R E S O L U Ç Ã O No 179/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de
costume, nesta Reitoria, no dia 22/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova novo
projeto pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas –
habilitação: Bacharelado e Licenciatura. |
Considerando o contido
no processo n° 3.192/2005;
considerando o disposto nas Resoluções nos
188/91-CEP, 015/94-CEP, 120/94-CEP, 117/94-CEP, 058/97-CEP, 140/99-CEP,
079/2004-CEP, 118/2004-CEP, 001/2005-CEP e 090/2005-CEP;
considerando o disposto nas Resoluções nos
07/2002-CNE/CSE e 02/2003-CNE/CP;
considerando o disposto no Parecer nº 1.301/2001-CNE/CSE;
considerando o Parecer nº 111/2005 da Câmara de Graduação,
Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da
Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E
REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Fica aprovado o novo projeto pedagógico do Curso
de Graduação em Ciências Biológicas – habilitações: Bacharelado e Licenciatura,
conforme Anexo I e o regulamento do componente curricular Trabalho de Conclusão
de Curso, conforme Anexo II, que são partes integrantes desta Resolução.
Parágrafo
único. O novo projeto
vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua
publicação, revogadas as demais disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 26 de outubro de 2005.
Angelo
Aparecido Priori
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 13/01/2006.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
02
ANEXO I
HABILITAÇÃO: BACHARELADO – CONTEÚDO BÁSICO
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE
CURRICULAR (BÁSICO)) |
CARGA HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
1º SEM |
2º SEM |
||||
1 |
DQI |
Química
Geral e Orgânica |
4 |
2 |
6 |
|
102 |
|
1 |
DBI |
Zoologia
de Invertebrados I |
4 |
2 |
6 |
|
102 |
|
1 |
DBI |
Zoologia
de Invertebrados II |
4 |
2 |
6 |
|
|
102 |
1 |
DFI |
Física
Aplicada à Biologia |
4 |
- |
4 |
|
|
68 |
1 |
DMA |
Matemática |
4 |
- |
4 |
|
68 |
|
1 |
DAC |
Microbiologia |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
1 |
DFE |
História
e Epistemologia das Ciências: Bases Teóricas e Metod. para a Pesquisa |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
1 |
DBC |
Biologia
Celular |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2 |
DBQ |
Bioquímica
|
3 |
1 |
4 |
136 |
|
|
2 |
DCM |
Embriologia
e Histologia |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
2 |
DCM |
Fundamentos
de Anatomia Humana |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
2 |
DBI |
Zoologia
de Cordados |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
2 |
DES |
Estatística
Aplicada à Biologia |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
2 |
DBC |
Genética
Geral e Humana |
3 |
1 |
4 |
136 |
|
|
2 |
DBI |
Morfologia
e Anatomia Vegetal |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3 |
DCM |
Biofísica
e Fisiologia Animal I |
1 |
2 |
3 |
102 |
|
|
3 |
DBI |
Fisiologia
Vegetal |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
3 |
DGE |
Geologia
Ambiental |
3 |
1 |
4 |
|
|
68 |
3 |
DBI |
Sistemática
de Vegetais e de Fungos |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4 |
DCM |
Biofísica
e Fisiologia Animal II |
1 |
2 |
3 |
102 |
|
|
4 |
DGE |
Paleontologia |
4 |
- |
4 |
|
68 |
|
4 |
DBI |
Ecologia
Geral |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
4 |
DBI |
Ecologia
de Populações e Comunidades |
3 |
1 |
4 |
|
|
68 |
4 |
DBC |
Evolução |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
4 |
DBI |
Biologia
Sanitária |
3 |
1 |
4 |
|
68 |
|
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
03
HABILITAÇÃO: BACHARELADO – CONTEÚDO ESPECÍFICO
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE
CURRICULAR (ESPECÍFICAS) |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
||||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
1º SEM |
2º SEM |
||||
3 |
DBC |
Experimentação
em Biologia |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
3 |
DBC |
Biologia
Molecular |
4 |
2 |
6 |
|
102 |
|
4 |
DBI |
Trabalho
de Conclusão de Curso |
|
8 |
|
272 |
|
|
4 |
DBI |
Tópicos
Especiais em Botânica |
2 |
2 |
4 |
|
68 |
|
HABILITAÇÃO: BACHARELADO – CONTEÚDO OUTROS (OPTATIVAS)
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE CURRICULAR (OUTROS) |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
1º SEM |
2º SEM |
||||
3 |
|
Disciplina
Optativa I |
|
|
2 |
68 |
|
|
4 |
|
Disciplian Optativa II |
|
|
2 |
68 |
|
|
HABILITAÇÃO BACHARELADO
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES HORAS |
||
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2414 |
2 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
510 |
3 |
OUTROS (Optativas) |
136 |
4 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
200 |
5 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
3260 |
I N T E G R A L I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A R |
|||
1 |
PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
04 |
ANOS |
2 |
PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
08 |
ANOS |
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
04
HABILITAÇÃO: LICENCIATURA
(INTEGRAL)
SER |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR (BÁSICO) |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
||||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
1° SEM |
2° SEM |
||||
1 |
DQI |
Química Geral e Orgânica |
4 |
2 |
6 |
|
102 |
|
1 |
DBI |
Zoologia de Invertebrados I |
4 |
2 |
6 |
|
102 |
|
1 |
DBI |
Zoologia de Invertebrados II |
4 |
2 |
6 |
|
|
102 |
1 |
DFI |
Física Aplicada à Biologia |
4 |
|
4 |
|
|
68 |
1 |
DMA |
Matemática |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
1 |
DAC |
Microbiologia |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
1 |
DFE |
História e Epistemologia das Ciências: Bases
Teóricas e Metod. para a Pesquisa |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
1 |
DBC |
Biologia Celular |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2 |
DBQ |
Bioquímica |
3 |
1 |
4 |
136 |
|
|
2 |
DCM |
Embriologia e Histologia |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
2 |
DCM |
Fundamentos de Anatomia Humana |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
2 |
DBI |
Zoologia de Cordados |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
2 |
DES |
Estatística Aplicada à Biologia |
4 |
|
4 |
|
|
68 |
2 |
DBC |
Genética Geral e Humana |
3 |
1 |
4 |
136 |
|
|
2 |
DBI |
Morfologia e Anatomia Vegetal |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3 |
DCM |
Biofísica e Fisiologia Animal I |
1 |
2 |
3 |
102 |
|
|
3 |
DBI |
Fisiologia Vegetal |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
3 |
DGE |
Geologia Ambiental |
3 |
1 |
4 |
|
|
68 |
3 |
DBI |
Sistemática de Vegetais e de Fungos |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4 |
DCM |
Biofísica e Fisiologia Animal II |
1 |
2 |
3 |
102 |
|
|
4 |
DBC |
Evolução |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
4 |
DGE |
Paleontologia |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
4 |
DBI |
Biologia Sanitária |
3 |
1 |
4 |
|
68 |
|
4 |
DBI |
Ecologia Geral |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
4 |
DBI |
Ecologia de Populações e Comunidades |
3 |
1 |
4 |
|
68 |
|
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
05
HABILITAÇÃO: LICENCIATURA (INTEGRAL) – CONTEÚDO ESPECÍFICO
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE
CURRICULAR (CONTEÚDO
ESPECÍFICO) |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
1° SEM. |
2° SEM. |
||||
2 |
DTP |
Didát.
para o Ens. de Ciências e Biologia |
2 |
2 |
4 |
|
68 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3 |
DBI |
Instrumentação
para o Ens. de Ciências |
2 |
2 |
4 |
|
68 |
|
3 |
DBI |
Estágio
Supervisionado I |
|
6 |
6 |
204 |
|
|
3 |
DTP |
Psicologia
da Educação A |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
3 |
DTP |
Políticas
Públicas e Gestão Educacional |
4 |
|
4 |
|
|
68 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4 |
DBI |
Instrumentação
para o Ens. de Biologia |
2 |
2 |
4 |
|
68 |
|
4 |
DBI |
Estágio
Supervisionado II |
|
6 |
6 |
204 |
|
|
HABILITAÇÃO LICENCIATURA (INTEGRAL)
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES CURRICULARES HORAS |
||
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2414 |
2 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (Teórico-Pedagógica e Estagio Supervisionado) |
748 |
4 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
200 |
5 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
3362 |
I N T E G R A L I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A R/ INTEGRAL |
|||
1 |
PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
04 |
ANOS |
2 |
PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
08 |
ANOS |
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
06
HABILITAÇÃO: LICENCIATURA (NOTURNO) –CONTEÚDO BÁSICO
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE CURRICULAR (BÁSICO) |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
1º SEM |
2º SEM |
||||
1 |
DMA |
Matemática |
4 |
- |
4 |
|
68 |
|
1 |
DQI |
Química
Geral e Orgânica |
4 |
2 |
6 |
|
102 |
|
1 |
DCM |
Fundamentos
de Anatomia Humana |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
1 |
DBC |
Biologia
Celular |
|
1 |
3 |
102 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2 |
DBQ |
Bioquímica
|
3 |
1 |
4 |
136 |
|
|
2 |
DCM |
Embriologia
e Histologia |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
2 |
DBI |
Zoologia
de Invertebrados I |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
2 |
DBI |
Morfologia
e Anatomia Vegetal |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
2 |
DES |
Estatística
Aplicada à Biologia |
4 |
|
4 |
|
|
68 |
|
|
|
|
- |
|
|
|
|
3 |
DFI |
Física
Aplicada à Biologia |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
3 |
DFE |
História
e Epistemologia das Ciências: Bases
Teóricas e Metod. para a Pesquisa |
2 |
- |
2 |
68 |
|
|
3 |
DBC |
Genética
Geral e Humana |
3 |
1 |
4 |
136 |
|
|
3 |
DBI |
Zoologia
de Invertebrados II |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
3 |
DBI |
Fisiologia
Vegetal |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4 |
DAC |
Microbiologia |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
4 |
DBI |
Zoologia
de Cordados |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
4 |
DBI |
Sistemática
de Vegetais e de Fungos |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
4 |
DCM |
Biofísica
e Fisiologia Animal I |
1 |
2 |
3 |
102 |
|
|
4 |
DGE |
Geologia
Ambiental |
3 |
1 |
4 |
|
|
68 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5 |
DBC |
Evolução |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
5 |
DBI |
Ecologia
Geral |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
5 |
DGE |
Paleontologia |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
5 |
DBI |
Biologia
Sanitária |
3 |
1 |
4 |
|
68 |
|
5 |
DCM |
Biofísica
e Fisiologia Animal II |
1 |
2 |
3 |
102 |
|
|
5 |
DBI |
Ecologia
de Populações e Comunidades |
03 |
1 |
4 |
102 |
|
68 |
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
07
HABILITAÇÃO: LICENCIATURA (NOTURNO) – CONTEÚDO ESPECÍFICO
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE
CURRICULAR (ESTÁGIO
SUPERVISIONADO + TEÓRICA PEDAGÓGICA) |
CARGA
HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
||||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
1º SEM |
2º SEM |
||||
1 |
DTP |
Psicologia
da Educação A |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
1 |
DTP |
Políticas
Públicas e Gestão Educacional |
4 |
|
4 |
|
|
68 |
2 |
DTP |
Didática
para o Ens. Ciências e Biologia |
2 |
2 |
4 |
|
68 |
|
4 |
DBI |
Estágio
Supervisionado I |
|
6 |
6 |
204 |
|
|
4 |
DBI |
Instrumentação
para o Ens. de Ciências |
2 |
2 |
4 |
|
68 |
|
5 |
DBI |
Instrumentação
para o Ens. de Biologia |
2 |
2 |
4 |
|
68 |
|
5 |
DBI |
Estágio
Supervisionado II |
|
6 |
6 |
204 |
|
|
HABILITAÇÃO LICENCIATURA (NOTURNO)
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES CURRICULARES HORAS |
||
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2414 |
2 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (Teórico-Pedagógica e Estagio Supervisionado) |
748 |
3 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
200 |
4 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
3362 |
I N T E G R A L I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A R / NOTURNO |
|||
1 |
PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
05 |
ANOS |
2 |
PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
09 |
ANOS |
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
08
Disciplinas
optativas Listagem
das disciplinas optativas: Ofertadas pelo DBI: 1. Biologia da Conservação e Manejo 2. Biologia de Campo I 3. Biologia de Campo II 4. Biotecnologia e Ambiente 5. Ecofisiologia Vegetal 6. Ecologia e Taxonomia de Fungos Micorrízicos 7. Ecologia Energética 8. Educação, Sociedade e Meio Ambiente 9. Entomologia Aplicada 10. Ficologia 11. Homeopatia em Vegetais 12. Introdução à Classificação dos Organismos 13. Introdução à Ecologia de Zoobentos 14. Introdução à Limnologia 15. Levantamentos Florísticos como Base para Estudos de Biodiversidade 16. Liquenologia 17. Métodos Quantitativos em Biologia 18. Micologia 19. Morfo-Anatomia em Unidades de Dispersão em Plantas com Sementes 20. Morfologia e Anatomia Vegetal Ecológica 21. Plantas Medicinais e Aromáticas 22. Plantas Medicinais: Diversidade e Identificação Oferecidas pelo DBC 1. Biotecnologia 2. Expressão Gênica em Insetos 3. Morfologia e Citogenética de Insetos Oferecidas pelo DCM 1. Comandos Neurais para o Aparelho Locomotor 2. Educação Formal e Informal em Museus e Centros de Ciências 3. Endocrinologia Metabólica 4. Fisiologia Comparativa do Comportamento Animal 5. Sistema Nervoso Entérico Oferecidas pelo DFE 1. Interfaces entre Antropologia e Biologia 2. Biologia e Sociedade Oferecidas pelo DAC 1. Imunologia 2. Parasitologia |
Carga
horária a ser cumprida: 136 68 34 34 34 68 34 68 68 68 68 68 34 68 34 34 34 68 68 34 34 68 68 68 68 68 34 68 34 68 34 68 68 68 68 |
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
09
EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS
DISCIPLINAS PRESENCIAIS
BIOFÍSICA E FISIOLOGIA ANIMAL I
Ementa: Sistema nervoso e endócrino:
mecanismos de funcionamento nos principais grupos animais e as implicações da
física nesses mecanismos.
Objetivo(s): Proporcionar o entendimento dos
princípios físicos e fisiológicos dos sistemas nervoso e endócrino em humanos e
nos grupos animais mais representativos na escala filogenética.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Morfofisiológicas
BIOFÍSICA E FISIOLOGIA ANIMAL II
Ementa: Mecanismos de funcionamento de
órgãos e sistemas dos principais grupos animais e as implicações dos princípios
e leis da física nesses mecanismos.
Objetivo(s): Proporcionar o entendimento dos
princípios físicos e fisiológicos dos sistemas cardiovascular, digestório,
excretório e respiratório em humanos e nos grupos animais mais representativos
na escala filogenética.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Morfofisiológicas
BIOLOGIA CELULAR
Ementa: Bases estruturais, moleculares e
fisiológicas das células e sua abordagem no processo ensino-aprendizagem.
Objetivo(s): Estudar a composição molecular,
estrutural e funcional das células procarióticas e eucarióticas para
compreensão desta como unidade geradora de respostas biológicas do organismo,
com abordagens no processo ensino-aprendizagem.
Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e
Genética
BIOLOGIA MOLECULAR
Ementa: Mecanismos estruturais, funcionais
e moleculares da expressão, manipulação gênica e análise computacional e genes
e genomas.
Objetivo(s): Apresentar os aspectos estruturais e
funcionais dos ácidos nucléicos e da organização gênica de procariotos e
eucariotos. Introdução à tecnologia do DNA recombinante e engenharia genética.
Descrever as principais caracterísitcas de projetos genoma, transcriptona e
proteoma. Apresentar as noções básicas de bioinformática na análise de genes e
genomas.
Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e
Genética
BIOQUÍMICA
Ementa: Estudo sobre a estrutura e função
dos componentes moleculares das células, as especializações metabólicas e as
cooperações entre os diferentes órgãos e tecidos.
Objetivo(s): Estudar a estrutura e conformação molecular dos seres vivos e
as funções resultantes das interações moleculares.
Departamentalização: Departamento de Bioquímica
DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E
BIOLOGIA
Ementa: Diferentes propostas de
ensino-aprendizagem que fundamentam a mediação teórico-prática da ação docente
no ensino de Ciências e Biologia.
Objetivo(s): Compreender a formação e o papel do
professor de Ciências e Biologia na sociedade contemporânea; entender a
importância e o papel das Ciências e Biologia na formação do aluno do ensino
fundamental e médio; analisar as diferentes propostas de ensino-aprendizagem
para o ensino de Ciências e Biologia; elaborar projetos que explicitem a
mediação teórico-prática da ação docente no ensino de Ciências e Biologia.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
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ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Ementa: Abundância das populações:
principais atributos, fatores envolvidos na dinâmica populacional e interações
intra e inter-específicas. Distribuição e abundância ao nível de comunidades:
visões de comunidade, sua organização e metabolismo.
Objetivo(s): Oferecer uma visão sobre principais
atributos e processos envolvidos com a dinâmica de populações e comunidades de
plantas e animais.
Departamentalização: Departamento de Biologia
ECOLOGIA GERAL
Ementa: Estudo dos fatores ecológicos e da
dinâmica dos ecossistemas naturais correlacionado aos biomas globais e
ecossistemas brasileiros, com ênfase na conservação e recuperação ambiental.
Objetivo(s): Fornecer as bases do modo de ação dos
fatores ecológicos bióticos e abióticos aplicados à análise da estrutura e
funcionamento dos ecossistemas naturais.
Departamentalização: Departamento de Biologia
EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA
Ementa: Embriologia animal comparada nos
primeiros estágios do desenvolvimento e estudos dos tecidos animais.
Objetivo(s): Diferenciar o desenvolvimento
embrionário nas diferentes classes de animais. Identificar os diversos tipos de
tecidos que compõem o organismo animal.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Morfofisiológicas
ESTATÍSTICA APLICADA À BIOLOGIA
Ementa: Técnicas estatísticas para análise
descritiva e inferencial de dados da área de Biologia.
Objetivo(s): A Estatística aplicada à Biologia visa
proporcionar ao acadêmico de Ciências biológicas noções de técnicas
estatísticas para a análise descritiva e inferencial de dados de regressão
linear.
Departamentalização: Departamento de Estatística
EVOLUÇÃO
Ementa: Teorias e mecanismos de Evolução
Orgânica, bem como a origem e transformação dos grandes grupos de organismos.
Objetivo(s): Propiciar ao aluno condições para
entender que a atual diversidade de seres vivos é o resultado da transformação
de seres pré-existentes por meio de processos que atuaram no passado e
continuam atuando no presente; levar o aluno a entender que os seres humanos
também são produto da evolução.
Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e
Genética
EXPERIMENTAÇÃO EM BIOLOGIA
Ementa: Análise e interpretação de
experimentos biológicos.
Objetivo(s): Analisar e interpretar experimentos
biológicos
Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e
Genética
FÍSICA APLICADA À BIOLOGIA
Ementa: Ótica geométrica e física.
Bioenergética. Espectroscapia eletrônica. Radiotividade.
Objetivo(s): Estabelecer interdisciplinaridade
entre a Física e a Biologia através de conceitos fundamentais da física,
fenômenos e experimentos específicos; Dotar futuros profissionais da área de
conhecimentos básicos para que possam apresentar e discutir fenômenos da
natureza com relação íntima entre Biologia e Física; Operar equipamentos e
dispositivos desenvolvidos em pesquisas físicas para obtenção de dados e
informações em experiências biológicas; Trabalhar com gráficos.
Departamentalização: Departamento de Física
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
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FUNDAMENTOS DE ANATOMIA HUMANA
Ementa: Morfologia dos sistemas
constituintes do corpo humano.
Objetivo(s): Reconhecer, localizar e descrever
macroscopicamente as estruturas que compõem os sistemas locomotor,
circulatório, respiratório, digestório, urogenital, nervoso e endócrino do
corpo humano.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Morfofisiológicas
GEOLOGIA AMBIENTAL
Ementa: Estudo dos fenômenos da dinâmica
interna e externa e suas implicações na superfície da terra
Objetivo(s): Propiciar ao aluno o conhecimento básico a respeito da estrutura
da terra, dos minerais e rochas, assim como dos processos que ocorrem na
superfície do planeta.
Departamentalização: Departamento de Geografia
GENÉTICA GERAL E HUMANA
Ementa: Natureza, localização, transmissão,
função, alterações e manipulação do material genético e suas relações com o
desenvolvimento humano normal e anômalo.
Objetivo(s): Compreender a natureza, estrutura,
fisiologia e modificações do material genético; interpretar e relacionar os
mecanismos de herança e alterações genéticas com o desenvolvimento humano
normal e anômalo e com o diagnóstico e o tratamento das anomalias genéticas
humanas.
Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e
Genética
HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DAS
CIÊNCIAS; BASES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A PESQUISA.
Ementa: Introdução ao conhecimento
científico, da comunicação das descobertas científicas e das relações internas
sociais da comunidade científica. Estudo da pesquisa de pequeno porte: o
problema da hipótese no processo de investigação científica; os procedimentos
metodológicos.
Objetivo(s): Apresentar as características do
senso comum e as características do conhecimento científico; estabelecer os
diferentes campos científicos – matemática, biologia, física, química – para
elucidar e sistematizar noções e conceitos como o de objeto da pesquisa,
sistema biológico e físico, método entre outros necessários para a distinção
entre as ciências chamadas “duras”; estudar os principais marcos teóricos e metodológicos das ciências
biológicas para a compreensão da história da biologia; elucidar e sistematizar
noções e conceitos para o trabalho científico. Apresentação das noções de comunidade
científica, ciência normal e ciência revolucionária, paradigma entre outros
presentes no debate atual assim como evidenciar o debate acerca da comunicação
dos cientistas e seu trabalho nas instituições; destacar os principais
trabalhos sobre educação para a ciência; a finalidade do ensino da ciência dos
cientistas para consolidação da comunidade científica.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da
Educação
MATEMÁTICA
Ementa: Funções e introdução ao Cálculo
Diferencial e Integral de uma variável e suas aplicações à Biologia.
Objetivo(s): Possibilitar o aprendizado dos
conceitos fundamentais do Cálculo Diferencial e Integral com ênfase em
aplicações à área biológica.
Departamentalização: Departamento de Matemática
MICROBIOLOGIA
Ementa: Caracterização dos principais grupos
de bactérias, fungos e vírus visando fornecer a base para o entendimento da
relação destes entre si, com outros seres vivos e o meio ambiente. Treinamento
em técnicas básicas em Microbiologia e métodos de estudo de microorganismos.
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
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Objetivo(s): Espera-se que o aluno seja capaz de
compreender as características dos principais grupos de bactérias, fungos e
vírus de importância para o homem e o meio ambiente. Espera-se também que o
aluno seja capaz de aprender, através de treinamento, as técnicas básica
empregadas no estudo de microorganismos.
Departamentalização: Departamento de Análises Clínicas
PALEONTOLOGIA
Ementa: A Paleontologia sob o ponto de
vista estratigráfico, com noções paleontológicas fundamentais na sistemática de
animais e vegetais fósseis.
Objetivo(s): Fornecer aos acadêmicos
conhecimentos sobre a vida pretérita que, preservada nas rochas, forneceu os
elementos básicos para o entendimento da vida atual.
Departamentalização: Departamento de Geografia
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO
EDUCACIONAL
Ementa: Políticas e gestão educacional com
ênfase nos planos educacionais para os sistemas escolares no Brasil Colônia,
Império e República, para o curso de licenciatura em biologia.
Objetivo(s): Subsidiar a formação docente com
conhecimentos teórico-práticos referentes às políticas públicas educacionais e
sua relação com o contexto sócio- político econômico, bem como sua gestão e
organização escolar.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A
Ementa: Variáveis que interferem no
processo do desenvolvimento e aprendizagem.
Objetivo(s): Oferecer subsídios teóricos para que
o aluno possa compreender e atuar no processo educativo; propiciar condições
para que o aluno possa conhecer a natureza dos processos de desenvolvimento e
aprendizagem, seus condicionantes e inter-relações.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA
Ementa: Conceitos de ligação química,
energia e equilíbrio químico e sua aplicação em processos biológicos, solo água
e ar. Estudo da estrutura, propriedades físicas, acidez, basicidade e isomeria
dos compostos orgânicos. Noções de mecanismos de reações dos grupos funcionais
orgânicos.
Objetivo(s): Fornecer os conhecimentos químicos
necessários para compreensão dos processos biológicos e entendimento de alguns
aspectos químicos do solo, água e ar.
Departamentalização: Departamento de Química
Morfologia e
Anatomia Vegetal
Ementa: Morfo-anatomia de estruturas
vegetativas e reprodutivas das plantas vasculares com desenvolvimento
didático-pedagógico dos conteúdos abordados.
Objetivo(s): Reconhecer e caracterizar as diversas
estruturas vegetativas e reprodutivas das plantas vasculares e seus diferentes
níveis de organização interna e externa.
Departamentalização: Departamento de Biologia
sistemática
DE VegetaIS E DE FUNGOS
Ementa: Estudos dos principais grupos
vegetais e de fungos. Sistemas de classificação, identificação e considerações
filogenéticas com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.
Objetivo(s): Caracterizar e identificar os
principais grupos de vegetais e fungos; praticar técnicas de coleta,
herborização e identificação de material botânico
Departamentalização: Departamento de Biologia
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
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FISIOLOGIA VEGETAL
Ementa: Aspectos fisiológicos associados ao
crescimento e desenvolvimento do vegetal com desenvolvimento
didático-pedagógico dos conteúdos abordados.
Objetivo(s): Caracterizar os principais mecanismos fisiológicos do vegetal,
relacionando-os aos seus processos de crescimento e desenvolvimento.
Departamentalização: Departamento de Biologia
BIOLOGIA SANITÁRIA
Ementa: Qualidade da água, ar e solo,
eutrofização, poluição e contaminação: principais causas e conseqüências.
Objetivo(s): Proporcionar a compreensão dos
principais processos envolvidos com alterações ambientais, provocadas pela
poluição ou contaminação, que afetam mais diretamente a integridade dos
ecossistemas e do próprio homem; proporcionar condições para que o aluno,
através de uma análise crítica, proponha soluções para os problemas que afetam
com maior freqüência o meio ambiente
Departamentalização: Departamento de Biologia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Ementa: Integração da teoria com a prática
pedagógica por meio da ação docente, tendo como subsídios os saberes
pedagógicos, conteúdos específicos e metodologias para o ensino de Ciências (5ª
a 8ª séries do Ensino Fundamental).
Objetivo(s): Propor atividades didático-pedagógicas por meio de observação
realizada na instituição campo de estágio; desenvolver ações de coordenação de
atividades pedagógicas, orientação de projetos a grupos de alunos, produção de
materiais, oficinas temáticas, entre outras; preparar materiais didáticos
para as aulas de regência em Ciências;
desenvolver planejamentos de aula para a prática pedagógica; vivenciar a
prática docente em sala de aula na instituição escolar campo de estágio,
através da experiência de observar, participar e reger aulas de Ciências (5ª a
8ª séries do Ensino Fundamental).
Departamentalização: Departamento de Biologia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Ementa: Integração da teoria com a prática
por meio da ação docente, tendo como subsídios os saberes pedagógicos,
conteúdos específicos e metodologias para o ensino de Biologia (Ensino Médio).
Objetivo(s): Propor atividades
didático-pedagógicas por meio de observação realizada na instituição campo de
estágio; desenvolver ações de coordenação de atividades pedagógicas, orientação
de projetos a grupos de alunos, produção de materiais, oficinas temáticas,
entre outras; preparar materiais didáticos para as aulas de regência em Biologia; desenvolver planejamentos de
aula para a prática pedagógica; vivenciar a prática docente em sala de aula na
instituição escolar campo de estágio, através da experiência de observar,
participar e reger aulas de Biologia.
Departamentalização: Departamento de Biologia
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE
CIÊNCIAS
Ementa: Estudo do instrumental
teórico-prático fundamental para o exercício da docência em Ciências (5ª a 8ª
séries do Ensino Fundamental), buscando enfatizar as questões epistemológicas,
o papel da experimentação e a relação
entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Objetivo(s): Refletir sobre o papel da Ciência,
da tecnologia e da sociedade no ensino de Ciências; analisar criticamente,
planejar e produzir materiais didáticos para o ensino de Ciências que embasem o
trabalho do professor na instituição escolar como estagiário e futuro
profissional.
Departamentalização: Departamento de Biologia
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
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INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE
BIOLOGIA
Ementa: Estudo do instrumental
teórico-prático fundamental para o exercício da docência em Biologia, buscando
enfatizar as questões epistemológicas, o papel da experimentação e a relação
Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Objetivo(s): Refletir sobre o papel da Ciência,
Tecnologia e Sociedade no ensino de Biologia;
analisar criticamente, planejar e produzir materiais didáticos para o
ensino de Biologia que embasem o trabalho do professor na instituição escolar
como estagiário e futuro profissional.
Departamentalização: Departamento de Biologia
TÓPICOS
ESPECIAIS EM BOTÂNICA
Ementa: Desenvolvimento de temas
relacionados com as diversas linhas de pesquisa e considerados de importância
relevante para a formação do profissional.
Objetivo(s): Permitir com que o acadêmico
consolide e aprofunde conhecimentos nas diferentes sub-áreas da Botânica.
Departamentalização: Departamento de Biologia
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO E MANEJO
Ementa: Biologia da conservação, avaliação,
monitoramento e manejo da vida silvestre. As principais ameaças à
biodiversidade e ferramentas para a conservação e manejo.
Objetivo(s): Oferecer aos acadêmicos uma visão
sobre as principais teorias ecológicas e técnicas utilizadas na avaliação,
monitoramento, manejo e conservação da biodiversidade.
Departamentalização: Departamento de Biologia
LIQUENOLOGIA
Ementa: Caracterização dos principais tipos
de liquens, quanto à morfologia do talo, tipo de simbiose, produção de
estruturas de reprodução e síntese de substâncias químicas.
Objetivo(s): Ao final da disciplina o aluno
deverá ser capaz de: a) compreender a organização do talo liquênico; b)
reconhecer as principais formas de estruturação do talo liquênico e das
estruturas reprodutivas do mesmo; c) discorrer sobre a importância ecológica e
econômica dos líquens.
Departamentalização: Departamento de Biologia
ENTOMOLOGIA APLICADA
Ementa:
Propiciar aos acadêmicos o conhecimento de assuntos da entomologia
aplicada, referentes aos aspectos agrícola, médico-veterinário e ecológico.
Abordar as relações existentes entre os insetos e: as plantas, os animais de
interesse econômico e com a espécie humana.
Objetivo(s): Transmitir os conhecimentos básicos
sobre a morfologia e biologia dos principais insetos de interesse agrícola,
veterinário, médico e, também, dos polinizadores; capacitar o aluno a
compreender os aspectos referentes às interações entre os insetos com o
ambiente; proporcionar a compreensão sobre os recursos biológicos para manter
as populações de insetos em níveis de equilíbrio.
Departamentalização: Departamento de Biologia
HOMEOPATIA EM VEGETAIS
Ementa: História, princípios e leis da
Homeopatia. Filosofia e metodologias de pesquisa em Homeopatia. Utilização do
princípio homeopático em vegetais. Resultados experimentais.
Objetivo(s): Dar subsídios para que os alunos
conheçam a Ciência Homeopática em seus princípios básicos; demostrar a
aplicabilidade dos medicamentos homeopáticos no meio ambiente, bem como na
pesquisa Universitária; conscientizar os alunos da importância da Homeopatia
como meio científico e alternativo na redução ou nulificação do impacto
ambiental.
Departamentalização: Departamento de Biologia
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
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ECOFISIOLOGIA VEGETAL
Ementa: Estudo das respostas fisiológicas
das plantas em relação às variações dos fatores ambientais.
Objetivo(s): Caracterizar as principais relações
entre as plantas e o ambiente e os efeitos dos fatores abióticos sobre os
principais processos fisiológicos dos vegetais, relacionando-os ao crescimento
e desenvolvimento.
Departamentalização: Departamento de Biologia
PLANTAS MEDICINAIS: DIVERSIDADE E
IDENTIFICAÇÃO
Ementa: Principais famílias botânicas de
plantas medicinais, prática da identificação de material botânico e discussão
sobre a nomenclatura em plantas medicinais.
Objetivo(s): Apresentar as principais famílias
de plantas medicinais; treinar a identificação de plantas medicinais utilizando
chaves para famílias, gêneros e espécies; discutir aspectos de nomenclatura
botânica aplicada a plantas medicinais.
Departamentalização: Departamento de Biologia
MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL ECOLÓGICA
Ementa: Organização morfológica e anatômica
de espécies vegetais que ocorrem em diferentes ecossistemas.
Objetivo(s): Reconhecer e caracterizar as
diversas estruturas adaptativas de órgãos vegetativos de diferentes ambientes.
Departamentalização: Departamento de Biologia
MICOLOGIA
Ementa: Caracterização, identificação,
ecologia, importância econômica e utilização biotecnológica dos organismos do
Reino Fungi, com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.
Objetivo(s): Caracterizar e reconhecer os
grandes grupos de fungos; desenvolver práticas de coleta e preservação visando
à organização coleções didáticas; discutir aspectos ecológicos dos fungos e seu
papel na manutenção dos ecossistemas; apresentar os avanços na utilização de fungos
na biotecnologia.
Departamentalização: Departamento de Biologia
FICOLOGIA
Ementa: Classificação, filogenia,
importância econoômica e ecológica das algas, bases metodológicas para o estudo
taxonômico de populações algais, com desenvolvimento didático-pedagógico dos
conteúdos abordados.
Objetivo(s): Caracterizar e reconhecer os
grandes grupos de algas; desenvolver práticas de coleta e preservação; discutir
aspectos ecológicos das algas e seu papel na manutenção dos ecossistemas.
Departamentalização: Departamento de Biologia
INTRODUÇÃO A CLASSIFICAÇÃO DOS
ORGANISMOS
Ementa: Fundamentos e métodos da
classificação taxonômica dos organismos e bases metodológicas da sistemática
molecular com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.
Objetivo(s):
Discutir e relacionar os fundamentos dos diferentes sistemas de classificação
dos organismos; apresentar e caracterizar os grandes grupos de organismos.
Departamentalização: Departamento de Biologia
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
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BIOLOGIA DE CAMPO I
Ementa: Trabalhos de campo visando a
integração de conhecimentos com desenvolvimento didático-pedagógico dos
conteúdos abordados.
Objetivo(s): Aplicar as diversas técnicas e
metodologias de coleta dos organismos; Propiciar uma visão integradora entre os
organismos e o meio ambiente em que vivem; Propiciar a integração das diversas
áreas de conhecimento.
Departamentalização: Departamento de Biologia
BIOLOGIA DE CAMPO II
Ementa: Trabalhos de campo visando a
integração de conhecimentos com desenvolvimento didático-pedagógico dos
conteúdos abordados.
Objetivo(s): Desenvolver atividades de campo com
conteúdos aplicados ao ensino fundamental e médio; propiciar uma visão
integradora entre os organismos e o meio ambiente em que vivem; propiciar a
integração das diversas áreas de conhecimento
Departamentalização: Departamento de Biologia
ECOLOGIA E TAXONOMIA DE FUNGOS
MICORRÍZICOS
Ementa: Reconhecimento e caracterização dos
principais tipos de associações micorrízicas, com destaque para a identidade
dos participantes micorrízicos, os benefícios advindos com a associação e a
influência de fatores bióticos e abióticos no estabelecimento e eficiência da
associação.
Objetivo(s): Ao final da disciplina o aluno
deverá ser capaz de: a) reconhecer os principais tipos de associação
micorrízica, segundo a morfologia da simbiose, a identidade dos participantes e
a relação custo-benefício desta interação; b) discorrer sobre a formação e o
funcionamento da simbiose; c) relacionar fatores ambientais, características
intrínsecas dos fitobiontes e dos micobiontes com a eficiência da associação;
d) coletar solo e raízes a fim de isolar esporos de fungos micorrízicos
arbusculares e detectar a presença destes organismos no córtex radicular dos
fitobiontes; e) identificar os principais representantes dos fungos
micorrízicos arbusculares.
Departamentalização: Departamento de Biologia
INTRODUÇÃO A LIMNOLOGIA
Ementa: Estrutura física e biológica,
ciclagem de nutrientes e processos em ecossistemas aquáticos continentais;
principais comunidades aquáticas.
Objetivo(s): Fornecer aos acadêmicos uma visão
geral sobre a caracterização física, química e biológica, os métodos de estudo
e os princípios ecológicos atuantes em ecossistemas aquáticos continentais.
Departamentalização: Departamento de Biologia
INTRODUÇÃO À ECOLOGIA DE ZOOBENTOS
Ementa: Estudo ecológico da comunidade
bêntica de água doce.
Objetivo(s): Propiciar ao aluno o conhecimento
de metodologias de coleta e identificação de invertebrados bênticos; subsidiar
o aluno quanto ao entendimento da relação dos invertebrados bênticos com o meio
ambiente
Departamentalização: Departamento de Biologia
PLANTAS MEDICINAIS E AROMÁTICAS
Departamentalização: Departamento de Biologia
Ementa: Caracterização morfo-anatômica de
plantas medicinais e aromáticas e caracterização dos compostos primários e
secundários presentes nas espécies vegetais.
Objetivo(s): Fornecer subsídios para a
caracterização morfo-anatômicas das principais famílias botâncias cujas
espécies são utilizadas como fitoterápicas ou plantas aromáticas; caracterizar
os principais compostos secundários presentes nas plantas medicinais;
apresentar métodos de propagação em plantas medicinais.
Departamentalização: Departamento de Biologia
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
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LEVANTAMENTOS FLORISTICOS COMO BASE
PARA ESTUDOS DE BIODIVERSIDADE
Ementa: Metodologias empregadas em
levantamentos florísticos e sua utilização em estudos de biodiversidade
Objetivo(s): Apresentar os principais métodos
utilizados em levantamentos florísticos; treinar técnicas de coleta e
herborização de material botânico; discutir a utilização dos dados provenientes
de levantamentos florísticos em estudos de biodiversidade.
Departamentalização: Departamento de Biologia
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Ementa: Elaboração e execução de um projeto
de pesquisa, em nível de graduação, ou
estágio em organismo de atividade profissional própria, em uma das sub
áreas de Biologia ou áreas afins.
Objetivo(s):
Complementar e aprofundar os estudos em uma das subáreas de biologia ou
áreas afins; Consolidar os conceitos
adquiridos através da elaboração, desenvolvimento e conclusão de um projeto de
pesquisa em nível de graduação.
Departamentalização: Departamento de Biologia
ZOOLOGIA DE CORDADOS
Ementa: Morfofisiologia sistemática e
ecologia de cordados com desenvolvimento didático-científico dos conteúdos
abordados.
Objetivo(s): Propiciar ao aluno melhor
entendimento da Zoologia; fornecer subsídios para a preservação de espécies
animais; caracterizar morfo-fisiologicamente e identificar os principais grupos
de cordados, bem como seus modos de vida e habitats.
Departamentalização: Departamento de Biologia
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS I
Ementa: Morfofisiologia sistemática e
ecologia dos filos Porífera, Cnidária, Mastigophora, Sarcodina, Sporozoa,
Cnidospora, Ciliophora, Ctenophora, Platyhelmintes, Nematoda, Nematomorpha,
Rotifera, Gastrotricha, Acnathocephala e Annelida com didático-científico dos
conteúdos abordados.
Objetivo(s):
Propiciar ao aluno melhor entendimento da Zoologia; fornecer subsídios
para a preservação de espécies animais; caracterizar morfo-fisiologicamente e
identificar os principais grupos de invertebrados, bem como seus modos de vida
e habitats.
Departamentalização: Departamento de Biologia
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS II
Ementa: Morfofisiologia sistemática e
ecologia dos filos Arthropoda e Mollusca com didático-científico dos conteúdos
abordados.
Objetivo(s): Propiciar ao aluno melhor
entendimento da Zoologia; fornecer subsídios para a preservação de espécies
animais; caracterizar morfo-fisiologicamente e identificar os principais grupos
de Arthropoda e Mollusca.
Departamentalização: Departamento de Biologia
BIOLOGIA E SOCIEDADE
Ementa: Concepções filosóficas, políticas e
ideológicas de teorias biológicas a fim de contribuir com a compreensão do
discurso científico e com a política da Ciência.
Objetivo(s): Trabalhar os pressupostos
filosóficos, em particular os semânticos, das investigações científicas da
atualidade; elucidar os discursos científicos na passagem para o discurso das
mídias e do discurso pedagógico; estabelecer relações da biologia e seus pares
e afins com a religião, a arte o direito, a filosofia, a tecnologia; discutir
as principais temáticas da atualidade como a clonagem, os transgênicos, as
pesquisas sobre AIDS, terapias genéticas entre outras para estabelecer os
marcos destes debates na sociedade.
Departamentalização:
Departamento de Fundamentos da Educação
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
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BIOTECNOLOGIA
Ementa: Principais métodos e ferramentas
utilizadas na engenharia genética e o emprego de organismos para a obtenção de
produtos dos processos industriais, de interesse ambienta;, na saúde, na
agropecuária.
Objetivo(s):
Apresentar
os principais métodos utilizados de manipulação genética dos organismos e a
utilização dos mesmos para a obtenção de produtos ou de processos industriais,
de interesse ambiental, energético, na agropecuária.
Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e
Genética
BIOTECNOLOGIA E AMBIENTE
Ementa: Estudo crítico e analítico das
bases científicas e fases históricas do processo biotecnológico e
ecotecnológico; das ferramentas e técnicas desenvolvidas em cada fase; das
aplicações e impactos do conhecimento biológico e ecológico no meio ambiente.
Objetivo(s): Mediar discussões sobre os
fundamentos e aplicações da biotecnologia e ecotecnologia, em suas diferentes
escalas de abrangência, no meio ambiente; introduzir princípios básicos de
biossegurança e bioética, propiciando uma visão crítica com relação às questões
ambientais.
Departamentalização:
Departamento de Biologia
COMANDOS NEURAIS PARA O APARELHO
LOCOMOTOR
Ementa: Análise das vias neurais para o
comando do aparelho locomotor.
Objetivo(s): Reconhecer as estruturas do sistema
nervoso central e periférico que integram as vias eferentes somáticas;
descrever os órgãos efetuadores localizados no aparelho locomotor; identificar,
nas peças anatômicas, as estruturas macroscópicas presentes nos órgãos do
sistema nervoso e no aparelho locomotor.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Morfofisiológicas
ECOLOGIA ENERGÉTICA
Ementa: Dinâmica do fluxo de energia em
sistemas biológicos; bioenergética; componentes e balanço energético;
interferências bióticas e abióticas. Isótopos estáveis: carbono, nitrogênio e
enxofre; modelagem do fluxo de energia.
Objetivo(s): Mediar a elaboração da estrutura e
funcionamento das cadeias alimentares através do fluxo de energia entre e
dentro dos compartimentos biológicos.
Departamentalização: Departamento de Biologia
EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL EM MUSEUS
E CENTROS DE CIÊNCIAS
Ementa: Articular o ensino e a pesquisa por
meio de atividades extensionistas que promovam o intercâmbio como o ensino
fundamental e médio e com a comunidade em geral, partindo-se da morfologia
humana e animal, normal, patológica, com enfoque interdisciplinar.
Objetivo(s): Possibilitar aos acadêmicos uma via
de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade, e encontrar na sociedade a
oportunidade de elaboração da práxis do conhecimento acadêmico e ao mesmo tempo a reflexão Teórica:sobre os
conhecimentos populares que adquiriu junto à comunidade; compreender o papel da
extensão na articulação entre o ensino e a pesquisa e nas relações entre a
universidade e a sociedade; identificar e atender demandas de conhecimentos da
morfologia humana e animal geradas pela comunidade; promover o intercâmbio com
a comunidade não escolar, valorizando a educação formal, por meio de palestras
e cursos para grupos de funcionários de empresas, corpo de bombeiros, pastoral
da saúde, entre outros.
Departamentalização: Departamento
de Ciências Morfofisiológicas
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
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EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
Ementa: Fundamentos teórico-práticos que
articulem educação, sociedade e meio ambiente com abordagem didático-pedagógica
dos conteúdos.
Objetivo(s): Estabelecer relações filosóficas,
históricas, econômicas e sociológicas entre educação, sociedade e meio
ambiente; investigar as influências dos modelos de desenvolvimento no
agravamento da problemática ambiental; discutir os principais aspectos do
capitalismo, da globalização e do desenvolvimento sustentável;
Desenvolver
atividades interdisciplinares discutidas ao longo da disciplina.
Departamentalização: Departamento de Biologia
ENDOCRINOLOGIA METABÉOLICA
Ementa: Função dos hormônios no controle
integrado do metabolismo corporal.
Objetivo(s):
Fazer a integração hormonal e seu controle neural sobre o metabolismo de
carboidratos, proteínas e lipídios em diferentes situações fisiológicas.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Morfofisiológicas
EXPRESSÃO GÊNICA EM INSETOS
Ementa: Mecanismos estruturais, funcionais
e moleculares da expressão gênica.
Objetivo(s):Apresentar os aspectos estruturais e
funcionais da expressão gênica no desenvolvimento de insetos.
Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e
Genética
FISIOLOGIA COMPARATIVA DO
COMPORTAMENTO ANIMAL
Ementa: Estudo comparativo dos diversos
aspectos do comportamento animal.
Objetivo(s): Compreender a inter-relação dos
fatores neurais, hormonais e ambientais que fundamentam os comportamentos
alimentares, reprodutivos, cronobiológicos e sociais de humanos e animais.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Morfofisiológicas
IMUNOLOGIA
Ementa: Conhecimento básico da estrutura e
funcionamento do sistema imunitário e interação destes conhecimentos com os
mecanismos efetores da resposta imune, levando à compreensão dos processos
imunopatológicos de interesse humano.
Objetivo(s): Conhecer os conceitos básicos de
imunologia. Adquirir os conhecimentos necessários para entender os mecanismos
de defesa do hosedeiro perante as substâncias estranhas. Demonstrar alguns
mecanismos pelos quais a resposta imunológica pode ser avaliada in vivo e in vitro.
Departamentalização: Departamento de Análises Clínicas
INTERFACES ENTRE ANTROPOLOGIA E
BIOLOGIA
Ementa: Elementos teóricos e da produção de
conhecimento a partir da relação entre Antropologia e Biologia.
Objetivo(s):
Conhecer
os referenciais teórico-metodológicos básicos da Antropologia para promover um
estudo que integrem elementos dessa Disciplina e da Biologia;
Conhecer
as tendências de estudo relacionadas com o ramo da Etnobiologia e suas
possibilidades de produção de conhecimento.
Departamentalização:
Departamento de Fundamentos da Educação
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
20
MÉTODOS QUANTITATIVOS EM BIOLOGIA
Ementa: Princípios de amostragem e coleta
de dados; probabilidade e modelos probabilísticos I: distribuições discretas;
aplicação biológica: modelos de agregação espacial.
Objetivo(s): Expor os estudantes às abordagens
modernas no estudo quantitativo da biologia. Ensinar a construir modelos
matemáticos em Biologia, ajustar estes modelos a dados usando métodos
estatísticos, construir projeções e simulações com auxílio de computador.
Introduzir os alunos ao uso de
planilhas e programação para ajuste de modelos em biologia.
Departamentalização: Departamento de Biologia
MORFO-ANATOMIA DE UNIDADES DE
DISPERSÃO EM PLANTAS COM SEMENTES
Ementa: Morfologia e anatomia de diásporos
relacionados aos tipos e agentes de dispersão.
Objetivo(s): Reconhecer e caracterizar as
diversas estruturas de diásporos dos organismos vegetais e suas relações com os
agentes de dispersão, bióticos e abióticos, assim como contribuir com o
conhecimento dos sistemas de reprodução das espécies vegetais.
Departamentalização: Departamento de Biologia
MORFOLOGIA E CITOGENÉTICA DE INSETOS
Ementa: Inter relação da morfologia e
citogenética na identificação de insetos.
Objetivo(s): Analisar a morfologia interna e
externa das diferentes fases do desenvolvimento de insetos e aplicar as
técnicas citogenéticas para identificação das espécies.
Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e
Genética
PARASITOLOGIA
Ementa: Aspectos biológicos, patogênicos,
epidemiológicos e profiláticos de protozoários e helmintos de interesse humano
e de artrópodes parasitas e/ou veiculadores de parasitoses.
Objetivo(s):
Proporcionar os acadêmicos conhecimentos teóricos e práticos das principais
parasitoses humanas causadas por protozoários, helmintos e artrópodes,
permitindo a compreensão da relação parasita-hospedeiro e destacando as
características biológicas, patogênicas, epidemiológicas e profiláticas de cada
espécie. Objetiva ainda despertar o interesse dos acadêmicos para a realidade
dos problemas ocasionados por parasitoses endêmicas, oportunistas, emergentes,
reemergentes e zoonoses.
Departamentalização: Departamento de Análises Clínicas
SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO
Ementa: Morfologia do sistema nervoso
entérico.
Objetivo(s): Citar a divisão do sistema nervoso
entérico; descrever a organização morfológica do sistema nervoso mioentérico;
relacionar as funções do sistema nervoso mioentérico; distinguir a localização
do sistema nervoso mioentérico nos diferentes segmentos que formam o tracto
gastrointestinal; identificar em lâminas histológicas as estruturas que formam
o sistema nervoso mioentérico.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Morfofisiológicas
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
21
ANEXO II
REGULAMENTO
DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Art.
1º Este Regulamento
estabelece as normas gerais para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de
Curso (TCC) do curso de graduação em Ciências Biológicas – Habilitação
Bacharelado da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
CAPÍTULO I
DA CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS
Art.
2º O TCC no âmbito
desta Resolução, constitui um componente curricular do projeto pedagógico do
curso de graduação em Ciências Biológicas – Habilitação Bacharelado
desenvolvido mediante coordenação, orientação e avaliação docente.
§
1º O TCC deve articular
e inter-relacionar os conteúdos curriculares com as experiências cotidianas,
dentro e fora da instituição, para ratificar, retificar e/ou ampliar o campo de
conhecimento.
§
2º O TCC deve capacitar
o estudante no tocante aos aspectos teórico-metodológicos necessários para o
desenvolvimento deste componente
curricular.
§
3º Como integrante do projeto pedagógico do Curso de Graduação
em Ciências Biológicas, esse componente curricular assume caráter obrigatório,
devendo ser cumprido pelo aluno, como condição para integralização do curso.
Art. 3º A elaboração do TCC implica rigor
metodológico e científico, organização e contribuição para a ciência,
sistematização e aprofundamento do tema abordado, respeitando o nível de
graduação.
Art.
4º São objetivos do
TCC:
I - oportunizar ao aluno a
iniciação à pesquisa;
II - sistematizar o conhecimento
adquirido no decorrer do curso;
III - garantir a abordagem
científica de temas relacionados à prática profissional, inserida na dinâmica
da realidade local, regional e nacional;
IV - subsidiar o processo de
ensino, contribuindo para a realimentação dos conteúdos programáticos das disciplinas
integrantes do currículo;
V - proporcionar meios para o
desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno.
Art.
5º O TCC compõe-se de:
I - elaboração de projeto;
II - relatório final ou monografia
ou artigo científico ou produto ou material resultante do trabalho realizado;
III - apresentação perante Banca
Examinadora.
CAPÍTULO II
DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICA
Art.
6º A coordenação geral do TCC é responsável pela sua
operacionalização e permanente avaliação das atividades docentes e discentes.
§
1º A coordenação geral é exercida por um professor escolhido em
reunião do Departamento de Biologia (DBI) no máximo até três meses antes do
início do próximo período letivo.
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
22
§
4 A coordenação geral é
nomeada por resolução do colegiado do curso, para um período de dois anos,
podendo ocorrer recondução.
Art.
7º A orientação do TCC, entendida como processo de
acompanhamento didático-pedagógico, é de responsabilidade de docente da UEM.
Art.
8º O aluno deve formalizar, junto à coordenação geral a
indicação de um orientador até o final do último bimestre do ano letivo que
antecede sua matrícula no TCC.
Parágrafo
único. Fica preservado o
direito de o aluno e o professor solicitarem a mudança de orientação à
coordenação geral mediante justificativa formalizada junto ao DBI até três
meses antes do término do período letivo em andamento.
Art.
9º A definição do projeto do TCC deve atender aos seguintes
requisitos:
I – versar sobre conteúdo pertinente à formação profissional do
formando;
II – vincular-se preferencialmente
às linhas dos diferentes grupos de estudos e de pesquisas do(s)
departamentos(s) participantes do curso.
Art.
10. O prazo para entrega
do projeto do TCC para aprovação em reunião departamental será no máximo até o
primeiro bimestre do ano em que estiver sendo cursado.
Art.
11. O projeto do TCC deve ser
aprovado no departamento ao qual o orientador estiver lotado e, referendado
pelo DBI, responsável por este componente curricular.
CAPÍTULO III
Das atribuições dos
participantes
Art.
12. Compete à
coordenação geral:
I - articular com a coordenação do
curso e chefias dos departamentos envolvidos com o TCC a compatibilização de
diretrizes, a organização e o desenvolvimento dos trabalhos;
II - elaborar e divulgar a relação
contendo os nomes dos professores orientadores com suas respectivas áreas de
atuação e número de vagas em tempo hábil para a escolha de professores
orientadores;
III - orientar os alunos na escolha
de professores orientadores quando necessário;
IV - convocar, sempre que
necessário, os orientadores para discutir questões relativas à organização,
planejamento, desenvolvimento e avaliação do TCC;
V - organizar, junto à(s) chefia(s)
do(s) departamento(s), a listagem de alunos por orientador, encaminhando-a para
homologação departamental até o início do ano letivo;
VI - administrar, quando for o
caso, o processo de substituição de orientador, encaminhando-o para homologação
departamental;
VII - coordenar o processo de
constituição das Bancas Examinadoras e definir o cronograma de apresentação de
trabalhos a cada ano letivo, com a homologação do departamento responsável pelo
componente curricular;
VIII - divulgar, por meio de
editais devidamente datados e assinados, a listagem de orientadores e
orientandos e a composição das Bancas Examinadoras;
IX - providenciar o arquivamento
dos documentos referentes ao TCC.
Art.
13. Compete ao DBI, responsável pelo componente curricular:
I - disponibilizar professores para
orientação de TCC;
II - homologar a listagem de alunos
por orientador, as eventuais substituições de orientadores e a composição das
Bancas Examinadoras.
Art.
14. Compete ao orientador do
TCC:
I - orientar, acompanhar e avaliar
o desenvolvimento do trabalho em todas as suas fases;
.../
.../ Resolução nº 179/2005-CEP fl.
23
II - estabelecer o plano e o
cronograma de trabalho em conjunto com o orientando;
III - informar o orientando sobre
as normas, procedimentos e critérios de avaliação respectivos;
IV - autorizar a submissão do TCC
para avaliação da Banca Examinadora;
V - encaminhar à coordenação geral
do TCC, no final do período letivo, a folha individual de freqüência,
devidamente preenchida.
Art.
15. Compete ao
orientando:
I - definir a temática do TCC em
conformidade os objetivos do curso;
II – cumprir as normas e
regulamentos do TCC;
III - obedecer ao plano, ao
cronograma e ao horário de orientação estabelecidos em conjunto com o seu
orientador;
IV - rubricar a folha individual da
freqüência, por ocasião das sessões de orientação.
CAPÍTULO IV
DA AVALIAÇÃO
Art.
16. A avaliação do TCC
compreende no mínimo:
I - avaliação contínua do processo
de realização do TCC pelo professor orientador;
II - avaliação pela Banca
Examinadora.
Art.
17. A avaliação do TCC pela Banca Examinadora envolve a
apreciação:
I - do trabalho escrito, em forma
de monografia;
II - da apresentação oral.
§
1º No caso em que o orientador não autorize a submissão do TCC
para avaliação da Banca Examinadora, o aluno pode solicitar à coordenação geral
a composição desta, assumindo a responsabilidade pelo trabalho apresentado,
desde que tenha freqüência mínima de 75% nas sessões de orientação.
§
2º A Banca Examinadora será composta por três docentes ou
profissionais da área de pesquisa considerados competentes para julgar o TCC,
sendo o presidente da banca, o professor orientador.
Art.
18. A aprovação no componente curricular TCC exige freqüência
mínima de 75% e nota mínima 6,0 numa escala de 0,0 a 10.
§
1º Nos casos de freqüência inferior a 75% é vedada ao aluno a
apresentação do trabalho perante a Banca Examinadora
§
2º Nos casos em que o aluno não obtenha a nota mínima para
aprovação, as características didático-pedagógicas do componente curricular TCC
não permitem a sua reapresentação perante a Banca Examinadora, a realização de
avaliação final e a possibilidade de cursá-lo em regime de dependência.
Art. 19. O TCC possuirá
critério de avaliação próprio aprovado pelo DBI e Colegiado do Curso de
Graduação em Ciências Biológicas.
CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 20 Os casos omissos serão
resolvidos pelo DBI, ouvido o Colegiado do Curso de Ciências Biológicas.