R E S O L U Ç Ã O    092/2007-CEP

 

 

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 19/9/2007.

 

 

Isac Ferreira Lopes,

Secretário.

 

Aprovar alterações no projeto pedagógico do PAN.

 

 

Considerando o conteúdo das fls. 712 a 744 e 749 a 756 do Processo no 1.541/2002 – volume 3;

considerando o disposto nas Resoluções nos 221/2002-CEP, 251/2002-CEP, 208/2003-CEP, 198/2006-CEP e 199/2006-CEP;

considerando o disposto no Parecer nº 037/2007-CPG,

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art. 1º  Aprovar as alterações no projeto pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas (PAN), conforme segue:

I – alteração do número de créditos da disciplina Epidemiologia Aplicada às Análises Clínicas de 3 créditos (1 prático e 2 teóricos) para 3 créditos teóricos;

II – redepartamentalização da disciplina Bioestatística do Departamento de Análises Clínicas para o Departamento de Estatística;

III – alteração das ementas das disciplinas abaixo relacionadas:

A Resistência Microbiana: modelo estreptococos

Ementa: Disseminação da resistência bacteriana aos antimicrobianos usando como modelo o gênero Streptococcus, discutindo características fenotípicas e moleculares de cocos Gram-positivos relacionadas a alterações celulares destes microrganismos.

Antígenos de Histocompatibilidade HLA

Ementa: Papel biológico dos antígenos HLA, ressaltando seus genes, produtos gênicos e aplicações clínicas no conhecimento de diversos processos patológicos de interesse humano: doenças infecciosas, doenças crônicas e transplantes de órgãos e medula óssea.

 

.../

 

 

 

/... Res. 092/2007-CEP

fls. 02

 

Avanços no Diagnóstico, Tratamento e Monitorização de Doenças Hematológicas

Ementa: Metodologias laboratoriais importantes no diagnóstico e monitorização de doenças hematológicas tendo como base a citoimunogenética clássica e molecular.

Biologia de Tripanosomatídeos

Ementa: Parâmetros envolvidos na caracterização biológica de tripanosomatídeos e de fatores que interferem na interação parasito-hospedeiro com base em modelos experimentais para Trypanosoma cruzi e de Leishmania.

Citocinas em Processos Imunopatológicos e suas Aplicações

Ementa: Citocinas e suas aplicações no diagnóstico, monitoramento e tratamento de diversos processos imunopatológicos de interesse humano: doenças infecciosas, doenças crônicas, alergias e agravos relacionados à rejeição de transplantes de órgãos e medula óssea.

Citologia Cérvico-Vaginal Associada com Doenças Sexualmente Transmissíveis

Ementa: Correlação entre os aspectos citopatológicos cervicais e o agente biológico determinante de infecções vaginais em doenças sexualmente transmissíveis para o aprimoramento do diagnóstico laboratorial.

Diagnóstico de Doenças Relacionadas ao Metabolismo da Glicose

Ementa: Sistema da glicorregulação, fisiopatogenia do Diabetes mellitus e outras doenças relacionadas com enfoque em métodos diagnósticos.

Epidemiologia de Doenças Bacterianas e Virais

Ementa: Análise crítica sobre o impacto na saúde pública, diagnóstico, tratamento, medidas de controle e de biossegurança de doenças causadas por bactérias e vírus, usando como modelo de estudo tuberculose, hanseníase, hepatites e AIDS.

Fatores de Virulência de Enterobactérias

Ementa: Principais mecanismos de patogenicidade bacteriana e caracterização de fatores de virulência em Enterobactérias aprofundando conhecimentos sobre a interação parasita hospedeiro.

Fatores de Virulência de Fungos

Ementa: Virulência de fungos e de mecanismos que predispõem às micoses humanas, visando aprimorar os recursos para diagnóstico laboratorial destes agentes e estabelecer medidas quanto à profilaxia e tratamento das micoses.

 

 

.../

 

 

/... Res. 092/2007-CEP

fls. 03

 

Fisiologia do Sistema Imunitário

Ementa: Tópicos atuais sobre o funcionamento das células e tecidos do sistema imunitário humano, dos seus princípios fundamentais, dos tipos e das propriedades da resposta imune como base de estudo em processos específicos, relacionados a doenças infecciosas.

Fisiopatogenia e Terapêutica Experimental da Paracoccidioidomicose

Ementa: Mecanismos envolvidos na fisiopatogênese da Paracoccidioidomicose enfatizando a imunopatologia da infecção. Desenvolvimento de visão crítica sobre o tratamento utilizando modelos experimentais in vivo e in vitro.

Fundamentos para Utilização de Animais de Laboratório em Pesquisa

Ementa: Condutas técnicas e éticas necessárias para a utilização, manutenção e manejo das principais espécies de vertebrados utilizadas em experimentação animal em laboratório.

Genética Clínica

Ementa: Métodos de estudo sobre o genoma humano com ênfase no mapeamento genético, métodos de identificação de genes e polimorfismo genético em populações humanas.

Imunologia e Imunodiagnóstico de Doenças Infecciosas

Ementa: Mecanismos imunológicos envolvidos na proteção e na patogenia de doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários e de métodos laboratoriais avançados para o imunodiagnóstico destas doenças.

Mediadores Químicos da Inflamação

Ementa: Efeitos de mediadores químicos, lipídicos e citocinas envolvidos na gênese e manutenção de processos inflamatórios e de reparação durante a construção da resposta do hospedeiro em doenças infecciosas.

Metodologia Aplicada ao Estudo da Célula Microbiana

Ementa: Discussão e aplicação de técnicas de extração, purificação, caracterização e visualização por meio de microscopia óptica e eletrônica de macromoléculas como métodos experimentais no estudo da célula microbiana.

Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada as Análises Clínicas

Ementa: Métodos, técnicas de pesquisa e suas aplicações práticas na área das análises clínicas, destacando os vários requisitos que moldam a pesquisa científica quanto à ética, rigor, precisão, validade e disseminação.

 

.../

 

 

 

/... Res. 092/2007-CEP

fls. 04

 

Seminários Avançados

Ementa: Seminários abordando tópicos de assuntos gerais de atualização em área afins ou temas filosóficos para discussão e formação de senso crítico científico com vistas a proporcionar ao pós-graduando a oportunidade de familiarização com a concepção, desenvolvimento e apresentação de idéias científicas.

Técnicas de Biologia Celular na Relação Fungo/Hospedeiro

Ementa: Aplicação de conceitos e metodologias da biologia celular para o estudo da interação entre fungos patogênicos e células hospedeiras enfocando os rearranjos do citoesqueleto.

Técnicas de Citologia e Histologia no Estudo e Diagnóstico de Doenças Infecciosas

Ementa: Metodologias disponíveis para o estudo de células e tecidos e sua aplicação como suporte para a localização e identificação de microorganismos, para o estudo histopatológico de tecidos e como ferramenta para o diagnóstico e elucidação de mecanismos envolvidos em doenças infecciosas.

Técnicas Moleculares para Estudo de Doenças Infecciosas

Ementa: Enfoque teórico e aplicado de técnicas moleculares utilizadas para o estudo da epidemiologia e do diagnóstico de doenças infecciosas utilizando como modelo a doença de Chagas, as leishmanioses e a tuberculose.

Testes de Sensibilidade aos Agentes Antimicrobianos em Bactérias

Ementa: Farmacocinética e farmacodinâmica aplicadas aos agentes antibacterianos, com análise e interpretação de testes de sensibilidade aos agentes antimicrobianos para bactérias de acordo com as normas do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI - antigo NCCLS) destacando o controle das infecções hospitalares.

Tópicos em Análises Clínicas

Ementa: Atualização sobre diversos temas relevantes para o aprofundamento e complementação da formação de pós-graduandos com vistas à pesquisa e docência.

Toxinas Produzidas por Fungos

Ementa: Efeitos tóxicos das micotoxinas no homem, os principais fungos toxigênicos e os avanços nos métodos analíticos para caracterização das micotoxinas e micotoxicoses.

Vetores e Meio Ambiente

Ementa: Reflexão sobre as ações desencadeadas pelo homem e seus efeitos na recrudescência de doenças transmitidas por vetores.

 

.../

 

 

/... Res. 092/2007-CEP

fls. 05

 

Vigilância em Saúde

Ementa: Vigilância em saúde: uma ferramenta a ser aprimorada na área de análises clínicas visando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a execução de atividades relacionadas.

Zoonoses: Aspectos Clínicos e Ambientais

Ementa: Aspectos clínicos e de diagnóstico de zoonoses, enfatizando fatores ambientais bióticos e abióticos responsáveis pelo seu controle, transmissão, emergência e reemergência.

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 29 de agosto de 2007.

 

 

 

Décio Sperandio,

Reitor.

 

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 26/9/2007. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)