R E S O L U Ç Ã O  No  179/2005-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 22/12/2005.

 

 

Esmeralda Alves Moro,

Secretária.

 

Aprova novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – habilitação: Bacharelado e Licenciatura.

 

 

Considerando  o  contido  no processo n° 3.192/2005;

considerando o disposto nas Resoluções nos 188/91-CEP, 015/94-CEP, 120/94-CEP, 117/94-CEP, 058/97-CEP, 140/99-CEP, 079/2004-CEP, 118/2004-CEP, 001/2005-CEP e 090/2005-CEP;

considerando o disposto nas Resoluções nos 07/2002-CNE/CSE e 02/2003-CNE/CP;

considerando o disposto no Parecer nº 1.301/2001-CNE/CSE;

considerando o Parecer nº 111/2005 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art.  1º  Fica aprovado o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – habilitações: Bacharelado e Licenciatura, conforme Anexo I e o regulamento do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso, conforme Anexo II, que são partes integrantes desta Resolução.

Parágrafo único. O novo projeto vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.

Art.  2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as demais disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 26 de outubro de 2005.

 

 

Angelo Aparecido Priori

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 13/01/2006. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

.../


 

.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 02

 

ANEXO I

COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

 

HABILITAÇÃO:  BACHARELADO – CONTEÚDO BÁSICO

 

 

SER.

DEPTO.

COMPONENTE CURRICULAR

(BÁSICO))

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

1º SEM

2º SEM

1

DQI

Química Geral e Orgânica

4

2

6

 

102

 

1

DBI

Zoologia de Invertebrados I

4

2

6

 

102

 

1

DBI

Zoologia de Invertebrados II

4

2

6

 

 

102

1

DFI

Física Aplicada à Biologia

4

-

4

 

 

68

1

DMA

Matemática

4

-

4

 

68

 

1

DAC

Microbiologia

1

1

2

68

 

 

1

DFE

História e Epistemologia das Ciências: Bases Teóricas e Metod. para a Pesquisa

2

 

2

68

 

 

1

DBC

Biologia Celular

2

1

3

102

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

DBQ

Bioquímica

3

1

4

136

 

 

2

DCM

Embriologia e Histologia

2

2

4

136

 

 

2

DCM

Fundamentos de Anatomia Humana

2

1

3

102

 

 

2

DBI

Zoologia de Cordados

2

2

4

136

 

 

2

DES

Estatística Aplicada à  Biologia

4

 

4

 

68

 

2

DBC

Genética Geral e Humana

3

1

4

136

 

 

2

DBI

Morfologia e Anatomia Vegetal

2

2

4

136

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

DCM

Biofísica e Fisiologia Animal I

1

2

3

102

 

 

3

DBI

Fisiologia Vegetal

2

1

3

102

 

 

3

DGE

Geologia Ambiental

3

1

4

 

 

68

3

DBI

Sistemática de Vegetais e de Fungos

2

2

4

136

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

DCM

Biofísica e Fisiologia Animal II

1

2

3

102

 

 

4

DGE

Paleontologia

4

-

4

 

68

 

4

DBI

Ecologia Geral

2

1

3

102

 

 

4

DBI

Ecologia de Populações e Comunidades

3

1

4

 

 

68

4

DBC

Evolução

2

 

2

68

 

 

4

DBI

Biologia Sanitária

3

1

4

 

68

 

 

 

 

.../


 

 

.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 03

 

 

 

HABILITAÇÃO: BACHARELADO – CONTEÚDO ESPECÍFICO

 

SER.

DEPTO.

COMPONENTE CURRICULAR

(ESPECÍFICAS)

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEMESTRAL

TEÓR

PRÁT

TOTAL

1º SEM

2º SEM

3

DBC

Experimentação em Biologia

2

 

2

68

 

 

3

DBC

Biologia Molecular

4

2

6

 

102

 

4

DBI

Trabalho de Conclusão de Curso

 

8

 

272

 

 

4

DBI

Tópicos Especiais em Botânica

2

2

4

 

68

 

 

 

 

HABILITAÇÃO:  BACHARELADO – CONTEÚDO OUTROS (OPTATIVAS)

 

SER.

DEPTO.

COMPONENTE CURRICULAR

(OUTROS)

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

1º SEM

2º SEM

3

 

Disciplina Optativa I

 

 

2

68

 

 

4

 

Disciplian Optativa II

 

 

2

68

 

 

HABILITAÇÃO BACHARELADO

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES                        HORAS

 

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

2414

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

510

3

OUTROS (Optativas)

136

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES  (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

200

5

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

3260

 

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O   C U R R I C U L A R

 

1

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

04

ANOS

2

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

08

ANOS

 

 

 

 

 

 

.../


 

.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 04

 

 

 

HABILITAÇÃO:  LICENCIATURA (INTEGRAL)

 

 

 

SER

 

DEPTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

(BÁSICO)

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

 

ANUAL

SEMESTRAL

TEÓR

PRÁT

TOTAL

1° SEM

2° SEM

1

DQI

Química Geral e Orgânica

4

2

6

 

102

 

1

DBI

Zoologia de Invertebrados I

4

2

6

 

102

 

1

DBI

Zoologia de Invertebrados II

4

2

6

 

 

102

1

DFI

Física Aplicada à Biologia

4

 

4

 

 

68

1

DMA

Matemática

4

 

4

 

68

 

1

DAC

Microbiologia

1

1

2

68

 

 

1

DFE

História e Epistemologia das Ciências: Bases Teóricas e Metod. para a Pesquisa

 

2

 

 

 

2

 

68

 

 

 

 

1

DBC

Biologia Celular

2

1

3

102

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

DBQ

Bioquímica

3

1

4

136

 

 

2

DCM

Embriologia e Histologia

2

2

4

136

 

 

2

DCM

Fundamentos de Anatomia Humana

2

1

3

102

 

 

2

DBI

Zoologia de Cordados

2

2

4

136

 

 

2

DES

Estatística Aplicada à Biologia

4

 

4

 

 

68

2

DBC

Genética Geral e Humana

3

1

4

136

 

 

2

DBI

Morfologia e Anatomia Vegetal

2

2

4

136

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

DCM

Biofísica e Fisiologia Animal I

1

2

3

102

 

 

3

DBI

Fisiologia Vegetal

2

1

3

102

 

 

3

DGE

Geologia Ambiental

3

1

4

 

 

68

3

DBI

Sistemática de Vegetais e de Fungos

2

2

4

136

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

DCM

Biofísica e Fisiologia Animal II

1

2

3

102

 

 

4

DBC

Evolução

2

 

2

68

 

 

4

DGE

Paleontologia

4

 

4

 

68

 

4

DBI

Biologia Sanitária

3

1

4

 

68

 

4

DBI

Ecologia Geral

2

1

3

102

 

 

4

DBI

Ecologia de Populações e Comunidades

3

1

4

 

68

 

 

 

 

.../


 

 

.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 05

 

 

HABILITAÇÃO:  LICENCIATURA (INTEGRAL) – CONTEÚDO ESPECÍFICO

 

 

SER.

 

DEPTO.

 

COMPONENTE CURRICULAR

(CONTEÚDO ESPECÍFICO)

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

 

ANUAL

SEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

1° SEM.

2° SEM.

2

DTP

Didát. para o Ens. de Ciências e Biologia

2

2

4

 

68

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

DBI

Instrumentação para o Ens. de Ciências

2

2

4

 

68

 

3

DBI

Estágio Supervisionado I

 

6

6

204

 

 

3

DTP

Psicologia da Educação A

4

 

4

 

68

 

3

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional

4

 

4

 

 

68

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

DBI

Instrumentação para o Ens. de Biologia

2

2

4

 

68

 

4

DBI

Estágio Supervisionado II

 

6

6

204

 

 

 

HABILITAÇÃO LICENCIATURA (INTEGRAL)

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES                               HORAS

 

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

2414

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (Teórico-Pedagógica e Estagio Supervisionado)

748

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES  (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

200

5

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

3362

 

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O   C U R R I C U L A R/ INTEGRAL

 

1

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

04

ANOS

2

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

08

ANOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../


 

 

.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 06

 

 

HABILITAÇÃO:  LICENCIATURA (NOTURNO) –CONTEÚDO BÁSICO

 

 

 

SER.

DEPTO.

COMPONENTE CURRICULAR

(BÁSICO)

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

1º SEM

2º SEM

1

DMA

Matemática

4

-

4

 

68

 

1

DQI

Química Geral e Orgânica

4

2

6

 

102

 

1

DCM

Fundamentos de Anatomia Humana

2

1

3

102

 

 

1

DBC

Biologia Celular

 

1

3

102

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

DBQ

Bioquímica

3

1

4

136

 

 

2

DCM

Embriologia e Histologia

2

2

4

136

 

 

2

DBI

Zoologia de Invertebrados I

2

1

3

102

 

 

2

DBI

Morfologia e Anatomia Vegetal

2

2

4

136

 

 

2

DES

Estatística Aplicada à Biologia

4

 

4

 

 

68

 

 

 

 

-

 

 

 

 

3

DFI

Física Aplicada à Biologia

4

 

4

 

68

 

3

DFE

História e Epistemologia das Ciências:

Bases Teóricas e Metod. para a Pesquisa

2

-

2

68

 

 

3

DBC

Genética Geral e Humana

3

1

4

136

 

 

3

DBI

Zoologia de Invertebrados II

2

1

3

102

 

 

3

DBI

Fisiologia Vegetal

2

1

3

102

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

DAC

Microbiologia

1

1

2

68

 

 

4

DBI

Zoologia de Cordados

2

2

4

136

 

 

4

DBI

Sistemática de Vegetais e de Fungos

2

2

4

136

 

 

4

DCM

Biofísica e Fisiologia Animal I

1

2

3

102

 

 

4

DGE

Geologia Ambiental

3

1

4

 

 

68

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

DBC

Evolução

2

 

2

68

 

 

5

DBI

Ecologia Geral

2

1

3

102

 

 

5

DGE

Paleontologia

4

 

4

 

68

 

5

DBI

Biologia Sanitária

3

1

4

 

68

 

5

DCM

Biofísica e Fisiologia Animal II

1

2

3

102

 

 

5

DBI

Ecologia de Populações e Comunidades

03

1

4

102

 

68

 

 

 

 

 

 

.../


 

 

.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 07

 

 

 

HABILITAÇÃO:  LICENCIATURA (NOTURNO) – CONTEÚDO ESPECÍFICO

 

 

 

SER.

DEPTO.

COMPONENTE CURRICULAR

(ESTÁGIO SUPERVISIONADO + TEÓRICA PEDAGÓGICA)

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEMESTRAL

TEÓR

PRÁT

TOTAL

1º SEM

2º SEM

1

DTP

Psicologia da Educação A

4

 

4

 

68

 

1

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional

4

 

4

 

 

68

2

DTP

Didática para o Ens. Ciências e Biologia

2

2

4

 

68

 

4

DBI

Estágio Supervisionado I

 

6

6

204

 

 

4

DBI

Instrumentação para o Ens. de Ciências

2

2

4

 

68

 

5

DBI

Instrumentação para o Ens. de Biologia

2

2

4

 

68

 

5

DBI

Estágio Supervisionado II

 

6

6

204

 

 

 

HABILITAÇÃO LICENCIATURA (NOTURNO)

 

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

 HORAS

 

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

2414

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (Teórico-Pedagógica e Estagio Supervisionado)

748

3

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES  (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

200

4

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades)

3362

 

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O   C U R R I C U L A R / NOTURNO

 

1

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

05

ANOS

2

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

09

ANOS

 

 

 

 

 

 

 

.../


 

.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 08

 

Disciplinas optativas

 

Listagem das disciplinas optativas:

 

Ofertadas pelo DBI:

1.  Biologia da Conservação e Manejo

2.  Biologia de Campo I

3.  Biologia de Campo II

4.  Biotecnologia e Ambiente

5.  Ecofisiologia Vegetal

6.  Ecologia e Taxonomia de Fungos Micorrízicos

7.  Ecologia Energética

8.  Educação, Sociedade e Meio Ambiente

9.  Entomologia Aplicada

10. Ficologia

11. Homeopatia em Vegetais

12. Introdução à Classificação dos Organismos

13. Introdução à Ecologia de Zoobentos

14. Introdução à Limnologia

15. Levantamentos Florísticos como Base para Estudos de Biodiversidade

16. Liquenologia

17. Métodos Quantitativos em Biologia

18. Micologia

19. Morfo-Anatomia em Unidades de Dispersão em Plantas com Sementes

20. Morfologia e Anatomia Vegetal Ecológica

21. Plantas Medicinais e Aromáticas

22. Plantas Medicinais: Diversidade e Identificação

 

Oferecidas pelo DBC

1. Biotecnologia

2. Expressão Gênica em Insetos

3. Morfologia e Citogenética de Insetos

 

 

 

 

Oferecidas pelo DCM

1. Comandos Neurais para o Aparelho Locomotor

2. Educação Formal e Informal em Museus e Centros de Ciências

3. Endocrinologia Metabólica

4. Fisiologia Comparativa do Comportamento Animal

5. Sistema Nervoso Entérico

 

 

Oferecidas pelo DFE

1. Interfaces entre  Antropologia e Biologia

2. Biologia e Sociedade

 

Oferecidas pelo DAC

1. Imunologia

2. Parasitologia

 

Carga horária a ser cumprida: 136

 

 

 

68

34

34

34

68

34

68

68

68

68

68

34

68

34

34

34

68

68

34

34

68

68

 

 

68

68

68

 

 

 

 

 

34

68

34

68

34

 

 

 

68

68

 

 

68

68

.../


 

.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 09

 

EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS

 

BIOFÍSICA E FISIOLOGIA ANIMAL I

Ementa: Sistema nervoso e endócrino: mecanismos de funcionamento nos principais grupos animais e as implicações da física nesses mecanismos.

Objetivo(s): Proporcionar o entendimento dos princípios físicos e fisiológicos dos sistemas nervoso e endócrino em humanos e nos grupos animais mais representativos na escala filogenética.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

BIOFÍSICA E FISIOLOGIA ANIMAL II

Ementa: Mecanismos de funcionamento de órgãos e sistemas dos principais grupos animais e as implicações dos princípios e leis da física nesses mecanismos.

Objetivo(s): Proporcionar o entendimento dos princípios físicos e fisiológicos dos sistemas cardiovascular, digestório, excretório e respiratório em humanos e nos grupos animais mais representativos na escala filogenética.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

BIOLOGIA CELULAR

Ementa: Bases estruturais, moleculares e fisiológicas das células e sua abordagem no processo ensino-aprendizagem.

Objetivo(s): Estudar a composição molecular, estrutural e funcional das células procarióticas e eucarióticas para compreensão desta como unidade geradora de respostas biológicas do organismo, com abordagens no processo ensino-aprendizagem.

Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e Genética

 

BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: Mecanismos estruturais, funcionais e moleculares da expressão, manipulação gênica e análise computacional e genes e genomas.

Objetivo(s): Apresentar os aspectos estruturais e funcionais dos ácidos nucléicos e da organização gênica de procariotos e eucariotos. Introdução à tecnologia do DNA recombinante e engenharia genética. Descrever as principais caracterísitcas de projetos genoma, transcriptona e proteoma. Apresentar as noções básicas de bioinformática na análise de genes e genomas.

Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e Genética

 

BIOQUÍMICA

Ementa: Estudo sobre a estrutura e função dos componentes moleculares das células, as especializações metabólicas e as cooperações entre os diferentes órgãos e tecidos.

Objetivo(s):  Estudar a estrutura e conformação molecular dos seres vivos e as funções resultantes das interações moleculares.

Departamentalização: Departamento de Bioquímica

 

DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Ementa: Diferentes propostas de ensino-aprendizagem que fundamentam a mediação teórico-prática da ação docente no ensino de Ciências e Biologia.

Objetivo(s): Compreender a formação e o papel do professor de Ciências e Biologia na sociedade contemporânea; entender a importância e o papel das Ciências e Biologia na formação do aluno do ensino fundamental e médio; analisar as diferentes propostas de ensino-aprendizagem para o ensino de Ciências e Biologia; elaborar projetos que explicitem a mediação teórico-prática da ação docente no ensino de Ciências e Biologia.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

 

.../


 

 

.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 10

 

 

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES

Ementa: Abundância das populações: principais atributos, fatores envolvidos na dinâmica populacional e interações intra e inter-específicas. Distribuição e abundância ao nível de comunidades: visões de comunidade, sua organização e metabolismo.

Objetivo(s): Oferecer uma visão sobre principais atributos e processos envolvidos com a dinâmica de populações e comunidades de plantas e animais.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

ECOLOGIA GERAL

Ementa: Estudo dos fatores ecológicos e da dinâmica dos ecossistemas naturais correlacionado aos biomas globais e ecossistemas brasileiros, com ênfase na conservação e recuperação ambiental.

Objetivo(s): Fornecer as bases do modo de ação dos fatores ecológicos bióticos e abióticos aplicados à análise da estrutura e funcionamento dos ecossistemas naturais.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA

Ementa: Embriologia animal comparada nos primeiros estágios do desenvolvimento e estudos dos tecidos animais.

Objetivo(s): Diferenciar o desenvolvimento embrionário nas diferentes classes de animais. Identificar os diversos tipos de tecidos que compõem o organismo animal.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

ESTATÍSTICA APLICADA À BIOLOGIA

Ementa: Técnicas estatísticas para análise descritiva e inferencial de dados da área de Biologia.

Objetivo(s): A Estatística aplicada à Biologia visa proporcionar ao acadêmico de Ciências biológicas noções de técnicas estatísticas para a análise descritiva e inferencial de dados de regressão linear.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

EVOLUÇÃO

Ementa: Teorias e mecanismos de Evolução Orgânica, bem como a origem e transformação dos grandes grupos de organismos.

Objetivo(s): Propiciar ao aluno condições para entender que a atual diversidade de seres vivos é o resultado da transformação de seres pré-existentes por meio de processos que atuaram no passado e continuam atuando no presente; levar o aluno a entender que os seres humanos também são produto da evolução.

Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e Genética

 

EXPERIMENTAÇÃO EM BIOLOGIA

Ementa: Análise e interpretação de experimentos biológicos.

Objetivo(s): Analisar e interpretar experimentos biológicos

Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e Genética

 

FÍSICA APLICADA À BIOLOGIA

Ementa: Ótica geométrica e física. Bioenergética. Espectroscapia eletrônica. Radiotividade.

Objetivo(s): Estabelecer interdisciplinaridade entre a Física e a Biologia através de conceitos fundamentais da física, fenômenos e experimentos específicos; Dotar futuros profissionais da área de conhecimentos básicos para que possam apresentar e discutir fenômenos da natureza com relação íntima entre Biologia e Física; Operar equipamentos e dispositivos desenvolvidos em pesquisas físicas para obtenção de dados e informações em experiências biológicas; Trabalhar com gráficos.

Departamentalização: Departamento de Física

 

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 11

 

 

FUNDAMENTOS DE ANATOMIA HUMANA

Ementa: Morfologia dos sistemas constituintes do corpo humano.

Objetivo(s): Reconhecer, localizar e descrever macroscopicamente as estruturas que compõem os sistemas locomotor, circulatório, respiratório, digestório, urogenital, nervoso e endócrino do corpo humano.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas      

 

GEOLOGIA AMBIENTAL

Ementa: Estudo dos fenômenos da dinâmica interna e externa e suas implicações na superfície da terra

Objetivo(s):  Propiciar ao aluno o conhecimento básico a respeito da estrutura da terra, dos minerais e rochas, assim como dos processos que ocorrem na superfície do planeta.

Departamentalização: Departamento de Geografia

 

GENÉTICA GERAL E HUMANA

Ementa: Natureza, localização, transmissão, função, alterações e manipulação do material genético e suas relações com o desenvolvimento humano normal e anômalo.

Objetivo(s): Compreender a natureza, estrutura, fisiologia e modificações do material genético; interpretar e relacionar os mecanismos de herança e alterações genéticas com o desenvolvimento humano normal e anômalo e com o diagnóstico e o tratamento das anomalias genéticas humanas.

Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e Genética

 

HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS; BASES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A PESQUISA.

Ementa: Introdução ao conhecimento científico, da comunicação das descobertas científicas e das relações internas sociais da comunidade científica. Estudo da pesquisa de pequeno porte: o problema da hipótese no processo de investigação científica; os procedimentos metodológicos.

Objetivo(s): Apresentar as características do senso comum e as características do conhecimento científico; estabelecer os diferentes campos científicos – matemática, biologia, física, química – para elucidar e sistematizar noções e conceitos como o de objeto da pesquisa, sistema biológico e físico, método entre outros necessários para a distinção entre as ciências chamadas “duras”; estudar os principais  marcos teóricos e metodológicos das ciências biológicas para a compreensão da história da biologia; elucidar e sistematizar noções e conceitos para o trabalho científico. Apresentação das noções de comunidade científica, ciência normal e ciência revolucionária, paradigma entre outros presentes no debate atual assim como evidenciar o debate acerca da comunicação dos cientistas e seu trabalho nas instituições; destacar os principais trabalhos sobre educação para a ciência; a finalidade do ensino da ciência dos cientistas para consolidação da comunidade científica.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

MATEMÁTICA

Ementa: Funções e introdução ao Cálculo Diferencial e Integral de uma variável e suas aplicações à Biologia.

Objetivo(s): Possibilitar o aprendizado dos conceitos fundamentais do Cálculo Diferencial e Integral com ênfase em aplicações à área biológica.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

MICROBIOLOGIA

Ementa: Caracterização dos principais grupos de bactérias, fungos e vírus visando fornecer a base para o entendimento da relação destes entre si, com outros seres vivos e o meio ambiente. Treinamento em técnicas básicas em Microbiologia e métodos de estudo de microorganismos.

 

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 12

 

 

Objetivo(s): Espera-se que o aluno seja capaz de compreender as características dos principais grupos de bactérias, fungos e vírus de importância para o homem e o meio ambiente. Espera-se também que o aluno seja capaz de aprender, através de treinamento, as técnicas básica empregadas no estudo de microorganismos.

Departamentalização: Departamento de Análises Clínicas

 

PALEONTOLOGIA

Ementa: A Paleontologia sob o ponto de vista estratigráfico, com noções paleontológicas fundamentais na sistemática de animais e vegetais fósseis.

Objetivo(s): Fornecer aos acadêmicos conhecimentos sobre a vida pretérita que, preservada nas rochas, forneceu os elementos básicos para o entendimento da vida atual.

Departamentalização: Departamento de Geografia

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL

Ementa: Políticas e gestão educacional com ênfase nos planos educacionais para os sistemas escolares no Brasil Colônia, Império e República, para o curso de licenciatura em biologia.

Objetivo(s): Subsidiar a formação docente com conhecimentos teórico-práticos referentes às políticas públicas educacionais e sua relação com o contexto sócio- político econômico, bem como sua gestão e organização escolar.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A

Ementa: Variáveis que interferem no processo do desenvolvimento e aprendizagem.

Objetivo(s): Oferecer subsídios teóricos para que o aluno possa compreender e atuar no processo educativo; propiciar condições para que o aluno possa conhecer a natureza dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, seus condicionantes e inter-relações.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA

Ementa: Conceitos de ligação química, energia e equilíbrio químico e sua aplicação em processos biológicos, solo água e ar. Estudo da estrutura, propriedades físicas, acidez, basicidade e isomeria dos compostos orgânicos. Noções de mecanismos de reações dos grupos funcionais orgânicos.

Objetivo(s): Fornecer os conhecimentos químicos necessários para compreensão dos processos biológicos e entendimento de alguns aspectos químicos do solo, água e ar.

Departamentalização: Departamento de Química

 

Morfologia e Anatomia Vegetal

Ementa: Morfo-anatomia de estruturas vegetativas e reprodutivas das plantas vasculares com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.

Objetivo(s): Reconhecer e caracterizar as diversas estruturas vegetativas e reprodutivas das plantas vasculares e seus diferentes níveis de organização interna e externa.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

sistemática DE VegetaIS E DE FUNGOS

Ementa: Estudos dos principais grupos vegetais e de fungos. Sistemas de classificação, identificação e considerações filogenéticas com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.

Objetivo(s): Caracterizar e identificar os principais grupos de vegetais e fungos; praticar técnicas de coleta, herborização e identificação de material botânico

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 13

 

 

FISIOLOGIA VEGETAL

Ementa: Aspectos fisiológicos associados ao crescimento e desenvolvimento do vegetal com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.

Objetivo(s):  Caracterizar os principais mecanismos fisiológicos do vegetal, relacionando-os aos seus processos de crescimento e desenvolvimento.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

BIOLOGIA SANITÁRIA

Ementa: Qualidade da água, ar e solo, eutrofização, poluição e contaminação: principais causas e conseqüências.

Objetivo(s): Proporcionar a compreensão dos principais processos envolvidos com alterações ambientais, provocadas pela poluição ou contaminação, que afetam mais diretamente a integridade dos ecossistemas e do próprio homem; proporcionar condições para que o aluno, através de uma análise crítica, proponha soluções para os problemas que afetam com maior freqüência o meio ambiente

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Ementa: Integração da teoria com a prática pedagógica por meio da ação docente, tendo como subsídios os saberes pedagógicos, conteúdos específicos e metodologias para o ensino de Ciências (5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental).

Objetivo(s):  Propor atividades didático-pedagógicas por meio de observação realizada na instituição campo de estágio; desenvolver ações de coordenação de atividades pedagógicas, orientação de projetos a grupos de alunos, produção de materiais, oficinas temáticas, entre outras; preparar materiais didáticos para  as aulas de regência em Ciências; desenvolver planejamentos de aula para a prática pedagógica; vivenciar a prática docente em sala de aula na instituição escolar campo de estágio, através da experiência de observar, participar e reger aulas de Ciências (5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental).

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Ementa: Integração da teoria com a prática por meio da ação docente, tendo como subsídios os saberes pedagógicos, conteúdos específicos e metodologias para o ensino de Biologia (Ensino Médio).

Objetivo(s): Propor atividades didático-pedagógicas por meio de observação realizada na instituição campo de estágio; desenvolver ações de coordenação de atividades pedagógicas, orientação de projetos a grupos de alunos, produção de materiais, oficinas temáticas, entre outras; preparar materiais didáticos para  as aulas de regência em Biologia; desenvolver planejamentos de aula para a prática pedagógica; vivenciar a prática docente em sala de aula na instituição escolar campo de estágio, através da experiência de observar, participar e reger aulas de Biologia.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Ementa: Estudo do instrumental teórico-prático fundamental para o exercício da docência em Ciências (5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental), buscando enfatizar as questões epistemológicas, o papel da experimentação e  a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Objetivo(s): Refletir sobre o papel da Ciência, da tecnologia e da sociedade no ensino de Ciências; analisar criticamente, planejar e produzir materiais didáticos para o ensino de Ciências que embasem o trabalho do professor na instituição escolar como estagiário e futuro profissional.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 14

 

 

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Ementa: Estudo do instrumental teórico-prático fundamental para o exercício da docência em Biologia, buscando enfatizar as questões epistemológicas, o papel da experimentação e a relação Ciência, Tecnologia e Sociedade.       

Objetivo(s): Refletir sobre o papel da Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de Biologia;  analisar criticamente, planejar e produzir materiais didáticos para o ensino de Biologia que embasem o trabalho do professor na instituição escolar como estagiário e futuro profissional.  

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM BOTÂNICA

Ementa: Desenvolvimento de temas relacionados com as diversas linhas de pesquisa e considerados de importância relevante para a formação do profissional.

Objetivo(s): Permitir com que o acadêmico consolide e aprofunde conhecimentos nas diferentes sub-áreas da Botânica.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO E MANEJO

Ementa: Biologia da conservação, avaliação, monitoramento e manejo da vida silvestre. As principais ameaças à biodiversidade e ferramentas para a conservação e manejo.

Objetivo(s): Oferecer aos acadêmicos uma visão sobre as principais teorias ecológicas e técnicas utilizadas na avaliação, monitoramento, manejo e conservação da biodiversidade.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

LIQUENOLOGIA

Ementa: Caracterização dos principais tipos de liquens, quanto à morfologia do talo, tipo de simbiose, produção de estruturas de reprodução e síntese de substâncias químicas.

Objetivo(s): Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: a) compreender a organização do talo liquênico; b) reconhecer as principais formas de estruturação do talo liquênico e das estruturas reprodutivas do mesmo; c) discorrer sobre a importância ecológica e econômica dos líquens.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

ENTOMOLOGIA APLICADA

Ementa:  Propiciar aos acadêmicos o conhecimento de assuntos da entomologia aplicada, referentes aos aspectos agrícola, médico-veterinário e ecológico. Abordar as relações existentes entre os insetos e: as plantas, os animais de interesse econômico e com a espécie humana.

Objetivo(s): Transmitir os conhecimentos básicos sobre a morfologia e biologia dos principais insetos de interesse agrícola, veterinário, médico e, também, dos polinizadores; capacitar o aluno a compreender os aspectos referentes às interações entre os insetos com o ambiente; proporcionar a compreensão sobre os recursos biológicos para manter as populações de insetos em níveis de equilíbrio.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

HOMEOPATIA EM VEGETAIS

Ementa: História, princípios e leis da Homeopatia. Filosofia e metodologias de pesquisa em Homeopatia. Utilização do princípio homeopático em vegetais. Resultados experimentais.

Objetivo(s): Dar subsídios para que os alunos conheçam a Ciência Homeopática em seus princípios básicos; demostrar a aplicabilidade dos medicamentos homeopáticos no meio ambiente, bem como na pesquisa Universitária; conscientizar os alunos da importância da Homeopatia como meio científico e alternativo na redução ou nulificação do impacto ambiental.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 15

 

 

ECOFISIOLOGIA VEGETAL

Ementa: Estudo das respostas fisiológicas das plantas em relação às variações dos fatores ambientais.

Objetivo(s): Caracterizar as principais relações entre as plantas e o ambiente e os efeitos dos fatores abióticos sobre os principais processos fisiológicos dos vegetais, relacionando-os ao crescimento e desenvolvimento.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

PLANTAS MEDICINAIS: DIVERSIDADE E IDENTIFICAÇÃO

Ementa: Principais famílias botânicas de plantas medicinais, prática da identificação de material botânico e discussão sobre a nomenclatura em plantas medicinais.

Objetivo(s): Apresentar as principais famílias de plantas medicinais; treinar a identificação de plantas medicinais utilizando chaves para famílias, gêneros e espécies; discutir aspectos de nomenclatura botânica aplicada a plantas medicinais.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL ECOLÓGICA

Ementa: Organização morfológica e anatômica de espécies vegetais que ocorrem em diferentes ecossistemas.

Objetivo(s): Reconhecer e caracterizar as diversas estruturas adaptativas de órgãos vegetativos de diferentes ambientes.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

MICOLOGIA

Ementa: Caracterização, identificação, ecologia, importância econômica e utilização biotecnológica dos organismos do Reino Fungi, com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.

Objetivo(s): Caracterizar e reconhecer os grandes grupos de fungos; desenvolver práticas de coleta e preservação visando à organização coleções didáticas; discutir aspectos ecológicos dos fungos e seu papel na manutenção dos ecossistemas; apresentar os avanços na utilização de fungos na biotecnologia.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

FICOLOGIA

Ementa: Classificação, filogenia, importância econoômica e ecológica das algas, bases metodológicas para o estudo taxonômico de populações algais, com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.

Objetivo(s): Caracterizar e reconhecer os grandes grupos de algas; desenvolver práticas de coleta e preservação; discutir aspectos ecológicos das algas e seu papel na manutenção dos ecossistemas.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

INTRODUÇÃO A CLASSIFICAÇÃO DOS ORGANISMOS

Ementa: Fundamentos e métodos da classificação taxonômica dos organismos e bases metodológicas da sistemática molecular com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.

 Objetivo(s): Discutir e relacionar os fundamentos dos diferentes sistemas de classificação dos organismos; apresentar e caracterizar os grandes grupos de organismos.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 16

 

BIOLOGIA DE CAMPO I

Ementa: Trabalhos de campo visando a integração de conhecimentos com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.

Objetivo(s): Aplicar as diversas técnicas e metodologias de coleta dos organismos; Propiciar uma visão integradora entre os organismos e o meio ambiente em que vivem; Propiciar a integração das diversas áreas de conhecimento.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

BIOLOGIA DE CAMPO II

Ementa: Trabalhos de campo visando a integração de conhecimentos com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.

Objetivo(s): Desenvolver atividades de campo com conteúdos aplicados ao ensino fundamental e médio; propiciar uma visão integradora entre os organismos e o meio ambiente em que vivem; propiciar a integração das diversas áreas de conhecimento

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

ECOLOGIA E TAXONOMIA DE FUNGOS MICORRÍZICOS

Ementa: Reconhecimento e caracterização dos principais tipos de associações micorrízicas, com destaque para a identidade dos participantes micorrízicos, os benefícios advindos com a associação e a influência de fatores bióticos e abióticos no estabelecimento e eficiência da associação.

Objetivo(s): Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: a) reconhecer os principais tipos de associação micorrízica, segundo a morfologia da simbiose, a identidade dos participantes e a relação custo-benefício desta interação; b) discorrer sobre a formação e o funcionamento da simbiose; c) relacionar fatores ambientais, características intrínsecas dos fitobiontes e dos micobiontes com a eficiência da associação; d) coletar solo e raízes a fim de isolar esporos de fungos micorrízicos arbusculares e detectar a presença destes organismos no córtex radicular dos fitobiontes; e) identificar os principais representantes dos fungos micorrízicos arbusculares.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

INTRODUÇÃO A LIMNOLOGIA

Ementa: Estrutura física e biológica, ciclagem de nutrientes e processos em ecossistemas aquáticos continentais; principais comunidades aquáticas.

Objetivo(s): Fornecer aos acadêmicos uma visão geral sobre a caracterização física, química e biológica, os métodos de estudo e os princípios ecológicos atuantes em ecossistemas aquáticos continentais.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

INTRODUÇÃO À ECOLOGIA DE ZOOBENTOS

Ementa: Estudo ecológico da comunidade bêntica de água doce.

Objetivo(s): Propiciar ao aluno o conhecimento de metodologias de coleta e identificação de invertebrados bênticos; subsidiar o aluno quanto ao entendimento da relação dos invertebrados bênticos com o meio ambiente

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

PLANTAS MEDICINAIS E AROMÁTICAS

Departamentalização: Departamento de Biologia

Ementa: Caracterização morfo-anatômica de plantas medicinais e aromáticas e caracterização dos compostos primários e secundários presentes nas espécies vegetais.

Objetivo(s): Fornecer subsídios para a caracterização morfo-anatômicas das principais famílias botâncias cujas espécies são utilizadas como fitoterápicas ou plantas aromáticas; caracterizar os principais compostos secundários presentes nas plantas medicinais; apresentar métodos de propagação em plantas medicinais.

Departamentalização: Departamento de Biologia

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 17

 

LEVANTAMENTOS FLORISTICOS COMO BASE PARA ESTUDOS DE BIODIVERSIDADE

Ementa: Metodologias empregadas em levantamentos florísticos e sua utilização em estudos de biodiversidade

Objetivo(s): Apresentar os principais métodos utilizados em levantamentos florísticos; treinar técnicas de coleta e herborização de material botânico; discutir a utilização dos dados provenientes de levantamentos florísticos em estudos de biodiversidade.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Ementa: Elaboração e execução de um projeto de pesquisa, em nível de graduação, ou  estágio em organismo de atividade profissional própria, em uma das sub áreas de Biologia ou áreas afins.

Objetivo(s):  Complementar e aprofundar os estudos em uma das subáreas de biologia ou áreas afins;  Consolidar os conceitos adquiridos através da elaboração, desenvolvimento e conclusão de um projeto de pesquisa em nível de graduação.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

ZOOLOGIA DE CORDADOS

Ementa: Morfofisiologia sistemática e ecologia de cordados com desenvolvimento didático-científico dos conteúdos abordados.

Objetivo(s): Propiciar ao aluno melhor entendimento da Zoologia; fornecer subsídios para a preservação de espécies animais; caracterizar morfo-fisiologicamente e identificar os principais grupos de cordados, bem como seus modos de vida e habitats.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS I

Ementa: Morfofisiologia sistemática e ecologia dos filos Porífera, Cnidária, Mastigophora, Sarcodina, Sporozoa, Cnidospora, Ciliophora, Ctenophora, Platyhelmintes, Nematoda, Nematomorpha, Rotifera, Gastrotricha, Acnathocephala e Annelida com didático-científico dos conteúdos abordados.

Objetivo(s):  Propiciar ao aluno melhor entendimento da Zoologia; fornecer subsídios para a preservação de espécies animais; caracterizar morfo-fisiologicamente e identificar os principais grupos de invertebrados, bem como seus modos de vida e habitats.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS II

Ementa: Morfofisiologia sistemática e ecologia dos filos Arthropoda e Mollusca com didático-científico dos conteúdos abordados.

Objetivo(s): Propiciar ao aluno melhor entendimento da Zoologia; fornecer subsídios para a preservação de espécies animais; caracterizar morfo-fisiologicamente e identificar os principais grupos de Arthropoda e Mollusca.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

BIOLOGIA E SOCIEDADE

Ementa: Concepções filosóficas, políticas e ideológicas de teorias biológicas a fim de contribuir com a compreensão do discurso científico e com a política da Ciência.

Objetivo(s): Trabalhar os pressupostos filosóficos, em particular os semânticos, das investigações científicas da atualidade; elucidar os discursos científicos na passagem para o discurso das mídias e do discurso pedagógico; estabelecer relações da biologia e seus pares e afins com a religião, a arte o direito, a filosofia, a tecnologia; discutir as principais temáticas da atualidade como a clonagem, os transgênicos, as pesquisas sobre AIDS, terapias genéticas entre outras para estabelecer os marcos destes debates na sociedade.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 18

 

 

BIOTECNOLOGIA

Ementa: Principais métodos e ferramentas utilizadas na engenharia genética e o emprego de organismos para a obtenção de produtos dos processos industriais, de interesse ambienta;, na saúde, na agropecuária.

Objetivo(s):

Apresentar os principais métodos utilizados de manipulação genética dos organismos e a utilização dos mesmos para a obtenção de produtos ou de processos industriais, de interesse ambiental, energético, na agropecuária.

Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e Genética

 

BIOTECNOLOGIA E AMBIENTE

Ementa: Estudo crítico e analítico das bases científicas e fases históricas do processo biotecnológico e ecotecnológico; das ferramentas e técnicas desenvolvidas em cada fase; das aplicações e impactos do conhecimento biológico e ecológico no meio ambiente.

Objetivo(s): Mediar discussões sobre os fundamentos e aplicações da biotecnologia e ecotecnologia, em suas diferentes escalas de abrangência, no meio ambiente; introduzir princípios básicos de biossegurança e bioética, propiciando uma visão crítica com relação às questões ambientais.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

COMANDOS NEURAIS PARA O APARELHO LOCOMOTOR

Ementa: Análise das vias neurais para o comando do aparelho locomotor.

Objetivo(s): Reconhecer as estruturas do sistema nervoso central e periférico que integram as vias eferentes somáticas; descrever os órgãos efetuadores localizados no aparelho locomotor; identificar, nas peças anatômicas, as estruturas macroscópicas presentes nos órgãos do sistema nervoso e no aparelho locomotor.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

ECOLOGIA ENERGÉTICA

Ementa: Dinâmica do fluxo de energia em sistemas biológicos; bioenergética; componentes e balanço energético; interferências bióticas e abióticas. Isótopos estáveis: carbono, nitrogênio e enxofre; modelagem do fluxo de energia.

Objetivo(s): Mediar a elaboração da estrutura e funcionamento das cadeias alimentares através do fluxo de energia entre e dentro dos compartimentos biológicos.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS

Ementa: Articular o ensino e a pesquisa por meio de atividades extensionistas que promovam o intercâmbio como o ensino fundamental e médio e com a comunidade em geral, partindo-se da morfologia humana e animal, normal, patológica, com enfoque interdisciplinar.

Objetivo(s): Possibilitar aos acadêmicos uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade, e encontrar na sociedade a oportunidade de elaboração da práxis do conhecimento acadêmico e  ao mesmo tempo a reflexão Teórica:sobre os conhecimentos populares que adquiriu junto à comunidade; compreender o papel da extensão na articulação entre o ensino e a pesquisa e nas relações entre a universidade e a sociedade; identificar e atender demandas de conhecimentos da morfologia humana e animal geradas pela comunidade; promover o intercâmbio com a comunidade não escolar, valorizando a educação formal, por meio de palestras e cursos para grupos de funcionários de empresas, corpo de bombeiros, pastoral da saúde, entre outros.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas                 

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 19

 

 

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Ementa: Fundamentos teórico-práticos que articulem educação, sociedade e meio ambiente com abordagem didático-pedagógica dos conteúdos.

Objetivo(s): Estabelecer relações filosóficas, históricas, econômicas e sociológicas entre educação, sociedade e meio ambiente; investigar as influências dos modelos de desenvolvimento no agravamento da problemática ambiental; discutir os principais aspectos do capitalismo, da globalização e do desenvolvimento sustentável;

Desenvolver atividades interdisciplinares discutidas ao longo da disciplina.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

ENDOCRINOLOGIA METABÉOLICA

Ementa: Função dos hormônios no controle integrado do metabolismo corporal.

Objetivo(s):  Fazer a integração hormonal e seu controle neural sobre o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios em diferentes situações fisiológicas.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

EXPRESSÃO GÊNICA EM INSETOS

Ementa: Mecanismos estruturais, funcionais e moleculares da expressão gênica.

Objetivo(s):Apresentar os aspectos estruturais e funcionais da expressão gênica no desenvolvimento de insetos.

Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e Genética

 

FISIOLOGIA COMPARATIVA DO COMPORTAMENTO ANIMAL

Ementa: Estudo comparativo dos diversos aspectos do comportamento animal.

Objetivo(s): Compreender a inter-relação dos fatores neurais, hormonais e ambientais que fundamentam os comportamentos alimentares, reprodutivos, cronobiológicos e sociais de humanos e animais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

IMUNOLOGIA

Ementa: Conhecimento básico da estrutura e funcionamento do sistema imunitário e interação destes conhecimentos com os mecanismos efetores da resposta imune, levando à compreensão dos processos imunopatológicos de interesse humano.

Objetivo(s): Conhecer os conceitos básicos de imunologia. Adquirir os conhecimentos necessários para entender os mecanismos de defesa do hosedeiro perante as substâncias estranhas. Demonstrar alguns mecanismos pelos quais a resposta imunológica pode ser avaliada in vivo e in vitro.

Departamentalização: Departamento de Análises Clínicas

 

INTERFACES ENTRE ANTROPOLOGIA E BIOLOGIA

Ementa: Elementos teóricos e da produção de conhecimento a partir da relação entre Antropologia e Biologia.

Objetivo(s):

Conhecer os referenciais teórico-metodológicos básicos da Antropologia para promover um estudo que integrem elementos dessa Disciplina e da Biologia;

Conhecer as tendências de estudo relacionadas com o ramo da Etnobiologia e suas possibilidades de produção de conhecimento.

Departamentalização:  Departamento de Fundamentos da Educação

 

 

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 20

 

 

MÉTODOS QUANTITATIVOS EM BIOLOGIA

Ementa: Princípios de amostragem e coleta de dados; probabilidade e modelos probabilísticos I: distribuições discretas; aplicação biológica: modelos de agregação espacial.

Objetivo(s): Expor os estudantes às abordagens modernas no estudo quantitativo da biologia. Ensinar a construir modelos matemáticos em Biologia, ajustar estes modelos a dados usando métodos estatísticos, construir projeções e simulações com auxílio de computador. Introduzir os alunos  ao uso de planilhas e programação para ajuste de modelos em biologia.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

MORFO-ANATOMIA DE UNIDADES DE DISPERSÃO EM PLANTAS COM SEMENTES

Ementa: Morfologia e anatomia de diásporos relacionados aos tipos e agentes de dispersão.

Objetivo(s): Reconhecer e caracterizar as diversas estruturas de diásporos dos organismos vegetais e suas relações com os agentes de dispersão, bióticos e abióticos, assim como contribuir com o conhecimento dos sistemas de reprodução das espécies vegetais.

Departamentalização: Departamento de Biologia

 

MORFOLOGIA E CITOGENÉTICA DE INSETOS

Ementa: Inter relação da morfologia e citogenética na identificação de insetos.

Objetivo(s): Analisar a morfologia interna e externa das diferentes fases do desenvolvimento de insetos e aplicar as técnicas citogenéticas para identificação das espécies.

Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e Genética

 

PARASITOLOGIA

Ementa: Aspectos biológicos, patogênicos, epidemiológicos e profiláticos de protozoários e helmintos de interesse humano e de artrópodes parasitas e/ou veiculadores de parasitoses.

 Objetivo(s): Proporcionar os acadêmicos conhecimentos teóricos e práticos das principais parasitoses humanas causadas por protozoários, helmintos e artrópodes, permitindo a compreensão da relação parasita-hospedeiro e destacando as características biológicas, patogênicas, epidemiológicas e profiláticas de cada espécie. Objetiva ainda despertar o interesse dos acadêmicos para a realidade dos problemas ocasionados por parasitoses endêmicas, oportunistas, emergentes, reemergentes e zoonoses.

Departamentalização: Departamento de Análises Clínicas

 

SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO

Ementa: Morfologia do sistema nervoso entérico.

Objetivo(s): Citar a divisão do sistema nervoso entérico; descrever a organização morfológica do sistema nervoso mioentérico; relacionar as funções do sistema nervoso mioentérico; distinguir a localização do sistema nervoso mioentérico nos diferentes segmentos que formam o tracto gastrointestinal; identificar em lâminas histológicas as estruturas que formam o sistema nervoso mioentérico.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

 

 

 

 

 

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 21

 

 

ANEXO II

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

Art. 1º  Este Regulamento estabelece as normas gerais para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de graduação em Ciências Biológicas – Habilitação Bacharelado da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

CAPÍTULO I

DA CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS

 

Art. 2º  O TCC no âmbito desta Resolução, constitui um componente curricular do projeto pedagógico do curso de graduação em Ciências Biológicas – Habilitação Bacharelado desenvolvido mediante coordenação, orientação e avaliação docente.

§ 1º  O TCC deve articular e inter-relacionar os conteúdos curriculares com as experiências cotidianas, dentro e fora da instituição, para ratificar, retificar e/ou ampliar o campo de conhecimento.

§ 2º  O TCC deve capacitar o estudante no tocante aos aspectos teórico-metodológicos necessários para o desenvolvimento  deste componente curricular.

§ 3º Como integrante do projeto pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, esse componente curricular assume caráter obrigatório, devendo ser cumprido pelo aluno, como condição para integralização do curso.

 Art. 3º  A elaboração do TCC implica rigor metodológico e científico, organização e contribuição para a ciência, sistematização e aprofundamento do tema abordado, respeitando o nível de graduação.

Art. 4º  São objetivos do TCC:

I - oportunizar ao aluno a iniciação à pesquisa;

II - sistematizar o conhecimento adquirido no decorrer do curso;

III - garantir a abordagem científica de temas relacionados à prática profissional, inserida na dinâmica da realidade local, regional e nacional;

IV - subsidiar o processo de ensino, contribuindo para a realimentação dos conteúdos programáticos das disciplinas integrantes do currículo;

V - proporcionar meios para o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno.

Art. 5º  O TCC compõe-se de:

I - elaboração de projeto;

II - relatório final ou monografia ou artigo científico ou produto ou material resultante do trabalho realizado;

III - apresentação perante Banca Examinadora.

 

CAPÍTULO II

DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICA

 

Art. 6º A coordenação geral do TCC é responsável pela sua operacionalização e permanente avaliação das atividades docentes e discentes.

§ 1º A coordenação geral é exercida por um professor escolhido em reunião do Departamento de Biologia (DBI) no máximo até três meses antes do início do próximo período letivo.

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 22

 

§ 4  A coordenação geral é nomeada por resolução do colegiado do curso, para um período de dois anos, podendo ocorrer recondução.

Art. 7º A orientação do TCC, entendida como processo de acompanhamento didático-pedagógico, é de responsabilidade de docente da UEM.

Art. 8º O aluno deve formalizar, junto à coordenação geral a indicação de um orientador até o final do último bimestre do ano letivo que antecede sua matrícula no TCC.

Parágrafo único.  Fica preservado o direito de o aluno e o professor solicitarem a mudança de orientação à coordenação geral mediante justificativa formalizada junto ao DBI até três meses antes do término do período letivo em andamento.

Art. 9º A definição do projeto do TCC deve atender aos seguintes requisitos:

 I – versar sobre conteúdo pertinente à formação profissional do formando;

II – vincular-se preferencialmente às linhas dos diferentes grupos de estudos e de pesquisas do(s) departamentos(s) participantes do curso.

Art. 10.  O prazo para entrega do projeto do TCC para aprovação em reunião departamental será no máximo até o primeiro bimestre do ano em que estiver sendo cursado.

Art. 11.  O projeto do TCC deve ser aprovado no departamento ao qual o orientador estiver lotado e, referendado pelo DBI, responsável por este componente curricular.

 

CAPÍTULO III

Das atribuições dos participantes

 

Art. 12.  Compete à coordenação geral:

I - articular com a coordenação do curso e chefias dos departamentos envolvidos com o TCC a compatibilização de diretrizes, a organização e o desenvolvimento dos trabalhos;

II - elaborar e divulgar a relação contendo os nomes dos professores orientadores com suas respectivas áreas de atuação e número de vagas em tempo hábil para a escolha de professores orientadores;

III - orientar os alunos na escolha de professores orientadores quando necessário;

IV - convocar, sempre que necessário, os orientadores para discutir questões relativas à organização, planejamento, desenvolvimento e avaliação do TCC;

V - organizar, junto à(s) chefia(s) do(s) departamento(s), a listagem de alunos por orientador, encaminhando-a para homologação departamental até o início do ano letivo;

VI - administrar, quando for o caso, o processo de substituição de orientador, encaminhando-o para homologação departamental;

VII - coordenar o processo de constituição das Bancas Examinadoras e definir o cronograma de apresentação de trabalhos a cada ano letivo, com a homologação do departamento responsável pelo componente curricular;

VIII - divulgar, por meio de editais devidamente datados e assinados, a listagem de orientadores e orientandos e a composição das Bancas Examinadoras;

IX - providenciar o arquivamento dos documentos referentes ao TCC.

Art. 13. Compete ao DBI, responsável pelo componente curricular:

I - disponibilizar professores para orientação de TCC;

II - homologar a listagem de alunos por orientador, as eventuais substituições de orientadores e a composição das Bancas Examinadoras.

Art. 14.  Compete ao orientador do TCC:

I - orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento do trabalho em todas as suas fases;

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.../ Resolução nº 179/2005-CEP                                                                                        fl. 23

 

II - estabelecer o plano e o cronograma de trabalho em conjunto com o orientando;

III - informar o orientando sobre as normas, procedimentos e critérios de avaliação respectivos;

IV - autorizar a submissão do TCC para avaliação da Banca Examinadora;

V - encaminhar à coordenação geral do TCC, no final do período letivo, a folha individual de freqüência, devidamente preenchida.

Art. 15.  Compete ao orientando:

I - definir a temática do TCC em conformidade os objetivos do curso;

II – cumprir as normas e regulamentos do TCC;

III - obedecer ao plano, ao cronograma e ao horário de orientação estabelecidos em conjunto com o seu orientador;

IV - rubricar a folha individual da freqüência, por ocasião das sessões de orientação.

 

CAPÍTULO IV

DA AVALIAÇÃO

 

Art. 16.  A avaliação do TCC compreende no mínimo:

I - avaliação contínua do processo de realização do TCC pelo professor orientador;

II - avaliação pela Banca Examinadora.

Art. 17. A avaliação do TCC pela Banca Examinadora envolve a apreciação:

I - do trabalho escrito, em forma de monografia;

II - da apresentação oral.

§ 1º No caso em que o orientador não autorize a submissão do TCC para avaliação da Banca Examinadora, o aluno pode solicitar à coordenação geral a composição desta, assumindo a responsabilidade pelo trabalho apresentado, desde que tenha freqüência mínima de 75% nas sessões de orientação.

§ 2º A Banca Examinadora será composta por três docentes ou profissionais da área de pesquisa considerados competentes para julgar o TCC, sendo o presidente da banca, o professor orientador.

Art. 18. A aprovação no componente curricular TCC exige freqüência mínima de 75% e nota mínima 6,0 numa escala de 0,0 a 10.

§ 1º Nos casos de freqüência inferior a 75% é vedada ao aluno a apresentação do trabalho perante a Banca Examinadora

§ 2º Nos casos em que o aluno não obtenha a nota mínima para aprovação, as características didático-pedagógicas do componente curricular TCC não permitem a sua reapresentação perante a Banca Examinadora, a realização de avaliação final e a possibilidade de cursá-lo em regime de dependência.

 Art. 19. O TCC possuirá critério de avaliação próprio aprovado pelo DBI e Colegiado do Curso de Graduação em  Ciências Biológicas.

 

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

            Art. 20 Os casos omissos serão resolvidos pelo DBI, ouvido o Colegiado do Curso de Ciências Biológicas.