R E S O L U Ç Ã O  No  180/2005-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 15/12/2005.

 

 

Esmeralda Alves Moro,

Secretária.

 

Aprova novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Sociais – habilitações: Licenciatura e Bacharelado.

 

 

Considerando o contido  no processo n° 2.883/1996 – volume 2;

considerando o disposto nas Resoluções nos 065/99-CEP, 082/2002-CEP, 037/2003-CEP, 079/2004-CEP, 118/2004-CEP, 159/2004-CEP, 023/2005-CEP e 027/2005-CEP;

considerando o disposto na Lei Federal nº 9.394/96;

considerando o disposto nas Resoluções nos 001/2002-CNE/CP e 002/2002-CNE/CP;

considerando o disposto no Parecer no 492/2000-CNE/CES;

considerando o Parecer nº 113/2005 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º  Fica aprovado o novo projeto pedagógico do curso de graduação em Ciências Sociais – habilitações: Licenciatura e Bacharelado, conforme anexo, que é parte integrante desta Resolução.

Parágrafo único.  O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.

Art. 2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as demais disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 3 de novembro de 2005.

 

 

 

Gilberto Cezar Pavanelli

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 22/12/2005. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 

 

 

 

/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 02

ANEXO

 

COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO

EM CIÊNCIAS SOCIAIS

 

 

LICENCIATURA

SER.

DEPTO.

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

 

 

 

 

 

 

3ªH

3ªH

3ªH

4ªH

4ªH

DHI

DGE

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

 

DCS

DCS

DCS

 

DCS

DCO

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

 

DCS

 

DHI

DES

DCS DCS

DCS

 

DCS

 

DTP

DTP

DCS

 

 

DTP

DCS

DCS

DCS

História Geral

Geografia Humana

Antropologia I – Intr. à Antropologia

Antropologia II

Sociologia I – Introdução à Sociologia

Sociologia II

Ciência Política I – Introd. à Ciência Política

Ciência Política II-Teoria Polít. Moderna

Teoria das Ciências Humanas

Metodologia e Téc. de Pesq. em Ciências Sociais

Pensamento Social Brasileiro

Economia

Antropologia III

Antropologia IV

Sociologia III

Sociologia IV

Ciência Política III – Teoria Política Contemporânea I

Ciência Política IV – Teoria Política Contemporânea II

História do Brasil

Estatística

Etnografia e Etnologia

Sociologia V

Ciência Política V – Formação do Estado Brasileiro

Ciência Política VI – Instituições e Pens. Polít. no Brasil Contemporâneo

Didática

Psicologia da Educação

Estágio Supervisionado I

Disciplina Optativa 1

Disciplina Optativa 2

Políticas Púb. e Gestão Educacional

Estágio Supervisionado II

Questões de Antrop. Contemporânea

Sociologia VI

Disciplina Optativa 3

Disciplina Optativa 4

Disciplina Optativa 5

Disciplina Optativa 6

4

4

2

2

2

2

 

2

2

2

 

2

2

4

2

2

2

2

 

2

 

2

4

4

2

2

 

2

 

2

4

4

4

4

4

4

2

2

2

4

4

4

4

-

-

2

2

2

2

 

2

2

2

 

2

2

-

2

2

2

2

 

2

 

2

-

-

2

2

 

2

 

2

-

-

2

-

-

-

4

2

2

-

-

-

-

4

4

4

4

4

4

 

4

4

4

 

4

4

4

4

4

4

4

 

4

 

4

4

4

4

4

 

4

 

4

4

4

6

4

4

4

6

4

4

4

4

4

-

-

-

-

-

-

-

 

-

-

-

 

-

-

-

-

-

-

-

 

-

 

-

-

-

-

-

 

-

 

-

-

-

204

-

-

-

204

-

-

-

-

-

-

68/1

68/2

68/1

68/2

68/1

68/2

 

68/1

68/2

68/1

 

68/2

68/1

68/1

68/1

68/2

68/1

68/2

 

68/1

 

68/2

68/2

68/2

68/1

68/1

 

68/1

 

68/2

68/2

68/2

-

68/1

68/2

68/2

-

68/2

68/1

68/1

68/1

68/2

68/2

.../

/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 03

 

BACHARELADO

 

SER.

DEPTO.

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

 

SEMANAL

ANUAL

SEM.

 

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

3ªH

4ªH

DHI

DGE

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

 

DCS

DCS

DCS

 

DCS

DCO

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

 

DCS

 

DHI

DES

DCS

DCS

DCS

 

DCS

 

DCS

 

 

 

 

DCS

DCS

DCS

 

História Geral

Geografia Humana

Antropologia I – Introd. à Antropologia

Antropologia II

Sociologia I – Introdução à Sociologia

Sociologia II

Ciência Política I – Introd. à Ciência Política

Ciência Política II-Teoria Pol. Moderna

Teoria das Ciências Humanas

Metodologia e Téc. de Pesq. em Ciências Sociais

Pensamento Social Brasileiro

Economia

Antropologia III

Antropologia IV

Sociologia III

Sociologia IV

Ciência Política III – Teoria Política Contemporânea I

Ciência Política IV - Teoria Política Contemporânea II

História do Brasil

Estatística

Etnografia e Etnologia

Sociologia V

Ciência Política V – Formação do Estado Brasileiro

Ciência Política VI – Instituições e Pens. Político no Brasil Contemporâneo

Pesquisa em Ciências Sociais I

Disciplina Optativa 1

Disciplina Optativa 2

Disciplina Optativa 3

Disciplina Optativa 4

Pesquisa em Ciências Sociais II

Questões de Antrop. Contemporânea

Sociologia VI

Optativa 5

Optativa 6

Optativa 7

Optativa 8

4

4

2

2

2

2

 

2

2

2

 

2

2

4

2

2

2

2

 

2

 

2

4

4

-

2

 

2

 

2

2

4

4

4

4

2

2

2

4

4

4

4

-

-

2

2

2

2

 

2

2

2

 

2

2

-

2

2

2

2

 

2

 

2

-

-

2

2

 

2

 

2

4

-

-

-

-

2

2

2

-

-

-

-

4

4

4

4

4

4

 

4

4

4

 

4

4

4

4

4

4

4

 

4

 

4

4

4

4

4

 

4

 

4

6

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

-

-

-

-

-

-

 

-

-

-

 

-

-

-

-

-

-

-

 

-

 

-

-

-

-

-

 

-

 

-

-

-

-

-

 

136

-

-

-

-

-

-

68/1

68/2

68/1

68/2

68/1

68/2

 

68/1

68/2

68/1

 

68/2

68/1

68/1

68/1

68/2

68/1

68/2

 

68/1

 

68/2

68/2

68/2

68/1

68/1

 

68/1

 

68/2

102/2

68/1

68/1

68/2

68/2

-

68/2

68/1

68/1

68/1

68/2

68/2

 

.../

 

/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 04

 

 

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

 

DEP.

 

COMPONENTE CURRICULAR

(ESPECIFICAR)

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEM.

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

 

DCS

 

DCS

DCS

 

DCS

DCS

DCS

 

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

DCS

 

DCS

 

DCS

DCS

 

DCS

DCS

DCS

 

DCS

 

DCS

Sociologia no Brasil

Sociologia dos Processos Agrários I

Sociologia dos Processos Agrários II

Sociologia do Mundo do Trabalho

Sociologia do Cotidiano

Sociologia de Pierre Bourdieu

Sociologia da Teoria Crítica

Sociologia da Violência

Sociologia da Religião

Sociologia da Modernidade I – Trajetória e Processo da Modernidade

Sociologia da Modernidade II- A Pós-modernidade em Questão

Teoria das Relações Internacionais Estado e Mercado no Capitalismo Contemporâneo

Estado-Nação na América Latina

Liberalismo no Brasil

O Estruturalismo Francês: Claude Lévi-Strauss

O Método Comparativo na Antropologia

Política Imperial

Sociologia Urbana I

Sociologia Urbana II

Teoria Política Contemporânea

Partidos Políticos e Sistemas Partidários Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais

Movimentos Sociais, Política e Cultura no Brasil Contemporâneo

Sociologia da Arte

A Identidade e suas Dimensões Antropológicas

Antropologia no Brasil

As Cidades e a Exclusão Espacial

Antropologia dos Processos Políticos Eleitorais

Novos Territórios para a Antropologia no Brasil

Antropologia e Saúde

4

4

4

4

4

4

4

4

2

 

4

 

4

4

 

4

4

4

 

4

4

4

4

4

4

4

 

4

 

4

4

 

4

4

4

 

4

 

4

4

-

-

-

-

-

-

-

-

-

 

-

 

-

-

 

-

-

-

 

-

-

-

-

-

-

-

 

-

 

-

-

 

-

-

-

 

-

 

-

-

4

4

4

4

4

4

4

4

2

 

4

 

4

4

 

4

4

4

 

4

4

4

4

4

4

4

 

4

 

4

4

 

4

4

4

 

4

 

4

4

-

-

-

-

-

-

-

-

-

 

-

 

-

-

 

-

-

-

 

-

-

-

-

-

-

-

 

-

 

-

-

 

-

-

-

 

-

 

-

-

68

68

68

68

68

68

68

68

68

 

68

 

68

68

 

68

68

68

 

68

68

68

68

68

68

68

 

68

 

68

68

 

68

68

68

 

68

 

68

68

 

.../

 

 

/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 05

 

 

RESUMO GERAL DO CURRÍCULO

 

LICENCIATURA

 

DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (Carga horária)

MÍNIMO

MÁXIMO

2.800

3.360

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfase/Modalidades)

1.428

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfase/Modalidades)

1.360

3

OUTROS

-

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfase/

Modalidades)

  200

5

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfase/

Modalidades)

2.988

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O   C U R R I C U L A R

PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR EM ANOS

MÍNIMO

MÁXIMO

4

8

 

 

BACHARELADO

 

DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO (Carga horária)

MÍNIMO

MÁXIMO

2.400

2.880

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO (por Habilitações/Ênfase/Modalidades)

1.666

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO (por Habilitações/Ênfase/Modalidades)

   884

3

OUTROS

-

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por Habilitações/Ênfase/

Modalidades)

   120

5

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por Habilitações/Ênfase/Modalidades)

2.670

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O   C U R R I C U L A R

PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR EM ANOS

MÍNIMO

MÁXIMO

4

8

 

...

/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 06

 

EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS

 

PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO

Ementa: Estudo do processo de formação do pensamento social brasileiro a partir da compreensão das diversas perspectivas analíticas que contribuíram para o conhecimento das relações sociais no Brasil.

Objetivo(s): Fornecer ao aluno elementos para reflexão sobre a história da sociologia no Brasil, destacando as influências recebidas pelos cientistas sociais brasileiros e expressas na formulação de suas linhas de pesquisa. A dimensão prática da disciplina deverá ser alcançada por meio da operacionalização dos conteúdos constantes no programa, favorecendo assim a verificação de seu alcance explicativo.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

METODOLOGIA E TÉCNICA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Ementa: Introdução aos métodos e técnicas de pesquisa em Ciências Sociais.

Objetivo(s): Problematizar os principais aspectos da pesquisa, desde a escolha de um objeto, as questões teóricas envolvidas, o local da pesquisa, as técnicas do trabalho de campo e os métodos condicionados à sua execução. A dimensão prática da disciplina deverá ser alcançada por meio da confecção de um projeto de pesquisa, no momento privilegiado do manejo particular dos instrumentos conceituais que auxiliarão a escolha e a construção do problema a ser pesquisado.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

HISTÓRIA GERAL

Ementa: Estudo da emergência e consolidação do mundo capitalista, dos movimentos contestatórios, da ordem estabelecida e das relações internacionais contemporâneas com ênfase na formação e desdobramentos dos blocos de poder.

Objetivo(s): Instrumentalizar o aluno objetivando a compreensão dos processos de mudanças por que passou a humanização e que deram suporte à estruturação da sociedade capitalista, bem como apreender a dimensão da resistência e da revolta.

Departamentalização: Departamento de História.

 

GEOGRAFIA HUMANA

Ementa: Pretende familiarizar o aluno com a história, instrumental analítico e teórico da geografia. Reconhecendo o diálogo existente entre a geografia e as ciências sociais.

Objetivo(s): No decorrer do curso o aluno estudará a história do pensamento geográfico; o caráter das relações entre as ciências sociais e a geografia, assim como a situação atual das tendências na ciência geográfica.

Departamentalização: Departamento de Geografia.

 

ECONOMIA

Ementa: Estudo da formação e desenvolvimento do capital, segundo os pensamentos clássico e marxista.

.../

/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 07

 

Objetivo(s): Apresentar aos alunos as principais contribuições da economia política clássica e marxista.

Departamentalização: Departamento de Economia.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo das variáveis que interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Objetivo(s): Oferecer subsídios teóricos para que o aluno possa compreender e atuar no processo educativo. Propiciar condições para que o aluno possa conhecer a natureza dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, seus condicionamentos e inter-relações.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação.

 

ANTROPOLOGIA I – Introdução à Antropologia

Ementa: Introdução à abordagem antropológica dos fenômenos sociais mediante exame da questão da alteridade, a partir de análise dos discursos produzidos nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, bem como da produção etnográfica desde a segunda metade do século XIX até a emergência da antropologia contemporânea através dos trabalhos de Franz Boas e Bronislaaw Malinowski.

Objetivo(s): Examinar o contexto histórico da emergência da tradição discursiva antropológica sobre o “outro”, o conteúdo e a abrangência desse discurso, bem como apresentar aos alunos as questões teóricas, metodológicas e atividades que conduzam ao exercício de reflexões sobre o etnocentrismo através da literatura, do cinema e em textos jornalísticos.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

ANTROPOLOGIA II

Ementa: Introdução à abordagem antropológica clássica desde a emergência da escola Americana de Antropologia e da Escola Sociológica Francesa até o Estrutural-Funcionalismo.

Objetivo(s): Examinar o contexto histórico da emergência da tradição discursiva antropológica sobre o “outro”, o conteúdo e a abrangência desse discurso, bem como apresentar aos alunos as questões teóricas, metodológicas e atividades que conduzam ao exercício de reflexão acerca da alteridade através da literatura da 1ª metade do século XX.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA I: Introdução à Sociologia

Ementa: Estudo acerca do surgimento da sociologia entre as ciências sociais, das questões sociais da emergente sociedade industrial e das correntes do pensamento sociológico em formação, com ênfase na sociologia positivista.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções, das idéias e dos conceitos desenvolvidos nas correntes formadoras do pensamento sociológico, com ênfase no pensamento sociológico de Augusto Comte. A dimensão prática da disciplina deverá ser alcançada por meio da operacionalização dos conteúdos constantes no programa, favorecendo assim a verificação de seu alcance explicativo.

.../

/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 08

 

Departamentalização: Departamento de Ciências sociais.

 

SOCIOLOGIA II

Ementa: Estudo acerca do pensamento sociológico de Émile Durkheim no contexto histórico-social da consolidação do capitalismo e da concepção cientificista.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções, idéias e conceitos desenvolvidos pelos autores clássicos da sociologia. A dimensão prática da disciplina deverá ser alcançada por meio da operacionalização dos conteúdos constantes no programa, favorecendo assim a verificação de seu alcance explicativo.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

CIÊNCIA POLÍTICA I – Introdução à Ciência Política

Ementa: Estudo introdutório enfocando as categorias centrais de ciência política, contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão”.

Objetivo(s): Possibilitar a compreensão do universo temático da ciência política, familiarizando o aluno com as categorias centrais da área.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

CIÊNCIA POLÍTICA II – Teoria Política Moderna

Ementa: Estudo dos temas e das obras fundamentais do pensamento político moderno, tendo como pano de fundo a formação histórica do Estado Moderno, e contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão”.

Objetivo(s): Possibilitar a compreensão dos fundadores do pensamento político moderno.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS

Ementa: Estudo crítico dos fundamentos filosóficos da construção das teorias nas ciências humanas.

Objetivo(s): Fornecer uma formação filosófica básica que permita ao discente localizar-se diante das principais correntes do pensamento filosófico. Oferecer um instrumental analítico capaz de embasar criticamente o referencial teórico da ciências sociais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

ANTROPOLOGIA III

Ementa: Estudo da antropologia simbólica e da antropologia política.

Objetivo(s): Fornecer ao aluno uma visão geral sobre noções e questões da antropologia, relacionadas às abordagens das dimensões simbólica e política, inclusive em contextos em que ambas estão relacionadas, nas várias vertentes de sua produção. Para proporcionar o alcance de tais objetivos, serão utilizadas, tanto aulas expositivas e leitura da produção antropológica (teoria e etnografia), quanto o exercício  de  análise   de  outros  materiais  como  cinema,   literatura,  historiografia,

.../

/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 09

 

material publicitário tanto quanto eventos tais como festas, festivais e espetáculos, à luz da teoria e das noções aprendidas.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

ANTROPOLOGIA IV

Ementa: Estudo dos fundamentos da antropologia contemporânea, considerando diferentes abordagens: econômica, interpretativa, histórica e pós-moderna.

Objetivo(s): Compreender os projetos antropológicos que refletem sobre a dinâmica de organização das sociedades contemporâneas, através de discussões teóricas e participação em surveys

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA III

Ementa: Estudo acerca do pensamento sociológico de Karl Marx no contexto histórico-social da emergência da luta de classes na Segunda Revolução Industrial.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções, idéias e conceitos desenvolvidos pelos autores clássicos da sociologia. A dimensão prática da disciplina deverá ser alcançada por meio da operacionalização dos conteúdos constantes no programa, favorecendo assim a verificação de seu alcance explicativo.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA IV

Ementa: Estudo acerca do pensamento sociológico de Max Weber no contexto histórico-social da crise do capitalismo que antecede à Primeira Guerra Mundial.

Objetivo(s) Proporcionar o conhecimento básico acerca das concepções, idéias e conceitos desenvolvidos pelos autores clássicos da sociologia. A dimensão prática da disciplina deverá ser alcançada por meio da operacionalização dos conteúdos constantes no programa, favorecendo assim a verificação de seu alcance explicativo.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

CIÊNCIA POLÍTICA III– Teoria Política Contemporânea I

Ementa: Estudo de temas e autores fundamentais para o pensamento liberal e o pensamento conservador, contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão”.

Objetivo(s): Possibilitar a compreensão do pensamento liberal em suas várias vertentes, bem como do pensamento conservador, representado fundamentalmente por Edmund Burke.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

CIÊNCIA POLÍTICA IV– Teoria Política Contemporânea II

Ementa: Estudo do pensamento político de esquerda – socialismo e anarquismo - com ênfase na contribuição marxista, bem como do nacionalismo enquanto movimento e corrente teórica, e contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão”.

 

.../

/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 10

 

 

Objetivo(s): Possibilitar a compreensão do socialismo, do anarquismo e do nacionalismo como ideologias e correntes teóricas.

Departamentalização: Departamento de Ciências sociais.

 

ETNOGRAFIA E ETNOLOGIA

Ementa: Estudos de parentesco e contatos com monografia antropológica e seus desdobramentos.

Objetivo(s): Compreender os estudos antropológicos em suas dimensões teórico-metodológicas e de prática de pesquisa, desenvolvendo atividades, tais como: trabalho de campo, aplicação de questionários, entrevistas, coleta de dados e sua análise, visando à elaboração de artigo a partir do que foi discutido e observado.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA V

Ementa: Estudo das principais vertentes teóricas que se formaram como desdobramento do pensamento sociológico clássico.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento relativo às principais contribuições teóricas nascidas na primeira metade do século XX e ainda diretamente referenciadas aos clássicos da disciplina. A dimensão prática da disciplina deverá ser alcançada por meio da operacionalização dos conteúdos constantes no programa, favorecendo assim a verificação de seu alcance explicativo.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

CIÊNCIA POLÍTICA V – Formação do Estado Brasileiro

Ementa: Análise das teorias existentes acerca da formação do Estado Brasileiro. Análise das instituições e do debate político no período da República Velha, contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão”.

Objetivo(s): Possibilitar a compreensão das teorias existentes sobre a formação do Estado Brasileiro e das instituições, bem como sobre o debate político no período conhecido como República Velha.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

CIÊNCIA POLÍTICA VI – Instituições e Pensamento Político no Brasil Contemporâneo

Ementa: Estudo das instituições e do debate político no Brasil contemporâneo após a ruptura de 1930 até as transformações políticas que marcaram a virada do século XX, contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão”.

Objetivo(s): Possibilitar a compreensão dos processos contemporâneos de transformação do cenário político brasileiro.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

 

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/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 11

 

QUESTÕES DE ANTROPOLOGIA CONTEMPORÂNEA

Ementa: Estudo das abordagens antropológicas para análise de fenômenos sociais contemporâneos.

Objetivo(s): Proporcionar uma discussão teórica sobre as novas possibilidades que a antropologia tem desenvolvido nas últimas décadas, no reconhecimento de novos territórios etnográficos, por meio de levantamento bibliográfico de periódicos, teses e anais de congressos.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA VI

Ementa: Estudo da sociologia contemporânea a partir da segunda metade do século XX, com ênfase em seus principais paradigmas e correntes teóricas.

Objetivo(s): Proporcionar, através de seus principais autores, o conhecimento acerca dos eixos de análise que perpassam a sociologia contemporânea, com ênfase em algumas de suas dimensões, tais como estrutura e indivíduo; conflito, dominação e mudança social. A dimensão prática da disciplina deverá ser alcançada por meio da operacionalização dos conteúdos constantes no programa, favorecendo assim a verificação de seu alcance explicativo.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

HISTÓRIA DO BRASIL

Ementa: Estudo da formação do Brasil como Estado-Nação e dos padrões socioculturais da trajetória histórica dos regimes imperial e republicano.

Objetivo(s): Fornecer instrumental teórico e metodológico para que os alunos compreendam as mudanças sociais ocorridas na sociedade brasileira ao longo de sua trajetória histórica como nação independente. Apreender que as transformações políticas e institucionais comportam rupturas e continuidades. Entender os padrões socioculturais que regulam a vivência social do Brasil imperial e republicano.

Departamentalização: Departamento de História.

 

ESTATÍSTICA

Ementa: Análise descritiva de dados, medidas de associação.

Objetivo(s): Fornecer ao aluno instrumental descritivo na análise de dados.

Departamentalização: Departamento de Estatística.

 

DIDÁTICA

Ementa: Estudo do processo ensino-aprendizagem, abordando as variáveis relativas às atividades docentes, bem como as técnicas de planejamento, orientação e avaliação da aprendizagem.

Objetivo(s): Compreender a educação no conjunto das relações sociais. Re-significar a relação aluno-conhecimento-professor.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação.

 

 

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/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 12

 

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL

Ementa: Políticas e gestão educacional com ênfase nos planos educacionais para os sistemas escolares no Brasil Colônia, Império e República, para o curso de licenciatura em Ciências Sociais.

Objetivo(s): Subsidiar a formação docente com conhecimentos teórico-práticos referentes às políticas públicas educacionais e sua relação com o contexto sócio-político e econômico, bem como, sua gestão e organização escolar.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Ementa: Estudo das ciências sociais e suas implicações no processo educativo. Compreensão crítica e contextualizada da prática do ensino de sociologia na educação básica. Habilitação ao exercício da docência em Ciências Sociais.

Objetivo(s): Fornecer ao aluno instrumental adequado para a prática da docência no ensino médio.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Ementa: Estudo das Ciências Sociais e suas implicações no processo educativo. Compreensão crítica de ensino de sociologia no contexto da área de Sociedade e Cultura do ensino médio.

Objetivo(s): Fornecer ao aluno instrumental adequado para a prática da docência no ensino médio.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS I

Ementa: Iniciação à atividade de pesquisa em ciências sociais, oferecendo uma visão do contexto histórico-social no qual se formaram as abordagens empíricas de investigação nessa área do conhecimento.

Objetivo(s): Propiciar a participação discente em atividades de pesquisa teórica e/ou empírica em uma das três áreas do conhecimento das ciências sociais (antropologia, ciência política ou sociologia).

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS II

Ementa: Propiciar a continuidade do processo de iniciação à pesquisa, empreendido pelo futuro bacharel em Ciências Sociais na disciplina Pesquisa em Ciências Sociais I.

Objetivo(s): Desenvolver o projeto de pesquisa apresentado como a avaliação final da disciplina Pesquisa em Ciências Sociais I.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

 

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/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 13

 

OPTATIVAS

 

PARTIDOS POLÍTICOS E SISTEMAS PARTIDÁRIOS

Ementa: Estudo das principais teorias sobre as origens dos partidos políticos e da dinâmica do sistema partidário brasileiro no sistema republicano.

Objetivo(s): Possibilitar ao aluno o aprofundamento de estudos relativos à organização estatal, política institucional brasileira e à latino-americana.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Ementa: Estudos, a partir da diversidade teórico-temático da ciência política, dos diferentes métodos e técnicas de pesquisa: comportamento eleitoral e opinião pública, avaliação de políticas públicas e marketing político.

Objetivo(s): Capacitar o aluno no campo das técnicas de pesquisa em ciência política a partir do contato com a diversidade teórico-temático da disciplina.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICA E CULTURA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Ementa: Estudo das transformações do Brasil contemporâneo a partir das manifestações políticas ocorridas no interior da sociedade: movimentos populares, sindical e os movimentos culturais, contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão”.

Objetivo(s): Possibilitar a compreensão das múltiplas lutas populares no que diz respeito tanto à consolidação da democracia quanto à instauração de novas práticas sociais e culturais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA DA ARTE

Ementa: Estudo das relações do pensamento sociológico com diferentes formas de expressões artísticas (literárias, dramatúrgicas, sonoras, visuais, entre outra), reais e imaginárias.

Objetivo(s): Com base na eleição de uma ou mais manifestações concretas da experiência criativa (coletiva ou individual), proporcionar ao aluno das ciências sociais o exercício da reflexão e da imaginação sociológicas.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

A IDENTIDADE E SUAS DIMENSÕES ANTROPOLÓGICAS

Ementa: Estudo das diferentes formulações da teoria da identidade e suas relações com outras dimensões a ela associadas: cultura, sexualidade, etnicidade, classe social, religião, política e história.

Objetivo(s): Proporcionar elementos para uma reflexão acerca da questão da identidade na antropologia, a partir de diferentes trabalhos de cunho teórico e etnográfico, observando tendências que influenciaram o tema nas últimas décadas.

Departamentalização: Departamento de Ciências sociais.

 

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/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 14

 

A ANTROPOLOGIA NO BRASIL

Ementa: Estudo da antropologia no Brasil: arqueologia da produção intelectual brasileira e apresentação dos métodos e técnicas nas pesquisas antropológicas.

Objetivo: Proporcionar o exercício do conhecimento em favor da antropologia produzida no Brasil, observando seus perfis e tendências, contemplando o corpo da produção etnográfica e acadêmica realizada no país, por meio de apresentação de seminários e produção de textos.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

AS CIDADES E A EXCLUSÃO ESPACIAL

Ementa: Análise dos fenômenos sociais, culturais e econômicos e sua relação com a organização do Espaço urbano.

Objetivo: Instrumentalizar o aluno para que ele tenha contato com fenômenos e processos sócio-político-antropológicos do espaço urbano.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

ANTROPOLOGIA DOS PROCESSOS POLÍTICOS E ELEITORAIS

Ementa: Estudo das abordagens antropológicas para os processos político e eleitorais.

Objetivo: Proporcionar ao aluno um referencial teórico sobre os processos políticos e eleitorais, por meio de discussões, elaboração e aplicações de questionários e entrevistas.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

NOVOS TERRITÓRIOS PARA A ANTROPOLOGIA NO BRASIL

Ementa: Estudo dos processos relacionados à constituição de novos territórios de produção da antropologia feita no Brasil, para além dos temas e abordagens clássicos definidos em sua origem.

Objetivo(s): Situar, do ponto de vista histórico e teórico-metodológico, a emergência de alguns dos novos temas, abordagens, questões e territórios etnográficos na antropologia, seja para revisitar as populações às quais os primeiros estudos foram dedicados, como as populações indígenas e as de origem africana, seja para dedicar-se a outros estudos.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

ANTROPOLOGIA E SAÚDE

Ementa: Estudo antropológico dos fenômenos da saúde e de doença com destaque para suas riquezas e complexidades em função de suas diferentes expressões em populações, contextos geográficos e sócio-culturais diversos.

Objetivo(s): Apresentar as especificidades e vitalidades da abordagem antropológica para análise dos fenômenos de saúde, doença e  terapêuticas; analisar a doença como uma realidade construída socialmente  de acesso privilegiado ao antropólogo; proporcionar a compreensão antropológica dos recursos empregados para o restabelecimento da saúde, visando ao reconhecimento e análise dos aspectos médicos da cultura  e  dos aspectos  culturais  da medicina;   proceder ao exame dos

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/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 15

 

elementos deletérios que se dispersam nas sociedades e que têm implicações sobre os modos como as doenças são criadas, distribuídas e tratadas: violência, iniqüidade, pobreza, marginalização, dominação, entre outras questões.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA NO BRASIL

Ementa: Estudo sociológico acerca do pensamento social dos autores responsáveis pela institucionalização da disciplina no Brasil, com ênfase nas idéias desenvolvidas por Florestan Fernandes, Octávio Ianni, Fernando Henrique Cardoso e Maria Isaura Pereira de Queiroz.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS AGRÁRIOS I

Ementa: Estudo sociológico dos paradigmas formadores da matriz disciplinar da sociologia rural e as influências que estes exercem sobre a produção do conhecimento acerca do rural brasileiro (Marx / Kautsky; Redfield; Schultz e Chayanov).

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

Departamentalização: Departamento de ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS AGRÁRIOS II

Ementa: Estudo sociológico sobre os processos sociais agrários ocorridos no campo brasileiro, com ênfase nas relações existentes entre estes processos sociais e os diversos movimentos da modernização da agropecuária nacional.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA DO MUNDO DO TRABALHO

Ementa: Estudo sociológico sobre as transformações ocorridas no mundo do trabalho, com ênfase nos desdobramentos que estes processos sociais assumem nos países em desenvolvimento.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que o mesmo obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

 

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/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 16

 

SOCIOLOGIA DO COTIDIANO

Ementa: Estudo sociológico acerca das relações existentes entre as mudanças sociais e as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais observadas na vida cotidiana, com ênfase nas últimas duas décadas da vida social.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

Departamentalização: Departamento de Ciências sociais.

 

SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU

Ementa: Estudo sociológico acerca das obras, da produção intelectual de Pierre Bourdieu, com ênfase no significado e influência do pensamento social de Bourdieu na sociologia e nas ciências sociais a partir da segunda metade do século XX.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

Departamentalização: Departamento de Ciências sociais.

 

SOCIOLOGIA DA TEORIA CRÍTICA

Ementa: Estudo sociológico acerca das idéias formuladas pelos pensadores da denominada Escola de Frankfurt, com ênfase nas questões relacionadas à tecnologia, à ideologia, à ciência e à formação do conhecimento nas comunidades científicas recentes.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA

Ementa: Estudo sociológico acerca das relações existentes entre as mudanças ocorridas nas sociedades atuais e a emergência de novas formas de violência, com ênfase nos significados que estas formas de violência assumem nas sociedades em desenvolvimento.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

Ementa: Estudo sociológico sobre as religiões e as manifestações de religiosidade nas sociedades contemporâneas, com ênfase nos significados e desdobramentos que esta questão assume na sociedade brasileira.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

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/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 17

 

SOCIOLOGIA DA MODERNIDADE I - Trajetória e Processo da Modernidade

Ementa: Estudo sociológico acerca dos processos sociais e da trajetória da modernidade, com ênfase no período situado a partir da segunda metade do século XIX.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA DA MODERNIDADE II - A Pós-modernidade em Questão

Ementa: Estudo sociológico acerca dos processos sociais e dos desdobramentos críticos da modernidade que conduziram à denominada pós-modernidade, com ênfase no significado e importância da pós-modernidade para as ciências sociais da atualidade.

Objetivo(s): Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Ementa: Estudo das várias teorias, bem como das temáticas centrais para o campo das relações internacionais, a partir de um enfoque realista, contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão”.

Objetivo(s): Possibilitar a compreensão das principais correntes teóricas concernentes às relações internacionais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

ESTADO E MERCADO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

Ementa: Analisar o impacto das transformações capitalistas recentes sobre as teorias convencionais do Estado e refletir sobre as transformações recentes da economia brasileira e sobre as políticas estatais que as impulsionaram. Reconhecendo que reorientação em muitos aspectos análoga produziu-se com anterioridade em vários outros países (no continente e fora dele).

Objetivo(s): Considerando que o objetivo do curso é o de refletir sobre as transformações recentes da economia brasileira e sobre as políticas estatais, o curso estará dividido em duas partes: na primeira, procurando definir com maior precisão o neoliberalismo, como variante específica da ideologia econômica liberal, levantaremos alguns elementos sobre o seu processo de formação, idéias e conceitos, localizando sua presença e influência em algumas instituições internacionais. Na segunda parte, dedicada à trajetória brasileira no período pós-regime militar, tentaremos buscar elementos interpretativos para explicar ocorrência da referida mudança na agenda da política econômica e o significado desta. Na ampla relação de temas possíveis, citamos os seguintes: o reposicionamento estratégico de atores sociais significativos;  o Plano  Real  e  as  eleições  de  94;   as

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/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 18

 

reformas do período Cardoso, novas modalidades de relação Estado-Sociedade, e os desafios da inserção internacional.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

ESTADO-NAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

Ementa: Analisar a formação do Estado-Nação na América Latina, tanto no plano interno quanto no plano das relações interestatais, no período contemporâneo e verificar como se encontra estruturado o sistema regional e interamericano.

Objetivo(s): Possibilitar a compreensão dos processos de consolidação do Estado-Nação, com destaque para os seguintes temas: desenvolvimentismo, intervencionismo, militarismo, revoluções, democracia, interdependência e nacionalismo.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

LIBERALISMO NO BRASIL

Ementa: Estudo do liberalismo na história do Império brasileiro, através do exame das obras de Tavares Bastos e Joaquim Nabuco.

Objetivo(s): Fornecer recursos teóricos e metodológicos para a reflexão crítica sobre o neoliberalismo, através do  estudo aprofundado de dois autores (Tavares Bastos e Joaquim Nabuco) que são considerados entre as expressões mais significativas do pensamento liberal no Brasil. Destacar tanto os conteúdos substantivos quanto os recursos de método que, existentes nesses autores, auxiliam na reflexão sobre o pensamento liberal, tal como presente na política contemporânea. Problematizar a noção de descompasso entre as idéias liberais e a sociedade brasileira. Questionar a noção de atraso do desenvolvimento capitalista no Brasil, aprofundando a reflexão sobre o pensamento social brasileiro.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

O ESTRUTURALISMO FRANCÊS: CLAUDE LÉVI-STRAUSS

Ementa: Estudo do estruturalismo através da abordagem de C. Lévi-Strauss a partir de seus trabalhos sobre sistemas de classificação, mitologia e parentesco.

Objetivo(s): Fornecer ao aluno uma visão geral acerca de noções e questões da antropologia relativas aos mitos, sistemas de classificação e de transformação, nascidas das criticas de Lévi-Strauss ao totemismo, de sua retomada do projeto da antropologia social e de suas reflexões sobre as relações natureza/cultura associadas a proposta estruturalista.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

O MÉTODO COMPARATIVO NA ANTROPOLOGIA

Ementa: Oferecer aos discentes um panorama da história da formação e das transformações das teorias antropológicas produzidas desde a segunda metade do século XIX até os dias atuais.

Objetivo(s): Analisar os diversos usos do método comparativo na antropologia e seu papel na constituição da disciplina. Abordando o modo como podem ser concebidos os objetos da comparação.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.                                      .../

/... Res. 180/2005-CEP.

fl. 19

 

POLÍTICA IMPERIAL

Ementa: Estudo de momentos políticos consagrados pela historiografia sobre o Império brasileiro, através das interpretações de autores-políticos que atuaram no período.

Objetivo(s): Estudar a história política do Império brasileiro, enfatizando os momentos destacados como cruciais no enfrentamento político-parlamentar. Demonstrar a relação entre a narrativa dos acontecimentos, a definição de marcos temporais e o posicionamento político dos autores. Refletir sobre os significados das relações entre política e interpretação histórica.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA URBANA I

Ementa: Estudo dos processos de organização da cidade, à luz da teoria social clássica e das principais correntes sociológicas urbanas e sua relação com os fenômenos sócio-econômicos.

Objetivo(s): O curso tem como objetivo analisar o fenômeno urbano nas suas implicações socioeconômicas e políticas precedentes e decorrentes, visando explicitar o seu caráter histórico.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

SOCIOLOGIA URBANA II

Ementa: Estudo dos desdobramentos da literatura internacional e clássicos da sociologia sobre a cidade, através das principais correntes sociológicas urbanas brasileiras.

Objetivo(s): O curso tem como objetivo analisar o fenômeno urbano a partir da perspectiva da inserção do Brasil no mundo global e do papel que as cidades nacionais têm cumprido na lógica internacional do desenvolvimento.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.

 

TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA

Ementa: Estudo de temas e autores fundamentais do pensamento político contemporâneo, tendo como referência principal a teoria democrática, contemplando a “dimensão prática” da disciplina, “com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão”

Objetivo(s): Possibilitar a compreensão da teoria democrática em suas várias vertentes.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais.