R E S O L U Ç Ã O    035/2008-CEP

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 11/07/2008.

 

 

Isac Ferreira Lopes,

Secretário.

 

Aprovar o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Estatística.

 

Considerando o conteúdo do Processo nº 318/1999-PRO - volume 2;

considerando o disposto na Resolução nº 096/99-CEP, que aprovou a criação do Curso de Graduação em Estatística;

            considerando o disposto no Decreto Estadual nº 4281 de 1º de fevereiro de 2005;

considerando o disposto na Lei nº 9.394/96 - Diretrizes e Bases da Educação (LDB);

considerando o disposto nas Resoluções nos 002/07-CNE/CES e 003/2007-CNE/CES;

considerando o disposto nas Resoluções nos 079/2004-CEP, 027/2005-CEP e 134/2007-CEP;

considerando o disposto no Parecer nº 026/2008-CGE,

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

Art. 1º Aprovar o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Estatística, modalidade: Bacharelado, turno: vespertino e noturno e o Regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado, conforme Anexos I e II, partes integrantes desta resolução, a vigorar aos alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2009.

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 25 de junho de 2008.

 

 

 

Décio Sperandio,

Reitor.

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 18/07/2008. (Art. 175 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 

 

 


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 2

 

ANEXO I

 

SERIAÇÃO DAS DISCIPLINAS

 

 

 

 

S

E

R

I

E

 

D

E

P

T

O

C

 

CDISCIPLINAS

 

CARGA HORÁRIA

SSEMANAL

A

N

U

A

L

SEMESTRAL

OO

U

T

R

O

S

U

Teór.

Prát.

Teór. / Prát.

Total

DMA

Cálculo I

6

-

-

6

-

102

-

-

DMA

Geometria Analítica

4

-

-

4

-

68

-

-

DES

Estatística Geral

4

-

-

4

-

68

-

-

DES

Probabilidade I

4

-

-

4

136

-

-

-

DIN

Algoritmos e Programação de Computadores

-

-

6

6

-

102

-

-

DMA

Cálculo II

6

-

-

6

-

-

102

-

DMA

Álgebra Linear

4

-

-

4

-

-

68

-

DES

Estatística Computacional I

-

4

-

4

-

-

68

-

DIN

Estrutura de Dados

-

-

4

4

-

-

68

-

DLE

Inglês Instrumental I

-

-

4

4

-

-

68

-

DMA

Cálculo III

6

-

-

6

-

102

-

-

DES

Probabilidade II

6

-

-

6

-

102

-

-

DES

Estatística Computacional II

-

4

-

4

136

-

-

-

DES

Inferência Estatística

4

-

-

4

136

-

-

-

DLE

Inglês Instrumental II

-

-

6

6

-

102

-

-

DMA

Cálculo IV

4

-

-

4

-

-

68

-

DMA

Métodos Numéricos

4

-

-

4

-

-

68

-

DES

Aplicação de Matrizes em Estatística

4

-

-

4

-

-

68

-

DES

Probabilidade III

4

-

-

4

-

-

68

-

DES

Métodos e Técnicas de Pesquisa I

2

-

-

2

-

-

34

-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 3

 

 

 

 

 

S

E

R

I

E

 

D

E

P

T

O

C

 

CDISCIPLINAS

 

CARGA HORÁRIA

SSEMANAL

A

N

U

A

L

SEMESTRAL

OO

U

T

R

O

S

U

Teór.

Prát.

Teór. / Prát.

Total

DES

Análise Multivariada I

4

-

-

4

-

68

-

-

DES

Introdução aos Processos Estocásticos

4

-

-

4

-

68

-

-

DES

Pesquisa Operacional

4

-

-

4

-

68

-

-

DES

Planejamento e Análise de Experimentos

2

2

-

4

136

-

-

-

DES

Análise de Regressão I

2

2

-

4

-

68

-

-

DES

Técnicas de Amostragem

6

-

-

6

-

102

-

-

DES

Métodos não Paramétricos

4

-

-

4

-

-

68

-

DES

Estatística Bayesiana

4

-

-

4

-

-

68

-

DIN

Banco de Dados

4

-

-

4

-

-

68

-

DES

Métodos e Técnicas de Pesquisa II

4

-

-

4

-

-

68

-

DES

Séries Temporais

4

-

-

4

-

-

68

-

DES

Análise Multivariada II

4

-

-

4

-

-

68

-

DES

Controle Estatístico de Qualidade

4

-

-

4

-

68

-

-

DES

Análise de Sobrevivência

4

-

-

4

-

68

-

-

DES

Modelos Lineares Generalizados

2

2

-

4

-

68

-

-

DES

Análise de Dados Categóricos

4

-

-

4

-

68

-

-

DES

Optativa I

2

-

-

2

-

34

-

-

DES

Optativa II

4

-

-

4

-

68

-

-

DES

Optativa III

4

-

-

4

-

68

-

-

DES

Estágio Curricular Supervisionado

-

20

-

20

-

-

340

-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../

 


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 4

 

 

 

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

 

 

DES

Análise de Regressão II

2

2

-

4

-

68

-

DES

Tópicos de Otimização

2

2

-

4

-

68

-

DES

Demografia

4

-

-

4

-

68

-

DES

Teoria da Decisão

2

-

-

2

-

34

-

DES

Tópicos Especiais em Estatística

2

2

-

4

-

68

-

DES

Teoria de Filas

4

-

-

4

-

68

-

DES

Modelos Mistos

2

-

-

2

-

34

-

DES

Modelos não Lineares

2

-

-

2

-

34

-

DES

Geoestatística

2

2

-

4

-

68

-

DES

Mineração de Dados

2

2

-

4

-

68

-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 5

 

 

 

DISCIPLINAS DO

CONTEÚDO BÁSICO

 

 

 

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

Cálculo I

Cálculo II

Cálculo III

Cálculo IV

Geometria Analítica

Álgebra Linear

Métodos Numéricos

Aplicação de Matrizes em Estatística

Algoritmos e Programação de Computadores

Estrutura de Dados

Estatística Computacional I

Estatística Computacional II

Probabilidade I

Probabilidade II

Probabilidade III

Estatística Geral

Inferência Estatística

Métodos e Técnicas de Pesquisa I

Métodos e Técnicas de Pesquisa II

Técnicas de Amostragem

Inglês Instrumental I

Inglês Instrumental II

102

102

102

68

68

68

68

68

102

68

68

136

136

102

68

68

136

34

68

102

68

102

 

 

 

 

 

 

 

.../


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 6

 

 

 

DISCIPLINAS DO

CONTEÚDO ESPECÍFICO

 

 

 

DISCIPLINAS

Carga horária

Estatística Bayesiana

Pesquisa Operacional

Banco de Dados

Introdução aos Processos Estocásticos

Análise Multivariada I

Análise Multivariada II

Planejamento e Análise de Experimentos

Análise de Regressão I

Métodos não Paramétricos

Séries Temporais

Controle Estatístico de Qualidade

Modelos Lineares Generalizados

Análise de Dados Categóricos

Análise de Sobrevivência

Estágio Curricular Supervisionado

Optativa I

Optativa II

Optativa III

68

68

68

68

68

68

136

68

68

68

68

68

68

68

340

68

68

34

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 07

 

 

 

RESUMO GERAL DO CURRÍCULO

 

DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO (carga horária)

MÍNIMO

MÁXIMO

 

3600 h/a

 

 

 

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS

H/A

1

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO

1904

2

DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO

1530

3

OUTROS

-

4

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

200

5

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO

3634

 

 

 

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

 

1

PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

4 ANOS

2

PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

8 ANOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 08

 

 

 

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO

 

 

O currículo atual deve ser substituído gradativamente.

 

Os alunos que ficarem retidos no atual projeto pedagógico podem continuar neste, desde que as séries estejam sendo ofertadas. No caso de não oferta, os alunos devem ser adaptados ao novo projeto pedagógico.

 

A oferta dos projetos pedagógicos é estabelecida da seguinte forma:

2009 - 1ª série do novo projeto pedagógico.

2009 - 2ª, 3ª e 4ª séries do atual projeto pedagógico.

2010 - 1ª , 2ª séries do novo projeto pedagógico.

2010 - 3ª e 4ª séries do atual projeto pedagógico.

2011 - 1ª , 2ª, 3ª séries do novo projeto pedagógico.

2011 - 4ª séries do atual projeto pedagógico.

2012 - 1ª , 2ª, 3ª, 4ª séries do novo projeto pedagógico.

 

O aluno em dependência no atual currículo, cuja disciplina não estiver contemplada na presente proposta, deve ter sua situação avaliada de acordo com o Artigo 13 da Resolução nº 051/2002-CEP e seus artigos complementares.

 

Os ingressantes por transferência ou por vestibular que forem beneficiados com aproveitamentos de estudos que determinem sua matrícula em períodos diferentes do primeiro ano do curso, devem ser matriculados, tomando-se como referência a situação atual do processo de transição. Caso não seja possível sua integração ao novo currículo os mesmos devem ser adaptados ao currículo vigente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 09

 

 

 

EMENTAS, OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS

 

 

ESTATÍSTICA GERAL

Ementa: Introdução à Estatística e seus conceitos básicos. Métodos de análise exploratória de dados.

Objetivos: Apresentar a evolução histórica da Estatística, introduzir conceitos básicos e iniciar o estudo das principais técnicas de análise exploratória de dados.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

PROBABILIDADE I

Ementa: Introdução à probabilidade e caracterização das variáveis aleatórias unidimensionais discretas e contínuas e bidimensionais discretas. Principais modelos probabilísticos discretos e contínuos. Momentos e função geradora de momentos.

Objetivos: Estudar a teoria axiomática de probabilidade, os principais modelos probabilísticos para variável aleatória unidimensional e as variáveis aleatórias bidimensionais discretas.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

PROBABILIDADE II

Ementa: Variáveis aleatórias bidimensionais contínuas. Distribuições derivadas de normais independentes: qui-quadrado, t-Student e F-Snedecor. Distribuição da soma, do produto e do quociente de variáveis aleatórias. Vetores aleatórios n-dimensionais. Distribuição normal multivariada.

Objetivos: Apresentar a conceituação probabilística com ênfase no caso contínuo e bidimensional, preparando o aluno para o estudo de métodos de inferência estatística.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

PROBABILIDADE III

Ementa: Convergências de variáveis aleatórias. Seqüências de eventos e lema de Borel-Cantelli. Leis dos Grandes Números. Função geratriz de momentos de vetores aleatórios. Funções características. Teorema Central do Limite.

Objetivos: Preparar o aluno para entender e reconhecer os diversos tipos de convergência de seqüências de variáveis aleatórias e suas aplicações em estatística.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

 

 

.../


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 10

 

 

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL I

Ementa: Métodos de análise estatística descritiva e exploratória de dados com uso de recursos computacionais.

Objetivos: Propiciar ao aluno uma introdução do uso de recursos computacionais na metodologia estatística de análise de dados.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL II

Ementa: Manipulação de Bancos de Dados utilizando programas estatísticos. Análise e aplicações de programas estatísticos disponíveis.

Objetivos: Introduzir o uso de programas computacionais estatísticos buscando aplicar essas ferramentas na resolução de problemas, consolidando de maneira prática os conhecimentos adquiridos, bem como prepará-los para as próximas disciplinas.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

Ementa: Estudo dos principais conceitos e métodos da inferência estatística paramétrica.

Objetivos: Fornecer ao aluno os principais métodos de estimação e capacitá-lo a  reconhecer problemas de testes de hipóteses.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

ANÁLISE MULTIVARIADA I

Ementa: Métodos de análise exploratória de dados multivariados.

Objetivos: Apresentar os métodos necessários para a aplicação das técnicas estatísticas multivariadas.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

ANÁLISE MULTIVARIADA II

Ementa: Métodos de inferência multivariada na análise de dados.

Objetivos: Apresentar a inferência estatística multivariada na análise de dados e algumas técnicas de comparação de vetores de média.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

APLICAÇÃO DE MATRIZES EM ESTATÍSTICA

Ementa: Aplicação da teoria de matrizes na metodologia estatística.

Objetivos: Prover a base em teoria de matrizes no desenvolvimento de metodologias estatísticas.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

.../


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 11

 

 

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM

Ementa: Planos amostrais no processo de investigação científica.

Objetivos: Fornecer aos alunos uma visão dos principais planos amostrais e seus fundamentos probabilísticos.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS ESTOCÁSTICOS

Ementa: Conceitos básicos de processos estocásticos. Processos Markovianos. Introdução à Teoria das Filas.

Objetivos: Apresentar a noção de processos estocásticos e as ferramentas básicas utilizadas nas cadeias de Markov, bem como desenvolver os modelos básicos da Teoria de Filas.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS

Ementa: Planejamento e análise de experimentos.

Objetivos: Estudar as principais técnicas de planejamento de experimentos e os métodos de análise de dados.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

ANÁLISE DE REGRESSÃO I

Ementa: Ajuste e avaliação de modelos de dependência entre variáveis.

Objetivos: Apresentar as técnicas de análise de regressão para capacitar o aluno a estudar relações entre variáveis, analisar e modelar dados, dando ênfase às aplicações por meio do uso de programas computacionais estatísticos.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

PESQUISA OPERACIONAL

Ementa: Modelagem de sistemas e métodos de programação linear.

Objetivos: Fornecer ao aluno as principais técnicas de programação linear como instrumentos auxiliares no processo de tomada de decisão relacionada a modelagem de sistemas.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

MÉTODOS NÃO PARAMÉTRICOS

Ementa: Métodos Não Paramétricos de análise de dados

Objetivos: Apresentar os conceitos básicos da inferência não-paramétrica e as técnicas mais empregadas.

Departamentalização: Departamento de Estatística

.../


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 12

 

 

SÉRIES TEMPORAIS

Ementa: Métodos de ajuste e avaliação de modelos para variáveis respostas correlacionadas no tempo.

Objetivos: Apresentar técnicas para análise e previsão de séries temporais.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE

Ementa: Métodos de controle estatístico e de inspeção de qualidade.

Objetivos: Apresentar os métodos estatísticos para avaliar a qualidade de produtos e de processos.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA

Ementa: Análise de dados de sobrevivência e de confiabilidade.

Objetivos: Estudar as técnicas estatísticas de análise de dados de sobrevivência e de confiabilidade.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

MODELOS LINEARES GENERALIZADOS

Ementa: Introdução à teoria dos Modelos Lineares Generalizados: definição, hipóteses, casos especiais, casos mais importantes, estimação e extensões.

Objetivos: Fornecer ao aluno o conhecimento de Modelos Lineares Generalizados, bem como o conhecimento de ferramentas necessárias para modelagem baseada em modelos mais complexos.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

ESTATÍSTICA BAYESIANA

Ementa: Principais conceitos e técnicas da inferência estatística sob o enfoque Bayesiano.

Objetivos: Apresentar a metodologia de inferência estatística sob o enfoque Bayesiano.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

Métodos e técnicas de pesquisa I

Ementa: Planejamento de pesquisa. Mensuração e construção de escalas.

Objetivos: Capacitar o aluno a planejar uma pesquisa estatística por meio da compreensão da natureza do trabalho científico.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

.../


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 13

 

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA II

Ementa: Conceitos e técnicas de pesquisa de mercado. Métodos de escalonamento unidimensional: modelos dos julgamentos comparativos e categóricos de Thurstone, escalas de Likert e confiabilidade de escalas. 

Objetivos: Apresentar os principais métodos e técnicas de pesquisa.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

DEMOGRAFIA

Ementa: Princípios e métodos de análise da dinâmica populacional.

Objetivos: Capacitar o aluno a aplicar os princípios básicos de análise demográfica.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

ANÁLISE DE REGRESSÃO II

Ementa: Tópicos avançados em análise de regressão.

Objetivos: Aprofundar os modelos de análise de regressão com aplicações em séries de tempo.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

MINERAÇÃO DE DADOS

Ementa: Gestão do conhecimento e tratamento de dados nos processos de Data Mining.

Objetivos: Apresentar e explorar as principais metodologias, técnicas e algoritmos utilizados em Data Mining.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

ANÁLISE DE DADOS CATEGÓRICOS

Ementa: Métodos de análise para variáveis categóricas. 

Objetivos: Apresentar os métodos de análise estatística aplicada a variáveis categóricas.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

TÓPICOS EM OTIMIZAÇÃO

Ementa: Métodos avançados de otimização.

Objetivos: Apresentar a teoria avançada de otimização.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

 

.../


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 14

 

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTATÍSTICA

Ementa: Estudo de técnicas para desenvolver a habilidade de identificar a metodologia adequada à análise de conjuntos de dados e suas possíveis limitações com elaboração de relatórios técnicos.

Objetivos: Assegurar ao aluno a capacidade de tratar um problema estatístico de forma a utilizar as técnicas mais recentes e adequadas à solução, bem como familiarizá-lo às formas mais adequadas de apresentar os resultados obtidos.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

TEORIA DA DECISÃO

Ementa: Conceitos em Teoria da Decisão.

Objetivos: Estudar os conceitos básicos de Teoria da Decisão com introdução de modelos gráficos para solucionar problemas reais de análise de decisão.

Departamentalização: Departamento de Estatística

 

 

TEORIA DE FILAS

Ementa: Tópicos avançados em processos estocásticos.

Objetivos: Fornecer os elementos da teoria das filas com aplicações práticas.

Departamentalização: Departamento de Estatística.

 

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Ementa: Conjunto de atividades de aprendizagem profissional, humana e cultural, proporcionadas ao aluno por meio de prática de metodologia estatística.

Objetivos: Proporcionar ao aluno uma experiência acadêmico-profissional na perspectiva de indissociabilidade da teoria e prática, pelo desenvolvimento de práticas compatíveis com os contextos básicos da profissão de estatístico.

Departamentalização: Departamento de Estatística.

 

 

MODELOS MISTOS

Ementa: Conceitos dos modelos lineares mistos.

Objetivos: Capacitar o aluno para o ajuste e análise de Modelos Mistos.

Departamentalização: Departamento de Estatística.

 

 

MODELOS NÃO LINEARES

Ementa: Conceitos de Modelos Não Lineares

Objetivos: Capacitar o aluno para o ajuste de Modelos Não Lineares.

Departamentalização: Departamento de Estatística.

 

.../


 

/...Res. 035/2008-CEP                                                                                                           fls. 15

 

 

GEOESTATÍSTICA

Ementa: Princípios e aplicações de Geoestatística na análise de dados amostrados no espaço ou no tempo.

Objetivos: Apresentar e discutir conceitos de Geoestatística.

Departamentalização: Departamento de Estatística.

 

 

Álgebra Linear

Ementa: Estudo de espaços vetoriais, transformações lineares, autovalores e autovetores.

Objetivos: Familiarizar o aluno com o pensamento matemático, indispensável ao estudo das ciências. Introduzir o aluno em técnicas e resultados importantes da Álgebra Linear, possibilitando a sua utilização em outras e em estudos avançados.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

 

Cálculo I

Ementa: Estudo do Cálculo Diferencial e Integral das funções reais de uma  variável real.

Objetivos: Proporcionar o conhecimento dos fundamentos do Cálculo Diferencial e  Integral para  melhor compreender  e  apreciar  o estudo nos diversos ramos da ciência e tecnologia. Possibilitar o domínio dos conceitos e das técnicas do cálculo. Permitir ao aluno  inter-relacionar  os  conteúdos desta disciplina, bem como relacioná-los com os de outras, de modo que possa visualizar o papel do  cálculo  como  instrumento  auxiliar no desenvolvimento  das  ciências,  como  também  desenvolver   sua capacidade de análise crítica das idéias.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

 

Cálculo II

Ementa: Estudo do Cálculo Diferencial e Integral das funções reais de várias variáveis reais.

Objetivos: Proporcionar o conhecimento dos fundamentos do Cálculo Diferencial e Integral para melhor compreender e apreciar o estudo nos diversos ramos da ciência e tecnologia. Possibilitar o domínio dos conceitos e das técnicas do cálculo. Permitir ao aluno inter-relacionar os conteúdos desta disciplina, bem como relacioná-los com os de outras, de modo que possa visualizar o papel do cálculo como  instrumento  auxiliar no desenvolvimento  das  ciências,  como  também  desenvolver   sua capacidade de análise crítica das idéias.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

 

 

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Cálculo III

Ementa: Seqüências e Séries Numéricas. Séries de Potências. Equações Diferenciais de Primeira Ordem e Aplicações. Equações Diferenciais Lineares de Ordem n maior que um e aplicações. Sistemas de Equações Diferenciais Lineares.

Objetivos: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos conceitos que fundamentam o Cálculo Diferencial e Integral para melhor compreender e apreciar o estudo nos diversos ramos da ciência e tecnologia. Possibilitar ao aluno o domínio dos conceitos e das técnicas do cálculo. Permitir ao aluno inter-relacionar os conteúdos desta disciplina, bem como relacioná-los com os de outra de modo que possa visualizar o cálculo como instrumento auxiliar no desenvolvimento das ciências.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

 

Cálculo IV

Ementa: Soluções em Série de Equações Diferenciais. Transformada de Laplace. Séries de Fourier. Introdução às Equações Diferenciais Parciais.

Objetivos: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos conceitos que fundamentam o Cálculo Diferencial e Integral para melhor compreender e apreciar o estudo nos diversos ramos da ciência e tecnologia. Possibilitar ao aluno o domínio dos conceitos e das técnicas do Cálculo. Permitir ao aluno inter-relacionar os conteúdos desta disciplina, bem como relacioná-los com os de outra de modo que possa visualizar o cálculo como instrumento auxiliar no desenvolvimento das ciências.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

 

Geometria Analítica

Ementa: Estudo de matrizes e sistemas lineares, álgebra vetorial, retas e planos, cônicas e quádricas.

Objetivos: Familiarizar o aluno com o pensamento matemático, indispensável ao estudo das ciências. Proporcionar o domínio das técnicas da Geometria Analítica e, simultaneamente, desenvolver seu senso geométrico e espacial. Auxiliar o aluno ao estudo do cálculo. Familiarizar o aluno com a representação de objetos no espaço.

Departamentalização: Departamento de Matemática

 

 

Inglês Instrumental I

Ementa: Introdução e prática de estratégias de compreensão escrita que favoreçam uma leitura mais eficiente e independente de textos variados.

Objetivos: Capacitar o aluno a ler textos autênticos em inglês de interesse geral e específico, utilizando técnicas e estratégias que facilitem a compreensão.

Departamentalização: Departamento de Letras.

 

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Inglês Instrumental II

Ementa: Estudo do discurso em textos autênticos, tanto de interesse geral quanto específico. Funções comunicativas do texto. Estratégias de leitura. Análise do sistema lingüístico-gramatical da língua inglesa.

Objetivos: Capacitar o aluno a ler textos autênticos em inglês de interesse geral e específico, utilizando técnicas e estratégias que facilitem a compreensão da linguagem escrita.

Departamentalização: Departamento de Letras.

 

 

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

Ementa: Desenvolvimento do raciocínio lógico por meio do ensino da construção de algoritmos e estruturas de dados e suas respectivas representações em linguagens de programação de alto nível.

Objetivos: Aplicar técnicas  de modularização, refinamento sucessivo e recursividade na construção de algoritmos e programação de computadores em uma linguagem procedimental estruturada. Estudar formas de abstrair e de representar estrutura de dados estáticas e dinâmicas. Estudar métodos básicos de manipulação de dados em arquivos.

Departamentalização: Departamento de Informática.

 

 

ESTRUTURA DE DADOS

Ementa: Estudo de estruturas de dados para a representação e manipulação de informações. Estudo das  estruturas de dados básicas: listas, árvores e suas generalizações.

Objetivos: Estudar as principais estruturas de dados: listas, árvores e tabelas. Estudar os principais métodos de busca e classificação de dados. Noções de complexidade de algoritmos. Estudo da modelagem de tipos abstratos de dados e objetivos. Estudo de modelo de organização de arquivos. Estudar e desenvolver programas em uma linguagem de alto nível.

Departamentalização: Departamento de Informática.

 

 

BANCO DE DADOS

Ementa: Estudo de modelos de Banco de Dados e conceitos envolvidos na sua utilização.

Objetivos: Introduzir conceitos básicos de Banco de Dados e arquitetura de sistemas de Bando de Dados. Estudar linguagens de definição e consulta a Banco de Dados. Estudar requisitos funcionais e modelos de dados. Estudar abordagens convencionais (Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) relacional e hierárquico). Introduzir abordagens não-convencionais (SGBD OO).

Departamentalização: Departamento de Informática.

 

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ANEXO   II

 

 

REGULAMENTO DO COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA HABILITAÇÃO: BACHARELADO

 

 

CAPÍTULO I

Da Caracterização

 

Art. 1º O Estágio, parte integrante do currículo pleno do Curso de Graduação em Estatística - habilitação: Bacharelado, é desenvolvido na forma de estágio curricular supervisionado pelo cumprimento do componente Estágio Curricular Supervisionado e/ou na forma de carga horária excedente de Estágio, proposta pelo aluno de forma voluntária. O mesmo pode ser executado inclusive aos finais de semana.

Art. 2º O Estágio é desenvolvido em uma unidade concedente de Estágio que pode ser uma entidade jurídica de direito público ou privado, órgão da administração pública e instituição de ensino que apresente condições para desenvolver atividades de estatística e que disponham de técnico de nível superior na área do Estágio com condições de proporcionar experiência, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano ao estagiário.

Art. 3° O Estágio, pertencente à 4ª série do currículo do Curso de Graduação em Estatística, com um total de 340 horas/aulas, e cuja jornada total não deve ser inferior a um semestre letivo ou 100 dias, está departamentalziado lotado no Departamento de Estatística (DES) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Art. 4º Para cursar o Estágio o aluno deve estar devidamente matriculado na 4ª série do curso, sem dependências de séries anteriores, sendo que a jornada de Estágio não pode ser superior a seis horas diárias e trinta horas semanais, podendo ser desenvolvido em horários e períodos com cronogramas especiais.

Art. 5º A carga horária excedente de Estágio pode ser proposta por aluno que esteja matriculado a partir do segundo ano do curso e deve ser de, no máximo, seis horas diárias e trinta horas semanais.

 

 

CAPÍTULO II

Da Finalidade

 

Art. 6º São finalidades do Estágio:

I - permitir ao aluno desenvolver e acompanhar atividades dos docentes do DES, aplicando os conhecimentos teórico-práticos adquiridos no curso, buscando a constante evolução;

 

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II - propiciar ao aluno a interação com outros profissionais, levando-o a participar ativamente das discussões e a contribuir na solução de problemas;

III - permitir ao aluno desenvolver a capacidade de expressão e comunicação oral e escrita;

IV - propiciar a ampliação de conhecimentos/experiências dentro da realidade profissional da área de estudo;

V - preparar o aluno para o pleno exercício profissional, levando em conta aspectos técnico-científicos, sociais e culturais.

 

 

Capítulo III

Da Organização

 

Art. 7º O Estágio e a carga horária excedente de Estágio compreendem as atividades de coordenação, orientação e avaliação, sob a responsabilidade de professores do DES, designados pelo mesmo.

Art. 8º Para o desempenho dos encargos de coordenador e orientador de Estágio deve haver a seguinte distribuição de carga horária:

I - coordenador, com duas horas semanais em sua carga horária mínima exigida pelo seu regime de trabalho;

II - orientador, com até uma hora/aula semanal por orientando para orientação em sua carga horária de disponibilidade.

 

 

Capítulo IV

Da Coordenação

 

Art. 9º A coordenação do Estágio é exercida por um professor integrante da carreira docente, lotado no DES e designado em reunião desse órgão.

Art. 10. Ao coordenador do Estágio compete:

I - providenciar o cadastramento de unidades concedentes que potencialmente apresentam condições de atender à programação curricular e didático-pedagógica da UEM;

II - verificar se o perfil do supervisor de Estágio atende ao definido no projeto pedagógico e no regulamento Estágio do curso;

III - providenciar junto aos departamentos o credenciamento e a designação de professores orientadores, de acordo com as atribuições de encargos estabelecida pelo DES;

IV - informar ao professor orientador sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para a orientação do estagiário;

V - encaminhar os estagiários para os respectivos orientadores;

 

 

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VI - informar e orientar os estagiários sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que devem ser adotados para o Estágio;

VII - elaborar o calendário do Estágio, adequando-o ao Calendário Acadêmico da UEM;

VIII - encaminhar os estagiários à Divisão de Estágios para a elaboração da documentação referente ao Estágio;

IX - encaminhar à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) os editais de notas e faltas de acordo com as informações recebidas do professor orientador;

X - manter fluxo de informações relativas ao acompanhamento e desenvolvimento dos Estágios em processo, bem como assegurar a socialização de informações junto às coordenações de curso e aos campos do Estágio;

XI - zelar pelo cumprimento da legislação aplicável ao Estágio;

XII - garantir um processo de avaliação continuada da atividade de Estágio, envolvendo estagiários, orientadores, professores do curso, supervisores e/ou representantes dos campos de Estágio;

XIII - organizar o processo de apresentação do(s) relatório(s) técnico(s);

XIV - publicar, com antecedência mínima de 15 dias, edital contendo a composição das bancas previstas no Capítulo VII deste regulamento, bem como o local e horário para a defesa do relatório técnico pelo aluno;

XV - divulgar, entre os alunos do Estágio, as pesquisas desenvolvidas pelo DES ou de outros órgãos relacionados com o Curso de Graduação em Estatística;

XVI - constituir a Banca Examinadora para avaliar a situação do estagiário.

 

 

Capítulo V

Da Orientação

 

Art. 11. Para acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo aluno no Estágio é designado um professor para orientá-lo.

Art. 12. Para fins de atribuições de encargos no DES, cada professor orientador tem, no máximo, dois alunos sob sua orientação.

Parágrafo único. Se o número de alunos que desejam o mesmo orientador for superior ao seu limite de vagas, o professor deve escolher seus orientados dentro desse limite.

Art. 13.  Pode haver recusa da orientação por parte do docente somente nos seguintes casos:

I - quando o número de candidatos for superior às vagas de que dispõe o orientador;

II - diante da não adequação do tema pretendido pelo aluno com as áreas de atuação do orientador indicado.

Parágrafo único.  Em qualquer dos casos de recusa é garantido ao aluno a indicação de outro docente para a realização da atividade de orientação.

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Art. 14. São orientadores:

I - todos os professores do DES integrantes da carreira docente;

II - professores de outros departamentos, desde que haja anuência da coordenação do Estágio.

Art. 15.  Compete aos professores orientadores:

I - conhecer a unidade concedente;

II - elaborar o plano de atividades e de acompanhamento do Estágio em conjunto com o estagiário e a unidade concedente;

III - orientar o estagiário no desenvolvimento das atividades do Estágio;

IV - manter informado o coordenador de Estágio sobre o desenvolvimento das atividades;

V - avaliar o desempenho do estagiário e o(s) seu(s) relatório(s) final(is);

VI - verificar e encaminhar ao coordenador de Estágio a documentação pertinente;

VII - cumprir e fazer cumprir o Calendário de Estágio estabelecido pelo coordenador de Estágio.

 

 

Capítulo VI

Da Supervisão

 

Art. 16. Para o acompanhamento e supervisão do estagiário, deve haver um supervisor de Estágio, no campo do Estágio Curricular Supervisionado, vinculado à unidade concedente.

Art. 17. São supervisores de Estágio profissionais de nível superior em área afim a do Estágio e que tenham condições de proporcionar experiência, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano ao estagiário.

Art. 18. Aos supervisores de Estágio compete:

I - receber o estagiário e informá-lo sobre as normas do ambiente de Estágio;

II - acompanhar as atividades desenvolvidas pelo estagiário;

III - avaliar o desempenho do estagiário de acordo com o plano de atividades;

IV - encaminhar a avaliação do estagiário ao orientador do Estágio;

V - comunicar qualquer ocorrência de anormalidade no Estágio ao orientador para as providências cabíveis.

 

 

Capítulo VII

Da Avaliação

 

Art. 19. A avaliação do componente Estágio Curricular Supervisionado e da carga horária excedente de Estágio será realizada por uma banca formada pelo professor orientador e por dois professores do DES ou de departamento de áreas afins, indicados pelo coordenador de Estágio.

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Art. 20. O estagiário é avaliado pela Banca Examinadora e pelo supervisor de Estágio.

§ 1° A avaliação da Banca Examinadora se dá por meio da análise do(s) relatório(s) feito(s) pelo supervisor, de seu(s) relatório(s) escrito(s) e pela sua apresentação e defesa oral do(s) seu(s) relatório(s) em sessão pública.

§ 2° A avaliação do supervisor de Estágio se dá por meio de pontuação nos itens: assiduidade, responsabilidade e desempenho nas tarefas.

Art. 21. A especificação das avaliações do Estágio e da carga horária excedente deve constar do critério de avaliação, devidamente aprovado pelo DES e pelo Colegiado do Curso de Graduação em Estatística.

Art. 22. O aluno deve encaminhar ao coordenador de Estágio seu(s) relatório(s) escrito(s), no mínimo, oito dias antes da data da avaliação.

Art. 23. Fica a critério da Banca Examinadora solicitar, caso necessário, reapresentação do(s) relatório(s) escrito(s), dentro de um prazo de cinco dias. Nesse caso, a nota é atribuída somente após a reanálise do(s) relatório(s).

Parágrafo único.  Na aprovação ou reprovação do aluno são obedecidos os critérios previstos pelos regulamentos da UEM.

Art. 24. Devido às especificidades didático-pedagógicas do Estágio, é vedado ao aluno revisão de avaliação e a realização de avaliação final.

 

 

Capítulo VIII

Do Estagiário

 

Art. 25. São deveres do estagiário, além de outros previstos nos regulamentos da UEM e na legislação em vigor:

I - cumprir este regulamento;

II - apresentar, nos prazos estabelecidos, os relatórios para avaliação em sua versão final, bem como comparecer para a defesa pública, perante a banca, na data, horário e local programados;

III - manter contatos constantes com o professor orientador e com o professor coordenador;

IV - responsabilizar-se pelo uso de direitos autorais resguardados por lei a favor de terceiros quando das citações, cópias ou transcrições de trechos;

V - participar de reuniões, mantendo efetivo contato com o seu professor orientador, a quem, sempre que necessário, presta contas das suas atividades;

VI - executar as tarefas designadas na unidade/instituição em que estagiar, respeitando sempre a hierarquia estabelecida, as normas internas, as recomendações e os requisitos;

VII - conhecer e participar da formulação do plano de programação das atividades a serem desenvolvidas no Estágio;

VIII - exercer com dedicação todas as atividades previstas;

 

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IX - zelar pela manutenção das instalações e equipamentos utilizados durante o desenvolvimento do Estágio;

X - comunicar e justificar, no devido tempo, ao professor coordenador e ao orientador de Estágio, sua eventual ausência e/ou problemas surgidos nas atividades de Estágio;

XI - apresentar o(s) relatório(s) na forma e prazo estabelecidos pelo coordenador de Estágio;

XII - apresentar e defender oralmente seu(s) relatório(s) perante a Banca Examinadora na data designada pelo coordenador de Estágio.

Art. 26.  Além dos previstos em normas internas da UEM e nas pertinentes, são direitos do aluno matriculado no Estágio:

I - dispor dos elementos necessários à execução de suas atividades, dentro das possibilidades científicas, técnicas e financeiras da UEM;

II - contar com a coordenação e orientação de professor para realização do Estágio;

III - conhecer a programação das atividades a serem desenvolvidas no Estágio;

IV - ser previamente informado sobre a composição da banca de avaliação do Estágio, bem como sobre o local, data e horário da defesa de seu(s) relatório(s);

V - impugnar o membro indicado pelo coordenador para a banca até três dias após a publicação do edital, mediante justificativa escrita.

 

 

Capítulo IX

Disposições Gerais e Transitórias

 

Art. 27. Os casos omissos são resolvidos pelo Colegiado do Curso de Graduação em Estatística, ouvidos o professor orientador e o coordenador do Estágio.