R E S O L U Ç Ã O Nº
178/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 16/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova novo
projeto pedagógico do Curso de Graduação em Física – habilitações:
Licenciatura e Bacharelado. |
Considerando o
contido no processo n° 2.779/2000;
considerando o disposto nas Resoluções nos
177/2000-CEP, 075/2002-CEP, 025/2003-CEP, 079/2004-CEP, 118/2004-CEP,
027/2005-CEP, 069/2005-CEP e 090/2005-CEP;
considerando o disposto na Lei Federal nº 9.394/96;
considerando o disposto nas Resoluções nos
001/2002-CNE/CP, 002/2002-CNE/CP e 009/2009-CNE/CES;
considerando o disposto nos Pareceres nos1.304/2001-CNE/CES,
329/2004-CNE/CES e 028/2001-CNE/CP;
considerando o Parecer nº 110-A/2005 da Câmara de Graduação,
Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da
Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E
REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Fica
aprovado o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Física –
habilitações: Licenciatura e Bacharelado, conforme Anexo I, os regulamentos dos
componentes do Estágio Curricular Supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),
conforme Anexos II e III, que são partes integrantes desta Resolução.
Parágrafo
único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos
ingressantes a partir do ano letivo de 2006.
Art. 2º Esta
Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as demais
disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 26 de outubro de 2005.
Angelo
Aparecido Priori
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 23/12/2005.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
ANEXO I
NÚCLEO COMUM (CONTEÚDOS BÁSICOS):
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||
SEMANAL |
SEM. |
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
||||
1ª 2ª |
DFI DFI DFI DMA DMA DFI DFI DIN DMA DMA DFI DFI DFI DFI DMA DQI DFI DFI DFI DMA DQI |
1º SEMESTRE Física Geral I Laboratório de Física Geral I Oficina de Física I Cálculo Diferencial e Integral I Vetores e Geometria Analítica 2º SEMESTRE Física Geral II Laboratório de Física Geral II Fundamentos da Computação Cálculo Diferencial e Integral II Álgebra Linear 1º SEMESTRE Física
Geral III Laboratório
de Física Geral III História
da Física Oficina
de Física II Cálculo
Diferencial e Integral III Química
Geral e Inorgânica 2º SEMESTRE Física
Geral IV Laboratório
de Física Geral IV Termodinâmica Cálculo
Diferencial e Integral IV Introdução
à Físico-Química |
4 - - 6 4 4 - 4 6 4 4 - 4 - 4 4 4 - 4 4 4 |
2 2 2 - - - 2 - - - - 2 - 2 - - - 2 - - |
6 2 2 6 4 4 2 4 6 4 4 2 4 2 4 4 4 2 4 4 4 |
102 34 34 102 68 68 34 68 102 68 68 34 68 34 68 68 68 34 68 68 68 |
MÓDULO SEQÜENCIAL: NÚCLEO
ESPECÍFICO DA LICENCIATURA:
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||
SEMANAL |
SEM. |
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
||||
3ª 4ª |
DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DTP DTP DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DTP |
1º SEMESTRE Estágio Supervisionado Física Moderna I Laboratório de Física Moderna Mecânica Clássica I Métodos de Física Teórica I 2º SEMESTRE Eletromagnetismo I Estágio Supervisionado Eletrônica Instrumental para o Ensino Física Moderna II Psicologia da Educação A 1º SEMESTRE Didática
para o Ensino de Física Estágio
Supervisionado Instrumentação
para o Ensino de Física I Monografia
para Licenciatura em Física Metodologia
do Ensino de Física 2º SEMESTRE Epistemologia
das Ciências Estágio
Supervisionado Instrumentação
para o Ensino de Física II Optativa Políticas
Públicas e Gestão Educacional |
2 4 - 4 4 4 2 - 4 4 4 2 2 - 2 2 2 2 - 4 |
4 - 4 - - - 4 2 - - - 4 2 4 - - 4 2 - - |
6 4 4 4 4 4 6 2 4 4 4 6 4 4 2 2 6 4 4 4 |
102 68 68 68 68 68 102 34 68 68 68 102 68 68 34 34 102 68 68 68 |
* O componente Estágio Curricular Supervisionado
MÓDULO SEQÜENCIAL: NÚCLEO
ESPECÍFICO DO BACHARELADO:
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||
SEMANAL |
SEM. |
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
||||
3ª 4ª |
DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI |
1º SEMESTRE Eletrônica I Física Moderna I Laboratório de Física Moderna Mecânica Clássica I Métodos de Física Teórica I 2º SEMESTRE Eletromagnetismo I Física Moderna II Mecânica Clássica II Métodos da Física Teórica II 1º SEMESTRE Optativa
I Eletromagnetismo
II Mecânica
Quântica I Trabalho
de Graduação 2º SEMESTRE Optativa
II Introdução
à Física do Estado Sólido Mecânica
Estatística Mecânica
Quântica II |
2 4 - 4 4 4 4 4 4 - 4 4 4 - 4 4 4 |
2 - 4 - - - - - - - - - - - - - - |
4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 |
68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 |
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||
SEMANAL |
SEM. |
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
||||
4ª |
DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI DFI |
1º SEMESTRE Introdução à Micrometeorologia Métodos de Física Teórica III Métodos de Campo Médio Ótica Produção de Material Didático 2º SEMESTRE Astronomia Recursos Computacionais e Audiovisuais Aplicados no Ensino de
Física Eletrônica II Física Médica Introdução
à Teoria de Campo |
4 4 4 2 1 2 1 2 4 4 |
- - - 2 3 2 3 2 - - |
4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 |
68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 |
Obs.: Também serão reconhecidos como Optativas os componentes
curriculares da outra habilitação da graduação em Física, ou de áreas afins da
UEM que estarão sujeitas à apreciação por parte da coordenação do curso de
graduação em Física.
RESUMO GERAL DO CURRÍCULO
LICENCIATURA
DURAÇÃO DO
CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO (Carga
horária) |
MÍNIMO |
MÁXIMO |
2.800 |
2.886 |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA
DOS COMPONENTES CURRICULARES |
HORAS |
|
1 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO BÁSICO (Núcleo Comum) |
1.802 |
2 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (Licenciatura) |
918 |
3 |
OUTRO |
|
4 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
200 |
5 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO |
2.920 |
I N T E G R A L I Z A Ç Ã
O C U R R I C U L A R
|
||
PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO
CURRICULAR EM ANOS |
MÍNIMO |
MÁXIMO |
4 |
7 |
DURAÇÃO DO
CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO (Carga
horária) |
MÍNIMO |
MÁXIMO |
2.400 |
2.682 |
DISTRIBUIÇÃO
DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES |
HORAS |
|
1 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO BÁSICO (Núcleo Comum) |
1.734 |
2 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO
ESPECÍFICO (Bacharelado) |
748 |
3 |
OUTRO
|
|
4 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES |
200 |
5 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO
|
2.682 |
I N T E G R A L I Z A Ç Ã
O C U R R I C U L A R
|
||
PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO
CURRICULAR EM ANOS |
MÍNIMO |
MÁXIMO |
4 |
7 |
FÍSICA GERAL I
Ementa:
Cinemática e dinâmica da partícula. Leis de Newton. Leis de conservação.
Cinemática e dinâmica da rotação. Leis da gravitação. Aplicações conceituais de
física e matemática como base para a compreensão da Física I.
Objetivo(s): Oferecer
uma formação básica em mecânica clássica, propiciando ao aluno contato com
tópicos fundamentais de mecânica newtoniana.
Departamentalização:
Departamento de Física.
LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL I
Ementa: Medidas e
teoria dos erros. Gráficos. Experiências de mecânica.
Objetivo(s): Oferecer
uma formação básica em mecânica clássica via experimentos.
Departamentalização:
Departamento de Física.
OFICINA DE FÍSICA I
Ementa:
Experimentos qualitativos abrangendo aspectos da física contemporânea.
Apresentação do programa de atividades departamental e tópicos da matemática.
Objetivo(s): Iniciar o
aluno no estudo da física; apresentar aspectos da física com base no corpo de
conhecimento da pesquisa departamental; familiarizar o aluno com as tarefas da
pesquisa científica e da comunicação científica.
Departamentalização:
Departamento de Física.
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
Ementa: Funções
de uma variável real. Limites. Continuidade. Derivadas e funções de uma
variável real e aplicações. Máximos e mínimos de funções de uma variável real.
Antiderivadas e integrais.
Objetivo(s): Oferecer
uma formação básica em matemática como um instrumento necessário à física;
capacitar o aluno para a correta aplicação da linguagem matemática na resolução
e formulação de problemas físicos.
Departamentalização:
Departamento de Matemática.
VETORES E GEOMETRIA ANALÍTICA
Ementa:
Álgebra vetorial. Retas e planos.
Cônicas e quádricas.
Objetivo(s): Oferecer
uma formação básica em geometria analítica como um instrumental matemático
necessário ao estudo da física.
Departamentalização:
Departamento de Matemática.
FÍSICA GERAL II
Ementa:
Equilíbrio dos corpos rígidos. Leis da gravitação. Estática e dinâmica dos
fluidos. Oscilações e ondas mecânicas. Termologia. Sistemas termodinâmicos.
Introdução à teoria cinética dos gases. Leis da termodinâmica e equação de
estado de um gás.
Objetivo(s): Oferecer
uma formação básica em estática, gravitação, dinâmica dos fluidos, oscilações e
ondas mecânicas e termodinâmica.
Departamentalização: Departamento de Física.
LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL II
Ementa: Medidas,
experiências e gráficos sobre oscilações mecânicas e termodinâmicas.
Objetivo(s): Iniciação ao estudo da termodinâmica via experimentos.
Departamentalização: Departamento de Física.
FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO
Ementa: Iniciação
à interação com o computador por meio da aprendizagem de técnicas de elaboração
de algoritmos. Estudo de uma linguagem de programação e desenvolvimento de
programas.
Objetivo(s): Propiciar
que os alunos, por meio da aprendizagem de técnicas de elaboração de
algoritmos, programação de computadores em linguagem de alto nível e
conhecimento básico de sistemas operacionais, possam interagir com recursos
computacionais para solucionar problemas de sua área de conhecimento.
Departamentalização:
Departamento de Informática.
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
Ementa:
Seqüências e séries. Funções de variáveis reais (funções vetoriais). Derivadas
parciais. Diferenciais. Máximos e mínimos de funções de várias variáveis.
Coordenadas polares, esféricas e cilíndricas. Transformação de coordenadas.
Elementos de comprimento de arco, de superfície e de volume.
Objetivo(s): Oferecer
uma forma básica em matemática como um instrumento necessário à física; capacitar
o aluno para a correta aplicação da linguagem matemática na resolução e
formulação de problemas físicos.
Departamentalização:
Departamento de Matemática.
ÁLGEBRA LINEAR
Ementa: Matrizes
e sistemas lineares. Espaços vetoriais e transformações lineares e suas
aplicações na física.
Objetivo(s): Oferecer
uma formação básica como um instrumental matemático necessário ao estudo da
física.
Departamentalização:
Departamento de Matemática.
FÍSICA GERAL III
Ementa:
Eletrostática. Corrente e resistência elétrica. Força eletromotriz e circuitos
elétricos. Magnetostática. Fenômenos eletromagnéticos dependentes do tempo.
Objetivo(s): Oferecer
uma formação básica em eletromagnetismo.
Departamentaliação:
Departamento de Física
LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL III
Ementa:
Experiências de eletricidade e magnetismo.
Objetivo(s): Oferecer
uma formação básica em experimentos de eletricidade e magnetismo.
Departamentalização:
Departamento de Física.
HISTÓRIA DA FÍSICA
Ementa: Análise histórica e epistemológica dos desenvolvimentos
conceituais das teorias físicas, desde os gregos até os nossos dias. Discussão
de tópicos sobre as relações ciência-tecnologia-sociedade.
Objetivo(s): Dar ao aluno uma visão dinâmica e paradigmática
da história da ciência em geral e a oportunidade para analisar criticamente a
origem e evolução do pensamento científico ao longo das diferentes épocas.
Departamentalização:
Departamento de Física.
OFICINA DE FÍSICA II
Ementa:
Experimentos quantitativos abrangendo noções de física contemporânea com ênfase
em termodinâmica, óptica e eletromagnetismo.
Objetivo(s): Analisar
fenômenos termodinâmicos, ópticos e eletromagnéticos a partir de aplicações da
física contemporânea e de outras áreas; desenvolver noções sobre a física
contemporânea.
Departamentalização:
Departamento de Física.
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
Ementa: Integral
múltipla. Integrais de linha e de superfície. Teoremas de Green, Grauss e
Stokes e suas aplicações na Física.
Objetivo(s): Oferecer
uma formação básica em matemática como um instrumento necessário à física;
capacitar o aluno para a correta aplicação da linguagem matemática na resolução
e formulação de problemas físicos.
Departamentalização:
Departamento de Matemática.
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
Ementa: Estrutura
atômica, propriedades periódicas dos elementos e ligações químicas. Funções
inorgânicas. Estequiometria. Equilíbrio químico. Estudo dos metais de
transição. Introdução à química de coordenação. Princípios gerais de
laboratório, soluções, técnicas básicas de separação e purificação das
substâncias, propriedades físicas das espécies químicas.
Objetivo(s): Proporcionar
ao aluno a abordagem de conceitos fundamentais em química geral e inorgânica;
oferecer ao aluno um curso de laboratório com técnicas básicas e iniciação à
investigação química.
Departamentalização:
Departamento de Química.
FÍSICA GERAL IV
Ementa:
Oscilações eletromagnéticas. Ondas mecânicas e
eletromagnéticas. Natureza e propagação da luz. Óptica geométrica e física.
Noções de física moderna.
Objetivo(s): Oferecer uma formação básica em oscilações e ondas mecânicas e eletromagnéticas; iniciar o aluno ao
estudo da física moderna.
Departamentalização: Departamento de Física.
LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL IV
Ementa:
Experiências em laboratório: estados estacionários, ondas mecânicas,
eletromagnéticas e a natureza e propagação da luz. Óptica geométrica e física.
Objetivo(s): Oferecer uma formação básica em ondas mecânicas
eletromagnéticas.
Departamentalização:
Departamento de Física.
TERMODINÂMICA:
Ementa: Trabalho,
calor e 1ª Lei da Termodinâmica. Processos reversíveis e irreversíveis.
Entropia e a 2ª Lei da Termodinâmica. Potenciais termodinâmicos e relações de
Maxwell. Transições de fase de 1ª ordem. Transições de fase de 2ª ordem.
Objetivo(s): Aprofundar
o estudo da termodinâmica dentro de um formalismo matemático mais avançado.
Departamentalização:
Departamento de Física.
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
Ementa: Equações
diferenciais ordinárias lineares de 1a ordem. Equações diferenciais
ordinárias lineares de ordem n. Sistemas de equações diferenciais de 1a
ordem. Aplicações das equações diferenciais na Física.
Objetivo(s): Oferecer
uma formação básica em matemática como um instrumento necessário à física;
capacitar o aluno para a correta aplicação da linguagem matemática na resolução
e formulação de problemas físicos.
Departamentalização:
Departamento de Matemática.
INTRODUÇÃO À FÍSICO-QUÍMICA
Ementa:
Termoquímica: eletroquímica; cinética; química de polímeros.
Objetivo(s): Propiciar
ao aluno a abordagem de conceitos fundamentais em físico-química.
Departamentalização:
Departamento de Química.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Ementa:
Caracterização do ensino de física. Aspectos da pesquisa em ensino de
física/ciências. Análise das ênfases curriculares no ensino de física.
Avaliação de recursos didáticos: livro, laboratório e multimeios. Iniciação ao
planejamento didático: projeto de ensino.
Objetivo(s):
Possibilitar ao aluno experiência profissional no contexto escolar; inserir o
aluno no contexto do ensino de física a partir da reflexão sistemática sobre os
fundamentos da prática docente dessa modalidade de ensino; subsidiar o aluno
para o planejamento da ação docente.
Departamentalização:
Departamento de Física.
FÍSICA MODERNA I
Ementa:
Fundamentos da relatividade restrita. Aspectos de teoria cinética da matéria.
Gênese da mecânica quântica. A equação de Schrödinger e aplicações elementares.
Objetivo(s): Oferecer uma
formação e visão geral sobre os aspectos básicos da física moderna.
Departamentalização: Departamento de Física.
LABORATÓRIO DE FÍSICA MODERNA
Ementa: Experiências da fase de transição entre a física clássica e
a física quântica.
Objetivo(s): Desenvolver
experiências de física moderna.
Departamentalização: Departamento de Física.
MECÂNICA CLÁSSICA I
Ementa: Mecânica
Newtoniana. Movimento de uma partícula, de um sistema de partículas e de corpos
rígidos.
Objetivo(s): Oportunizar
ao aluno um aprofundamento dos tópicos tratados
Departamentalização: Departamento de Física.
MÉTODOS DA FÍSICA TEÓRICA I
Ementa: Aplicação de cálculo vetorial diferencial e integral,
variáveis complexas, séries e integrais de Fourier, transformada de Laplace e
soluções numéricas no estudo de sistemas físicos.
Objetivo(s): Estudar
técnicas de cálculo aplicadas à descrição de sistemas físicos e o seu papel no
desenvolvimento da física teórica.
Departamentalização: Departamento de Física.
ELETROMAGNETISMO I
Ementa:
Eletrostática. Magnetostática. Propriedades elétricas da matéria. Equações de
Maxwell.
Objetivo(s): Promover a
formação básica em eletrodinâmica clássica abordando problemas de
eletromagnetismo dentro de um formalismo matemático mais avançado.
Departamentalização:
Departamento de Física.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Ementa: Inserção do aluno no contexto escolar para o
desenvolvimento de observações sobre o funcionamento do sistema escolar e do ensino
de física. Implementação (planejamento, elaboração, execução e avaliação) de
projetos de ensino de física em escola de ensino médio como prática docente.
Objetivo(s): Oportunizar
ao aluno experiência profissional no contexto escolar; introduzir o aluno no
contexto do ensino de física a partir da reflexão sistemática sobre a realidade
escolar dessa modalidade de ensino; aplicar projetos
de ensino.
Departamentalização:
Departamento de Física.
ELETRÔNICA INSTRUMENTAL PARA O
ENSINO
Ementa:
Experimentos e aplicações de eletrônica básica para o ensino de física.
Componentes passivos, indutor, capacitor e resistor. Circuitos de corrente
contínua e alternada. Diodos, transistores e amplificador.
Objetivo(s):
Apresentar componentes eletrônicos básicos e suas potencialidades na montagem
de pequenos circuitos para a demonstração de conceitos de física clássica e
moderna aplicadas em nosso cotidiano.
Departamentalização:
Departamento de Física.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A
Ementa: Estudo
das variáveis que interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Objetivo(s): Oferecer
subsídios teóricos para o aluno compreender e atuar no processo educativo;
propiciar condições para o aluno conhecer a natureza dos processos de desenvolvimento
e aprendizagem, seus condicionantes e inter-relações.
Departamentalização: Departamento de Teoria e
Prática da Educação.
DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Ementa: Diferentes propostas de ensino-aprendizagem que
fundamentam a mediação teórico-prática da ação docente no ensino de física.
Objetivo(s): Compreender a formação e o papel do professor de
física na sociedade contemporânea; entender a importância e o papel da física
na formação do aluno do ensino fundamental e médio; analisar as diferentes
propostas de ensino-aprendizagem para o ensino de física; elaborar projetos que
explicitem a mediação teórico-prática da ação docente no ensino de física.
Departamentalização: Departamento de Teoria e
Prática da Educação.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FÍSICA III
Ementa: Elaboração de um plano de ensino de unidade de conteúdos de
física para o ensino médio. Planejamento de aula de física. Regência de classe
supervisionada na escola média. Avaliação da experiência docente
supervisionada.
Objetivo(s): Planejar o desenvolvimento de unidades de
conteúdo de física para o ensino médio; planejar o desenvolvimento de aulas de
física no ensino médio; exercer e avaliar a regência de classe no ensino de
física.
Departamentalização:
Departamento de Física.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA I
Ementa: Aplicação
de teorias de aprendizagem no ensino de física. Classificação dos instrumentos
e procedimentos didáticos. Elaboração de instrumentos de avaliação. Produção de
textos e de roteiros experimentais. Produção de material didático experimental.
Aplicação de multimeios no ensino da física: audiovisuais e microcomputadores.
Objetivo(s): Analisar a
função e o papel das atividades experimentais no ensino-aprendizagem de física;
promover ações didáticas que direcionem a elaboração e construção de recursos
para o ensino de física; analisar roteiros de modelos
experimentais com vistas à produção de novos textos e roteiros experimentais.
Departamentalização:
Departamento de Física.
MONOGRAFIA PARA LICENCIATURA EM
FÍSICA
Ementa:
Elaboração de um trabalho monográfico dentro das áreas de conhecimento e
atuação do físico-educador, com acompanhamento de um orientador. Defesa da
monografia perante uma banca avaliadora.
Objetivo(s): Dar
oportunidade ao aluno de planejar e desenvolver um estudo monográfico;
demonstrar proficiência e capacidade de articulação de temas e/ou questões do
ensino de física.
Departamentalização: Departamento de Física.
METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA
Ementa: Aplicação de teorias de aprendizagem no ensino de
física. Análise de estratégias metódicas utilizadas no ensino de física.
Aplicação de resultados de pesquisa em ensino de física/ciências no ensino de
física.
Objetivo(s): Subsidiar
o aluno para a reflexão e prática docente sistemática no ensino de física.
Departamentalização: Departamento de Física.
EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS
Ementa:
Introduzir estudantes a temas de epistemologia contemporânea, com ênfase
especial nos problemas da epistemologia das ciências naturais, particularmente
da física, por meio de um estudo crítico de seus métodos e da estruturação das
teorias físicas. Discussão dos problemas e conceitos fundamentais da filosofia
contemporânea da ciência, o conceito de cientificidade, a ciência experimental
e o método hipotético-dedutivo. Explicações causais, teleológicas,
histórico-genéticas, probalísticas, estruturais e funcionais.
Objetivo(s): Oportunizar
ao aluno uma compreensão da gênese de conceitos, teorias e sistemas de mundo,
dentro de um contexto crítico, social e histórico.
Departamentalização: Departamento de Física.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA II
Ementa: Desenvolvimento de unidades de conteúdos escolares:
produção ou aplicação de textos, hipertextos, softwares, vídeos, e outros;
construção de experimentos ou roteiros experimentais; organização de
exposições, mostras, minicursos ou oficinas didáticas.
Objetivo(s): Promover ações didáticas que oportunizem conhecer os
diferentes recursos instrucionais e de pesquisa para o ensino de física; elaboração
e construção de atividades experimentais e projetos como recursos de ensino de
física.
Departamentalização: Departamento de Física.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Ementa: Política e gestão educacional com ênfase nos planos
educacionais para os sistemas escolares no Brasil Colônia, Império e República.
Objetivo(s): Subsidiar
a formação docente com conhecimentos teórico-práticos referentes às políticas
públicas educacionais e sua relação com o contexto sócio-político e econômico,
bem como, sua gestão e organização escolar.
Departamentalização: Departamento de Teoria e
Prática da Educação.
ELETRÔNICA I
Ementa: Circuitos elétricos. Elementos passivos e ativos. A física
dos componentes ativos. Aplicações com diodos e transistores. Osciladores.
Amplificador operacional. Tratamento de ruídos. Noções de eletrônica digital e
sistemas de aquisição de dados. Aplicações.
Objetivo(s): Propiciar condições de manuseio de componentes
eletrônicos. Dar condições de desenvolver circuitos eletrônicos.
Departamentalização: Departamento de Física.
FÍSICA MODERNA II
Ementa:
Aplicações da equação de Schrödinger. Noções de física atômica, molecular e da
matéria condensada. Aspectos de física nuclear e de partículas elementares.
Objetivo(s): Oferecer
uma formação e visão geral de aplicações da física moderna, incluindo aspectos
contemporâneos.
Departamentalização:
Departamento de Física.
MECÂNICA CLÁSSICA II
Ementa:
Gravitação. Referenciais não inerciais. Equações de Lagrange. Equações de
Hamilton. Movimento de corpos rígidos no espaço.
Objetivo(s): Dar
oportunidade ao aluno de maior aprofundamento e entendimento de tópicos
avançados de mecânica clássica.
Departamentalização: Departamento de Física.
MÉTODOS DA FÍSICA TEÓRICA II
Ementa: Aplicação de equações diferenciais parciais, separação de
variáveis, método de Frobenius, funções especiais e espaços vetoriais no estudo
de sistemas físicos.
Objetivo(s): Estudar
problemas de contorno vinculados a sistemas físicos enfatizando o seu papel no
desenvolvimento da física teórica.
Departamentalização: Departamento de Física.
ELETROMAGNETISMO II
Ementa: Propriedades magnéticas da matéria. Equações de
Maxwell na matéria. Leis de conservação para o campo eletromagnético. Ondas e
radiação eletromagnéticas.
Objetivo(s): Aprofundar
o estudo do eletromagnetismo.
Departamentalização: Departamento de Física.
MECÂNICA QUÂNTICA I
Ementa: Revisão histórica. Equação de Schrödinger e interpretação probabilística da função de
onda. Problemas unidimensionais e tridimensionais. Momento angular. Spin.
Partículas idênticas.
Objetivo(s): Proporcionar
ao aluno conhecimentos fundamentais de mecânica quântica.
Departamentalização: Departamento de Física.
TRABALHO DE GRADUAÇÃO
Ementa: Elaboração de um trabalho monográfico dentro das áreas de
conhecimento e atuação do físico-pesquisador, com acompanhamento de um
orientador. Defesa da monografia perante uma banca avaliadora.
Objetivo(s): Dar
oportunidade ao aluno de planejar e desenvolver um estudo monográfico;
demonstrar proficiência e capacidade de articulação de temas e/ou questões da
física.
Departamentalização: Departamento de Física.
INTRODUÇÃO À FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO
Ementa: Estrutura
da rede cristalina. Propriedades térmicas da rede. Dinâmica dos elétrons na
rede. Bandas de energia em sólidos cristalinos. Cristais semicondutores.
Efeitos elétricos e magnéticos. Supercondutividade. Defeitos.
Objetivo(s): Adquirir conhecimentos fundamentais de física do
estado sólido; estudar fenômenos correlacionados com a organização estrutural
da matéria, com a distribuição eletrônica nessas estruturas, com os efeitos e
propriedades relacionadas as mesmas.
Departamentalização: Departamento de Física
MECÂNICA ESTATÍSTICA
Ementa: Conceitos
básicos de métodos estatísticos. Descrição estatística de sistemas de
partículas. Ensemble microcanônico. Ensemble canônico. Métodos básicos e
resultados de mecânica estatística. Aplicações simples. Introdução à
estatística quântica.
Objetivo(s): Discutir
os conceitos básicos de física estatística e métodos apropriados para a
descrição de sistemas envolvendo muitas partículas.
Departamentalização: Departamento de Física.
MECÂNICA QUÂNTICA II
Ementa: Métodos de aproximação de mecânica quântica. Teoria do
espalhamento.
Objetivo(s): Proporcionar ao aluno conhecimentos de métodos de
aproximação e teoria de espalhamento em mecânica quântica.
Departamentalização: Departamento de Física.
INTRODUÇÃO À MICROMETEOROLOGIA
Ementa: Conceitos
básicos sobre a atmosfera terrestre. Radiação solar e terrestre. Introdução à
micrometeorologia.
Objetivo(s): Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos em
micrometeorologia.
Departamentalização: Departamento de Física.
MÉTODO DA FÍSICA TEÓRICA III
Ementa:
Aplicações de funções de Green e equações integrais na descrição de sistemas
físicos.
Objetivo(s): Estudar
tópicos avançados em física matemática com o uso de funções de Green e equações
integrais.
Departamentalização: Departamento de Física.
MÉTODOS DE CAMPO MÉDIO
Ementa:
Investigação dos métodos de aproximação de tipo campo médio em contextos
aplicados da mecânica estatística e da física da matéria condensada.
Objetivo(s): Estudos complementares de sistemas interagentes em mecânica
estatística e dos métodos aproximados para tratá-los; formulação de problemas
fundamentais na física atual, envolvendo áreas como o magnetismo, os cristais
líquidos, supercondutores e sistemas complexos; introdução ao estudo de
sistemas estocásticos da física e de métodos de aproximação pertinentes e
aplicações aos problemas de reação e difusão.
Departamentalização:
Departamento de Física.
ÓTICA
Ementa: Movimento
ondulatório e a teoria eletromagnética da luz. Propagação da luz e a teoria
paraxial da ótica geométrica. Superposição, polarização e interferência.
Difração de Fraunhoffer, Fresnel e Kirchhoff e ótica de Fourier. Coerência e
aspectos da natureza quântica da luz. Introdução à ótica moderna: holografia,
lasers, óptica não-linear.
Objetivo(s): Aprofundar
o estudo da ótica dentro de um formalismo matemático mais avançado.
Departamentalização: Departamento de Física.
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Ementa: Análise de textos e experimentos disponíveis no mercado, na
internet e na TV. Produção de textos didáticos para o ensino experimental e
teórico da física e da astronomia. A produção de material didático de baixo
custo. Ensino informal: mostras interativas e feiras de ciência. Transferência
de tecnologias educacionais para o ensino fundamental e médio. Análise de
grandes projetos nacionais e internacionais de ensino de física: UNESCO, FAI,
PEF, GREF, PSSC, Harvard.
Objetivo(s): Conhecer
projetos didáticos inovadores em física e promover a produção de materiais
audiovisuais, escritos e experimentais para o ensino da física.
Departamentalização: Departamento de Física.
ASTRONOMIA
Ementa: Arqueoastronomia. Referencial geocêntrico. Instrumentos
astronômicos. Noções de observação a olho nu. História da astronomia antiga,
moderna e contemporânea. Astronomia pré-colombiana. O universo dos gregos. A
síntese matemática de Ptolomeu. A astronomia árabe. As grandes navegações. A
revolução copernicana. As leis de Kepler. A gravitação universal. Espectroscopia.
Telescópios. Astronomia do sistema solar, galáctica e extra galáctica.
Astronomia e cosmologia moderna.
Objetivo(s): Propiciar ao aluno uma ampla visão da astronomia
antiga, moderna e contemporânea, privilegiando os aspectos observacionais a olho
nu e com telescópios refletores e refratores.
Departamentalização: Departamento de Física.
RECURSOS COMPUTACIONAIS E AUDIOVISUAIS APLICADOS
NO ENSINO DE FÍSICA
Ementa: O filme e o vídeo didático. A utilização do material
audiovisual em sala de aula. Exemplos de projetos em vídeo e multimídia:
Cosmos, Ealing Loop, O Universo Mecânico, Harvard Project Physics, Redshift.
Laboratórios assistidos por computador (MBL). Simulações na internet. Avaliação
de softwares.
Objetivo(s): Familiarizar o aluno com os modernos meios de
aprendizagem interativa baseado na mídia eletrônica com o intuito de sua
potencial utilização em sala de aula.
Departamentalização: Departamento de Física.
ELETRÔNICA II
Ementa:
Fundamentos de eletrônica digital. Circuitos digitais. Micro controladores.
Entrada digital e analógicas (I/O). Comunicação paralela. Comunicação serial.
Programação orientada a objeto para eletrônica. Aplicações em sistemas
inteligentes de aquisição de dados.
Objetivo(s): Propiciar condições de manuseio com componentes
eletrônicos; dar condições de desenvolver circuitos eletrônicos.
Departamentalização:
Departamento de Física.
FÍSICA MÉDICA
Ementa: Noções de
física nuclear. Raio-X de quilovoltagem. Interação da radiação eletromagnética
ionizante com a matéria. Qualidade dos raios-X de quilovoltagem. Medida da
radiação ionizante. Distribuição de dose. Mamografia. Introdução à medicina
nuclear. Efeitos biológicos da radiação. Proteção radiológica.
Objetivo(s): Proporcionar conceitos inerentes sobre física médica.
Departamentalização: Departamento de Física.
INTRODUÇÃO À TEORIA DE CAMPOS
Ementa: Formalismo
Lagrangeano e Hamiltoniano para campos. Leis de conservação para campos.
Quantização de campos livres.
Objetivo(s): Proporcionar ao aluno noções de teoria de campos.
Departamentalização: Departamento de Física.
Art.
1º O cumprimento do Estágio
Curricular Supervisionado é condição indispensável para habilitar o aluno para
o exercício legal do magistério. Será planejado, executado, acompanhado e
avaliado em conformidade com o projeto pedagógico do curso de graduação em
Física, devendo propiciar complementação de ensino e aprendizagem ao aluno,
além de constituir-se em um instrumento de integração da teoria com a prática e
do desenvolvimento da aprendizagem técnico-cultural, científica e de
relacionamento humano.
Parágrafo único. O Estágio Curricular Supervisionado deverá ocorrer preferencialmente no sistema público de ensino.
Art.
2º. O Estágio Curricular
Supervisionado estará sob responsabilidade e coordenação do membro do corpo
docente departamental que responde pelo correspondente componente curricular.
Parágrafo único. O
coordenador de estágio acumulará as funções do orientador de estágio.
Art.
3º Ao coordenador-orientador
de estágio compete:
I -
definir atividades de estágio;
II -
analisar e julgar planos de estágio apresentados;
III -
organizar a distribuição/colocação do(s) estagiário(s) na(s) unidade(s) de
estagiamento de acordo com as vagas disponíveis;
IV - apoiar o(s) supervisor(es) do(s) estagiário(s) no desenvolvimento
das tarefas do estágio;
V -
analisar e julgar relatórios de estágio;
VI -
promover contatos com entes institucionais para viabilizar estágios;
VII -
propor eventuais modificações ou adequações neste regulamento.
Parágrafo único. O plano de
estágio é um documento que formaliza a proposta de trabalho a ser desenvolvida
pelo estagiário, evidenciando os objetivos a serem alcançados no Estágio
Curricular Supervisionado.
Art.
4º A supervisão do estágio
estará a cargo do responsável pela classe escolar (ou outros espaços dos entes
institucionais envolvidos) em que o estagiário estiver desenvolvendo as
atividades predefinidas, que encaminhará relatório sobre o andamento dessas
tarefas ao coordenador-orientador de estágio.
Art.
5º Ao supervisor de estágio
compete:
I -
apreciar o plano de estágio a ser desenvolvido na unidade de estágio pelo
estagiário, e responsabilizar-se pela sua orientação durante o período de
execução do mesmo;
II -
supervisionar e orientar o estagiário na utilização de equipamentos e bens
materiais da unidade de estágio;
III -
definir em conjunto com o aluno e o coordenador-orientador do estágio os
procedimentos de acompanhamento a serem adotados, inclusive a periodicidade de
entrega dos relatórios parciais;
IV -
avaliar o estagiário e submeter relatórios parciais sobre o estágio ao
coordenador-orientador;
V -
comunicar ao coordenador-orientador de estágio eventuais alterações no plano de
estágio em desenvolvimento (afastamentos, alteração de prazos);
VI - ao
término do período de estágio, enviar Relatório Final de Estágio ao
coordenador-orientador de estágio.
Art.
6º Ao estagiário compete:
I - a
partir de entendimentos com um supervisor e o coordenador-orientador de
estágio, elaborar um plano de estágio;
II -
cumprir a programação de atividades estabelecida no plano de estágio;
III -
elaborar e encaminhar com periodicidade definida os relatórios parciais do
estágio ao supervisor de estágio;
IV -
apresentar o Relatório Final do Estágio ao supervisor de estágio;
V - zelar
pelos bens físicos e materiais utilizados no desenvolvimento de suas atividades
de estágio;
VI -
observar os regulamentos e normas estabelecidas para o estágio, e responder por
perdas e danos ocasionados pela inobservância das mesmas.
Art.
7º Ao Departamento de Física
compete:
I - zelar
pelo cumprimento das normas estabelecidas para os estágios;
II -
propor mecanismos operacionais que facilitem a condução e definição dos
estágios;
III -
orientar o corpo docente departamental sobre procedimentos relativos aos
estágios;
IV -
adotar medidas para a concretização de oportunidades de estágios ao corpo
discente departamental;
V - manter
cadastros de escolas e de entes institucionais potenciais campos de Estágio
Curricular Supervisionado;
VI -
receber, controlar e manter a documentação relativa aos estágios;
VII -
manter cadastro de estagiários e de seus respectivos supervisores;
VIII -
julgar e deliberar sobre as situações não abrangidas por este Regulamento.
DAS
PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICAS A SEREM ATENDIDAS NA DEFINIÇÃO DOS
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
Art.
8º O campo de estágio deve
estar relacionado diretamente com as atividades, programas, planos ou projetos
desenvolvidos no DFI.
Art.
9º O Estágio Curricular
Supervisionado terá uma jornada mínima de 400 horas na habilitação do
Físico-educador, sendo integralizada em 3 etapas em consonância com a
sistemática dos componentes Estágio Curricular Supervisionado de Física I, II e
III.
Das Condições
Específicas de Desligamento do Estagiário ou Invalidação do Estágio Curricular
Supervisionado
Art.
10. O estagiário será desligado
do Estágio Curricular Supervisionado do curso de graduação em Física, perante:
I - o
descumprimento dos compromissos assumidos pelo aluno com a unidade de estágio;
II - a
insuficiência no desempenho do estágio e na freqüência;
III - a
interrupção do vínculo do estagiário com o curso de graduação em Física.
Art.
11. A relação numérica estagiários/coordenador-orientador
não deverá exceder a 12 estagiários/turma.
Art.
12. Para a avaliação do estagiário dever-se-á contemplar
adequadamente os relatórios do supervisor do estagiário bem como o seu
desempenho no desenvolvimento das demais tarefas previstas para os Estágios
Curriculares Supervisionados. Os critérios de avaliação serão estabelecidos
pelo Departamento de Física e aprovados pelo colegiado do curso.
Art. 13. Tendo
em vista as especificidades didático-pedagógicas do componente Estágio
Curricular Supervisionado, não será permitido ao aluno nova oportunidade de
estágio, revisão de avaliação e realização de avaliação final, bem como não lhe
será permitido cursá-lo em dependência.
Art.
14. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do
Curso de Graduação em Física.
REGULAMENTO
DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE
GRADUAÇÃO E DA MONOGRAFIA PARA LICENCIATURA EM FISICA
Art.
1º Os componentes curriculares
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Monografia para Licenciatura em Física,
pertencentes ao currículo pleno do curso de graduação em Física, modalidades
Físico-pesquisador e Físico-educador respectivamente, têm cargas horárias de 68
horas-aula.
§ 1º Os encargos de orientação do TCC e
da Monografia para Licenciatura em Física corresponderão a duas horas-aula
semanal, cabendo ao departamento de Física a definição da atribuição dessas
atividades.
§ 2º Cada membro do corpo docente
departamental poderá orientar até dois alunos.
Art.
2º Os TCC e Monografia para
Licenciatura em Física, deverão ser desenvolvidos individualmente, e têm por
finalidade estimular a capacidade criativa do aluno a partir da articulação de
temas e/ou questões da física.
Parágrafo
único. O objetivo
desses componentes curriculares deverá ser alcançado por intermédio da
elaboração de um trabalho monográfico que versará sobre tema das áreas de
conhecimento e atuação do físico.
Art.
3º A orientação é assegurada
aos alunos matriculados nos componentes curriculares TCC ou Monografia para
Licenciatura em Física, e será exercida por um membro do corpo docente
departamental que terá a proposta de monografia condicionada à anuência do
professor-coordenador.
Art.
4º Ao professor-orientador
compete fornecer ao orientando os subsídios necessários para o desenvolvimento
do projeto proposto.
§ 1º O projeto deverá conter os
seguintes itens:
I -
proponente;
II -
título;
III -
orientador;
IV -
resumo;
V -
introdução;
VI -
objetivos gerais e/ou específicos;
VII -
procedimentos metódicos;
VIII -
cronograma;
IX -
referências.
§ 2º Os TCC e Monografia para
Licenciatura em Física deverão ser integralizados no semestre letivo de oferta
da correspondente componente curricular.
Art.
5º A avaliação do rendimento
discente dar-se-á em conformidade com o critério de avaliação definido para a
correspondente componente, no qual deverá constar obrigatoriamente a defesa da
monografia perante uma Comissão Examinadora.
§ 1º A comissão será designada pelo
Departamento de Física.
§ 2º A apresentação oral do TCC e da
Monografia para Licenciatura em Física será aberta ao público.
Art.
6º A Comissão Examinadora será
composta de três membros, a saber: o professor-orientador mais dois professores
que atuam preferencialmente em áreas congêneres à temática tratada no estudo.
Parágrafo
único. Caberá ao professor-orientador presidir a Comissão
Examinadora.
Art.
7º Para avaliação do TCC e da
Monografia para Licenciatura em Física, a Comissão Examinadora considerará
tanto a apresentação escrita como a defesa pública da monografia.
Art.
8º Na data, horário e local
estabelecido, o aluno deverá defender publicamente a monografia e atender aos
questionamentos levantados por parte dos membros da Comissão Examinadora.
Parágrafo
único. Encerrada
a sessão a Comissão Examinadora reunir-se-á para decidir sobre a avaliação da
monografia, cada membro atribuirá a nota em uma escala de zero a dez, sendo a
nota final a média simples das notas definidas pelos membros da Comissão
Examinadora.
Art. 9° Tendo
em vista as especificidades didático-pedagógicas do componente curricular TCC,
não será permitido ao aluno revisão de avaliação e realização de avaliação
final, bem como não lhe será permitido cursá-lo em dependência.
Art.
10. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do
Curso de Graduação em Física.