R E S O L U Ç Ã O No 183/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de
costume, nesta Reitoria, no dia 16/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova novo
projeto pedagógico do curso de graduação em Educação Física – habilitação:
Licenciatura. |
Considerando o contido
no processo n° 3.354/2005;
considerando o disposto nas Resoluções nos
070/90-CEP, 149/90-CEP, 168/91-CEP, 033/93-CEP, 134/94-CEP, 058/97-CEP,
126/98-CEP, 156/2000-CEP, 183/2000-CEP, 038/2002-CEP, 039/2002-CEP,
079/2004-CEP, 118/2004-CEP, 027/2005-CEP e 038/2005-CEP;
considerando o disposto na Lei Federal n° 9.394/96;
considerando o disposto nas Resoluções nos
09/69-CFE, 003/87-CFE e 003/88-CFE;
considerando o disposto nos Pareceres n°s 215/87-CFE,
447/88-CFE, 743/88-CFE, 138/2002-CNE/CES e 058/2004-CNE/CES;
considerando o disposto nas Portarias n°s 159/65-MEC e
399/89-MEC;
considerando o Parecer nº 115/2005 da Câmara de Graduação,
Extensão e Educação Básica e Profissional;
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Fica aprovado o novo projeto pedagógico do curso
de graduação em Educação Física – habilitação: Licenciatura, conforme Anexo I e
o regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado, conforme Anexo
II, que são partes integrantes desta Resolução.
Parágrafo
único. O novo projeto
pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação,
revogadas as demais disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 23 de novembro de 2005.
Gilberto Cezar
Pavanelli
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 23/12/2005.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
ANEXO I
HABILITAÇÃO:
LICENCIATURA
INTEGRAL |
||||||||
SER. |
DEPTO. |
CCOMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||
SSEMANAL |
ANUAL |
SSEMESTRAL |
||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
1º SEM |
2º SEM |
||||
1ª |
DCM |
Anatomia Humana (*) |
|
|
3 |
102 |
|
|
1ª |
DEF |
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
1ª |
DBC |
Biologia Celular e o Exercício Físico (*) |
|
|
2 |
68 |
|
|
1ª |
DBQ |
Bioquímica |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
1ª |
DEF |
Esporte Individual I – Natação |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
1ª |
DEF |
Fundamentos de Educação Física I |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
1ª |
DEF |
Fundamentos de Rítmica e Dança |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
1ª |
DFE |
Iniciação à Ciência e à Pesquisa |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
1ª |
DEF |
Introdução à Ginástica |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
1ª |
DEF |
Introdução aos Esportes Coletivos |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
1ª |
DEF |
Socorros em Educação Física |
1 |
1 |
2 |
|
|
34 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2ª |
DEF |
Didática em Educação Física |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
2ª |
DEF |
Educação Física Infantil |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
2ª |
DEF |
Esportes Coletivos I – Voleibol |
1,5 |
1,5 |
3 |
|
51 |
|
2ª |
DEF |
Esportes Coletivos II |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
2ª |
DCM |
Fisiologia Humana Geral e do Esforço (*) |
|
|
4 |
136 |
|
|
2ª |
DEF |
Fundamentos de Educação Física II |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
(*) Disciplina teórico-prática
.../
INTEGRAL |
||||||||
SER. |
DEPTO. |
CCOMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||
SSEMANAL |
ANUAL |
SSEMESTRAL |
||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
1º SEM |
2º SEM |
||||
2ª |
DEF |
Ginástica Escolar |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
2ª |
DEF |
Medidas e Avaliação em Educação Física |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
2ª |
DTP |
Psicologia da Educação A |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3ª |
DEF |
Biomecânica |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
3ª |
DEF |
Educação Física Adaptada |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
3ª |
DEF |
Esporte Individual II – Atletismo |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
3ª |
DEF |
Esportes Coletivos III |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
3ª |
DEF |
Estágio Curricular Supervisionado I |
|
|
|
240 |
|
|
3ª |
DEF |
Optativa I* |
1 |
1 |
2 |
|
34 |
|
3ª |
DTP |
Políticas Públicas e Gestão Educacional para Docência em
Educação Física |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
3ª |
DEF |
Produção do Conhecimento em Educação Física |
1 |
|
1 |
34 |
|
|
3ª |
DFE |
Sociologia da Educação Física Escolar |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
3ª |
DEF |
Teoria do Lazer |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4ª |
DEF |
Capoeira |
1,5 |
1,5 |
3 |
|
51 |
|
4ª |
DEF |
Estágio Curricular Supervisionado II |
|
|
|
240 |
|
|
4ª |
DEF |
Lutas |
1,5 |
1,5 |
3 |
|
|
51 |
4ª |
DEF |
Nutrição e Metabolismo na Atividade Física |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
4ª |
DEF |
Optativa II* |
1 |
1 |
2 |
|
34 |
|
4ª |
DEF |
Organização e Administração da Educação Física Escolar |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
4ª |
DEF |
Seminário de Pesquisa em Educação Física |
1 |
|
1 |
34 |
|
|
* As disciplinas optativas serão
encaminhadas posteriormente ao CEP para análise e deliberação.
NOTURNO |
||||||||
SER. |
DEPTO. |
CCOMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||
SSEMANAL |
ANUAL |
SSEMESTRAL |
||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
1º SEM |
2º SEM |
||||
1ª |
DCM |
Anatomia Humana (*) |
|
|
3 |
102 |
|
|
1ª |
DBC |
Biologia Celular e o Exercício Físico (*) |
|
|
2 |
68 |
|
|
1ª |
DBQ |
Bioquímica |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
1ª |
DEF |
Fundamentos de Educação Física I |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
1ª |
DEF |
Fundamentos de Rítmica e Dança |
2 |
1 |
3 |
102 |
|
|
1ª |
DFE |
Iniciação à Ciência e à Pesquisa |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
1ª |
DEF |
Introdução à Ginástica |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
1ª |
DEF |
Introdução aos Esportes Coletivos |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2ª |
DEF |
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
2ª |
DEF |
Esporte Individual I – Natação |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
2ª |
DEF |
Esportes Coletivos I – Voleibol |
1,5 |
1,5 |
3 |
|
|
51 |
2ª |
DCM |
Fisiologia Humana Geral e do Esforço (*) |
|
|
4 |
136 |
|
|
2ª |
DEF |
Fundamentos de Educação Física II |
2 |
2 |
4 |
136 |
|
|
2ª |
DEF |
Medidas e Avaliação em Educação Física |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
2ª |
DEF |
Socorros em Educação Física |
1 |
1 |
2 |
|
34 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3ª |
DEF |
Didática em Educação Física |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
3ª |
DEF |
Educação Física Infantil |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
3ª |
DEF |
Esporte Individual II – Atletismo |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
3ª |
DEF |
Esportes Coletivos II |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
3ª |
DEF |
Ginástica Escolar |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
3ª |
DTP |
Políticas
Públicas e Gestão Educacional para Docência em Educação Física |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
(*) Disciplina
teórico-prática,
NOTURNO |
||||||||
SER. |
DEPTO. |
CCOMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||
SSEMANAL |
ANUAL |
SSEMESTRAL |
||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
1º SEM |
2º SEM |
||||
3ª |
DTP |
Psicologia da Educação A |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
3ª |
DFE |
Sociologia da Educação Física Escolar |
2 |
|
2 |
68 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4ª |
DEF |
Biomecânica |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
4ª |
DEF |
Educação Física Adaptada |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
4ª |
DEF |
Esportes Coletivos III |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
4ª |
DEF |
Estágio Curricular Supervisionado I |
|
|
|
240 |
|
|
4ª |
DEF |
Optativa I* |
1 |
1 |
2 |
|
34 |
|
4ª |
DEF |
Produção
do Conhecimento em Educação Física |
1 |
|
1 |
34 |
|
|
4ª |
DEF |
Teoria do Lazer |
1,5 |
1,5 |
3 |
102 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5ª |
DEF |
Capoeira |
1,5 |
1,5 |
3 |
|
|
51 |
5ª |
DEF |
Estágio Curricular Supervisionado II |
|
|
|
240 |
|
|
5ª |
DEF |
Lutas |
1,5 |
1,5 |
3 |
|
51 |
|
5ª |
DEF |
Nutrição
e Metabolismo na Atividade Física |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
5ª |
DEF |
Optativa II* |
1 |
1 |
2 |
|
|
34 |
5ª |
DEF |
Organização e Administração da Educação Física Escolar |
1 |
1 |
2 |
68 |
|
|
5ª |
DEF |
Seminário de Pesquisa em Educação Física |
1 |
|
1 |
34 |
|
|
* As disciplinas optativas serão
encaminhadas posteriormente ao CEP para análise e deliberação.
DISTRIBUIÇÃO
DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES |
HORAS |
|
1 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO BÁSICO |
442 |
2 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO ESPECÍFICO |
2.707 |
3 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES
|
200 |
4 |
TOTAL |
3.349 |
INTEGRALIZAÇÃO
CURRICULAR
|
INTEGRAL |
NOTURNO |
|
1 |
PRAZO MÍNIMO |
4 ANOS |
5 ANOS |
2 |
PRAZO
MÁXIMO |
7 ANOS |
8 ANOS |
.../
EMENTAS,
OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS
ANATOMIA HUMANA
Ementa: Estudo da forma, estrutura e localização dos órgãos dos
sistemas do corpo humano: sistema esquelético, sistema muscular, sistema
nervoso, sistema circulatório, sistema respiratório, sistema digestório,
sistema urinário, sistema genital e sistema endócrino.
Objetivo(s): Fornecer subsídios para que o aluno obtenha conhecimento das
estruturas anatômicas do corpo humano e possíveis variações que poderão ocorrer
nestas estruturas, advindas da prática do exercício físico.
Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
MOTOR
Ementa: Estudo das variáveis intervenientes no processo de
aprendizagem motora abordadas ao longo das fases e estágios do desenvolvimento
motor do ser humano.
Objetivo(s): Oportunizar a aquisição de referencial teórico para a
construção de competências profissionais para a análise do comportamento motor
humano; favorecer a análise e avaliação de fases e estágios de aquisição de
habilidades e capacidades motoras.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
BIOLOGIA CELULAR E O EXERCÍCIO
FÍSICO
Ementa: Organização estrutural e funcional das células; atividades
celulares relacionadas no exercício físico.
Objetivo(s): Fornecer aos alunos conhecimento da constituição estrutural
e função das células para composição desta como unidade geradora de respostas e
sua relação com o exercício físico; conectar momentos específicos da prática e
dos eventos desportivos da atualidade com a disciplina Biologia Celular e o
Exercício Físico.
Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e Genética
BIOMECÂNICA
Ementa: Análise da mecânica dos movimentos do corpo humano;
introdução à biomecânica experimental.
Objetivo(s): Fornecer subsídios para a análise cinemática e dinâmica dos
movimentos do corpo humano; propiciar uma iniciação ao método científico
aplicado à análise biomecânica do corpo humano.
Departamentalização:Departamento de Educação Física
BIOQUÍMICA
Ementa: Estrutura, propriedades e funções dos componentes
moleculares das células, suas interações, transformações metabólicas e
correspondentes processos de regulação.
Objetivo(s): Entendimento das bases moleculares do funcionamento celular,
incluindo a energética do movimento durante o repouso e exercício físico.
Departamentalização: Departamento
de Bioquímica
.../
CAPOEIRA
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da
Capoeira.
Objetivo(s): Oportunizar ao aluno a aquisição e aplicação de
conhecimentos filosóficos e históricos da disciplina; propiciar novas formas de
movimentos e análises das mesmas; favorecer o conhecimento dos conteúdos
técnicos durante as aulas teórico-práticas; conscientizar o aluno sobre a
importância da disciplina e sua repercussão na sociedade; dominar os conteúdos
técnico-pedagógicos através de experiências de ensino; possibilitar a
participação e organização de eventos competitivos, artísticos e culturais;
desenvolver a apreciação e a compreensão da importância desta disciplina na
educação global do indivíduo; estimular e divulgar a prática dessas atividades
como sociabilizadoras e saudáveis para praticantes.
Departamentalização: Departamento
de Educação Física
DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Ementa: Estudo do processo ensino-aprendizagem e fundamentação da
atividade docente em educação física através da análise crítica das técnicas de
planejamento, orientação e avaliação de aprendizagem.
Objetivo(s): Refletir sobre a educação e o papel do educador, assim como
estudar os objetivos, os conteúdos, os meios e os procedimentos de ensino,
tendo em vista as finalidades educacionais.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
Ementa: Estudos das teorias e métodos que abordam diferentes
alterações no corpo humano relacionado à deficiência física, sensorial e
psicomotora tendo como objeto as ações pedagógicas na educação física.
Objetivo(s): Desenvolver estudos e ações pedagógicas para pessoas com
deficiência física, deficiência mental, deficiência visual e deficiência
auditiva na Educação Física; desenvolver uma prática reflexiva e crítica nos
aspectos político, social, cultural, familiar e educacional na educação física
adaptada; capacitar o aluno a planejar, desenvolver e aplicar atividades na
área da deficiência.
Departamentalização: Departamento
de Educação Física
EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
Ementa: Estruturação dos componentes curriculares da educação física
no contexto do ensino infantil e fundamental enfatizando o processo de
aquisição de habilidades motoras e a aprendizagem perceptivo motora.
Objetivo(s): Contextualizar o desenvolvimento motor da criança em idade
escolar; favorecer condições de ensino aprendizagem para a elaboração de
propostas curriculares para a educação física no ensino infantil e fundamental.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
ESPORTES COLETIVOS I - VOLEIBOL
Ementa: Estudo da estrutura e funcionalidade do esporte voleibol
como conteúdo da educação física escolar, com base no conhecimento e na
experienciação de fundamentos técnico-táticos, da regulamentação oficial e de
princípios didático-pedagógicos adequados para o processo ensino-aprendizagem.
.../
Objetivo(s): Oportunizar ao aluno a aquisição de conhecimentos e
habilidades do esporte voleibol, integrado aos esportes coletivos, para o
exercício de sua prática profissional em educação física escolar; favorecer o
domínio dos princípios fundamentais do jogo de voleibol e sua organização como
um conteúdo da educação física escolar; oferecer experiências teóricas e
práticas dos processos técnicos e táticos básicos para a prática do voleibol na
educação física escolar; contatar e utilizar a terminologia e simbologia da
modalidade de voleibol; propiciar aos alunos a participação em competições
esportivas voleibol, buscando a atualização e aperfeiçoamento da sua formação
acadêmica; vivenciar a prática pedagógica do esporte voleibol com experiências
de ensino.
Departamentalização: Departamento
de Educação Física
ESPORTES COLETIVOS II
Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do handebol e do
basquetebol e sua aplicação na educação física escolar.
Objetivo(s): Oportunizar ao aluno a aquisição de conhecimentos e habilidades
dos desportos handebol e basquetebol, integrado aos desportos coletivos, para o
exercício de sua prática pedagógica em educação física escolar; favorecer o
domínio dos princípios fundamentais do jogo de handebol e de basquetebol;
oferecer experiências teóricas e práticas dos processos técnicos e táticos
básicos para a prática de handebol e basquetebol como conteúdo na educação
física escolar; vivenciar a prática pedagógica dos desportos handebol e
basquetebol com experiências de ensino voltadas para a educação física escolar.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
ESPORTES COLETIVOS III
Ementa: Estudo da estrutura e funcionalidade dos esportes futsal e
futebol como conteúdo programático da educação física escolar, com base no
conhecimento e na experienciação de fundamentos técnico-táticos, da
regulamentação oficial e de princípios didático-pedagógicos adequados para o
processo ensino-aprendizagem.
Objetivo(s): Oportunizar ao aluno a aquisição de conhecimentos e
habilidades dos esportes futebol e futsal, integrados aos esportes coletivos,
para o exercício de sua prática profissional em educação física; favorecer o
domínio dos princípios fundamentais do jogo de futebol e futsal com vista a
favorecer formação escolar; oferecer experiências teóricas e práticas dos
processos técnicos e táticos para a prática do futebol e futsal na educação
física escolar; contatar e utilizar a terminologia e simbologia das modalidades
de futebol e futsal; propiciar aos alunos a participação em competições esportivas
de futebol e de futsal, buscando a atualização e aperfeiçoamento da sua
formação acadêmica voltada para a educação física escolar; vivenciar a prática
pedagógica dos esportes futebol e futsal com experiências de ensino
direcionadas para a educação física escolar.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
.../
ESPORTE INDIVIDUAL I – NATAÇÃO
Ementa: Fundamento, histórico-cultural-pedagógico e técnicos da
natação.
Objetivo(s): Oportunizar a aquisição e aplicação de conhecimentos
filosóficos e históricos da disciplina; desenvolver a apreciação e a
compreensão da importância desta disciplina na educação global do individuo;
desenvolver uma prática reflexiva em relação às atividades da natação;
desenvolver uma prática pedagógica através de experiências de ensino; dominar o
conteúdo técnico-pedagógico na aprendizagem dos nados; estimular e divulgar a
prática das atividades aquáticas como socializadoras e saudáveis para seus
praticantes; possibilitar a participação e organização de eventos formais e
informais.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
ESPORTE INDIVIDUAL II – ATLETISMO
Ementa: Analise do ensino dos esportes individuais no cenário
escolar: realidades das escolas públicas e das escolas particulares.
Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e metodológicos relativos ao
ensino do atletismo.
Objetivo(s): Oportunizar aos alunos a aquisição de conhecimentos
integrados ao ensino do esporte individual - atletismo, para o exercício de sua
prática profissional na educação física escolar; oportunizar com base no
contexto sócio-cultural a análise da função dos esportes individuais na
sociedade brasileira; discutir as diferentes metodologias de ensino dos
conteúdos técnicos e táticos dos esportes individuais e o seu desenvolvimento
através das atividades teórico-práticas na escola; propiciar aos alunos o
acompanhamento em competições esportivas escolares de atletismo; desenvolver a
prática pedagógica do atletismo através das experiências de ensino.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
Ementa: Estágio Curricular Supervisionado específico para o processo
ensino-aprendizagem da educação física escolar, na educação infantil e nas
séries iniciais do ensino fundamental.
Objetivo(s): Viabilizar aos estagiários a reflexão sobre a prática
docente na escola na educação infantil
e nas séries iniciais do ensino fundamental para que se consolide a formação
profissional; oportunizar aos estagiários o desenvolvimento de habilidades e
comportamentos necessários à ação docente na escola; proporcionar aos
estagiários o intercâmbio de informações e experiências concretas que os
preparem para o efetivo exercício da profissão; possibilitar aos estagiários a
aplicação de conteúdos aprendidos no respectivo curso de
graduação/licenciatura, adaptando-os à realidade das escolas e níveis em que
irão atuar; possibilitar aos estagiários a busca de alternativas pedagógicas ao
nível da realidade vivenciada; oportunizar aos estagiários vivência real e
objetiva junto à educação básica, levando em consideração a diversidade de
contextos de situação que apresentam: pública e particular, de centro, de
periferia e de zona rural.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
.../
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II
Ementa: Estágio Curricular Supervisionado específico para o processo
ensino-aprendizagem da educação física escolar no ensino fundamental e médio.
Objetivo(s): Viabilizar aos estagiários a reflexão sobre a prática
docente na escola no ensino fundamental
e no ensino médio para que se consolide a formação profissional; oportunizar
aos estagiários o desenvolvimento de habilidades e comportamentos necessários à
ação docente na escola; proporcionar aos estagiários o intercâmbio de
informações e experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício
da profissão; possibilitar aos estagiários a aplicação de conteúdos aprendidos
no respectivo curso de graduação/licenciatura, adaptando-os à realidade das
escolas e níveis em que irão atuar; possibilitar aos estagiários a busca de
alternativas pedagógicas ao nível da realidade vivenciada; oportunizar aos
estagiários vivência real e objetiva junto à educação básica, levando em
consideração a diversidade de contextos de situação que apresentam: pública e particular,
de centro, de periferia e de zona rural.
Departamentalização: Departamento
de Educação Física
FISIOLOGIA HUMANA GERAL E DO
ESFORÇO
Ementa: Estudo dos sistemas do organismo e suas funções. Análise das
alterações fisiológicas do corpo humano quando submetido ao esforço físico.
Objetivo(s): Fornecer ao aluno conhecimento sobre o funcionamento do
organismo humano nas condições de repouso e sobre as alterações agudas e
crônicas decorrentes da atividade física.
Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA I
Ementa: Estudos da cultura do movimento humano: matrizes
epistemológicas/políticas e suas significações/interações com a sociologia do
trabalho; história geral da educação física (no mundo e no Brasil) e suas
relações com o contexto social de diferentes épocas.
Objetivo(s): Reconhecer a área da educação física em meio à construção
dos campos de conhecimento/formação; entender a influência das matrizes
teórico-científicas na produção de conhecimento em educação física; compreender
a educação física no Brasil e no mundo a partir do reconhecimento da função
social das práticas corporais nos diferentes momentos históricos; refletir
sobre a educação física e suas relações com a sociologia do trabalho.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA II
Ementa: Estudo das teorias histórico-filosóficas que explicam a
construção da instituição educacional e suas implicações na educação física
escolar.
Objetivo(s): Buscar a compreensão radical dos fundamentos
histórico-educacionais da educação física como prática pedagógica que tematiza
elementos da cultura corporal; buscar o entendimento histórico-filosófico que
explica a relação entre educação e sociedade; promover uma reflexão crítica e
sistemática da realidade educacional e suas implicações na educação física
brasileira; entender/compreender as diferentes tendências pedagógicas que são
encontradas na prática pedagógica no Brasil, no âmbito da educação em geral e,
em especial, na Educação Física; discutir as estratégias de ensino em Educação
Física.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, técnicos e pedagógicos da
rítmica e da dança. Compreensão das possibilidades de trato com este
conhecimento no contexto da educação e da educação física.
Objetivo(s): Compreender a rítmica e a dança em sua produção
histórico-cultural, fomentando reflexões em torno desses campos de conhecimento
na sociedade contemporânea; possibilitar a apreensão dos conhecimentos
técnico-pedagógicos que alicerçam as diferentes práticas corporais rítmicas e
expressivas na educação física; investigar os campos de conhecimento da rítmica
e da dança, relacionando-os de forma crítico-reflexiva com a prática pedagógica
da educação física.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
GINÁSTICA ESCOLAR
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das
diferentes manifestações ginásticas. O trato com as diferentes manifestações
ginásticas no contexto escolar.
Objetivo(s): Desenvolver uma prática reflexiva e crítica das diferentes
manifestações ginásticas da contemporaneidade em relação à sociedade;
possibilitar a apreensão de conhecimentos técnico-instrumentais, culturais e
didático-pedagógicos que possam fundamentar o trabalho com as diferentes
manifestações ginásticas no contexto escolar.
Departamentalização: Departamento
de Educação Física
INICIAÇÃO À CIÊNCIA E À PESQUISA
Ementa: Ciência e conhecimento; bases metodológicas na produção de
conhecimento científico.
Objetivo(s): Definir o campo científico e sua normatividade; estudar a
coerência e coesão dos textos científicos; elaborar texto de divulgação
científica de acordo com as normas da ABNT.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
INTRODUÇÃO À GINÁSTICA
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da
ginástica. O entendimento da ginástica no contexto da epistemologia da educação
e da educação física.
Objetivo(s): Desenvolver uma prática reflexiva e crítica da área de
conhecimento da ginástica em relação à sociedade; possibilitar a apreensão de
conhecimentos técnico-instrumentais, culturais e didático-pedagógicos que
possam fundamentar o trabalho com as diferentes manifestações ginásticas.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
.../
INTRODUÇÃO AOS ESPORTES COLETIVOS
Ementa: Estudo das concepções e perspectivas pedagógicas que
orientam o processo de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos, das diferentes
abordagens didático-pedagógicas, orientações conceituais e estilos de ensino,
bem como o planejamento e estruturação de atividades e tarefas pedagógicas.
Objetivo(s): Oportunizar a aquisição de conhecimentos integrados ao
ensino dos esportes coletivos, para o exercício da prática profissional dentro
e fora da escola; analisar, com base no contexto sócio-cultural, a função dos
esportes coletivos na sociedade brasileira; discutir as diferentes metodologias
de ensino dos conteúdos técnicos e táticos dos esportes coletivos e o seu
desenvolvimento através das atividades teórico-práticas para o contexto não
escolar; propiciar o acompanhamento em competições esportivas promovidas pelas
diferentes agências nos diferentes esportes coletivos; desenvolver a prática
pedagógica aplicada aos esportes coletivos por meio de experiências de ensino
nas diferentes agências dentro e fora do contexto escolar.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
LUTAS
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das
lutas.
Objetivo(s): Oportunizar ao aluno a aquisição de conhecimentos
fisiológicos e históricos da disciplina; propiciar novas formas de movimentos e
análises das mesmas; favorecer o conhecimento dos conteúdos técnicos durante as
aulas teórico-práticas; conscientizar o aluno sobre a importância da disciplina
e sua repercussão na sociedade; dominar os conteúdos técnico-pedagógicos
através de experiências de ensino; possibilitar a participação e organização de
eventos competitivos, artísticos e culturais; desenvolver a apreciação e a
compreensão da importância desta disciplina na educação global do indivíduo;
estimular e divulgar a prática dessas atividades como socializadoras e
saudáveis para praticantes.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO
FÍSICA
Ementa: Conceitos de medidas e avaliação. Uso e interpretação da
medida em educação física. Importância de medir e avaliar no contexto da
educação física escolar; avaliação antropométrica do estado nutricional,
princípios e aplicações. Avaliação da atividade e da aptidão física. Avaliação
de comportamentos e de fatores de risco para doenças crônicas não
transmissíveis.
Objetivo(s): Fornecer aos alunos as bases conceituais da área de medidas
e avaliação; possibilitar a análise de alguns parâmetros nutricionais e da
atividade física na promoção da saúde e como forma de prevenção secundária em
escolares; analisar a relação atividade física/aptidão física na infância e na
adolescência.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
NUTRIÇÃO E METABOLISMO NA
ATIVIDADE FÍSICA
Ementa: Conceito de alimentos e nutrientes. Importância e
recomendações diárias das proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e
vitaminas. Benefícios da atividade física; alimentação do atleta. Obtenção da
energia em condições anaeróbias e aeróbias. Ttipos de dietas durante os
diferentes períodos de treinamento e na fase de competição. Hidratação do
atleta. Crescimento muscular: aspectos nutricionais e hormonais. Suplementação
nutricional na prática esportiva: aminoácidos de cadeia ramificada, glutamina,
carnitina, creatina, beta hidroxi metil butirato, vitaminas antioxidantes,
dopping no esporte.
Objetivo(s): Fornecer aos alunos as bases nutricionais e metabólicas da
interação nutrição/atividade na promoção da saúde e como forma de prevenção
secundária e terciária de doenças; analisar evidências científicas sobre
efeitos ergogênicos da suplementação nutricional no desempenho físico e/ou nas
questões estéticas.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
OPTATIVA I e II
As
disciplinas Optativas I e II serão ofertadas respectivamente no 3º e 4º anos do
curso, ou seja, em 2008 e 2009. A sua definição dará em função da demanda dos
alunos e da possibilidade de oferta do departamento. Para a sua aprovação serão
seguidas as normas institucionais vigentes.
Departamentalização: Departamento
de Educação Física
ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Ementa: Estudo da organização e administração da educação física e
esporte na escola.
Objetivo(s): Favorecer a compreensão e o domínio do conteúdo da gestão da
educação física e esportes sob o ponto de vista pedagógico, político e social;
propiciar análise e discussão da importância entre a gestão e o ensino da
educação física e esporte na escola; possibilitar a prática da gestão das
atividades de educação física e esporte na escola.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO
EDUCACIONAL PARA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Ementa: Políticas e gestão educacional com ênfase nos planos
educacionais para os sistemas escolares no Brasil Republicano para o curso de
Educação Física – habilitação: Licenciatura.
Objetivo(s): Subsidiar a formação para a docência com conhecimentos
teórico-práticos referentes às políticas públicas educacionais e sua relação
com o contexto sócio-político e econômico; discutir e analisar as
transformações conjunturais que orientam a gestão e a organização escolar da
educação física.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM
EDUCAÇÃO FÍSICA
Ementa: Estudo sobre o processo de produção do conhecimento na área
da educação física; análise dos procedimentos e técnicas ligados ao processo de
pesquisa na área da educação física.
Objetivo(s): Proporcionar aos alunos o entendimento do processo histórico
da produção do conhecimento na área da educação física; apresentar os
procedimentos e técnicas relacionados aos processos de elaboração de pesquisa
em Educação Física.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A
Ementa: Estudo das variáveis que interferem no processo de
desenvolvimento e aprendizagem.
Objetivo(s): Oferecer subsídios teóricos para que o aluno possa
compreender e atuar no processo educativo; propiciar condições para que o aluno
possa conhecer a natureza dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, seus
condicionantes e inter-relações.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Ementa: Elaboração e apresentação de monografia em educação física.
Objetivo(s): Propiciar a discussão e análise sobre as diversas
metodologias de estruturação de trabalhos científicos, bem como a realização de
um trabalho de monografia.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Ementa: Conceituação e delimitação do campo de estudo da sociologia
da educação, principais correntes de análise e suas relações.
Objetivo(s): Propiciar estudos do instrumental fornecido pelas correntes
da sociologia da educação; desenvolver a reflexão e análise da educação física
escolar e suas relações com a escola e a sociedade.
SOCORROS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Ementa: Prevenção e atendimento de emergência em educação física.
Objetivo(s): Preparar os alunos para atendimento em situações de
emergência com relação à integridade biopsicosocial; conhecer os princípios de
prevenção de lesões esportivas.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
TEORIA DO LAZER
Ementa: Significado e entendimento de lazer na sociedade
capitalista, assim como suas relações com as categorias trabalho e educação.
Objetivo(s): Estimular as análises entre lazer, trabalho e educação,
trazendo às discussões, o entendimento de lúdico e o significado de tempo na
vida humana; propiciar meios para a análise da diferenciação entre os
significados do lazer na sociedade capitalista e as necessidades omnilaterais
do ser humano; oferecer opções para análise e articulação do lazer com classes,
gêneros e geração, relacionando com os seguintes temas: lúdico, tempo livre,
comunidade, políticas públicas e natureza; promover estudos, debates, encontros
e estágios que possam contribuir para o crescimento intelectual e profissional
do acadêmico.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
ANEXO II
REGULAMENTO DO COMPONENTE ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Art. 1° O componente Estágio Curricular Supervisionado do
curso de graduação em Educação Física – habilitação: Licenciatura é composto
pelos componentes Estágio Curricular Supervisionado I e Estágio Curricular
Supervisionado II, do projeto pedagógico do curso de graduação em Educação
Física – habilitação: Licenciatura.
Art. 2° Este Regulamento atende as diretrizes estabelecidas
pela Resolução n°
027/2005–CEP, e estabelece outros critérios.
Art. 3° São finalidades do componente Estágio Curricular
Supervisionado:
I - viabilizar aos estagiários a reflexão teórico-prática para
que se consolide a formação do profissional licenciado em Educação Física;
II - oportunizar aos estagiários o desenvolvimento
de habilidades e comportamentos necessários à ação docente-profissional;
III - proporcionar aos estagiários o intercâmbio
de informações e experiências concretas que os preparem para o efetivo
exercício da profissão;
IV - preparar os estagiários para o pleno
exercício profissional, levando em conta aspectos técnico-científicos, sociais
e culturais;
V - possibilitar aos estagiários a busca de
alternativas compatíveis com a realidade vivenciada nas escolas;
VI - oportunizar aos estagiários a vivência real e
objetiva junto à educação básica, levando em consideração a diversidade de
contextos em que se apresenta a realidade sócio-cultural e física da escola e
dos alunos.
DO SUPERVISOR
DE ESTÁGIO
Art. 4° O supervisor de estágio é o profissional responsável
pelo acompanhamento e supervisão do estagiário, e deverá:
I - possuir vínculo empregatício com a unidade
concedente onde o estágio se desenvolverá;
II - possuir formação superior condizente com o
campo do estágio.
Art. 5° Compete ao supervisor de estágio:
I - receber o estagiário e informá-lo sobre as
normas do ambiente de estágio;
II - acompanhar as atividades desenvolvidas pelo
estagiário;
III - avaliar o desempenho do estagiário, de
acordo com o plano de atividades;
IV - encaminhar a avaliação do estagiário ao
orientador do estágio;
V - comunicar qualquer ocorrência de anormalidade
no estágio ao orientador.
.../
Art. 6° O coordenador de estágio do curso de graduação em
Educação Física será um professor integrante da carreira docente da
Universidade Estadual de Maringá (UEM), lotado no Departamento de Educação
Física (DEF), designado pelo departamento, para exercer esta função no decorrer
do período letivo.
Art. 7° Compete ao coordenador de estágio:
I - coordenar as
atividades gerais de todos os componentes curriculares relativos ao estágio do
curso de graduação em Educação Física;
II - providenciar o cadastramento de unidades
concedentes que potencialmente apresentem condições de atender a programação
dos estágios do curso de graduação em Educação Física;
III - informar aos coordenadores de turmas de
estágios sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser
adotados para a realização dos estágios do curso de graduação em Educação
Física;
IV - elaborar o calendário de estágio, adequando-o
ao Calendário Acadêmico da Instituição e ao projeto pedagógico do curso de
graduação em Educação Física;
V - manter fluxo de informações relativas ao
acompanhamento e desenvolvimento dos estágios, bem como assegurar a
socialização de informações junto aos coordenadores de estágios e à Coordenação
do Curso de Graduação em Educação Física;
VI - verificar se o perfil dos supervisores de
estágios atende ao disposto no Artigo 4º desta Resolução;
VII - aprovar modelos de formulários, projetos e
relatórios utilizados pelos coordenadores de turmas de estágio e pelos
supervisores de estágios;
VIII - zelar pelo cumprimento da legislação
aplicável ao estágio;
IX - credenciar orientadores de estágio, indicados
pelos coordenadores de turmas de estagiários;
X - reunir-se periodicamente com os coordenadores
de turmas de estágio, para acompanhamento, interação e avaliação das atividades
inerentes aos estágios.
Art. 8° O coordenador de turma de estágio é o docente do DEF,
designado pelo departamento, para coordenar individualmente uma turma de
Estágio Curricular Supervisionado I e II do projeto pedagógico do Curso de
Graduação em Educação Física – habilitação: Licenciatura.
Art. 9° Compete ao coordenador de turma de estágio:
I - informar e orientar os estagiários de sua
turma sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser
adotados para a realização do estágio;
II - viabilizar aos estagiários de sua turma a
reflexão teórica sobre a ementa e os objetivos do componente curricular;
III - providenciar a indicação de professores
orientadores de estágio para os estagiários de sua turma;
.../
IV - informar aos professores orientadores sobre
os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para a
orientação do estagiário;
V - encaminhar os estagiários para os respectivos
orientadores;
VI - encaminhar os estagiários à Coordenadoria
Geral de Estágio da UEM para a elaboração da documentação referente ao estágio;
VII - encaminhar à Diretoria de Assuntos
Acadêmicos (DAA) os editais de notas e de faltas;
VIII - garantir um processo de avaliação
continuada da atividade de estágio envolvendo estagiários de sua turma,
orientadores, professores do curso e supervisores de estágio;
IX - avaliar o desempenho do estagiário de sua
turma, no âmbito de suas competências, atribuindo nota variando de 0,0 a 10,0;
X - convocar e presidir reunião com os
orientadores de estágio.
Art. 10. O orientador de estágio é o docente do DEF credenciado
pelo coordenador de estágio.
Art. 11. Compete ao orientador de estágio:
I - conhecer a unidade onde o estagiário
desenvolverá as atividades de seu plano de estágio;
II - elaborar o plano de atividades e de acompanhamento do
estágio em conjunto com o estagiário;
III - orientar e acompanhar efetivamente o
estagiário no desenvolvimento das atividades de estágio;
IV - manter informado o coordenador da turma de
estágio do estagiário sobre o desenvolvimento das atividades;
V - avaliar o desempenho do estagiário;
VI - avaliar fontes de consulta e pesquisa
necessárias para o bom desenvolvimento das atividades do estágio;
VII - manter contatos periódicos com o supervisor
de estágio do estagiário, na busca do bom desenvolvimento do mesmo;
VIII – presenciar efetivamente o estagiário em
suas atividades de estágio realizadas na unidade concedente;
IX - controlar, conjuntamente com o supervisor de
estágio, a freqüência do estagiário nas atividades de sua competência;
X - verificar e encaminhar ao coordenador de turma
de estágio a documentação pertinente;
XI - cumprir e fazer cumprir o calendário
acadêmico estabelecido para o estágio;
XII - atender as convocações dos coordenadores de turma.
Art. 12. O estagiário é o aluno regularmente matriculado em um
dos componentes, Estágio Curricular Supervisionado I ou Estágio Curricular
Supervisionado II do curso de graduação em Educação Física – habilitação:
Licenciatura.
Art. 13. São direitos dos estagiários, além de outros previstos
pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:
I - dispor de elementos necessários à execução do
estágio, dentro das possibilidades científicas, técnicas e financeiras da UEM;
II - receber orientação necessária para realizar
as atividades de estágio;
III - obter esclarecimentos sobre os acordos
firmados para a realização do seu estágio;
IV - apresentar propostas ou sugestões que possam
contribuir para o aprimoramento das atividades de estágio;
V - conhecer a programação das atividades a serem
desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado;
Art. 14. São deveres dos estagiários, além de outros previstos
pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:
I - cumprir os horários e desenvolver as
atividades determinadas pelo supervisor de estágio, pelo coordenador de sua
turma de estágio e pelo orientador de estágio;
II - executar as tarefas designadas na unidade
concedente em que estagiar, respeitando sempre a hierarquia estabelecida, as
normas internas, as recomendações e os requisitos;
III - manter postura profissional;
IV - manter elevado padrão de comportamento e de
relações humanas, condizentes com as atividades a serem desenvolvidas no
estágio;
V - comunicar e justificar ao orientador, ao
supervisor de estágio e/ou ao coordenador de turma de estágio, com
antecedência, sua eventual ausência nas atividades previstas;
VI - elaborar e entregar ao professor orientador
um relatório final de estágio, na forma, prazo e padrões estabelecidos;
VII - submeter-se às avaliações previstas no
critério de avaliação do componente curricular;
VIII - encaminhar, ao coordenador de turma de
estágio e ao professor orientador, ficha de controle ou outro documento
constando, no mínimo, o número de horas, período de estágio e descrição das
atividades desenvolvidas.
Art. 15. O componente Estágio Curricular Supervisionado
desenvolvido pelo estagiário será avaliado pelo coordenador de turma, pelo
supervisor de estágio e pelo orientador de estágio.
Parágrafo
único. A avaliação do
rendimento escolar de cada aluno será feita conforme critério de avaliação de
cada componente do Estágio Curricular Supervisionado, no qual deverá constar,
obrigatoriamente, a apresentação de um relatório final e o peso da nota de cada
avaliador citado neste Artigo.
Art. 16. A avaliação do estágio fica condicionada à observância
dos seguintes aspectos, além de outros previstos pela instituição:
.../
I - desempenho nas atividades teórico-práticas
promovidas e/ou solicitadas pelo professor orientador;
II - desempenho nas atividades teórico-práticas
promovidas e/ou solicitadas pelo coordenador de turma;
III - desempenho nas atividades realizadas na
unidade concedente de estágio;
IV - apresentação de relatório final, dentro das
normas técnico-científicas previamente estabelecidas.
Art. 17. Tendo em vista as especificidades didático-pedagógicas
do componente Estágio Curricular Supervisionado, não será permitido ao
estagiário nova oportunidade de estágio, revisão de avaliação e realização de
avaliação final, bem como não lhe será permitido cursá-lo em dependência.
Art. 18. Além de outras informações solicitadas pelo
coordenador de turma, pelo supervisor e pelo orientador de estágio, o relatório
final de estágio deverá conter:
I - dados gerais: nomes do estagiário, do
orientador, do coordenador de turma de estágio e do supervisor de estágio;
nome, localização e contexto socioeconômico da unidade concedente de estágio;
estrutura física e organizacional da unidade concedente (instalações, direção,
secretaria, conselhos, associações, períodos de funcionamento, turmas e séries,
horários de aulas e normas de funcionamento); perfil socioeconômico dos alunos
da unidade concedente; informações sobre o projeto pedagógico da unidade
concedente, tais como: projetos desenvolvidos, critérios de avaliação, normas e
procedimentos disciplinares;
II - relatório de observação: ambiente físico,
supervisor responsável (professor), número de alunos, conteúdos observados,
recursos didáticos e estratégias empregadas, tempo de trabalho observado,
principais dificuldades observadas, motivações dos professores e dos alunos da
unidade concedente.
III - relatório de regência: o estagiário deverá
apresentar os planos de aulas, descriminar os dias e horários em que as aulas
foram ministradas, mencionar as metodologias empregadas e fazer uma avaliação
da atividade desenvolvida para a sua formação.
Parágrafo
único. Dependendo da
especificidade de cada componente Estágio Curricular Supervisionado, o
relatório final poderá conter outras informações, diferentes do contido neste
Artigo, que o coordenador de estágio e coordenador de curso julgue necessárias
para melhor compreensão do mesmo.
Art. 19. Para efeito de cômputo de encargos didáticos semanais
serão consideradas as seguintes cargas horárias:
I - coordenador de estágio: duas horas semanais;
II - coordenador de turma de estágio: duas horas
semanais;
III - orientador de estágio: no máximo uma hora
semanal para cada aluno orientado.
§ 1° O número máximo de estagiários para cada orientador de
estágio será de cinco alunos.
§ 2° Havendo uma legislação superior que trate desse
assunto, para toda a Universidade, este Artigo não se aplica, prevalecendo a
legislação superior vigente.
Art. 20. Os casos omissos serão resolvidos pelo coordenador de
estágio, mediante anuência do coordenador do curso de graduação em Educação
Física.