R E S O L U Ç Ã O No 194/2005-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de
costume, nesta Reitoria, no dia 20/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova novo
projeto pedagógico do curso de graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe
– habilitação: Bacharelado. |
Considerando o contido no processo n° 1.508/1994 – volumes 1 e 2;
considerando o disposto nas Resoluções nos 163/99-CEP, 179/2000-CEP,
083/2002-CEP, 096/2002-CEP e 157/2004-CEP;
considerando o disposto na Lei Federal nº 9.394/96;
considerando o disposto na Resolução nº 003/2005-CNE;
considerando o disposto nos Pareceres nos
067/2003-CNE/CES, 102/2004-CNE/CES e 329/2004-CNE/CES;
considerando o Parecer nº 121/2005 da Câmara de Graduação,
Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da
Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E
REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Fica aprovado o novo projeto pedagógico do curso de graduação Secretariado Executivo Trilíngüe –
habilitação: Bacharelado, conforme anexo que é parte integrante desta
Resolução.
Parágrafo único. O novo projeto
pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.
Art. 2º Esta
Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em
contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 14 de dezembro de 2005.
Angelo
Aparecido Priori
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 11/01/2006.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
.../
/... Resolução nº 194/2005-CEP |
fl. 02 |
Ser. |
Depto |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
Anual |
1º Sem |
2º Sem |
|||||
TEÓR |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
1ª |
DLE |
Língua
Portuguesa I: linguagem, sociedade e comunicação |
04 |
|
04 |
136 |
|
|
1ª |
DLE |
Língua
Inglesa I (*) |
|
04 |
04 |
136 |
|
|
1ª |
DLE |
Língua
Espanhola I (*) |
|
04 |
04 |
136 |
|
|
1ª |
DLE |
Língua
Francesa I (*) |
|
04 |
04 |
136 |
|
|
1ª |
DCC |
Contabilidade
Geral e Custos |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
1ª |
DAD |
Administração |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
1ª |
DHI |
Arquivística
I |
04 |
|
04 |
|
|
68 |
1ª |
DFE |
Metodologia
e Técnicas de Pesquisa I |
|
04 |
04 |
|
|
68 |
2ª |
DLE |
Língua
Portuguesa II: aspectos morfossintáticos no texto técnico |
04 |
|
04 |
136 |
|
|
2ª |
DLE |
Língua
Inglesa II (*) |
|
04 |
04 |
136 |
|
|
2ª |
DLE |
Língua
Espanhola II (*) |
|
04 |
04 |
136 |
|
|
2ª |
DLE |
Língua
Francesa II (*) |
|
04 |
04 |
136 |
|
|
2ª |
DDP |
Direito
e Ética Profissional |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
2ª |
DPI |
Introdução
à Psicologia das Relações |
04 |
|
04 |
|
|
68 |
2ª |
DHI |
Arquivística
II |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
2ª |
DAD |
Técnicas
de Secretariado |
04 |
|
04 |
|
|
68 |
3ª |
DLE |
Língua
Portuguesa III: aspectos semânticos, estilísticos e discursivos no texto
técnico |
04 |
|
04 |
136 |
|
|
3ª |
DLE |
Língua
Inglesa III (*) |
|
04 |
04 |
136 |
|
|
3ª |
DLE |
Língua
Espanhola III (*) |
|
04 |
04 |
136 |
|
|
3ª |
DLE |
Língua
Francesa III (*) |
|
04 |
04 |
136 |
|
|
3ª |
DCO |
Elementos
de Economia |
04 |
|
04 |
136 |
|
|
3ª |
DIN |
Introdução
à Informática |
02 |
02 |
04 |
|
|
68 |
3ª |
DAD |
Processos
e Técnicas Administrativas |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
4ª |
DLE |
Tradução:
teoria e prática |
02 |
02 |
04 |
136 |
|
|
4ª |
DLE |
Introdução
à Análise do Discurso |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
4ª |
DFE |
Metodologia
e Técnicas de Pesquisa II |
|
04 |
04 |
|
68 |
|
4ª |
DEF |
Organização
e Gestão de Eventos |
04 |
|
04 |
|
|
68 |
4ª |
DCS |
Filosofia
e Ética |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
4ª |
DAD |
Recursos Humanos |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
4ª |
DPI |
Psicologia
das Relações Interpessoais |
04 |
|
04 |
|
|
68 |
4ª |
DHI |
Estágio Curricular
Supervisionado em Secretariado Executivo Trilíngüe |
|
|
|
238 |
|
|
(*) As disciplinas de Língua
Portuguesa I, II e III são comuns a todas as habilitações. Entre as três
línguas estrangeiras ofertadas, os alunos deverão optar por duas. A carga
horária total do curso é de 2.942 horas/aula (com AAC), considerando que o
aluno fará a opção por duas línguas estrangeiras: inglês/francês,
inglês/espanhol ou francês/espanhol.
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES |
HORAS |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO BÁSICO (por
Habilitação/Ênfase/Modalidades) |
1.768 |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDO ESPECÍFICO (por
Habilitação/Ênfase/Modalidades) |
1.054 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (5%) (por
Habilitação/Ênfase/Modalidades ) |
120 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por
Habilitação/Ênfase/Modalidades) |
2.942 |
I N T E G R A L I Z A Ç Ã O C U R R I C U L A R |
||
1 |
PRAZO
MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
04 ANOS |
2 |
PRAZO
MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
07 ANOS |
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fl. 03 |
LÍNGUA PORTUGUESA I: LINGUAGEM,
SOCIEDADE E COMUNICAÇÃO
Ementa: Estudo dos fundamentos da comunicação oral e escrita nos
diversos gêneros textuais.
Objetivo(s): Capacitar o aluno, por meio do exercício da leitura e da
produção de textos orais e escritos, para o domínio dos diversos usos da
linguagem em diferentes situações
discursivas, no contexto acadêmico e profissional.
Departamentalização: Departamento de Letras
LÍNGUA PORTUGUESA II: ASPECTOS
MORFOSSINTÁTICOS NO TEXTO TÉCNICO
Ementa: Estudo das funções e das relações morfossintáticas da frase
no texto como unidade de comunicação profissional.
Objetivo(s): Capacitar o aluno para compreender as relações existentes
entre as várias estruturas textuais, por meio da análise das funções e das
relações morfossintáticas da frase no texto técnico.
Departamentalização: Departamento de Letras
LÍNGUA PORTUGUESA III: ASPECTOS
SEMÂNTICOS, ESTILÍSTICOS E DISCURSIVOS NO TEXTO TÉCNICO
Ementa: Estudo e análise dos aspectos semânticos, estilísticos e
discursivos dos diversos tipos de gêneros textuais e discursivos no contexto
profissional.
Objetivo(s): Habilitar o aluno para a compreensão e aplicação dos
recursos estilísticos e discursivos nos diversos gêneros textuais do contexto
profissional.
Departamentalização: Departamento de Letras
LÍNGUA
INGLESA I
Ementa: Introdução ao estudo, recepção e produção do texto oral e
escrito em língua Inglesa envolvendo todas as habilidades comunicativas.
Objetivo(s): Introduzir as habilidades de recepção e produção textual,
criando oportunidades para um engajamento em comunicação
interativa/propositada, dentro de um contexto comercial.
Departamentalização: Departamento de Letras
LÍNGUA
INGLESA II
Ementa: Desenvolvimento das habilidades de recepção, produção, do
texto oral e escrito em língua inglesa, bem como a introdução à versão e
tradução.
Objetivo(s): Desenvolver o conjunto de habilidades comunicativas orais e
escritas no contexto comercial, com foco na leitura.
Departamentalização: Departamento de Letras
LÍNGUA
INGLESA III
Ementa: Aperfeiçoamento das habilidades de recepção, produção,
versão e tradução do texto oral e escrito em língua inglesa.
Objetivo(s): Aperfeiçoar os procedimentos técnicos de produção e
recepção textual, com base na escritura dos gêneros textuais utilizados na área
comercial, tais como carta, fax, e-mail, currículo, folder, resenha, resumo.
Departamentalização: Departamento de Letras
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fl. 04 |
LÍNGUA
ESPANHOLA I
Ementa: Introdução ao estudo da língua espanhola com iniciação à
competência comunicativa, por meio do estudo das estruturas lingüísticas e
noções específicas fundamentais de fonética e ortografia e introdução às
culturas do mundo hispânico por meio de leitura e interpretação de textos
literários e não literários.
Objetivo(s): Capacitar o aluno com as habilidades inerentes à produção
oral e escrita para uso efetivo da língua espanhola como veículo de
comunicação.
Departamentalização: Departamento de Letras
LÍNGUA
ESPANHOLA II
Ementa: Desenvolvimento e aperfeiçoamento da competência
comunicativa por meio do estudo de estruturas lingüísticas complexas e
ampliação do conhecimento da cultura hispânica por meio da leitura de textos
literários e não literários.
Objetivo(s): Capacitar o aluno nas habilidades inerentes à recepção e
produção oral e escrita em língua espanhola.
Departamentalização: Departamento de Letras
LÍNGUA
ESPANHOLA III
Ementa: Aperfeiçoamento da competência comunicativa por meio do
estudo de estruturas lingüísticas complexas e ampliação do conhecimento da
cultura hispânica por meio da leitura e interpretação de textos não literários,
assim como introdução e desenvolvimento da redação comercial e oficial e
tradução.
Objetivo(s): Capacitar o aluno com as habilidades inerentes à recepção e
produção oral e escrita, com ênfase na redação comercial, oficial e
tradução/versão em língua espanhola.
Departamentalização: Departamento de Letras
LÍNGUA
FRANCESA I
Ementa: Prática de leitura de textos e introdução à comunicação em
língua francesa.
Objetivo(s): Capacitar o aluno para o desenvolvimento de habilidades da
linguagem que possibilitem a leitura e a produção de textos específicos dentro
dos objetivos gerais propostos pelo curso; desenvolver competências
lingüísticas que visem à comunicação oral necessária ao perfil do curso.
Departamentalização: Departamento de Letras
LÍNGUA
FRANCESA II
Ementa: Prática de leitura e produção de textos orais e escritos
incluindo versão e tradução.
Objetivo(s): Ampliar competências comunicativas necessárias ao bom desempenho
do curso; instrumentalizar o aluno para que ele adquira habilidades em tradução
e versão de documentos específicos do curso.
Departamentalização: Departamento de Letras
LÍNGUA
FRANCESA III
Ementa: Aperfeiçoamento da leitura, da oralidade e da produção de
textos, incluindo versão e tradução.
Objetivo(s): Aperfeiçoar as competências comunicativas apreendidas no
plano lingüístico, cognitivo e cultural; conhecer aspectos culturais relevantes
para aprimoramento e exercícios efetivo da profissão.
Departamentalização: Departamento de Letras
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fl. 05 |
INTRODUÇÃO
À ANÁLISE DO DISCURSO
Ementa: Estudo dos fundamentos teóricos da Análise do Discurso de
linha francesa, de seus principais conceitos e categorias de análise: implicações
na leitura e na produção textual.
Objetivo(s): Proporcionar ao aluno a compreensão da Análise do Discurso
enquanto disciplina teórico-interpretativa da linguagem, que propicia uma visão
crítica da leitura e da produção de textos em suas mais diversificadas
condições de produção.
Departamentalização: Departamento de Letras
TRADUÇÃO:
TEORIA E PRÁTICA
Ementa: Introdução aos conceitos teóricos e práticos da tradução de
textos técnicos.
Objetivo(s): Conhecer e discutir os principais conceitos teóricos relacionados
à tradução; estudar e desenvolver as diferentes estratégicas e procedimentos
técnicos que envolvem o processo tradutório; preparar o aluno para o desempenho
da tradução, com enfoque em textos técnicos das áreas comercial e
administrativa, de e para as línguas inglesa, francesa, espanhola e portuguesa.
Departamentalização: Departamento de Letras
CONTABILIDADE
GERAL E CUSTOS
Ementa: Estudo dos conceitos básicos de contabilidade e dos
processos de registro e de elaboração dos relatórios, bem como de conceitos
básicos de custos e de sistemas de avaliação.
Objetivo(s): Colocar o aluno de Secretariado Executivo Trilíngüe em
contato com os conceitos básicos da Contabilidade; oportunizar aos alunos de
Secretariado Executivo Trilíngüe situações que lhes permitam vivenciar a
contabilidade e os conceitos da área relativos à futura profissão.
Departamentalização: Departamento de Ciências Contábeis
ADMINISTRAÇÃO
Ementa: O estudo dos conceitos fundamentais da administração e sua
evolução, bem como as funções administrativas e suas tendências futuras.
Objetivo(s): Propiciar aos alunos a oportunidade de discussão dos
conceitos de Administração e sua aplicação na vida das organizações.
Departamentalização: Departamento de Administração
TÉCNICAS
DE SECRETARIADO
Ementa: Estudo das atribuições do Secretário Executivo Trilíngüe,
seu comportamento sócio-profissional, bem como o estudo e a prática de regras
protocolares.
Objetivo(s): Propiciar embasamento teórico e prático que subsidie
reflexão crítica sobre as atividades do Secretário Executivo Trilíngüe;
proporcionar oportunidades de discussão sobre o fazer profissional.
Departamentalização: Departamento de Administração
PROCESSOS
E TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS
Ementa: O estudo de processos e técnicas administrativas e sua
aplicação nas organizações.
Objetivo(s): Estudar processos e técnicas administrativas e sua
aplicação nas organizações.
Departamentalização: Departamento de Administração
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fl. 06 |
RECURSOS
HUMANOS
Ementa: Contexto histórico da administração de RH; papéis sociais;
fundamentos da comunicação; as relações humanas e o ambiente de trabalho;
relações interpessoais; liderança; políticas e estratégias de RH; sistemas de
informações sobre RH; processo de gestão em diferentes realidades
organizacionais.
Objetivo(s): Discutir o contexto histórico da administração de RH e
desenvolver habilidades de comunicação e relações humanas no ambiente de
trabalho em diferentes realidades organizacionais.
Departamentalização: Departamento de Administração
ARQUIVÍSTICA
I
Ementa: Estudo dos conceitos básicos da arquivística, bem como das
técnicas de organização de arquivo e de documentos em geral.
Objetivo(s): Introduzir aos alunos conhecimentos sobre as principais
etapas da organização de um acervo arquivístico, bem como conceitos, técnicas e
critérios, de modo a capacitá-los a elaborar as linhas gerais de um projeto de
organização de um acervo.
Departamentalização: Departamento de História
ARQUIVÍSTICA
II
Ementa: Diagnóstico de organização de arquivos de empresa com
ênfase para documentos eletrônicos e/ou novas tecnologias.
Objetivo(s): Capacitar o aluno em conhecimentos sobre as etapas da
organização de um arquivo corrente de modo a estabelecer em linhas gerais o
esboço de um plano de classificação por meio de um programa de visitação a um
acervo.
Departamentalização: Departamento de História
METODOLOGIA
E TÉCNICAS DE PESQUISA I
Ementa: Processos e abordagens metodológicas para a elaboração de
projetos empresariais, de pesquisa, de extensão e de ensino.
Objetivo(s): Capacitar o aluno, por meio dos diferentes tipos de
projetos, ao exercício de análise e interpretação de textos para elaboração de
projetos e planejamento na área de secretariado.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
METODOLOGIA
E TÉCNICAS DE PESQUISA II
Ementa: Estudo dos processos metodológicos para o planejamento e
execução de uma pesquisa acadêmica.
Objetivo(s): Compreender a lógica de uma pesquisa acadêmica; compreender
os diferentes métodos de pesquisa; executar uma pesquisa acadêmica em todas as
suas fases; apresentar os resultados de uma pesquisa realizada.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
DIREITO
E ÉTICA PROFISSIONAL
Ementa: Estudo das noções básicas do direito público e privado, bem
como das noções de deontologia voltadas para o Código de Ética Profissional.
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/... Resolução nº 194/2005-CEP |
fl. 07 |
Objetivo(s): Propiciar aos alunos instrumental teórico indispensável
para a compreensão do universo jurídico, bem como para a reflexão sobre as
questões relativas à ética em geral; oportunizar ao aluno de Secretariado
Executivo Trilíngüe a discussão de problemas éticos da profissão.
Departamentalização: Departamento de Direito Público
INTRODUÇÃO
À PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES
Ementa: Estudo introdutório às principais teorias e conceitos da
Psicologia.
Objetivo(s): Oferecer subsídios teóricos sobre as formulações mais
relevantes no campo da Psicologia acerca da constituição e desenvolvimento do
psiquismo, considerando os aspectos biopsicossociais.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
PSICOLOGIA
DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Ementa: Estudo dos aspectos psicossociais do comportamento humano
nas organizações.
Objetivo(s): Propiciar ao aluno visão crítica do comportamento humano
diante das relações de trabalho e a compreensão das dinâmicas organizacionais;
subsidiá-lo para percepção e diagnóstico de situações geradoras de conflitos e
stress, a fim de que possa buscar alternativas visando à promoção da qualidade
de vida no trabalho.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
ELEMENTOS
DE ECONOMIA
Ementa: Estudo dos conceitos básicos necessários à compreensão do
funcionamento dos sistemas econômicos, inclusive nas suas inter-relações.
Objetivo(s): Colocar os alunos em contato com os
principais conceitos econômicos e proporcionar, por meio destes conceitos, o
entendimento inicial dos aspectos gerais da economia brasileira e mundial;
analisar as medidas de política econômica ligadas ao comércio internacional globalizado;
entender o papel que o processo de integração tem no fluxo internacional de
mercadorias; conhecer os processos de formação dos novos blocos comerciais.
Departamentalização: Departamento de Economia
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Ementa: Introdução aos conceitos de Sistemas
de Informação e Informática.
Objetivo(s): prover ao aluno do curso de
Secretariado Executivo Trilingüe noções sobre Sistemas de Informação e de
Informática para o desenvolvimento de suas atividades profissionais.
Departamentalização: Departamento de Informática
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS
Ementa: Estudo da gestão de eventos
empresariais e institucionais em sua relação com planejamento, organização,
marketing, cerimonial e protocolo.
Objetivo(s): Favorecer a compreensão e o domínio do
conteúdo da gestão de eventos; propiciar análise e discussão da importância e
necessidade dos diferentes eventos nas organizações; capacitar a prática da
organização de eventos.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
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/... Resolução nº 194/2005-CEP |
fl. 08 |
FILOSOFIA E ÉTICA
Ementa: Estudo da história e evolução do
pensamento filosófico e científico, com ênfase na discussão das idéias
relacionadas à ética.
Objetivo(s): Propiciar ao aluno elementos teóricos
que possibilitem a reflexão crítica a respeito de sua integração e atuação no
mundo contemporâneo.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGÜE
Objetivo(s): Proporcionar ao aluno oportunidades de
desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente
organizacional e societário; complementar o processo ensino-aprendizagem, por
meio da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do
aprimoramento pessoal e profissional; o estágio deve servir como
"mapeamento" da realidade profissional, aproximando os conhecimentos
acadêmicos das práticas de mercado; criar oportunidades para o aluno, por meio
do estágio, conhecer as organizações e saber como elas funcionam; incentivar as
potencialidades individuais, proporcionando o surgimento de profissionais
empreendedores; promover a integração da IE/Empresa/Comunidade; servir como
meio de reconhecimento das atividades de pesquisa e docência, possibilitando ao
aluno identificar-se com novas áreas de atuação; buscar colocação profissional
junto ao mercado de trabalho em Secretariado Executivo, de acordo com a área de
interesse do aluno; complementar a formação do estudante, dotando-o do
instrumental prático indispensável ao perfeito desempenho de sua futura
atividade profissional; aperfeiçoar a formação profissional de acordo com as
exigências do mercado de trabalho; estabelecer um canal retro-alimentador entre
a teoria e a prática, desenvolvidas pela Instituição e comunidade.
Departamentalização: Departamento de História