R E S O L U Ç Ã O    155/2006-CEP

 

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 06/11/2006.

 

 

Jane Aparecida Rupp Rosa,

Secretária.

 

Aprova criação de disciplinas optativas no projeto pedagógico do curso de graduação em Ciências Sociais.

 

Considerando o contido das fls. 510 a 518 do processo nº 2.883/1998 – volume 2;

considerando a Resolução nº CNE/CES 17, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Sociais – Antropologia, Ciência Política e Sociologia;

considerando o disposto na Resolução nº 180/2005-CEP;

considerando o Parecer nº 087/2006, da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º  Fica aprovada a criação das disciplinas optativas no projeto pedagógico do curso de graduação em Ciências Sociais, com oferta semestral, bem como as ementas, objetivos e carga horária, a serem departamentalizadas no Departamento de Ciências Sociais, conforme segue:

 

Disciplina: ENTRE AS “ESTRUTURAS” E A “EXPERIÊNCIA” HISTÓRICA

Ementa: Estudo do debate acerca da versão estruturalista do marxismo, por meio do exame de obras de Louis Althusser e Edward Palmer Thompson.

Objetivos: 1) Fornecer ao aluno elementos para um posicionamento crítico neste debate, fundamental  no interior do marxismo; 2) Sugerir a amplitude de desdobramentos que uma mesma matriz teórica pode proporcionar; 3) Levantar elementos teóricos para uma reflexão aprofundada acerca da relação entre a história e as formulações marxistas.

Carga Horária: 68 horas teóricas

 

Disciplina: FILOSOFIA POLÍTICA E A LEGITIMIDADE DO PODER

Ementa: A diversa proveniência da legitimidade do poder, a partir de clássicos da Ciência Política. Os fundamentos das relações políticas e sobre as razões da obediência ou não dos Homens ao poder.

Objetivos: Aumentar o domínio do conhecimento no âmbito da Ciência Política, tendo como questão central a legitimação do poder. Abordar essa problemática a partir de autores clássicos, como Maquivel, Rousseau e Weber, tendo como requisito essencial a leitura de determinados escritos políticos que, usualmente, não compõem o leque de textos indicados na bibliografia desses autores.

Carga Horária: 68 horas teóricas.

 

Disciplina: PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Ementa: Estudo dos formatos participativos no campo da democracia representativa bem como sua base teórica. A abordagem particulariza-se na análise da participação popular na elaboração de políticas públicas no Brasil contemporâneo.

Objetivos: Proporcionar o conhecimento acerca do tema proposto de forma que se obtenha o instrumental necessário à compreensão das questões atuais que perpassam o debate acadêmico-intelectual nas ciências sociais.

Carga Horária: 68 horas teóricas

 

Disciplina: REFLEXÕES SOBRE O TOTALITARISMO

Ementa: Estudo de significativas reflexões em torno do totalitarismo, destacando as diferenças de conceituação presentes em diferentes autores.

Objetivos: 1) Ensejar que o aluno entre em contato com as principais formulações conceituais sobre o totalitarismo, adquirindo recursos teóricos para refletir acerca dessa forma de domínio que teve presença marcante na história recente; 2) Promover a compreensão da multiplicidade de possibilidades de reflexão e conceituação em torno de uma mesma configuração histórica; 3) Ampliar o conhecimento histórico acerca dos regimes chamados “totalitários”, tal como o nazismo.

Carga Horária: 68 horas teóricas

 

Disciplina: WALTER BENJAMIM E SIMONE WEIL: Experiência e desenraizamento

Ementa: Estudo de textos produzidos na década de 1930 pelo pensador alemão Walter Benjamim e pela filósofa francesa Simone Weil, em torno das questões do desenraizamento e da experiência dos homens.

Objetivos: 1) Propiciar o contato com as singulares formulações elaboradas pelos dois autores que, filiados à tradição marxista, criaram interpretações originais para os problemas da sociedade contemporânea; 2) Criar oportunidade para um refinamento das possibilidades de reflexão sobre as relações sociais, por meio dos horizontes críticos abertos pelos autores mencionados; 3) Problematizar o apego à classificação rígida de autores e idéias.

Carga Horária: 68 horas teóricas

 

Art. 2º  Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 25 de outubro de 2006.

 

 

Décio Sperandio,

Reitor.

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 13/11/2006. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)