R E P U B L I C A Ç Ã O
R E S O L U Ç Ã O No 181/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 16/2/2006. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova novo
projeto pedagógico do curso de graduação em Letras e dá outras providências. |
Considerando o contido no processo n° 150/1991 – volume 3;
considerando o disposto nas Resoluções nos
167/91-CEP, 048/97-CEP, 058/97-CEP, 003/99-CEP, 038/99-CEP, 165/99-CEP,
176/2000-CEP, 195/2000-CEP, 102/2002-CEP, 079/2004-CEP, 118/2004-CEP,
024/2005-CEP e 027/2005-CEP;
considerando o disposto na Lei Federal nº 9.394/96;
considerando o disposto na Resolução no
002/2002-CNE/CP;
considerando o disposto nos Pareceres nos
492/2001-CNE/CES e 324/2004-CNE/CES;
considerando o Parecer nº 114/2005 da Câmara de Graduação,
Extensão e Educação Básica e Profissional,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art.
1º Fica
aprovado o novo projeto pedagógico do curso de graduação em Letras –
habilitações: Português e Literaturas Correspondentes, Português/Inglês e
Literaturas Correspondentes, Português/Francês e Literaturas Correspondentes, e
Inglês e Literaturas Correspondentes (Licenciatura e Bacharelado), conforme o
Anexo I e o regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado,
conforme o Anexo II, partes integrantes desta Resolução.
§
1º O novo projeto terá sua
implantação no ano letivo de 2006 com as primeiras turmas dos primeiros anos
das habilitações: Português e Literaturas Correspondentes(noturno);
Português/Inglês e Literaturas Correspondentes(matutino e noturno) e
Português/Francês e Literaturas Correspondentes(noturno).
§
2º As habilitações: Português e Literaturas
Correspondentes (4 anos/matutino); Inglês e Literaturas Correspondentes(4 anos
– Licenciatura-matutino, 5 anos – Licenciatura e Bacharelado–matutino);
Português/Inglês e Literaturas Correspondentes e Português/Francês e
Literaturas Correspondentes (5 anos/noturno) serão implantadas para os
ingressantes do vestibular de 2007.
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
02 |
§
3º A partir do Concurso Vestibular de 2007 não
serão ofertadas as habilitações: Português e Literaturas
Correspondentes(noturno) e
Português/Inglês e Literaturas Correspondentes (matutino).
Art.
2º Esta
Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogada as disposições em
contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 23 de outubro de 2005.
Gilberto Cezar
Pavanelli
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 23/2/2006.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
03 |
COMPONENTES CURRICULARES: HABILITAÇÃO
PORTUGUÊS E LITERATURAS CORRESPONDENTES
|
|||||||||
SER |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||
SEMANAL |
ANUAL |
1º SEM |
2º SEM |
MODULAR |
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
|||||||
1ª |
DLE |
Atividades Básicas
de Microensino em Língua Portuguesa |
|
4 |
4 |
|
|
|
34 |
1ª |
DLE |
Fundamentos da
Gramática de Língua Portuguesa |
30 |
38 |
4 |
|
|
68 |
|
1ª |
DLE |
Língua Latina |
120 |
16 |
4 |
136 |
|
|
|
1ª |
DLE |
Lingüística I |
100 |
36 |
4 |
136 |
|
|
|
1ª |
DTP |
Políticas Públicas
e Gestão Educacional |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
|
1ª |
DLE |
Oficina
de Leitura e de Produção Textual ( * ) |
|
|
4 |
|
|
|
102 |
1ª |
DLE |
Práticas
de Leitura do Texto Literário |
96 |
40 |
4 |
136 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2ª |
DLE |
Cultura Clássica |
60 |
8 |
4 |
|
68 |
|
|
2ª |
DLE |
Estágio
Curricular Supervisionado I |
|
60 |
60 |
|
|
60 |
|
2ª |
DLE |
Lingüística II |
100 |
36 |
4 |
136 |
|
|
|
2ª |
DLE |
Literatura
Brasileira: poesia |
50 |
18 |
4 |
|
|
68 |
|
2ª |
DLE |
Literatura
Portuguesa |
110 |
26 |
4 |
136 |
|
|
|
2ª |
DLE |
Morfossintaxe I |
30 |
38 |
4 |
|
68 |
|
|
2ª |
DLE |
Práticas de
Pesquisa em Letras |
60 |
76 |
4 |
136 |
|
|
|
2ª |
DTP |
Psicologia da
Educação A |
4 |
|
4 |
|
|
68 |
|
3ª |
DLE |
Estágio
Curricular Supervisionado II |
|
4 |
4 |
136 |
|
|
|
3ª |
DLE |
Estudo das
Interpretações I |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
|
3ª |
DLE |
Lingüística
Aplicada ao Ensino de Língua Materna |
40 |
28 |
4 |
|
68 |
|
|
3ª |
DLE |
Literatura
Brasileira: narrativa |
106 |
30 |
4 |
136 |
|
|
|
3ª |
DLE |
Morfossintaxe II |
100 |
36 |
4 |
136 |
|
|
|
3ª |
DLE |
Prática de Formação
do Professor de Língua Portuguesa ( * ) |
|
|
4 |
136 |
|
|
|
3ª |
DLE |
Tópicos de
Literatura Infantil e Juvenil Brasileira |
50 |
18 |
4 |
|
|
68 |
|
3ª |
DLE |
Mídia, Sociedade e
Educação |
50 |
18 |
4 |
|
|
68 |
|
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
04 |
COMPONENTES CURRICULARES: HABILITAÇÃO
PORTUGUÊS E LITERATURAS CORRESPONDENTES
|
SER |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||||
SEMANAL |
ANUAL |
1º SEM |
2º SEM |
MODULAR |
||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
||||||||
4ª |
DLE |
Cultura,
Sociedade e Formação do Professor de Língua Portuguesa |
40 |
28 |
4 |
|
68 |
|
|
|
4ª |
DLE |
Estágio
Curricular Supervisionado III |
|
6 |
6 |
204 |
|
|
|
|
4ª |
DLE |
Estudo das Interpretações
II |
4 |
|
4 |
|
|
68 |
|
|
4ª |
DLE |
Fundamentos
Funcionalistas para o Ensino de Língua Portuguesa |
30 |
38 |
4 |
|
68 |
|
|
|
4ª |
DLE |
Gêneros do Discurso
e Ensino |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
|
|
4ª |
DLE |
Lingüística III |
100 |
36 |
4 |
136 |
|
|
|
|
4ª |
DLE |
Literatura
Brasileira: drama |
50 |
18 |
4 |
|
68 |
|
|
|
4ª |
DLE |
História das Idéias
Literárias |
50 |
18 |
4 |
|
68 |
|
|
|
4ª |
DLE |
Literatura e Ensino |
48 |
20 |
4 |
|
|
68 |
|
|
4ª |
DLE |
Tópicos de
Literatura Brasileira |
50 |
18 |
4 |
|
|
68 |
|
|
4ª |
DLE |
Tópicos de
Literatura Portuguesa |
18 |
50 |
4 |
|
|
68 |
|
|
4ª |
DLE |
Tópicos de
Literatura Universal |
50 |
18 |
4 |
|
|
68 |
|
|
(*) disciplina teórico-prática
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES
HORAS |
||
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO
BÁSICO |
850 |
2 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO ESPECÍFICO |
2.006 |
3 |
OUTROS - Disciplinas de Conteúdo de Estágio |
400 |
4 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
200 |
5 |
TOTAL DE CARGA
HORÁRIA DO CURRÍCULO |
3.456 |
I N T E G R
A L I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A
R -
UEM |
MÍNIMO
(ANOS) |
MÁXIMO
(ANOS) |
PRAZO
MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR - Habilitação
Português e Literaturas Correspondentes |
4 |
7 |
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
05 |
COMPONENTES CURRICULARES: HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/FRANCÊS E
LITERATURAS CORRESPONDENTES
|
SER |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||
SEMANAL |
ANUAL |
1º SEM |
2º SEM |
MODULAR |
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
|||||||
1ª |
DLE |
Lingüística I |
100 |
36 |
4 |
136 |
|
|
|
1ª |
DLE |
Práticas de Leitura
do Texto Literário |
96 |
40 |
4 |
136 |
|
|
|
1ª |
DLE |
Língua Latina |
120 |
16 |
4 |
136 |
|
|
|
1ª |
DLE |
Oficina de Leitura
e de Produção Textual (*) |
|
4 |
4 |
136 |
|
|
|
1ª |
DTP |
Políticas Públicas
e Gestão Educacional |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
|
1ª |
DLE |
Oficina de Leitura
e Compreensão |
|
|
4 |
|
|
68 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2ª |
DLE |
Lingüística II |
100 |
36 |
4 |
136 |
|
|
|
2ª |
DLE |
Língua Francesa:
Habilidades Comunicativas Integradas ( * ) |
|
|
4 |
136 |
|
|
|
2ª |
DLE |
Literatura
Portuguesa |
50 |
18 |
4 |
|
68 |
|
|
2ª |
DLE |
Literatura
Brasileira: poesia |
50 |
18 |
4 |
|
|
68 |
|
2ª |
DLE |
Morfossintaxe I |
30 |
38 |
4 |
|
68 |
|
|
2ª |
DLE |
Morfossintaxe II |
30 |
38 |
4 |
|
68 |
|
|
2ª |
DTP |
Psicologia da
Educação A |
4 |
|
4 |
|
|
68 |
|
2ª |
DLE |
Estágio
Curricular Supervisionado I |
|
60 |
60 |
|
60 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3ª |
DLE |
Morfossintaxe III |
2 |
2 |
4 |
|
68 |
|
|
3ª |
DLE |
Estudo das
Interpretações I |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
|
3ª |
DLE |
Língua Francesa:
Ensino/Aprendizagem da Expressão Oral I ( * ) |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
3ª |
DLE |
Língua Francesa:
Ensino/Aprendizagem da Expressão Escrita I ( * ) |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
3ª |
DLE |
Literatura Brasileira:
Narrativa |
106 |
30 |
4 |
136 |
|
|
|
3a |
DLE |
Mídia, Sociedade e
Educação |
50 |
18 |
4 |
|
|
68 |
|
3ª |
DLE |
Prática
Investigativa |
58 |
10 |
4 |
|
68 |
|
|
3ª |
DLE |
Prática de Formação
do Professor de Língua Francesa ( * ) |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
3ª |
DLE |
Estágio
Curricular Supervisionado II |
|
2 |
2 |
68 |
|
|
|
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
06 |
SER |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
1º SEM |
2º SEM |
MODULAR |
|||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
|||||||||
4ª |
DLE |
Estudo das
Interpretações II |
4 |
|
4 |
|
|
68 |
|
||
4ª |
DLE |
Língua Francesa:
Ensino/Aprendizagem da Expressão Oral II ( * ) |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Língua Francesa:
Ensino/Aprendizagem da Expressão Escrita II ( *) |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Literatura
Francesa: narrativa |
58 |
10 |
2 |
68 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Literatura
Francesa: conto e poesia |
58 |
10 |
4 |
|
|
68 |
|
||
4ª |
DLE |
Prática
de Formação em Letras ( * ) |
|
|
4 |
136 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Estágio
Curricular Supervisionado III |
|
4 |
4 |
136 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Literatura e Ensino |
48 |
20 |
4 |
|
68 |
|
|
||
4ª |
DLE |
Tópicos de
Literatura Infantil e Juvenil Brasileira |
50 |
18 |
4 |
|
|
68 |
|
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
5ª |
DLE |
Literatura
Francesa: drama |
58 |
10 |
2 |
68 |
|
|
|
||
5ª |
DLE |
Fonética e Fonologia da Língua Francesa |
58 |
10 |
4 |
|
68 |
|
|
||
5ª |
DLE |
Estágio
Curricular Supervisionado IV |
|
4 |
4 |
136 |
|
|
|
||
(*) disciplina teórico-prática
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES
HORAS |
||
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO
BÁSICO |
782 |
2 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO
ESPECÍFICO |
1.870 |
3 |
OUTROS - Disciplinas de Conteúdo de Estágio |
400 |
4 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES |
200 |
5 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO
CURRÍCULO |
3.252 |
I N T E G R
A L I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A
R -
UEM |
MÍNIMO
(ANOS) |
MÁXIMO
(ANOS) |
Habilitação Português/Francês e
Literaturas Correspondentes
|
5 |
8 |
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
07 |
COMPONENTES CURRICULARES: HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS E
LITERATURAS CORRESPONDENTES
|
SER |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
1º SEM |
2º SEM |
MODULAR |
||||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
||||||||||
1ª |
DLE |
Lingüística I |
100 |
36 |
4 |
136 |
|
|
|
|||
1ª |
DLE |
Práticas de Leitura
do Texto Literário |
96 |
40 |
4 |
136 |
|
|
|
|||
1ª |
DLE |
Língua Latina |
120 |
16 |
4 |
136 |
|
|
|
|||
1ª |
DLE |
Oficina
de Leitura e Produção Textual (*) |
|
4 |
4 |
136 |
|
|
|
|||
1ª |
DTP |
Políticas Públicas
e Gestão Educacional |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
|
|||
1ª |
DLE |
Língua Inglesa:
Habilidades Comunicativas Integradas ( * ) |
|
|
4 |
|
|
68 |
|
|||
2ª |
DLE |
Lingüística II |
100 |
36 |
4 |
136 |
|
|
|
|||
2ª |
DLE |
Oficina de Produção
e Compreensão Oral |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
|||
2ª |
DLE |
Oficina de Leitura
e Produção Escrita |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
|||
2ª |
DLE |
Literatura
Portuguesa |
50 |
18 |
4 |
|
68 |
|
|
|||
2ª |
DLE |
Literatura
Brasileira: poesia |
50 |
18 |
4 |
|
|
68 |
|
|||
2ª |
DLE |
Morfossintaxe I |
30 |
38 |
4 |
|
68 |
|
|
|||
2ª |
DLE |
Morfossintaxe II |
30 |
38 |
4 |
|
68 |
|
|
|||
2ª |
DTP |
Psicologia da
Educação A |
4 |
|
4 |
|
|
68 |
|
|||
2ª |
DLE |
Estágio Curricular
Supervisionado I |
|
60 |
60 |
|
60 |
|
|
|||
3ª |
DLE |
Morfossintaxe III |
2 |
2 |
4 |
|
68 |
|
|
|||
3ª |
DLE |
Estudo das
Interpretações I |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
|
|||
3ª |
DLE |
Oficina de Produção
e Compreensão Oral |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
|||
3ª |
DLE |
Oficina de Leitura
e Produção Escrita |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
|||
3ª |
DLE |
Literatura
Brasileira: narrativa |
106 |
30 |
4 |
136 |
|
|
|
|||
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
08 |
SER |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
1º SEM |
2º SEM |
MODULAR |
|||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
|||||||||
3ª |
DLE |
Mídia, Sociedade e
Educação |
50 |
18 |
4 |
|
|
68 |
|
||
3a |
DLE |
Prática de Formação
do Professor de Língua Inglesa I (*) |
|
|
4 |
|
|
68 |
|
||
3ª |
DLE |
Prática
Investigativa |
|
|
4 |
|
68 |
|
|
||
3ª |
DLE |
Estágio Curricular
Supervisionado II |
|
2 |
2 |
68 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Estudo das
Interpretações II |
4 |
|
4 |
|
|
68 |
|
||
4ª |
DLE |
Oficina de Produção
e Compreensão Oral |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Oficina de Leitura
e Produção Escrita |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Literatura |
54 |
14 |
2 |
68 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Literatura |
54 |
14 |
4 |
|
|
68 |
|
||
4ª |
DLE |
Literatura e Ensino |
48 |
20 |
4 |
|
|
68 |
|
||
4ª |
DLE |
Prática de Formação
do Professor de Língua Inglesa II ( * ) |
|
|
4 |
136 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Estágio Curricular
Supervisionado III |
|
4 |
4 |
136 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Tópicos de
Literatura Infantil e Juvenil Brasileira |
50 |
18 |
4 |
|
|
68 |
|
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
5ª |
DLE |
Literatura |
54 |
14 |
4 |
|
68 |
|
|
||
5ª |
DLE |
Fonética e
Fonologia da Língua Inglesa ( * ) |
|
|
4 |
|
68 |
|
|
||
5ª |
DLE |
Estágio Curricular
Supervisionado IV |
|
4 |
4 |
136 |
|
|
|
||
(*) disciplina teórico-prática
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
09 |
DISTRIBUIÇÃO
DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES
HORAS |
||
1 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO BÁSICO |
782 |
2 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO ESPECÍFICO |
1.870 |
3 |
OUTROS -
Disciplinas de Conteúdo de Estágio
|
400 |
4 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
200 |
5 |
TOTAL
DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO |
3.252 |
I N T E G R
A L I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A
R -
UEM |
MÍNIMO
(ANOS) |
MÁXIMO
(ANOS) |
Habilitação Português/Inglês e
Literaturas Correspondentes
|
5 |
8 |
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
10 |
COMPONENTES CURRICULARES: HABILITAÇÃO
INGLÊS E LITERATURAS CORRESPONDENTES - LICENCIATURA E BACHARELADO -
|
SER |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
1º SEM |
2º SEM |
MODULAR |
|||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
|||||||||
1ª |
DLE |
Lingüística I |
100 |
36 |
4 |
136 |
|
|
|
||
1ª |
DLE |
Práticas
de Leitura do Texto Literário |
96 |
40 |
4 |
136 |
|
|
|
||
1ª |
DLE |
Língua Latina |
54 |
82 |
4 |
136 |
|
|
|
||
1ª |
DLE |
Oficina
de Leitura e Produção Textual (*) |
|
4 |
4 |
|
68 |
|
|
||
1ª |
DLE |
Fundamentos da
Gramática de Língua Portuguesa |
30 |
38 |
4 |
|
|
68 |
|
||
1ª |
DLE |
Língua Inglesa:
Habilidades Comunicativas Integradas ( * ) |
|
|
4 |
136 |
|
|
|
||
2ª |
DLE |
Oficina
de Produção e Compreensão Oral |
|
|
4 |
|
68 |
|
|
||
2ª |
DLE |
Oficina de Leitura
e Produção Escrita |
|
|
4 |
|
|
68 |
|
||
2ª |
DLE |
Lingüística II |
100 |
36 |
4 |
136 |
|
|
|
||
2ª |
DLE |
Oficina de Leitura
e Produção Textual em LP |
|
4 |
4 |
|
68 |
|
|
||
2ª |
DTP |
Psicologia da
Educação A |
4 |
|
4 |
|
|
68 |
|
||
2ª |
DLE |
História das Idéias
Literárias |
50 |
18 |
4 |
|
68 |
|
|
||
2ª |
DLE |
Introdução à
Cultura de Populações de Língua Inglesa |
54 |
14 |
4 |
|
68 |
|
|
||
2ª |
DLE |
Estágio
Curricular Supervisionado I |
|
60 |
60 |
|
60 |
|
|
||
2ª |
DTP |
Políticas Públicas
e Gestão Educacional |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
|
||
3ª |
DLE |
Fonética
e Fonologia da Língua Inglesa ( * ) |
|
|
4 |
|
68 |
|
|
||
3ª |
DLE |
Oficina de Leitura
e Produção Escrita |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
||
3ª |
DLE |
Oficina
de Produção e Compreensão Oral |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
||
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
11 |
SER |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
1º SEM |
2º SEM |
MODULAR |
|||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
|||||||||
3ª |
DLE |
Tradução: Conceitos
e Teorias |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
|
||
3ª |
DLE |
Prática
Investigativa |
|
4 |
4 |
|
68 |
|
|
||
3ª |
DLE |
Literatura
|
54 |
14 |
4 |
|
68 |
|
|
||
3ª |
DLE |
Literatura
|
54 |
14 |
4 |
|
68 |
|
|
||
3ª |
DLE |
Estágio
Curricular Supervisionado II |
|
4 |
4 |
136 |
|
|
|
||
3ª |
DLE |
Práticas
Metodológicas no Ensino de Língua Inglesa ( * ) |
|
|
4 |
|
|
68 |
|
||
4ª |
DLE |
Tradução e Gêneros
Discursivos |
54 |
14 |
4 |
68 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Oficina de Leitura
e Produção Escrita |
|
|
4 |
|
|
68 |
|
||
4ª |
DLE |
Oficina
de Produção e Compreensão Oral |
|
|
2 |
68 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Literatura
|
54 |
14 |
4 |
|
68 |
|
|
||
4ª |
DLE |
Literatura
|
54 |
14 |
4 |
|
|
68 |
|
||
4ª |
DLE |
Prática de Formação
do Professor de Língua Inglesa I ( * ) |
|
|
4 |
|
68 |
|
|
||
4ª |
DLE |
Estágio
Curricular Supervisionado III |
|
6 |
6 |
204 |
|
|
|
||
4ª |
DLE |
Optativa I (**) |
2 |
2 |
4 |
|
68 |
|
|
||
5ª |
DLE |
Prática de Tradução
I: o Texto Científico e o Texto Técnico ( * ) |
|
|
4 |
|
68 |
|
|
||
5ª |
DLE |
Prática
de Tradução II: Tradução e o Texto Literário ( * ) |
|
|
4 |
|
68 |
|
|
||
5ª |
DLE |
Prática
de Tradução III: Versão e Revisão ( * ) |
|
|
4 |
|
68 |
|
|
||
5ª |
DLE |
Tradução: Recursos
e Estratégias |
2 |
2 |
4 |
|
68 |
|
|
||
5ª |
DLE |
Estudo do Léxico,
Terminologia e Dicionários |
4 |
|
4 |
|
68 |
|
|
||
5ª |
DLE |
Optativa II(***) |
54 |
14 |
4 |
|
|
68 |
|
||
5ª |
DLE |
Estágio em Tradução |
|
8 |
8 |
272 |
|
|
|
||
(*) disciplina teórico-prática
(**) Disciplinas equivalentes: Novas Tecnologias no Ensino
de LE ou Literatura Infanto-Juvenil
(***) Disciplinas equivalentes: Tradução e Recursos
Computacionais ou Estilística da Língua Portuguesa
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
12 |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES
HORAS |
||
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO
BÁSICO |
1.088 |
2 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO
ESPECÍFICO |
1.632 |
3 |
OUTROS -
Disciplinas de Conteúdo de Estágio |
604 |
4 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES
|
200 |
5 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO
CURRÍCULO |
3.524 |
I N T E G R A L I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A R -
UEM
|
MÍNIMO
(ANOS) |
MÁXIMO
(ANOS) |
Habilitação Inglês e Literaturas
Correspondentes (Licenciatura) – compreendendo de 1a a 4a
séries
(Licenciatura e Bacharelado) – compreendendo de 1a a 5a séries |
4 5 |
7 8 |
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
13 |
NOMENCLATURA, EMENTAS, OBJETIVOS
E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DICIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS
Ementa: Estudo dos documentos literários
fundamentais relativos à cultura greco-latina.
Objetivo(s): Conhecer liminarmente obras da
literatura grega e latina, mediante a leitura crítica de excertos que subsidiem
a compreensão da produção literária ocidental; estimular o aluno à pratica da
leitura e da análise do inteiro teor das obras que a crítica consagra como
marcos da literatura mundial; estimular o aluno à produção de trabalhos de
análise crítica, dentro dos padrões mínimos de exigência do discurso científico.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo das influências dos fatores
institucionais na socialização dos professores em formação inicial no âmbito
escolar, bem como das representações destes sobre o papel da escola e do ensino
da Língua Portuguesa em contextos socioculturais específicos.
Objetivo(s): Discutir e refletir sobre as
influências dos fatores institucionais e socioculturais no desenvolvimento da
formação do professor de Língua Portuguesa e na sua ação no
ensino-aprendizagem.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo da estrutura essencial da
língua latina e prática da sua morfo-sintaxe.
Objetivo(s): Estudar a língua latina de modo a
contribuir com noções que fundamentem o conhecimento científico da língua
portuguesa e das língua estrangeiras; propiciar ao aluno condições básicas para
o prosseguimento de estudo da língua latina em níveis mais avançados.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo crítico, discussão e reflexão sobre questões de linguagem, do processo de
ensino aprendizagem de língua estrangeira/inglesa, e da formação do professor
de línguas; articulação da prática e da teoria no que concerne ao
desenvolvimento de saberes, habilidades, competências e atitudes, tomando-se
por base os diferentes contextos institucionais de atuação ligados à formação
inicial e contínua.
Objetivo(s): Desenvolver atividades que contemplem
e contribuam para com as diversas modalidades de formação do Estágio Curricular
Supervisionado no que tange à integração dos diferentes públicos/agentes e
contextos institucionais envolvidos na construção do profissional de LE/LI;
facilitar a percepção do aluno-professor como agente na construção do
significado em LE/LI; facilitar a construção dessa visão para que também a
desenvolva junto a seus futuros alunos; facilitar-lhe o desenvolvimento de
ferramentas teórico-práticas básicas para que ele considere, com autonomia, as diversas
questões de ensino-aprendizagem de LE/LI; facilitar-lhe o desenvolvimento de
ferramentas metodológico-pedagógicas básicas para sua futura atuação em
contextos de ensino diferenciados; facilitar-lhe o desenvolvimento de postura
adequada para sua construção como um profissional de LE/LI mais crítico, político, reflexivo e
transformador.
Departamentalização: Departamento de Letras
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
14 |
PRÁTICA INVESTIGATIVA
Ementa: Introdução e ensaio da prática
investigativa sobre questões que envolvem a linguagem, seu uso (estrutural,
funcional, comunicativo, discursivo, estético/literário), o processo de
ensino-aprendizagem de línguas, a formação do professor de línguas, estudos
literários e tradutológicos, o ensino de línguas com textos literários.
Objetivo(s):
Desenvolver
a habilidade investigativa do aluno de Letras dentro dos princípios, técnicas e
procedimentos metodológicos do processo de investigação científica; prepará-lo
para a produção dos gêneros textuais alunos usuais em relatos de pesquisa:
resumo, resenha, monografia, artigo; embasá-lo com conhecimentos, habilidades e
procedimentos metodológicos necessários para o desenvolvimento de projetos,
visando seu ingresso em cursos de pós-graduação; oferecer-lhe as oportunidades
necessárias de leitura de relatos de pesquisa que envolvam a linguagem em
vários aspectos, seu uso, o ensino-aprendizagem e a formação do profissional do
ensino de línguas;
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: processo de formulação e de circulação
dos sentidos na sociedade com base na noção de gêneros do discurso e
transposição didática ao ensino de língua materna.
Objetivo(s): Possibilitar a reflexão sobre a
produção dos sentidos na sociedade com base na noção de gêneros do discurso;
criar condições para a reflexão sobre de leitura e de produção de textos a
partir da transposição didática dos conteúdos estudados.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Políticas e gestão educacional com
ênfase nos planos educacionais para os sistemas escolares no Brasil Colônia,
Império e Republica para o curso de licenciatura em Letras.
Objetivo(s): Subsidiar a formação docente com
conhecimentos teórico-práticos referentes às políticas publicas educacionais e
sua relação com o contexto sócio-político e econômico, bem como, sua gestão e
organização escolar.
Departamentalização:
Departamento
de Teoria e Prática da Educação
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I -
HABILITAÇÃO DUPLA – PORTUGUÊS/INGLÊS – PORTUGUÊS/FRANCÊS
Ementa: A vivência de diferentes facetas do
processo de ensino-aprendizagem das línguas portuguesa/inglesa/francesa em
contextos reais diversificados. Introdução à construção de significados da
experiência vivida com teorização subseqüente no que diz respeito ao
desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua
portuguesa/inglesa/francesa.
Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em
contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de
ensino-aprendizagem de língua portuguesa/inglesa/francesa nos diferentes níveis
de ensino, bem como a outras atividades afeitas ao referido processo;
desenvolver as atividades referentes às três modalidades de prática de formação
especificadas no regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de
Letras
Departamentalização: Departamento de Letras
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
15 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II -
HABILITAÇÃO DUPLA PORTUGUÊS/INGLÊS E PORTUGUÊS/FRANCÊS
Ementa: A vivência de diferentes facetas do
processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa/inglesa/francesa em contextos reais diversificados. Aprofundamento
do processo de construção de significados das experiências vividas com
teorização subseqüente no que diz respeito ao desenvolvimento da competência
profissional do aluno-professor de língua portuguesa/inglesa/francesa.
Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em
contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de
ensino-aprendizagem de língua inglesa nos diferentes níveis de ensino, bem como
a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver as atividades
referentes às três modalidades de prática de formação especificadas no
regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Letras
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: A vivência de diferentes facetas do
processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em contextos reais
diversificados. Consolidação do processo de construção de significados das
experiências vividas com teorização subseqüente no que diz respeito ao
desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua
portuguesa/inglesa/francesa .
Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em
contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de
ensino-aprendizagem de língua portuguesa/inglesa/francesa nos diferentes níveis
de ensino, bem como a outras atividades afeitas ao referido processo;
desenvolver as atividades referentes às três modalidades de prática de formação
especificadas no regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de
Letras.
Departamentalização: Departamento de Letras
ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO IV HABILITAÇÃO DUPLA – PORTUGUÊS/INGLÊS –
PORTUGUÊS/FRANCÊS
Ementa: A vivência de diferentes facetas do
processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em contextos reais
diversificados. Introdução à construção de significados da experiência vivida
com teorização subseqüente no que diz respeito ao desenvolvimento da
competência profissional do aluno-professor de língua portuguesa
/inglesa/francesa.
Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em
contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de
ensino-aprendizagem de língua portuguesa/inglesa/francesa nos diferentes níveis
de ensino, bem como a outras atividades afeitas ao referido processo;
desenvolver as atividades referentes às três modalidades de prática de formação
especificadas no regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de
Letras.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Desenvolvimento das habilidades e da
prática tradutória visando consolidar, de forma integrada, os conhecimentos
adquiridos durante o curso, bem como visando estimular a elaboração de novos
conhecimentos aplicáveis à essa prática.
Objetivo(s): Proporcionar ao aluno oportunidade de
desenvolver a prática tradutória aproximando-o da realidade profissional.
Departamentalização:
Departamento
de Letras
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
16 |
Ementa: Contato inicial do aluno com a
unidade de ensino, no âmbito administrativo, legal e organizacional.
Objetivo(s): Conhecer diretamente o contexto de
ensino, nos seus aspectos organizacionais, administrativos, legais; observar
diretamente a atuação do professor em diferentes níveis de ensino;
compartilhar, por meio da reflexão, as vivências experenciadas.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Vivência de diversas experiências em
sala de aula e fora dela. Aprofundamento do processo de construção de
significados das experiências vividas com teorização subseqüente no que diz
respeito ao desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de
língua portuguesa e elaboração de projeto pedagógico a ser aplicado nas escolas
ou em outras unidades concedentes.
Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em
contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de
ensino-aprendizagem de língua portuguesa nos diferentes níveis de ensino, bem
como a outras atividades afeitas ao referido processo, a fim de que possa,
posteriormente, pensar e/ou atuar sobre elas; desenvolver atividades de
participação, de socialização de experiências docentes, no intuito de permitir
ao professorando o exercício constante da reflexão e da auto-reflexão;
desenvolver um projeto pedagógico a ser aplicado na unidade concedente.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Vivência direta da experiência na
unidade de ensino. Aprofundamento do processo de construção de significados das
experiências vividas com teorização subseqüente no que diz respeito ao
desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua
portuguesa e elaboração de um trabalho final de cunho monográfico.
Objetivo(s): Atuar diretamente em contextos
diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de
ensino-aprendizagem de língua portuguesa nos diferentes níveis de ensino, bem
como a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver atividades
de participação, de socialização de experiências docentes, no intuito de
permitir ao professorando o exercício constante da reflexão e da auto-reflexão;
desenvolver um trabalho de cunho monográfico.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: A vivência de diferentes facetas do
processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em contextos reais
diversificados. Introdução à construção de significados da experiência vivida
com teorização subseqüente no que diz respeito ao desenvolvimento da
competência profissional do aluno-professor de língua inglesa.
Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em
contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de
ensino-aprendizagem de língua inglesa nos diferentes níveis de ensino, bem como
a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver as atividades
referentes às três modalidades de prática de formação especificadas no
regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Letras
Departamentalização: Departamento de Letras
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
17 |
Ementa: A vivência de diferentes facetas do
processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em contextos reais
diversificados. Aprofundamento do processo de construção de significados das
experiências vividas com teorização subseqüente no que diz respeito ao
desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua
inglesa.
Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em
contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de
ensino-aprendizagem de língua inglesa nos diferentes níveis de ensino, bem como
a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver as atividades
referentes às três modalidades de prática de formação especificadas no
regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Letras.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: A vivência de diferentes facetas do
processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em contextos reais
diversificados. Consolidação do processo de construção de significados das
experiências vividas com teorização subseqüente no que diz respeito ao
desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua
inglesa.
Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em contextos
diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de
ensino-aprendizagem de língua inglesa nos diferentes níveis de ensino, bem como
a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver as atividades
referentes às três modalidades de prática de formação especificadas no
regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo da língua francesa e de seu
ensino/aprendizagem, em seus aspectos gramaticais, comunicativo-discursivos e
socioculturais.
Objetivo(s): promover situações em que os alunos
possam: desenvolver a prática de comunicação em língua francesa; desenvolver
suas habilidades comunicativas; aprimorar sua capacidade pedagógica,
formulando, aplicando e avaliando atividades que desenvolvam a reflexão, a
criatividade, a criticidade e a interação comunicativa.
Departamentalização: Departamento de Letras
LÍNGUA
FRANCESA: ENSINO/APRENDIZAGEM DA EXPRESSÃO ORAL I
Ementa: Estudo da língua francesa e de seu
ensino/aprendizagem, com ênfase na expressão oral, em seus aspectos
gramaticais, comunicativo-discursivos e socioculturais.
Objetivo(s):
promover situações, com maior ênfase na
produção de textos orais, em que os alunos possam: aperfeiçoar a prática da
comunicação em língua francesa; desenvolver suas habilidades comunicativas na
modalidade oral; aprimorar sua capacidade pedagógica com ênfase nas atividades
de produção textual oral, formulando, aplicando e avaliando atividades que
desenvolvam a reflexão, a criatividade, a criticidade e a interação
comunicativa.
Departamentalização: Departamento de Letras
LÍNGUA
FRANCESA: ENSINO/ APRENDIZAGEM DA EXPRESSÃO ESCRITA I
Ementa: Estudo da língua francesa e de seu
ensino/aprendizagem com ênfase na expressão escrita, em seus aspectos
gramaticais, comunicativo-discursivos e socioculturais.
.../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
18 |
Objetivo(s): promover situações, com maior ênfase na
produção de textos escritos, em que os alunos possam: aperfeiçoar a prática da
comunicação em língua francesa ; desenvolver suas habilidades comunicativas na
modalidade escrita; aprimorar sua capacidade pedagógica com ênfase nas
atividades de produção textual escrita, formulando, aplicando e avaliando
atividades que desenvolvam a reflexão, a criatividade, a criticidade e a
interação comunicativa.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo da língua francesa e de seu
ensino/aprendizagem com ênfase em seus aspectos gramaticais,
comunicativo-discursivos e socioculturais.
Objetivo(s):
Promover situações, com maior ênfase na
produção de textos orais, em que os alunos possam: aperfeiçoar a prática da
comunicação em língua francesa; desenvolver suas habilidades comunicativas na
modalidade oral; aprimorar sua capacidade pedagógica com ênfase nas atividades
de produção textual oral, formulando, aplicando e avaliando atividades que
desenvolvam a reflexão, a criatividade, a criticidade e a interação
comunicativa.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo do ensino da língua francesa e
de seu ensino/aprendizagem com ênfase na expressão escrita, em seus aspectos
gramaticais, comunicativo-discursivos e socioculturais.
Objetivo(s):
Promover situações, com maior ênfase na
produção de textos escritos, em que os alunos possam: desenvolver suas
habilidades comunicativas; aperfeiçoar a habilidade escrita; aprimorar sua
capacidade pedagógica com ênfase nas atividades de produção textual escrita,
formulando, aplicando e avaliando atividades que desenvolvam a reflexão, a criatividade, a criticidade e a
interação comunicativa.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo da língua francesa a partir da
leitura e da compreensão de textos que permitam uma introdução aos aspectos
gramaticais e discursivos da língua.
Objetivo(s):
Preparar o aluno
para uma formação em língua francesa e para a leitura e a compreensão de
diferentes tipos de texto
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa:. Estudo do sistema fonológico da
língua francesa.
Objetivo(s):
Desenvolver
no aluno a prática e o exercício de articulação, pronúncia, encadeamento e
transcrição dos sons da língua francesa.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo das narrativas mais
representativas dos séculos XIX e XX. Abordagem analítico-crítico de textos
literários representativos em língua francesa, conciliado à formação
didático-pedagógica do profissional do ensino de língua estrangeira.
Objetivo(s):
Estudar criticamente os textos literários
franceses dos séculos XIX e XX; analisar a organização do discurso literário,
capacitando o aluno a manter com ele uma interação dinâmica; levar o aluno a
compreender a obra literária e a produzir textos de caráter analítico,
interpretativo em língua francesa, organizados de maneira dissertativa, dentro
dos padrões de exigência do discurso científico.
Departamentalização: Departamento de Letras .../
/...
Res. nº 181/2005-CEP |
fl.
19 |
Ementa: Estudo do drama dos séculos XVII e XX.
Objetivo(s):
Estudo dos dramas mais representativas dos
séculos XVII e XX; abordagem analítico-crítico de textos literários
representativos em língua francesa, conciliado à formação didático-pedagógica
do profissional do ensino de língua estrangeira.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo da narrativa e da poesia
francesa.
Objetivo(s):
Estudar criticamente os textos literários
franceses dos séculos XVII e XIX e XX; analisar a organização do discurso
literário, capacitando o aluno a manter com ele uma interação dinâmica; levar o
aluno a compreender a obra literária e a produzir textos de caráter analítico,
interpretativo em língua francesa, organizados de maneira dissertativa, dentro
dos padrões de exigência do discurso científico.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Discussão e reflexão sobre as práticas
metodológicas e sobre as teorias de aquisição-aprendizagem subjacentes.
Objetivo(s):
Conhecer as diferentes propostas metodológicas
para o ensino da língua estrangeira ao longo de sua história, como também as
teorias de aquisição-aprendizagem; detectar as características comuns e
diferentes dos vários métodos e teorias de aquisição-aprendizagem de LE.
apreciar e posicionar-se em relação as propostas favoráveis e contrárias ao
ecletismo metodológico e das teorias de aquisição-aprendizagem de LE; articular
os diferentes métodos e teorias de aquisição aprendizagem de LE com as
perspectivas teóricas a eles subjacentes.
Departamentalização: Departamento de Letras
PRÁTICA INVESTIGATIVA
Ementa: Introdução e desenvolvimento da
prática investigativa sobre questões que envolvem a linguagem, seu uso
(estrutural, funcional, comunicativo, discursivo e literário), o processo de
ensino-aprendizagem de línguas e a formação do professor de línguas.
Objetivo(s):
desenvolver
a habilidade investigativa do aluno de Letras dentro dos princípios, técnicas e
procedimentos metodológicos do processo de investigação científica; prepará-lo
para a produção dos gêneros textuais alunos usuais em relatos de pesquisa:
resumo, resenha, monografia, artigo; embasá-lo com conhecimentos, habilidades e
procedimentos metodológicos necessários para o desenvolvimento de projetos,
visando seu ingresso em cursos de pós-graduação; oferecer-lhe as oportunidades
necessárias de leitura de relatos de pesquisa que envolvam a linguagem em
vários aspectos, seu uso, o ensino-aprendizagem e a formação do profissional do
ensino de línguas.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Desenvolvimento das competências
tradutórias como um todo, mais especificamente da versão (Português-Inglês) e
da revisão de texto.
Objetivo(s):
Desenvolver as competências lingüísticas e comunicativas da tradução de
e para a língua estrangeira; desenvolver as habilidades relacionadas ao
processo de versão de textos; discutir a importância do desenvolvimento das
competências e habilidades lingüísticas e comunicativas para a formação do
tradutor.
Departamentalização: Departamento de Letras .../
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Ementa: Estudo e desenvolvimento das
competências tradutórias aplicadas ao texto literário.
Objetivo(s): desenvolver as competências
lingüísticas e comunicativas da tradução no texto literário; desenvolver as
habilidades relacionadas a estratégias, recursos e técnicas utilizadas na
tradução do texto literário; discutir conceitos e pressupostos teóricos
adquiridos anteriormente na abordagem de diferentes textos literários.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Desenvolvimento das habilidades e da
prática tradutória relacionadas ao texto científico e ao texto técnico.
Objetivo(s): Aplicar e desenvolver as estratégias
de macro e micro análise na tradução de textos técnicos e científicos; aplicar e desenvolver os recursos de
subsídios internos e externos durante o processo de tradução de textos técnicos
e científicos; discutir a analisar os conceitos teóricos estudados
anteriormente, aplicados à prática tradutória;
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Introdução e desenvolvimento da
prática investigativa sobre questões que envolvem a linguagem, seu uso
(estrutural, funcional, comunicativo, discursivo e literário), o processo de
ensino-aprendizagem de línguas e a formação do professor de línguas.
Objetivo(s):
Desenvolver
a habilidade investigativa do aluno de Letras dentro dos princípios, técnicas e
procedimentos metodológicos do processo de investigação científica; prepará-lo
para a produção dos gêneros textuais alunos usuais em relatos de pesquisa:
resumo, resenha, monografia, artigo; embasá-lo com conhecimentos, habilidades e
procedimentos metodológicos necessários para o desenvolvimento de projetos,
visando seu ingresso em cursos de pós-graduação; oferecer-lhe as oportunidades
necessárias de leitura de relatos de pesquisa que envolvam a linguagem em
vários aspectos, seu uso, o ensino-aprendizagem e a formação do profissional do
ensino de línguas.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo crítico, discussão e reflexão
sobre questões de linguagem, do processo do ensino-aprendizagem de língua
estrangeira/inglesa, e da formação do professor de línguas; articulação da
prática e da teoria no que concerne ao desenvolvimento de saberes, habilidades,
competências e atitudes, tomando-se por base os diferentes contextos
institucionais de atuação ligados à formação inicial e contínua.
Objetivo(s): Desenvolver atividades que contemplam
e contribuem para com as diversas modalidades de formação do Estágio Curricular
Supervisionado no que tange à integração dos diferentes públicos/agentes e
contextos institucionais envolvidos na construção profissional de LE/LI;
facilitar a percepção do aluno-professor como agente na construção do
significado em LE/LI; facilitar a construção dessa visão para que também a
desenvolva junto a seus futuros alunos; facilitar-lhe o desenvolvimento de
ferramentas teórico-práticas básicas para que ele considere, com autonomia, as
diversas questões de ensino-aprendizagem de LE/LI; facilitar-lhe o
desenvolvimento de ferramentas metodológico-pedagógicas básicas para sua futura
atuação em contextos de ensino diferenciados; facilitar-lhe o desenvolvimento
de postura adequada para sua construção como um profissional de LE/LI mais
crítico, político, reflexivo e transformador.
Departamentalização: Departamento de Letras
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Ementa: Variáveis que interferem no processo
de desenvolvimento de aprendizagem.
Objetivo(s): Oferecer subsídios teóricos para que o
aluno possa compreender e atuar no processo educativo; propiciar condições para
que o aluno possa esclarecer a natureza dos processos de desenvolvimento e
aprendizagem, seus condicionantes e inter-relações.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Aperfeiçoamento das habilidades de
produção e de compreensão oral, em nível intermediário, focalizando aspectos de
natureza sociolingüística, estratégica, discursiva e gramatical em língua
inglesa.
Objetivo(s): Ampliar o conhecimento do aluno sobre
seu próprio desempenho e aprendizado no que diz respeito à ativação das
habilidades da fala e audição; incentivar o aluno lingüisticamente e
intelectualmente através de atividades e tarefas que visem à utilização, em
linguagem oral, do vocabulário e de estruturas adequadas às situações
comunicativas; desenvolver atividades que construam, no aluno, postura crítica
ante ao meio em que vive, assim como em relação ao seu processo de
aprendizagem; contextualizar o aluno nos ambientes reais de ensino, para
poderem entender a essência dos saberes e fazeres pedagógicos.
Departamentalização: Departamento de Letras
OFICINA DE PRODUÇÃO E COMPREENSÃO ORAL
Ementa: Desenvolvimento da habilidade de
compreensão e produção da linguagem oral, introduzindo os processos
argumentativos a partir de uma concepção de linguagem como forma de interação
articulada com a formação do profissional de línguas.
Objetivo(s): Criar oportunidades para que o
aluno-professor desenvolva sua habilidade de compreensão e produção de
linguagem oral em nível intermediário de proficiência; desenvolver a expressão
de um posicionamento crítico em relação aos assuntos abordados articulado com a
formação do profissional.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Desenvolvimento das habilidades de
compreensão e de produção escrita, considerando uma concepção de linguagem como
forma de interação, em nível inicial.
Objetivo(s):
Desenvolver habilidades e estratégias de produção e compreensão textual;
desenvolvimento de atividades práticas de ensino.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo das teorias, correntes,
conceitos e tendências relacionados à tradução, bem como suas diferentes
abordagens.
Objetivo(s):
Situar os
alunos no panorama das concepções teóricas da tradução; oferecer fundamentos
que sustentem a teoria; discutir conceitos e princípios dentro das novas
tendências mundiais.
Departamentalização: Departamento de Letras
TRADUÇÃO E
GÊNEROS DISCURSIVOS
Ementa: Estudo dos diferentes gêneros textuais
e sua relação com os estudos da tradução.
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Objetivo(s):
Conhecer,
identificar os diferentes gêneros do discurso; estudar e discutir conceitos de
gênero; estudar a relação do texto com o contexto; aplicar os conceitos de gênero
textual ao processo de tradução; discutir a importância desse conhecimento para
o tradutor
Departamentalização: Departamento de Letras
TRADUÇÃO –
RECURSOS E ESTRATÉGIAS
Ementa: Estudo dos diferentes recursos e de
estratégias utilizadas e desenvolvidas
pelo tradutor no processo tradutório.
Objetivo(s): Conhecer e discutir as possíveis
estratégias (macro e micro análise) no processo tradutório; conhecer e discutir
os recursos (subsídios internos e externos) utilizados pelo tradutor; aprender a identificar tais recursos e
estratégias em diferentes gêneros textuais; tradução com o auxílio do
computador.
Departamentalização:
Departamento
de Letras
Ementa: Estudar as diferentes estratégias e
recursos utilizados no processo tradutório, focalizando os recursos
computacionais, como instrumentos importantes de auxílio na realização das
tarefas tradutórias.
Objetivo(s):
Analisar as
diferentes estratégias e recursos utilizados no processo tradutório
tradicional; Pesquisar os diferentes instrumentos e recursos disponíveis na
Internet e na área computacional, utilizados como ferramenta de auxílio ao
tradutor contemporâneo; Avaliar a contribuição desses recursos computacionais
para o processo de tradução.
Departamentalização:
Departamento
de Letras
OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO
ESCRITA
Ementa: Leitura estratégica e produção textual
diversificada, em nível intermediário, com ênfase em seus aspectos gramaticais,
lexicais e discursivos característicos.
Objetivo(s): Desenvolver a capacidade do aluno de
reconhecimento, entendimento e produção de diversos tipos de textos escritos em
inglês para atuar socialmente; capacitar o aluno para se posicionar
criticamente diante do texto, bem como para desenvolver seu conhecimento de
mundo, sistêmico, textual e estratégico na língua inglesa; criar condições para
que o aluno adquira consciência de seus estilos e estratégias de aprendizagem,
desenvolvendo habilidades de estudo em direção a aprendizagem autônoma;
contextualizar o aluno nos ambientes reais de ensino, para poderem entender a
essência dos saberes e fazeres pedagógicos.
Departamentalização: Departamento de Letras
OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA
Ementa: Desenvolvimento da habilidade de
compreensão e produção textual de linguagem escrita, introduzindo processos
argumentativos a partir de uma concepção de linguagem como forma de interação
articulada com a formação do profissional de línguas.
Objetivo(s): Criar oportunidades para que o
aluno-professor desenvolva sua habilidade de compreensão e produção de
linguagem escrita em nível pré-intermediário de proficiência; desenvolver a
expressão de um posicionamento crítico em relação aos assuntos abordados
estando articulado com a formação profissional
Departamentalização: Departamento de Letras
OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA
Ementa: Desenvolvimento das habilidades de
recepção e de produção oral, considerando uma concepção de linguagem como forma
de interação, em nível inicial. .../
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Objetivo(s):
Desenvolver as habilidades de compreensão e produção oral, criando
oportunidades para um engajamento em comunicação interativa, além de atividades
práticas de ensino; desenvolvimento de atividades práticas de ensino.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Desenvolvimento e estudo de novas tecnologias no ensino de
Língua Estrangeira como recurso de aprendizagem a partir de uma concepção de
linguagem como forma de interação, articulada com a formação do profissional.
Objetivo(s): Criar oportunidades para que o
aluno-professor desenvolva sua habilidade de compreensão e produção de
linguagem escrita e oral dentro dos diversos gêneros textuais necessários para
a utilização de novos recursos tecnológicos; estimular o desenvolvimento e a
expressão de um posicionamento crítico em relação aos assuntos abordados;
estimular o desenvolvimento de uso de novas tecnologias ligados ao ensino de Língua Inglesa articulados com a formação crítica do
profissional.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo da literatura infanto-juvenil
em língua inglesa articulado com a prática profissional do ensino de língua
inglesa.
Objetivo(s): Estudar textos teóricos e críticos
referentes ao ensino da literatura infanto-juvenil em língua inglesa; estudar a
aplicação do gênero textual literatura infanto-juvenil em diferentes contextos
escolares; produzir textos analíticos e interpretativos organizados de maneira
dissertativa sobre textos literários em língua inglesa dentro dos padrões do
discurso científico.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo da narrativa (conto e romance)
em língua inglesa articulado com a formação do profissional de ensino de língua
inglesa
Objetivo(s): Estudar e analisar criticamente a
estrutura da narrativa através de contos e
romances; valorizar e estimular a sensibilidade estética na análise dos
textos através das abordagens críticas contemporâneas; produzir textos
analíticos e interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre textos
literários em língua inglesa dentro dos padrões do discurso científico;
instrumentalizar o aluno crítica e metodologicamente para o ensino da
literatura em língua inglesa; estudar as possíveis relações entre literatura e
outras artes.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo do romance em língua inglesa
articulado com a formação do profissional de ensino de língua inglesa.
Objetivo(s):
Estudar e analisar criticamente a estrutura da narrativa através de
romances; valorizar e estimular a sensibilidade estética na análise dos textos
através das abordagens críticas contemporâneas; produzir textos analíticos e
interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre textos literários em
língua inglesa dentro dos padrões do discurso científico; instrumentalizar o
aluno crítica e metodologicamente para o ensino da literatura em língua
inglesa; estudar as possíveis relações entre literatura e outras artes.
Departamentalização: Departamento de Letras
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Ementa: Estudo da poesia em língua inglesa
articulado com a formação do profissional de ensino de língua inglesa
Objetivo(s):
Estudar e analisar criticamente a teoria da poesia e a estrutura do
poema; valorizar e estimular a sensibilidade estética na análise dos textos
através das abordagens críticas contemporâneas; produzir textos analíticos e
interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre poemas em língua
inglesa dentro dos padrões do discurso científico; instrumentalizar o aluno
crítica e metodologicamente para o ensino da poesia em língua inglesa; estudar
as possíveis relações entre literatura e outras artes.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo do conto em língua inglesa
articulado com a formação do profissional de ensino de língua inglesa
Objetivo(s):
Estudar e analisar criticamente a estrutura da narrativa através de
contos; valorizar e estimular a sensibilidade estética na análise dos textos
através das abordagens críticas contemporâneas; produzir textos analíticos e
interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre textos literários em
língua inglesa dentro dos padrões do discurso científico; instrumentar o aluno
crítica e metodologicamente para o ensino da literatura em língua inglesa.
Departamentalização: Departamento de Letras
LITERATURA
Ementa: Estudo da dramaturgia em língua
inglesa articulado com a formação do profissional de ensino de língua inglesa.
Objetivo(s): Instrumentalizar teoricamente o aluno
e capacitá-lo para distinguir, no gênero dramático, as características
específicas da tragédia e da comédia, desenvolvendo um espírito crítico de
observação da qualidade mimética própria do drama Shakespeareano e da
contemporaneidade; produzir textos analíticos e interpretativos organizados de
maneira dissertativa sobre textos literários em língua inglesa dentro dos
padrões do discurso científico; instrumentalizar o aluno crítica e
metodologicamente para o ensino da dramaturgia em língua inglesa.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo da cultura, história e
literaturas de populações de língua inglesa, enfocando a identidade e a
diversidade culturais através de textos teóricos e críticos articulados com a
formação do professor de ensino de língua inglesa.
Objetivo(s): Estudar a cultura de países falantes
de língua inglesa, evidenciando a identidade e a diversidade culturais; estudar
textos teóricos e críticos referentes à História e à historia das literaturas
de populações de língua inglesa; estudar textos relacionados à cultura e às
literaturas de língua inglesa em diferentes contextos do ensino fundamental e
médio; introduzir a produção de textos analíticos e interpretativos organizados
de maneira dissertativa sobre textos versando sobre a história, a cultura e as
literaturas em língua inglesa dentro dos padrões do discurso científico.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Introdução à compreensão e à produção
oral e escrita, na língua inglesa, em nível básico, considerando uma concepção
de linguagem como forma de interação.
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Objetivo(s): Suprir deficiências linguístico-comunicativas
quanto a aquisição da língua inglesa, de modo a atingir um nível desejável para
o acompanhamento de tarefas mais específicas; instrumentalizar o aluno crítica
e metodologicamente para o ensino de língua inglesa; criar condições para o
aluno explicitar sua competência implícita de ensinar e aprender língua
inglesa; iniciar conscientização da profissão de professor de língua inglesa.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo do sistema fonológico da língua inglesa.
Objetivo(s): Praticar a pronúncia através de
exercícios de compreensão e produção oral; identificar os fonemas da língua
inglesa isoladamente e na cadeia da fala; diferenciar os sons da língua
inglesa: consoantes, vogais e ditongos; reconhecer e utilizar os símbolos
fonéticos adequadamente tanto na escrita quanto na fala; transcrever
fonemicamente as palavras; identificar os fonemas em exercícios de compreensão
da linguagem oral; desenvolver atividades práticas de ensino
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Léxico da língua inglesa e suas
unidades. Ensino-aprendizagem de vocabulário. Estudo dos dicionários:
estrutura, utilização como referência e instrumento de aprendizagem.
Organização e registro de vocábulos.
Desenvolvimento de atividades práticas de ensino.
Objetivo(s):
Estudar o léxico da língua inglesa: estrutura e funções; apresentar
metodologias com o trabalho do dicionário em sala de aula; apresentar estratégias
que podem ser utilizadas na aquisição, organização e registro de vocábulos.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Aplicação das noções funções sintáticas, da estrutura
oracional do período simples e das relações textuais. Análise crítica dos
diferentes pontos de vista dos gramáticos de Língua Portuguesa a partir da NGB
e as implicações na formalização de métodos de análise.
Objetivo(s): Estudar os padrões sintáticos
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo teórico-reflexivo de
diferentes teorias semânticas fundamentadas na questão da interpretação
Objetivo(s): Habilitar o aluno para a compreensão
e análise dos processos de produção de sentidos tendo em vista o estudo das
teorias interpretativas de vertente formalista, lexical e enunciativa; levar o
aluno a produzir trabalhos de análise de processos semânticos, com base nos
padrões mínimos de exigência do discurso científico; orientar o aluno na
aplicação pedagógica dos conceitos que permeiam as diversas teorias da
interpretação estudadas.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo teórico-reflexivo de
diferentes teorias semânticas fundamentadas na questão da interpretação. .../
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Objetivo(s): Habilitar o aluno para a compreensão
e análise dos processos de produção de sentidos tendo em vista o estudo de
teorias interpretativas de vertente pragmática, semiótica e discursiva; levar o
aluno a produzir trabalhos de análise de processos semânticos, com base nos
padrões mínimos de exigência do discurso científico; orientar o aluno na
aplicação pedagógica dos conceitos que permeiam as diversas teorias da
interpretação estudadas.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estrutura, relação e princípios da
classificação das palavras
Objetivo(s):
Estudar as relações formais das palavras em diferentes tipos de texto
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Apresentação e estudos de pesquisas na
área de Letras, abrangendo o uso de normas técnicas vigentes; estudo da
composição de trabalhos científicos e aplicação prática de tópicos envoltos com
a metodologia da pesquisa científica em língua portuguesa.
Objetivo(s):
Introduzir o
aluno nas práticas de pesquisa em Letras;
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo, análise teórico-reflexiva e
atividades práticas de transposição didática referentes aos processos de
produção, circulação e recepção de textos verbais, visuais e verbo-visuais das
mídias impressa e televisiva, em seus aspectos lingüístico-discursivos e
socioculturais.
Objetivo(s): Compreender os mecanismos e estratégias
lingüístico-discursivos empregados pelas mídias impressa e televisiva;
reconhecer relações compreendidas entre os domínios “público” e “privado”; identificar o endereçamento de
produtos das mídias impressa e televisiva; determinar o papel de intervenção
das mídias impressa e televisiva na constituição do sujeito-leitor; destacar as
marcas de visibilidade e invisibilidade em textos visuais, verbais e
verbo-visuais; conhecer e refletir sobre os princípios éticos dos meios de
comunicação; desenvolver atividades práticas de transposição didática dos
conteúdos.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estrutura e princípios de formação de
novas palavras em língua portuguesa a partir das propostas da NGB e reflexão
sobre as diferentes análises e suas implicações na caracterização do processos
de sua constituição morfológica
Objetivo(s): Estudar a estrutura interna da
palavra e suas relações formais em diferentes tipos de texto em língua
portuguesa, analisando-os à luz de diferentes princípios de análise mórfica;
levar o aluno a enfrentar questões decorrentes da formação de palavras e suas implicações para o ensino de língua
nos níveis fundamental e médio.
Departamentalização: Departamento de Letras
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Res. nº 181/2005-CEP |
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Ementa: Aplicação das noções
funções sintáticas, da estrutura oracional mínima, a partir da
composição de sintagmas e das relações textuais. Análise crítica dos diferentes
pontos de vista dos gramáticos de língua portuguesa a partir da NGB e as implicações na
formalização de métodos de análise.
Objetivo(s):
Estudar as relações formais das palavras em
diferentes tipos de texto
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Funções sintáticas e estrutura
oracional mínima, a partir da composição de sintagmas e das relações textuais.
Objetivo(s): Estudar os padrões sintáticos
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Elaboração de projetos e/ou aulas
iniciais para a prática de leitura e escrita
no ensino fundamental e/ou médio.
Objetivo(s): Criar condições para que o aluno
inicie sua vivência profissional; promover reflexões iniciais em torno do
processo de transposição didática para o ensino da leitura e da escrita no
ensino fundamental e no ensino médio.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Prática da leitura e da produção de
textos a partir de uma abordagem enunciativa.
Objetivo(s): Desenvolver e/ou otimizar nos alunos
competências relativas à leitura e à produção de textos orais e escritos,
pertencentes a diferentes situações de interação e de comunicação; promover a
reflexão do aluno sobre seu próprio texto e sobre o texto do outro, de modo que
sejam percebidas as limitações e qualidades desses textos, tendo em vista o
contexto de produção dos diferentes gêneros discursivos trabalhados.
Departamentalização: Departamento de Letras
OFICINA DE LEITURA E DE PRODUÇÃO
TEXTUAL (HABILITAÇÃO DUPLA)
Ementa: Prática da leitura e da produção de
textos a partir de uma abordagem enunciativa.
Objetivo(s): Desenvolver e/ou otimizar nos alunos
competências relativas à leitura e produção de textos orais e escritos,
pertencentes a diferentes situações de interação e de comunicação; promover a
reflexão do aluno sobre seu próprio texto e o texto do outro, de modo que sejam
percebidas as limitações e qualidades desses textos, tendo em vista contexto de
produção dos diferentes gêneros discursivos trabalhados.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Elementos de transposição
didática relacionados ao ensino da leitura, da produção textual e da análise
lingüística, analisados em situações-problema no ensino aprendizagem de língua
portuguesa. .../
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Res. nº 181/2005-CEP |
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Objetivo(s): Possibilitar a reflexão sobre o
momento da transposição didática das práticas lingüísticas: leitura, produção
textual e análise lingüística; criar condições para a reflexão teórico-prática
sobre aspectos situacionais e interacionais envolvidos no ensino-aprendizagem
de língua portuguesa; desenvolver competências para a análise e produção de
materiais didáticos.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Elementos de transposição didática
relacionados ao ensino da leitura, da produção textual e da análise
lingüística, analisados em situações-problema no ensino aprendizagem de língua
portuguesa.
Objetivo(s): Possibilitar a reflexão sobre o
momento da transposição didática das práticas lingüísticas: leitura, produção
textual e análise lingüística; criar condições para a reflexão teórico-prática
sobre aspectos situacionais e interacionais envolvidos no ensino-aprendizagem
de língua portuguesa; desenvolver competências para a análise e produção de
materiais didáticos.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Aplicação pedagógica das noções de
morfossintaxe I e II no ensino do texto
e da língua padrão
Objetivo(s):
Oferecer fundamentos que sustentem os princípios de metodologia aplicada
ao ensino de língua padrão, sem que se recorra unicamente ao estudo descritivo
e ao estudo da gramática explícita; capacitar o aluno de Letras a articular
princípios teórico-práticos, possibilitando-lhe autonomia profissional e
intelectual no trato de questões pedagógicas do ensino de Língua materna;
aplicar os princípios metodológicos básicos em exercícios de língua padrão na
prática da sala de aula.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Funcionamento da linguagem,
considerando-a uma forma de atuação social, na formação dos profissionais de
Letras.
Objetivo(s): Estudar a natureza da linguagem,
analisando o seu funcionamento nas situações de interação social e cultural;
realizar práticas dos conteúdos ministrados às questões de ensino de língua;
levar o aluno a desenvolver trabalhos de pesquisa, redigindo-os dentro dos
padrões mínimos de exigências do discurso científico.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Teorias de Lingüística Aplicada que
subsidiam o processo de ensino e aprendizagem de língua materna, na formação
dos profissionais de Letras
Objetivo(s): Estudar analítica e criticamente
teorias sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua materna à luz da
Lingüística Aplicada; realizar práticas dos conteúdos ministrados às questões
de ensino de língua materna; levar o aluno a produzir trabalhos de pesquisa,
construindo textos alunos adequados ao discurso científico.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Descrição dos níveis de estruturação
interna da língua na formação dos profissionais de Letras.
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Res. nº 181/2005-CEP |
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Objetivo(s): Estudar a evolução da ciência
lingüística, observando a organização sistemática dos elementos dos diversos
níveis lingüísticos, interrelacionando-os entre si e de acordo com o seu
funcionamento; realizar práticas dos conteúdos ministrados às questões do
ensino de línguas; levar o aluno a produzir trabalhos de pesquisa, redigindo-os
segundo os padrões mínimos de exigência do discurso científico.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Funcionamento da linguagem a partir
dos estudos lingüísticos enunciativos
Objetivo(s): Estudar o funcionamento da linguagem
em uma perspectiva enunciativa; discutir a analisar práticas lingüísticas em
contextos sociais; levar o aluno a produzir trabalhos de pesquisa, construindo
textos alunos adequados ao discurso científico.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo de manifestações da Literatura
Brasileira no gênero narrativo.
Objetivo(s):
Estudar
aspectos da narrativa literária brasileira; produzir textos
analítico-interpretativos, organizados de maneira dissertativa, sobre
narrativas literárias brasileiras, nos padrões mínimos exigidos pelo discurso
científico; propiciar a reflexão histórico-estética de estudos sobre narrativas
brasileiras, articulando-os à formação do profissional de Letras.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo de manifestações da Literatura
Brasileira no gênero dramático.
Objetivo(s): Estudar aspectos da produção
dramática brasileira; produzir textos analítico-interpretativos organizados de
maneira dissertativa sobre a produção dramática brasileira, dentro dos padrões
mínimos de exigência do discurso científico; propiciar a leitura e a reflexão
histórico-estética sobre a produção dramática brasileira, articulando-a à
formação do profissional de Letras.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo das principais correntes
críticas da teoria literária.
Objetivo(s):
Ampliar a instrumentalização do aluno, a partir do estudo
sistematizado e aplicação dos textos e modelos críticos representativos da Teoria
Literária; levar o aluno a produzir textos de caráter analítico-interpretativo,
organizados dissertativamente, segundo as exigências do discurso científico, a
partir da aplicação de modelos teóricos das diversas correntes críticas, aos
textos literários de Língua Estrangeira que compõem a base para a estruturação
da Literatura Brasileira.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo de manifestações da Literatura
Brasileira no gênero poético.
Objetivo(s) Estudar aspectos da poesia brasileira;
produzir textos analítico-interpretativos, organizados de maneira dissertativa,
sobre obras poéticas brasileiras, nos padrões mínimos exigidos pelo discurso
científico; propiciar a reflexão histórico-estética de estudos sobre obras
poéticas brasileiras, articulando-os com formação do profissional de Letras.
Departamentalização: Departamento de Letras
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Ementa: Estudo de aspectos teóricos,
históricos e metodológicos da educação literária.
Objetivo(s): Estudar a história da educação
literária no Brasil; investigar os desdobramentos da história da educação
literária na prática docente de literatura; pesquisar aspectos da prática
docente de literatura.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo da literatura portuguesa das
origens ao maneirismo, articulado com a formação docente do aluno de Letras no
ensino fundamental e médio.
Objetivo(s): Estudar e reconhecer a literatura portuguesa
como forma de expressão da realidade nacional portuguesa, desde as origens ao
maneirismo; desenvolver a habilidade de ler, analisar e produzir textos
analítico-interpretativos sobre textos literários portugueses, de diferentes
gêneros, de acordo com os padrões mínimos do discurso científico; propiciar a
articulação dos estudos de literatura portuguesa com a formação do profissional
de Letras.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo da literatura portuguesa após o
maneirismo nas formas lírica e narrativa.
Objetivo(s):
Estudar e
reconhecer a literatura portuguesa como forma de expressão da realidade
nacional portuguesa, por meio de seus textos representativos, do maneirismo até
o século 19; desenvolver a habilidade de ler, analisar e produzir textos
analítico-interpretativos sobre textos literários portugueses, de diferentes
gêneros, de acordo com os padrões mínimos do discurso científico; propiciar a
articulação dos estudos de literatura portuguesa com a formação do profissional
de Letras.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo das características fundamentais da obra literária aplicado a
práticas de leitura de textos literários.
Objetivo(s):
Instrumentalizar o aluno para o trabalho com a análise
literária de textos em prosa e verso; formalizar o estudo de texto a partir da
aplicação do instrumental teórico básico aos textos literários da literatura
ocidental (Língua Estrangeira) que fundamentam a Literatura Brasileira. levar
o aluno a produzir textos de caráter analítico-interpretativo, organizados de
maneira dissertativa, sobre textos literários (poesia, prosa, literatura
dramática) e dentro dos padrões mínimos exigidos pelo discurso científico.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo de tópicos específicos da
Literatura Brasileira
Objetivo(s): Estudar aspectos da literatura
brasileira não contemplados nos programas das disciplinas de literatura
brasileira; propiciar ao aluno de Letras estudo sobre temas de pesquisas na
área de literatura brasileira; produzir projeto de pesquisa ou trabalhos de
caráter analítico-interpretativos redigidos de acordo com os padrões mínimos do discurso científicos
sobre temas da literatura brasileira estudados na disciplina.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo de tópicos de literatura
infantil e juvenil brasileira
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Objetivo(s):
Estudar e
reconhecer a Literatura Infantil e
Juvenil como forma de manifestação estética; produzir textos
analítico-interpretativos sobre textos literários representativos da literatura
brasileira voltados para a infância e juventude, de diversos gêneros, dentro
dos padrões mínimos de exigência do discurso científico; propiciar a reflexão
teórico-crítica dos estudos da Literatura infantil e juvenil brasileira e a
formação do professor de ensino fundamental.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo da Identidade Cultural
portuguesa através da narrativa e da poesia.
Objetivo(s):
Conhecer
marcas de uma identidade cultural distinta da brasileira, a portuguesa,
promovendo reflexões sobre alteridade e influências recíprocas entra ambas
culturas, através do estudo de textos de autores representativos; estabelecer
conexões entre o texto e o contexto histórico e social de sua produção; ampliar
o leque de informações do aluno, de modo a capacitá-lo a incluir referências
interdisciplinares e/ou comparatísticas em suas atividades profissionais
futuras.
Departamentalização: Departamento de Letras
Ementa: Estudo de textos representativos da
literatura universal.
Objetivo(s):
Propiciar o
contato do aluno de Letras com textos representativos da Literatura Universal;
propiciar a leitura e a reflexão histórico-estética sobre a produção literária
universal em variados gêneros; produzir textos analítico-interpretativos
organizados de maneira dissertativa sobre textos representativos da produção
literária universal, dentro dos padrões mínimos do discurso científico.
Departamentalização: Departamento de Letras
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Res. nº 181/2005-CEP |
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REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE LETRAS
Habilitação: Licenciatura Português e Literaturas
Correspondentes; Licenciatura
Português/Inglês e Português/Francês e Literaturas Correspondentes e
Licenciatura Inglês e Literaturas Correspondentes
Art. 1° O componente Estágio
Curricular Supervisionado, parte integrante do currículo pleno do Curso de
Letras – Licenciatura, será desenvolvido de acordo com as normas estabelecidas
neste Regulamento.
Art. 2° São finalidades do
componente Estágio Curricular Supervisionado:
I - viabilizar aos estagiários a reflexão teórica/prática
para que se consolide a formação do professor de educação básica;
II - oportunizar aos estagiários o desenvolvimento de habilidades,
atitudes e comportamentos necessários à ação docente;
III - proporcionar aos estagiários a troca de conhecimentos,
habilidades e experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício
da profissão;
IV - preparar o estagiário para o pleno exercício
profissional, levando em conta aspectos técnico-científicos, sociais e
culturais;
V - oportunizar aos estagiários a vivência real e objetiva
de diferentes atividades escolares e institucionais relacionadas à educação
básica, levando em consideração a diversidade de contextos em que se apresenta
a realidade sócio-cultural e física da escola e dos alunos;
VI - possibilitar aos estagiários a busca de alternativas
compatíveis com a realidade vivenciada em contextos escolares e institucionais
diferenciados.
Art. 3° A coordenação do
componente Estágio Curricular Supervisionado em Licenciatura será exercida por
um docente lotado no Departamento de Letras (DLE) da Universidade Estadual de
Maringá (UEM).
Art. 4° A orientação do componente
Estágio Curricular Supervisionado em Licenciatura será exercida por docentes do
DLE da UEM com qualificação/formação condizente e/ou experiência na área de
formação de professores.
Parágrafo
único. O professor
orientador do estágio contará de
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Art. 5° A realização do
estágio dar-se-á mediante termo de compromisso celebrado entre o estagiário e a
unidade concedente, com a interveniência obrigatória da UEM.
Parágrafo
único. Unidade concedente é
entendida nesse Regulamento não só como a escola, mas como qualquer outro
contexto em que seja possível a realização de atividades de
ensino-aprendizagem, referente à educação básica, tais como: bibliotecas,
penitenciárias, empresas.
Art. 6° O componente Estágio
Curricular Supervisionado terá a jornada com duração de
§ 1º Nas Habilitações: Português/Inglês e Literaturas
Correspondentes e Português/Francês o Estágio Curricular Supervisionado será
integralizado em quatro etapas: Estágio Curricular Supervisionado I, Estágio
Curricular Supervisionado II, Estágio Curricular Supervisionado III e Estágio
Curricular Supervisionado IV
§ 2º. A carga horária do
Estágio estará dividida da seguinte forma:
I - HABILITAÇÃO
ÚNICA em Português e Inglês
2º. Ano – 60 horas – Estágio Curricular Supervisionado I
3º. Ano – 136 horas – Estágio Curricular Supervisionado II
4º. Ano – 204 horas – Estágio Curricular Supervisionado III
total: 400 horas
II - HABILITAÇÃO DUPLA em Português/Inglês e
Português/Francês
2º. Ano – 68 horas – Estágio Curricular Supervisionado I
3º. Ano – 68 horas – Estágio Curricular Supervisionado II
4º. Ano – 136 horas – Estágio Curricular Supervisionado III
5º. Ano – 136 horas – Estágio Curricular Supervisionado IV
total: 408 horas
Art. 7° Para alunos que já
estão inseridos no contexto profissional será computada em apenas 40% da carga
horária total destinada a cada um dos níveis de ensino que atuam (ensino
fundamental /ensino médio).
Art.8º A
supervisão do estágio dar-se-á sob a forma direta
Parágrafo
único. Entende-se por
Supervisão Direta o acompanhamento contínuo das atividades de campo executadas
pelo estagiário no decorrer de todo o processo de estágio, pelo professor
supervisor e/ou orientador.
Art. 9º O DLE da UEM, deverá
dispor de sala de aula que servirá de apoio para este componente curricular e
funcionará nos três turnos diários.
Art.
§ 1° A
jornada total não deve ser inferior a um semestre letivo ou 100 dias, podendo
ser integralizada de forma fracionada, se:
I - o estágio
integralizar-se em uma única unidade concedente;
II - a prorrogação do termo de compromisso oficializar-se-á
mediante a celebração do termo aditivo. .../
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§ 2° A jornada máxima para
o estágio não pode ser superior a 6 horas diárias e 30 horas semanais, admitindo-se, porém, jornada
diária maior, desde que não superado o total de 40 horas, no caso de cursos nos
quais sejam utilizadas metodologias de ensino que incluam períodos alternados
em salas de aula e nos campos de estágio.
Art. 11. A carga horária do
componente Estágio Curricular Supervisionado, estabelecida no projeto
pedagógico, deverá ser integralizada até o final do último período letivo do
curso de Letras.
Art. 12. O estágio proporcionado aos alunos com necessidades
educacionais especiais deve ser realizado no contexto idêntico aos que atendam
aos demais estudantes, levando-se em conta os seguintes requisitos:
I - compatibilização das habilidades da pessoa com necessidades especiais
às exigências da função;
II - adaptação de equipamentos, ferramentas, máquinas e
locais de estágio às condições das pessoas portadoras de necessidades
especiais, fornecendo recursos que visem garantir a acessibilidade física e
tecnológica, e a prestação de assistência que se fizer necessária durante o
período de estágio.
Art. 13. O aluno será encaminhado à unidade/instituição concedente
do estágio, após acordo prévio desta com a UEM. Eventualmente, o aluno poderá
indicar unidades/instituições para o cumprimento de seu estágio, porém o nome
desta deverá ser submetido à avaliação e aprovação do coordenador de estágio.
Art. 14. A avaliação das diversas atividades do estágio
terá seus critérios estabelecidos em conjunto pelos estagiários, orientador,
supervisor e/ou equipe técnico-pedagógica do campo de estágio, levando-se em
conta a natureza de cada atividade de prática de formação e, ficando a mesma condicionada à observância dos
seguintes aspectos, além dos previstos pela instituição:
I - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas
e/ou solicitadas pelo professor orientador;
II - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas
e/ou solicitadas pelo coordenador de turma;
III - desempenho nas atividades realizadas na unidade concedente
de estágio;
IV - apresentação de relatório final, dentro das normas
técnico-científicas previamente estabelecidas.
Art. 15. Poderá fazer parte
da avaliação do componente Estágio Curricular Supervisionado as observações
feitas pelo supervisor e/ou outro observador, conforme descrito no Artigo 7º,
da unidade concedente de estágio, desde que essa unidade seja a escola, e pela
equipe técnico-pedagógica do campo de estágio.
Art. 16. Tendo em vista as especificidades
didático-pedagógicas do componente Estágio Curricular Supervisionado não será
permitido ao estagiário revisão de avaliação e realização de avaliação final e
não lhe será permitido cursá-lo em regime de dependência em caso de conflito de
horário.
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Art. 17. Caberá ao coordenador do componente Estágio
Curricular Supervisionado:
I - providenciar e manter atualizado o cadastro de unidades
concedentes que potencialmente apresentem condições de atender à programação
curricular e didático-pedagógica do curso de graduação em Letras da UEM;
II - receber, e distribuir/encaminhar os estagiários para os
respectivos orientadores;
III - auxiliar os orientadores quanto ao encaminhamento dos
estagiários para as unidades conveniadas concedentes e para demais
contextos-campo para o desenvolvimento de modalidades alternativas de prática
de formação;
IV - orientar e encaminhar os estagiários para a elaboração
da documentação referente ao estágio junto à Coordenadoria Geral de Estágio da
Pró-reitoria de Ensino (PEN);
V - encaminhar à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), os
editais de notas e faltas de acordo com as informações recebidas do orientador
de estágio;
VI - manter fluxo de informações relativas ao acompanhamento
e desenvolvimento dos estágios em processo, bem como assegurar a socialização
de informações junto às coordenações de curso e ao campo de estágios;
VII - acompanhar o trabalho de orientadores e estagiários na
elaboração do plano de desenvolvimento do estágio com a especificação das diversas
modalidades;
VIII - garantir um processo de avaliação continuada e
permanente da atividade de estágio, envolvendo estagiários, orientadores,
professores das escolas ou outros profissionais de setores onde as diferentes modalidades de práticas de formação
possam ser desenvolvidas;
IX - zelar pelo cumprimento da legislação aplicável ao
estágio.
Art. 18. Caberá ao orientador
do componente Estágio Curricular Supervisionado:
I - conhecer a unidade/instituição concedente;
II - elaborar o plano de atividades de estágio com o
estagiário e com o supervisor no que diz respeito às modalidades desenvolvidas
na unidade concedente;
III - elaborar um plano de acompanhamento do estagiário;
IV - orientar o estagiário em possíveis dificuldades que
possam ocorrer no desenvolvimento do trabalho;
V - manter informado o coordenador de estágio sobre o
desenvolvimento das atividades;
VI - apresentar à coordenação do estágio o relatório de
avaliação do estagiário nas datas previstas pelo Calendário Acadêmico geral da
UEM.
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Art. 19. Caberá supervisor da
unidade concedente do componente Estágio Curricular Supervisionado:
I - receber o estagiário e informá-lo sobre as normas do
ambiente de estágio;
II - acompanhar e supervisionar as atividades desenvolvidas
pelo estagiário;
III - avaliar o rendimento do estagiário durante a
realização do estágio;
IV - comunicar qualquer ocorrência de anormalidade no
estágio ao orientador para as providências cabíveis;
Art. 20. São direitos dos
estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela
legislação em vigor:
I - dispor de elementos necessários à execução de suas
atividades, dentro das possibilidades científicas, técnicas e financeiras da
UEM, tais como computadores, aparelhos de som e
outros equipamentos de natureza pedagógica devidamente encontrados em uma sala
própria para as atividades de estágio;
II - receber orientação necessária para realizar as
atividades de estágio;
III - obter esclarecimentos sobre os
acordos firmados para a realização do seu estágio;
IV - apresentar propostas ou sugestões que possam contribuir
para o aprimoramento das atividades de estágio.
Art. 21. São deveres dos estagiários, além de outros
previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:
I - participar de reuniões, mantendo efetivo contato com o
professor orientador de estágio, a quem, sempre que necessário, prestará contas
das suas atividades;
II - executar as tarefas designadas na unidade concedente e
/ou em outros contextos de formação em que
estagiar, respeitando sempre a (hierarquia) organização estabelecida, as normas
internas, as recomendações;
III - manter postura profissional;
IV - manter elevado padrão de comportamento e de relações
humanas, condizentes com as atividades a serem desenvolvidas no estágio;
V - comunicar e justificar ao orientador e/ou professor
supervisor de estágio, com antecedência, sua eventual ausência nas atividades
de estágio;
VI - elaborar e entregar ao professor orientador as
atividades decorrentes de cada uma das modalidades de estágio, na forma, prazo
e padrões estabelecidos;
VII - encaminhar ao coordenador e ao professor orientador
(ficha de controle) formulário de acompanhamento de estágio ou plano de ações
constando, no mínimo, o número de horas, período de estágio e descrição das
atividades desenvolvidas;
Art. 22. Os casos omissos
serão resolvidos pelo coordenador de estágio e pelo professor orientador.