R E S O L U Ç Ã O    155/2007-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 13/2/2008.

 

 

Isac Ferreira Lopes,

Secretário.

 

Aprovar o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola, na modalidade Bacharelado, turno integral, no CAR.

 

Considerando o conteúdo do Processo no 619/2002-PRO - volume 2;

considerando o disposto na Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases de Educação (LDB);

considerando o disposto na Resolução nº 2/2006-CNE/CES, que aprovou as diretrizes curriculares nacionais, específicas para o curso de Engenharia Agrícola;

 considerando o disposto na Resolução nº 02/2007-CNE/CES, que dispõe sobre a carga horária mínima para os cursos de Engenharia Agrícola;

considerando o disposto na Resolução nº 03/2007-CNE/CES, que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula;

considerando o disposto nas Resoluções nos 064/2001-CEP, 079/2004-CEP, 027/2005-CEP, 090/2005-CEP, 130/2005-CEP e 134/2007-CEP;

considerando o disposto no Parecer nº 082/2007-CGE,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º  Aprovar o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola, na modalidade Bacharelado, turno integral, no Câmpus Regional do Arenito (CAR) e os regulamentos dos componentes Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso, a vigorar a partir do ano letivo de 2008, conforme Anexos I a III, partes integrantes desta resolução.

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 19 de dezembro de 2007.

 

 

 

Décio Sperandio,

Reitor.

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 20/2/2008. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 

ANEXO I

 

MATRIZ CURRICULAR

 

 

OFERTA ANUAL

 

1ª Série

Desenho Mecânico

Desenho Técnico

 

3ª Série

Resistência dos Materiais

Eletrotécnica e Instalações Elétricas

Máquinas Agrícolas

Processamento de Produtos Agrícolas

Estatística Básica e Experimental

Fenômenos de Transporte

 

Série

Fundamentos de Concreto Armado

Mecanização Agrícola

Secagem e Armazenamento de Produtos Agrícolas

Projeto de Elementos de Máquinas

Saneamento Ambiental

 

 

OFERTA SEMESTRAL

 

1ª SÉRIE

 

1º Semestre

Cálculo I

Geometria Analítica

Química Geral

Introdução à Engenharia Agrícola

Biologia Vegetal

Materiais e Técnicas de Construção

 

2º Semestre

Física I

Física Experimental I

Fundamentos de Química do Solo para Engenharia Agrícola

Metodologia Científica

 

2ª SÉRIE

 

1º Semestre

Cálculo II

Estática

Física II

Física Experimental III

Fundamentos de Programação

Edafologia

Meteorologia e Climatologia Agrícola

 

2º Semestre

Cálculo Numérico

Física III

Topografia

Tratores e Motores Agrícolas

Agricultura

Introdução à Poluição Ambiental

 

 

3ª SÉRIE

 

1º Semestre

Água no Sistema Solo-Planta-Atmosfera

Economia do Agronegócio

Utilização de Efluentes e Águas Residuárias na Agricultura

 

2º Semestre

Hidrologia

Hidráulica de Sistemas de Irrigação

Sociologia Rural

 

 

4ª SÉRIE

 

1º Semestre

Irrigação

Optativa I

Geoprocessamento

 

 

2º Semestre

Gestão Ambiental

Manejo e Conservação do Solo e da Água

Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

Optativa II

 

 

5ª SÉRIE

 

1º Semestre

Optativa III

Optativa IV

Trabalho de Conclusão de Curso

Edificações Rurais

Extensão Rural

Optativa V

 

2º Semestre

Estágio Curricular Supervisionado

 

 

DISCIPLINAS – Conteúdo Básico

 

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

HORA/AULA

Geometria Analítica

68

Biologia Vegetal

68

Cálculo I

102

Cálculo II

102

Cálculo Numérico

68

Edafologia

68

Desenho Mecânico

34

Desenho Técnico

102

Estatística Básica e Experimental

102

Fenômenos de Transporte

102

Física I

68

Física Experimental I

34

Física Experimental III

34

Física II

68

Física III

68

Hidráulica de Sistemas de Irrigação

68

Introdução à Engenharia Agrícola

34

Fundamentos de Programação

68

Materiais e Técnicas de Construção

68

Estática

51

Metodologia Científica

34

Fundamentos de Química do Solo para Engenharia Agrícola

68

Química Geral

68

Resistência dos Materiais

102

Água no Sistema Solo-Planta-Atmosfera

68

Sociologia Rural

68

Topografia

68

 

 

 

 

DISCIPLINAS – Conteúdo específico

 

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

HORA/AULA

Agricultura

68

Economia do Agronegócio

68

Edificações Rurais

68

Eletrotécnica e Instalações Elétricas

102

Estágio Curricular Supervisionado

204

Extensão Rural

68

Geoprocessamento

68

Gestão Ambiental

68

Hidrologia

68

Irrigação

68

Manejo e Conservação do Solo e da Água

68

Máquinas Agrícolas

102

Mecanização Agrícola

102

Meteorologia e Climatologia Agrícola

68

Tratores e Motores Agrícolas

68

Fundamentos de Concreto Armado

102

Optativa I

68

Optativa II

68

Optativa III

68

Optativa IV

68

Optativa V

68

Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

68

Introdução à Poluição Ambiental

34

Processamento de Produtos Agrícolas

102

Projeto de Elementos de Máquinas

102

Saneamento Ambiental

102

Secagem e Armazenamento de Produtos Agrícolas

102

Trabalho de Conclusão de Curso

34

Utilização de Efluentes e Águas Residuárias na Agricultura

68

 

 

 

 

COMPONENTES CURRICULARES - Seriação

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TEÓR./

PRAT.

TOTAL

 

DMA

Cálculo I

6

-

-

6

-

102

-

 

 

DQI

Química Geral

2

2

-

4

-

68

-

 

 

DEC

Desenho Técnico

1

2

-

3

102

-

-

 

 

DMA

Geometria Analítica

4

-

-

4

-

68

-

 

 

DAG

Introdução à Engenharia Agrícola

-

-

2

2

-

34

-

 

 

DAG

Biologia Vegetal

-

-

4

4

-

68

-

 

 

DEC

Materiais e Técnicas de Construção

-

-

4

4

-

68

-

 

 

DFI

Física I

4

-

-

4

-

-

68

 

 

DFI

Física Experimental I

-

2

-

2

-

-

34

 

 

DAG

Fundamentos de Química do Solo para Engenharia Agrícola

2

2

-

4

-

-

68

 

 

DEQ

Desenho Mecânico

-

-

1

1

34

-

-

 

 

DFE

Metodologia Científica

-

-

2

2

-

-

34

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES SEMESTRAIS

-

408

204

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES ANUAIS

136

-

-

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DA PRIMEIRA SÉRIE                                                          748 horas/aula

 

 

           

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TEÓR./

PRAT.

TOTAL

 

DEC

Estática

3

-

-

3

-

51

-

 

 

DMA

Cálculo II

6

-

-

6

-

102

-

 

 

DFI

Física II

4

-

-

4

-

68

-

 

 

DFI

Física Experimental III

-

2

-

2

-

34

-

 

 

DIN

Fundamentos de Programação

2

2

-

4

-

68

-

 

 

DAG

Edafologia

2

2

-

4

-

68

-

 

 

DGE

Meteorologia e Climatologia Agrícola

-

-

4

4

-

68

-

 

 

DMA

Cálculo Numérico

4

-

-

4

-

-

68

 

 

DFI

Física III

4

-

-

4

-

-

68

 

 

DEC

Topografia

2

2

-

4

-

-

68

 

 

DAG

Tratores e Motores Agrícolas

2

2

-

4

-

-

68

 

 

DAG

Agricultura

-

-

4

4

-

-

68

 

 

DAG

Introdução à Poluição Ambiental

-

-

2

2

-

-

34

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES SEMESTRAIS

 

459

374

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES ANUAIS

 

 

 

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DA SEGUNDA SÉRIE                                                         833 horas/aula

 

 

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TEÓR./

PRAT.

TOTAL

 

DEC

Resistência dos Materiais

3

-

-

3

102

-

-

 

 

DEC

Eletrotécnica e Instalações Elétricas

-

-

3

3

102

-

-

 

 

DAG

Máquinas Agrícolas

1,5

1,5

-

3

102

-

-

 

 

DAG

Processamento de Produtos Agrícolas

 

 

2

1

-

3

102

-

-

 

 

DES

Estatística Básica e Experimental

1,5

1,5

-

3

102

-

-

 

 

DEQ

Fenômenos de Transporte

3

-

-

3

102

-

-

 

 

DAG

Água no Sistema Solo-Planta-Atmosfera

-

-

4

4

-

68

-

 

 

DCO

Economia do Agronegócio

4

-

-

4

-

68

-

 

 

DEC

Hidrologia

-

-

4

4

-

-

68

 

 

DAG

Hidráulica de Sistemas de Irrigação

-

-

4

4

-

-

68

 

 

DCS

Sociologia Rural

4

-

-

4

-

-

68

 

 

DAG

Utilização de Efluentes e Águas Residuárias na Agricultura

-

-

4

4

-

68

-

 

 

TOTAL DACARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES SEMESTRAIS

-

204

204

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES ANUAIS

612

-

-

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DA TERCEIRA SÉRIE                                                      1.020 horas/aula

 

 

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TEÓR./

PRAT.

TOTAL

 

DEC

Fundamentos de Concreto Armado

 

2

1

-

3

102

-

-

 

 

DEQ

Secagem e Armazenamento de Produtos Agrícolas

-

-

3

3

102

-

-

 

 

DEQ

Projeto de Elementos de Máquinas

-

-

3

3

102

-

-

 

 

DEC

Saneamento Ambiental

-

-

3

3

102

-

-

 

 

DAG

Irrigação

-

-

4

4

-

68

-

 

 

 

Optativa I

-

-

-

4

-

68

-

 

 

DAG

Mecanização Agrícola

2

1

-

3

102

-

-

 

 

DGE

Geoprocessamento

-

-

4

4

-

68

-

 

 

DAG

Gestão Ambiental

-

-

4

4

-

-

68

 

 

DAG

Manejo e Conservação do Solo e da Água

-

-

4

4

-

-

68

 

 

DEC

Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

-

-

4

4

-

-

68

 

 

 

Optativa II

-

-

-

4

-

-

68

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES SEMESTRAIS

-

204

272

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES ANUAIS

510

-

-

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DA QUARTA SÉRIE                                                            986 horas/aula

 

 

 

SER.

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEMESTRAL

TEÓR.

PRÁT.

TEÓR./

PRAT.

TOTAL

 

-

Optativa III

-

-

-

4

-

68

-

 

 

-

Optativa IV

-

-

-

4

-

68

-

 

 

DAG

Trabalho de Conclusão de Curso

-

-

2

2

-

34

-

 

 

DEC

Edificações Rurais

-

-

4

4

-

68

-

 

 

DAG

Extensão Rural

-

-

4

4

-

68

-

 

 

-

Optativa V

-

-

4

4

-

68

-

 

 

DAG

Estágio Curricular Supervisionado

-

12

-

12

-

-

204

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES SEMESTRAIS

-

374

204

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES ANUAIS

-

-

-

 

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DA QUINTA SÉRIE                                                              578 horas/aula

 

 

 

 

 

 

RESUMO GERAL DO CURRÍCULO

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO

1.853 h/a

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO

2.312 h/a

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

216 h/a

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO

4.381 h/a

 

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

5 ANOS

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

8 ANOS

 

 

 

DISCIPLINAS – Optativas

 

DEPTO

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

ANUAL

SEMESTRAL

TÉOR.

PRÁT.

TEÓR.-PRÁT.

TOTAL

DEC

Obras Hidráulicas Rurais

-

-

4

4

-

68

-

DEC

Sensoriamento Remoto

-

-

4

4

-

68

-

DIN

Computação Aplicada à Engenharia Agrícola

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Fertilidade dos Solos

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Adubação e Calagem

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Máquinas para Aplicação de Produtos Fitossanitários

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Projeto de Máquinas Agrícolas

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Dinâmica de Tração de Tratores Agrícolas

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Agricultura de Precisão

4

-

-

4

-

68

-

DAG

Instrumentação Agrícola

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Manejo da Água em Sistemas Irrigados

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Conservação de Hortigranjeiros

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Sistemas Automatizados e Irrigação Paisagística

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Tratamento de Águas Residuárias para Uso Agrícola

4

-

-

4

-

68

-

DAG

Cultura da Cana-de-Açúcar

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Poluição do Solo

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Reciclagem Agrícola de Resíduos Urbanos, Industriais e Agrícolas

-

-

4

4

-

68

-

DAG

Processos Anaeróbios

4

-

-

4

-

68

-

DAG

Tecnologia de Sementes

-

-

4

4

-

68

-

 

                                              

 

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO

 

O currículo atual será substituído gradativamente.

Os alunos que ficarem retidos no atual projeto pedagógico poderão continuar neste, desde que as séries estejam sendo ofertadas. No caso de não oferta, os alunos serão adaptados ao novo projeto pedagógico.

A oferta dos projetos pedagógicos será estabelecida da seguinte forma:

- 2008: 1ª série do novo projeto pedagógico.

- 2008: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª séries do atual projeto pedagógico.

 

- 2009: 1ª, 2ª séries do novo projeto pedagógico.

- 2009: 3ª, 4ª, 5ª séries do atual projeto pedagógico.

 

- 2010: 1ª, 2ª, 3ª séries do novo projeto pedagógico.

- 2010: 4ª, 5ª séries do atual projeto pedagógico.

 

- 2011: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª séries do novo projeto pedagógico.

- 2011: 5ª séries do atual projeto pedagógico.

 

- 2012: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª 5ª séries do novo projeto pedagógico.

 

O aluno em regime de dependência no atual currículo, cuja disciplina não estiver contemplada na presente proposta, terá situação avaliada de acordo com o Artigo 13 da Resolução nº 051/2002-CEP e seus artigos complementares.

Os ingressantes por transferência ou por vestibular que forem beneficiados com aproveitamentos de estudos que determinem sua matrícula em períodos diferentes do primeiro ano do curso deverão ser analisados e implementados, tomando-se como referência a situação atual do processo de transição. Caso não seja possível sua integração ao novo currículo os mesmos deverão ser adaptados ao currículo vigente.

 

 

EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS

 

 

AGRICULTURA

Ementa: Aspectos sociais e econômicos, implantação, manejo, colheita e pós-colheita das principais culturas.

Objetivos: Propiciar ao aluno conhecimento sobre as principais culturas destacando-se a atuação do profissional de Engenharia Agrícola nessa área.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

ÁGUA NO SISTEMA SOLO-PLANTA-ATMOSFERA

Ementa: Relações energia solar-plantas. Sistema água-atmosfera. Interação água-planta. O sistema solo-água-planta. Evaporação e evapotranspiração. A água na produção agrícola. Balanço hídrico do solo.

Objetivos: Capacitar o aluno a entender as exigências climáticas (térmicas, hídricas e fotoperiódicas) dos cultivos anuais e perenes, visando atingir uma agricultura auto-sustentável.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

BIOLOGIA VEGETAL

Ementa: Morfo-anatomia, crescimento e desenvolvimento vegetal e sistemática de angiospermas com ênfase nos grupos de interesse agrícola.

Objetivos: Capacitar o aluno a identificar as estruturas de células vegetais e suas funções, bem como os diferentes tecidos vegetais. Identificar os diferentes órgãos de angiospermas e sua anatomia interna e compreender sua embriogênese, crescimento e desenvolvimento. Reconhecer e classificar taxonomicamente as principais culturas de interesse agrícola.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

CÁLCULO I

Ementa: Estudo do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável real.

Objetivos: Propiciar ao aluno o conhecimento e domínio dos conceitos básicos de cálculo diferencial e integral de funções de uma variável. Capacitar o aluno a analisar e compreender novos conceitos físicos e matemáticos. Relacionar os conhecimentos adquiridos com outras disciplinas do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

CÁLCULO II

Ementa: Estudo do cálculo diferencial e integral de funções de várias variáveis reais.

Objetivos: Propiciar ao aluno o conhecimento e domínio dos conceitos básicos de cálculo diferencial e integral de funções de várias variáveis. Capacitar o aluno a analisar e compreender novos conceitos de Física e Matemática. Relacionar os conhecimentos adquiridos com outras disciplinas do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

CÁLCULO NUMÉRICO

Ementa: Erros. Convergência. Séries de Taylor. Solução numérica de equações não-lineares. Solução numérica de sistemas de equações lineares e não-lineares. Cálculo numérico de autovalores e autovetores. Interpolação. Ajustamento de curvas. Integração Numérica. Soluções aproximadas para equações diferenciais ordinárias e equações diferenciais parciais.

Objetivos: Proporcionar ao aluno o conhecimento e domínio dos conceitos básicos do cálculo numérico. Capacitar o aluno para desenvolvimento de soluções de sistemas iterativos envolvendo modelos e programas computacionais. Propiciar ao aluno conhecimento de métodos numéricos com vistas a implementação computacional para solução de problemas práticos, com análise dos respectivos resultados.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

DESENHO MECÂNICO

Ementa: Normas e Padronização: cotas, cortes, ajustes e tolerâncias. Desenho mecânico: croquis, projeções, perspectivas e cortes. Desenho de detalhes e conjuntos. Representações de materiais.

Objetivos: Proporcionar domínio das normas e padronizações para aplicação em projetos da área agrícola. Proporcionar conhecimento dos principais metais e ligas e suas finalidades. Proporcionar base sólida em desenho mecânico.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Química

 

DESENHO TÉCNICO

Ementa: Introdução à projeção. Ponto, reta e plano. Métodos descritivos. Materiais e instrumentos de desenho. Normas de desenho técnico. Etapas de projeto. Escalas numéricas e gráficas. Caligrafia técnica: letras e algarismos. Sistemas de representação gráfica. Especificação de medidas. Símbolos gráficos. Montagem gráfica das várias etapas de projeto. Perspectivas. Detalhes construtivos. Desenhos topográficos. Projetos. Introdução a projetos auxiliados por computador (CAD).

Objetivos: Propiciar ao aluno o domínio dos conceitos básicos e normas de desenho técnico e arquitetônico, capacitando a desenvolver desenhos técnicos e arquitetônicos e a compreender detalhes de projetos técnicos. Relacionar os conhecimentos adquiridos em desenho técnico com as disciplinas do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola que envolvam projetos.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.

 

ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO

Ementa: Noções de macroeconomia e de microeconomia. Economia do Agronegócio e Política Agrícola.

Objetivos: Proporcionar noções básicas de macroeconomia e microeconomia, com ênfase nas estruturas de mercado. Proporcionar conhecimento dos componentes do Agronegócio e as relações que guardam entre si e com o Sistema Econômico. Entendimento dos principais instrumentos de política econômica que afetam o Agronegócio. Relacionamento dos conhecimentos com as realidades regional e nacional.

Departamentalização: Departamento de Economia

 

EDAFOLOGIA

Ementa: Origem do solo. Fatores externos e processos internos de formação do solo. Atributos morfológicos, químicos e mineralógicos. Princípios de classificação do solo.

Objetivos: Capacitar o aluno na identificação, diferenciação, descrição, amostragem e classificação das principais unidades de solos formadas no Estado do Paraná e no Brasil.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

EDIFICAÇÕES RURAIS

Ementa: Elementos de construção rurais e agroindustriais. Planejamento e instalação de canteiros de obras rurais. Locação. Execução de infra e superestrutura. Instalações de Agroindústrias. Estudo de ambiência na produção rural e agroindustrial. Orçamento.

Objetivos: Capacitar o aluno a projetar edificações para fins rurais e agroindustriais. Abordar noções de legislação. Capacitar o aluno para desenvolver e projetar instalações com vistas à ambiência para produção animal e vegetal. Capacitar o aluno sobre como efetuar um planejamento econômico-financeiro em uma obra para realizar orçamentos e avaliar custos de projetos rurais, agroindustriais e logística.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.

 

ELETROTÉCNICA E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Ementa: Principais conceitos de Circuitos Elétricos, Instalações Elétricas, Transformadores Elétricos, Motores Elétricos e Medidas Elétricas. Fontes alternativas de energia elétrica (energia solar). Propiciar uma ampla visão dos conceitos de projetos de instalações elétricas de baixa e média tensão, de acordo com as normas brasileiras e internacionais, tendo em mente a conservação de energia elétrica e o meio ambiente.

Objetivos: Leitura de projetos arquitetônicos. Luminotécnica: fontes de luz e suas aplicações. Normas para instalações elétricas de baixa tensão: residenciais, prediais e industriais. Introdução ao projeto: conceitos e definições básicas; setores; equipamentos de utilização; símbolos gráficos. Potência de alimentação. Aterramentos. Componentes de instalações. Proteção I: contra contatos diretos e indiretos (esquemas TN, TT e IT). Proteção II: contra contatos indiretos sem seccionamento automático de alimentação. Correntes de falta. Dimensionamento de circuitos. Correção de fator de potência. Circuitos de segurança. Subestações classe 15KV. Racionalização do consumo de energia elétrica na indústria. Alimentação de segurança e substituição e geradores de emergência.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Ementa: Caracterizado por um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, humana e cultural proporcionadas ao aluno por meio de participação do ponto de vista prático na sua área de atuação.

Objetivos: Proporcionar ao aluno uma experiência acadêmico-profissional na perspectiva de indissociabilidade da teoria e prática, pelo desenvolvimento de práticas compatíveis com os contextos básicos da profissão de Engenharia Agrícola.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

ESTÁTICA

Ementa: Morfologia das estruturas. Estática dos pontos materiais. Equilíbrio dos corpos rígidos. Estática de estruturas planas e espaciais. Características geométricas de áreas planas. Análise de estruturas reticuladas isostáticas: esforços internos e diagramas.

Objetivos: Analisar o comportamento mecânico de corpos sob a ação de forças e dimensionar estruturas.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.

 

ESTATÍSTICA BÁSICA E EXPERIMENTAL

Ementa: Princípios básicos de estatística e de experimentação aplicados à Engenharia Agrícola.

Objetivos: Capacitar os alunos a compreender os princípios básicos de Estatística e da Experimentação aplicados à Engenharia Agrícola, para nortear a geração do conhecimento científico necessário à fundamentação das recomendações agrícolas, mediante a formação teórica e o uso de pacotes computacionais nas etapas de planejamento experimental, coleta de dados, análise de informações, interpretação e apresentação dos resultados de pesquisa.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

EXTENSÃO RURAL

Ementa: Fundamentos de extensão rural e desenvolvimento. Sustentabilidade na produção agropecuária rural. Tecnologia agropecuária. Comunicação rural. Métodos e técnicas sociais utilizados na extensão rural. Técnicas de gestão do agronegócio.

Objetivos: Fornecer conhecimentos de linguagens que sejam compreensíveis pelo produtor agropecuário. Propiciar o desenvolvimento de novas técnicas de difusão de conhecimentos. Fornecer o conhecimento e domínio dos métodos e técnicas da difusão de tecnologia no meio agrícola. Capacitar o aluno a utilizar os processos de comunicação que objetivam transmitir conhecimentos ao produtor rural e empresas com linguagem adequada.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

FENÔMENOS DE TRANSPORTE

Ementa: Conceitos fundamentais de mecânica dos fluídos, dos processos de transferência de calor, difusão e convecção de massa.

Objetivos: Propiciar conhecimento de fenômenos de transporte envolvendo os processos de transmissão de calor e massa. Relacionar os conhecimentos adquiridos em transferência de calor com as atividades profissionais.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Química

 

FÍSICA I

Ementa: Cinemática e dinâmica da partícula. Leis de Newton. Leis de conservação. Cinemática e dinâmica da rotação.

Objetivos: Oferecer uma formação básica em mecânica e propiciando ao aluno contatos com tópicos fundamentais de mecânica Newtoniana.

Departamentalização: Departamento de Física

 

FÍSICA II

Ementa: Equilíbrio de corpos rígidos. Oscilações mecânicas. Leis da gravitação. Estática e dinâmica dos fluídos. Ondas mecânicas. Termologia. Sistemas termodinâmicos. Introdução à teoria cinética de gases. Leis da termodinâmica e equação de estado de um gás.

Objetivos: Oferecer uma formação básica em estática, gravitação, dinâmica dos fluídos, oscilações e ondas mecânicas e termodinâmica.

Departamentalização: Departamento de Física

 

FÍSICA III

Ementa: Eletrostática. Corrente e resistência elétrica. Força eletromotriz e circuitos elétricos. Magnetostática. Fenômenos eletromagnéticos dependentes do tempo.

Objetivos: Oferecer uma formação básica em eletromagnetismo.

Departamentalização: Departamento de Física

 

FÍSICA EXPERIMENTAL I

Ementa: Medidas e teoria dos erros. Gráficos. Experiências de mecânica.

Objetivos: Oferecer uma formação básica em Mecânica Clássica via experimentos.

Departamentalização: Departamento de Física

 

FÍSICA EXPERIMENTAL III

Ementa: Experiências em laboratório: eletricidade e magnetismo.

Objetivos: Oferecer uma formação básica em eletricidade e magnetismo.

Departamentalização: Departamento de Física

 

FUNDAMENTOS DE CONCRETO ARMADO

Ementa: Princípios básicos do concreto armado: propriedades do concreto e do aço para armadura. Ações e segurança nas estruturas de concreto aramado. Estados limites últimos e de utilização. Domínios de deformação no estado limite último. Flexão simples de vigas e lajes. Dimensionamento de lajes, vigas e pilares. Projeto e detalhamento de vigas, lajes e pilares.

Objetivos: Proporcionar o conhecimento de técnicas para o estudo, elaboração e execução de projetos em estruturas de concreto armado. Fornecer o conhecimento dos diferentes esforços a que estão submetidas as estruturas de concreto armado. Analisar hipóteses para o dimensionamento de elementos estruturais de concreto armado submetidos à flexão simples e ao cisalhamento no estado limite e de utilização.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.

 

FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO

Ementa: Introdução aos conceitos básicos de computação, desenvolvimento de técnicas de elaboração de algoritmos e programação de computadores.

Objetivos: Propiciar aos alunos o conhecimento básico de programação para interagir com os recursos computacionais e solucionar problemas da área de conhecimento.

Departamentalização: Departamento de Informática.

 

FUNDAMENTOS DE QUÍMICA DO SOLO PARA ENGENHARIA AGRÍCOLA

Ementa: Composição química e matéria orgânica do solo; solução do solo, cinética e mecanismos das reações químicas do solo; processos de oxidação e redução do solo; comportamento coloidal do solo; fenômenos de troca iônica, adsorção química e reações de precipitação; acidez do solo e capacidade de tamponamento, salinidade e alcalinidade do solo.

Objetivos: Apresentar ao aluno informações sobre os atributos químicos dos solos e dos fenômenos de adsorção e troca catiônica entre as fases sólida, líquida e gasosa que afetam a dinâmica dos nutrientes, poluentes e outros materiais presentes ou adicionados ao solo pela atividade agrícola industrial ou urbana que afetam a disponibilidade dos nutrientes e elementos tóxicos que alteram a sustentabilidade do agroecossistema.

Departamentalização: Departamento de Agronomia.

 

GEOMETRIA ANALÍTICA

Ementa: Matrizes e sistemas lineares. Álgebra vetorial. Retas e planos. Cônicas e Quádricas.

Objetivos: Familiarizar o aluno com o pensamento matemático indispensável ao estudo das ciências. Proporcionar o domínio das técnicas da Geometria Analítica e, simultaneamente, desenvolver um senso geométrico. Auxiliar o aluno no estudo do cálculo.

Departamentalização: Departamento de Matemática.

 

GEOPROCESSAMENTO

Ementa: Conceitos básicos. Fundamentos de geodesia e cartografia para geoprocessamento. Métodos e processos para a aquisição de dados. Gerenciamento dos dados no SIG. Metodologias de análise dos dados e métodos e processos para exibição dos resultados. Operações de integração e manipulação de informações geográficas. Resolução de problemas geográficos utilizando diversas técnicas de geoprocessamento.

Objetivos: Capacitar o aluno ao conhecimento do funcionamento e aplicabilidade do geoprocessamento, nas diversas áreas de atuação da Engenharia Agrícola.

Departamentalização: Departamento de Geografia.

 

GESTÃO AMBIENTAL

Ementa: Políticas públicas ambientais. O ambiente e a empresa. Sistemas de gestão ambiental. Conceitos e procedimentos. Estratégias de gestão ambiental e a responsabilidade sócio-ambiental empresarial. Avaliação de desempenho ambiental. Certificações ambientais, normas ambientais e legislação.

Objetivos: Oportunizar ao aluno conhecer as ações de um profissional especializado na administração de recursos naturais, informar sobre as principais questões ambientais, apresentar conceitos e técnicas de gestão ambiental e desenvolver instrumentos de gestão ambiental que levam à implementação de políticas de desenvolvimento, contemplando a qualidade ambiental e os recursos disponíveis.

Departamentalização: Departamento de Agronomia.

 

HIDRÁULICA DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO

Ementa: Propriedade dos fluidos. Manometria. Hidrometria. Equações fundamentais. Bombas hidráulicas. Escoamento em sistemas pressurizados. Escoamento em sistemas de irrigação por gravidade.

Objetivos: Propiciar o conhecimento básico da hidrostática e hidrodinâmica; princípios de escoamento para o dimensionamento de sistemas de irrigação.

Departamentalização: Departamento de Agronomia.

 

HIDROLOGIA

Ementa: Ciclo hidrológico. Bacia hidrográfica. Precipitações pluviométricas. Escoamento superficial. Estudos de vazão. Controle de enchentes e inundação. Análise estatística e probalidade de danos hidrológicos.

Objetivos: Propiciar o domínio dos princípios básicos da hidrologia aplicada à Engenharia Agrícola. Propiciar ao aluno conhecimento dos ciclos hidrológicos. Fornecer noções básicas de previsão de enchentes e inundação.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.

 

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AGRÍCOLA

Ementa: Histórico do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola. Legislação e regulamentação do exercício profissional. Princípios de formação ética e deontologia. Formação profissional. Áreas de atuação e oportunidades no mercado de trabalho.          

Objetivos: Propiciar ao aluno conhecimentos básicos que os possibilitem a inter-relacionar a sua formação e o exercício profissional do Engenheiro Agrícola com o setor produtivo, com a sociedade e com o meio ambiente. Propiciar ao aluno princípios gerais de ética profissional.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

INTRODUÇÃO À POLUIÇÃO AMBIENTAL

Ementa: Ciclos biogeoquímicos. Poluentes orgânicos e inorgânicos. Dispersão de poluentes. Poluição da água. Resíduos sólidos: classificação, coleta, transporte, disposição final. Poluição do solo. Poluição do ar. Poluição sonora.

Objetivos: Apresentar ao aluno os conceitos básicos de poluição da água, solo e ar para que compreendam a importância e extensão dos problemas causados pela poluição e contaminação do meio ambiente.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

IRRIGAÇÃO

Ementa: Métodos e engenharia dos sistemas irrigação por inundação, aspersão convencional, movimentação mecânica e automatizadas. Irrigação localizada: gotejamento e microaspersão. Manejo de irrigação. Respostas das culturas às irrigações. Fertirrigação.

Objetivos: Capacitar o aluno para planejar, projetar e desenvolver projetos e técnicas de manejo dos mais diversos sistemas de irrigação.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA

Ementa: Classes de capacidade de uso. Erosões. Práticas conservacionistas. Microbacias. Equações de perdas de solo. Manejo conservacionista. Levantamento e planejamento conservacionista. Recuperação dos solos degradados. Engenharia da conservação de solos.

Objetivos: Adquirir uma consciência conservacionista do solo e da água e contribuir na engenharia das práticas de conservação do solo, sendo capaz de identificar e caracterizar as diferentes classes de solo, reconhecer as diferentes erosões do solo, estimar as perdas de solo, propor alternativas de manejo, de recuperação e da engenharia conservacionista dos solos, planejar e implantar práticas conservacionistas em propriedades e microbacias.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Ementa: Classificação geral da maquinaria agrícola. Máquinas para preparo do solo. Máquinas para aplicação de fertilizantes e corretivos. Máquinas para semeadura, plantio e transplantio. Máquinas e equipamentos para realização de tratos culturais. Máquinas para colheita.

Objetivos: Capacitar o aluno para avaliação, regulagem e manutenção de máquinas e implementos agrícolas. Desenvolver tecnologia em máquinas e implementos agrícolas. Fornecer conhecimentos sobre tipos, componentes e princípios de funcionamento das máquinas agrícolas.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO

Ementa: Materiais, equipamentos, técnicas construtivas, qualidade na execução de projetos, memoriais descritivos, orçamento, cronograma físico-financeiro.

Objetivos: Propiciar ao aluno o conhecimento das propriedades, especificações, restrições e utilizações dos materiais de construção do processo construtivo das edificações. Proporcionar ao aluno um conhecimento básico sobre orçamento e programação fisico-financeira das obras.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.

 

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

Ementa: Combustíveis e lubrificantes. Estudos de movimentos e de tempos. Desempenho operacional da maquinaria agrícola. Dimensionamento de frota. Tração em máquinas e implementos agrícolas. Ensaio de tratores e máquinas agrícolas. Análise de custo de máquinas e implementos agrícolas. Seleção da maquinaria agrícola.

Objetivos: Capacitar o aluno para tomada de decisões quanto ao planejamento e uso racional de máquinas e implementos agrícolas. Propiciar o domínio das técnicas e procedimentos de mecanização agrícola. Propiciar aos alunos conhecimentos para otimizar o desempenho de conjuntos mecanizados e desenvolver suas técnicas de manejo de mecanização agrícola.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA

Ementa: Fundamentos de meteorologia e climatologia como subsídio para a compreensão dos fenômenos climáticos, que interagem na superfície terrestre e contribuem para a utilização das técnicas empregadas na agricultura.

Objetivos: Propiciar ao aluno o domínio e conhecimento dos fenômenos agrometeorológicos. Fornecer conhecimento das propriedades e do comportamento do ar atmosférico. Capacitar o aluno a identificar e conhecer os efeitos de fenômenos climatológicos sobre as culturas. Propiciar o domínio e conhecimento de elementos de um balanço hídrico e de sua quantificação. Relacionar os conhecimentos adquiridos com outras disciplinas do curso.

Departamentalização: Departamento de Geografia

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Ementa: Conceituação e função social da pesquisa em Engenharia Agrícola, priorizando os métodos e técnicas de pesquisa e seu planejamento.

Objetivos: Apresentar ao aluno o discurso científico, a organização do pensamento e a linguagem técnica apropriada à elaboração de um trabalho científico.

Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação

 

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Ementa: Sistemas de gestão de recursos hídricos no mundo. O Sistema Nacional de Recursos Hídricos 4. Comitês de bacias hidrográficas, constituição e composição. A importância de gestão de forma descentralizada, participativa e integrada em relação aos demais recursos naturais, sem dissociação dos aspectos quantitativos e qualitativos e das peculiaridades das bacias hidrográficas. Cobrança pelo uso da água. Gestão dos recursos obtidos. Agência de bacias hidrográficas. Principais comitês de bacias hidrográficas no Brasil. Potencial de prestação de serviços pelos diferentes profissionais das áreas de ciências agrárias, florestais, ambientais e biológicas.

Objetivos: Proporcionar ao aluno discutira importância dos comitês de bacia hidrográfica para garantir a pluralidade de interesses no destino a ser dado aos recursos hídricos no âmbito de cada bacia hidrográfica, possibilitando a gestão participativa, cujo objetivo é descentralizar a gestão das águas incluindo os usuários no processo decisório.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil

 

PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

Ementa: Importância da tecnologia de alimentos. Fundamentos da tecnologia de alimentos. Fisiologia pós-colheita. Propriedades físicas dos materiais biológicos. Técnicas de conservação de produtos de origem animal e vegetal. Técnicas de processamento de produtos de origem animal e vegetal. Controle de qualidade. Assepsia e higienização de instalações agroindustriais. Análise sensoriais. Embalagens.

Objetivos: Proporcionar ao aluno conhecimentos relativos às propriedades físicas dos materiais biológicos. Conhecimentos básicos das técnicas de conservação de produtos de origem animal e vegetal. Conhecimentos básicos das técnicas de industrialização de produtos de origem animal e vegetal.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

PROJETO DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS

Ementa: Noções de projetos e dimensionamento de elementos orgânicos de máquinas e acessórios. Sistemas de transmissão.

Objetivos: Capacitar para o dimensionamento de constituintes dos mecanismos de máquinas. Fornecer conhecimento para o desenvolvimento de equipamentos e tecnologia em mecanismo agrícola.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Química

 

QUÍMICA GERAL

Ementa: Estequiometria. Noções de Estrutura Atômica, Tabela Periódica, Ligações Químicas e Funções Inorgânicas. Noções de Equilíbrio Químico. Noções de Eletroquímica.

Objetivos: Desenvolver no aluno a visão microscópica da matéria, visando a previsão de soluções de problemas práticos na vida profissional. Proporcionar ao aluno a compreensão dos conceitos básicos de Química, visando à sua aplicação em disciplinas afins.

Departamentalização: Departamento de Química

 

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Ementa: Conceito de tensão, deformação e deslocamento. Esforços simples. Tração, compressão e cisalhamento. Flexão. Torção. Deformações em vigas: linha elástica.

Objetivos: Analisar o comportamento mecânico de corpos deformáveis, a resistência e o desempenho físico de estruturas.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.

 

SANEAMENTO AMBIENTAL

Ementa: Saneamento no Brasil e Saúde Pública. Água e a bacia hidrográfica. Sistemas de abastecimento de água. Parâmetros de avaliação da qualidade da água de corpos d’água. Tratamento de água para abastecimento público e industrial. Tratamento de esgotos e de águas residuárias. Reuso de água para fins agrícola, industrial e doméstico. Controle de poluição industrial no meio agrícola.  Minimização e tratamento de poluição do ar. Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e rurais. Controle de roedores e artrópodos vetores.

Objetivos: Apresentar aos alunos uma visão integrada dos principais problemas ambientais que podem ser provocados em recursos hídricos para abastecimento de água potável e industrial, gerenciamento de resíduos sólidos e fornecer conceitos técnicos para coleta, tratamento adequado e disposição final destes rejeitos em áreas agrícolas e rurais.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.

 

SECAGEM E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

Ementa: Psicrometria. Movimento do ar. Propriedades físicas de produtos agrícolas. Transportadores. Processamento. Secagem. Armazenagem. Análise de projetos.

Objetivos: Propiciar conhecimento para o dimensionamento otimizado e o gerenciamento de sistemas de pós-colheita de produtos agrícolas.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Química

 

SOCIOLOGIA RURAL

Ementa: Introdução ao estudo sociológico da formação e desenvolvimento da sociedade brasileira com ênfase nas transformações recentes da estrutura social agrária.

Objetivos: Proporcionar aos alunos a formação básica necessária à reflexão sociológica acerca da estrutura social brasileira e das questões que envolvem as relações de produção na agropecuária nacional.

Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais

 

TOPOGRAFIA

Ementa: Unidade de medida, escala. Goniologia. Aparelhos topográficos. Planimetria. Desenho topográfico. Altimetria. Processos de representação de relevo. Introdução a sistematização de terrenos. Fotogrametria e fotointerpretação.

Objetivos: Proporcionar conhecimentos teórico-práticos de métodos, sistemas e instrumentos utilizados para levantamentos planialtimétricos e também proporcionar conhecimentos para elaboração de desenhos topográficos do relevo, de perfis longitudinais e transversais e para avaliação de áreas e volumes. Introduzir o conceito de esteroscopia que permitam ao aluno analisar e interpretar imagens aéreas.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Ementa: Atividade de síntese de integração, sistematização e consolidação dos conhecimentos pertinentes à profissão sobre um objeto de estudo com experiências cotidianas dentro e fora da Instituição.

Objetivos: Capacitar o aluno nos aspectos teórico-metodológicos. Aplicar e consolidar as técnicas de pesquisa. Propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

TRATORES E MOTORES AGRÍCOLAS

Ementa: Tratores agrícolas: princípios de funcionamento e características dos motores de combustão, funcionamento, sistemas de injeção, lubrificação e arrefecimento. Componentes do trator. Sistemas de transmissão. Mecânica do chassi. Equilíbrio estático e transferência de peso.

Objetivos: Capacitar o aluno a compreender e avaliar o funcionamento de tratores, seu desempenho e avanço tecnológico em operações agrícolas.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

UTILIZAÇÃO DE EFLUENTES E ÁGUAS RESIDUÁRIAS NA AGRICULTURA

Ementa: Fontes geradoras de águas residuárias agroindustriais. Impactos ambientais da disposição de águas residuárias no solo. Diretrizes e recomendações para uso agrícola. Métodos de aplicação e seus efeitos na produção agrícola. Monitoramento e controle de contaminação.

Objetivos: Preparar o aluno para atuar em atividades de consultoria ou na execução de trabalhos específicos em instituições responsáveis pelo controle e monitoramento ambiental, bem como coordenar ou participar de equipe responsável pela elaboração de Planos de Controle Ambiental (PCA).

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

 

ADUBAÇÃO E CALAGEM

Ementa: Visão global de solos. Nutrientes e plantas. Dinâmica dos nutrientes do solo. Reação do solo, calagem e gessagem. Adubos e adubações. Adubação foliar. Determinação das doses de adubos. Princípios e critérios de adubação.

Objetivos: Possibilitar o aluno o entendimento da dinâmica dos nutrientes no solo. Reconhecer a necessidade de uma adubação e calagem. Interpretar e recomendar uma adubação.      

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

AGRICULTURA DE PRECISÃO

Ementa: Conceituação da agricultura de precisão. Sistemas de posicionamento.  Monitoramentos e levantamento de dados de variabilidade espacial. Tomada de decisões para análise integrada de parâmetros de solo, cultura e produtividade. Aplicação variada de insumos: princípios, métodos e equipamentos disponíveis para a aplicação de insumos como fertilizantes, defensivos e sementes, bem como preparo localizado do solo e outros. Aplicações de recursos de posicionamento e navegação em agricultura.

Objetivos: Fornecer conceitos básicos da agricultura de precisão como uma ferramenta para a otimização da produção agrícola com base em levantamento de dados para diagnóstico de variabilidade espacial, deficiências localizadas e seu controle por métodos de correção localizada, bem como a utilização de recursos de navegação para diversas aplicações agrícolas.      

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

COMPUTAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA AGRÍCOLA

Ementa: Utilização de recursos de informática na solução de problemas relacionados ao dimensionamento, avaliação e manejo de sistemas aplicados à área de conhecimento da Engenharia Agrícola.

Objetivos: Capacitar os alunos a utilizar programas e planilhas na solução de problemas práticos. Utilizar programas aplicados à área de Engenharia Agrícola.

Departamentalização: Departamento de Informática

 

CONSERVAÇÃO DE HORTIGRANJEIROS

Ementa: Revisão de psicrometria e movimento de ar.  Umidade de equilíbrio de hortigranjeiros. Classificação de hortigranjeiros quanto à conservação.  Armazenamento natural.  Armazenamento artificial.

Objetivos: Disponibilizar ao mercado, profissionais capazes de dimensionar otimamente sistemas de conservação de hortigranjeiros, assim como habilitá-los a desenvolver novos sistemas para esse fim.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR

Ementa: Importância econômica, social e ambiental. Centro de origem e histórico. Classificação botânica. Descrição da planta. Melhoramento genético e manejo de variedades. Fenologia. Exigências edafoclimáticas. Fisiologia da produção. Tratos culturais na planta e soqueiras. Nutrição mineral e adubação. Colheita. Tecnologia de produção de álcool e açúcar.

Objetivos: Proporcionar ao aluno conhecimentos de natureza básica e aplicada sobre as técnicas de produção vegetal da cultura de cana-de-açúcar, de maneira a capacitá-los no reconhecimento e diagnóstico de problemas relacionados à produção visando a adoção de medidas que resultem em maior eficiência técnico-econômica do sistema de produção vegetal. Educar os alunos para a adoção e interpretação da nomenclatura técnica, inerente ao agronegócio dessa cultura.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

DINÂMICA DE TRAÇÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS

Ementa: Centro de gravidade e transferência de peso. Seleção da velocidade/força de trabalho. Estabilidade. Traficabilidade. Curvas características: velocidade crítica, potência nominal e consumo de combustível.

Objetivos: Capacitar o aluno a conhecer os esforços atuantes na operação de tratores que dizem respeito à estabilidade e traficabilidade. Os parâmetros de controle para reduzir o desgaste do trator e o consumo de combustível.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

FERTILIDADE DOS SOLOS

Ementa: Introdução. Constituição do solo. Interação entre nutrientes e solos. Conceitos. Avaliação da fertilidade do solo. Avaliação do estado nutricional de plantas. Acidez e calagem. Nitrogênio, fósforo, potássio e macronutrientes secundários. Micronutrientes.

Objetivos: Abranger todo o conhecimento básico utilizado na avaliação da fertilidade do solo e no seu manejo.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

INSTRUMENTAÇÃO AGRÍCOLA

Ementa: Parâmetros físicos de instrumentação. Métodos de medição. Sensores. Instrumentos de medição. Instrumentação de conjuntos motomecanizados. Monitoramento em malha fechada e aberta. Automação de sistemas agropecuários. Aquisição de dados e interpretação dos resultados.

Objetivos: Capacitar o aluno a compreender e avaliar o funcionamento das centrais de aquisição de dados e sensores, uso e aplicações no meio agrícola, buscando racionalização e otimização de sistema motomecanizados.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

MANEJO DA ÁGUA EM SISTEMAS IRRIGADOS

Ementa: Técnicas de controle da água aplicada pelos diferentes métodos de irrigação. Controle via dados de solo, planta, clima e métodos combinados. Instrumentos para o controle da água no solo, planta e para monitoramento agroclimatológico. Método de manejo versus método de irrigação. Resposta das culturas à irrigação. Aplicação de agroquímicos via água de irrigação.

Objetivos: Discutir a importância do manejo da água em sistemas agrícolas e os princípios dos métodos de controle da água em sistemas agrícolas que se baseiam no solo, na planta, no clima ou na combinação destes. Fazer com que o aluno se familiarize com os equipamentos disponíveis e trabalhem com dados reais.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

MÁQUINAS PARA APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS

Ementa: Danos produzidos pelos insetos. Métodos técnicos: físicos e químicos. Formulações. Parâmetros toxicológicos. Planificação dos tratamentos. Distribuição de produtos fitossanitários por pulverização, atomização e povilhamento: meios e equipamentos de aplicação terrestre. Pulverizadores agrícolas.

Objetivos: Capacitar o aluno na regulagem de máquinas e aplicação de defensivos agrícolas.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

OBRAS HIDRÁULICAS RURAIS

Ementa: Dimensionamento de canais. Transporte de sedimentos e erodibilidade de condutos livres. Métodos de proteção e revestimentos de canais. Derivações e estruturas hidráulicas de controle. Sifões invertidos. Dimensionamento de bueiros. Dissipadores de energia. Método e equipamentos de construções de canais.

Objetivos: Capacitar o aluno para o domínio dos princípios básicos de obras hidráulicas no meio rural.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil

 

POLUIÇÃO DO SOLO

Ementa: Aspectos básicos sobre poluição do meio ambiente. O solo como repositório de efluentes, resíduos tóxicos. Química dos agentes poluidores do solo. Técnicas de remediação de solos poluídos.

Objetivos: Capacitar o aluno a identificar, caracterizar e desenvolver técnicas para a remediação de solos poluídos pelas diferentes atividades antropogênicas.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

PROCESSOS ANAERÓBIOS

Ementa: Características de resíduos biodegradáveis. Microbiologia anaeróbia. Biodigestão anaeróbia. Biodigestores anaeróbios rurais. Biogás e Biofertilizante.

Objetivos: Oportunizar ao aluno aprimorar conhecimentos sobre uma tecnologia de otimização do aproveitamento de resíduos, gerados em ambientes rurais que vem sendo cada vez mais utilizada.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

PROJETO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Ementa: Materiais para construção de máquinas agrícolas. Dimensionamento de órgãos mecânicos. Ergonomia. Projeto de máquinas. Otimização.

Objetivos: Capacitar o aluno a desenvolver e elaborar um projeto mecânico de uma máquina e/ou implemento agrícola.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

RECICLAGEM AGRÍCOLA DE RESÍDUOS URBANOS, INDUSTRIAIS E AGRÍCOLAS

Ementa: Identificação dos principais resíduos urbanos, industriais e agrícolas. Atributos químicos, físicos, mineralógicos e microbiológicos dos resíduos. Normas de caracterização dos resíduos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Reciclagem agrícola dos resíduos.

Objetivos: Capacitar o aluno a identificar, caracterizar e desenvolver técnicas de reciclagem agrícola de resíduos industriais, urbanos e agrícolas.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

SENSORIAMENTO REMOTO

Ementa: Generalidades. Imagem Digital: conceito. Análise digital. Sistemas de processamento digital de imagens. Técnicas de processamento digital de imagens: pré-processamento e técnicas de realce. Classificação de padrões. Modelagem de SIG. Modelos e estruturas de dados espaciais. Geocodificação. Métodos de consulta de dados geográficos. Introdução ao projeto de BD espaciais. Ferramentas de SW para projeto de SIG. Prática de projeto de BD espaciais.

Objetivos: Aplicar as técnicas do geoprocessamento nos estudos da Engenharia Agrícola. Adquirir conhecimentos sobre a teoria e a prática do uso do tratamento digital de imagens orbitais e dos sistemas de informações geográficas aplicados à Engenharia Agrícola.

Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil

 

SISTEMAS AUTOMATIZADOS E IRRIGAÇÃO PAISAGÍSTICA

Ementa: Projetos de irrigação de pivô-central, autopropelido e sistemas automatizados de aplicação de água localizada. Sistemas de irrigação em áreas paisagísticas.

Objetivos: Capacitar o aluno a planejar e projetar sistemas de irrigação automatizados.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

TECNOLOGIA DE SEMENTES

Ementa: Importância da Semente: maturação. Fisiologia da germinação. Mecanismo de dormência e deterioração. Análise de pureza. Teste de germinação e vigor. Beneficiamento, tratamento e embalagens de armazenamento. Certificação e fiscalização de sementes.

Objetivos: Possibilitar ao aluno conhecimentos básicos sobre a importância da semente: maturação, fisiologia de germinação, dormência e deterioração. Análise de pureza teste de germinação em vigor, beneficiamento, armazenamento e certificado de fiscalização.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS PARA USO AGRÍCOLA

Ementa: Projetos agrícolas de sistema de tratamento para confinamentos de animais e efluentes de pequenas agroindústrias, qualidade de águas para fins de irrigação, disposição final de águas residuárias tratadas no solo para fins agrícolas.

Objetivos: Propiciar ao aluno o conhecimento das técnicas de tratamento de águas residuárias, visando atender a legislação ambiental brasileira de disposição de águas residuárias na agricultura.

Departamentalização: Departamento de Agronomia

 

 

 

ANEXO II

 

REGULAMENTO DO COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 

 

CAPÍTULO I

Da Definição

 

Art. 1º Para os fins do disposto neste regulamento, consideram-se estágios as atividades programadas, orientadas e avaliadas que proporcionam ao aluno aprendizagem social, profissional ou cultural, por meio de sua participação em atividades de trabalho em seu meio, vinculadas à sua área de formação acadêmico-profissional.

Art. 2º O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola realizar-se-á em unidades que desenvolvam atividades vinculadas à sua área de formação acadêmico-profissional e que tenham condições de proporcionar experiência, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano ao estagiário.

Parágrafo único. A realização do Estágio Curricular Supervisionado poderá ocorrer em finais de semana.

Art. 3º A carga horária de Estágio realizada é classificada em dois tipos:

I - obrigatória;

II - excedente.

§ 1o A carga horária obrigatória de estágio é a realizada pelo aluno para atender à carga horária exigida no componente Estágio Curricular Supervisionado do currículo pleno do curso, quando este estiver matriculado.

§ 2o A carga horária excedente de estágio é aquela realizada por livre escolha do aluno.

 

 

CAPÍTULO II

Do Estágio

 

Art. 4º O Estágio Curricular Supervisionado, doravante denominado Estágio, constitui-se em componente curricular do currículo pleno do curso.

Art. 5º As atividades de trabalho para que sejam consideradas Estágio deve atender aos seguintes requisitos:

I - ser vinculada à área de formação acadêmico-profissional do aluno;

II - ter credenciamento da unidade de Estágio pela Universidade;

III - ter programa de atividades;

IV - ter documentos pertinentes (Termo de Convênio, Termo de Compromisso, seguro contra acidentes e outros) para o atendimento da legislação vigente;

.../

 

/...Res. 155/2007-CEP                                                                                                  fls. 32

 

 

V - ter vinculação a uma situação real de trabalho;

VI - ter supervisão local por profissional vinculado ao campo de Estágio;

VII - ter orientação por um professor aprovado pelo departamento;

VIII - ter avaliação.

Art. 6º Os alunos poderão propor carga horária excedente de Estágio de forma voluntária a partir da 2ª série do curso.

§ 1º A carga horária excedente de Estágio pode ser registrada para integralização curricular, como Atividade Acadêmica Complementar (AAC), observando os seguintes requisitos:

I - o colegiado de curso deve estabelecer, previamente, as atividades válidas para o cômputo de horas/aula;

II - pode ser computadas as atividades até o máximo de 50% das horas-aulas previstas no currículo.

Art. 7º A carga horária obrigatória de Estágio tem a carga horária mínima constante do projeto pedagógico, não se computando para sua integralização qualquer carga horária excedente.

§ 1º A carga horária obrigatória de Estágio deve ser cumprida em uma única empresa ou instituição.

§ 2º A carga horária pode ser integralizada nas férias e/ou dentro do período de aulas do ano letivo e será permitida a continuidade do Estágio.

 

 

CAPÍTULO III

Das Unidades Concedentes de Estágio

 

Art. 8º Constituem unidades concedentes de Estágio as instituições de direito público ou privado, a comunidade em geral e a própria Universidade.

Art. 9º Os setores ou órgãos da Universidade, para se constituir em unidades, deve possuir regulamentos específicos, fixando diretrizes nas quais estarão explicadas as condições para o seu desenvolvimento.

Art. 10. Estágio em empresa fora do Estado ou no exterior está condicionado à apreciação prévia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e é de responsabilidade do aluno a obtenção de vaga.

§ 1º O aluno deve apresentar, antes de iniciar o Estágio, os seguintes documentos para se proceder à apreciação:

I - dados informativos da empresa;

II - programa de Estágio;

III - cartas de apresentação da empresa e do supervisor de Estágio na empresa;

IV - curriculum vitae do supervisor de estágio na empresa.

§ 2º Somente após o credenciamento da empresa junto à UEM é que o aluno pode estagiar.

 

 

CAPÍTULO IV

Da Avaliação

 

Art. 11. O Estágio tem verificação do rendimento fundamentada na avaliação do supervisor de Estágio da empresa, avaliação do professor Orientador da UEM, nas visitas ou entrevistas e na qualidade técnico-científica dos relatórios.

Art. 12. O estagiário deve apresentar o plano de Estágio, os relatórios periódicos mensais e o relatório final, conforme modelos e normas estabelecidas pelo departamento.

Art. 13. O plano de Estágio será elaborado pelo estagiário em conjunto com o supervisor de Estágio na empresa ou instituição e o professor Orientador, que encaminhará o mesmo ao professor coordenador.

Art. 14. O estagiário deve encaminhar os relatórios periódicos e o relatório final ao professor Orientador, nas datas previstas pelo calendário a ser estabelecido pelo departamento no caso da carga horária obrigatória de Estágio e a estabelecida pelo professor Orientador no caso da carga horária excedente.

Art. 15. A avaliação efetuada pelo supervisor na empresa será realizada por meio da ficha de avaliação, na qual constam os itens a serem observados.

Art. 16. A avaliação efetuada pelo professor Orientador da UEM é por meio de entrevistas periódicas, pela qualidade técnico-científica dos relatórios e apresentação final.

Art. 17. A verificação da aprendizagem obedece ao contido nos critérios de avaliação da aprendizagem do componente Estágio Curricular Supervisionado aprovados pelo departamento e pelo colegiado do curso.

Parágrafo único. Tendo em vista as especificidades didático-pedagógicas do componente Estágio Curricular Supervisionado, não haverá nova oportunidade de avaliação, revisão de avaliação e realização de avaliação final, bem como não será permitido cursá-lo em dependência.

 

 

CAPÍTULO V

Da Organização

 

Art. 18. O Estágio tem um professor Coordenador designado pelo departamento.

Art. 19. Para cada estagiário, o departamento, ouvido o professor Coordenador de Estágio, aprova a indicação de um professor Orientador preferencialmente da área objeto do Estágio, e a empresa ou instituição concedente do Estágio indica, preferencialmente, um técnico de nível superior que atua como supervisor do Estágio na empresa ou instituição.

 

CAPÍTULO VI

Das Atribuições

 

Art. 20. Ao professor Coordenador de Estágio compete:

I - coordenar e organizar as atividades inerentes ao desenvolvimento do Estágio;

II - manter o departamento permanentemente informado sobre o andamento das atividades do Estágio, bem como providenciar o atendimento das suas solicitações;

III - estabelecer contatos com empresas ou instituições que possam conceder Estágio na área;

IV - providenciar e manter atualizado o cadastro das empresas e instituições concedentes de Estágio;

V - encaminhar o estagiário para a empresa ou unidade concedente de Estágio;

VI - manter contato com os professores Orientadores e Supervisores, procurando dinamizar o funcionamento do Estágio;

VII - divulgar o presente regulamento aos alunos estagiários;

VIII - submeter ao departamento a aprovação dos nomes dos professores Orientadores de Estágio;

IX - encaminhar ao departamento os resultados das avaliações previstas.

Art. 21. Ao professor Orientador do Estágio compete:

I - orientar o estagiário na elaboração do plano de Estágio;

II - orientar o estagiário na elaboração dos relatórios periódicos e do relatório final;

III - acompanhar e avaliar o desempenho do estagiário;

IV - avaliar as condições de realização do Estágio;

V - manter a coordenação do Estágio informada sobre o desenvolvimento das atividades do Estágio;

VI - proceder à avaliação do Estágio.

 

 

CAPÍTULO VII

Dos Deveres do Estagiário

 

Art. 22. São deveres dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:

I - conhecer este regulamento;

II - elaborar o Plano de Estágio e encaminhá-lo ao professor coordenador de Estágio;

III - manter contato constante com o professor Orientador e supervisor do Estágio;

IV - zelar pela manutenção das instalações e equipamentos por ele utilizados durante o desenvolvimento do Estágio;

V - respeitar a hierarquia funcional da UEM e das empresas ou unidades concedentes de Estágios, obedecendo às ordens de serviço e às exigências do local da atuação;

VI - manter elevado padrão de comportamento e de relações humanas, condizentes com as atividades a serem desenvolvidas;

VII - manter postura profissional;

VIII - comunicar e justificar ao professor Orientador e ao supervisor do Estágio na empresa ou instituição, com antecedência, sua eventual ausência nas atividades de Estágio.

 

 

CAPÍTULO VIII

Dos Direitos dos Estagiários

 

Art. 23. São direitos dos estagiários, além de outros assegurados pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação vigente:

I - dispor de elementos necessários à execução de suas atividades, dentro das possibilidades científicas, técnicas e financeiras da Universidade;

II - receber orientação necessária para realizar as atividades do Estágio dentro da opção escolhida;

III - ser encaminhado para a realização do Estágio;

IV - ser esclarecido sobre os convênios firmados para a realização de seu Estágio;

V - conhecer a programação das atividades a serem desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado;

VI - apresentar quaisquer propostas ou sugestões que possam contribuir para o aprimoramento das atividades de Estágio.

 

 

CAPÍTULO IX

Das Disposições Transitórias

 

Art. 24 Os casos omissos serão resolvidos pelo departamento, ouvido o coordenador de Estágio.

 

 

ANEXO III

 

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

 

CAPÍTULO I

Da Caracterização e dos Objetivos

 

Art. 1º O componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso é um componente obrigatório do currículo pleno do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola, lotado no departamento ao qual a coordenação do curso estiver vinculada, doravante denominado departamento.

Art. 2º O componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, tem por objetivo levar o aluno, por meio do trabalho individual, ao desenvolvimento de sua capacidade criativa na solução de problemas da área de Engenharia Agrícola.

Parágrafo único. O objetivo do TCC deve ser alcançado por meio da execução de um trabalho individual teórico e/ou prático e/ou experimental, em nível de iniciação científica, onde deve ser aplicados os conhecimentos adquiridos pelo aluno no decorrer do curso.

Art. 3º O trabalho individual é considerado como um dever de todos os professores (seja no tocante à orientação, seja no tocante aos julgamentos), e estes devem zelar pelo desenvolvimento do trabalho de seu orientando, atestando a autoria por parte deste último.

§ 1º A estrutura do trabalho individual deve refletir quatro atividades fundamentais, a saber:

I - a determinação precisa do problema a ser resolvido;

II - a determinação de um método adequado à obtenção da solução para o problema;

III - a obtenção da solução por meio da aplicação do método escolhido;

IV - a pesquisa bibliográfica (que fornece subsídios para a adequada determinação do problema e do método).

§ 2º Esta estrutura é variável de caso para caso, de trabalho para trabalho, sendo dada como referência apenas. De qualquer forma, deve ser um trabalho de alto nível, bem desenvolvido conceitual e metodologicamente, e redigido e apresentado adequada e corretamente.

 

CAPÍTULO II

Da Organização e da Coordenação

 

Art. 4º O plano de trabalho individual poderá ter como participante outros professores lotados na Universidade Estadual de Maringá (UEM), ou de outra universidade/instituição, que comprovadamente estejam realizando estudos sobre o assunto no qual o trabalho será desenvolvido.

Art. 5º A coordenação do TCC será exercida por um professor integrante da carreira docente da UEM e lotado no departamento a qual estiver vinculada a coordenação do curso.

Art. 6º Ao professor Coordenador compete, além das atividades especificadas ao longo deste regulamento:

I - exercer as funções que lhe for pertinentes, como professor responsável pelo TCC;

II - divulgar todas as normas e critérios aos alunos e professores, interessados e/ou envolvidos no TCC;

III - definir o cronograma para o cumprimento do TCC sob sua coordenação no período letivo em curso e no seguinte;

IV - propor e submeter ao departamento as normas complementares a este regulamento, bem como os critérios de avaliação;

V - definir formulários, instrumentos complementares e outras formas que auxiliem o controle sobre o desenvolvimento dos trabalhos;

VI - manter um cadastro atualizado de proposta de TCC com o parecer da área de interesse do curso;

VII - tomar as providências cabíveis e necessárias ao bom andamento do TCC, pleiteando, inclusive, junto ao departamento, os recursos que se fizerem necessários;

VIII - cumprir e fazer cumprir o presente regulamento, as normas complementares, critérios e cronogramas estabelecidos para o TCC;

IX - constituir a Banca Examinadora para avaliação do trabalho de acordo com o Capítulo IV, Artigo 15.

Art. 7º O professor Coordenador convocará os alunos matriculados para uma reunião, a realizar-se no primeiro dia letivo, em horário e local especificados na convocação, onde serão tomadas as seguintes providências:

I - registro da presença discente;

II - entrega de uma cópia de todas as normas e critérios que regem o TCC, bem como o cronograma estabelecido para aquele período letivo;

III - divulgação de um resumo de cada proposta de trabalho disponível para execução.

Art. 8º Encerrado o prazo para entrega dos trabalhos individuais, o professor Coordenador do TCC deve solicitar ao departamento a publicação de edital constando: nome do aluno, o título, a composição da Banca Examinadora, a data, o horário e o local da apresentação e da defesa do trabalho.

Parágrafo único. Cópia do trabalho deve ser entregue pelo professor Coordenador do TCC a cada membro da Banca Examinadora com a antecedência de 10 dias da data marcada para a apresentação e defesa do trabalho.

 

 

CAPÍTULO III

Da Orientação

 

Art. 9º A orientação é garantida a cada aluno matriculado no TCC e é exercida pelo docente da UEM cuja proposta de trabalho tenha sido escolhida pelo aluno, com devida anuência do professor.

Art. 10. Os professores do departamento devem, a cada período letivo, apresentar as propostas de trabalho junto à coordenação do TCC, para cadastro e divulgação.

§ 1º Professores de outros departamentos da UEM também podem apresentar propostas.

§ 2º O departamento deve garantir a oferta de propostas a todos os alunos do TCC.

Art. 11. Os professores que tiverem suas propostas escolhidas devem ser comunicados e, após manifestarem sua concordância quanto à orientação, o departamento de lotação atribuirá formalmente os encargos.

Parágrafo único. Havendo mais de um aluno interessado na mesma proposta de trabalho, cabe ao professor responsável pela proposta selecionar o seu orientando.

Art. 12. Ao professor Orientador compete, além das atividades previstas neste regulamento:

I - fornecer ao orientando os subsídios necessários ao desenvolvimento adequado do trabalho proposto;

II - avaliar o andamento do trabalho do seu orientando, por meio dos encontros semanais e da análise da documentação gerada pelo aluno no decorrer do período letivo;

III - atender às solicitações do professor Coordenador do TCC;

IV - responder junto ao coordenador da disciplina pelos encargos de orientação que lhe forem conferidos como professor Orientador;

V - controlar a freqüência do(s) aluno(s) sob sua orientação;

 

 

CAPÍTULO IV

Da Avaliação

 

Art. 13. A avaliação do rendimento escolar de cada aluno é feita conforme critério de avaliação do TCC, no qual deve constar, obrigatoriamente, a apresentação e defesa de um trabalho final perante uma Banca Examinadora.

Parágrafo único. A apresentação do trabalho final será de caráter público.

Art. 14. A Banca Examinadora de que trata o artigo anterior será composta por 3 membros, a saber: pelo professor Orientador e por 2 outros professores que atuem na área de interesse à qual o trabalho esteja vinculado.

§ 1º Excepcionalmente, a Banca Examinadora pode ser composta por professores convidados, pertencentes ou não ao corpo docente da UEM, conforme a natureza e a especificidade do trabalho, indicados pela coordenação da disciplina.

§ 2º Caberá ao professor Orientador a presidência da Banca Examinadora.

Art. 15. Para a avaliação do trabalho final, a Banca Examinadora considerará tanto a apresentação escrita como também a exposição em defesa pública, conforme normas vigentes.

Art. 16. Na data, horário e local estabelecidos, o aluno deve apresentar seu trabalho final em sessão pública e atender aos questionamentos eventualmente apresentados pelos presentes.

Parágrafo único. Encerrada a sessão, a Banca Examinadora reunir-se-á para decidir sobre a avaliação do trabalho final, ocasião em que é lavrada ata, a qual será encaminhada à coordenação para as providências cabíveis.

 

 

CAPÍTULO V

Dos Deveres do Aluno

 

Art. 17. No decorrer do período letivo, os alunos do TCC devem:

I - desenvolver suas atividades, de acordo com o seu plano de trabalho;

II - cumprir os compromissos semanais estabelecidos pelo professor Orientador, dando o devido andamento ao trabalho e apresentando os resultados obtidos;

III - comunicar, ao respectivo coordenador, os problemas que venham a ocorrer;

IV - apresentar relatórios e documentação conforme estabelecido pelas normas complementares.

Art. 18. No prazo estabelecido, o aluno deve entregar ao professor Coordenador do TCC a documentação correspondente ao seu trabalho final.

Parágrafo único. A não entrega do trabalho nos prazos especificados em edital, implicará em nota zero para a atividade em questão, conforme Artigo 11 da Resolução nº 058/94-CEP, ressalvados os casos previstos no citado regulamento.

 

 

CAPÍTULO VI

Das Disposições Gerais e Transitórias

 

Art. 19. Os casos omissos são resolvidos pelo departamento, ouvido o professor Coordenador do TCC e o coordenador do colegiado de curso.