ensino de História Tópicos Especiais
em História das Relações Internacionais Tópicos Especiais
em História da Arte I Tópicos Especiais
em História da Arte II Tópicos Especiais
em História da Ásia Tópicos Especiais
em História e Comunicação Tópicos Especiais
em História da África Contemporânea Tópicos Especiais Tópicos Especiais
em Pré-História |
68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 |
DHI DHI DHI DHI DCS DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI DHI |
..../
/... Res. 165/2005-CEP fl. 05
ANTROPOLOGIA
Ementa: Estudos antropológicos do homem brasileiro e das relações sócio-culturais, na sua diversidade e mitificação.
Objetivo(s): Compreender as relações sócio-culturais, na diversidade e
mitificação, presentes na formação do homem brasileiro.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Estudo das tendências teóricas e práticas da arqueologia e
o seu papel na produção do conhecimento sobre as sociedades humanas.
Objetivo(s): Compreender o desenvolvimento metodológico e epistemológico
da arqueologia a partir do século XIX, bem como suas relações com a história,
considerando os contextos internacionais e o modelo no Brasil.
Departamentalização: Departamento de História
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Estudo das técnicas de investigação em arqueologia.
Objetivo(s): Compreender a produção do conhecimento e a sua divulgação a
partir das técnicas de investigação em arqueologia, bem como suas as relações
com a história. Estimular o debate a respeito do patrimônio arqueológico e sua
preservação.
Departamentalização: Departamento de História
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Análise dos princípios teóricos da arquivologia, com ênfase
nas atividades de organização de arquivos.
Objetivo(s): Ampliar o universo de conhecimento do aluno de História no
que se refere aos arquivos enquanto fonte para a pesquisa histórica e
instrumentalizá-lo para trabalhar na organização arquivística de documentos.
Departamentalização: Departamento de História
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Observação e aplicação dos princípios da arquivologia nas
atividades de organização de arquivos.
Objetivo(s): Levar o aluno a propor e desenvolver projetos de
organização arquivística de documentos.
.../
/... Res. 165/2005-CEP fl.
06
DIDÁTICA DO ENSINO DE
HISTÓRIA
Ementa: Análise de temas e problemas relacionados ao estudo da
didática aplicada no ensino de História.
Objetivo(s): Relacionar opções teóricas e decisões didático-pedagógicas
na elaboração de planos de estratégias para o processo ensino-aprendizagem de
História e avaliação dos mesmos, bem como proporcionar a reflexão sobre
critérios de seleção e uso dos livros didáticos.
Departamentalização: Departamento de História e Departamento de Teoria e Prática
da Educação.
TÓPICOS
ESPECIAIS
Ementa: Análise dos fundamentos teórico-metodológicos a respeito de
temas e problemas relacionados ao uso de tecnologias educacionais no ensino de
História.
Objetivo(s): Propiciar aos alunos conhecimentos e habilidades na utilização
dos recursos tecnológicos que os professores têm à sua disposição, visando
oferecer a esses futuros profissionais do ensino de história uma formação mais
ampla.
Departamentalização: Departamento de História
ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO I
Ementa: Vivenciar o dia-a-dia da escola de 1º e 2º Graus conhecendo
a rotina das atividades docentes e atuando como regente do processo de
transmissão e produção do conhecimento na área de História.
Objetivo(s): Auxiliar na formação da identidade do professor como
educador, e estabelecer a relação pedagógica entre o ambiente institucional de
trabalho – campo de estágio - e o aluno estagiário.
Departamentalização: Departamento de História
ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO II
Ementa: Vivenciar o dia-a-dia da escola de 1º. e 2º. Graus
conhecendo a rotina das atividades docentes e atuando como regente do processo
de transmissão e produção do conhecimento na área de História.
Objetivo(s): Proporcionar um conhecimento da situação de trabalho
diretamente nas unidades escolares e nos campos de estágio a partir das
competências e habilidades contempladas na formação do professor de História,
por meio da implementação de novas experiências pedagógicas, tais como
seminários, oficinas, palestras.
Departamentalização: Departamento de História
.../
/... Res.
165/2005-CEP fl. 07
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Análise dos eventos ocorridos entre as populações indígenas
e não indígenas nos territórios hoje denominados Brasil.
Objetivo(s): Compreender as principais definições e conceitos
relacionados com a etno-história indígena por meio do debate acerca da presença
das populações indígenas nos diversos eventos da história brasileira enquanto
sujeitos históricos.
Departamentalização: Departamento de História
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Estudo crítico dos fundamentos filosóficos das ciências
humanas.
Objetivo(s): Fornecer uma formação filosófica básica que permita ao
discente localizar-se diante das principais correntes do pensamento filosófico,
por meio de um instrumental analítico capaz de embasar criticamente o
referencial teórico das Ciências Sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
DISCIPLINA: HISTÓRIA
ANTIGA I
Ementa: Análise da historiografia contemporânea a respeito da
Antigüidade Oriental e Clássica: economia, sociedade e política.
Objetivo(s): Compreender as sociedades orientais e clássicas por meio do
debate historiográfico e da leitura de documentos de referência.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA ANTIGA II
Ementa: Desenvolvimento da pesquisa histórica
Objetivo(s): Conhecer os problemas metodológicos e as técnicas de pesquisa
por meio da análise das principais categorias documentais disponíveis.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA
CONTEMPORÂNEA I
Ementa: Análise dos principais processos sócio-históricos que contribuíram para a formação do
mundo contemporâneo.
Objetivo(s): Conhecer as transformações mais significativas do mundo
contemporâneo por intermédio da historiografia e dos documentos que abordam o
período.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA
CONTEMPORÂNEA II
Ementa: Análise das principais transformações econômicas, políticas
e sociais ocorridas, no mundo, no período entre-guerras.
Objetivo(s): Propiciar ao aluno o arcabouço necessário para o estudo e a
compreensão das profundas transformações ocorridas no mundo no período
compreendido entre as duas guerras mundiais.
Departamentalização: Departamento de História
.../
/... Res.
165/2005-CEP fl. 08
HISTÓRIA
CONTEMPORÂNEA III
Ementa: Análise das principais transformações econômicas, políticas
e sociais ocorridas, no mundo, no período compreendido entre o final da II
Guerra Mundial e o tempo presente.
Objetivo(s): Propiciar ao estudante o arcabouço necessário para o estudo
e a compreensão das profundas transformações ocorridas no mundo no período
compreendido entre o final da II Guerra Mundial e o tempo presente.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA
CONTEMPORÂNEA IV
Ementa: Estudos de temas e problemas no campo da História
Contemporânea.
Objetivo(s): Propiciar um conhecimento dos processos históricos e das
abordagens historiográficas referentes
aos temas abordados.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA CULTURAL E
DAS POPULAÇÕES I
Ementa: Analisar as manifestações culturais das populações ao longo
da História, em particular na Antiguidade e na Idade Média.
Objetivo(s):
Conhecer e debater a respeito das
manifestações culturais das populações nos contextos históricos da Antigüidade
e Idade Média.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA CULTURAL E
DAS POPULAÇÕES II
Ementa: Analisar as manifestações culturais das populações no Mundo
Moderno.
Objetivo(s): Conhecer e debater a respeito das manifestações culturais
das populações no Mundo Moderno.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA DA AMÉRICA I
Ementa: Análise de temas e problemas no campo da História da
América do período pré-colombiano até os movimentos de independência.
Objetivo(s): Propiciar conhecimento dos processos históricos e das
discussões historiográficas a respeito da História da América desde o período
pré-colombiano até os movimentos de independência.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA DA AMÉRICA
II
Ementa: Análise de temas e problemas no campo da História da
América desde os movimentos de independência até o início do século XXI.
Objetivo(s): Propiciar conhecimento dos processos históricos e das
discussões historiográficas a respeito da História da América desde o período
dos movimentos de independência até o início do século XXI.
Departamentalização: Departamento de História
.../
/...
Res. 165/2005-CEP fl.
09
HISTÓRIA DA AMÉRICA
III
Ementa: Análise das idéias políticas expressas por autores
latino-americanos contemporâneos.
Objetivo(s): Propiciar um conhecimento básico dos escritos que propõem
um projeto social, político, econômico ou cultural, ampliando e sistematizando
o conhecimento dos alunos em História da América no período que abrange as
lutas de independência e a organização dos Estados Nacionais até a atualidade.
Departamentalização: Departamento de História
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Estudo de sociedades e civilizações africanas do século XIX
ao tempo presente.
Objetivo(s): Conhecer temas e problemas da história africana a partir do
século XIX tendo em vista as principais linhas de desenvolvimento da
historiografia e o uso de fontes documentais de diversos tipos.
Departamentalização: Departamento de História
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Análise das interfaces entre história, cultura e arte,
expressa nas manifestações artísticas universais, nas suas relações com a
temporalidade e no contexto de sua historicidade.
Objetivo(s): Compreender as transformações no âmbito das artes visuais
por intermédio da leitura das obras, da historiografia e de outros documentos
do período.
Departamentalização: Departamento de História
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Análise das manifestações artísticas brasileiras nas suas
relações com a temporalidade, no âmbito de sua historicidade.
Objetivo(s): Compreender as transformações no âmbito das artes visuais
brasileiras tomando-as como documentos da pesquisa histórica.
Departamentalização: Departamento de História
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Análise das principais transformações econômicas, políticas
e sociais ocorridas no mundo asiático durante o século XX.
Objetivo(s): Propiciar ao estudante o arcabouço necessário para o estudo
e a compreensão das principais transformações ocorridas no mundo asiático
durante o século XX.
Departamentalização: Departamento de História
.../
/... Res.
165/2005-CEP fl.
10
HISTÓRIA ECONÔMICA I
Ementa: Análise de temas e problemas no campo da História
Econômica, da História das Instituições e do Pensamento Econômico, desde o
período de transição do feudalismo para o capitalismo até o início do século
XXI.
Objetivo(s): Compreender as questões fundamentais relativas as grandes
transformações econômicas ocorridas ao longo da história e sua expressão nos
documentos e nas formulações teóricas.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA ECONÔMICA II
Ementa: Análise de temas e problemas no campo da História
Econômica, da História das Instituições e do Pensamento Econômico.
Objetivo(s): Compreender as questões fundamentais relativas aos
processos de transformações ocorridos ao longo da história.
Departamentalização: Departamento de História
Ementa: Análise das transformações do sistema internacional e dos
equilíbrios de poder no mundo entre o século XIX e o momento presente.
Objetivo(s): Compreender as transformações mais significativas do
cenário internacional nos últimos séculos, com ênfase na geopolítica e no
sistema econômico.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA DAS RELIGIÕES
Ementa: Análise das dimensões constitutivas do fenômeno religioso,
enquanto construções históricas, sociais e culturais.
Objetivo(s): Compreender a história das principais manifestações
religiosas presentes na sociedade.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA DO BRASIL I
Ementa: Análise da sociedade no Brasil colônia: Instituições,
Ideologia e Trabalho.
Objetivo(s): Compreender, em suas múltiplas dimensões, o processo
histórico de formação e desenvolvimento da sociedade no Brasil colônia.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA DO BRASIL II
Ementa: Análise da sociedade brasileira no século XIX:
Instituições, Ideologia e Trabalho.
Objetivo(s): Compreender o processo histórico de formação e
desenvolvimento do Estado-Nação no Brasil em suas múltiplas dimensões.
Departamentalização: Departamento de História
.../
/... Res.
165/2005-CEP fl.
11
HISTÓRIA DO BRASIL
III
Ementa: Análise da ideologia, das instituições e dos movimentos
sociais do Brasil contemporâneo.
Objetivo(s): Compreender a sociedade brasileira do século XX refletindo
sobre a independência entre as instituições, ideologia e movimentos sociais,
por meio das diferentes abordagens historiográficas e dos documentos.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA DO BRASIL IV
Ementa: Análise das transformações sócio-culturais do Brasil no
século XX.
Objetivo(s): Proporcionar o estudo de temas e problemas relacionados ao
estudo da História do Brasil.
Departamentalização: Departamento de História
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Analisar a concepção e o uso da disciplina de História em
diferentes conjunturas e espaços-temporais.
Objetivo(s):
Refletir sobre a historicidade da
disciplina História, fornecendo aos alunos os conhecimentos sobre a forma como
o ensino da História vem sendo feito ao longo dos tempos, bem como as
transformações pelas quais tem passado, em diferentes regiões e períodos.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA DO PARANÁ I
Ementa:
Registro da experiência
multicultural manifestada nas comunidades indígenas, nos movimentos
populacionais e sociais do Paraná.
Objetivo(s): Conhecer os registros da história e dos bens culturais
promotores da identidade paranaense.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA DO
PARANÁ II
Ementa: Historiografia, História e Memória da sociedade paranaense,
a partir do século XX.
Objetivo(s): Conhecer as considerações sobre a constituição da memória
social na sociedade paranaense.
Departamentalização: Departamento de História
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Análise das diversas formas de comunicação no mundo moderno
e sua relação com a sociedade, bem como seus efeitos na vida social e na
mentalidade das populações.
Objetivo(s): Compreender o percurso histórico e os mecanismos de
comunicação das sociedades modernas.
Departamentalização: Departamento de História
.../
/... Res.
165/2005-CEP fl. 12
HISTÓRIA MEDIEVAL I
Ementa: Análise da constituição, das características e da desagregação
do mundo medieval.
Objetivo(s): Compreender os aspectos econômicos, sociais, políticos e
culturais que caracterizam o mundo medieval e suas transformações.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA MEDIEVAL II
Ementa: Análise de temas e problemas no campo da História Medieval.
Objetivo(s): Compreender as questões fundamentais relativas aos
processos de transformações ocorridos ao longo da Idade Média.
Departamentalização:
Departamento de História
HISTÓRIA MODERNA I
Ementa: Análise do período de transição do mundo feudal para o
mundo capitalista (século XV ao XVIII).
Objetivo(s):
Compreender a transição do mundo
medieval para o moderno e sua consolidação enquanto uma nova época histórica.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA MODERNA II
Ementa:
Análise de temas e problemas no
campo da História Moderna.
Objetivo(s): Compreender as questões fundamentais relativas aos
processos de transformações ocorridos ao longo do período denominado de
História Moderna.
Departamentalização: Departamento de História
TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa: Análise das principais ideologias e regimes políticos que
marcaram o século XX.
Objetivo(s): Conhecer as idéias e regimes políticos mais significativos
no mundo no século passado, com ênfase nas idéias de esquerda, na União
Soviética, no liberalismo e no mundo fascista.
Departamentalização: Departamento de História
HISTÓRIA SOCIAL DO TRABALHO
Ementa: Análise de temas e problemas desenvolvidos no campo da
História Social do Trabalho por intermédio das abordagens teórico-metodológicas
que discutem a disciplina.
Objetivo(s): Discutir os temas e problemas presentes no debate
historiográfico sobre História Social do Trabalho, tomando como ponto de apoio
pesquisas empíricas.
Departamentalização: Departamento de História
.../
/...
Res. 165/2005-CEP fl.
13
HISTORIOGRAFIA
Ementa: Análise de propostas de correntes historiográficas
selecionadas quanto à escrita da história, destacando aspectos teóricos e
metodológicos.
Objetivo(s): Compreender as principais correntes historiográficas, bem
como os grandes autores e suas formas de compreender a história, fazendo
conhecer os principais aspectos da operação historiográfica.
Departamentalização: Departamento de História
INTRODUÇÃO À PESQUISA HISTÓRICA
Ementa: Análise de aspectos básicos da história enquanto disciplina
científica, destacando seus principais aspectos teóricos e metodológicos.
Objetivo(s): Instrumentalizar o estudante quanto ao uso de documentos e
de materiais bibliográficos para desenvolver pesquisas em história,
aprofundando sua compreensão sobre a história como campo de conhecimento.
Departamentalização: Departamento de História
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
Ementa: Estudo dos objetos, das fontes e dos métodos da história e
de intervenção do historiador na produção do conhecimento histórico.
Objetivo(s): Propiciar o conhecimento dos objetos, das fontes e dos
métodos.
Departamentalização: Departamento de História
METODOLOGIA E PRÁTICA
DO ENSINO DE HISTÓRIA
Ementa: Estudo dos princípios epistemológicos que norteiam o
processo de ensino/aprendizagem em história, incluindo o estudo da estrutura da
educação brasileira, com ênfase nos aspectos legais, estruturais e
técnico-administrativos.
Objetivo(s): Instrumentalizar o futuro professor para o exercício de sua
função por meio do entendimento de princípios epistemológicos que norteiam o
processo de ensino-aprendizagem de história, em realidade concreta e no que se
refere às teorias, políticas e legislação que norteiam a educação brasileira.
Departamentalização: Departamento de História e Departamento de Teoria e Prática
da Educação
PATRIMÔNIO CULTURAL I
Ementa: Análise do processo de transformação do território
histórico e cultural e das lutas pela manutenção da herança do passado, sob o
ponto de vista da cultura, do ambiente, das tradições construtivas e da forma.
Objetivo(s): Conhecer os processos sócio-históricos que contribuíram para preservação da memória e do patrimônio
histórico, cultural e paisagístico do mundo contemporâneo, por intermédio da
historiografia e das cartas patrimoniais internacionais.
Departamentalização: Departamento de História
.../
/...
Res. 165/2005-CEP fl. 14
PATRIMÔNIO CULTURAL
II
Ementa: Análise do processo de transformação do território
histórico e cultural e das lutas pela manutenção da herança do passado, sob o
ponto de vista das políticas públicas de intervenção.
Objetivo(s): Conhecer os principais conceitos que tem norteado a
implementação de políticas públicas de intervenção na sociedade brasileira.
Departamentalização: Departamento de História
TÓPICOS ESPECIAIS EM
PRÉ-HISTÓRIA
Ementa: Estudo do desenvolvimento conceitual da pré-história, das
suas relações com história, do processo da ocupação da Terra pelo Homo Sapiens sapiens, e da ocupação do
continente Americano e do Brasil.
Objetivo(s): Compreender os conceitos de pré-história; apresentar as
principais teorias sobre a origem do Homo
sapiens sapiens e a sua dispersão
pelo mundo; debater a Pré-História da América e do Brasil; discutir a situação
das principais sociedades indígenas.
Departamentalização: Departamento de História
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ementa: Estudo das variáveis que interferem no processo de
desenvolvimento e aprendizagem.
Objetivo(s): Oferecer subsídios teóricos para que o aluno possa
compreender e atuar no processo educativo, conhecendo a natureza dos processos
de desenvolvimento e aprendizagem, bem como seus condicionamentos e suas
inter-relações.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
SOCIOLOGIA
Ementa: Análise dos principais determinantes do processo de
identificação do mundo moderno e suas interpretações contemporâneas.
Objetivo(s): Introduzir os alunos ao campo disciplinar da sociologia por
meio de um duplo procedimento: a) apresentando a sociologia como um
conhecimento historicamente construído; b) tornando familiar seus procedimentos
metodológicos.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
TEORIAS DA HISTÓRIA
Ementa: Estudo das múltiplas correntes historiográficas e de seus
referenciais teórico-metodológicos, enquanto modelos explicativos da história
em sua dupla dimensão de saber e realidade empírica.
Objetivo(s): Despertar o conhecimento crítico e reflexivo das múltiplas
correntes historiográficas e de seus referenciais teórico-metodológicos.
Departamentalização: Departamento de História
.../
ANEXO II
REGULAMENTO DO COMPONENTE
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1º O componente
Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em História é
composto pelos componentes Estágio Curricular Supervisionado I e Estágio
Curricular Supervisionado II, do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em
História.
Art. 2º Este
Regulamento atende as diretrizes estabelecidas na Resolução 027/2005 – CEP, e
estabelece outros critérios.
Art. 3º São
finalidades do componente Estágio Curricular Supervisionado:
I - viabilizar aos estagiários a reflexão
teórica/prática para que se consolide a formação do Profissional Licenciado em
História;
II -
oportunizar aos estagiários o desenvolvimento de habilidades e comportamentos
necessários à ação docente/profissional;
III -
proporcionar aos estagiários o intercâmbio de informações e experiências
concretas que os preparem para o efetivo exercício da profissão;
IV - preparar
o estagiário para o pleno exercício profissional, levando em conta aspectos
técnico-científicos, sociais e culturais;
V -
possibilitar aos estagiários a busca de alternativas compatíveis com a
realidade vivenciada nas escolas;
VI -
oportunizar aos estagiários a vivência real e objetiva junto a Educação Básica,
levando em consideração a diversidade de contextos em que se apresenta a
realidade sócio-cultural e física da escola e dos alunos.
DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO
Art. 4º Supervisor de Estágio é o profissional responsável pelo
acompanhamento e supervisão do estagiário, e deverá:
I - possuir
vínculo empregatício com a unidade concedente onde o estágio se desenvolverá;
II - possuir
formação superior condizente com o campo do estágio.
Art. 5º Compete ao
Supervisor de Estágio:
I - receber o
estagiário e informá-lo sobre as normas do ambiente de estágio;
II -
acompanhar as atividades desenvolvidas pelo estagiário;
III - avaliar
o desempenho do estagiário, de acordo com o plano de atividades;
IV -
encaminhar a avaliação do estagiário ao orientador do estágio;
V - comunicar
qualquer ocorrência de anormalidade no estágio ao orientador.
.../
/... Res. 165/2005-CEP fl. 16
DO COORDENADOR DE ESTÁGIO
Art. 6º O coordenador
de Estágio do Curso de História será um professor integrante da carreira
docente da UEM, lotado no Departamento de História (DHI), designado pelo
departamento, para exercer esta função no decorrer do período letivo.
Art. 7º Compete ao
Coordenador de Estágio:
I - coordenar
as atividades gerais de todos os componentes curriculares relativos ao estágio
do curso de História;
II -
providenciar o cadastramento de unidades concedentes que potencialmente
apresentem condições de atender a programação dos estágios do curso de
História;
III - informar
aos coordenadores de turmas de estágios sobre os procedimentos pedagógicos e
regulamentares que devem ser adotados para a realização dos estágios do curso
de História;
IV - elaborar
o calendário de estágio, adequando-o ao Calendário Acadêmico da Instituição e
ao projeto pedagógico do curso de História;
V - manter
fluxo de informações relativas ao acompanhamento e desenvolvimento dos estágios,
bem como assegurar a socialização de informações junto aos Coordenadores de
estágios e a Coordenação do Curso de História;
VI - verificar
se o perfil dos supervisores de estágios atende ao disposto no Artigo 4º desta
Resolução;
VII - aprovar
modelos de formulários, projetos e relatórios utilizados pelos coordenadores de
turmas de estágio e pelos supervisores de estágios;
VIII - zelar
pelo cumprimento da legislação aplicável ao estágio;
IX -
credenciar orientadores de estágio, indicados pelos coordenadores de turmas de
estagiários;
X - reunir-se
periodicamente com os coordenadores de turmas de estágio, para acompanhamento,
interação e avaliação das atividades inerentes aos estágios.
DO COORDENADOR DA TURMA DE ESTÁGIO
Art.
8º Coordenador de turma de Estágio é
o docente do DHI, designado pelo departamento, para coordenar individualmente
uma turma de Estágio Curricular Supervisionado I e II do projeto pedagógico do
Curso de Licenciatura em História.
Art. 9º Compete ao
Coordenador de Turma de Estágio:
I - informar e
orientar os estagiários de sua turma sobre os procedimentos pedagógicos e
regulamentares que devem ser adotados para a realização do estágio;
II -
viabilizar aos estagiários de sua turma a reflexão teórica sobre a ementa e
objetivos do componente curricular;
.../
/... Res. 165/2005-CEP fl.
17
III -
providenciar a indicação de professores orientadores de estágio para os
estagiários de sua turma;
IV - informar
aos professores orientadores sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares
que devem ser adotados para a orientação do estagiário;
V - encaminhar
os estagiários para os respectivos orientadores;
VI -
encaminhar os estagiários à Coordenadoria Geral de Estágio da UEM para a
elaboração da documentação referente ao estágio;
VII -
encaminhar à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA)os editais de notas e de
faltas;
VIII -
garantir um processo de avaliação continuada da atividade de estágio envolvendo
estagiários de sua turma, orientadores, professores do curso e supervisores de
estágio;
IX - avaliar o
desempenho do estagiário de sua turma, no âmbito de suas competências,
atribuindo nota variando de
X - convocar e
presidir reunião com os orientadores de estágio.
DO ORIENTADOR DE ESTÁGIO
Art. 10. Orientador de Estágio é o docente do DHI credenciado pelo
Coordenador de Estágio.
Art. 11. Compete ao Orientador de Estágio:
I - conhecer a
unidade onde o estagiário desenvolverá as atividades de seu plano de estágio;
II - elaborar o plano de atividades e
de acompanhamento do Estágio em conjunto com o estagiário;
III - orientar
e acompanhar efetivamente o estagiário no desenvolvimento das atividades de
estágio;
IV - manter
informado o Coordenador da Turma de Estágio do estagiário sobre o
desenvolvimento das atividades;
V - avaliar o
desempenho do estagiário;
VI - avaliar
fontes de consulta e pesquisa necessária para o bom desenvolvimento das
atividades do estágio;
VII - manter
contatos periódicos com o Supervisor de Estágio do estagiário, na busca do bom
desenvolvimento do mesmo;
VIII - manter
contatos periódicos com o Supervisor de Estágio do estagiário, na busca do bom
desenvolvimento do mesmo;
IX -
presenciar efetivamente o estágio em suas atividades de estágio realizadas na
unidade concedente;
X - controlar,
conjuntamente com o Supervisor de Estágio, a freqüência do estagiário nas
atividades de sua competência;
XI - verificar e encaminhar ao Coordenador de Turma de Estágio a
documentação pertinente;
XII - cumprir e fazer cumprir o Calendário Acadêmico estabelecido
para o estágio;
XIII - atender as convocações dos coordenadores de turma.
.../
/... Res. 165/2005-CEP fl.
18
DO ESTAGIÁRIO
Art. 12. Estagiário é o aluno regularmente matriculado em um dos
componentes curriculares, Estágio Curricular Supervisionado I ou Estágio
Supervisionado II do Curso de Licenciatura em História.
Art. 13. São direitos dos estagiários, além de outros previstos pelo
Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:
I - dispor de
elementos necessários à execução do estágio, dentro das possibilidades
científicas, técnicas e financeiras da UEM;
II - receber
orientação necessária para realizar as atividades de estágio;
III - obter
esclarecimentos sobre os acordos firmados para a realização do seu estágio;
IV -
apresentar propostas ou sugestões que possam contribuir para o aprimoramento
das atividades de estágio;
V - conhecer a
programação das atividades a serem desenvolvidas no Estágio Curricular
Supervisionado;
Art. 14. São deveres dos estagiários, além de outros previstos pelo
Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:
I - cumprir os
horários e desenvolver as atividades determinadas pelo Supervisor de Estágio,
Coordenador de sua turma de estágio e Orientador de Estágio;
II - executar
as tarefas designadas na unidade concedente em que estagiar, respeitando sempre
a hierarquia estabelecida, as normas internas, as recomendações e os
requisitos;
III - manter
postura profissional;
IV - manter
elevado padrão de comportamento e de relações humanas, condizentes com as
atividades a serem desenvolvidas no estágio;
V - comunicar
e justificar ao Orientador, ao Supervisor de Estágio e/ou ao Coordenador de
Turma de Estágio, com antecedência, sua eventual ausência nas atividades
previstas;
VI - elaborar
e entregar ao professor orientador um relatório final de estágio, na forma,
prazo e padrões estabelecidos;
VII -
submeter-se às avaliações previstas no critério de avaliação do componente
curricular;
VIII -
encaminhar ao Coordenador de Turma de Estágio e ao professor orientador ficha
de controle ou outro documento constando, no mínimo, o número de horas, período
de estágio e descrição das atividades desenvolvidas.
DA AVALIAÇÃO
Art. 15. O componente
curricular Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido pelo estagiário
deverá ser avaliado pelo Coordenador de Turma, pelo Supervisor de Estágio e
pelo Orientador de Estágio.
.../
/... Res. 165/2005-CEP fl. 19
Parágrafo único. A avaliação do
rendimento escolar de cada aluno será feita conforme critério de avaliação de
cada componente do Estágio Curricular Supervisionado, no qual deverá constar,
obrigatoriamente, a apresentação de um relatório final e o peso da nota de cada
avaliador citado neste Artigo.
Art. 16. A avaliação do
estágio fica condicionada à observância dos seguintes aspectos, além de outros
previstos pela instituição:
I - desempenho
nas atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo professor
orientador;
II -
desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo
Coordenador de Turma;
III - desempenho
nas atividades realizadas na unidade concedente de estágio;
IV -
apresentação de relatório final, dentro das normas técnico-científicas
previamente estabelecidas.
Art. 17. Tendo em vista
as especificidades didático-pedagógicas do componente Estágio Curricular
Supervisionado, não será permitido ao estagiário nova oportunidade de estágio,
revisão de avaliação e realização de avaliação final, bem como não lhe será
permitido cursá-lo em dependência.
Art. 18.
Além de outras informações solicitadas pelo Coordenador de Turma,
Supervisor e Orientador de Estágio, o relatório final de estágio deverá conter:
I - Dados gerais: nome do
estagiário, Orientador, Coordenador de Turma de Estágio e do Supervisor de
Estágio; nome, localização e contexto socioeconômico da unidade concedente de
estágio; estrutura física e organizacional da unidade concedente (instalações,
direção, secretaria, conselhos, associações, períodos de funcionamento, turmas
e séries, horários de aulas, normas de funcionamento etc); perfil
socioeconômico dos alunos da unidade concedente; informações sobre o projeto
pedagógico da unidade concedente, tais como: projetos desenvolvidos, critérios
de avaliação, normas e procedimentos disciplinares, etc.;
II - Relatório de
observação: ambiente físico, supervisor responsável (professor),
número de alunos, conteúdos observados, recursos didáticos e estratégias
empregadas, tempo de trabalho observado, principais dificuldades observadas,
motivações dos professores e dos alunos da unidade concedente.
III - Relatório de
regência: o estagiário deverá apresentar os planos de aulas,
descriminar os dias e horários em que as aulas foram ministradas, mencionar as
metodologias empregadas e fazer uma avaliação da atividade desenvolvida para a
sua formação.
.../
/... Res.
165/2005-CEP
fl. 20
Parágrafo único. Dependendo da
especificidade de cada componente
Estágio Curricular Supervisionado, o relatório final poderá conter
outras informações, diferentes do contido neste Artigo, que o Coordenador de
Estágio e Coordenador de Curso julgue necessárias para melhor compreensão do
mesmo.
Art. 19. Para efeitos de
computo de encargos didáticos semanais serão computados as seguintes cargas
horárias:
I -
Coordenador de Estágio: quatro horas semanais;
II -
Coordenador de Turma de Estágio: o correspondente ao número de horas semanais
constante no componente Estágio Curricular Supervisionado I e Estágio
Curricular Supervisionado II;
III -
Orientador de Estágio: no máximo uma hora semanal para cada alunos orientado.
§
1º O número máximo de estagiários
para cada orientador de estágio será de cinco alunos.
§
2º Havendo
uma legislação superior que trate deste assunto, para toda a Universidade, este
Artigo não se aplica, prevalecendo a legislação superior vigente.
Art.
20. Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador de
Estágio, mediante anuência do Coordenador do Curso de História.