R E S O L U Ç Ã O No 169/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de
costume, nesta Reitoria, no dia 6/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
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Aprova
alterações no projeto pedagógico do curso de graduação em Pedagogia. |
Considerando o contido das fls. 357 a 364, 537 a 539 do processo n° 1.697/1991 - volumes 2;
considerando o disposto nas Resoluções nos
176/91-CEP e 079/2004-CEP;
considerando o Parecer no 109/2005 da Câmara de
Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da
Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E
REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Ficam aprovadas as alterações no projeto
pedagógico do curso de graduação em
Pedagogia, a vigorarem a partir do ano letivo de 2006, conforme segue:
I –
alteração na nomenclatura da habilitação em Orientação Educacional para habilitação em Gestão Educacional;
II – alteração na
nomenclatura das disciplinas, ementas, objetivos e departamentalização,
conforme segue:
a) ESTÁGIO SUPERVISIONADO para ATIVIDADES
PRÁTICAS APLICADAS ÀS ESCOLAS: GESTÃO DO PROCESSO EDUCATIVO
Carga Horária: 136 h/a
Ementa: Pesquisa
em instituição de ensino, atividades práticas em espaço escolar, planejamento,
execução e avaliação de propostas de ação em gestão e coordenação do trabalho pedagógico.
Objetivos: Desenvolver
trabalho de pesquisa sobre a atuação do pedagogo-gestor, o desenvolvimento e a
avaliação de projetos de intervenção na realidade escolar.
Departamentalização:
Departamento de Fundamentos da Educação
b) TÓPICOS
ESPECIAIS para POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL
Carga Horária: 136 h/a
Ementa: Fundamentos
teóricos do planejamento e da gestão educacional no Brasil a partir do estudo
das políticas nacionais vigentes.
.../
/... Res.
169/2005-CEP |
fl. 02 |
Objetivos: Proporcionar
base teórica para que o aluno aprenda os fundamentos e análise criticamente a
política educacional brasileira vigente focalizando o planejamento e a gestão
educacional em consonância com o respectivo contexto histórico.
Departamentalização:
Departamento de Fundamentos da Educação
c) PRINCÍPIOS
E MÉTODOS para GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Carga Horária: 136h/a
Ementa: Planejamento
institucional, gestão escolar, avaliação e organização do trabalho pedagógico
na educação básica.
Objetivos: Analisar
os fundamentos e formas de planejamento na educação escolar, da organização e
da coordenação do trabalho pedagógico.
Departamentalização:
Departamento de Fundamentos da Educação
d) POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO II para POLÍTICAS PÚBLICAS E
GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Carga Horária: 136 h/a
Ementa: Políticas
e gestão dos processos educativos.
Objetivos: Explorar
as políticas públicas, a gestão e a diversidade como processo educativo.
Departamentalização:
Departamento de Teoria e Prática da Educação
III – extinção
das disciplinas:
a) Medidas Educacionais;
b) Orientação Vocacional.
IV – Criação
da disciplina:
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
PÚBLICA
Carga Horária: 68 h/a
Ementa: Fundamentos
teóricos, formas de gestão escolar e organização da escola pública brasileira.
Objetivos: Analisar
os conceitos, modelos de gestão da escola e de organização do trabalho escolar.
Departamentalização:
Departamento de Fundamentos da Educação
Art. 2º Esta Resolução entra
em vigor na data de sua publicação, revogadas as demais disposições em
contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 26 de outubro de 2005.
Angelo
Aparecido Priori
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 13/12/2005.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |