R E S O L U Ç Ã O Nº 095/2006-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 14/7/2006. Esmeralda Alves Moro, Secretária. |
|
Aprova novo
projeto pedagógico do Curso de Graduação em Matemática – habilitação:
Bacharelado. |
Considerando o contido no processo nº 1.557/1991 - volume 2;
considerando o disposto nas Resoluções nos
079/2004-CEP, 027/2005-CEP, 090/2005-CEP e 146/2005-CEP;
considerando o disposto nas Resoluções nos
CNE/CSE-02/2003 e CNE/CSE-03/2003;
considerando o disposto no Parecer no CNE/CSE
1.302/2001;
considerando o Parecer nº 063/2006 da Câmara de Graduação,
Extensão e Educação Básica e Profissional,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E
EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Fica aprovado o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em
Matemática – habilitação: Bacharelado, turno: vespertino-noturno, seus
componentes curriculares, seriação, ementa, objetivos e departamentalização,
conforme anexo, parte integrante desta resolução.
§ 1º O projeto vigorará para os alunos
ingressantes a partir do ano letivo de 2006.
§ 2º Para o ano letivo de 2007 deverá
ser ofertada a segunda série do projeto.
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação,
revogadas as disposições em contrário.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 5 de julho de 2006.
Angelo
Aparecido Priori
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 21/7/2006.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
/... Res. 095/2006-CEP |
fl. 02 |
SER. |
DEPTO. |
CCOMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||
SSEMANAL |
ANUAL |
1º SEM. |
2º SEM. |
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
||||||
1ª |
DMA |
Cálculo
Diferencial e Integral I *
|
06 |
|
06 |
204 |
|
|
1ª |
DMA |
Fundamentos da Matemática * |
04 |
|
04 |
136 |
|
|
1ª |
DMA |
Geometria Analítica * |
06 |
|
06 |
|
102 |
|
1ª |
DMA |
Introdução ao Software Matemático * |
|
02 |
02 |
|
34 |
|
1ª |
DTP |
Psicologia da Educação A *
|
04 |
|
04 |
|
|
68 |
1ª |
DES |
Introdução a Probabilidade
Estatística * |
04 |
|
04 |
|
|
68 |
2ª |
DMA |
Cálculo Diferencial e Integral II
* |
04 |
|
04 |
136 |
|
|
2ª |
DMA |
Introdução à Álgebra Linear * |
06 |
|
06 |
|
102 |
|
2ª |
DMA |
Topologia Elementar |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
2ª |
DFI |
Física Geral I * |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
2ª |
DFI |
Física Geral II * |
04 |
|
04 |
|
|
68 |
2ª |
DMA |
Geometria Euclidiana * |
06 |
|
06 |
|
|
102 |
2ª |
DMA |
Introdução às Equações
Diferenciais * |
04 |
|
04 |
|
|
68 |
2ª |
DMA |
Matemática Computacional * |
|
02 |
02 |
|
|
34 |
2ª |
DMA |
Álgebra Linear |
06 |
|
06 |
|
|
102 |
3ª |
DMA |
Análise Real * |
04 |
|
04 |
136 |
|
|
3ª |
DMA |
Estruturas
Algébricas *
|
04 |
|
04 |
136 |
|
|
3ª |
DFI |
Física Geral III * |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
3ª |
DMA |
Cálculo Numérico * |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
3ª |
DMA |
Introdução às Variáveis Complexas
* |
04 |
|
04 |
|
|
68 |
3ª |
DFI |
Física Geral IV * |
04 |
|
04 |
|
|
68 |
3ª |
DMA |
Iniciação à Pesquisa * |
02 |
|
02 |
|
34 |
|
3ª |
DMA |
Eletiva I |
04 |
02 |
06 |
|
|
102 |
.../
/... Res. 095/2006-CEP |
fl. 03 |
SER. |
DEPTO. |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||
SEMANAL |
ANUAL |
1º SEM. |
2º SEM. |
|||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TOTAL |
||||||
4ª |
DMA |
Trabalho de Conclusão de Curso * |
03 |
02 |
05 |
170 |
|
|
4ª |
DMA |
Introdução à Geometria
Não-Euclidiana * |
04 |
|
04 |
|
68 |
|
4ª |
DMA |
Análise no Rn |
04 |
02 |
06 |
|
102 |
|
4ª |
DMA |
Optativa II |
04 |
02 |
06 |
|
102 |
|
4ª |
DMA |
Optativa III |
04 |
02 |
06 |
|
|
102 |
4ª |
DMA |
Optativa IV |
04 |
02 |
06 |
|
|
102 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
* As ementas e objetivos foram
aprovados por meio da Resolução nº 146/2005-CEP.
.../
/... Res. 095/2006-CEP |
fl. 04 |
Área
|
Componentes Curriculares |
Carga horária |
MATEMÁTICA ELEMENTAR ÁLGEBRA ANÁLISE GEOMETRIA E TOPOLOGIA CONHECIMENTO PEDAGÓGICO |
·
Fundamentos da Matemática |
136 |
TOTAL |
136 |
|
|
|
|
·
Estruturas Algébricas |
136 |
|
·
Introdução à Álgebra Linear |
102 |
|
·
Álgebra Linear |
102 |
|
TOTAL |
340 |
|
|
|
|
|
204 |
|
|
136 |
|
|
68 |
|
|
136 |
|
|
68 |
|
|
68 |
|
|
102 |
|
TOTAL |
782 |
|
|
|
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
68 |
|
|
68 |
|
TOTAL |
340 |
|
|
|
|
|
68 |
|
TOTAL |
68 |
|
|
|
.../
/... Res. 095/2006-CEP |
fl. 05 |
|
|
|
Área
|
Componentes Curriculares |
Carga Horária
|
|
|
|
ESTATÍSTICA FÍSICA INTERFACES ENTRE A INFORMÁTICA E
MATEMÁTICA CONHECIMENTO ARTICULADOR ELETIVA DE MATEMÁTICA APLICADA ELETIVA DE ANÁLISE ELETIVA DE ÁLGEBRA ELETIVA DE GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
|
68 |
TOTAL |
68 |
|
|
|
|
·
Física Geral I |
68 |
|
|
68 |
|
|
68 |
|
|
68 |
|
TOTAL |
272 |
|
|
|
|
|
34 |
|
|
34 |
|
TOTAL |
68 |
|
|
|
|
|
34 |
|
|
170 |
|
TOTAL |
204 |
.../
/... Res. 095/2006-CEP |
fl. 06 |
Área |
Componentes
Curriculares |
Carga horária |
ELETIVA DE MATEMÁTICA APLICADA ELETIVA DE ANÁLISE ELETIVA DE ÁLGEBRA ELETIVA DE TOPOLOGIA E GEOMETRIA |
|
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
|
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
|
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
|
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
102 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL GERAL
|
2.686 |
.../
/... Res. 095/2006-CEP |
fl. 07 |
RESUMO GERAL DO CURRÍCULO:
BACHARELADO
|
|
Formulário Nº 12
|
DURAÇÃO DO CURSO CONFORME
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO (carga horária)
|
MÍNIMO |
MÁXIMO |
2.800 |
|
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES CURRICULARES |
HORAS
|
|
1 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO BÁSICO PARA O BACHARELADO (Formulário
10-B) |
1.904 |
2 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O BACHARELADO (Formulário
10-C e 10-D) |
782 |
3 |
OUTROS (Formulário
10-E) |
|
4 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
200 |
5 |
TOTAL DE
CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO (por
Habilitações/Ênfases/Modalidades) |
2.886 |
I N T E G R A L I Z A Ç Ã O C
U R R I C U L A R: BACHARELADO |
|||
1 |
PRAZO
MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR: |
04 |
ANOS |
2 |
PRAZO
MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR: |
08 |
ANOS |
.../
/... Res. 095/2006-CEP |
fl. 08 |
EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS
Álgebra Linear
Ementa: Revisão de espaços vetoriais e
transformações lineares. Autovalores e autovetores. Formas canônicas. Espaços
com produto interno. Formas bilineares e quadráticas. Determinantes.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em
Matemática e compreender o processo de construção do conhecimento Matemático.
Assimilar técnicas e resultados clássicos da Álgebra Linear. Relacionar
técnicas de Álgebra Linear com outras áreas da Matemática.
Departamentalização: Departamento de Matemática
Álgebra de Lie
Ementa: Algebras nilpotentes, álgebras solúveis, critérios de
Cartan, sub álgebras de Cartan, álgebras semi-simples, diagramas de Dynkin,
grupos de Weyl.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática
Análise Complexa
Ementa: Funções holomorfas, séries de potências, integração
complexa, continuação analítica, teorema de Cauchy, teorema de Morera, índice
de uma curva fechada, fórmula integral de Cauchy, singularidades, teorema dos
resíduos, espaços das funções analíticas, teorema de Ascoli-Arzelá,
transformações conformes.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática
Análise do Rn
Ementa: Funções reais de várias variáveis, derivadas parciais,
derivadas direcionais, funções diferenciáveis de várias variáveis, fórmula de
Taylor, desigualdade do valor médio, multiplicador de Lagrange, aplicações
diferenciáveis, regra da cadeia, teorema da função implícita, teorema da função
inversa, integral de Stieltjes e integrais múltiplas, teorema da mudança de
variáveis na integral, teorema de Stokes.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática
.../
/... Res. 095/2006-CEP |
fl. 09 |
Tópicos em Combinatória
Ementa: Tópicos clássicos da Combinatória e Matemática Discreta.
Problemas extremais, estruturas combinatórias, estruturas geométricas finitas e
teoria dos códigos.
Objetivo(s): Assimilar alguns argumentos combinatórios. Perceber
a visão multidisciplinar da análise combinatória. Desenvolver conexões entre os
conceitos combinatórios e conceitos oriundos da Álgebra, Geometria e Teoria dos
Códigos. Perceber inter-relações
entre as próprias estruturas discretas.
Departamentalização: Departamento de Matemática
Equações Diferenciais
Ementa: Teorema de existência e unicidade para equações
diferenciais ordinárias, sistemas com coeficientes constantes, equações
diferenciais parciais lineares, soluções analíticas, teorema de
Cauchy-Kowalevsky, problema de Dirichlet para a potencial, funções harmônicas,
princípio do máximo, lema de Weyl, problema de Cauchy bem posto, equação da
onda, equação da transferência de calor, noções de equações de tipo misto,
método de Schauder.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática
Geometria Diferencial
Ementa: Estudo das propriedades locais de curvas parametrizadas em
R3, propriedades globais de curvas planas, superfícies regulares em
R3, primeira forma quadrática, orientação de superfícies, a
geometria da aplicação normal de Gauss, isometrias e aplicações conformes,
teorema de Gauss, transporte paralelo e geodésicas, teoremas de Gauss Bonnet e
suas aplicações.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática
Grupos e Anéis
Ementa:
Objetivo(s): Desenvolver a
Departamentalização: Departamento de Matemática
.../
/... Res. 095/2006-CEP |
fl. 10 |
Integral de Lebesgue
Ementa: Integral de Lebesgue-Riez, conjuntos e funções mensuráveis,
espaços Lp, teorema de Riez Fischer, convergência fraca nos espaços
Lp, funções de variação limitada, integração por partes.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática
Introdução à Análise Funcional
Ementa: Formas lineares, forma analítica do teorema de Hahn-Banach,
formas geométricas do teorema de Hahn-Banach, funções convexas, teorema de
Banach-Steinhaus, teorema do gráfico fechado, teorema da aplicação aberta,
topologia fraca, topologia fraca estrela, espaços reflexivos, espaços de
Hilbert, operadores compactos.
Objetivo(s): Familiarizar o aluno com os conceitos básicos e
principais, métodos e aplicações da Análise Funcional.
Departamentalização: Departamento de Matemática
Introdução à Álgebra Computacional
Ementa:
Objetivo(s): Desenvolver a
Departamentalização: Departamento de Matemática
Métodos Matemáticos Aplicados à Física
Ementa: Solução em série das equações diferenciais, séries de
Fourier, o método de separação de variáveis na solução de equações diferenciais
parciais, equações diferenciais parciais lineares, o método das características
para equações diferenciais parciais quase-lineares e não-lineares, funções
ortogonais e problemas de Sturm Liouville, expansão em autofunções, aplicações
à Física.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática .../
/... Res. 095/2006-CEP |
fl. 11 |
Métodos Numéricos
Ementa: Métodos numéricos para soluções de EDO: problema de valor
inicial – métodos de passo-múltiplo, métodos previsor-corretor, métodos de
Runge-Kutta, zero-estabilidade, consistência, convergência e estabilidade
absoluta; problema de valor de fronteira - métodos de diferenças finitas,
consistência, estabilidade e convergência. Métodos numéricos para soluções de
EDP: métodos das características e de diferenças finitas para solução de equações
hiperbólicas – a equação da onda, consistência, estabilidade, condição CFL;
métodos de diferenças finitas para solução de equações elípticas – a equação de
Laplace, consistência, estabilidade, métodos de diferenças finitas para solução
de equações parabólicas – a equação do calor, consistência, estabilidade,
condição de Newman.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática
Modelos e Modelagem Matemática
Ementa: A modelagem matemática relacionada às ciências humanas,
biológicas e exatas. A modelagem matemática em pesquisa científica. Modelos
discretos e contínuos. Técnicas de modelagem.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática
Programação Linear
Ementa: Definição e formulação de problemas de programação
matemática. Teoria da programação linear e o método simplex. O método simplex
com variáveis canalizadas. Programação dinâmica e aplicações. Programação
inteira e o algoritmo de separação e avaliação (branch-and-bound).
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática
.../
/... Res. 095/2006-CEP |
fl. 12 |
Programação Não-linear
Ementa: Definição do problema de programação não-linear.
Minimização de funções sem restrições: condições de otimalidade, modelo de
algoritmos com buscas direcionais, métodos clássicos de descida. Minimização de
funções com restrições lineares: condições de otimalidade, método de restrições
ativas. Minimização de funções com restrições não-lineares: condições de
otimalidade, métodos de resolução.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática
Teoria Aditiva dos Números
Ementa: Resíduos Quadráticos. Números poligonais. Somas de
conjuntos
Objetivo(s): Desenvolver a
Departamentalização: Departamento de Matemática
Teoria de Galois Elementar
Ementa:
Objetivo(s): Desenvolver a
Departamentalização: Departamento de Matemática
Topologia Elementar
Ementa: Distância euclidiana nos espaços R2 e R3. Topologia
elementar dos espaços R2 e R3. Aplicações contínuas e abertas. Conexidade em R2
e R3. Compacidade em R2 e R3.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática
.../
/... Res. 095/2006-CEP |
fl. 13 |
Topologia Geral
Ementa: Espaços topológicos, continuidade, convergências,
conexidade, compacidade, completividade, grupo fundamental e recobrimentos, superfícies
compactas, cálculo do grupo fundamental das superfícies compactas.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática
Variedades Diferenciáveis e Grupos de Lie
Ementa: Variedades diferenciáveis, partição da unidade, espaço
tangente, aplicações diferenciáveis, imersões, mergulhos, subvariedades, campos
de vetores, distribuições e o teorema de Frobenius, grupos de Lie, álgebras de
Lie, correspondência entre subgrupos e sub-álgebras de Lie, a aplicação
exponencial, homomorfismos contínuos, subgrupos fechados, a representação adjunta,
variedades homogêneas.
Objetivo(s): Desenvolver a Arte de Investigar em Matemática e
compreender o processo de construção do conhecimento
Departamentalização: Departamento de Matemática