R E S O L U Ç Ã O  No  183/2005-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 16/12/2005.

 

 

Esmeralda Alves Moro,

Secretária.

 

Aprova novo projeto pedagógico do curso de graduação em Educação Física – habilitação: Licenciatura.

 

Considerando  o  contido  no processo n° 3.354/2005;

considerando o disposto nas Resoluções nos 070/90-CEP, 149/90-CEP, 168/91-CEP, 033/93-CEP, 134/94-CEP, 058/97-CEP, 126/98-CEP, 156/2000-CEP, 183/2000-CEP, 038/2002-CEP, 039/2002-CEP, 079/2004-CEP, 118/2004-CEP, 027/2005-CEP e 038/2005-CEP;

considerando o disposto na Lei Federal n° 9.394/96;

considerando o disposto nas Resoluções nos 09/69-CFE, 003/87-CFE e 003/88-CFE;

considerando o disposto nos Pareceres n°s 215/87-CFE, 447/88-CFE, 743/88-CFE, 138/2002-CNE/CES e 058/2004-CNE/CES;

considerando o disposto nas Portarias n°s 159/65-MEC e 399/89-MEC;

considerando o Parecer nº 115/2005 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art.  1º  Fica aprovado o novo projeto pedagógico do curso de graduação em Educação Física – habilitação: Licenciatura, conforme Anexo I e o regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado, conforme Anexo II, que são partes integrantes desta Resolução.

Parágrafo único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.

Art.  2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as demais disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 23 de novembro de 2005.

 

 

 

Gilberto Cezar Pavanelli

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 23/12/2005. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 

ANEXO I

COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

HABILITAÇÃO: LICENCIATURA

 

 

INTEGRAL

SER.

DEPTO.

CCOMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SSEMANAL

ANUAL

SSEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

SEM

2º SEM

DCM

Anatomia Humana (*)

 

 

3

102

 

 

DEF

Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

1

1

2

68

 

 

DBC

Biologia Celular e o Exercício Físico (*)

 

 

2

68

 

 

DBQ

Bioquímica

2

 

2

68

 

 

DEF

Esporte Individual I – Natação

1

1

2

68

 

 

DEF

Fundamentos de Educação Física I

2

2

4

136

 

 

DEF

Fundamentos de Rítmica e Dança

1,5

1,5

3

102

 

 

DFE

Iniciação à Ciência e à Pesquisa

2

 

2

68

 

 

DEF

Introdução à Ginástica

1

1

2

68

 

 

DEF

Introdução aos Esportes Coletivos

1

1

2

68

 

 

DEF

Socorros em Educação Física

1

1

2

 

 

34

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEF

Didática em Educação Física

1,5

1,5

3

102

 

 

DEF

Educação Física Infantil

1,5

1,5

3

102

 

 

DEF

Esportes Coletivos I – Voleibol

1,5

1,5

3

 

51

 

DEF

Esportes Coletivos II

1,5

1,5

3

102

 

 

DCM

Fisiologia Humana Geral e do Esforço (*)

 

 

4

136

 

 

DEF

Fundamentos de Educação Física II

2

2

4

136

 

 

 (*) Disciplina teórico-prática

.../

 

 

INTEGRAL

SER.

DEPTO.

CCOMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SSEMANAL

ANUAL

SSEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

SEM

2º SEM

DEF

Ginástica Escolar

1,5

1,5

3

102

 

 

DEF

Medidas e Avaliação em Educação Física

1

1

2

68

 

 

DTP

Psicologia da Educação A

2

 

2

68

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEF

Biomecânica

1

1

2

68

 

 

DEF

Educação Física Adaptada

1,5

1,5

3

102

 

 

DEF

Esporte Individual II – Atletismo

1

1

2

68

 

 

DEF

Esportes Coletivos III

1,5

1,5

3

102

 

 

DEF

Estágio Curricular Supervisionado I

 

 

 

240

 

 

DEF

Optativa I*

1

1

2

 

34

 

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional para Docência em Educação Física

2

 

2

68

 

 

DEF

Produção do Conhecimento em Educação Física

1

 

1

34

 

 

DFE

Sociologia da Educação Física Escolar

2

 

2

68

 

 

DEF

Teoria do Lazer

1,5

1,5

3

102

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEF

Capoeira

1,5

1,5

3

 

51

 

DEF

Estágio Curricular Supervisionado II

 

 

 

240

 

 

DEF

Lutas

1,5

1,5

3

 

 

51

DEF

Nutrição e Metabolismo na Atividade Física

1

1

2

68

 

 

DEF

Optativa II*

1

1

2

 

34

 

DEF

Organização e Administração da Educação Física Escolar

1

1

2

68

 

 

DEF

Seminário de Pesquisa em Educação Física

1

 

1

34

 

 

* As disciplinas optativas serão encaminhadas posteriormente ao CEP para análise e deliberação.

 

NOTURNO

SER.

DEPTO.

CCOMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SSEMANAL

ANUAL

SSEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

SEM

2º SEM

DCM

Anatomia Humana (*)

 

 

3

102

 

 

DBC

Biologia Celular e o Exercício Físico (*)

 

 

2

68

 

 

DBQ

Bioquímica

2

 

2

68

 

 

DEF

Fundamentos de Educação Física I

2

2

4

136

 

 

DEF

Fundamentos de Rítmica e Dança

2

1

3

102

 

 

DFE

Iniciação à Ciência e à Pesquisa

2

 

2

68

 

 

DEF

Introdução à Ginástica

1

1

2

68

 

 

DEF

Introdução aos Esportes Coletivos

1

1

2

68

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEF

Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

1

1

2

68

 

 

DEF

Esporte Individual I – Natação

1

1

2

68

 

 

DEF

Esportes Coletivos I – Voleibol

1,5

1,5

3

 

 

51

DCM

Fisiologia Humana Geral e do Esforço (*)

 

 

4

136

 

 

DEF

Fundamentos de Educação Física II

2

2

4

136

 

 

DEF

Medidas e Avaliação em Educação Física

1

1

2

68

 

 

DEF

Socorros em Educação Física

1

1

2

 

34

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEF

Didática em Educação Física

1,5

1,5

3

102

 

 

DEF

Educação Física Infantil

1,5

1,5

3

102

 

 

DEF

Esporte Individual II – Atletismo

1

1

2

68

 

 

DEF

Esportes Coletivos II

1,5

1,5

3

102

 

 

DEF

Ginástica Escolar

1,5

1,5

3

102

 

 

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional para Docência em Educação Física

2

 

2

68

 

 

(*) Disciplina teórico-prática,

 

NOTURNO

SER.

DEPTO.

CCOMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SSEMANAL

ANUAL

SSEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TOTAL

SEM

2º SEM

DTP

Psicologia da Educação A

2

 

2

68

 

 

DFE

Sociologia da Educação Física Escolar

2

 

2

68

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEF

Biomecânica

1

1

2

68

 

 

DEF

Educação Física Adaptada

1,5

1,5

3

102

 

 

DEF

Esportes Coletivos III

1,5

1,5

3

102

 

 

DEF

Estágio Curricular Supervisionado I

 

 

 

240

 

 

DEF

Optativa I*

1

1

2

 

34

 

DEF

Produção do Conhecimento em Educação Física

1

 

1

34

 

 

DEF

Teoria do Lazer

1,5

1,5

3

102

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEF

Capoeira

1,5

1,5

3

 

 

51

DEF

Estágio Curricular Supervisionado II

 

 

 

240

 

 

DEF

Lutas

1,5

1,5

3

 

51

 

DEF

Nutrição e Metabolismo na Atividade Física

1

1

2

68

 

 

DEF

Optativa II*

1

1

2

 

 

34

DEF

Organização e Administração da Educação Física Escolar

1

1

2

68

 

 

DEF

Seminário de Pesquisa em Educação Física

1

 

1

34

 

 

* As disciplinas optativas serão encaminhadas posteriormente ao CEP para análise e deliberação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO

442

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO

2.707

3

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

200

4

TOTAL

3.349

 

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

INTEGRAL

NOTURNO

1

PRAZO MÍNIMO

4 ANOS

5 ANOS

2

PRAZO MÁXIMO

7 ANOS

8 ANOS

.../


EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS

 

 

ANATOMIA HUMANA

Ementa: Estudo da forma, estrutura e localização dos órgãos dos sistemas do corpo humano: sistema esquelético, sistema muscular, sistema nervoso, sistema circulatório, sistema respiratório, sistema digestório, sistema urinário, sistema genital e sistema endócrino.

Objetivo(s): Fornecer subsídios para que o aluno obtenha conhecimento das estruturas anatômicas do corpo humano e possíveis variações que poderão ocorrer nestas estruturas, advindas da prática do exercício físico.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR

Ementa: Estudo das variáveis intervenientes no processo de aprendizagem motora abordadas ao longo das fases e estágios do desenvolvimento motor do ser humano.

Objetivo(s): Oportunizar a aquisição de referencial teórico para a construção de competências profissionais para a análise do comportamento motor humano; favorecer a análise e avaliação de fases e estágios de aquisição de habilidades e capacidades motoras.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

BIOLOGIA CELULAR E O EXERCÍCIO FÍSICO

Ementa: Organização estrutural e funcional das células; atividades celulares relacionadas no exercício físico.

Objetivo(s): Fornecer aos alunos conhecimento da constituição estrutural e função das células para composição desta como unidade geradora de respostas e sua relação com o exercício físico; conectar momentos específicos da prática e dos eventos desportivos da atualidade com a disciplina Biologia Celular e o Exercício Físico.

Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e Genética

 

BIOMECÂNICA

Ementa: Análise da mecânica dos movimentos do corpo humano; introdução à biomecânica experimental.

Objetivo(s): Fornecer subsídios para a análise cinemática e dinâmica dos movimentos do corpo humano; propiciar uma iniciação ao método científico aplicado à análise biomecânica do corpo humano.

Departamentalização:Departamento de Educação Física

 

BIOQUÍMICA

Ementa: Estrutura, propriedades e funções dos componentes moleculares das células, suas interações, transformações metabólicas e correspondentes processos de regulação.

Objetivo(s): Entendimento das bases moleculares do funcionamento celular, incluindo a energética do movimento durante o repouso e exercício físico.

Departamentalização: Departamento de Bioquímica

.../

CAPOEIRA

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da Capoeira.

Objetivo(s): Oportunizar ao aluno a aquisição e aplicação de conhecimentos filosóficos e históricos da disciplina; propiciar novas formas de movimentos e análises das mesmas; favorecer o conhecimento dos conteúdos técnicos durante as aulas teórico-práticas; conscientizar o aluno sobre a importância da disciplina e sua repercussão na sociedade; dominar os conteúdos técnico-pedagógicos através de experiências de ensino; possibilitar a participação e organização de eventos competitivos, artísticos e culturais; desenvolver a apreciação e a compreensão da importância desta disciplina na educação global do indivíduo; estimular e divulgar a prática dessas atividades como sociabilizadoras e saudáveis para praticantes.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Ementa: Estudo do processo ensino-aprendizagem e fundamentação da atividade docente em educação física através da análise crítica das técnicas de planejamento, orientação e avaliação de aprendizagem.

Objetivo(s): Refletir sobre a educação e o papel do educador, assim como estudar os objetivos, os conteúdos, os meios e os procedimentos de ensino, tendo em vista as finalidades educacionais.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Ementa: Estudos das teorias e métodos que abordam diferentes alterações no corpo humano relacionado à deficiência física, sensorial e psicomotora tendo como objeto as ações pedagógicas na educação física.

Objetivo(s): Desenvolver estudos e ações pedagógicas para pessoas com deficiência física, deficiência mental, deficiência visual e deficiência auditiva na Educação Física; desenvolver uma prática reflexiva e crítica nos aspectos político, social, cultural, familiar e educacional na educação física adaptada; capacitar o aluno a planejar, desenvolver e aplicar atividades na área da deficiência.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

Ementa: Estruturação dos componentes curriculares da educação física no contexto do ensino infantil e fundamental enfatizando o processo de aquisição de habilidades motoras e a aprendizagem perceptivo motora.

Objetivo(s): Contextualizar o desenvolvimento motor da criança em idade escolar; favorecer condições de ensino aprendizagem para a elaboração de propostas curriculares para a educação física no ensino infantil e fundamental.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

ESPORTES COLETIVOS I - VOLEIBOL

Ementa: Estudo da estrutura e funcionalidade do esporte voleibol como conteúdo da educação física escolar, com base no conhecimento e na experienciação de fundamentos técnico-táticos, da regulamentação oficial e de princípios didático-pedagógicos adequados para o processo ensino-aprendizagem.

.../

Objetivo(s): Oportunizar ao aluno a aquisição de conhecimentos e habilidades do esporte voleibol, integrado aos esportes coletivos, para o exercício de sua prática profissional em educação física escolar; favorecer o domínio dos princípios fundamentais do jogo de voleibol e sua organização como um conteúdo da educação física escolar; oferecer experiências teóricas e práticas dos processos técnicos e táticos básicos para a prática do voleibol na educação física escolar; contatar e utilizar a terminologia e simbologia da modalidade de voleibol; propiciar aos alunos a participação em competições esportivas voleibol, buscando a atualização e aperfeiçoamento da sua formação acadêmica; vivenciar a prática pedagógica do esporte voleibol com experiências de ensino.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

ESPORTES COLETIVOS II

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do handebol e do basquetebol e sua aplicação na educação física escolar.

Objetivo(s): Oportunizar ao aluno a aquisição de conhecimentos e habilidades dos desportos handebol e basquetebol, integrado aos desportos coletivos, para o exercício de sua prática pedagógica em educação física escolar; favorecer o domínio dos princípios fundamentais do jogo de handebol e de basquetebol; oferecer experiências teóricas e práticas dos processos técnicos e táticos básicos para a prática de handebol e basquetebol como conteúdo na educação física escolar; vivenciar a prática pedagógica dos desportos handebol e basquetebol com experiências de ensino voltadas para a educação física escolar.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

ESPORTES COLETIVOS III

Ementa: Estudo da estrutura e funcionalidade dos esportes futsal e futebol como conteúdo programático da educação física escolar, com base no conhecimento e na experienciação de fundamentos técnico-táticos, da regulamentação oficial e de princípios didático-pedagógicos adequados para o processo ensino-aprendizagem.

Objetivo(s): Oportunizar ao aluno a aquisição de conhecimentos e habilidades dos esportes futebol e futsal, integrados aos esportes coletivos, para o exercício de sua prática profissional em educação física; favorecer o domínio dos princípios fundamentais do jogo de futebol e futsal com vista a favorecer formação escolar; oferecer experiências teóricas e práticas dos processos técnicos e táticos para a prática do futebol e futsal na educação física escolar; contatar e utilizar a terminologia e simbologia das modalidades de futebol e futsal; propiciar aos alunos a participação em competições esportivas de futebol e de futsal, buscando a atualização e aperfeiçoamento da sua formação acadêmica voltada para a educação física escolar; vivenciar a prática pedagógica dos esportes futebol e futsal com experiências de ensino direcionadas para a educação física escolar.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

 

 

.../

ESPORTE INDIVIDUAL I – NATAÇÃO

Ementa: Fundamento, histórico-cultural-pedagógico e técnicos da natação.

Objetivo(s): Oportunizar a aquisição e aplicação de conhecimentos filosóficos e históricos da disciplina; desenvolver a apreciação e a compreensão da importância desta disciplina na educação global do individuo; desenvolver uma prática reflexiva em relação às atividades da natação; desenvolver uma prática pedagógica através de experiências de ensino; dominar o conteúdo técnico-pedagógico na aprendizagem dos nados; estimular e divulgar a prática das atividades aquáticas como socializadoras e saudáveis para seus praticantes; possibilitar a participação e organização de eventos formais e informais.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

ESPORTE INDIVIDUAL II – ATLETISMO

Ementa: Analise do ensino dos esportes individuais no cenário escolar: realidades das escolas públicas e das escolas particulares. Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e metodológicos relativos ao ensino do atletismo.

Objetivo(s): Oportunizar aos alunos a aquisição de conhecimentos integrados ao ensino do esporte individual - atletismo, para o exercício de sua prática profissional na educação física escolar; oportunizar com base no contexto sócio-cultural a análise da função dos esportes individuais na sociedade brasileira; discutir as diferentes metodologias de ensino dos conteúdos técnicos e táticos dos esportes individuais e o seu desenvolvimento através das atividades teórico-práticas na escola; propiciar aos alunos o acompanhamento em competições esportivas escolares de atletismo; desenvolver a prática pedagógica do atletismo através das experiências de ensino.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

 

Ementa: Estágio Curricular Supervisionado específico para o processo ensino-aprendizagem da educação física escolar, na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

Objetivo(s): Viabilizar aos estagiários a reflexão sobre a prática docente na escola na  educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental para que se consolide a formação profissional; oportunizar aos estagiários o desenvolvimento de habilidades e comportamentos necessários à ação docente na escola; proporcionar aos estagiários o intercâmbio de informações e experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício da profissão; possibilitar aos estagiários a aplicação de conteúdos aprendidos no respectivo curso de graduação/licenciatura, adaptando-os à realidade das escolas e níveis em que irão atuar; possibilitar aos estagiários a busca de alternativas pedagógicas ao nível da realidade vivenciada; oportunizar aos estagiários vivência real e objetiva junto à educação básica, levando em consideração a diversidade de contextos de situação que apresentam: pública e particular, de centro, de periferia e de zona rural.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

.../

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Ementa: Estágio Curricular Supervisionado específico para o processo ensino-aprendizagem da educação física escolar no ensino fundamental e médio.

Objetivo(s): Viabilizar aos estagiários a reflexão sobre a prática docente na escola no  ensino fundamental e no ensino médio para que se consolide a formação profissional; oportunizar aos estagiários o desenvolvimento de habilidades e comportamentos necessários à ação docente na escola; proporcionar aos estagiários o intercâmbio de informações e experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício da profissão; possibilitar aos estagiários a aplicação de conteúdos aprendidos no respectivo curso de graduação/licenciatura, adaptando-os à realidade das escolas e níveis em que irão atuar; possibilitar aos estagiários a busca de alternativas pedagógicas ao nível da realidade vivenciada; oportunizar aos estagiários vivência real e objetiva junto à educação básica, levando em consideração a diversidade de contextos de situação que apresentam: pública e particular, de centro, de periferia e de zona rural.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

FISIOLOGIA HUMANA GERAL E DO ESFORÇO

Ementa: Estudo dos sistemas do organismo e suas funções. Análise das alterações fisiológicas do corpo humano quando submetido ao esforço físico.

Objetivo(s): Fornecer ao aluno conhecimento sobre o funcionamento do organismo humano nas condições de repouso e sobre as alterações agudas e crônicas decorrentes da atividade física.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA I

Ementa: Estudos da cultura do movimento humano: matrizes epistemológicas/políticas e suas significações/interações com a sociologia do trabalho; história geral da educação física (no mundo e no Brasil) e suas relações com o contexto social de diferentes épocas.

Objetivo(s): Reconhecer a área da educação física em meio à construção dos campos de conhecimento/formação; entender a influência das matrizes teórico-científicas na produção de conhecimento em educação física; compreender a educação física no Brasil e no mundo a partir do reconhecimento da função social das práticas corporais nos diferentes momentos históricos; refletir sobre a educação física e suas relações com a sociologia do trabalho.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA II

Ementa: Estudo das teorias histórico-filosóficas que explicam a construção da instituição educacional e suas implicações na educação física escolar.

Objetivo(s): Buscar a compreensão radical dos fundamentos histórico-educacionais da educação física como prática pedagógica que tematiza elementos da cultura corporal; buscar o entendimento histórico-filosófico que explica a relação entre educação e sociedade; promover uma reflexão crítica e sistemática da realidade educacional e suas implicações na educação física brasileira; entender/compreender as diferentes tendências pedagógicas que são encontradas na prática pedagógica no Brasil, no âmbito da educação em geral e, em especial, na Educação Física; discutir as estratégias de ensino em Educação Física.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, técnicos e pedagógicos da rítmica e da dança. Compreensão das possibilidades de trato com este conhecimento no contexto da educação e da educação física.

Objetivo(s): Compreender a rítmica e a dança em sua produção histórico-cultural, fomentando reflexões em torno desses campos de conhecimento na sociedade contemporânea; possibilitar a apreensão dos conhecimentos técnico-pedagógicos que alicerçam as diferentes práticas corporais rítmicas e expressivas na educação física; investigar os campos de conhecimento da rítmica e da dança, relacionando-os de forma crítico-reflexiva com a prática pedagógica da educação física.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

GINÁSTICA ESCOLAR

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das diferentes manifestações ginásticas. O trato com as diferentes manifestações ginásticas no contexto escolar.

Objetivo(s): Desenvolver uma prática reflexiva e crítica das diferentes manifestações ginásticas da contemporaneidade em relação à sociedade; possibilitar a apreensão de conhecimentos técnico-instrumentais, culturais e didático-pedagógicos que possam fundamentar o trabalho com as diferentes manifestações ginásticas no contexto escolar.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

INICIAÇÃO À CIÊNCIA E À PESQUISA

Ementa: Ciência e conhecimento; bases metodológicas na produção de conhecimento científico.

Objetivo(s): Definir o campo científico e sua normatividade; estudar a coerência e coesão dos textos científicos; elaborar texto de divulgação científica de acordo com as normas da ABNT.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

INTRODUÇÃO À GINÁSTICA

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da ginástica. O entendimento da ginástica no contexto da epistemologia da educação e da educação física.

Objetivo(s): Desenvolver uma prática reflexiva e crítica da área de conhecimento da ginástica em relação à sociedade; possibilitar a apreensão de conhecimentos técnico-instrumentais, culturais e didático-pedagógicos que possam fundamentar o trabalho com as diferentes manifestações ginásticas.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

 

.../

INTRODUÇÃO AOS ESPORTES COLETIVOS

Ementa: Estudo das concepções e perspectivas pedagógicas que orientam o processo de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos, das diferentes abordagens didático-pedagógicas, orientações conceituais e estilos de ensino, bem como o planejamento e estruturação de atividades e tarefas pedagógicas.

Objetivo(s): Oportunizar a aquisição de conhecimentos integrados ao ensino dos esportes coletivos, para o exercício da prática profissional dentro e fora da escola; analisar, com base no contexto sócio-cultural, a função dos esportes coletivos na sociedade brasileira; discutir as diferentes metodologias de ensino dos conteúdos técnicos e táticos dos esportes coletivos e o seu desenvolvimento através das atividades teórico-práticas para o contexto não escolar; propiciar o acompanhamento em competições esportivas promovidas pelas diferentes agências nos diferentes esportes coletivos; desenvolver a prática pedagógica aplicada aos esportes coletivos por meio de experiências de ensino nas diferentes agências dentro e fora do contexto escolar.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

LUTAS

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das lutas.

Objetivo(s): Oportunizar ao aluno a aquisição de conhecimentos fisiológicos e históricos da disciplina; propiciar novas formas de movimentos e análises das mesmas; favorecer o conhecimento dos conteúdos técnicos durante as aulas teórico-práticas; conscientizar o aluno sobre a importância da disciplina e sua repercussão na sociedade; dominar os conteúdos técnico-pedagógicos através de experiências de ensino; possibilitar a participação e organização de eventos competitivos, artísticos e culturais; desenvolver a apreciação e a compreensão da importância desta disciplina na educação global do indivíduo; estimular e divulgar a prática dessas atividades como socializadoras e saudáveis para praticantes.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Ementa: Conceitos de medidas e avaliação. Uso e interpretação da medida em educação física. Importância de medir e avaliar no contexto da educação física escolar; avaliação antropométrica do estado nutricional, princípios e aplicações. Avaliação da atividade e da aptidão física. Avaliação de comportamentos e de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis.

Objetivo(s): Fornecer aos alunos as bases conceituais da área de medidas e avaliação; possibilitar a análise de alguns parâmetros nutricionais e da atividade física na promoção da saúde e como forma de prevenção secundária em escolares; analisar a relação atividade física/aptidão física na infância e na adolescência.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

NUTRIÇÃO E METABOLISMO NA ATIVIDADE FÍSICA

Ementa: Conceito de alimentos e nutrientes. Importância e recomendações diárias das proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas. Benefícios da atividade física; alimentação do atleta. Obtenção da energia em condições anaeróbias e aeróbias. Ttipos de dietas durante os diferentes períodos de treinamento e na fase de competição. Hidratação do atleta. Crescimento muscular: aspectos nutricionais e hormonais. Suplementação nutricional na prática esportiva: aminoácidos de cadeia ramificada, glutamina, carnitina, creatina, beta hidroxi metil butirato, vitaminas antioxidantes, dopping no esporte.

Objetivo(s): Fornecer aos alunos as bases nutricionais e metabólicas da interação nutrição/atividade na promoção da saúde e como forma de prevenção secundária e terciária de doenças; analisar evidências científicas sobre efeitos ergogênicos da suplementação nutricional no desempenho físico e/ou nas questões estéticas.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

OPTATIVA I e II

As disciplinas Optativas I e II serão ofertadas respectivamente no 3º e 4º anos do curso, ou seja, em 2008 e 2009. A sua definição dará em função da demanda dos alunos e da possibilidade de oferta do departamento. Para a sua aprovação serão seguidas as normas institucionais vigentes.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Ementa: Estudo da organização e administração da educação física e esporte na escola.

Objetivo(s): Favorecer a compreensão e o domínio do conteúdo da gestão da educação física e esportes sob o ponto de vista pedagógico, político e social; propiciar análise e discussão da importância entre a gestão e o ensino da educação física e esporte na escola; possibilitar a prática da gestão das atividades de educação física e esporte na escola.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL PARA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Ementa: Políticas e gestão educacional com ênfase nos planos educacionais para os sistemas escolares no Brasil Republicano para o curso de Educação Física – habilitação: Licenciatura.

Objetivo(s): Subsidiar a formação para a docência com conhecimentos teórico-práticos referentes às políticas públicas educacionais e sua relação com o contexto sócio-político e econômico; discutir e analisar as transformações conjunturais que orientam a gestão e a organização escolar da educação física.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Ementa: Estudo sobre o processo de produção do conhecimento na área da educação física; análise dos procedimentos e técnicas ligados ao processo de pesquisa na área da educação física.

Objetivo(s): Proporcionar aos alunos o entendimento do processo histórico da produção do conhecimento na área da educação física; apresentar os procedimentos e técnicas relacionados aos processos de elaboração de pesquisa em Educação Física.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A

Ementa: Estudo das variáveis que interferem no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Objetivo(s): Oferecer subsídios teóricos para que o aluno possa compreender e atuar no processo educativo; propiciar condições para que o aluno possa conhecer a natureza dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, seus condicionantes e inter-relações.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Ementa: Elaboração e apresentação de monografia em educação física.

Objetivo(s): Propiciar a discussão e análise sobre as diversas metodologias de estruturação de trabalhos científicos, bem como a realização de um trabalho de monografia.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Ementa: Conceituação e delimitação do campo de estudo da sociologia da educação, principais correntes de análise e suas relações.

Objetivo(s): Propiciar estudos do instrumental fornecido pelas correntes da sociologia da educação; desenvolver a reflexão e análise da educação física escolar e suas relações com a escola e a sociedade.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

SOCORROS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Ementa: Prevenção e atendimento de emergência em educação física.

Objetivo(s): Preparar os alunos para atendimento em situações de emergência com relação à integridade biopsicosocial; conhecer os princípios de prevenção de lesões esportivas.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

TEORIA DO LAZER

Ementa: Significado e entendimento de lazer na sociedade capitalista, assim como suas relações com as categorias trabalho e educação.

Objetivo(s): Estimular as análises entre lazer, trabalho e educação, trazendo às discussões, o entendimento de lúdico e o significado de tempo na vida humana; propiciar meios para a análise da diferenciação entre os significados do lazer na sociedade capitalista e as necessidades omnilaterais do ser humano; oferecer opções para análise e articulação do lazer com classes, gêneros e geração, relacionando com os seguintes temas: lúdico, tempo livre, comunidade, políticas públicas e natureza; promover estudos, debates, encontros e estágios que possam contribuir para o crescimento intelectual e profissional do acadêmico.

Departamentalização: Departamento de Educação Física

 

 

 

 

ANEXO II

 

REGULAMENTO DO COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

HABILITAÇÃO: LICENCIATURA

 

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 1° O componente Estágio Curricular Supervisionado do curso de graduação em Educação Física – habilitação: Licenciatura é composto pelos componentes Estágio Curricular Supervisionado I e Estágio Curricular Supervisionado II, do projeto pedagógico do curso de graduação em Educação Física – habilitação: Licenciatura.

Art. 2° Este Regulamento atende as diretrizes estabelecidas pela Resolução n° 027/2005–CEP, e estabelece outros critérios.

Art. 3° São finalidades do componente Estágio Curricular Supervisionado:

I - viabilizar aos estagiários a reflexão teórico-prática para que se consolide a formação do profissional licenciado em Educação Física;

II - oportunizar aos estagiários o desenvolvimento de habilidades e comportamentos necessários à ação docente-profissional;

III - proporcionar aos estagiários o intercâmbio de informações e experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício da profissão;

IV - preparar os estagiários para o pleno exercício profissional, levando em conta aspectos técnico-científicos, sociais e culturais;

V - possibilitar aos estagiários a busca de alternativas compatíveis com a realidade vivenciada nas escolas;

VI - oportunizar aos estagiários a vivência real e objetiva junto à educação básica, levando em consideração a diversidade de contextos em que se apresenta a realidade sócio-cultural e física da escola e dos alunos.

 

DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO

 

Art. 4° O supervisor de estágio é o profissional responsável pelo acompanhamento e supervisão do estagiário, e deverá:

I - possuir vínculo empregatício com a unidade concedente onde o estágio se desenvolverá;

II - possuir formação superior condizente com o campo do estágio.

Art. 5° Compete ao supervisor de estágio:

I - receber o estagiário e informá-lo sobre as normas do ambiente de estágio;

II - acompanhar as atividades desenvolvidas pelo estagiário;

III - avaliar o desempenho do estagiário, de acordo com o plano de atividades;

IV - encaminhar a avaliação do estagiário ao orientador do estágio;

V - comunicar qualquer ocorrência de anormalidade no estágio ao orientador.

.../

DO COORDENADOR DE ESTÁGIO

 

Art. 6° O coordenador de estágio do curso de graduação em Educação Física será um professor integrante da carreira docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lotado no Departamento de Educação Física (DEF), designado pelo departamento, para exercer esta função no decorrer do período letivo.

Art. 7° Compete ao coordenador de estágio:

I - coordenar as atividades gerais de todos os componentes curriculares relativos ao estágio do curso de graduação em Educação Física;

II - providenciar o cadastramento de unidades concedentes que potencialmente apresentem condições de atender a programação dos estágios do curso de graduação em Educação Física;

III - informar aos coordenadores de turmas de estágios sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para a realização dos estágios do curso de graduação em Educação Física;

IV - elaborar o calendário de estágio, adequando-o ao Calendário Acadêmico da Instituição e ao projeto pedagógico do curso de graduação em Educação Física;

V - manter fluxo de informações relativas ao acompanhamento e desenvolvimento dos estágios, bem como assegurar a socialização de informações junto aos coordenadores de estágios e à Coordenação do Curso de Graduação em Educação Física;

VI - verificar se o perfil dos supervisores de estágios atende ao disposto no Artigo 4º desta Resolução;

VII - aprovar modelos de formulários, projetos e relatórios utilizados pelos coordenadores de turmas de estágio e pelos supervisores de estágios;

VIII - zelar pelo cumprimento da legislação aplicável ao estágio;

IX - credenciar orientadores de estágio, indicados pelos coordenadores de turmas de estagiários;

X - reunir-se periodicamente com os coordenadores de turmas de estágio, para acompanhamento, interação e avaliação das atividades inerentes aos estágios.

 

DO COORDENADOR DA TURMA DE ESTÁGIO

 

Art. 8° O coordenador de turma de estágio é o docente do DEF, designado pelo departamento, para coordenar individualmente uma turma de Estágio Curricular Supervisionado I e II do projeto pedagógico do Curso de Graduação em Educação Física – habilitação: Licenciatura.

Art. 9° Compete ao coordenador de turma de estágio:

I - informar e orientar os estagiários de sua turma sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para a realização do estágio;

II - viabilizar aos estagiários de sua turma a reflexão teórica sobre a ementa e os objetivos do componente curricular;

III - providenciar a indicação de professores orientadores de estágio para os estagiários de sua turma;

.../

IV - informar aos professores orientadores sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para a orientação do estagiário;

V - encaminhar os estagiários para os respectivos orientadores;

VI - encaminhar os estagiários à Coordenadoria Geral de Estágio da UEM para a elaboração da documentação referente ao estágio;

VII - encaminhar à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) os editais de notas e de faltas;

VIII - garantir um processo de avaliação continuada da atividade de estágio envolvendo estagiários de sua turma, orientadores, professores do curso e supervisores de estágio;

IX - avaliar o desempenho do estagiário de sua turma, no âmbito de suas competências, atribuindo nota variando de 0,0 a 10,0;

X - convocar e presidir reunião com os orientadores de estágio.

 

DO ORIENTADOR DE ESTÁGIO

 

Art. 10. O orientador de estágio é o docente do DEF credenciado pelo coordenador de estágio.

Art. 11. Compete ao orientador de estágio:

I - conhecer a unidade onde o estagiário desenvolverá as atividades de seu plano de estágio;

II - elaborar o plano de atividades e de acompanhamento do estágio em conjunto com o estagiário;

III - orientar e acompanhar efetivamente o estagiário no desenvolvimento das atividades de estágio;

IV - manter informado o coordenador da turma de estágio do estagiário sobre o desenvolvimento das atividades;

V - avaliar o desempenho do estagiário;

VI - avaliar fontes de consulta e pesquisa necessárias para o bom desenvolvimento das atividades do estágio;

VII - manter contatos periódicos com o supervisor de estágio do estagiário, na busca do bom desenvolvimento do mesmo;

VIII – presenciar efetivamente o estagiário em suas atividades de estágio realizadas na unidade concedente;

IX - controlar, conjuntamente com o supervisor de estágio, a freqüência do estagiário nas atividades de sua competência;

X - verificar e encaminhar ao coordenador de turma de estágio a documentação pertinente;

XI - cumprir e fazer cumprir o calendário acadêmico estabelecido para o estágio;

XII - atender as convocações dos coordenadores de turma.

 

 

 

 

 

DO ESTAGIÁRIO

 

Art. 12. O estagiário é o aluno regularmente matriculado em um dos componentes, Estágio Curricular Supervisionado I ou Estágio Curricular Supervisionado II do curso de graduação em Educação Física – habilitação: Licenciatura.

Art. 13. São direitos dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:

I - dispor de elementos necessários à execução do estágio, dentro das possibilidades científicas, técnicas e financeiras da UEM;

II - receber orientação necessária para realizar as atividades de estágio;

III - obter esclarecimentos sobre os acordos firmados para a realização do seu estágio;

IV - apresentar propostas ou sugestões que possam contribuir para o aprimoramento das atividades de estágio;

V - conhecer a programação das atividades a serem desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado;

Art. 14. São deveres dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:

I - cumprir os horários e desenvolver as atividades determinadas pelo supervisor de estágio, pelo coordenador de sua turma de estágio e pelo orientador de estágio;

II - executar as tarefas designadas na unidade concedente em que estagiar, respeitando sempre a hierarquia estabelecida, as normas internas, as recomendações e os requisitos;

III - manter postura profissional;

IV - manter elevado padrão de comportamento e de relações humanas, condizentes com as atividades a serem desenvolvidas no estágio;

V - comunicar e justificar ao orientador, ao supervisor de estágio e/ou ao coordenador de turma de estágio, com antecedência, sua eventual ausência nas atividades previstas;

VI - elaborar e entregar ao professor orientador um relatório final de estágio, na forma, prazo e padrões estabelecidos;

VII - submeter-se às avaliações previstas no critério de avaliação do componente curricular;

VIII - encaminhar, ao coordenador de turma de estágio e ao professor orientador, ficha de controle ou outro documento constando, no mínimo, o número de horas, período de estágio e descrição das atividades desenvolvidas.

 

DA AVALIAÇÃO

 

Art. 15. O componente Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido pelo estagiário será avaliado pelo coordenador de turma, pelo supervisor de estágio e pelo orientador de estágio.

Parágrafo único. A avaliação do rendimento escolar de cada aluno será feita conforme critério de avaliação de cada componente do Estágio Curricular Supervisionado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, a apresentação de um relatório final e o peso da nota de cada avaliador citado neste Artigo.

Art. 16. A avaliação do estágio fica condicionada à observância dos seguintes aspectos, além de outros previstos pela instituição:

.../

I - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo professor orientador;

II - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo coordenador de turma;

III - desempenho nas atividades realizadas na unidade concedente de estágio;

IV - apresentação de relatório final, dentro das normas técnico-científicas previamente estabelecidas.

Art. 17. Tendo em vista as especificidades didático-pedagógicas do componente Estágio Curricular Supervisionado, não será permitido ao estagiário nova oportunidade de estágio, revisão de avaliação e realização de avaliação final, bem como não lhe será permitido cursá-lo em dependência.

 

DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

 

Art. 18. Além de outras informações solicitadas pelo coordenador de turma, pelo supervisor e pelo orientador de estágio, o relatório final de estágio deverá conter:

I - dados gerais: nomes do estagiário, do orientador, do coordenador de turma de estágio e do supervisor de estágio; nome, localização e contexto socioeconômico da unidade concedente de estágio; estrutura física e organizacional da unidade concedente (instalações, direção, secretaria, conselhos, associações, períodos de funcionamento, turmas e séries, horários de aulas e normas de funcionamento); perfil socioeconômico dos alunos da unidade concedente; informações sobre o projeto pedagógico da unidade concedente, tais como: projetos desenvolvidos, critérios de avaliação, normas e procedimentos disciplinares;

II - relatório de observação: ambiente físico, supervisor responsável (professor), número de alunos, conteúdos observados, recursos didáticos e estratégias empregadas, tempo de trabalho observado, principais dificuldades observadas, motivações dos professores e dos alunos da unidade concedente.

III - relatório de regência: o estagiário deverá apresentar os planos de aulas, descriminar os dias e horários em que as aulas foram ministradas, mencionar as metodologias empregadas e fazer uma avaliação da atividade desenvolvida para a sua formação.

Parágrafo único. Dependendo da especificidade de cada componente Estágio Curricular Supervisionado, o relatório final poderá conter outras informações, diferentes do contido neste Artigo, que o coordenador de estágio e coordenador de curso julgue necessárias para melhor compreensão do mesmo.

 

 

 

DOS ENCARGOS

 

Art. 19. Para efeito de cômputo de encargos didáticos semanais serão consideradas as seguintes cargas horárias:

I - coordenador de estágio: duas horas semanais;

II - coordenador de turma de estágio: duas horas semanais;

III - orientador de estágio: no máximo uma hora semanal para cada aluno orientado.

§ 1° O número máximo de estagiários para cada orientador de estágio será de cinco alunos.

§ 2° Havendo uma legislação superior que trate desse assunto, para toda a Universidade, este Artigo não se aplica, prevalecendo a legislação superior vigente.

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 20. Os casos omissos serão resolvidos pelo coordenador de estágio, mediante anuência do coordenador do curso de graduação em Educação Física.