R E S O L U Ç Ã O  N°  179/2006-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 22/1/2007.

 

 

Isac Ferreira Lopes,

Secretário em exercício.

 

Aprova novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia.

 

 

Considerando o conteúdo das fls. 283 a 430 e 435 a 473 do processo nº 1.698/1991 – volume 2;

considerando o disposto na Lei nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

considerando o disposto nas Resoluções nos 079/2004-CEP; 027/2005-CEP e 130/2005-CEP;

considerando o Parecer nº 102/2006 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º  Fica aprovado o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia, conforme Anexo I, o regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado, conforme Anexo II, partes integrantes desta resolução, com vigência aos alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2007.

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 13 de dezembro de 2006.

 

 

 

Mário Luiz Neves de Azevedo,

Vice-Reitor.

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 29/1/2007. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 


 


/... Res. 179/2006-CEP

fls. 2

 

MATRIZ CURRICULAR

 

 

SER.

 

DEPTO.

CDISCIPLINAS

 

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

 

ANUAL

 

SEM.

OMOD.

TEÓR

TEÓR PRÁT

PRÁT

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DCS

DCS

DCS

DCM

DCM

DFE

DPI

 

DPI

DPI

 

DES

DPI

DPI

Filosofia Moderna e Contemporânea

Sociologia Geral

Antropologia Cultural

Anatomia do Sistema Nervoso

Fisiologia do Sistema Nervoso

Iniciação à Ciência e à Pesquisa

Psicologia Experimental e Análise do Comportamento

Psicologia Geral

História das Teorias e Sistemas Psicológicos

Estatística

Estágio Básico Integrativo I

Encontro Integrativo I: “A Constituição da Ciência Psicológica e suas Relações com Áreas Afins”

4

2

4

-

-

2

 

2

4

 

4

4

-

 

 

-

-

-

-

4

4

-

 

-

-

 

-

-

-

 

 

-

-

-

-

-

-

-

 

2

-

 

-

-

-

 

 

-

4

2

4

4

4

2

 

4

4

 

4

4

-

 

 

-

136

68

-

-

-

-

 

136

-

 

136

-

-

 

 

-

-

-

68/1º

68/1º

68/2º

34/2º

 

-

68/2º

 

-

68/1º

-

 

 

-

-

-

-

-

-

-

 

-

-

 

-

-

20

 

 

10

 

 

Total : 880

 

 

 

 

476

374

30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DPI

DBC

DPI

DPI

DPI

DPI

DPI

 

 

DPI

DPI

DPI

 

DPI

DPI

DPI

DPI

 

Psicologia do Desenvolvimento

Genética Humana

Psicologia Genética

Psicologia da Aprendizagem

Psicologia Histórico-Cultural

Teoria Psicanalítica

Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Psicologia no Contexto do Trabalho

Psicologia Social

Processos Grupais

Fundamentos da Fenomenologia e do Existencialismo

Introdução à Pesquisa em Psicologia

Estágio Básico Integrativo II

Optativa I

Encontro Integrativo II: “Abordagens e Temas em Psicologia: A Complexidade do Ser Humano”

 

-

2

2

2

2

4

 

 

2

4

-

 

4

2

-

4

 

 

-

 

4

-

-

-

-

-

 

 

-

-

2-

 

-

-

-

-

 

 

-

 

-

-

-

-

-

-

 

 

-

-

-

 

-

-

-

-

 

 

-

4

2

2

2

2

4

 

 

2

4

2

 

4

2

-

4

 

 

-

136

68

68

68

-

136

 

 

68

136

68

 

-

68

-

-

 

 

-

-

-

-

-

34/2º

-

 

 

-

-

-

 

68/2º

-

-

68/1º

 

 

-

 

-

-

-

-

-

-

 

 

-

-

-

 

-

-

20

-

 

 

10

 

 

Total: 1016

 

 

 

 

816

170

30

 

 

.../

 

 

 

 

 

 

/... Res. 179/2006-CEP

fls. 3

 

 

SER

 

DEPT

CCOMPONENTE CURRICULAR

 

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

 

ANUAL

 

SEM.

OMOD.

TEÓR

TEÓR PRÁT

PRÁT

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DPI

DFF

DPI

DPI

DPI

DPI

 

DPI

 

DPI

DPI

 

DPI

DPI

DPI

DPI

Psicopatologia Geral

Psicofarmacologia

Teorias e Técnicas Psicoterápicas I

Prática da Pesquisa em Psicologia

Psicologia, Trabalho e Organizações I

Psicologia Escolar e Processos de Ensino-Aprendizagem

Avaliação e Processos de Intervenção em Psicologia Clínica I

Psicologia e Estratégias de Ensino

Temas Atuais em Psicologia do Trabalho

Ética Profissional

Estágio Básico Integrativo III

Optativa II

Encontro Integrativo III: “Pesquisa em Psicologia: Diversidade e Possibilidades”

-

-

-

-

-

 

-

 

-

-

 

4

2

-

4

 

 

-

6

2

4

-

4

 

2

 

4

4

 

-

-

-

-

 

 

-

-

-

-

2

-

 

-

 

-

-

 

-

-

-

-

 

 

-

6

2

4

2

4

 

2

 

4

4

 

4

2

-

4

 

 

-

204

68

-

68

136

 

68

 

136

-

 

-

68

-

-

 

 

-

-

-

68/2º

-

-

 

-

 

-

68/1º

 

68/2º

-

-

68/1º

 

 

-

-

-

-

-

-

 

-

 

-

-

 

-

-

40

-

 

 

10

 

 

Total: 1070

 

 

 

 

748

272

50

 

 

 

 

 

 

 

 

DPI

 

 

DPI

DPI

DPI

DPI

 

DPI

DPI

DPI

DPI

DPI

DPI

DPI

DPI

 

Avaliação Psico-Educacional e Processos de Intervenção em Psicologia Escolar

Psicologia e Educação Especial

Teorias e Técnicas Psicoterápicas II

Psicologia, Trabalho e Organizações II

Avaliação e Processos de Intervenção em Psicologia Clínica II

Disciplina Específica I de Ênfase

Disciplina Específica II de Ênfase

Disciplina Específica III de Ênfase

Disciplina Específica IV de Ênfase

Disciplina Específica V de Ênfase

Optativa III

Estágio Básico Integrativo IV

Encontro Integrativo IV: “Práticas Profissionais”

 

 

-

-

-

-

 

-

4

4

4

4

4

4

-

 

-

 

 

4

4

4

4

 

4

-

-

-

-

-

-

-

 

-

 

 

-

-

-

-

 

-

-

-

-

-

-

-

-

 

-

 

 

4

4

4

4

 

4

4

4

4

4

4

4

-

 

-

 

 

-

-

-

-

 

136

-

-

-

-

-

-

-

 

-

 

 

68/1º

68/1º

68/1º

68/1º

 

-

68/2º

68/2º

68/1º

68/2º

68/2º

68/2º

-

 

-

 

 

 

-

-

-

-

 

-

-

-

-

-

-

-

60

 

10

 

 

Total: 886

 

 

 

 

136

680

70

 

DPI

DPI

DPI

Estágio Supervisionado na Ênfase

Estágio Básico Supervisionado I*

Estágio Básico Supervisionado II*

4

2

2

-

-

-

6

4

4

10

6

6

340

204

204

-

-

-

-

-

-

 

 

Total:

 

 

 

 

748

 

 

 

 

Total Geral: 4600

 

 

 

 

2924

1496

180

* Estágio Básico Supervisionado I e II correspondem às disciplinas Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Educação; Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Saúde e Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Trabalho. 

.../

/... Res. 179/2006-CEP

fls. 4

 

COMPONENTES CURRICULARES – Conteúdo específico

 

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DAS ÊNFASES

 

Ênfase Saúde

Estágio Supervisionado na Ênfase Saúde

Psicologia e Saúde Pública

Orientação e Aconselhamento Psicológico

Grupos de Atendimento e Promoção da Saúde

Políticas Públicas

Psicologia Institucional

 

Ênfase Educação

Estágio Supervisionado na Ênfase Educação

A Psicologia, a escola e os desafios atuais

Tópicos em Educação Especial

Psicologia, saúde e educação

Políticas Públicas

Psicologia Institucional

 

Ênfase Trabalho

Estágio Supervisionado na Ênfase Trabalho

Saúde Mental e Trabalho

Subjetividade e intersubjetividade nas relações de trabalho

Modos de gestão e construcionismo social

Políticas Públicas

Psicologia Institucional

 

 

 

340h/a

68h/a

68h/a

68h/a

68h/a

68h/a

68h/a

 

340h/a

68h/a

68h/a

68h/a

68h/a

68h/a

68h/a

 

340h/a

68h/a

68h/a

68h/a

68h/a

68h/a

 

Obs.: I – Para a integralização curricular, o aluno deve cursar o estágio supervisionado na ênfase escolhida e dois dos estágios básicos supervisionados diferentes daquele da ênfase escolhida, conforme abaixo:

Ênfase Saúde: Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Educação e Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Trabalho;

Ênfase Educação: Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Saúde e Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Trabalho;

Ênfase Trabalho: Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Educação e Estágio Básico em Psicologia e Saúde.

 

           II – Mecanismos de escolha das ênfases pelos alunos: No ato da matrícula para o 4º ano, o aluno deve se inscrever, em ordem de preferência nas ênfases curriculares ofertadas, detalhando 1ª, 2ª e 3ª opção. O critério de efetivação da matrícula na ênfase escolhida, caso haja número de inscritos maior que o número de vagas, deve ser a média aritmética global das notas dos componentes curriculares cursados pelo aluno nos três primeiros anos do curso. Como critério de desempate, deve ser utilizada a média aritmética dos seguintes componentes curriculares:

- Ênfase Saúde: Avaliação e Processos de Intervenção em Psicologia Clínica I; Teorias e Técnicas Psicoterápicas I; Psicopatologia Geral.

- Ênfase Trabalho: Fundamentos Teóricos e Filosóficos a Psicologia no Contexto do Trabalho; Psicologia, Trabalho e Organizações I; Temas Atuais em Psicologia do Trabalho.

- Ênfase Educação: Psicologia Genética; Psicologia da Aprendizagem; Psicologia Histórico Cultural; Psicologia na Escola e Processos de Ensino-Aprendizagem.

 

 

.../

 

/... Res. 179/2006-CEP

fls. 5

 

COMPONENTES CURRICULARES – Optativas

 

Optativas I:

História da Psicanálise – a partir do 2º ano

Historia da Infância e da Família - a partir  do 2º ano

Fisiologia do Comportamento - a partir do 2º ano

Escuta e Acolhimento na Relação Interpessoal - a partir do 2º ano

Psicologia Social Comunitária - a partir do 2º ano

 

Optativas II

Tópicos Especiais em Teoria Histórico-Cultural – a partir do 3º ano

Psicologia Jurídica - a partir do 3º ano

Psicologia Hospitalar - a partir do 3º ano

Fenômenos da Comunicação no contexto do trabalho - a partir do 3º ano

Teorias e Técnicas Fenomenológico-existenciais – a partir do 3º ano

Pensamento e Linguagem - a partir do 3º ano

 

Optativas III

Terapia Familiar: abordagem sistêmica - a partir do 4º ano

Teorias e Técnicas Psicanalíticas -  a partir  do 4º ano

Teorias e Técnicas Analítico-comportamentais - a partir  do 4º ano

Teorias e Técnicas de Psicoterapia Analítica  - a partir  do 4º ano

 

RESUMO GERAL DO CURRÍCULO

 

1

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO

3880 horas

2

 

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO

680 horas

3

 

OUTROS

40 horas

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

200 horas

5

 

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO

4800 horas

 

INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO

 

1

 

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

5

ANOS

2

 

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

9

ANOS

 

.../

/... Res. 179/2006-CEP

fls. 6

 

EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO

 

 

Filosofia Moderna e contemporânea

Ementa: A filosofia do período moderno e contemporâneo e suas influências sobre o desenvolvimento da Psicologia.

Objetivos: Conduzir o aluno a uma reflexão sobre as bases que sustentam a Psicologia, por meio da exposição e discussão de conceitos filosóficos.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

Sociologia GERAL

Ementa: Estudo da gênese e do desenvolvimento da sociedade capitalista enfatizando seu caráter histórico, suas contradições e as conseqüências destas sobre o mundo do trabalho.

Objetivos: Investigar as bases históricas do modo de produção capitalista. Destacar o papel do trabalho como protoforma da existência social. Avaliar os processos de alienação e de formação da subjetividade estranhada. Conhecer os mecanismos de construção ideológica. Municiar os alunos de psicologia com elementos teóricos que permitam adensar sua prática acadêmica presente e sua atuação profissional futura.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

Antropologia Cultural

Ementa: Estudo antropológico das relações sócio-culturais, de gênero, cognitivas e das representações simbólicas.

Objetivos: Apresentar os conceitos básicos e a metodologia de trabalho da antropologia. Proporcionar ao aluno um conhecimento geral sobre as relações entre sociedade e sistemas culturais.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

Anatomia do Sistema Nervoso

Ementa: As estruturas anatômicas do sistema nervoso.

Objetivos: Compreender a estrutura do sistema nervoso, a partir dos subsídios neuro-anatômicos. Visualizar e compreender a estrutura dos sistemas sensoriais, motor e límbico.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

Fisiologia do Sistema Nervoso

Ementa: A fisiologia do sistema nervoso.

Objetivos: Estudar as principais funções do sistema nervoso desempenhadas pelo sistema sensorial, sistema motor, sistema nervoso autônomo, sistema límbico e a relação entre estes sistemas necessária para a emissão de comportamentos, dos mais simples aos mais complexos.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

.../

 

/... Res. 179/2006-CEP

fls. 7

 

Iniciação à Ciência e à Pesquisa 

Ementa: Ciência e conhecimento: bases metodológicas do conhecimento científico.

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de: 1) Definir o campo científico e sua normatividade.  2) Compreender a coerência e coesão dos textos científicos. 3) Elaborar texto de divulgação científica de acordo com as normas da ABNT.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

Psicologia Experimental e Análise do Comportamento

Ementa: Constituição histórica e princípios da análise experimental do comportamento.

Objetivos: Propiciar ao aluno o conhecimento dos fundamentos do modelo positivista de ciência e do método experimental. Possibilitar ao aluno à compreensão dos postulados históricos e epistemológicos da análise experimental do comportamento. Desenvolver no aluno a criticidade sobre questões éticas da experimentação na psicologia.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Psicologia geral

Ementa: A Psicologia como ciência e profissão e seus temas básicos.

Objetivos: Propiciar subsídios ao aluno para compreensão da psicologia como ciência e profissão e seus temas básicos, por meio da perspectiva sócio-histórica da teoria do conhecimento, desde a idade moderna até a contemporaneidade.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

História das teorias e sistemas Psicológicos

Ementa: Análise histórica das idéias psicológicas e das principais teorias e sistemas psicológicos.

Objetivos: Apresentar subsídios ao aluno para compreensão da história da psicologia, suas principais teorias e sistemas e respectivos objetivos, objetos e métodos, através da perspectiva sócio-histórica da teoria do conhecimento, da antiguidade até a contemporaneidade.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Estatística

Ementa: Distribuição de freqüência. Medidas estatísticas. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança e teste de hipóteses paramétricas.

Objetivos: Proporcionar ao aluno do Curso de Graduação em Psicologia o conhecimento de conceitos básicos de estatística descritiva e inferencial, visando o embasamento para análise de dados.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

Estágio Básico Integrativo I

Ementa: Apresentação do campo de atuação da Psicologia.

Objetivos: Demonstrar e descrever os diversos campos de atuação do Psicólogo por meio de entrevistas e observação.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

.../

 

/... Res. 179/2006-CEP

fls. 8

 

Psicologia do Desenvolvimento

Ementa: O desenvolvimento humano da etapa pré-natal à velhice, segundo as concepções maturacionista, psicanalítica e estudos atuais.

Objetivos: Compreender o desenvolvimento humano de forma integrada e a produção dos conhecimentos por meio de atividades práticas e de pesquisa.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Genética Humana

Ementa: Estudo da natureza, transmissão, expressão e alteração do material genético e suas relações com o desenvolvimento biológico.

Objetivos: Conhecer os métodos da genética nos estudos e tratamentos das doenças hereditárias que afetam o desenvolvimento normal. Relacionar os princípios da transmissão e expressão gênica com as atividades do profissional da área da Psicologia.

Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e Genética

 

Psicologia Genética

Ementa: O desenvolvimento mental segundo a Psicologia Genética de Jean Piaget.

Objetivos: Compreender a psicologia genética como uma teoria do desenvolvimento. Compreender e aplicar o método clínico de investigação do conhecimento e do desenvolvimento. Estabelecer relações entre epistemologia genética e a Psicologia Genética de Jean Piaget.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Psicologia da Aprendizagem

Ementa: Caracterização da aprendizagem a partir dos principais pressupostos pistemológicos e metodológicos das principais correntes da Psicologia da aprendizagem.

Objetivos: Criar condições para que o aluno seja capaz de: 1) identificar os pressupostos epistemológicos das principais teorias da aprendizagem. 2) Identificar os vários tipos de aprendizagem e as condições para que ela ocorra. 3) Analisar criticamente as implicações sociais e aplicações das teorias estudadas.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Ementa: Pressupostos filosóficos da Psicologia Histórico-Cultural e compreensão da relação desenvolvimento-aprendizagem.

Objetivos: Apresentar os fundamentos filosóficos da Psicologia Histórico-Cultural. Expor os conceitos principais referentes à relação desenvolvimento e aprendizagem. Analisar as implicações da Psicologia Histórico-Cultural no processo ensino-aprendizagem

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

.../

 

 

 

/... Res. 179/2006-CEP

fls. 9

 

 

Teoria Psicanalítica

Ementa: Conceitos fundamentais da teoria psicanalítica: Sigmund Freud e Melaine Klein.

Objetivos: Propiciar ao aluno os fundamentos da teoria psicanalítica segundo Sigmund Freud e Melaine Klein.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Psicologia no Contexto do Trabalho

Ementa: A evolução histórica da Psicologia no contexto do trabalho: os saberes e fazeres de cada fase/face.

Objetivos: Propiciar ao aluno a compreensão das bases filosóficas e teóricas presentes na historiografia da Psicologia no contexto do trabalho.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

PSICOLOGIA SOCIAL

Ementa: Teorias, temas e perspectivas de aplicação clássicas e atuais da Psicologia Social.

Objetivos: Propiciar ao aluno a compreensão do desenvolvimento histórico da Psicologia Social, seus pressupostos teóricos, metodológicos, de modo a possibilitar perspectivas de atuação, a partir dos mesmos, frente à realidade.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

PROCESSOS GRUPAIS

Ementa: Análise de fenômenos grupais por meio de diferentes perspectivas teóricas.

Objetivos: Possibilitar o conhecimento necessário para compreender e intervir em diferentes situações grupais.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Fundamentos da Fenomenologia e do Existencialismo

Ementa: Estudo dos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da psicologia de abordagem fenomenológica-existencial.

Objetivos: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos pressupostos filosóficos que fundamentam a Psicologia Fenomenológico-existencial, assim como sua metodologia, principais representantes e conceitos.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

 

 

 

 

.../

 

 

 

 

/... Res. 179/2006-CEP

Fls. 10

 

Introdução à Pesquisa em Psicologia

Ementa: A pesquisa em Psicologia: funções, pressupostos filosóficos e teóricos. Elementos componentes de um Projeto. Os principais métodos e técnicas, suas aplicações e limitações. A ética na pesquisa. 

Objetivos: Auxiliar o aluno a compreender: 1) A importância e o papel das pesquisas científicas nas atividades profissionais dos psicólogos. 2) As perspectivas e os limites práticos e éticos dos processos de pesquisa. 3) As alternativas metodológicas e técnicas da psicologia e as implicações da adoção das mesmas. 4) As interações dos recursos teóricos e metodológicos na elaboração de projeto de pesquisa.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Estágio Básico Integrativo II

Ementa: Observação de alguns fenômenos humanos de ordem cognitiva, social e afetiva em diferentes contextos.

Objetivos: Propiciar ao aluno a compreensão do desenvolvimento humano por meio de situações de observação.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

História da Psicanálise

Ementa: Desenvolvimento, polêmicas, mudanças e problemas epistemológicos da teoria psicanalítica na obra de Freud e após sua morte em vários centros (países, instituições e grupos) de produção de conhecimento psicanalítico.

Objetivos: Propiciar ao aluno uma reflexão historicizante e epistemológica dos fundamentos da psicanálise até os dias atuais.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

História de infância e da família

Ementa: A historicidade das representações, sentimentos e atitudes sobre a infância e a família no ocidente.

Objetivos: Propiciar ao aluno a compreensão da historicidade das representações, sentimentos e atitudes sobre a infância e a família no ocidente, desde a Idade Média a Contemporânea.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Fisiologia do comportamento

Ementa: Estudos avançados dos mecanismos neuro-endócrinos dos estados da consciência, das desordens afetivas e seus reflexos sobre o funcionamento do organismo como um todo.

Objetivos: Compreender as inter-relações entre o funcionamento dos sistemas de controle – nervoso e endócrino – e as manifestações afetivas e psicossomáticas.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

 

.../

 

 

/... Res. 179/2006-CEP

fls. 11

 

 

Escuta e acolhimento na relação interpessoal

Ementa: Os fundamentos teóricos e práticos da escuta e do acolhimento no atendimento à saúde.

Objetivos: Propiciar o desenvolvimento da escuta e do acolhimento na relação interpessoal na saúde.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Psicologia social comunitária

Ementa: Teorias, temas e perspectivas de aplicação clássicas e atuais da Psicologia Social.

Objetivos: Propiciar ao aluno a compreensão do desenvolvimento histórico da Psicologia Social, seus pressupostos teóricos, metodológicos, de modo a possibilitar perspectivas de atuação, a partir dos mesmos, frente à realidade.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Psicopatologia Geral

Ementa: Os quadros nosológicos e as políticas de saúde mental, levando-se em consideração as dimensões bio-psico-sociais e as implicações sócio-político-econômicas.

Objetivos: Oportunizar ao aluno o conhecimento teórico dos diversos quadros psicopatológicos, bem como o estágio prático em instituições de atendimento clínico: ambulatório e hospital psiquiátrico, propiciando desta forma, o conhecimento da política de saúde mental e suas implicações sócio-político-econômicos.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Psicofarmacologia

Ementa: Generalidades e conceitos de Farmacocinética, de Farmacodinâmica, de  Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo e do Sistema Nervoso Central.

Objetivos: Capacitar o aluno a compreender o mecanismo da ação terapêutica de medicamentos de ação periférica e/ou central, bem como seus efeitos colaterais e possíveis interações medicamentosas. Possibilitar por meio de aulas práticas oferecidas em forma de filmes, a visualização dos efeitos de diversos medicamentos administrados em animais experimentais. Possibilitar por meio do estudo de casos clínicos, uma integralização com a disciplina de Psicopatologia Geral, de forma a possibilitar ao aluno uma reflexão sobre os aspectos psicopatológicos e farmacoterapêutico de neuroses e psicoses.

Departamentalização: Departamento de Farmácia e Farmacologia

 

Teorias e Técnicas Psicoterápicas I

Ementa: Os principais conceitos das teorias e das técnicas psicoterápicas.

Objetivos: Propiciar condições para que o aluno conheça as diversas teorias e técnicas psicoterápicas.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

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Fls. 12

 

 

Prática dA pesquisa em psicologia

Ementa: Elaboração e execução de projeto de pesquisa em Psicologia: escolha do tema, elaboração da fundamentação teórica, definição do problema, planejamento, coleta e análise de dados, apresentação de resultados e redação de relatórios finais.

Objetivos: Proporcionar ao aluno o aprendizado das etapas do processo de elaboração e execução da pesquisa em psicologia.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Psicologia, Trabalho e Organizações I

Ementa: Teoria, prática e análise crítica da atuação do profissional de Psicologia, voltada para as relações de trabalho.

Objetivos: Conhecer as teorias e práticas hegemônicas das fases/faces da Psicologia Industrial e Organizacional. Analisar criticamente a atuação do profissional de Psicologia focado nas fases/faces da Psicologia Industrial e Organizacional.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Psicologia Escolar e processos de ensino-aprendizagem

Ementa: A relação entre escola e sociedade: a possibilidade de atuação do psicólogo diante das diversas dimensões da escola e outras estruturas sociais destinadas à transmissão e promoção do saber.

Objetivos: Discutir a relação Psicologia, escola e sociedade. Analisar os vários aspectos que envolvem as políticas públicas nas instituições escolares. Compreender o papel do psicólogo na escola. Estabelecer relações entre processos psicológicos e aprendizagem escolar.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Avaliação e Processos de Intervenção em Psicologia Clínica I

Ementa: Teoria e aplicação dos testes de avaliação psicológica, psicométricos e projetivos no processo diagnóstico da criança.

Objetivos: Fornecer ao aluno subsídios teórico-práticos para a realização de psicodiagnósticos infantis; instrumentalizá-lo para a aplicação de testes de avaliação psicológica, baseado nas técnicas de entrevista e observação de crianças.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Psicologia e Estratégias de Ensino

Ementa: Instrumentalização didático-pedagógica para o processo ensino–aprendizagem.

Objetivos: Estudar as possibilidades de articulação da área de Psicologia com outras ciências no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Instrumentalizar o aluno com métodos, recursos e técnicas de ensino que possibilite incrementar e facilitar soluções para a aprendizagem.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

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/... Res. 179/2006-CEP

fls. 13

 

Temas atuais em Psicologia do Trabalho

Ementa: Teorias e métodos de intervenções psicológicas no contexto atual do trabalho.

Objetivos: Conhecer as principais teorias que fundamentam intervenções do psicólogo no contexto do trabalho. Conhecer os métodos decorrentes das respectivas teorias. Discutir a práxis do psicólogo no contexto do trabalho, enfatizando demandas atuais.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Ética Profissional

Ementa: Estudo da ética em uma perspectiva histórica e filosófica. Análise da formação e da profissão do psicólogo e de sua ética profissional específica, regulamentação da profissão, relações do psicólogo com a sociedade, aspectos éticos na pesquisa psicológica e no exercício profissional.

Objetivos: Possibilitar ao aluno, por meio da reflexão histórica e filosófica sobre questões éticas e questões postas no código de ética, condições de avaliar sua responsabilidade como profissional.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Estágio Básico Integrativo III

Ementa: Levantamento de necessidades psicológicas de grupos, diagnóstico e elaboração de projetos de intervenção.

Objetivos: Propiciar ao aluno a identificação, análise e diagnóstico das necessidades de natureza psicológica em grupos. Elaborar projetos de intervenção.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Tópicos especiais em PSICOLOGIA Histórico-Cultural

Ementa: As contribuições da perspectiva histórico-cultural para compreensão do desenvolvimento do psiquismo humano.

Objetivos: Analisar a partir dos estudos da Neuropsicologia de Lúria, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Apresentar uma introdução geral do desenvolvimento do psiquismo humano a partir da teoria da atividade de Leontiev.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Psicologia jurídica

Ementa: Aspectos teóricos, éticos e práticos da Psicologia no campo jurídico, abordando as diversas áreas de atuação do psicólogo junto à justiça.

Objetivos: Instrumentalizar os alunos de Psicologia, mediante subsídios teórico-práticos, para pesquisarem e atuarem nos diversos campos de trabalho ligados à área da Justiça.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

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fls. 14

 

Psicologia hospitalar

Ementa: Breve histórico, áreas e formas de atuação da Psicologia hospitalar, abordando o tema da doença, do sofrimento e da morte na instituição, do processo saúde-doença no âmbito familiar e nas relações humanas na área da saúde.

Objetivos: Caracterizar a Psicologia hospitalar a partir de sua evolução histórica. Destacar semelhanças e diferenças da estrutura física e social da instituição pública e privada de saúde. Identificar áreas e formas de atuação do profissional psicólogo em instituições hospitalares. Reconhecer os pontos divergentes entre a prática clínica e a institucional. Analisar o processo do adoecer numa visão integrada de ser humano (bio-psico-social e espiritual). Analisar, discutir e refletir sobre as reações e sentimentos do paciente, família e equipe de saúde diante do sofrimento e da morte.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Fenômenos da comunicação no contexto do trabalho

Ementa: Os fenômenos de comunicação formal e informal nas relações de trabalho.

Objetivos: Compreender o poder das redes de comunicação formal e informal. Conhecer as implicações do processo de comunicação na saúde física e mental dos trabalhadores.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Teoria e técnicas fenomenológicos-existenciais

Ementa: O método fenomenológico e os fundamentos do existencialismo aplicados à psicoterapia.

Objetivos: Instrumentalizar o aluno para a utilização do método fenomenológico e análise compreensiva de base existencial na psicoterapia.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Pensamento e linguagem

Ementa: Análise dos conceitos, origem e desenvolvimento do pensamento e da linguagem e de suas funções na formação dos processos mentais.

Objetivos: Apresentar as diversas abordagens teóricas e suas divergências sobre o conceito, origem e desenvolvimento da linguagem. Compreender a função da linguagem, sua importância e a relação com o pensamento.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Avaliação Psico-educacional e Processos de Intervenção em Psicologia Escolar

Ementa: O processo de avaliação psico-educacional, análise da queixa escolar e encaminhamentos para a prática pedagógica.

Objetivos: Contextualizar a produção da queixa escolar. Diferenciar dificuldades no processo de escolarização e os distúrbios de aprendizagem. Instrumentalizar o aluno para a realização da avaliação psico-educacional e quanto às formas de intervenção, elaboração de pareceres e encaminhamentos.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

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Psicologia e Educação Especial

Ementa: Análises das excepcionalidades e a relação com o processo ensino-aprendizagem.

Objetivos: Conhecer as diferentes excepcionalidades enfocando a caracterização e alternativas de encaminhamento educacional.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Teorias e Técnicas Psicoterápicas II

Ementa: Os principais conceitos das teorias e técnicas de psicoterapia breve.

Objetivos: Possibilitar ao aluno o conhecimento dos conceitos das teorias e técnicas psicoterápicas, na perspectiva breve, segundo o referencial psicanalítico.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Psicologia, Trabalho e Organizações II

Ementa: Teoria, prática e análise crítica da atuação do profissional de Psicologia, voltada para a saúde mental e trabalho.

Objetivos: Conhecer as teorias e práticas hegemônicas das fases/faces da Psicologia do Trabalho. Analisar criticamente a atuação do profissional de Psicologia focado na fase/face da Psicologia do Trabalho.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Avaliação e Processos de Intervenção em Psicologia Clínica II

Ementa: As técnicas de psicodiagnósticos em adultos por meio das técnicas  projetivas de exames psicológicos.

Objetivos: Instrumentalizar o aluno com subsídios teórico-práticos para a aplicação dos testes projetivos em adultos, com base nas técnicas de entrevista e observação, na avaliação da personalidade sob o ponto de vista simbólico, ressaltando as questões éticas dos testes projetivos frente à realidade brasileira.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Estágio Básico Integrativo IV

Ementa: Diagnóstico e intervenção em diferentes contextos grupais.

Objetivos: Diagnosticar, coordenar e manejar diferentes situações grupais, considerando as diferenças individuais e socioeconômicas de seus membros.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Psicologia Institucional

Ementa: Análise institucional a partir de diferentes perspectivas teóricas.

Objetivos: Proporcionar ao aluno o desenvolvimento de uma leitura crítica das instituições. Instrumentalização teórica para intervenções institucionais.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

 

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Políticas Públicas

Ementa: Políticas públicas e as áreas de atuação do psicólogo.

Objetivos: Conhecer as políticas públicas relacionadas às áreas de atuação do psicólogo. Discutir o papel do psicólogo como agente transformador. Planejar projetos de intervenção institucional no contexto das políticas públicas.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA

Ementa: A história, os fundamentos e áreas de aplicação da Psicologia no contexto da Saúde Pública.

Objetivos: Promover ao aluno o conhecimento a respeito de saúde pública, seus elementos, finalidades e áreas de aplicação. Propiciar o conhecimento histórico da saúde e saúde mental no Brasil. Levar o aluno a refletir sobre as políticas de saúde e saúde mental no Brasil.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

Ementa: Os fundamentos teórico-práticos da orientação psicológica e do aconselhamento psicológico.

Objetivos: Instrumentalizar o aluno para a prática da orientação e do aconselhamento psicológico em diferentes campos de aplicação na saúde.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Grupo de atendimento e promoção de saúde

Ementa: Os fundamentos teóricos, o uso de técnicas grupais e possibilidades de interação do psicólogo na saúde.

Objetivos: Instrumentalizar o aluno com subsídios teórico-práticos na aplicação das técnicas de intervenção em grupo voltados à promoção da saúde.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

A PSICOLOGIA, A ESCOLA E OS DESAFIOS ATUAIS.

Ementa: Análise da inter-relação da história da educação e da psicologia e a articulação dos problemas escolares presentes no contexto atual.

Objetivos: Discutir a relação entre a história da educação e da psicologia. Analisar e compreender os desafios atuais: produção do fracasso escolar, indisciplina, problemas de aprendizagem e as possibilidades de intervenção.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Ementa: Fundamentos da ação do psicólogo em relação às pessoas com necessidades especiais de aprendizagem.

Objetivos: Estudar os distúrbios psicomotores e as formas de avaliações e intervenções. Propor projetos de intervenção considerando o indivíduo, a família, instituição e a sociedade.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

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PSICOLOGIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO

Ementa: Análise das relações estabelecidas entre a psicologia, saúde e educação.

Objetivos: Compreender as articulações entre a psicologia e saúde e educação e as influências do psicólogo no contexto escolar.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Saúde mental e trabalho

Ementa: A saúde mental no contexto do trabalho na contemporaneidade, sob a perspectiva de diferentes abordagens teóricas.

Objetivos: Conhecer abordagens teóricas voltadas para a saúde mental nas relações de trabalho. Identificar métodos e técnicas de intervenções em saúde mental e trabalho, à luz de diferentes abordagens teóricas.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Subjetividade e intersubjetividade nas relações de trabalho

Ementa: A subjetividade e a intersubjetividade no contexto das relações de trabalho na contemporaneidade sob a perspectiva de diferentes abordagens teóricas.

Objetivos: Conhecer fundamentos teóricos da subjetividade e intersubjetividade. Identificar métodos e técnicas de intervenções nas relações de trabalho, focando a subjetividade e a intersubjetividade, à luz de diferentes abordagens teóricas.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Modos de Gestão e Construcionismo Social

Ementa: Os diversos modos de gestão relacionados ao trabalho e suas implicações na perspectiva teórico-metodológica do construcionismo social.

Objetivos: Compreender os diferentes modos de gestão relacionados ao trabalho na perspectiva teórico-metodológica do construcionismo social. Discutir as transformações e as adaptações dos processos produtivos. Relacionar as particularidades dos diferentes modos de gestão e suas implicações na prática do psicólogo do trabalho.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Terapia familiar: abordagem sistêmica

Ementa: A terapia familiar de acordo com a abordagem sistêmica.

Objetivos: Oferecer aos alunos subsídios teórico-práticos sobre a terapia familiar sistêmica, considerando-se a inserção familiar no contexto cultural. Contribuir com a reflexão sobre a dinâmica relacional da família a partir do estudo dos fundamentos da Teoria Sistêmica e seus desenvolvimentos na área da Terapia Familiar. Propiciar aos alunos a análise das diferentes fases do ciclo vital, terapia de casal, divórcio, família pluricomposta, mitos e crenças familiares.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

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Teorias e técnicas Psicanalíticas

Ementa: As teorias e técnicas psicoterapêuticas numa perspectiva psicanalítica, com crianças e adolescentes.

Objetivos: Possibilitar ao aluno a compreensão da psicodinâmica na infância e na adolescência. Preparar o aluno para a prática da psicoterapia de referencial psicanalítico.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Teorias e técnicas analítico-comportamentais

Ementa: Os pressupostos do behaviorismo radical e sua aplicabilidade psicoterapêutica.

Objetivos: Investigar as bases do comportamento humano e sua funcionalidade. Avaliar as técnicas respondentes e operantes aplicadas ao contexto clínico. Analisar as diferenças entre comportamentos “normais” e “patológicos”. Generalizar os conceitos da pesquisa básica à atuação clínica (pesquisa aplicada).

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Teorias e técnicas de psicoterapia analítica

Ementa: Os fundamentos teóricos e técnicos da Psicologia Analítica.

Objetivos: Fornecer aos alunos subsídios teóricos e técnicos para a prática da Psicologia Analítica.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Estágio Supervisionado na Ênfase Educação

Ementa: Práticas em atividades de estágios supervisionados em processos educacionais, que permitam análise e reflexão sobre o exercício profissional do psicólogo.

Objetivos: Instrumentalizar o aluno para que exercite a profissão de psicólogo em instituições de educação formal e/ou informal. Exercitar a realização de análise reflexiva e crítica acerca das possibilidades de atuação para a área de psicologia.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Estágio Supervisionado na Ênfase Trabalho

Ementa: Desenvolvimento de práxis, considerando processos subjetivos, intersubjetivos e modos de gestão no contexto do trabalho.

Objetivos: Efetuar levantamentos de necessidades e diagnósticos voltados para os processos subjetivos, intersubjetivos e/ou modos de gestão no contexto do trabalho. Planejar e desenvolver atividades práticas consoantes às competências previstas para a ênfase “Trabalho”, sob acompanhamento sistemático e contínuo do orientador. Analisar criticamente a relação teoria e prática, visando desenvolver práxis consonantes com a demanda diagnosticada.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

 

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Estágio Supervisionado na Ênfase Saúde

Ementa: Vivência do trabalho psicoterapêutico e psicodiagnóstico em atendimento a crianças, a adolescentes, a adultos, a famílias e a grupos, tendo como foco a saúde.

Objetivos: Instrumentalizar o aluno para o exercício da profissão de psicólogo clínico.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Saúde

Ementa: Vivências de triagens, psicodiagnóstico, aconselhamento e psicoterapia breve.

Objetivos: Instrumentalizar o aluno para a prática de triagens, psicodiagnóstico, aconselhamento e psicoterapia breve.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Trabalho

Ementa: Desenvolvimento de práticas pautadas em referencial teórico-metodológico da psicologia organizacional e do trabalho.

Objetivos: Efetuar levantamentos de necessidades e diagnósticos voltados à Psicologia Organizacional e do Trabalho. Planejar e desenvolver atividades práticas consoantes às competências básicas de atuação profissional no contexto do trabalho, sob acompanhamento sistemático e contínuo do orientador.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Educação

Ementa: Análise e prática institucional de atividades de estágio em Psicologia  na Educação.  

Objetivos: Tornar o aluno apto ao exercício da profissão proporcionando a vivência no setor da educação dando ao mesmo, oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

Departamentalização: Departamento de Psicologia

 

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ANEXO II

 

REGULAMENTO DO COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

 

Art. 1º Este Regulamento estabelece as diretrizes e normas básicas para a organização e o funcionamento do componente Estágio Curricular Supervisionado de alunos matriculados no Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Parágrafo único. Define-se que Estágio Curricular Supervisionado é ato educativo da instituição de ensino, como parte do processo de ensino-aprendizagem dos alunos e deve integrar a programação curricular e didático-pedagógica, por meio de plano de atividades, de forma a efetivar a unidade teórico-prática do curso.

 

TÍTULO I

DA CONSTITUIÇÃO

 

Art. 2º Os Estágios Curriculares Supervisionados, doravante denominados “Estágios Supervisionados” estão vinculados aos componentes curriculares contidos no projeto pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia e são divididos em dois níveis: estágios básicos e estágios específicos.

§ 1º Os estágios básicos devem incluir o desenvolvimento de práticas integrativas das competências e habilidades previstas para o conteúdo básico, contempladas nos seguintes componentes curriculares: Estágio Básico Integrativo I, Estágio Básico Integrativo II, Estágio Básico Integrativo III, Estágio Básico Integrativo IV, Estágio Supervisionado em Psicologia e Educação, Estágio Supervisionado em Psicologia e Trabalho e Estágio Supervisionado em Psicologia e Saúde.

§ 2º Os estágios específicos devem   incluir   o  desenvolvimento   de   práticas integrativas ligadas a cada ênfase e estão contemplados nos componentes curriculares Estágio Supervisionado na ênfase Educação, Estágio Supervisionado  na ênfase Trabalho e Estágio Supervisionado  na ênfase Saúde.

Parágrafo único. O aluno pode propor de forma voluntária, a partir do segundo ano, carga horária excedente de estágio, seguindo as normatizações deste regulamento.

Art. 3º Os Estágios Supervisionados devem ser desenvolvidos em unidades concedentes adequadas à formação de psicólogo.

Parágrafo único. As unidades concedentes de Estágio Supervisionado devem ser aprovadas pela coordenação dos Estágios Supervisionados e pelo Departamento de Psicologia (DPI).

Art. 4º Os Estágios Supervisionados devem propiciar a complementação do processo ensino-aprendizagem e ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com o projeto pedagógico e com este regulamento, observada a legislação vigente.

§ 1º O Estágio Supervisionado deve ser realizado em unidades que tenham condições de proporcionar a vinculação teórico-prática na formação do estagiário.

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§ 2º A realização do Estágio Supervisionado dá-se   mediante   Termo   de Compromisso celebrado entre o estagiário e a unidade concedente, com a  interveniência obrigatória da Instituição de Ensino.

§ 3º A jornada total não deve ser inferior a um semestre letivo ou 100 dias letivos.

§ 4º A jornada semanal para o Estágio Supervisionado não pode ser superior  a seis horas diárias e trinta horas semanais e deve compatibilizar-se com o horário escolar do estagiário e com o funcionamento da unidade concendente.

§ 5º Nos períodos de férias escolares, a jornada de Estágio Supervisionado é estabelecida de comum acordo entre o estagiário, a unidade concedente do Estágio Supervisionado e a Instituição de Ensino.

Art. 5º O Estágio Supervisionado, proporcionado aos alunos com necessidades educacionais especiais, deve ser realizado em contexto semelhante àquele que atende aos demais alunos, levando-se em conta os seguintes requisitos:

I - compatibilização das habilidades da pessoa com necessidades educativas especiais às exigências da função;

II - adaptação de equipamentos, ferramentas, máquinas e locais de Estágio Supervisionado às condições das pessoas com necessidades educativas especiais, fornecendo recursos que visem a garantir a acessibilidade física e tecnológica e a prestação de assistência que se fizer necessária durante o período de Estágio Supervisionado.

 

TÍTULO II

DA FINALIDADE

 

Art. 6º O Estágio Supervisionado tem por finalidade:

I - oferecer aos estagiários do Curso de Graduação em Psicologia uma vivência por intermédio da aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso;

II - proporcionar aperfeiçoamento e complementação do ensino e da aprendizagem;

III - orientar os estagiários para o exercício profissional;

IV - integrar as diversas áreas do saber psicológico;

V - discutir o modelo de intervenção para a formação do psicólogo nas diversas áreas de atuação;

VI - oferecer os serviços de Psicologia à comunidade;

VII - oferecer oportunidade de retro-alimentação aos docentes, visando à atualização do curso.

 

TÍTULO III

DA ORGANIZAÇÃO

 

Art. 7º Para o desenvolvimento dos componentes curriculares Estágio Básico Integrativo I, Estágio Básico Integrativo II, Estágio Básico Integrativo III e Estágio Básico Integrativo IV devem ser constituídas turmas de no máximo 10 estagiários que serão orientados por 1 docente do Curso de Graduação em Psicologia.

 

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Art. 8º Para o desenvolvimento dos componentes curriculares Estágio Supervisionado ênfase Educação; Estágio Supervisionado ênfase Trabalho e Estágio Supervisionado ênfase Saúde e para o Estágio Supervisionado em Psicologia e Educação, o Estágio Supervisionado em Psicologia Trabalho e o Estágio Supervisionado em Psicologia e Saúde devem ser constituídas turmas de, no mínimo 3 e no máximo 5 estagiários, que são orientados por 1 docente do Curso de Graduação em Psicologia.

Parágrafo único. Para o desenvolvimento dos Estágios Supervisionados como componentes curriculares citados acima, a Unidade de Psicologia Aplicada  (UPA) da UEM conta com uma equipe técnica de apoio, que deve ter atuação multidisciplinar no desenvolvimento desta unidade.

 

TÍTULO IV

DAS ATRIBUIÇÕES

 

Art. 9º O desenvolvimento dos Estágios Supervisionados envolve atribuições  do coordenador, do orientador e do supervisor.

 

Seção I

DA COORDENAÇÃO

 

Art. 10. Os estágios básicos integrativos I, II, III e IV serão coordenados por 1 docente orientador de estágio básico, indicado e lotado no DPI.

Art. 11. Os estágios supervisionados específicos e básicos, são coordenados por 3 docentes orientadores de Estágio Supervisionado representantes das 3 ênfases curriculares, lotados no DPI, indicados pelos docentes que compõem as respectivas ênfases e aprovados pelo DPI.

§ 1º Os coordenadores têm mandatos de 2 anos, podendo ser reconduzidos.

§ 2º São elegíveis para a coordenação de Estágio, apenas docentes orientadores, com experiência de, no mínimo, 2 anos de orientação de Estágio, em regime de trabalho – T-40 ou TIDE.

Art. 12. Aos coordenadores de Estágios Supervisionados cabem as seguintes atribuições:

I - providenciar o cadastramento de unidades concedentes que potencialmente apresentam condições de atender a programação curricular e didático-pedagógica da Instituição de Ensino, mantendo coerência com o projeto pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia de forma a efetivar a unidade teórico-prática da formação do estagiário;

II - providenciar junto ao departamento o credenciamento e a designação de professores orientadores;

III - informar ao professor orientador sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para a orientação do estagiário;

IV - encaminhar os estagiários para os respectivos orientadores;

V - informar e orientar os estagiários sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para o Estágio Supervisionado;

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VI – elaborar o calendário de Estágio Supervisionado, adequando-o ao Calendário Acadêmico da Instituição;

VII - encaminhar os estagiários à Divisão de Estágio (ETG) para a elaboração da documentação referente ao Estágio Supervisionado;

VIII - manter fluxo de informações relativas ao acompanhamento e desenvolvimento dos Estágios Supervisionados em processo, bem como assegurar a socialização de informações junto à coordenação de Curso de Graduação em Psicologia e às unidades concedentes de Estágio Supervisionado;

IX - zelar pelo cumprimento da legislação aplicável ao Estágio Supervisionado;

X - garantir um processo de avaliação continuada da atividade de Estágio Supervisionado, envolvendo estagiários, orientadores, professores do curso, supervisores e/ou representantes das unidades concedentes de Estágio Supervisionado;

 XI - convocar reuniões com os professores orientadores e solicitar a inclusão de assuntos pertinentes aos estágios, em pauta de reunião de departamento, quando necessário;

XII - providenciar levantamento para a solicitação de compra de materiais, bem como sua distribuição aos alunos e orientadores;

XIII - zelar pela organização e manutenção das dependências e espaços físicos;

 

Seção II

DA ORIENTAÇÃO

           

Art. 13. As orientações dos estágios básicos integrativos podem ser realizadas por professores lotados no DPI, efetivos ou colaboradores.

Art. 14.  As orientações dos Estágios Supervisionados básicos e específicos devem ser exercidas por professores efetivos lotados no DPI, com no mínimo, 2 anos de experiência prática em áreas de abrangência da respectiva ênfase, devidamente comprovada. 

Parágrafo único. O orientador de Estágio Supervisionado, docente do Curso de Graduação em Psicologia, segue esta denominação de acordo com a resolução vigente na Instituição, mas desempenha suas funções enquanto a definição de supervisor de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Psicologia.

 Art. 15. As orientações dos Estágios Supervisionados propostos voluntariamente pelo aluno, como a carga horária excedente, devem ser exercidas por docentes lotados no DPI, desde que o mesmo possua disponibilidade para tal; não sendo obrigatória esta função para o docente.

Art. 16. Cabe ao orientador de Estágio Supervisionado as seguintes atribuições:

I - conhecer a unidade concedente;

II - elaborar o Plano  de  Atividades  e  de  acompanhamento do Estágio Supervisionado em conjunto com o estagiário e a unidade concedente;

III - orientar o estagiário no desenvolvimento das atividades de Estágio Supervisionado;

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            IV - manter informado o coordenador de Estágio Supervisionado sobre o desenvolvimento das atividades;

V - manter informado o coordenador de Estágio Supervisionado sobre quaisquer problemas ocorridos durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado, seja com os estagiários e/ou com os locais de Estágio Supervisionado, para que possam, conjuntamente, decidir a melhor maneira de resolvê-los ou encaminhá-los;

VI - avaliar o desempenho do estagiário de acordo com os critérios de avaliação dos componentes curriculares;

VII - verificar e encaminhar ao coordenador de Estágio documentações pertinentes ao Estágio Supervisionado;

VIII - cumprir e fazer cumprir o calendário de Estágio Supervisionado estabelecido pelo coordenador de Estágio;

IX - esclarecer aos estagiários os objetivos do Estágio Supervisionado, sua dinâmica, forma de avaliação e cronograma de desenvolvimento;

X - indicar bibliografia para estudos e consultas dos alunos;

XI - registrar a freqüência dos alunos sob sua orientação;

XII - informar ao supervisor quanto as suas atribuições contidas neste regulamento, bem como as resoluções e documentos pertinentes;

XIII - aprovar a indicação do supervisor da unidade concedente de Estágio Supervisionado.

XIV - permitir o início do Estágio Supervisionado somente quando o estagiário apresentar toda a documentação necessária, de acordo com as resoluções vigentes na Instituição.

 

Seção III

DA SUPERVISÃO

 

Art. 17. Para o desenvolvimento dos Estágios Supervisionados deve ter um profissional na unidade concedente de Estágio Supervisionado, denominado supervisor, responsável pelo acompanhamento da realização das atividades e presenças regulares dos estagiários no local de Estágio Supervisionado.

§ 1º O supervisor de Estágio Supervisionado, profissional da unidade concedente de Estágio Supervisionado, não necessariamente precisa ser profissional da área de Psicologia. Este profissional segue esta denominação de supervisor, de acordo com a Resolução nº 027/2005-CEP, mas desempenha suas funções somente de acompanhamento do Estágio Supervisionado.

§ 2º O supervisor de Estágio Supervisionado, indicado pela unidade concedente de Estágio Supervisionado, dever ser aprovado pelo orientador.

            Art. 18. Cabe ao supervisor de Estágio Supervisionado as seguintes atribuições:

I - receber o estagiário e informá-lo sobre as normas do ambiente de Estágio Supervisionado;

II - acompanhar as atividades desenvolvidas pelo estagiário;

 

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III - manter o orientador informado sobre as atividades desenvolvidas e comparecimento ou não dos alunos ao local de Estágio Supervisionado a fim de subsidiar a avaliação do aluno pelo orientador;

IV - comunicar ao orientador qualquer ocorrência de anormalidade no Estágio Supervisionado para as providências cabíveis;

V - manter atualizada sua assinatura na ficha de atividades desenvolvidas pelo aluno no local de Estágio Supervisionado;

VI - disponibilizar recursos humanos, materiais e físicos para o bom desenvolvimento das atividades no local de Estágio Supervisionado.

 

TÍTULO V

DA AVALIAÇÃO

 

Art. 19. A avaliação do Estágio Supervisionado é parte integrante do processo de organização e acompanhamento do Estágio Supervisionado, feita de forma sistemática e contínua.

Art. 20. Os critérios de avaliação devem ser estabelecidos e aprovados pelo DPI e pelo colegiado do curso, para cada um dos componentes curriculares que tratam dos Estágios Supervisionados.

§ 1º Tendo em vista as especificidades didático-pedagógicas destes componentes curriculares, não é permitida a realização do exame final.

§ 2º Somente poderão ser cursados em regime de dependência os Estágios Básicos Integrativos I, II, III e VI, não sendo possível este regime para os demais Estágios Supervisionados.

Art. 21. Para os Estágios Supervisionados propostos voluntariamente pelo aluno a partir da 2ª série do curso, como carga horária excedente, a avaliação é definida por cada orientador de Estágio Supervisionado, respeitando o Plano de Atividades proposto e aprovado pela unidade concedente de Estágio Supervisionado.

           

TÍTULO VI

DOS DIREITOS E DOS DEVERES DO ESTAGIÁRIO

 

 

Art. 22. Além dos previstos em normas internas da Universidade Estadual de Maringá e nas leis pertinentes, são direitos do estagiário:

I - dispor de elementos necessários à execução de suas atividades dentro das possibilidades científicas, técnicas e financeiras da universidade;

II - receber orientação necessária para realizar as atividades de Estágio Supervisionado;

III - ser esclarecido sobre os convênios firmados para a realização do  Estágio Supervisionado.

Art. 23. Além dos previstos em normas internas da Universidade Estadual de Maringá e nas leis pertinentes, são deveres do estagiário:

I - apresentar ao orientador o Plano de Estágio;

II - observar e cumprir o plano aprovado;

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III - cumprir o Estágio Supervisionado com responsabilidade, disciplina e ética;

IV - manter contato constante com o orientador;

V - zelar e ser responsável pela manutenção das instalações e equipamentos por ele utilizados durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado;

VI - conhecer e respeitar o código de ética profissional do psicólogo para o desenvolvimento dos Estágios Supervisionados específicos e básicos;

VII - conhecer e respeitar o conteúdo do “Manual de Estágio Básico” para o desenvolvimento dos estágios básicos integrativos;

VIII - participar de outras atividades correlatas que venham a enriquecer o Estágio Supervisionado, quando solicitado pelo orientador;

IX - comunicar e justificar ao orientador e supervisor do Estágio Supervisionado, com a possível antecedência, sua ausência às atividades;

            X - usar vocabulário técnico e manter postura profissional;

            XI - apresentar trabalhos e relatórios de acordo com a periodicidade e modelo fixados pelo orientador.

XII - providenciar e entregar no prazo estipulado, toda a documentação necessária para a regulamentação do Estágio Supervisionado, conforme resolução vigente na Instituição.

 

TÍTULO VII

DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 24. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Graduação em Psicologia, ouvido os coordenadores de Estágio e o Departamento de Psicologia.