R
E S O L U Ç Ã O Nº 057/2007-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 17/7/2007. Isac Ferreira Lopes, Secretário. |
|
Autorizar a
implantação do Curso de Graduação em Administração – Bacharelado, na
modalidade de educação a distância, aprovar o projeto pedagógico do curso, o regulamento
do componente curricular TCC e dar outras providências. |
Considerando o conteúdo do Processo no
335/2006 –
volumes 1 e
2;
considerando o disposto no Artigo 80
da Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
considerando os Decretos Federais nºs
2.494/98 e 2.561/98, que tratam da organização dos cursos ministrados na forma
de educação a distância;
considerando a Portaria Ministerial
nº 3.242/2004-MEC, que credencia a Universidade Estadual de Maringá para
ofertar cursos na modalidade a distância;
considerando
o disposto nas Resoluções nos 090/2005-CEP, 119/2005-CEP,
133/2005-CEP e 121/2006-CEP;
considerando o disposto nos Pareceres nos 003/2006-CAD e 001/2006-COU;
considerando o disposto no Parecer nº 103/2006-CGE;
considerando o disposto no Artigo 23 do Estatuto da
Universidade Estadual de Maringá,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E
EU, VICE-REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS,
SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Autorizar a
implantação do Curso de Graduação em
Administração – Bacharelado, na modalidade de Educação a Distância, como
Projeto Piloto da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Art. 2º Aprovar o
projeto pedagógico do Curso de Graduação em Administração – Bacharelado, na
modalidade de educação a distância, conforme Anexo I e o regulamento do
componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme Anexo II,
partes integrantes desta Resolução.
Art. 3º Homologar o Ato Executivo nº 004/2006-GRE, que
autorizou a participação da Universidade Estadual de Maringá na oferta do Curso
de Graduação em Administração – Bacharelado, na modalidade de educação a distância.
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls.
2
Art. 4º Homologar o Ato Executivo nº 005/2006-GRE, que
alterou os Incisos I a VIII do § 2º do Artigo 1º do Ato Executivo nº
004/2006-GRE, referentes ao calendário para a realização do processo seletivo e
matrícula do Curso de Graduação em Administração – Bacharelado, na modalidade
de educação a distância.
Art. 5º Homologar o Ato Executivo nº 006/2006-GRE, que
alterou a redação dos Incisos III e IV do § 2º do Artigo 1º do Ato Executivo nº
005/2006-GRE, referentes ao calendário para inscrição no processo seletivo do Curso
de Graduação em Administração – Bacharelado, na modalidade de educação a distância.
Art. 6º Ratificar as normas publicadas pela Comissão
Central do Vestibular Unificado (CVU), para a realização do processo seletivo
de ingresso no Curso de Graduação em Administração - Bacharelado, na modalidade
de educação a distância, constantes no Edital nº 007/2006-CVU.
Art. 7º Autorizar a realização de novo processo seletivo
aberto pelo Edital nº 007/2006-CVU, com a inclusão de um Pólo de Educação a Distância
na cidade de Curitiba.
Art. 8º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação,
revogadas as disposições em contrário.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 27 de junho de 2007.
Mário
Luiz Neves de Azevedo,
Vice-Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 24/7/2007.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
/...Res. 057/2007-CEP fls.
3
ANEXO I
MATRIZ CURRICULAR
SER. |
DEPTO |
DISCIPLINAS |
Carga Horária |
Módulos |
|||
Teór |
Prát |
Total |
1º |
2º |
|||
1ª |
DTP DAD |
Educação a Distância |
60 |
- |
60 |
60 |
- |
1ª |
DAD |
Administração (Introdução
e Teorias) |
120 |
- |
120 |
120 |
- |
1ª |
DCS |
Ciência Política |
60 |
- |
60 |
60 |
- |
1ª |
DCS DAD |
Seminário Temático I: Sociologia - Apresentação de
atividades |
90 |
- |
90 |
90 |
- |
1ª |
DAD |
Organização, Sistemas e
Métodos |
60 |
- |
60 |
- |
60 |
1ª |
DAD |
Processo Decisório |
60 |
- |
60 |
- |
60 |
1ª |
DMA |
Matemática |
120 |
- |
120 |
- |
120 |
1ª |
DCS DAD |
Seminário Temático II: Filosofia, Ética e Cidadania - Apresentação de
atividades |
90 |
- |
90 |
- |
90 |
|
|
Carga Horária da Série/Módulo |
660 |
- |
660 |
330 |
330 |
SER. |
DEPTO |
DISCIPLINAS |
Carga Horária |
Módulos |
|||
Teór |
Prát |
Total |
1º |
2º |
|||
2ª |
DDP |
Direito
Administrativo |
60 |
- |
60 |
60 |
- |
2ª |
DCC |
Contabilidade
(Geral e Gerencial) |
120 |
- |
120 |
120 |
- |
2ª |
DCO |
Economia
(Introdução) |
60 |
- |
60 |
60 |
- |
2ª |
DPI DAD |
Seminário Temático III:
Psicologia - Apresentação de
atividades |
90 |
- |
90 |
90 |
- |
2ª |
DES |
Estatística
Aplicada à Administração |
60 |
- |
60 |
- |
60 |
2ª |
DAD |
Sistemas de
Informação |
60 |
- |
60 |
- |
60 |
2ª |
DAD |
Matemática
Financeira |
60 |
- |
60 |
- |
60 |
2ª |
DAD |
Administração
Pública |
60 |
- |
60 |
- |
60 |
2ª |
DCS DAD |
Seminário Temático IV:
Antropologia - Apresentação de
atividades |
90 |
- |
90 |
- |
90 |
|
|
Carga Horária da
Série/Módulo |
660 |
- |
660 |
330 |
330 |
SER. |
DEPTO |
DISCIPLINAS |
Carga Horária |
Módulos |
|||
Teór |
Prát |
Total |
1º |
2º |
|||
3ª |
DCO |
Economia (Micro e
Macro) |
90 |
- |
90 |
90 |
- |
3ª |
DAD |
Planejamento
(Teorias e Modelos) |
60 |
- |
60 |
60 |
- |
3ª |
DAD |
Administração Financeira
e Orçamentária |
120 |
- |
120 |
120 |
- |
3ª |
DAD |
Seminário Temático V:
Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor - Apresentação de
atividades |
90 |
- |
90 |
90 |
- |
3ª |
DAD |
Gestão de Pessoas |
120 |
- |
120 |
- |
120 |
3ª |
DAD |
Marketing |
120 |
- |
120 |
- |
120 |
3ª |
DAD |
Seminário
Temático VI: Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Apresentação de
atividades |
90 |
- |
90 |
- |
90 |
|
|
Carga Horária da
Série/Módulo |
690 |
- |
690 |
360 |
330 |
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls.
4
SER. |
DEPTO |
DISCIPLINAS |
Carga Horária |
Módulos |
|||
Teór |
Prát |
Total |
1º |
2º |
|||
4ª |
DAD |
Pesquisa
Operacional |
60 |
- |
60 |
60 |
- |
4ª |
DDP |
Direito (Tributário
e Comercial) |
120 |
- |
120 |
120 |
- |
4ª |
DAD |
Seminário Temático VII:
Comércio Exterior - Apresentação de
atividades |
90 |
- |
90 |
90 |
- |
4ª |
DAD |
Operações e
Logística |
120 |
- |
120 |
- |
120 |
4ª |
DAD |
Finanças Públicas |
60 |
- |
60 |
- |
60 |
4ª |
DAD |
Seminário Temático VIII: Tecnologia e Inovação - Apresentação de
atividades |
90 |
- |
90 |
- |
90 |
|
|
Carga Horária da
Série/Módulo |
540 |
- |
540 |
270 |
270 |
SER. |
DEPTO |
DISCIPLINAS |
Carga Horária |
Módulos |
||||
Teór |
Prát |
Total |
1º |
2º |
||||
5ª |
DAD |
Empreendedorismo |
60 |
- |
60 |
60 |
- |
|
5ª |
DAD |
Teoria dos Jogos |
60 |
- |
60 |
60 |
- |
|
5ª |
DAD |
Elaboração e
Administração de Projetos |
60 |
- |
60 |
60 |
- |
|
5ª |
DAD |
Seminário Temático IX: Tópicos
Emergentes - Apresentação de
atividades |
90 |
- |
90 |
90 |
- |
|
|
|
Carga Horária da Série/Módulo |
270 |
- |
270 |
270 |
- |
|
|
|
|
|
|
|
|
||
Subtotal de Carga Horária do Curso............................................................................ 2.820 |
||||||||
|
|
|
|
|
|
|
||
Áreas Desenvolvidas ao Longo dos Seminários ou em Disciplinas
Complementares |
||||||||
|
DAD |
Informática Básica |
60 |
- |
60 |
- |
- |
|
|
DAD |
Metodologia de
Pesquisa |
60 |
- |
60 |
- |
- |
|
|
DAD |
Trabalho de Conclusão
de Curso (TCC) |
60 |
- |
60 |
- |
- |
|
|
|
Carga Horária |
180 |
- |
180 |
- |
- |
|
|
|
Atividade Acadêmica
Complementar |
150 |
- |
150 |
- |
- |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO............................................................. 3.150 |
||||||||
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls.
5
Distribuição dos Componentes Curriculares
CONTEÚDOS BÁSICOS |
|
Componentes |
Carga Horária |
Educação
a Distância |
60 |
Ciência
Política |
60 |
Direito
(Tributário e Comercial) |
120 |
Matemática |
120 |
Processo
Decisório |
60 |
Direito
Administrativo |
60 |
Contabilidade
(Geral e Gerencial) |
120 |
Economia
(Introdução) |
60 |
Estatística
Aplicada à Administração |
60 |
Sistemas
de Informação |
60 |
Administração
Pública |
60 |
Economia
(Micro e Macro) |
90 |
Empreendedorismo |
60 |
Teoria
dos Jogos |
60 |
Administração
(Introdução e Teorias) |
120 |
Matemática
Financeira |
60 |
Organização,
Sistemas e Métodos (OSM) |
60 |
Seminário
Temático I – Sociologia |
90 |
Seminário
Temático II – Filosofia, Ética e Cidadania |
90 |
Seminário
Temático III – Psicologia |
90 |
Seminário
Temático IV – Antropologia |
90 |
Subtotal |
1.650 |
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS |
|
Componentes |
Carga Horária |
Administração
Financeira e Orçamentária |
120 |
Planejamento (Teorias
e Modelos) |
60 |
Gestão de Pessoas |
120 |
Marketing |
120 |
Pesquisa Operacional |
60 |
Operações e Logística |
120 |
Finanças Públicas |
60 |
Elaboração e
Administração de Projetos |
60 |
Subtotal |
720 |
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls.
6
CONTEÚDOS COMPLEMENTARES |
|
Componentes |
Carga Horária |
Seminário
Temático V – Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor |
90 |
Seminário
Temático VI – Gestão Ambiental e Sustentabilidade |
90 |
Seminário
Temático VII – Comércio Exterior |
90 |
Seminário
Temático VIII – Tecnologia e Inovação |
90 |
Seminário
Temático IX – Tópicos Emergentes |
90 |
Informática
Básica |
60 |
Metodologia
da Pesquisa |
60 |
TCC |
60 |
TOTAL |
630 |
Atividade Acadêmica Complementar |
150 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO |
3.150 |
Resumo Geral do
Currículo |
Horas |
Conteúdo Básico |
1.650 |
Conteúdo Específico |
720 |
Conteúdo Complementar |
630 |
Atividade Acadêmica Complementar |
150 |
Carga Horária Total
do Currículo |
3.150 |
Integralização
Curricular na UEM |
||
|
Mínimo |
Máximo |
Tempo para Integralização
Curricular em Anos |
4,5 |
5 |
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls.
7
Carga
Horária, Periodicidade, Ementas, Objetivos e departamentalização
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Fundamentos da EaD. Organização de
sistemas de EaD: processo de comunicação, processo de tutoria, avaliação,
processo de gestão e produção de material didático. Relação dos sujeitos da
prática pedagógica no contexto da EaD. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Apropriação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (específico).
Objetivos: Contextualizar, familiarizar e conscientizar os alunos sobre a
metodologia do ensino na modalidade a distância. Apresentar a operacionalização
do sistema EaD.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação e
Departamento de Administração
Carga horária: 120 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Introdução ao curso de
Administração: currículo, mercado de trabalho, conceitos de administração. O papel
do administrador na sociedade atual: formação e legislação profissional. Funções
gerenciais: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Áreas
de atuação da administração: geral, produção e sistemas, marketing, finanças e
recursos humanos. Teoria geral de administração: escola clássica, escola de
relações humanas, escola comportamentalista, teoria de sistemas. Orientação e
tecnologia de intervenção: desenvolvimento organizacional e administração por
objetivos.
Objetivos: Apresentar os conceitos e o contexto da ciência administrativa.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Planejamento e tomada de decisões.
Decisões políticas, estratégicas, táticas e operacionais. Análise política:
estudo das categorias, conceitos e problemas básicos da ciência política.
Política, participação e informação. Sistema político clássico e contemporâneo
e sua influência em políticas empresariais.
Objetivos: Apresentar o instrumental teórico necessário à análise das decisões
políticas nas organizações.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls.
8
Carga horária: 90 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Os processos sociais e suas formas
estruturadas nas empresas, com ênfase no tipo burocrático.
Objetivos: Estudar as relações sociais e suas
implicações sobre a organização.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais e
Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: Organização, objetivo e estrutura.
Análise organizacional: fases e instrumentos. Simplificação do trabalho: QDT,
fluxograma, layout, formulários, manuais e regulamentos, (re)desenho dos
processos de negócio. Avaliação de organizações privadas e/ou entidades sem
fins lucrativos.
Objetivos: Estudar
ferramentas organizacionais e sua aplicação para o desempenho empresarial.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: A tomada de decisões: macrovisão do
processo decisório e suas responsabilidades. A função decisão no contexto da administração.
Métodos e processos de decisão. A decisão participativa e a prática no contexto
das organizações. Administração como um processo de tomada de decisões
empresariais. Análise – estratégica - alocação e mobilização dos recursos,
especificações e desempenho. O processo de tomada de decisão. Otimização do
processo decisório. Utilização e disseminação da metodologia de resolução de
problemas para a tomada de decisão.
Objetivos: Analisar o processo decisório no contexto organizacional e propor
estratégias práticas para mudar e melhorar os processos de decisão.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 120 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: Números reais, módulos e
intervalos. Funções e gráficos. Seqüências. Limites. Continuidade. Derivadas e
diferenciais. Cálculos de derivadas. Derivada de função composta e de função
inversa. Derivadas sucessivas. Aplicações de derivadas. Teorema da média.
Fórmula de Taylor. Regras de Lospital. Máximos e
mínimos. Integral indefinida e definida. Teorema fundamental do cálculo
integral. Técnicas de integração. Aplicações da integral definida. Cálculos de
áreas, volume e comprimentos de curvas. Integrais impróprias. Limite e
continuidade das funções de duas e três variáveis. Derivadas parciais.
Aplicações das derivadas parciais. Noções
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls.
9
de integral dupla. Transformações
lineares. Matrizes: operações, inversão. Sistemas de equações lineares.
Problemas clássicos da Geometria Analítica a duas dimensões. Noções de
Geometria Analítica a três dimensões.
Objetivos:
Apresentar o pensamento matemático indispensável ao estudo das ciências.
Possibilitar o domínio dos conceitos e das técnicas do cálculo elementar.
Departamentalização: Departamento de Matemática
Carga horária: 90 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: Análise das organizações modernas
sob o ponto de vista da Filosofia. A linguagem como fundamentadora da
característica social do ser pensante. A natureza da raça humana e da sociedade
e a dinâmica de sua evolução. Os requisitos lógicos e antropológicos da
linguagem. A validação das asserções ou o problema da verdade. As dimensões da
linguagem e a dinâmica das modernas organizações. Os múltiplos usos da Ética:
na profissão, nas organizações e na sociedade. O interrelacionamento entre
Filosofia e Ética.
Objetivos: Fundamentar o pensamento e a ação humana no processo
administrativo. Apresentar a Ética como uma das
premissas para a construção de uma sociedade mais justa.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais e
Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Gênese e evolução histórica do Direito.
Direito Administrativo. Sujeito direito. Pessoas jurídicas administrativas.
Objeto do Direito. Atos e fatos jurídicos. Atos administrativos. Serviço público.
Autarquias. Sociedades de economia mista. Empresas públicas. Fundações. Função
pública. Funcionário público. Estatuto público. Crimes contra a administração
pública.
Objetivos:
Apresentar conhecimentos básicos de Direito, necessários ao desempenho da
profissão de administrador.
Departamentalização: Departamento de Direito Público
Carga horária: 120 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Elementos de Contabilidade:
definições, aplicações, exigências legais e finalidades. Organização das
unidades econômicas. Patrimônio. Gestão. Controle e crédito. Sistema de Custo.
Introdução à teoria geral de custos. Classificação dos custos. Métodos básicos
de apuração e registro de custos. Custos com materiais, custos com o trabalho
humano, custos com tributos, custos com comercialização. Principais métodos de
custeio. Métodos básicos de cálculo de custo. Principais critérios decisórios
na área de custos. Estrutura das demonstrações econômicas e financeiras das
empresas. Análise e controle financeiro. Liquidez empresarial. Rentabilidade
empresarial. Análise e controle econômico.
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls. 10
Objetivos:
Apresentar os procedimentos contábeis pertinentes à elaboração das
Demonstrações Financeiras/Contábeis.
Departamentalização: Departamento de Ciências Contábeis
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Conceitos fundamentais de Economia.
Valor. Mensuração da atividade econômica. Repartição da renda. Introdução à
teoria monetária. Noções de comércio internacional. Funções do setor público.
Evolução do pensamento econômico.
Objetivos: Apresentar noções básicas do
ambiente econômico relacionado à atividade empresarial.
Departamentalização: Departamento de Economia
Carga horária: 90 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Psicologia organizacional.
Personalidade. Percepção. Frustração. Conflito psicológico. Aprendizagem.
Dinâmica de grupos. Mudanças organizacionais. Comunicação. Autoridade e poder.
Teoria da motivação humana. Tomada de decisões. Chefia e liderança. Seleção,
adaptação e readaptação de pessoal. Problemas sócio-psicológicos da organização
de escalas.
Objetivos: Propiciar
ao aluno conhecimento sobre os fenômenos psicológicos implicados nas relações
de trabalho, a fim de subsidiá-lo para uma prática profissional voltada a
promoção do ser humano.
Departamentalização: Departamento de Psicologia e
Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: Probabilidade: conceito, axiomas e
teoremas fundamentais. Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade.
Estatística descritiva. Distribuições teóricas e empíricas. Distribuições
unidimensionais e bidimensionais. Introdução à teoria da amostragem, principais
esquemas. Inferência estatística: processos de decisão, teoria da estimação, testes
de hipóteses e análise de variância.
Objetivos:
Proporcionar o conhecimento de técnicas de estatística para análise descritiva
dos dados.
Departamentalização: Departamento de Estatística
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: Definição de informação, de
sistemas, de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG). Análise e organização de
sistemas administrativos. Implantação de SIG dentro de organizações.
Repercussões e mudanças organizacionais. .../
/...Res. 057/2007-CEP fls. 11
Objetivos:
Apresentar conhecimentos sobre os SIG, sob seus aspectos técnicos e
organizacionais, segundo uma perspectiva contextualizada de sua aplicabilidade
nos procedimentos inerentes à Administração.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: Capitalizações simples e compostas.
Descontos simples e compostos. Rendas certas. Rendas variáveis. Taxa interna de
retorno. Equivalência de fluxos de caixa. Amortização de empréstimos. Noções de
análise de investimento. Correção monetária.
Objetivos:
Apresentar conhecimentos que auxiliem no processo de tomada de decisões
financeiras e maximização de resultados empresariais.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: Organização político-administrativa
do governo. Estrutura organizacional da Administração Direta. Reforma
administrativa. Processo de formulação de políticas públicas.
Objetivos:
Apresentar conteúdos para o desenvolvimento de pesquisas e atuação em
organizações públicas.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 90 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: O campo de estudo da Antropologia
em relação aos campos da antropologia biológica, da lingüística e da
arqueologia. A inserção do homem em seu espaço sócio-cultural: a
"leitura" dos procedimentos administrativos, o homem na sua
totalidade e as teias simbólicas nos ambientes organizacionais. A etnografia
como um modo de interpretação a partir da pesquisa de campo.
Objetivos:
Apresentar a antropologia e seu estilo de descrição e interpretação dos
fenômenos sociais.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais e
Departamento de Administração
Carga horária: 90 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Escopo e método da análise
microeconômica. O mecanismo de tomada de decisões. A teoria do consumidor e a
determinação da demanda individual e de mercado. Medidas de sensibilidade da
demanda: as elasticidades. A teoria da produção e a demanda por fatores. Custos
de produção: teoria tradicional e moderna.
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls. 12
Preço
e produção sob concorrência pura. Macroeconomia: preços e produção no monopólio
puro. Monopólio X competição perfeita. Controle do monopólio. Monopólio
bilateral. Preço e produção em concorrência monopolista. Modelos clássicos de oligopólio.
Cartéis e fusão: a solução de coalizão. A moderna teoria dos oligopólios.
Objetivos: Proporcionar ao aluno a compreensão
dos potenciais e limites da política econômica.
Departamentalização: Departamento de Economia
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Visão globalística, sistêmica,
empreendedora, humanística, participativa e inovadora da organização. Modelos
de plano estratégico (etapas e componentes). Relações existentes entre as áreas
funcionais e os diversos tipos de recursos utilizados pelas organizações
(relações de causa-efeito), entre a organização e o ambiente-tarefa (clientes
externos e fornecedores), entre a organização e a comunidade em geral.
Objetivos:
Apresentar conceitos e ferramentas de análise organizacional, que levem à
melhoria das ações estratégicas, táticas e operacionais.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 120 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: A área financeira dentro do
contexto da empresa. O dilema do administrador: liquidez e rentabilidade. A
análise financeira por objeto. Índices financeiros. Poder de ganho na empresa.
Princípios de planejamento financeiro. Planejamento das necessidades de capital
de giro. Administração do ativo circulante: disponibilidade e componentes
realizáveis. Open-market.
Administração do passivo circulante: obrigações e compromissos. Administração
do não-exigível: capital, reservas, retenção dos lucros. Planejamento da
estrutura de capital. O sistema orçamentário como ferramenta de planejamento e
controle de resultados.
Objetivos: Desenvolver conhecimentos que permitam a atuação na empresa tanto de
forma específica na área financeira quanto de forma integrada com as demais
áreas e com o mercado. Apresentar as técnicas básicas para construção do
orçamento empresarial.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 90 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: A responsabilidade sócio-ambiental
como valor estratégico para as empresas. Projeção do valor para os clientes e
demais partes interessadas. O conceito e a realidade das redes sociais: ênfase
para as redes de compromisso social.
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls. 13
Objetivos:
Apresentar conceitos inerentes à responsabilidade social no contexto das organizações,
demonstrando a necessidade de desenvolver valores de cooperação social na
gestão empresarial.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 120 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: Administração de RH dentro da
evolução da teoria administrativa. Análise dos principais enfoques no Brasil.
Problemas básicos de RH. Organização e análise do trabalho. Mudanças na
organização do trabalho. Estrutura do departamento de recursos humanos na empresa.
Funções operativas: procura, desenvolvimento e remuneração. Integração e
manutenção. Administração de RH e a estratégia da empresa. Tendências da
administração de recursos humanos. Conceituação. Relações de trabalho na
sociedade brasileira. Formas de participação dos trabalhadores na empresa. O
conflito nas relações do trabalho. O sistema sindical brasileiro: as funções do
sindicato, estrutura do sindicalismo, evolução histórica. Negociação coletiva:
conceituação, níveis de negociação. A área de relações trabalhistas na empresa:
papel e atribuições. A greve: legislação, prevenção, plano de contingência.
Objetivos: Capacitar
o administrador para atuação no gerenciamento e desenvolvimento do seu capital
humano, tornando-o competitivo, ágil e flexível para atuar de forma alinhada às
exigências do mercado.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 120 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: Conceitos centrais
Objetivos: Entender e implementar pressupostos mercadológicos no contexto da
interação entre a organização e seu ambiente de atuação. Ajustar os compostos
de marketing ao ambiente de atuação da organização, visando objetivos de longo
prazo que estejam compatibilizados aos interesses da sociedade.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 90 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: As relações sócio-ambientais nas
empresas, em seu ambiente interno e externo. Relações de empresas pró-ativas
com seus stakeholders: vantagens econômicas,
utilização de ferramentas dos sistemas de
qualidade, implantação de
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls. 14
sistemas de produção mais
sustentáveis. Desenvolvimento de produtos e serviços com os princípios do
eco-design: integração de estratégias com ações gerenciais.
Objetivos: Descrever
o surgimento e as implicações da variável ambiental interna e externa para a
gestão das organizações e possibilitar reflexões sobre o papel do administrador
nesse contexto.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Introdução. Solução geométrica para
o problema com duas variáveis. Solução algébrica de problemas de programação
linear. O caso particular do modelo de transporte. Programação linear em
números inteiros. O problema da distribuição biunívoca. Exemplos de aplicação
de programação linear.
Objetivos:
Apresentar conceitos e técnicas para a resolução de problemas quantitativos
visando a tomada de decisão
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 120 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Conceitos de Direito Tributário.
Normas constitucionais relativas ao sistema tributário nacional e normas gerais
de Direito Tributário. Legislação tributária federal, estadual e municipal.
Direito Comercial e sua evolução. Pessoas físicas e jurídicas. Atos e fatos
jurídicos. Comerciante. Empresa. Estabelecimento comercial. Obrigações
profissionais do comerciante. Sociedades comerciais: constituição, modificação,
extinção e liquidação. Posse e propriedade. Contratos
Objetivos: Abordar
conceitos do Direito Comercial traçando um perfil das sociedades comerciais, explicitando a
legislação pertinente aos diversos tipos de sociedades; Proporcionar o
conhecimento sobre o ordenamento tributário brasileiro e dos princípios
informativos de cada um dos tributos constitutivos do regime fiscal brasileiro.
Departamentalização: Departamento de Direito Público
Carga horária: 90 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: O sistema e o padrão de comércio
exterior brasileiro. O comércio de produtos agrícolas e manufaturados. Os
fluxos comerciais brasileiros. Brasil e os blocos comerciais. Sistema de
incentivo às exportações. Comércio exterior e estratégias de desenvolvimento.
Objetivos: Oferecer uma visão geral do comércio
exterior brasileiro, tanto sob seu aspecto político, como sob seus aspectos
operacionais.
Departamentalização: Departamento de Administração
.../
Carga horária: 120 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: O fluxo de informações nos
segmentos da cadeia de suprimentos: enfoque logístico integrado. Modelos de
gerenciamento voltados à demanda por produtos e por serviços: movimentação,
armazenamento, dimensionamento, controle, tempos, custos, lotes econômicos.
Logística para ebusiness. Sistemas para gerenciamento da cadeia de
suprimentos (SCM, ERP, MRP). Conceituação e importância do planejamento e
controle da produção. Filosofias da administração da produção: just-in-case,
just-in-time, método Kanban. O sistema de administração dos gargalos da
produção (OPT) e os estudos de tempo e movimentos (técnica de levantamento,
registro e análise do processo de produção). O estudo do layout industrial.
Projeto do produto e processo de produção. Técnicas de análise de localização
industrial.
Objetivos:
Apresentar ferramentas visando à competência técnica na gestão e eficácia
logística estabelecendo a integração com as demais áreas da organização em
diferentes ambientes.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: As atribuições econômicas e as
atividades financeiras do Estado. Fenômenos financeiros. A renda nacional:
formação e gasto. Controle estatal. Wagner e a lei dos dispêndios crescentes.
Os serviços públicos. Crédito e dívida pública externa e interna. O sistema
financeiro nacional. Déficit público e mecanismos de controle. Orçamento público:
instrumentos de planejamento, princípios, ciclo orçamentário, processo
orçamentário, mecanismos de alteração. Receita pública. Despesa pública.
Crédito público.
Objetivos:
Apresentar a realidade das finanças públicas brasileira, possibilitando uma
visão conceitual dos diversos instrumentos de gestão.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 90 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 2º semestre
Ementa: Relações entre ciência, tecnologia
e produção: a abordagem institucional, inovação empresarial. Mecanismos e
implicações da interação entre o setor tecnocientífico e o setor empresarial.
Objetivos:
Apresentar os processos de aprendizagem nas empresas, por meio da perspectiva
da tecnologia.
Departamentalização: Departamento de Administração
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls. 16
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: O empreendedorismo como resposta ao
novo conceito de empregabilidade. Desenvolvimento de atitudes, capacidades e
habilidades empreendedoras. A importância da inovação tecnológica como
diferencial competitivo para a pequena e média empresa. Abertura e
gerenciamento de novos negócios.
Objetivos:
Apresentar o papel empreendedor e do processo de empreender, assim como as
dificuldades e o processo de crescimento de micro e pequenas empresas.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa:
Breve histórico da teoria dos jogos. Natureza e limites da teoria dos jogos: a
questão da racionalidade. Definição de um jogo. Jogos em Economia e
Administração. A modelagem de um jogo. Representação de um jogo simultâneo: a
forma normal ou estratégica. Representação de um jogo seqüencial: a forma estendida.
Comparação entre a forma normal e a forma estendida. Análise de um jogo
simultâneo de informação completa: eliminação interativa de estratégias
estritamente dominadas e equilíbrio de Nash. Jogos importantes. Estratégias
mistas. Jogos de barganha. Modelos de liderança de quantidade e de preços. Análise
de jogos repetidos: o paradoxo do dilema dos prisioneiros em jogos repetidos
finitos. Equilíbrio perfeito em subjogos em jogos repetidos finitos. O teorema
popular e as múltiplas possibilidades de cooperação.
Objetivos: Apresentar os principais
conceitos, modelos e aplicações da teoria dos jogos nas áreas de administração.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Planejamento, programa e controle
de projetos e produtos especiais, produzidos sob encomenda. Organização geral.
Técnicas de Gantt, CPM, PERT/TEMPO e PERT/CUSTO. Uso de software para
gerenciamento de projetos.
Objetivos:
Proporcionar as condições para o gerenciamento de projetos em termos organizacionais.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 90 h/a teóricas
Periodicidade: modular – 1º semestre
Ementa: Seminário com tópicos da
atualidade.
Objetivos: Apresentar temas emergentes em administração não abordados nas demais
disciplinas.
Departamentalização: Departamento de Administração .../
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Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular
Ementa: Estrutura de computadores.
Linguagens de programação. Aplicativos: processadores de textos, bancos de
dados e planilha eletrônica, apresentação de slides. Internet e páginas web.
Correio eletrônico: uso corporativo, atividades em grupo.
Objetivos: Proporcionar conhecimentos básicos
sobre informática e sobre os principais programas computacionais.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular
Ementa: Técnicas e métodos de
desenvolvimento de pesquisa: quantitativos e qualitativos. Instrumentos de
coleta de dados. Procedimentos de análise dos dados. Estrutura de um Trabalho
de Conclusão de Curso (TCC).
Objetivos:
Apresentar conceitos para o desenvolvimento de pesquisa em administração.
Departamentalização: Departamento de Administração
Carga horária: 60 h/a teóricas
Periodicidade: modular
Ementa: Desenvolvimento de um trabalho
aplicado em uma das áreas específicas de Administração (Geral, Recursos
Humanos, Marketing, Operações e Logística, Finanças, Governo e Orçamento,
etc.).
Objetivos: Consolidar e praticar os conceitos e
estudos desenvolvidos ao longo do curso.
Departamentalização: Departamento de Administração
/...Res. 057/2007-CEP fls. 18
ANEXO II
REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO
DE CURSO
TÍTULO I
DA DEFINIÇÃO BÁSICA
Capítulo I
Da Constituição e dos Objetivos
Art. 1º O Trabalho de Conclusão
de Curso, doravante denominado TCC, é atividade curricular indispensável à
conclusão do Curso de Graduação em Administração e rege-se pela presente norma,
respeitadas aquelas emanadas pelo Ministério da Educação (MEC) – Resolução nº
04, de 13/7/2005 e dos órgãos de deliberação superior da Universidade Estadual
de Maringá (UEM) - Resolução nº 090/2005-CEP, de 25/5/2005.
Art. 2º O TCC tem por objetivos básicos
propiciar:
I - a dimensão de
interdisciplinaridade, ainda que dentro do campo de estudos da Administração;
II - a
aproximação da atividade profissional aos estudos acadêmicos visando a futura
atuação profissional no contexto das organizações;
III -
a oportunidade de aprofundar o relacionamento dinâmico teoria/prática
desenvolvido ao longo dos estudos do curso;
IV - a
introdução à vivência profissional, em campo da Administração e em verdadeiro
ambiente de trabalho e atividade social nesse ambiente;
V - a
compreensão quanto à busca da dimensão cultural em qualquer dos aspectos da
realização do trabalho.
Art. 3º O TCC, visando à abordagem da
capacitação analítica e descritiva, seja em nível de projeto ou execução, tem
como características:
I - a
ação da pesquisa caracterizada na revisão teórica que deve fundamentar o objeto
de investigação do aluno;
II -
as ações de diagnóstico, descrição e interpretação de situações objeto do
trabalho proposto, que serão consubstanciadas em relatório escrito.
Capítulo II
Das Características
Gerais
Art. 4º Os objetivos e as
características, objeto do relatório, constituem em seu conjunto o campo do TCC
que têm, ainda, como condições:
I -
só podem ser campo de pesquisas as organizações que possam proporcionar
situações características do objeto de estudo;
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls. 19
II -
que a realização do TCC compreenda as fases de planejamento e execução,
conforme as normas de procedimento de que trata o Artigo 7º;
III -
que o Plano de Trabalho seja aprovado pelo professor-orientador;
IV -
que o programa contido no Plano de Trabalho, em especial o seu cronograma de
execução, esteja em conformidade com o Calendário Acadêmico da UEM.
Art.
5º O TCC caracteriza-se funcionalmente como um sistema em que
interagem:
I - o
coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Administração, como
responsável pelos aspectos didático-pedagógicos do TCC, conforme atribuições
vigentes na estrutura da UEM e, desta forma, responsável pela avaliação crítica
das atividades dos trabalhos;
II - o Departamento de Administração (DAD), como executor
dos objetivos das atividades do TCC, designando docentes para a coordenação dos
trabalhos e a orientação dos alunos com as responsabilidades definidas neste
regulamento;
III -
as organizações públicas e privadas, como os entes a propiciarem as
oportunidades de TCCs em campos da Administração, caracterizando aspectos
específicos dessas organizações ou essas organizações como objeto de estudo;
IV - o aluno matriculado no TCC assumindo, nessa condição, a
responsabilidade de cumprir as atividades do trabalho de conformidade com este
regulamento e as normas de procedimento aprovadas pelo DAD.
§
1º Desde que manifestado por qualquer das partes como
imprescindível, poderá o DAD fornecer carta de apresentação.
§ 2º Qualquer outra forma de
compromisso formal para a realização do TCC dependerá dos trâmites determinados
pelas normas específicas da UEM.
Art. 6º O TCC terá como objeto de
estudo a organização ou aspectos da organização pública ou privada, em situação
na qual o aluno consiga delimitar dentro do campo dos estudos do Curso de Graduação
em Administração.
Parágrafo único. A organização pública
ou privada, de que trata o caput
deste artigo, é aquela delineada e delimitada na Teoria da Administração.
TÍTULO II
DA ESTRUTURA
Capítulo I
Da Organização
Art. 7º O TCC terá a duração e as
formas determinadas pelas normas específicas do MEC e pelo projeto pedagógico
do Curso de Graduação em Administração e será realizado de conformidade com o
cronograma do Plano de Trabalho elaborado segundo as normas específicas do TCC.
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls. 20
Art. 8º O DAD, na qualidade de
executor dos objetivos do TCC, definirá os
docentes do seu quadro para o encargo da Comissão Coordenadora, composta por
dois docentes, que serão nomeados por resolução do colegiado do curso, para um
período de dois anos, podendo ocorrer recondução.
§ 1º Compete à Comissão Coordenadora do TCC:
I - responsabilizar-se, perante o DAD, pela
efetivação do trabalho obrigatório e curricular dos alunos segundo as normas
estabelecidas;
II -
fixar um calendário de atividades da coordenadoria que assegure a execução dos
trabalhos em cada período letivo;
III -
estabelecer contatos com os prováveis alunos que irão desenvolver o TCC do
último período letivo regular do curso, dentro do calendário de atividades;
IV -
fixar o cronograma de apresentação da defesa dos TCCs, elaborando a escala dos
membros das Bancas Examinadoras;
V - cadastrar organizações abordadas pelos
alunos, bem como aquelas que manifestem interesse em oferecer oportunidades de
realização do TCC;
VI - presidir as reuniões com alunos e
professores-orientadores de TCC, conforme calendário, sempre que houver
convocação e sempre que novas diretrizes sejam dadas aos alunos;
VII -
viabilizar um sistema de avaliação dos resultados dos TCCs, que compreenda os
trabalhos, a orientação dos docentes e a avaliação da Banca Examinadora,
devendo, neste caso, interagir com o coordenador do curso e os coordenadores de
áreas;
VIII -
apoiar os alunos, em especial, quando houver problemas de relacionamento em seu
local do TCC;
IX -
promover um sistema de divulgação dos trabalhos de TCCs respeitadas as
restrições das próprias organizações;
X -
outras atribuições correlatas que lhe forem deferidas pelo DAD.
§ 2º Aos professores-orientadores
compete:
I - orientar os alunos na realização dos seus
TCCs, conforme o que trata o Inciso II do Artigo 4º deste regulamento;
II -
acompanhar os trabalhos de TCCs em execução, mediante reuniões semanais,
orientando o desenvolvimento dos estudos dos trabalhos e procedendo à correção
de rumos. O acompanhamento visa à efetivação do trabalho proposto, a correção
de rumos e a redefinição que a execução exigir, para que se cumpram os
princípios expressos neste regulamento;
III -
registrar o acompanhamento de conformidade com o estabelecido nas normas de
procedimento;
IV -
realizar as avaliações periódicas solicitadas pela coordenação;
V -
registrar o controle de freqüência dos alunos;
VI -
tomar ciência das orientações gerais dadas aos alunos pelo coordenador geral em
suas reuniões periódicas;
VII -
outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pelo DAD.
.../
/...Res. 057/2007-CEP
fls. 21
§ 3º O aluno obriga-se a:
I -
cumprir as disposições deste regulamento e das normas de procedimento do TCC;
II -
elaborar o projeto do TCC, com a orientação de um professor, conforme as normas
estabelecidas, executando-o, uma vez aprovado. As modificações necessárias no
decurso da execução do trabalho deverão ser justificadas no relatório final;
III - comparecer às reuniões semanais
programadas pelo professor-orientador conforme o seu calendário de atividades,
bem como aos encontros quando convocados pela Comissão Coordenadora;
IV -
assumir o compromisso de absoluto sigilo acerca das atividades e informações
obtidas junto às organizações concedentes para a realização do TCC, divulgando
nomes e situações somente quando autorizado;
V -
outros cometimentos correlatos e/ou supervenientes que decorram de decisões do
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), do colegiado de curso ou do
DAD.
Art.
9º Para o desempenho dos encargos da Comissão Coordenadora do TCC
deverá haver a atribuição mínima de carga horária equivalente a 4 horas/aula
para cada membro.
Capítulo II
Da Implementação
Art. 10. O aluno realizará o
trabalho ao matricular-se na última série do Curso de Graduação em Administração.
Art. 11. O aluno deverá contar, para a
realização do seu trabalho, com a orientação de professor designado para tal
fim.
Art.
TÍTULO III
DA REALIZAÇÃO
Capítulo I
Da Forma
Art.
I - monografias;
II - projetos
de iniciação científica;
III - projetos
de atividades centradas em determinada área teórico-prática ou de formação
profissional do curso.
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls. 22
§ 1º Em sua essência, o TCC
na fase de execução poderá assumir quatro formas características:
I - o
trabalho na organização, estudando-a como tal;
II - o
trabalho em organização em que o aluno centrará seu estudo em aspecto
específico dessa organização;
III -
estudo específico, abordando um tema da Administração;
IV -
estudo tendo por objeto a Administração, transformado em iniciação científica
com orientação específica de professor designado pelo DAD, obedecidas às normas
aplicáveis aos programas de iniciação científica da UEM.
§ 2º Em sua forma, a execução do TCC
deverá obedecer à proposta e cronograma estabelecidos no Plano de Trabalho,
dentro das seguintes etapas:
I - acompanhamento - aprovado o Plano de Trabalho, a execução do
mesmo dar-se-á por meio da orientação na Comissão Coordenadora do TCC e nas
reuniões periódicas com a Comissão Coordenadora, em que o aluno poderá negociar
com o professor-orientador mudanças em seu plano;
II - elaboração do relatório final em
conformidade com as normas de procedimento;
III -
a defesa pública do relatório final que marca o término dessa atividade
acadêmica.
§ 3º Fica preservado o
direito ao aluno e ao professor de solicitarem a mudança de orientação à
Comissão Coordenadora mediante justificativa formalizada.
Capítulo II
Da Avaliação
Art. 14. O aluno matriculado
regularmente e inscrito no TCC será avaliado em duas oportunidades, em
adequação ao disposto no Artigo 13, obedecido ao que segue:
I - na
primeira oportunidade, o aluno será avaliado tendo-se por base o projeto com a
fundamentação teórica, a metodologia e a referência bibliográfica, conforme o
cronograma do plano. Nessa fase, a nota será atribuída pelo professor-orientador
ou, excepcionalmente, pelo coordenador geral;
II – a segunda nota periódica, será
o resultado da avaliação do relatório final ou da monografia e da defesa pública
e tiver cumprido o cronograma estabelecido no Plano de Trabalho e apresentar a
concordância formal do professor-orientador para sua defesa, sendo que:
a) a nota será atribuída por uma Banca
Examinadora constituída de, no mínimo, 2 professores, tendo como presidente o
professor-orientador;
b) a Banca Examinadora poderá ser constituída
por professores do DAD e outros departamentos da UEM;
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls. 23
c) no caso em que o professor-orientador não
autorize a submissão do TCC para avaliação da Banca Examinadora, o aluno poderá
requerer composição de banca à Comissão Coordenadora;
d) a Banca Examinadora de que trata a alínea
anterior será constituída de 3 professores designados pelo DAD, excluindo-se o
professor-orientador.
§ 1º As notas periódicas de verificação
da aprendizagem obedecerão ao contido nos critérios de avaliação da disciplina
aprovados pelo departamento e colegiado de curso.
§ 2º Não haverá Avaliação Final.
Art.
Parágrafo único. Não haverá segunda
convocação, salvo força maior, devidamente justificada em solicitação
encaminhada no prazo de 24 horas antes da escala estabelecida ao aluno e aceita
pelo DAD.
Art. 16. O Relatório Final ou a Monografia
deverá ser entregue na Secretaria do DAD na data estabelecida no calendário de
atividades, mediante os seguintes procedimentos:
I -
para avaliação perante a Banca Examinadora, o aluno providenciará a entrega de 2
vias impressas do Relatório Final ou da Monografia na Secretaria do DAD, com
anuência do professor-orientador e 1 disquete ou CD-Rom contendo o arquivo do resumo
e o arquivo do Relatório Final ou da Monografia, na sua íntegra;
II - após a avaliação perante a Banca Examinadora
e com as correções que forem determinadas, o aluno providenciará a entrega, no
prazo de 7 dias, de 1 via em meio digital contendo o arquivo do Resumo e o
arquivo das alterações recomendadas no Relatório Final ou na Monografia, na sua
íntegra e de 1 via impressa do Relatório Final ou da Monografia à Secretaria do
DAD e (opcional) 1 via à empresa ou à instituição que propiciou a realização do
trabalho, assinada pelo coordenador geral do TCC.
Art.
§ 1º Nos casos de freqüência inferior a
75%, é vedado ao aluno a apresentação do trabalho perante a Banca Examinadora.
§ 2º Nos casos em que o aluno
não obtenha a nota mínima para aprovação, as características
didático-pedagógicas do componente curricular TCC não permitem a sua
reapresentação perante a Banca Examinadora, a realização de Avaliação Final e a
possibilidade de cursá-lo em regime de dependência.
.../
/...Res. 057/2007-CEP fls. 24
Art. 18. Os casos especiais ou
omissos serão resolvidos pelo DAD e pelo Colegiado do Curso de Graduação em Administração
ouvidos a Comissão Coordenadora do TCC e o professor-orientador.