R E S O L U Ç Ã O Nº
170/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 16/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova novo
projeto pedagógico do curso de graduação em Pedagogia - habilitação:
Licenciatura. |
Considerando o contido das fls.
considerando o disposto nas Resoluções nos
176/91-CEP, 079/95-CEP, 059/97-CEP, 006/98-CEP, 167/99-CEP, 157/2000-CEP,
067/2004-CEP, 079/2004-CEP, 097/2004-CEP, 118/2004-CEP, 007/2005-CEP,
027/2005-CEP, 090/2005-CEP e 119/2005-CEP;
considerando o disposto na Lei Federal nº 9.394/96;
considerando o disposto no Parecer nº 009/2001-CNE;
considerando o disposto nas Resoluções nos
01/2002-CNE/CP e 02/2002-CNE/CP;
considerando o Parecer no 110/2005 da Câmara de
Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da
Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E
REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Fica aprovado o novo projeto pedagógico do curso de graduação em Pedagogia -
habilitação: Licenciatura, conforme Anexo I, os regulamentos do Estágio
Curricular Supervisionado e do Trabalho de Conclusão do Curso, conforme Anexos
II e III, que são partes integrantes desta Resolução.
Parágrafo
único. O novo projeto
pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua
publicação, revogadas as demais disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 26 de outubro de 2005.
Angelo
Aparecido Priori
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 23/12/2005.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
/...
Res. 170/2005-CEP. |
fl. 02 |
ANEXO I
ESTRUTURA
CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR
|
CARGA
HORÁRIA |
|||||||
SEMANAL |
ANUAL |
1º
SEM |
2º
SEM |
SEMI-PRESEN-CIAL |
||||||
TEÓR. |
*TEÓR./
PRÁT. |
PRÁT. |
TOTAL |
|||||||
1ª |
DFE |
Filosofia da Educação na Antiguidade
|
68 |
- |
- |
68 |
- |
X |
- |
- |
1ª |
DFE |
História
da Educação e da Pedagogia |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
1ª |
DFE |
Metodologia
da Pesquisa em Educação |
- |
34 |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
1ª |
DTP |
Políticas
Públicas e Gestão Educacional: Identidade do Pedagogo |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
1ª |
DTP |
Psicologia da Educação e Identidade do Pedagogo
|
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
1ª |
DTP |
Psicologia
da Educação: Aspectos Neuropsicológicos e Afetivos |
68 |
- |
- |
68 |
- |
X |
- |
- |
1ª |
DTP |
Currículo
Como Espaço de Construção de Identidades |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
1ª |
DTP |
Linguagens,
Identidade e Formação de Professores |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
1ª |
DFE |
Filosofia
da Educação Medieval |
68 |
- |
- |
68 |
- |
- |
X |
- |
1ª |
DFE |
História
das Instituições Educacionais |
34 |
- |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
1ª |
DTP |
Políticas
Públicas e Gestão Educacional: Processos Escolares e não Escolares |
34 |
- |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
1ª |
DTP |
Psicologia
da Educação: Abordagem Histórico-Cultural |
68 |
- |
- |
68 |
- |
- |
X |
- |
1ª |
DTP |
Psicologia
da Educação: Epistemologia Genética |
34 |
- |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
1ª |
DTP |
Formação
Docente: Prática de Ensino de Arte na Escola |
34 |
- |
34 |
68 |
- |
- |
X |
- |
1ª |
DTP |
Didática: Trabalho Docente e Saberes Escolares
|
34 |
- |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
.../
/...
Res. 170/2005-CEP. |
fl. 03 |
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||||
SSEMANAL |
ANUAL |
1º SEM. |
2º SEM. |
SEMI-PRESENCIAL |
||||||
TEÓR. |
*TEÓR./
PRÁT. |
PRÁT. |
TOTAL |
|||||||
2ª |
DFE |
Filosofia
da Educação na Modernidade |
68 |
- |
- |
68 |
- |
X |
- |
- |
2ª |
DFE |
História
da Educação do Brasil: Colônia |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
2ª |
DFE |
Iniciação
à Ciência e à Pesquisa |
- |
34 |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
2ª |
DFE |
Política,
Planejamento e Gestão Educacional no Brasil |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
2ª |
DTP |
Concepções,
Paradigmas e Limites das Teorias Curriculares |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
2ª |
DTP |
Psicologia
da Educação: Abordagens Comportamental e Humanista |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
2ª |
DGE |
Metodologia
do Ensino de Geografia – 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental I |
20 |
- |
14 |
34 |
- |
X |
- |
- |
2ª |
DLE |
Metodologia
do Ensino de Língua Portuguesa – 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental I |
20 |
- |
14 |
34 |
- |
X |
- |
- |
2ª |
DTP |
Formação e Ação Docente: Prática do Ensino e Identidade
Profissional
|
- |
34 |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
2ª |
DFE/DTP |
Introdução
à Educação e a Comunicação |
51 |
- |
17 |
68 |
- |
- |
- |
X |
2ª |
DFE |
Filosofia
da Educação Contemporânea |
68 |
- |
- |
68 |
- |
- |
X |
- |
2ª |
DFE |
História
da Educação do Brasil: Império |
34 |
- |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
2ª |
DFE |
Métodos Científicos e Educação |
- |
34 |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
2ª |
DTP |
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino em Educação
Infantil |
- |
68 |
- |
68 |
- |
- |
X |
- |
2ª |
DTP |
Teorias Pedagógicas e Didática |
34 |
- |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
2ª |
DTP |
Literatura Infantil na Escola |
20 |
- |
14 |
34 |
- |
- |
X |
- |
2ª |
DGE |
Metodologia do Ensino de Geografia – 1ª a 4ª Séries do
Ensino Fundamental II |
20 |
- |
14 |
34 |
- |
- |
X |
- |
2ª |
DLE |
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – 1ª a 4ª
Séries do Ensino Fundamental II |
20 |
- |
14 |
34 |
- |
- |
X |
- |
2ª |
DTP |
Psicologia da Educação: Temáticas da Vida Contemporânea |
24 |
- |
10 |
34 |
- |
- |
- |
X |
2ª |
DTP |
Políticas, Gestão e Diversidade |
24 |
- |
10 |
34 |
- |
- |
- |
X |
2a |
DTP |
Estágio Curricular Supervisionado de Identidade |
- |
- |
68 |
68 |
- |
X |
- |
- |
2a |
DTP |
Estágio Curricular Supervisionado de Educação Infantil |
- |
- |
68 |
68 |
- |
- |
X |
- |
.../
/...
Res. 170/2005-CEP. |
Fl. 04 |
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
||||||||
SEMANAL |
|
|
|
|
|||||||
TEÓR. |
*TEÓR./ PRÁT. |
PRÁT. |
TOTAL |
ANUAL |
1º SEM. |
2º SEM. |
SEMI-PRESENCIAL |
||||
3ª |
DFE |
História da Educação do Brasil: República |
68 |
- |
- |
68 |
- |
X |
- |
- |
|
3ª |
DFE |
História
da Educação Pública |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
|
3ª |
DTP |
Políticas Públicas e Gestão da Educação Brasileira |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
|
3ª |
DFE |
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação |
- |
34 |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
|
3ª |
DFE |
O Pedagogo na Educação Básica |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
|
3ª |
DTP |
Problemas Escolares e Dificuldades Específicas de
Aprendizagem: Contextualização Histórica |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
|
3ª |
DTP |
Alfabetização: Histórico, Políticas e Função Social |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
|
3ª |
DBI |
Metodologia do Ensino de Ciências 1ª a 4ª Séries do
Ensino Fundamental I |
17 |
- |
17 |
34 |
- |
X |
- |
- |
|
3ª |
DFE |
Práticas de Gestão: Planejamento e Avaliação Escolar |
- |
34 |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
|
3ª |
DTP/DFE |
Educação, Mídia e Arte |
51 |
- |
17 |
68 |
- |
- |
- |
X |
|
3ª |
DFE |
Fundamentos Filosóficos da Educação Infantil |
- |
34 |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
|
3ª |
DFE |
Metodologia de Planejamento de Projetos de Pesquisa em
Educação |
- |
34 |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
|
3ª |
DMA |
Metodologia do Ensino de Matemática – 1ª a 4ª Séries do
Ensino Fundamental I |
51 |
- |
17 |
68 |
- |
- |
X |
- |
|
3ª |
DTP |
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino das Séries
Iniciais do Ensino Fundamental I |
20 |
14 |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
|
3ª |
DTP |
Problemas Escolares e Dificuldades Específicas de
Aprendizagem: Leitura, Escrita, Matemática e Ciências |
34 |
- |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
|
3ª |
DTP |
Alfabetização, Letramento e Escolarização |
40 |
- |
28 |
68 |
- |
- |
X |
- |
|
3ª |
DTP |
Formação Docente: Prática do Ensino de História nas
Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
- |
34 |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
|
3ª |
DBI |
Metodologia do Ensino de Ciências 1ª a 4ª Séries do
Ensino Fundamental II |
17 |
- |
17 |
34 |
- |
- |
X |
- |
|
3a |
DFE |
Estágio Curricular Supervisionado de Gestão I |
- |
- |
68 |
68 |
- |
X |
- |
- |
|
3a |
DTP |
Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Fundamental
I |
- |
- |
34 |
34 |
- |
- |
X |
- |
|
.../
/...
Res. 170/2005-CEP. |
fl. 05 |
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||||
SEMANAL |
|
|
|
|
||||||
TEÓR. |
*TEÓR./ PRÁT. |
PRÁT. |
TOTAL |
ANUAL |
1º SEM. |
2º SEM. |
SEMI-PRESENCIAL |
|||
4ª |
DFE |
Sociologia da Educação e Transformação Social |
34 |
- |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
4ª |
DTP |
Políticas Públicas e Gestão Educacional: Docência e
Diversidade Cultural |
68 |
- |
- |
68 |
- |
X |
- |
- |
4ª |
DMA |
Metodologia do Ensino de Matemática – 1ª a 4ª Séries do
Ensino Fundamental II |
51 |
- |
17 |
68 |
- |
X |
- |
- |
4ª |
DTP |
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino das Séries
Iniciais do Ensino Fundamental II |
- |
68 |
- |
68 |
- |
X |
- |
- |
4ª |
DTP |
Projetos de Alfabetização e Letramento |
17 |
- |
17 |
34 |
- |
X |
- |
- |
4ª |
DTP |
Planejamento da Prática Docente |
20 |
- |
14 |
34 |
- |
X |
- |
- |
4ª |
DTP |
Metodologia e Prática do Ensino de História nas Séries
Iniciais do Ensino Fundamental |
- |
34 |
- |
34 |
- |
X |
- |
- |
4ª |
DTP |
Educação e Informática |
51 |
- |
17 |
68 |
- |
- |
- |
X |
4ª |
DFE |
Sociologia da Educação: Pensamento Clássico |
68 |
- |
- |
68 |
- |
- |
X |
- |
4ª |
DFE |
História da Infância no Brasil |
34 |
- |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
4ª |
DFE |
História do Pensamento Educacional |
34 |
- |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
4ª |
DFE |
Práticas de Gestão: Organização dos Trabalhos
Pedagógicos |
- |
34 |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
4ª |
DFE |
Organização da Gestão Escolar |
34 |
|
|
34 |
|
|
X |
|
4ª |
DTP |
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino Médio –
Modalidade Normal |
- |
68 |
- |
68 |
- |
- |
X |
- |
4ª |
DTP |
Projeto Político-pedagógico da Escola |
17 |
- |
17 |
34 |
- |
- |
X |
- |
4ª |
DTP |
Necessidades Educacionais Especiais |
34 |
- |
- |
34 |
- |
- |
X |
- |
4ª |
DFE |
Educação e Novas Tecnologias |
51 |
- |
17 |
68 |
- |
- |
- |
X |
4ª |
DFE |
O Pedagogo e a Orientação Profissional |
24 |
- |
10 |
34 |
- |
- |
- |
X |
4a |
DTP |
Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Fundamental
II |
- |
- |
68 |
68 |
- |
X |
- |
- |
4a |
DTP |
Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Médio –
Modalidade Normal |
- |
- |
68 |
68 |
- |
X |
- |
- |
4a |
DFE |
Estágio Curricular Supervisionado de Gestão II |
- |
- |
34 |
34 |
- |
- |
X |
- |
* Trata-se de disciplinas de conhecimentos aplicados à pesquisa e ao
Estágio Curricular Supervisionado
.../
/...
Res. 170/2005-CEP. |
fl. 06 |
1 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO BÁSICO |
1.768 |
2 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO ESPECÍFICO Metodologias de
ensino e pesquisa – 544 Práticas como
componente curricular - 408 Estágio Curricular
Supervisionado - 408 |
1.360 |
3 |
OUTROS (disciplinas
semi-presenciais) |
374 |
4 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
200 |
5 |
TOTAL DE CARGA
HORÁRIA DO CURRÍCULO |
3.702 |
|
INTEGRALIZAÇÃO
CURRICULAR
|
|
1 |
PRAZO MÍNIMO PARA
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
4 ANOS |
2 |
PRAZO MÁXIMO PARA
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
8 ANOS |
.../
/...
Res. 170/2005-CEP. |
fl. 07 |
EMENTAS, OBJETIVOS E
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
DISCIPLINAS
PRESENCIAIS
FILOSOFIA DA
EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE.
Ementa: O pensamento filosófico sobre o
ser humano, a natureza, a sociedade e a educação produzida na sociedade grega
clássica.
Objetivo(s):Apresentar as concepções teórico/filosóficas produzidas na
Grécia Antiga; Mostrar as principais concepções educacionais gregas como
desdobramentos do pensamento filosófico; Identificar as mudanças na filosofia e
na educação ocorridas no decorrer da história grega antiga.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Ementa: Conceito de
educação e de pedagogia. A Pedagogia como Ciência da Educação,
o seu objeto, suas fontes e a sua proposta metodológica.
Objetivo(s): Conhecer a origem e a história da pedagogia,
fundamentando-se na concepção clássica e no desenvolvimento da história da
educação; apresentar os conceitos históricos de educação e de pedagogia;
identificar historicamente o nascimento da Pedagogia, como ciência, no século
XIX; proporcionar reflexões sobre o objeto, sobre as fontes e sobre o método da
Pedagogia.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
FILOSOFIA DA
EDUCAÇÃO MEDIEVAL
Ementa: A filosofia medieval e a sua contribuição no processo
educativo.
Objetivo(s): Desenvolver
estudos sobre o nascimento do pensamento cristão e a Patrística; verificar a
influência dos mosteiros na filosofia e na educação da Idade Média;
possibilitar a compreensão da filosofia no processo de construção da educação
feudal; analisar a escolástica no âmbito das universidades medievais.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
Ementa: Instituições educacionais no Ocidente. A configuração de
seus espaços, temporalidade, saberes e sua relação com os processos sociais.
Objetivo(s): Caracterizar a historicidade das instituições pedagógicas,
particularmente, entre os séculos XII e XVII; analisar o desenvolvimento
escolar na Idade Média: das escolas elementares cristãs às universidades medievais;
discutir a configuração das escolas humanistas e da Reforma.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
.../
/...
Res. 170/2005-CEP. |
fl. 08 |
FILOSOFIA DA
EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE
Ementa: Os clássicos da filosofia e os desdobramentos de seu
pensamento na educação.
Objetivo(s): Familiarizar os alunos com temas, com conceitos e com
teorias da filosofia referentes ao conhecimento e à educação; reconhecer no
pensamento dos filósofos dos períodos estudados as disputas teóricas pelo
encaminhamento da prática social e da prática educacional; analisar textos
clássicos da filosofia e da educação.
Departamentalização: Departamento
de Fundamentos da Educação
HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO DO BRASIL: COLÔNIA
Ementa: O processo de colonização do Brasil e as diferentes formas
de transmissão do conhecimento e da cultura.
Objetivo(s): Promover estudos sobre o desenvolvimento da sociedade, da
construção da cultura, do papel da Igreja e da educação no Brasil colonial;
analisar a ação jesuítica, no Brasil, até a Reforma Pombalina da educação;
viabilizar conhecimentos sobre o Iluminismo português e sobre as reformas
pombalinas.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
FILOSOFIA DA
EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Ementa: Os filósofos contemporâneos e os postulados de seu
pensamento na formulação das teorias educacionais.
Objetivo(s): Identificar as diferentes correntes filosóficas dos séculos
XIX e XX e suas concepções acerca da educação; levar à compreensão das mudanças
sociais e educacionais dos séculos XIX e XX; oferecer subsídios para a
compreensão da educação na atualidade.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO DO BRASIL: IMPÉRIO
Ementa: Instituição do Estado Nacional Brasileiro e a educação.
Objetivo(s): Subsidiar o debate educacional e as ações para a organização
do ensino no Império; identificar as manifestações educacionais e culturais no
processo de modernização da sociedade brasileira; promover estudos sobre a
instrução pública, sobre o ensino secundário e sobre o ensino superior;
estabelecer relações entre a circulação da cultura (intelectuais, imprensa,
instituições e atividades de formação) e os ideais civilizatórios das elites
ilustradas, durante o período imperial.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
História da Educação do brasil: república
Ementa: Instituições e movimentos educacionais no Brasil República.
Objetivo(s): Explicitar as condições históricas que determinaram a
organização da escola pública brasileira e as diferentes formas assumidas no
período republicano; analisar a relação entre a modernização da sociedade
brasileira e a educação; reconstituir a história da escola primária, secundária
e superior, no Brasil; discutir a educação republicana e as inter-relações
escola-cultura-sociedade.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
.../
/...
Res. 170/2005-CEP. |
fl. 09 |
HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO PÚBLICA
Ementa: Educação pública nos séculos XVIII e XIX.
Objetivo(s): Possibilitar conhecimentos sobre o processo histórico da
produção da educação pública dos séculos XVIII ao XIX; analisar a criação e a
consolidação da escola pública; discutir a função social da educação pública:
formação para o trabalho e para a cidadania.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
FUNDAMENTOS
FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ementa: Concepções e conceitos de infância na Idade Moderna e
Contemporânea.
Objetivo(s): Buscar a origem do conceito de infância como uma categoria
social; analisar a concepção e o conceito de infância de autores que se
destacaram no campo da história e da filosofia nas épocas moderna e
contemporânea.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
Sociologia DA Educação e Transformação Social
Ementa: Relação entre a Sociologia da Educação e as transformações
ocorridas na organização da sociedade.
Objetivo(s): Analisar as implicações decorrentes dos avanços tecnológicos
no âmbito do processo de trabalho em relação à educação na contemporaneidade;
propiciar estudos sobre as propostas educacionais a partir do século XX em
relação com o desenvolvimento do capitalismo e as conseqüentes transformações
sociais.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
Sociologia Da Educação: PENSAMENTO CLÁSSICO
Ementa: O fenômeno educacional nas teorias sociológicas clássicas e
as tendências da atualidade.
Objetivo(s): Reconhecer as teorias e as tendências sociológicas
clássicas, discriminado a concepção de educação de cada uma pelas suas
diferenças e semelhanças; analisar as tendências sociológicas presentes na
concepção de educação dos manuais pedagógicos e nas diretrizes curriculares em
vigor.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
HISTÓRIA DO
PENSAMENTO EDUCACIONAL
Ementa: Pensamento educacional produzido entre os séculos XIX e XX
e a organização da escola pública.
Objetivo(s): Discutir sobre as questões que influenciaram o pensamento
educacional contemporâneo por meio da leitura de autores clássicos da educação;
aprofundar o estudo de variadas correntes pedagógicas que contribuíram para a
formação dos sistemas nacionais de ensino no mundo ocidental; enfocar as
tendências teóricas da educação na contemporaneidade.
Departamentalização: Departamentalização de Fundamentos da Educação
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 10 |
HISTÓRIA DA
INFÂNCIA NO BRASIL
Ementa: História da infância e da Educação Infantil no Brasil.
Objetivo(s): Propiciar conhecimentos sobre a história da Infância no Brasil; analisar os
aspectos históricos, políticos e legais da Educação Infantil no Brasil.
Departamentalização: Departamentalização de Fundamentos da Educação
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA – 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ementa: Princípios teórico-metodológicos que orientam a ação
docente no ensino de língua portuguesa e sua objetivação no desenvolvimento de
práticas de leituras e produção textual.
Objetivo(s): Oportunizar por meio de embasamento teórico-prático o
processo ensino-aprendizagem da língua portuguesa em classes de 1ª a 4 ª séries
do ensino fundamental, de maneira coerente com as situações que a comunicação
lingüística exige.
Departamentalização: Departamento de Letras
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA – 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Ementa: Princípios teórico-metodológicos que orientam a ação docente
no ensino de língua portuguesa e sua objetivação no desenvolvimento de práticas
de leituras e produção textual.
Objetivo(s): Oportunizar por meio de embasamento teórico-prático o
processo ensino-aprendizagem da língua portuguesa em classes de 1ª a 4 ª séries
do ensino fundamental, de maneira coerente com as situações que a comunicação
lingüística exige.
Departamentalização: Departamento de Letras
METODOLOGIA DO ENSINO DE
MATEMÁTICA – 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ementa: Desenvolvimento do conteúdo e Metodologia de
Matemática da 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, considerando as diferentes
etapas do desenvolvimento mental da criança.
Objetivo(s): Preparar o futuro professor para organizar o ensino de Matemática,
levando em consideração as diferentes etapas do desenvolvimento mental da
criança; abordar teórica e experimentalmente a psicogênese das noções lógicas
especiais e algébricas na criança; vincular a Matemática com os problemas
relacionados ao cotidiano da criança; confeccionar material didático adequado
aos conteúdos matemáticos a serem desenvolvidos nesse nível de ensino.
Departamentalização: Departamento de Matemática
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 11 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE
MATEMÁTICA – 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Ementa: Desenvolvimento do conteúdo e metodologia de
Matemática da 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, considerando as diferentes
etapas do desenvolvimento mental da criança.
Objetivo(s): Preparar o futuro professor para organizar o ensino de
Matemática, levando em consideração as diferentes etapas do desenvolvimento
mental da criança; abordar teórica e experimentalmente a psicogênese das noções
lógicas especiais e algébricas na criança; vincular a Matemática com os problemas
relacionados ao cotidiano da criança; confeccionar material didático adequado
aos conteúdos matemáticos a serem desenvolvidos nesse nível de ensino.
Departamentalização: Departamento de Matemática
METODOLOGIA DO ENSINO DE
GEOGRAFIA: 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ementa: A relação teórico-metodológica no processo
ensino/aprendizagem em Geografia nos ciclos iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivo(s): Analisar e desenvolver competências para organizar e
elaborar procedimentos didáticos aplicáveis ao ensino-aprendizagem de
geografia; entender objetivo e objeto para se ensinar Geografia no ensino
fundamental
Departamentalização: Departamento de Geografia
METODOLOGIA DO ENSINO DE
GEOGRAFIA: 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Ementa: A relação teórico-metodológica no processo
ensino/aprendizagem em Geografia nos ciclos iniciais do ensino fundamental.
Objetivo(s): Analisar e desenvolver competências para organizar e
elaborar procedimentos didáticos aplicáveis ao ensino-aprendizagem de geografia;
entender objetivo e objeto para se ensinar Geografia no ensino fundamental
Departamentalização: Departamento de Geografia
METODOLOGIA DO ENSINO DE
CIÊNCIAS: 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ementa: Integração do conteúdo e metodologia do ensino de Ciências
para as séries iniciais do Ensino Fundamental, instrumentando professores para
um ensino de Ciências em que se reconheça a interdependência entre Ciência e
Tecnologia, inseridas na prática social.
Objetivo(s): Selecionar os conteúdos de Ciências que devem ser abordados
em cada série; analisar e refletir sobre os fundamentos teórico-metologógicos
para o ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental; discutir a
instrumentação para o ensino de Ciências; elaborar planejamentos para o ensino
de Ciências.
Departamentalização: Departamento de Biologia
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 12 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE
CIÊNCIAS: 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Ementa: Integração do conteúdo e metodologia do ensino de Ciências
para as séries iniciais do Ensino Fundamental, instrumentando professores para
um ensino de Ciências em que se reconheça a interdependência entre Ciência e
Tecnologia, inseridas na prática social.
Objetivo(s): Selecionar os conteúdos de Ciências que devem ser abordados
em cada série; analisar e refletir sobre os fundamentos teórico-metologógicos
para o ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental; discutir a
instrumentação para o ensino de Ciências; elaborar planejamentos para o ensino
de Ciências.
Departamentalização: Departamento de Biologia
FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DO
ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ementa: Concepções teórico-metodológicas no ensino de História nas
séries iniciais do ensino fundamental.
Objetivo(s): Analisar as diferentes concepções teórico-metodológicas no
ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental; possibilitar a
reflexão sobre as proposições de conteúdos de História nos livros didáticos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO
DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ementa: Subsídios metodológicos para elaboração de planejamentos
para o ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental.
Objetivo(s): Analisar propostas de organização de conteúdos programáticos
em diferentes diretrizes curriculares para o ensino de História nas séries
iniciais do ensino fundamental; subsidiar metodologicamente a elaboração de
planejamentos para o ensino de História nas séries iniciais do ensino
fundamental.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
METODOLOGIA DA
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Ementa: Documentação,
análise e produção de textos.
Objetivo(s): Apresentar e analisar textos jornalísticos, literários e
científicos; analisar coerência e coesão dos textos; subsidiar a elaboração de
textos de acordo com as normas da ABNT.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
MÉTODOS E
TÉCNICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Ementa: Métodos e técnicas da pesquisa aplicada à educação. a ética
na pesquisa e a produção do conhecimento. elaboração de pré-projeto de
pesquisa.
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 13 |
Objetivo(s): Apresentar os conceitos de metodologia
e método; pontuar os paradigmas
quantitativos e qualitativos na pesquisa educacional; orientar o
planejamento das pesquisas qualitativas (quadro teórico, observação,
entrevistas, documentos, análise de dados, confiabilidade, credibilidade e
confirmabilidade); analisar os diferentes tipos da pesquisa em educação:
etnográfica, análise de discurso, pesquisa participante, estudo de caso entre
outros; subsidiar a elaboração de pré-projeto de pesquisa (plano de pesquisa).
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO DE
PROJETOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Ementa: Etapas metodológicas para a elaboração de projeto de
pesquisa. Redação e apresentação do projeto.
Objetivo(s): Apresentar as regras e
as normas para a elaboração de projeto de pesquisa: escolha do tema,
fontes e pesquisa bibliográfica, plano de trabalho, redação e apresentação do
projeto; caracterizar as diferentes formas de comunicação científica; abordar
os estilos de revisão bibliográfica na orientação da escrita científica.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
INICIAÇÃO À
CIÊNCIA E À PESQUISA
Ementa: O campo científico e sua normatividade; bases para a
educação científica. Pesquisa e educação.
Objetivo(s): Apresentar os conceitos de pesquisa, campo científico e sua
aplicação na educação; possibilitar formação científica para o desenvolvimento
da educação diante dos desafios do novo milênio.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
MÉTODOS
CIENTÍFICOS E EDUCAÇÃO
Ementa: Métodos científicos aplicados nas ciências da educação.
Objetivo(s): Apresentar as bases metodológicas na produção de
conhecimento científico; caracterizar os diferentes métodos científicos.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
PRÁTICAS DE
GESTÃO: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR
Ementa: Inserção do pedagogo nos processos de gestão da
escola e o trabalho pedagógico frente aos processos avaliativos institucionais
e do rendimento escolar.
Objetivo(s): Estimular o comprometimento do pedagogo na construção do
projeto político-pedagógico da instituição; apresentar as perspectivas de
compreensão dos processos avaliativos escolares; apresentar os fundamentos e
processos de avaliação institucional e educacional; orientar a elaboração do
pré-projeto de pesquisa para o estágio de gestão.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 14 |
POLÍTICA,
PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL.
Ementa: Fundamentos teóricos do planejamento e da gestão
educacional no Brasil.
Objetivo(s): Proporcionar uma base teórica para análise crítica da
política educacional brasileira; enfocar o planejamento e a gestão educacional
em consonância com o contexto histórico.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
O PEDAGOGO NA
EDUCAÇÃO BÁSICA.
Ementa: Ação do pedagogo na Educação Básica brasileira
Objetivo(s): Mapear a atuação do Pedagogo como gestor na Educação Básica;
enfocar o trabalho coletivo na escola.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
ORGANIZAÇÃO DA
GESTÃO ESCOLAR
Ementa: Organização do trabalho escolar com ênfase na gestão,
planejamento e avaliação dos processos educativos escolares.
Objetivo(s): Analisar a organização do trabalho escolar em seus aspectos
pedagógicos, políticos e organizativos.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
PRÁTICAS DE
GESTÃO: ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS
Ementa: A prática do pedagogo como organizador dos trabalhos na
escola.
Objetivo(s): Analisar o referencial teórico-metodológico para a formação
e para a atuação do pedagogo como gestor da escola; discutir possibilidades de
intervenção do pedagogo no processo de organização do trabalho escolar
(avaliação e gestão);
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO
EDUCACIONAL: IDENTIDADE DO PEDAGOGO
Ementa: Políticas educacionais na atualidade
Objetivo(s): Analisar as Políticas Educacionais, relacionando-as à
formação dos profissionais da educação.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO
EDUCACIONAL: PROCESSOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
Ementa: Formação do pedagogo, mercado de trabalho e gestão das
políticas públicas nos processos escolares e não escolares.
Objetivo(s): Ampliar o conhecimento sobre políticas públicas educacionais
internacionais e nacionais; identificar o campo de atuação do pedagogo.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
POLÍTICAS
PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Ementa: Ação do pedagogo na organização e funcionamento dos espaços
educativos e as políticas da educação brasileira.
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 15 |
Objetivo(s): Investigar o trabalho pedagógico nas instituições de ensino
e nos espaços educativos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO
EDUCACIONAL: DOCÊNCIA E DIVERSIDADE CULTURAL
Ementa: Políticas públicas e gestão da educação: docência e
pesquisa na diversidade cultural
Objetivo(s): Desenvolver estudos sobre políticas e gestão públicas que
explicitem a diversidade cultural, administrativa e pedagógica nos diferentes
espaços educativos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
LITERATURA
INFANTIL NA ESCOLA
Ementa: Princípios históricos e teórico-metodológicos da literatura
infantil para mediação da leitura prazer na escola.
Objetivo(s): Apresentar a dimensão histórica das funções da literatura
infantil; pontuar a função formadora da literatura infantil; considerar estudos
teórico-metodológicos que estabelecem relação lúdica e prazerosa da criança com
a obra literária para intensificar a comunicação entre texto e leitor;
subsidiar a elaboração e a execução de projetos pedagógicos que possibilitem
interação da criança com a obra literária.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
CURRICULO COMO
ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Ementa: Construção da identidade dos indivíduos por meio do projeto
seletivo do currículo.
Objetivo(s): Subsidiar estudos para a compreensão da complexidade das
relações entre saber e poder que perpassa a instituição escolar; analisar a
função social e cultural do currículo e das disciplinas escolares.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
LINGUAGENS,
IDENTIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ementa: Conceitualização do fenômeno de linguagem instituído de
linguagem, linguagens e leitura de diferentes tipos de texto.
Objetivo(s): Caracterizar a leitura como ato de produção de sentido que
requer o estudo do texto como objeto de comunicação e de significação; examinar
os procedimentos que estruturam os diversos tipos de texto enquanto objeto de
comunicação entre enunciador-enunciado-enunciatário; destacar o texto entre os
objetos culturais, identificando os fatores contextuais, sociais e históricos
que interferem na produção do sentido.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 16 |
FORMAÇÃO
DOCENTE: PRÁTICA DE ENSINO DE ARTE NA ESCOLA
Ementa: Organização de práticas escolares artísticas e estéticas
junto a crianças da educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivo(s): Sistematizar projetos docentes de educação escolar em artes
visuais, teatro e música junto a crianças da educação infantil e séries
iniciais do Ensino Fundamental.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
CONCEPÇÕES,
PARADIGMAS E LIMITES DAS TEORIAS CURRICULARES.
Ementa: Natureza histórica, social, política e cultural das teorias
e modelos curriculares.
Objetivo(s): Analisar criticamente a história do currículo, bem como os
limites e as possibilidades dos modelos curriculares; contextualizar e discutir
as diferentes concepções e paradigmas curriculares.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
TEORIAS
PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA
Ementa: Teorias pedagógicas nos diferentes momentos históricos.
Objetivo(s): Subsidiar conhecimento da origem das teorias pedagógicas e
respectivas práticas escolares; analisar o pensamento didático-pedagógico na
escola atual.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
ALFABETIZAÇÃO:
HISTÓRICO, POLÍTICAS E FUNÇÃO SOCIAL
Ementa: Constituição histórica da alfabetização no Brasil.
Objetivo(s): Subsidiar a compreensão sobre a constituição da história da
alfabetização no Brasil; analisar as políticas públicas para a alfabetização;
suscitar reflexão sobre a função social da alfabetização.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
ALFABETIZAÇÃO,
LETRAMENTO E ESCOLARIZAÇÃO
Ementa: Concepções de linguagem escrita e respectivas propostas de
alfabetização e letramento.
Objetivo(s): Analisar as diferentes concepções de linguagem escrita;
subsidiar a compreensão de conceitos de alfabetização e letramento nas
propostas pedagógicas; possibilitar análise de práticas de alfabetização e
letramento na escola.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DIDÁTICA:
TRABALHO DOCENTE E SABERES ESCOLARES
Ementa: Produção histórica do trabalho docente e da organização dos
saberes escolares.
Objetivo(s): Analisar historicamente o trabalho docente na organização
dos saberes escolares; subsidiar a análise e a reflexão sobre a produção e
utilização dos manuais e livros didáticos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 17 |
PROJETOS DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Ementa: Subsídios teórico-práticos para análise e elaboração de
projetos de alfabetização.e letramento
Objetivo(s): Subsidiar metodologicamente a elaboração de projetos de alfabetização.e
letramento; analisar propostas pedagógicas para o ensino de leitura e escrita;
propor elaboração de projetos de alfabetização e letramento.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
PLANEJAMENTO DA
PRÁTICA DOCENTE
Ementa: Propostas de planejamento da prática docente para educação
infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
Objetivo(s): Subsidiar a elaboração de planejamento da prática docente na
educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental; analisar e elaborar
propostas de avaliação do processo de aprendizagem; promover reflexões sobre a
avaliação da prática docente.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
PROJETO
POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA
Ementa: Bases teóricas para avaliação e elaboração de projeto
político-pedagógico da escola de educação infantil e séries iniciais do ensino
fundamental.
Objetivo(s): Fundamentar o projeto político-pedagógico da escola nos
aspectos filosóficos, políticos e educacionais; subsidiar metodologicamente a
elaboração do projeto político-pedagógico; possibilitar análise e avaliação de
projetos político-pedagógicos; propor elaboração de projetos político
pedagógicos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
FORMAÇÃO E
AÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DO ENSINO E IDENTIDADE PROFISSIONAL
Ementa: Referenciais históricos, filosóficos e sociais da formação
humana e da identidade profissional do pedagogo
Objetivo(s): Analisar historicamente o processo de formação humana no
contexto da organização social do trabalho; subsidiar a formação da identidade
profissional e sua vinculação com o contexto histórico-social; propor reflexão
sobre a formação da identidade profissional do pedagogo na contemporaneidade.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
FORMAÇÃO E
AÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DE ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação
e a ação docente, no processo de alfabetização, nas séries iniciais do ensino
fundamental.
Objetivo(s): Analisar referenciais teórico-metodológicos que subsidiem a
ação docente no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino
fundamental; propor reflexão sobre a formação docente e sua relação com
práticas alfabetizadoras desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 18 |
FORMAÇÃO E
AÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DE ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação
e a ação docente nas séries iniciais do ensino fundamental.
Objetivo(s): Analisar referenciais teórico-metodológicos que subsidiem a
ação docente nas séries iniciais do ensino fundamental; propor reflexão sobre a
formação docente e sua relação com atividades práticas desenvolvidas no Estágio
Curricular Supervisionado.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
FORMAÇÃO E
AÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DE ENSINO
Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação
e a ação docente na Educação Infantil.
Objetivo(s): Analisar referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a
ação docente na Educação Infantil; subsidiar reflexão sobre formação docente e
sua relação com as atividades desenvolvidas no Estágio Curricular
Supervisionado; possibilitar a reflexão sobre prática vivenciada no Estágio
Curricular Supervisionado.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
FORMAÇÃO E
AÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DE ENSINO MÉDIO – MODALIDADE NORMAL
Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação
e a ação docente no Ensino Médio –
Modalidade Normal.
Objetivo(s): Analisar referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a
ação docente no Ensino Médio – Modalidade Normal; propor reflexão sobre
formação docente e sua relação com as atividades desenvolvidas no Estágio
Curricular Supervisionado; possibilitar a reflexão sobre prática vivenciada no
Estágio Curricular Supervisionado.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO E IDENTIDADE DO PEDAGOGO
Ementa: Contribuições da Psicologia da Educação na formação da
identidade do pedagogo.
Objetivo(s): Identificar as contribuições da Psicologia para o contexto
educacional; possibilitar a compreensão do processo de formação da consciência
humana; discutir o conceito de infância como historicamente construído;
contribuir para a formação da identidade do pedagogo.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS
NEUROPSICOLÓGICOS E AFETIVOS
Ementa: Desenvolvimento neuropsicológico e afetivo como saberes
necessários para a formação do pedagogo.
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 19 |
Objetivo(s): Avaliar as contribuições da neuropsicologia para a
aprendizagem escolar; possibilitar a compreensão do desenvolvimento afetivo
para a aprendizagem escolar; analisar as implicações do desenvolvimento
neuropsicológico e afetivo.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO: ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Ementa: Contribuições da abordagem Histórico-Cultural para a
compreensão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem e para a prática
pedagógica.
Objetivo(s): Analisar as contribuições da abordagem Histórico-Cultural
para a compreensão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem; discutir
as implicações dessa teoria na prática pedagógica.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
Ementa: Contribuições da Epistemologia Genética para a compreensão
do processo de desenvolvimento e de aprendizagem e para a prática pedagógica.
Objetivo(s): Analisar as contribuições da Epistemologia Genética para a
compreensão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem; discutir as
implicações dessa teoria na prática pedagógica.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS
COMPORTAMENTAL E HUMANISTA
Ementa: Contribuições das abordagens Comportamental e Humanista
para a compreensão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem e para a
prática pedagógica.
Objetivo(s): Analisar as contribuições da abordagem Comportamental para a
compreensão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem; analisar as
contribuições da abordagem Humanista para a compreensão do processo de
desenvolvimento e de aprendizagem; discutir as implicações dessas teorias na
prática pedagógica.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
PROBLEMAS ESCOLARES E
DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Ementa: Problemas escolares e dificuldades específicas de
aprendizagem.
Objetivo(s): Diferenciar problemas escolares e dificuldades específicas
de aprendizagem; propiciar o entendimento do percurso histórico dos estudos
sobre problemas na aprendizagem escolar; levar a compreensão de fatores que
interferem na aprendizagem escolar.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 20 |
PROBLEMAS ESCOLARES E
DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM: LEITURA, ESCRITA, matemática E CIÊNCIAS
Ementa: Problemas no processo de aquisição da leitura e escrita, da
aprendizagem matemática, da formação de conceitos científicos e encaminhamentos
pedagógicos.
Objetivo(s): Propiciar o conhecimento do processo de aquisição da leitura
e escrita, da aprendizagem matemática e da formação de conceitos científicos;
identificar problemas que podem intervir no processo de aquisição da leitura e
escrita, da aprendizagem matemática e da formação de conceitos científicos;
discutir estratégias e recursos para o encaminhamento pedagógico dos problemas
escolares e dificuldades de aprendizagem.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Ementa: Necessidades educacionais especiais e mediação na prática
pedagógica.
Objetivo(s): Possibilitar o conhecimento sobre a história do atendimento
de pessoas com necessidades educacionais especiais; identificar diferentes
necessidades educacionais especiais; subsidiar a compreensão da mediação como
um dos fatores para o desenvolvimento humano.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
INTRODUÇÃO À
EDUCAÇÃO E A COMUNICAÇÃO.
Ementa: Comunicação e os processos de produção de sentido
Objetivo(s): Apresentar a educação como processo cumunicacional; examinar
as diferentes formas de comunicação, suas linguagens e produção de sentido;
analisar textos midiáticos, artísticos e educacionais.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação e Departamento de
Teoria e Prática da Educação.
PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO: TEMÁTICAS DA VIDA CONTEMPORÂNEA
Ementa: Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes
na prática pedagógica.
Objetivo(s): Desenvolver estudos que possibilitem a compreensão e
superação de situações discriminatórias e estereótipos baseados em diferenças
étnicas, sociais, religiosas e sexuais.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
POLÍTICAS,
GESTÃO E DIVERSIDADE
Ementa: Diversidade nos processos educativos
Objetivo(s): Explorar as especificidades na diversidade dos processos
educativos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 21 |
EDUCAÇÃO,
MÍDIA E ARTE.
Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação
Objetivo(s): Identificar as relações entre linguagens na produção de
sentido em diferentes tipos de textos da mídia, arte, educação. analisar o
conteúdo e os valores presentes no texto sincrético (verbal e visual) de livros
didáticos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação e Departamento
de Fundamentos da Educação
EDUCAÇÃO E
INFORMÁTICA
Ementa: Fundamentação pedagógica do uso do computador na educação
Objetivo(s): Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso do
computador na educação; analisar o papel do professor no ambiente informatizado;
Estruturar metodologias para elaboração didática para uso do computador em sala
de aula
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
EDUCAÇÃO E
NOVAS TECNOLOGIAS
Ementa: O desenvolvimento histórico da tecnologias da informação e
comunicação (TICs). Possibilidades de aprendizagem medida pelas TICs no ensino
presencial e a distância.
Objetivo(s): Analisar o desenvolvimento histórico das tecnologias de
informação e comunicação; abordar as possibilidades de aprendizagem pelas tecnologias
no ensino presencial e a distância; refletir sobre o impacto social do uso das
novas tecnologias no processo de formação de professores; possibilitar o
conhecimento acerca de experiências nacionais e internacionais de cursos de
formação de professores na modalidade de educação a distância (EAD)
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
O PEDAGOGO E A
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Ementa: O processo de inserção dos indivíduos na população
economicamente ativa, seus mecanismos e determinantes decorrentes da realidade
social
Objetivo(s): Informar ao aluno da escola pública a respeito dos fatores
que atuam na escolha profissional, seus desafios e possibilidades.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 22 |
REGULAMENTO DO COMPONENTE ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Art. 1º O
Estágio Curricular Supervisionado é um componente curricular obrigatório, para
a graduação em Pedagogia.
Art 2º A
carga horária das atividades de estágio deve ser de no mínimo 400 horas
vivenciadas, preferencialmente, em escolas da rede pública.
Art. 3º São
finalidades do Estágio Curricular Supervisionado:
I - viabilizar aos estagiários a reflexão teórico-prática
para que se consolide a formação do pedagogo para atuar na educação básica;
II - oportunizar aos estagiários a aquisição de
conhecimentos necessários à atuação do pedagogo;
III - proporcionar aos estagiários experiências que os
preparem para o exercício da profissão;
IV - possibilitar aos estagiários a organização de
alternativas práticas frente à realidade vivenciada nas escolas;
V - oportunizar aos estagiários a vivência real junto à
Educação Básica, levando em consideração a diversidade de contextos em que se
apresenta a realidade sócio-cultural e física da escola e dos alunos.
Art. 4º A
responsabilidade pela organização do Estágio Curricular Supervisionado do Curso
de Pedagogia é dos departamentos:
Teoria e Prática da Educação (DTP) e Departamento de Fundamentos da Educação
(DFE), compartilhada com a Pró-reitoria de Ensino (PEN) e as unidades
educacionais concedentes.
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Res. 170/2005-CEP. |
fl. 23 |
Art. 5º Cabe ao DTP e ao DFE
a organização e regulamentação da carga horária do estágio, sob a orientação e
coordenação de docentes lotados nestes Departamentos, e que pertençam ao quadro
de docentes da área de prática de
ensino e da área de gestão (neste último quando se tratar de estágio específico
da área de gestão).
Art. 6º A coordenação do
Estágio Curricular Supervisionado é exercida por docente, lotado no DTP e DFE
da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que pertença às áreas de prática de
ensino e da área de gestão (neste último quando se tratar de estágio específico
da área de gestão).
Art. 7º A
orientação do Estágio Curricular Supervisionado é exercida por um docente do DTP e do DFE da
UEM com formação condizente e preferencialmente com experiência na área de
prática de ensino e gestão. O professor-orientador será o que ministra
concomitantemente a prática como componente curricular no semestre vigente;
Art. 8º A
realização do estágio ocorre mediante termo de compromisso celebrado entre a
unidade escolar concedente e a UEM, conforme Artigo 3º da Resolução nº
027/05-CEP.
Art. 9º O
Estágio Curricular Supervisionado deve ocorrer, da seguinte forma:
I - o contato com a administração e o serviço de coordenação
ou supervisão da unidade escolar ocorre por intermédio do coordenador
objetivando buscar as informações necessárias ao desenvolvimento das
atividades, tais como: o número de turmas e período de funcionamento ;
II
- a unidade escolar concedente do Estágio Curricular Supervisionado deve
designar um supervisor de estágio responsável pelo acompanhamento da execução
do plano de atividades do estagiário, juntamente com o professor orientador;
III - o Estágio Curricular Supervisionado como atividade
formativa necessariamente ligada a uma atividade ou trabalho de campo deve ser
executado prioritariamente em contato direto com as “unidades escolares do
sistema público de ensino” (Res. CNE/CP 2/2002);
IV - o Estágio Curricular Supervisionado está organizado da
seguinte forma:
Estágio
Curricular Supervisionado de Identidade
– com carga horária de 68 horas e deve ser orientado para atividades que
propiciem a iniciação do futuro pedagogo nos diversos aspectos do campo de sua
atuação.
Estagio
Curricular Supervisionado de Educação Infantil - com carga horária de 68 horas e deve ser desenvolvido da
seguinte forma:
I - atividades em sala de aula por meio de observação e
participação na educação infantil;
II - observação do campo de estágio;
III - participação/colaboração na regência de classe;
IV - direção de classe;
V - realização das atividades previstas no plano de
trabalho;
VI - registro das atividades desenvolvidas;
VI - elaboração final do relatório.
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Res. 170/2005-CEP. |
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Estagio
Curricular Supervisionado de Gestão I –
com carga horária de 68 horas e deve ser desenvolvido da seguinte forma:
I - observação e análise do campo de estágio;
II - destaque de possibilidades para atuação em âmbito
restrito ao pedagogo/gestor;
III - elaboração de plano de estágio a partir da realidade
escolar;
IV - realização das atividades previstas no plano de
estágio,
V - elaboração de relatório final de estágio.
Estagio
Curricular Supervisionado das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I - com carga horária de 34 horas e deve corresponder as
seguintes atividades:
I - atividades em sala de aula por meio de observação e
participação na educação infantil;
II - observação do campo de estágio;
III - participação/colaboração na regência de classe;
IV - direção de classe;
V - realização das atividades previstas no plano de
trabalho;
V - registro das atividades desenvolvidas;
VI - elaboração final do relatório.
Estagio
Curricular Supervisionado das Séries Iniciais do Ensino Fundamental II - com carga
horária de 68 horas e deve ser destinada para atividades em sala de aula que
compreendem a preparação para o exercício da docência nas séries iniciais do
ensino fundamental. Devendo compreender as seguintes atividades:
I - atividades em sala de aula por meio de observação e
participação na educação infantil;
II - observação do campo de estágio;
III - participação/colaboração na regência de classe;
IV - direção de classe;
V - realização das atividades previstas no plano de
trabalho;
VI - registro das atividades desenvolvidas;
VII - elaboração final do relatório.
Estagio
Curricular Supervisionado de Ensino Médio - modalidade do Ensino Médio - a carga horária é de 68 horas no ensino destinada às atividades em sala de aula que compreendem a
preparação para o exercício da docência, devendo compreender as seguintes
atividades:
I - atividades em sala de aula por meio de observação e
participação na educação infantil;
II - observação do campo de estágio;
III - participação/colaboração na regência de classe;
IV - direção de classe;
V - realização das atividades previstas no plano de
trabalho;
VI - registro das atividades desenvolvidas;
VII - elaboração final do relatório.
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Estagio
Curricular Supervisionado de Gestão II -
na Gestão escolar, a carga horária de 34 horas deve ser destinada àa atividades
que possibilitem a reflexão criativa de alternativas para o trabalho pedagógico
no âmbito da gestão escolar, compreendendo as seguintes atividades:
I - observação e análise do campo de estágio;
II - destaque de possibilidades para atuação em âmbito
restrito ao pedagogo/gestor;
III - elaboração de plano de estágio a partir da realidade
escolar;
IV - realização das atividades previstas no plano de
estágio,
V - elaboração de relatório final de estágio
Art. 10. O DTP e o DFE da UEM, devem disponibilizar um laboratório didático
nos três turnos diários servindo de apoio para as atividades do Estágio
Curricular Supervisionado. O uso deste laboratório pelo aluno estagiário fica
condicionado à autorização do professor orientador.
Art. 11. A
jornada total de atividades de estágio (408 h/a), a ser cumprida pelo
estagiário, deve ser compatível com o seu horário escolar e com o funcionamento
das escolas.
Art. 12. A
carga horária total de 408 horas do Estágio Curricular Supervisionado,
estabelecida no projeto pedagógico do curso, deve ser integralizada até o final
do último período letivo do curso de Pedagogia. A partir do terceiro núcleo, o
aluno deve integralizar as horas de estágio destinadas a cada núcleo formativo.
Art. 13.
Os alunos com necessidades educacionais especiais têm o direito à
participação em atividades de estágio como condição básica para viabilizar a
construção de práticas educacionais inclusivas.
Art. 14. O
aluno será encaminhado à unidade escolar concedente do estágio, após acordo
prévio desta com o coordenador e orientador de estágio da UEM.
Art. 15. O
aluno pode propor de forma voluntária, a partir do segundo ano, carga horária
excedente de estágio, seguindo as mesmas exigências previstas no presente
regulamento.
Art. 16. As
notas das avaliações do estagiário de
Art. 17. A
avaliação do estagiário, fica condicionada à observância dos seguintes
aspectos:
I - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas
e/ou solicitadas pelo professor orientador;
II - desempenho nas atividades de docência;
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IV - apresentação de relatório final, dentro de normas
técnico-científicas previamente estabelecidas.
Art. 18. Tendo
em vista as especificidades didático-pedagógicas do componente Estágio
Curricular Supervisionado não será permitido ao estagiário, revisão de
avaliação e realização de avaliação final e não lhe será permitido cursá-lo em
regime de dependência em caso de conflito de horário.
Art. 19. Cabe
ao coordenador do componente Estágio Curricular Supervisionado:
I - providenciar e manter atualizado o cadastro de escolas
concedentes que potencialmente apresentem condições de atender à programação
curricular e didático-pedagógica do curso de Pedagogia da UEM;
II - receber, orientar e encaminhar os estagiários para o
professor orientador;
III - orientar e encaminhar os estagiários para a elaboração
da documentação referente ao estágio junto à Coordenadoria Geral de Estágio da
Pró-Reitoria de Ensino (PEN);
IV - encaminhar à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), os
editais de notas e faltas de acordo com as informações recebidas do orientador
de estágio;
V - manter fluxo de informações relativas ao acompanhamento
e desenvolvimento dos estágios em processo, bem como assegurar a socialização
de informações junto às coordenações de curso e ao campo de estágio;
VI - garantir um processo de avaliação continuada e
permanente da atividade de estágio, envolvendo estagiários, orientadores,
professores das escolas onde o estágio é concedido;
VII - zelar pelo cumprimento da legislação aplicável ao
estágio;
Art. 20. Caberá
ao orientador do Estágio Curricular Supervisionado:
I - proporcionar condições para que o estagiário vivencie o
cotidiano do ensino na educação básica;
II - orientar o estagiário no planejamento e na execução das
atividades docentes e de gestão;
III - acompanhar efetivamente cada estagiário em suas
atividades de direção de classe e em outras por ele desenvolvidas;
IV - indicar as fontes de pesquisa e de consulta necessárias
à solução das dificuldades encontradas;
V - avaliar o desempenho do estagiário conforme os critérios
estabelecidos;
VI - manter contatos periódicos com a administração da
escola e com o regente de classe, na busca do bom desenvolvimento do estágio,
intervindo sempre que necessário;
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VI - cumprir integralmente as normas estabelecidas no
regulamento de estágio;
VII - conhecer as características da escola conveniada,
tanto no que diz respeito a estrutura física, como aos princípios filosóficos e
pedagógicos que embasam o trabalho escolar.
VIII - buscar na realidade escolar a integração necessária
para que o licenciando possa utilizar e ampliar as habilidades e competências
adquiridas no curso de formação, no sentido de responder aos desafios da
atuação profissional;
IX - elaborar o plano de atividades de estágio e apresentar
ao supervisor da unidade concedente e ao estagiário;
X - assegurar o desenvolvimento de estratégias educacionais
que atendam aos princípios estabelecidos no convênio com a unidade escolar.
XI - garantir o desenvolvimento do Estágio Curricular
Supervisionado, mediante orientação de atividades didático-pedagógicas que
articulem os conhecimentos científicos e sócio-culturais da formação acadêmica
com outras atividades de intervenção, nas escolas parceiras;
XII - orientar o estagiário em possíveis dificuldades que
possam ocorrer no desenvolvimento do trabalho;
XIII - manter informado o coordenador de estágio sobre o
desenvolvimento das atividades;
XIV - apresentar à coordenação do Estágio o relatório de
avaliação do estagiário nas datas previstas pelo Calendário Acadêmico da UEM.
Art. 21. Cabe
ao professor supervisor da unidade concedente do Estágio Curricular
Supervisionado:
I - receber o estagiário junto com o orientador e informá-lo
sobre as normas do ambiente de estágio;
II - acompanhar e supervisionar em conjunto com o orientador
as atividades desenvolvidas pelo estagiário;
III - colaborar na avaliação do rendimento do estagiário
durante a realização do estágio;
IV - comunicar qualquer ocorrência de anormalidade no
estágio ao professor orientador para as providências cabíveis;
Art. 22. São
direitos dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM
e pela legislação em vigor:
I - receber orientação necessária para realizar as
atividades de estágio;
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II - obter esclarecimentos sobre os acordos firmados para a
realização do seu estágio;
III - apresentar propostas ou sugestões que possam
contribuir para o aprimoramento das atividades de estágio;
IV - adotar uma postura reflexiva, investigativa e
problematizadora de saberes teórico/práticos, integrando suas ações à proposta
pedagógica da unidade escolar.
Art. 23. São
deveres dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e
pela legislação em vigor:
I - participar de reuniões, mantendo efetivo contato com o
professor orientador de estágio, a quem, prestará contas das suas atividades;
II - executar as tarefas designadas na escola concedente em
que estagiar, respeitando sempre a hierarquia estabelecida, as normas internas,
as recomendações;
III - manter postura profissional, pautando-se pelos
princípios éticos da profissão do pedagogo;
IV - manter padrão de comportamento e de relações humanas,
condizentes com as atividades a serem desenvolvidas no estágio;
V - comunicar e justificar ao professor orientador e ao
professor supervisor de estágio, com antecedência, sua eventual ausência nas
atividades de estágio;
VI - elaborar e entregar ao professor orientador um
relatório final de estágio, na forma, prazo e padrões estabelecidos;
VII
- submeter-se às avaliações previstas no critério de avaliação do componente
curricular;
VIII - encaminhar ao coordenador e ao professor orientador
ficha de controle constando, o número de horas, período de estágio e descrição
das atividades desenvolvidas.
Art. 24. Os
casos omissos serão resolvidos pelo DTP e pelo DFE, ouvido o professor
coordenador do Estágio Curricular Supervisionado e o Coordenador do Colegiado
de Curso de Pedagogia.
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REGULAMENTO
DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Art.
1º O
componente curricular Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC), lotado no
Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), da Universidade Estadual de
Maringá (UEM), é obrigatório no currículo do curso de Pedagogia.
Art. 2º O
componente curricular TCC tem por objetivo levar o aluno, por meio do trabalho
individual, ao desenvolvimento de sua capacidade de pesquisa sobre os temas
relacionados à pedagogia em particular e à educação em geral, e aos trabalhos
de sistematização dos resultados de pesquisa e de comunicação impressa e/ou
outras formas como mídia eletrônica e digital.
Parágrafo único. O TCC deverá ser elaborado
individualmente, ao nível de iniciação científica, aplicados os conhecimentos
elaborados pelo aluno durante o curso.
Art. 3º O
trabalho individual deverá:
I - tratar de temas ou linhas de pesquisa das áreas de interesse da
pedagogia em particular e da educação em geral;
II
- gerar uma monografia impressa, um relatório, um software, um vídeo, um
material didático ou um material paradidático segundo normas de apresentação
para TCC;
III - ser
orientado por integrante da carreira docente, lotado no DFE, DTP ou outros
departamentos da UEM;
IV – ser submetido à coordenação do TCC para aprovação.
Art. 4º
A coordenação do TCC será exercida por um professor integrante da
carreira docente da UEM, lotado no DFE ou DTP.
Art. 5º Ao
professor coordenador compete, além das atividades especificadas neste
Regulamento, as seguintes:
I - exercer as
funções que lhe forem pertinentes, como professor responsável pelo componente
curricular;
II - divulgar
todas as normas e critérios aos alunos e professores envolvidos no TCC;
III - definir o cronograma para o respectivo período letivo, visando o
cumprimento do módulo sob sua coordenação;
IV - propor e submeter ao DFE e DTP as normas complementares a este
regulamento, bem como os critérios de avaliação;
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V - definir formulários, instrumentos complementares e outras formas que
auxiliem o controle sobre o desenvolvimento dos trabalhos;
VI - manter um cadastro atualizado de propostas de trabalhos de
graduação;
VII - tomar as providências
cabíveis e necessárias ao bom andamento da disciplina, pleiteando, inclusive,
junto ao DFE e DTP, os recursos que se fizerem necessários;
VIII - cumprir e
fazer cumprir o presente Regulamento, as normas complementares, os critérios e
os cronogramas estabelecidos para o módulo;
IX - constituir Bancas
Examinadoras para avaliação dos trabalhos, de acordo com o Capítulo IV, Artigo
14 e 15, deste Regulamento;
X - providenciar a indicação de professores orientadores para os
Trabalhos de Conclusão de Curso.
Art. 6º O professor coordenador convocará os alunos matriculados
para uma reunião, a realizar-se na primeira semana de aula do ano letivo, em
horário e local especificado na convocação, para as seguintes providências:
I - registrar a
presença discente;
II – entregar a cada aluno uma cópia das normas e dos critérios que regem
o TCC, bem como o cronograma estabelecido para aquele período letivo;
III - divulgar um resumo de cada proposta de trabalho disponível para
execução.
Art. 7º Encerrado o prazo para entrega dos trabalhos individuais, o
professor coordenador do componente curricular deverá solicitar ao DFE a
publicação de edital constando: nome do aluno, o título do trabalho, a
composição da banca examinadora, a data, o horário e o local da apresentação e
defesa do trabalho.
Parágrafo
único. Cópia do trabalho
deverá ser entregue pelo professor coordenador do TCC, a cada membro da Banca
Examinadora, com a antecedência mínima
de 30 dias da data marcada para a apresentação e defesa do trabalho.
Art. 8º A orientação é garantida a cada aluno matriculado na
disciplina TCC e será exercida preferencialmente por um professor lotado no DFE
e DTP.
Parágrafo
único. A orientação poderá ser exercida por
professores não lotados no DFE e DTP caso haja a concordância mútua do
coordenador do TCC e do coordenador do curso de Pedagogia.
Art. 9º Os professores do DFE e DTP, integrantes da carreira
universitária, deverão, a cada período letivo, apresentar linhas de pesquisa
(possíveis temas de TCC) junto à coordenação TCC, para cadastro e divulgação.
Parágrafo
único. Fica estabelecido o número máximo de cinco
alunos para cada professor orientador.
Art. 10.
Ao professor
orientador compete, as atividades previstas na Resolução nº 079/2005-CEP e:
I - fornecer ao orientando os subsídios necessários ao desenvolvimento
adequado do trabalho proposto;
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II - avaliar
o andamento do trabalho de seu orientando, por meio de encontros semanais e da
análise da documentação gerada pelo aluno, no decorrer do período letivo;
III - atender às solicitações do professor coordenador do componente
curricular;
IV - responder, junto ao DFE e DTP e ao coordenador do TCC, pelos
encargos que lhe forem conferidos;
V - controlar a freqüência do(s) discente(s) sob sua
orientação.
Art. 11. A
avaliação do rendimento escolar de cada discente será feita conforme critério
de avaliação do componente curricular, no qual deverá constar,
obrigatoriamente, a apresentação e defesa de um trabalho final perante uma
Banca Examinadora.
Parágrafo
único. A apresentação do TCC terá caráter público.
Art. 12. A
Banca Examinadora de que trata o Artigo anterior será composta pelo professor
orientador e por dois outros professores da UEM, que atuem na área de interesse
à qual o trabalho estará vinculado.
§ 1º Excepcionalmente, a Banca Examinadora poderá ser composta
por professores convidados, pertencentes ou não ao corpo docente da UEM,
conforme a natureza e a especificidade do trabalho, indicados pela coordenação
deste componente curricular. No caso de o convite gerar custos, a proposta
deverá ser submetida ao DFE e DTP para aprovação.
§
2º Caberá
ao Professor Orientador a presidência da banca examinadora.
Art. 13. Para
a avaliação do TCC, a Banca Examinadora considerará tanto a apresentação
escrita ou a forma não impressa como também a exposição em defesa pública,
conforme normas vigentes.
Art. 14. Na
data, horário e local estabelecidos, o aluno deverá apresentar seu TCC em
sessão pública com duração de no mínimo 30 minutos e, no máximo, 40 minutos e,
após, atender aos questionamentos eventualmente apresentados.
Parágrafo
único. Encerrada a sessão, a Banca Examinadora
reunir-se-á para decidir sobre a avaliação do TCC, ocasião em que será lavrada
ata, a qual será encaminhada à coordenação para as providências cabíveis.
Art. 15.
No decorrer do
período letivo os alunos do componente curricular TCC deverão:
I - desenvolver suas atividades, de acordo com o seu plano
de trabalho;
II - cumprir os compromissos
semanais estabelecidos pelo professor orientador, dando o devido andamento ao
trabalho e apresentando os resultados obtidos;
III - comunicar ao respectivo coordenador os problemas que venham a
ocorrer;
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IV - apresentar relatórios e documentação, conforme estabelecido pelas
normas complementares.
Art. 16. No prazo estabelecido, o aluno deverá entregar ao professor
coordenador do TCC a documentação correspondente ao seu TCC.
Parágrafo
único. A não entrega do trabalho nos prazos
estabelecidos em edital, implicará em nota zero para a atividade em questão,
conforme Artigo 11 da Resolução nº 058/94-CEP, ressalvados os casos previstos
no citado regulamento.
Art. 17. Para
efeito de cômputo de encargos didáticos semanais, serão computadas as seguintes
cargas horárias:
I - coordenador do componente curricular TCC: mínimo de duas
horas/semanais;
II - orientador do componente curricular TCC: uma
hora/semanal/orientando.
CAPÍTULO VII
DAS
DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
Art. 21.
Os casos omissos
serão resolvidos pelo DFE e DTP, ouvido o professor coordenador do TCC e o
Coordenador do Colegiado de Curso de Pedagogia.