R E P U B L I C A Ç Ã O

 

R E S O L U Ç Ã O  No  181/2005-CEP

 

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 16/2/2006.

 

 

Esmeralda Alves Moro,

Secretária.

 

Aprova novo projeto pedagógico do curso de graduação em Letras e dá outras providências.

 

 

Considerando o contido no processo n° 150/1991 – volume 3;

considerando o disposto nas Resoluções nos 167/91-CEP, 048/97-CEP, 058/97-CEP, 003/99-CEP, 038/99-CEP, 165/99-CEP, 176/2000-CEP, 195/2000-CEP, 102/2002-CEP, 079/2004-CEP, 118/2004-CEP, 024/2005-CEP e 027/2005-CEP;

considerando o disposto na Lei Federal nº 9.394/96;

considerando o disposto na Resolução no 002/2002-CNE/CP;

considerando o disposto nos Pareceres nos 492/2001-CNE/CES e 324/2004-CNE/CES;

considerando o Parecer nº 114/2005 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional,

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art. 1º  Fica aprovado o novo projeto pedagógico do curso de graduação em Letras – habilitações: Português e Literaturas Correspondentes, Português/Inglês e Literaturas Correspondentes, Português/Francês e Literaturas Correspondentes, e Inglês e Literaturas Correspondentes (Licenciatura e Bacharelado), conforme o Anexo I e o regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado, conforme o Anexo II, partes integrantes desta Resolução.

§ 1º  O novo projeto terá sua implantação no ano letivo de 2006 com as primeiras turmas dos primeiros anos das habilitações: Português e Literaturas Correspondentes(noturno); Português/Inglês e Literaturas Correspondentes(matutino e noturno) e Português/Francês e Literaturas Correspondentes(noturno).

§ 2º  As habilitações: Português e Literaturas Correspondentes (4 anos/matutino); Inglês e Literaturas Correspondentes(4 anos – Licenciatura-matutino, 5 anos – Licenciatura e Bacharelado–matutino); Português/Inglês e Literaturas Correspondentes e Português/Francês e Literaturas Correspondentes (5 anos/noturno) serão implantadas para os ingressantes do vestibular de 2007.

 

.../


 

 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 02

 

 

 

§ 3º  A partir do Concurso Vestibular de 2007 não serão ofertadas as habilitações: Português e Literaturas Correspondentes(noturno) e  Português/Inglês e Literaturas Correspondentes (matutino).

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogada as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

 

 

Maringá, 23 de outubro de 2005.

 

 

 

 

Gilberto Cezar Pavanelli

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 23/2/2006. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

.../


 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 03

 

ANEXO I

 

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS

 

COMPONENTES CURRICULARES: HABILITAÇÃO PORTUGUÊS E LITERATURAS CORRESPONDENTES

 

 

SER

 

DEPTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

1º SEM

2º SEM

MODULAR

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

DLE

Atividades Básicas de Microensino em Língua Portuguesa

 

4

4

 

 

 

34

DLE

Fundamentos da Gramática de Língua Portuguesa

30

38

4

 

 

68

 

DLE

Língua Latina

120

16

4

136

 

 

 

DLE

Lingüística I

100

36

4

136

 

 

 

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional

4

 

4

 

68

 

 

DLE

Oficina de Leitura e de Produção Textual ( * )

 

 

4

 

 

 

102

DLE

Práticas de Leitura do Texto Literário

96

40

4

136

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DLE

Cultura Clássica

60

8

4

 

68

 

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado I

 

60

60

 

 

60

 

DLE

Lingüística II

100

36

4

136

 

 

 

DLE

Literatura Brasileira: poesia

50

18

4

 

 

68

 

DLE

Literatura Portuguesa

110

26

4

136

 

 

 

DLE

Morfossintaxe I

30

38

4

 

68

 

 

DLE

Práticas de Pesquisa em Letras

60

76

4

136

 

 

 

DTP

Psicologia da Educação A

4

 

4

 

 

68

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado II

 

4

4

136

 

 

 

DLE

Estudo das Interpretações I

4

 

4

 

68

 

 

DLE

Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Materna

40

28

4

 

68

 

 

DLE

Literatura Brasileira: narrativa

106

30

4

136

 

 

 

DLE

Morfossintaxe II

100

36

4

136

 

 

 

DLE

Prática de Formação do Professor de Língua Portuguesa ( * )

 

 

4

136

 

 

 

DLE

Tópicos de Literatura Infantil e Juvenil Brasileira

50

18

4

 

 

68

 

DLE

Mídia, Sociedade e Educação

50

18

4

 

 

68

 

 

.../


 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 04

 

 

 

COMPONENTES CURRICULARES: HABILITAÇÃO PORTUGUÊS E LITERATURAS CORRESPONDENTES

 

 

 

SER

 

DEPTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

1º SEM

2º SEM

MODULAR

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

DLE

Cultura, Sociedade e Formação do Professor de Língua Portuguesa

40

28

4

 

68

 

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado III

 

6

6

204

 

 

 

DLE

Estudo das Interpretações II

4

 

4

 

 

68

 

DLE

Fundamentos Funcionalistas para o Ensino de Língua Portuguesa

30

38

4

 

68

 

 

DLE

Gêneros do Discurso e Ensino

4

 

4

 

68

 

 

DLE

Lingüística III

100

36

4

136

 

 

 

DLE

Literatura Brasileira: drama

50

18

4

 

68

 

 

DLE

História das Idéias Literárias

50

18

4

 

68

 

 

DLE

Literatura e Ensino

48

20

4

 

 

68

 

DLE

Tópicos de Literatura Brasileira

50

18

4

 

 

68

 

DLE

Tópicos de Literatura Portuguesa

18

50

4

 

 

68

 

DLE

Tópicos de Literatura Universal

50

18

4

 

 

68

 

(*) disciplina teórico-prática

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO

850

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO

2.006

3

OUTROS  -  Disciplinas de Conteúdo de Estágio

400

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

200

5

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO

3.456

 

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O   C U R R I C U L A R  -  UEM

MÍNIMO (ANOS)

MÁXIMO (ANOS)

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR - Habilitação Português e Literaturas Correspondentes

4

7

 

 

 

.../

 

 

 

 

 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 05

 


COMPONENTES CURRICULARES: HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/FRANCÊS E LITERATURAS CORRESPONDENTES

 

 

SER

 

DEPTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

1º SEM

2º SEM

MODULAR

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

DLE

Lingüística I

100

36

4

136

 

 

 

DLE

Práticas de Leitura do Texto Literário

96

40

4

136

 

 

 

DLE

Língua Latina

120

16

4

136

 

 

 

DLE

Oficina de Leitura e de Produção Textual (*)

 

4

4

136

 

 

 

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional

4

 

4

 

68

 

 

DLE

Oficina de Leitura e Compreensão em Língua Francesa ( * )

 

 

4

 

 

68

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DLE

Lingüística II

100

36

4

136

 

 

 

DLE

Língua Francesa: Habilidades Comunicativas Integradas ( * )

 

 

4

136

 

 

 

DLE

Literatura Portuguesa

50

18

4

 

68

 

 

DLE

Literatura Brasileira: poesia

50

18

4

 

 

68

 

DLE

Morfossintaxe I

30

38

4

 

68

 

 

DLE

Morfossintaxe II

30

38

4

 

68

 

 

DTP

Psicologia da Educação A

4

 

4

 

 

68

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado I

 

60

60

 

60

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DLE

Morfossintaxe III

2

2

4

 

68

 

 

DLE

Estudo das Interpretações I

4

 

4

 

68

 

 

DLE

Língua Francesa: Ensino/Aprendizagem da Expressão Oral I ( * )

 

 

2

68

 

 

 

DLE

Língua Francesa: Ensino/Aprendizagem da Expressão Escrita I ( * )

 

 

2

68

 

 

 

DLE

Literatura Brasileira: Narrativa

106

30

4

136

 

 

 

3a

DLE

Mídia, Sociedade e Educação

50

18

4

 

 

68

 

DLE

Prática Investigativa em Língua Francesa: Ensino e Literatura

58

10

4

 

68

 

 

DLE

Prática de Formação do Professor de Língua Francesa ( * )

 

 

2

68

 

 

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado II

 

2

2

68

 

 

 

 

.../


 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 06

 

 

 

SER

 

DEPTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

1º SEM

2º SEM

MODULAR

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

DLE

Estudo das Interpretações II

4

 

4

 

 

68

 

DLE

Língua Francesa: Ensino/Aprendizagem da Expressão Oral II ( * )

 

 

2

68

 

 

 

DLE

Língua Francesa: Ensino/Aprendizagem da Expressão Escrita II ( *)

 

 

2

68

 

 

 

DLE

Literatura Francesa: narrativa

58

10

2

68

 

 

 

DLE

Literatura Francesa: conto e poesia

58

10

4

 

 

68

 

DLE

Prática de Formação em Letras ( * )

 

 

4

136

 

 

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado III

 

4

4

136

 

 

 

DLE

Literatura e Ensino

48

20

4

 

68

 

 

DLE

Tópicos de Literatura Infantil e Juvenil Brasileira

50

18

4

 

 

68

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DLE

Literatura Francesa: drama

58

10

2

68

 

 

 

DLE

Fonética e  Fonologia da Língua Francesa

58

10

4

 

68

 

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado IV

 

4

4

136

 

 

 

(*) disciplina teórico-prática

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO

782

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO

1.870

3

OUTROS -  Disciplinas de Conteúdo de Estágio

400

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

200

5

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO

3.252

 

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O   C U R R I C U L A R  -  UEM

 

MÍNIMO

(ANOS)

MÁXIMO

(ANOS)

Habilitação Português/Francês e Literaturas Correspondentes

5

8

 

.../


 

 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 07

 

COMPONENTES CURRICULARES: HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS E LITERATURAS CORRESPONDENTES

 

 

 

SER

 

DEPTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

1º SEM

2º SEM

MODULAR

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

DLE

Lingüística I

100

36

4

136

 

 

 

DLE

Práticas de Leitura do Texto Literário

96

40

4

136

 

 

 

DLE

Língua Latina

120

16

4

136

 

 

 

DLE

Oficina de Leitura e Produção Textual (*)

 

4

4

136

 

 

 

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional

4

 

4

 

68

 

 

DLE

Língua Inglesa: Habilidades Comunicativas Integradas ( * )

 

 

4

 

 

68

 

DLE

Lingüística II

100

36

4

136

 

 

 

DLE

Oficina de Produção e Compreensão Oral em Língua Inglesa I ( *)

 

 

2

68

 

 

 

DLE

Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa I ( *)

 

 

2

68

 

 

 

DLE

Literatura Portuguesa

50

18

4

 

68

 

 

DLE

Literatura Brasileira: poesia

50

18

4

 

 

68

 

DLE

Morfossintaxe I

30

38

4

 

68

 

 

DLE

Morfossintaxe II

30

38

4

 

68

 

 

DTP

Psicologia da Educação A

4

 

4

 

 

68

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado I

 

60

60

 

60

 

 

DLE

Morfossintaxe III

2

2

4

 

68

 

 

DLE

Estudo das Interpretações I

4

 

4

 

68

 

 

DLE

Oficina de Produção e Compreensão Oral em Língua Inglesa II ( * )

 

 

2

68

 

 

 

DLE

Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa II ( * )

 

   

2

68

 

 

 

DLE

Literatura Brasileira: narrativa

106

30

4

136

 

 

 

 

.../

 

 

 

 

 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 08

 

 

SER

 

DEPTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

1º SEM

2º SEM

MODULAR

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

DLE

Mídia, Sociedade e Educação

50

18

4

 

 

68

 

3a

DLE

Prática de Formação do Professor de Língua Inglesa I (*)

 

 

4

 

 

68

 

DLE

Prática Investigativa em Língua Inglesa: ensino, literatura, tradução(*)

 

 

4

 

68

 

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado II

 

2

2

68

 

 

 

DLE

Estudo das Interpretações II

4

 

4

 

 

68

 

DLE

Oficina de Produção e Compreensão Oral em Língua Inglesa III ( * )

 

 

2

68

 

 

 

DLE

Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa III ( * )

 

 

2

68

 

 

 

DLE

Literatura em Língua Inglesa: narrativa

54

14

2

68

 

 

 

DLE

Literatura em Língua Inglesa: drama

54

14

4

 

 

68

 

DLE

Literatura e Ensino

48

20

4

 

 

68

 

DLE

Prática de Formação do Professor de Língua Inglesa II ( * )

 

 

4

136

 

 

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado III

 

4

4

136

 

 

 

DLE

Tópicos de Literatura Infantil e Juvenil Brasileira

50

18

4

 

 

68

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DLE

Literatura em Língua Inglesa: poesia

54

14

4

 

68

 

 

DLE

Fonética e Fonologia da Língua Inglesa ( * )

 

 

4

 

68

 

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado IV

 

4

4

136

 

 

 

(*) disciplina teórico-prática

 

 

.../

 

 

 

 

 

 

 

 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 09

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO

782

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO

1.870

3

OUTROS  -  Disciplinas de Conteúdo de Estágio

400

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

200

5

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO

3.252

 

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O   C U R R I C U L A R  -  UEM

 

MÍNIMO

(ANOS)

MÁXIMO

(ANOS)

Habilitação Português/Inglês e Literaturas Correspondentes

5

8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../


 

 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 10

 

COMPONENTES CURRICULARES: HABILITAÇÃO INGLÊS E LITERATURAS CORRESPONDENTES - LICENCIATURA E BACHARELADO -

 

 

 

 

SER

 

DEPTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

1º SEM

2º SEM

MODULAR

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

DLE

Lingüística I

100

36

4

136

 

 

 

DLE

Práticas de Leitura do Texto Literário

96

40

4

136

 

 

 

DLE

Língua Latina

54

82

4

136

 

 

 

DLE

Oficina de Leitura e Produção Textual (*)

 

4

4

 

68

 

 

DLE

Fundamentos da Gramática de Língua Portuguesa

30

38

4

 

 

68

 

DLE

Língua Inglesa: Habilidades Comunicativas Integradas ( * )

 

 

4

136

 

 

 

DLE

Oficina de Produção e Compreensão Oral em Língua Inglesa I ( * )

 

 

4

 

68

 

 

DLE

Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa I ( * )

 

 

4

 

 

68

 

DLE

Lingüística II

100

36

4

136

 

 

 

DLE

Oficina de Leitura e Produção Textual em LP

 

4

4

 

68

 

 

DTP

Psicologia da Educação A

4

 

4

 

 

68

 

DLE

História das Idéias Literárias

50

18

4

 

68

 

 

DLE

Introdução à Cultura de Populações de Língua Inglesa

54

14

4

 

68

 

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado I

 

60

60

 

60

 

 

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional

4

 

4

 

68

 

 

DLE

Fonética e Fonologia da Língua Inglesa ( * )

 

 

4

 

68

 

 

DLE

Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa II ( * )

 

 

2

68

 

 

 

DLE

Oficina de Produção e Compreensão Oral em Língua Inglesa II ( * )

 

 

2

68

 

 

 

 

.../

 

 

 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 11

 

 

SER

 

DEPTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

1º SEM

2º SEM

MODULAR

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

DLE

Tradução: Conceitos e Teorias

4

 

4

 

68

 

 

DLE

Prática Investigativa em Língua Inglesa: Ensino, Literatura, Tradução

 

4

4

 

68

 

 

DLE

Literatura em Língua Inglesa: romance

54

14

4

 

68

 

 

DLE

Literatura em Língua Inglesa: conto

54

14

4

 

68

 

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado II

 

4

4

136

 

 

 

DLE

Práticas Metodológicas no Ensino de Língua Inglesa ( * )

 

 

4

 

 

68

 

DLE

Tradução e Gêneros Discursivos

54

14

4

68

 

 

 

DLE

Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa III ( * )

 

 

4

 

 

68

 

DLE

Oficina de Produção e Compreensão Oral em Língua Inglesa III ( * )

 

 

2

68

 

 

 

DLE

Literatura em Língua Inglesa: poesia

54

14

4

 

68

 

 

DLE

Literatura em Língua Inglesa: drama

54

14

4

 

 

68

 

DLE

Prática de Formação do Professor de Língua Inglesa I ( * )

 

 

4

 

68

 

 

DLE

Estágio Curricular Supervisionado III

 

6

6

204

 

 

 

DLE

Optativa I (**)

2

2

4

 

68

 

 

DLE

Prática de Tradução I: o Texto Científico e o Texto Técnico ( * )

 

 

4

 

68

 

 

DLE

Prática de Tradução II: Tradução e o Texto Literário ( * )

 

 

4

 

68

 

 

DLE

Prática de Tradução III: Versão e Revisão ( * )

 

 

4

 

68

 

 

DLE

Tradução: Recursos e Estratégias

2

2

4

 

68

 

 

DLE

Estudo do Léxico, Terminologia e Dicionários

4

 

4

 

68

 

 

DLE

Optativa II(***)

54

14

4

 

 

68

 

DLE

Estágio em Tradução

 

8

8

272

 

 

 

 

(*) disciplina teórico-prática

(**) Disciplinas equivalentes: Novas Tecnologias no Ensino de LE ou Literatura Infanto-Juvenil em Língua Inglesa

(***) Disciplinas equivalentes: Tradução e Recursos Computacionais ou Estilística da Língua Portuguesa

 

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 12

 

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO

1.088

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO

1.632

3

OUTROS  -  Disciplinas de Conteúdo de Estágio

604

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

200

5

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO

3.524

 

 

I N T E G R A L I Z A Ç Ã O   C U R R I C U L A R  -  UEM

 

MÍNIMO

(ANOS)

MÁXIMO

(ANOS)

Habilitação Inglês e Literaturas Correspondentes (Licenciatura) – compreendendo de 1a a 4a séries

(Licenciatura e Bacharelado) – compreendendo de 1a a 5a séries

4

 

5

7

 

8

 

 

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 13

 

NOMENCLATURA, EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DICIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS

 

CULTURA CLÁSSICA

Ementa: Estudo dos documentos literários fundamentais relativos à cultura greco-latina.

Objetivo(s): Conhecer liminarmente obras da literatura grega e latina, mediante a leitura crítica de excertos que subsidiem a compreensão da produção literária ocidental; estimular o aluno à pratica da leitura e da análise do inteiro teor das obras que a crítica consagra como marcos da literatura mundial; estimular o aluno à produção de trabalhos de análise crítica, dentro dos padrões mínimos de exigência do discurso científico.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

CULTURA, SOCIEDADE E FORMAÇÃO DE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Estudo das influências dos fatores institucionais na socialização dos professores em formação inicial no âmbito escolar, bem como das representações destes sobre o papel da escola e do ensino da Língua Portuguesa em contextos socioculturais específicos.

Objetivo(s): Discutir e refletir sobre as influências dos fatores institucionais e socioculturais no desenvolvimento da formação do professor de Língua Portuguesa e na sua ação no ensino-aprendizagem.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LÍNGUA LATINA

Ementa: Estudo da estrutura essencial da língua latina e prática da sua morfo-sintaxe.

Objetivo(s): Estudar a língua latina de modo a contribuir com noções que fundamentem o conhecimento científico da língua portuguesa e das língua estrangeiras; propiciar ao aluno condições básicas para o prosseguimento de estudo da língua latina em níveis mais avançados.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA I E II

Ementa: Estudo crítico, discussão e reflexão sobre questões de linguagem, do processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira/inglesa, e da formação do professor de línguas; articulação da prática e da teoria no que concerne ao desenvolvimento de saberes, habilidades, competências e atitudes, tomando-se por base os diferentes contextos institucionais de atuação ligados à formação inicial e contínua.

Objetivo(s): Desenvolver atividades que contemplem e contribuam para com as diversas modalidades de formação do Estágio Curricular Supervisionado no que tange à integração dos diferentes públicos/agentes e contextos institucionais envolvidos na construção do profissional de LE/LI; facilitar a percepção do aluno-professor como agente na construção do significado em LE/LI; facilitar a construção dessa visão para que também a desenvolva junto a seus futuros alunos; facilitar-lhe o desenvolvimento de ferramentas teórico-práticas básicas para que ele  considere, com autonomia, as diversas questões de ensino-aprendizagem de LE/LI; facilitar-lhe o desenvolvimento de ferramentas metodológico-pedagógicas básicas para sua futura atuação em contextos de ensino diferenciados; facilitar-lhe o desenvolvimento de postura adequada para sua construção como um profissional de LE/LI  mais crítico, político, reflexivo e transformador.

Departamentalização: Departamento de Letras

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fl. 14

 

PRÁTICA INVESTIGATIVA EM LÍNGUA INGLESA: ENSINO, LITERATURA, TRADUÇÃO

Ementa: Introdução e ensaio da prática investigativa sobre questões que envolvem a linguagem, seu uso (estrutural, funcional, comunicativo, discursivo, estético/literário), o processo de ensino-aprendizagem de línguas, a formação do professor de línguas, estudos literários e tradutológicos, o ensino de línguas com textos literários.

Objetivo(s): Desenvolver a habilidade investigativa do aluno de Letras dentro dos princípios, técnicas e procedimentos metodológicos do processo de investigação científica; prepará-lo para a produção dos gêneros textuais alunos usuais em relatos de pesquisa: resumo, resenha, monografia, artigo; embasá-lo com conhecimentos, habilidades e procedimentos metodológicos necessários para o desenvolvimento de projetos, visando seu ingresso em cursos de pós-graduação; oferecer-lhe as oportunidades necessárias de leitura de relatos de pesquisa que envolvam a linguagem em vários aspectos, seu uso, o ensino-aprendizagem e a formação do profissional do ensino de línguas;

Departamentalização: Departamento de Letras

 

GÊNEROS DO DISCURSO E ENSINO

Ementa: processo de formulação e de circulação dos sentidos na sociedade com base na noção de gêneros do discurso e transposição didática ao ensino de língua materna.

Objetivo(s): Possibilitar a reflexão sobre a produção dos sentidos na sociedade com base na noção de gêneros do discurso; criar condições para a reflexão sobre de leitura e de produção de textos a partir da transposição didática dos conteúdos estudados.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL

Ementa: Políticas e gestão educacional com ênfase nos planos educacionais para os sistemas escolares no Brasil Colônia, Império e Republica para o curso de licenciatura em Letras.

Objetivo(s): Subsidiar a formação docente com conhecimentos teórico-práticos referentes às políticas publicas educacionais e sua relação com o contexto sócio-político e econômico, bem como, sua gestão e organização escolar.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I - HABILITAÇÃO DUPLA – PORTUGUÊS/INGLÊS – PORTUGUÊS/FRANCÊS

Ementa: A vivência de diferentes facetas do processo de ensino-aprendizagem das línguas portuguesa/inglesa/francesa em contextos reais diversificados. Introdução à construção de significados da experiência vivida com teorização subseqüente no que diz respeito ao desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua portuguesa/inglesa/francesa.

Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa/inglesa/francesa nos diferentes níveis de ensino, bem como a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver as atividades referentes às três modalidades de prática de formação especificadas no regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras

Departamentalização: Departamento de Letras

 

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 15

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II - HABILITAÇÃO DUPLA PORTUGUÊS/INGLÊS E PORTUGUÊS/FRANCÊS

Ementa: A vivência de diferentes facetas do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa/inglesa/francesa  em contextos reais diversificados. Aprofundamento do processo de construção de significados das experiências vividas com teorização subseqüente no que diz respeito ao desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua portuguesa/inglesa/francesa.

Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa nos diferentes níveis de ensino, bem como a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver as atividades referentes às três modalidades de prática de formação especificadas no regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Letras

Departamentalização: Departamento de Letras

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III - HABILITAÇÃO DUPLA PORTUGUÊS/INGLÊS E PORTUGUÊS/FRANCÊS

Ementa: A vivência de diferentes facetas do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em contextos reais diversificados. Consolidação do processo de construção de significados das experiências vividas com teorização subseqüente no que diz respeito ao desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua portuguesa/inglesa/francesa .

Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa/inglesa/francesa nos diferentes níveis de ensino, bem como a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver as atividades referentes às três modalidades de prática de formação especificadas no regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV HABILITAÇÃO DUPLA – PORTUGUÊS/INGLÊS – PORTUGUÊS/FRANCÊS

Ementa: A vivência de diferentes facetas do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em contextos reais diversificados. Introdução à construção de significados da experiência vivida com teorização subseqüente no que diz respeito ao desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua portuguesa /inglesa/francesa.

Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa/inglesa/francesa nos diferentes níveis de ensino, bem como a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver as atividades referentes às três modalidades de prática de formação especificadas no regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

ESTÁGIO EM TRADUÇÃO

Ementa: Desenvolvimento das habilidades e da prática tradutória visando consolidar, de forma integrada, os conhecimentos adquiridos durante o curso, bem como visando estimular a elaboração de novos conhecimentos aplicáveis à essa prática.

Objetivo(s): Proporcionar ao aluno oportunidade de desenvolver a prática tradutória aproximando-o da realidade profissional.

Departamentalização: Departamento de Letras

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fl. 16

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I - ÚNICA/PORTUGUÊS

Ementa: Contato inicial do aluno com a unidade de ensino, no âmbito administrativo, legal e organizacional.

Objetivo(s): Conhecer diretamente o contexto de ensino, nos seus aspectos organizacionais, administrativos, legais; observar diretamente a atuação do professor em diferentes níveis de ensino; compartilhar, por meio da reflexão, as vivências experenciadas.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II – ÚNICA / PORTUGUÊS

Ementa: Vivência de diversas experiências em sala de aula e fora dela. Aprofundamento do processo de construção de significados das experiências vividas com teorização subseqüente no que diz respeito ao desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua portuguesa e elaboração de projeto pedagógico a ser aplicado nas escolas ou em outras unidades concedentes.

Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa nos diferentes níveis de ensino, bem como a outras atividades afeitas ao referido processo, a fim de que possa, posteriormente, pensar e/ou atuar sobre elas; desenvolver atividades de participação, de socialização de experiências docentes, no intuito de permitir ao professorando o exercício constante da reflexão e da auto-reflexão; desenvolver um projeto pedagógico a ser aplicado na unidade concedente.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III – ÚNICA / PORTUGUÊS

Ementa: Vivência direta da experiência na unidade de ensino. Aprofundamento do processo de construção de significados das experiências vividas com teorização subseqüente no que diz respeito ao desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua portuguesa e elaboração de um trabalho final de cunho monográfico.

Objetivo(s): Atuar diretamente em contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa nos diferentes níveis de ensino, bem como a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver atividades de participação, de socialização de experiências docentes, no intuito de permitir ao professorando o exercício constante da reflexão e da auto-reflexão; desenvolver um trabalho de cunho monográfico.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I - HABILITAÇÃO ÚNICA INGLÊS

Ementa: A vivência de diferentes facetas do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em contextos reais diversificados. Introdução à construção de significados da experiência vivida com teorização subseqüente no que diz respeito ao desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua inglesa.

Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa nos diferentes níveis de ensino, bem como a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver as atividades referentes às três modalidades de prática de formação especificadas no regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Letras

Departamentalização: Departamento de Letras

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 17

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II – HABILITAÇÃO ÚNICA INGLÊS

Ementa: A vivência de diferentes facetas do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em contextos reais diversificados. Aprofundamento do processo de construção de significados das experiências vividas com teorização subseqüente no que diz respeito ao desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua inglesa.

Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa nos diferentes níveis de ensino, bem como a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver as atividades referentes às três modalidades de prática de formação especificadas no regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Letras.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III - HABILITAÇÃO ÚNICA INGLÊS

Ementa: A vivência de diferentes facetas do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em contextos reais diversificados. Consolidação do processo de construção de significados das experiências vividas com teorização subseqüente no que diz respeito ao desenvolvimento da competência profissional do aluno-professor de língua inglesa.

Objetivo(s): Conhecer e atuar diretamente em contextos diversificados no que tange às atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa nos diferentes níveis de ensino, bem como a outras atividades afeitas ao referido processo; desenvolver as atividades referentes às três modalidades de prática de formação especificadas no regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LÍNGUA FRANCESA: HABILIDADES COMUNICATIVAS INTEGRADAS

Ementa: Estudo da língua francesa e de seu ensino/aprendizagem, em seus aspectos gramaticais, comunicativo-discursivos e socioculturais.

 Objetivo(s): promover situações em que os alunos possam: desenvolver a prática de comunicação em língua francesa; desenvolver suas habilidades comunicativas; aprimorar sua capacidade pedagógica, formulando, aplicando e avaliando atividades que desenvolvam a reflexão, a criatividade, a criticidade e a interação comunicativa.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LÍNGUA FRANCESA: ENSINO/APRENDIZAGEM DA EXPRESSÃO ORAL I

Ementa: Estudo da língua francesa e de seu ensino/aprendizagem, com ênfase na expressão oral, em seus aspectos gramaticais, comunicativo-discursivos e socioculturais.

Objetivo(s):  promover situações, com maior ênfase na produção de textos orais, em que os alunos possam: aperfeiçoar a prática da comunicação em língua francesa; desenvolver suas habilidades comunicativas na modalidade oral; aprimorar sua capacidade pedagógica com ênfase nas atividades de produção textual oral, formulando, aplicando e avaliando atividades que desenvolvam a reflexão, a criatividade, a criticidade e a interação comunicativa.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LÍNGUA FRANCESA: ENSINO/ APRENDIZAGEM DA EXPRESSÃO ESCRITA I

Ementa: Estudo da língua francesa e de seu ensino/aprendizagem com ênfase na expressão escrita, em seus aspectos gramaticais, comunicativo-discursivos e socioculturais.

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 18

 

 Objetivo(s):  promover situações, com maior ênfase na produção de textos escritos, em que os alunos possam: aperfeiçoar a prática da comunicação em língua francesa ; desenvolver suas habilidades comunicativas na modalidade escrita; aprimorar sua capacidade pedagógica com ênfase nas atividades de produção textual escrita, formulando, aplicando e avaliando atividades que desenvolvam a reflexão, a criatividade, a criticidade e a interação comunicativa.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LÍNGUA FRANCESA: ENSINO/APRENDIZAGEM DA EXPRESSÃO ORAL II

Ementa: Estudo da língua francesa e de seu ensino/aprendizagem com ênfase em seus aspectos gramaticais, comunicativo-discursivos e socioculturais.

Objetivo(s):  Promover situações, com maior ênfase na produção de textos orais, em que os alunos possam: aperfeiçoar a prática da comunicação em língua francesa; desenvolver suas habilidades comunicativas na modalidade oral; aprimorar sua capacidade pedagógica com ênfase nas atividades de produção textual oral, formulando, aplicando e avaliando atividades que desenvolvam a reflexão, a criatividade, a criticidade e a interação comunicativa.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LINGUA FRANCESA: ENSINO/ APRENDIZAGEM DA EXPRESSÃO ESCRITA II

Ementa: Estudo do ensino da língua francesa e de seu ensino/aprendizagem com ênfase na expressão escrita, em seus aspectos gramaticais, comunicativo-discursivos e socioculturais.

Objetivo(s):  Promover situações, com maior ênfase na produção de textos escritos, em que os alunos possam: desenvolver suas habilidades comunicativas; aperfeiçoar a habilidade escrita; aprimorar sua capacidade pedagógica com ênfase nas atividades de produção textual escrita, formulando, aplicando e avaliando atividades que desenvolvam a  reflexão, a criatividade, a criticidade e a interação comunicativa.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

OFICINA DE LEITURA E COMPREENSÃO EM LÍNGUA FRANCESA

Ementa: Estudo da língua francesa a partir da leitura e da compreensão de textos que permitam uma introdução aos aspectos gramaticais e discursivos da língua.

Objetivo(s): Preparar o aluno para uma formação em língua francesa e para a leitura e a compreensão de diferentes tipos de texto

Departamentalização: Departamento de Letras

 

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA FRANCESA

Ementa:. Estudo do sistema fonológico da língua francesa.

Objetivo(s): Desenvolver no aluno a prática e o exercício de articulação, pronúncia, encadeamento e transcrição dos sons da língua francesa.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LITERATURA FRANCESA: NARRATIVA

Ementa: Estudo das narrativas mais representativas dos séculos XIX e XX. Abordagem analítico-crítico de textos literários representativos em língua francesa, conciliado à formação didático-pedagógica do profissional do ensino de língua estrangeira.

Objetivo(s):  Estudar criticamente os textos literários franceses dos séculos XIX e XX; analisar a organização do discurso literário, capacitando o aluno a manter com ele uma interação dinâmica; levar o aluno a compreender a obra literária e a produzir textos de caráter analítico, interpretativo em língua francesa, organizados de maneira dissertativa, dentro dos padrões de exigência do discurso científico.

Departamentalização: Departamento de Letras                                                               .../


 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 19

 

LITERATURA FRANCESA:  DRAMA

Ementa: Estudo do drama dos séculos  XVII e XX.

Objetivo(s):  Estudo dos dramas mais representativas dos séculos XVII e XX; abordagem analítico-crítico de textos literários representativos em língua francesa, conciliado à formação didático-pedagógica do profissional do ensino de língua estrangeira.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LITERATURA FRANCESA:  CONTO E POESIA

Ementa: Estudo da narrativa e da poesia francesa.

Objetivo(s):  Estudar criticamente os textos literários franceses dos séculos XVII e XIX e XX; analisar a organização do discurso literário, capacitando o aluno a manter com ele uma interação dinâmica; levar o aluno a compreender a obra literária e a produzir textos de caráter analítico, interpretativo em língua francesa, organizados de maneira dissertativa, dentro dos padrões de exigência do discurso científico.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LINGUA FRANCESA I e II

Ementa: Discussão e reflexão sobre as práticas metodológicas e sobre as teorias de aquisição-aprendizagem subjacentes.

Objetivo(s):  Conhecer as diferentes propostas metodológicas para o ensino da língua estrangeira ao longo de sua história, como também as teorias de aquisição-aprendizagem; detectar as características comuns e diferentes dos vários métodos e teorias de aquisição-aprendizagem de LE. apreciar e posicionar-se em relação as propostas favoráveis e contrárias ao ecletismo metodológico e das teorias de aquisição-aprendizagem de LE; articular os diferentes métodos e teorias de aquisição aprendizagem de LE com as perspectivas teóricas a eles subjacentes.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

PRÁTICA INVESTIGATIVA EM LÍNGUA FRANCESA: ENSINO E LITERATURA

Ementa: Introdução e desenvolvimento da prática investigativa sobre questões que envolvem a linguagem, seu uso (estrutural, funcional, comunicativo, discursivo e literário), o processo de ensino-aprendizagem de línguas e a formação do professor de línguas.

Objetivo(s): desenvolver a habilidade investigativa do aluno de Letras dentro dos princípios, técnicas e procedimentos metodológicos do processo de investigação científica; prepará-lo para a produção dos gêneros textuais alunos usuais em relatos de pesquisa: resumo, resenha, monografia, artigo; embasá-lo com conhecimentos, habilidades e procedimentos metodológicos necessários para o desenvolvimento de projetos, visando seu ingresso em cursos de pós-graduação; oferecer-lhe as oportunidades necessárias de leitura de relatos de pesquisa que envolvam a linguagem em vários aspectos, seu uso, o ensino-aprendizagem e a formação do profissional do ensino de línguas.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

PRÁTICA DE TRADUÇÃO III – VERSÃO E REVISÃO

Ementa: Desenvolvimento das competências tradutórias como um todo, mais especificamente da versão (Português-Inglês) e da revisão de texto.

Objetivo(s):  Desenvolver as competências lingüísticas e comunicativas da tradução de e para a língua estrangeira; desenvolver as habilidades relacionadas ao processo de versão de textos; discutir a importância do desenvolvimento das competências e habilidades lingüísticas e comunicativas para a formação do tradutor.

Departamentalização: Departamento de Letras                                                               .../

 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 20

 

PRÁTICA DE TRADUÇÃO II – TRADUÇÃO E O TEXTO LITERÁRIO

Ementa: Estudo e desenvolvimento das competências tradutórias aplicadas ao texto literário.

Objetivo(s): desenvolver as competências lingüísticas e comunicativas da tradução no texto literário; desenvolver as habilidades relacionadas a estratégias, recursos e técnicas utilizadas na tradução do texto literário; discutir conceitos e pressupostos teóricos adquiridos anteriormente na abordagem de diferentes textos literários.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

PRÁTICA DE TRADUÇÃO I – O TEXTO CIENTÍFICO E O TEXTO TÉCNICO

Ementa: Desenvolvimento das habilidades e da prática tradutória relacionadas ao texto científico e ao texto técnico.

Objetivo(s): Aplicar e desenvolver as estratégias de macro e micro análise na tradução de textos técnicos e científicos;  aplicar e desenvolver os recursos de subsídios internos e externos durante o processo de tradução de textos técnicos e científicos; discutir a analisar os conceitos teóricos estudados anteriormente, aplicados à prática tradutória;

Departamentalização: Departamento de Letras

 

PRÁTICA DE PESQUISA EM LETRAS

Ementa: Introdução e desenvolvimento da prática investigativa sobre questões que envolvem a linguagem, seu uso (estrutural, funcional, comunicativo, discursivo e literário), o processo de ensino-aprendizagem de línguas e a formação do professor de línguas.

Objetivo(s): Desenvolver a habilidade investigativa do aluno de Letras dentro dos princípios, técnicas e procedimentos metodológicos do processo de investigação científica; prepará-lo para a produção dos gêneros textuais alunos usuais em relatos de pesquisa: resumo, resenha, monografia, artigo; embasá-lo com conhecimentos, habilidades e procedimentos metodológicos necessários para o desenvolvimento de projetos, visando seu ingresso em cursos de pós-graduação; oferecer-lhe as oportunidades necessárias de leitura de relatos de pesquisa que envolvam a linguagem em vários aspectos, seu uso, o ensino-aprendizagem e a formação do profissional do ensino de línguas.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Ementa: Estudo crítico, discussão e reflexão sobre questões de linguagem, do processo do ensino-aprendizagem de língua estrangeira/inglesa, e da formação do professor de línguas; articulação da prática e da teoria no que concerne ao desenvolvimento de saberes, habilidades, competências e atitudes, tomando-se por base os diferentes contextos institucionais de atuação ligados à formação inicial e contínua.

Objetivo(s): Desenvolver atividades que contemplam e contribuem para com as diversas modalidades de formação do Estágio Curricular Supervisionado no que tange à integração dos diferentes públicos/agentes e contextos institucionais envolvidos na construção profissional de LE/LI; facilitar a percepção do aluno-professor como agente na construção do significado em LE/LI; facilitar a construção dessa visão para que também a desenvolva junto a seus futuros alunos; facilitar-lhe o desenvolvimento de ferramentas teórico-práticas básicas para que ele considere, com autonomia, as diversas questões de ensino-aprendizagem de LE/LI; facilitar-lhe o desenvolvimento de ferramentas metodológico-pedagógicas básicas para sua futura atuação em contextos de ensino diferenciados; facilitar-lhe o desenvolvimento de postura adequada para sua construção como um profissional de LE/LI mais crítico, político, reflexivo e transformador.

Departamentalização: Departamento de Letras

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 21

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A

Ementa: Variáveis que interferem no processo de desenvolvimento de aprendizagem.

Objetivo(s): Oferecer subsídios teóricos para que o aluno possa compreender e atuar no processo educativo; propiciar condições para que o aluno possa esclarecer a natureza dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, seus condicionantes e inter-relações.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

OFICINA DE PRODUÇÃO E COMPREENSÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA III

Ementa: Aperfeiçoamento das habilidades de produção e de compreensão oral, em nível intermediário, focalizando aspectos de natureza sociolingüística, estratégica, discursiva e gramatical em língua inglesa.

Objetivo(s): Ampliar o conhecimento do aluno sobre seu próprio desempenho e aprendizado no que diz respeito à ativação das habilidades da fala e audição; incentivar o aluno lingüisticamente e intelectualmente através de atividades e tarefas que visem à utilização, em linguagem oral, do vocabulário e de estruturas adequadas às situações comunicativas; desenvolver atividades que construam, no aluno, postura crítica ante ao meio em que vive, assim como em relação ao seu processo de aprendizagem; contextualizar o aluno nos ambientes reais de ensino, para poderem entender a essência dos saberes e fazeres pedagógicos.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

OFICINA DE PRODUÇÃO E COMPREENSÃO ORAL EM LINGUA INGLESA II

Ementa: Desenvolvimento da habilidade de compreensão e produção da linguagem oral, introduzindo os processos argumentativos a partir de uma concepção de linguagem como forma de interação articulada com a formação do profissional de línguas.

Objetivo(s): Criar oportunidades para que o aluno-professor desenvolva sua habilidade de compreensão e produção de linguagem oral em nível intermediário de proficiência; desenvolver a expressão de um posicionamento crítico em relação aos assuntos abordados articulado com a formação do profissional.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

OFICINA DE PRODUÇÃO E COMPREENSÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA I

Ementa: Desenvolvimento das habilidades de compreensão e de produção escrita, considerando uma concepção de linguagem como forma de interação, em nível inicial.

Objetivo(s):  Desenvolver habilidades e estratégias de produção e compreensão textual; desenvolvimento de atividades práticas de ensino.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

TRADUÇÀO – CONCEITO E TEORIAS

Ementa: Estudo das teorias, correntes, conceitos e tendências relacionados à tradução, bem como suas diferentes abordagens.

Objetivo(s): Situar os alunos no panorama das concepções teóricas da tradução; oferecer fundamentos que sustentem a teoria; discutir conceitos e princípios dentro das novas tendências mundiais.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

TRADUÇÃO E GÊNEROS DISCURSIVOS

Ementa: Estudo dos diferentes gêneros textuais e sua relação com os estudos da tradução.

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 22

 

Objetivo(s): Conhecer, identificar os diferentes gêneros do discurso; estudar e discutir conceitos de gênero; estudar a relação do texto com o contexto; aplicar os conceitos de gênero textual ao processo de tradução; discutir a importância desse conhecimento para o tradutor

Departamentalização: Departamento de Letras

 

TRADUÇÃO – RECURSOS E ESTRATÉGIAS

Ementa: Estudo dos diferentes recursos e de estratégias utilizadas e desenvolvidas  pelo tradutor no processo tradutório.

Objetivo(s): Conhecer e discutir as possíveis estratégias (macro e micro análise) no processo tradutório; conhecer e discutir os recursos (subsídios internos e externos) utilizados pelo tradutor;  aprender a identificar tais recursos e estratégias em diferentes gêneros textuais; tradução com o auxílio do computador.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

TRADUÇÃO E RECURSOS COMPUTACIONAIS

Ementa: Estudar as diferentes estratégias e recursos utilizados no processo tradutório, focalizando os recursos computacionais, como instrumentos importantes de auxílio na realização das tarefas tradutórias.

Objetivo(s): Analisar as diferentes estratégias e recursos utilizados no processo tradutório tradicional; Pesquisar os diferentes instrumentos e recursos disponíveis na Internet e na área computacional, utilizados como ferramenta de auxílio ao tradutor contemporâneo; Avaliar a contribuição desses recursos computacionais para o processo de tradução.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA  EM LÍNGUA INGLESA III

Ementa: Leitura estratégica e produção textual diversificada, em nível intermediário, com ênfase em seus aspectos gramaticais, lexicais e discursivos característicos.

Objetivo(s): Desenvolver a capacidade do aluno de reconhecimento, entendimento e produção de diversos tipos de textos escritos em inglês para atuar socialmente; capacitar o aluno para se posicionar criticamente diante do texto, bem como para desenvolver seu conhecimento de mundo, sistêmico, textual e estratégico na língua inglesa; criar condições para que o aluno adquira consciência de seus estilos e estratégias de aprendizagem, desenvolvendo habilidades de estudo em direção a aprendizagem autônoma; contextualizar o aluno nos ambientes reais de ensino, para poderem entender a essência dos saberes e fazeres pedagógicos.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA EM LINGUA INGLESA II

Ementa: Desenvolvimento da habilidade de compreensão e produção textual de linguagem escrita, introduzindo processos argumentativos a partir de uma concepção de linguagem como forma de interação articulada com a formação do profissional de línguas.

Objetivo(s): Criar oportunidades para que o aluno-professor desenvolva sua habilidade de compreensão e produção de linguagem escrita em nível pré-intermediário de proficiência; desenvolver a expressão de um posicionamento crítico em relação aos assuntos abordados estando articulado com a formação profissional

Departamentalização: Departamento de Letras

 

OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA I

Ementa: Desenvolvimento das habilidades de recepção e de produção oral, considerando uma concepção de linguagem como forma de interação, em nível inicial.                                                   .../

 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 23

 

Objetivo(s):  Desenvolver as habilidades de compreensão e produção oral, criando oportunidades para um engajamento em comunicação interativa, além de atividades práticas de ensino; desenvolvimento de atividades práticas de ensino.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Ementa: Desenvolvimento  e estudo de novas tecnologias no ensino de Língua Estrangeira como recurso de aprendizagem a partir de uma concepção de linguagem como forma de interação, articulada com a formação do profissional.

Objetivo(s): Criar oportunidades para que o aluno-professor desenvolva sua habilidade de compreensão e produção de linguagem escrita e oral dentro dos diversos gêneros textuais necessários para a utilização de novos recursos tecnológicos; estimular o desenvolvimento e a expressão de um posicionamento crítico em relação aos assuntos abordados; estimular o desenvolvimento de uso de novas tecnologias  ligados ao ensino de Língua Inglesa  articulados com a formação crítica do profissional.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LITERATURA INFANTO-JUVENIL EM LÍNGUA INGLESA

Ementa: Estudo da literatura infanto-juvenil em língua inglesa articulado com a prática profissional do ensino de língua inglesa.

Objetivo(s): Estudar textos teóricos e críticos referentes ao ensino da literatura infanto-juvenil em língua inglesa; estudar a aplicação do gênero textual literatura infanto-juvenil em diferentes contextos escolares; produzir textos analíticos e interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre textos literários em língua inglesa dentro dos padrões do discurso científico.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA: NARRATIVA

Ementa: Estudo da narrativa (conto e romance) em língua inglesa articulado com a formação do profissional de ensino de língua inglesa

Objetivo(s): Estudar e analisar criticamente a estrutura da narrativa através de contos e  romances; valorizar e estimular a sensibilidade estética na análise dos textos através das abordagens críticas contemporâneas; produzir textos analíticos e interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre textos literários em língua inglesa dentro dos padrões do discurso científico; instrumentalizar o aluno crítica e metodologicamente para o ensino da literatura em língua inglesa; estudar as possíveis relações entre literatura e outras artes.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA: ROMANCE

Ementa: Estudo do romance em língua inglesa articulado com a formação do profissional de ensino de língua inglesa.

Objetivo(s):  Estudar e analisar criticamente a estrutura da narrativa através de romances; valorizar e estimular a sensibilidade estética na análise dos textos através das abordagens críticas contemporâneas; produzir textos analíticos e interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre textos literários em língua inglesa dentro dos padrões do discurso científico; instrumentalizar o aluno crítica e metodologicamente para o ensino da literatura em língua inglesa; estudar as possíveis relações entre literatura e outras artes.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 24

 

LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA: POESIA

Ementa: Estudo da poesia em língua inglesa articulado com a formação do profissional de ensino de língua inglesa

Objetivo(s):  Estudar e analisar criticamente a teoria da poesia e a estrutura do poema; valorizar e estimular a sensibilidade estética na análise dos textos através das abordagens críticas contemporâneas; produzir textos analíticos e interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre poemas em língua inglesa dentro dos padrões do discurso científico; instrumentalizar o aluno crítica e metodologicamente para o ensino da poesia em língua inglesa; estudar as possíveis relações entre literatura e outras artes.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA: CONTO

Ementa: Estudo do conto em língua inglesa articulado com a formação do profissional de ensino de língua inglesa

Objetivo(s):  Estudar e analisar criticamente a estrutura da narrativa através de contos; valorizar e estimular a sensibilidade estética na análise dos textos através das abordagens críticas contemporâneas; produzir textos analíticos e interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre textos literários em língua inglesa dentro dos padrões do discurso científico; instrumentar o aluno crítica e metodologicamente para o ensino da literatura em língua inglesa.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA: DRAMA

Ementa: Estudo da dramaturgia em língua inglesa articulado com a formação do profissional de ensino de língua inglesa.

Objetivo(s): Instrumentalizar teoricamente o aluno e capacitá-lo para distinguir, no gênero dramático, as características específicas da tragédia e da comédia, desenvolvendo um espírito crítico de observação da qualidade mimética própria do drama Shakespeareano e da contemporaneidade; produzir textos analíticos e interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre textos literários em língua inglesa dentro dos padrões do discurso científico; instrumentalizar o aluno crítica e metodologicamente para o ensino da dramaturgia em língua inglesa.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

INTRODUÇÃO À CULTURA DE POPULAÇÕES DE LÍNGUA INGLESA

Ementa: Estudo da cultura, história e literaturas de populações de língua inglesa, enfocando a identidade e a diversidade culturais através de textos teóricos e críticos articulados com a formação do professor de ensino de língua inglesa.

Objetivo(s): Estudar a cultura de países falantes de língua inglesa, evidenciando a identidade e a diversidade culturais; estudar textos teóricos e críticos referentes à História e à historia das literaturas de populações de língua inglesa; estudar textos relacionados à cultura e às literaturas de língua inglesa em diferentes contextos do ensino fundamental e médio; introduzir a produção de textos analíticos e interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre textos versando sobre a história, a cultura e as literaturas em língua inglesa dentro dos padrões do discurso científico.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LÍNGUA INGLESA: HABILIDADES COMUNICATIVAS INTEGRADAS

Ementa: Introdução à compreensão e à produção oral e escrita, na língua inglesa, em nível básico, considerando uma concepção de linguagem como forma de interação.

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 25

 

Objetivo(s): Suprir deficiências linguístico-comunicativas quanto a aquisição da língua inglesa, de modo a atingir um nível desejável para o acompanhamento de tarefas mais específicas; instrumentalizar o aluno crítica e metodologicamente para o ensino de língua inglesa; criar condições para o aluno explicitar sua competência implícita de ensinar e aprender língua inglesa; iniciar conscientização da profissão de professor de língua inglesa.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA

Ementa: Estudo do sistema fonológico da língua inglesa.

Objetivo(s): Praticar a pronúncia através de exercícios de compreensão e produção oral; identificar os fonemas da língua inglesa isoladamente e na cadeia da fala; diferenciar os sons da língua inglesa: consoantes, vogais e ditongos; reconhecer e utilizar os símbolos fonéticos adequadamente tanto na escrita quanto na fala; transcrever fonemicamente as palavras; identificar os fonemas em exercícios de compreensão da linguagem oral; desenvolver atividades práticas de ensino

Departamentalização: Departamento de Letras

 

ESTUDO DO LÉXICO, TERMINOLOGIA E DICIONÁRIOS

Ementa: Léxico da língua inglesa e suas unidades. Ensino-aprendizagem de vocabulário. Estudo dos dicionários: estrutura, utilização como referência e instrumento de aprendizagem. Organização e registro de vocábulos.  Desenvolvimento de atividades práticas de ensino.

Objetivo(s):  Estudar o léxico da língua inglesa: estrutura e funções; apresentar metodologias com o trabalho do dicionário em sala de aula; apresentar estratégias que podem ser utilizadas na aquisição, organização e registro de vocábulos.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

MORFOSSINTAXE III - DUPLA

Ementa: Aplicação  das noções funções sintáticas, da estrutura oracional do período simples e das relações textuais. Análise crítica dos diferentes pontos de vista dos gramáticos de Língua Portuguesa a partir da NGB e as implicações na formalização de métodos de análise.

Objetivo(s): Estudar os padrões sintáticos em Língua Portuguesa, sob diferentes pontos de vista; levar o aluno a enfrentar questões decorrentes da interface texto-gramática e suas implicações para o ensino de língua no ensino fundamental e médio.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

ESTUDO DAS INTERPRETAÇÕES I

Ementa: Estudo teórico-reflexivo de diferentes teorias semânticas fundamentadas na questão da interpretação

Objetivo(s): Habilitar o aluno para a compreensão e análise dos processos de produção de sentidos tendo em vista o estudo das teorias interpretativas de vertente formalista, lexical e enunciativa; levar o aluno a produzir trabalhos de análise de processos semânticos, com base nos padrões mínimos de exigência do discurso científico; orientar o aluno na aplicação pedagógica dos conceitos que permeiam as diversas teorias da interpretação estudadas.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

ESTUDO DAS INTERPRETAÇÕES  II

Ementa: Estudo teórico-reflexivo de diferentes teorias semânticas fundamentadas na questão da interpretação.                                                                                                                                  .../


 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 26

 

Objetivo(s): Habilitar o aluno para a compreensão e análise dos processos de produção de sentidos tendo em vista o estudo de teorias interpretativas de vertente pragmática, semiótica e discursiva; levar o aluno a produzir trabalhos de análise de processos semânticos, com base nos padrões mínimos de exigência do discurso científico; orientar o aluno na aplicação pedagógica dos conceitos que permeiam as diversas teorias da interpretação estudadas.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

FUNDAMENTOS DA GRAMÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Estrutura, relação e princípios da classificação das palavras em Língua Portuguesa, a partir das propostas da NGB e de diferentes usos efetivos.

Objetivo(s):  Estudar as relações formais das palavras em diferentes tipos de texto em Língua Portuguesa; levar o aluno a enfrentar questões decorrentes da caracterização e classificação de classes e categorias gramaticais em sua relação com as diferentes tipologias textuais.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

METODOLOGIA DE PESQUISA EM LETRAS

Ementa: Apresentação e estudos de pesquisas na área de Letras, abrangendo o uso de normas técnicas vigentes; estudo da composição de trabalhos científicos e aplicação prática de tópicos envoltos com a metodologia da pesquisa científica em língua portuguesa.

Objetivo(s): Introduzir o aluno nas práticas de pesquisa em Letras;

Departamentalização: Departamento de Letras

 

MÍDIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo, análise teórico-reflexiva e atividades práticas de transposição didática referentes aos processos de produção, circulação e recepção de textos verbais, visuais e verbo-visuais das mídias impressa e televisiva, em seus aspectos lingüístico-discursivos e socioculturais.

Objetivo(s): Compreender os mecanismos e estratégias lingüístico-discursivos empregados pelas mídias impressa e televisiva; reconhecer relações compreendidas entre os domínios “público” e  “privado”; identificar o endereçamento de produtos das mídias impressa e televisiva; determinar o papel de intervenção das mídias impressa e televisiva na constituição do sujeito-leitor; destacar as marcas de visibilidade e invisibilidade em textos visuais, verbais e verbo-visuais; conhecer e refletir sobre os princípios éticos dos meios de comunicação; desenvolver atividades práticas de transposição didática dos conteúdos.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

MORFOSSINTAXE I

Ementa: Estrutura e princípios de formação de novas palavras em língua portuguesa a partir das propostas da NGB e reflexão sobre as diferentes análises e suas implicações na caracterização do processos de sua  constituição morfológica

Objetivo(s): Estudar a estrutura interna da palavra e suas relações formais em diferentes tipos de texto em língua portuguesa, analisando-os à luz de diferentes princípios de análise mórfica; levar o aluno a enfrentar questões decorrentes da formação de palavras  e suas implicações para o ensino de língua nos níveis  fundamental e médio.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

 

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 27

 

MORFOSSINTAXE  II - DUPLA

Ementa: Aplicação  das noções  funções sintáticas, da estrutura oracional mínima, a partir da composição de sintagmas e das relações textuais. Análise crítica dos diferentes pontos de vista dos gramáticos de língua portuguesa  a partir da NGB e as implicações na formalização de métodos de análise.

Objetivo(s):  Estudar as relações formais das palavras em diferentes tipos de texto em Língua Portuguesa; levar o aluno a enfrentar questões decorrentes da caracterização e classificação de classes e categorias gramaticais em sua relação com as diferentes tipologias textuais

Departamentalização: Departamento de Letras

 

MORFOSSINTXE II - ÚNICA

Ementa: Funções sintáticas e estrutura oracional mínima, a partir da composição de sintagmas e das relações textuais.

Objetivo(s): Estudar os padrões sintáticos em Língua Portuguesa, sob diferentes pontos de vista; levar o aluno a enfrentar questões decorrentes da interface texto-gramática e suas implicações para o ensino de língua no ensino fundamental e médio. Analisar criticamente os diferentes pontos de vista dos gramáticos de Língua Portuguesa, a partir da NGB e as implicações na formalização de análise.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

ATIVIDADES BÁSICAS DE MICROENSINO EM LÍNGUA PROTUGUESA

Ementa: Elaboração de projetos e/ou aulas iniciais para a prática de leitura e escrita  no ensino fundamental e/ou médio.

Objetivo(s): Criar condições para que o aluno inicie sua vivência profissional; promover reflexões iniciais em torno do processo de transposição didática para o ensino da leitura e da escrita no ensino fundamental e no ensino médio.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

OFICINA DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL - ÚNICA

Ementa: Prática da leitura e da produção de textos a partir de uma abordagem enunciativa.

Objetivo(s): Desenvolver e/ou otimizar nos alunos competências relativas à leitura e à produção de textos orais e escritos, pertencentes a diferentes situações de interação e de comunicação; promover a reflexão do aluno sobre seu próprio texto e sobre o texto do outro, de modo que sejam percebidas as limitações e qualidades desses textos, tendo em vista o contexto de produção dos diferentes gêneros discursivos trabalhados.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

OFICINA DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL (HABILITAÇÃO DUPLA)

Ementa: Prática da leitura e da produção de textos a partir de uma abordagem enunciativa.

Objetivo(s): Desenvolver e/ou otimizar nos alunos competências relativas à leitura e produção de textos orais e escritos, pertencentes a diferentes situações de interação e de comunicação; promover a reflexão do aluno sobre seu próprio texto e o texto do outro, de modo que sejam percebidas as limitações e qualidades desses textos, tendo em vista contexto de produção dos diferentes gêneros discursivos trabalhados.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Elementos de transposição didática relacionados ao ensino da leitura, da produção textual e da análise lingüística, analisados em situações-problema no ensino aprendizagem de língua portuguesa.                                                                                                                       .../


 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 28

 

Objetivo(s): Possibilitar a reflexão sobre o momento da transposição didática das práticas lingüísticas: leitura, produção textual e análise lingüística; criar condições para a reflexão teórico-prática sobre aspectos situacionais e interacionais envolvidos no ensino-aprendizagem de língua portuguesa; desenvolver competências para a análise e produção de materiais didáticos.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

PRÁTICAS DE PESQUISA EM LETRAS

Ementa: Elementos de transposição didática relacionados ao ensino da leitura, da produção textual e da análise lingüística, analisados em situações-problema no ensino aprendizagem de língua portuguesa.

Objetivo(s): Possibilitar a reflexão sobre o momento da transposição didática das práticas lingüísticas: leitura, produção textual e análise lingüística; criar condições para a reflexão teórico-prática sobre aspectos situacionais e interacionais envolvidos no ensino-aprendizagem de língua portuguesa; desenvolver competências para a análise e produção de materiais didáticos.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

FUNDAMENTOS FUNCIONALISTAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Aplicação pedagógica das noções de morfossintaxe  I e II no ensino do texto e da língua padrão

Objetivo(s):  Oferecer fundamentos que sustentem os princípios de metodologia aplicada ao ensino de língua padrão, sem que se recorra unicamente ao estudo descritivo e ao estudo da gramática explícita; capacitar o aluno de Letras a articular princípios teórico-práticos, possibilitando-lhe autonomia profissional e intelectual no trato de questões pedagógicas do ensino de Língua materna; aplicar os princípios metodológicos básicos em exercícios de língua padrão na prática da sala de aula.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LINGÜÍSTICA I

Ementa: Funcionamento da linguagem, considerando-a uma forma de atuação social, na formação dos profissionais de Letras.

Objetivo(s): Estudar a natureza da linguagem, analisando o seu funcionamento nas situações de interação social e cultural; realizar práticas dos conteúdos ministrados às questões de ensino de língua; levar o aluno a desenvolver trabalhos de pesquisa, redigindo-os dentro dos padrões mínimos de exigências do discurso científico.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Ementa: Teorias de Lingüística Aplicada que subsidiam o processo de ensino e aprendizagem de língua materna, na formação dos profissionais de Letras

Objetivo(s): Estudar analítica e criticamente teorias sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua materna à luz da Lingüística Aplicada; realizar práticas dos conteúdos ministrados às questões de ensino de língua materna; levar o aluno a produzir trabalhos de pesquisa, construindo textos alunos adequados ao discurso científico.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LINGÜÍSTICA II

Ementa: Descrição dos níveis de estruturação interna da língua na formação dos profissionais de Letras.

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 29

 

Objetivo(s): Estudar a evolução da ciência lingüística, observando a organização sistemática dos elementos dos diversos níveis lingüísticos, interrelacionando-os entre si e de acordo com o seu funcionamento; realizar práticas dos conteúdos ministrados às questões do ensino de línguas; levar o aluno a produzir trabalhos de pesquisa, redigindo-os segundo os padrões mínimos de exigência do discurso científico.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LINGÜÍSTICA III

Ementa: Funcionamento da linguagem a partir dos estudos lingüísticos enunciativos

Objetivo(s): Estudar o funcionamento da linguagem em uma perspectiva enunciativa; discutir a analisar práticas lingüísticas em contextos sociais; levar o aluno a produzir trabalhos de pesquisa, construindo textos alunos adequados ao discurso científico.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LITERATURA BRASILEIRA: NARRATIVA

Ementa: Estudo de manifestações da Literatura Brasileira no gênero narrativo.

Objetivo(s): Estudar aspectos da narrativa literária brasileira; produzir textos analítico-interpretativos, organizados de maneira dissertativa, sobre narrativas literárias brasileiras, nos padrões mínimos exigidos pelo discurso científico; propiciar a reflexão histórico-estética de estudos sobre narrativas brasileiras, articulando-os à formação do profissional de Letras.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LITERATURA BRASILEIRA: DRAMA

Ementa: Estudo de manifestações da Literatura Brasileira no gênero dramático.

Objetivo(s): Estudar aspectos da produção dramática brasileira; produzir textos analítico-interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre a produção dramática brasileira, dentro dos padrões mínimos de exigência do discurso científico; propiciar a leitura e a reflexão histórico-estética sobre a produção dramática brasileira, articulando-a à formação do profissional de Letras. 

Departamentalização: Departamento de Letras

 

HISTÓRIA DAS IDÉIAS LITERÁRIAS

Ementa: Estudo das principais correntes críticas da teoria literária.

Objetivo(s): Ampliar a instrumentalização do aluno, a partir do estudo sistematizado e aplicação dos textos e modelos críticos representativos da Teoria Literária; levar o aluno a produzir textos de caráter analítico-interpretativo, organizados dissertativamente, segundo as exigências do discurso científico, a partir da aplicação de modelos teóricos das diversas correntes críticas, aos textos literários de Língua Estrangeira que compõem a base para a estruturação da Literatura Brasileira.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LITERATURA BRASILEIRA: POESIA

Ementa: Estudo de manifestações da Literatura Brasileira no gênero poético.

Objetivo(s) Estudar aspectos da poesia brasileira; produzir textos analítico-interpretativos, organizados de maneira dissertativa, sobre obras poéticas brasileiras, nos padrões mínimos exigidos pelo discurso científico; propiciar a reflexão histórico-estética de estudos sobre obras poéticas brasileiras, articulando-os com formação do profissional de Letras.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 30

 

LITERATURA E ENSINO

Ementa: Estudo de aspectos teóricos, históricos e metodológicos da educação literária.

Objetivo(s): Estudar a história da educação literária no Brasil; investigar os desdobramentos da história da educação literária na prática docente de literatura; pesquisar aspectos da prática docente de literatura.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LITERATURA PORTUGUESA I

Ementa: Estudo da literatura portuguesa das origens ao maneirismo, articulado com a formação docente do aluno de Letras no ensino fundamental e médio.

Objetivo(s): Estudar e reconhecer a literatura portuguesa como forma de expressão da realidade nacional portuguesa, desde as origens ao maneirismo; desenvolver a habilidade de ler, analisar e produzir textos analítico-interpretativos sobre textos literários portugueses, de diferentes gêneros, de acordo com os padrões mínimos do discurso científico; propiciar a articulação dos estudos de literatura portuguesa com a formação do profissional de Letras.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

LITERATURA PORTUGUESA II

Ementa: Estudo da literatura portuguesa após o maneirismo nas formas lírica e narrativa.

Objetivo(s): Estudar e reconhecer a literatura portuguesa como forma de expressão da realidade nacional portuguesa, por meio de seus textos representativos, do maneirismo até o século 19; desenvolver a habilidade de ler, analisar e produzir textos analítico-interpretativos sobre textos literários portugueses, de diferentes gêneros, de acordo com os padrões mínimos do discurso científico; propiciar a articulação dos estudos de literatura portuguesa com a formação do profissional de Letras.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

PRÁTICAS DE LEITURA DO  TEXTO LITERÁRIO

Ementa: Estudo das características fundamentais da obra literária aplicado a práticas de leitura de textos literários.

Objetivo(s): Instrumentalizar o aluno para o trabalho com a análise literária de textos em prosa e verso; formalizar o estudo de texto a partir da aplicação do instru­mental teórico básico aos textos literários da literatura oci­dental (Língua Estrangeira) que fundamentam a Literatura Brasileira. levar o aluno a produzir textos de caráter analítico-interpretativo, organizados de maneira dissertativa, sobre textos literários (poesia, prosa, literatura dramática) e dentro dos padrões mínimos exigidos pelo discurso científico.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA

Ementa: Estudo de tópicos específicos da Literatura Brasileira

Objetivo(s): Estudar aspectos da literatura brasileira não contemplados nos programas das disciplinas de literatura brasileira; propiciar ao aluno de Letras estudo sobre temas de pesquisas na área de literatura brasileira; produzir projeto de pesquisa ou trabalhos de caráter analítico-interpretativos redigidos de acordo com  os padrões mínimos do discurso científicos sobre temas da literatura brasileira estudados na disciplina.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

TÓPICOS DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA

Ementa: Estudo de tópicos de literatura infantil e juvenil brasileira

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 31

 

 

Objetivo(s): Estudar e reconhecer a Literatura Infantil e  Juvenil como forma de manifestação estética; produzir textos analítico-interpretativos sobre textos literários representativos da literatura brasileira voltados para a infância e juventude, de diversos gêneros, dentro dos padrões mínimos de exigência do discurso científico; propiciar a reflexão teórico-crítica dos estudos da Literatura infantil e juvenil brasileira e a formação do professor de ensino fundamental.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

TÓPICOS DE LITERATURA PORTUGUESA

Ementa: Estudo da Identidade Cultural portuguesa através da narrativa e da poesia.

Objetivo(s): Conhecer marcas de uma identidade cultural distinta da brasileira, a portuguesa, promovendo reflexões sobre alteridade e influências recíprocas entra ambas culturas, através do estudo de textos de autores representativos; estabelecer conexões entre o texto e o contexto histórico e social de sua produção; ampliar o leque de informações do aluno, de modo a capacitá-lo a incluir referências interdisciplinares e/ou comparatísticas em suas atividades profissionais futuras.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

TÓPICOS DE LITERATURA UNIVERSAL

Ementa: Estudo de textos representativos da literatura universal.

Objetivo(s): Propiciar o contato do aluno de Letras com textos representativos da Literatura Universal; propiciar a leitura e a reflexão histórico-estética sobre a produção literária universal em variados gêneros; produzir textos analítico-interpretativos organizados de maneira dissertativa sobre textos representativos da produção literária universal, dentro dos padrões mínimos do discurso científico.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

 

.../


 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 32

 

 

ANEXO II

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE LETRAS

Habilitação: Licenciatura Português e Literaturas Correspondentes;  Licenciatura Português/Inglês e Português/Francês e Literaturas Correspondentes e Licenciatura Inglês e Literaturas Correspondentes

 

 

I. Da Caracterização

 

Art. 1°  O componente Estágio Curricular Supervisionado, parte integrante do currículo pleno do Curso de Letras – Licenciatura, será desenvolvido de acordo com as normas estabelecidas neste Regulamento.

 

II. Da Finalidade

 

Art. 2°  São finalidades do componente Estágio Curricular Supervisionado:

I - viabilizar aos estagiários a reflexão teórica/prática para que se consolide a formação do professor de educação básica;

II - oportunizar aos estagiários o desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos necessários à ação docente;

III - proporcionar aos estagiários a troca de conhecimentos, habilidades e experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício da profissão;

IV - preparar o estagiário para o pleno exercício profissional, levando em conta aspectos técnico-científicos, sociais e culturais;

V - oportunizar aos estagiários a vivência real e objetiva de diferentes atividades escolares e institucionais relacionadas à educação básica, levando em consideração a diversidade de contextos em que se apresenta a realidade sócio-cultural e física da escola e dos alunos;

VI - possibilitar aos estagiários a busca de alternativas compatíveis com a realidade vivenciada em contextos escolares e institucionais diferenciados.

 

III. Da Organização

 

Art. 3°  A coordenação do componente Estágio Curricular Supervisionado em Licenciatura será exercida por um docente lotado no Departamento de Letras (DLE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Art. 4°  A orientação do componente Estágio Curricular Supervisionado em Licenciatura será exercida por docentes do DLE da UEM com qualificação/formação condizente e/ou experiência na área de formação de professores.

Parágrafo único. O professor orientador do estágio contará de 0.7 a 1 de hora/aula para cada estagiário que orientar, computada em sua carga horária.

.../


 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 33

 

Art. 5°  A realização do estágio dar-se-á mediante termo de compromisso celebrado entre o estagiário e a unidade concedente, com a interveniência obrigatória da UEM.

Parágrafo único. Unidade concedente é entendida nesse Regulamento não só como a escola, mas como qualquer outro contexto em que seja possível a realização de atividades de ensino-aprendizagem, referente à educação básica, tais como: bibliotecas, penitenciárias, empresas.

Art. 6°  O componente Estágio Curricular Supervisionado terá a jornada com duração de 400 a 408 horas nas 4 habilitações sendo integralizado em 3 etapas nas habilitações Português e Literaturas Correspondentes e Inglês e Literaturas Correspondentes, sendo: Estágio Curricular Supervisionado I; Estágio Curricular Supervisionado II; e Estágio Curricular Supervisionado III .

§ 1º Nas Habilitações: Português/Inglês e Literaturas Correspondentes e Português/Francês o Estágio Curricular Supervisionado será integralizado em quatro etapas: Estágio Curricular Supervisionado I, Estágio Curricular Supervisionado II, Estágio Curricular Supervisionado III e Estágio Curricular Supervisionado IV

§ 2º.  A carga horária do Estágio estará dividida da seguinte forma:

I - HABILITAÇÃO ÚNICA em Português e Inglês

2º. Ano – 60 horas – Estágio Curricular Supervisionado I

3º. Ano – 136 horas – Estágio Curricular Supervisionado II

4º. Ano – 204 horas – Estágio Curricular Supervisionado III

total:        400 horas

II - HABILITAÇÃO DUPLA em Português/Inglês e Português/Francês

2º. Ano – 68 horas – Estágio Curricular Supervisionado I

3º. Ano – 68 horas – Estágio Curricular Supervisionado II

4º. Ano – 136 horas – Estágio Curricular Supervisionado III

5º. Ano – 136 horas – Estágio Curricular Supervisionado IV

total:        408 horas

Art. 7°  Para alunos que já estão inseridos no contexto profissional será computada em apenas 40% da carga horária total destinada a cada um dos níveis de ensino que atuam (ensino fundamental /ensino médio).

Art.8º  A supervisão do estágio dar-se-á sob a forma direta

Parágrafo único. Entende-se por Supervisão Direta o acompanhamento contínuo das atividades de campo executadas pelo estagiário no decorrer de todo o processo de estágio, pelo professor supervisor e/ou orientador.

Art. 9º  O DLE da UEM, deverá dispor de sala de aula que servirá de apoio para este componente curricular e funcionará nos três turnos diários.

Art. 10. A jornada total de atividades de estágio, a ser cumprida pelo estagiário, deve ser compatível com o seu horário escolar e com o funcionamento das escolas.

§ 1°  A jornada total não deve ser inferior a um semestre letivo ou 100 dias, podendo ser integralizada de forma fracionada, se:

I -  o estágio integralizar-se em uma única unidade concedente;

II - a prorrogação do termo de compromisso oficializar-se-á mediante a celebração do termo aditivo.                                                                                                 .../

 

/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 34

 

§ 2°  A jornada máxima para o estágio não pode ser superior a 6 horas diárias e 30  horas semanais, admitindo-se, porém, jornada diária maior, desde que não superado o total de 40 horas, no caso de cursos nos quais sejam utilizadas metodologias de ensino que incluam períodos alternados em salas de aula e nos campos de estágio.

Art. 11.  A carga horária do componente Estágio Curricular Supervisionado, estabelecida no projeto pedagógico, deverá ser integralizada até o final do último período letivo do curso de Letras.

 Art. 12. O estágio proporcionado aos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser realizado no contexto idêntico aos que atendam aos demais estudantes, levando-se em conta os seguintes requisitos:

I - compatibilização das habilidades da pessoa com necessidades especiais às exigências da função;

II - adaptação de equipamentos, ferramentas, máquinas e locais de estágio às condições das pessoas portadoras de necessidades especiais, fornecendo recursos que visem garantir a acessibilidade física e tecnológica, e a prestação de assistência que se fizer necessária durante o período de estágio.

Art. 13. O aluno será encaminhado à unidade/instituição concedente do estágio, após acordo prévio desta com a UEM. Eventualmente, o aluno poderá indicar unidades/instituições para o cumprimento de seu estágio, porém o nome desta deverá ser submetido à avaliação e aprovação do coordenador de estágio.

 

IV. Da Avaliação

 

Art. 14.  A avaliação das diversas atividades do estágio terá seus critérios estabelecidos em conjunto pelos estagiários, orientador, supervisor e/ou equipe técnico-pedagógica do campo de estágio, levando-se em conta a natureza de cada atividade de prática de formação e, ficando a mesma condicionada à observância dos seguintes aspectos, além dos previstos pela instituição:

I - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo professor orientador;

II - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo coordenador de turma;

III - desempenho nas atividades realizadas na unidade concedente de estágio;

IV - apresentação de relatório final, dentro das normas técnico-científicas previamente estabelecidas.

Art. 15.  Poderá fazer parte da avaliação do componente Estágio Curricular Supervisionado as observações feitas pelo supervisor e/ou outro observador, conforme descrito no Artigo 7º, da unidade concedente de estágio, desde que essa unidade seja a escola, e pela equipe técnico-pedagógica do campo de estágio.

Art. 16.  Tendo em vista as especificidades didático-pedagógicas do componente Estágio Curricular Supervisionado não será permitido ao estagiário revisão de avaliação e realização de avaliação final e não lhe será permitido cursá-lo em regime de dependência em caso de conflito de horário.

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 35

 

 

V – Da Coordenação

 

Art. 17.  Caberá ao coordenador do componente Estágio Curricular Supervisionado:

I - providenciar e manter atualizado o cadastro de unidades concedentes que potencialmente apresentem condições de atender à programação curricular e didático-pedagógica do curso de graduação em Letras da UEM;

II - receber, e distribuir/encaminhar os estagiários para os respectivos orientadores;

III - auxiliar os orientadores quanto ao encaminhamento dos estagiários para as unidades conveniadas concedentes e para demais contextos-campo para o desenvolvimento de modalidades alternativas de prática de formação;

IV - orientar e encaminhar os estagiários para a elaboração da documentação referente ao estágio junto à Coordenadoria Geral de Estágio da Pró-reitoria de Ensino (PEN);

V - encaminhar à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), os editais de notas e faltas de acordo com as informações recebidas do orientador de estágio;

VI - manter fluxo de informações relativas ao acompanhamento e desenvolvimento dos estágios em processo, bem como assegurar a socialização de informações junto às coordenações de curso e ao campo de estágios;

VII - acompanhar o trabalho de orientadores e estagiários na elaboração do plano de desenvolvimento do estágio com a especificação das diversas modalidades;

VIII - garantir um processo de avaliação continuada e permanente da atividade de estágio, envolvendo estagiários, orientadores, professores das escolas ou outros profissionais de setores onde as diferentes modalidades de práticas de formação possam ser desenvolvidas;

IX - zelar pelo cumprimento da legislação aplicável ao estágio.

 

VI – Da Orientação

 

Art. 18.  Caberá ao orientador do componente Estágio Curricular Supervisionado:

I - conhecer a unidade/instituição concedente;

II - elaborar o plano de atividades de estágio com o estagiário e com o supervisor no que diz respeito às modalidades desenvolvidas na unidade concedente;

III - elaborar um plano de acompanhamento do estagiário;

IV - orientar o estagiário em possíveis dificuldades que possam ocorrer no desenvolvimento do trabalho;

V - manter informado o coordenador de estágio sobre o desenvolvimento das atividades;

VI - apresentar à coordenação do estágio o relatório de avaliação do estagiário nas datas previstas pelo Calendário Acadêmico geral da UEM.

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/... Res. nº 181/2005-CEP

fl. 36

 

VII – Da Supervisão

 

Art. 19.  Caberá supervisor da unidade concedente do componente Estágio Curricular Supervisionado:

I - receber o estagiário e informá-lo sobre as normas do ambiente de estágio;

II - acompanhar e supervisionar as atividades desenvolvidas pelo estagiário;

III - avaliar o rendimento do estagiário durante a realização do estágio;

IV - comunicar qualquer ocorrência de anormalidade no estágio ao orientador para as providências cabíveis;

 

VIII – Do Estagiário

 

Art. 20.  São direitos dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:

I - dispor de elementos necessários à execução de suas atividades, dentro das possibilidades científicas, técnicas e financeiras da UEM, tais como computadores, aparelhos de som e outros equipamentos de natureza pedagógica devidamente encontrados em uma sala própria para as atividades de estágio;

II - receber orientação necessária para realizar as atividades de estágio;

III - obter esclarecimentos sobre os acordos firmados para a realização do seu estágio;

IV - apresentar propostas ou sugestões que possam contribuir para o aprimoramento das atividades de estágio.

Art. 21.  São deveres dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:

I - participar de reuniões, mantendo efetivo contato com o professor orientador de estágio, a quem, sempre que necessário, prestará contas das suas atividades;

II - executar as tarefas designadas na unidade concedente e /ou em outros contextos de formação em que estagiar, respeitando sempre a (hierarquia) organização estabelecida, as normas internas, as recomendações;

III - manter postura profissional;

IV - manter elevado padrão de comportamento e de relações humanas, condizentes com as atividades a serem desenvolvidas no estágio;

V - comunicar e justificar ao orientador e/ou professor supervisor de estágio, com antecedência, sua eventual ausência nas atividades de estágio;

VI - elaborar e entregar ao professor orientador as atividades decorrentes de cada uma das modalidades de estágio, na forma, prazo e padrões estabelecidos;

VII - encaminhar ao coordenador e ao professor orientador (ficha de controle) formulário de acompanhamento de estágio ou plano de ações constando, no mínimo, o número de horas, período de estágio e descrição das atividades desenvolvidas;

 

X – Das Disposições Transitórias

 

Art. 22.  Os casos omissos serão resolvidos pelo coordenador de estágio e pelo professor orientador.