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E S O L U Ç Ã O Nº 192/2006-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 24/1/2007. Jane Aparecida Rupp Rosa, Secretária. |
|
Aprova
alterações no projeto pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia. |
Considerando o conteúdo das fls.
considerando o disposto na Resolução nº 170/2005-CEP;
considerando o Parecer nº 104/2006 da Câmara de Graduação,
Extensão e Educação Básica e Profissional;
considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da
Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E
EU, VICE-REITOR, NO USO
DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Ficam
aprovadas as alterações no projeto pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, a vigorar a partir do ano letivo
de 2007, conforme segue:
I – alteração de seriação de disciplinas presenciais:
DISCIPLINA |
SÉRIE |
SEMESTRE |
Psicologia da Educação: Epistemologia Genética
|
2ª |
1º |
Psicologia da Educação: Abordagem
Histórico-Cultural |
2ª |
2º |
Iniciação à Ciência e à Pesquisa |
1ª |
2º |
Psicologia da Educação: Abordagem
Comportamentalista e Humanista |
1ª |
2º |
Política, Planejamento e Gestão Educacional no
Brasil |
3ª |
1º |
Literatura Infantil na Escola |
1ª |
2º |
Teorias Pedagógicas e Didática |
2ª |
1º |
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino |
2ª |
1º |
O Pedagogo na Educação Básica |
2ª |
1º |
.../
/... Res. 192/2006-CEP |
fls. 2 |
DISCIPLINA |
SÉRIE |
SEMESTRE |
Fundamentos Filosóficos da Educação Infantil |
2ª |
1º |
Alfabetização, Letramento e Escolarização |
4ª |
1º |
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino de
História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
4ª |
2º |
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino das
Séries Iniciais do Ensino Fundamental I |
4ª |
2º |
Estágio Curricular Supervisionado de Ensino
Fundamental I |
4ª |
1º |
Sociologia da Educação e Transformação Social |
3ª |
2º |
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino das
Séries Iniciais do Ensino Fundamental II |
4ª |
2º |
Estágio Curricular Supervisionado de Ensino
Fundamental II |
4ª |
2º |
História da Infância no Brasil |
2ª |
2º |
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino
Médio – Modalidade Normal |
3ª |
2º |
Estágio Curricular Supervisionado de Ensino
Médio – Modalidade Normal |
3ª |
2º |
II - alteração
de seriação de disciplinas semi-presenciais:
DISCIPLINA |
SÉRIE |
SEMESTRE |
Educação, Mídia e Arte |
3ª |
2º |
O Pedagogo e a Orientação Profissional |
3ª |
1º |
III –
alteração de carga horária de disciplinas:
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Estágio Curricular Supervisionado de
Identidade |
34 horas |
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino das
Séries Iniciais do Ensino Fundamental I |
68 horas |
Formação e Ação Docente: Prática de Ensino das
Séries Iniciais do Ensino Fundamental II |
34 horas |
Estágio Curricular Supervisionado de Ensino
Fundamental I |
68 horas |
.../
/... Res. 192/2006-CEP |
fls. 3 |
IV – extinção dos componentes
curriculares Formação e Ação Docente: Prática de Ensino
V – criação dos
componentes curriculares, conforme segue:
Formação e
Ação Docente: Prática de Ensino
Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação
e a ação docente na Educação Infantil.
Objetivos: Contextualizar a instituição campo de estágio
nos aspectos: estrutura física, proposta político-pedagógica. Refletir sobre a
ação do professor de Educação Infantil, tendo em vista os processos de
aprendizagem e desenvolvimento, bem como as necessidades e a faixa etária das crianças.
Carga horária: 34 h/a (teórico-práticas)
Seriação: 2ª série
Periodicidade: 1º semestre
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
Formação e
Ação Docente: Prática de Ensino
Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação
e a ação docente na Educação Infantil.
Objetivos: Refletir sobre a formação docente e sua relação
com as ações educativas, tendo em vista os processos de aprendizagem e
desenvolvimento, bem como as necessidades e a faixa etária das crianças.
Analisar a ação do professor de Educação Infantil, por meio das atividades
desenvolvidas no estágio supervisionado.
Carga horária: 34 h/a (teórico-práticas)
Seriação: 2ª série
Periodicidade: 2º semestre
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
Estágio
Curricular Supervisionado de Educação Infantil I
Carga
horária: 34
h/a (práticas)
Seriação: 2ª série
Periodicidade:
1º
semestre
Departamentalização: Departamento de Teoria
Estágio
Curricular Supervisionado de Educação Infantil II
Carga
horária:
34 h/a (práticas)
Seriação: 2ª série
Periodicidade: 2º semestre
Departamentalização: Departamento de Teoria
e Prática da Educação
.../
/... Res. 192/2006-CEP |
fls. 4 |
VI
– alteração de nomenclatura da disciplina semi-presencial Introdução à Educação e à Comunicação para Introdução à Educação e Comunicação e sua respectiva ementa para:
Ementa: Educação, comunicação e
processos de produção de sentido.
VII - alteração de
ementa da disciplina presencial Literatura
Infantil na Escola, para:
Ementa: Princípios históricos e
teórico-metodológicos da literatura infantil para mediação da leitura na escola.
Art. 2º Os
alunos ingressantes no ano letivo de 2006 e que forem promovidos para a 2ª
série em 2007 deverão cursar as seguintes disciplinas:
·
Iniciação à Ciência e à Pesquisa – 34 h/a – 1º semestre de 2007;
·
Psicologia da Educação Contemporânea Humanista – 34 horas – 2º
semestre de 2007;
·
Literatura Infantil na Escola – 34 h/a – 2º semestre de 2007.
Parágrafo único. Os alunos a que se
refere o caput deste artigo deixarão
de cursar as disciplinas Psicologia da Educação: Epistemologia Genética - 34 h/a
e Psicologia da Educação: Abordagem Histórico-Cultural - 68 h/a.
Art. 3º Esta resolução entra em vigor na
data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 13 de dezembro de 2006.
Mário
Luiz Neves de Azevedo,
Vice-Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 31/1/2007.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |