R E S O L U Ç Ã O    170/2005-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 16/12/2005.

 

 

Esmeralda Alves Moro,

Secretária.

 

Aprova novo projeto pedagógico do curso de graduação em Pedagogia - habilitação: Licenciatura.

 

Considerando o contido das fls. 365 a 579 do processo n° 1.697/1991 - volume 2;

considerando o disposto nas Resoluções nos 176/91-CEP, 079/95-CEP, 059/97-CEP, 006/98-CEP, 167/99-CEP, 157/2000-CEP, 067/2004-CEP, 079/2004-CEP, 097/2004-CEP, 118/2004-CEP, 007/2005-CEP, 027/2005-CEP, 090/2005-CEP e 119/2005-CEP;

considerando o disposto na Lei Federal nº 9.394/96;

considerando o disposto no Parecer nº 009/2001-CNE;

considerando o disposto nas Resoluções nos 01/2002-CNE/CP e 02/2002-CNE/CP;

considerando o Parecer no 110/2005 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art.  1º  Fica aprovado o novo projeto pedagógico do curso de graduação em Pedagogia - habilitação: Licenciatura, conforme Anexo I, os regulamentos do Estágio Curricular Supervisionado e do Trabalho de Conclusão do Curso, conforme Anexos II e III, que são partes integrantes desta Resolução.

Parágrafo único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.

Art.  2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as demais disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 26 de outubro de 2005.

 

 

Angelo Aparecido Priori

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 23/12/2005. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 


/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 02

 

 

 

ANEXO I

 

 

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

 

ANUAL

1º SEM

2º SEM

SEMI-PRESEN-CIAL

TEÓR.

*TEÓR./ PRÁT.

PRÁT.

TOTAL

DFE

Filosofia da Educação na Antiguidade

 

68

 

-

 

-

 

68

 

-

 

X

 

-

 

-

DFE

História da Educação e da Pedagogia

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DFE

Metodologia da Pesquisa em Educação

 

-

 

34

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional: Identidade do Pedagogo

 

 

34

 

 

-

 

 

-

 

 

34

 

 

-

 

 

X

 

 

-

 

 

-

DTP

Psicologia da Educação e Identidade do Pedagogo

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DTP

Psicologia da Educação: Aspectos Neuropsicológicos e Afetivos

 

68

 

-

 

-

 

68

 

-

 

X

 

-

 

-

DTP

Currículo Como Espaço de Construção de Identidades

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DTP

Linguagens, Identidade e Formação de Professores

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DFE

Filosofia da Educação Medieval

68

-

-

68

-

-

X

-

DFE

História das Instituições Educacionais

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

-

 

X

 

-

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional: Processos Escolares e não Escolares

 

 

34

 

 

-

 

 

-

 

 

34

 

 

-

 

 

-

 

 

X

 

 

-

DTP

Psicologia da Educação: Abordagem Histórico-Cultural

 

68

 

-

 

-

 

68

 

-

 

-

 

X

 

-

DTP

Psicologia da Educação: Epistemologia Genética

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

-

 

X

 

-

DTP

Formação Docente: Prática de Ensino de Arte na Escola

 

34

 

-

 

34

 

68

 

-

 

-

 

X

 

-

DTP

Didática: Trabalho Docente e Saberes Escolares

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

-

 

X

 

-

 

.../

 

 

 

 

 

 

 


/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 03

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SSEMANAL

ANUAL

1º SEM.

SEM.

SEMI-PRESENCIAL

TEÓR.

*TEÓR./

PRÁT.

PRÁT.

TOTAL

DFE

Filosofia da Educação na Modernidade

 

68

 

-

 

-

 

68

 

-

 

X

 

-

 

-

DFE

História da Educação do Brasil: Colônia

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

-

DFE

Iniciação à Ciência e à Pesquisa

-

34

-

34

-

X

-

-

DFE

Política, Planejamento e Gestão Educacional no Brasil

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DTP

Concepções, Paradigmas e Limites das Teorias Curriculares

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DTP

Psicologia da Educação: Abordagens Comportamental e Humanista

 

 

34

 

 

-

 

 

-

 

 

34

 

 

-

 

 

X

 

 

-

 

 

-

DGE

Metodologia do Ensino de Geografia – 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental I

 

 

20

 

 

-

 

 

14

 

 

34

 

 

-

 

 

X

 

 

-

 

 

-

DLE

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental I

 

 

20

 

 

-

 

 

14

 

 

34

 

 

-

 

 

X

 

 

-

 

 

-

DTP

Formação e Ação Docente: Prática do Ensino e Identidade Profissional

 

 

-

 

 

34

 

 

-

 

 

34

 

 

-

 

 

X

 

 

-

 

 

-

DFE/DTP

Introdução à Educação e a Comunicação

 

51

 

-

 

17

 

68

 

-

 

-

 

-

 

X

DFE

Filosofia da Educação Contemporânea

 

68

 

-

 

-

 

68

 

-

 

-

 

X

 

-

DFE

História da Educação do Brasil: Império

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

-

 

X

 

-

DFE

Métodos Científicos e Educação

-

34

-

34

-

-

X

-

DTP

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino em Educação Infantil

 

 

-

 

 

68

 

 

-

 

 

68

 

 

-

 

 

-

 

 

X

 

 

-

DTP

Teorias Pedagógicas e Didática

34

-

-

34

-

-

X

-

DTP

Literatura Infantil na Escola

20

-

14

34

-

-

X

-

DGE

Metodologia do Ensino de Geografia – 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental II

 

 

20

 

 

-

 

 

14

 

 

34

 

 

-

 

 

-

 

 

X

 

 

-

DLE

Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental II

 

 

20

 

 

-

 

 

14

 

 

34

 

 

-

 

 

-

 

 

X

 

 

-

DTP

Psicologia da Educação: Temáticas da Vida Contemporânea

 

 

24

 

 

-

 

 

10

 

 

34

 

 

-

 

 

-

 

 

-

 

 

X

DTP

Políticas, Gestão e Diversidade

24

-

10

34

-

-

-

X

2a

DTP

Estágio Curricular Supervisionado de Identidade

 

-

 

-

 

68

 

68

 

-

 

X

 

-

 

-

2a

DTP

Estágio Curricular Supervisionado de Educação Infantil

 

-

 

-

 

68

 

68

 

-

 

-

 

X

 

-

 

.../


/... Res. 170/2005-CEP.

Fl. 04

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

 

 

 

 

TEÓR.

*TEÓR./ PRÁT.

PRÁT.

TOTAL

ANUAL

1º SEM.

SEM.

SEMI-PRESENCIAL

DFE

História da Educação do Brasil: República

 

68

 

-

 

-

 

68

 

-

 

X

 

-

 

-

DFE

História da Educação Pública

34

-

-

34

-

X

-

-

DTP

Políticas Públicas e Gestão da Educação Brasileira

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DFE

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação

 

-

 

34

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DFE

O Pedagogo na Educação Básica

34

-

-

34

-

X

-

-

DTP

Problemas Escolares e Dificuldades Específicas de Aprendizagem: Contextualização Histórica

 

 

 

34

 

 

 

-

 

 

 

-

 

 

 

34

 

 

 

-

 

 

 

X

 

 

 

-

 

 

 

-

DTP

Alfabetização: Histórico, Políticas e Função Social

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DBI

Metodologia do Ensino de Ciências 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental I

 

 

17

 

 

-

 

 

17

 

 

34

 

 

-

 

 

X

 

 

-

 

 

-

DFE

Práticas de Gestão: Planejamento e Avaliação Escolar

 

-

 

34

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DTP/DFE

Educação, Mídia e Arte

51

-

17

68

-

-

-

X

DFE

Fundamentos Filosóficos da Educação Infantil

 

-

 

34

 

-

 

34

 

-

 

-

 

X

 

-

DFE

Metodologia de Planejamento de Projetos de Pesquisa em Educação

 

 

-

 

 

34

 

 

-

 

 

34

 

 

-

 

 

-

 

 

X

 

 

-

DMA

Metodologia do Ensino de Matemática – 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental I

 

 

51

 

 

-

 

 

17

 

 

68

 

 

-

 

 

-

 

 

X

 

 

-

DTP

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I

 

 

20

 

 

14

 

 

-

 

 

34

 

 

-

 

 

-

 

 

X

 

 

-

DTP

Problemas Escolares e Dificuldades Específicas de Aprendizagem: Leitura, Escrita, Matemática e Ciências

 

 

 

34

 

 

 

-

 

 

 

-

 

 

 

34

 

 

 

-

 

 

 

-

 

 

 

X

 

 

 

-

DTP

Alfabetização, Letramento e Escolarização

 

40

 

-

 

28

 

68

 

-

 

-

 

X

 

-

DTP

Formação Docente: Prática do Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

 

 

-

 

 

34

 

 

-

 

 

34

 

 

-

 

 

-

 

 

X

 

 

-

DBI

Metodologia do Ensino de Ciências 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental II

 

 

17

 

 

-

 

 

17

 

 

34

 

 

-

 

 

-

 

 

X

 

 

-

3a

DFE

Estágio Curricular Supervisionado de Gestão I

 

-

 

-

 

68

 

68

 

-

 

X

 

-

 

-

3a

DTP

Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Fundamental I

 

-

 

-

 

34

 

34

 

-

 

-

 

X

 

-

.../

 

 


/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 05

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

 

 

 

 

TEÓR.

*TEÓR./ PRÁT.

PRÁT.

TOTAL

ANUAL

1º SEM.

SEM.

SEMI-PRESENCIAL

DFE

Sociologia da Educação e Transformação Social

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional: Docência e Diversidade Cultural

 

 

68

 

 

-

 

 

-

 

 

68

 

 

-

 

 

X

 

 

-

 

 

-

DMA

Metodologia do Ensino de Matemática – 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental II

 

 

51

 

 

-

 

 

17

 

 

68

 

 

-

 

 

X

 

 

-

 

 

-

DTP

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino das Séries Iniciais do Ensino Fundamental II

 

 

-

 

 

68

 

 

-

 

 

68

 

 

-

 

 

X

 

 

-

 

 

-

DTP

Projetos de Alfabetização e Letramento

 

17

 

-

 

17

 

34

 

-

 

X

 

-

 

-

DTP

Planejamento da Prática Docente

20

-

14

34

-

X

-

-

DTP

Metodologia e Prática do Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

 

 

-

 

 

34

 

 

-

 

 

34

 

 

-

 

 

X

 

 

-

 

 

-

DTP

Educação e Informática

51

-

17

68

-

-

-

X

DFE

Sociologia da Educação: Pensamento Clássico

 

68

 

-

 

-

 

68

 

-

 

-

 

X

 

-

DFE

História da Infância no Brasil

34

-

-

34

-

-

X

-

DFE

História do Pensamento Educacional

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

-

 

X

 

-

DFE

Práticas de Gestão: Organização dos Trabalhos Pedagógicos

 

-

 

34

 

-

 

34

 

-

 

-

 

X

 

-

DFE

Organização da Gestão Escolar

34

 

 

34

 

 

X

 

DTP

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino Médio – Modalidade Normal

 

 

-

 

 

68

 

 

-

 

 

68

 

 

-

 

 

-

 

 

X

 

 

-

DTP

Projeto Político-pedagógico da Escola

 

17

 

-

 

17

 

34

 

-

 

-

 

X

 

-

DTP

Necessidades Educacionais Especiais

 

34

 

-

 

-

 

34

 

-

 

-

 

X

 

-

DFE

Educação e Novas Tecnologias

51

-

17

68

-

-

-

X

DFE

O Pedagogo e a Orientação Profissional

 

24

 

-

 

10

 

34

 

-

 

-

 

-

X

4a

DTP

Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Fundamental II

 

-

 

-

 

68

 

68

 

-

 

X

 

-

 

-

4a

DTP

Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Médio – Modalidade Normal

 

 

-

 

 

-

 

 

68

 

 

68

 

 

-

 

 

X

 

 

-

 

 

-

4a

DFE

Estágio Curricular Supervisionado de Gestão II

 

-

 

-

34

 

34

 

-

 

-

 

X

 

-

* Trata-se de disciplinas de conhecimentos aplicados à pesquisa e ao Estágio Curricular Supervisionado

.../

 

 

 

 


/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 06

 

 

 

1

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO

1.768

2

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO

Metodologias de ensino e pesquisa – 544

Práticas como componente curricular - 408

Estágio Curricular Supervisionado  -  408

1.360

3

 

OUTROS (disciplinas semi-presenciais)

374

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES  (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

200

 

5

 

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO

3.702

 

 

 

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

 

1

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

 

4 ANOS

2

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

 

8 ANOS

 

 

.../


 


/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 07

 

 

EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO

 

DISCIPLINAS PRESENCIAIS

 

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE.

Ementa: O pensamento filosófico sobre o ser humano, a natureza, a sociedade e a educação produzida na sociedade grega clássica.

Objetivo(s):Apresentar as concepções teórico/filosóficas produzidas na Grécia Antiga; Mostrar as principais concepções educacionais gregas como desdobramentos do pensamento filosófico; Identificar as mudanças na filosofia e na educação ocorridas no decorrer da história grega antiga.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Ementa: Conceito de educação e de pedagogia. A Pedagogia como Ciência da Educação, o seu objeto, suas fontes e a sua proposta metodológica.

Objetivo(s): Conhecer a origem e a história da pedagogia, fundamentando-se na concepção clássica e no desenvolvimento da história da educação; apresentar os conceitos históricos de educação e de pedagogia; identificar historicamente o nascimento da Pedagogia, como ciência, no século XIX; proporcionar reflexões sobre o objeto, sobre as fontes e sobre o método da Pedagogia.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MEDIEVAL

Ementa: A filosofia medieval e a sua contribuição no processo educativo.

Objetivo(s): Desenvolver estudos sobre o nascimento do pensamento cristão e a Patrística; verificar a influência dos mosteiros na filosofia e na educação da Idade Média; possibilitar a compreensão da filosofia no processo de construção da educação feudal; analisar a escolástica no âmbito das universidades medievais.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

Ementa: Instituições educacionais no Ocidente. A configuração de seus espaços, temporalidade, saberes e sua relação com os processos sociais.

Objetivo(s): Caracterizar a historicidade das instituições pedagógicas, particularmente, entre os séculos XII e XVII; analisar o desenvolvimento escolar na Idade Média: das escolas elementares cristãs às universidades medievais; discutir a configuração das escolas humanistas e da Reforma.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

.../

 

 

 


/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 08

 

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE

Ementa: Os clássicos da filosofia e os desdobramentos de seu pensamento na educação.

Objetivo(s): Familiarizar os alunos com temas, com conceitos e com teorias da filosofia referentes ao conhecimento e à educação; reconhecer no pensamento dos filósofos dos períodos estudados as disputas teóricas pelo encaminhamento da prática social e da prática educacional; analisar textos clássicos da filosofia e da educação.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO BRASIL: COLÔNIA

Ementa: O processo de colonização do Brasil e as diferentes formas de transmissão do conhecimento e da cultura.

Objetivo(s): Promover estudos sobre o desenvolvimento da sociedade, da construção da cultura, do papel da Igreja e da educação no Brasil colonial; analisar a ação jesuítica, no Brasil, até a Reforma Pombalina da educação; viabilizar conhecimentos sobre o Iluminismo português e sobre as reformas pombalinas.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Ementa: Os filósofos contemporâneos e os postulados de seu pensamento na formulação das teorias educacionais.

Objetivo(s): Identificar as diferentes correntes filosóficas dos séculos XIX e XX e suas concepções acerca da educação; levar à compreensão das mudanças sociais e educacionais dos séculos XIX e XX; oferecer subsídios para a compreensão da educação na atualidade.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO BRASIL: IMPÉRIO

Ementa: Instituição do Estado Nacional Brasileiro e a educação.

Objetivo(s): Subsidiar o debate educacional e as ações para a organização do ensino no Império; identificar as manifestações educacionais e culturais no processo de modernização da sociedade brasileira; promover estudos sobre a instrução pública, sobre o ensino secundário e sobre o ensino superior; estabelecer relações entre a circulação da cultura (intelectuais, imprensa, instituições e atividades de formação) e os ideais civilizatórios das elites ilustradas, durante o período imperial.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

História da Educação do brasil: república

Ementa: Instituições e movimentos educacionais no Brasil República.

Objetivo(s): Explicitar as condições históricas que determinaram a organização da escola pública brasileira e as diferentes formas assumidas no período republicano; analisar a relação entre a modernização da sociedade brasileira e a educação; reconstituir a história da escola primária, secundária e superior, no Brasil; discutir a educação republicana e as inter-relações escola-cultura-sociedade.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

.../


/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 09

 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Ementa: Educação pública nos séculos XVIII e XIX.

Objetivo(s): Possibilitar conhecimentos sobre o processo histórico da produção da educação pública dos séculos XVIII ao XIX; analisar a criação e a consolidação da escola pública; discutir a função social da educação pública: formação para o trabalho e para a cidadania.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ementa: Concepções e conceitos de infância na Idade Moderna e Contemporânea.

Objetivo(s): Buscar a origem do conceito de infância como uma categoria social; analisar a concepção e o conceito de infância de autores que se destacaram no campo da história e da filosofia nas épocas moderna e contemporânea.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Sociologia DA Educação e Transformação Social

Ementa: Relação entre a Sociologia da Educação e as transformações ocorridas na organização da sociedade.

Objetivo(s): Analisar as implicações decorrentes dos avanços tecnológicos no âmbito do processo de trabalho em relação à educação na contemporaneidade; propiciar estudos sobre as propostas educacionais a partir do século XX em relação com o desenvolvimento do capitalismo e as conseqüentes transformações sociais.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Sociologia Da Educação: PENSAMENTO CLÁSSICO

Ementa: O fenômeno educacional nas teorias sociológicas clássicas e as tendências da atualidade.

Objetivo(s): Reconhecer as teorias e as tendências sociológicas clássicas, discriminado a concepção de educação de cada uma pelas suas diferenças e semelhanças; analisar as tendências sociológicas presentes na concepção de educação dos manuais pedagógicos e nas diretrizes curriculares em vigor.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

HISTÓRIA DO PENSAMENTO EDUCACIONAL

Ementa: Pensamento educacional produzido entre os séculos XIX e XX e a organização da escola pública.

Objetivo(s): Discutir sobre as questões que influenciaram o pensamento educacional contemporâneo por meio da leitura de autores clássicos da educação; aprofundar o estudo de variadas correntes pedagógicas que contribuíram para a formação dos sistemas nacionais de ensino no mundo ocidental; enfocar as tendências teóricas da educação na contemporaneidade.

Departamentalização: Departamentalização de Fundamentos da Educação

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 10

 

HISTÓRIA DA INFÂNCIA NO BRASIL

Ementa: História da infância e da Educação Infantil no Brasil.

Objetivo(s): Propiciar conhecimentos sobre  a história da Infância no Brasil; analisar os aspectos históricos, políticos e legais da Educação Infantil no Brasil.

Departamentalização: Departamentalização de Fundamentos da Educação

 

METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Ementa: Princípios teórico-metodológicos que orientam a ação docente no ensino de língua portuguesa e sua objetivação no desenvolvimento de práticas de leituras e produção textual.

Objetivo(s): Oportunizar por meio de embasamento teórico-prático o processo ensino-aprendizagem da língua portuguesa em classes de 1ª a 4 ª séries do ensino fundamental, de maneira coerente com as situações que a comunicação lingüística exige.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Ementa: Princípios teórico-metodológicos que orientam a ação docente no ensino de língua portuguesa e sua objetivação no desenvolvimento de práticas de leituras e produção textual.

Objetivo(s): Oportunizar por meio de embasamento teórico-prático o processo ensino-aprendizagem da língua portuguesa em classes de 1ª a 4 ª séries do ensino fundamental, de maneira coerente com as situações que a comunicação lingüística exige.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA – 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Ementa: Desenvolvimento do conteúdo e Metodologia de Matemática da 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, considerando as diferentes etapas do desenvolvimento mental da criança.

Objetivo(s): Preparar o futuro professor para organizar o ensino de Matemática, levando em consideração as diferentes etapas do desenvolvimento mental da criança; abordar teórica e experimentalmente a psicogênese das noções lógicas especiais e algébricas na criança; vincular a Matemática com os problemas relacionados ao cotidiano da criança; confeccionar material didático adequado aos conteúdos matemáticos a serem desenvolvidos nesse nível de ensino.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 11

 

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA – 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Ementa: Desenvolvimento do conteúdo e metodologia de Matemática da 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, considerando as diferentes etapas do desenvolvimento mental da criança.

Objetivo(s): Preparar o futuro professor para organizar o ensino de Matemática, levando em consideração as diferentes etapas do desenvolvimento mental da criança; abordar teórica e experimentalmente a psicogênese das noções lógicas especiais e algébricas na criança; vincular a Matemática com os problemas relacionados ao cotidiano da criança; confeccionar material didático adequado aos conteúdos matemáticos a serem desenvolvidos nesse nível de ensino.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Ementa: A relação teórico-metodológica no processo ensino/aprendizagem em Geografia nos ciclos iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivo(s): Analisar e desenvolver competências para organizar e elaborar procedimentos didáticos aplicáveis ao ensino-aprendizagem de geografia; entender objetivo e objeto para se ensinar Geografia no ensino fundamental

Departamentalização: Departamento de Geografia

 

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Ementa: A relação teórico-metodológica no processo ensino/aprendizagem em Geografia nos ciclos iniciais do ensino fundamental.

Objetivo(s): Analisar e desenvolver competências para organizar e elaborar procedimentos didáticos aplicáveis ao ensino-aprendizagem de geografia; entender objetivo e objeto para se ensinar Geografia no ensino fundamental

Departamentalização: Departamento de Geografia

 

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Ementa: Integração do conteúdo e metodologia do ensino de Ciências para as séries iniciais do Ensino Fundamental, instrumentando professores para um ensino de Ciências em que se reconheça a interdependência entre Ciência e Tecnologia, inseridas na prática social.

Objetivo(s): Selecionar os conteúdos de Ciências que devem ser abordados em cada série; analisar e refletir sobre os fundamentos teórico-metologógicos para o ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental; discutir a instrumentação para o ensino de Ciências; elaborar planejamentos para o ensino de Ciências.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 12

 

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: 1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Ementa: Integração do conteúdo e metodologia do ensino de Ciências para as séries iniciais do Ensino Fundamental, instrumentando professores para um ensino de Ciências em que se reconheça a interdependência entre Ciência e Tecnologia, inseridas na prática social.

Objetivo(s): Selecionar os conteúdos de Ciências que devem ser abordados em cada série; analisar e refletir sobre os fundamentos teórico-metologógicos para o ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental; discutir a instrumentação para o ensino de Ciências; elaborar planejamentos para o ensino de Ciências.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ementa: Concepções teórico-metodológicas no ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental.

Objetivo(s): Analisar as diferentes concepções teórico-metodológicas no ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental; possibilitar a reflexão sobre as proposições de conteúdos de História nos livros didáticos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ementa: Subsídios metodológicos para elaboração de planejamentos para o ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental.

Objetivo(s): Analisar propostas de organização de conteúdos programáticos em diferentes diretrizes curriculares para o ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental; subsidiar metodologicamente a elaboração de planejamentos para o ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Ementa: Documentação, análise e produção de textos.

Objetivo(s): Apresentar e analisar textos jornalísticos, literários e científicos; analisar coerência e coesão dos textos; subsidiar a elaboração de textos de acordo com as normas da ABNT.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Ementa: Métodos e técnicas da pesquisa aplicada à educação. a ética na pesquisa e a produção do conhecimento. elaboração de pré-projeto de pesquisa.

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 13

 

Objetivo(s): Apresentar os conceitos de metodologia e método; pontuar os paradigmas quantitativos e qualitativos na pesquisa educacional; orientar o planejamento das pesquisas qualitativas (quadro teórico, observação, entrevistas, documentos, análise de dados, confiabilidade, credibilidade e confirmabilidade); analisar os diferentes tipos da pesquisa em educação: etnográfica, análise de discurso, pesquisa participante, estudo de caso entre outros; subsidiar a elaboração de pré-projeto de pesquisa (plano de pesquisa).

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Ementa: Etapas metodológicas para a elaboração de projeto de pesquisa. Redação e apresentação do projeto.

Objetivo(s): Apresentar as regras e  as normas para a elaboração de projeto de pesquisa: escolha do tema, fontes e pesquisa bibliográfica, plano de trabalho, redação e apresentação do projeto; caracterizar as diferentes formas de comunicação científica; abordar os estilos de revisão bibliográfica na orientação da escrita científica.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

INICIAÇÃO À CIÊNCIA E À PESQUISA

Ementa: O campo científico e sua normatividade; bases para a educação científica. Pesquisa e educação.

Objetivo(s): Apresentar os conceitos de pesquisa, campo científico e sua aplicação na educação; possibilitar formação científica para o desenvolvimento da educação diante dos desafios do novo milênio.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

MÉTODOS CIENTÍFICOS E EDUCAÇÃO

Ementa: Métodos científicos aplicados nas ciências da educação.

Objetivo(s): Apresentar as bases metodológicas na produção de conhecimento científico; caracterizar os diferentes métodos científicos.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

PRÁTICAS DE GESTÃO: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR

Ementa: Inserção do pedagogo nos processos de gestão da escola e o trabalho pedagógico frente aos processos avaliativos institucionais e do rendimento escolar.

Objetivo(s): Estimular o comprometimento do pedagogo na construção do projeto político-pedagógico da instituição; apresentar as perspectivas de compreensão dos processos avaliativos escolares; apresentar os fundamentos e processos de avaliação institucional e educacional; orientar a elaboração do pré-projeto de pesquisa para o estágio de gestão.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 14

 

POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL.

Ementa: Fundamentos teóricos do planejamento e da gestão educacional no Brasil.

Objetivo(s): Proporcionar uma base teórica para análise crítica da política educacional brasileira; enfocar o planejamento e a gestão educacional em consonância com o contexto histórico.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

O PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Ementa: Ação do pedagogo na Educação Básica brasileira

Objetivo(s): Mapear a atuação do Pedagogo como gestor na Educação Básica; enfocar o trabalho coletivo na escola.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR

Ementa: Organização do trabalho escolar com ênfase na gestão, planejamento e avaliação dos processos educativos escolares.

Objetivo(s): Analisar a organização do trabalho escolar em seus aspectos pedagógicos, políticos e organizativos.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

PRÁTICAS DE GESTÃO: ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS

Ementa: A prática do pedagogo como organizador dos trabalhos na escola.

Objetivo(s): Analisar o referencial teórico-metodológico para a formação e para a atuação do pedagogo como gestor da escola; discutir possibilidades de intervenção do pedagogo no processo de organização do trabalho escolar (avaliação e gestão);

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL: IDENTIDADE DO PEDAGOGO

Ementa: Políticas educacionais na atualidade

Objetivo(s): Analisar as Políticas Educacionais, relacionando-as à formação dos profissionais da educação.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL: PROCESSOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Ementa: Formação do pedagogo, mercado de trabalho e gestão das políticas públicas nos processos escolares e não escolares.

Objetivo(s): Ampliar o conhecimento sobre políticas públicas educacionais internacionais e nacionais; identificar o campo de atuação do pedagogo.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Ementa: Ação do pedagogo na organização e funcionamento dos espaços educativos e as políticas da educação brasileira.

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 15

 

Objetivo(s): Investigar o trabalho pedagógico nas instituições de ensino e nos espaços educativos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL: DOCÊNCIA E DIVERSIDADE CULTURAL

Ementa: Políticas públicas e gestão da educação: docência e pesquisa na diversidade cultural

Objetivo(s): Desenvolver estudos sobre políticas e gestão públicas que explicitem a diversidade cultural, administrativa e pedagógica nos diferentes espaços educativos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA

Ementa: Princípios históricos e teórico-metodológicos da literatura infantil para mediação da leitura prazer na escola.

Objetivo(s): Apresentar a dimensão histórica das funções da literatura infantil; pontuar a função formadora da literatura infantil; considerar estudos teórico-metodológicos que estabelecem relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária para intensificar a comunicação entre texto e leitor; subsidiar a elaboração e a execução de projetos pedagógicos que possibilitem interação da criança com a obra literária.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

CURRICULO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Ementa: Construção da identidade dos indivíduos por meio do projeto seletivo do currículo.

Objetivo(s): Subsidiar estudos para a compreensão da complexidade das relações entre saber e poder que perpassa a instituição escolar; analisar a função social e cultural do currículo e das disciplinas escolares.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

LINGUAGENS, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ementa: Conceitualização do fenômeno de linguagem instituído de linguagem, linguagens e leitura de diferentes tipos de texto.

Objetivo(s): Caracterizar a leitura como ato de produção de sentido que requer o estudo do texto como objeto de comunicação e de significação; examinar os procedimentos que estruturam os diversos tipos de texto enquanto objeto de comunicação entre enunciador-enunciado-enunciatário; destacar o texto entre os objetos culturais, identificando os fatores contextuais, sociais e históricos que interferem na produção do sentido.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 16

 

FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DE ENSINO DE ARTE NA ESCOLA

Ementa: Organização de práticas escolares artísticas e estéticas junto a crianças da educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivo(s): Sistematizar projetos docentes de educação escolar em artes visuais, teatro e música junto a crianças da educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

CONCEPÇÕES, PARADIGMAS E LIMITES DAS TEORIAS CURRICULARES.

Ementa: Natureza histórica, social, política e cultural das teorias e modelos curriculares.

Objetivo(s): Analisar criticamente a história do currículo, bem como os limites e as possibilidades dos modelos curriculares; contextualizar e discutir as diferentes concepções e paradigmas curriculares.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA

Ementa: Teorias pedagógicas nos diferentes momentos históricos.

Objetivo(s): Subsidiar conhecimento da origem das teorias pedagógicas e respectivas práticas escolares; analisar o pensamento didático-pedagógico na escola atual.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

ALFABETIZAÇÃO: HISTÓRICO, POLÍTICAS E FUNÇÃO SOCIAL

Ementa: Constituição histórica da alfabetização no Brasil.

Objetivo(s): Subsidiar a compreensão sobre a constituição da história da alfabetização no Brasil; analisar as políticas públicas para a alfabetização; suscitar reflexão sobre a função social da alfabetização.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ESCOLARIZAÇÃO

Ementa: Concepções de linguagem escrita e respectivas propostas de alfabetização e letramento.

Objetivo(s): Analisar as diferentes concepções de linguagem escrita; subsidiar a compreensão de conceitos de alfabetização e letramento nas propostas pedagógicas; possibilitar análise de práticas de alfabetização e letramento na escola.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DIDÁTICA: TRABALHO DOCENTE E SABERES ESCOLARES

Ementa: Produção histórica do trabalho docente e da organização dos saberes escolares.

Objetivo(s): Analisar historicamente o trabalho docente na organização dos saberes escolares; subsidiar a análise e a reflexão sobre a produção e utilização dos manuais e livros didáticos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 17

 

PROJETOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Ementa: Subsídios teórico-práticos para análise e elaboração de projetos de alfabetização.e letramento

Objetivo(s): Subsidiar metodologicamente a  elaboração de projetos de alfabetização.e letramento; analisar propostas pedagógicas para o ensino de leitura e escrita; propor elaboração de projetos de alfabetização e letramento.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE

Ementa: Propostas de planejamento da prática docente para educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Objetivo(s): Subsidiar a elaboração de planejamento da prática docente na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental; analisar e elaborar propostas de avaliação do processo de aprendizagem; promover reflexões sobre a avaliação da prática docente.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA

Ementa: Bases teóricas para avaliação e elaboração de projeto político-pedagógico da escola de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Objetivo(s): Fundamentar o projeto político-pedagógico da escola nos aspectos filosóficos, políticos e educacionais; subsidiar metodologicamente a elaboração do projeto político-pedagógico; possibilitar análise e avaliação de projetos político-pedagógicos; propor elaboração de projetos político pedagógicos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DO ENSINO E IDENTIDADE PROFISSIONAL

Ementa: Referenciais históricos, filosóficos e sociais da formação humana e da identidade profissional do pedagogo

Objetivo(s): Analisar historicamente o processo de formação humana no contexto da organização social do trabalho; subsidiar a formação da identidade profissional e sua vinculação com o contexto histórico-social; propor reflexão sobre a formação da identidade profissional do pedagogo na contemporaneidade.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DE ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação e a ação docente, no processo de alfabetização, nas séries iniciais do ensino fundamental.

Objetivo(s): Analisar referenciais teórico-metodológicos que subsidiem a ação docente no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental; propor reflexão sobre a formação docente e sua relação com práticas alfabetizadoras desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 18

 

FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DE ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação e a ação docente nas séries iniciais do ensino fundamental.

Objetivo(s): Analisar referenciais teórico-metodológicos que subsidiem a ação docente nas séries iniciais do ensino fundamental; propor reflexão sobre a formação docente e sua relação com atividades práticas desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL.

Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação e a ação docente na Educação Infantil.

Objetivo(s): Analisar referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a ação docente na Educação Infantil; subsidiar reflexão sobre formação docente e sua relação com as atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado; possibilitar a reflexão sobre prática vivenciada no Estágio Curricular Supervisionado.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DE ENSINO MÉDIO – MODALIDADE NORMAL

Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação e a  ação docente no Ensino Médio – Modalidade Normal.

Objetivo(s): Analisar referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a ação docente no Ensino Médio – Modalidade Normal; propor reflexão sobre formação docente e sua relação com as atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado; possibilitar a reflexão sobre prática vivenciada no Estágio Curricular Supervisionado.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E IDENTIDADE DO PEDAGOGO

Ementa: Contribuições da Psicologia da Educação na formação da identidade do pedagogo.

Objetivo(s): Identificar as contribuições da Psicologia para o contexto educacional; possibilitar a compreensão do processo de formação da consciência humana; discutir o conceito de infância como historicamente construído; contribuir para a formação da identidade do pedagogo.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS E AFETIVOS

Ementa: Desenvolvimento neuropsicológico e afetivo como saberes necessários para a formação do pedagogo.

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 19

 

Objetivo(s): Avaliar as contribuições da neuropsicologia para a aprendizagem escolar; possibilitar a compreensão do desenvolvimento afetivo para a aprendizagem escolar; analisar as implicações do desenvolvimento neuropsicológico e afetivo.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Ementa: Contribuições da abordagem Histórico-Cultural para a compreensão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem e para a prática pedagógica.

Objetivo(s): Analisar as contribuições da abordagem Histórico-Cultural para a compreensão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem; discutir as implicações dessa teoria na prática pedagógica.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

Ementa: Contribuições da Epistemologia Genética para a compreensão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem e para a prática pedagógica.

Objetivo(s): Analisar as contribuições da Epistemologia Genética para a compreensão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem; discutir as implicações dessa teoria na prática pedagógica.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS COMPORTAMENTAL E HUMANISTA

Ementa: Contribuições das abordagens Comportamental e Humanista para a compreensão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem e para a prática pedagógica.

Objetivo(s): Analisar as contribuições da abordagem Comportamental para a compreensão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem; analisar as contribuições da abordagem Humanista para a compreensão do processo de desenvolvimento e de aprendizagem; discutir as implicações dessas teorias na prática pedagógica.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PROBLEMAS ESCOLARES E DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Ementa: Problemas escolares e dificuldades específicas de aprendizagem.

Objetivo(s): Diferenciar problemas escolares e dificuldades específicas de aprendizagem; propiciar o entendimento do percurso histórico dos estudos sobre problemas na aprendizagem escolar; levar a compreensão de fatores que interferem na aprendizagem escolar.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 20

 

PROBLEMAS ESCOLARES E DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM: LEITURA, ESCRITA, matemática E CIÊNCIAS

Ementa: Problemas no processo de aquisição da leitura e escrita, da aprendizagem matemática, da formação de conceitos científicos e encaminhamentos pedagógicos.

Objetivo(s): Propiciar o conhecimento do processo de aquisição da leitura e escrita, da aprendizagem matemática e da formação de conceitos científicos; identificar problemas que podem intervir no processo de aquisição da leitura e escrita, da aprendizagem matemática e da formação de conceitos científicos; discutir estratégias e recursos para o encaminhamento pedagógico dos problemas escolares e dificuldades de aprendizagem.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Ementa: Necessidades educacionais especiais e mediação na prática pedagógica.

Objetivo(s): Possibilitar o conhecimento sobre a história do atendimento de pessoas com necessidades educacionais especiais; identificar diferentes necessidades educacionais especiais; subsidiar a compreensão da mediação como um dos fatores para o desenvolvimento humano.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

 

 

DISCIPLINAS SEMI-PRESENCIAIS

 

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO E A COMUNICAÇÃO.

Ementa: Comunicação e os processos de produção de sentido

Objetivo(s): Apresentar a educação como processo cumunicacional; examinar as diferentes formas de comunicação, suas linguagens e produção de sentido; analisar textos midiáticos, artísticos e educacionais.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação e Departamento de Teoria e Prática da Educação.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: TEMÁTICAS DA VIDA CONTEMPORÂNEA

Ementa: Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica.

Objetivo(s): Desenvolver estudos que possibilitem a compreensão e superação de situações discriminatórias e estereótipos baseados em diferenças étnicas, sociais, religiosas e sexuais.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

POLÍTICAS, GESTÃO E DIVERSIDADE

Ementa: Diversidade nos processos educativos

Objetivo(s): Explorar as especificidades na diversidade dos processos educativos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 21

 

EDUCAÇÃO, MÍDIA E ARTE.

Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação

Objetivo(s): Identificar as relações entre linguagens na produção de sentido em diferentes tipos de textos da mídia, arte, educação. analisar o conteúdo e os valores presentes no texto sincrético (verbal e visual) de livros didáticos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação e Departamento de Fundamentos da Educação

 

EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA

Ementa: Fundamentação pedagógica do uso do computador na educação

Objetivo(s): Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso do computador na educação; analisar o papel do professor no ambiente informatizado; Estruturar metodologias para elaboração didática para uso do computador em sala de aula

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Ementa: O desenvolvimento histórico da tecnologias da informação e comunicação (TICs). Possibilidades de aprendizagem medida pelas TICs no ensino presencial e a distância.

Objetivo(s): Analisar o desenvolvimento histórico das tecnologias de informação e comunicação; abordar as possibilidades de aprendizagem pelas tecnologias no ensino presencial e a distância; refletir sobre o impacto social do uso das novas tecnologias no processo de formação de professores; possibilitar o conhecimento acerca de experiências nacionais e internacionais de cursos de formação de professores na modalidade de educação a distância (EAD)

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

O PEDAGOGO E A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Ementa: O processo de inserção dos indivíduos na população economicamente ativa, seus mecanismos e determinantes decorrentes da realidade social

Objetivo(s): Informar ao aluno da escola pública a respeito dos fatores que atuam na escolha profissional, seus desafios e possibilidades.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 22

 

 

 

ANEXO II

 

 

REGULAMENTO DO COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

 

 

CAPÍTULO  I
DA CARACTERIZAÇÃO

 

Art. 1º  O Estágio Curricular Supervisionado é um componente curricular obrigatório, para a graduação em Pedagogia.

Art 2º  A carga horária das atividades de estágio deve ser de no mínimo 400 horas vivenciadas, preferencialmente, em escolas da rede pública.

 

CAPÍTULO  II
DA FINALIDADE

 

Art. 3º  São finalidades do Estágio Curricular Supervisionado:

I - viabilizar aos estagiários a reflexão teórico-prática para que se consolide a formação do pedagogo para atuar na educação básica;

II - oportunizar aos estagiários a aquisição de conhecimentos necessários à atuação do pedagogo;

III - proporcionar aos estagiários experiências que os preparem para o exercício da profissão;

IV - possibilitar aos estagiários a organização de alternativas práticas frente à realidade vivenciada nas escolas;

V - oportunizar aos estagiários a vivência real junto à Educação Básica, levando em consideração a diversidade de contextos em que se apresenta a realidade sócio-cultural e física da escola e dos alunos.

 

CAPÍTULO  III
DA ORGANIZAÇÃO

 

Art. 4º  A responsabilidade pela organização do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia é dos departamentos: Teoria e Prática da Educação (DTP) e Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), compartilhada com a Pró-reitoria de Ensino (PEN) e as unidades educacionais concedentes.

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

fl. 23

 

Art. 5º  Cabe ao DTP e ao DFE a organização e regulamentação da carga horária do estágio, sob a orientação e coordenação de docentes lotados nestes Departamentos, e que pertençam ao quadro de docentes da área de prática de ensino e da área de gestão (neste último quando se tratar de estágio específico da área de gestão).

Art. 6º  A coordenação do Estágio Curricular Supervisionado é exercida por docente, lotado no DTP e DFE da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que pertença às áreas de prática de ensino e da área de gestão (neste último quando se tratar de estágio específico da área de gestão).

Art. 7º  A orientação do Estágio Curricular Supervisionado é  exercida por um docente do DTP e do DFE da UEM com formação condizente e preferencialmente com experiência na área de prática de ensino e gestão. O professor-orientador será o que ministra concomitantemente a prática como componente curricular no semestre vigente;

Art. 8º  A realização do estágio ocorre mediante termo de compromisso celebrado entre a unidade escolar concedente e a UEM, conforme Artigo 3º da Resolução nº 027/05-CEP.

Art. 9º  O Estágio Curricular Supervisionado deve ocorrer, da seguinte forma:

I - o contato com a administração e o serviço de coordenação ou supervisão da unidade escolar ocorre por intermédio do coordenador objetivando buscar as informações necessárias ao desenvolvimento das atividades, tais como: o número de turmas e período de funcionamento ;

II - a unidade escolar concedente do Estágio Curricular Supervisionado deve designar um supervisor de estágio responsável pelo acompanhamento da execução do plano de atividades do estagiário, juntamente com o professor orientador;

III - o Estágio Curricular Supervisionado como atividade formativa necessariamente ligada a uma atividade ou trabalho de campo deve ser executado prioritariamente em contato direto com as “unidades escolares do sistema público de ensino” (Res. CNE/CP 2/2002);

IV - o Estágio Curricular Supervisionado está organizado da seguinte forma:

Estágio Curricular Supervisionado de Identidade – com carga horária de 68 horas e deve ser orientado para atividades que propiciem a iniciação do futuro pedagogo nos diversos aspectos do campo de sua atuação.

Estagio Curricular Supervisionado de Educação Infantil - com carga horária de 68 horas e deve ser desenvolvido da seguinte forma:

I - atividades em sala de aula por meio de observação e participação na educação infantil;

II - observação do campo de estágio;

III - participação/colaboração na regência de classe;

IV - direção de classe;

V - realização das atividades previstas no plano de trabalho;

VI - registro das atividades desenvolvidas;

VI - elaboração final do relatório.

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

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Estagio Curricular Supervisionado de Gestão I – com carga horária de 68 horas e deve ser desenvolvido da seguinte forma:

I - observação e análise do campo de estágio;

II - destaque de possibilidades para atuação em âmbito restrito ao pedagogo/gestor;

III - elaboração de plano de estágio a partir da realidade escolar;

IV - realização das atividades previstas no plano de estágio,

V - elaboração de relatório final de estágio.

Estagio Curricular Supervisionado das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I - com carga horária de 34 horas e deve corresponder as seguintes atividades:

I - atividades em sala de aula por meio de observação e participação na educação infantil;

II - observação do campo de estágio;

III - participação/colaboração na regência de classe;

IV - direção de classe;

V - realização das atividades previstas no plano de trabalho;

V - registro das atividades desenvolvidas;

VI - elaboração final do relatório.

Estagio Curricular Supervisionado das Séries Iniciais do Ensino Fundamental II - com carga horária de 68 horas e deve ser destinada para atividades em sala de aula que compreendem a preparação para o exercício da docência nas séries iniciais do ensino fundamental. Devendo compreender as seguintes atividades:

I - atividades em sala de aula por meio de observação e participação na educação infantil;

II - observação do campo de estágio;

III - participação/colaboração na regência de classe;

IV - direção de classe;

V - realização das atividades previstas no plano de trabalho;

VI - registro das atividades desenvolvidas;

VII - elaboração final do relatório.

Estagio Curricular Supervisionado de Ensino Médio - modalidade do Ensino Médio - a carga horária é de 68 horas no ensino destinada às  atividades em sala de aula que compreendem a preparação para o exercício da docência, devendo compreender as seguintes atividades:

I - atividades em sala de aula por meio de observação e participação na educação infantil;

II - observação do campo de estágio;

III - participação/colaboração na regência de classe;

IV - direção de classe;

V - realização das atividades previstas no plano de trabalho;

VI - registro das atividades desenvolvidas;

VII - elaboração final do relatório.

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

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Estagio Curricular Supervisionado de Gestão II - na Gestão escolar, a carga horária de 34 horas deve ser destinada àa atividades que possibilitem a reflexão criativa de alternativas para o trabalho pedagógico no âmbito da gestão escolar, compreendendo as seguintes atividades:

I - observação e análise do campo de estágio;

II - destaque de possibilidades para atuação em âmbito restrito ao pedagogo/gestor;

III - elaboração de plano de estágio a partir da realidade escolar;

IV - realização das atividades previstas no plano de estágio,

V - elaboração de relatório final de estágio

Art. 10.  O DTP e o DFE da UEM, devem disponibilizar um laboratório didático nos três turnos diários servindo de apoio para as atividades do Estágio Curricular Supervisionado. O uso deste laboratório pelo aluno estagiário fica condicionado à autorização do professor orientador.

Art. 11.  A jornada total de atividades de estágio (408 h/a), a ser cumprida pelo estagiário, deve ser compatível com o seu horário escolar e com o funcionamento das escolas.

Art. 12.  A carga horária total de 408 horas do Estágio Curricular Supervisionado, estabelecida no projeto pedagógico do curso, deve ser integralizada até o final do último período letivo do curso de Pedagogia. A partir do terceiro núcleo, o aluno deve integralizar as horas de estágio destinadas a cada núcleo formativo.

            Art. 13.  Os alunos com necessidades educacionais especiais têm o direito à participação em atividades de estágio como condição básica para viabilizar a construção de práticas educacionais inclusivas.

Art. 14.  O aluno será encaminhado à unidade escolar concedente do estágio, após acordo prévio desta com o coordenador e orientador de estágio da UEM.

Art. 15.  O aluno pode propor de forma voluntária, a partir do segundo ano, carga horária excedente de estágio, seguindo as mesmas exigências previstas no presente regulamento.

 

CAÍTULO  IV
DA AVALIAÇÃO

 

Art. 16.  As notas das avaliações do estagiário de 0,0 a 10 serão atribuídas pelos professores: orientador e supervisor, sendo a nota final deste componente curricular correspondente à média dessas avaliações, conforme critério de avaliação aprovado pelos departamentos por núcleo formativo.

Art. 17.  A avaliação do estagiário, fica condicionada à observância dos seguintes aspectos:

I - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo professor orientador;

II - desempenho nas atividades de docência;

III - desempenho nas atividades de gestão (pedagógica e administrativa);

 

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/... Res. 170/2005-CEP.

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IV - apresentação de relatório final, dentro de normas técnico-científicas previamente estabelecidas.

Art. 18.  Tendo em vista as especificidades didático-pedagógicas do componente Estágio Curricular Supervisionado não será permitido ao estagiário, revisão de avaliação e realização de avaliação final e não lhe será permitido cursá-lo em regime de dependência em caso de conflito de horário.

 
CAPÍTULO  V
DA COORDENAÇÃO

 

Art. 19.  Cabe ao coordenador do componente Estágio Curricular Supervisionado:

I - providenciar e manter atualizado o cadastro de escolas concedentes que potencialmente apresentem condições de atender à programação curricular e didático-pedagógica do curso de Pedagogia da UEM;

II - receber, orientar e encaminhar os estagiários para o professor orientador;

III - orientar e encaminhar os estagiários para a elaboração da documentação referente ao estágio junto à Coordenadoria Geral de Estágio da Pró-Reitoria de Ensino (PEN);

IV - encaminhar à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), os editais de notas e faltas de acordo com as informações recebidas do orientador de estágio;

V - manter fluxo de informações relativas ao acompanhamento e desenvolvimento dos estágios em processo, bem como assegurar a socialização de informações junto às coordenações de curso e ao campo de estágio;

VI - garantir um processo de avaliação continuada e permanente da atividade de estágio, envolvendo estagiários, orientadores, professores das escolas onde o estágio é concedido;

VII - zelar pelo cumprimento da legislação aplicável ao estágio;

 

CAPÍTULO  VI
DA ORIENTAÇÃO

 

Art. 20.  Caberá ao orientador do Estágio Curricular Supervisionado:

I - proporcionar condições para que o estagiário vivencie o cotidiano do ensino na educação básica;

II - orientar o estagiário no planejamento e na execução das atividades docentes e de gestão;

III - acompanhar efetivamente cada estagiário em suas atividades de direção de classe e em outras por ele desenvolvidas;

IV - indicar as fontes de pesquisa e de consulta necessárias à solução das dificuldades encontradas;

V - avaliar o desempenho do estagiário conforme os critérios estabelecidos;

VI - manter contatos periódicos com a administração da escola e com o regente de classe, na busca do bom desenvolvimento do estágio, intervindo sempre que necessário;

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VI - cumprir integralmente as normas estabelecidas no regulamento de estágio;

VII - conhecer as características da escola conveniada, tanto no que diz respeito a estrutura física, como aos princípios filosóficos e pedagógicos que embasam o trabalho escolar.

VIII - buscar na realidade escolar a integração necessária para que o licenciando possa utilizar e ampliar as habilidades e competências adquiridas no curso de formação, no sentido de responder aos desafios da atuação profissional;

IX - elaborar o plano de atividades de estágio e apresentar ao supervisor da unidade concedente e ao estagiário;

X - assegurar o desenvolvimento de estratégias educacionais que atendam aos princípios estabelecidos no convênio com a unidade escolar.

XI - garantir o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, mediante orientação de atividades didático-pedagógicas que articulem os conhecimentos científicos e sócio-culturais da formação acadêmica com outras atividades de intervenção, nas escolas parceiras;

XII - orientar o estagiário em possíveis dificuldades que possam ocorrer no desenvolvimento do trabalho;

XIII - manter informado o coordenador de estágio sobre o desenvolvimento das atividades;

XIV - apresentar à coordenação do Estágio o relatório de avaliação do estagiário nas datas previstas pelo Calendário Acadêmico  da UEM.

 

CAPÍTULO  VII
DA SUPERVISÃO

 

Art. 21.  Cabe ao professor supervisor da unidade concedente do Estágio Curricular Supervisionado:

I - receber o estagiário junto com o orientador e informá-lo sobre as normas do ambiente de estágio;

II - acompanhar e supervisionar em conjunto com o orientador as atividades desenvolvidas pelo estagiário;

III - colaborar na avaliação do rendimento do estagiário durante a realização do estágio;

IV - comunicar qualquer ocorrência de anormalidade no estágio ao professor orientador para as providências cabíveis;

 

CAPÍTULO  VIII
DO ESTAGIÁRIO

 

Art. 22.  São direitos dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:

I - receber orientação necessária para realizar as atividades de estágio;

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II - obter esclarecimentos sobre os acordos firmados para a realização do seu estágio;

III - apresentar propostas ou sugestões que possam contribuir para o aprimoramento das atividades de estágio;

IV - adotar uma postura reflexiva, investigativa e problematizadora de saberes teórico/práticos, integrando suas ações à proposta pedagógica da unidade escolar.

Art. 23.  São deveres dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:

I - participar de reuniões, mantendo efetivo contato com o professor orientador de estágio, a quem, prestará contas das suas atividades;

II - executar as tarefas designadas na escola concedente em que estagiar, respeitando sempre a hierarquia estabelecida, as normas internas, as recomendações;

III - manter postura profissional, pautando-se pelos princípios éticos da profissão do pedagogo;

IV - manter padrão de comportamento e de relações humanas, condizentes com as atividades a serem desenvolvidas no estágio;

V - comunicar e justificar ao professor orientador e ao professor supervisor de estágio, com antecedência, sua eventual ausência nas atividades de estágio;

VI - elaborar e entregar ao professor orientador um relatório final de estágio, na forma, prazo e padrões estabelecidos;

VII - submeter-se às avaliações previstas no critério de avaliação do componente curricular;

VIII - encaminhar ao coordenador e ao professor orientador ficha de controle constando, o número de horas, período de estágio e descrição das atividades desenvolvidas.

 

CAPÍTULO  IX
DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

 

Art. 24.  Os casos omissos serão resolvidos pelo DTP e pelo DFE, ouvido o professor coordenador do Estágio Curricular Supervisionado e o Coordenador do Colegiado de Curso de Pedagogia.

 

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REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

 

CAPÍTULO I
DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS

 

            Art. 1º  O componente curricular  Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),  lotado no Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é obrigatório no currículo do curso de Pedagogia.

Art. 2º  O componente curricular TCC tem por objetivo levar o aluno, por meio do trabalho individual, ao desenvolvimento de sua capacidade de pesquisa sobre os temas relacionados à pedagogia em particular e à educação em geral, e aos trabalhos de sistematização dos resultados de pesquisa e de comunicação impressa e/ou outras formas como mídia eletrônica e digital. 

Parágrafo único.  O TCC deverá ser elaborado individualmente, ao nível de iniciação científica, aplicados os conhecimentos elaborados pelo aluno durante o curso.

Art. 3º  O trabalho individual deverá:

I - tratar de temas ou linhas de pesquisa das áreas de interesse da pedagogia em particular e da educação em geral;

II - gerar uma monografia impressa, um relatório, um software, um vídeo, um material didático ou um material paradidático segundo normas de apresentação para TCC;

III - ser orientado por integrante da carreira docente, lotado no DFE, DTP ou outros departamentos da UEM;

IV – ser submetido à coordenação do TCC para aprovação.

 

CAPÍTULO  II

DA ORGANIZAÇÃO E DA COORDENAÇÃO

 

            Art. 4º  A coordenação do TCC será exercida por um professor integrante da carreira docente da UEM, lotado no DFE ou DTP.

Art. 5º  Ao professor coordenador compete, além das atividades especificadas neste Regulamento, as seguintes:

I - exercer as funções que lhe forem pertinentes, como professor responsável pelo componente curricular;

II - divulgar todas as normas e critérios aos alunos e professores envolvidos no TCC;

III - definir o cronograma para o respectivo período letivo, visando o cumprimento do módulo sob sua coordenação;

IV - propor e submeter ao DFE e DTP as normas complementares a este regulamento, bem como os critérios de avaliação;

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V - definir formulários, instrumentos complementares e outras formas que auxiliem o controle sobre o desenvolvimento dos trabalhos;

VI - manter um cadastro atualizado de propostas de trabalhos de graduação;

VII - tomar as providências cabíveis e necessárias ao bom andamento da disciplina, pleiteando, inclusive, junto ao DFE e DTP, os recursos que se fizerem necessários;

VIII - cumprir e fazer cumprir o presente Regulamento, as normas complementares, os critérios e os cronogramas estabelecidos para o módulo;

 IX - constituir Bancas Examinadoras para avaliação dos trabalhos, de acordo com o Capítulo IV, Artigo 14 e 15, deste Regulamento;

X - providenciar a indicação de professores orientadores para os Trabalhos de Conclusão de Curso.

Art. 6º O professor coordenador convocará os alunos matriculados para uma reunião, a realizar-se na primeira semana de aula do ano letivo, em horário e local especificado na convocação, para as seguintes providências:

I - registrar a presença discente;

II – entregar a cada aluno uma cópia das normas e dos critérios que regem o TCC, bem como o cronograma estabelecido para aquele período letivo;

III - divulgar um resumo de cada proposta de trabalho disponível para execução.

Art. 7º Encerrado o prazo para entrega dos trabalhos individuais, o professor coordenador do componente curricular deverá solicitar ao DFE a publicação de edital constando: nome do aluno, o título do trabalho, a composição da banca examinadora, a data, o horário e o local da apresentação e defesa do trabalho.

Parágrafo único. Cópia do trabalho deverá ser entregue pelo professor coordenador do TCC, a cada membro da Banca Examinadora, com a antecedência mínima  de 30 dias da data marcada para a apresentação e defesa do trabalho.

 

CAPÍTULO  III

DA ORIENTAÇÃO

 

Art. 8º A orientação é garantida a cada aluno matriculado na disciplina TCC e será exercida preferencialmente por um professor lotado no DFE e DTP.

Parágrafo único.  A orientação poderá ser exercida por professores não lotados no DFE e DTP caso haja a concordância mútua do coordenador do TCC e do coordenador do curso de Pedagogia.

Art. 9º Os professores do DFE e DTP, integrantes da carreira universitária, deverão, a cada período letivo, apresentar linhas de pesquisa (possíveis temas de TCC) junto à coordenação TCC, para cadastro e divulgação.

Parágrafo único.  Fica estabelecido o número máximo de cinco alunos para cada professor orientador.

 Art. 10.  Ao professor orientador compete, as atividades previstas na Resolução nº 079/2005-CEP e:

I - fornecer ao orientando os subsídios necessários ao desenvolvimento adequado do trabalho proposto;

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II - avaliar o andamento do trabalho de seu orientando, por meio de encontros semanais e da análise da documentação gerada pelo aluno, no decorrer do período letivo;

III - atender às solicitações do professor coordenador do componente curricular;

IV - responder, junto ao DFE e DTP e ao coordenador do TCC, pelos encargos que lhe forem conferidos;

V - controlar a freqüência do(s) discente(s) sob sua orientação.

 

CAPÍTULO  IV

DA  AVALIAÇÃO

 

Art. 11.  A avaliação do rendimento escolar de cada discente será feita conforme critério de avaliação do componente curricular, no qual deverá constar, obrigatoriamente, a apresentação e defesa de um trabalho final perante uma Banca Examinadora.

Parágrafo único.  A apresentação do TCC terá caráter público.

Art. 12.  A Banca Examinadora de que trata o Artigo anterior será composta pelo professor orientador e por dois outros professores da UEM, que atuem na área de interesse à qual o trabalho estará vinculado.

§ 1º Excepcionalmente, a Banca Examinadora poderá ser composta por professores convidados, pertencentes ou não ao corpo docente da UEM, conforme a natureza e a especificidade do trabalho, indicados pela coordenação deste componente curricular. No caso de o convite gerar custos, a proposta deverá ser submetida ao DFE e DTP para aprovação.

§ 2º Caberá ao Professor Orientador a presidência da banca examinadora.

Art. 13.  Para a avaliação do TCC, a Banca Examinadora considerará tanto a apresentação escrita ou a forma não impressa como também a exposição em defesa pública, conforme normas vigentes.

Art. 14.  Na data, horário e local estabelecidos, o aluno deverá apresentar seu TCC em sessão pública com duração de no mínimo 30 minutos e, no máximo, 40 minutos e, após, atender aos questionamentos eventualmente apresentados.

Parágrafo único.  Encerrada a sessão, a Banca Examinadora reunir-se-á para decidir sobre a avaliação do TCC, ocasião em que será lavrada ata, a qual será encaminhada à coordenação para as providências cabíveis.

 

CAPÍTULO  V

DOS DEVERES DO ACADÊMICO

 

 Art. 15.  No decorrer do período letivo os alunos do componente curricular TCC deverão:

I - desenvolver suas atividades, de acordo com o seu plano de trabalho;

II - cumprir os compromissos semanais estabelecidos pelo professor orientador, dando o devido andamento ao trabalho e apresentando os resultados obtidos;

III - comunicar ao respectivo coordenador os problemas que venham a ocorrer;

 

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IV - apresentar relatórios e documentação, conforme estabelecido pelas normas complementares.

Art. 16.  No prazo estabelecido, o aluno deverá entregar ao professor coordenador do TCC a documentação correspondente ao seu TCC.

Parágrafo único.  A não entrega do trabalho nos prazos estabelecidos em edital, implicará em nota zero para a atividade em questão, conforme Artigo 11 da Resolução nº 058/94-CEP, ressalvados os casos previstos no citado regulamento.

 

CAPÍTULO  VI

DOS ENCARGOS

 

Art. 17.  Para efeito de cômputo de encargos didáticos semanais, serão computadas as seguintes cargas horárias:

I - coordenador do componente curricular TCC: mínimo de duas horas/semanais;

II - orientador do componente curricular TCC: uma hora/semanal/orientando.

 

CAPÍTULO  VII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

 

 Art. 21.  Os casos omissos serão resolvidos pelo DFE e DTP, ouvido o professor coordenador do TCC e o Coordenador do Colegiado de Curso de Pedagogia.