R E S O L U Ç Ã O  No  012/2005-COU

 

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 10/6/2005.

 

Esmeralda Alves Moro,

Secretária.

 

Aprova Projeto de Elaboração para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2006-2010.

 

 

Considerando o contido no protocolizado nº 17. 185/2004;

considerando o disposto na Lei 10.861/2004, que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);

considerando o Parecer nº 006/2005 da Câmara de Planejamento,

 

 

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art.   Fica aprovado o Projeto de Elaboração para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual de Maringá, para o período de 2006 a 2010, conforme anexo, que é parte integrante desta Resolução.

Art. 2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

            Dê-se ciência.

            Cumpra-se.

Maringá, 6 de junho de 2005.

 

 

 

Gilberto Cezar Pavanelli

 

 

 

 

 

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 17/6/2005. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 


 

 

ANEXO

 

 

PROJETO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UEM – PERÍODO 2006-2010

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vem se consolidando como instituição capaz de implementar processos democráticos de decisão e de buscar instrumentos sistemáticos para lidar, de forma qualificada, com suas decisões diárias e com a análise, proposição, acompanhamento e avaliação de suas ações.

Para a atual administração, a gestão da Universidade de forma planejada, participativa e viável é um dos principais eixos de atuação. O crescimento e amadurecimento da UEM, somados à complexidade da situação em que as universidades públicas vivem, conformam um momento propício e necessário para uma ampla reflexão, de forma integrada e por meio de um processo de discussão participativa, sobre entraves, perspectivas e diretrizes para o desenvolvimento da Instituição.

Além disso, a Lei no. 10.861, de 14 de abril de 2004, que estabelece o “Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); o documento “Plano de Desenvolvimento Institucional” (PDI); “Diretrizes para Elaboração”, editado pelo MEC em dezembro de 2004; e as exigências das agências de fomento para que as solicitações sejam consistentes e coerentes, em termos de visão institucional e natureza estratégica, justificam a elaboração de um PDI da UEM período 2006-2010.

A sua construção compartilhada, abrangendo os aspectos acadêmicos, físicos, ambientais e organizacionais, deverá mobilizar a Universidade. É parte fundamental desse esforço a oportunidade de reunir um grande grupo de pessoas, representativas da diversidade de experiências e opiniões que definem a Universidade e a sociedade na qual está inserida.

A metodologia a ser utilizada envolve trabalhos em grupos constituídos por participantes do mesmo segmento; trabalhos em grupos que reúnam participantes de diversos segmentos e apresentações de resultados. O objetivo é possibilitar que cada unidade participante possa elaborar e apresentar suas propostas e assim se comprometer com o PDI em todas as suas fases.

Os próximos passos serão de trabalhar sobre esses resultados a partir da definição da Missão e Visão de Futuro da UEM, para em seguida definir objetivos e metas a serem cumpridos de forma unificada por todos os segmentos institucionais, os quais se tornarão referência para a tomada de decisões e alocação de recursos.

Observação importante: Cada Comissão Setorial deverá unificar e consolidar as informações de seus órgãos afetos, encaminhando eletronicamente à Comissão Central uma única proposta, conforme itens descritos no instrumento de coleta de dados.

 

CONCEITOS BÁSICOS

 

MISSÃO

 

A Missão define a razão de ser da Instituição e reflete os motivos pelos quais foi criada e é mantida. Ela define como a Instituição concebe sua contribuição no atendimento às necessidades sociais. A Missão responde à pergunta: Por que existimos?

 

VISÃO

 

A visão consiste em definir o estado que a organização deseja atingir no futuro. Ela precisa ser desafiadora, abrangente e detalhada, tendo como intenção propiciar o direcionamento dos rumos da Instituição. A Visão responde à questão: O que queremos ser no futuro?

 

OBJETIVOS

 

Os objetivos expressam situações que a Instituição deseja atingir no futuro, e tendo razoável possibilidade de cumpri-los através de meios adequados. Representam o que será realizado para construir a visão e cumprir a missão.

 

METAS

 

As Metas representam a quantificação dos objetivos definidos dentro de uma escala de tempo.

 

METODOLOGIA

 

A elaboração do PDI da UEM poderá ser desenvolvida em cinco etapas:

ETAPA 1 - Aprovação deste projeto de elaboração do PDI (período 2006-2010) pela Câmara de Planejamento (PLAN) e Conselho Universitário (COU), definindo a estratégia para a elaboração do documento. A PLAN também elaborará um documento definindo a Missão e a Visão de Futuro da UEM para a subseqüente aprovação pelo COU.

ETAPA 2 - Elaboração, pela Assessoria de Planejamento (ASP), do instrumento para a coleta dos dados que irão compor o PDI, manual e eletronicamente.

ETAPA 3 - Reuniões de divulgação do instrumento de coleta de dados do PDI e unificação de conceitos utilizados, assim como o preenchimento do formulário pelos órgãos. As reuniões serão realizadas nos centros, com a participação das câmaras departamentais acrescidas de coordenadores dos cursos afetos ao centro; nos campi, com a participação do representante administrativo eleito e coordenador pedagógico, juntamente com os coordenadores de colegiado dos cursos afetos; no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), com a participação do superintendente, e de seus diretores.

As reuniões serão conduzidas pela Comissão Central de execução do PDI.

O instrumento de coleta de dados elaborado pela ASP servirá de base para:

- os centros, em conjunto com os departamentos e órgãos a estes vinculados, com os campi, estabelecerem seus objetivos, metas e estratégias de ação de curto, médio e longo prazos. Cada departamento e órgão encaminhará um documento que será discutido pelo centro, o qual elaborará seu plano estratégico setorial, o que ocorrerá, da mesma maneira, nos campi.

A administração centralizada (pró-reitorias, assessorias, HUM e órgãos suplementares) elaborará o seu plano estratégico, considerando os objetivos e metas definidas pelos órgãos que representam as atividades fins da Instituição (centros, campi e HUM).

ETAPA 4 - Os documentos coletados e elaborados na Etapa 3, pelas Comissões Setoriais, serão encaminhados à Comissão Central, a qual consolidará a primeira versão do PDI da UEM, submetendo-a à análise do COU.

ETAPA 5 - Deliberação do COU sobre o PDI da UEM.

 

CRONOGRAMA DE ELABORAÇÃO

ETAPA 1 - 60 dias

ETAPA 2 – 60 dias

ETAPA 3 – 90 dias

ETAPA 4 – 90 dias

ETAPA 5 – 60 dias

ATIVIDADES

MESES – 2005 / 2006

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

JAN

MAR

ABR

ETAPA 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPA 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPA 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPA 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPA 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obs.: O período letivo de 2005 encerra-se em 14/01/2006 e o de 2006 inicia-se em 13/02/2006.                                                                                                                 

 

QUESTÕES ESTRATÉGICAS

 

Algumas questões estão sendo sugeridas para iniciar o debate de elaboração do PDI, tais como:

a)     O papel da UEM junto à comunidade, suas virtudes e limitações:

- definir qual o papel da UEM junto à comunidade. Serão abordadas questões como autonomia universitária e sua importância no desenvolvimento econômico e social, explicitando as virtudes e limitações impostas tanto pelo ambiente externo quanto pelo interno.

b)     Consolidação e Expansão da Graduação:

- o aumento do número de vagas e a criação de novos cursos deverão ser debatidos tendo como referencial a questão “a”, levando em consideração as necessidades estruturais e de recursos financeiros.

c)     Consolidação e Expansão da Pós-Graduação:

- a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu deverá ser debatida com vista à formação e otimização dos investimentos realizados em capacitação docente e técnico-administrativa na formação do capital humano da UEM e no desenvolvimento da comunidade.

d)     Consolidação da UEM como Instituição de Pesquisa:

- a expansão da graduação e pós-graduação leva naturalmente ao desenvolvimento e consolidação de grupos de pesquisa, que deverão avaliar suas ações como vistas ao desenvolvimento da ciência.

e)     Atividades de Extensão:

- avaliar como as conseqüências da expansão da graduação e das atividades de pós-graduação e pesquisa poderão ser disponibilizadas à comunidade em geral.

f)       Espaço Físico:

- prospectar o espaço físico para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma equilibrada com as atividades propostas.

g)     Prestação de Serviços:

- traçar uma política clara de prestação de serviços, visando atender plenamente às necessidades demandadas pela comunidade e ao mesmo tempo criando ambiente propício para o desenvolvimento da prestação de serviço.

h)     Expansão das Atividades Culturais:

- posicionar a UEM com uma política cultural, geradora e preservadora dos valores culturais junto à comunidade.

i)        O papel do Hospital Universitário para a UEM e comunidade:

- definir qual o papel a ser desempenhado pelo HUM atuando como hospital-escola e atendendo às demandas no campo da saúde.

j)        Estrutura Organizacional da UEM:

- adequação da Estrutura Organizacional da UEM diante da nova postura estratégica.

k)     Gestão de pessoal:

            - estabelecer uma política de recomposição e/ou expansão do corpo docente e técnico-administrativo, implementando o plano de carreira, cargos e salários (PCCS) e delineando o perfil pretendido de pessoal.

l)        Atendimento aos discentes:

            - discutir formas de acesso e implementar estímulos à permanência, acompanhamento dos egressos e educação continuada.

m)   Aspectos financeiros e orçamentários:

- estabelecer estratégia de gestão econômico-financeira, planos de investimentos, previsão orçamentária e cronograma de execução.

n) Avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional:

- viabilizar a atuação da CPA e formas de utilização dos resultados das avaliações.

o) O papel do governo do Estado como mantenedor da UEM na execução e implementação do PDI.

p)     O papel da sociedade organizada junto à UEM:

- expressar o que a UEM espera da sociedade organizada no que se refere ao apoio político e envolvimento para realizar a sua missão e visão de futuro.

 

COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES

 

1 – COMISSÃO CENTRAL:

    Presidente: Assessor de Planejamento (ASP)

    Coordenador de Planos e Informações (CPL)

    Coordenador de Sistemas e Métodos (CSM)

      Representante da Pró-Reitoria de Administração (PAD)

                Vice-Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA)

                Vice-Diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB)

                Vice-Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS)

                Vice-Diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE)

                Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CSA)

                Vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

                Vice-Diretor do Centro de Tecnologia (CTC)

 

2 – COMISSÕES SETORIAIS: Responsável pela coordenação setorial dos trabalhos desenvolvidos nos departamentos/órgãos subordinados a sua área de atuação:

NOS CENTROS:

- diretor de centro (presidente)

- chefia de departamento

- coordenador de órgão vinculado ao centro

- coordenadores de colegiado dos cursos de graduação e pós-graduação e coordenadores de órgãos.

 

NOS CAMPI:

-         representante administrativo eleito (presidente)

-         coordenador pedagógico

-    coordenadores dos cursos de graduação existentes em cada campi.

 

ADMINISTRAÇÃO CENTRALIZADA: pró-reitorias, assessorias, HUM e órgãos suplementares:

- pró-reitor/assessor/prefeito/superintendente (Presidente)

- diretores/coordenadores.