R E S O L U Ç Ã O N°
179/2006-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 22/1/2007. Isac Ferreira Lopes, Secretário em exercício. |
|
Aprova novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia. |
Considerando o conteúdo das fls.
considerando o disposto na Lei nº
9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
considerando o disposto nas
Resoluções nos 079/2004-CEP; 027/2005-CEP e 130/2005-CEP;
considerando o Parecer nº 102/2006
da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23
do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO
USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE
RESOLUÇÃO:
Art. 1º Fica aprovado o novo
projeto pedagógico do Curso de Graduação
em Psicologia, conforme Anexo I, o regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado,
conforme Anexo II, partes integrantes desta resolução, com vigência aos alunos
ingressantes a partir do ano letivo de 2007.
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na
data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 13 de dezembro de 2006.
Mário Luiz Neves de Azevedo,
Vice-Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal
termina em 29/1/2007. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral
da UEM) |
/... Res. 179/2006-CEP |
fls. 2 |
MATRIZ CURRICULAR
SER. |
DEPTO. |
CDISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA |
||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OMOD. |
||||||
TEÓR |
TEÓR PRÁT |
PRÁT |
TOTAL |
||||||
1ª |
DCS DCS DCS DCM DCM DFE DPI DPI DPI DES DPI DPI |
Filosofia
Moderna e Contemporânea Sociologia Geral Antropologia
Cultural Anatomia do Sistema
Nervoso Fisiologia do Sistema
Nervoso Iniciação à Ciência e à
Pesquisa Psicologia Experimental e
Análise do Comportamento Psicologia Geral História das Teorias e
Sistemas Psicológicos Estatística Estágio Básico Integrativo
I Encontro
Integrativo I: “A Constituição da Ciência Psicológica e suas Relações com
Áreas Afins” |
4 2 4 - - 2 2 4 4 4 - - |
- - - 4 4 - - - - - - - |
- - - - - - 2 - - - - - |
4 2 4 4 4 2 4 4 4 4 - - |
136 68 - - - - 136 - 136 - - - |
- - 68/1º 68/1º 68/2º 34/2º - 68/2º - 68/1º - - |
- - - - - - - - - - 20 10 |
|
|
Total : 880 |
|
|
|
|
476 |
374 |
30 |
2ª |
DPI DBC DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI |
Psicologia do
Desenvolvimento Genética Humana Psicologia Genética Psicologia da Aprendizagem Psicologia
Histórico-Cultural Teoria Psicanalítica Fundamentos
Teóricos e Filosóficos da Psicologia no Contexto do Trabalho Psicologia Social Processos Grupais Fundamentos
da Fenomenologia e do Existencialismo Introdução
à Pesquisa em Psicologia Estágio Básico Integrativo
II Optativa
I
Encontro Integrativo II:
“Abordagens e Temas em Psicologia: A Complexidade do Ser Humano” |
- 2 2 2 2 4 2 4 - 4 2 - 4 - |
4 - - - - - - - 2- - - - - - |
- - - - - - - - - - - - - - |
4 2 2 2 2 4 2 4 2 4 2 - 4 - |
136 68 68 68 - 136 68 136 68 - 68 - - - |
- - - - 34/2º - - - - 68/2º - - 68/1º - |
- - - - - - - - - - - 20 - 10 |
|
|
Total: 1016 |
|
|
|
|
816 |
170 |
30 |
.../
/... Res. 179/2006-CEP |
fls. 3 |
SER |
DEPT |
CCOMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEM. |
OMOD. |
|||||||
TEÓR |
TEÓR PRÁT |
PRÁT |
TOTAL |
|
|
|
||||
3ª |
DPI DFF DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI |
Psicopatologia
Geral Psicofarmacologia Teorias
e Técnicas Psicoterápicas I Prática
da Pesquisa em Psicologia Psicologia,
Trabalho e Organizações I Psicologia Escolar e
Processos de Ensino-Aprendizagem Avaliação
e Processos de Intervenção Psicologia
e Estratégias de Ensino Temas
Atuais em Psicologia do Trabalho Ética
Profissional Estágio
Básico Integrativo III Optativa
II Encontro
Integrativo III: “Pesquisa em Psicologia: Diversidade e Possibilidades” |
- - - - - - - - 4 2 - 4 - |
6 2 4 - 4 2 4 4 - - - - - |
- - - 2 - - - - - - - - - |
6 2 4 2 4 2 4 4 4 2 - 4 - |
204 68 - 68 136 68 136 - - 68 - - - |
- - 68/2º - - - - 68/1º 68/2º - - 68/1º - |
- - - - - - - - - - 40 - 10 |
|
|
|
Total: 1070 |
|
|
|
|
748 |
272 |
50 |
|
4ª |
DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI DPI |
Avaliação
Psico-Educacional e Processos de Intervenção Psicologia
e Educação Especial Teorias
e Técnicas Psicoterápicas II Psicologia,
Trabalho e Organizações II Avaliação
e Processos de Intervenção Disciplina Específica I de
Ênfase Disciplina
Específica II de Ênfase Disciplina
Específica III de Ênfase Disciplina
Específica IV de Ênfase Disciplina
Específica V de Ênfase Optativa III Estágio
Básico Integrativo IV Encontro Integrativo IV:
“Práticas Profissionais” |
- - - - - 4 4 4 4 4 4 - - |
4 4 4 4 4 - - - - - - - - |
- - - - - - - - - - - - - |
4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 - - |
- - - - 136 - - - - - - - - |
68/1º 68/1º 68/1º 68/1º - 68/2º 68/2º 68/1º 68/2º 68/2º 68/2º - - |
- - - - - - - - - - - 60 10 |
|
|
|
Total: 886 |
|
|
|
|
136 |
680 |
70 |
|
5ª |
DPI DPI DPI |
Estágio Supervisionado na
Ênfase Estágio Básico
Supervisionado I* Estágio Básico
Supervisionado II* |
4 2 2 |
- - - |
6 4 4 |
10 6 6 |
340 204 204 |
- - - |
- - - |
|
|
|
Total: |
|
|
|
|
748 |
|
|
|
|
|
Total Geral: 4600 |
|
|
|
|
2924 |
1496 |
180 |
|
* Estágio Básico Supervisionado I e II
correspondem às disciplinas Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e
Educação; Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Saúde e Estágio Básico
Supervisionado em Psicologia e Trabalho.
.../
/... Res. 179/2006-CEP |
fls. 4 |
COMPONENTES CURRICULARES –
Conteúdo específico
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA |
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DAS ÊNFASES Ênfase Saúde Estágio Supervisionado na
Ênfase Saúde Psicologia e Saúde Pública Orientação e
Aconselhamento Psicológico Grupos de Atendimento e
Promoção da Saúde Políticas Públicas Psicologia Institucional Ênfase Educação Estágio Supervisionado na
Ênfase Educação A Psicologia, a escola e
os desafios atuais Tópicos Psicologia, saúde e
educação Políticas Públicas Psicologia Institucional Ênfase Trabalho Estágio Supervisionado na
Ênfase Trabalho Saúde Mental e Trabalho Subjetividade e
intersubjetividade nas relações de trabalho Modos de gestão e
construcionismo social Políticas Públicas Psicologia Institucional |
340h/a 68h/a 68h/a 68h/a 68h/a 68h/a 68h/a 340h/a 68h/a 68h/a 68h/a 68h/a 68h/a 68h/a 340h/a 68h/a 68h/a 68h/a 68h/a 68h/a |
Obs.:
I – Para a integralização curricular, o aluno deve cursar o estágio
supervisionado na ênfase escolhida e dois dos estágios básicos supervisionados
diferentes daquele da ênfase escolhida, conforme abaixo:
Ênfase
Saúde: Estágio Básico Supervisionado
em Psicologia e Educação e Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e
Trabalho;
Ênfase
Educação: Estágio Básico
Supervisionado em Psicologia e Saúde e Estágio Básico Supervisionado em
Psicologia e Trabalho;
Ênfase
Trabalho: Estágio Básico
Supervisionado em Psicologia e Educação e Estágio Básico em Psicologia e Saúde.
II – Mecanismos de escolha das ênfases pelos alunos: No ato da matrícula
para o 4º ano, o aluno deve se inscrever, em ordem de preferência nas ênfases
curriculares ofertadas, detalhando 1ª, 2ª e 3ª opção. O critério de efetivação
da matrícula na ênfase escolhida, caso haja número de inscritos maior que o
número de vagas, deve ser a média aritmética global das notas dos componentes curriculares
cursados pelo aluno nos três primeiros anos do curso. Como critério de
desempate, deve ser utilizada a média aritmética dos seguintes componentes
curriculares:
-
Ênfase Saúde: Avaliação e Processos
de Intervenção
-
Ênfase Trabalho: Fundamentos
Teóricos e Filosóficos a Psicologia no Contexto do Trabalho; Psicologia,
Trabalho e Organizações I; Temas Atuais em Psicologia do Trabalho.
-
Ênfase Educação: Psicologia Genética;
Psicologia da Aprendizagem; Psicologia Histórico Cultural; Psicologia na Escola
e Processos de Ensino-Aprendizagem.
.../
/... Res. 179/2006-CEP |
fls. 5 |
COMPONENTES CURRICULARES –
Optativas
Optativas I:
História da Psicanálise – a
partir do 2º ano
Historia da Infância e da
Família - a partir do 2º ano
Fisiologia
do Comportamento - a partir do 2º ano
Escuta
e Acolhimento na Relação Interpessoal - a partir do 2º ano
Psicologia Social
Comunitária - a partir do 2º ano
Optativas II
Tópicos Especiais
Psicologia Jurídica - a
partir do 3º ano
Psicologia Hospitalar - a
partir do 3º ano
Fenômenos
da Comunicação no contexto do trabalho - a partir do 3º ano
Teorias
e Técnicas Fenomenológico-existenciais – a partir do 3º ano
Pensamento e Linguagem - a
partir do 3º ano
Optativas III
Terapia Familiar: abordagem
sistêmica - a partir do 4º ano
Teorias e Técnicas
Psicanalíticas - a partir do 4º ano
Teorias e Técnicas
Analítico-comportamentais - a partir do
4º ano
Teorias e Técnicas de
Psicoterapia Analítica - a partir do 4º ano
RESUMO GERAL DO
CURRÍCULO
1 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO BÁSICO |
3880 horas |
2 |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO ESPECÍFICO |
680 horas |
3 |
OUTROS |
40 horas |
4 |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
200 horas |
5 |
TOTAL DE
CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO |
4800 horas |
INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO
1 |
PRAZO
MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
5 |
ANOS |
2 |
PRAZO
MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
9 |
ANOS |
.../
fls. 6 |
EMENTAS, OBJETIVOS E
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Filosofia
Moderna e contemporânea
Ementa: A filosofia do período moderno e
contemporâneo e suas influências sobre o desenvolvimento da Psicologia.
Objetivos: Conduzir o aluno a uma reflexão
sobre as bases que sustentam a Psicologia, por meio da exposição e discussão de
conceitos filosóficos.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
Sociologia GERAL
Ementa: Estudo da gênese e do
desenvolvimento da sociedade capitalista enfatizando seu caráter histórico,
suas contradições e as conseqüências destas sobre o mundo do trabalho.
Objetivos: Investigar as bases históricas do
modo de produção capitalista. Destacar o papel do trabalho como protoforma da
existência social. Avaliar os processos de alienação e de formação da subjetividade
estranhada. Conhecer os mecanismos de construção ideológica. Municiar os alunos
de psicologia com elementos teóricos que permitam adensar sua prática acadêmica
presente e sua atuação profissional futura.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
Antropologia Cultural
Ementa: Estudo
antropológico das relações sócio-culturais, de gênero, cognitivas e das
representações simbólicas.
Objetivos: Apresentar
os conceitos básicos e a metodologia de trabalho da antropologia. Proporcionar
ao aluno um conhecimento geral sobre as relações entre sociedade e sistemas
culturais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
Anatomia do
Sistema Nervoso
Ementa: As estruturas anatômicas do sistema
nervoso.
Objetivos: Compreender a estrutura do sistema
nervoso, a partir dos subsídios neuro-anatômicos. Visualizar e compreender a
estrutura dos sistemas sensoriais, motor e límbico.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Morfofisiológicas
Fisiologia
do Sistema Nervoso
Ementa: A fisiologia do sistema nervoso.
Objetivos: Estudar as principais funções do
sistema nervoso desempenhadas pelo sistema sensorial, sistema motor, sistema
nervoso autônomo, sistema límbico e a relação entre estes sistemas necessária
para a emissão de comportamentos, dos mais simples aos mais complexos.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Morfofisiológicas
.../
/... Res. 179/2006-CEP |
fls. 7 |
Iniciação à
Ciência e à Pesquisa
Ementa: Ciência e conhecimento: bases
metodológicas do conhecimento científico.
Objetivos: O aluno deverá ser capaz de: 1)
Definir o campo científico e sua normatividade. 2) Compreender a
coerência e coesão dos textos científicos. 3) Elaborar texto de divulgação
científica de acordo com as normas da ABNT.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da
Educação
Psicologia
Experimental e Análise do Comportamento
Ementa: Constituição histórica e princípios
da análise experimental do comportamento.
Objetivos: Propiciar ao aluno o conhecimento
dos fundamentos do modelo positivista de ciência e do método experimental. Possibilitar
ao aluno à compreensão dos postulados históricos e epistemológicos da análise
experimental do comportamento. Desenvolver no aluno a criticidade sobre
questões éticas da experimentação na psicologia.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Psicologia geral
Ementa: A Psicologia como ciência e
profissão e seus temas básicos.
Objetivos: Propiciar subsídios ao aluno para
compreensão da psicologia como ciência e profissão e seus temas básicos, por
meio da perspectiva sócio-histórica da teoria do conhecimento, desde a idade
moderna até a contemporaneidade.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
História das teorias e sistemas Psicológicos
Ementa: Análise histórica das idéias
psicológicas e das principais teorias e sistemas psicológicos.
Objetivos: Apresentar subsídios ao aluno para
compreensão da história da psicologia, suas principais teorias e sistemas e
respectivos objetivos, objetos e métodos, através da perspectiva
sócio-histórica da teoria do conhecimento, da antiguidade até a
contemporaneidade.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Estatística
Ementa: Distribuição de freqüência. Medidas
estatísticas. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança e teste de
hipóteses paramétricas.
Objetivos: Proporcionar ao aluno do Curso de Graduação
em Psicologia o conhecimento de conceitos básicos de estatística descritiva e
inferencial, visando o embasamento para análise de dados.
Departamentalização: Departamento de Estatística
Estágio Básico Integrativo I
Ementa: Apresentação do campo de atuação da
Psicologia.
Objetivos: Demonstrar e descrever os diversos
campos de atuação do Psicólogo por meio de entrevistas e observação.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
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/... Res. 179/2006-CEP |
fls. 8 |
Psicologia
do Desenvolvimento
Ementa: O desenvolvimento humano da etapa
pré-natal à velhice, segundo as concepções maturacionista, psicanalítica e
estudos atuais.
Objetivos: Compreender o desenvolvimento humano
de forma integrada e a produção dos conhecimentos por meio de atividades
práticas e de pesquisa.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Genética Humana
Ementa: Estudo da natureza, transmissão,
expressão e alteração do material genético e suas relações com o
desenvolvimento biológico.
Objetivos: Conhecer os métodos da genética nos
estudos e tratamentos das doenças hereditárias que afetam o desenvolvimento
normal. Relacionar os princípios da transmissão e expressão gênica com as
atividades do profissional da área da Psicologia.
Departamentalização: Departamento de Biologia Celular e
Genética
Psicologia Genética
Ementa: O desenvolvimento mental segundo a
Psicologia Genética de Jean Piaget.
Objetivos: Compreender a psicologia genética
como uma teoria do desenvolvimento. Compreender e aplicar o método clínico de
investigação do conhecimento e do desenvolvimento. Estabelecer relações entre epistemologia
genética e a Psicologia Genética de Jean Piaget.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Psicologia da Aprendizagem
Ementa: Caracterização da aprendizagem a
partir dos principais pressupostos pistemológicos e metodológicos das
principais correntes da Psicologia da aprendizagem.
Objetivos: Criar condições para que o aluno
seja capaz de: 1) identificar os pressupostos epistemológicos das principais
teorias da aprendizagem. 2) Identificar os vários tipos de aprendizagem e as
condições para que ela ocorra. 3) Analisar criticamente as implicações sociais
e aplicações das teorias estudadas.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
PSICOLOGIA
HISTÓRICO-CULTURAL
Ementa: Pressupostos filosóficos da
Psicologia Histórico-Cultural e compreensão da relação
desenvolvimento-aprendizagem.
Objetivos: Apresentar os fundamentos
filosóficos da Psicologia Histórico-Cultural. Expor os conceitos principais
referentes à relação desenvolvimento e aprendizagem. Analisar as implicações da
Psicologia Histórico-Cultural no processo ensino-aprendizagem
Departamentalização: Departamento de Psicologia
.../
/... Res. 179/2006-CEP |
fls. 9 |
Teoria
Psicanalítica
Ementa: Conceitos fundamentais da teoria
psicanalítica: Sigmund Freud e Melaine Klein.
Objetivos: Propiciar ao aluno os fundamentos da
teoria psicanalítica segundo Sigmund Freud e Melaine Klein.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Fundamentos
Teóricos e Filosóficos da Psicologia no Contexto do Trabalho
Ementa: A
evolução histórica da Psicologia no contexto do trabalho: os saberes e fazeres
de cada fase/face.
Objetivos: Propiciar ao aluno a compreensão das
bases filosóficas e teóricas presentes na historiografia da Psicologia no
contexto do trabalho.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
PSICOLOGIA SOCIAL
Ementa: Teorias, temas e perspectivas de
aplicação clássicas e atuais da Psicologia Social.
Objetivos: Propiciar ao aluno a compreensão do
desenvolvimento histórico da Psicologia Social, seus pressupostos teóricos,
metodológicos, de modo a possibilitar perspectivas de atuação, a partir dos
mesmos, frente à realidade.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
PROCESSOS
GRUPAIS
Ementa: Análise de fenômenos grupais por
meio de diferentes perspectivas teóricas.
Objetivos: Possibilitar o conhecimento
necessário para compreender e intervir em diferentes situações grupais.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Fundamentos da Fenomenologia e do
Existencialismo
Ementa: Estudo dos fundamentos filosóficos,
teóricos e metodológicos da psicologia de abordagem fenomenológica-existencial.
Objetivos: Proporcionar ao aluno o conhecimento
dos pressupostos filosóficos que fundamentam a Psicologia
Fenomenológico-existencial, assim como sua metodologia, principais
representantes e conceitos.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
.../
/... Res. 179/2006-CEP |
Fls. 10 |
Introdução
à Pesquisa em Psicologia
Ementa: A pesquisa em Psicologia: funções, pressupostos filosóficos e teóricos. Elementos componentes de um Projeto. Os principais métodos e técnicas, suas aplicações e limitações. A ética na pesquisa.
Objetivos: Auxiliar o aluno a compreender: 1) A
importância e o papel das pesquisas científicas nas atividades profissionais
dos psicólogos. 2) As perspectivas e os limites práticos e éticos dos processos
de pesquisa. 3) As alternativas metodológicas e técnicas da psicologia e as
implicações da adoção das mesmas. 4) As interações dos recursos teóricos e
metodológicos na elaboração de projeto de pesquisa.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Estágio
Básico Integrativo II
Ementa: Observação de alguns fenômenos
humanos de ordem cognitiva, social e afetiva em diferentes contextos.
Objetivos: Propiciar ao aluno a compreensão do
desenvolvimento humano por meio de situações de observação.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
História da Psicanálise
Ementa: Desenvolvimento, polêmicas, mudanças
e problemas epistemológicos da teoria psicanalítica na obra de Freud e após sua
morte em vários centros (países, instituições e grupos) de produção de
conhecimento psicanalítico.
Objetivos: Propiciar ao aluno uma reflexão
historicizante e epistemológica dos fundamentos da psicanálise até os dias
atuais.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
História de infância e da família
Ementa: A historicidade das representações,
sentimentos e atitudes sobre a infância e a família no ocidente.
Objetivos: Propiciar ao aluno a compreensão da
historicidade das representações, sentimentos e atitudes sobre a infância e a
família no ocidente, desde a Idade Média a Contemporânea.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Fisiologia do comportamento
Ementa: Estudos avançados dos mecanismos
neuro-endócrinos dos estados da consciência, das desordens afetivas e seus
reflexos sobre o funcionamento do organismo como um todo.
Objetivos: Compreender as inter-relações entre
o funcionamento dos sistemas de controle – nervoso e endócrino – e as
manifestações afetivas e psicossomáticas.
Departamentalização: Departamento de Ciências
Morfofisiológicas
.../
/... Res. 179/2006-CEP |
fls. 11 |
Escuta e acolhimento na relação interpessoal
Ementa: Os fundamentos teóricos e práticos
da escuta e do acolhimento no atendimento à saúde.
Objetivos: Propiciar o desenvolvimento da
escuta e do acolhimento na relação interpessoal na saúde.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Psicologia social comunitária
Ementa: Teorias, temas e perspectivas de
aplicação clássicas e atuais da Psicologia Social.
Objetivos: Propiciar ao aluno a compreensão do
desenvolvimento histórico da Psicologia Social, seus pressupostos teóricos,
metodológicos, de modo a possibilitar perspectivas de atuação, a partir dos mesmos,
frente à realidade.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Psicopatologia Geral
Ementa: Os quadros nosológicos e as
políticas de saúde mental, levando-se em consideração as dimensões
bio-psico-sociais e as implicações sócio-político-econômicas.
Objetivos: Oportunizar ao aluno o conhecimento
teórico dos diversos quadros psicopatológicos, bem como o estágio prático em instituições
de atendimento clínico: ambulatório e hospital psiquiátrico, propiciando desta
forma, o conhecimento da política de saúde mental e suas implicações
sócio-político-econômicos.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Psicofarmacologia
Ementa: Generalidades e conceitos de
Farmacocinética, de Farmacodinâmica, de Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo e do
Sistema Nervoso Central.
Objetivos: Capacitar o aluno a compreender o
mecanismo da ação terapêutica de medicamentos de ação periférica e/ou central,
bem como seus efeitos colaterais e possíveis interações medicamentosas. Possibilitar
por meio de aulas práticas oferecidas em forma de filmes, a visualização dos
efeitos de diversos medicamentos administrados em animais experimentais. Possibilitar
por meio do estudo de casos clínicos, uma integralização com a disciplina de
Psicopatologia Geral, de forma a possibilitar ao aluno uma reflexão sobre os
aspectos psicopatológicos e farmacoterapêutico de neuroses e psicoses.
Departamentalização: Departamento de Farmácia e
Farmacologia
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I
Ementa: Os principais conceitos das teorias
e das técnicas psicoterápicas.
Objetivos: Propiciar condições para que o aluno
conheça as diversas teorias e técnicas psicoterápicas.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
.../
/... Res. 179/2006-CEP |
Fls. 12 |
Prática dA pesquisa em psicologia
Ementa: Elaboração e execução de projeto de
pesquisa em Psicologia: escolha do tema, elaboração da fundamentação teórica,
definição do problema, planejamento, coleta e análise de dados, apresentação de
resultados e redação de relatórios finais.
Objetivos: Proporcionar ao aluno o aprendizado
das etapas do processo de elaboração e execução da pesquisa em psicologia.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Psicologia,
Trabalho e Organizações I
Ementa: Teoria,
prática e análise crítica da atuação do profissional de Psicologia, voltada
para as relações de trabalho.
Objetivos: Conhecer as teorias e práticas
hegemônicas das fases/faces da Psicologia Industrial e Organizacional. Analisar
criticamente a atuação do profissional de Psicologia focado nas fases/faces da
Psicologia Industrial e Organizacional.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Psicologia Escolar e processos de
ensino-aprendizagem
Ementa: A relação entre escola e sociedade:
a possibilidade de atuação do psicólogo diante das diversas dimensões da escola
e outras estruturas sociais destinadas à transmissão e promoção do saber.
Objetivos: Discutir a relação Psicologia,
escola e sociedade. Analisar os vários aspectos que envolvem as políticas
públicas nas instituições escolares. Compreender o papel do psicólogo na escola.
Estabelecer relações entre processos psicológicos e aprendizagem escolar.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Avaliação e
Processos de Intervenção
Ementa: Teoria e aplicação dos testes de avaliação
psicológica, psicométricos e projetivos no processo diagnóstico da criança.
Objetivos: Fornecer ao aluno subsídios
teórico-práticos para a realização de psicodiagnósticos infantis;
instrumentalizá-lo para a aplicação de testes de avaliação psicológica, baseado
nas técnicas de entrevista e observação de crianças.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Psicologia
e Estratégias de Ensino
Ementa: Instrumentalização
didático-pedagógica para o processo ensino–aprendizagem.
Objetivos: Estudar as possibilidades de
articulação da área de Psicologia com outras ciências no que diz respeito ao
ensino-aprendizagem. Instrumentalizar o aluno com métodos, recursos e técnicas
de ensino que possibilite incrementar e facilitar soluções para a aprendizagem.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
.../
/... Res. 179/2006-CEP |
fls. 13 |
Temas atuais
Ementa: Teorias e métodos de intervenções
psicológicas no contexto atual do trabalho.
Objetivos: Conhecer as principais teorias que
fundamentam intervenções do psicólogo no contexto do trabalho. Conhecer os
métodos decorrentes das respectivas teorias. Discutir a práxis do psicólogo no
contexto do trabalho, enfatizando demandas atuais.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Ética Profissional
Ementa: Estudo da ética em uma perspectiva
histórica e filosófica. Análise da formação e da profissão do psicólogo e de
sua ética profissional específica, regulamentação da profissão, relações do
psicólogo com a sociedade, aspectos éticos na pesquisa psicológica e no
exercício profissional.
Objetivos: Possibilitar ao aluno, por meio da
reflexão histórica e filosófica sobre questões éticas e questões postas no
código de ética, condições de avaliar sua responsabilidade como profissional.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Estágio
Básico Integrativo III
Ementa: Levantamento de necessidades
psicológicas de grupos, diagnóstico e elaboração de projetos de intervenção.
Objetivos: Propiciar ao aluno a identificação,
análise e diagnóstico das necessidades de natureza psicológica
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Tópicos especiais
Ementa: As contribuições da perspectiva
histórico-cultural para compreensão do desenvolvimento do psiquismo humano.
Objetivos: Analisar a partir dos estudos da
Neuropsicologia de Lúria, o desenvolvimento das funções psicológicas
superiores. Apresentar uma introdução geral do desenvolvimento do psiquismo
humano a partir da teoria da atividade de Leontiev.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Psicologia jurídica
Ementa: Aspectos teóricos, éticos e práticos
da Psicologia no campo jurídico, abordando as diversas áreas de atuação do
psicólogo junto à justiça.
Objetivos: Instrumentalizar os alunos de
Psicologia, mediante subsídios teórico-práticos, para pesquisarem e atuarem nos
diversos campos de trabalho ligados à área da Justiça.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
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Psicologia hospitalar
Ementa: Breve histórico, áreas e formas de
atuação da Psicologia hospitalar, abordando o tema da doença, do sofrimento e
da morte na instituição, do processo saúde-doença no âmbito familiar e nas
relações humanas na área da saúde.
Objetivos: Caracterizar a Psicologia hospitalar
a partir de sua evolução histórica. Destacar semelhanças e diferenças da
estrutura física e social da instituição pública e privada de saúde. Identificar
áreas e formas de atuação do profissional psicólogo em instituições
hospitalares. Reconhecer os pontos divergentes entre a prática clínica e a
institucional. Analisar o processo do adoecer numa visão integrada de ser
humano (bio-psico-social e espiritual). Analisar, discutir e refletir sobre as
reações e sentimentos do paciente, família e equipe de saúde diante do
sofrimento e da morte.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Fenômenos da comunicação no contexto do
trabalho
Ementa: Os fenômenos de comunicação formal e
informal nas relações de trabalho.
Objetivos: Compreender o poder das redes de
comunicação formal e informal. Conhecer as implicações do processo de
comunicação na saúde física e mental dos trabalhadores.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Teoria e técnicas fenomenológicos-existenciais
Ementa: O método fenomenológico e os
fundamentos do existencialismo aplicados à psicoterapia.
Objetivos: Instrumentalizar o aluno para a
utilização do método fenomenológico e análise compreensiva de base existencial
na psicoterapia.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Pensamento e linguagem
Ementa: Análise dos conceitos, origem e
desenvolvimento do pensamento e da linguagem e de suas funções na formação dos
processos mentais.
Objetivos: Apresentar as diversas abordagens
teóricas e suas divergências sobre o conceito, origem e desenvolvimento da
linguagem. Compreender a função da linguagem, sua importância e a relação com o
pensamento.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Avaliação Psico-educacional e Processos de Intervenção
Ementa: O processo de avaliação psico-educacional,
análise da queixa escolar e encaminhamentos para a prática pedagógica.
Objetivos: Contextualizar a produção da queixa
escolar. Diferenciar dificuldades no processo de escolarização e os distúrbios
de aprendizagem. Instrumentalizar o aluno para a realização da avaliação
psico-educacional e quanto às formas de intervenção, elaboração de pareceres e
encaminhamentos.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
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Psicologia e Educação Especial
Ementa: Análises das excepcionalidades e a
relação com o processo ensino-aprendizagem.
Objetivos: Conhecer as diferentes
excepcionalidades enfocando a caracterização e alternativas de encaminhamento
educacional.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Teorias e
Técnicas Psicoterápicas II
Ementa: Os principais conceitos das teorias
e técnicas de psicoterapia breve.
Objetivos: Possibilitar ao aluno o conhecimento
dos conceitos das teorias e técnicas psicoterápicas, na perspectiva breve,
segundo o referencial psicanalítico.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Psicologia,
Trabalho e Organizações II
Ementa: Teoria,
prática e análise crítica da atuação do profissional de Psicologia, voltada
para a saúde mental e trabalho.
Objetivos: Conhecer as teorias e práticas
hegemônicas das fases/faces da Psicologia do Trabalho. Analisar criticamente a
atuação do profissional de Psicologia focado na fase/face da Psicologia do
Trabalho.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Avaliação e Processos de Intervenção
Ementa: As técnicas de psicodiagnósticos em
adultos por meio das técnicas projetivas
de exames psicológicos.
Objetivos: Instrumentalizar o aluno com
subsídios teórico-práticos para a aplicação dos testes projetivos em adultos, com
base nas técnicas de entrevista e observação, na avaliação da personalidade sob
o ponto de vista simbólico, ressaltando as questões éticas dos testes
projetivos frente à realidade brasileira.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Estágio Básico Integrativo IV
Ementa: Diagnóstico e intervenção em
diferentes contextos grupais.
Objetivos: Diagnosticar, coordenar e manejar
diferentes situações grupais, considerando as diferenças individuais e socioeconômicas
de seus membros.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Psicologia Institucional
Ementa: Análise institucional a partir de
diferentes perspectivas teóricas.
Objetivos: Proporcionar ao aluno o
desenvolvimento de uma leitura crítica das instituições. Instrumentalização
teórica para intervenções institucionais.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
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Políticas Públicas
Ementa: Políticas públicas e as áreas de
atuação do psicólogo.
Objetivos: Conhecer as políticas públicas
relacionadas às áreas de atuação do psicólogo. Discutir o papel do psicólogo
como agente transformador. Planejar projetos de intervenção institucional no
contexto das políticas públicas.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
Ementa: A história, os fundamentos e áreas
de aplicação da Psicologia no contexto da Saúde Pública.
Objetivos: Promover ao aluno o conhecimento a
respeito de saúde pública, seus elementos, finalidades e áreas de aplicação. Propiciar
o conhecimento histórico da saúde e saúde mental no Brasil. Levar o aluno a
refletir sobre as políticas de saúde e saúde mental no Brasil.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO
Ementa: Os fundamentos teórico-práticos da orientação
psicológica e do aconselhamento psicológico.
Objetivos: Instrumentalizar o aluno para a
prática da orientação e do aconselhamento psicológico em diferentes campos de
aplicação na saúde.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Grupo de atendimento e promoção de saúde
Ementa: Os fundamentos teóricos, o uso de
técnicas grupais e possibilidades de interação do psicólogo na saúde.
Objetivos: Instrumentalizar o aluno com
subsídios teórico-práticos na aplicação das técnicas de intervenção em grupo
voltados à promoção da saúde.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
A
PSICOLOGIA, A ESCOLA E OS DESAFIOS ATUAIS.
Ementa: Análise da inter-relação da história
da educação e da psicologia e a articulação dos problemas escolares presentes
no contexto atual.
Objetivos: Discutir a relação entre a história
da educação e da psicologia. Analisar e compreender os desafios atuais:
produção do fracasso escolar, indisciplina, problemas de aprendizagem e as
possibilidades de intervenção.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
TÓPICOS
Ementa: Fundamentos da ação do psicólogo em
relação às pessoas com necessidades especiais de aprendizagem.
Objetivos: Estudar os distúrbios psicomotores e
as formas de avaliações e intervenções. Propor projetos de intervenção
considerando o indivíduo, a família, instituição e a sociedade.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
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PSICOLOGIA,
SAÚDE E EDUCAÇÃO
Ementa: Análise das relações estabelecidas
entre a psicologia, saúde e educação.
Objetivos: Compreender as articulações entre a
psicologia e saúde e educação e as influências do psicólogo no contexto escolar.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Saúde
mental e trabalho
Ementa: A saúde mental no contexto do
trabalho na contemporaneidade, sob a perspectiva de diferentes abordagens
teóricas.
Objetivos: Conhecer abordagens teóricas
voltadas para a saúde mental nas relações de trabalho. Identificar métodos e
técnicas de intervenções em saúde mental e trabalho, à luz de diferentes
abordagens teóricas.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Subjetividade
e intersubjetividade nas relações de trabalho
Ementa: A subjetividade e a intersubjetividade
no contexto das relações de trabalho na contemporaneidade sob a perspectiva de
diferentes abordagens teóricas.
Objetivos: Conhecer fundamentos teóricos da
subjetividade e intersubjetividade. Identificar métodos e técnicas de
intervenções nas relações de trabalho, focando a subjetividade e a
intersubjetividade, à luz de diferentes abordagens teóricas.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Modos de
Gestão e Construcionismo Social
Ementa: Os diversos modos de gestão
relacionados ao trabalho e suas implicações na perspectiva teórico-metodológica
do construcionismo social.
Objetivos: Compreender os diferentes modos de
gestão relacionados ao trabalho na perspectiva teórico-metodológica do
construcionismo social. Discutir as transformações e as adaptações dos
processos produtivos. Relacionar as particularidades dos diferentes modos de
gestão e suas implicações na prática do psicólogo do trabalho.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Terapia familiar: abordagem sistêmica
Ementa: A terapia familiar de acordo com a
abordagem sistêmica.
Objetivos: Oferecer aos alunos subsídios
teórico-práticos sobre a terapia familiar sistêmica, considerando-se a inserção
familiar no contexto cultural. Contribuir com a reflexão sobre a dinâmica
relacional da família a partir do estudo dos fundamentos da Teoria Sistêmica e
seus desenvolvimentos na área da Terapia Familiar. Propiciar aos alunos a
análise das diferentes fases do ciclo vital, terapia de casal, divórcio,
família pluricomposta, mitos e crenças familiares.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
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Teorias e técnicas Psicanalíticas
Ementa: As teorias e técnicas
psicoterapêuticas numa perspectiva psicanalítica, com crianças e adolescentes.
Objetivos: Possibilitar ao aluno a compreensão
da psicodinâmica na infância e na adolescência. Preparar o aluno para a prática
da psicoterapia de referencial psicanalítico.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Teorias e técnicas analítico-comportamentais
Ementa: Os pressupostos do behaviorismo
radical e sua aplicabilidade psicoterapêutica.
Objetivos: Investigar as bases do comportamento
humano e sua funcionalidade. Avaliar as técnicas respondentes e operantes
aplicadas ao contexto clínico. Analisar as diferenças entre comportamentos
“normais” e “patológicos”. Generalizar os conceitos da pesquisa básica à
atuação clínica (pesquisa aplicada).
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Teorias e técnicas de psicoterapia analítica
Ementa: Os fundamentos teóricos e técnicos
da Psicologia Analítica.
Objetivos: Fornecer aos alunos subsídios
teóricos e técnicos para a prática da Psicologia Analítica.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Estágio Supervisionado na Ênfase Educação
Ementa: Práticas em atividades de estágios
supervisionados em processos educacionais, que permitam análise e reflexão
sobre o exercício profissional do psicólogo.
Objetivos: Instrumentalizar o aluno para que
exercite a profissão de psicólogo em instituições de educação formal e/ou
informal. Exercitar a realização de análise reflexiva e crítica acerca das
possibilidades de atuação para a área de psicologia.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Estágio Supervisionado na Ênfase Trabalho
Ementa: Desenvolvimento de práxis,
considerando processos subjetivos, intersubjetivos e modos de gestão no
contexto do trabalho.
Objetivos: Efetuar levantamentos de
necessidades e diagnósticos voltados para os processos subjetivos,
intersubjetivos e/ou modos de gestão no contexto do trabalho. Planejar e
desenvolver atividades práticas consoantes às competências previstas para a
ênfase “Trabalho”, sob acompanhamento sistemático e contínuo do orientador. Analisar
criticamente a relação teoria e prática, visando desenvolver práxis consonantes
com a demanda diagnosticada.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
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Estágio Supervisionado na Ênfase Saúde
Objetivos: Instrumentalizar o aluno para o
exercício da profissão de psicólogo clínico.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Estágio
Básico Supervisionado
Objetivos: Instrumentalizar o aluno para a
prática de triagens, psicodiagnóstico, aconselhamento e psicoterapia breve.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Estágio
Básico Supervisionado
Ementa: Desenvolvimento de práticas pautadas
em referencial teórico-metodológico da psicologia organizacional e do trabalho.
Objetivos: Efetuar levantamentos de
necessidades e diagnósticos voltados à Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Planejar e desenvolver atividades práticas consoantes às competências básicas
de atuação profissional no contexto do trabalho, sob acompanhamento sistemático
e contínuo do orientador.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
Estágio
Básico Supervisionado
Ementa: Análise e prática institucional de
atividades de estágio em Psicologia na
Educação.
Departamentalização: Departamento de Psicologia
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ANEXO II
REGULAMENTO DO
COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
DO CURSO DE GRADUAÇÃO
EM PSICOLOGIA
Art. 1º Este
Regulamento estabelece as diretrizes e normas básicas para a organização e o funcionamento
do componente Estágio Curricular Supervisionado de alunos matriculados no Curso
de Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Parágrafo único. Define-se que Estágio Curricular Supervisionado é ato educativo da
instituição de ensino, como parte do processo de ensino-aprendizagem dos alunos
e deve integrar a programação curricular e didático-pedagógica, por meio de
plano de atividades, de forma a efetivar a unidade teórico-prática do curso.
TÍTULO I
DA CONSTITUIÇÃO
Art. 2º Os Estágios
Curriculares Supervisionados, doravante denominados “Estágios Supervisionados”
estão vinculados aos componentes curriculares contidos no projeto pedagógico do
Curso de Graduação em Psicologia e são divididos em dois níveis: estágios básicos
e estágios específicos.
§ 1º Os
estágios básicos devem incluir o desenvolvimento de práticas integrativas das
competências e habilidades previstas para o conteúdo básico, contempladas nos
seguintes componentes curriculares: Estágio Básico Integrativo I, Estágio
Básico Integrativo II, Estágio Básico Integrativo III, Estágio Básico
Integrativo IV, Estágio Supervisionado em Psicologia e Educação, Estágio
Supervisionado em Psicologia e Trabalho e Estágio Supervisionado em Psicologia
e Saúde.
§ 2º Os
estágios específicos devem incluir o
desenvolvimento de práticas integrativas ligadas a cada ênfase
e estão contemplados nos componentes curriculares Estágio Supervisionado na
ênfase Educação, Estágio Supervisionado
na ênfase Trabalho e Estágio Supervisionado na ênfase Saúde.
Parágrafo único. O aluno pode propor de forma voluntária, a partir do segundo ano, carga
horária excedente de estágio, seguindo as normatizações deste regulamento.
Art. 3º Os Estágios
Supervisionados devem ser desenvolvidos em unidades concedentes adequadas à
formação de psicólogo.
Parágrafo único. As unidades concedentes de Estágio Supervisionado devem ser aprovadas
pela coordenação dos Estágios Supervisionados e pelo Departamento de Psicologia
(DPI).
Art. 4º Os Estágios
Supervisionados devem propiciar a complementação do processo
ensino-aprendizagem e ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em
conformidade com o projeto pedagógico e com este regulamento, observada a
legislação vigente.
§ 1º O Estágio
Supervisionado deve ser realizado em unidades que tenham condições de
proporcionar a vinculação teórico-prática na
formação do estagiário.
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§ 2º A
realização do Estágio Supervisionado dá-se
mediante Termo de Compromisso celebrado entre o estagiário
e a unidade concedente, com a interveniência obrigatória da Instituição de
Ensino.
§ 3º A
jornada total não deve ser inferior a um semestre letivo ou 100 dias letivos.
§ 4º A jornada semanal para o Estágio Supervisionado não pode ser
superior a seis horas diárias e trinta horas
semanais e deve compatibilizar-se com o horário escolar do estagiário e com o funcionamento
da unidade concendente.
§ 5º Nos períodos de férias escolares, a jornada de Estágio Supervisionado é
estabelecida de comum acordo entre o estagiário, a unidade concedente do Estágio
Supervisionado e a Instituição de Ensino.
Art. 5º O Estágio
Supervisionado, proporcionado aos alunos com necessidades educacionais
especiais, deve ser realizado em contexto semelhante àquele que atende aos
demais alunos, levando-se em conta os seguintes requisitos:
I - compatibilização das habilidades
da pessoa com necessidades educativas especiais às exigências da função;
II - adaptação de equipamentos,
ferramentas, máquinas e locais de Estágio Supervisionado às condições das
pessoas com necessidades educativas especiais, fornecendo recursos que visem a
garantir a acessibilidade física e tecnológica e a prestação de assistência que
se fizer necessária durante o período de Estágio Supervisionado.
TÍTULO II
DA FINALIDADE
Art. 6º O Estágio Supervisionado tem por finalidade:
I - oferecer aos
estagiários do Curso de Graduação em Psicologia uma vivência por intermédio da
aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso;
II - proporcionar
aperfeiçoamento e complementação do ensino e da aprendizagem;
III - orientar os
estagiários para o exercício profissional;
IV - integrar as
diversas áreas do saber psicológico;
V - discutir o modelo de
intervenção para a formação do psicólogo nas diversas áreas de atuação;
VI - oferecer os
serviços de Psicologia à comunidade;
VII - oferecer
oportunidade de retro-alimentação aos docentes, visando à atualização do curso.
TÍTULO III
DA ORGANIZAÇÃO
Art. 7º Para
o desenvolvimento dos componentes curriculares Estágio Básico Integrativo I,
Estágio Básico Integrativo II, Estágio Básico Integrativo III e Estágio Básico
Integrativo IV devem ser constituídas turmas de no máximo 10 estagiários que
serão orientados por 1 docente do Curso de Graduação em Psicologia.
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Art. 8º Para
o desenvolvimento dos componentes curriculares Estágio Supervisionado ênfase
Educação; Estágio Supervisionado ênfase Trabalho e Estágio Supervisionado
ênfase Saúde e para o Estágio Supervisionado em Psicologia e Educação, o Estágio
Supervisionado
Parágrafo único. Para o desenvolvimento dos Estágios Supervisionados como componentes
curriculares citados acima, a Unidade de Psicologia Aplicada (UPA) da UEM conta com uma equipe técnica de
apoio, que deve ter atuação multidisciplinar no desenvolvimento desta unidade.
TÍTULO IV
DAS ATRIBUIÇÕES
Art. 9º O
desenvolvimento dos Estágios Supervisionados envolve atribuições do coordenador, do orientador e do
supervisor.
Seção I
DA COORDENAÇÃO
Art. 10. Os
estágios básicos integrativos I, II, III e IV serão coordenados por 1 docente orientador
de estágio básico, indicado e lotado no DPI.
Art. 11. Os estágios
supervisionados específicos e básicos, são coordenados por 3 docentes orientadores
de Estágio Supervisionado representantes das 3 ênfases curriculares, lotados no
DPI, indicados pelos docentes que compõem as respectivas ênfases e aprovados
pelo DPI.
§ 1º Os coordenadores têm mandatos de 2 anos, podendo ser
reconduzidos.
§ 2º São elegíveis para a coordenação de Estágio, apenas docentes
orientadores, com experiência de, no mínimo, 2 anos de orientação de Estágio,
em regime de trabalho – T-40 ou TIDE.
Art. 12. Aos
coordenadores de Estágios Supervisionados cabem as seguintes atribuições:
I - providenciar o cadastramento de
unidades concedentes que potencialmente apresentam condições de atender a
programação curricular e didático-pedagógica da Instituição de Ensino, mantendo
coerência com o projeto pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia de forma
a efetivar a unidade teórico-prática da formação do estagiário;
II - providenciar junto ao departamento
o credenciamento e a designação de professores orientadores;
III - informar ao professor
orientador sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser
adotados para a orientação do estagiário;
IV - encaminhar os estagiários para
os respectivos orientadores;
V - informar e orientar os
estagiários sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser
adotados para o Estágio Supervisionado;
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VI – elaborar o calendário de Estágio
Supervisionado, adequando-o ao Calendário Acadêmico da Instituição;
VII - encaminhar os estagiários à Divisão
de Estágio (ETG) para a elaboração da documentação referente ao Estágio Supervisionado;
VIII - manter fluxo de informações
relativas ao acompanhamento e desenvolvimento dos Estágios Supervisionados em
processo, bem como assegurar a socialização de informações junto à coordenação
de Curso de Graduação em Psicologia e às unidades concedentes de Estágio
Supervisionado;
IX - zelar pelo cumprimento da
legislação aplicável ao Estágio Supervisionado;
X - garantir um processo de avaliação
continuada da atividade de Estágio Supervisionado, envolvendo estagiários,
orientadores, professores do curso, supervisores e/ou representantes das
unidades concedentes de Estágio Supervisionado;
XI - convocar
reuniões com os professores orientadores e solicitar a inclusão de assuntos
pertinentes aos estágios, em pauta de reunião de departamento, quando necessário;
XII - providenciar
levantamento para a solicitação de compra de materiais, bem como sua
distribuição aos alunos e orientadores;
XIII - zelar
pela organização e manutenção das dependências e espaços físicos;
Seção II
DA ORIENTAÇÃO
Art. 13. As
orientações dos estágios básicos integrativos podem ser realizadas por
professores lotados no DPI, efetivos ou colaboradores.
Art. 14. As orientações dos Estágios Supervisionados
básicos e específicos devem ser exercidas por professores efetivos lotados no DPI,
com no mínimo, 2 anos de experiência prática em áreas de abrangência da
respectiva ênfase, devidamente comprovada.
Parágrafo único. O orientador de Estágio Supervisionado, docente
do Curso de Graduação em Psicologia, segue esta denominação de acordo com a resolução
vigente na Instituição, mas desempenha suas funções enquanto a definição de
supervisor de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em
Psicologia.
Art. 15.
As orientações dos Estágios
Supervisionados propostos voluntariamente pelo aluno, como a carga horária
excedente, devem ser exercidas por docentes lotados
no DPI, desde que o mesmo possua disponibilidade para tal; não sendo
obrigatória esta função para o docente.
Art. 16. Cabe ao orientador de Estágio Supervisionado as
seguintes atribuições:
I - conhecer a unidade concedente;
II - elaborar o Plano de Atividades e
de acompanhamento do Estágio
Supervisionado em conjunto com o estagiário e a unidade concedente;
III - orientar o estagiário no
desenvolvimento das atividades de Estágio Supervisionado;
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/... Res. 179/2006-CEP |
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IV - manter informado o coordenador
de Estágio Supervisionado sobre o desenvolvimento das atividades;
V - manter informado o coordenador
de Estágio Supervisionado sobre quaisquer problemas ocorridos durante o
desenvolvimento do Estágio Supervisionado, seja com os estagiários e/ou com os
locais de Estágio Supervisionado, para que possam, conjuntamente, decidir a
melhor maneira de resolvê-los ou encaminhá-los;
VI - avaliar o desempenho do
estagiário de acordo com os critérios de avaliação dos componentes
curriculares;
VII - verificar e encaminhar ao coordenador de Estágio documentações
pertinentes ao Estágio Supervisionado;
VIII - cumprir e fazer cumprir o calendário de Estágio Supervisionado estabelecido
pelo coordenador de Estágio;
IX - esclarecer
aos estagiários os objetivos do Estágio Supervisionado, sua dinâmica, forma de
avaliação e cronograma de desenvolvimento;
X - indicar
bibliografia para estudos e consultas dos alunos;
XI - registrar
a freqüência dos alunos sob sua orientação;
XII - informar
ao supervisor quanto as
suas atribuições contidas neste regulamento, bem como
as resoluções e documentos pertinentes;
XIII - aprovar
a indicação do supervisor da unidade concedente de Estágio Supervisionado.
XIV - permitir o
início do Estágio Supervisionado somente quando o estagiário apresentar toda a
documentação necessária, de acordo com as resoluções vigentes na Instituição.
Seção III
DA SUPERVISÃO
Art. 17. Para o desenvolvimento dos Estágios Supervisionados deve ter
um profissional na unidade concedente de Estágio Supervisionado, denominado
supervisor, responsável pelo acompanhamento da realização das atividades e
presenças regulares dos estagiários no local de Estágio Supervisionado.
§ 1º O supervisor de Estágio Supervisionado, profissional da
unidade concedente de Estágio Supervisionado, não necessariamente precisa ser
profissional da área de Psicologia. Este profissional segue esta denominação de
supervisor, de acordo com a Resolução nº 027/2005-CEP, mas desempenha suas
funções somente de acompanhamento do Estágio Supervisionado.
§ 2º O supervisor de Estágio Supervisionado, indicado pela
unidade concedente de Estágio Supervisionado, dever ser aprovado pelo
orientador.
Art. 18. Cabe ao supervisor de Estágio
Supervisionado as seguintes atribuições:
I - receber o estagiário
e informá-lo sobre as normas do ambiente de Estágio Supervisionado;
II - acompanhar as
atividades desenvolvidas pelo estagiário;
.../
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Fls. 25 |
III - manter o orientador informado sobre as
atividades desenvolvidas e comparecimento ou não dos alunos ao local de Estágio
Supervisionado a fim de subsidiar a avaliação do aluno pelo orientador;
IV - comunicar ao
orientador qualquer ocorrência de anormalidade no Estágio Supervisionado para
as providências cabíveis;
V - manter atualizada
sua assinatura na ficha de atividades desenvolvidas pelo aluno no local de Estágio
Supervisionado;
VI - disponibilizar
recursos humanos, materiais e físicos para o bom desenvolvimento das atividades
no local de Estágio Supervisionado.
TÍTULO V
DA AVALIAÇÃO
Art.
Art. 20. Os
critérios de avaliação devem ser estabelecidos e aprovados pelo DPI e pelo colegiado
do curso, para cada um dos componentes curriculares que tratam dos Estágios
Supervisionados.
§ 1º Tendo
em vista as especificidades didático-pedagógicas destes componentes
curriculares, não é permitida a realização do exame final.
§ 2º Somente
poderão ser cursados em regime de dependência os Estágios Básicos Integrativos
I, II, III e VI, não sendo possível este regime para os demais Estágios
Supervisionados.
Art. 21. Para
os Estágios Supervisionados propostos voluntariamente pelo aluno a partir da 2ª
série do curso, como carga horária excedente, a avaliação é definida por cada
orientador de Estágio Supervisionado, respeitando o Plano de Atividades
proposto e aprovado pela unidade concedente de Estágio Supervisionado.
TÍTULO VI
DOS DIREITOS E DOS DEVERES
DO ESTAGIÁRIO
Art. 22. Além dos previstos em normas internas da
Universidade Estadual de Maringá e nas leis pertinentes, são direitos do
estagiário:
I - dispor
de elementos necessários à execução de suas atividades dentro das
possibilidades científicas, técnicas e financeiras da universidade;
II - receber
orientação necessária para realizar as atividades de Estágio Supervisionado;
III - ser
esclarecido sobre os convênios firmados para a realização do Estágio Supervisionado.
Art. 23. Além dos previstos em normas internas da
Universidade Estadual de Maringá e nas leis pertinentes, são deveres do
estagiário:
I - apresentar ao
orientador o Plano de Estágio;
II - observar
e cumprir o plano aprovado;
.../
/... Res. 179/2006-CEP |
fls. 26 |
III - cumprir
o Estágio Supervisionado com responsabilidade, disciplina e ética;
IV - manter
contato constante com o orientador;
V - zelar
e ser responsável pela manutenção das instalações e equipamentos por ele
utilizados durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado;
VI - conhecer e respeitar o código
de ética profissional do psicólogo para o desenvolvimento dos Estágios Supervisionados
específicos e básicos;
VII -
conhecer e respeitar o conteúdo do “Manual de Estágio Básico” para o
desenvolvimento dos estágios básicos integrativos;
VIII - participar de outras atividades
correlatas que venham a enriquecer o Estágio Supervisionado, quando solicitado
pelo orientador;
IX - comunicar
e justificar ao orientador e supervisor do Estágio Supervisionado, com a
possível antecedência, sua ausência às atividades;
X - usar vocabulário técnico e manter postura profissional;
XI - apresentar trabalhos e
relatórios de acordo com a periodicidade e modelo fixados pelo orientador.
XII - providenciar e
entregar no prazo estipulado, toda a documentação necessária para a regulamentação
do Estágio Supervisionado, conforme resolução vigente na Instituição.
TÍTULO VII
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 24. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de
Graduação em Psicologia, ouvido os coordenadores de Estágio e o Departamento de
Psicologia.