R E S O L U Ç Ã O    192/2006-CEP

 

 

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 24/1/2007.

 

 

Jane Aparecida Rupp Rosa,

Secretária.

 

Aprova alterações no projeto pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia.

 

Considerando o conteúdo das fls. 649 a 666, do processo nº 1.697/1991;

considerando o disposto na Resolução nº 170/2005-CEP;

considerando o Parecer nº 104/2006 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional;

considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º  Ficam aprovadas as alterações no projeto pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, a vigorar a partir do ano letivo de 2007, conforme segue:

            I – alteração de seriação de disciplinas presenciais:

DISCIPLINA

SÉRIE

SEMESTRE

Psicologia da Educação: Epistemologia Genética

Psicologia da Educação: Abordagem Histórico-Cultural

Iniciação à Ciência e à Pesquisa

Psicologia da Educação: Abordagem Comportamentalista e Humanista

Política, Planejamento e Gestão Educacional no Brasil

Literatura Infantil na Escola

Teorias Pedagógicas e Didática

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino em Educação Infantil I

O Pedagogo na Educação Básica

.../

 

 

/... Res. 192/2006-CEP

fls. 2

 

DISCIPLINA

SÉRIE

SEMESTRE

Fundamentos Filosóficos da Educação Infantil

Alfabetização, Letramento e Escolarização

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I

Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Fundamental I

Sociologia da Educação e Transformação Social

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino das Séries Iniciais do Ensino Fundamental II

Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Fundamental II

História da Infância no Brasil

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino Médio – Modalidade Normal

Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Médio – Modalidade Normal

 

II - alteração de seriação de disciplinas semi-presenciais:

DISCIPLINA

SÉRIE

SEMESTRE

Educação, Mídia e Arte

O Pedagogo e a Orientação Profissional

 

III – alteração de carga horária de disciplinas:

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Estágio Curricular Supervisionado de Identidade

34 horas

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I

68 horas

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino das Séries Iniciais do Ensino Fundamental II

34 horas

Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Fundamental I

68 horas

 

.../

 

 

/... Res. 192/2006-CEP

fls. 3

 

IV – extinção dos componentes curriculares Formação e Ação Docente: Prática de Ensino em Educação Infantil e Estágio Curricular Supervisionado de Educação Infantil.

 

V – criação dos componentes curriculares, conforme segue:

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino em Educação Infantil I

Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação e a ação docente na Educação Infantil.

Objetivos: Contextualizar a instituição campo de estágio nos aspectos: estrutura física, proposta político-pedagógica. Refletir sobre a ação do professor de Educação Infantil, tendo em vista os processos de aprendizagem e desenvolvimento, bem como as necessidades e a faixa etária das crianças.

Carga horária: 34 h/a (teórico-práticas)

Seriação: 2ª série

Periodicidade: 1º semestre

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

Formação e Ação Docente: Prática de Ensino em Educação Infantil II

Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação e a ação docente na Educação Infantil.

Objetivos: Refletir sobre a formação docente e sua relação com as ações educativas, tendo em vista os processos de aprendizagem e desenvolvimento, bem como as necessidades e a faixa etária das crianças. Analisar a ação do professor de Educação Infantil, por meio das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado.

Carga horária: 34 h/a (teórico-práticas)

Seriação: 2ª série

Periodicidade: 2º semestre

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

Estágio Curricular Supervisionado de Educação Infantil I

Carga horária: 34 h/a (práticas)

Seriação: 2ª série

Periodicidade: 1º semestre

Departamentalização: Departamento de Teoria

 

Estágio Curricular Supervisionado de Educação Infantil II

Carga horária: 34 h/a (práticas)

Seriação: 2ª série

Periodicidade: 2º semestre

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

 

.../

 

 

 

 

/... Res. 192/2006-CEP

fls. 4

 

            VI – alteração de nomenclatura da disciplina semi-presencial Introdução à Educação e à Comunicação para Introdução à Educação e Comunicação e sua respectiva ementa para:

            Ementa: Educação, comunicação e processos de produção de sentido.

 

VII - alteração de ementa da disciplina presencial Literatura Infantil na Escola, para:

            Ementa: Princípios históricos e teórico-metodológicos da literatura infantil para mediação da leitura na escola.

            Art. 2º Os alunos ingressantes no ano letivo de 2006 e que forem promovidos para a 2ª série em 2007 deverão cursar as seguintes disciplinas:

·          Iniciação à Ciência e à Pesquisa – 34 h/a – 1º semestre de 2007;

·          Psicologia da Educação Contemporânea Humanista – 34 horas – 2º semestre de 2007;

·          Literatura Infantil na Escola – 34 h/a – 2º semestre de 2007.

Parágrafo único. Os alunos a que se refere o caput deste artigo deixarão de cursar as disciplinas Psicologia da Educação: Epistemologia Genética - 34 h/a e Psicologia da Educação: Abordagem Histórico-Cultural - 68 h/a.

Art. 3º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 13 de dezembro de 2006.

 

 

 

Mário Luiz Neves de Azevedo,

Vice-Reitor.

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 31/1/2007. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)