R
E S O L U Ç Ã O Nº 155/2007-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 13/2/2008. Isac Ferreira Lopes, Secretário. |
|
Aprovar o
novo projeto pedagógico do Curso de Graduação |
Considerando o conteúdo do Processo no 619/2002-PRO - volume 2;
considerando o disposto na Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e
Bases de Educação (LDB);
considerando
o disposto na Resolução nº 2/2006-CNE/CES, que aprovou as diretrizes
curriculares nacionais, específicas para o curso de Engenharia Agrícola;
considerando o disposto na Resolução nº 02/2007-CNE/CES, que dispõe sobre a
carga horária mínima para os cursos de Engenharia Agrícola;
considerando
o disposto na Resolução nº 03/2007-CNE/CES, que dispõe sobre os procedimentos a
serem adotados quanto ao conceito de hora-aula;
considerando o disposto nas Resoluções nos
064/2001-CEP, 079/2004-CEP, 027/2005-CEP, 090/2005-CEP, 130/2005-CEP e 134/2007-CEP;
considerando o disposto no Parecer
nº 082/2007-CGE,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E
EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Aprovar o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação,
revogadas as disposições em contrário.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 19 de dezembro de 2007.
Décio
Sperandio,
Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 20/2/2008.
(Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
ANEXO I
MATRIZ CURRICULAR
OFERTA ANUAL
1ª Série
Desenho
Mecânico
Desenho
Técnico
3ª Série
Resistência
dos Materiais
Eletrotécnica
e Instalações Elétricas
Máquinas Agrícolas
Processamento de
Produtos Agrícolas
Estatística Básica e
Experimental
Fenômenos
de Transporte
4ª Série
Fundamentos de
Concreto Armado
Mecanização Agrícola
Secagem e Armazenamento de Produtos Agrícolas
Projeto de Elementos
de Máquinas
Saneamento Ambiental
OFERTA SEMESTRAL
1ª SÉRIE
1º Semestre
Cálculo I
Geometria Analítica
Química Geral
Introdução à Engenharia Agrícola
Biologia Vegetal
Materiais e Técnicas de Construção
2º Semestre
Física I
Física Experimental I
Fundamentos
de Química do Solo para Engenharia Agrícola
Metodologia Científica
2ª SÉRIE
1º Semestre
Cálculo II
Estática
Física II
Física Experimental III
Fundamentos de Programação
Edafologia
Meteorologia e Climatologia Agrícola
2º Semestre
Cálculo Numérico
Física III
Topografia
Tratores e Motores Agrícolas
Agricultura
Introdução à Poluição Ambiental
3ª
SÉRIE
1º Semestre
Água no Sistema
Solo-Planta-Atmosfera
Economia do Agronegócio
Utilização de Efluentes e Águas Residuárias na Agricultura
2º Semestre
Hidrologia
Hidráulica de Sistemas de Irrigação
Sociologia Rural
4ª SÉRIE
1º Semestre
Irrigação
Optativa I
Geoprocessamento
2º Semestre
Gestão Ambiental
Manejo e Conservação do Solo e da Água
Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos
Optativa II
5ª SÉRIE
1º Semestre
Optativa III
Optativa IV
Trabalho de Conclusão de Curso
Edificações Rurais
Extensão Rural
Optativa V
2º Semestre
Estágio
Curricular Supervisionado
DISCIPLINAS – Conteúdo
Básico
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA HORA/AULA |
68 |
|
Biologia Vegetal |
68 |
Cálculo I |
102 |
Cálculo II |
102 |
Cálculo Numérico |
68 |
Edafologia |
68 |
Desenho Mecânico |
34 |
Desenho Técnico |
102 |
Estatística Básica e
Experimental |
102 |
Fenômenos de Transporte |
102 |
Física I |
68 |
Física Experimental I |
34 |
Física Experimental III |
34 |
Física II |
68 |
Física III |
68 |
Hidráulica de Sistemas de Irrigação |
68 |
Introdução à Engenharia Agrícola |
34 |
Fundamentos de Programação |
68 |
Materiais e Técnicas de Construção |
68 |
Estática |
51 |
Metodologia Científica |
34 |
Fundamentos de Química do Solo para Engenharia Agrícola |
68 |
Química Geral |
68 |
Resistência dos Materiais |
102 |
Água no Sistema
Solo-Planta-Atmosfera |
68 |
Sociologia Rural |
68 |
Topografia |
68 |
DISCIPLINAS – Conteúdo
específico
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA HORA/AULA |
Agricultura |
68 |
Economia do Agronegócio |
68 |
Edificações Rurais |
68 |
Eletrotécnica e Instalações
Elétricas |
102 |
Estágio Curricular Supervisionado |
204 |
Extensão Rural |
68 |
Geoprocessamento |
68 |
Gestão Ambiental |
68 |
Hidrologia |
68 |
Irrigação |
68 |
Manejo e Conservação do Solo e da Água |
68 |
Máquinas Agrícolas |
102 |
Mecanização Agrícola |
102 |
Meteorologia e Climatologia Agrícola |
68 |
Tratores e Motores Agrícolas |
68 |
Fundamentos de Concreto Armado |
102 |
Optativa I |
68 |
Optativa II |
68 |
Optativa III |
68 |
Optativa IV |
68 |
Optativa V |
68 |
Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos |
68 |
Introdução à Poluição Ambiental |
34 |
Processamento de Produtos
Agrícolas |
102 |
Projeto de Elementos de Máquinas
|
102 |
Saneamento Ambiental |
102 |
Secagem e Armazenamento de Produtos Agrícolas |
102 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
34 |
Utilização de Efluentes e Águas Residuárias na Agricultura |
68 |
COMPONENTES CURRICULARES -
Seriação
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
||||||||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TEÓR./ PRAT. |
TOTAL |
1º |
2º |
|||||||||
|
1ª |
DMA |
Cálculo I |
6 |
- |
- |
6 |
- |
102 |
- |
|
|||
|
DQI |
Química Geral |
2 |
2 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
|
||||
|
DEC |
Desenho
Técnico |
1 |
2 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
||||
|
DMA |
Geometria Analítica |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
|
||||
|
DAG |
Introdução à Engenharia Agrícola |
- |
- |
2 |
2 |
- |
34 |
- |
|
||||
|
DAG |
Biologia Vegetal |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
|
||||
|
DEC |
Materiais
e Técnicas de Construção |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
|
||||
|
DFI |
Física I |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
|
||||
|
DFI |
Física Experimental I |
- |
2 |
- |
2 |
- |
- |
34 |
|
||||
|
DAG |
Fundamentos de Química do Solo para Engenharia
Agrícola |
2 |
2 |
- |
4 |
- |
- |
68 |
|
||||
|
DEQ |
Desenho Mecânico |
- |
- |
1 |
1 |
34 |
- |
- |
|
||||
|
DFE |
Metodologia Científica |
- |
- |
2 |
2 |
- |
- |
34 |
|
||||
|
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES SEMESTRAIS |
- |
408 |
204 |
|
|||||||||
|
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES ANUAIS |
136 |
- |
- |
|
|||||||||
|
TOTAL DA CARGA
HORÁRIA DA PRIMEIRA SÉRIE 748 horas/aula |
|
||||||||||||
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
|||||||||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TEÓR./ PRAT. |
TOTAL |
1º |
2º |
||||||||||
|
2ª |
DEC |
Estática |
3 |
- |
- |
3 |
- |
51 |
- |
|
||||
|
DMA |
Cálculo II |
6 |
- |
- |
6 |
- |
102 |
- |
|
|||||
|
DFI |
Física II |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
|
|||||
|
DFI |
Física Experimental III |
- |
2 |
- |
2 |
- |
34 |
- |
|
|||||
|
DIN |
Fundamentos de Programação |
2 |
2 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
|
|||||
|
DAG |
Edafologia |
2 |
2 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
|
|||||
|
DGE |
Meteorologia
e Climatologia Agrícola |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
|
|||||
|
DMA |
Cálculo Numérico |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
|
DFI |
Física III |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
|
DEC |
Topografia |
2 |
2 |
- |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
|
DAG |
Tratores e Motores Agrícolas |
2 |
2 |
- |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
|
DAG |
Agricultura |
- |
- |
4 |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
|
DAG |
Introdução à Poluição Ambiental |
- |
- |
2 |
2 |
- |
- |
34 |
|
|||||
|
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES SEMESTRAIS |
|
459 |
374 |
|
||||||||||
|
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES ANUAIS |
|
|
|
|
||||||||||
|
TOTAL DA CARGA
HORÁRIA DA SEGUNDA SÉRIE 833 horas/aula |
|
|||||||||||||
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
|||||||||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TEÓR./ PRAT. |
TOTAL |
1º |
2º |
||||||||||
|
3ª |
DEC |
Resistência dos Materiais
|
3 |
- |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
||||
|
DEC |
Eletrotécnica e
Instalações Elétricas |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||
|
DAG |
Máquinas Agrícolas |
1,5 |
1,5 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||
|
DAG |
Processamento
de Produtos Agrícolas |
2 |
1 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||
|
DES |
Estatística Básica e
Experimental |
1,5 |
1,5 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||
|
DEQ |
Fenômenos de Transporte |
3 |
- |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||
|
DAG |
Água no
Sistema Solo-Planta-Atmosfera |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
|
|||||
|
DCO |
Economia do Agronegócio |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
|
|||||
|
DEC |
Hidrologia |
- |
- |
4 |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
|
DAG |
Hidráulica de Sistemas de Irrigação |
- |
- |
4 |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
|
DCS |
Sociologia Rural |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
|
DAG |
Utilização de Efluentes e Águas Residuárias na
Agricultura |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
|
|||||
|
TOTAL DACARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES
SEMESTRAIS |
- |
204 |
204 |
|
||||||||||
|
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES ANUAIS |
612 |
- |
- |
|
||||||||||
|
TOTAL DA CARGA
HORÁRIA DA TERCEIRA SÉRIE 1.020 horas/aula |
|
|||||||||||||
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
|||||||||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TEÓR./ PRAT. |
TOTAL |
1º |
2º |
||||||||||
|
4ª |
DEC |
Fundamentos
de Concreto Armado |
2 |
1 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
||||
|
DEQ |
Secagem e Armazenamento de Produtos
Agrícolas |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||
|
DEQ |
Projeto de Elementos de Máquinas |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||
|
DEC |
Saneamento Ambiental |
- |
- |
3 |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||
|
DAG |
Irrigação |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
|
|||||
|
|
Optativa I |
- |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
|
|||||
|
DAG |
Mecanização
Agrícola |
2 |
1 |
- |
3 |
102 |
- |
- |
|
|||||
|
DGE |
Geoprocessamento |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
|
|||||
|
DAG |
Gestão
Ambiental |
- |
- |
4 |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
|
DAG |
Manejo e
Conservação do Solo e da Água |
- |
- |
4 |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
|
DEC |
Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos |
- |
- |
4 |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
|
|
Optativa II |
- |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
|
|||||
|
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES SEMESTRAIS |
- |
204 |
272 |
|
||||||||||
|
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES ANUAIS |
510 |
- |
- |
|
||||||||||
|
TOTAL DA
CARGA HORÁRIA DA QUARTA SÉRIE 986 horas/aula |
|
|||||||||||||
SER. |
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
||||||||||||
TEÓR. |
PRÁT. |
TEÓR./ PRAT. |
TOTAL |
1º |
2º |
|||||||||
|
5ª |
- |
Optativa III |
- |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
|
|||
|
- |
Optativa IV |
- |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
|
||||
|
DAG |
Trabalho de Conclusão de Curso |
- |
- |
2 |
2 |
- |
34 |
- |
|
||||
|
DEC |
Edificações Rurais |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
|
||||
|
DAG |
Extensão Rural |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
|
||||
|
- |
Optativa V |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
|
||||
|
DAG |
Estágio
Curricular Supervisionado |
- |
12 |
- |
12 |
- |
- |
204 |
|
||||
|
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES SEMESTRAIS |
- |
374 |
204 |
|
|||||||||
|
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DOS
COMPONENTES ANUAIS |
- |
- |
- |
|
|||||||||
|
TOTAL DA
CARGA HORÁRIA DA QUINTA SÉRIE
578 horas/aula |
|
||||||||||||
RESUMO GERAL DO
CURRÍCULO
DISTRIBUIÇÃO DA
CARGA HORÁRIA DOS COMPONENTES CURRICULARES |
|
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO BÁSICO |
1.853 h/a |
DISCIPLINAS
DE CONTEÚDO ESPECÍFICO |
2.312 h/a |
ATIVIDADES
ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
216 h/a |
TOTAL DA
CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO |
4.381 h/a |
INTEGRALIZAÇÃO
CURRICULAR |
|
PRAZO
MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
5 ANOS |
PRAZO
MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
8 ANOS |
DISCIPLINAS
– Optativas
DEPTO |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
||||||
SEMANAL |
ANUAL |
SEMESTRAL |
||||||
TÉOR. |
PRÁT. |
TEÓR.-PRÁT. |
TOTAL |
1º |
2º |
|||
DEC |
Obras
Hidráulicas Rurais |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DEC |
Sensoriamento
Remoto |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DIN |
Computação
Aplicada à Engenharia Agrícola |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Fertilidade
dos Solos |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Adubação e
Calagem |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Máquinas
para Aplicação de Produtos Fitossanitários |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Projeto de
Máquinas Agrícolas |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Dinâmica
de Tração de Tratores Agrícolas |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Agricultura
de Precisão |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Instrumentação
Agrícola |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Manejo da
Água em Sistemas Irrigados |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Conservação
de Hortigranjeiros |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Sistemas
Automatizados e Irrigação Paisagística |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Tratamento
de Águas Residuárias para Uso Agrícola |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Cultura da
Cana-de-Açúcar |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Poluição
do Solo |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Reciclagem
Agrícola de Resíduos Urbanos, Industriais e Agrícolas |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Processos
Anaeróbios |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
DAG |
Tecnologia
de Sementes |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
PLANO DE IMPLANTAÇÃO
DO CURRÍCULO
O currículo atual será substituído gradativamente.
Os alunos que ficarem retidos no atual projeto pedagógico
poderão continuar neste, desde que as séries estejam sendo ofertadas. No caso
de não oferta, os alunos serão adaptados ao novo projeto pedagógico.
A oferta dos projetos pedagógicos será estabelecida da
seguinte forma:
- 2008: 1ª série do novo projeto pedagógico.
- 2008: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª séries do atual projeto pedagógico.
- 2009: 1ª, 2ª séries do novo projeto pedagógico.
- 2009: 3ª, 4ª, 5ª séries do atual projeto pedagógico.
- 2010: 1ª, 2ª, 3ª séries do novo projeto pedagógico.
- 2010: 4ª, 5ª séries do atual projeto pedagógico.
- 2011: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª séries do novo projeto pedagógico.
- 2011: 5ª séries do atual projeto pedagógico.
- 2012: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª 5ª séries do novo projeto pedagógico.
O aluno em regime de dependência no atual currículo, cuja
disciplina não estiver contemplada na presente proposta, terá situação avaliada
de acordo com o Artigo 13 da Resolução nº 051/2002-CEP e seus artigos
complementares.
Os ingressantes por transferência ou por vestibular que
forem beneficiados com aproveitamentos de estudos que determinem sua matrícula
em períodos diferentes do primeiro ano do curso deverão ser analisados e
implementados, tomando-se como referência a situação atual do processo de
transição. Caso não seja possível sua integração ao novo currículo os mesmos
deverão ser adaptados ao currículo vigente.
AGRICULTURA
Ementa: Aspectos sociais e econômicos,
implantação, manejo, colheita e pós-colheita das principais culturas.
Objetivos: Propiciar ao aluno conhecimento
sobre as principais culturas destacando-se a atuação do profissional de
Engenharia Agrícola nessa área.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
ÁGUA NO SISTEMA
SOLO-PLANTA-ATMOSFERA
Ementa: Relações energia solar-plantas. Sistema
água-atmosfera. Interação água-planta. O sistema solo-água-planta. Evaporação e
evapotranspiração. A água na produção agrícola. Balanço hídrico do solo.
Objetivos: Capacitar o aluno a entender as
exigências climáticas (térmicas, hídricas e fotoperiódicas) dos cultivos anuais
e perenes, visando atingir uma agricultura auto-sustentável.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
BIOLOGIA VEGETAL
Ementa: Morfo-anatomia, crescimento e desenvolvimento vegetal e sistemática de
angiospermas com ênfase nos grupos de interesse agrícola.
Objetivos: Capacitar o aluno a identificar as estruturas de células
vegetais e suas funções, bem como os diferentes tecidos vegetais. Identificar
os diferentes órgãos de angiospermas e sua anatomia interna e compreender sua
embriogênese, crescimento e desenvolvimento. Reconhecer e classificar
taxonomicamente as principais culturas de interesse agrícola.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
CÁLCULO I
Ementa: Estudo do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável
real.
Objetivos: Propiciar ao aluno o conhecimento e domínio dos conceitos
básicos de cálculo diferencial e integral de funções de uma variável. Capacitar
o aluno a analisar e compreender novos conceitos físicos e matemáticos.
Relacionar os conhecimentos adquiridos com outras disciplinas do Curso de Graduação
Departamentalização: Departamento de Matemática
CÁLCULO II
Ementa: Estudo do cálculo diferencial e integral de funções de várias variáveis
reais.
Objetivos: Propiciar ao aluno o conhecimento e domínio dos conceitos
básicos de cálculo diferencial e integral de funções de várias variáveis.
Capacitar o aluno a analisar e compreender novos conceitos de Física e
Matemática. Relacionar os conhecimentos adquiridos com outras disciplinas do Curso
de Graduação
Departamentalização: Departamento de Matemática
CÁLCULO NUMÉRICO
Ementa: Erros. Convergência. Séries de Taylor. Solução numérica de equações
não-lineares. Solução numérica de sistemas de equações lineares e não-lineares.
Cálculo numérico de autovalores e autovetores. Interpolação. Ajustamento de
curvas. Integração Numérica. Soluções aproximadas para equações diferenciais
ordinárias e equações diferenciais parciais.
Objetivos: Proporcionar ao aluno o conhecimento e domínio dos
conceitos básicos do cálculo numérico. Capacitar o aluno para desenvolvimento
de soluções de sistemas iterativos envolvendo modelos e programas
computacionais. Propiciar ao aluno conhecimento de métodos numéricos com vistas
a implementação computacional para solução de problemas práticos, com análise
dos respectivos resultados.
Departamentalização: Departamento de Matemática
DESENHO MECÂNICO
Ementa: Normas e Padronização: cotas, cortes, ajustes e tolerâncias. Desenho
mecânico: croquis, projeções, perspectivas e cortes. Desenho de detalhes e
conjuntos. Representações de materiais.
Objetivos: Proporcionar domínio das normas e padronizações para
aplicação em projetos da área agrícola. Proporcionar conhecimento dos
principais metais e ligas e suas finalidades. Proporcionar base sólida em
desenho mecânico.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Química
DESENHO TÉCNICO
Ementa: Introdução à projeção. Ponto, reta e plano. Métodos descritivos.
Materiais e instrumentos de desenho. Normas de desenho técnico. Etapas de
projeto. Escalas numéricas e gráficas. Caligrafia técnica: letras e algarismos.
Sistemas de representação gráfica. Especificação de medidas. Símbolos gráficos.
Montagem gráfica das várias etapas de projeto. Perspectivas. Detalhes
construtivos. Desenhos topográficos. Projetos. Introdução a projetos auxiliados
por computador (CAD).
Objetivos: Propiciar ao aluno o domínio dos conceitos básicos e normas
de desenho técnico e arquitetônico, capacitando a desenvolver desenhos técnicos
e arquitetônicos e a compreender detalhes de projetos técnicos. Relacionar os
conhecimentos adquiridos em desenho técnico com as disciplinas do Curso de Graduação
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.
Ementa: Noções de macroeconomia e de microeconomia. Economia do Agronegócio e
Política Agrícola.
Objetivos: Proporcionar noções básicas de macroeconomia e microeconomia,
com ênfase nas estruturas de mercado. Proporcionar conhecimento dos componentes
do Agronegócio e as relações que guardam entre si e com o Sistema Econômico. Entendimento
dos principais instrumentos de política econômica que afetam o Agronegócio. Relacionamento
dos conhecimentos com as realidades regional e nacional.
Departamentalização: Departamento de Economia
EDAFOLOGIA
Ementa: Origem do solo. Fatores externos e processos internos de formação do
solo. Atributos morfológicos, químicos e mineralógicos. Princípios de
classificação do solo.
Objetivos: Capacitar o aluno na identificação, diferenciação,
descrição, amostragem e classificação das principais unidades de solos formadas
no Estado do Paraná e no Brasil.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
EDIFICAÇÕES RURAIS
Ementa: Elementos de construção rurais e
agroindustriais. Planejamento e instalação de canteiros de obras rurais.
Locação. Execução de infra e superestrutura. Instalações de Agroindústrias.
Estudo de ambiência na produção rural e agroindustrial. Orçamento.
Objetivos: Capacitar o aluno a projetar edificações para fins rurais e
agroindustriais. Abordar noções de legislação. Capacitar o aluno para
desenvolver e projetar instalações com vistas à ambiência para produção animal
e vegetal. Capacitar o aluno sobre como efetuar um planejamento econômico-financeiro
em uma obra para realizar orçamentos e avaliar custos de projetos rurais,
agroindustriais e logística.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.
ELETROTÉCNICA E INSTALAÇÕES
ELÉTRICAS
Ementa: Principais conceitos de Circuitos Elétricos,
Instalações Elétricas, Transformadores Elétricos, Motores Elétricos e Medidas
Elétricas. Fontes alternativas de energia elétrica (energia solar). Propiciar
uma ampla visão dos conceitos de projetos de instalações elétricas de baixa e
média tensão, de acordo com as normas brasileiras e internacionais, tendo em
mente a conservação de energia elétrica e o meio ambiente.
Objetivos: Leitura de projetos arquitetônicos. Luminotécnica:
fontes de luz e suas aplicações. Normas para instalações elétricas de baixa
tensão: residenciais, prediais e industriais. Introdução ao projeto: conceitos
e definições básicas; setores; equipamentos de utilização; símbolos gráficos.
Potência de alimentação. Aterramentos. Componentes de instalações. Proteção I:
contra contatos diretos e indiretos (esquemas TN, TT e IT). Proteção II: contra
contatos indiretos sem seccionamento automático de alimentação. Correntes de
falta. Dimensionamento de circuitos. Correção de fator de potência. Circuitos
de segurança. Subestações classe 15KV. Racionalização do consumo de energia
elétrica na indústria. Alimentação de segurança e substituição e geradores de
emergência.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil
ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO
Ementa: Caracterizado por um conjunto de atividades de aprendizagem
profissional, humana e cultural proporcionadas ao aluno por meio de
participação do ponto de vista prático na sua área de atuação.
Objetivos: Proporcionar ao aluno uma experiência
acadêmico-profissional na perspectiva de indissociabilidade da teoria e
prática, pelo desenvolvimento de práticas compatíveis com os contextos básicos
da profissão de Engenharia Agrícola.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
ESTÁTICA
Ementa: Morfologia das estruturas. Estática dos pontos
materiais. Equilíbrio dos corpos rígidos. Estática de estruturas planas e
espaciais. Características geométricas de áreas planas. Análise de estruturas
reticuladas isostáticas: esforços internos e diagramas.
Objetivos: Analisar o comportamento mecânico de corpos sob a
ação de forças e dimensionar estruturas.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.
ESTATÍSTICA BÁSICA E EXPERIMENTAL
Ementa: Princípios básicos de estatística e de experimentação aplicados à
Engenharia Agrícola.
Objetivos: Capacitar os alunos a compreender os princípios básicos de
Estatística e da Experimentação aplicados à Engenharia Agrícola, para nortear a
geração do conhecimento científico necessário à fundamentação das recomendações
agrícolas, mediante a formação teórica e o uso de pacotes computacionais nas
etapas de planejamento experimental, coleta de dados, análise de informações,
interpretação e apresentação dos resultados de pesquisa.
Departamentalização: Departamento de Estatística
EXTENSÃO RURAL
Ementa: Fundamentos de extensão rural e desenvolvimento. Sustentabilidade na
produção agropecuária rural. Tecnologia agropecuária. Comunicação rural. Métodos
e técnicas sociais utilizados na extensão rural. Técnicas de gestão do
agronegócio.
Objetivos: Fornecer conhecimentos de linguagens que sejam
compreensíveis pelo produtor agropecuário. Propiciar o desenvolvimento de novas
técnicas de difusão de conhecimentos. Fornecer o conhecimento e domínio dos
métodos e técnicas da difusão de tecnologia no meio agrícola. Capacitar o aluno
a utilizar os processos de comunicação que objetivam transmitir conhecimentos
ao produtor rural e empresas com linguagem adequada.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
FENÔMENOS DE
TRANSPORTE
Ementa: Conceitos fundamentais de mecânica dos fluídos, dos processos de
transferência de calor, difusão e convecção de massa.
Objetivos: Propiciar conhecimento de fenômenos de transporte
envolvendo os processos de transmissão de calor e massa. Relacionar os
conhecimentos adquiridos em transferência de calor com as atividades
profissionais.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Química
FÍSICA I
Ementa: Cinemática e dinâmica da partícula. Leis de Newton. Leis de
conservação. Cinemática e dinâmica da rotação.
Objetivos: Oferecer uma formação básica em mecânica e propiciando ao
aluno contatos com tópicos fundamentais de mecânica Newtoniana.
Departamentalização: Departamento de Física
FÍSICA II
Ementa: Equilíbrio de corpos rígidos. Oscilações mecânicas. Leis da gravitação.
Estática e dinâmica dos fluídos. Ondas mecânicas. Termologia. Sistemas
termodinâmicos. Introdução à teoria cinética de gases. Leis da termodinâmica e
equação de estado de um gás.
Objetivos: Oferecer uma formação básica em estática, gravitação,
dinâmica dos fluídos, oscilações e ondas mecânicas e termodinâmica.
Departamentalização: Departamento de Física
FÍSICA III
Ementa: Eletrostática. Corrente e resistência elétrica. Força eletromotriz e
circuitos elétricos. Magnetostática. Fenômenos eletromagnéticos dependentes do
tempo.
Objetivos: Oferecer uma formação básica em eletromagnetismo.
Departamentalização: Departamento de Física
FÍSICA EXPERIMENTAL I
Ementa: Medidas e teoria dos erros. Gráficos. Experiências de mecânica.
Objetivos: Oferecer uma formação básica
Departamentalização: Departamento de Física
FÍSICA EXPERIMENTAL III
Ementa: Experiências em laboratório: eletricidade e magnetismo.
Objetivos: Oferecer uma formação básica em eletricidade e magnetismo.
Departamentalização: Departamento de Física
FUNDAMENTOS DE
CONCRETO ARMADO
Ementa: Princípios básicos do concreto armado: propriedades do concreto e do
aço para armadura. Ações e segurança nas estruturas de concreto aramado.
Estados limites últimos e de utilização. Domínios de deformação no estado
limite último. Flexão simples de vigas e lajes. Dimensionamento de lajes, vigas
e pilares. Projeto e detalhamento de vigas, lajes e pilares.
Objetivos: Proporcionar o conhecimento de técnicas para o estudo,
elaboração e execução de projetos em estruturas de concreto armado. Fornecer o
conhecimento dos diferentes esforços a que estão submetidas as estruturas de
concreto armado. Analisar hipóteses para o dimensionamento de elementos
estruturais de concreto armado submetidos à flexão simples e ao cisalhamento no
estado limite e de utilização.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.
FUNDAMENTOS DE
PROGRAMAÇÃO
Ementa: Introdução aos conceitos básicos de computação, desenvolvimento de
técnicas de elaboração de algoritmos e programação de computadores.
Objetivos: Propiciar aos alunos o conhecimento básico de programação
para interagir com os recursos computacionais e solucionar problemas da área de
conhecimento.
Departamentalização: Departamento de Informática.
FUNDAMENTOS DE QUÍMICA
DO SOLO PARA ENGENHARIA AGRÍCOLA
Ementa: Composição química e matéria orgânica do solo; solução do solo,
cinética e mecanismos das reações químicas do solo; processos de oxidação e
redução do solo; comportamento coloidal do solo; fenômenos de troca iônica,
adsorção química e reações de precipitação; acidez do solo e capacidade de
tamponamento, salinidade e alcalinidade do solo.
Objetivos: Apresentar ao aluno informações sobre os atributos químicos
dos solos e dos fenômenos de adsorção e troca catiônica entre as fases sólida,
líquida e gasosa que afetam a dinâmica dos nutrientes, poluentes e outros
materiais presentes ou adicionados ao solo pela atividade agrícola industrial
ou urbana que afetam a disponibilidade dos nutrientes e elementos tóxicos que
alteram a sustentabilidade do agroecossistema.
Departamentalização: Departamento de Agronomia.
GEOMETRIA ANALÍTICA
Ementa: Matrizes e sistemas lineares. Álgebra vetorial. Retas e planos. Cônicas
e Quádricas.
Objetivos: Familiarizar o aluno com o pensamento matemático
indispensável ao estudo das ciências. Proporcionar o domínio das técnicas da
Geometria Analítica e, simultaneamente, desenvolver um senso geométrico.
Auxiliar o aluno no estudo do cálculo.
Departamentalização: Departamento de Matemática.
GEOPROCESSAMENTO
Ementa: Conceitos básicos. Fundamentos de geodesia e cartografia para
geoprocessamento. Métodos e processos para a aquisição de dados. Gerenciamento
dos dados no SIG. Metodologias de análise dos dados e métodos e processos para
exibição dos resultados. Operações de integração e manipulação de informações
geográficas. Resolução de problemas geográficos utilizando diversas técnicas de
geoprocessamento.
Objetivos: Capacitar o aluno ao conhecimento do funcionamento e
aplicabilidade do geoprocessamento, nas diversas áreas de atuação da Engenharia
Agrícola.
Departamentalização: Departamento de Geografia.
GESTÃO AMBIENTAL
Ementa: Políticas públicas ambientais. O ambiente e a empresa. Sistemas de
gestão ambiental. Conceitos e procedimentos. Estratégias de gestão ambiental e
a responsabilidade sócio-ambiental empresarial. Avaliação de desempenho
ambiental. Certificações ambientais, normas ambientais e legislação.
Objetivos: Oportunizar ao aluno conhecer as ações de um profissional
especializado na administração de recursos naturais, informar sobre as
principais questões ambientais, apresentar conceitos e técnicas de gestão
ambiental e desenvolver instrumentos de gestão ambiental que levam à
implementação de políticas de desenvolvimento, contemplando a qualidade
ambiental e os recursos disponíveis.
Departamentalização: Departamento de Agronomia.
HIDRÁULICA DE SISTEMAS
DE IRRIGAÇÃO
Ementa: Propriedade dos fluidos. Manometria. Hidrometria. Equações
fundamentais. Bombas hidráulicas. Escoamento em sistemas pressurizados.
Escoamento em sistemas de irrigação por gravidade.
Objetivos: Propiciar o conhecimento básico da hidrostática e
hidrodinâmica; princípios de escoamento para o dimensionamento de sistemas de
irrigação.
Departamentalização: Departamento de Agronomia.
HIDROLOGIA
Ementa: Ciclo hidrológico. Bacia hidrográfica. Precipitações pluviométricas.
Escoamento superficial. Estudos de vazão. Controle de enchentes e inundação. Análise
estatística e probalidade de danos hidrológicos.
Objetivos: Propiciar o domínio dos princípios básicos da hidrologia
aplicada à Engenharia Agrícola. Propiciar ao aluno conhecimento dos ciclos
hidrológicos. Fornecer noções básicas de previsão de enchentes e inundação.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.
INTRODUÇÃO À
ENGENHARIA AGRÍCOLA
Ementa: Histórico do Curso de Graduação
Objetivos: Propiciar ao aluno conhecimentos básicos que os
possibilitem a inter-relacionar a sua formação e o exercício profissional do
Engenheiro Agrícola com o setor produtivo, com a sociedade e com o meio
ambiente. Propiciar ao aluno princípios gerais de ética profissional.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
INTRODUÇÃO À POLUIÇÃO
AMBIENTAL
Ementa: Ciclos biogeoquímicos. Poluentes orgânicos e inorgânicos. Dispersão de
poluentes. Poluição da água. Resíduos sólidos: classificação, coleta,
transporte, disposição final. Poluição do solo. Poluição do ar. Poluição
sonora.
Objetivos: Apresentar ao aluno os conceitos básicos de poluição da
água, solo e ar para que compreendam a importância e extensão dos problemas
causados pela poluição e contaminação do meio ambiente.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
IRRIGAÇÃO
Ementa: Métodos e engenharia dos sistemas irrigação por inundação, aspersão
convencional, movimentação mecânica e automatizadas. Irrigação localizada:
gotejamento e microaspersão. Manejo de irrigação. Respostas das culturas às
irrigações. Fertirrigação.
Objetivos: Capacitar o aluno para planejar, projetar e desenvolver
projetos e técnicas de manejo dos mais diversos sistemas de irrigação.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
MANEJO E CONSERVAÇÃO
DO SOLO E DA ÁGUA
Ementa: Classes de capacidade de uso. Erosões. Práticas conservacionistas.
Microbacias. Equações de perdas de solo. Manejo conservacionista. Levantamento
e planejamento conservacionista. Recuperação dos solos degradados. Engenharia
da conservação de solos.
Objetivos: Adquirir uma consciência conservacionista do solo e da água
e contribuir na engenharia das práticas de conservação do solo, sendo capaz de
identificar e caracterizar as diferentes classes de solo, reconhecer as
diferentes erosões do solo, estimar as perdas de solo, propor alternativas de
manejo, de recuperação e da engenharia conservacionista dos solos, planejar e
implantar práticas conservacionistas em propriedades e microbacias.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Ementa: Classificação geral da maquinaria agrícola. Máquinas para preparo do
solo. Máquinas para aplicação de fertilizantes e corretivos. Máquinas para
semeadura, plantio e transplantio. Máquinas e equipamentos para realização de
tratos culturais. Máquinas para colheita.
Objetivos: Capacitar o aluno
para avaliação, regulagem e manutenção de máquinas e implementos agrícolas.
Desenvolver tecnologia em máquinas e implementos agrícolas. Fornecer
conhecimentos sobre tipos, componentes e princípios de funcionamento das
máquinas agrícolas.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
MATERIAIS E TÉCNICAS DE
CONSTRUÇÃO
Ementa: Materiais, equipamentos, técnicas construtivas,
qualidade na execução de projetos, memoriais descritivos, orçamento, cronograma
físico-financeiro.
Objetivos: Propiciar ao aluno o conhecimento das propriedades,
especificações, restrições e utilizações dos materiais de construção do
processo construtivo das edificações. Proporcionar ao aluno um conhecimento
básico sobre orçamento e programação fisico-financeira das obras.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
Ementa: Combustíveis e lubrificantes. Estudos de movimentos e de tempos. Desempenho
operacional da maquinaria agrícola. Dimensionamento de frota. Tração em
máquinas e implementos agrícolas. Ensaio de tratores e máquinas agrícolas. Análise
de custo de máquinas e implementos agrícolas. Seleção da maquinaria agrícola.
Objetivos: Capacitar o aluno para tomada de decisões quanto ao
planejamento e uso racional de máquinas e implementos agrícolas. Propiciar o
domínio das técnicas e procedimentos de mecanização agrícola. Propiciar aos alunos
conhecimentos para otimizar o desempenho de conjuntos mecanizados e desenvolver
suas técnicas de manejo de mecanização agrícola.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
METEOROLOGIA E
CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA
Ementa: Fundamentos de meteorologia e climatologia como subsídio para a
compreensão dos fenômenos climáticos, que interagem na superfície terrestre e
contribuem para a utilização das técnicas empregadas na agricultura.
Objetivos: Propiciar ao aluno o domínio e conhecimento dos fenômenos
agrometeorológicos. Fornecer conhecimento das propriedades e do comportamento
do ar atmosférico. Capacitar o aluno a identificar e conhecer os efeitos de
fenômenos climatológicos sobre as culturas. Propiciar o domínio e conhecimento
de elementos de um balanço hídrico e de sua quantificação. Relacionar os
conhecimentos adquiridos com outras disciplinas do curso.
Departamentalização: Departamento de Geografia
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ementa: Conceituação e função social da pesquisa
Objetivos: Apresentar ao aluno o discurso científico, a organização do
pensamento e a linguagem técnica apropriada à elaboração de um trabalho
científico.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação
PLANEJAMENTO E GESTÃO
DE RECURSOS HÍDRICOS
Ementa: Sistemas de gestão de recursos hídricos no mundo. O
Sistema Nacional de Recursos Hídricos 4. Comitês de bacias hidrográficas,
constituição e composição. A importância de gestão de forma descentralizada,
participativa e integrada em relação aos demais recursos naturais, sem
dissociação dos aspectos quantitativos e qualitativos e das peculiaridades das
bacias hidrográficas. Cobrança pelo uso da água. Gestão dos recursos obtidos.
Agência de bacias hidrográficas. Principais comitês de bacias hidrográficas no
Brasil. Potencial de prestação de serviços pelos diferentes profissionais das
áreas de ciências agrárias, florestais, ambientais e biológicas.
Objetivos: Proporcionar ao aluno discutira importância dos comitês de bacia
hidrográfica para garantir a pluralidade de interesses no destino a ser dado
aos recursos hídricos no âmbito de cada bacia hidrográfica, possibilitando a
gestão participativa, cujo objetivo é descentralizar a gestão das águas
incluindo os usuários no processo decisório.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil
PROCESSAMENTO DE
PRODUTOS AGRÍCOLAS
Ementa: Importância da tecnologia de alimentos. Fundamentos da tecnologia de
alimentos. Fisiologia pós-colheita. Propriedades físicas dos materiais
biológicos. Técnicas de conservação de produtos de origem animal e vegetal. Técnicas
de processamento de produtos de origem animal e vegetal. Controle de qualidade.
Assepsia e higienização de instalações agroindustriais. Análise sensoriais. Embalagens.
Objetivos: Proporcionar ao aluno conhecimentos relativos às
propriedades físicas dos materiais biológicos. Conhecimentos básicos das
técnicas de conservação de produtos de origem animal e vegetal. Conhecimentos
básicos das técnicas de industrialização de produtos de origem animal e
vegetal.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
PROJETO DE ELEMENTOS
DE MÁQUINAS
Ementa: Noções de projetos e dimensionamento de elementos orgânicos de máquinas
e acessórios. Sistemas de transmissão.
Objetivos: Capacitar para o dimensionamento de constituintes dos mecanismos
de máquinas. Fornecer conhecimento para o desenvolvimento de equipamentos e
tecnologia em mecanismo agrícola.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Química
QUÍMICA GERAL
Ementa: Estequiometria. Noções de Estrutura Atômica, Tabela Periódica, Ligações
Químicas e Funções Inorgânicas. Noções de Equilíbrio Químico. Noções de
Eletroquímica.
Objetivos: Desenvolver no aluno a visão microscópica da matéria,
visando a previsão de soluções de problemas práticos na vida profissional.
Proporcionar ao aluno a compreensão dos conceitos básicos de Química, visando à
sua aplicação em disciplinas afins.
Departamentalização: Departamento de Química
RESISTÊNCIA DOS
MATERIAIS
Ementa: Conceito de tensão, deformação e deslocamento.
Esforços simples. Tração, compressão e cisalhamento. Flexão. Torção.
Deformações em vigas: linha elástica.
Objetivos: Analisar o comportamento mecânico de corpos deformáveis, a
resistência e o desempenho físico de estruturas.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.
SANEAMENTO AMBIENTAL
Ementa: Saneamento no Brasil e Saúde Pública. Água e a bacia
hidrográfica. Sistemas de abastecimento de água. Parâmetros de avaliação da
qualidade da água de corpos d’água. Tratamento de água para abastecimento
público e industrial. Tratamento de esgotos e de águas residuárias. Reuso de
água para fins agrícola, industrial e doméstico. Controle de poluição
industrial no meio agrícola. Minimização
e tratamento de poluição do ar. Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e
rurais. Controle de roedores e artrópodos vetores.
Objetivos: Apresentar aos alunos uma visão integrada dos principais
problemas ambientais que podem ser provocados em recursos hídricos para
abastecimento de água potável e industrial, gerenciamento de resíduos sólidos e
fornecer conceitos técnicos para coleta, tratamento adequado e disposição final
destes rejeitos em áreas agrícolas e rurais.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil.
SECAGEM E
ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS
Ementa: Psicrometria. Movimento do ar. Propriedades físicas de produtos agrícolas.
Transportadores. Processamento. Secagem. Armazenagem. Análise de projetos.
Objetivos: Propiciar conhecimento para o dimensionamento otimizado e o
gerenciamento de sistemas de pós-colheita de produtos agrícolas.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Química
SOCIOLOGIA RURAL
Ementa: Introdução ao estudo sociológico da formação e desenvolvimento da
sociedade brasileira com ênfase nas transformações recentes da estrutura social
agrária.
Objetivos: Proporcionar aos alunos a formação básica necessária à
reflexão sociológica acerca da estrutura social brasileira e das questões que
envolvem as relações de produção na agropecuária nacional.
Departamentalização: Departamento de Ciências Sociais
TOPOGRAFIA
Ementa: Unidade de medida, escala. Goniologia. Aparelhos
topográficos. Planimetria. Desenho topográfico. Altimetria. Processos de
representação de relevo. Introdução a sistematização de terrenos. Fotogrametria
e fotointerpretação.
Objetivos: Proporcionar conhecimentos teórico-práticos de métodos,
sistemas e instrumentos utilizados para levantamentos planialtimétricos e
também proporcionar conhecimentos para elaboração de desenhos topográficos do
relevo, de perfis longitudinais e transversais e para avaliação de áreas e
volumes. Introduzir o conceito de esteroscopia que permitam ao aluno analisar e
interpretar imagens aéreas.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil
TRABALHO DE CONCLUSÃO
DE CURSO
Ementa: Atividade de síntese de integração, sistematização e consolidação dos
conhecimentos pertinentes à profissão sobre um objeto de estudo com
experiências cotidianas dentro e fora da Instituição.
Objetivos: Capacitar o aluno nos aspectos teórico-metodológicos. Aplicar
e consolidar as técnicas de pesquisa. Propiciar a complementação do ensino e da
aprendizagem.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
TRATORES E MOTORES
AGRÍCOLAS
Ementa: Tratores agrícolas: princípios de funcionamento e características dos
motores de combustão, funcionamento, sistemas de injeção, lubrificação e
arrefecimento. Componentes do trator. Sistemas de transmissão. Mecânica do
chassi. Equilíbrio estático e transferência de peso.
Objetivos: Capacitar o aluno a compreender e avaliar o funcionamento
de tratores, seu desempenho e avanço tecnológico em operações agrícolas.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
UTILIZAÇÃO DE
EFLUENTES E ÁGUAS RESIDUÁRIAS NA AGRICULTURA
Ementa: Fontes geradoras de águas residuárias agroindustriais. Impactos
ambientais da disposição de águas residuárias no solo. Diretrizes e
recomendações para uso agrícola. Métodos de aplicação e seus efeitos na
produção agrícola. Monitoramento e controle de contaminação.
Objetivos: Preparar o aluno para atuar em atividades de consultoria ou
na execução de trabalhos específicos em instituições responsáveis pelo controle
e monitoramento ambiental, bem como coordenar ou participar de equipe
responsável pela elaboração de Planos de Controle Ambiental (PCA).
Departamentalização: Departamento de Agronomia
DISCIPLINAS
OPTATIVAS
ADUBAÇÃO E CALAGEM
Ementa: Visão global de solos. Nutrientes e plantas. Dinâmica dos nutrientes do
solo. Reação do solo, calagem e gessagem. Adubos e adubações. Adubação foliar. Determinação
das doses de adubos. Princípios e critérios de adubação.
Objetivos: Possibilitar o aluno o entendimento da dinâmica dos
nutrientes no solo. Reconhecer a necessidade de uma adubação e calagem. Interpretar
e recomendar uma adubação.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
AGRICULTURA DE
PRECISÃO
Ementa: Conceituação da
agricultura de precisão. Sistemas de posicionamento. Monitoramentos e levantamento de dados de
variabilidade espacial. Tomada de decisões para análise integrada de parâmetros
de solo, cultura e produtividade. Aplicação variada de insumos: princípios,
métodos e equipamentos disponíveis para a aplicação de insumos como
fertilizantes, defensivos e sementes, bem como preparo localizado do solo e
outros. Aplicações de recursos de posicionamento e navegação em agricultura.
Objetivos: Fornecer conceitos
básicos da agricultura de precisão como uma ferramenta para a otimização da
produção agrícola com base em levantamento de dados para diagnóstico de
variabilidade espacial, deficiências localizadas e seu controle por métodos de
correção localizada, bem como a utilização de recursos de navegação para
diversas aplicações agrícolas.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
COMPUTAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA AGRÍCOLA
Ementa: Utilização de recursos de informática na solução de problemas
relacionados ao dimensionamento, avaliação e manejo de sistemas aplicados à
área de conhecimento da Engenharia Agrícola.
Objetivos: Capacitar os alunos a utilizar programas e planilhas na
solução de problemas práticos. Utilizar programas aplicados à área de
Engenharia Agrícola.
Departamentalização: Departamento de Informática
CONSERVAÇÃO DE HORTIGRANJEIROS
Ementa: Revisão de psicrometria e movimento de ar. Umidade de equilíbrio de hortigranjeiros.
Classificação de hortigranjeiros quanto à conservação. Armazenamento natural. Armazenamento artificial.
Objetivos: Disponibilizar ao mercado, profissionais capazes de
dimensionar otimamente sistemas de conservação de hortigranjeiros, assim como
habilitá-los a desenvolver novos sistemas para esse fim.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
CULTURA DA
CANA-DE-AÇÚCAR
Ementa: Importância econômica, social e ambiental. Centro de origem e
histórico. Classificação botânica. Descrição da planta. Melhoramento genético e
manejo de variedades. Fenologia. Exigências edafoclimáticas. Fisiologia da
produção. Tratos culturais na planta e soqueiras. Nutrição mineral e adubação.
Colheita. Tecnologia de produção de álcool e açúcar.
Objetivos: Proporcionar
ao aluno conhecimentos de natureza básica e aplicada sobre as técnicas de
produção vegetal da cultura de cana-de-açúcar, de maneira a capacitá-los no
reconhecimento e diagnóstico de problemas relacionados à produção visando a
adoção de medidas que resultem em maior eficiência técnico-econômica do sistema
de produção vegetal. Educar os alunos para a adoção e interpretação da
nomenclatura técnica, inerente ao agronegócio dessa cultura.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
DINÂMICA DE TRAÇÃO DE
TRATORES AGRÍCOLAS
Ementa: Centro de gravidade e transferência de peso. Seleção da
velocidade/força de trabalho. Estabilidade. Traficabilidade. Curvas características:
velocidade crítica, potência nominal e consumo de combustível.
Objetivos: Capacitar o aluno a conhecer os esforços atuantes na
operação de tratores que dizem respeito à estabilidade e traficabilidade. Os
parâmetros de controle para reduzir o desgaste do trator e o consumo de
combustível.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
FERTILIDADE DOS SOLOS
Ementa: Introdução. Constituição do solo. Interação entre nutrientes e solos. Conceitos.
Avaliação da fertilidade do solo. Avaliação do estado nutricional de plantas. Acidez
e calagem. Nitrogênio, fósforo, potássio e macronutrientes secundários.
Micronutrientes.
Objetivos: Abranger todo o conhecimento básico utilizado na avaliação
da fertilidade do solo e no seu manejo.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
INSTRUMENTAÇÃO
AGRÍCOLA
Ementa: Parâmetros físicos de instrumentação. Métodos de medição. Sensores. Instrumentos
de medição. Instrumentação de conjuntos motomecanizados. Monitoramento em malha
fechada e aberta. Automação de sistemas agropecuários. Aquisição de dados e
interpretação dos resultados.
Objetivos: Capacitar o aluno a compreender e avaliar o funcionamento
das centrais de aquisição de dados e sensores, uso e aplicações no meio
agrícola, buscando racionalização e otimização de sistema motomecanizados.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
MANEJO DA ÁGUA
Ementa: Técnicas de controle da água aplicada pelos diferentes métodos de
irrigação. Controle via dados de solo, planta, clima e métodos combinados. Instrumentos
para o controle da água no solo, planta e para monitoramento agroclimatológico.
Método de manejo versus método de irrigação. Resposta das culturas à irrigação.
Aplicação de agroquímicos via água de irrigação.
Objetivos: Discutir a importância do manejo da água em sistemas
agrícolas e os princípios dos métodos de controle da água em sistemas agrícolas
que se baseiam no solo, na planta, no clima ou na combinação destes. Fazer com
que o aluno se familiarize com os equipamentos disponíveis e trabalhem com
dados reais.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
Ementa: Danos produzidos pelos insetos. Métodos técnicos: físicos e químicos.
Formulações. Parâmetros toxicológicos. Planificação dos tratamentos.
Distribuição de produtos fitossanitários por pulverização, atomização e
povilhamento: meios e equipamentos de aplicação terrestre. Pulverizadores
agrícolas.
Objetivos: Capacitar o aluno na regulagem de
máquinas e aplicação de defensivos agrícolas.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
OBRAS HIDRÁULICAS RURAIS
Ementa: Dimensionamento de canais. Transporte de sedimentos e erodibilidade de
condutos livres. Métodos de proteção e revestimentos de canais. Derivações e
estruturas hidráulicas de controle. Sifões invertidos. Dimensionamento de
bueiros. Dissipadores de energia. Método e equipamentos de construções de
canais.
Objetivos: Capacitar o aluno para o domínio dos princípios básicos de
obras hidráulicas no meio rural.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil
Ementa: Aspectos básicos sobre poluição do meio ambiente. O solo como
repositório de efluentes, resíduos tóxicos. Química dos agentes poluidores do
solo. Técnicas de remediação de solos poluídos.
Objetivos: Capacitar o aluno a identificar, caracterizar e desenvolver
técnicas para a remediação de solos poluídos pelas diferentes atividades antropogênicas.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
PROCESSOS ANAERÓBIOS
Ementa: Características de resíduos biodegradáveis. Microbiologia anaeróbia.
Biodigestão anaeróbia. Biodigestores anaeróbios rurais. Biogás e
Biofertilizante.
Objetivos: Oportunizar ao aluno aprimorar conhecimentos sobre uma
tecnologia de otimização do aproveitamento de resíduos, gerados em ambientes
rurais que vem sendo cada vez mais utilizada.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
PROJETO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Ementa: Materiais para construção de máquinas agrícolas. Dimensionamento de
órgãos mecânicos. Ergonomia. Projeto de máquinas. Otimização.
Objetivos: Capacitar o aluno a desenvolver e elaborar um projeto
mecânico de uma máquina e/ou implemento agrícola.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
RECICLAGEM AGRÍCOLA DE
RESÍDUOS URBANOS, INDUSTRIAIS E AGRÍCOLAS
Ementa: Identificação dos principais resíduos urbanos, industriais e agrícolas.
Atributos químicos, físicos, mineralógicos e microbiológicos dos resíduos. Normas
de caracterização dos resíduos segundo a Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT). Reciclagem agrícola dos resíduos.
Objetivos: Capacitar o aluno a identificar, caracterizar e desenvolver
técnicas de reciclagem agrícola de resíduos industriais, urbanos e agrícolas.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
SENSORIAMENTO REMOTO
Ementa: Generalidades. Imagem Digital: conceito. Análise digital. Sistemas de processamento
digital de imagens. Técnicas de processamento digital de imagens: pré-processamento
e técnicas de realce. Classificação de padrões. Modelagem de SIG. Modelos e estruturas
de dados espaciais. Geocodificação. Métodos de consulta de dados geográficos.
Introdução ao projeto de BD espaciais. Ferramentas de SW para projeto de SIG.
Prática de projeto de BD espaciais.
Objetivos: Aplicar as técnicas do geoprocessamento nos estudos da
Engenharia Agrícola. Adquirir conhecimentos sobre a teoria e a prática do uso
do tratamento digital de imagens orbitais e dos sistemas de informações
geográficas aplicados à Engenharia Agrícola.
Departamentalização: Departamento de Engenharia Civil
Ementa: Projetos de irrigação de pivô-central, autopropelido e sistemas
automatizados de aplicação de água localizada. Sistemas de irrigação em áreas
paisagísticas.
Objetivos: Capacitar o aluno a planejar e projetar sistemas de
irrigação automatizados.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
TECNOLOGIA DE SEMENTES
Ementa: Importância da Semente: maturação. Fisiologia da germinação. Mecanismo
de dormência e deterioração. Análise de pureza. Teste de germinação e vigor. Beneficiamento,
tratamento e embalagens de armazenamento. Certificação e fiscalização de
sementes.
Objetivos: Possibilitar ao aluno conhecimentos básicos sobre a
importância da semente: maturação, fisiologia de germinação, dormência e
deterioração. Análise de pureza teste de germinação em vigor, beneficiamento,
armazenamento e certificado de fiscalização.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
TRATAMENTO DE ÁGUAS
RESIDUÁRIAS PARA USO AGRÍCOLA
Ementa: Projetos agrícolas de sistema de tratamento para confinamentos de
animais e efluentes de pequenas agroindústrias, qualidade de águas para fins de
irrigação, disposição final de águas residuárias tratadas no solo para fins
agrícolas.
Objetivos: Propiciar ao aluno o conhecimento das técnicas de
tratamento de águas residuárias, visando atender a legislação ambiental
brasileira de disposição de águas residuárias na agricultura.
Departamentalização: Departamento de Agronomia
ANEXO II
REGULAMENTO DO
COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
CAPÍTULO I
Da Definição
Art.
1º Para os fins do
disposto neste regulamento, consideram-se estágios as atividades programadas,
orientadas e avaliadas que proporcionam ao aluno aprendizagem social,
profissional ou cultural, por meio de sua participação em atividades de trabalho
em seu meio, vinculadas à sua área de formação acadêmico-profissional.
Art.
2º O Estágio
Curricular Supervisionado do Curso de Graduação
Parágrafo único. A
realização do Estágio Curricular Supervisionado poderá ocorrer em finais de semana.
Art.
3º A carga horária
de Estágio realizada é classificada em dois tipos:
I -
obrigatória;
II -
excedente.
§
1o A
carga horária obrigatória de estágio é a realizada pelo aluno para atender à
carga horária exigida no componente Estágio Curricular Supervisionado do
currículo pleno do curso, quando este estiver matriculado.
§ 2o
A carga
horária excedente de estágio é aquela realizada por livre escolha do aluno.
CAPÍTULO II
Do Estágio
Art. 4º O Estágio Curricular Supervisionado,
doravante denominado Estágio, constitui-se em componente curricular do
currículo pleno do curso.
Art.
5º As atividades de
trabalho para que sejam consideradas Estágio deve atender aos seguintes
requisitos:
I -
ser vinculada à área de formação acadêmico-profissional do aluno;
II -
ter credenciamento da unidade de Estágio pela Universidade;
III
- ter programa de atividades;
IV -
ter documentos pertinentes (Termo de Convênio, Termo de Compromisso, seguro
contra acidentes e outros) para o atendimento da legislação vigente;
.../
/...Res. 155/2007-CEP fls. 32
V -
ter vinculação a uma situação real de trabalho;
VI -
ter supervisão local por profissional vinculado ao campo de Estágio;
VII
- ter orientação por um professor aprovado pelo departamento;
VIII
- ter avaliação.
Art.
6º Os alunos
poderão propor carga horária excedente de Estágio de forma voluntária a partir
da 2ª série do curso.
§
1º A carga horária
excedente de Estágio pode ser registrada para integralização curricular, como
Atividade Acadêmica Complementar (AAC), observando os seguintes requisitos:
I -
o colegiado de curso deve estabelecer, previamente, as atividades válidas para
o cômputo de horas/aula;
II -
pode ser computadas as atividades até o máximo de 50% das horas-aulas previstas
no currículo.
Art.
7º A carga horária
obrigatória de Estágio tem a carga horária mínima constante do projeto
pedagógico, não se computando para sua integralização qualquer carga horária
excedente.
§
1º A carga horária
obrigatória de Estágio deve ser cumprida em uma única empresa ou instituição.
§
2º A carga horária
pode ser integralizada nas férias e/ou dentro do período de aulas do ano letivo
e será permitida a continuidade do Estágio.
CAPÍTULO III
Das Unidades Concedentes
de Estágio
Art.
8º Constituem
unidades concedentes de Estágio as instituições de direito público ou privado,
a comunidade em geral e a própria Universidade.
Art.
9º Os setores ou
órgãos da Universidade, para se constituir em unidades, deve possuir
regulamentos específicos, fixando diretrizes nas quais estarão explicadas as
condições para o seu desenvolvimento.
Art.
10. Estágio em
empresa fora do Estado ou no exterior está condicionado à apreciação prévia
pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e é de responsabilidade do aluno a
obtenção de vaga.
§
1º O aluno deve
apresentar, antes de iniciar o Estágio, os seguintes documentos para se
proceder à apreciação:
I -
dados informativos da empresa;
II -
programa de Estágio;
III
- cartas de apresentação da empresa e do supervisor de Estágio na empresa;
IV -
curriculum vitae do supervisor de
estágio na empresa.
§
2º Somente após o
credenciamento da empresa junto à UEM é que o aluno pode estagiar.
CAPÍTULO IV
Da Avaliação
Art.
11. O Estágio tem
verificação do rendimento fundamentada na avaliação do supervisor de Estágio da
empresa, avaliação do professor Orientador da UEM, nas visitas ou entrevistas e
na qualidade técnico-científica dos relatórios.
Art.
12. O estagiário
deve apresentar o plano de Estágio, os relatórios periódicos mensais e o
relatório final, conforme modelos e normas estabelecidas pelo departamento.
Art.
13. O plano de Estágio
será elaborado pelo estagiário em conjunto com o supervisor de Estágio na
empresa ou instituição e o professor Orientador, que encaminhará o mesmo ao
professor coordenador.
Art.
14. O estagiário
deve encaminhar os relatórios periódicos e o relatório final ao professor Orientador,
nas datas previstas pelo calendário a ser estabelecido pelo departamento no
caso da carga horária obrigatória de Estágio e a estabelecida pelo professor Orientador
no caso da carga horária excedente.
Art.
Art.
Art.
Parágrafo
único. Tendo em
vista as especificidades didático-pedagógicas do componente Estágio Curricular
Supervisionado, não haverá nova oportunidade de avaliação, revisão de avaliação
e realização de avaliação final, bem como não será permitido cursá-lo em
dependência.
CAPÍTULO V
Da Organização
Art.
18. O Estágio tem
um professor Coordenador designado pelo departamento.
Art.
19. Para cada
estagiário, o departamento, ouvido o professor Coordenador de Estágio, aprova a
indicação de um professor Orientador preferencialmente da área objeto do
Estágio, e a empresa ou instituição concedente do Estágio indica,
preferencialmente, um técnico de nível superior que atua como supervisor do
Estágio na empresa ou instituição.
CAPÍTULO VI
Das Atribuições
Art.
20. Ao professor Coordenador
de Estágio compete:
I -
coordenar e organizar as atividades inerentes ao desenvolvimento do Estágio;
II -
manter o departamento permanentemente informado sobre o andamento das
atividades do Estágio, bem como providenciar o atendimento das suas
solicitações;
III
- estabelecer contatos com empresas ou instituições que possam conceder Estágio
na área;
IV -
providenciar e manter atualizado o cadastro das empresas e instituições
concedentes de Estágio;
V -
encaminhar o estagiário para a empresa ou unidade concedente de Estágio;
VI -
manter contato com os professores Orientadores e Supervisores, procurando
dinamizar o funcionamento do Estágio;
VII
- divulgar o presente regulamento aos alunos estagiários;
VIII
- submeter ao departamento a aprovação dos nomes dos professores Orientadores
de Estágio;
IX -
encaminhar ao departamento os resultados das avaliações previstas.
Art.
21. Ao professor Orientador
do Estágio compete:
I -
orientar o estagiário na elaboração do plano de Estágio;
II -
orientar o estagiário na elaboração dos relatórios periódicos e do relatório final;
III
- acompanhar e avaliar o desempenho do estagiário;
IV -
avaliar as condições de realização do Estágio;
V -
manter a coordenação do Estágio informada sobre o desenvolvimento das
atividades do Estágio;
VI -
proceder à avaliação do Estágio.
CAPÍTULO VII
Dos Deveres do
Estagiário
Art.
22. São deveres dos
estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela
legislação em vigor:
I -
conhecer este regulamento;
II -
elaborar o Plano de Estágio e encaminhá-lo ao professor coordenador de Estágio;
III
- manter contato constante com o professor Orientador e supervisor do Estágio;
IV -
zelar pela manutenção das instalações e equipamentos por ele utilizados durante
o desenvolvimento do Estágio;
V -
respeitar a hierarquia funcional da UEM e das empresas ou unidades concedentes
de Estágios, obedecendo às ordens de serviço e às exigências do local da
atuação;
VI -
manter elevado padrão de comportamento e de relações humanas, condizentes com
as atividades a serem desenvolvidas;
VII
- manter postura profissional;
VIII
- comunicar e justificar ao professor Orientador e ao supervisor do Estágio na
empresa ou instituição, com antecedência, sua eventual ausência nas atividades
de Estágio.
CAPÍTULO VIII
Dos Direitos dos
Estagiários
Art.
23. São direitos
dos estagiários, além de outros assegurados pelo Regimento Geral da UEM e pela
legislação vigente:
I -
dispor de elementos necessários à execução de suas atividades, dentro das
possibilidades científicas, técnicas e financeiras da Universidade;
II -
receber orientação necessária para realizar as atividades do Estágio dentro da
opção escolhida;
III
- ser encaminhado para a realização do Estágio;
IV -
ser esclarecido sobre os convênios firmados para a realização de seu Estágio;
V -
conhecer a programação das atividades a serem desenvolvidas no Estágio
Curricular Supervisionado;
VI -
apresentar quaisquer propostas ou sugestões que possam contribuir para o
aprimoramento das atividades de Estágio.
CAPÍTULO IX
Das Disposições
Transitórias
Art.
24 Os casos omissos
serão resolvidos pelo departamento, ouvido o coordenador de Estágio.
ANEXO III
REGULAMENTO DO
COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
CAPÍTULO I
Da Caracterização e
dos Objetivos
Art. 1º O componente curricular Trabalho de
Conclusão de Curso é um componente obrigatório do currículo pleno do Curso de Graduação
Art. 2º O componente curricular Trabalho de
Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, tem por objetivo levar o aluno,
por meio do trabalho individual, ao desenvolvimento de sua capacidade criativa
na solução de problemas da área de Engenharia Agrícola.
Parágrafo único. O objetivo do TCC deve ser
alcançado por meio da execução de um trabalho individual teórico e/ou prático
e/ou experimental, em nível de iniciação científica, onde deve ser aplicados os
conhecimentos adquiridos pelo aluno no decorrer do curso.
Art. 3º O trabalho individual é considerado
como um dever de todos os professores (seja no tocante à orientação, seja no
tocante aos julgamentos), e estes devem zelar pelo desenvolvimento do trabalho
de seu orientando, atestando a autoria por parte deste último.
§ 1º A estrutura do trabalho individual
deve refletir quatro atividades fundamentais, a saber:
I -
a determinação precisa do problema a ser resolvido;
II -
a determinação de um método adequado à obtenção da solução para o problema;
III
- a obtenção da solução por meio da aplicação do método escolhido;
IV -
a pesquisa bibliográfica (que fornece subsídios para a adequada determinação do
problema e do método).
§ 2º Esta estrutura é variável de caso
para caso, de trabalho para trabalho, sendo dada como referência apenas. De
qualquer forma, deve ser um trabalho de alto nível, bem desenvolvido conceitual
e metodologicamente, e redigido e apresentado adequada e corretamente.
CAPÍTULO II
Da Organização e da
Coordenação
Art. 4º O plano de trabalho individual
poderá ter como participante outros professores lotados na Universidade
Estadual de Maringá (UEM), ou de outra universidade/instituição, que
comprovadamente estejam realizando estudos sobre o assunto no qual o trabalho
será desenvolvido.
Art. 5º A coordenação do TCC será exercida
por um professor integrante da carreira docente da UEM e lotado no departamento
a qual estiver vinculada a coordenação do curso.
Art. 6º Ao professor Coordenador compete,
além das atividades especificadas ao longo deste regulamento:
I -
exercer as funções que lhe for pertinentes, como professor responsável pelo
TCC;
II -
divulgar todas as normas e critérios aos alunos e professores, interessados
e/ou envolvidos no TCC;
III
- definir o cronograma para o cumprimento do TCC sob sua coordenação no período
letivo em curso e no seguinte;
IV -
propor e submeter ao departamento as normas complementares a este regulamento,
bem como os critérios de avaliação;
V -
definir formulários, instrumentos complementares e outras formas que auxiliem o
controle sobre o desenvolvimento dos trabalhos;
VI -
manter um cadastro atualizado de proposta de TCC com o parecer da área de
interesse do curso;
VII
- tomar as providências cabíveis e necessárias ao bom andamento do TCC,
pleiteando, inclusive, junto ao departamento, os recursos que se fizerem
necessários;
VIII
- cumprir e fazer cumprir o presente regulamento, as normas complementares,
critérios e cronogramas estabelecidos para o TCC;
IX -
constituir a Banca Examinadora para avaliação do trabalho de acordo com o
Capítulo IV, Artigo 15.
Art. 7º O professor Coordenador convocará
os alunos matriculados para uma reunião, a realizar-se no primeiro dia letivo,
em horário e local especificados na convocação, onde serão tomadas as seguintes
providências:
I -
registro da presença discente;
II -
entrega de uma cópia de todas as normas e critérios que regem o TCC, bem como o
cronograma estabelecido para aquele período letivo;
III
- divulgação de um resumo de cada proposta de trabalho disponível para
execução.
Art. 8º Encerrado o prazo para entrega dos
trabalhos individuais, o professor Coordenador do TCC deve solicitar ao departamento
a publicação de edital constando: nome do aluno, o título, a composição da
Banca Examinadora, a data, o horário e o local da apresentação e da defesa do
trabalho.
Parágrafo único. Cópia do trabalho deve ser
entregue pelo professor Coordenador do TCC a cada membro da Banca Examinadora
com a antecedência de 10 dias da data marcada para a apresentação e defesa do
trabalho.
CAPÍTULO III
Da Orientação
Art. 9º A orientação é garantida a cada
aluno matriculado no TCC e é exercida pelo docente da UEM cuja proposta de
trabalho tenha sido escolhida pelo aluno, com devida anuência do professor.
Art. 10. Os professores do departamento devem,
a cada período letivo, apresentar as propostas de trabalho junto à coordenação
do TCC, para cadastro e divulgação.
§ 1º Professores de outros departamentos
da UEM também podem apresentar propostas.
§ 2º O departamento deve garantir a
oferta de propostas a todos os alunos do TCC.
Art. 11. Os professores que tiverem suas propostas
escolhidas devem ser comunicados e, após manifestarem sua concordância quanto à
orientação, o departamento de lotação atribuirá formalmente os encargos.
Parágrafo único. Havendo mais de um aluno
interessado na mesma proposta de trabalho, cabe ao professor responsável pela
proposta selecionar o seu orientando.
Art. 12. Ao professor Orientador compete,
além das atividades previstas neste regulamento:
I -
fornecer ao orientando os subsídios necessários ao desenvolvimento adequado do
trabalho proposto;
II -
avaliar o andamento do trabalho do seu orientando, por meio dos encontros
semanais e da análise da documentação gerada pelo aluno no decorrer do período
letivo;
III
- atender às solicitações do professor Coordenador do TCC;
IV -
responder junto ao coordenador da disciplina pelos encargos de orientação que
lhe forem conferidos como professor Orientador;
V -
controlar a freqüência do(s) aluno(s) sob sua orientação;
CAPÍTULO IV
Da Avaliação
Art.
Parágrafo único. A apresentação do trabalho final
será de caráter público.
Art.
§ 1º Excepcionalmente, a Banca
Examinadora pode ser composta por professores convidados, pertencentes ou não
ao corpo docente da UEM, conforme a natureza e a especificidade do trabalho,
indicados pela coordenação da disciplina.
§ 2º Caberá ao professor Orientador a
presidência da Banca Examinadora.
Art. 15. Para a avaliação do trabalho final,
a Banca Examinadora considerará tanto a apresentação escrita como também a
exposição em defesa pública, conforme normas vigentes.
Art. 16. Na data, horário e local estabelecidos,
o aluno deve apresentar seu trabalho final em sessão pública e atender aos
questionamentos eventualmente apresentados pelos presentes.
Parágrafo único. Encerrada a sessão, a Banca Examinadora
reunir-se-á para decidir sobre a avaliação do trabalho final, ocasião em que é
lavrada ata, a qual será encaminhada à coordenação para as providências
cabíveis.
CAPÍTULO V
Dos Deveres do Aluno
Art. 17. No decorrer do período letivo, os
alunos do TCC devem:
I -
desenvolver suas atividades, de acordo com o seu plano de trabalho;
II -
cumprir os compromissos semanais estabelecidos pelo professor Orientador, dando
o devido andamento ao trabalho e apresentando os resultados obtidos;
III
- comunicar, ao respectivo coordenador, os problemas que venham a ocorrer;
IV -
apresentar relatórios e documentação conforme estabelecido pelas normas
complementares.
Art. 18. No prazo estabelecido, o aluno deve
entregar ao professor Coordenador do TCC a documentação correspondente ao seu
trabalho final.
Parágrafo único. A não entrega do trabalho nos
prazos especificados em edital, implicará em nota zero para a atividade em
questão, conforme Artigo 11 da Resolução nº 058/94-CEP, ressalvados os casos
previstos no citado regulamento.
CAPÍTULO VI
Das Disposições Gerais
e Transitórias
Art. 19. Os casos omissos são resolvidos
pelo departamento, ouvido o professor Coordenador do TCC e o coordenador do
colegiado de curso.