R E S O L U Ç Ã O    137/2007-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 14/1/2008.

 

 

Isac Ferreira Lopes,

Secretário.

 

Aprovar o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Música, nas Habilitações: Licenciatura em Educação Musical, Bacharelado em Canto, Bacharelado em Regência Coral e Bacharelado em Instrumento e dar outras providênicas.

 

Considerando o conteúdo do Processo no 516/2002-PRO – volume 4;

considerando o disposto na Lei nº 9.394/96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

considerando o disposto na Resolução nº 02/2004-CNE/CES que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Música;

considerando o disposto na Resolução nº 01/2002-CNE/CP que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em Nível Superior;

considerando o disposto na Resolução nº 02/2002-CNE/CP que dispõe sobre a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica em nível superior;

considerando o disposto na Resolução nº 08/2007-CNE/CES que dispõe sobre a duração e carga horária mínima dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial;

considerando o disposto nas Resoluções nos 02/2007-CNE/CES e  03/2007-CNE/CES;

considerando o disposto na Resolução nº 028/2002-CEP que aprovou a criação e a implantação do Curso de Graduação em Música;

considerando o disposto no Decreto nº 46 de 31/1/2007, da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, que reconheceu o Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá;

considerando o disposto nas Resoluções nos 064/2001-CEP, 079/2004-CEP, 027/2005-CEP, 090/2005-CEP e 130/2005-CEP;

considerando o disposto no Parecer nº 066/2007-CGE,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º  Aprovar o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Música, nas Habilitações: Licenciatura em Educação Musical, Bacharelado em Canto, Bacharelado em Regência Coral e Bacharelado em Instrumento, os Regulamentos dos componentes Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso e o respectivo plano de implantação do currículo do curso, a vigorar a partir do ano letivo de 2008, conforme Anexos I a V, partes integrantes desta resolução.

.../

 

 

/... Res. 137/2007-CEP

fls. 2

 

 

 

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as Resoluções nos 114/2002-CEP, 044/2003-CEP, 023/2004-CEP, 120/2004-CEP, 171/2005-CEP e demais disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 28 de novembro de 2007.

 

 

 

Décio Sperandio,

Reitor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 21/1/2008. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 


 

/... Res. 137/2007-CEP

fls. 3

 

ANEXO I

 

MATRIZ CURRICULAR

Licenciatura e Bacharelado - todas as habilitações

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

1º S.

2º S.

TEÓR.

PRAT.

TEÓR./PRÁT.

TOTAL

 

 

 

 

DTP

História da Música I

2

-

-

2

 68

-

-

DLE

Metodologia da Produção de Textos

2

-

-

2

 68

-

-

DTP

Percepção Musical I

1

2

-

3

102

-

-

DTP

Prática de Conjunto I

-

3

-

3

102

-

-

DTP

Canto Coral I

-

3

-

3

102

-

-

DCM

Anatomia e Fisiologia para Músicos

1

1

-

2

 68

-

-

DTP

Contraponto

1

1

-

2

 68

-

-

 

 

 

DTP

História da Música II

2

-

-

2

 68

-

-

DFI

Acústica

1

1

-

2

-

34

-

DTP

Harmonia I

1

1

-

2

 68

-

-

DTP

Percepção Musical II

1

1

-

2

 68

-

-

DCS

Introdução à Filosofia e à Estética

2

-

-

2

 68

-

-

DTP

Canto Coral II

-

3

-

3

102

-

-

 

 

 

DTP

História da Música III

2

-

-

2

 68

-

-

DTP

Harmonia II

1

1

-

2

 68

-

-

DTP

Análise Musical I

1

1

-

2

 68

-

-

DFE

Metodologia da Pesquisa

2

-

-

2

 68

-

-

DTP

Etnomusicologia

2

-

-

2

 68

-

-

----

Disciplina Optativa/Eletiva I

-

-

-

2

 68

-

-

 

 

 

DTP

Análise Musical II

1

1

-

2

 68

-

-

DTP

História da Música no Brasil

3

-

-

3

102

-

-

DTP

Orientação para TCC

-

-

1

1

 34

-

-

DTP

Laboratório de Produção Sonora Digital

1

1

-

2

 68

-

-

----

Disciplina Optativa/Eletiva II

-

-

-

2

 68

-

-

 

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

LICENCIATURA E BACHARELADO - TODAS AS HABILITAÇÕES

 

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

4 ANOS

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

7 ANOS

 

.../

 

 


 

/... Res. 137/2007-CEP

fls. 4

 

MATRIZ CURRICULAR – CONTEÚDO ESPECÍFICO

habilitação: Licenciatura em Educação Musical

 

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

 

SEMANAL

ANUAL

1º S.

2º S.

 

TEÓR.

PRAT.

TEÓR./

PRÁT.

TOTAL

 

 

 

DTP

Instrumento Melódico I

Opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino

 

-

 

2

 

-

 

2

 

 68

-

-

 

DFE

Fundamentos da Educação

2

-

-

2

 68

-

-

 

DTP

Psicologia da Educação

4

-

-

4

-

-

68

 

DTP

Educação Musical I

2

-

-

2

 68

-

-

 

 

 

 

 

 

DTP

Educação Musical II

2

-

-

2

 68

-

-

 

DTP

Didática L

4

-

-

4

-

-

68

 

DTP

Políticas Públicas e Gestão Educacional

4

-

-

4

-

68

-

 

DTP

Introdução à Regência Coral

-

-

2

2

 68

-

-

 

DTP

Prática de Conjunto II

-

2

-

2

 68

-

-

 

DTP

Instrumento Melódico II

Opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino

-

2

-

2

 68

-

-

 

 

 

 

DTP

Educação Musical III

1

1

-

2

 68

-

-

 

DTP

Estágio Supervisionado I

2

3

3

8

272

-

-

 

DTP

Prática de Conjunto III

-

3

-

3

 102

-

-

 

DTP

Instrumento Harmônico I

Opções: Piano ou Violão

-

2

-

2

 68

-

-

 

 

 

DTP

Educação Musical IV

1

1

-

2

 68

-

-

 

DTP

Estágio Supervisionado II

2

3

3

8

272

-

-

 

DTP

Instrumento Harmônico II

Opções: Piano ou Violão

-

2

-

2

 68

-

-

 

 

 

DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

MÍNIMO

MÁXIMO

3.360 h/a

4.032 h/a

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

DISCIPLINAS DE CONTEÚDOS BÁSICOS

1.734 h/a

DISCIPLINAS DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

1.564 h/a

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

240 h/a

TOTAL

3.572 h/a

 

 

.../


 

/... Res. 137/2007-CEP

fls. 5

 

MATRIZ CURRICULAR - CONTEÚDO ESPECÍFICO

habilitação: Bacharelado em Instrumento

 

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

 

SEMANAL

ANUAL

1º S.

2º S.

 

TEÓR.

PRAT.

TEÓR./

PRÁT.

TOTAL

 

DTP

Instrumento I

Opções: Piano, Violão, Violino, Flauta Transversal

 

-

 

3

 

-

 

3

 

102

-

-

 

 

 

DTP

Instrumento II

Opções: Piano, Violão, Violino, Flauta Transversal

 

-

 

3

 

-

 

3

 

102

 

-

-

 

DTP

Teoria e Prática da Performance

1

2

-

3

102

-

-

 

DTP

Técnicas de Leitura à Primeira Vista

-

2

-

2

 68

-

-

 

 

 

DTP

Metodologia do Ensino Musical

2

1

-

3

102

-

-

 

DTP

Instrumento III

Opções: Piano, Violão, Violino, Flauta Transversal

 

-

 

3

 

-

 

3

 

102

 

-

-

 

DTP

Música de Câmara I

1

1

-

2

 68

-

-

 

 

 

DTP

Instrumento IV

Opções: Piano, Violão, Violino, Flauta Transversal

 

-

 

3

 

-

 

3

 

102

 

-

-

 

DTP

Música de Câmara II

1

1

-

2

 68

-

-

 

 

 

DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

MÍNIMO

MÁXIMO

2880 h/a

3.456 h/a

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

DISCIPLINAS DE CONTEÚDOS BÁSICOS

1.734 h/a

DISCIPLINAS DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

816 h/a

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

384 h/a

TOTAL

2.934 h/a

 

.../

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

/... Res. 137/2007-CEP

fls. 6

 

MATRIZ CURRICULAR - CONTEÚDO ESPECÍFICO

habilitação: Bacharelado em Canto

 

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

 

SEMANAL

ANUAL

1º S.

2º S.

 

TEÓR.

PRAT.

TEÓR./

PRÁT.

TOTAL

 

DTP

Canto I

-

3

-

3

102

-

-

 

DTP

Dicção Lírica I

1

1

-

2

 68

-

-

 

 

 

 

DTP

Canto II

-

3

-

3

102

-

-

 

DTP

Dicção Lírica II

1

1

-

2

 68

-

-

 

DTP

Teoria e Prática da Performance

1

2

-

3

102

-

-

 

DTP

Prosódia Musical

2

-

-

2

-

-

34

 

DTP

Técnicas de Leitura à Primeira Vista

-

2

-

2

 68

-

-

 

 

DTP

Metodologia do Ensino Musical

2

1

-

3

102

-

-

 

DTP

Canto III

-

3

-

3

102

-

-

 

DTP

Música de Câmara I

1

1

-

2

 68

-

-

 

 

DTP

Canto IV

-

3

-

3

102

-

-

 

DTP

Música de Câmara II

1

1

-

2

 68

-

-

 

 

DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

MÍNIMO

MÁXIMO

2880 h/a

3.456 h/a

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

DISCIPLINAS DE CONTEÚDOS BÁSICOS

1.734 h/a

DISCIPLINAS DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

986 h/a

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

384 h/a

TOTAL

3.104 h/a

 

 

.../

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

/... Res. 137/2007-CEP

fls. 7

 

 

MATRIZ CURRICULAR - CONTEÚDO ESPECÍFICO

habilitação: Bacharelado em Regência Coral

 

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

 

SEMANAL

ANUAL

1º S.

2º S.

 

TEÓR.

PRAT.

TEÓR./

PRÁT.

TOTAL

 

 

DTP

Piano Complementar I

-

2

-

2

68

-

-

 

DTP

Regência Coral I

1

1

-

2

68

-

-

 

DTP

Laboratório Coral I

-

-

2

2

68

-

-

 

DTP

Dicção Lírica I

1

1

-

2

68

-

-

 

 

 

 

DTP

Regência Coral II

1

1

-

2

68

-

-

 

DTP

Prosódia Musical

2

-

-

2

-

-

34

 

DTP

Piano Complementar II

-

2

-

2

68

-

-

 

DTP

Laboratório Coral II

-

-

2

2

68

-

-

 

DTP

Técnicas de Leitura à Primeira Vista

-

2

-

2

68

-

-

 

DTP

Dicção Lírica II

1

1

-

2

68

-

-

 

 

DTP

Regência Coral III

1

1

-

2

68

-

-

 

DTP

Metodologia do Ensino Musical

2

1

-

3

102

-

-

 

DTP

Laboratório Coral III

-

-

2

2

68

-

-

 

 

DTP

Regência Coral IV

1

2

-

3

102

-

-

 

DTP

Laboratório Coral IV

-

-

2

2

68

-

-

 

 

DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

MÍNIMO

MÁXIMO

2880 h/a

3.456 h/a

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

HORAS

DISCIPLINAS DE CONTEÚDOS BÁSICOS

1.734 h/a

DISCIPLINAS DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

1.054 h/a

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

384 h/a

TOTAL

3.172 h/a

 

 

.../

 

 

 

 

 

 

 

 


 

/... Res. 137/2007-CEP

fls. 8

 

 

 

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS/ELETIVAS I e II

 

O aluno deve cursar obrigatoriamente 136 horas/aula dentre as disciplinas oferecidas em qualquer uma das habilitações que não esteja em sua matriz curricular obrigatória, bem como disciplinas oferecidas em qualquer um dos departamentos da UEM desde de que tenha relevância para sua formação e aval do coordenador do curso. Na escolha das disciplinas Optativa/Eletiva I e II deve-se observar as seguintes possibilidades de combinação de cargas horárias das disciplinas optadas: 68h/a+68h/a, 102h/a+102h/a,  34h/a+102h/a, 102h/a+34h/a, 68h/a+102h/a ou 102h/a+68h/a. A efetiva matrícula do aluno na disciplina estará condicionada à disponibilidade de horários e vagas e ainda à aprovação do coordenador do curso. Desta forma, a lista de disciplinas do Curso de Graduação em Música disponíveis como disciplinas Optativas são:

 

 

Habilitação Licenciatura em Educação Musical

 

 

- Prosódia Musical, 34h/a

- Piano Complementar I, 68h/a

- Regência Coral I, 68h/a

- Laboratório Coral I, 68h/a

- Dicção Lírica I, 68h/a

- Piano Complementar II, 68h/a

- Técnicas de Leitura à Primeira Vista, 68h/a

- Regência Coral II, 68h/a

- Laboratório Coral II, 68h/a

- Dicção Lírica II, 68h/a

- Regência Coral III, 68h/a

- Laboratório Coral III, 68h/a

- Música de Câmara I, 68h/a

- Laboratório Coral IV, 68h/a

- Música de Câmara II, 68h/a

- Canto I, 102h/a

- Instrumento I, 102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)

- Canto II, 102h/a

- Teoria e Prática da Performance, 102h/a

- Instrumento II, 102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)

- Metodologia do Ensino Musical, 102h/a

- Canto III, 102h/a

 

.../

 

/... Res. 137/2007-CEP

fls. 9

 

 

- Instrumento III, 102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)

- Regência Coral IV, 102h/a

- Canto IV, 102h/a

- Instrumento IV, 102h/a (opções: Flauta Transversal , Piano, Violão, Violino)

 

 

Habilitação Bacharelado em Instrumento

 

- Prosódia Musical, 34h/a

- Instrumento Melódico I 68h/a (opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)

- Fundamentos da Educação, 68h/a

- Psicologia da Educação, 68h/a

- Educação Musical I, 68h/a

- Piano Complementar I, 68h/a

- Regência Coral I, 68h/a

- Laboratório Coral I, 68h/a

- Dicção Lírica I, 68h/a

- Introdução à Regência Coral, 68h/a

- Prática de Conjunto II, 68h/a

- Instrumento Melódico II, 68h/a (opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)

- Didática L, 68h/a

- Políticas Públicas e Gestão Educacional, 68h/a

- Educação Musical II, 68h/a

- Piano Complementar II, 68h/a

- Regência Coral II, 68h/a

- Laboratório Coral II, 68h/a

- Dicção Lírica II, 68h/a

- Instrumento Harmônico I, 68h/a (opções: Piano, Violão)

- Prática de Conjunto III, 102h/a

- Educação Musical III, 68h/a

- Regência Coral III, 68h/a

- Laboratório Coral III, 68h/a

- Instrumento Harmônico II, 68h/a (opções: Piano, Violão)

- Educação Musical IV, 68h/a

- Laboratório Coral IV, 68 h/a

- Canto I, 102h/a

- Canto II, 102h/a

- Canto III, 102h/a

- Regência Coral IV, 102h/a

- Canto IV, 102h/a

 

 

.../

 

/... Res. 137/2007-CEP

fls. 10

 

Habilitação Bacharelado em Canto

 

- Instrumento Melódico I, 68h/a (opções: Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)

- Fundamentos da Educação, 68h/a

- Psicologia da Educação, 68h/a

- Educação Musical I, 68h/a

- Piano Complementar I, 68h/a

- Regência Coral I, 68h/a

- Laboratório Coral I, 68h/a

- Introdução à Regência Coral, 68h/a

- Prática de Conjunto II, 68h/a

- Instrumento Melódico II, 68h/a (opções: Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)

- Didática L, 68h/a

- Políticas Públicas e Gestão Educacional, 68h/a

- Educação Musical II, 68h/a

- Piano Complementar II, 68h/a

- Regência Coral II, 68h/a

- Laboratório Coral II, 68h/a

- Instrumento Harmônico I, 68h/a (opções: Piano, Violão)

- Prática de Conjunto III, 102h/a

- Educação Musical III, 68h/a

- Regência Coral III, 68h/a

- Laboratório Coral III, 68h/a

- Instrumento Harmônico II, 68h/a (opções: Piano, Violão)

- Educação Musical IV, 68h/a

- Laboratório Coral IV, 68h/a

- Instrumento I, 102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)

- Instrumento II, 102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)

- Instrumento III, 102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)

            - Regência Coral IV, 102h/a

- Instrumento IV, 102h/a (opções: Flauta Transversal , Piano, Violão, Violino)

 

 

Habilitação Bacharelado em Regência Coral

 

- Instrumento Melódico I, 68h/a (opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)

- Fundamentos da Educação, 68h/a

- Psicologia da Educação, 68h/a

- Educação Musical I, 68h/a

- Introdução à Regência Coral, 68h/a

- Prática de Conjunto II, 68h/a

 

.../

 

/... Res. 137/2007-CEP

fls. 11

 

 

- Instrumento Melódico II, 68h/a (opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)

- Didática L, 68h/a

- Políticas Públicas e Gestão Educacional, 68h/a

- Educação Musical II, 68h/a

- Instrumento Harmônico I, 68h/a (opções: Piano, Violão)

- Prática de Conjunto III, 102h/a

- Educação Musical III, 68h/a

- Música de Câmara I, 68h/a

- Instrumento Harmônico II, 68h/a (opções: Piano, Violão)

- Educação Musical IV, 68h/a

- Música de Câmara II, 68h/a

- Canto I, 102h/a

- Instrumento I, 102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)

- Canto II, 102h/a

- Teoria e Prática da Performance, 102h/a

- Instrumento II, 102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)

- Canto III, 102h/a

- Instrumento III, 102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)

- Canto IV, 102h/a

- Instrumento IV, 102h/a (opções: Flauta Transversal , Piano, Violão, Violino)

 

.../


 

/... Res. 137/2007-CEP

fls. 12

 

ANEXO II

 

DISCIPLINAS, EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO

 

 

Disciplina: Análise Musical I

Ementa: Análise sistemática de obras do repertório musical, procurando compreender os princípios de organização dos diversos materiais sonoros e estruturas formais de cada obra.

Objetivo(s): Estudar métodos de análise que melhor se aplicam a diferentes estilos, técnicas e formas musicais. Entender o processo de organização do material sonoro em diversos gêneros, estilos e épocas, visando fornecer subsídios para uma melhor compreensão da linguagem musical.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

Disciplina: Análise Musical II

Ementa: Análise sistemática de obras do repertório musical, procurando compreender os princípios de organização dos diversos materiais sonoros e estruturas formais de cada obra.

Objetivo(s): Estudar métodos de análise que melhor se aplicam a diferentes estilos, técnicas e formas musicais. Entender o processo de organização do material sonoro em diversos gêneros, estilos e épocas, visando fornecer subsídios para uma melhor compreensão da linguagem musical.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

Disciplina: Contraponto

Ementa: Os elementos básicos e as regras utilizadas na composição de música com textura contrapontística. Desenvolvimento da técnica de escrita do Contraponto modal e tonal.

Objetivo(s): Proporcionar a compreensão dos aspectos estruturais da composição contrapontística, fornecendo conhecimentos necessários à análise, criação e interpretação musical.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

Disciplina: Harmonia I

Ementa: Os elementos básicos da harmonia tonal. Prática da técnica de formação e encadeamento de acordes.

Objetivo(s): Compreender as principais regras que envolvem a linguagem da harmonia tonal, visando facilitar a análise, criação e interpretação de obras musicais.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

 

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Disciplina: Harmonia II

Ementa: Os elementos avançados da harmonia tonal. Estruturas harmônicas do período moderno. Prática da escrita de acordes utilizando a harmonia tonal e outros sistemas referentes à musica moderna.

Objetivo(s): Compreender as principais regras que envolvem a linguagem avançada da harmonia tonal, além das estruturas básicas utilizadas na música moderna. O curso visa fornecer conhecimentos necessários à análise, criação e interpretação musical.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: TÉCNICAS DE LEITURA À PRIMEIRA VISTA

Ementa: A prática de leitura musical envolvendo a percepção rítmica, melódica, harmônica e contrapontística. O estudo ordenado e progressivo de exercícios para leitura musical de partituras escritas para cada instrumento específico. Introdução ao estudo e a prática da leitura à primeira vista.

Objetivo(s): Desenvolver o domínio da leitura à primeira vista. Desenvolver a leitura horizontal e vertical. Desenvolver as habilidades para execução e interpretação à primeira vista do repertório solista e de câmara. Aplicar técnicas de análise de agógica, estilo e sonoridade. Desenvolver elementos básicos da memória, leitura e sincronização.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: REGÊNCIA CORAL I

Ementa: Técnicas básicas de Regência Coral aplicadas a um repertório musical diversificado.

Objetivo(s): Iniciar os procedimentos técnicos básicos da Regência Coral. Introduzir os diferentes estilos musicais corais. Introduzir a técnica vocal básica aplicada ao trabalho coral.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: REGÊNCIA CORAL II

Ementa: Técnicas de Regência Coral aplicadas a um repertório coral diversificado com ênfase no estudo do repertório medieval e renascentista. 

Objetivo(s): Desenvolver o domínio técnico da Regência Coral com ênfase nas técnicas de regência para o repertório medieval e renascentista. Estudar obras polifônicas simples.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: REGÊNCIA CORAL III

Ementa: Técnicas de Regência Coral aplicadas a um repertório coral polifônico de vários períodos.

Objetivo(s): Desenvolver o domínio técnico da Regência Coral com ênfase no estudo do repertório coral polifônico abordando os diferentes estilos musicais e formações corais.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

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DISCIPLINA: REGÊNCIA CORAL IV

Ementa: Técnicas de Regência Coral aplicadas a um repertório coral diversificado com ênfase no estudo do repertório coral do Século XX.

Objetivo(s): Desenvolver o domínio técnico da Regência Coral com especial ênfase no estudo do repertório coral do Século XX. Abordar técnicas de regência para obras que utilizam notação a-métrica; abordar obras corais de escrita textural e de escrita total ou parcialmente não determinadas. Abordar formas de escolha e organização do repertório musical.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: História da Música I

Ementa: História da Música da Pré-História ao Renascimento.

Objetivo(s): Conhecer os diferentes caminhos tomados pela música desde o período Paleolítico até a Renascença Tardia. Desenvolver o reconhecimento auditivo e teórico das características peculiares de cada época.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: História da música iI

Ementa: História da Música da Renascença Tardia até o Romantismo.

Objetivo(s): Conhecer os diferentes caminhos tomados pela música desde o final da renascença até período romântico. Desenvolver o reconhecimento auditivo e teórico das características peculiares de cada época e abordar o entendimento histórico do surgimento, manutenção e dissolução do sistema tonal.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: história da música III

Ementa: História da Música no Século XX e início do Século XXI.

Objetivo(s): Conhecer os diferentes caminhos tomados pela música durante o Século XX, bem como suas perspectivas e direções no Século XXI. Estimular o conhecimento técnico-musical sobre as diferentes abordagens composicionais da música do Século XX.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: História da Música no Brasil

Ementa: História da música brasileira abrangendo do período colonial às últimas tendências dos Séculos XX e XXI. Aspectos sociológicos da vida musical. Raízes e apogeu do movimento nacionalista. Correntes contemporâneas.

Objetivo(s): Proporcionar entendimento a respeito da música brasileira no ponto de vista histórico. Permitir o acesso à obra de compositores nacionais por meio de uma leitura do contexto histórico, socioeconômico e estético.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

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DISCIPLINA: percepção musical i

Ementa: Teoria geral da música e treinamento auditivo: leitura e escrita da linguagem musical por meio de solfejos e ditados diversos; apreciação de obras em variados estilos históricos e técnicos.

Objetivo(s): Consolidar os conhecimentos prévios do aluno quanto aos parâmetros sonoros e musicais e teoria geral da música. Desenvolver as habilidades de percepção, execução e notação de padrões musicais, em aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos, visando fundamentar a execução instrumental/vocal. Proporcionar o reconhecimento perceptual de diferentes estilos musicais tanto históricos quanto técnicos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: percepção musical II

Ementa: Treinamento auditivo: leitura e escrita da linguagem musical por meio de solfejos e ditados diversos; apreciação de obras em variados estilos históricos e técnicos.

Objetivo(s): Desenvolver as habilidades de percepção, execução e notação de padrões musicais, em aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos, visando fundamentar a execução instrumental/vocal. Proporcionar o reconhecimento perceptual de diferentes estilos musicais tanto históricos quanto técnicos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: prosódia musical

Ementa: A prosódia musical e a prosódia literária. A métrica e o ritmo na música e na lingüística. Estudos sobre a conservação dos acentos tônicos, relacionada com os acentos métricos e expressivos do texto. Análise prosódica de canções em português.

Objetivo(s): Entender as combinações das formas e sílabas poéticas do texto literário com aspectos rítmicos, melódicos e agógicos da música. Compreender os aspectos relacionais entre significação do texto e figuras de retórica musical codificadas nos tratados da renascença e barroco e suas implicações na música dos séculos posteriores.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: INSTRUMENTO HARMÔNICO I – PIANO OU VIOLÃO

Ementa: Aspectos técnicos básicos e de leitura no instrumento. Introdução na execução das escalas e arpejos, como também na leitura de cifras e inversões de acordes. Leitura à primeira vista.

Objetivo(s): Introduzir e desenvolver estudos relativos à execução como: técnica, leitura e criação, além do desenvolvimento auditivo. Propiciar ao aluno o conhecimento e possibilidades de execução do repertório erudito e popular.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

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DISCIPLINA: INSTRUMENTO HARMÔNICO II – PIANO OU VIOLÃO

Ementa: Aspectos técnicos e interpretativos relacionados ao estilo de cada repertório. Estudos progressivos de escalas e arpejos, leitura de cifras e inversões de acordes. Leitura à primeira vista. Execução em conjunto.

Objetivo(s): Desenvolver estudos relativos à execução como: técnica, leitura e criação, além do desenvolvimento auditivo. Propiciar ao aluno o conhecimento e possibilidades de execução do repertório erudito e popular.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À REGÊNCIA CORAL

Ementa: Técnicas básicas de regência coral aplicadas a um repertório musical diversificado com ênfase no repertório para coro infantil e infanto-juvenil.

Objetivo(s): Iniciar os procedimentos técnicos básicos da regência coral. Introduzir os diferentes estilos musicais corais. Introduzir a técnica vocal básica aplicada ao trabalho coral. Identificar o papel de educador do regente no ambiente coral brasileiro.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: LABORATÓRIO CORAL I

Ementa: Aplicação prática das técnicas de regência coral. Repertório coral diversificado.

Objetivo(s): Propiciar a prática da regência frente ao coro laboratório. Aplicar de modo prático as técnicas de regência. Desenvolver a liderança e treinamento em dinâmica de ensaio. Exercer a capacidade interpretativa musical. Estudar um repertório coral diversificado.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: LABORATÓRIO CORAL II

Ementa: Aplicação prática das técnicas de regência coral. Repertório coral Medieval e Renascentista.

Objetivo(s): Propiciar a prática da regência frente ao coro laboratório. Aplicar de modo prático as técnicas de regência voltadas ao repertório coral medieval e renascentista. Treinar dinâmica de ensaio.  Exercer a capacidade interpretativa musical.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: LABORATÓRIO CORAL III

Ementa: Aplicação prática das técnicas de regência coral. Repertório coral polifônico de vários períodos.

Objetivo(s): Propiciar a prática da regência frente ao coro laboratório. Aplicar de modo prático as técnicas de regência voltadas ao repertório coral polifônico de vários períodos. Desenvolver a liderança e treinamento em dinâmica de ensaio. Exercer a capacidade interpretativa musical.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

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DISCIPLINA: LABORATÓRIO CORAL IV

Ementa: Aplicação prática das técnicas de regência coral. Repertório coral do Século XX.

Objetivo(s): Propiciar a prática da regência frente ao coro laboratório. Aplicar de modo prático as técnicas de regência voltadas a um repertório diversificado com ênfase no repertório coral do Século XX. Desenvolver a liderança e treinamento em dinâmica de ensaio. Exercer a capacidade interpretativa musical.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: Educação musical I

Ementa: Introdução à delimitação epistemológica da área de educação musical. Funções sociais da música. Função político pedagógica do educador musical. Música na educação infantil e ensino fundamental.

Objetivo(s): Fornecer subsídios para o entendimento das especificidades da educação musical e do educador musical, bem como da intersecção da área com seus respectivos campos do conhecimento: Educação, Musicologia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia e História. Conhecer e discutir as intervenções e pesquisas atuais em educação musical na educação infantil e ensino fundamental. Oportunizar aos alunos observações de aulas de Arte, preferencialmente música, na educação infantil e ensino fundamental e em espaços extra-escolares.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: Educação musical II

Ementa: Educação musical no ensino médio. A análise e a projeção das correntes pedagógico-musicais. Orientação didática, teórica e prática de vivências musicais que conduzam ao como ensinar a aprender música.

Objetivo(s): Promover conhecimento da educação musical no ensino médio a partir de observações de aulas de Arte, preferencialmente música. Estudo de pesquisas recentes e análise de intervenções pedagógico-musicais desenvolvidas no ensino médio. Inserção introdutória do aluno no contexto de espaços educativos. Conhecer as diferentes correntes pedagógico-musicais da primeira e segunda metade do Século XX. Analisar diferentes correntes pedagógico-musicais, discutindo criticamente seu papel na realidade atual. Introduzir o aluno à prática pedagógica por meio de laboratório em sala de aula e/ou projetos de ensino em educação musical desenvolvido pelo docente da disciplina. 

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

 

 

 

 

 

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DISCIPLINA: Educação musical III

Ementa: Conteúdos específicos de música a serem trabalhados na educação musical e na educação básica. Orientações e desenvolvimento de materiais didáticos para educação musical. Projetos e programas curriculares de educação musical.

Objetivo(s): Trabalhar conteúdos específicos de educação musical que potencialmente poderão ser efetivados na educação básica, bem como a produção de material didático. Analisar projetos e programas curriculares de educação musical, enfatizando a relação entre as etapas e componentes do mesmo. 

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: Educação musical IV

Ementa: A educação musical na contemporaneidade. O papel do educador musical na sociedade atual. Diferentes espaços de atuação. A pesquisa em educação musical.

Objetivo(s): Relacionar os atuais meios de comunicação com a educação musical. Refletir sobre a atuação profissional do educador musical, contemplando o comprometimento do futuro professor de música na busca pessoal e profissional de seu papel como docente. Discutir sobre os diferentes espaços de atuação e as atuais demandas profissionais. Instigar o conhecimento de pesquisas recentes em educação musical, assim como seu desenvolvimento.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Ementa: Apreensão e interação da prática e sua relação com os processos de ensino. Processo de ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical nas respectivas faixas etárias e espaços em que os estagiários estiverem atuando. Planejamento, instrumentação e execução do Estágio Curricular Supervisionado.

Objetivo(s): Promover a compreensão conceitual dos distintos modos de estruturar a educação musical no sistema educacional brasileiro (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Favorecer etapas de observação, intervenção, análise e compreensão sobre o sistema educacional, a comunidade escolar, a escola, a sala de aula, a atividade acadêmica e a atividade de ensino. Desenvolver estágio supervisionado – projeto e prática pedagógica – em educação musical na educação básica e/ou ensino fundamental na disciplina Arte. Desenvolver a capacidade operacional do aluno em atividades que envolvam planejamento, execução e avaliação. Avaliar as condições de qualificação para acesso ao exercício profissional.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

 

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DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO iI

Ementa: Apreensão e interação da prática e sua relação com os processos de ensino. Processo de ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática docente musical nas respectivas faixas etárias e espaços em que os estagiários estiverem atuando. Planejamento, instrumentação e execução do Estágio Curricular Supervisionado.

Objetivo(s): Analisar a relação da atuação docente com os resultados práticos. Desenvolver estágio supervisionado - projeto e prática pedagógica - em educação musical. Favorecer análise e compreensão acerca do amplo espaço da educação musical na educação extra-escolar seja ela em instituições governamentais e/ou não-governamentais. Desenvolver a capacidade operacional do aluno em atividades que envolvam planejamento, execução e avaliação. Avaliar as condições de qualificação para acesso ao exercício profissional.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: CANTO I

Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do repertório da música instrumental brasileira.

Objetivo(s): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando o contexto estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: CANTO II

Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do repertório da música instrumental brasileira.

Objetivo(s): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando o contexto estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

 

 

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DISCIPLINA: CANTO III

Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do repertório da música instrumental brasileira.

Objetivo(s): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando o contexto estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: CANTO IV

Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do repertório da música instrumental brasileira.

Objetivo(s): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando o contexto estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: DICÇÃO LÍRICA I

Ementa: Dicção lírica para a voz cantada. Introdução ao alfabeto fonético internacional e aplicação à dicção das línguas: Latim, Portuguesa, Francesa, Italiana e Espanhola.

Objetivo(s): Decodificar e articular a partir dos sinais gráficos (fonemas) particulares a cada língua em estudo; transcrever foneticamente textos do repertório de canto.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: DICÇÃO LÍRICA II

Ementa: Dicção lírica para a voz cantada; aplicação nas línguas Inglesa e Alemã.

Objetivo(s): Decodificar e articular a partir dos sinais gráficos (fonemas) particulares a cada língua em estudo; transcrever foneticamente textos do repertório de canto.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

 

 

 

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DISCIPLINA: INSTRUMENTO MELÓDICO I (*)

* Opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino

Ementa: Aspectos técnicos elementares e de leitura no instrumento com instrução individual e coletiva.

Objetivo(s): Introduzir e desenvolver estudos práticos e teóricos de técnica, de  leitura, de execução e de criação no instrumento/canto.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: INSTRUMENTO MELÓDICO II (*)

* Opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino

Ementa: Aspectos técnicos elementares e de leitura no instrumento com instrução individual e coletiva.

Objetivo(s): Desenvolver estudos práticos e teóricos de técnica, de leitura, de execução e de criação no instrumento/canto.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: ANATOMIA E FISIOLOGIA PARA MÚSICOS

Ementa: Estudo da anatomia e fisiologia das estruturas envolvidas com a fonação e a motricidade do membro superior.

Objetivo(s): Compreender as bases anatômicas e fisiológicas envolvidas nos mecanismos da fonação e motricidade.

Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas

 

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA E À ESTÉTICA

Ementa: A importância da filosofia na sociedade contemporânea. Estudos dos conceitos estéticos nos diferentes períodos históricos. Análise da fenomenologia da obra de arte e das condições culturais da produção artística. Análise de obras artísticas como exercício da reflexão estética.

Objetivo(s): Estimular os alunos para a reflexão crítica dos conceitos filosóficos e estéticos, nas obras de arte e na música, considerando seu desenvolvimento histórico. Ampliar sua visão da filosofia e de sua importância na área artística.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

DISCIPLINA: INSTRUMENTO I  (*)

* Opções: Violino; Violão; Piano; Flauta Transversal.

Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de grupos e conjuntos vocais/instrumentais.

Objetivo(s): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando o contexto estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

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DISCIPLINA: INSTRUMENTO II  (*)

* Opções: Violino; Violão; Piano; Flauta Transversal.

Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de grupos e conjuntos vocais/instrumentais.

Objetivo(s): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando  o contexto  estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: INSTRUMENTO III  (*)

* Opções: Violino; Violão; Piano; Flauta Transversal.

Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de grupos e conjuntos vocais/instrumentais.

Objetivo(s): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando  o contexto  estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: INSTRUMENTO IV  (*)

* Opções: Violino; Violão; Piano; Flauta Transversal.

Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de grupos e conjuntos vocais/instrumentais.

Objetivo(s): Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música, observando  o contexto  estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: CANTO CORAL I

Ementa: Prática de leitura em conjunto, afinação em conjunto e equilíbrio dinâmico e timbrístico do grupo. Gêneros, estilos e formas corais.

Objetivo(s): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa, do equilíbrio dinâmico e do timbrístico.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

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DISCIPLINA: CANTO CORAL II

Ementa: Prática de leitura em conjunto, afinação em conjunto e equilíbrio dinâmico e timbrístico do grupo. Gêneros, estilos e formas corais.

Objetivo(s): Proporcionar  a prática de execução musical em conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa, do equilíbrio dinâmico e do timbrístico.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:  METODOLOGIA  DA PRODUÇÃO DE TEXTOS

Ementa: Teoria e prática de produção e leitura de textos nas diferentes modalidades discursivas. Regras e normas da ABNT para textos e trabalhos científicos.

Objetivo(s): Desenvolver a leitura ativa, analítica e crítica de textos; valorizar o planejamento e a produção de resumos, resenhas críticas e textos dissertativos argumentativos.

Departamentalização: Departamento de Letras

 

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo de variáveis que interferem no processo de desenvolvimento do psiquismo humano. Estudo de variáveis que interferem no processo de aprendizagem.

Objetivo(s): Proporcionar uma visão abrangente de educação a partir da leitura de pesquisas e de bibliografias específicas na área do desenvolvimento psicológico humano.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: políticas públicas E GESTÃO EDUCACIONAL

Ementa: Estudo das políticas e gestão educacional com ênfase nos planos educacionais para os sistemas escolares no Brasil Colônia, Império e República, para cada curso de licenciatura.

Objetivo(s): Subsidiar o futuro educador com conhecimentos teóricos e práticos referentes as políticas públicas educacionais e sua relação com o contexto sócio-político e econômico, bem como, sua gestão e organização escolar.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: ACÚSTICA

Ementa: Estudo dos fenômenos acústicos em suas relações com as atividades teóricas e práticas dos instrumentistas, cantores e ouvintes.

Objetivo(s): Construir um conhecimento interdisciplinar associando os fenômenos oscilatórios ao contexto maior que é a própria música. Recursos audiovisuais e a experimentação como suporte didático para o cumprimento da ementa e o programa do curso.

Departamentalização: Departamento de Física

 

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DISCIPLINA: ETNOMUSICOLOGIA

Ementa: As diversas correntes etnomusicológicas no estudo das manifestações musicais de diversas etnias, com ênfase à cultura popular brasileira.

Objetivo(s): Desenvolver estudos teóricos e práticos acerca da produção musical proveniente da cultura popular de diversas etnias. Discutir sobre as diferentes formas de produção da música étnica brasileira.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:  PRÁTICA DE CONJUNTO I

Ementa: Princípios de interpretação musical e elaboração de arranjos. Equilíbrio de sonoridade e timbre entre componentes de grupos instrumentais e vocais.

Objetivo(s): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Desenvolver princípios de liderança em grupos musicais diversos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE CONJUNTO II

Ementa: Metodologia de atuação em grupos musicais de diferentes faixas etárias e formação instrumental/vocal. Técnicas de interpretação em grupo. Equilíbrio de sonoridade e timbre entre grupos instrumentais e vocais. Prática musical fundamentada na criação, na apreciação e na execução musical.

Objetivo(s): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Elaborar arranjos em conjunto para grupos de diversas formações. Propiciar situações pedagógico/musicais entre os grupos de alunos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PRÁTICA DE CONJUNTO III

Ementa: Criação e execução de arranjos para grupos musicais de diferentes faixas etárias e formação instrumental/vocal. Técnicas de interpretação em grupo. Elaboração de propostas pedagógico musicais para grupos de diferentes formações. Equilíbrio de sonoridade e timbre entre grupos instrumentais e vocais. Prática musical fundamentada na criação, na apreciação e na execução musical.

Objetivo(s): Proporcionar a prática de execução musical em conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Elaborar arranjos em conjunto para grupos de diversas formações. Trabalhar noções básicas de flauta doce e sua aplicação para grupos na educação básica. Propiciar situações pedagógico/musicais entre os grupos de alunos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

 

 

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DISCIPLINA:  METODOLOGIA DO ENSINO MUSICAL

Ementa: O processo ensino-aprendizagem relativo ao exercício da prática musical no ensino instrumental/vocal.

Objetivo(s): Proporcionar a inter-relação da prática do fazer musical com as atividades de ensino musical instrumental/vocal.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: MÚSICA DE CÂMARA I

Ementa: Princípios interpretativos visando a prática do executante no gênero de música de câmara. Leitura a primeira vista de partituras e preparação de repertório para apresentações musicais.

Objetivo(s): Proporcionar a prática de execução musical em conjuntos diferenciados, objetivando o desenvolvimento da capacidade de desempenho camerístico. Desenvolvimento da percepção estética.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: MUSICA DE CÂMARA II

Ementa: Desenvolvimento da prática de execução camerística visando a apresentação de trabalhos musicais com parâmetros de qualidade sonora e técnica.

Objetivo(s): Proporcionar a prática de repertório camerístico em conjuntos variados. Proporcionar a atuação dos instrumentistas e cantores em atividades artísticas práticas.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA:  FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: Estudo das diferentes concepções de educação e sua conseqüente política educacional.

Objetivo(s): Analisar as funções assumidas pela educação e relacioná-las ao momento atual. Estudar as diferentes concepções de educação e a política educacional brasileira.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

DISCIPLINA:  METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa: Reconhecimento dos diferentes processos teóricos, metodológicos e formais para a elaboração e para a análise de projetos de pesquisa.

Objetivo(s): Fornecer subsídios para a produção de trabalhos científicos.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

 

 

 

 

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DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO SONORA DIGITAL

Ementa: Técnicas, procedimentos e sistemas da computação musical, da produção sonora digital e das músicas eletrônica e eletroacústica.

Objetivo(s): Estudar a operação básica de um estúdio de produção e de pós-produção sonora em um estúdio orientado para a criação de música eletroacústica. Inserir o aluno no campo das possibilidades tecnológicas da área musical e outras áreas afins. Desenvolver a capacidade criativa, observando os parâmetros estruturais, estéticos e históricos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: DIDÁTICA L

Ementa: As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação. Identificação e análise de estratégias de ensino, da natureza dos conteúdos e das formas de avaliação em consonância com as características do aluno.

Objetivo(s): Possibilitar o conhecimento e a análise crítica das diferentes formas de ensino-aprendizagem.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PIANO COMPLEMENTAR I

Ementa: Introdução ao estudo do piano como instrumento complementar, focando uma fluência no domínio do instrumento como recurso para os estudos teórico-musicais.

Objetivo(s): Desenvolver a técnica instrumental básica, a harmonização, a improvisação, a leitura à primeira vista bem como realizar o estudo de obras do repertório pianístico erudito de diferentes épocas e estilos.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: PIANO COMPLEMENTAR II

Ementa: Continuação do estudo do piano como instrumento complementar iniciado na disciplina Piano Complementar I, visando uma desenvoltura maior no instrumento como subsídio para os estudos teórico-musicais.

Objetivo(s): Trabalhar os conceitos técnico-interpretativos do repertório pianístico erudito de diferentes épocas e estilos bem como desenvolver a harmonização, a improvisação e a leitura à primeira vista.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

 

DISCIPLINA: TEORIA E PRÁTICA DA PERFORMANCE

Ementa: Aspectos teóricos e práticos relacionados à execução musical em público e/ou gravação, abrangendo a produção, ensaios e realização de um evento musical.

Objetivo(s): Fornecer subsídios para apresentações musicais em público, buscando o domínio de palco e organização estrutural e psicológica. Subsidiar a escolha e adequação de repertório ao público/local.

Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação

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ANEXO III

 

REGULAMENTO DO COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA

 

HABILITAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL

 

 

TÍTULO I

Da Caracterização

 

Art. 1º O componente Estágio Curricular Supervisionado, integrante do currículo do Curso de Graduação em Música - habilitação Licenciatura em Educação Musical da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será desenvolvido em forma de conteúdos teórico-práticos, com carga horária total de 544 horas/aula. Este componente curricular está dividido em duas etapas denominadas Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II, ministrados respectivamente durante a terceira e quarta séries do Curso de Graduação em Música - habilitação Licenciatura em Educação Musical, de acordo com as normas estabelecidas neste regulamento, bem como a regulamentação do Estágio Curricular Supervisionado da UEM, constituindo-se o momento de excelência para a formação do futuro educador musical.

Art. 2º O componente Estágio Curricular Supervisionado tem como finalidade:

I - viabilizar aos estagiários a reflexão teórica sobre a prática pedagógico-musical em diferentes campos de atuação;

II - oportunizar aos estagiários o desenvolvimento de habilidades e comportamentos necessários à ação docente em música;

III - proporcionar aos estagiários o intercâmbio de informações e experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício da profissão;

IV - possibilitar aos estagiários a aplicação de conteúdos aprendidos no Curso de Graduação em Música - habilitação Licenciatura em Educação Musical, adaptando-se à realidade das escolas e dos demais espaços em que irão atuar;

V - oportunizar aos estagiários a vivência real e objetiva junto à educação básica e espaços extra-escolares, levando em consideração a diversidade de contextos em que se apresenta a realidade sócio-cultural.

 

 

 

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TÍTULO II

Da organização e Do Funcionamento

 

Art. 3º O componente Estágio Curricular Supervisionado (I e II) ocorrerá da seguinte forma.

§ 1º  O primeiro contato com a administração e o serviço de supervisão no campo de Estágio se dará por intermédio do coordenador e/ou orientador de Estágio, objetivando a coleta de informações relativas ao desenvolvimento das atividades, tais como, o número de turmas e período de funcionamento e, prioritariamente, para firmar o compromisso entre as partes, bem como subsidiar o planejamento do Estágio Curricular Supervisionado.

§ 2º Os campos de atuação previstos neste regulamento para atuação do aluno são: estabelecimentos de ensino público (preferencialmente) e privado, organizações não governamentais (ONGs), projetos sociais, escolas especializadas no ensino da música, igrejas, meios de comunicação (rádio, TV, internet e outros), formação de grupos musicais em empresas e outros.

§ 3º A carga horária semanal do componente Estágio Curricular Supervisionado será distribuída em 3 horas/aula de prática pedagógica; 2 horas/aula de preparação, de planejamento e de orientação, e 3 horas/aula em aulas coletivas teórico-práticas.

§ 4º O componente Estágio Curricular Supervisionado será organizado em 3 frentes de trabalho, de acordo com a referida distribuição especificada no parágrafo anterior, conforme segue:

I - 3 horas/aula semanais para a parte teórica, com a finalidade de tratar especificidades, tanto dos fundamentos quanto dos métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem musical, podendo ser coletivamente;

II - 3 horas/aula no campo de estágio: participação/observação de aulas de outro estagiário/professor e atuação docente;

III - 2 horas/aula para a preparação da prática pedagógica: planejamento das aulas, elaboração de relatórios e orientação.

Art. 4º O coordenador e os professores orientadores para o componente Estágio Curricular Supervisionado deve estar vinculados ao magistério superior e possuir formação específica em Educação Musical.

Art. 5º A duração do Estágio Curricular Supervisionado deve ser de no mínimo 100 dias, de acordo com a Resolução nº 027/2005-CEP, sendo que a jornada do Estágio não deve ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais. Para tanto a distribuição da carga horária nos campos de Estágio deve se orientar por:

I - atuação pedagógico-musical do estagiário em ambiente escolar (educação básica) de no mínimo 34 horas/aula;

II - projetos opcionais de prática pedagógico-musical desenvolvidos em espaços extra-escolares com no mínimo 34 horas/aula.

 

 

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§ 1º Não é permitido ao aluno antecipar carga-horária de Estágio, a mesma deve ser cumprida ao longo dos 2 anos previstos para o componente Estágio Curricular Supervisionado.

§ 2º O aluno tem direito de propor carga horária excedente, de forma voluntária, para atuação pedagógica, desde  que a proposta obedeça as mesmas normas exigidas para a carga horária obrigatória.

 

 

TÍTULO III

Do Perfil e Das Atribuições do Professor Coordenador, do Professor Orientador e do Supervisor de Estágio

 

Art. 6º O coordenador do componente Estágio Curricular Supervisionado é o docente com formação e experiência específica em educação musical, da área de Música e designado pelo Departamento de Música.

Parágrafo único. Ao coordenador de Estágio compete:

I - estabelecer e manter contato com possíveis campos de Estágio;

II - mediar a comunicação entre o campo de Estágio, o Curso de Graduação em Música e a Divisão de Estágio da UEM;

III - designar os professores orientadores, articulando carga horária, número de estagiários e campos de Estágio;

IV - acompanhar o Estágio, cuidando para que ele se dê na forma prevista em lei e conforme o programa do componente Estágio Curricular Supervisionado previsto no projeto pedagógico do Curso de Graduação em Música;

V - acompanhar os orientadores de Estágio por meio de reuniões periódicas;

Art. 7º O tempo de mandato do professor coordenador de Estágio será de 2 anos, podendo ser prorrogado.

Art. 8º O professor orientador do componente Estágio Curricular Supervisionado é o docente da área de música com formação e experiência específica em educação musical, designado pelo coordenador.

§ 1º Ao orientador de Estágio compete:

I - motivar a produção acadêmica e científica de relatos da prática pedagógico-musical, solicitando um artigo por semestre;

II - manter o coordenador ciente das ações desenvolvidas pelo estagiário.

III - proporcionar condições para que o estagiário vivencie o cotidiano do ensino na educação básica e/ou espaços extra escolares;

IV - orientar o estagiário no planejamento e na execução das atividades docentes;

V - acompanhar efetivamente cada estagiário em suas atividades de direção de classe e em outras por ele desenvolvidas;

VI - indicar as fontes de pesquisas e de consultas necessárias às soluções das dificuldades encontradas;

VII - avaliar o desempenho do estagiário conforme os critérios estabelecidos;

 

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/... Res. 137/2007-CEP

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VIII - manter contatos periódicos com a administração e supervisão do Estágio, intervindo sempre que necessário;

IX - controlar a freqüência às aulas práticas de direção de classe e o registro no livro de chamada, conforme horário estabelecido para o Estágio Curricular Supervisionado;

X - cumprir integralmente as normas estabelecidas no regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Música, bem como em outras normas da Instituição que regulam as atividades do componente Estágio Curricular Supervisionado.

§ 2º Cada orientador deve orientar no máximo 5 estagiários.

Art. 9º O supervisor de componente Estágio Curricular Supervisionado é o profissional (co) responsável pelo acompanhamento e supervisão do estagiário, no campo de Estágio, possuindo ou não formação na área de música.

§ 1º É necessário que o supervisor esteja presente no campo de Estágio no dia e horário da prática pedagógico-musical do estagiário.

§ 2º Ao Supervisor de Estágio compete:

I - auxiliar o estagiário nas questões técnico-administrativas do campo de Estágio;

II - cuidar para as condições mínimas necessárias para a realização do Estágio;

III - manter o coordenador de Estágio informado sobre as ações do estagiário, bem como das eventuais modificações no cronograma de atividades do campo de Estágio ou estrutura de funcionamento do mesmo.

 

 

TÍTULO IV

Das Atribuições do Estagiário

 

Art. 10. Ao estagiário do componente Estágio Curricular Supervisionado compete:

I - cumprir as etapas previstas para a realização do Estágio, a saber:

a) observação do campo de Estágio;

b) participação/colaboração na regência de classe;

c) direção de classe;

d) realização das atividades previstas para o componente Estágio Curricular Supervisionado;

e) registro das atividades desenvolvidas;

f) elaboração do relatório parcial e final;

g) participação/desenvolvimento de atividades solicitadas pelo orientador;

h) elaboração semestral de um relato de experiência do Estágio, fundamentado cientificamente.

II - ajustar o planejamento, visando adequá-lo a prática do ensino de música, de acordo com orientações periódicas do professor orientador;

 

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III - manter um comportamento compatível com a função de professor, pautando-se pelos princípios da ética profissional;

IV - avaliar de modo constante e crítico/reflexivo o seu desempenho na função docente;

V - colaborar para a solução de problemas no campo de Estágio e com seus colegas de turma;

VI - comunicar com antecedência de ao menos 48 horas sua ausência nas atividades previstas;

VII - cumprir integralmente as normas estabelecidas no Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado.

 

 

TÍTULO V

Da Avaliação e Da Promoção

 

Art. 11. O componente Estágio Curricular Supervisionado deve ter duas notas de avalição a cada bimestre. A nota final será o resultado da média ponderada das notas bimestrais.

Parágrafo único. Os critérios para atribuição das notas serão aprovados pelo departamento e respectivo colegiado de curso.

Art. 12. A avaliação no componente Estágio Curricular Supervisionado fica condicionada à observância dos seguintes aspectos, além dos previstos pela Instituição:

I - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo professor orientador;

II - desempenho na direção de classe;

III - comparecimento semanal na orientação de Estágio;

IV - apresentação dos planos de aulas e relatórios semanais;

V - apresentação do relatório final, dentro das normas técnico-científicas previamente estabelecidas.

Parágrafo único. O professor do componente Estágio Curricular Supervisionado pode estabelecer outros critérios, desde que devidamente registrados e esclarecidos aos alunos.

Art. 13. Pode fazer parte da avaliação do componente Estágio Curricular Supervisionado as observações feitas pelo professor regente de classe e pela equipe técnico-pedagógica do campo de Estágio.

Art. 14. Tendo em vista as especificidades didático-pedagógicas do componente Estágio Curricular Supervisionado, não haverá para o estagiário revisão de avaliação e realização de avaliação final, bem como não lhe será permitido cursá-la em regime de dependência.

 

 

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TÍTULO VI

Das Disposições Gerais

 

Art. 15. A carga horária do componente Estágio Curricular Supervisionado atribuída ao docente será igual à carga horária do componente conforme o disposto na estrutura curricular do curso, e o número máximo de alunos por turma será de 10 alunos.

§ 1º No caso de abertura de novas turmas, estas somente deve ocorrer:

I - quando o número de alunos matriculados ultrapassar o estipulado acima, com o aval da coordenação do Ccolegiado do Curso de Graduação em Música;

II - com aprovação do Departamento de Música.

§ 2º Cabe ao coordenador de Estágio o encaminhamento da relação nominal dos alunos do componente Estágio Curricular Supervisionado para a Divisão de Estágio da UEM, com o objetivo de atender ao disposto no caput deste artigo.

Art. 16. Os casos omissos serão resolvidos pelo colegiado de curso, ouvido o Fórum de Prática de Ensino, se necessário.

 

 

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ANEXO IV

 

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA - TODAS AS HABILITAÇÕES

 

 

TÍTULO I

DA NATUREZA

 

Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular integrante do currículo pleno do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá, para todas as habilitações ofertadas, obedecendo ao que dispõe a Resolução nº 090/2005-CEP.

Art. 2º O TCC pode ser ofertado nas seguintes áreas e linhas de pesquisa:

 

Áreas de concentração

Linhas de pesquisa

 

Música, Criação e Expressão

1. Performance Musical e suas Interfaces

2. Linguagem e Estruturação Musical

3. Composição e suas Interfaces

 

 

Música e Educação

4. Ensino-Aprendizagem em Música no Ambiente Escolar

5. Ensino-Aprendizagem em Música em Ambiente Extra-Escolar

6. Metodologia do Ensino Instrumental

 

Musicologia

7. Documentação e História da Música

8. Etnomusicologia

9. Música e Sociedade

           

Parágrafo único. As linhas de pesquisa serão oferecidas de acordo com a disponibilidade e o perfil do corpo docente do Departamento de Música.

 

 

 

 

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/... Res. 137/2007-CEP

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TÍTULO II

DOS OBJETIVOS

 

Art. 3º Atender à perspectiva da UEM como produtora de conhecimentos e realizar um trabalho acadêmico de final de curso contemplando os conhecimentos adquiridos durante o curso, aprofundados e sistematizados pelo aluno num trabalho de pesquisa de caráter teórico-prático ou teórico, pertinente a uma das linhas de pesquisa conforme o Artigo 2º.

 

 

TÍTULO III

DA FINALIDADE

 

Art. 4º O TCC deve proporcionar ao aluno a formação necessária para a pesquisa em música.

 

 

TÍTULO IV

DA MODALIDADE

 

Art. 5º Os alunos devem optar por uma das linhas de pesquisa apresentadas no Artigo 2º. O resultado do TCC será apresentado sob a forma de um artigo científico para os alunos da habilitação Bacharelado. Este será voltado preferencialmente para a área de concentração Música, Criação e Expressão. Para os alunos da habilitação Licenciatura o resultado do TCC deve ser apresentado sob a forma de uma monografia que contemple o ensino-aprendizagem em música nos diferentes espaços de atuação do educador musical, podendo ou não estar relacionado com o componente Estágio Curricular Supervisionado obrigatório.

Parágrafo único. O aluno pode propor trabalho diverso do especificado acima, o qual estará sujeito à análise e à aprovação do Departamento de Música.

 

 

TÍTULO V

DA ORIENTAÇÃO E DA AVALIAÇÃO

 

SEÇÃO I

DA ORIENTAÇÃO

 

Art. 6º A orientação do TCC será exercida por docente do Departamento de Música. No caso da necessidade de co-orientação, o aluno deve formalizá-la junto à coordenação geral.

 

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Art. 7º Compete aos orientadores:

I - colaborar com o aluno para a escolha e a definição do tema do trabalho escrito;

II - acompanhar e orientar o aluno na elaboração do trabalho proposto.

 

 

SEÇÃO II

DA AVALIAÇÃO

 

Art. 8º A avaliação do TCC será realizada em três etapas:

I - a primeira, será a submissão do projeto do TCC à área da música até o final do primeiro semestre letivo, sob orientação do docente designado pela coordenação. O projeto deve ser aprovado pela área e receberá uma nota de 0 a 10,0, atribuída pelo docente orientador e por 1 relator do Departamento de Música. Assim, a nota dessa etapa, com peso 2, será a média aritmética das notas dos 2 docentes. A nota mínima para aprovação será 6,0. Os projetos não aprovados poderão ser reapresentados somente uma única vez, no prazo de até 30 dias contados a partir da publicação do resultado em edital.

II - a segunda, com peso 3, deve ser realizada pelo professor orientador até o final do 3° bimestre do ano letivo;

III - a terceira, com peso 5, será realizada perante uma Banca Examinadora composta pelo professor orientador e dois professores convidados. A nota obtida nessa etapa será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca.

Parágrafo único. A nota final será a média aritmética ponderada das 3 etapas da avaliação.

Art. 9º Considerando a especificidade do componente curricular, o TCC não pode ser cursado em regime de dependência. Não haverá avaliação final.

 

 

TÍTULO VI

DO FUNCIONAMENTO

 

Art. 10. No TCC o aluno deve optar por uma área de concentração, dentre as ofertadas pelo Curso de Graduação em Música, sendo que o número de alunos, por orientador, será de, no máximo, 5.

Art. 11. Ao aluno caberá o desenvolvimento do trabalho, sempre em comum acordo com o professor orientador.

 

TÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

 

Art. 12. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Graduação em Música, ouvido o Departamento de Música.

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/... Res. 137/2007-CEP

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ANEXO V

 

 

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO

 

A implantação do novo currículo ocorrerá a partir do ano letivo de 2008 e o currículo antigo será descontinuado. Aos alunos de outras habilitações que desejarem transferir-se para a nova habilitação bacharelado em Composição (uma vez aprovado pelos órgãos competentes), será permitida a troca de habilitação já no primeiro semestre de 2008, com o aproveitamento de todas as disciplinas iguais ou equivalentes já cursadas com aprovação.

 

Para fins de conversão das matérias cursadas anteriormente ao novo projeto pedagógico, observa-se, para alunos de todas as habilitações as seguintes relações de equivalência entre disciplinas:

- Prática Coral I equivalente a Canto Coral I.

- Prática Coral II equivalente a Canto Coral II.

- Metodologia Científica Aplicada à Música equivalente a Metodologia da Pesquisa.

- Laboratório de Música e Tecnologia equivalente a Laboratório de Produção Sonora Digital.

- Prática de Leitura Musical equivalente a Técnicas de Leitura à Primeira Vista.

- História da Música do Brasil equivalente a História da Música no Brasil.

- Prática de Conjunto I equivalente à disciplina homônima do projeto pedagógico novo.

 

Para fins de conversão das matérias cursadas anteriormente ao novo projeto pedagógico, observa-se, para alunos de todos os bacharelados as seguintes relações de equivalência entre disciplinas:

- Instrumento Harmônico I (Opção: Piano) equivalente a Piano Complementar I.

- Instrumento Harmônico II (Opção: Piano) equivalente a Piano Complementar II.

- Canto I, II, III e IV equivalentes às disciplinas homônimas do projeto pedagógico novo.

- Instrumento I, II, III e IV equivalentes às disciplinas homônimas do projeto pedagógico novo.

- Teoria e Prática da Performance equivalente à disciplina homônima do projeto pedagógico novo.

- Metodologia do Ensino Musical equivalente à disciplina homônima do projeto pedagógico novo.

 

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Todos os alunos da habilitação em Licenciatura em Educação Musical terão que cursar as disciplinas novas Introdução à Regência Coral (DTP*, 68 h/a) e Prática de Conjunto III (DTP, 102 h/a).

 

Todos os alunos do Bacharelado em Regência Coral terão que cursar as disciplinas novas Laboratório Coral I e Laboratório Coral II.

 

Todos os alunos da Licenciatura devem completar a carga horária total nova do Estágio Curricular Supervisionado de 544 h/a.

 

Todos os alunos dos Bacharelados devem completar a carga horária total nova de Atividades Acadêmicas Curriculares de 384 h/a.