R E S O L U Ç Ã O No 167/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de
costume, nesta Reitoria, no dia 06/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova novo
projeto pedagógico do curso de graduação em Filosofia - habilitação:
Licenciatura. |
Considerando o contido das fls. 483 a 601, 605 a 619 do processo n° 2.611/1998 - volumes 2;
considerando o disposto nas Resoluções nos
074/99-CEP, 022/2003-CEP, 035/2003-CEP, 118/2004-CEP e 027/2005-CEP;
considerando o disposto nas Resoluções nos
01/2002-CNE/CP e 02/2002-CNE/CP;
considerando o disposto nos Pareceres nos
09/2001-CNE/CP, 027/2001-CNE/CP e 028/2001-CNE/CP;
considerando o disposto na Lei Federal nº 9.394/96;
considerando o Parecer no 105/2005 da Câmara de Graduação,
Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da
Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E
REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Fica aprovado o novo projeto pedagógico do curso de graduação em Filosofia -
habilitação: Licenciatura, conforme Anexo I e o regulamento do componente
Estágio Curricular Supervisionado, conforme Anexo II, que são partes
integrantes desta Resolução.
Parágrafo
único. O novo projeto
pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua
publicação, revogadas as demais disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 26 de outubro de 2005.
Angelo
Aparecido Priori
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 13/12/2005.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
/...
Res. 167/2005-CEP. |
fl. 02 |
ESTRUTURA CURRÍCULAR
DEPTO |
SEM. |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||
SEMANAL |
ANUAL |
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
||||
|
|
1ª Série |
|
|
|
|
DCS |
1º |
História
da Filosofia Antiga I |
3 |
1 |
4 |
68 |
DCS |
1º |
Lógica |
3 |
1 |
4 |
68 |
DTP |
1º |
Psicologia
da Educação |
3 |
1 |
4 |
68 |
DLE |
|
Língua Clássica (disciplina
optativa-escolher entre Grego Instrumental e Latim Instrumental) |
4 |
- |
4 |
136 |
DCS |
1º |
Introdução
a Filosofia |
4 |
- |
4 |
68 |
|
|
|
|
|
|
|
DCS |
2º |
História
da Filosofia Antiga II |
3 |
1 |
4 |
68 |
DCS |
2º |
Redação
Filosófica |
2 |
2 |
4 |
68 |
DCS |
2º |
Filosofia
Política I |
3 |
1 |
4 |
68 |
DTP |
2º |
Políticas
Públicas e Gestão Educacional |
3 |
1 |
4 |
68 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2ª Série |
|
|
|
|
DCS |
1º |
História
da Filosofia Medieval I |
3 |
1 |
4 |
68 |
DTP |
1º |
Didática
do Ensino da Filosofia |
3 |
1 |
4 |
68 |
DCS |
1º |
Teoria
do Conhecimento I |
3 |
1 |
4 |
68 |
DCS |
1º |
Filosofia
Política II |
3 |
1 |
4 |
68 |
DCS |
1º |
Metafísica
e Ontologia |
4 |
- |
4 |
68 |
|
|
|
|
|
|
|
DCS |
2º |
História
da Filosofia Medieval II |
3 |
1 |
4 |
68 |
DCS |
2º |
Ética
e Moralidade |
3 |
1 |
4 |
68 |
DCS |
2º |
Filosofia
Geral I |
4 |
- |
4 |
68 |
DCS |
2º |
Seminário
de Textos Filosóficos |
2 |
2 |
4 |
68 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3ª Série |
|
|
|
|
DCS |
1º |
História
da Filosofia Moderna I |
3 |
1 |
4 |
68 |
DCS |
1º |
Epistemologia
I |
3 |
1 |
4 |
68 |
DCS |
1º |
Optativa
I* |
4 |
0 |
4 |
68 |
DCS |
1º |
Estágio
Supervisionado de Filosofia I |
- |
- |
- |
102 |
|
|
|
|
|
|
|
DCS |
2º |
História
da Filosofia Moderna II |
3 |
1 |
4 |
68 |
DCS |
2º |
Sociologia
|
4 |
- |
4 |
68 |
DCS |
2º |
Epistemologia
II |
3 |
1 |
4 |
68 |
DCS |
2º |
Optativa
II* |
4 |
- |
4 |
68 |
DCS |
2º |
Estágio
Supervisionado de Filosofia II |
- |
- |
- |
102 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4ª Série |
|
|
|
|
DCS |
1º |
História
da Filosofia Contemporânea I |
3 |
1 |
4 |
68 |
DCS |
1º |
Metodologia
do Ensino de Filosofia |
2 |
2 |
4 |
68 |
DCS |
1º |
Estética
|
4 |
- |
4 |
68 |
.../
/...
Res. 167/2005-CEP. |
fl. 03 |
DEPTO |
SEM. |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|
||||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
|
||||||||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
|
|||||||||||
|
DCS |
1º |
Optativa
III |
4 |
- |
4 |
68 |
|||||||
|
DCS |
1º |
Estágio
Supervisionado de Filosofia III |
- |
- |
- |
102 |
|||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||||
|
DCS |
2º |
História
da Filosofia Contemporânea II |
3 |
1 |
4 |
68 |
|||||||
|
DCS |
2º |
Filosofia
da Linguagem |
4 |
- |
4 |
68 |
|||||||
|
DCS |
2º |
Optativa
IV |
4 |
- |
4 |
68 |
|||||||
|
DCS |
2º |
Estágio
Supervisionado de Filosofia IV |
- |
- |
- |
102 |
|||||||
* Para efeito de integralização
curricular, o aluno que cursar componente curricular fora dos estabelecidos no
projeto pedagógico, com aproveitamento, terá garantida sua equivalência como
disciplina Optativa, desde que tal componente tenha carga horária igual ou
superior a 68 horas/aula.
RESUMO
GERAL DO CURRÍCULO
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES |
HORAS |
|
1 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO BÁSICO (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
1496 |
2 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
1164 |
3 |
OUTROS |
|
4 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
200 |
5 |
TOTAL
DA CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2852 |
DURAÇÃO DO
CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO (carga
horária)
|
MÍNIMO |
MÁXIMO |
4 anos |
8 anos |
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR (ESPECIFICAR) |
CARGA
HORÁRIA |
||||
SEMANAL |
|
|
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
ANUAL |
SEM. |
|||
3a e 4a |
DCS |
História
da Filosofia II |
68 |
- |
68 |
- |
x |
DCS |
Antropologia Filosófica |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
Epistemologia
III |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
Estética
II |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
Filosofia
da Linguagem II |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
Filosofia
Política III |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
História
da Filosofia I |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
História
da Filosofia do Renascimento |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
Lógica
II |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
Teoria
do Conhecimento II |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
Filosofia
Geral II |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
Filosofia
Geral III |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
Metafísica
e Ontologia II |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
História
da Filosofia Medieval III |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
História
da Filosofia Medieval IV |
68 |
- |
68 |
- |
x |
|
DCS |
Ética
e MoralidadeII |
68 |
- |
68 |
- |
x |
.../
/...
Res. 167/2005-CEP. |
fl. 04 |
LÍNGUA
CLÁSSICA – GREGO INSTRUMENTAL
Ementa: Estudo dos
elementos essenciais da fonologia e da morfossintaxe da língua grega.
Objetivo: Subsidiar o
aluno no embasamento de estudos que possibilitem leitura e interpretação de
textos gregos.
Departamentalização: Departamento
de Letras
ÉTICA E
MORALIDADE I
Ementa: O estudo dos
principais temas da reflexão ética presente no discurso filosófico ocidental e
o problema do agir moral em todas as suas dimensões.
Objetivo: Discutir com
os estudantes como se estrutura e se consolida um discurso ético-moral de bases
filosóficas, e como esse discurso se harmoniza com outras áreas da Filosofia,
sobretudo a política. A dimensão prática será efetivada pelo uso de tecnologias
da informação, incluídos o computador e o vídeo, narrativas orais e escritas de
professores, produções de alunos, situações problematizadoras, análises de textos
didáticos e estudo de casos relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
EPISTEMOLOGIA
I
Ementa: Estudo do
empirismo clássico e seus antecedentes.
Objetivo: Analisar as
questões básicas concernentes ao problema do conhecimento. Fornecer ao aluno
elementos para a compreensão da discussão sobre o problema do conhecimento e
sua relação com a história da ciência. A dimensão prática será efetivada pelo
uso de tecnologias da informação, incluídos o computador e o vídeo, narrativas
orais e escritas de professores, produções de alunos, situações
problematizadoras, análises de textos didáticos e estudo de casos relativos à
disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
METAFÍSICA E
ONTOLOGIA
Ementa: Fundamentação
da metafísica e da ontologia na história da filosofia visando à compreensão do
seu conteúdo.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica e aprofundada em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da História da
Filosofia apropriados.
Departamentalização:
Departamento de Ciências Sociais
FILOSOFIA
POLÍTICA I
Ementa: Estudo dos
fundamentos do pensamento filosófico político.
.../
/... Res.
167/2005-CEP. |
fl. 05 |
Objetivo: Propiciar ao
aluno uma discussão crítica aprofundada, em um curso monográfico, os textos
filosóficos dos autores e as categorias filosóficas que fundamentam a concepção
de Filosofia política. A dimensão prática será efetivada pelo uso de
tecnologias da informação, incluídos o computador e o vídeo, narrativas orais e
escritas de professores, produções de alunos, situações problematizadoras,
análises de textos didáticos e estudo de casos relativos à disciplina.
Departamentalização:
Departamento de Ciências Sociais
FILOSOFIA POLÍTICA
II
Ementa: Análise do
pensamento político moderno e dos sistemas filosóficos-políticos.
Objetivo: Esclarecer,
a partir de texto filosófico, em um curso monográfico, privilegiando um autor
ou um tema, as categorias filosóficas que fundamentam a reflexão política. A
dimensão prática será efetivada pelo uso de tecnologias da informação,
incluídos o computador e o vídeo, narrativas orais e escritas de professores,
produções de alunos, situações problematizadoras, análises de textos didáticos
e estudo de casos relativos à disciplina.
Departamentalização:
Departamento de Ciências Sociais
ESTÉTICA
Ementa: Estudo e
discussão das principais teorias estéticas elaboradas ao longo da história da
filosofia.
Objetivo: Apresentar
as principais teorias estéticas visando fornecer elementos necessários para
problematizar a apreensão e compreensão da arte e sua relação com a sociedade.
Departamentalização:
Departamento de Ciências Sociais
LÍNGUA
CLÁSSICA – LATIM INSTRUMENTAL
Ementa: Estudo dos
elementos essenciais da fonologia e da morfossintaxe da língua latina.
Objetivo: Subsidiar o
aluno no embasamento de estudos que possibilitem leitura e interpretação de
textos latinos.
Departamentalização:
Departamento de Letras
PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO
Ementa: Psicologia
da Educação e formação da individualidade: concepções sobre a aprendizagem
Objetivos: Oferecer
subsídios teóricos para que o aluno possa atuar criticamente no magistério;
analisar as diferentes concepções sobre a aprendizagem.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
FILOSOFIA DA
LINGUAGEM
Ementa: Estudo da
filosofia da linguagem.
.../
/... Res.
167/2005-CEP. |
fl. 06 |
Objetivo: Fornecer ao
aluno os elementos necessários para a compreensão da discussão sobre a
filosofia da linguagem.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
INTRODUÇÃO A
FILOSOFIA
Ementa: Estudo e
reconhecimento do discurso filosófico presente na civilização ocidental e as
acepções do termo Filosofia: suas dimensões e conexões.
Objetivo: Preparar o
aluno para o contato com os grandes temas da Filosofia: identificar e
caracterizar alguns grandes temas da Filosofia.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
REDAÇÃO
FILOSÓFICA
Ementa: Análise da
interpretação e da produção de textos filosóficos: Diálogos, Ensaios, Debates,
Cartas.
Objetivo: Preparar o
aluno para a análise e produção de textos filosóficos. A dimensão prática será
efetivada pelo uso de tecnologias da informação, incluídos o computador e o
vídeo, narrativas orais e escritas de professores, produções de alunos,
situações problematizadoras, análises de textos didáticos e estudo de casos
relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
LÓGICA
Ementa: Elucidação
dos principais conceitos e resultados da lógica.
Objetivo: Analisar os
fundamentos do raciocínio lógico rigoroso, seja por meio da lógica formal, seja
por meio da lógica matemática contemporânea. Formar o aluno no rigor do
raciocínio lógico. A dimensão prática será efetivada pelo uso de tecnologias da
informação, incluídos o computador e o vídeo, narrativas orais e escritas de
professores, produções de alunos, situações problematizadoras, análises de
textos didáticos e estudo de casos relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
SOCIOLOGIA
Ementa: Estudo sobre
os pressupostos metodológicos e conceitos sociológicos fundamentais da
sociologia clássica.
Objetivo:
Problematizar os elementos de continuidade e ruptura entre as matrizes do
pensamento sociológico e seus pressupostos filosóficos.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
SEMINÁRIO DE
TEXTOS FILOSÓFICOS
Ementa: Estudos e
debates sobre textos clássicos da Filosofia.
Objetivo: Aproximar os
alunos da prática do debate, preparando-os para a atuação profissional. Apoiar
a produção de textos filosóficos. A dimensão prática será efetivada pelo uso de
tecnologias da informação, incluídos o computador e o vídeo, narrativas orais e
escritas de professores, produções de alunos, situações problematizadoras, análises
de textos didáticos e estudo de casos relativos à disciplina. .../
/... Res.
167/2005-CEP. |
fl. 07 |
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
POLÍTICAS
PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Ementa: Políticas e
gestão educacional com ênfase nos planos educacionais para os sistemas
escolares no Brasil Colônia, Império e República, para o Curso de Licenciatura
em Filosofia.
Objetivo: Subsidiar a
formação docente com conhecimentos teórico-práticos referentes às políticas
públicas educacionais e sua relação com o contexto sócio-político e econômico,
bem como, sua gestão e organização escolar.
Departamentalização: Departamento
de Teoria e Prática da Educação
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA II
Ementa: Disciplina
de caráter propositalmente aberto, destinada a acolher temas variados em
História da Filosofia cujo estudo se faça particularmente indicado na época da
oferta.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica e aprofundada, em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da História da
Filosofia Moderna.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
ANTROPOLOGIA
FILOSÓFICA
Ementa: Disciplina
de caráter propositalmente aberto, destinada a acolher temas variados em
Antropologia Filosófica cujo estudo se faça particularmente indicado na época
da oferta.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica aprofundada, em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da Antropologia
Filosófica.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
EPISTEMOLOGIA
II
Ementa: Estudo da
Filosofia da Ciência contemporânea.
Objetivo: Fornecer ao
aluno os elementos necessários para a compreensão da atual discussão sobre a
Filosofia da Ciência. A dimensão prática será efetivada pelo uso de tecnologias
da informação, incluídos o computador e o vídeo, narrativas orais e escritas de professores, produção de alunos,
situações problematizadoras, análises de textos didáticos e estudo de casos
relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
EPISTEMOLOGIA
III
Ementa: Disciplina
de caráter propositalmente aberto, destinada a acolher temas variados em
Epistemologia, cujo estudo se faça particularmente indicado na época da oferta.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica e aprofundada, em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da Epistemologia.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais .../
/... Res.
167/2005-CEP. |
fl. 08 |
ESTÉTICA II
Ementa: Disciplina
de caráter propositalmente aberto, destinada a acolher temas variados em
Estética, cujo estudo se faça particularmente indicado na época da oferta.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica e aprofundada, em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da Estética.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
FILOSOFIA DA
LINGUAGEM II
Ementa: Disciplina
de caráter propositalmente aberto, destinada a acolher temas variados em
Filosofia da Linguagem cujo estudo se faça particularmente indicado na época da
oferta.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica aprofundada, em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da Filosofia da
Linguagem.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
FILOSOFIA
POLÍTICA III
Ementa: Disciplina
de caráter propositalmente aberto, destinada a acolher temas variados em
Filosofia Política cujo estudo se faça particularmente indicado na época da
oferta.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica aprofundada, em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da Filosofia
Política.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA I
Ementa: Disciplina
de caráter propositalmente aberto, destinada a acolher temas variados em
História da Filosofia cujo estudo se faça particularmente indicado na época da
oferta.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica aprofundada, em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da História da
Filosofia.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
DIDÁTICA DO
ENSINO DA FILOSOFIA
Ementa: Diferentes
propostas de ensino-aprendizagem que fundamentam a mediação teórico-prática da
ação docente no ensino de filosofia.
Objetivos: Compreender
a formação e o papel do professor de filosofia na sociedade contemporânea;
entender a importância e o papel da filosofia na formação do aluno do ensino
médio; analisar as diferentes propostas metodológicas de ensino-aprendizagem
para o ensino de filosofia; elaborar projetos que explicitem a mediação
teórico-prática da ação docente no ensino de filosofia.
Departamentalização:
Departamento de Teoria e Prática da Educação
.../
/... Res.
167/2005-CEP. |
fl. 09 |
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA MEDIEVAL III
Ementa: Análise de
temas relativos à História da Filosofia Medieval.
Objetivo:
Contextualizar e analisar a produção filosófica Medieval. Pôr o estudante em
contato com a Filosofia Medieval e seus desdobramentos na Filosofia posterior,
e propiciar ao aluno discussão crítica e aprofundada em um curso monográfico,
livremente elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da História
da Filosofia Medieval.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA MEDIEVAL IV
Ementa: Análise de
problemas próprios à História da Filosofia Medieval.
Objetivo:
Contextualizar e analisar a produção filosófica Medieval. Pôr o estudante em
contato com a Filosofia Medieval e seus desdobramentos na Filosofia posterior,
e propiciar ao aluno discussão crítica e aprofundada em um curso monográfico,
livremente elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da História
da Filosofia Medieval.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA NO RENASCIMENTO
Ementa: Estudos do
pensamento filosófico no renascimento.
Objetivo:
Contextualizar e analisar o pensamento filosófico entre os século XIV, XV e
XVI, que caracterizam a época do renascimento na Europa.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
LÓGICA II
Ementa: Disciplina
de caráter propositalmente aberto, destinada a acolher temas variados em
Lógica, cujo estudo se faça particularmente indicado na época da oferta.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica e aprofundada, em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da Lógica.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I
Ementa: Estudo da
Filosofia contemporânea.
Objetivo:
Contextualizar e caracterizar a Filosofia contemporânea, mostrando as
principais correntes filosóficas para compreender a complexidade do processo
histórico atual. A dimensão prática
será efetivada pelo uso de tecnologias da informação, incluídos o computador e
o vídeo, narrativas orais e escritas de professores, produções de alunos,
situações problematizadoras, análises de textos didáticos e estudo de casos
relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
TEORIA DO
CONHECIMENTO I
Ementa: Estudo do
racionalismo clássico.
.../
/... Res.
167/2005-CEP. |
fl. 10 |
Objetivo: Analisar as
questões básicas concernentes ao problema do conhecimento segundo o
racionalismo. A dimensão prática será efetivada pelo uso de tecnologias da
informação, incluídos o computador e o vídeo, narrativas orais e escritas de
professores, produções de alunos, situações problematizadoras, análises de
textos didáticos e estudo de casos relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
TEORIA DO
CONHECIMENTO II
Ementa: Disciplina
de caráter propositalmente aberto, destinada a acolher temas variados em teoria
do conhecimento, cujo estudo se faça particularmente indicado na época da
oferta.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica e aprofundada, em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da Teoria do
Conhecimento.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO DE FILOSOFIA I
Ementa: Vivenciar o
dia-a-dia em escola de ensino médio, conhecendo a rotina das atividades
docentes e atuando como regente do processo de transmissão e produção do
conhecimento na área de Filosofia.
Objetivo: Propiciar o
contato do aluno com a realidade da escola de ensino médio, através do
reconhecimento dos aspectos básicos da escola; participação das atividades
escolares nas suas várias formas.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO DE FILOSOFIA II
Ementa: Vivenciar o
dia-a-dia em escola de ensino médio, conhecendo a rotina das atividades
docentes e atuando como regente do processo de transmissão e produção do
conhecimento na área de Filosofia.
Objetivos: Propiciar o
contato do aluno com a realidade da escola de ensino médio, através do
reconhecimento dos aspectos básicos da escola; participação das atividades
escolares nas suas várias formas.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO DE FILOSOFIA III
Ementa: Vivenciar o
dia-a-dia em escola de ensino médio, conhecendo a rotina das atividades
docentes e atuando como regente do processo de transmissão e produção do
conhecimento na área de Filosofia.
Objetivos: Propiciar o
contato do aluno com a realidade da escola de ensino médio, através do
reconhecimento dos aspectos básicos da escola; participação das atividades
escolares nas suas várias formas; acompanhar os professores nas atividades
docentes; reger aulas tutorados pelos professores; participar da elaboração de
aulas, projetos de ensino e plano de curso;
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
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167/2005-CEP. |
fl. 11 |
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO DE FILOSOFIA IV
Ementa: Vivenciar o
dia-a-dia em escola de ensino médio, conhecendo a rotina das atividades
docentes e atuando como regente do processo de transmissão e produção do
conhecimento na área de Filosofia.
Objetivos: Propiciar o
contato do aluno com a realidade da escola de ensino médio, através do
reconhecimento dos aspectos básicos da escola; participação das atividades
escolares nas suas várias formas; acompanhar os professores nas atividades
docentes; reger aulas tutorados pelos professores; participar da elaboração de
aulas, projetos de ensino e plano de curso.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
FILOSOFIA
GERAL I
Ementa: Apresentar
dois aspectos centrais da discussão filosófica: as noções de verdade e ação,
presentes no pensamento antigo, medieval e moderno.
Objetivo: Discutir com
os alunos como e por que uma filosofia racionalista não exclui os afetos, e
como e por que uma filosofia de necessidade absoluta não exclui, mas afirma a
liberdade humana.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
FILOSOFIA
GERAL II
Ementa: Estudo e
análise dos fundamentos dos sistemas filosóficos.
Objetivo: Apresentar
aos alunos um estudo aprofundado de sistemas filosóficos.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
FILOSOFIA
GERAL III
Ementa: Análise dos
problemas filosóficos consagrados.
Objetivo: Fornecer ao
aluno uma discussão de questões lógicas, metafísicas, estéticas ou éticas e
políticas presentes em algum dos diversos autores da filosofia ou temas da
tradição filosófica.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA ANTIGA I
Ementa: Estudo da
Filosofia grega clássica. Das origens a Platão.
Objetivo:
Contextualizar e analisar a produção filosófica da Grécia. Pôr o estudante em
contato com a Filosofia grega e seus desdobramentos no Mundo Antigo,
priorizando o manuseio dos textos dos próprios filósofos. A dimensão prática
será efetivada pelo uso de tecnologias da informação, incluídos o computador e
o vídeo, narrativas orais e escritas de professores, produções de alunos,
situações problematizadoras, análises de textos didáticos e estudo de casos
relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA ANTIGA II
Ementa: Estudo da
Filosofia grega clássica: Aristóteles e Filosofia helenística.
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167/2005-CEP. |
fl. 12 |
Objetivo:
Contextualizar e analisar a produção filosófica da Grécia. Pôr o estudante em
contato com a Filosofia grega e seus desdobramentos no Mundo Antigo,
priorizando o manuseio dos textos dos próprios filósofos. A dimensão prática
será efetivada pelo uso de tecnologias da informação, incluídos o computador e
o vídeo, narrativas orais e escritas de professores, produções de alunos,
situações problematizadoras, análises de textos didáticos e estudo de casos
relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
METAFÍSICA E
ONTOLOGIA II
Ementa: Disciplina
de caráter propositalmente aberto, destinada a acolher temas variados em
Metafísica e Ontologia, cujo estudo se faça particularmente indicado na época
da oferta.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica e aprofundada, em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da Metafísica e
Ontologia.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA II
Ementa: Estudo da
Filosofia contemporânea, segundo a perspectiva da fenomenologia e do
existencialismo.
Objetivo:
Contextualizar e caracterizar a Filosofia contemporânea, mostrando as
principais correntes filosóficas para compreender a complexidade do processo
histórico atual. A dimensão prática será efetivada pelo uso de tecnologias da
informação, incluídos o computador e o vídeo, narrativas orais e escritas de
professores, produções de alunos, situações problematizadoras, análises de
textos didáticos e estudo de casos relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA MEDIEVAL I
Ementa: Discussão de
aspectos do pensamento histórico e filosófico da Patrística e da Idade Média.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica e aprofundada em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor, dentro do campo de autores e temas da História da
Filosofia Medieval. A dimensão prática será efetivada pelo uso de tecnologias
da informação, incluídos o computador e o vídeo, narrativas orais e escritas de
professores, produções de alunos, situações problematizadoras, análises de
textos didáticos e estudo de casos relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA MEDIEVAL II
Ementa:
Fundamentação de aspectos da história da Filosofia medieval.
Objetivo: Propiciar ao
aluno discussão crítica e aprofundada em um curso monográfico, livremente
elaborado pelo professor,
dentro do campo de autores e
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167/2005-CEP. |
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temas da História da Filosofia Medieval. A dimensão prática
será efetivada pelo uso de tecnologias da informação, incluídos o computador e
o vídeo, narrativas orais e escritas de professores, produções de alunos,
situações problematizadoras, análises de textos didáticos e estudo de casos
relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA MODERNA I
Ementa: A Filosofia
moderna, desde a ruptura cartesiana até Kant.
Objetivo:
Contextualizar e caracterizar a ruptura do pensamento filosófico moderno e
analisar seu desenvolvimento desde o racionalismo cartesiano, o empirismo
inglês e o criticismo kantiano. A dimensão prática será efetivada pelo uso de
tecnologias da informação, incluídos o computador e o vídeo, narrativas orais e
escritas de professores, produções de alunos, situações problematizadoras,
análises de textos didáticos e estudo de casos relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
HISTÓRIA DA
FILOSOFIA MODERNA II
Ementa: Estudo da
Filosofia moderna, do idealismo alemão dos pós-kantianos até Hegel.
Objetivo:
Contextualizar a ruptura fundante do pensamento filosófico moderno e analisar
seu desenvolvimento das Filosofias pós-kantianas até a Filosofia sistemática de
Hegel. A dimensão prática será efetivada pelo uso de tecnologias da informação,
incluídos o computador e o vídeo, narrativas orais e escritas de professores,
produções de alunos, situações problematizadoras, análises de textos didáticos
e estudo de casos relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
METODOLOGIA DO
ENSINO DA FILOSOFIA
Ementa: Discussão
dos métodos de ensino da Filosofia no ensino médio.
Objetivo: Discussão e
compreensão do ensino de Filosofia voltado para o ensino médio. A dimensão
prática será efetivada pelo uso de tecnologias da informação, incluídos o
computador e o vídeo, narrativas orais e escritas de professores, produções de
alunos, situações problematizadoras, análises de textos didáticos e estudo de
casos relativos à disciplina.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
ÉTICA E
MORALIDADE II
Ementa: Disciplina de caráter proposiciotalmente aberto,
destinada a acolher temas variados em ética e moralidade, cujo estudo se faça
particularmente indicado na época da oferta.
Objetivo: Propiciar ao aluno discussão crítica e aprofundada,
em um curso monográfico, livremente elaborado pelo professor, dentro do campo
de autores e temas da ética e moralidade.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Sociais
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CAPÍTULO I
CARACTERIZAÇÃO GERAL
Art. 1o O componente Estágio Curricular Supervisionado de
Filosofia está ordenado e regido pela Resolução 027/2005-CEP. Ele é parte
integrante e fundamental para a integralização do curso de graduação em
Filosofia – habilitação em Licenciatura, da Universidade Estadual de Maringá
(UEM_. Sua carga horária está em conformidade com a Resolução CNE/CP 2, de 19
de fevereiro de 2002, que prevê no seu Art. 1, §2 - 400 horas de Estágio Curricular Supervisionado a partir do início da
segunda metade do curso. O componente Estágio Curricular Supervisionado de
Filosofia ocorrerá a partir da 3ª série do curso, sendo dividido em quatro
etapas:
1ª Estágio
supervisionado I Realizado no 1º
semestre da 3ª série
2ª Estágio supervisionado II Realizado
no 2º semestre da 3ª série
3ª Estágio supervisionado III Realizado no 1º semestre da 4ª série
Parágrafo
único. Cada uma
destas etapas terá 102 h/a de atividades de estágio, a serem especificadas pelo
coordenador de estágio em conjunto com o orientador de estágio e o estagiário.
CAPÍTULO II
DO SUPERVISOR
DE ESTÁGIO
Art. 2o O supervisor de estágio é o profissional responsável pelo
acompanhamento e supervisão do estagiário, e deverá:
I - possuir vínculo empregatício com a unidade concedente
onde o estágio se desenvolverá;
II - possuir formação superior condizente com o campo do
estágio.
Art.
3o Compete ao supervisor de estágio:
I - receber o estagiário e informá-lo sobre as normas do
ambiente de estágio;
II - acompanhar as atividades desenvolvidas pelo estagiário;
III - avaliar o desempenho do estagiário, de acordo com o
plano de atividades;
VI - encaminhar a avaliação do estagiário ao orientador do
estágio;
V - comunicar qualquer ocorrência de anormalidade no estágio
ao orientador.
DO COORDENADOR DE ESTÁGIO
Art. 4o O coordenador de estágio do curso de Filosofia será um
professor integrante da carreira docente da UEM, designado pelo departamento ao
qual o curso está vinculado, para exercer esta função no decorrer do período
letivo.
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Art. 5o Compete ao coordenador de estágio:
I - coordenar as atividades gerais de todos os
componentes curriculares relativos ao estágio do curso de Filosofia;
II - providenciar o cadastramento de unidades concedentes
que potencialmente apresentem condições de atender a programação dos estágios
do curso de Filosofia;
III - informar aos coordenadores de turmas de estágios sobre
os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para a
realização dos estágios do curso de Filosofia;
IV - elaborar o calendário de estágio, adequando-o ao
Calendário Acadêmico da Instituição e ao projeto pedagógico do curso de
Filosofia;
V - manter fluxo de informações relativas ao acompanhamento
e desenvolvimento dos estágios, bem como assegurar a socialização de
informações junto aos coordenadores de estágios e a coordenação do curso de
Filosofia;
VI - verificar se o perfil dos supervisores de estágios
atende ao disposto no Artigo 4º desta Resolução;
VII - aprovar modelos de formulários, projetos e relatórios
utilizados pelos coordenadores de turmas e pelos supervisores de estágios;
VIII - zelar pelo cumprimento da legislação aplicável ao
estágio;
IX - credenciar orientadores de estágio, indicados pelos
coordenadores de turmas de estágios;
X - reunir-se periodicamente com os coordenadores de turmas
de estágio, para acompanhamento, interação e avaliação das atividades inerentes
aos estágios.
CAPÍTULO IV
DO COORDENADOR DA TURMA DE
ESTÁGIO
Art. 6o O coordenador de turma de estágio é o docente do curso de
Filosofia, designado pelo Departamento, para coordenar individualmente uma
turma de Estágio Curricular Supervisionado.
Art. 7o Compete ao coordenador de turma de estágio:
I - informar e orientar os estagiários
de sua turma sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser
adotados para a realização do estágio;
II - viabilizar aos estagiários de sua turma a reflexão
teórica sobre a ementa e objetivos do componente curricular;
III - providenciar a indicação de professores orientadores
de estágio para os estagiários de sua turma;
IV - informar aos professores orientadores sobre os
procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para a
orientação do estagiário;
V - encaminhar os estagiários para os respectivos
orientadores;
VI - encaminhar os estagiários à Coordenadoria Geral de
Estágio da UEM para a elaboração da documentação referente ao estágio;
VII - encaminhar à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) os
editais de notas e de faltas; .../
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VIII - garantir um processo de avaliação continuada da
atividade de estágio envolvendo estagiários de sua turma, orientadores,
professores do curso e supervisores de estágio;
IX - avaliar o desempenho do estagiário de sua turma, no
âmbito de suas competências, atribuindo nota variando de 0,0 a 10,0;
X - convocar e presidir reunião com os orientadores de
estágio.
CAPÍTULO V
DO ORIENTADOR DE ESTÁGIO
Art. 8o O orientador de estágio é o docente do curso de Filosofia
credenciado pelo coordenador de estágio.
Art. 9o Compete ao orientador de estágio:
I - conhecer a unidade onde o estagiário desenvolverá as
atividades de seu plano de estágio;
II - elaborar o plano de atividades e de acompanhamento do
estágio em conjunto com o estagiário;
III - orientar e acompanhar efetivamente o estagiário no
desenvolvimento das atividades de estágio;
IV - manter informado o coordenador de turma de estágio do
estagiário sobre o desenvolvimento das atividades;
V - avaliar o desempenho do estagiário;
VI - avaliar fontes de consulta e pesquisa necessária para o
bom desenvolvimento das atividades do estágio;
VII - manter contatos periódicos com o supervisor de estágio
do estagiário, na busca do bom desenvolvimento do mesmo;
VIII - manter contatos periódicos com o supervisor de
estágio do estagiário, na busca do bom desenvolvimento do mesmo;
IX - presenciar efetivamente o estágio em suas atividades de
estágio realizadas na unidade concedente;
X - controlar, conjuntamente com o supervisor de estágio, a
freqüência do estagiário nas atividades de sua competência;
XI - verificar e encaminhar ao coordenador de turma de
estágio a documentação pertinente;
XII - cumprir e fazer cumprir o Calendário Acadêmico
estabelecido para o estágio;
XIII - atender as convocações dos coordenadores de turma.
CAPÍTULO VI
DO ESTAGIÁRIO
Art. 10. O estagiário é o aluno regularmente matriculado em um dos
componentes curriculares Estágio Supervisionado.
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Art. 11. São direitos
dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela
legislação em vigor:
I - dispor de elementos necessários à execução do
estágio, dentro das possibilidades científicas, técnicas e financeiras da UEM;
II - receber orientação necessária para realizar as
atividades de estágio;
III - obter esclarecimentos sobre os acordos firmados para a
realização do seu estágio;
IV - apresentar propostas ou sugestões que possam contribuir
para o aprimoramento das atividades de estágio;
V - conhecer a programação das atividades a serem
desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado;
Art. 12. São deveres dos estagiários, além de outros previstos pelo
Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:
I - cumprir os horários e desenvolver as atividades
determinadas pelo supervisor de estágio, coordenador de sua turma de estágio e
orientador de estágio;
II - executar as tarefas designadas na unidade concedente em
que estagiar, respeitando sempre a hierarquia estabelecida, as normas internas,
as recomendações e os requisitos;
III - manter postura profissional;
IV - manter elevado padrão de comportamento e de relações
humanas, condizentes com as atividades a serem desenvolvidas no estágio;
V - comunicar e justificar ao orientador, ao supervisor de
estágio e/ou ao coordenador de turma de estágio, com antecedência, sua eventual
ausência nas atividades previstas;
VI - elaborar e entregar ao professor orientador um
relatório final de estágio, na forma, prazo e padrões estabelecidos;
VII - submeter-se às avaliações previstas no critério de
avaliação do componente curricular;
VIII - encaminhar ao coordenador de turma de estágio e ao
professor orientador ficha de controle ou outro documento constando, no mínimo,
o número de horas, período de estágio e descrição das atividades desenvolvidas.
DA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO
Art. 13. O componente Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido
pelo estagiário deverá ser avaliado pelo coordenador de turma, pelo supervisor
de estágio e pelo orientador de estágio.
Parágrafo
único. A avaliação do
rendimento escolar de cada aluno será feita conforme critério de avaliação de
cada componente curricular do Estágio Curricular Supervisionado, no qual deverá
constar, obrigatoriamente, a apresentação de um relatório final e o peso da
nota de cada avaliador citado neste artigo.
Art. 14. A avaliação do estágio fica condicionada à observância dos
seguintes aspectos, além de outros previstos pela instituição:
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I - desempenho nas atividades teórico-práticas
promovidas e/ou solicitadas pelo professor orientador;
II - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas
e/ou solicitadas pelo coordenador de turma;
III - desempenho nas atividades realizadas na unidade
concedente de estágio;
IV - apresentação de relatório final, dentro das normas
técnico-científicas previamente estabelecidas.
Art.
15. Tendo
em vista as especificidades didático-pedagógicas do componente Estágio
Curricular Supervisionado, não será permitido ao estagiário nova oportunidade
de estágio, revisão de avaliação e realização de avaliação final, bem como não
lhe será permitido cursá-lo em dependência.
Art. 16. A vista dos objetivos da disciplina e no intuito de
atingi-los, deverão os futuros docentes realizar as seguintes atividades no seu
Plano de atividades do Estágio:
I - atividades na
escola:
a) apresentar-se ao responsável pelos estágios, na
escola, entregando carta de apresentação e, em seguida, ao professor
responsável pelo ensino de Filosofia;
b) junto ao professor de Filosofia buscar inteirar-se da
proposta de ensino e, se possível, obter cópia do plano de ensino;
c) estando na classe, junto com o professor:
1) observar: como o professor trabalha, ou seja, como
ele organiza e desenvolve o seu ensino de Filosofia (que temas são trabalhados,
textos utilizados, estratégias empregadas, relacionamentos com os alunos,
formas de motivação, etc.); como se comportam os alunos (interesses, atenção,
participação, tipos de questões, etc); se há boa infra-estrutura de recursos
para apoiar o trabalho do professor (tipos de salas, tipos de materiais,
recursos didáticos como retro-projetor, vídeo, biblioteca, copiadora, etc) e
outros aspectos;
2) realizar registros ou
anotações relativas ao que observou para servirem de objeto de análise com o
professor de prática de Ensino. Estes registros, se solicitados, devem ser
mostrados aos responsáveis pela escola e ao professor da classe em que o
estágio estiver sendo realizado;
3) participar de atividades em classe, tais como: acompanhar
atividades em grupos, supervisionar, junto com o professor, realização de
provas ou outras formas de avaliação, auxiliar o professor da classe em
determinadas atividades; etc;
4) reger aulas, se houver acordo com o professor da classe e sob a sua
supervisão;
5) participar de outras atividades,
fora das aulas propriamente ditas, tais como: preparar, com o professor da
classe, as aulas de regência, participar, com o professor de classe, na
preparação de materiais ou subsídios para atividades a serem desenvolvidas nas
aulas de Filosofia ou em atividades extraclasse (até 10 horas por mês);
participar, na escola de reuniões de área (até 6 horas por mês), de reuniões
pedagógicas gerais de professores (até 5 horas por mês) e de reuniões de pais
(até 5 horas por mês). .../
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Res. 167/2005-CEP. |
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II - atividades em outras
instituições: além das atividades nas escolas (estágio convencional), os
futuros docentes devem participar de outras atividades como forma de sua
iniciação profissional: palestras, debates e seminários, todos da área de
Filosofia; observação em classes do ensino fundamental nas quais haja ensino de
Filosofia; observação em cursos de atualização ou de aperfeiçoamento de
professores de Filosofia oferecidos por escolas, órgãos públicos dos sistemas
de ensino, instituições de ensino superior ou de reconhecido mérito
educacional; monitoria; vivência das diferentes dimensões da instituição
educativa, como: bibliotecas, órgãos de gestão democrática, eventos, projetos e
atividades diversas; outras atividades ficam a critério do professor orientador
do estágio.
Art.
17. Todas as atividades são registradas resumidamente, em
impresso oferecido pela UEM e devendo conter o nome das instituições onde foram
realizadas, seguidas das assinaturas dos responsáveis pelas mesmas.
DOS ENCARGOS
Art. 18. Para efeitos de cômputo de encargos didáticos semanais serão
consideradas as seguintes cargas horárias:
- coordenador de estágio: quatro horas semanais;
- coordenador de turma de estágio: o correspondente ao
número de horas semanais constante no componente Estágio Supervisionado I e
Estágio Supervisionado II;
- orientador de estágio: no máximo uma hora semanal para cada alunos
orientado.
§ 1º O número máximo de
estagiários para cada orientador de estágio será de cinco alunos.
§ 2º Havendo uma
legislação superior que trate deste assunto, para toda a Universidade, este
Artigo não se aplica, prevalecendo a legislação superior vigente.
CAPÍTULO X
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art.
19. A distribuição da carga horária relativa às atividades de
estágio ficarão a critério do coordenador de estágio responsável pelos
estágios.
Art.
20. Fica a cargo do
coordenador de estágio encaminhar à coordenação do curso de Filosofia demandas
que impeçam o bom funcionamento das atividades, bem como sugestões de mudanças
na organização do estágio.
Art.
21. Os casos
omissos serão resolvidos pelo colegiado do curso de Filosofia, ouvido o
professor coordenador do estágio supervisionado.