R E S O L U Ç Ã O
Nº 138/2007-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 14/1/2008. Isac Ferreira Lopes, Secretário. |
|
Aprovar a criação da Habilitação: Bacharelado em Composição no projeto
pedagógico do Curso de Graduação em Música. |
Considerando o
conteúdo do Processo no 516/2002-PRO -
volume 4;
considerando o
disposto na Lei nº 9.394/96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
considerando o disposto na Resolução nº 02/2004-CNE/CES que
dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Curso de Graduação em Música;
considerando o disposto na Resolução nº 01/2002-CNE/CP que
dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores
da Educação Básica,
considerando o disposto na Resolução nº 02/2002-CNE/CP que
dispõe sobre a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de
formação de professores da educação básica em nível superior;
considerando o disposto na Resolução nº
8/2007-CNE/CES que dispõe sobre a duração e carga horária mínima dos cursos de
graduação, bacharelados, na modalidade presencial;
considerando
o disposto nas Resoluções nos 02/2007-CNE/CES e 03/2007-CNE/CES;
considerando o disposto na Resolução nº 028/2002-CEP que aprovou a criação
e implantação do Curso de Graduação em Música;
considerando o disposto no Decreto nº 46 de 31/1/2007, da Casa Civil do
Governo do Estado do Paraná, que reconheceu o Curso de Graduação em Música da
Universidade Estadual de Maringá;
considerando o disposto na Resolução nº 137/2007-CEP, que aprovou o novo
projeto pedagógico do Curso de Graduação em Música;
considerando o
disposto nas Resoluções nos 064/2001-CEP, 079/2004-CEP, e
130/2005-CEP;
considerando o disposto no Parecer nº 066/2007-CGE,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Aprovar a criação da Habilitação:
Bacharelado em Composição no projeto pedagógico do Curso de Graduação em Música, em seus aspectos didático-pedagógicos,
a vigorar a partir do ano letivo de 2008, conforme Anexos I e II, partes
integrantes desta resolução.
.../
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Art. 2º Esta resolução
entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em
contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 28 de novembro de 2007.
Décio Sperandio,
Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo
recursal termina em 21/1/2008. (Art. 175 - § 1o do
Regimento Geral da UEM) |
/...Res. 138/2007-CEP fls. 3
ANEXO
I
MATRIZ
CURRICULAR
CONTEÚDO ESPECÍFICO
habilitação: Bacharelado em
Composição
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE
CURRICULAR |
CARGA
HORÁRIA |
||||||||||
SSEMANAL |
ANUAL |
1º S. |
2º S. |
||||||||||
TEÓR. |
PRAT. |
TEÓR./ PRAT. |
TOTAL |
||||||||||
1 |
DTP* |
Piano Complementar I |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||
|
DTP* |
Instrumentação e Orquestração |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
||||
|
DTP* |
Composição Musical I |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
|
|
||||
2 |
DTP* |
Piano Complementar II |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
||||
|
DTP* |
Prosódia Musical |
2 |
- |
- |
2 |
- |
- |
34 |
||||
|
DTP* |
Técnicas de Leitura à Primeira Vista |
- |
2 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||
3 |
DTP* |
Composição Musical II |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
||||
|
DTP* |
Metodologia do Ensino Musical |
2 |
1 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||
|
DTP* |
Composição Musical III |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
||||
4 |
DTP* |
Composição Eletroacústica |
1 |
1 |
- |
2 |
68 |
- |
- |
||||
|
DTP* |
Fundamentos da Regência |
1 |
2 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
||||
|
DTP* |
Laboratório Coral I |
- |
- |
2 |
2 |
68 |
- |
- |
||||
DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES
CURRICULARES NACIONAIS
|
MÍNIMO |
MÁXIMO |
2880 h/a |
3456 h/a |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES
CURRICULARES |
HORAS |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDOS BÁSICOS |
1734 h/a |
DISCIPLINAS DE
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS |
850 h/a |
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES |
384 h/a |
TOTAL |
2968 h/a |
.../
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BACHARELADO EM COMPOSIÇÃO
Área
|
Componentes Curriculares |
Carga
horária |
|
1ª.
Série |
hora/aula |
Fundamentos Teórico-Práticos |
Percepção Musical I |
102 |
Contraponto |
68 |
|
História da Música I |
68 |
|
Anatomia e Fisiologia para Músicos |
68 |
|
Metodologia da Produção de Texto |
68 |
|
Prática Instrumental/Vocal |
Prática de Conjunto I |
102 |
Canto Coral I |
102 |
|
Piano Complementar I |
68 |
|
|
2ª
Série |
|
Fundamentos Teóricos |
Percepção Musical II |
68 |
História da Música II |
68 |
|
Harmonia I |
68 |
|
Fundamentos Teórico-Práticos |
Acústica |
34 |
Prosódia Musical |
34 |
|
Composição Musical I |
68
|
|
Introdução à Filosofia e à Estética |
68 |
|
Instrumentação e Orquestração |
68
|
|
Piano Complementar II |
68
|
|
Prática Instrumental/Vocal |
Canto Coral II |
102 |
Técnicas de Leitura à Primeira Vista |
68 |
|
|
3ª
Série |
|
Fundamentos
Teórico-Práticos |
História da Música III |
68 |
Análise Musical I |
68 |
|
Harmonia II |
68 |
|
Etnomusicologia |
68 |
|
Composição Musical II |
68
|
|
Laboratório de Produção Sonora Digital |
68 |
|
Pesquisa |
Metodologia da Pesquisa |
68 |
Pedagógico |
Metodologia do Ensino Musical |
102 |
|
Disciplina Optativa/Eletiva I |
68 |
|
4ª
Série |
|
Fundamentos
Teórico-Práticos |
História da Música no Brasil |
102 |
Composição Musical III |
68 |
|
Análise Musical II |
68 |
|
Fundamentos da Regência |
102 |
|
Laboratório Coral I |
68 |
|
Composição Eletroacústica |
68 |
|
Pesquisa |
Orientação para TCC |
34 |
|
Disciplina Optativa/Eletiva II |
68 |
|
Total
de carga horária disciplinas obrigatórias |
2584 h/a |
.../
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Disciplinas Optativas
Habilitação:
Licenciatura
- Composição
Musical I, 68h/a
- Instrumentação e
Orquestração, 68h/a
- Composição
Musical II, 68h/a
- Composição
Musical III, 68h/a
- Composição
Eletroacústica, 68h/a
- Fundamentos da
Regência, 102h/a
Habilitação:
Bacharelado em Composição
- Instrumento
Melódico I, 68h/a (opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)
- Fundamentos da
Educação, 68h/a
- Psicologia da
Educação, 68h/a
- Educação Musical
I, 68h/a
- Regência Coral I,
68h/a
- Dicção Lírica I,
68h/a
- Introdução à
Regência Coral, 68h/a
- Prática de
Conjunto II, 68h/a
- Instrumento
Melódico II, 68h/a (opções: Canto, Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino)
- Didática L, 68h/a
- Políticas
Públicas e Gestão Educacional, 68h/a
- Educação Musical
II, 68h/a
- Regência Coral
II, 68h/a
- Laboratório Coral
II, 68h/a
- Dicção Lírica II,
68h/a
- Instrumento
Harmônico I, 68h/a (opções: Piano, Violão)
- Prática de
Conjunto III, 102h/a
- Educação Musical
III, 68h/a
- Regência Coral III,
68h/a
- Laboratório Coral
III, 68h/a
- Música de Câmara
I, 68h/a
- Instrumento
Harmônico II, 68h/a (opções: Piano, Violão)
.../
/...Res. 138/2007-CEP fls. 6
- Educação Musical
IV, 68h/a
- Laboratório Coral
IV, 68h/a
- Música de Câmara
II, 68h/a
- Canto I, 102h/a
- Instrumento I,
102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)
- Canto II, 102h/a
- Teoria e Prática
da Performance, 102h/a
- Instrumento II,
102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)
- Canto III, 102h/a
- Instrumento III,
102h/a (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino)
- Regência Coral
IV, 102h/a
- Canto IV, 102h/a
- Instrumento IV,
102h/a (opções: Flauta Transversal , Piano, Violão, Violino)
.../
/...Res. 138/2007-CEP fls. 7
ANEXO
II
DISCIPLINAS,
EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO
DISCIPLINA: COMPOSIÇÃO ELETROACÚSTICA
Ementa:
Técnicas de
estruturação e linguagem composicionais eletroacústicas, sua história e
desenvolvimento. Criação de obras eletroacústicas originais.
Objetivo(s): Estudar o desenvolvimento histórico
da música eletroacústica e aprender as técnicas básicas de estruturação musical
deste campo. Compreender e dominar todos os aspectos da produção sonora
digital, aplicando estes conhecimentos à criação de obras eletroacústicas
originais.
Departamentalização: Departamento de
Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO E ORQUESTRAÇÃO
Ementa: Características técnicas dos
instrumentos musicais e procedimentos de escrita instrumental para solista e
para agrupamentos instrumentais, vocais e mistos.
Objetivo(s): Abordar os diferentes instrumentos
musicais apresentando suas características de produção sonora e procedimentos
de escrita. Abordar os métodos de combinação timbrística instrumentais, vocais
e mistos.
Departamentalização: Departamento de
Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: COMPOSIÇÃO MUSICAL I
Ementa: Técnicas de construção e de
desenvolvimento temático e formal da composição musical. Técnicas composicionais
dos Séculos XX e XXI.
Objetivo(s): Conhecer as técnicas, elementos e
processos da construção e do desenvolvimento temático e formal composicionais.
Conhecer as diferentes técnicas, elementos e processos de construção
composicionais utilizados nos Séculos XX e XXI e seu desenvolvimento histórico.
Desenvolver habilidades de escrita nestes idiomas musicais.
Departamentalização: Departamento de
Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: COMPOSIÇÃO MUSICAL II
Ementa:
Criação
supervisionada de composições musicais.
Objetivo(s): Desenvolver e criar obras musicais
aplicando as variadas técnicas composicionais de escrita, sob supervisão.
Departamentalização: Departamento de
Teoria e Prática da Educação
DISCIPLINA: COMPOSIÇÃO MUSICAL III
Ementa:
Criação supervisionada
de um portifólio de obras musicais.
Objetivo(s): Preparar um portifólio básico de
obras musicais originais.
Departamentalização: Departamento de
Teoria e Prática da Educação
.../
Ementa:
Técnicas
básicas de regência aplicadas a um repertório musical diversificado.
Objetivo(s): Iniciar os procedimentos técnicos básicos da regência. Introduzir os
diferentes estilos musicais corais e instrumentais.
Departamentalização: Departamento de
Teoria e Prática da Educação