R E S O L U Ç Ã O No 180/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de
costume, nesta Reitoria, no dia 15/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova novo
projeto pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Sociais – habilitações:
Licenciatura e Bacharelado. |
Considerando o contido
no processo n° 2.883/1996 –
volume 2;
considerando o disposto nas Resoluções nos
065/99-CEP, 082/2002-CEP, 037/2003-CEP, 079/2004-CEP, 118/2004-CEP,
159/2004-CEP, 023/2005-CEP e 027/2005-CEP;
considerando o disposto na Lei Federal nº 9.394/96;
considerando o disposto nas Resoluções nos
001/2002-CNE/CP e 002/2002-CNE/CP;
considerando o disposto no Parecer no 492/2000-CNE/CES;
considerando o Parecer nº 113/2005 da Câmara de Graduação,
Extensão e Educação Básica e Profissional;
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art.
1º Fica aprovado o novo
projeto pedagógico do curso de graduação em Ciências Sociais – habilitações: Licenciatura
e Bacharelado, conforme anexo, que é parte integrante desta Resolução.
Parágrafo
único. O novo projeto
pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.
Art. 2º Esta
Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as demais
disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 3 de novembro de 2005.
Gilberto Cezar
Pavanelli
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 22/12/2005.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
/...
Res. 180/2005-CEP. |
fl. 02 |
ANEXO
COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE
GRADUAÇÃO
EM CIÊNCIAS SOCIAIS
LICENCIATURA
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
|||||
1ª 1ª 1ª 1ª 1ª 1ª 1ª 1ª 1ª 1ª 2ª 2ª 2ª 2ª 2ª 2ª 2ª 2ª 2ª 2ª 3ª 3ª 3ª 3ª 3ªH 3ªH 3ªH 3º 3ª 4ªH 4ªH 4ª 4ª 4º 4ª 4ª 4ª |
DHI DGE DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCO DCS DCS DCS DCS DCS DCS DHI DES DCS DCS DCS DCS DTP DTP DCS DTP DCS DCS DCS |
História Geral Geografia
Humana Antropologia I
– Intr. à Antropologia Antropologia
II Sociologia I –
Introdução à Sociologia Sociologia II Ciência
Política I – Introd. à Ciência Política Ciência
Política II-Teoria Polít. Moderna Teoria das
Ciências Humanas Metodologia e
Téc. de Pesq. em Ciências Sociais Pensamento
Social Brasileiro Economia Antropologia
III Antropologia
IV Sociologia III Sociologia IV Ciência
Política III – Teoria Política Contemporânea I Ciência
Política IV – Teoria Política Contemporânea II História do
Brasil Estatística Etnografia e
Etnologia Sociologia V Ciência
Política V – Formação do Estado Brasileiro Ciência
Política VI – Instituições e Pens. Polít. no Brasil Contemporâneo Didática Psicologia da
Educação Estágio
Supervisionado I Disciplina
Optativa 1 Disciplina
Optativa 2 Políticas Púb.
e Gestão Educacional Estágio
Supervisionado II Questões de
Antrop. Contemporânea Sociologia VI Disciplina
Optativa 3 Disciplina
Optativa 4 Disciplina
Optativa 5 Disciplina
Optativa 6 |
4 4 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 4 4 2 2 2 2 4 4 4 4 4 4 2 2 2 4 4 4 4 |
- - 2 2 2 2 2 2 2 2 2 - 2 2 2 2 2 2 - - 2 2 2 2 - - 2 - - - 4 2 2 - - - - |
4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 6 4 4 4 6 4 4 4 4 4 - |
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 204 - - - 204 - - - - - - |
68/1 68/2 68/1 68/2 68/1 68/2 68/1 68/2 68/1 68/2 68/1 68/1 68/1 68/2 68/1 68/2 68/1 68/2 68/2 68/2 68/1 68/1 68/1 68/2 68/2 68/2 - 68/1 68/2 68/2 - 68/2 68/1 68/1 68/1 68/2 68/2 |
.../
/...
Res. 180/2005-CEP. |
fl. 03 |
BACHARELADO
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|
||||||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
|
|||||||||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
|
|||||||||||||
|
1ª 1ª 1ª 1ª 1ª 1ª 1ª 1ª 1ª 1ª 2ª 2ª 2ª 2ª 2ª 2ª 2ª 2ª 2ª 2ª 3ª 3ª 3ª 3ª 3ªH 3ª 3ª 3ª 3ª 4ªH 4ª 4ª 4ª 4ª 4ª 4ª |
DHI DGE DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCO DCS DCS DCS DCS DCS DCS DHI DES DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS |
História Geral Geografia Humana Antropologia I – Introd. à Antropologia Antropologia II Sociologia I – Introdução à Sociologia Sociologia II Ciência Política I – Introd. à Ciência Política Ciência Política II-Teoria Pol. Moderna Teoria das Ciências Humanas Metodologia e Téc. de Pesq. em Ciências Sociais Pensamento Social Brasileiro Economia Antropologia III Antropologia IV Sociologia III Sociologia IV Ciência Política III – Teoria Política Contemporânea I Ciência Política IV - Teoria Política Contemporânea II História do Brasil Estatística Etnografia e Etnologia Sociologia V Ciência Política V – Formação do Estado Brasileiro Ciência Política VI – Instituições e Pens. Político no Brasil
Contemporâneo Pesquisa em Ciências Sociais I Disciplina Optativa 1 Disciplina Optativa 2 Disciplina Optativa 3 Disciplina Optativa 4 Pesquisa em Ciências Sociais II Questões de Antrop. Contemporânea Sociologia VI Optativa 5 Optativa 6 Optativa 7 Optativa 8 |
4 4 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 4 4 - 2 2 2 2 4 4 4 4 2 2 2 4 4 4 4 |
- - 2 2 2 2 2 2 2 2 2 - 2 2 2 2 2 2 - - 2 2 2 2 4 - - - - 2 2 2 - - - - |
4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 6 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 |
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 136 - - - - - - |
68/1 68/2 68/1 68/2 68/1 68/2 68/1 68/2 68/1 68/2 68/1 68/1 68/1 68/2 68/1 68/2 68/1 68/2 68/2 68/2 68/1 68/1 68/1 68/2 102/2 68/1 68/1 68/2 68/2 - 68/2 68/1 68/1 68/1 68/2 68/2 |
||||||||
.../
/...
Res. 180/2005-CEP. |
fl. 04 |
|
|
DISCIPLINAS OPTATIVAS
DEP. |
COMPONENTE CURRICULAR (ESPECIFICAR) |
CARGA HORÁRIA |
||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
||||
DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS DCS |
Sociologia no Brasil Sociologia dos Processos Agrários I Sociologia dos Processos Agrários II Sociologia do Mundo do Trabalho Sociologia do Cotidiano Sociologia de Pierre Bourdieu Sociologia da Teoria Crítica Sociologia
da Violência Sociologia da Religião Sociologia da Modernidade I – Trajetória e Processo da
Modernidade Sociologia da Modernidade II- A Pós-modernidade em Questão Teoria das Relações Internacionais Estado e Mercado no
Capitalismo Contemporâneo Estado-Nação na América Latina Liberalismo no Brasil O Estruturalismo Francês: Claude Lévi-Strauss O Método Comparativo na Antropologia Política Imperial Sociologia Urbana I Sociologia Urbana II Teoria Política Contemporânea Partidos Políticos e Sistemas Partidários Métodos e Técnicas de
Pesquisa em Ciências Sociais Movimentos Sociais, Política e Cultura no Brasil Contemporâneo Sociologia da Arte A Identidade e suas Dimensões Antropológicas Antropologia no Brasil As Cidades e a Exclusão Espacial Antropologia dos Processos Políticos Eleitorais Novos Territórios para a Antropologia no Brasil Antropologia e Saúde |
4 4 4 4 4 4 4 4 2 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 |
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - |
4 4 4 4 4 4 4 4 2 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 |
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - |
68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 68 |
.../
/...
Res. 180/2005-CEP. |
fl. 05 |
RESUMO GERAL DO CURRÍCULO
LICENCIATURA
DURAÇÃO
DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (Carga horária) |
MÍNIMO |
MÁXIMO |
2.800 |
3.360 |
DISTRIBUIÇÃO
DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES |
HORAS |
|
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por
Habilitações/Ênfase/Modalidades) |
1.428 |
2 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO
(por Habilitações/Ênfase/Modalidades) |
1.360 |
3 |
OUTROS |
- |
4 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfase/ Modalidades) |
200 |
5 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfase/ Modalidades) |
2.988 |
I N T E G R A L I Z A Ç Ã
O C U R R I C U L A R
|
||
PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
EM ANOS |
MÍNIMO |
MÁXIMO |
4 |
8 |
DURAÇÃO
DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO (Carga
horária) |
MÍNIMO |
MÁXIMO |
2.400 |
2.880 |
DISTRIBUIÇÃO
DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES |
HORAS |
|
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por
Habilitações/Ênfase/Modalidades) |
1.666 |
2 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfase/Modalidades) |
884 |
3 |
OUTROS
|
- |
4 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfase/ Modalidades) |
120 |
5 |
TOTAL
DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por
Habilitações/Ênfase/Modalidades)
|
2.670 |
I N T E G R A L I Z A Ç Ã
O C U R R I C U L A R
|
||
PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
EM ANOS |
MÍNIMO |
MÁXIMO |
4 |
8 |
...
/...
Res. 180/2005-CEP. |
fl. 06 |
PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO
Ementa: Estudo do processo de formação do pensamento social
brasileiro a partir da compreensão das diversas perspectivas analíticas que
contribuíram para o conhecimento das relações sociais no Brasil.
Objetivo(s): Fornecer ao aluno elementos para reflexão sobre a história
da sociologia no Brasil, destacando as influências recebidas pelos cientistas
sociais brasileiros e expressas na formulação de suas linhas de pesquisa. A
dimensão prática da disciplina deverá ser alcançada por meio da
operacionalização dos conteúdos constantes no programa, favorecendo assim a
verificação de seu alcance explicativo.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
METODOLOGIA E TÉCNICA DE PESQUISA
EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Ementa: Introdução aos métodos e técnicas de pesquisa em Ciências
Sociais.
Objetivo(s): Problematizar os principais aspectos da pesquisa, desde a
escolha de um objeto, as questões teóricas envolvidas, o local da pesquisa, as
técnicas do trabalho de campo e os métodos condicionados à sua execução. A
dimensão prática da disciplina deverá ser alcançada por meio da confecção de um
projeto de pesquisa, no momento privilegiado do manejo particular dos
instrumentos conceituais que auxiliarão a escolha e a construção do problema a
ser pesquisado.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
HISTÓRIA GERAL
Ementa: Estudo da emergência e consolidação do mundo capitalista,
dos movimentos contestatórios, da ordem estabelecida e das relações
internacionais contemporâneas com ênfase na formação e desdobramentos dos
blocos de poder.
Objetivo(s): Instrumentalizar o aluno objetivando a compreensão dos
processos de mudanças por que passou a humanização e que deram suporte à
estruturação da sociedade capitalista, bem como apreender a dimensão da
resistência e da revolta.
Departamentalização: Departamento de História.
GEOGRAFIA HUMANA
Ementa: Pretende familiarizar o aluno com a história, instrumental
analítico e teórico da geografia. Reconhecendo o diálogo existente entre a
geografia e as ciências sociais.
Objetivo(s): No decorrer do curso o aluno estudará a história do
pensamento geográfico; o caráter das relações entre as ciências sociais e a
geografia, assim como a situação atual das tendências na ciência geográfica.
Departamentalização: Departamento de Geografia.
ECONOMIA
Ementa: Estudo da formação e desenvolvimento do capital, segundo os
pensamentos clássico e marxista.
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Res. 180/2005-CEP. |
fl. 07 |
Objetivo(s): Apresentar aos alunos as principais contribuições da
economia política clássica e marxista.
Departamentalização: Departamento de Economia.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ementa: Estudo das variáveis que interferem no processo de
desenvolvimento e aprendizagem.
Objetivo(s): Oferecer subsídios teóricos para que o aluno possa
compreender e atuar no processo educativo. Propiciar condições para que o aluno
possa conhecer a natureza dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, seus
condicionamentos e inter-relações.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação.
ANTROPOLOGIA I
– Introdução à Antropologia
Ementa: Introdução à abordagem antropológica dos fenômenos sociais
mediante exame da questão da alteridade, a partir de análise dos discursos
produzidos nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, bem como da produção etnográfica
desde a segunda metade do século XIX até a emergência da antropologia
contemporânea através dos trabalhos de Franz Boas e Bronislaaw Malinowski.
Objetivo(s): Examinar o contexto histórico da emergência da tradição
discursiva antropológica sobre o “outro”, o conteúdo e a abrangência desse
discurso, bem como apresentar aos alunos as questões teóricas, metodológicas e
atividades que conduzam ao exercício de reflexões sobre o etnocentrismo através
da literatura, do cinema e em textos jornalísticos.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
ANTROPOLOGIA
II
Ementa: Introdução à abordagem antropológica clássica desde a
emergência da escola Americana de Antropologia e da Escola Sociológica Francesa
até o Estrutural-Funcionalismo.
Objetivo(s): Examinar o contexto histórico da emergência da tradição
discursiva antropológica sobre o “outro”, o conteúdo e a abrangência desse
discurso, bem como apresentar aos alunos as questões teóricas, metodológicas e
atividades que conduzam ao exercício de reflexão acerca da alteridade através
da literatura da 1ª metade do século XX.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA I:
Introdução à Sociologia
Ementa: Estudo acerca do surgimento da sociologia entre as ciências
sociais, das questões sociais da emergente sociedade industrial e das correntes
do pensamento sociológico em formação, com ênfase na sociologia positivista.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções,
das idéias e dos conceitos desenvolvidos nas correntes formadoras do pensamento
sociológico, com ênfase no pensamento sociológico de Augusto Comte. A dimensão prática da disciplina
deverá ser alcançada por meio da operacionalização dos conteúdos constantes no
programa, favorecendo assim a verificação de seu alcance explicativo.
.../
/...
Res. 180/2005-CEP. |
fl. 08 |
Departamentalização: Departamento de Ciências sociais.
SOCIOLOGIA II
Ementa: Estudo acerca do pensamento sociológico de Émile Durkheim
no contexto histórico-social da consolidação do capitalismo e da concepção
cientificista.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções,
idéias e conceitos desenvolvidos pelos autores clássicos da sociologia. A dimensão prática da disciplina
deverá ser alcançada por meio da operacionalização dos conteúdos constantes no
programa, favorecendo assim a verificação de seu alcance explicativo.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
CIÊNCIA
POLÍTICA I – Introdução à Ciência Política
Ementa: Estudo introdutório enfocando as categorias centrais de
ciência política, contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase
nos procedimentos de observação e reflexão”.
Objetivo(s): Possibilitar a compreensão do universo temático da ciência
política, familiarizando o aluno com as categorias centrais da área.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
CIÊNCIA POLÍTICA
II – Teoria Política Moderna
Ementa: Estudo dos temas e das obras fundamentais do pensamento
político moderno, tendo como pano de fundo a formação histórica do Estado
Moderno, e contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase nos
procedimentos de observação e reflexão”.
Objetivo(s): Possibilitar a compreensão dos fundadores do pensamento
político moderno.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
TEORIA DAS
CIÊNCIAS HUMANAS
Ementa: Estudo crítico dos fundamentos filosóficos da construção
das teorias nas ciências humanas.
Objetivo(s): Fornecer uma formação filosófica básica que permita ao
discente localizar-se diante das principais correntes do pensamento filosófico.
Oferecer um instrumental analítico capaz de embasar criticamente o referencial
teórico da ciências sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
ANTROPOLOGIA
III
Ementa: Estudo da antropologia simbólica e da antropologia
política.
Objetivo(s): Fornecer ao aluno uma visão geral sobre noções e questões
da antropologia, relacionadas às abordagens das dimensões simbólica e política,
inclusive em contextos em que ambas estão relacionadas, nas várias vertentes de
sua produção. Para proporcionar o alcance de tais objetivos, serão utilizadas,
tanto aulas expositivas e leitura da produção antropológica (teoria e
etnografia), quanto o exercício de análise
de outros materiais
como cinema, literatura, historiografia,
.../
/...
Res. 180/2005-CEP. |
fl. 09 |
material publicitário tanto quanto eventos tais como festas,
festivais e espetáculos, à luz da teoria e das noções aprendidas.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
ANTROPOLOGIA
IV
Ementa: Estudo dos fundamentos da antropologia contemporânea,
considerando diferentes abordagens: econômica, interpretativa, histórica e
pós-moderna.
Objetivo(s): Compreender os projetos antropológicos que refletem sobre a
dinâmica de organização das sociedades contemporâneas, através de discussões
teóricas e participação em surveys
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA III
Ementa: Estudo acerca do pensamento sociológico de Karl Marx no
contexto histórico-social da emergência da luta de classes na Segunda Revolução
Industrial.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções,
idéias e conceitos desenvolvidos pelos autores clássicos da sociologia. A
dimensão prática da disciplina deverá ser alcançada por meio da
operacionalização dos conteúdos constantes no programa, favorecendo assim a
verificação de seu alcance explicativo.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA IV
Ementa: Estudo acerca do pensamento sociológico de Max Weber no
contexto histórico-social da crise do capitalismo que antecede à Primeira
Guerra Mundial.
Objetivo(s) Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções,
idéias e conceitos desenvolvidos pelos autores clássicos da sociologia. A dimensão prática da disciplina
deverá ser alcançada por meio da operacionalização dos conteúdos constantes no
programa, favorecendo assim a verificação de seu alcance explicativo.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
CIÊNCIA
POLÍTICA III– Teoria Política Contemporânea I
Ementa: Estudo de temas e autores fundamentais para o pensamento
liberal e o pensamento conservador, contemplando a “dimensão prática” da
disciplina, “com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão”.
Objetivo(s): Possibilitar a compreensão do pensamento liberal em suas
várias vertentes, bem como do pensamento conservador, representado fundamentalmente
por Edmund Burke.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
CIÊNCIA
POLÍTICA IV– Teoria Política Contemporânea II
Ementa: Estudo do pensamento político de esquerda – socialismo e
anarquismo - com ênfase na contribuição marxista, bem como do nacionalismo
enquanto movimento e corrente teórica, e contemplando a “dimensão prática” da
disciplina, “com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão”.
.../
/...
Res. 180/2005-CEP. |
fl. 10 |
Objetivo(s): Possibilitar a compreensão do socialismo, do anarquismo e
do nacionalismo como ideologias e correntes teóricas.
Departamentalização: Departamento de Ciências sociais.
ETNOGRAFIA E
ETNOLOGIA
Ementa: Estudos de parentesco e contatos com monografia
antropológica e seus desdobramentos.
Objetivo(s): Compreender os estudos antropológicos em suas dimensões
teórico-metodológicas e de prática de pesquisa, desenvolvendo atividades, tais
como: trabalho de campo, aplicação de questionários, entrevistas, coleta de
dados e sua análise, visando à elaboração de artigo a partir do que foi
discutido e observado.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA V
Ementa: Estudo das principais vertentes teóricas que se formaram
como desdobramento do pensamento sociológico clássico.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento relativo às principais
contribuições teóricas nascidas na primeira metade do século XX e ainda
diretamente referenciadas aos clássicos da disciplina. A dimensão prática da
disciplina deverá ser alcançada por meio da operacionalização dos conteúdos
constantes no programa, favorecendo assim a verificação de seu alcance
explicativo.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
CIÊNCIA
POLÍTICA V – Formação do Estado Brasileiro
Ementa: Análise das teorias existentes acerca da formação do Estado
Brasileiro. Análise das instituições e do debate político no período da
República Velha, contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase
nos procedimentos de observação e reflexão”.
Objetivo(s): Possibilitar a compreensão das teorias existentes sobre a
formação do Estado Brasileiro e das instituições, bem como sobre o debate
político no período conhecido como República Velha.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
CIÊNCIA
POLÍTICA VI – Instituições e Pensamento Político no Brasil Contemporâneo
Ementa: Estudo das instituições e do debate político no Brasil
contemporâneo após a ruptura de 1930 até as transformações políticas que
marcaram a virada do século XX, contemplando a “dimensão prática” da disciplina,
“com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão”.
Objetivo(s): Possibilitar a compreensão dos processos contemporâneos de
transformação do cenário político brasileiro.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
.../
/...
Res. 180/2005-CEP. |
fl. 11 |
QUESTÕES DE
ANTROPOLOGIA CONTEMPORÂNEA
Ementa: Estudo das abordagens antropológicas para análise de
fenômenos sociais contemporâneos.
Objetivo(s): Proporcionar uma discussão teórica sobre as novas
possibilidades que a antropologia tem desenvolvido nas últimas décadas, no
reconhecimento de novos territórios etnográficos, por meio de levantamento
bibliográfico de periódicos, teses e anais de congressos.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA VI
Ementa: Estudo da sociologia contemporânea a partir da segunda
metade do século XX, com ênfase em seus principais paradigmas e correntes
teóricas.
Objetivo(s): Proporcionar, através de seus principais autores, o
conhecimento acerca dos eixos de análise que perpassam a sociologia
contemporânea, com ênfase em algumas de suas dimensões, tais como estrutura e
indivíduo; conflito, dominação e mudança social. A dimensão prática da
disciplina deverá ser alcançada por meio da operacionalização dos conteúdos
constantes no programa, favorecendo assim a verificação de seu alcance
explicativo.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
HISTÓRIA DO
BRASIL
Ementa: Estudo da formação do Brasil como Estado-Nação e dos
padrões socioculturais da trajetória histórica dos regimes imperial e
republicano.
Objetivo(s): Fornecer instrumental teórico e metodológico para que os
alunos compreendam as mudanças sociais ocorridas na sociedade brasileira ao
longo de sua trajetória histórica como nação independente. Apreender que as
transformações políticas e institucionais comportam rupturas e continuidades.
Entender os padrões socioculturais que regulam a vivência social do Brasil
imperial e republicano.
Departamentalização: Departamento de História.
ESTATÍSTICA
Ementa: Análise descritiva de dados, medidas de associação.
Objetivo(s): Fornecer ao aluno instrumental descritivo na análise de
dados.
Departamentalização: Departamento de Estatística.
DIDÁTICA
Ementa: Estudo do processo ensino-aprendizagem, abordando as
variáveis relativas às atividades docentes, bem como as técnicas de
planejamento, orientação e avaliação da aprendizagem.
Objetivo(s): Compreender a educação no conjunto das relações sociais.
Re-significar a relação aluno-conhecimento-professor.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação.
.../
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Res. 180/2005-CEP. |
fl. 12 |
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO
EDUCACIONAL
Ementa: Políticas e gestão educacional com ênfase nos planos
educacionais para os sistemas escolares no Brasil Colônia, Império e República,
para o curso de licenciatura em Ciências Sociais.
Objetivo(s): Subsidiar a formação docente com conhecimentos
teórico-práticos referentes às políticas públicas educacionais e sua relação
com o contexto sócio-político e econômico, bem como, sua gestão e organização
escolar.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Ementa: Estudo das ciências sociais e suas implicações no processo
educativo. Compreensão crítica e contextualizada da prática do ensino de sociologia
na educação básica. Habilitação ao exercício da docência em Ciências Sociais.
Objetivo(s): Fornecer ao aluno instrumental adequado para a prática da
docência no ensino médio.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Ementa: Estudo das Ciências Sociais e suas implicações no processo
educativo. Compreensão crítica de ensino de sociologia no contexto da área de
Sociedade e Cultura do ensino médio.
Objetivo(s): Fornecer ao aluno instrumental adequado para a prática da
docência no ensino médio.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS I
Ementa: Iniciação à atividade de pesquisa em ciências sociais,
oferecendo uma visão do contexto histórico-social no qual se formaram as abordagens
empíricas de investigação nessa área do conhecimento.
Objetivo(s): Propiciar a participação discente em atividades de pesquisa
teórica e/ou empírica em uma das três áreas do conhecimento das ciências
sociais (antropologia, ciência política ou sociologia).
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS II
Ementa: Propiciar a continuidade do processo de iniciação à
pesquisa, empreendido pelo futuro bacharel em Ciências Sociais na disciplina
Pesquisa em Ciências Sociais I.
Objetivo(s): Desenvolver o projeto de pesquisa apresentado como a
avaliação final da disciplina Pesquisa em Ciências Sociais I.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
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fl. 13 |
OPTATIVAS
PARTIDOS POLÍTICOS E SISTEMAS
PARTIDÁRIOS
Ementa: Estudo das principais teorias sobre as origens dos partidos
políticos e da dinâmica do sistema partidário brasileiro no sistema
republicano.
Objetivo(s): Possibilitar ao aluno o aprofundamento de estudos relativos
à organização estatal, política institucional brasileira e à latino-americana.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM
CIÊNCIAS SOCIAIS
Ementa: Estudos, a partir da diversidade teórico-temático da
ciência política, dos diferentes métodos e técnicas de pesquisa: comportamento
eleitoral e opinião pública, avaliação de políticas públicas e marketing
político.
Objetivo(s): Capacitar o aluno no campo das técnicas de pesquisa em
ciência política a partir do contato com a diversidade teórico-temático da
disciplina.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICA E
CULTURA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Ementa: Estudo das transformações do Brasil contemporâneo a partir
das manifestações políticas ocorridas no interior da sociedade: movimentos
populares, sindical e os movimentos culturais, contemplando a “dimensão
prática” da disciplina, “com ênfase nos procedimentos de observação e
reflexão”.
Objetivo(s): Possibilitar a compreensão das múltiplas lutas populares no
que diz respeito tanto à consolidação da democracia quanto à instauração de
novas práticas sociais e culturais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA DA ARTE
Ementa: Estudo das relações do pensamento sociológico com
diferentes formas de expressões artísticas (literárias, dramatúrgicas, sonoras,
visuais, entre outra), reais e imaginárias.
Objetivo(s): Com base na eleição de uma ou mais manifestações concretas
da experiência criativa (coletiva ou individual), proporcionar ao aluno das
ciências sociais o exercício da reflexão e da imaginação sociológicas.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
A IDENTIDADE E SUAS DIMENSÕES
ANTROPOLÓGICAS
Ementa: Estudo das diferentes formulações da teoria da identidade e
suas relações com outras dimensões a ela associadas: cultura, sexualidade,
etnicidade, classe social, religião, política e história.
Objetivo(s): Proporcionar elementos para uma reflexão acerca da questão
da identidade na antropologia, a partir de diferentes trabalhos de cunho
teórico e etnográfico, observando tendências que influenciaram o tema nas
últimas décadas.
Departamentalização: Departamento de Ciências sociais.
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fl. 14 |
A ANTROPOLOGIA NO BRASIL
Ementa: Estudo da antropologia no Brasil: arqueologia da produção
intelectual brasileira e apresentação dos métodos e técnicas nas pesquisas
antropológicas.
Objetivo: Proporcionar o exercício do conhecimento em favor da
antropologia produzida no Brasil, observando seus perfis e tendências,
contemplando o corpo da produção etnográfica e acadêmica realizada no país, por
meio de apresentação de seminários e produção de textos.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
AS CIDADES E A EXCLUSÃO ESPACIAL
Ementa: Análise dos fenômenos sociais, culturais e econômicos e sua
relação com a organização do Espaço urbano.
Objetivo: Instrumentalizar o aluno para que ele tenha contato com
fenômenos e processos sócio-político-antropológicos do espaço urbano.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
ANTROPOLOGIA DOS PROCESSOS
POLÍTICOS E ELEITORAIS
Ementa: Estudo das abordagens antropológicas para os processos
político e eleitorais.
Objetivo: Proporcionar ao aluno um referencial teórico sobre os
processos políticos e eleitorais, por meio de discussões, elaboração e
aplicações de questionários e entrevistas.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
NOVOS TERRITÓRIOS PARA A
ANTROPOLOGIA NO BRASIL
Ementa: Estudo dos processos relacionados à constituição de novos
territórios de produção da antropologia feita no Brasil, para além dos temas e
abordagens clássicos definidos em sua origem.
Objetivo(s): Situar, do ponto de vista histórico e teórico-metodológico,
a emergência de alguns dos novos temas, abordagens, questões e territórios
etnográficos na antropologia, seja para revisitar as populações às quais os
primeiros estudos foram dedicados, como as populações indígenas e as de origem
africana, seja para dedicar-se a outros estudos.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
ANTROPOLOGIA E SAÚDE
Ementa: Estudo antropológico dos fenômenos da saúde e de doença com
destaque para suas riquezas e complexidades em função de suas diferentes
expressões em populações, contextos geográficos e sócio-culturais diversos.
Objetivo(s): Apresentar as especificidades e vitalidades da abordagem
antropológica para análise dos fenômenos de saúde, doença e terapêuticas; analisar a doença como uma
realidade construída socialmente de
acesso privilegiado ao antropólogo; proporcionar a compreensão antropológica
dos recursos empregados para o restabelecimento da saúde, visando ao
reconhecimento e análise dos aspectos médicos da cultura e
dos aspectos culturais da medicina; proceder ao exame dos
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fl. 15 |
elementos
deletérios que se dispersam nas sociedades e que têm implicações sobre os modos
como as doenças são criadas, distribuídas e tratadas: violência, iniqüidade,
pobreza, marginalização, dominação, entre outras questões.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA NO BRASIL
Ementa: Estudo sociológico acerca do pensamento social dos autores
responsáveis pela institucionalização da disciplina no Brasil, com ênfase nas
idéias desenvolvidas por Florestan Fernandes, Octávio Ianni, Fernando Henrique
Cardoso e Maria Isaura Pereira de Queiroz.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de
forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões
atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS AGRÁRIOS
I
Ementa: Estudo sociológico dos paradigmas formadores da matriz
disciplinar da sociologia rural e as influências que estes exercem sobre a
produção do conhecimento acerca do rural brasileiro (Marx / Kautsky; Redfield;
Schultz e Chayanov).
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de
forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões
atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
Departamentalização: Departamento de ciências Sociais.
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS AGRÁRIOS
II
Ementa: Estudo sociológico sobre os processos sociais agrários
ocorridos no campo brasileiro, com ênfase nas relações existentes entre estes
processos sociais e os diversos movimentos da modernização da agropecuária
nacional.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de
forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões
atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA DO MUNDO DO TRABALHO
Ementa: Estudo sociológico sobre as transformações ocorridas no
mundo do trabalho, com ênfase nos desdobramentos que estes processos sociais
assumem nos países em desenvolvimento.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de
forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões
atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
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fl. 16 |
SOCIOLOGIA DO COTIDIANO
Ementa: Estudo sociológico acerca das relações existentes entre as
mudanças sociais e as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais
observadas na vida cotidiana, com ênfase nas últimas duas décadas da vida
social.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de
forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões
atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências sociais.
SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU
Ementa: Estudo sociológico acerca das obras, da produção
intelectual de Pierre Bourdieu, com ênfase no significado e influência do
pensamento social de Bourdieu na sociologia e nas ciências sociais a partir da
segunda metade do século XX.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de
forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões
atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências sociais.
SOCIOLOGIA DA TEORIA CRÍTICA
Ementa: Estudo sociológico acerca das idéias formuladas pelos
pensadores da denominada Escola de Frankfurt, com ênfase nas questões
relacionadas à tecnologia, à ideologia, à ciência e à formação do conhecimento
nas comunidades científicas recentes.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de
forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões
atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA
Ementa: Estudo sociológico acerca das relações existentes entre as
mudanças ocorridas nas sociedades atuais e a emergência de novas formas de
violência, com ênfase nos significados que estas formas de violência assumem
nas sociedades em desenvolvimento.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de
forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões
atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
Ementa: Estudo sociológico sobre as religiões e as manifestações de
religiosidade nas sociedades contemporâneas, com ênfase nos significados e
desdobramentos que esta questão assume na sociedade brasileira.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de
forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões
atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
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fl. 17 |
SOCIOLOGIA DA MODERNIDADE I -
Trajetória e Processo da Modernidade
Ementa: Estudo sociológico acerca dos processos sociais e da
trajetória da modernidade, com ênfase no período situado a partir da segunda
metade do século XIX.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de
forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões
atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA DA MODERNIDADE II - A
Pós-modernidade em Questão
Ementa: Estudo sociológico acerca dos processos sociais e dos
desdobramentos críticos da modernidade que conduziram à denominada
pós-modernidade, com ênfase no significado e importância da pós-modernidade
para as ciências sociais da atualidade.
Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de
forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões
atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
TEORIA DAS RELAÇÕES
INTERNACIONAIS
Ementa: Estudo das várias teorias, bem como das temáticas centrais
para o campo das relações internacionais, a partir de um enfoque realista,
contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase nos procedimentos
de observação e reflexão”.
Objetivo(s): Possibilitar a compreensão das principais correntes
teóricas concernentes às relações internacionais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
ESTADO E MERCADO NO CAPITALISMO
CONTEMPORÂNEO
Ementa: Analisar o impacto das transformações capitalistas recentes
sobre as teorias convencionais do Estado e refletir sobre as transformações
recentes da economia brasileira e sobre as políticas estatais que as
impulsionaram. Reconhecendo que reorientação em muitos aspectos análoga
produziu-se com anterioridade em vários outros países (no continente e fora
dele).
Objetivo(s): Considerando que o objetivo do curso é o de refletir sobre
as transformações recentes da economia brasileira e sobre as políticas
estatais, o curso estará dividido em duas partes: na primeira, procurando
definir com maior precisão o neoliberalismo, como variante específica da
ideologia econômica liberal, levantaremos alguns elementos sobre o seu processo
de formação, idéias e conceitos, localizando sua presença e influência em
algumas instituições internacionais. Na segunda parte, dedicada à trajetória
brasileira no período pós-regime militar, tentaremos buscar elementos
interpretativos para explicar ocorrência da referida mudança na agenda da
política econômica e o significado desta. Na ampla relação de temas possíveis,
citamos os seguintes: o reposicionamento estratégico de atores sociais
significativos; o Plano Real
e as eleições de 94;
as
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fl. 18 |
reformas
do período Cardoso, novas modalidades de relação Estado-Sociedade, e os
desafios da inserção internacional.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
ESTADO-NAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
Ementa: Analisar a formação do Estado-Nação na América Latina,
tanto no plano interno quanto no plano das relações interestatais, no período
contemporâneo e verificar como se encontra estruturado o sistema regional e
interamericano.
Objetivo(s): Possibilitar a compreensão dos processos de consolidação do
Estado-Nação, com destaque para os seguintes temas:
desenvolvimentismo, intervencionismo, militarismo, revoluções, democracia,
interdependência e nacionalismo.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
LIBERALISMO NO BRASIL
Ementa: Estudo do liberalismo na história do Império brasileiro,
através do exame das obras de Tavares Bastos e Joaquim Nabuco.
Objetivo(s): Fornecer recursos teóricos e metodológicos para a reflexão
crítica sobre o neoliberalismo, através do
estudo aprofundado de dois autores (Tavares Bastos e Joaquim Nabuco) que
são considerados entre as expressões mais significativas do pensamento liberal
no Brasil. Destacar tanto os conteúdos substantivos quanto os recursos de
método que, existentes nesses autores, auxiliam na reflexão sobre o pensamento
liberal, tal como presente na política contemporânea. Problematizar a noção de
descompasso entre as idéias liberais e a sociedade brasileira. Questionar a
noção de atraso do desenvolvimento capitalista no Brasil, aprofundando a
reflexão sobre o pensamento social brasileiro.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
O ESTRUTURALISMO FRANCÊS: CLAUDE
LÉVI-STRAUSS
Ementa: Estudo do estruturalismo através da abordagem de C.
Lévi-Strauss a partir de seus trabalhos sobre sistemas de classificação,
mitologia e parentesco.
Objetivo(s): Fornecer ao aluno uma visão geral acerca de noções e
questões da antropologia relativas aos mitos, sistemas de classificação e de
transformação, nascidas das criticas de Lévi-Strauss ao totemismo, de sua
retomada do projeto da antropologia social e de suas reflexões sobre as relações
natureza/cultura associadas a proposta estruturalista.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
O MÉTODO COMPARATIVO NA
ANTROPOLOGIA
Ementa: Oferecer aos discentes um panorama da história da formação
e das transformações das teorias antropológicas produzidas desde a segunda
metade do século XIX até os dias atuais.
Objetivo(s): Analisar os diversos usos do método comparativo na
antropologia e seu papel na constituição da disciplina. Abordando o modo como
podem ser concebidos os objetos da comparação.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais. .../
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POLÍTICA IMPERIAL
Ementa: Estudo de momentos políticos consagrados pela
historiografia sobre o Império brasileiro, através das interpretações de
autores-políticos que atuaram no período.
Objetivo(s): Estudar a história política do Império brasileiro,
enfatizando os momentos destacados como cruciais no enfrentamento
político-parlamentar. Demonstrar a relação entre a narrativa dos
acontecimentos, a definição de marcos temporais e o posicionamento político dos
autores. Refletir sobre os significados das relações entre política e
interpretação histórica.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA URBANA I
Ementa: Estudo dos processos de organização da cidade, à luz da
teoria social clássica e das principais correntes sociológicas urbanas e sua
relação com os fenômenos sócio-econômicos.
Objetivo(s): O curso tem como objetivo analisar o fenômeno urbano nas
suas implicações socioeconômicas e políticas precedentes e decorrentes, visando
explicitar o seu caráter histórico.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
SOCIOLOGIA URBANA II
Ementa: Estudo dos desdobramentos da literatura internacional e
clássicos da sociologia sobre a cidade, através das principais correntes
sociológicas urbanas brasileiras.
Objetivo(s): O curso tem como objetivo analisar o fenômeno urbano a
partir da perspectiva da inserção do Brasil no mundo global e do papel que as cidades
nacionais têm cumprido na lógica internacional do desenvolvimento.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.
TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA
Ementa: Estudo de temas e autores fundamentais do pensamento
político contemporâneo, tendo como referência principal a teoria democrática,
contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase nos procedimentos
de observação e reflexão”
Objetivo(s): Possibilitar a compreensão da teoria democrática em suas
várias vertentes.
Departamentalização:
Departamento de Ciências Sociais.