R E S O L U Ç Ã O
Nº 035/2008-CEP
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 11/07/2008. Isac Ferreira Lopes, Secretário. |
|
Aprovar o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Estatística. |
Considerando o conteúdo do Processo nº 318/1999-PRO - volume 2;
considerando
o disposto na Resolução nº 096/99-CEP, que aprovou a criação do Curso de
Graduação em Estatística;
considerando o disposto no Decreto Estadual nº 4281 de 1º
de fevereiro de 2005;
considerando
o disposto na Lei nº 9.394/96 - Diretrizes e Bases da Educação (LDB);
considerando
o disposto nas Resoluções nos 002/07-CNE/CES
e 003/2007-CNE/CES;
considerando
o disposto nas Resoluções nos 079/2004-CEP, 027/2005-CEP e
134/2007-CEP;
considerando o disposto no Parecer nº 026/2008-CGE,
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Aprovar o novo projeto pedagógico do
Curso de Graduação em Estatística, modalidade: Bacharelado, turno: vespertino e
noturno e o Regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado,
conforme Anexos I e II, partes integrantes desta resolução, a vigorar aos
alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2009.
Art. 2º Esta resolução
entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em
contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá, 25 de junho de 2008.
Décio Sperandio,
Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo
recursal termina em 18/07/2008. (Art. 175 - § 1o do
Regimento Geral da UEM) |
/...Res. 035/2008-CEP fls. 2
ANEXO I
SERIAÇÃO DAS DISCIPLINAS
S E R I E |
D E P T O |
C CDISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA |
||||||||
SSEMANAL |
A N U A L |
SEMESTRAL |
OO U T R O S U |
||||||||
1º |
2º |
||||||||||
Teór. |
Prát. |
Teór. / Prát. |
Total |
||||||||
1ª |
DMA |
Cálculo I |
6 |
- |
- |
6 |
- |
102 |
- |
- |
|
DMA |
Geometria Analítica |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
||
DES |
Estatística Geral |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
||
DES |
Probabilidade I |
4 |
- |
- |
4 |
136 |
- |
- |
- |
||
DIN |
Algoritmos e Programação de Computadores |
- |
- |
6 |
6 |
- |
102 |
- |
- |
||
DMA |
Cálculo II |
6 |
- |
- |
6 |
- |
- |
102 |
- |
||
DMA |
Álgebra Linear |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
DES |
Estatística Computacional I |
- |
4 |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
DIN |
Estrutura de Dados |
- |
- |
4 |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
DLE |
Inglês Instrumental I |
- |
- |
4 |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
2ª |
DMA |
Cálculo III |
6 |
- |
- |
6 |
- |
102 |
- |
- |
|
DES |
Probabilidade II |
6 |
- |
- |
6 |
- |
102 |
- |
- |
||
DES |
Estatística Computacional II |
- |
4 |
- |
4 |
136 |
- |
- |
- |
||
DES |
Inferência Estatística |
4 |
- |
- |
4 |
136 |
- |
- |
- |
||
DLE |
Inglês Instrumental II |
- |
- |
6 |
6 |
- |
102 |
- |
- |
||
DMA |
Cálculo IV |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
DMA |
Métodos Numéricos |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
DES |
Aplicação de Matrizes em Estatística |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
DES |
Probabilidade III |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
DES |
Métodos e Técnicas de Pesquisa I |
2 |
- |
- |
2 |
- |
- |
34 |
- |
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 3
S E R I E |
D E P T O |
C CDISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA |
||||||||
SSEMANAL |
A N U A L |
SEMESTRAL |
OO U T R O S U |
||||||||
1º |
2º |
||||||||||
Teór. |
Prát. |
Teór. / Prát. |
Total |
||||||||
3ª |
DES |
Análise Multivariada I |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
DES |
Introdução aos Processos Estocásticos |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
||
DES |
Pesquisa Operacional |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
||
DES |
Planejamento e Análise de Experimentos |
2 |
2 |
- |
4 |
136 |
- |
- |
- |
||
DES |
Análise de Regressão I |
2 |
2 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
||
DES |
Técnicas de Amostragem |
6 |
- |
- |
6 |
- |
102 |
- |
- |
||
DES |
Métodos não Paramétricos |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
DES |
Estatística Bayesiana |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
DIN |
Banco de Dados |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
DES |
Métodos e Técnicas de Pesquisa II |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
DES |
Séries Temporais |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
DES |
Análise Multivariada II |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
||
4ª |
DES |
Controle Estatístico de Qualidade |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
DES |
Análise de Sobrevivência |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
||
DES |
Modelos Lineares Generalizados |
2 |
2 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
||
DES |
Análise de Dados Categóricos |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
||
DES |
Optativa I |
2 |
- |
- |
2 |
- |
34 |
- |
- |
||
DES |
Optativa II |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
||
DES |
Optativa III |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
||
DES |
Estágio Curricular Supervisionado |
- |
20 |
- |
20 |
- |
- |
340 |
- |
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 4
|
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 5
DISCIPLINAS
DO
CONTEÚDO
BÁSICO
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA |
Cálculo I Cálculo II Cálculo III Cálculo IV Geometria Analítica Álgebra Linear Métodos Numéricos Aplicação de Matrizes em Estatística Algoritmos e Programação de Computadores Estrutura de Dados Estatística Computacional I Estatística Computacional II Probabilidade I Probabilidade II Probabilidade III Estatística Geral Inferência Estatística Métodos e Técnicas de Pesquisa I Métodos e Técnicas de Pesquisa II Técnicas de Amostragem Inglês Instrumental I Inglês Instrumental II |
102 102 102 68 68 68 68 68 102 68 68 136 136 102 68 68 136 34 68 102 68 102 |
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 6
DISCIPLINAS
DO
CONTEÚDO
ESPECÍFICO
DISCIPLINAS |
Carga horária |
Estatística Bayesiana Pesquisa Operacional Banco de Dados Introdução aos Processos Estocásticos Análise Multivariada I Análise Multivariada II Planejamento e Análise de Experimentos Análise de Regressão I Métodos não Paramétricos Séries Temporais Controle Estatístico de Qualidade Modelos Lineares Generalizados Análise de Dados Categóricos Análise de Sobrevivência Estágio Curricular Supervisionado Optativa I Optativa II Optativa III |
68 68 68 68 68 68 136 68 68 68 68 68 68 68 340 68 68 34 |
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 07
RESUMO
GERAL DO CURRÍCULO
DURAÇÃO DO CURSO CONFORME AS DIRETRIZES
CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO (carga horária)
|
MÍNIMO |
MÁXIMO |
3600
h/a |
|
|
DISTRIBUIÇÃO
DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS |
H/A |
1 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO BÁSICO |
1904 |
2 |
DISCIPLINAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO |
1530 |
3 |
OUTROS |
- |
4 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
200 |
5 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DO CURRÍCULO |
3634 |
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
1 |
PRAZO MÍNIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
4 ANOS |
2 |
PRAZO MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
8 ANOS |
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 08
PLANO
DE IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO
O currículo atual deve
ser substituído gradativamente.
Os alunos que
ficarem retidos no atual projeto pedagógico podem continuar neste, desde que as
séries estejam sendo ofertadas. No caso de não oferta, os alunos devem ser adaptados
ao novo projeto pedagógico.
A
oferta dos projetos pedagógicos é estabelecida da seguinte forma:
2009 - 1ª série do novo projeto pedagógico.
2009 - 2ª, 3ª e 4ª séries do atual
projeto pedagógico.
2010 - 1ª , 2ª séries do novo projeto
pedagógico.
2010 - 3ª e 4ª séries do atual projeto
pedagógico.
2011 - 1ª , 2ª, 3ª séries do novo projeto
pedagógico.
2011 - 4ª séries do atual projeto pedagógico.
2012 - 1ª , 2ª, 3ª, 4ª séries do novo projeto
pedagógico.
O aluno em
dependência no atual currículo, cuja disciplina não estiver contemplada na
presente proposta, deve ter sua situação avaliada de acordo com o Artigo 13 da
Resolução nº 051/2002-CEP e seus artigos complementares.
Os ingressantes por
transferência ou por vestibular que forem beneficiados com aproveitamentos de
estudos que determinem sua matrícula em períodos diferentes do primeiro ano do
curso, devem ser matriculados, tomando-se como referência a situação atual do
processo de transição. Caso não seja possível sua integração ao novo currículo
os mesmos devem ser adaptados ao currículo vigente.
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 09
EMENTAS,
OBJETIVOS E DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS
ESTATÍSTICA
GERAL
Ementa: Introdução à
Estatística e seus conceitos básicos. Métodos
de análise exploratória de dados.
Objetivos: Apresentar a
evolução histórica da Estatística, introduzir conceitos básicos e iniciar o
estudo das principais técnicas de análise exploratória de dados.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
PROBABILIDADE
I
Ementa: Introdução à
probabilidade e caracterização das variáveis aleatórias unidimensionais
discretas e contínuas e bidimensionais discretas. Principais modelos
probabilísticos discretos e contínuos. Momentos e função geradora de momentos.
Objetivos: Estudar a teoria
axiomática de probabilidade, os principais modelos probabilísticos para
variável aleatória unidimensional e as variáveis aleatórias bidimensionais
discretas.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
PROBABILIDADE
II
Ementa: Variáveis
aleatórias bidimensionais contínuas. Distribuições derivadas de normais
independentes: qui-quadrado, t-Student e F-Snedecor. Distribuição da soma, do
produto e do quociente de variáveis aleatórias. Vetores aleatórios
n-dimensionais. Distribuição normal multivariada.
Objetivos: Apresentar a
conceituação probabilística com ênfase no caso contínuo e bidimensional,
preparando o aluno para o estudo de métodos de inferência estatística.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
PROBABILIDADE
III
Ementa: Convergências de
variáveis aleatórias. Seqüências de eventos e lema de Borel-Cantelli. Leis dos
Grandes Números. Função geratriz de momentos de vetores aleatórios. Funções
características. Teorema Central do Limite.
Objetivos: Preparar o aluno
para entender e reconhecer os diversos tipos de convergência de seqüências de variáveis
aleatórias e suas aplicações em estatística.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 10
ESTATÍSTICA
COMPUTACIONAL I
Ementa: Métodos de análise estatística descritiva e
exploratória de dados com uso de recursos computacionais.
Objetivos: Propiciar ao aluno
uma introdução do uso de recursos
computacionais na metodologia estatística de análise de dados.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
ESTATÍSTICA
COMPUTACIONAL II
Ementa:
Manipulação de Bancos de Dados utilizando programas estatísticos. Análise e
aplicações de programas estatísticos disponíveis.
Objetivos: Introduzir o uso
de programas computacionais estatísticos buscando aplicar essas ferramentas na
resolução de problemas, consolidando de maneira prática os conhecimentos
adquiridos, bem como prepará-los para as próximas disciplinas.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
INFERÊNCIA
ESTATÍSTICA
Ementa: Estudo dos principais conceitos e métodos da
inferência estatística paramétrica.
Objetivos: Fornecer ao aluno
os principais métodos de estimação e capacitá-lo a reconhecer problemas de testes de hipóteses.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
ANÁLISE
MULTIVARIADA I
Ementa: Métodos de análise
exploratória de dados multivariados.
Objetivos: Apresentar os
métodos necessários para a aplicação das técnicas estatísticas multivariadas.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
ANÁLISE
MULTIVARIADA II
Ementa: Métodos de
inferência multivariada na análise de dados.
Objetivos: Apresentar a
inferência estatística multivariada na análise de dados e algumas técnicas de
comparação de vetores de média.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
APLICAÇÃO
DE MATRIZES EM ESTATÍSTICA
Ementa: Aplicação da
teoria de matrizes na metodologia estatística.
Objetivos: Prover a base em
teoria de matrizes no desenvolvimento de metodologias estatísticas.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 11
TÉCNICAS
DE AMOSTRAGEM
Ementa: Planos amostrais
no processo de investigação científica.
Objetivos: Fornecer aos alunos
uma visão dos principais planos amostrais e seus fundamentos probabilísticos.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
INTRODUÇÃO
AOS PROCESSOS ESTOCÁSTICOS
Ementa: Conceitos básicos
de processos estocásticos. Processos Markovianos. Introdução à Teoria das
Filas.
Objetivos: Apresentar a noção
de processos estocásticos e as ferramentas básicas utilizadas nas cadeias de
Markov, bem como desenvolver os modelos básicos da Teoria de Filas.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
PLANEJAMENTO
E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS
Ementa: Planejamento e
análise de experimentos.
Objetivos: Estudar as
principais técnicas de planejamento de experimentos e os métodos de análise de
dados.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
ANÁLISE
DE
REGRESSÃO I
Ementa: Ajuste e avaliação
de modelos de dependência entre variáveis.
Objetivos: Apresentar as
técnicas de análise de regressão para capacitar o aluno a estudar relações
entre variáveis, analisar e modelar dados, dando ênfase às aplicações por meio
do uso de programas computacionais estatísticos.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
PESQUISA
OPERACIONAL
Ementa: Modelagem de sistemas
e métodos de programação linear.
Objetivos: Fornecer ao aluno
as principais técnicas de programação linear como instrumentos auxiliares no
processo de tomada de decisão relacionada a modelagem de sistemas.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
MÉTODOS
NÃO PARAMÉTRICOS
Ementa: Métodos Não Paramétricos
de análise de dados
Objetivos: Apresentar os
conceitos básicos da inferência não-paramétrica e as técnicas mais empregadas.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 12
SÉRIES
TEMPORAIS
Ementa: Métodos de ajuste
e avaliação de modelos para variáveis respostas correlacionadas no tempo.
Objetivos: Apresentar
técnicas para análise e previsão de séries temporais.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
CONTROLE
ESTATÍSTICO DE QUALIDADE
Ementa: Métodos de
controle estatístico e de inspeção de qualidade.
Objetivos: Apresentar os
métodos estatísticos para avaliar a qualidade de produtos e de processos.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
ANÁLISE
DE SOBREVIVÊNCIA
Ementa: Análise de dados
de sobrevivência e de confiabilidade.
Objetivos: Estudar as
técnicas estatísticas de análise de dados de sobrevivência e de confiabilidade.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
MODELOS
LINEARES GENERALIZADOS
Ementa: Introdução à
teoria dos Modelos Lineares Generalizados: definição, hipóteses, casos
especiais, casos mais importantes, estimação e extensões.
Objetivos: Fornecer ao aluno
o conhecimento de Modelos Lineares Generalizados, bem como o conhecimento de
ferramentas necessárias para modelagem baseada em modelos mais complexos.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
ESTATÍSTICA
BAYESIANA
Ementa: Principais
conceitos e técnicas da inferência estatística sob o enfoque Bayesiano.
Objetivos: Apresentar a
metodologia de inferência estatística sob o enfoque Bayesiano.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
Métodos e técnicas de pesquisa I
Ementa: Planejamento de
pesquisa. Mensuração e construção de escalas.
Objetivos: Capacitar o aluno
a planejar uma pesquisa estatística por meio da compreensão da natureza do
trabalho científico.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 13
MÉTODOS
E TÉCNICAS DE PESQUISA II
Ementa: Conceitos e
técnicas de pesquisa de mercado. Métodos
de escalonamento unidimensional: modelos dos julgamentos comparativos e
categóricos de Thurstone, escalas de Likert e confiabilidade de escalas.
Objetivos: Apresentar os
principais métodos e técnicas de pesquisa.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
DEMOGRAFIA
Ementa: Princípios e
métodos de análise da dinâmica populacional.
Objetivos: Capacitar o aluno
a aplicar os princípios básicos de análise demográfica.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
ANÁLISE
DE REGRESSÃO II
Ementa: Tópicos avançados
em análise de regressão.
Objetivos: Aprofundar os
modelos de análise de regressão com aplicações em séries de tempo.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
MINERAÇÃO DE DADOS
Ementa: Gestão do conhecimento e tratamento de dados nos processos de Data Mining.
Objetivos: Apresentar e
explorar as principais metodologias, técnicas e algoritmos utilizados
Departamentalização: Departamento de
Estatística
ANÁLISE
DE DADOS CATEGÓRICOS
Ementa: Métodos de análise
para variáveis categóricas.
Objetivos: Apresentar os
métodos de análise estatística aplicada a variáveis categóricas.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
TÓPICOS
EM OTIMIZAÇÃO
Ementa: Métodos avançados
de otimização.
Objetivos: Apresentar a teoria avançada de otimização.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 14
TÓPICOS
ESPECIAIS EM ESTATÍSTICA
Ementa: Estudo de técnicas
para desenvolver a habilidade de identificar a metodologia adequada à análise
de conjuntos de dados e suas possíveis limitações com elaboração de relatórios
técnicos.
Objetivos: Assegurar ao aluno a capacidade de tratar um problema estatístico de forma
a utilizar as técnicas mais recentes e adequadas à solução, bem como
familiarizá-lo às formas mais adequadas de apresentar os resultados obtidos.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
TEORIA
DA DECISÃO
Ementa: Conceitos em Teoria
da Decisão.
Objetivos: Estudar os
conceitos básicos de Teoria da Decisão com introdução de modelos gráficos para
solucionar problemas reais de análise de decisão.
Departamentalização: Departamento de
Estatística
TEORIA
DE FILAS
Ementa: Tópicos avançados
em processos estocásticos.
Objetivos: Fornecer os
elementos da teoria das filas com aplicações práticas.
Departamentalização: Departamento de
Estatística.
ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO
Ementa: Conjunto de atividades de
aprendizagem profissional, humana e cultural, proporcionadas ao aluno por meio
de prática de metodologia estatística.
Objetivos: Proporcionar ao aluno
uma experiência acadêmico-profissional na perspectiva de indissociabilidade da
teoria e prática, pelo desenvolvimento de práticas compatíveis com os contextos
básicos da profissão de estatístico.
Departamentalização: Departamento de
Estatística.
MODELOS
MISTOS
Ementa: Conceitos dos
modelos lineares mistos.
Objetivos: Capacitar o aluno para o ajuste e análise de Modelos Mistos.
Departamentalização: Departamento de
Estatística.
MODELOS
NÃO LINEARES
Ementa: Conceitos de Modelos
Não Lineares
Objetivos: Capacitar o aluno para o ajuste de Modelos Não Lineares.
Departamentalização: Departamento de
Estatística.
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 15
GEOESTATÍSTICA
Ementa: Princípios e
aplicações de Geoestatística na análise de dados amostrados no espaço ou no
tempo.
Objetivos: Apresentar e discutir conceitos de Geoestatística.
Departamentalização: Departamento de
Estatística.
Álgebra
Linear
Ementa:
Estudo de espaços vetoriais, transformações lineares,
autovalores e autovetores.
Objetivos:
Familiarizar o aluno com o pensamento matemático,
indispensável ao estudo das ciências. Introduzir o aluno em técnicas e
resultados importantes da Álgebra Linear, possibilitando a sua utilização em
outras e em estudos avançados.
Departamentalização: Departamento de
Matemática
Cálculo
I
Ementa: Estudo do Cálculo Diferencial e Integral das funções reais de
uma variável real.
Objetivos: Proporcionar o conhecimento dos fundamentos do Cálculo Diferencial
e Integral para melhor compreender e
apreciar o estudo nos diversos
ramos da ciência e tecnologia. Possibilitar o domínio dos conceitos e das
técnicas do cálculo. Permitir ao aluno
inter-relacionar os conteúdos desta disciplina, bem como
relacioná-los com os de outras, de modo que possa visualizar o papel do cálculo
como instrumento auxiliar no desenvolvimento das
ciências, como também
desenvolver sua capacidade de
análise crítica das idéias.
Departamentalização: Departamento de
Matemática
Cálculo
II
Ementa: Estudo do Cálculo Diferencial e Integral das funções reais de
várias variáveis reais.
Objetivos: Proporcionar o conhecimento dos fundamentos do Cálculo Diferencial
e Integral para melhor compreender e apreciar o estudo nos diversos ramos da
ciência e tecnologia. Possibilitar o domínio dos conceitos e das técnicas do
cálculo. Permitir ao aluno inter-relacionar os conteúdos desta disciplina, bem
como relacioná-los com os de outras, de modo que possa visualizar o papel do
cálculo como instrumento auxiliar no desenvolvimento das
ciências, como também
desenvolver sua capacidade de
análise crítica das idéias.
Departamentalização: Departamento de
Matemática
.../
/...Res. 035/2008-CEP fls. 16
Cálculo
III
Ementa: Seqüências e Séries Numéricas. Séries de Potências. Equações
Diferenciais de Primeira Ordem e Aplicações. Equações Diferenciais Lineares de
Ordem n maior que um e aplicações. Sistemas de Equações Diferenciais Lineares.
Objetivos: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos conceitos que
fundamentam o Cálculo Diferencial e Integral para melhor compreender e apreciar
o estudo nos diversos ramos da ciência e tecnologia. Possibilitar ao aluno o
domínio dos conceitos e das técnicas do cálculo. Permitir ao aluno
inter-relacionar os conteúdos desta disciplina, bem como relacioná-los com os
de outra de modo que possa visualizar o cálculo como instrumento auxiliar no
desenvolvimento das ciências.
Departamentalização: Departamento de
Matemática
Cálculo
IV
Ementa: Soluções em Série de Equações Diferenciais. Transformada de
Laplace. Séries de Fourier. Introdução às Equações Diferenciais Parciais.
Objetivos: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos conceitos que
fundamentam o Cálculo Diferencial e Integral para melhor compreender e apreciar
o estudo nos diversos ramos da ciência e tecnologia. Possibilitar ao aluno o
domínio dos conceitos e das técnicas do Cálculo. Permitir ao aluno
inter-relacionar os conteúdos desta disciplina, bem como relacioná-los com os
de outra de modo que possa visualizar o cálculo como instrumento auxiliar no
desenvolvimento das ciências.
Departamentalização: Departamento de
Matemática
Geometria
Analítica
Ementa:
Estudo de matrizes e sistemas lineares, álgebra
vetorial, retas e planos, cônicas e quádricas.
Objetivos:
Familiarizar o aluno com o pensamento matemático,
indispensável ao estudo das ciências. Proporcionar o domínio das técnicas da
Geometria Analítica e, simultaneamente, desenvolver seu senso geométrico e
espacial. Auxiliar o aluno ao estudo do cálculo. Familiarizar o aluno com a
representação de objetos no espaço.
Departamentalização: Departamento de
Matemática
Inglês
Instrumental I
Ementa:
Introdução e prática de estratégias de compreensão escrita
que favoreçam uma leitura mais eficiente e independente de textos variados.
Objetivos:
Capacitar o aluno a ler textos autênticos em inglês de
interesse geral e específico, utilizando técnicas e estratégias que facilitem a
compreensão.
Departamentalização: Departamento de
Letras.
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Inglês
Instrumental II
Ementa:
Estudo do discurso em textos autênticos, tanto de
interesse geral quanto específico. Funções comunicativas do texto. Estratégias
de leitura. Análise do sistema lingüístico-gramatical da língua inglesa.
Objetivos:
Capacitar o aluno a ler textos autênticos em inglês de
interesse geral e específico, utilizando técnicas e estratégias que facilitem a
compreensão da linguagem escrita.
Departamentalização: Departamento de
Letras.
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
Ementa: Desenvolvimento do raciocínio lógico por meio do ensino da construção de
algoritmos e estruturas de dados e suas respectivas representações em
linguagens de programação de alto nível.
Objetivos:
Aplicar técnicas
de modularização, refinamento sucessivo e recursividade na construção de
algoritmos e programação de computadores em uma linguagem procedimental
estruturada. Estudar formas de abstrair e de representar estrutura de dados
estáticas e dinâmicas. Estudar métodos básicos de manipulação de dados em
arquivos.
Departamentalização: Departamento de
Informática.
ESTRUTURA DE DADOS
Ementa:
Estudo de estruturas de dados para a representação e
manipulação de informações. Estudo das
estruturas de dados básicas: listas, árvores e suas generalizações.
Objetivos: Estudar as principais estruturas de dados: listas, árvores e tabelas.
Estudar os principais métodos de busca e classificação de dados. Noções de
complexidade de algoritmos. Estudo da modelagem de tipos abstratos de dados e
objetivos. Estudo de modelo de organização de arquivos. Estudar e desenvolver
programas em uma linguagem de alto nível.
Departamentalização: Departamento de
Informática.
BANCO DE DADOS
Ementa: Estudo de modelos de Banco de Dados e conceitos envolvidos na sua
utilização.
Objetivos: Introduzir conceitos básicos de Banco de Dados e arquitetura de sistemas
de Bando de Dados. Estudar linguagens de definição e consulta a Banco de Dados.
Estudar requisitos funcionais e modelos de dados. Estudar abordagens
convencionais (Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) relacional e
hierárquico). Introduzir abordagens não-convencionais (SGBD OO).
Departamentalização: Departamento de
Informática.
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ANEXO II
REGULAMENTO
DO COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO
CAPÍTULO
I
Da
Caracterização
Art. 1º O Estágio, parte integrante do currículo
pleno do Curso de Graduação em Estatística - habilitação: Bacharelado, é
desenvolvido na forma de estágio
curricular supervisionado pelo cumprimento do componente Estágio Curricular
Supervisionado e/ou na forma de carga horária excedente de Estágio, proposta
pelo aluno de forma voluntária. O mesmo pode ser executado inclusive aos finais
de semana.
Art. 2º O Estágio é desenvolvido em uma unidade concedente de Estágio que pode
ser uma entidade jurídica de direito público ou privado, órgão da administração
pública e instituição de ensino que apresente condições para desenvolver
atividades de estatística e que disponham de técnico de nível superior na área
do Estágio com condições de proporcionar experiência, aperfeiçoamento técnico,
cultural, científico e de relacionamento humano ao estagiário.
Art. 3° O Estágio, pertencente à 4ª série do
currículo do Curso de Graduação em Estatística, com um total de 340
horas/aulas, e cuja jornada total não deve ser inferior a um semestre letivo ou
100 dias, está departamentalziado lotado no Departamento de Estatística (DES)
da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Art. 4º Para cursar o Estágio o aluno deve estar
devidamente matriculado na 4ª série do curso, sem dependências de séries
anteriores, sendo que a jornada de Estágio não pode ser superior a seis horas
diárias e trinta horas semanais, podendo ser desenvolvido em horários e
períodos com cronogramas especiais.
Art. 5º A carga horária excedente de Estágio pode
ser proposta por aluno que esteja matriculado a partir do segundo ano do curso
e deve ser de, no máximo, seis horas diárias e trinta horas semanais.
CAPÍTULO II
Da Finalidade
Art. 6º São finalidades do Estágio:
I - permitir
ao aluno desenvolver e acompanhar atividades dos docentes do DES, aplicando os
conhecimentos teórico-práticos adquiridos no curso, buscando a constante
evolução;
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II - propiciar
ao aluno a interação com outros profissionais, levando-o a participar
ativamente das discussões e a contribuir na solução de problemas;
III - permitir
ao aluno desenvolver a capacidade de expressão e comunicação oral e escrita;
IV - propiciar
a ampliação de conhecimentos/experiências dentro da realidade profissional da
área de estudo;
V - preparar
o aluno para o pleno exercício profissional, levando em conta aspectos
técnico-científicos, sociais e culturais.
Capítulo III
Da Organização
Art. 7º O Estágio
e a carga horária excedente de Estágio compreendem as atividades de
coordenação, orientação e avaliação, sob a responsabilidade de professores do
DES, designados pelo mesmo.
Art. 8º Para o desempenho dos encargos de
coordenador e orientador de Estágio deve haver a seguinte distribuição de carga
horária:
I - coordenador,
com duas horas semanais em sua carga horária mínima exigida pelo seu regime de
trabalho;
II - orientador,
com até uma hora/aula semanal por orientando para orientação em sua carga
horária de disponibilidade.
Capítulo IV
Da Coordenação
Art. 9º A coordenação do Estágio é exercida por um
professor integrante da carreira docente, lotado no DES e designado em reunião
desse órgão.
Art. 10. Ao coordenador do Estágio compete:
I - providenciar
o cadastramento de unidades concedentes que potencialmente apresentam condições
de atender à programação curricular e didático-pedagógica da UEM;
II - verificar
se o perfil do supervisor de Estágio atende ao definido no projeto pedagógico e
no regulamento Estágio do curso;
III - providenciar
junto aos departamentos o credenciamento e a designação de professores
orientadores, de acordo com as atribuições de encargos estabelecida pelo DES;
IV - informar
ao professor orientador sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares que
devem ser adotados para a orientação do estagiário;
V - encaminhar
os estagiários para os respectivos orientadores;
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VI - informar
e orientar os estagiários sobre os procedimentos pedagógicos e regulamentares
que devem ser adotados para o Estágio;
VII - elaborar
o calendário do Estágio, adequando-o ao Calendário Acadêmico da UEM;
VIII - encaminhar
os estagiários à Divisão de Estágios para a elaboração da documentação
referente ao Estágio;
IX - encaminhar
à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) os editais de notas e faltas de acordo
com as informações recebidas do professor orientador;
X - manter
fluxo de informações relativas ao acompanhamento e desenvolvimento dos Estágios
em processo, bem como assegurar a socialização de informações junto às
coordenações de curso e aos campos do Estágio;
XI - zelar
pelo cumprimento da legislação aplicável ao Estágio;
XII - garantir
um processo de avaliação continuada da atividade de Estágio, envolvendo
estagiários, orientadores, professores do curso, supervisores e/ou
representantes dos campos de Estágio;
XIII - organizar
o processo de apresentação do(s) relatório(s) técnico(s);
XIV - publicar,
com antecedência mínima de 15 dias, edital contendo a composição das bancas
previstas no Capítulo VII deste regulamento, bem como o local e horário para a
defesa do relatório técnico pelo aluno;
XV - divulgar,
entre os alunos do Estágio, as pesquisas desenvolvidas pelo DES ou de outros
órgãos relacionados com o Curso de Graduação em Estatística;
XVI - constituir
a Banca Examinadora para avaliar a situação do estagiário.
Capítulo V
Da Orientação
Art. 11. Para
acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo aluno no Estágio é designado
um professor para orientá-lo.
Art. 12. Para fins de atribuições de encargos no
DES, cada professor orientador tem, no máximo, dois alunos sob sua orientação.
Parágrafo único. Se o número de alunos que desejam o mesmo
orientador for superior ao seu limite de vagas, o professor deve escolher seus
orientados dentro desse limite.
Art. 13.
Pode haver recusa da orientação por parte do docente somente nos
seguintes casos:
I - quando
o número de candidatos for superior às vagas de que dispõe o orientador;
II - diante
da não adequação do tema pretendido pelo aluno com as áreas de atuação do
orientador indicado.
Parágrafo único. Em
qualquer dos casos de recusa é garantido ao aluno a indicação de outro docente
para a realização da atividade de orientação.
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Art. 14. São orientadores:
I - todos
os professores do DES integrantes da carreira docente;
II - professores
de outros departamentos, desde que haja anuência da coordenação do Estágio.
Art. 15.
Compete aos professores orientadores:
I - conhecer
a unidade concedente;
II - elaborar
o plano de atividades e de acompanhamento do Estágio em conjunto com o estagiário
e a unidade concedente;
III - orientar
o estagiário no desenvolvimento das atividades do Estágio;
IV - manter
informado o coordenador de Estágio sobre o desenvolvimento das atividades;
V - avaliar
o desempenho do estagiário e o(s) seu(s) relatório(s) final(is);
VI - verificar
e encaminhar ao coordenador de Estágio a documentação pertinente;
VII - cumprir
e fazer cumprir o Calendário de Estágio estabelecido pelo coordenador de
Estágio.
Capítulo VI
Da Supervisão
Art.
16. Para o
acompanhamento e supervisão do estagiário, deve haver um supervisor de Estágio,
no campo do Estágio Curricular Supervisionado, vinculado à unidade concedente.
Art. 17. São supervisores de Estágio profissionais
de nível superior em área afim a do Estágio e que tenham condições de
proporcionar experiência, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de
relacionamento humano ao estagiário.
Art. 18. Aos supervisores de Estágio compete:
I - receber
o estagiário e informá-lo sobre as normas do ambiente de Estágio;
II - acompanhar as
atividades desenvolvidas pelo estagiário;
III - avaliar o
desempenho do estagiário de acordo com o plano de atividades;
IV - encaminhar a
avaliação do estagiário ao orientador do Estágio;
V - comunicar
qualquer ocorrência de anormalidade no Estágio ao orientador para as
providências cabíveis.
Capítulo VII
Da Avaliação
Art.
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Art. 20. O estagiário é avaliado pela Banca
Examinadora e pelo supervisor de Estágio.
§ 1° A avaliação
da Banca Examinadora se dá por meio da análise do(s) relatório(s) feito(s) pelo
supervisor, de seu(s) relatório(s) escrito(s) e pela sua apresentação e defesa
oral do(s) seu(s) relatório(s) em sessão pública.
§ 2° A avaliação
do supervisor de Estágio se dá por meio de pontuação nos itens: assiduidade,
responsabilidade e desempenho nas tarefas.
Art.
Art. 22. O aluno deve encaminhar ao coordenador de
Estágio seu(s) relatório(s) escrito(s), no mínimo, oito dias antes da data da
avaliação.
Art. 23. Fica a critério da Banca Examinadora
solicitar, caso necessário, reapresentação do(s) relatório(s) escrito(s),
dentro de um prazo de cinco dias. Nesse caso, a nota é atribuída somente após a
reanálise do(s) relatório(s).
Parágrafo único. Na
aprovação ou reprovação do aluno são obedecidos os critérios previstos pelos
regulamentos da UEM.
Art. 24. Devido às especificidades
didático-pedagógicas do Estágio, é vedado ao aluno revisão de avaliação e a
realização de avaliação final.
Capítulo VIII
Do Estagiário
Art. 25. São deveres do estagiário, além de outros
previstos nos regulamentos da UEM e na legislação em vigor:
I - cumprir este
regulamento;
II - apresentar,
nos prazos estabelecidos, os relatórios para avaliação em sua versão final, bem
como comparecer para a defesa pública, perante a banca, na data, horário e
local programados;
III - manter contatos constantes com o professor
orientador e com o professor coordenador;
IV - responsabilizar-se pelo uso de direitos autorais
resguardados por lei a favor de terceiros quando das citações, cópias ou
transcrições de trechos;
V - participar
de reuniões, mantendo efetivo contato com o seu professor orientador, a quem,
sempre que necessário, presta contas das suas atividades;
VI - executar
as tarefas designadas na unidade/instituição em que estagiar, respeitando
sempre a hierarquia estabelecida, as normas internas, as recomendações e os
requisitos;
VII - conhecer
e participar da formulação do plano de programação das atividades a serem
desenvolvidas no Estágio;
VIII - exercer
com dedicação todas as atividades previstas;
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/...Res. 035/2008-CEP fls. 23
IX - zelar
pela manutenção das instalações e equipamentos utilizados durante o
desenvolvimento do Estágio;
X - comunicar
e justificar, no devido tempo, ao professor coordenador e ao orientador de
Estágio, sua eventual ausência e/ou problemas surgidos nas atividades de
Estágio;
XI - apresentar
o(s) relatório(s) na forma e prazo estabelecidos pelo coordenador de Estágio;
XII - apresentar
e defender oralmente seu(s) relatório(s) perante a Banca Examinadora na data
designada pelo coordenador de Estágio.
Art. 26.
Além dos previstos em normas internas da UEM e nas pertinentes, são
direitos do aluno matriculado no Estágio:
I - dispor dos
elementos necessários à execução de suas atividades, dentro das possibilidades
científicas, técnicas e financeiras da UEM;
II - contar
com a coordenação e orientação de professor para realização do Estágio;
III - conhecer
a programação das atividades a serem desenvolvidas no Estágio;
IV - ser
previamente informado sobre a composição da banca de avaliação do Estágio, bem
como sobre o local, data e horário da defesa de seu(s) relatório(s);
V - impugnar
o membro indicado pelo coordenador para a banca até três dias após a publicação
do edital, mediante justificativa escrita.
Capítulo IX
Disposições Gerais e Transitórias
Art. 27. Os casos omissos são resolvidos pelo
Colegiado do Curso de Graduação em Estatística, ouvidos o professor orientador
e o coordenador do Estágio.