R E S O L U Ç Ã O Nº 177/2006-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 22/1/2007. Isac Ferreira Lopes, Secretário em exercício. |
|
Aprova novo projeto pedagógico do Curso de Graduação |
Considerando o conteúdo do processo nº 3.354/2005;
considerando o disposto na Lei nº
9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
considerando a Resolução nº
07/2004-CNE – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação
considerando o disposto nas
Resoluções nos 079/2004-CEP, 027/2005-CEP, 090/2005-CEP e
130/2005-CEP;
considerando o Parecer nº 100/2006
da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23
do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO
DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE
RESOLUÇÃO:
Art. 1º Fica aprovado o novo
projeto pedagógico do Curso de Graduação
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação,
revogadas as disposições em contrário.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 13 de dezembro de 2006.
Mário Luiz Neves de Azevedo,
Vice-Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal
termina em 29/1/2007. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral
da UEM) |
/... Res. 177/2006-CEP |
Fls. 02 |
ANEXO I
MATRIZ CURRICULAR
SER |
DEPTO |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TEÓR/PRÁT. |
TOTAL |
||||||
|
|
INTEGRAL |
|
|
|
|
|
|
|
1ª |
DCM |
Anatomia Humana |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
|
|
1ª |
DEF |
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
1ª |
DBC |
Biologia Celular e o Exercício Físico |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
1ª |
DBQ |
Bioquímica |
2 |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
1ª |
DEF |
Esporte Individual I – Natação |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
1ª |
DEF |
Fundamentos de Educação Física I |
- |
- |
4 |
4 |
136 |
- |
- |
1ª |
DEF |
Fundamentos de Rítmica e Dança |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
1ª |
DFE |
Iniciação à Ciência e à Pesquisa |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
1ª |
DEF |
Introdução à Ginástica |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
1ª |
DEF |
Introdução aos Esportes Coletivos |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
1ª |
DEF |
Socorros em Educação Física |
- |
- |
2 |
2 |
- |
34/2º |
- |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2ª |
DEF |
Capoeira |
- |
- |
3 |
3 |
- |
51/1º |
- |
2ª |
DEF |
Educação Física e Sociedade |
3 |
- |
- |
3 |
102 |
- |
- |
2ª |
DEF |
Esportes Coletivos I – Voleibol |
- |
- |
3 |
3 |
- |
51/1º |
- |
2ª |
DEF |
Esportes Coletivos II |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
2ª |
DCM |
Fisiologia Humana Geral e do Esforço |
- |
4 |
- |
4 |
136 |
- |
- |
2ª |
DEF |
Ginástica |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
2ª |
DEF |
Lutas |
- |
- |
3 |
3 |
- |
51/2º |
- |
2ª |
DEF |
Métodos para a Intervenção Profissional em Educação Física |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
2ª |
DEF |
Psicologia Aplicada ao Exercício e Esporte |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
2ª |
DEF |
Recreação |
- |
- |
2 |
2 |
- |
34/2º |
- |
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
Fls. 03 |
SER |
DEPTO. |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TEÓR/PRÁT. |
TOTAL |
||||||
3ª |
DEF |
Atividade Física e Saúde |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
3ª |
DEF |
Biomecânica |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
3ª |
DEF |
Educação Física e Cultura |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
3ª |
DEF |
Esporte Individual II – Atletismo |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
3ª |
DEF |
Esportes Coletivos III |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
3ª |
DEF |
Estágio Curricular Supervisionado I |
- |
- |
- |
- |
240 |
- |
- |
3ª |
DEF |
Optativa I |
- |
- |
2 |
2 |
- |
34/1º |
- |
3ª |
DEF |
Medidas e Avaliação em Educação Física |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
3ª |
DEF |
Produção do Conhecimento em Educação Física |
- |
- |
1 |
1 |
34 |
- |
- |
3ª |
DEF |
Teorias do Lazer |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4ª |
DEF |
Atividade Física para Populações Especiais |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
4ª |
DEF |
Estágio Curricular Supervisionado II |
- |
- |
- |
- |
240 |
- |
- |
4ª |
DEF |
Gestão Esportiva |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
4ª |
DEF |
Nutrição e Metabolismo na Atividade Física |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
4ª |
DEF |
Optativa II |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
4ª |
DEF |
Políticas Públicas em Educação Física |
- |
- |
1 |
1 |
34 |
- |
- |
4ª |
DEF |
Seminário de Pesquisa em Educação Física |
- |
- |
1 |
1 |
34 |
- |
- |
4ª |
DEF |
Treinamento e Prescrição do Exercício Físico |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
Fls. 04 |
SER |
DEPTO. |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
||||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TEÓR/PRÁT. |
TOTAL |
||||||||
|
|
NOTURNO |
|
|
|
|
|
|
|
||
1ª |
DCM |
Anatomia Humana |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
||
1ª |
DBC |
Biologia Celular e o Exercício Físico |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
||
1ª |
DBQ |
Bioquímica |
2 |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
||
1ª |
DEF |
Fundamentos de Educação Física I |
- |
- |
4 |
4 |
136 |
- |
- |
||
1ª |
DEF |
Fundamentos de Rítmica e Dança |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
||
1ª |
DFE |
Iniciação à Ciência e à Pesquisa |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
||
1ª |
DEF |
Introdução à Ginástica |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
1ª |
DEF |
Introdução aos Esportes Coletivos |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
2ª |
DEF |
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
2ª |
DEF |
Esporte Individual I – Natação |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
2ª |
DEF |
Esportes Coletivos I – Voleibol |
- |
- |
3 |
3 |
- |
51/2º |
- |
||
2ª |
DCM |
Fisiologia Humana Geral e do Esforço |
- |
4 |
- |
4 |
136 |
- |
- |
||
2ª |
DEF |
Educação Física e Sociedade |
3 |
- |
- |
3 |
102 |
- |
- |
||
2ª |
DEF |
Ginástica |
- |
- |
3 |
3 |
68 |
- |
- |
||
2ª |
DEF |
Lutas |
- |
- |
3 |
3 |
- |
51/1º |
- |
||
2ª |
DEF |
Recreação |
- |
- |
2 |
2 |
- |
34/2º |
- |
||
2ª |
DEF |
Socorros em Educação Física |
- |
- |
2 |
2 |
- |
34/1º |
- |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
3ª |
DEF |
Biomecânica |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
3ª |
DEF |
Capoeira |
- |
- |
3 |
3 |
- |
51/1º |
- |
||
3ª |
DEF |
Esporte Individual II – Atletismo |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
3ª |
DEF |
Esportes Coletivos II |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
||
3ª |
DEF |
Métodos para a Intervenção Profissional em Educação
Física |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
||
3ª |
DEF |
Medidas e Avaliação em EF |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
3ª |
DEF |
Optativa
I |
- |
|
2 |
2 |
- |
34/1º |
- |
||
3ª |
DEF |
Psicologia Aplicada ao Exercício e Esporte |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
3ª |
DFE |
Teorias do Lazer |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
||
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
Fls. 05 |
SER |
DEPTO. |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OUTRO |
||||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TEÓR/PRÁT. |
TOTAL |
||||||||
4ª |
DEF |
Atividade Física e Saúde |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
|
DEF |
Educação Física e Cultura |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
4ª |
DEF |
Esportes Coletivos III |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
||
4ª |
DEF |
Estágio Curricular Supervisionado I |
- |
- |
- |
- |
240 |
- |
- |
||
4ª |
DEF |
Optativa II |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
4ª |
DEF |
Produção do Conhecimento em Educação Física |
- |
- |
1 |
1 |
34 |
- |
- |
||
4ª |
DEF |
Treinamento e Prescrição do Exercício Físico |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
5ª |
DEF |
Atividade Física para Populações Especiais |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
||
5ª |
DEF |
Estágio Curricular Supervisionado II |
- |
- |
- |
- |
240 |
- |
- |
||
5ª |
DEF |
Gestão Esportiva |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
5ª |
DEF |
Nutrição e Metabolismo na Atividade Física |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||
5ª |
DEF |
Seminário de Pesquisa em Educação Física |
- |
- |
1 |
1 |
34 |
- |
- |
||
5ª |
DEF |
Políticas Públicas em Educação Física |
- |
- |
1 |
1 |
34 |
- |
- |
||
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO BÁSICO |
CARGA HORÁRIA |
Anatomia Humana Biologia Celular e o Exercício
Físico Bioquímica Iniciação à Ciência e à
Pesquisa Aprendizagem e
Desenvolvimento Motor TOTAL |
102 h/a 68 h/a 68 h/a 68 h/a 68 h/a 374 h/a |
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
Fls. 06 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO ESPECÍFICO |
Carga
horária |
Atividade
Física e Saúde Atividade
Física para Populações Especiais Biomecânica Educação
Física e Cultura Educação
Física e Sociedade Esporte
Individual I – Natação Esporte
Individual II – Atletismo Esportes
Coletivos I – Voleibol Esportes
Coletivos II – Handebol e Basquete Esportes
Coletivos III – Futebol e Futsal Estágio
Curricular Supervisionado I Estágio
Curricular Supervisionado II Fisiologia
Humana Geral e do Esforço Fundamentos
de Educação Física I Fundamentos
de Rítmica e Dança Ginástica
Introdução
à Ginástica Introdução
aos Esportes Coletivos Capoeira Lutas Medidas
e Avaliação Métodos
para a Intervenção Profissional Nutrição
e Metabolismo na Atividade Física Optativa
I Optativa
II Gestão
Esportiva Políticas
Públicas Produção
do Conhecimento Psicologia
Aplicada ao Exercício e Esporte Recreação Seminário
de Pesquisa Socorros
Teorias
do Lazer Treinamento
e Prescrição do Exercício Físico TOTAL |
68 h/a 102 h/a 68 h/a 68 h/a 102 h/a 68 h/a 68 h/a 51 h/a 102 h/a 102 h/a 240 h/a 240 h/a 136 h/a 136 h/a 102 h/a 102 h/a 68 h/a 68 h/a 51h/a 51 h/a 68 h/a 102 h/a 68 h/a 34 h/a 68 h/a 68 h/a 34 h/a 34 h/a 68 h/a 34 h/a 34 h/a 34 h/a 102 h/a 68 h/a 2.809 h/a |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES
CURRICULARES |
HORAS |
|
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO
BÁSICO |
374 h/a |
2 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO
ESPECÍFICO |
2.809 h/a |
3 |
OUTROS |
|
4 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES |
200 h/a |
5 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO
CURRÍCULO |
3.383 h/a |
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
fls. 07 |
ANATOMIA HUMANA
Ementa: Estudo
da forma, estrutura e localização dos órgãos dos sistemas do corpo humano:
sistema esquelético, sistema muscular, sistema nervoso, sistema circulatório,
sistema respiratório, sistema digestório, sistema urinário, sistema genital e
sistema endócrino.
Objetivos: Fornecer
subsídios para que o aluno obtenha conhecimento das estruturas anatômicas do
corpo humano e possíveis variações que poderão ocorrer nestas estruturas,
advindas da prática do exercício físico.
Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR
Ementa: Estudo
das variáveis intervenientes no processo de aprendizagem motora abordadas ao
longo das fases e estágios do desenvolvimento motor do ser humano.
Objetivos: Oportunizar
a aquisição de referencial teórico para a construção de competências
profissionais para a análise do comportamento motor humano; favorecer a análise
e avaliação de fases e estágios de aquisição de habilidades e capacidades
motoras.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
BIOLOGIA CELULAR E O EXERCÍCIO FÍSICO
Ementa: Organização
estrutural e funcional das células. Atividades celulares relacionadas ao
exercício físico.
Objetivos: Fornecer
aos alunos conhecimento da constituição estrutural e funcional das células para
compreensão desta como unidade geradora de respostas biológicas do organismo e
sua relação com o exercício físico; conectar momentos específicos da prática e
dos eventos desportivos da atualidade com a disciplina Biologia Celular e o
Exercício Físico.
Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e Genética
BIOQUÍMICA
Ementa: Estrutura,
propriedades e funções dos componentes moleculares das células, suas
interações, transformações metabólicas e correspondentes processos de
regulação.
Objetivos: Entendimento
das bases moleculares do funcionamento celular, incluindo a energética do
movimento durante o repouso e exercício físico. Departamentalização:
Departamento de Bioquímica
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
fls. 08 |
ESPORTE INDIVIDUAL I – NATAÇÃO
Ementa: Fundamentos
histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da natação.
Objetivos: Oportunizar
a aquisição e aplicação de conhecimentos filosóficos e históricos da disciplina;
desenvolver a apreciação e a compreensão da importância desta disciplina na
educação global do individuo; desenvolver uma prática reflexiva em relação às
atividades da natação; desenvolver uma prática pedagógica através de
experiências de ensino; dominar o conteúdo técnico-pedagógico na aprendizagem
dos nados; estimular e divulgar a prática das atividades aquáticas como
socializadoras e saudáveis para seus praticantes; possibilitar a participação e
organização de eventos formais e informais.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA I
Ementa: Estudos
da cultura do movimento humano: matrizes epistemológicas/políticas e suas
significações/interações com a sociologia do trabalho; história geral da
educação física (no mundo e no Brasil) e suas relações com o contexto social de
diferentes épocas.
Objetivos: Reconhecer
a área da educação física em meio à construção dos campos de
conhecimento/formação; entender a influência das matrizes teórico-científicas
na produção de conhecimento
Departamentalização: Departamento de Educação Física
FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA
Ementa: Fundamentos
histórico-culturais, técnicos e pedagógicos da rítmica e da dança. Compreensão
das possibilidades de trato com este conhecimento no contexto da educação e da
educação física.
Objetivos: Compreender
a rítmica e a dança em sua produção histórico-cultural, fomentando reflexões em
torno desses campos de conhecimento na sociedade contemporânea; possibilitar a
apreensão dos conhecimentos técnico-pedagógicos que alicerçam as diferentes
práticas corporais rítmicas e expressivas na educação física; investigar os
campos de conhecimento da rítmica e da dança, relacionando-os de forma
crítico-reflexiva com a prática pedagógica da educação física.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
INICIAÇÃO À CIÊNCIA E À PESQUISA
Ementa: Ciência
e conhecimento; bases metodológicas na produção de conhecimento científico.
Objetivos: Definir
o campo científico e sua normatividade; estudar a coerência e coesão dos textos
científicos; elaborar texto de divulgação científica de acordo com as normas da
ABNT.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da
Educação
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
fls. 09 |
INTRODUÇÃO À GINÁSTICA
Ementa: Fundamentos
histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da ginástica. O entendimento da
ginástica no contexto da epistemologia da educação e da educação física.
Objetivos: Desenvolver
uma prática reflexiva e crítica da área de conhecimento da Ginástica em relação
à sociedade; possibilitar a apreensão de conhecimentos técnico-instrumentais,
culturais e didático-pedagógicos que possam fundamentar o trabalho com as
diferentes manifestações ginásticas.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
INTRODUÇÃO AOS ESPORTES COLETIVOS
Ementa: Estudo
das concepções e perspectivas pedagógicas que orientam o processo de
ensino-aprendizagem dos esportes coletivos, das diferentes abordagens
didático-pedagógicas, orientações conceituais e estilos de ensino, bem como o
planejamento e estruturação de atividades e tarefas pedagógicas.
Objetivos: Oportunizar
a aquisição de conhecimentos integrados ao ensino dos esportes coletivos, para
o exercício da prática profissional dentro e fora da escola; analisar, com base
no contexto sócio-cultural, a função dos esportes coletivos na sociedade
brasileira; discutir as diferentes metodologias de ensino dos conteúdos
técnicos e táticos dos esportes coletivos e o seu desenvolvimento através das
atividades teórico-práticas para o contexto não escolar; propiciar o
acompanhamento em competições esportivas promovidas pelas diferentes agências
nos diferentes esportes coletivos; desenvolver a prática pedagógica aplicada
aos esportes coletivos por meio de experiências de ensino nas diferentes
agências dentro e fora do contexto escolar.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
SOCORROS
Ementa: Prevenção
e atendimento de emergência
Objetivos: Preparar
os alunos para atendimento em situações de emergência com relação à integridade
biopsicosocial; conhecer os princípios de prevenção de lesões esportivas.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
CAPOEIRA
Ementa: Fundamentos
histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da Capoeira.
Objetivos: Oportunizar
ao aluno a aquisição e aplicação de conhecimentos filosóficos e históricos da
disciplina; propiciar novas formas de movimentos e análises das mesmas; favorecer
o conhecimento dos conteúdos técnicos durante as aulas teórico-práticas; conscientizar
o aluno sobre a importância da disciplina e sua repercussão na sociedade; dominar
os conteúdos técnico-pedagógicos através de experiências de ensino; possibilitar
a participação e organização de eventos competitivos, artísticos e culturais; desenvolver
a apreciação e a compreensão da importância desta disciplina na educação global
do indivíduo; estimular e divulgar a prática dessas atividades como
sociabilizadoras e saudáveis para praticantes.
Departamentalização: Departamento de Educação Física .../
/... Res. 177/2006-CEP |
fls. 10 |
EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE
Ementa: Estudo
das manifestações corporais na abordagem das ciências sociais: o campo e o
objeto de estudo da sociologia esportiva; teorias políticas utilizadas nos
processos relativos à Educação Física; relações entre sociedade e esporte e
meios de comunicação.
Objetivos: Identificar
na sociologia e na teoria política, instrumentos e princípios para analisar o
fenômeno esportivo; analisar os fundamentos político-sociais dos programas de
trabalho desenvolvidos em organizações gímnico-esportivas.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
ESPORTES COLETIVOS I
Ementa: Estudo
da estrutura e funcionalidade do esporte voleibol como conteúdo da educação
física escolar, com base no conhecimento e na experienciação de fundamentos
técnico-táticos, da regulamentação oficial e de princípios didático-pedagógicos
adequados para o processo ensino-aprendizagem.
Objetivos: Oportunizar
ao aluno a aquisição de conhecimentos e habilidades do esporte voleibol,
integrado aos esportes coletivos, para o exercício de sua prática profissional
Departamentalização: Departamento de Educação Física
ESPORTES COLETIVOS II
Ementa: Estudo
dos fundamentos técnicos e táticos do handebol e do basquetebol e sua aplicação
na educação física escolar.
Objetivos: Oportunizar
ao aluno a aquisição de conhecimentos e habilidades dos desportos handebol e
basquetebol, integrado aos desportos coletivos, para o exercício de sua prática
pedagógica
Departamentalização: Departamento de Educação Física
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FISIOLOGIA HUMANA GERAL E DO ESFORÇO
Ementa: Estudo
dos sistemas do organismo e suas funções. Análise das alterações fisiológicas
do corpo humano quando submetido ao esforço físico.
Objetivos: Fornecer
ao aluno conhecimento sobre o funcionamento do organismo humano nas condições
de repouso e sobre as alterações agudas e crônicas decorrentes da atividade
física.
Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas
GINÁSTICA
Ementa: Fundamentos
histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das diferentes manifestações
ginásticas. O trato com as manifestações ginásticas em diferentes contextos.
Objetivos: Desenvolver
uma prática reflexiva e crítica das diferentes manifestações ginásticas da
contemporaneidade em relação à sociedade; possibilitar a apreensão de conhecimentos técnico-instrumentais, culturais
e didático-pedagógicos que possam fundamentar o trabalho com as manifestações
ginásticas em diferentes contextos.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
LUTAS
Ementa: Fundamentos
histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das lutas.
Objetivos: Oportunizar
ao aluno a aquisição de conhecimentos fisiológicos e históricos da disciplina;
propiciar novas formas de movimentos e análises das mesmas; favorecer o
conhecimento dos conteúdos técnicos durante as aulas teórico-práticas; conscientizar
o aluno sobre a importância da disciplina e sua repercussão na sociedade; dominar
os conteúdos técnico-pedagógicos através de experiências de ensino; possibilitar
a participação e organização de eventos competitivos, artísticos e culturais; desenvolver
a apreciação e a compreensão da importância desta disciplina na educação global
do indivíduo; estimular e divulgar a prática dessas atividades como
socializadoras e saudáveis para praticantes.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
MÉTODOS PARA A INTERVENÇÃO
PROFISSIONAL
Ementa: Estudo
do processo ensino-aprendizagem e fundamentação da atividade profissional
Objetivos: Refletir
o processo de atuação do profissional de Educação Física e estudar os
procedimentos concernentes a sua intervenção, tais como estratégias de
planejamento, seleção de procedimentos e avaliação.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
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PSICOLOGIA APLICADA AO
EXERCÍCIO E ESPORTE
Ementa: Bases
fundamentais para compreensão da psicologia aplicada ao exercício físico e ao
esporte, com ênfase no entendimento dos fatores psicológicos que interferem no
desempenho do indivíduo no contexto esportivo competitivo.
Objetivos: Contextualizar
a psicologia aplicada ao exercício físico e esporte no âmbito da Educação
Física; viabilizar a compreensão dos fatores psicológicos presentes no processo
esportivo competitivo.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
RECREAÇÃO
Ementa: Estudo
das manifestações lúdicas e recreativas, levando em consideração os espaços e
recursos necessários para a sua execução e suas relações com gênero, classe e
geração.
Objetivos: Investigar
as implicações das correntes teóricas na recreação e na práxis profissional
Departamentalização: Departamento de Educação Física
ATIVIDADE
FÍSICA E SAÚDE
Ementa: Estudo
da relação entre atividade física e saúde e sua repercussão em diferentes
grupos populacionais.
Objetivos: Entender
a relação entre atividade física e saúde no contexto social brasileiro; estudar
as políticas públicas voltadas à promoção da saúde e a possibilidade da
inserção da atividade física nessas políticas; estabelecer relações dos estudos
de saúde na Educação Física com outras áreas do conhecimento: biologia,
sociologia, antropologia e epidemiologia.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
BIOMECÂNICA
Ementa: Análise
da mecânica dos movimentos do corpo humano. Introdução à Biomecânica
Experimental.
Objetivos: Fornecer
subsídios para a análise cinemática e dinâmica dos movimentos do corpo humano;
propiciar uma iniciação ao método científico aplicado à análise biomecânica do
corpo humano.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
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EDUCAÇÃO
FÍSICA E CULTURA
Ementa: Estudos
da Educação Física na perspectiva da cultura, buscando a compreensão do
processo de normatização do corpo e do homem como produto/produtor de cultura e
a investigação dos mecanismos de exaurimento do sentido ético-estético do corpo
na sociedade contemporânea.
Objetivos: Discutir
o processo de transição do corpo natural a corpo cultural, identificando como
os estudos sobre as técnicas corporais influenciaram novas formulações
teórico-conceituais junto à Educação Física; entender o processo de
fetichização do corpo a partir das investidas da indústria cultural, bem como
as implicações para a Educação Física; refletir a Educação Física como cultura
e as práticas corporais tematizadas pela área.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
ESPORTE INDIVIDUAL II – ATLETISMO
Ementa: Análise
do ensino dos esportes individuais no cenário escolar: realidades das escolas
públicas e das escolas particulares. Fundamentos histórico-culturais,
pedagógicos e metodológicos relativos ao ensino do Atletismo.
Objetivos: Oportunizar
aos alunos a aquisição de conhecimentos integrados ao ensino do esporte
individual - Atletismo, para o exercício de sua prática profissional na
Educação Física Escolar; oportunizar, com base no contexto sócio-cultural, a
análise da função dos esportes individuais na sociedade brasileira; discutir as
diferentes metodologias de ensino dos conteúdos técnicos e táticos dos esportes
individuais e o seu desenvolvimento através das atividades teórico-práticas na
escola; propiciar aos alunos o acompanhamento em competições esportivas
escolares de Atletismo; desenvolver a prática pedagógica do Atletismo através
das experiências de ensino.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
ESPORTES COLETIVOS III
Ementa: Estudo
da estrutura e funcionalidade dos esportes Futsal e Futebol como conteúdo
programático da Educação Física Escolar, com base no conhecimento e na
experienciação de fundamentos técnico-táticos, da regulamentação oficial e de
princípios didático-pedagógicos adequados para o processo ensino-aprendizagem.
Objetivos: Oportunizar
ao aluno a aquisição de conhecimentos e habilidades dos esportes Futebol e Futsal,
integrados aos esportes coletivos, para o exercício de sua prática profissional
Departamentalização: Departamento de Educação Física
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
Ementa: Desenvolvimento,
aperfeiçoamento e avaliação de atividades profissionais nos diversos campos de
intervenção do profissional de Educação Física.
Objetivos: Viabilizar
aos estagiários a reflexão sobre a prática profissional nos diversos campos de
intervenção para que se consolide a formação profissional; oportunizar aos estagiários o desenvolvimento
de habilidades e comportamentos necessários à ação profissional no setor
não-formal; proporcionar aos estagiários o intercâmbio de informações e
experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício da profissão; possibilitar
aos estagiários a aplicação de conteúdos aprendidos no respectivo curso de graduação/bacharelado,
adaptando-os à realidade das comunidades e níveis em que irão atuar; possibilitar
aos estagiários a busca de alternativas pedagógico-profissionais ao nível da
realidade vivenciada; oportunizar aos estagiários a vivência real e objetiva
junto ao mercado de trabalho não-formal, levando em consideração a diversidade
de contextos e situações que se apresentam: pública e particular, de centro, de
periferia e de zona rural.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
OPTATIVA I
Ementa:
Objetivos:
Departamentalização: Departamento de Educação Física
NOTA:
As disciplinas Optativas I e II
serão ofertadas respectivamente no 3º e 4º anos do Curso, ou seja, em 2008 e
MEDIDAS E AVALIAÇÃO
Ementa: Conceitos
de medidas e avaliação. Uso e interpretação da medida
Objetivos: Fornecer
aos alunos as bases conceituais da área de medidas e avaliação; possibilitar a
análise de alguns parâmetros nutricionais e da atividade física na promoção da
saúde e como forma de prevenção secundária em escolares; analisar a relação
atividade física/aptidão física na infância e na adolescência.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
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PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Ementa: Estudo
sobre o processo de produção do conhecimento na área da Educação Física.
Análise dos procedimentos e técnicas ligados ao processo de pesquisa na área da
Educação Física.
Objetivos: Proporcionar
aos alunos o entendimento do processo histórico da produção do conhecimento na
área da Educação Física; apresentar os procedimentos e técnicas relacionados
aos processos de elaboração de pesquisa
Departamentalização: Departamento de Educação Física
TEORIAS DO LAZER
Ementa: Significado
e entendimento de lazer na sociedade capitalista, assim como suas relações com
as categorias trabalho e educação.
Objetivos: Estimular
as análises entre lazer, trabalho e educação, trazendo às discussões, o
entendimento de lúdico e o significado de tempo na vida humana. propiciar meios
para a análise da diferenciação entre os significados do lazer na sociedade
capitalista e as necessidades omnilaterais do ser humano; oferecer opções para
análise e articulação do lazer com classes, gêneros e geração, relacionando com
os seguintes temas: lúdico, tempo livre, comunidade, políticas públicas e
natureza; promover estudos, debates, encontros e estágios que possam contribuir
para o crescimento intelectual e profissional do aluno.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
ATIVIDADE FÍSICA PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS
Ementa: Estudos
das teorias e métodos que abordam diferentes alterações no corpo humano
relacionado às populações especiais tendo como objeto de ação as atividades
didáticas pedagógicas na Educação Física.
Objetivos: Desenvolver
estudos e ações pedagógicas para grupos especiais como gestantes, bebês,
doenças crônicas, grupos etários com cuidados especiais na Educação Física; desenvolver uma prática reflexiva e crítica
nos aspectos político, social, cultural, familiar e educacional por meio do
conhecimento desses grupos especiais; capacitar o aluno a planejar, desenvolver
e aplicar atividades para grupos especiais.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II
Ementa: Desenvolvimento,
aperfeiçoamento e avaliação de atividades profissionais nos diversos campos de
intervenção do profissional de Educação Física.
Objetivos: Viabilizar
aos estagiários a reflexão sobre a prática profissional nos diversos campos de
intervenção para que se consolide a formação profissional; oportunizar aos estagiários o desenvolvimento
de habilidades e comportamentos necessários à ação profissional no setor
não-formal; proporcionar aos estagiários o intercâmbio de informações e
experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício da profissão; possibilitar
aos estagiários a aplicação de conteúdos aprendidos no respectivo curso de
graduação/bacharelado, adaptando-os à realidade das comunidades e níveis em que
irão atuar; possibilitar aos estagiários a busca de alternativas
pedagógico-profissionais ao nível da realidade vivenciada; oportunizar aos
estagiários a vivência real e objetiva junto ao mercado de trabalho não-formal,
levando em consideração a diversidade de contextos e situações que se
apresentam: pública e particular, de centro, de periferia e de zona rural.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
GESTÃO ESPORTIVA
Ementa: Estudo
e análise da gestão e do mercado de trabalho do profissional de Educação Física.
Objetivos: Favorecer
a compreensão e o domínio do conteúdo da gestão esportiva sob o ponto de vista
pedagógico, político, econômico e social; propiciar análise e discussão da
importância da gestão da atividade física e esporte; possibilitar a prática da
gestão de atividades físicas e esportivas.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
NUTRIÇÃO E METABOLISMO NA ATIVIDADE FÍSICA
Ementa: Conceito
de alimentos e nutrientes. Importância e recomendações diárias das proteínas,
carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas. Benefícios da atividade física.
Alimentação do atleta. Obtenção da energia em condições anaeróbias e aeróbias.
Tipos de dietas durante os diferentes períodos de treinamento e na fase de
competição. Hidratação do atleta. Crescimento muscular: aspectos nutricionais e
hormonais. Suplementação nutricional na prática esportiva: aminoácidos de
cadeia ramificada, glutamina, carnitina, creatina, beta hidroxi metil butirato,
vitaminas antioxidantes, dopping no esporte.
Objetivos: Fornecer
aos alunos as bases nutricionais e metabólicas da interação nutrição/atividade
na promoção da saúde e como forma de prevenção secundária e terciária de
doenças; analisar evidências científicas sobre efeitos ergogênicos da
suplementação nutricional no desempenho físico e/ou nas questões estéticas.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
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OPTATIVA II
Ementa:
Objetivos:
Departamentalização: Departamento de Educação Física
NOTA:
As disciplinas Optativas I e II
serão ofertadas respectivamente no 3º e 4º anos do Curso, ou seja, em 2008 e
POLÍTICAS PÚBLICAS
Ementa: Estudo
das leis, diretrizes e ações voltadas para a orientação da Educação Física, do
Lazer e do Esporte no mundo do trabalho, considerando suas inter-relações com
outras políticas.
Objetivos: Informar
sobre a legislação e as políticas públicas pertinentes à atuação profissional;
capacitar para a ação no campo das políticas de esporte e lazer, de forma
articulada com os conhecimentos científicos e conceitos éticos da área.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
SEMINÁRIO DE PESQUISA
Ementa: Elaboração
e apresentação de monografia
Objetivos: Propiciar
a discussão e análise sobre as diversas metodologias de estruturação de
trabalhos científicos, bem como a realização de um trabalho de monografia.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
TREINAMENTO E PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO
Ementa: Princípios,
organização, métodos, avaliação e prescrição do exercício físico e do
treinamento desportivo.
Objetivos: Fornecer
indicadores para a compreensão, sistematização e avaliação do rendimento
físico, técnico e tático das atividades específicas; Analisar, prescrever e
avaliar o exercício físico.
Departamentalização: Departamento de Educação Física
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
Fls. 18 |
A N E X O II
REGULAMENTO DO
COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Art. 1° O
componente Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação
Art. 2°
Este regulamento atende as diretrizes estabelecidas pela Resolução n°
027/2005–CEP, e estabelece outros critérios.
Art. 3°
São finalidades do componente Estágio Curricular Supervisionado:
I –
viabilizar aos estagiários a reflexão teórico-prática para que se consolide a
formação do profissional bacharel
II – oportunizar aos estagiários o
desenvolvimento de habilidades e comportamentos necessários à ação
docente-profissional;
III – proporcionar aos estagiários o
intercâmbio de informações e experiências concretas que os preparem para o efetivo
exercício da profissão;
IV - preparar os
estagiários para o pleno exercício profissional, levando em conta aspectos
técnico-científicos, sociais e culturais;
V – possibilitar aos estagiários a
busca de alternativas compatíveis com a realidade vivenciada nas escolas;
VI – oportunizar aos estagiários a
vivência real e objetiva junto à educação básica, levando em consideração a
diversidade de contextos em que se apresenta a realidade sócio-cultural e
física da escola e dos alunos.
DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO
Art. 4° O
supervisor de estágio é o profissional responsável pelo acompanhamento e
supervisão do estagiário, e deverá:
I – possuir vínculo empregatício com
a unidade concedente onde o estágio se desenvolverá;
II – possuir formação superior
condizente com o campo do estágio.
Art. 5°
Compete ao supervisor de estágio:
I – receber o estagiário e
informá-lo sobre as normas do ambiente de estágio;
II – acompanhar as atividades
desenvolvidas pelo estagiário;
III – avaliar o desempenho do
estagiário, de acordo com o plano de atividades;
IV – encaminhar a avaliação do
estagiário ao orientador do estágio;
V – comunicar qualquer ocorrência de
anormalidade no estágio ao orientador.
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
fls. 19 |
Art. 6° O
coordenador de estágio do Curso de Graduação
Art. 7°
Compete ao coordenador de estágio:
I – coordenar as atividades gerais
de todos os componentes curriculares relativos ao estágio;
II – providenciar o cadastramento de
unidades concedentes que potencialmente apresentem condições de atender a
programação dos estágios;
III – informar aos coordenadores de
turmas de estágios sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que
devem ser adotados para a realização dos estágios;
IV – elaborar o calendário de
estágio, adequando-o ao Calendário Acadêmico da Instituição e ao projeto
pedagógico do curso;
V – manter fluxo de informações
relativas ao acompanhamento e desenvolvimento dos estágios, bem como assegurar
a socialização de informações junto aos coordenadores de estágios e à coordenação
do Curso de Graduação
VI – verificar se o perfil dos
supervisores de estágios atende ao disposto no Artigo 4º desta resolução;
VII – aprovar modelos de
formulários, projetos e relatórios utilizados pelos coordenadores de turmas de
estágio e pelos supervisores de estágios;
VIII – zelar pelo cumprimento da
legislação aplicável ao estágio;
IX – credenciar orientadores de
estágio, indicados pelos coordenadores de turmas de estagiários;
X – reunir-se periodicamente com os
coordenadores de turmas de estágio, para acompanhamento, interação e avaliação
das atividades inerentes aos estágios.
Art. 8° O
coordenador de turma de estágio é o docente do DEF, designado pelo
departamento, para coordenar individualmente uma turma de Estágio Curricular
Supervisionado I e II do projeto pedagógico do Curso de Graduação
Art. 9° Compete
ao coordenador de turma de estágio:
I - informar e orientar os
estagiários de sua turma sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares
que devem ser adotados para a realização do estágio;
II - viabilizar aos
estagiários de sua turma a reflexão teórica sobre a ementa e os objetivos do
componente curricular;
III - providenciar a
indicação de professores orientadores de estágio para os estagiários de sua
turma;
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
fls. 20 |
IV - informar aos
professores orientadores sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares
que devem ser adotados para a orientação do estagiário;
V - encaminhar os
estagiários para os respectivos orientadores;
VI - encaminhar os
estagiários à Coordenadoria Geral de Estágio da UEM para a elaboração da
documentação referente ao estágio;
VII - encaminhar à
Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) os editais de notas e de faltas;
VIII - garantir um
processo de avaliação continuada da atividade de estágio envolvendo estagiários
de sua turma, orientadores, professores do curso e supervisores de estágio;
IX - avaliar o desempenho
do estagiário de sua turma, no âmbito de suas competências, atribuindo nota
variando de
X - convocar e presidir
reunião com os orientadores de estágio.
Art. 10. O
orientador de estágio é o docente do DEF credenciado pelo coordenador de
estágio.
Art. 11. Compete
ao orientador de estágio:
I - conhecer a unidade
onde o estagiário desenvolverá as atividades de seu plano de estágio;
II - elaborar
o plano de atividades e de acompanhamento do estágio em conjunto com o
estagiário;
III - orientar e
acompanhar efetivamente o estagiário no desenvolvimento das atividades de
estágio;
IV - manter informado o
coordenador da turma de estágio do estagiário sobre o desenvolvimento das
atividades;
V - avaliar o desempenho
do estagiário;
VI - avaliar fontes de
consulta e pesquisa necessárias para o bom desenvolvimento das atividades do
estágio;
VII - manter contatos
periódicos com o supervisor de estágio do estagiário, na busca do bom
desenvolvimento do mesmo;
VIII – presenciar o
estagiário em suas atividades de estágio realizadas na unidade concedente;
IX - controlar,
conjuntamente com o supervisor de estágio, a freqüência do estagiário nas
atividades de sua competência;
X - verificar e encaminhar
ao coordenador de turma de estágio a documentação pertinente;
XI - cumprir e fazer
cumprir o calendário acadêmico estabelecido para o estágio;
XII - atender as convocações dos
coordenadores de turma.
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
fls. 21 |
Art. 12. O
estagiário é o aluno regularmente matriculado em um dos componentes, Estágio
Curricular Supervisionado I ou Estágio Curricular Supervisionado II do Curso de
Graduação
Art. 13. São
direitos dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM
e pela legislação em vigor:
I - dispor de elementos
necessários à execução do estágio, dentro das possibilidades científicas,
técnicas e financeiras da UEM;
II - receber orientação
necessária para realizar as atividades de estágio;
III - obter
esclarecimentos sobre os acordos firmados para a realização do seu estágio;
IV - apresentar propostas
ou sugestões que possam contribuir para o aprimoramento das atividades de
estágio;
V - conhecer a programação
das atividades a serem desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado;
Art. 14. São
deveres dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e
pela legislação em vigor:
I - cumprir os horários e
desenvolver as atividades determinadas pelo supervisor de estágio, pelo
coordenador de sua turma de estágio e pelo orientador de estágio;
II - executar as tarefas
designadas na unidade concedente em que estagiar, respeitando sempre a
hierarquia estabelecida, as normas internas, as recomendações e os requisitos;
III - manter postura
profissional;
IV - manter elevado padrão
de comportamento e de relações humanas, condizentes com as atividades a serem
desenvolvidas no estágio;
V - comunicar e justificar
ao orientador, ao supervisor de estágio e/ou ao coordenador de turma de
estágio, com antecedência, sua eventual ausência nas atividades previstas;
VI - elaborar e entregar
ao professor orientador um relatório final de estágio, na forma, prazo e
padrões estabelecidos;
VII - submeter-se às
avaliações previstas no critério de avaliação do componente curricular;
VIII - encaminhar, ao
coordenador de turma de estágio e ao professor orientador, ficha de controle ou
outro documento constando, no mínimo, o número de horas, período de estágio e
descrição das atividades desenvolvidas.
Art. 15. O
componente Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido pelo estagiário será
avaliado pelo coordenador de turma, pelo supervisor de estágio e pelo
orientador de estágio.
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
fls. 22 |
Parágrafo único. A avaliação do rendimento escolar de cada aluno será feita
conforme critério de avaliação de cada componente do Estágio Curricular
Supervisionado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, a apresentação de um
relatório final e o peso da nota de cada avaliador citado neste artigo.
Art. 16. A avaliação do
estágio fica condicionada à observância dos seguintes aspectos, além de outros
previstos pela instituição:
I - desempenho nas
atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo professor
orientador;
II - desempenho nas
atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo coordenador de
turma;
III - desempenho nas
atividades realizadas na unidade concedente de estágio;
IV - apresentação de
relatório final, dentro das normas técnico-científicas previamente
estabelecidas.
Art. 17. Tendo em vista as
especificidades didático-pedagógicas do componente Estágio Curricular
Supervisionado, não será permitido ao estagiário nova oportunidade de estágio,
revisão de avaliação e realização de avaliação final, bem como não lhe será
permitido cursá-lo em dependência.
DOS RELATÓRIOS DE
ESTÁGIO
Art. 18. Além
de outras informações solicitadas pelo coordenador de turma, pelo supervisor e
pelo orientador de estágio, o relatório final de estágio deverá conter:
I - dados gerais: nomes do
estagiário, do orientador, do coordenador de turma de estágio e do supervisor
de estágio; nome, localização e contexto socioeconômico da unidade concedente
de estágio; estrutura física e organizacional da unidade concedente
(instalações, direção, secretaria, conselhos, associações, períodos de
funcionamento, turmas e séries, horários de aulas e normas de funcionamento);
perfil socioeconômico dos alunos da unidade concedente; informações sobre o
projeto pedagógico da unidade concedente, tais como: projetos desenvolvidos,
critérios de avaliação, normas e procedimentos disciplinares;
II - relatório de
observação: ambiente físico, supervisor responsável (professor), número de
alunos, conteúdos observados, recursos didáticos e estratégias empregadas,
tempo de trabalho observado, principais dificuldades observadas, motivações dos
professores e dos alunos da unidade concedente.
III - relatório de
regência: o estagiário deverá apresentar os planos de aulas, descriminar os
dias e horários em que as aulas foram ministradas, mencionar as metodologias
empregadas e fazer uma avaliação da atividade desenvolvida para a sua formação.
Parágrafo único. Dependendo da especificidade de cada componente Estágio Curricular
Supervisionado, o relatório final poderá conter outras informações, diferentes
do contido neste Artigo, que o coordenador de estágio e coordenador de curso
julgue necessárias para melhor compreensão do mesmo.
.../
/... Res. 177/2006-CEP |
fls. 23 |
Art. 19. Para
efeito de cômputo de encargos didáticos semanais serão consideradas as
seguintes cargas horárias:
I - coordenador de estágio: duas
horas semanais;
II - coordenador de turma
de estágio: duas horas semanais;
III - orientador
de estágio: no máximo uma hora semanal para cada aluno orientado.
§ 1° O
número máximo de estagiários para cada orientador de estágio será de cinco
alunos.
§ 2° Havendo
uma legislação superior que trate desse assunto, para toda a Universidade, este
Artigo não se aplica, prevalecendo a legislação superior vigente.
Art. 20. Os
casos omissos serão resolvidos pelo coordenador de estágio, mediante anuência
do coordenador do Curso de Graduação