R E S O L U Ç Ã O No 168/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 16/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova novo
projeto pedagógico do curso de graduação em Geografia – habilitações:
Licenciatura e Bacharelado. |
Considerando o contido no processo n° 1.421/1991 – volume 2;
considerando o disposto nas Resoluções n°s 157/91-CEP,
109/94-CEP, 058/97-CEP, 116/97-CEP, 002/2000-CEP, 076/2002-CEP, 039/2003-CEP,
036/2004-CEP, 079/2004-CEP, 118/2004-CEP, 027/2005-CEP e 090/2005-CEP;
considerando o disposto na Lei Federal nº 9.394/96;
considerando o disposto nas Resoluções n°s 001/2002-CNE/CP,
002/2002-CNE/CP e 014/2002-CNE/CP;
considerando o Parecer nº 108/2005 da Câmara de Graduação,
Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da
Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS
ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art.
1º Fica aprovado novo
projeto pedagógico do curso de graduação em Geografia – habilitações:
Licenciatura e Bacharelado, conforme Anexo I, os regulamentos dos componentes
Estágio Curricular Supervisionado – Licenciatura e Bacharelado e do Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC), conforme Anexos II, III e IV, que são partes
integrantes desta Resolução.
Parágrafo
único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes
a partir do ano letivo de 2006.
Art.
2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas
as disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 26 de outubro de 2005.
Angelo
Aparecido Priori
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 23/12/2006.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
ANEXO I
ESTRUTURA CURRICULAR
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
||||||
|
|
TRONCO COMUM |
|
|
|
|
|
|
1ª |
DGE |
Introdução à
Ciência Geográfica
|
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
1ª |
DGE |
Elementos de Topografia |
1 |
3 |
4 |
- |
- |
32 |
1ª |
DGE |
Introdução ao Geoprocessamento |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
1ª |
DGE |
Metodologias Aplicadas aos Estudos
Geográficos |
1 |
2 |
3 |
- |
- |
96 |
1ª |
DGE |
Geografia
Econômica
|
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
1ª |
DGE |
Hidrografia e Geografia Marinha |
3 |
1 |
4 |
- |
68 |
- |
1ª |
DGE |
Cartografia Geral |
2 |
2 |
4 |
136 |
- |
- |
1ª |
DGE |
Geologia Geral |
3 |
1 |
4 |
136 |
- |
- |
2ª |
DGE |
Geografia Agrária |
4 |
- |
4 |
- |
- |
96 |
2ª |
DGE |
Geografia Urbana |
3 |
1 |
4 |
- |
- |
96 |
2ª |
DGE |
Geografia da População |
3 |
1 |
4 |
- |
68 |
- |
2ª |
DGE |
Instrumentação de Recursos Didáticos |
- |
4 |
4 |
- |
- |
32 |
2ª |
DGE |
Introdução ao Sensoriamento Remoto |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
2ª |
DGE |
Biogeografia Geral |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
2ª |
DGE |
Climatologia Geral
|
3 |
1 |
4 |
- |
68 |
- |
2ª |
DGE |
Pedologia Geral |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
2ª |
DGE |
Geografia do Paraná |
3 |
1 |
4 |
- |
- |
32 |
2ª |
DGE |
Geografia Regional do Brasil |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
|
|
LICENCIATURA |
|
|
|
|
|
|
3ª |
DGE |
Geomorfologia |
3 |
1 |
4 |
136 |
- |
- |
3ª |
DGE |
Cartografia Temática |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
3ª |
DCS |
Sociologia e Sociedade no Brasil |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
3ªH |
DTP |
Políticas Públicas e Gestão
Educacional I (1°
sem.) |
2 |
- |
2 |
- |
32 |
- |
3ªH |
DTP |
Políticas Públicas e Gestão
Educacional II (2° sem.) |
2 |
- |
2 |
- |
- |
32 |
3aH |
DTP |
Didática para o Ensino de Geografia I (1° sem.)
|
2 |
- |
2 |
- |
32 |
- |
3ªH |
DTP |
Didática para o Ensino de Geografia
II (2°
sem.) |
2 |
- |
2 |
- |
- |
32 |
3ªH |
DTP |
Psicologia da Educação |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
3ªH |
DGE |
Supervisão de Estágio em Geografia I |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
3ªH |
DGE |
Optativa |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
3ªH |
DGE |
Supervisão de Estágio em Geografia II |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
4a |
DGE |
Geografia Política e Cultural |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
4a |
DGE |
Geografia das Redes |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
4aH |
DGE |
Geografia Física para o Ensino I |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
4aH |
DGE |
Geografia Física para o Ensino II |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
4aH |
DGE |
Geografia Humana
para o Ensino I |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
4aH |
DGE |
Geografia Humana
para o Ensino II |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
4a |
DGE |
Organização do Espaço Mundial |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
4a |
DGE |
Fisiologia da Paisagem |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
4aH |
DGE |
Supervisão de Estágio em Geografia
III |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
4aH |
DGE |
Supervisão de Estágio em Geografia IV |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
|
|
BACHARELADO |
|
|
|
|
|
|
3a |
DCS |
Sociologia e Sociedade no Brasil |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
3aH |
DGE |
Interpretação de Fotografias Aéreas e
Imagens Orbitais |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
3a |
DGE |
Cartografia Temática |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
3a |
DGE |
Geomorfologia |
3 |
1 |
4 |
136 |
- |
- |
3aH |
DGE |
Biogeografia Aplicada |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
3aH |
DGE |
Climatologia Aplicada |
1 |
3 |
4 |
- |
68 |
- |
3aH |
DGE |
Pedologia Aplicada |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
3aH |
DGE |
Planejamento e Gestão do Território I |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
3ªH |
DGE |
Optativa I |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
4a |
DGE |
Geografia das Redes |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
4a |
DGE |
Organização do Espaço Mundial |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
4a |
DGE |
Geografia Política e Cultural |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
4aH |
DGE |
Planejamento e Gestão do Território
II |
- |
4 |
4 |
- |
- |
96 |
4aH |
DGE |
Trabalho de Campo para Elaboração de
Relatório Técnico |
- |
2 |
2 |
- |
- |
32 |
4aH |
DGE |
Geoprocessamento Avançado |
1 |
3 |
4 |
- |
- |
32 |
4aH |
DGE |
Geomorfologia Aplicada |
- |
4 |
4 |
- |
- |
32 |
4aH |
DGE |
Cartografia Temática Aplicada |
1 |
3 |
4 |
- |
- |
32 |
4a |
DGE |
Fisiologia da Paisagem |
2 |
2 |
4 |
- |
68 |
- |
4aH |
DGE |
Trabalho de Conclusão de Curso |
- |
4 |
4 |
136 |
- |
- |
4aH |
DGE |
Estágio Curricular Supervisionado |
- |
10 |
10 |
340 |
- |
- |
4ªH |
DGE |
Optativa II |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
4ªH |
DGE |
Optativa III |
4 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
LICENCIATURA
DEPTO. |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
1º SEM. |
||
SEMANAL |
|||||
TEOR. |
PRAT. |
TOTAL |
|||
DGE |
Análise
Geomorfológica de Hidrossistemas Fluviais |
2 |
2 |
4 |
68 |
DGE |
Biogeografia Aplicada |
2 |
2 |
4 |
68 |
DGE |
Cartografia para
Escolares |
0,5 |
1,5 |
2 |
32 |
DGE |
Cartografia
Temática Aplicada |
1 |
3 |
4 |
32 |
DGE |
Climatologia
Aplicada |
1 |
3 |
4 |
68 |
DGE |
Geografia da Saúde |
3 |
1 |
4 |
68 |
DGE |
Geografia do
Turismo |
2 |
2 |
4 |
68 |
DGE |
Geomorfologia
Aplicada |
- |
2 |
2 |
32 |
DGE |
Geoprocessamento
Avançado |
1 |
3 |
4 |
32 |
DGE |
Interpr. de
Fotografias Aéreas e Imagens Orbitais |
2 |
2 |
4 |
68 |
DGE |
Pedologia Aplicada |
2 |
2 |
4 |
68 |
DGE |
Tópicos Especiais
em Cartografia e Ciências Afins |
- |
2 |
2 |
32 |
DGE |
Uso e Manejo dos
Recursos Naturais |
3 |
1 |
4 |
68 |
BACHARELADO
DEPTO. |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
1º SEM. |
||
SEMANAL |
|||||
TEOR. |
PRAT. |
TOTAL |
|||
DGE |
Cartografia
para Escolares
|
0,5 |
1,5 |
2 |
32 |
DGE |
Geografia da Saúde |
3 |
1 |
4 |
68 |
DGE |
Geografia do
Turismo |
2 |
2 |
4 |
68 |
DGE |
Tópicos Especiais
em Cartografia e Ciências Afins |
- |
2 |
2 |
32 |
DGE |
Uso e Manejo dos
Recursos Naturais |
3 |
1 |
4 |
68 |
RESUMO GERAL DO CURRÍCULO
DISTRIBUIÇÃO DA
CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES |
HORAS
|
1. DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO BÁSICO PARA A LICENCIATURA
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO BÁSICO PARA O BACHARELADO
|
1.880 1.880 |
2.
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA A LICENCIATURA
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O BACHARELADO |
808 1.244 |
3.
OUTRAS
– OPTATIVAS:
As disciplinas relacionadas na coluna
“outro”, constantes dos quadros às páginas 2 e 3, e a disciplina
Geomorfologia Aplicada, constante do quadro de disciplinas optativas à página
4, são modulares. |
|
4.
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por Habilitações/
Ênfases/Modalidades),
conforme resolução do CNE |
200 |
5.
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/
Modalidades) – LICENCIATURA – BACHARELADO |
2.888 3.324 |
I N T E G R A L I Z A Ç Ã
O C U R R I C U L A R
|
||
1 |
PRAZO MÍNIMO PARA
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
4
anos |
2 |
PRAZO MÁXIMO PARA
INTEGRALIZAÇÃO CURRICURAR |
8
anos |
EMENTAS, OBJETIVOS E
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS
Tronco Comum
CARTOGRAFIA GERAL
Ementa: Leitura e análise de documentos cartográficos; referenciais
de posicionamento e representação da superfície terrestre.
Objetivo(s): Representar os fenômenos geográficos utilizando as técnicas
cartográficas.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOLOGIA GERAL
Ementa: Processos geológicos; formação das rochas, evolução
cronológica dos eventos físicos e biológicos da história da Terra;
Objetivo(s): Estudar os processos endógenos e exógenos responsáveis pela
dinâmica terrestre; estudar a gênese e as características macroscópicas dos
minerais e das rochas; conhecer a distribuição espaço-temporal das rochas no
Brasil e particularmente no estado do Paraná.
Departamentalização: Departamento de Geografia
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA GEOGRÁFICA
Ementa: Conceitos Geográficos; métodos e técnicas da Ciência
Geográfica.
Objetivo(s): Apreender os conceitos da ciência geográfica; exercitar a
prática inerente aos conceitos geográficos; estudar a evolução e
desenvolvimento dos métodos e técnicas utilizadas pela Geografia.
Departamentalização: Departamento de Geografia
ELEMENTOS DE TOPOGRAFIA
Ementa: Medidas de ângulos; medidas diretas e indiretas de
distância; levantamento planimétrico e altimétrico; desenho topográfico;
avaliação de áreas.
Objetivo(s): Representar os elementos artificiais e naturais da
superfície terrestre, utilizando métodos de levantamentos topográficos.
Departamentalização: Departamento de Geografia
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Ementa: Referenciais teórico-práticos do geoprocessamento.
Objetivo(s): Utilizar os recursos de informática como instrumentos de
trabalho para a Geografia.
Departamentalização: Departamento de Geografia
METODOLOGIAS APLICADAS AOS
ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Ementa: Referencial teórico-técnico em Geografia.
Objetivo(s): Conhecer as metodologias de pesquisa propostas pelas
principais correntes teóricas da Geografia; estudar as técnicas de campo
propostas pela Geografia Humana e pela Geografia Física; aplicar técnicas
selecionadas de quantificação em Geografia; desenvolver um estudo de caso
aplicando as técnicas geográficas.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
HIDROGRAFIA E GEOGRAFIA MARINHA
Ementa: Águas continentais de superfície e subterrâneas no contexto
das bacias hidrográficas; Geografia Física, econômica e política dos mares e
dos oceanos; Legislação nacional e internacional e acordos que definem a
territorialidade do ambiente marinho.
Objetivo(s): Compreender o papel dos rios e demais coleções hídricas que
se integram nas bacias hidrográficas, na composição e na dinâmica da paisagem;
fornecer conhecimentos básicos para o estudo posterior do gerenciamento de
bacias hidrográficas, tomadas como unidades de análise em geografia; adquirir
conhecimentos sobre a geografia marinha, envolvendo a Geografia Física, a
biogeografia dos mares e oceanos, a geografia regional e a jurisdição dos
oceanos, visando a compreensão da territorialidade, bem como as potencialidades
de exploração dos recursos marinhos.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
GEOGRAFIA ECONÔMICA
Ementa: Produção, transformação e organização do espaço
geoeconômico.
Objetivo(s): Estudar os modelos locacionais a partir de uma abordagem
geoeconômica; estudar a espacialidade das relações de produção e sua dimensão
política.
Departamentalização: Departamento de Geografia
BIOGEOGRAFIA GERAL
Ementa: Interações entre os seres vivos e seu ambiente em escala
global, continental, regional e local; principais biomas naturais e antrópicos.
Objetivo(s): Reconhecer o papel que os seres vivos em geral e
particularmente as formações vegetais exercem na organização do espaço
geográfico; compreender que a cobertura viva do solo é um elemento importante
da paisagem, tanto natural como humanizada.
Departamentalização: Departamento de Geografia
CLIMATOLOGIA GERAL
Ementa: Fundamentos meteorológicos do clima e suas relações com o
espaço geográfico; os ritmos climáticos e a construção da paisagem.
Objetivo(s): Proporcionar subsídios para a compreensão e análise
geográfica dos climas e suas relações com o espaço geográfico.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
PEDOLOGIA GERAL
Ementa: O solo como um corpo tridimensional natural; os diversos
níveis de organização do solo e sua distribuição geográfica.
Objetivo(s): Compreender o solo como um recurso natural; aprender
técnicas de campo que favoreçam a análise e as relações com as demais
disciplinas da ciência da terra.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Ementa: Espacialidade dos fenômenos de população; dinâmica e
mobilidade populacional no Brasil e no mundo.
Objetivo(s): Conhecer as abordagens sobre população
Departamentalização:
Departamento de Geografia
INSTRUMENTAÇÃO DE RECURSOS
DIDÁTICOS
Ementa: Recursos didáticos aplicados ao ensino de Geografia.
Objetivo(s): Refletir sobre a prática didática do professor de
Geografia; conhecer recursos didáticos mais adequados ao ensino de Geografia;
aprender a utilizar recursos de informática disponíveis e acessíveis ao ensino
de Geografia; aplicar recursos didáticos ao conteúdo de Geografia.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO
REMOTO
Ementa: Fundamentos teóricos do uso de produtos de sensores remotos
e sua utilização.
Objetivo(s): Aprender os fundamentos teóricos do uso de produtos de
sensores remotos: princípios físicos; características do produto,
características radiométricas e geométricas dos produtos; utilizar técnicas
para obtenção de formações de posicionamento e de altimetria.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
GEOGRAFIA AGRÁRIA
Ementa: Abordagens teóricas que explicam a questão agrária, a
questão agrícola e a agricultura.
Obejtivo(s): Estudar conceitos e estudos de caso que abordam a questão
agrária e a questão agrícola no Brasil; estudar a organização do espaço agrário
brasileiro; estudar os processos de colonização, modernização da agricultura e
reforma agrária no Brasil e no Paraná.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
GEOGRAFIA URBANA
Ementa: História do espaço urbano; as cidades no processo histórico
das formações sociais; planejamento urbano e questões ambientais.
Objetivo(s): Conhecer a evolução e a estrutura dos componentes que
formam as cidades sob as diversas formações econômico-sociais; compreender o
processo histórico da urbanização a partir da sociedade de classes; estudar as
dinâmicas recentes que articulam as cidades em redes, da escala regional à
escala mundial; compreender a cidade como expressão territorial do processo de
urbanização; compreender a cidade como um conjunto diversificado e
contraditório de várias ações; conhecer as teorias que pretendem explicar o
fato urbano; avaliar e escolher teorias que pretendem explicar o fato urbano
aplicadas a um estudo de caso.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL
Ementa: Referenciais teóricos da Geografia para compreensão das
desigualdades regionais e dos principais aspectos que se esboçam no território
nacional.
Objetivo(s): Estabelecer os critérios para o estudo regional do País;
estudar a estruturação e a dinâmica sócio-ambiental do Brasil; estudar o
problema das desigualdades em nível de regiões brasileiras.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOGRAFIA DO PARANÁ
Ementa: Análise dos elementos de Geografia Física, de Geografia
Humana e econômica com vista ao zoneamento geoecológico-econômico e à
regionalização do estado do Paraná.
Objetivo(s): Compreender o papel das mesorregiões geográficas no
desenvolvimento regional; avaliar a dinâmica regional no Paraná tendo em vista
o zoneamento geoecológico-econômico e o desenvolvimento socioeconômico e
político do Estado.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
Licenciatura - específicas
CARTOGRAFIA TEMÁTICA
Ementa: Origem e evolução da cartografia temática; representação
gráfica; construção, leitura e interpretação de produtos cartográficos.
Objetivo(s): Estudar diferentes correntes metodológicas; orientar a
execução, leitura e interpretação de produtos cartográficos.
Departamentalização: Departamento de Geografia
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE NO BRASIL
Ementa: Estudo sociológico da constituição e das transformações da
sociedade brasileira do século XIX aos tempos atuais.
Objetivo(s): Analisar sociologicamente a formação social brasileira,
sobretudo, no que se refere ao processo de industrialização (urbano-rural)
desencadeado a partir da abolição do tráfico escravo.
Departamentalização:
Departamento de Ciências Sociais
GEOMORFOLOGIA
Ementa: Sistemas morfogenéticos, morfoestruturais e morfodinâmicos
responsáveis pela esculturação e pela dinâmica do modelado terrestre.
Objetivo(s): Estudar as inter-relações entre os elementos climáticos,
geotectônicos e antrópicos e sua implicação na dinâmica do modelado terrestre.
Departamentalização: Departamento de Geografia
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO
Ementa: Orientação teórico-metodológica para o processo
ensino-aprendizagem de Geografia no ensino fundamental e médio.
Objetivos: Discutir a importância da pesquisa para o ensino de
Geografia; articular seus instrumentais e seu corpo teórico.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO
Ementa: Orientação teórico-metodológica para o processo
ensino-aprendizagem de Geografia no ensino fundamental e médio.
Objetivo(s): Articular o conhecimento didático ao corpo teórico da
Geografia.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO
Ementa: Referencial teórico-prático das metodologias de ensino de
Geografia para a educação básica.
Objetivo(s): Analisar questões referentes ao universo escolar; proceder
estudos e experiências de prática e ensino de Geografia.
Departamentalização: Departamento de Geografia
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO
Ementa: Referencial teórico-prático das metodologias de ensino de
Geografia para a educação básica.
Objetivo(s): Articular teoria e prática em situações concretas de ensino
de Geografia.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
FISIOLOGIA DA PAISAGEM
Ementa: A paisagem como categoria de análise na geografia e a
abordagem sistêmica no seu estudo elaboração, organização e funcionamento das
paisagens, em especial das paisagens tropicais.
Objetivo(s): Estudar as teorias que explicam a paisagem; aplicar o
conhecimento e as metodologias geográficas relativas à área de Geografia Física
para o reconhecimento de unidades de paisagens em diferentes escalas, sua
estrutura geoecológica, dinâmica e potencialidades.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOGRAFIA POLÍTICA E CULTURAL
Ementa: Questões geopolíticas e geográficas contemporâneas; estudos
geográficos com enfoque no desenvolvimento cultural das sociedades.
Objetivo(s): Estudar a história da geografia política; estudar seus
conceitos e teorias; estudar o Estado Moderno e suas relações com as políticas
territoriais; estudar as culturas e suas espacialidades.
Departamentalização: Departamento de Geografia
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Ementa: O espaço geográfico mundial e suas inter-relações; análise
dos processos de interação e conflito.
Objetivo(s): Analisar as condições geoeconômicas e sociais impostas no
processo de formação da sociedade mundial; estudar a organização do espaço
geográfico mundial e a formação dos blocos econômicos e de poder.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOGRAFIA FÍSICA PARA O ENSINO I
Ementa: As metodologias da Geografia Física aplicadas ao
planejamento geográfico para abordagem dos conteúdos da Geografia no ensino
fundamental e médio.
Objetivo(s): Estudar metodologias propostas para o planejamento; estudar
metodologias de Projetos.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOGRAFIA FÍSICA PARA O ENSINO II
Ementa: As metodologias da Geografia Física aplicadas ao planejamento
geográfico para abordagem dos conteúdos da Geografia no ensino fundamental e
médio.
Objetivo(s): Aplicar metodologias relativas ao ensino dos conteúdos da
Geografia Física; realizar trabalho de campo integrando Geografia
Física/Geografia Humana.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOGRAFIA HUMANA PARA O ENSINO I
Ementa: As metodologias da Geografia Humana aplicadas ao
planejamento geográfico para abordagem dos conteúdos da Geografia no ensino
fundamental e médio.
Objetivo(s): Estudar metodologias propostas para o planejamento; estudar
metodologias de projetos.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
GEOGRAFIA HUMANA PARA O ENSINO II
Ementa: As metodologias da Geografia Humana aplicadas ao
planejamento geográfico para abordagem dos conteúdos da Geografia no ensino
fundamental e médio.
Objetivo(s): Aplicar metodologias relativas ao ensino dos conteúdos da
Geografia Humana; realizar trabalho de campo integrando Geografia
Humana/Geografia Física.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
GEOGRAFIA DAS REDES
Ementa: Redes físicas de transporte e informação; redes materiais e
imateriais.
Objetivo(s): Estudar a organização em rede na produção do espaço;
estudar a importância da organização em rede para a humanidade; analisar a
mobilidade dos homens e das informações à luz de uma sociedade global e
desigual.
Departamentalização: Departamento de Geografia
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ementa: Estudo das variáveis que interferem no processo de
desenvolvimento e aprendizagem.
Objetivo(s): Oferecer subsídios teóricos para que o aluno possa
compreender e atuar no processo educativo; propiciar condições para que o aluno
possa conhecer a natureza dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, seus
condicionantes e inter-relações.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL I
Ementa: Políticas e gestão educacional para os sistemas escolares
no Brasil com ênfase para o curso de licenciatura em Geografia.
Objetivo(s): Subsidiar a formação docente com conhecimentos
teórico-práticos referentes às políticas públicas educacionais e sua relação
com o contexto sócio-político e econômico, bem como, sua gestão e organização
escolar.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL II
Ementa: Políticas e gestão educacional para os sistemas escolares
no Brasil com ênfase para o curso de licenciatura em Geografia.
Objetivo(s): Socializar conhecimentos teóricos-práticos referentes às
políticas públicas educacionais nos diferentes processos educativos para
formação docente.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DIDÁTICA PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA I
Ementa: Diferentes propostas de ensino-aprendizagem que fundamentam
a mediação teórico-prática da ação docente.
Objetivo(s): Compreender as teorias pedagógicas e as respectivas
propostas de ensino-aprendizagem.
Departamentalização:
Departamento de Teoria e Prática da Educação
DIDÁTICA PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA II
Ementa: Diferentes propostas de ensino-aprendizagem que fundamentam
a mediação teórico-prática da ação docente.
Objetivo(s): Elaborar projetos que explicitem a mediação teórico-prática
da ação docente.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
Licenciatura - optativas
TÓPICOS
ESPECIAIS
Ementa: Tópicos especiais de interesse da cartografia e ciências
afins; estágio atual e aplicações de outras áreas do conhecimento à
cartografia.
Objetivo(s): Estudar as novas linhas de pesquisa na cartografia e
ciências afins; estudar os aspectos teóricos e práticos de pontos relevantes na
cartografia e ciências afins; integrar as diferentes áreas do conhecimento.
Departamentalização: Departamento de Geografia
ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DE HIDROSSISTEMAS FLUVIAIS
Ementa: Conhecimento dos princípios físicos básicos dos sistemas
fluviais; entendimento, diagnose, e mitigação das alterações antrópicas
provocadas no sistema fluvial.
Objetivo(s): Estudar os processos hidrológicos ocorrentes na bacia
hidrográfica; estudar o sistema básico de circulação de água e os padrões de
escoamento; estudar a conseqüência da ocupação antrópica para os processos e
padrões fluviais; estudar métodos de análise ambiental do meio físico,
considerando os processos geomorfológicos, hidrológicos, e
hidrossedimentológicos.
Departamentalização: Departamento de Geografia
USO E MANEJO DOS RECURSOS NATURAIS
Ementa: Condições de uso e formas de degradação dos recursos da
natureza; noções de legislação ambiental.
Objetivo(s): Estudar os princípios da Educação Ambiental; conhecer a
legislação principal de conservação dos recursos naturais; discutir o uso
racional dos recursos naturais.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOMORFOLOGIA
APLICADA
Ementa: Geomorfologia aplicada aos estudos geográficos e ao
planejamento.
Objetivo(s): Compreender as diferentes aplicações da ciência
geomorfológica, em especial ao planejamento; analisar e interpretar formas de
relevo, seu papel na dinâmica superficial da paisagem, na definição de
potencialidades e riscos ambientais; representar através de produtos
cartográficos os temas geomorfológicos aplicados.
Departamentalização: Departamento de Geografia
PEDOLOGIA
APLICADA
Ementa: O solo e suas relações com outros componentes do
ecossistema. O solo e suas aplicações.
Objetivo(s): Aplicação de métodos e técnicas para elaboração de cartas
de solo: temáticas e taxonômicas.
Departamentalização: Departamento de Geografia
CLIMATOLOGIA
APLICADA
Ementa: Fundamentos meteorológicos do clima e suas relações com o
espaço geográfico. Os ritmos climáticos e a aplicação dos estudos na produção e
organização do espaço geográfico.
Objetivo(s): Proporcionar subsídios para a aplicação dos estudos
climáticos na produção e organização do espaço geográfico.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOGRAFIA DO
TURISMO
Ementa: Aplicação do
conhecimento geográfico à atividade do turismo, com destaque para a compreensão
das potencialidades do meio físico, bem como dos contextos geohistórico,
geoeconômico e populacional na criação de sítios de interesse turístico e na
exploração da atividade.
Objetivo(s):
Habilitar para o desenvolvimento de atividades turísticas regionais;
compreender as potencialidades geográficas do meio; capacitar para organizar os
fluxos de população decorrentes das atividades turísticas; analisar a
sustentabilidade dos projetos turísticos quanto à capacitação das forças de
trabalho destes espaços, bem como a manutenção do equilíbrio ecológico.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
CARTOGRAFIA
PARA ESCOLARES
Ementa: Função simbólica do mapeamento; noções do espaço
topológico, projetivo e Euclidiano para alunos do ensino fundamental e médio.
Objetivo(s): Estudar metodologias de alfabetização cartográfica; estudar
fundamentos da Semiologia Gráfica, na ótica do objeto; identificar a construção
da noção do espaço e sua representação em criança.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOGRAFIA DA
SAÚDE
Ementa: Conceitos,
métodos e técnicas de análise e de mapeamento em geografia da saúde, aplicados
à gestão em saúde e ao estudo da distribuição e da dinâmica dos componentes
geográficos da morbidade e da mortalidade humanas.
Objetivo(s):
Habilitar para proceder à análise e ao mapeamento de fenômenos de saúde
pública; avaliar as políticas públicas de saúde da população; realizar
trabalhos de apoio à gestão em saúde da população.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
GEOPROCESSAMENTO
AVANÇADO
Ementa: Referenciais teórico-práticos do geoprocessamento aplicados
aos estudos geográficos.
Objetivo(s): Estudar a contribuição do geoprocessamento na análise
espacial e ambiental; estudar a contribuição do geoprocessamento para o
planejamento territorial; aplicar as informações dos SIG aos estudos
geográficos.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
INTERPRETAÇÃO DE FOTOGRAFIAS AÉREAS E IMAGENS ORBITAIS
Ementa: Teoria da fotointerpretação e suas aplicações em Geografia.
Objetivo(s): Aprender a utilização dos produtos de sensoriamento remoto
para obtenção de informações relativas ao substrato, à superfície e às formas
de uso do solo rural e urbano; aplicar as técnicas de fotointerpretação para a
análise integrada da paisagem.
Departamentalização: Departamento de Geografia
BIOGEOGRAFIA
APLICADA
Ementa: Aplicação da biogeografia aos estudos da paisagem
geográfica.
Objetivo(s): Orientar e uniformizar metodologias específicas nos estudos
fitogeográficos; capacitar para a avaliação da dinâmica da fauna.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
CARTOGRAFIA
TEMÁTICA APLICADA
Ementa: Métodos e técnicas de construção de documentos
cartográficos temáticos aplicados à análise geográfica.
Objetivo(s): Elaborar representações cartográficas de temas geográficos;
utilizar documentos cartográficos para a análise, correlação e síntese
cartográfica aplicados a estudos geográficos.
Departamentalização: Departamento de Geografia
Bacharelado - específicas
GEOMORFOLOGIA
APLICADA
Ementa: Geomorfologia aplicada aos estudos geográficos e ao
planejamento.
Objetivo(s): Compreender as diferentes aplicações da ciência
geomorfológica, em especial ao planejamento; analisar e interpretar formas de
relevo, seu papel na dinâmica superficial da paisagem, na definição de
potencialidades e riscos ambientais; representar através de produtos
cartográficos os temas geomorfológicos aplicados.
Departamentalização: Departamento de Geografia
PEDOLOGIA
APLICADA
Ementa: O solo e suas relações com outros componentes do
ecossistema; o solo e suas aplicações.
Objetivo(s): Aplicação de métodos e técnicas para elaboração de cartas
de solo: temáticas e taxonômicas.
Departamentalização: Departamento de Geografia
CLIMATOLOGIA
APLICADA
Ementa: Fundamentos meteorológicos do clima e suas relações com o
espaço geográfico. Os ritmos climáticos e a aplicação dos estudos na produção e
organização do espaço geográfico.
Objetivo(s): Proporcionar subsídios para a aplicação dos estudos
climáticos na produção e organização do espaço geográfico.
Departamentalização: Departamento de Geografia
BIOGEOGRAFIA
APLICADA
Ementa: Aplicação da biogeografia aos estudos da paisagem geográfica.
Objetivo(s): Orientar e uniformizar metodologias específicas nos estudos
fitogeográficos; capacitar para a avaliação da dinâmica da fauna.
Departamentalização: Departamento de Geografia
INTERPRETAÇÃO DE FOTOGRAFIAS AÉREAS E IMAGENS ORBITAIS
Ementa: Teoria da fotointerpretação e suas aplicações em Geografia.
Objetivo(s): Aprender a utilização dos produtos de sensoriamento remoto
para obtenção de informações relativas ao substrato, à superfície e às formas
de uso do solo rural e urbano; aplicar as técnicas de fotointerpretação para a
análise integrada da paisagem.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOPROCESSAMENTO
AVANÇADO
Ementa: Referenciais teórico-práticos do geoprocessamento aplicados
aos estudos geográficos.
Objetivo(s): Estudar a contribuição do geoprocessamento na análise
espacial e ambiental; estudar a contribuição do geoprocessamento para o
planejamento territorial; aplicar as informações dos SIG aos estudos
geográficos.
Departamentalização: Departamento de Geografia
PLANEJAMENTO E
GESTÃO DO TERRITÓRIO I
Ementa: Referencial teórico-metodológico do planejamento
territorial.
Objetivo(s): Estudar as teorias propostas para o planejamento; estudar
as metodologias aplicadas ao planejamento; analisar exemplos de áreas
planejadas.
Departamentalização: Departamento de Geografia
PLANEJAMENTO E
GESTÃO DO TERRITÓRIO II
Ementa: Aplicação prática de metodologias para o planejamento
territorial e ambiental.
Objetivo(s): Definir metodologias para a ação planejadora; proceder
pesquisa de identificação das análises envolvidas; sistematizar informações
necessárias para uma intervenção planejada; realizar zoneamento
ecológico-econômico (ZEE) e/ou análise regional.
Departamentalização: Departamento de Geografia
CARTOGRAFIA
TEMÁTICA APLICADA
Ementa: Métodos e técnicas de construção de documentos
cartográficos temáticos aplicados à análise geográfica.
Objetivo(s): Elaborar representações cartográficas de temas geográficos;
utilizar documentos cartográficos para a análise, correlação e síntese
cartográfica aplicados a estudos geográficos.
Departamentalização: Departamento de Geografia
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Ementa: Promover a complementação do processo ensino-aprendizagem
necessários para o exercício profissional.
Objetivo(s): Habilitar a elaboração e execução de atividades pertinentes
à profissão de Geógrafo, de acordo com a Lei nº 6.664/79; Decreto nº 85.138/80;
Resolução nº 271/81; Lei nº 7.399/85; Decreto nº 92.290/86; Resolução nº
323/87.
Departamentalização: Departamento de Geografia
TRABALHO DE CAMPO PARA ELABORAÇÃO
DE RELATÓRIO TÉCNICO
Ementa: Metodologias e técnicas utilizadas na elaboração de
relatórios técnicos.
Objetivo(s): Conhecer exemplos de relatórios técnicos; estudar
relatórios técnicos desenvolvidos sobre diferentes áreas geográficas; estudar
leis que regulamentam a elaboração de relatórios técnicos; elaborar relatórios
técnicos desenvolvidos sobre diferentes áreas geográficas.
Departamentalização: Departamento de Geografia
TRABALHO DE
CONCLUSÃO DE CURSO
Ementa: Desenvolvimento de pesquisa científica e de projetos na
área da Geografia.
Objetivo(s): Habilitar o aluno na elaboração e execução de projetos e
planejamentos em Geografia.
Departamentalização: Departamento de Geografia
FISIOLOGIA DA PAISAGEM
Ementa: A paisagem como categoria de análise na geografia e a
abordagem sistêmica no seu estudo de elaboração, organização e funcionamento
das paisagens, em especial das paisagens tropicais.
Objetivo(s): Estudar as teorias que explicam a paisagem; aplicar o
conhecimento e as metodologias geográficas relativas à área de geografia física
para o reconhecimento de unidades de paisagens em diferentes escalas, sua
estrutura geoecológica, dinâmica e potencialidades.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOGRAFIA DAS REDES
Ementa: Redes físicas de transporte e informação; redes materiais e
imateriais.
Objetivo(s): Estudar a organização em rede na produção do espaço;
estudar a importância da organização em rede para a humanidade; analisar a mobilidade
dos homens e das informações à luz de uma sociedade global e desigual.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOGRAFIA POLÍTICA E CULTURAL
Ementa: Questões geopolíticas e geográficas contemporâneas; estudos
geográficos com enfoque no desenvolvimento cultural das sociedades.
Objetivo(s): Estudar a história da geografia política; estudar seus
conceitos e teorias; estudar o Estado Moderno e suas relações com as políticas
territoriais; estudar as culturas e suas espacialidades.
Departamentalização: Departamento de Geografia
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Ementa: O espaço geográfico mundial e suas interrelações. Análise
dos processos de interação e conflito.
Objetivo(s): Analisar as condições geoeconômicas e sociais impostas no
processo de formação da sociedade mundial; estudar a organização do espaço
geográfico mundial e a formação dos blocos econômicos e de poder.
Departamentalização: Departamento de Geografia
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE NO BRASIL
Ementa: Estudo sociológico da constituição e das transformações da
sociedade brasileira do século XIX aos tempos atuais.
Objetivo(s): Analisar sociologicamente a formação social brasileira,
sobretudo, no que se refere ao processo de industrialização (urbano-rural)
desencadeado a partir da abolição do tráfico escravo.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
GEOMORFOLOGIA
Ementa: Sistemas morfogenéticos, morfoestruturais e morfodinâmicos
responsáveis pela esculturação e pela dinâmica do modelado terrestre.
Objetivo(s): Estudar as inter-relações entre os elementos climáticos,
geotectônicos e antrópicos e sua implicação na dinâmica do modelado terrestre.
Departamentalização: Departamento de Geografia
CARTOGRAFIA TEMÁTICA APLICADA
Ementa: Métodos e técnicas de construção de documentos
cartográficos temáticos aplicados à análise geográfica.
Objetivo(s): Elaborar representações cartográficas de temas
geográficos; utilizar documentos cartográficos para a análise, correlação e
síntese cartográfica aplicados a estudos geográficos
Departamentalização: Departamento de Geografia
Bacharelado -
optativas
CARTOGRAFIA
PARA ESCOLARES
Ementa: Função simbólica do mapeamento; noções do espaço
topológico, projetivo e Euclidiano para alunos do ensino fundamental e médio.
Objetivo(s): Estudar metodologias de alfabetização cartográfica; estudar
fundamentos da Semiologia Gráfica, na ótica do objeto; identificar a construção
da noção do espaço e sua representação em criança.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOGRAFIA DO
TURISMO
Ementa: Aplicação do
conhecimento geográfico à atividade do turismo, com destaque para a compreensão
das potencialidades do meio físico, bem como dos contextos geohistórico,
geoeconômico e populacional na criação de sítios de interesse turístico e na
exploração da atividade.
Objetivo(s):
Habilitar para o desenvolvimento de atividades turísticas regionais; compreender
as potencialidades geográficas do meio; capacitar para organizar os fluxos de
população decorrentes das atividades turísticas; analisar a sustentabilidade
dos projetos turísticos quanto à capacitação das forças de trabalho destes
espaços, bem como a manutenção do equilíbrio ecológico.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
TÓPICOS
ESPECIAIS
Ementa: Tópicos especiais de interesse da cartografia e ciências
afins; estágio atual e aplicações de outras áreas do conhecimento à
cartografia.
Objetivo(s): Estudar as novas linhas de pesquisa na cartografia e
ciências afins; estudar os aspectos teóricos e práticos de pontos relevantes na
cartografia e ciências afins; integrar as diferentes áreas do conhecimento.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GEOGRAFIA DA
SAÚDE
Ementa: Conceitos,
métodos e técnicas de análise e de mapeamento em Geografia da Saúde, aplicados
à gestão em saúde e ao estudo da distribuição e da dinâmica dos componentes
geográficos da morbidade e da mortalidade humanas.
Objetivo(s):
Habilitar para proceder à análise e ao mapeamento de fenômenos de saúde
pública; avaliar as políticas públicas de saúde da população; realizar
trabalhos de apoio à gestão em saúde da população.
Departamentalização:
Departamento de Geografia
USO E MANEJO DOS RECURSOS NATURAIS
Ementa: Condições de uso e formas de degradação dos recursos da
natureza; noções de legislação ambiental.
Objetivo(s): Estudar os princípios da educação ambiental; conhecer a
legislação principal de conservação dos recursos naturais; discutir o uso
racional dos recursos naturais.
Departamentalização: Departamento de Geografia
ANEXO II
REGULAMENTO DO COMPONENTE ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO DO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA -
HABILITAÇÃO: LICENCIATURA
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado do curso de graduação em
Geografia – habilitação: Licenciatura é composto pelos componentes curriculares
Estágio Curricular Supervisionado I e II; Geografia Física para o Ensino de
Geografia, Geografia Humana para o Ensino de Geografia.
Art. 2º Este Regulamento atende às diretrizes estabelecidas na
Resolução 027/2005-CEP e estabelece novos critérios.
Art. 3° São finalidades do componente curricular Estágio Curricular
Supervisionado e Geografia Física e Humana para o Ensino de Geografia:
I - viabilizar aos estagiários a reflexão
teórica/prática para que se consolide a formação do professor de matemática;
II - oportunizar aos estagiários o desenvolvimento
de habilidades e comportamentos necessários à ação docente;
III - proporcionar aos estagiários o intercâmbio
de informações e experiências concretas que os preparem para o efetivo
exercício da profissão;
IV - preparar o estagiário para o pleno exercício
profissional, levando em conta aspectos técnico-científicos, sociais e
culturais;
V - possibilitar aos estagiários a busca de
alternativas compatíveis com a realidade vivenciada nas escolas;
VI - oportunizar aos estagiários a vivência real e
objetiva junto à Educação Básica, levando em consideração a diversidade de
contextos em que se apresenta a realidade sócio-cultural e física da escola e
dos alunos.
Art. 4º O supervisor de estágio é o profissional responsável pelo
acompanhamento e supervisão do estagiário e deverá:
I - possuir vínculo empregatício com a unidade
escolar onde o estágio se desenvolverá;
II - possuir formação superior condizente com o
campo do estágio.
Art. 5º Compete ao supervisor de estágio:
I - receber o estagiário e informá-lo sobre as
normas do ambiente de estágio;
II - acompanhar as atividades desenvolvidas pelo
estagiário;
III - avaliar o desempenho do estagiário, de
acordo com o plano de atividades, atribuindo nota variando de
IV - encaminhar a avaliação do estagiário ao
orientador do estágio;
V - comunicar qualquer ocorrência de anormalidade
no estágio ao orientador.
Art. 6º O coordenador de estágio do curso de graduação em Geografia
será um professor integrante da carreira docente da UEM, lotado no Departamento
de Geografia (DGE), designado pelo departamento, para exercer esta função no
decorrer do período letivo.
Art. 7º Compete
ao coordenador de estágio:
I - coordenar as atividades gerais de todos os
componentes curriculares relativos ao estágio do curso de graduação em
Geografia;
II - providenciar o cadastramento de unidades
concedentes que potencialmente apresentem condições de atender à programação
dos estágios do curso de graduação em Geografia;
III - informar aos coordenadores de turmas de
estágio sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser
adotados para a realização dos estágios do curso de graduação em Geografia;
IV - elaborar o calendário de estágio, adequando-o
ao Calendário Acadêmico da Instituição e ao projeto pedagógico do curso de
graduação em Geografia;
V - manter fluxo de informações relativas ao
acompanhamento e desenvolvimento dos estágios, bem como assegurar a socialização
de informações junto aos coordenadores de turmas de estágios e à coordenação do
curso de graduação em Geografia;
VI - verificar se o perfil dos supervisores de
estágios atende ao disposto no Artigo 4º desta Resolução;
VII - aprovar modelos de formulários, projetos e
relatórios utilizados pelos coordenadores de turmas de estágio e pelos
supervisores de estágios;
VIII - zelar pelo cumprimento da legislação
aplicável ao estágio;
IX - credenciar orientadores de estágio, indicados
pelos coordenadores de turmas de estagiários;
X - reunir-se periodicamente com os coordenadores
de turmas de estágio, para acompanhamento e avaliação das atividades inerentes
aos estágios.
Art. 8º O coordenador de turma de estágio é o docente do DGE,
designado pelo departamento, para coordenar individualmente uma turma de
Estágio Supervisionado I, II, e Geografia Física e Humana para o ensino de
Geografia do projeto pedagógico do curso de graduação em Geografia –
habilitação: Licenciatura.
Art. 9º Compete ao coordenador de turma de estágio:
I - informar e orientar os estagiários de sua
turma sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser
adotados para a realização do estágio;
II - viabilizar aos estagiários de sua turma a
reflexão teórica sobre a ementa e objetivos do componente curricular;
III - providenciar a indicação de professores
orientadores de estágio para os estagiários de sua turma;
IV - informar aos professores orientadores sobre
os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para a
orientação do estagiário;
V - encaminhar os estagiários para os respectivos
orientadores;
VI - encaminhar os estagiários à Coordenadoria
Geral de Estágio para a elaboração da documentação referente ao estágio;
VII - encaminhar à Diretoria de Assuntos
Acadêmicos (DAA) os editais de notas e de faltas;
VIII - garantir um processo de avaliação
continuada da atividade de estágio envolvendo estagiários de sua turma,
orientadores, professores do curso e supervisores de estágio;
IX - avaliar o desempenho do estagiário de sua
turma, no âmbito de suas competências, atribuindo nota variando de
X - convocar e presidir reunião com os orientadores de
estágio.
Art. 10. O orientador de estágio é o docente do DGE credenciado pelo
coordenador de estágio.
Art. 11. Compete ao orientador de estágio:
I - conhecer a unidade onde o estagiário
desenvolverá as atividades de seu plano de estágio;
II - elaborar o plano de atividades e de
acompanhamento do estágio em conjunto com o estagiário e a unidade concedente;
III - orientar e acompanhar efetivamente o
estagiário no desenvolvimento das atividades de estágio;
IV - manter informado o coordenador da turma de
estágio do estagiário sobre o desenvolvimento das atividades;
V - avaliar o desempenho do estagiário, atribuindo
nota variando de
VI - indicar fontes de consulta e pesquisa
necessárias para o bom desenvolvimento das atividades do estágio;
VII - manter contatos periódicos com o supervisor
de estágio do estagiário, na busca do bom desenvolvimento do estágio;
VIII - presenciar efetivamente o estágio em suas
atividades de estágio realizadas na unidade de ensino;
IX - controlar, conjuntamente com o supervisor de
estágio, a freqüência do estagiário nas atividades de sua competência;
X - verificar e encaminhar ao coordenador de turma
de estágio a documentação pertinente;
XI - cumprir e fazer cumprir o calendário
acadêmico estabelecido para o estágio;
XII - atender às convocações dos coordenadores de turma.
Art. 12. O estagiário é o aluno regularmente matriculado em um dos
componentes Estágio Curricular Supervisionado I, II, Geografia Física e Humana
para o ensino de Geografia do curso de graduação em Geografia – habilitação:
Licenciatura.
Art. 13. São direitos dos estagiários, além de outros previstos pelo
Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:
I - dispor de elementos necessários à execução de
suas atividades, dentro das possibilidades científicas, técnicas e financeiras
da UEM;
II - receber orientação necessária para realizar
as atividades de estágio;
III - obter esclarecimentos sobre os acordos
firmados para a realização do seu estágio;
IV - apresentar propostas ou sugestões que possam
contribuir para o aprimoramento das atividades de estágio;
V - conhecer a programação das atividades a serem
desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado.
Art. 14. São deveres dos estagiários, além de outros previstos pelo
Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:
I - cumprir os horários e desenvolver as
atividades determinadas pelo supervisor de estágio, coordenador de sua turma de
estágio e orientador de estágio;
II - executar as tarefas designadas na escola
concedente em que estagiar, respeitando sempre a hierarquia estabelecida, as
normas internas, as recomendações e os requisitos;
III - manter postura profissional;
IV - manter elevado padrão de comportamento e de
relações humanas, condizentes com as atividades a serem desenvolvidas no
estágio;
V - comunicar e justificar ao orientador, ao
supervisor de estágio, e/ou ao coordenador de turma de estágio, com
antecedência, sua eventual ausência nas atividades previstas;
VI - elaborar e entregar ao professor orientador
um relatório final de estágio, na forma, prazo e padrões estabelecidos;
VII - submeter-se às avaliações previstas no
critério de avaliação do componente curricular;
VIII - encaminhar ao coordenador de turma de
estágio e ao professor orientador ficha de controle ou outro documento
constando, no mínimo, o número de horas, período de estágio e descrição das
atividades desenvolvidas.
Art. 15. O componente Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido
pelo estagiário deverá ser avaliado pelo coordenador de turma, pelo supervisor
de estágio e pelo orientador de estágio.
Art.
I - desempenho nas atividades teórico-práticas
promovidas e/ou solicitadas pelo professor orientador;
II - desempenho nas atividades teórico-práticas
promovidas e/ou solicitadas pelo coordenador de turma;
III - desempenho nas atividades realizadas na
unidade concedente de estágio;
IV - apresentação de relatório final, dentro das
normas técnico-científicas previamente estabelecidas.
§ 1º A
média final do estagiário será a média aritmética ponderada das três notas
atribuídas com os seguintes pesos: nota do supervisor de estágio - peso igual a
três; nota do coordenador de turma - peso igual a três; nota do orientador de
estágio – peso igual a quatro.
§ 2º Tendo em vista as especificidades didático-pedagógicas do
componente Estágio Curricular Supervisionado, não será permitido ao estagiário
nova oportunidade de estágio, revisão de avaliação e realização de avaliação
final, bem como não lhe será permitido cursá-lo em dependência.
Art. 17. Além de outras informações solicitadas pelo coordenador de
turma, supervisor e orientador de estágio, obrigatoriamente o relatório de
estágio deverá conter:
I - Dados
gerais: nome do estagiário, do orientador, do coordenador de turma de
estágio e do supervisor de estágio; nome, localização e contexto
sócio-econômico da unidade concedente de estágio; estrutura física e
organizacional da unidade concedente (instalações, direção, secretaria,
conselhos, associações, períodos de funcionamento, turmas e séries, horários de
aulas, normas de funcionamento etc); perfil socioeconômico dos alunos da
unidade concedente; informações sobre o projeto pedagógico da unidade
concedente, tais como: projetos desenvolvidos, critérios de avaliação, normas e
procedimentos disciplinares, etc.
II - Relatório
de observação: (em sala de aula) ambiente físico, professor responsável,
número de alunos, conteúdos observados, recursos didáticos e estratégias
empregadas, tempo de trabalho observado, principais dificuldades observadas,
motivações dos professores e dos alunos da unidade concedente.
III - Relatório
de regência: o estagiário deverá apresentar os planos de aulas, descriminar
os dias e horários em que as aulas foram ministradas, mencionar as metodologias
empregadas e fazer uma avaliação da atividade desenvolvida para a sua formação.
Art. 18. Para efeito de cômputo de encargos didáticos semanais serão
consideradas as seguintes cargas horárias:
I - coordenador de estágio: uma hora semanal;
II - coordenador de turma de estágio: três horas semanais,
III - orientador de estágio: uma hora semanal para cada dois
alunos orientados.
Parágrafo
único. O número máximo de
estagiários para cada orientador de estágio será de quatro alunos.
Art. 19. Os casos omissos serão resolvidos pelo coordenador de
estágio, mediante a anuência do coordenador do Colegiado do Curso de Graduação
em Geografia.
ANEXO III
REGULAMENTO DO COMPONENTE ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO DO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - HABILITAÇÃO: BACHARELADO
Art.
1º O
componente Estágio Curricular Supervisionado do curso de graduação em Geografia
é integrante do currículo pleno do curso de graduação em Geografia –
habilitação Bacharelado, lotado no Departamento de Geografia (DGE), do Centro
de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), da Universidade Estadual de Maringá
(UEM), doravante denominado “Estágio”.
Art. 2º O componente curricular Estágio do curso de graduação em
Geografia deverá proporcionar ao aluno experiência no campo de Geografia, a fim
de prepará-lo para o exercício da profissão de Geógrafo, desenvolvendo sua
capacidade técnica, criativa, de pesquisa, de análise crítica e de
responsabilidade social.
Art. 3º A finalidade do componente curricular Estágio do curso de
graduação em Geografia será alcançada por meio da elaboração de um relatório
final de graduação, no âmbito da ciência geográfica.
Art. 4o O
componente curricular Estágio funcionará de acordo com as normas gerais da
Instituição conforme a Resolução no 027/2005-CEP e pelo programa do
componente curricular Estágio e critérios de avaliação aprovados pelo DGE.
§ 1º O Estágio do curso de graduação em Geografia será
desenvolvido em conformidade com o projeto pedagógico e este Regulamento,
observada a legislação vigente.
§ 2o O Estágio do curso de graduação em Geografia deverá ser
realizado em unidades, como empresas, institutos ou entidades particulares e
instituições públicas, que tenham condições de proporcionar a unidade
teórico-prática na formação do estagiário.
§ 3º O Estágio do curso de graduação em Geografia não cria
vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estagiário, em qualquer
hipótese, estar segurado contra acidentes pessoais, sob a responsabilidade da
instituição de ensino ou da unidade concedente do estágio.
§ 4º A realização do Estágio do curso de graduação em Geografia
dá-se mediante termo de compromisso celebrado entre o estagiário e a unidade
concedente, com interveniência obrigatória da instituição de ensino.
§ 5º A jornada total de atividades em Estágio do curso de
graduação em Geografia, a ser cumprida pelo estagiário, deve compatibilizar-se
com o seu horário escolar e com o funcionamento da unidade concedente.
§ 6º A jornada total do Estágio do curso de graduação em Geografia
que não deve ser inferior a um semestre letivo ou 100 dias, é de 340 horas,
podendo ser integralizada de forma fracionada em até 3 etapas e em unidades
concedentes diferentes.
§ 7º A jornada para o Estágio do curso de graduação em Geografia
não pode ser superior a 6 horas diárias e 30 horas semanais, admitindo-se,
porém, jornada diária maior, desde que não superado o total de 40 horas
semanais.
§ 8º Nos períodos de férias escolares, a jornada de estágio é
estabelecida de comum acordo entre o estagiário e a unidade concedente do
estágio, sempre com interveniência da instituição de ensino.
Art. 5º Em nenhuma hipótese poderá ser cobrada do aluno qualquer
taxa adicional referente às providências administrativas para a obtenção e
realização do Estágio do curso de graduação em Geografia.
Art. 6º O estagiário do curso de graduação em Geografia pode receber
bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, ressalvando o
que dispuser a legislação previdenciária.
Art. 7º O aluno do curso de graduação em Geografia poderá propor de
forma voluntária, a partir do segundo ano, carga horária excedente de estágio,
em conformidade com as normatizações desta resolução.
Art. 8º O Estágio do curso de graduação em Geografia, proporcionado
aos alunos com necessidades educacionais especiais, deve ser realizado em
contexto semelhante àquele que atende aos demais alunos, levando-se em conta os
seguintes requisitos:
I - compatibilização das habilidades da pessoa com
necessidades educativas especiais às exigências da função;
II - adaptação de equipamentos, ferramentas,
máquinas e locais de estágio às condições das pessoas com necessidades
educativas especiais, fornecendo recursos que visem a garantir a acessibilidade
física e tecnológica e a prestação de assistência que se fizer necessária
durante o período de estágio.
Art. 9º O supervisor de estágio do curso de graduação em Geografia
deverá ter formação na área de Geografia ou em áreas afins.
§ 1º O supervisor de estágio do curso de graduação em Geografia
deverá ser cadastrado pelo coordenador de estágio do curso de graduação em
Geografia, e orientador de estágio, com interveniência da instituição de
ensino.
§ 2º O supervisor de estágio deverá estar registrado no Conselho
Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura.
Art. 10. O estagiário do curso de graduação em Geografia deverá
apresentar as avaliações definidas pelo componente curricular Estágio:
relatórios parciais e relatório final.
Art. 11. O Estágio do curso de graduação em Geografia terá um
coordenador que atuará em conformidade com a Resolução n° 027/2005-CEP.
Art. 12. O
Estágio do curso de graduação em Geografia terá uma comissão composta por
quatro professores, lotados no DGE.
Parágrafo
único. A comissão
deverá estabelecer os contatos com instituições públicas ou particulares para
definir os campos de estágio e as condições teórico-prática e estrutural para a
realização do Estágio do curso de graduação em Geografia.
Art. 13. O Estágio do curso de graduação em Geografia será orientado
pelos professores lotados no DGE.
Art.
§ 1º A avaliação do Estágio do curso de graduação em Geografia
deve considerar os objetivos constantes no projeto pedagógico referentes a este
componente curricular, no plano de atividades de estágio e no plano de
acompanhamento apresentado pelo professor orientador, lotado no DGE.
§ 2º O supervisor e o orientador de Estágio do curso de graduação
em Geografia devem avaliar o desempenho do estagiário de acordo com o
estabelecido na avaliação deste componente curricular.
§ 3º Além da avaliação feita pelo supervisor e pelo professor
orientador, haverá a avaliação feita por banca constituída por profissionais da
área de desenvolvimento do estágio e/ou professores do DGE.
Art. 15. O desenvolvimento do Estágio do curso de graduação em Geografia
envolve atribuições do coordenador, do orientador, do supervisor e da comissão
de estágio.
§ 1º Ao
coordenador de estágio e à comissão de estágio cabem as seguintes atribuições:
I - providenciar o cadastramento de unidades
concedentes que potencialmente apresentam condições de atender à programação
curricular e didático-pedagógica da instituição de ensino, mantendo coerência
com o projeto pedagógico do curso de forma a efetivar a unidade teórico-prática
da formação do estagiário;
II - verificar se o perfil do supervisor de
estágio atende ao definido no projeto pedagógico e no regulamento de Estágio do
curso de graduação em Geografia;
III - providenciar junto ao DGE o credenciamento e
a designação de professores orientadores;
IV - informar ao professor orientador sobre os
procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para
orientação do estagiário;
V - encaminhar os estagiários para os respectivos
orientadores;
VI - informar e orientar os estagiários sobre os
procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para o
Estágio do curso de graduação em Geografia;
VII - elaborar o calendário de Estágio do curso de
graduação em Geografia, adequando-o ao Calendário Acadêmico da instituição e ao
projeto pedagógico do curso;
VIII - encaminhar os estagiários do curso de
graduação em Geografia à Coordenadoria Geral de Estágio para a elaboração da
documentação referente ao Estágio;
IX - encaminhar à Diretoria de Assuntos Acadêmicos
(DAA) os editais de notas e faltas de acordo com as informações recebidas do
professor orientador;
X - manter fluxo de informações relativas ao
acompanhamento e desenvolvimento dos estágios em processo, bem como assegurar a
socialização de informações junto à coordenação de curso e aos campos de
estágio;
XI - zelar pelo cumprimento da legislação aplicável ao
Estágio;
XII - garantir um processo de avaliação continuada
da atividade de estágio, envolvendo estagiários, orientadores, professores do
curso, supervisores e/ou representantes dos campos de estágio.
§ 2º Ao orientador de estágio cabem as seguintes atribuições:
I - conhecer a unidade concedente;
II - elaborar o plano de atividades e de
acompanhamento do estágio em conjunto com o estagiário e a unidade concedente,
de acordo com o regulamento de estágio do curso de graduação em Geografia;
III - orientar o estagiário no desenvolvimento das
atividades de Estágio do curso de graduação em Geografia;
IV - manter informado o coordenador de estágio do
curso de graduação em Geografia sobre o desenvolvimento das atividades;
V - avaliar o desempenho do estagiário e o
trabalho final de acordo com o estabelecido neste Regulamento;
VI - verificar e encaminhar ao coordenador de
estágio a documentação pertinente;
VII - cumprir e fazer cumprir o calendário de
estágio estabelecido pelo coordenador de estágio do curso de graduação em
Geografia.
§ 3º Ao supervisor de estágio cabem as seguintes atribuições:
I - receber o estagiário e informá-lo sobre as
normas do ambiente de estágio;
II - acompanhar as atividades desenvolvidas pelo
estagiário;
III - avaliar o desempenho do estagiário de acordo
com o plano de atividades;
IV - encaminhar a avaliação do estagiário de
acordo com o plano de atividades;
V - comunicar qualquer ocorrência de anormalidade
no estágio ao orientador para as providências cabíveis.
Art. 16. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do
Colegiado de Curso de Graduação em Geografia.
ANEXO IV
REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO
DE CURSO
HABILITAÇÃO: BACHARELADO
CAPÍTULO I
DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS
Art. 1º O
componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é disciplina anual
obrigatória do currículo pleno do curso de graduação em Geografia –
habilitação: Bacharelado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com carga
horária de 136 horas/aula.
Art. 2º O
componente curricular TCC tem por objetivo levar o aluno, através do trabalho
individual, ao desenvolvimento de sua capacidade de pesquisa sobre assunto
relacionado com a atividade do bacharel em Geografia, de sistematização dos
resultados de pesquisa e de comunicação escrita.
Parágrafo único. O
objetivo do componente curricular deverá ser alcançado através da execução de
um trabalho individual, em nível de iniciação científica, onde deverão ser
aplicados os conhecimentos adquiridos pelo aluno no decorrer do curso.
Art. 3º O
trabalho individual deverá:
I - tratar
de análise científica, metodologias, técnicas, ferramentas e instrumentais
empregados pela Geografia, nas áreas de interesse do Departamento de Geografia
(DGE);
II - produzir
uma monografia segundo normas complementares a título de trabalho final.
III - estar
dentro das linhas de pesquisa do integrante da carreira docente, lotado no DGE;
IV - ser
submetido à coordenação do componente curricular para aprovação.
Art. 5º O
plano de trabalho individual poderá ter como participantes outros professores
não lotados no DGE da UEM.
Art. 6º
A coordenação do componente curricular TCC será exercida por um
professor integrante da carreira docente da UEM, lotado no DGE.
Art. 7º Ao
professor coordenador compete, além das atividades especificadas ao longo deste
Regulamento, as seguintes:
I - exercer
as funções que lhe forem pertinentes, como professor responsável do componente
curricular;
II - divulgar
todas as normas e critérios aos alunos e professores envolvidos no componente
curricular;
III - definir o
cronograma para o respectivo período letivo, visando o cumprimento do
componente curricular sob sua coordenação;
IV - propor
e submeter ao DGE as normas complementares a este Regulamento, bem como os
critérios de avaliação;
V - definir
formulários, instrumentos complementares e outras formas que auxiliem o
controle sobre o desenvolvimento dos trabalhos;
VI - manter
um cadastro atualizado de propostas de trabalhos de graduação;
VII - tomar as
providências cabíveis e necessárias ao bom andamento do componente curricular,
pleiteando, inclusive, junto ao DGE, os recursos que se fizerem necessários;
VIII - cumprir
e fazer cumprir o presente Regulamento, as normas complementares, os critérios
e os cronogramas estabelecidos para o componente curricular;
IX - constituir
Bancas Examinadoras para avaliação dos trabalhos, de acordo com o Capítulo IV,
Artigos 14 e 15, deste Regulamento;
X - providenciar
a indicação de professores orientadores para os Trabalhos de Conclusão de
Curso.
Art. 8º O
professor coordenador convocará os alunos matriculados para uma reunião, a
realizar-se na primeira semana de aula do ano letivo, em horário e local
especificado na convocação, onde serão tomadas as seguintes providências:
I - registrar
a presença discente;
II - entregar
a cada aluno uma cópia das normas e dos critérios que regem o componente
curricular, bem como o cronograma estabelecido para aquele período letivo;
III - divulgar
um resumo de cada proposta de trabalho disponível para execução.
Art. 9º Encerrado
o prazo para entrega dos trabalhos individuais, o professor coordenador da
disciplina deverá solicitar ao DGE a publicação de edital constando: nome do
aluno, o título do trabalho, a composição da Banca Examinadora, a data, o
horário e o local da apresentação e defesa do trabalho.
Parágrafo único. Cópia
do trabalho deverá ser entregue pelo professor coordenador do componente
curricular, a cada membro da Banca Examinadora, com a antecedência mínima de 30
dias da data marcada para a apresentação e defesa do trabalho.
Art.
Parágrafo único. A
orientação poderá ser exercida por professores não lotados no DGE caso haja a
concordância mútua do coordenador do componente curricular TCC e do coordenador
do curso de graduação em Geografia.
Art. 11. Os
professores do DGE, integrantes da carreira universitária, deverão, a cada
período letivo, atualizar as linhas de pesquisa que desenvolvem junto à
coordenação do componente curricular TCC, para cadastro e divulgação.
Art. 12. Os
professores que tiverem suas propostas escolhidas serão comunicados a se
manifestarem quanto à concordância da orientação, após o que o DGE atribuirá
formalmente os encargos.
§ 1º Havendo
mais de um aluno interessado em uma mesma proposta de trabalho, caberá ao
professor orientador selecionar o seu orientado.
§ 2º Fica
estabelecido o número máximo de cinco alunos para cada professor orientador.
Art. 13. Ao professor orientador compete, além das atividades
previstas neste Regulamento, as seguintes:
I - fornecer
ao orientando os subsídios necessários ao desenvolvimento adequado do trabalho
proposto;
II - avaliar o andamento do
trabalho de seu orientando, através de encontros semanais e da análise da
produção do aluno, no decorrer do período letivo;
III - atender
às solicitações do professor coordenador do componente curricular;
IV - responder,
junto ao DGE e ao coordenador do componente curricular, pelos encargos que lhe
forem conferidos;
V - controlar
a freqüência do(s) aluno(s) sob sua orientação.
Art.
Parágrafo único. A
apresentação do trabalho final será de caráter público.
Art.
§ 1º Excepcionalmente,
a Banca Examinadora poderá ser composta por professores convidados,
pertencentes ou não ao corpo docente da UEM, conforme a natureza e a
especificidade do trabalho, indicados pela coordenação do componente
curricular. No caso de o convite gerar custos, a proposta deverá ser submetida
ao DGE para aprovação.
§
2º Caberá
ao professor orientador a presidência da Banca Examinadora.
Art. 16. Para a avaliação do trabalho final, a Banca Examinadora
considerará tanto a apresentação escrita como também a exposição em defesa
pública, conforme normas vigentes.
Art. 17. Na
data, horário e local estabelecidos, o aluno deverá apresentar seu trabalho
final em sessão pública com duração de no mínimo 30 minutos e, no máximo, 40
minutos e, após, atender aos questionamentos eventualmente apresentados.
Parágrafo
único. Encerrada a sessão, a Banca Examinadora reunir-se-á para
decidir sobre a avaliação do trabalho final, ocasião em que será lavrada ata, a
qual será encaminhada à coordenação para as providências cabíveis.
Art. 18. No
decorrer do período letivo os alunos do componente curricular TCC:
I -
desenvolver suas atividades, de acordo com o seu plano de trabalho;
II - cumprir os
compromissos semanais estabelecidos pelo professor orientador, dando o devido
andamento ao trabalho e apresentando os resultados obtidos;
III - comunicar
ao respectivo coordenador os problemas que venham a ocorrer;
IV - apresentar
relatórios e documentação, conforme estabelecido pelas normas complementares.
Art. 19. No
prazo estabelecido, o aluno deverá entregar ao professor coordenador do
componente curricular a documentação correspondente ao seu trabalho final.
Parágrafo único. A
não entrega do trabalho nos prazos estabelecidos em edital, implicará em nota
zero para a atividade em questão, conforme Artigo11 da Resolução n° 058/94-CEP,
ressalvados os casos previstos no citado regulamento.
Art. 20. Para efeito de cômputo de encargos didáticos semanais, serão
consideradas as seguintes cargas horárias:
I - coordenador do componente curricular TCC: uma hora semanal;
II - orientador de aluno do componente curricular
TCC: uma hora semanal por aluno.
Art. 21. Os
casos omissos serão resolvidos pelo DGE, ouvido o professor coordenador do
componente curricular e o coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em
Geografia.