R E S O L U Ç Ã O
Nº 137/2007-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 14/1/2008. Isac Ferreira Lopes, Secretário. |
|
Aprovar o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Música, nas
Habilitações: Licenciatura |
Considerando o conteúdo do Processo no 516/2002-PRO – volume 4;
considerando o disposto na Lei nº 9.394/96
- Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
considerando
o disposto na Resolução nº 02/2004-CNE/CES que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Curso de Graduação em Música;
considerando
o disposto na Resolução nº 01/2002-CNE/CP que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica,
considerando
o disposto na Resolução nº 02/2002-CNE/CP que dispõe sobre a carga horária dos
cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da
educação básica em nível superior;
considerando o disposto na Resolução nº 08/2007-CNE/CES que dispõe sobre a
duração e carga horária mínima dos cursos de graduação, bacharelados, na
modalidade presencial;
considerando o
disposto nas Resoluções nos 02/2007-CNE/CES e 03/2007-CNE/CES;
considerando
o disposto na Resolução nº 028/2002-CEP que aprovou a criação e a implantação do
Curso de Graduação em Música;
considerando
o disposto no Decreto nº 46 de 31/1/2007, da Casa Civil do Governo do Estado do
Paraná, que reconheceu o Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual
de Maringá;
considerando o disposto nas Resoluções nos 064/2001-CEP, 079/2004-CEP, 027/2005-CEP, 090/2005-CEP e 130/2005-CEP;
considerando o disposto no Parecer nº 066/2007-CGE,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Aprovar o novo projeto pedagógico do Curso
de Graduação em Música, nas
Habilitações: Licenciatura
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 2 |
Art. 2º Esta resolução
entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as Resoluções nos
114/2002-CEP, 044/2003-CEP, 023/2004-CEP, 120/2004-CEP, 171/2005-CEP e demais disposições
em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 28 de novembro de 2007.
Décio Sperandio,
Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo
recursal termina em 21/1/2008. (Art. 175 - § 1o do
Regimento Geral da UEM) |
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 3 |
ANEXO
I
MATRIZ
CURRICULAR
Licenciatura e Bacharelado - todas as habilitações
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
||||||
SEMANAL |
ANUAL |
1º S. |
2º S. |
||||||
TEÓR. |
PRAT. |
TEÓR./PRÁT. |
TOTAL |
||||||
1ª |
DTP |
História da Música I |
2 |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
DLE |
Metodologia da Produção de Textos |
2 |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
DTP |
Percepção Musical I |
1 |
2 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
DTP |
Prática de Conjunto I |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
DTP |
Canto Coral I |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
DCM |
Anatomia e Fisiologia para Músicos |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
DTP |
Contraponto |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
2ª |
DTP |
História da Música II |
2 |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
DFI |
Acústica |
1 |
1 |
- |
2 |
- |
34 |
- |
|
DTP |
Harmonia I |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
DTP |
Percepção Musical II |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
DCS |
Introdução à Filosofia e à Estética |
2 |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
DTP |
Canto Coral II |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
3ª |
DTP |
História da Música III |
2 |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
DTP |
Harmonia II |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
DTP |
Análise Musical I |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
DFE |
Metodologia da Pesquisa |
2 |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
DTP |
Etnomusicologia |
2 |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
---- |
Disciplina Optativa/Eletiva I |
- |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
4ª |
DTP |
Análise Musical II |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
DTP |
História da Música no Brasil |
3 |
- |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
DTP |
Orientação
para TCC |
- |
- |
1 |
1 |
34 |
- |
- |
|
DTP |
Laboratório
de Produção Sonora Digital |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
---- |
Disciplina Optativa/Eletiva II |
- |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR LICENCIATURA E BACHARELADO - TODAS AS
HABILITAÇÕES |
PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
4 ANOS |
PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
7 ANOS |
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 4 |
MATRIZ
CURRICULAR – CONTEÚDO ESPECÍFICO
habilitação: Licenciatura
|
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
||||||||||
|
SEMANAL |
ANUAL |
1º S. |
2º S. |
||||||||||
|
TEÓR. |
PRAT. |
TEÓR./ PRÁT. |
TOTAL |
||||||||||
1ª |
DTP |
Instrumento Melódico I Opções: Canto,
Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||
DFE |
Fundamentos da Educação |
2 |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
|||||
DTP |
Psicologia da Educação |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
DTP |
Educação Musical I |
2 |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
|||||
2ª |
DTP |
Educação Musical II |
2 |
- |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||
DTP |
Didática L |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
DTP |
Políticas Públicas e Gestão
Educacional |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
|
|||||
DTP |
Introdução à Regência Coral |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
|
|||||
DTP |
Prática de Conjunto II |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
|||||
DTP |
Instrumento Melódico II Opções: Canto, Flauta Doce, Flauta
Transversal, Violino |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
|||||
3ª |
DTP |
Educação Musical III |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||
DTP |
Estágio Supervisionado I |
2 |
3 |
3 |
8 |
272 |
- |
- |
|
|||||
DTP |
Prática de Conjunto III |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||
DTP |
Instrumento Harmônico I Opções:
Piano ou Violão |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
|||||
4ª |
DTP |
Educação Musical IV |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||
DTP |
Estágio Supervisionado II |
2 |
3 |
3 |
8 |
272 |
- |
- |
|
|||||
DTP |
Instrumento Harmônico II Opções:
Piano ou Violão |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
|||||
DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES
CURRICULARES NACIONAIS
|
MÍNIMO |
MÁXIMO |
3.360 h/a |
4.032 h/a |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES
CURRICULARES |
HORAS |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDOS BÁSICOS |
1.734 h/a |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS |
1.564 h/a |
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES |
240 h/a |
TOTAL |
3.572 h/a |
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 5 |
MATRIZ
CURRICULAR - CONTEÚDO ESPECÍFICO
habilitação: Bacharelado em Instrumento
|
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||||||||||
|
SEMANAL |
ANUAL |
1º S. |
2º S. |
|||||||||||||
|
TEÓR. |
PRAT. |
TEÓR./ PRÁT. |
TOTAL |
|||||||||||||
1ª |
DTP |
Instrumento I Opções:
Piano, Violão, Violino, Flauta Transversal |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||||
2ª |
DTP |
Instrumento II Opções:
Piano, Violão, Violino, Flauta Transversal |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||||
DTP |
Teoria e Prática da Performance |
1 |
2 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
||||||||
DTP |
Técnicas de Leitura à Primeira Vista |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
3ª |
DTP |
Metodologia do Ensino Musical |
2 |
1 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||||
DTP |
Instrumento III Opções:
Piano, Violão, Violino, Flauta Transversal |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
||||||||
DTP |
Música de Câmara I |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
4ª |
DTP |
Instrumento IV Opções:
Piano, Violão, Violino, Flauta Transversal |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||||
DTP |
Música de Câmara II |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES
CURRICULARES NACIONAIS
|
MÍNIMO |
MÁXIMO |
2880 h/a |
3.456 h/a |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES
CURRICULARES |
HORAS |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDOS
BÁSICOS |
1.734 h/a |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS |
816 h/a |
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES |
384 h/a |
TOTAL |
2.934 h/a |
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 6 |
MATRIZ
CURRICULAR - CONTEÚDO ESPECÍFICO
habilitação: Bacharelado em Canto
|
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||||||||||
|
SEMANAL |
ANUAL |
1º S. |
2º S. |
|||||||||||||
|
TEÓR. |
PRAT. |
TEÓR./ PRÁT. |
TOTAL |
|||||||||||||
1ª |
DTP |
Canto I |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||||
DTP |
Dicção Lírica I |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
2ª |
DTP |
Canto II |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||||
DTP |
Dicção Lírica II |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
DTP |
Teoria e Prática da Performance |
1 |
2 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
||||||||
DTP |
Prosódia Musical |
2 |
- |
- |
2 |
- |
- |
34 |
|
||||||||
DTP |
Técnicas de Leitura à Primeira Vista |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
3ª |
DTP |
Metodologia do Ensino Musical |
2 |
1 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||||
DTP |
Canto III |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
||||||||
DTP |
Música de Câmara I |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
4ª |
DTP |
Canto IV |
- |
3 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||||
DTP |
Música de Câmara II |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES
CURRICULARES NACIONAIS
|
MÍNIMO |
MÁXIMO |
2880 h/a |
3.456 h/a |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES
CURRICULARES |
HORAS |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDOS BÁSICOS |
1.734 h/a |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS |
986 h/a |
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES |
384 h/a |
TOTAL |
3.104 h/a |
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 7 |
MATRIZ
CURRICULAR - CONTEÚDO ESPECÍFICO
habilitação: Bacharelado
|
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
|||||||||||||
|
SEMANAL |
ANUAL |
1º S. |
2º S. |
|||||||||||||
|
TEÓR. |
PRAT. |
TEÓR./ PRÁT. |
TOTAL |
|||||||||||||
1ª |
DTP |
Piano Complementar I |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
|||||||
DTP |
Regência Coral I |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
DTP |
Laboratório Coral I |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
DTP |
Dicção Lírica I |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
2ª |
DTP |
Regência Coral II |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
|||||||
DTP |
Prosódia Musical |
2 |
- |
- |
2 |
- |
- |
34 |
|
||||||||
DTP |
Piano Complementar II |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
DTP |
Laboratório Coral II |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
DTP |
Técnicas de Leitura à Primeira Vista |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
DTP |
Dicção Lírica II |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
3ª |
DTP |
Regência Coral III |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
|
|||||||
DTP |
Metodologia do Ensino Musical |
2 |
1 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
||||||||
DTP |
Laboratório Coral III |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
4ª |
DTP |
Regência Coral IV |
1 |
2 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||||
DTP |
Laboratório Coral IV |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
|
||||||||
DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES
CURRICULARES NACIONAIS
|
MÍNIMO |
MÁXIMO |
2880 h/a |
3.456 h/a |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES
CURRICULARES |
HORAS |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDOS BÁSICOS |
1.734 h/a |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS |
1.054 h/a |
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES |
384 h/a |
TOTAL |
3.172 h/a |
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 8 |
DISCIPLINAS
OPTATIVAS/ELETIVAS I e II
O aluno deve cursar
obrigatoriamente 136 horas/aula dentre as disciplinas oferecidas em qualquer
uma das habilitações que não esteja em sua matriz curricular obrigatória, bem
como disciplinas oferecidas em qualquer um dos departamentos da UEM desde de
que tenha relevância para sua formação e aval do coordenador do curso. Na
escolha das disciplinas Optativa/Eletiva I e II deve-se observar as seguintes
possibilidades de combinação de cargas horárias das disciplinas optadas:
68h/a+68h/a, 102h/a+102h/a, 34h/a+102h/a,
102h/a+34h/a, 68h/a+102h/a ou 102h/a+68h/a. A efetiva matrícula do aluno na
disciplina estará condicionada à disponibilidade de horários e vagas e ainda à
aprovação do coordenador do curso. Desta forma, a lista de disciplinas do Curso
de Graduação em Música disponíveis como disciplinas Optativas são:
Habilitação Licenciatura
- Prosódia Musical,
34h/a
- Piano
Complementar I, 68h/a
- Regência Coral I,
68h/a
- Laboratório Coral
I, 68h/a
- Dicção Lírica I,
68h/a
- Piano
Complementar II, 68h/a
- Técnicas de
Leitura à Primeira Vista, 68h/a
- Regência Coral
II, 68h/a
- Laboratório Coral
II, 68h/a
- Dicção Lírica II,
68h/a
- Regência Coral
III, 68h/a
- Laboratório Coral
III, 68h/a
- Música de Câmara
I, 68h/a
- Laboratório Coral
IV, 68h/a
- Música de Câmara
II, 68h/a
- Canto I, 102h/a
- Instrumento I,
102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)
- Canto II, 102h/a
- Teoria e Prática
da Performance, 102h/a
- Instrumento II,
102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)
- Metodologia do
Ensino Musical, 102h/a
- Canto III, 102h/a
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 9 |
- Instrumento III,
102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)
- Regência Coral
IV, 102h/a
- Canto IV, 102h/a
- Instrumento IV,
102h/a (opções: Flauta Transversal , Piano, Violão, Violino)
Habilitação Bacharelado em
Instrumento
- Prosódia Musical,
34h/a
- Instrumento
Melódico I 68h/a (opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)
- Fundamentos da
Educação, 68h/a
- Psicologia da
Educação, 68h/a
- Educação Musical
I, 68h/a
- Piano
Complementar I, 68h/a
- Regência Coral I,
68h/a
- Laboratório Coral
I, 68h/a
- Dicção Lírica I,
68h/a
- Introdução à
Regência Coral, 68h/a
- Prática de
Conjunto II, 68h/a
- Instrumento
Melódico II, 68h/a (opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)
- Didática L, 68h/a
- Políticas
Públicas e Gestão Educacional, 68h/a
- Educação Musical
II, 68h/a
- Piano
Complementar II, 68h/a
- Regência Coral
II, 68h/a
- Laboratório Coral
II, 68h/a
- Dicção Lírica II,
68h/a
- Instrumento Harmônico
I, 68h/a (opções: Piano, Violão)
- Prática de
Conjunto III, 102h/a
- Educação Musical
III, 68h/a
- Regência Coral
III, 68h/a
- Laboratório Coral
III, 68h/a
- Instrumento
Harmônico II, 68h/a (opções: Piano, Violão)
- Educação Musical
IV, 68h/a
- Laboratório Coral
IV, 68 h/a
- Canto I, 102h/a
- Canto II, 102h/a
- Canto III, 102h/a
- Regência Coral
IV, 102h/a
- Canto IV, 102h/a
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 10 |
Habilitação Bacharelado em
Canto
- Instrumento
Melódico I, 68h/a (opções: Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)
- Fundamentos da
Educação, 68h/a
- Psicologia da
Educação, 68h/a
- Educação Musical
I, 68h/a
- Piano
Complementar I, 68h/a
- Regência Coral I,
68h/a
- Laboratório Coral
I, 68h/a
- Introdução à
Regência Coral, 68h/a
- Prática de
Conjunto II, 68h/a
- Instrumento
Melódico II, 68h/a (opções: Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)
- Didática L, 68h/a
- Políticas
Públicas e Gestão Educacional, 68h/a
- Educação Musical
II, 68h/a
- Piano
Complementar II, 68h/a
- Regência Coral
II, 68h/a
- Laboratório Coral
II, 68h/a
- Instrumento
Harmônico I, 68h/a (opções: Piano, Violão)
- Prática de
Conjunto III, 102h/a
- Educação Musical
III, 68h/a
- Regência Coral
III, 68h/a
- Laboratório Coral
III, 68h/a
- Instrumento
Harmônico II, 68h/a (opções: Piano, Violão)
- Educação Musical
IV, 68h/a
- Laboratório Coral
IV, 68h/a
- Instrumento I,
102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)
- Instrumento II,
102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)
- Instrumento III,
102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)
-
Regência Coral IV, 102h/a
- Instrumento IV,
102h/a (opções: Flauta Transversal , Piano, Violão, Violino)
Habilitação Bacharelado
- Instrumento
Melódico I, 68h/a (opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)
- Fundamentos da
Educação, 68h/a
- Psicologia da
Educação, 68h/a
- Educação Musical
I, 68h/a
- Introdução à
Regência Coral, 68h/a
- Prática de
Conjunto II, 68h/a
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 11 |
- Instrumento
Melódico II, 68h/a (opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)
- Didática L, 68h/a
- Políticas
Públicas e Gestão Educacional, 68h/a
- Educação Musical
II, 68h/a
- Instrumento
Harmônico I, 68h/a (opções: Piano, Violão)
- Prática de
Conjunto III, 102h/a
- Educação Musical
III, 68h/a
- Música de Câmara
I, 68h/a
- Instrumento
Harmônico II, 68h/a (opções: Piano, Violão)
- Educação Musical
IV, 68h/a
- Música de Câmara
II, 68h/a
- Canto I, 102h/a
- Instrumento I,
102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)
- Canto II, 102h/a
- Teoria e Prática
da Performance, 102h/a
- Instrumento II,
102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)
- Canto III, 102h/a
- Instrumento III,
102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)
- Canto IV, 102h/a
- Instrumento IV,
102h/a (opções: Flauta Transversal , Piano, Violão, Violino)
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
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ANEXO
II
DISCIPLINAS,
EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Disciplina: Análise Musical I
Ementa:
Análise
sistemática de obras do repertório musical, procurando compreender os
princípios de organização dos diversos materiais sonoros e estruturas formais
de cada obra.
Objetivo(s): Estudar métodos de
análise que melhor se aplicam a diferentes estilos, técnicas e formas musicais.
Entender o processo de organização do material sonoro em diversos gêneros,
estilos e épocas, visando fornecer subsídios para uma melhor compreensão da
linguagem musical.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
Disciplina: Análise Musical II
Ementa:
Análise
sistemática de obras do repertório musical, procurando compreender os
princípios de organização dos diversos materiais sonoros e estruturas formais
de cada obra.
Objetivo(s): Estudar métodos de
análise que melhor se aplicam a diferentes estilos, técnicas e formas musicais.
Entender o processo de organização do material sonoro em diversos gêneros,
estilos e épocas, visando fornecer subsídios para uma melhor compreensão da
linguagem musical.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Disciplina: Contraponto
Ementa: Os elementos
básicos e as regras utilizadas na composição de música com textura
contrapontística. Desenvolvimento da técnica de escrita do Contraponto modal e
tonal.
Objetivo(s): Proporcionar a compreensão dos
aspectos estruturais da composição contrapontística, fornecendo conhecimentos
necessários à análise, criação e interpretação musical.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Disciplina: Harmonia I
Ementa: Os elementos básicos da harmonia tonal. Prática
da técnica de formação e encadeamento de acordes.
Objetivo(s): Compreender as principais regras que envolvem a
linguagem da harmonia tonal, visando facilitar a análise, criação e
interpretação de obras musicais.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
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Disciplina: Harmonia II
Ementa: Os elementos avançados da harmonia tonal.
Estruturas harmônicas do período moderno. Prática da escrita de acordes
utilizando a harmonia tonal e outros sistemas referentes à musica moderna.
Objetivo(s): Compreender as principais regras que envolvem a
linguagem avançada da harmonia tonal, além das estruturas básicas utilizadas na
música moderna. O curso visa fornecer conhecimentos necessários à análise,
criação e interpretação musical.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE LEITURA À PRIMEIRA VISTA
Ementa: A prática de leitura musical envolvendo a percepção
rítmica, melódica, harmônica e contrapontística. O estudo ordenado e
progressivo de exercícios para leitura musical de partituras escritas para cada
instrumento específico. Introdução ao estudo e a prática da leitura à primeira
vista.
Objetivo(s): Desenvolver o domínio da leitura à primeira
vista. Desenvolver a leitura horizontal e vertical. Desenvolver as habilidades
para execução e interpretação à primeira vista do repertório solista e de
câmara. Aplicar técnicas de análise de agógica, estilo e sonoridade.
Desenvolver elementos básicos da memória, leitura e sincronização.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA: REGÊNCIA CORAL I
Ementa: Técnicas básicas de Regência Coral aplicadas a um
repertório musical diversificado.
Objetivo(s): Iniciar os procedimentos técnicos básicos da
Regência Coral. Introduzir os diferentes estilos musicais corais. Introduzir a
técnica vocal básica aplicada ao trabalho coral.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: REGÊNCIA CORAL II
Ementa: Técnicas de Regência Coral aplicadas a um
repertório coral diversificado com ênfase no estudo do repertório medieval e
renascentista.
Objetivo(s): Desenvolver o domínio técnico da Regência Coral
com ênfase nas técnicas de regência para o repertório medieval e renascentista.
Estudar obras polifônicas simples.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA: REGÊNCIA CORAL III
Ementa: Técnicas de Regência Coral aplicadas a um repertório
coral polifônico de vários períodos.
Objetivo(s): Desenvolver o domínio técnico da Regência Coral
com ênfase no estudo do repertório coral polifônico abordando os diferentes
estilos musicais e formações corais.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
...
/... Res. 137/2007-CEP |
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DISCIPLINA: REGÊNCIA CORAL IV
Ementa: Técnicas de Regência Coral aplicadas a um
repertório coral diversificado com ênfase no estudo do repertório coral do Século
XX.
Objetivo(s): Desenvolver o domínio técnico da Regência Coral com
especial ênfase no estudo do repertório coral do Século XX. Abordar técnicas de
regência para obras que utilizam notação a-métrica; abordar obras corais de
escrita textural e de escrita total ou parcialmente não determinadas. Abordar
formas de escolha e organização do repertório musical.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: História da Música da Pré-História ao
Renascimento.
Objetivo(s): Conhecer
os diferentes caminhos tomados pela música desde o período Paleolítico até a
Renascença Tardia. Desenvolver o reconhecimento auditivo e teórico das
características peculiares de cada época.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa:
História da Música da Renascença Tardia até o Romantismo.
Objetivo(s):
Conhecer os diferentes caminhos tomados pela música desde o final da renascença
até período romântico. Desenvolver o reconhecimento auditivo e teórico das
características peculiares de cada época e abordar o entendimento histórico do
surgimento, manutenção e dissolução do sistema tonal.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: História da Música no Século XX e início do Século
XXI.
Objetivo(s):
Conhecer os diferentes caminhos tomados pela música durante o Século XX, bem
como suas perspectivas e direções no Século XXI. Estimular o conhecimento
técnico-musical sobre as diferentes abordagens composicionais da música do Século
XX.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA:
História da Música no Brasil
Ementa: História da música brasileira abrangendo do
período colonial às últimas tendências dos Séculos XX e XXI. Aspectos
sociológicos da vida musical. Raízes e apogeu do movimento nacionalista.
Correntes contemporâneas.
Objetivo(s): Proporcionar
entendimento a respeito da música brasileira no ponto de vista histórico.
Permitir o acesso à obra de compositores nacionais por meio de uma leitura do
contexto histórico, socioeconômico e estético.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
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Ementa: Teoria geral da música e treinamento auditivo:
leitura e escrita da linguagem musical por meio de solfejos e ditados diversos;
apreciação de obras em variados estilos históricos e técnicos.
Objetivo(s):
Consolidar os conhecimentos prévios do aluno quanto aos parâmetros sonoros e
musicais e teoria geral da música. Desenvolver as habilidades de percepção,
execução e notação de padrões musicais, em aspectos rítmicos, melódicos e
harmônicos, visando fundamentar a execução instrumental/vocal. Proporcionar o
reconhecimento perceptual de diferentes estilos musicais tanto históricos
quanto técnicos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Treinamento auditivo:
leitura e escrita da linguagem musical por meio de solfejos e ditados diversos;
apreciação de obras em variados estilos históricos e técnicos.
Objetivo(s):
Desenvolver as habilidades de percepção, execução e notação de padrões
musicais, em aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos, visando fundamentar a
execução instrumental/vocal. Proporcionar o reconhecimento perceptual de
diferentes estilos musicais tanto históricos quanto técnicos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: A prosódia musical e a prosódia literária. A
métrica e o ritmo na música e na lingüística. Estudos sobre a conservação dos
acentos tônicos, relacionada com os acentos métricos e expressivos do texto.
Análise prosódica de canções em português.
Objetivo(s):
Entender as combinações das formas e sílabas poéticas do texto literário com aspectos
rítmicos, melódicos e agógicos da música. Compreender os aspectos relacionais
entre significação do texto e figuras de retórica musical codificadas nos
tratados da renascença e barroco e suas implicações na música dos séculos
posteriores.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Aspectos técnicos básicos e de leitura no
instrumento. Introdução na execução das escalas e arpejos, como também na
leitura de cifras e inversões de acordes. Leitura à primeira vista.
Objetivo(s):
Introduzir e desenvolver estudos relativos à execução como: técnica, leitura e
criação, além do desenvolvimento auditivo. Propiciar ao aluno o conhecimento e
possibilidades de execução do repertório erudito e popular.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
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Ementa: Aspectos técnicos e interpretativos relacionados
ao estilo de cada repertório. Estudos progressivos de escalas e arpejos,
leitura de cifras e inversões de acordes. Leitura à primeira vista. Execução em
conjunto.
Objetivo(s):
Desenvolver estudos relativos à execução como: técnica, leitura e criação, além
do desenvolvimento auditivo. Propiciar ao aluno o conhecimento e possibilidades
de execução do repertório erudito e popular.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Técnicas básicas de regência coral aplicadas a um
repertório musical diversificado com ênfase no repertório para coro infantil e
infanto-juvenil.
Objetivo(s):
Iniciar os procedimentos técnicos
básicos da regência coral. Introduzir os diferentes estilos musicais corais.
Introduzir a técnica vocal básica aplicada ao trabalho coral. Identificar o
papel de educador do regente no ambiente coral brasileiro.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Aplicação prática das técnicas de regência coral. Repertório coral diversificado.
Objetivo(s):
Propiciar a prática da regência frente ao coro laboratório. Aplicar de modo
prático as técnicas de regência. Desenvolver a liderança e treinamento em
dinâmica de ensaio. Exercer a capacidade interpretativa musical. Estudar um
repertório coral diversificado.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Aplicação prática das técnicas de regência coral.
Repertório coral Medieval e Renascentista.
Objetivo(s):
Propiciar a prática da regência frente ao coro laboratório. Aplicar de modo
prático as técnicas de regência voltadas ao repertório coral medieval e
renascentista. Treinar dinâmica de ensaio.
Exercer a capacidade interpretativa musical.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Aplicação prática das técnicas de regência coral. Repertório coral polifônico de vários
períodos.
Objetivo(s):
Propiciar a prática da regência frente ao coro laboratório. Aplicar de modo
prático as técnicas de regência voltadas ao repertório coral polifônico de
vários períodos. Desenvolver a liderança e treinamento em dinâmica de ensaio.
Exercer a capacidade interpretativa musical.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
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Ementa: Aplicação prática das técnicas de regência coral.
Repertório coral do Século XX.
Objetivo(s):
Propiciar a prática da regência frente ao coro laboratório. Aplicar de modo
prático as técnicas de regência voltadas a um repertório diversificado com
ênfase no repertório coral do Século XX. Desenvolver a liderança e treinamento
em dinâmica de ensaio. Exercer a capacidade interpretativa musical.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Introdução à delimitação epistemológica da área
de educação musical. Funções sociais da música. Função político pedagógica do
educador musical. Música na educação infantil e ensino fundamental.
Objetivo(s):
Fornecer subsídios para o entendimento das especificidades da educação musical
e do educador musical, bem como da intersecção da área com seus respectivos
campos do conhecimento: Educação, Musicologia, Filosofia, Sociologia,
Antropologia, Psicologia e História. Conhecer e discutir as intervenções e
pesquisas atuais em educação musical na educação infantil e ensino fundamental.
Oportunizar aos alunos observações de aulas de Arte, preferencialmente música,
na educação infantil e ensino fundamental e em espaços extra-escolares.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Educação musical no ensino médio. A análise e a
projeção das correntes pedagógico-musicais. Orientação didática, teórica e
prática de vivências musicais que conduzam ao como ensinar a aprender música.
Objetivo(s):
Promover conhecimento da educação musical no ensino médio a partir de
observações de aulas de Arte, preferencialmente música. Estudo de pesquisas
recentes e análise de intervenções pedagógico-musicais desenvolvidas no ensino
médio. Inserção introdutória do aluno no contexto de espaços educativos.
Conhecer as diferentes correntes pedagógico-musicais da primeira e segunda
metade do Século XX. Analisar diferentes correntes pedagógico-musicais,
discutindo criticamente seu papel na realidade atual. Introduzir o aluno à
prática pedagógica por meio de laboratório em sala de aula e/ou projetos de
ensino em educação musical desenvolvido pelo docente da disciplina.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
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/... Res. 137/2007-CEP |
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Ementa: Conteúdos específicos de música a serem trabalhados
na educação musical e na educação básica. Orientações e desenvolvimento de
materiais didáticos para educação musical. Projetos e programas curriculares de
educação musical.
Objetivo(s): Trabalhar
conteúdos específicos de educação musical que potencialmente poderão ser
efetivados na educação básica, bem como a produção de material didático.
Analisar projetos e programas curriculares de educação musical, enfatizando a
relação entre as etapas e componentes do mesmo.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: A educação musical na contemporaneidade. O papel
do educador musical na sociedade atual. Diferentes espaços de atuação. A pesquisa
em educação musical.
Objetivo(s):
Relacionar os atuais meios de comunicação com a educação musical. Refletir
sobre a atuação profissional do educador musical, contemplando o
comprometimento do futuro professor de música na busca pessoal e profissional
de seu papel como docente. Discutir sobre os diferentes espaços de atuação e as
atuais demandas profissionais. Instigar o conhecimento de pesquisas recentes em
educação musical, assim como seu desenvolvimento.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Apreensão e interação da prática e sua relação
com os processos de ensino. Processo de ensino-aprendizagem relativo ao
exercício da prática docente musical nas respectivas faixas etárias e espaços
em que os estagiários estiverem atuando. Planejamento, instrumentação e
execução do Estágio Curricular Supervisionado.
Objetivo(s):
Promover a compreensão conceitual dos distintos modos de estruturar a educação
musical no sistema educacional brasileiro (educação infantil, ensino
fundamental e ensino médio). Favorecer etapas de observação, intervenção,
análise e compreensão sobre o sistema educacional, a comunidade escolar, a
escola, a sala de aula, a atividade acadêmica e a atividade de ensino.
Desenvolver estágio supervisionado – projeto e prática pedagógica – em educação
musical na educação básica e/ou ensino fundamental na disciplina Arte.
Desenvolver a capacidade operacional do aluno em atividades que envolvam
planejamento, execução e avaliação. Avaliar as condições de qualificação para
acesso ao exercício profissional.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
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/... Res. 137/2007-CEP |
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Ementa: Apreensão e interação da prática e sua relação
com os processos de ensino. Processo de ensino-aprendizagem relativo ao
exercício da prática docente musical nas respectivas faixas etárias e espaços
em que os estagiários estiverem atuando. Planejamento, instrumentação e execução
do Estágio Curricular Supervisionado.
Objetivo(s): Analisar
a relação da atuação docente com os resultados práticos. Desenvolver estágio
supervisionado - projeto e prática pedagógica - em educação musical. Favorecer
análise e compreensão acerca do amplo espaço da educação musical na educação
extra-escolar seja ela em instituições governamentais e/ou não-governamentais.
Desenvolver a capacidade operacional do aluno em atividades que envolvam
planejamento, execução e avaliação. Avaliar as condições de qualificação para
acesso ao exercício profissional.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da
história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical
visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do
repertório da música instrumental brasileira.
Objetivo(s): Desenvolver
as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de
câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música,
observando o contexto estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da
história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical
visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do
repertório da música instrumental brasileira.
Objetivo(s):
Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório
solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva
da música, observando o contexto estético-histórico, estrutural e técnico
instrumental.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
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Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da
história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical
visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do
repertório da música instrumental brasileira.
Objetivo(s): Desenvolver
as habilidades para a execução e interpretação do repertório solista e de
câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva da música,
observando o contexto estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da
história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Interpretação como ponto de personalização e intuição musical
visando a formação do intérprete profissional. Valorização da criatividade e do
repertório da música instrumental brasileira.
Objetivo(s):
Desenvolver as habilidades para a execução e interpretação do repertório
solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos e da elaboração discursiva
da música, observando o contexto estético-histórico, estrutural e técnico
instrumental.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Dicção lírica para a voz cantada. Introdução ao
alfabeto fonético internacional e aplicação à dicção das línguas: Latim,
Portuguesa, Francesa, Italiana e Espanhola.
Objetivo(s): Decodificar
e articular a partir dos sinais gráficos (fonemas) particulares a cada língua
em estudo; transcrever foneticamente textos do repertório de canto.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Dicção
lírica para a voz cantada; aplicação nas línguas Inglesa e Alemã.
Objetivo(s):
Decodificar e articular a partir dos sinais gráficos (fonemas) particulares a
cada língua em estudo; transcrever foneticamente textos do repertório de canto.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 21 |
Ementa: Aspectos técnicos elementares e de leitura no
instrumento com instrução individual e coletiva.
Objetivo(s):
Introduzir e desenvolver estudos práticos e teóricos de técnica, de leitura, de execução e de criação no
instrumento/canto.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Aspectos técnicos elementares e de leitura no
instrumento com instrução individual e coletiva.
Objetivo(s): Desenvolver
estudos práticos e teóricos de técnica, de leitura, de execução e de criação no
instrumento/canto.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Estudo da anatomia e fisiologia das estruturas
envolvidas com a fonação e a motricidade do membro superior.
Objetivo(s): Compreender
as bases anatômicas e fisiológicas envolvidas nos mecanismos da fonação e
motricidade.
Departamentalização: Departamento de Ciências Morfofisiológicas
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À
FILOSOFIA E À ESTÉTICA
Ementa: A importância da
filosofia na sociedade contemporânea. Estudos dos conceitos estéticos nos
diferentes períodos históricos. Análise da fenomenologia da obra de arte e das
condições culturais da produção artística. Análise de obras artísticas como
exercício da reflexão estética.
Objetivo(s): Estimular os alunos
para a reflexão crítica dos conceitos filosóficos e estéticos, nas obras de
arte e na música, considerando seu desenvolvimento histórico. Ampliar sua visão
da filosofia e de sua importância na área artística.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
DISCIPLINA:
INSTRUMENTO I (*)
* Opções: Violino; Violão; Piano; Flauta Transversal.
Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da
história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de
grupos e conjuntos vocais/instrumentais.
Objetivo(s): Desenvolver as habilidades para a execução e
interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos
e da elaboração discursiva da música, observando o contexto estético-histórico,
estrutural e técnico instrumental.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 22 |
DISCIPLINA:
INSTRUMENTO II (*)
* Opções: Violino; Violão; Piano; Flauta Transversal.
Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da
história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de
grupos e conjuntos vocais/instrumentais.
Objetivo(s): Desenvolver as habilidades para a execução e
interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos
e da elaboração discursiva da música, observando o contexto
estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA:
INSTRUMENTO III (*)
* Opções: Violino; Violão; Piano; Flauta Transversal.
Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da
história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de
grupos e conjuntos vocais/instrumentais.
Objetivo(s): Desenvolver as habilidades para a execução e
interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos
e da elaboração discursiva da música, observando o contexto
estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA:
INSTRUMENTO IV (*)
* Opções: Violino; Violão; Piano; Flauta Transversal.
Ementa: Estudo do repertório nos diversos períodos da
história da música com instrução individual e coletiva. Orientação técnica
progressiva. Valorização da criatividade e da interpretação na formação de
grupos e conjuntos vocais/instrumentais.
Objetivo(s): Desenvolver as habilidades para a execução e
interpretação do repertório solista e de câmara, por meio dos aspectos técnicos
e da elaboração discursiva da música, observando o contexto
estético-histórico, estrutural e técnico instrumental.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA:
CANTO CORAL I
Ementa: Prática de leitura em conjunto, afinação em
conjunto e equilíbrio dinâmico e timbrístico do grupo. Gêneros, estilos e
formas corais.
Objetivo(s): Proporcionar a prática de execução musical em
conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa, do equilíbrio
dinâmico e do timbrístico.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 23 |
DISCIPLINA:
CANTO CORAL II
Ementa: Prática de leitura em conjunto, afinação em
conjunto e equilíbrio dinâmico e timbrístico do grupo. Gêneros, estilos e
formas corais.
Objetivo(s): Proporcionar
a prática de execução musical em conjunto, objetivando o desenvolvimento
da capacidade interpretativa, do equilíbrio dinâmico e do timbrístico.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA: METODOLOGIA
DA PRODUÇÃO DE TEXTOS
Ementa: Teoria e prática de
produção e leitura de textos nas diferentes modalidades discursivas. Regras e
normas da ABNT para textos e trabalhos científicos.
Objetivo(s):
Desenvolver
a leitura ativa, analítica e crítica de textos; valorizar o planejamento e a
produção de resumos, resenhas críticas e textos dissertativos argumentativos.
Departamentalização: Departamento de Letras
DISCIPLINA:
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ementa: Estudo de variáveis que interferem no processo de
desenvolvimento do psiquismo humano. Estudo de variáveis que interferem no
processo de aprendizagem.
Objetivo(s): Proporcionar uma visão abrangente de educação a
partir da leitura de pesquisas e de bibliografias específicas na área do
desenvolvimento psicológico humano.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA:
políticas públicas E GESTÃO EDUCACIONAL
Ementa: Estudo das políticas e gestão educacional com
ênfase nos planos educacionais para os sistemas escolares no Brasil Colônia,
Império e República, para cada curso de licenciatura.
Objetivo(s): Subsidiar o futuro educador com conhecimentos
teóricos e práticos referentes as políticas públicas educacionais e sua relação
com o contexto sócio-político e econômico, bem como, sua gestão e organização
escolar.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA: ACÚSTICA
Ementa: Estudo dos fenômenos acústicos em suas relações
com as atividades teóricas e práticas dos instrumentistas, cantores e ouvintes.
Objetivo(s): Construir
um conhecimento interdisciplinar associando os fenômenos oscilatórios ao
contexto maior que é a própria música. Recursos audiovisuais e a experimentação
como suporte didático para o cumprimento da ementa e o programa do curso.
Departamentalização: Departamento de Física
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DISCIPLINA: ETNOMUSICOLOGIA
Ementa: As diversas correntes etnomusicológicas no estudo
das manifestações musicais de diversas etnias, com ênfase à cultura popular
brasileira.
Objetivo(s):
Desenvolver
estudos teóricos e práticos acerca da produção musical proveniente da cultura
popular de diversas etnias. Discutir sobre as diferentes formas de produção da
música étnica brasileira.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Princípios de
interpretação musical e elaboração de arranjos. Equilíbrio de sonoridade e
timbre entre componentes de grupos instrumentais e vocais.
Objetivo(s): Proporcionar a prática de execução musical em
conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa.
Desenvolver princípios de liderança em grupos musicais diversos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Metodologia de atuação
em grupos musicais de diferentes faixas etárias e formação instrumental/vocal.
Técnicas de interpretação
Objetivo(s): Proporcionar a prática de execução musical em
conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Elaborar
arranjos em conjunto para grupos de diversas formações. Propiciar situações
pedagógico/musicais entre os grupos de alunos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
Ementa: Criação e execução de
arranjos para grupos musicais de diferentes faixas etárias e formação
instrumental/vocal. Técnicas de interpretação
Objetivo(s): Proporcionar a prática de execução musical em
conjunto, objetivando o desenvolvimento da capacidade interpretativa. Elaborar
arranjos em conjunto para grupos de diversas formações. Trabalhar noções
básicas de flauta doce e sua aplicação para grupos na educação básica.
Propiciar situações pedagógico/musicais entre os grupos de alunos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
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DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO MUSICAL
Ementa: O processo ensino-aprendizagem relativo ao
exercício da prática musical no ensino instrumental/vocal.
Objetivo(s): Proporcionar a inter-relação da prática do fazer musical com as atividades de
ensino musical instrumental/vocal.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA:
MÚSICA DE CÂMARA I
Ementa: Princípios interpretativos visando a prática do
executante no gênero de música de câmara. Leitura a primeira vista de
partituras e preparação de repertório para apresentações musicais.
Objetivo(s): Proporcionar a prática de execução musical em
conjuntos diferenciados, objetivando o desenvolvimento da capacidade de
desempenho camerístico. Desenvolvimento da percepção estética.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA:
MUSICA DE CÂMARA II
Ementa: Desenvolvimento da prática de execução
camerística visando a apresentação de trabalhos musicais com parâmetros de
qualidade sonora e técnica.
Objetivo(s): Proporcionar a prática de repertório camerístico
em conjuntos variados. Proporcionar a atuação dos instrumentistas e cantores em
atividades artísticas práticas.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Ementa: Estudo das diferentes concepções de educação e
sua conseqüente política educacional.
Objetivo(s): Analisar as funções assumidas pela educação e
relacioná-las ao momento atual. Estudar as diferentes concepções de educação e
a política educacional brasileira.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA
Ementa: Reconhecimento dos diferentes processos teóricos,
metodológicos e formais para a elaboração e para a análise de projetos de
pesquisa.
Objetivo(s): Fornecer subsídios para a produção de trabalhos
científicos.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
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DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO SONORA DIGITAL
Ementa: Técnicas, procedimentos e sistemas da computação musical,
da produção sonora digital e das músicas eletrônica e eletroacústica.
Objetivo(s): Estudar a operação básica de um estúdio de produção e de
pós-produção sonora em um estúdio orientado para a criação de música
eletroacústica. Inserir o aluno no campo das possibilidades tecnológicas da
área musical e outras áreas afins. Desenvolver a capacidade criativa,
observando os parâmetros estruturais, estéticos e históricos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA: DIDÁTICA L
Ementa: As diferentes formas de ensino como planos de
organização e processos de interação. Identificação e análise de estratégias de
ensino, da natureza dos conteúdos e das formas de avaliação em consonância com
as características do aluno.
Objetivo(s): Possibilitar o conhecimento e a análise crítica
das diferentes formas de ensino-aprendizagem.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA: PIANO COMPLEMENTAR I
Ementa: Introdução ao estudo do piano como instrumento
complementar, focando uma fluência no domínio do instrumento como recurso para
os estudos teórico-musicais.
Objetivo(s): Desenvolver a
técnica instrumental básica, a harmonização, a improvisação, a leitura à
primeira vista bem como realizar o estudo de obras do repertório pianístico
erudito de diferentes épocas e estilos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA: PIANO COMPLEMENTAR II
Ementa: Continuação do estudo do piano como instrumento
complementar iniciado na disciplina Piano Complementar I, visando uma
desenvoltura maior no instrumento como subsídio para os estudos
teórico-musicais.
Objetivo(s): Trabalhar os conceitos técnico-interpretativos
do repertório pianístico erudito de diferentes épocas e estilos bem como
desenvolver a harmonização, a improvisação e a leitura à primeira vista.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
DISCIPLINA: TEORIA E PRÁTICA DA PERFORMANCE
Ementa: Aspectos teóricos e práticos relacionados à
execução musical em público e/ou gravação, abrangendo a produção, ensaios e
realização de um evento musical.
Objetivo(s): Fornecer subsídios para apresentações musicais em
público, buscando o domínio de palco e organização estrutural e psicológica.
Subsidiar a escolha e adequação de repertório ao público/local.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da
Educação
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ANEXO
III
REGULAMENTO
DO COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA
HABILITAÇÃO LICENCIATURA
TÍTULO I
Da Caracterização
Art. 1º O componente Estágio Curricular Supervisionado,
integrante do currículo do Curso de Graduação em Música - habilitação Licenciatura
Art. 2º O componente Estágio Curricular Supervisionado
tem como finalidade:
I - viabilizar aos estagiários a reflexão
teórica sobre a prática pedagógico-musical em diferentes campos de atuação;
II - oportunizar aos estagiários o desenvolvimento de
habilidades e comportamentos necessários à ação docente em música;
III - proporcionar aos estagiários o intercâmbio de
informações e experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício
da profissão;
IV - possibilitar aos estagiários a aplicação de
conteúdos aprendidos no Curso de Graduação em Música - habilitação Licenciatura
V - oportunizar aos estagiários a vivência real e
objetiva junto à educação básica e espaços extra-escolares, levando em
consideração a diversidade de contextos em que se apresenta a realidade
sócio-cultural.
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TÍTULO II
Da organização e Do Funcionamento
Art. 3º O componente Estágio Curricular Supervisionado
(I e II) ocorrerá da seguinte forma.
§ 1º O primeiro contato
com a administração e o serviço de supervisão no campo de Estágio se dará por
intermédio do coordenador e/ou orientador de Estágio, objetivando a coleta de
informações relativas ao desenvolvimento das atividades, tais como, o número de
turmas e período de funcionamento e, prioritariamente, para firmar o
compromisso entre as partes, bem como subsidiar o planejamento do Estágio Curricular
Supervisionado.
§ 2º Os campos de atuação previstos neste regulamento
para atuação do aluno são: estabelecimentos de ensino público
(preferencialmente) e privado, organizações não governamentais (ONGs), projetos
sociais, escolas especializadas no ensino da música, igrejas, meios de
comunicação (rádio, TV, internet e outros), formação de grupos musicais em
empresas e outros.
§ 3º A carga horária semanal do componente Estágio Curricular
Supervisionado será distribuída em 3 horas/aula de prática pedagógica; 2
horas/aula de preparação, de planejamento e de orientação, e 3 horas/aula em
aulas coletivas teórico-práticas.
§ 4º O componente Estágio Curricular Supervisionado será
organizado em 3 frentes de trabalho, de acordo com a referida distribuição
especificada no parágrafo anterior, conforme segue:
I - 3 horas/aula semanais para a parte
teórica, com a finalidade de tratar especificidades, tanto dos fundamentos
quanto dos métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem musical, podendo
ser coletivamente;
II - 3 horas/aula no campo de estágio:
participação/observação de aulas de outro estagiário/professor e atuação
docente;
III - 2 horas/aula para a preparação da
prática pedagógica: planejamento das aulas, elaboração de relatórios e
orientação.
Art. 4º O coordenador e os professores orientadores para o
componente Estágio Curricular Supervisionado deve estar vinculados ao
magistério superior e possuir formação específica
Art. 5º A duração do Estágio Curricular Supervisionado deve
ser de no mínimo 100 dias, de acordo com a Resolução nº 027/2005-CEP, sendo que
a jornada do Estágio não deve ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais.
Para tanto a distribuição da carga horária nos campos de Estágio deve se
orientar por:
I - atuação pedagógico-musical do estagiário em
ambiente escolar (educação básica) de no mínimo 34 horas/aula;
II - projetos opcionais de prática pedagógico-musical
desenvolvidos em espaços extra-escolares com no mínimo 34 horas/aula.
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§
1º Não é permitido ao aluno antecipar carga-horária
de Estágio, a mesma deve ser cumprida ao longo dos 2 anos previstos para o
componente Estágio Curricular Supervisionado.
§
2º O aluno tem direito de propor carga horária excedente,
de forma voluntária, para atuação pedagógica, desde que a proposta obedeça as mesmas normas exigidas
para a carga horária obrigatória.
TÍTULO III
Do Perfil e Das Atribuições do Professor Coordenador, do Professor
Orientador e do Supervisor de Estágio
Art. 6º O coordenador do componente Estágio Curricular
Supervisionado é o docente com formação e
experiência específica em educação musical, da área de Música e designado pelo
Departamento de Música.
Parágrafo único. Ao coordenador de Estágio compete:
I - estabelecer e manter contato com possíveis campos
de Estágio;
II - mediar a comunicação entre o campo de Estágio, o
Curso de Graduação em Música e a Divisão de Estágio da UEM;
III - designar os professores orientadores, articulando
carga horária, número de estagiários e campos de Estágio;
IV - acompanhar o Estágio, cuidando para que ele se dê
na forma prevista em lei e conforme o programa do componente Estágio Curricular
Supervisionado previsto no projeto pedagógico do Curso de Graduação em Música;
V - acompanhar os orientadores de Estágio por meio de
reuniões periódicas;
Art. 7º O tempo de mandato do professor coordenador de
Estágio será de 2 anos, podendo ser prorrogado.
Art. 8º O professor orientador do componente Estágio Curricular
Supervisionado é o docente da área de música
com formação e experiência específica em educação musical, designado pelo
coordenador.
§ 1º Ao orientador de Estágio compete:
I - motivar a
produção acadêmica e científica de relatos da prática pedagógico-musical,
solicitando um artigo por semestre;
II - manter o coordenador ciente das ações
desenvolvidas pelo estagiário.
III - proporcionar
condições para que o estagiário vivencie o cotidiano do ensino na educação básica
e/ou espaços extra escolares;
IV - orientar o estagiário no planejamento e na
execução das atividades docentes;
V - acompanhar efetivamente cada estagiário em suas
atividades de direção de classe e em outras por ele desenvolvidas;
VI - indicar as fontes de pesquisas e de consultas
necessárias às soluções das dificuldades encontradas;
VII - avaliar o desempenho do estagiário conforme os
critérios estabelecidos;
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VIII - manter contatos periódicos com a administração e
supervisão do Estágio, intervindo sempre que necessário;
IX - controlar a freqüência às aulas práticas de
direção de classe e o registro no livro de chamada, conforme horário
estabelecido para o Estágio Curricular Supervisionado;
X
- cumprir integralmente as normas estabelecidas no regulamento do componente
Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Música, bem como em
outras normas da Instituição que regulam as atividades do componente Estágio Curricular
Supervisionado.
§ 2º Cada orientador deve orientar no máximo 5 estagiários.
Art. 9º O supervisor de componente Estágio Curricular Supervisionado
é o profissional (co) responsável pelo acompanhamento e
supervisão do estagiário, no campo de Estágio, possuindo ou não formação na
área de música.
§ 1º É necessário que o supervisor esteja presente no campo de Estágio
no dia e horário da prática pedagógico-musical do estagiário.
§ 2º Ao Supervisor de Estágio compete:
I - auxiliar
o estagiário nas questões técnico-administrativas do campo de Estágio;
II - cuidar
para as condições mínimas necessárias para a realização do Estágio;
III - manter
o coordenador de Estágio informado sobre as ações do estagiário, bem como das
eventuais modificações no cronograma de atividades do campo de Estágio ou
estrutura de funcionamento do mesmo.
TÍTULO IV
Das Atribuições do Estagiário
Art. 10. Ao estagiário do componente Estágio Curricular Supervisionado
compete:
I - cumprir as etapas previstas para a realização do Estágio,
a saber:
a) observação do campo de Estágio;
b) participação/colaboração na regência de classe;
c) direção de classe;
d) realização das atividades previstas para
o componente Estágio Curricular Supervisionado;
e) registro das atividades desenvolvidas;
f) elaboração do relatório parcial e final;
g) participação/desenvolvimento de atividades
solicitadas pelo orientador;
h) elaboração semestral de um relato de experiência do Estágio,
fundamentado cientificamente.
II - ajustar o planejamento, visando adequá-lo a
prática do ensino de música, de acordo com orientações periódicas do professor
orientador;
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
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III - manter um comportamento compatível
com a função de professor, pautando-se pelos princípios da ética profissional;
IV - avaliar de modo constante e crítico/reflexivo o
seu desempenho na função docente;
V - colaborar para a solução de problemas no campo de Estágio
e com seus colegas de turma;
VI - comunicar com antecedência de ao menos 48 horas
sua ausência nas atividades previstas;
VII - cumprir integralmente as normas
estabelecidas no Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado.
TÍTULO V
Da Avaliação e Da
Promoção
Art. 11. O componente Estágio Curricular
Supervisionado deve ter duas notas de avalição a cada bimestre. A nota final
será o resultado da média ponderada das notas bimestrais.
Parágrafo único. Os critérios para atribuição das notas serão
aprovados pelo departamento e respectivo colegiado de curso.
Art.
I - desempenho nas atividades
teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo professor orientador;
II - desempenho na direção de classe;
III - comparecimento semanal na orientação de Estágio;
IV - apresentação dos planos de aulas e relatórios
semanais;
V - apresentação do relatório final, dentro das normas
técnico-científicas previamente estabelecidas.
Parágrafo único. O professor do componente Estágio Curricular Supervisionado
pode estabelecer outros critérios, desde que devidamente registrados e
esclarecidos aos alunos.
Art. 13. Pode fazer parte da avaliação do componente
Estágio Curricular Supervisionado as observações feitas pelo professor regente
de classe e pela equipe técnico-pedagógica do campo de Estágio.
Art. 14. Tendo em vista as especificidades
didático-pedagógicas do componente Estágio Curricular Supervisionado, não
haverá para o estagiário revisão de avaliação e realização de avaliação final,
bem como não lhe será permitido cursá-la em regime de dependência.
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 32 |
TÍTULO VI
Das
Disposições Gerais
Art.
§ 1º No caso de abertura de novas turmas, estas
somente deve ocorrer:
I - quando o número de alunos matriculados
ultrapassar o estipulado acima, com o aval da coordenação do Ccolegiado do
Curso de Graduação em Música;
II - com aprovação do Departamento de
Música.
§ 2º Cabe ao coordenador de Estágio o encaminhamento
da relação nominal dos alunos do componente Estágio Curricular Supervisionado
para a Divisão de Estágio da UEM, com o objetivo de atender ao disposto no caput
deste artigo.
Art. 16. Os casos omissos serão resolvidos pelo colegiado
de curso, ouvido o Fórum de Prática de Ensino, se necessário.
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 33 |
ANEXO
IV
REGULAMENTO
DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE
GRADUAÇÃO EM MÚSICA - TODAS AS HABILITAÇÕES
Art. 1º O Trabalho de Conclusão
de Curso (TCC) é componente curricular integrante do currículo pleno do Curso
de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá, para todas as
habilitações ofertadas, obedecendo ao que dispõe a Resolução nº 090/2005-CEP.
Art. 2º O TCC pode ser ofertado
nas seguintes áreas e linhas de pesquisa:
Áreas de concentração |
Linhas de pesquisa |
Música, Criação e Expressão |
1. Performance Musical e suas Interfaces |
2. Linguagem e Estruturação Musical |
|
3. Composição e suas Interfaces |
|
Música e Educação |
4. Ensino-Aprendizagem em Música no Ambiente Escolar |
5. Ensino-Aprendizagem em Música em Ambiente Extra-Escolar |
|
6. Metodologia do Ensino Instrumental |
|
Musicologia |
7. Documentação e
História da Música |
8.
Etnomusicologia |
|
9. Música e Sociedade |
Parágrafo único. As
linhas de pesquisa serão oferecidas de acordo com a disponibilidade e o perfil
do corpo docente do Departamento de Música.
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 34 |
TÍTULO II
DOS OBJETIVOS
Art. 3º Atender à perspectiva da
UEM como produtora de conhecimentos e realizar um trabalho acadêmico de final
de curso contemplando os conhecimentos adquiridos durante o curso, aprofundados
e sistematizados pelo aluno num trabalho de pesquisa de caráter teórico-prático
ou teórico, pertinente a uma das linhas de pesquisa conforme o Artigo 2º.
DA FINALIDADE
Art. 4º O TCC deve proporcionar
ao aluno a formação necessária para a pesquisa em música.
TÍTULO IV
DA MODALIDADE
Art. 5º Os alunos devem optar
por uma das linhas de pesquisa apresentadas no Artigo 2º. O resultado do TCC
será apresentado sob a forma de um artigo científico para os alunos da
habilitação Bacharelado. Este será voltado preferencialmente para a área de
concentração Música, Criação e Expressão. Para os alunos da habilitação
Licenciatura o resultado do TCC deve ser apresentado sob a forma de uma
monografia que contemple o ensino-aprendizagem em música nos diferentes espaços
de atuação do educador musical, podendo ou não estar relacionado com o
componente Estágio Curricular Supervisionado obrigatório.
Parágrafo único. O aluno
pode propor trabalho diverso do especificado acima, o qual estará sujeito à
análise e à aprovação do Departamento de Música.
TÍTULO V
DA ORIENTAÇÃO E DA AVALIAÇÃO
SEÇÃO I
DA ORIENTAÇÃO
Art. 6º A orientação do TCC será
exercida por docente do Departamento de Música. No caso da necessidade de
co-orientação, o aluno deve formalizá-la junto à coordenação geral.
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 35 |
Art. 7º Compete aos orientadores:
I -
colaborar com o aluno para a escolha e a definição do tema do trabalho escrito;
II -
acompanhar e orientar o aluno na elaboração do trabalho proposto.
DA AVALIAÇÃO
Art. 8º A avaliação do TCC será realizada em três etapas:
I - a
primeira, será a submissão do projeto do TCC à área da música até o final do
primeiro semestre letivo, sob orientação do docente designado pela coordenação.
O projeto deve ser aprovado pela área e receberá uma nota de
II - a
segunda, com peso 3, deve ser realizada pelo professor orientador até o final
do 3° bimestre do ano letivo;
III - a
terceira, com peso 5, será realizada perante uma Banca Examinadora composta
pelo professor orientador e dois professores convidados. A nota obtida nessa
etapa será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca.
Parágrafo único. A nota
final será a média aritmética ponderada das 3 etapas da avaliação.
Art. 9º Considerando a
especificidade do componente curricular, o TCC não pode ser cursado em regime
de dependência. Não haverá avaliação final.
DO FUNCIONAMENTO
Art. 10. No TCC o aluno deve
optar por uma área de concentração, dentre as ofertadas pelo Curso de Graduação
em Música, sendo que o número de alunos, por orientador, será de, no máximo, 5.
Art. 11. Ao aluno caberá o
desenvolvimento do trabalho, sempre em comum acordo com o professor orientador.
TÍTULO VII
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
Art. 12. Os casos omissos serão
resolvidos pelo Colegiado do Curso de Graduação em Música, ouvido o
Departamento de Música.
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 36 |
ANEXO
V
PLANO
DE IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO
A
implantação do novo currículo ocorrerá a partir do ano letivo de 2008 e o
currículo antigo será descontinuado. Aos alunos de outras habilitações que
desejarem transferir-se para a nova habilitação bacharelado em Composição (uma
vez aprovado pelos órgãos competentes), será permitida a troca de habilitação
já no primeiro semestre de 2008, com o aproveitamento de todas as disciplinas
iguais ou equivalentes já cursadas com aprovação.
Para fins de conversão das matérias cursadas
anteriormente ao novo projeto pedagógico, observa-se, para alunos de todas as
habilitações as seguintes relações de equivalência entre disciplinas:
- Prática Coral I equivalente a Canto
Coral I.
- Prática Coral II equivalente a Canto Coral II.
- Metodologia Científica Aplicada à Música equivalente a Metodologia da Pesquisa.
- Laboratório de Música e Tecnologia equivalente a Laboratório de Produção Sonora Digital.
- Prática de Leitura Musical equivalente a Técnicas de Leitura à Primeira Vista.
- História da Música do Brasil equivalente a História da Música no Brasil.
- Prática de Conjunto I equivalente à disciplina homônima do projeto pedagógico novo.
Para fins de conversão das matérias cursadas
anteriormente ao novo projeto pedagógico, observa-se, para alunos de todos os
bacharelados as seguintes relações de equivalência entre disciplinas:
- Instrumento Harmônico I (Opção: Piano) equivalente a Piano Complementar I.
- Instrumento Harmônico II (Opção: Piano) equivalente a Piano Complementar II.
- Canto I, II, III e IV equivalentes às disciplinas homônimas do projeto pedagógico novo.
- Instrumento I, II, III e IV equivalentes às disciplinas homônimas do projeto pedagógico novo.
- Teoria e Prática da Performance equivalente à disciplina homônima do projeto pedagógico novo.
- Metodologia do Ensino Musical
equivalente à disciplina homônima do
projeto pedagógico novo.
.../
/... Res. 137/2007-CEP |
fls. 37 |
Todos os alunos da habilitação em Licenciatura
Todos os alunos do Bacharelado
Todos os alunos da Licenciatura devem completar a carga horária total nova do Estágio Curricular
Supervisionado de 544 h/a.
Todos os alunos dos Bacharelados devem completar a carga horária total nova de
Atividades Acadêmicas Curriculares de 384 h/a.