R E S O L U Ç Ã O  No  007/2009-COU

 

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria e no site http://www.scs.uem.br, no dia 15/4/2009.

 

 

Isac Ferreira Lopes,

Secretário.

 

Homologa Ato Executivo nº 016/2008-GRE - criação do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena na modalidade de Educação a Distância.

 

 

Considerando o conteúdo do Processo nº 6.989/2008-PRO;

considerando o disposto nos Pareceres nos 005/2008-CAD e 008/2008-CEP;

considerando o disposto no Inciso XII do Artigo 11 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá;

considerando o disposto no Parecer nº 002/2009-ACA,

 

 

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

Art. 1º Homologar o Ato Executivo nº 016/2008-GRE, que aprovou a criação do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena na modalidade de Educação a Distância, o projeto pedagógico e o regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado, conforme Anexos I e II, partes integrantes desta resolução.

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 16 de março de 2009.

 

 

Décio Sperandio,

Reitor.

 

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 23/4/2009. (Art. 95 - § 1o do Regimento Geral da UEM)

 


 


/... Res. 007/2009-COU

fls. 2

 

ANEXO I

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

 

 

 

S

ÉR

I

E

E

 

D

E

P

T

O

 

 

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

A

N

U

A

L

SEMESTRAL

O

U

T

R

O

S

Teór.

Prát.

Teór. / Prát.

Total

 

DFE

Introdução a Educação a Distância

2

-

-

2

-

34

-

-

 

 

DFE/

DTP

Educação, Comunicação e Mídia

4

-

-

4

-

68

-

-

 

 

DFE

Iniciação à Ciência e à Pesquisa

4

-

-

4

-

68

-

-

 

 

DFE

Fundamentos Históricos da Educação

6

-

-

6

-

102

-

-

 

 

DFE

Fundamentos Históricos da Educação do Brasil

4

2

-

6

-

102

-

-

 

 

DFE

Fundamentos Filosóficos da Educação

6

-

-

6

-

102

-

-

 

 

DFE

Fundamentos Filosóficos da Educação Infantil

4

2

-

6

-

102

-

-

 

 

DFE

Introdução à Antropologia

4

-

-

4

-

-

68

-

 

 

DFE

Antropologia, Cultura e Educação

4

2

-

6

-

-

102

-

 

 

DFE

Sociologia da Educação: Múltiplos Olhares

6

-

-

6

-

-

102

-

 

 

DFE

Sociologia da Educação: Olhares para a Escola de Hoje

4

2

-

6

-

-

102

-

 

 

DTP

Psicologia e Educação: Compartilhando Saberes

4

-

-

4

-

-

68

-

 

 

DTP

Psicologia da Educação e os Processos de Aprendizagem e de Desenvolvimento

3

1

-

4

-

-

68

-

 

 

 

TOTAL

55

9

-

64

-

578

510

-

 

 

DFE

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação

4

-

-

4

-

68

-

-

 

 

DTP

Didática: Processos de Trabalho em Sala de Aula

4

-

-

4

-

68

-

-

 

 

DFE

Gestão Educacional

4

2

-

6

-

102

-

-

 

 

DFE/

DTP

Educação e Novas Tecnologias

4

-

-

4

-

68

-

-

 

 

DFE/

DTP

Política Educacional Brasileira

4

-

-

4

-

68

-

-

 

 

DFE

História da Infância no Brasil

4

2

-

6

-

102

-

-

 

 

.../


 


/... Res. 007/2009-COU

fls. 3

 

 

 

S

ÉR

I

E

E

 

D

E

P

T

O

 

 

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

A

N

U

A

L

SEMESTRAL

O

U

T

R

O

S

Teór.

Prát.

Teór. / Prát.

Total

 

DLE

Alfabetização e Linguagem

4

-

-

4

-

-

68

-

 

 

DLE

Concepções de Linguagem e o Ensino de Língua Portuguesa

4

-

-

4

-

-

68

 

 

 

DLE

Leitura e Ensino

3

1

-

4

-

-

68

-

 

 

DLE

O Trabalho com a Escrita no Ensino Fundamental

4

-

-

4

-

-

68

-

 

 

DTP

Práticas Pedagógicas e Alfabetização

3

1

-

4

-

-

68

-

 

 

DLE/

DTP

Estágio Supervisionado I - Alfabetização e Linguagem

-

-

4

4

-

-

68

-

 

 

 

TOTAL

42

6

4

52

-

476

408

-

 

 

DTP

Práticas Pedagógicas e Literatura Infantil

3

1

-

4

-

68

-

-

 

 

DMA

Educação Matemática e as Operações Fundamentais

4

-

-

4

-

68

-

-

 

 

DMA

Grandezas e Medidas: Encaminhamentos Metodológicos para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I

3

1

-

4

-

68

-

-

 

 

DMA

O Tratamento da Informação nas Séries do Ensino Fundamental

4

-

-

4

-

68

-

-

 

 

DMA

Esforço e Forma

4

-

-

4

-

68

-

-

 

 

DMA

Estágio Supervisionado II – Matemática

-

-

4

4

-

68

-

-

 

 

DBC

História e Metodologia das Ciências

4

-

-

4

-

-

68

-

 

 

DFE

Educação Ambiental e Prática Científica

4

-

-

4

-

-

68

-

 

 

DBC

Biologia dos Organismos

3

1

-

4

-

-

68

-

 

 

DFE

Corpo, Gênero e Sexualidade

4

-

-

4

-

-

68

-

 

 

DFE

Metodologia do Trabalho Científico

4

-

-

4

-

-

68

-

 

 

DBC

Estágio Supervisionado III – Ciências

-

-

2,12

2,12

-

-

36

-

 

 

 

TOTAL

37

3

6,12

46,12

-

408

376

-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../


 


/... Res. 007/2009-COU

fls. 4

 

 

 

S

ÉR

I

E

E

 

D

E

P

T

O

 

 

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

A

N

U

A

L

SEMESTRAL

O

U

T

R

O

S

Teór.

Prát.

Teór. / Prát.

Total

 

 

DFE/

DTP

Arte e Educação

4

-

-

4

-

68

-

-

 

 

DGE

Introdução ao Estudo da Geografia

4

-

-

4

-

68

-

-

 

 

DGE

Geografia do Paraná

2

-

-

2

-

34

-

-

 

 

DGE

Geografia: Metodologia do Ensino

2

-

-

2

-

34

-

-

 

 

DFE

Gestão do Trabalho Pedagógico

6

-

-

6

-

102

-

-

 

 

DTP

Práticas Pedagógicas e Educação Infantil

3

1

-

4

-

68

-

-

 

 

DLE

Língua Brasileira de Sinais - LIBRA

4

-

-

4

-

68

-

-

 

 

DGE

Estágio Supervisionado IV - Geografia

-

-

3,5

3,5

-

60

-

-

 

 

DTP

Tópicos Especiais para a Inclusão Educacional

3

1

-

4

-

-

68

-

 

 

DHI

Introdução ao Estudo de História

4

-

-

4

-

-

68

-

 

 

DHI

História do Paraná: Ocupação Humana e Relações Interculturais

2

-

-

2

-

-

34

-

 

 

DHI

História: Metodologia do Ensino

2

-

-

2

-

-

34

-

 

 

DTP

Educação e Processos Não Escolares

4

-

-

4

-

-

68

-

 

 

DTP/

DFE

Práticas Sociais e Diversidade Cultural

3

1

-

4

-

-

68

-

 

 

DHI

Estágio Supervisionado V - História

-

-

3,5

3,5

-

-

60

-

 

 

DFE

Estágio Supervisionado VI - Gestão

-

-

4

4

-

-

68

-

 

 

 

TOTAL

43

3

11

57

-

502

468

-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../


 


/... Res. 007/2009-COU

fls. 5

 

 

Disciplinas do Núcleo básico

Carga horária h/a

Introdução a Educação a Distância

34

Educação, Comunicação e Mídia

68

Iniciação à Ciência e a Pesquisa

68

Fundamentos Históricos da Educação

102

Fundamentos Históricos da Educação no Brasil

102

Fundamentos Filosóficos da Educação

102

Fundamentos Filosóficos da Educação Infantil

102

Introdução à Antropologia

68

Antropologia, Cultura  e Educação

102

Sociologia da Educação: Múltiplos Olhares

102

Sociologia da Educação: Olhares para a Escola de Hoje

102

Psicologia e Educação: Compartilhando Saberes

68

Psicologia da Educação e os Processos de Aprendizagem e de Desenvolvimento

68

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação

68

Didática: Processos de Trabalho em Sala de Aula

68

Educação e Novas Tecnologias

   68

Política Educacional Brasileira

68

História da Infância no Brasil

102

Alfabetização e Linguagem

68

Concepções de Linguagem e o Ensino de Língua Portuguesa

68

O Trabalho com a Escrita no Ensino Fundamental

68

Educação Matemática e as Operações Fundamentais

68

Tratamento da Informação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

68

Espaço e Forma

68

História e Metodologia da Ciência

68

Ciência Físico-Química

68

Biologia dos Organismos

68

Corpo, Gênero e Sexualidade

68

Metodologia do Trabalho Cientifico

68

Arte e Educação

68

Introdução ao Estudo de Geografia

68

Geografia do Paraná

34

 

 

 

 

.../


 


/... Res. 007/2009-COU

fls. 6

 

 

Geografia: Metodologia do Ensino

34

Gestão do Trabalho Pedagógico

102

Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

68

Introdução ao Estudo de História

68

História do Paraná: Ocupação Humana e Relações Interculturais

34

História: Metodologia do Ensino

34

Total

2720

 

 

 

Disciplinas do Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos

Carga horária h/a

Leitura e Ensino

68

Práticas Pedagógicas e Alfabetização

68

Práticas Pedagógicas e Educação Infantil

68

Práticas Pedagógicas e Literatura Infantil

68

Grandezas e Medidas: Encaminhamentos Metodológicos para

as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I

68

Tópicos Especiais para a Inclusão Educacional

68

Gestão Educacional

102

Praticas Sociais e Diversidade Cultural

68

Educação e Processos Não Escolares

68

Total

646

 

 

Disciplinas do Núcleo de Estudos Integradores:

Atividades integradoras

Carga horária

Atividades teórico-práticas de aprofundamento 

120

TOTAL

120

 

 

Atividades teórico-práticas

Carga horária

Estágio Supervisionado I - Alfabetização e Linguagem

68

Estágio Supervisionado II - Matemática

68

Estágio Supervisionado III - Ciências

36

Estágio Supervisionado IV - Geografia

 

60

Estágio Supervisionado V - História

60

Estágio Supervisionado VI – Gestão

68

TOTAL

360

 

.../

 

/... Res. 007/2009-COU

fls. 7

 

 

 

Requisito

Resolução no 01/2006-CNE/CP

Projeto Pedagógico

Carga horária mínima

3.200 horas

3.366 h/a

Horas dedicadas às atividades formativas

2.800 horas

3.366 h/a

Horas dedicadas ao estágio supervisionado

300 horas

360 h/a

Horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos

100 horas

120 h/a

 

 

 

RESUMO GERAL

h/a

Conteúdos teóricos e práticos

3.366

Estágio Supervisionado

360

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento

120

TOTAL

3.846

 

 

 

PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

MÍNIMO

4 ANOS

MÁXIMO

8 ANOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.../


 

/... Res. 007/2009-COU

fls. 8

 

 

 

EMENTAS E OBJETIVOS DE DISCIPLINAS

 

 

Introdução à Educação a Distância:

Ementa: Definições e características da modalidade de educação a distância. Orientações para o estudo na modalidade a distância. Utilização da plataforma de aprendizagem.

Objetivos: Apresentar os fundamentos teóricos da modalidade de educação a distância. Capacitar os alunos para utilização da plataforma de aprendizagem.

 

Educação, Comunicação e Mídia

Ementa: As pedagogias contidas nos meios de comunicação.

Objetivos: Problematizar a ação pedagógica dos meios de comunicação.  Apresentar os meios de comunicação como instrumentos de cognição e difusores de pedagogias.  Propor alternativas de relacionamento com os meios de comunicação.

 

Iniciação à Ciência e a Pesquisa

Ementa: Diretrizes para o estudo, leitura e interpretação de textos. A documentação como método de estudo pessoal. A web como recurso de pesquisa.

Objetivos: Propiciar reflexões sobre o perfil necessário ao aluno universitário. Oferecer instrumentos para análise e compreensão de textos científicos. Compreender trabalhos científicos fundamentais (resumo, fichamento, resenha).

 

Fundamentos Históricos da Educação

Ementa: Objeto e método da História da Educação. A história da educação do período antigo, medieval, moderno e contemporâneo.

Objetivos: Buscar, ao longo da história, a compreensão de como se deu a construção de propostas educacionais e escolares. Entender como determinadas idéias sobre o homem, o mundo, a educação refletiram num modelo institucional de educação. Auxiliar no processo de compreensão da questão de temporalidade e espaço.

 

Fundamentos Históricos da Educação no Brasil

Ementa: História da Educação no Brasil: a construção do campo disciplinar, os métodos, os objetos e os recortes temáticos priorizados pela historiografia da área.

Objetivos: Reconhecer as características do Projeto Educacional da Modernidade no Brasil. Identificar como os intelectuais brasileiros reconfiguram os paradigmas educacionais da Modernidade. Conhecer as tendências contemporâneas que conformam as novas propostas para a educação. Investigar a construção do campo disciplinar da História da Educação no Brasil.

 

.../

 

 

/... Res. 007/2009-COU

fls. 9

 

 

Fundamentos Filosóficos da Educação

Ementa: As concepções de homem, de sociedade e de natureza e sua influência nas correntes filosóficas da educação.

Objetivos: Conhecer as matrizes filosóficas pertinentes a cada período histórico. Investigar as concepções de homem, de sociedade e de natureza, correspondentes a cada matriz filosófica, para conhecer a concepção de educação delas derivada. Ter acesso às ferramentas filosóficas que contribuem para a discussão acerca das questões educacionais

 

Fundamentos Filosóficos da Educação Infantil

Ementa: Abordagem das concepções filosóficas da infância.

Objetivos: Estudar as diferentes concepções filosóficas do conceito de infância.

 

Introdução à Antropologia

Ementa: Introdução à Antropologia e sua contribuição para uma educação que respeite a diversidade sócio-cultural.

Objetivos: Conhecer as bases gerais da Antropologia. Promover a tolerância e o respeito na convivência de alteridades por meio da interface entre antropologia e educação.

 

Antropologia, Cultura e Educação

Ementa: A Educação como parte de um processo de reprodução sócio-cultural. A interface entre Antropologia e Educação para uma compreensão da riqueza e respeito à diversidade sócio-cultural.

Objetivos: Possibilitar a compreensão da educação como um processo sócio-cultural que está para além dos limites da educação formal. Fomentar a compreensão da riqueza da diversidade sócio-cultural.

 

Sociologia da Educação: Múltiplos Olhares

Ementa: A educação como processo social. Tendências teóricas da sociologia da educação e sua influência na educação brasileira.

Objetivos: Analisar historicamente as teorias sociológicas, sua origem, suas categorias em relação a outras ciências e seu vínculo com o processo educativo. Definir estratégias de atuação do educador apropriando-se de fundamentos científicos da sociologia que superam o senso comum.

 

Sociologia da Educação: Olhares para a Escola de Hoje

Ementa: O mundo contemporâneo e a globalização. A educação e o trabalho na sociedade do conhecimento.

Objetivos: Analisar as questões sociais que envolvem o homem, a sociedade e a educação na sociedade do conhecimento. Fornecer subsídios teóricos para o entendimento das tendências sociais e educacionais na nova ordem mundial.

 

 

.../

 

/... Res. 007/2009-COU

fls. 10

 

 

Psicologia e Educação: Compartilhando Saberes

Ementa: O processo de desenvolvimento da criança em suas dimensões cognitivas, afetivas, sociais e psicomotoras, com as conseqüentes implicações para a educação.

Objetivos: Estudar cada fase do desenvolvimento bio-psico-social da criança e suas implicações para a educação.

 

Psicologia da Educação e os Processos de Aprendizagem e de Desenvolvimento

Ementa: Conceitos e princípios fundamentais de diversas teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. As teorias de aprendizagem no processo educativo escolar.

Objetivos: Conhecer os princípios e fundamentos das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Analisar o processo educativo escolar a partir das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

 

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação

Ementa: O conhecimento científico. A pesquisa em educação. Métodos e técnicas de pesquisa em educação. Normas para elaboração de trabalhos científicos.

Objetivos: Discutir ciência e conhecimento. Discutir métodos e técnicas de pesquisa em educação.

 

Didática: Processos de Trabalho em Sala de Aula

Ementa: Fundamentos históricos e filosóficos da didática. Teorias de ensino-aprendizagem. Planejamento da ação docente. Avaliação da aprendizagem.

Objetivos: Compreender a educação no conjunto das relações sociais. Analisar a didática tomando como parâmetro a realidade social contemporânea.

 

Gestão Educacional

Ementa: Gestão de sistemas de ensino, em consonância com as diretrizes e políticas públicas para a educação no Brasil.

Objetivos: Propiciar estudos acerca dos fundamentos da gestão e do papel do pedagogo no processo de organização e orientação dos espaços educativos, com base na legislação e na política educacional brasileira.

 

Educação e Novas Tecnologias

Ementa: Socialização da informação e do conhecimento. O uso de novas tecnologias na educação. Ambientes de aprendizagem mediados por novas tecnologias. Informática educativa. As novas tecnologias de comunicação e a educação a distância.

Objetivos: Promover uma reflexão sobre as implicações sociais e pedagógicas do uso das novas tecnologias na educação. Analisar o impacto provocado pelo desenvolvimento das novas tecnologias para a criação de cursos de educação a distância no Brasil.

.../

 

/... Res. 007/2009-COU

fls. 11

 

Política Educacional Brasileira

Ementa: As políticas públicas para a educação no Brasil e sua relação com as transformações históricas.

Objetivos: Discutir o conceito Marxista de Estado. Conhecer as visões liberal e neoliberal de Estado. Analisar as políticas da educação no contexto das políticas públicas do País, considerando as questões nacionais e internacionais.

 

História da Infância no Brasil

Ementa: História da infância e da educação infantil no Brasil.

Objetivos: Propiciar conhecimentos sobre a História da Infância no Brasil. Analisar os aspectos históricos, políticos e legais da educação infantil no Brasil.

 

Alfabetização e Linguagem

Ementa: Aspectos sócio-históricos da alfabetização; letramento; alfabetização.

Objetivos: Delimitar teoricamente as concepções de alfabetização e letramento.

 

Concepções de Linguagem e o Ensino de Língua Portuguesa

Ementa: Estudo do funcionamento da linguagem, considerando-a uma forma de atuação social.

Objetivos: Compreender a linguagem como forma de interação social.

 

Leitura e Ensino

Ementa: Estudo do processo de leitura no ensino e aprendizagem.

Objetivos: Estudar o processo de leitura na situação de ensino e aprendizagem de língua materna.

 

O Trabalho com a Escrita no Ensino Fundamental

Ementa: A produção de textos nas diferentes modalidades textuais e discursivas.

Objetivos: Compreender os procedimentos de produção de textos em língua materna.

 

Práticas Pedagógicas e Alfabetização

Ementa: Constituição histórica das práticas pedagógicas e as diferentes concepções de ensino e aprendizagem de leitura e escrita, focalizando o processo de alfabetização.

Objetivos: Compreender a constituição histórica das práticas pedagógicas e as diferentes concepções de ensino e aprendizagem de leitura e escrita, focalizando o processo de alfabetização na escola brasileira. Analisar e elaborar propostas para o ensino e aprendizagem da leitura e escrita.

 

Estágio Supervisionado I - Alfabetização e Linguagem

Ementa: Atividades de docência, na área de alfabetização e linguagem, em instituições escolares.

Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas, na área de alfabetização e linguagem, em instituições escolares que ofertam educação infantil e series iniciais do ensino fundamental.

.../

/... Res. 007/2009-COU

fls. 12

 

 

Práticas Pedagógicas e Literatura Infantil

Ementa: Princípios históricos e teórico-metodológicos da literatura infantil para subsidiar intervenções educativas nas instituições escolares.

Objetivos: Subsidiar com referenciais teórico-metodológicos uma prática pedagógica que privilegie intervenções educativas com textos literários.

 

Educação Matemática e as Operações Fundamentais

Ementa: Principais tendências da prática na educação matemática escolar. Os números como fonte do pensamento matemático. Os conjuntos dos números naturais e racionais não negativos.

Objetivos: Conhecer as principais tendências da prática pedagógica na educação matemática escolar. Estudar o desenvolvimento e a evolução do conceito de números ao longo da história. Conhecer os diversos significados, os algoritmos e metodologias de trabalho das quatro operações fundamentais nos conjuntos dos números naturais e racionais não negativos. Refletir sobre as atividades didáticas.  Organizar atividades didáticas para o ensino de matemática nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental.

 

Grandezas e Medidas: Encaminhamentos Metodológicos para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Ementa: Sistemas de medida de tempo, líquidos, massa, comprimento, área e de volume. História dos principais sistemas de medidas. A necessidade de medir e quantificar na vida do homem. Aplicações no dia-a-dia e nas outras ciências.

Objetivos: Estudar o conceito matemático de medida, as diferentes grandezas de medidas e suas convenções. Estudar a construção das quantidades contínuas pela criança.

 

O Tratamento da Informação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Ementa: A estatística como ferramenta da teoria e análise da informação.

Objetivos: Conhecer os principais indicadores estatísticos, produzir e interpretar gráficos.

 

Espaço e Forma

Ementa: A geometria como fonte do pensamento matemático. Formas geométricas planas e espaciais e suas aplicações no dia-a-dia e nas outras ciências.

Objetivos: Estudar os principais elementos da Geometria Plana e Espacial.

 

Estágio Supervisionado II - Matemática

Ementa: Atividades de docência, na área de matemática, em instituições escolares.

Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas, na área de matemática, em instituições escolares que ofertam educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

 

.../

 

 

/... Res. 007/2009-COU

fls. 13

 

 

História e Metodologia da Ciência

Ementa: Construção histórica das ciências naturais: da ciência primitiva à ciência contemporânea. A Terra e o Universo. Origem e evolução dos seres vivos.

Objetivos: Refletir sobre as mudanças das ciências naturais ao longo da história humana. Compreender os métodos de investigação e indagação nas ciências. Entender as características do Universo e sua formação. Discutir a origem das espécies no planeta e a teoria evolutiva das mesmas.

 

Educação Ambiental e Prática Científica

Ementa: Estudo das teorias ecológicas e suas aplicações na educação ambiental.

Objetivos: Estudar idéias científicas da ecologia na prática da educação ambiental. Vincular os problemas ambientais locais às questões mundiais. Elaborar projeto de educação ambiental como estudo científico.

 

Biologia dos Organismos

Ementa: Os seres vivos: características e biodiversidade. Ecologia e educação ambiental.

Objetivos: Compreender as características e diversidade do mundo biológico, bem como as inter-relações entre os seres vivos. Analisar as ações antrópicas e seus reflexos no meio ambiente e no planeta.

 

Corpo, Gênero e Sexualidade

Ementa: Construção cultural do corpo e da sexualidade. Infância, pedagogias do corpo, da sexualidade e dos gêneros. Pedagogias culturais, educação e a produção de diferenças sexuais e de gênero.

Objetivos: Compreender o papel desempenhado pelas pedagogias culturais na construção do corpo, da sexualidade e dos gêneros. Identificar os processos culturais e educativos que modelam os sujeitos na infância, verificando as intervenções realizadas pelas diversas instâncias e artefatos pedagógico-culturais (escola, mídia, cinema, brinquedos, moda, propaganda, arquitetura, arte, literatura etc.), na produção das diferenças sexuais e de gênero e na formação das identidades de meninos e meninas.

 

Metodologia do Trabalho Científico

Ementa: Métodos e técnicas para elaboração de um trabalho científico que tenha como objeto de análise um tema relacionado aos campos de atuação do pedagogo.

Objetivos: Apresentar subsídios teóricos e metodológicos para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Estágio Supervisionado III - Ciências

Ementa: Atividades de docência, na área de ciências, em instituições escolares.

Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas, na área de ciências, em instituições escolares que ofertam educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

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Arte e Educação

Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a organização de práticas artísticas nas instituições escolares.

Objetivos: Sistematizar projetos educativos com artes para crianças da educação infantil e ensino fundamental.

 

Introdução ao Estudo de Geografia

Ementa: Introdução ao estudo de Geografia. A evolução do pensamento geográfico, as escolas e a nova geografia.

Objetivos: Discutir aspectos fundamentais da Geografia enquanto ciência. Apresentar conceitos, temas e problemas das escolas geográficas e da nova geografia.

 

Geografia do Paraná

Ementa: A Geografia do Estado do Paraná. A ocupação da terra e a organização do espaço geográfico.

Objetivos: Conhecer aspectos fundamentais da Geografia do Paraná. Analisar o processo de ocupação e de organização do espaço geográfico.

 

Geografia: Metodologia do Ensino

Ementa: Aspectos metodológicos do ensino de Geografia e recursos didáticos.

Objetivos: Apresentar metodologias e recursos para o ensino da Geografia.

 

Gestão do Trabalho Pedagógico

Ementa: A gestão democrática e o trabalho do pedagogo na educação básica e em espaços formais e não-formais.

Objetivos: Analisar a função pedagógica do gestor na proposta da escola pública de qualidade, enfocando o trabalho coletivo no processo de planejamento institucional e na organização e coordenação de espaços educativos formais e não-formais.

 

Práticas Pedagógicas e Educação Infantil

Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a formação e a ação docente na educação infantil.

Objetivos: Subsidiar com referenciais teórico-metodológicos uma prática pedagógica que privilegie a promoção intelectual da criança em instituição de Educação Infantil.

 

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Ementa: O processo de aquisição da leitura e escrita da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Objetivos: Estudar o processo de aquisição da leitura e escrita da Língua Brasileira de Sinais. Apresentar conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais. Refletir sobre as propostas de inclusão da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de licenciatura.

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Estágio Supervisionado IV - Geografia

Ementa: Atividades de docência, na área de Geografia, em instituições escolares.

Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas, na área de Geografia, em instituições escolares que ofertam educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

 

Tópicos Especiais para a Inclusão Educacional

Ementa: Educação de pessoas portadoras de necessidades especiais. O processo histórico da inclusão educacional. Exclusão e integração de alunos no sistema regular de ensino.

Objetivos: Retomar o processo histórico da educação de pessoas portadoras de necessidades especiais. Identificar e analisar experiências de integração de alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino.

 

Introdução ao Estudo de História

Ementa: Concepções de história e historiografia e suas implicações para o ensino.

Objetivos: Propiciar conhecimentos dos objetos, das fontes e dos métodos da História.

 

História do Paraná: Ocupação Humana e Relações Interculturais

Ementa: A história do Paraná. Políticas oficiais de ocupação da terra e imigração. Organização social e política Paraná.

Objetivos: Analisar historicamente a constituição da sociedade paranaense. Compreender aspectos da organização social e política do Paraná.

 

História: Metodologia do Ensino

Ementa: Aspectos metodológicos do ensino de História e recursos didáticos.

Objetivos: Apresentar metodologias e recursos para o ensino da História.

 

Educação e Processos Não Escolares

Ementa: Referenciais teórico-metodológicos que subsidiam a organização de intervenções educativas em processos não escolares.

Objetivos: Subsidiar a formação docente com conhecimentos teórico-práticos que possibilite o pedagogo atuar em diferentes contextos da educação não formal.

 

Práticas Sociais e Diversidade Cultural

Ementa: O conhecimento dos principais enfoques sobre as diferenças sócio-culturais (étnicas, de gênero, raciais, de classes, religiosas etc.) de nossa sociedade e de suas implicações no contexto social e no ambiente escolar.

Objetivos: Conhecer os principais enfoques sobre as diferenças sócio-culturais de nossa sociedade e suas implicações no contexto social e no ambiente escolar.

 Fomentar a reflexão crítica sobre desigualdades, discriminação e exclusão em concomitância à identificação de possibilidades de construção de processos educativos baseados no diálogo, na tolerância, no reconhecimento e no respeito às diferenças.

 

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Estágio Supervisionado V - História

Ementa: Atividades de docência, na área de História, em instituições escolares.

Objetivos: Realizar atividades pedagógicas supervisionadas, na área de história, em instituições escolares que ofertam educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

 

Estágio Supervisionado VI - Gestão

Ementa: Estágio acadêmico de gestão educacional em distintos espaços educativos.

Objetivos: Orientar e supervisionar a prática da gestão educacional, junto a profissionais que atuam em diferentes espaços educativos.

 

 

 

 

 

 

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ANEXO II

 

REGULAMENTO DO COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 

 

I - Da Caracterização

 

Art. 1° O componente Estágio Curricular Supervisionado é parte integrante e obrigatória do currículo pleno do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM), doravante denominado Estágio.

Art. 2º A carga horária das atividades de Estágio deve ser de no mínimo 300 horas, correspondentes a 360 h/a, executada prioritariamente em contato direto com as “unidades escolares do sistema público de ensino” (Resolução CNE/CP nº 2/2002).

Parágrafo único. O Estágio é realizado, ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional, em ambientes escolares e não-escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências:

I - na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, prioritariamente;

II - nas disciplinas pedagógicas dos cursos de ensino médio, na modalidade normal;

III - na educação profissional na área de serviços e de apoio escolar;

IV - na educação de jovens e adultos;

V - na participação em atividades da gestão de processos educativos.

 

II - Da Finalidade

 

Art. 3° São finalidades do Estágio:

I - viabilizar aos estagiários a reflexão teórico/prática para que se consolide a formação do professor pedagogo para atuar na educação básica;

II - oportunizar aos estagiários a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à atuação do pedagogo;

III - proporcionar aos estagiários o intercâmbio de informações e experiências concretas que os preparem para o exercício da profissão;

IV - preparar o estagiário para o exercício profissional, levando em conta aspectos técnico-científicos, sociais e culturais;

V - possibilitar aos estagiários a busca de alternativas compatíveis com a realidade vivenciada nas escolas;

 

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VI - oportunizar aos estagiários a vivência real e objetiva junto à educação básica considerando a diversidade de contextos em que se apresenta a realidade sócio-cultural e física da escola e dos alunos.

 

III - Da Organização

 

Art. 4º A responsabilidade pela organização do Estágio do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade de Educação a Distância é do Departamento de Fundamentos da Educação em conjunto com o Departamento de Letras (Estágio Curricular Supervisionado I), Departamento de Matemática (Estágio Curricular Supervisionado II), Departamento de Biologia e Departamento de Ciências (Estágio Curricular Supervisionado III), Departamento de Geografia (Estágio Curricular Supervisionado IV), Departamento de História (Estágio Curricular Supervisionado V), Departamento de Fundamentos da Educação - área de Gestão (Estágio Curricular Supervisionado VI), compartilhada com a Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e as unidades educacionais concedentes.

Art. 5º A coordenação do Estágio deve ser exercida por um docente lotado no Departamento de Fundamentos da Educação.

Art. 6º A orientação do Estágio é exercida por docentes dos departamentos que ofertam as disciplinas no curso, com a participação do co-orientador (tutor que atua no pólo ao qual o aluno está vinculado).

Art. 7º Fica estabelecida a relação entre a orientação e a carga horária no Estágio, conforme a Resolução nº 058/2006-CEP:

I - o coordenador de Estágio conta com a carga horária de cinco horas/aula semanais;

II - a carga horária do orientador é de uma hora/aula semanal por Pólo orientado.

Art. 8º A realização do Estágio dar-se-á mediante Termo de Compromisso celebrado entre a unidade escolar concedente e a UEM, conforme Resolução nº 027/05-CEP.

Art. 9º O Estágio é desenvolvido da seguinte forma:

I - o contato com a administração e com a coordenação ou supervisão da unidade escolar dar-se-á por intermédio do co-orientador do pólo em que o aluno estiver vinculado, para obter as informações necessárias ao desenvolvimento das atividades do estagiário;

II - a unidade escolar concedente deve designar um supervisor de Estágio, a partir da indicação do orientador e do co-orientador, que possa se responsabilizar pelo acompanhamento e execução do plano de atividades do estagiário;

III - o Estágio é distribuído da seguinte forma:

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Estágio Curricular Supervisionado I - com 68 horas, deve ser desenvolvido na área de Alfabetização e Linguagem.

Estágio Curricular Supervisionado II - com 68 horas, deve ser desenvolvido nas atividades de docência na área da Matemática.

Estágio Curricular Supervisionado III - com 36 horas, deve ser desenvolvido nas atividades de docência na área de Ciências.

Estágio Curricular Supervisionado IV - com carga horária de 60 horas, deve ser desenvolvido nas atividades de docência na área de Geografia.

Estágio Curricular Supervisionado V - com carga horária de 60 horas, deve ser desenvolvido nas atividades de docência na área de História.

Estágio Curricular Supervisionado VI - com carga horária de 68 horas, deve ser desenvolvido nas atividades de Gestão que possibilitem a reflexão criativa de alternativas para o trabalho pedagógico.

            IV - em cada fase do Estágio o aluno deve desenvolver atividades em sala de aula por meio de:

a)     observação do campo de Estágio;

b)     participação e colaboração no exercício de docência;

c)      direção de classe;

d)     realização do plano de Estágio a partir da realidade escolar;

e)     registro das atividades previstas e desenvolvidas;

f)                   coordenação e orientação de atividades diversas do cotidiano da escola, como seminários, palestras, projetos educacionais;

g)                 destaque de possibilidade para atuação em âmbito restrito ao pedagogo/gestor,

h)      elaboração de relatório final de Estágio.

Art. 10. A jornada total de atividades de Estágio, a ser cumprida pelo estagiário, deve ser compatível com o horário de funcionamento da unidade concedente.

Art. 11. A carga horária total de 360 h/a do Estágio, estabelecida no projeto pedagógico do curso, deve ser integralizada até ao final do último período letivo do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade Educação a Distância. A partir do terceiro núcleo, o aluno deve integralizar as horas de Estágio destinadas a cada núcleo formativo.

Art. 12. Os alunos com necessidades educacionais especiais têm o direito à participação em atividades de Estágio como condição básica para viabilizar a construção de práticas educacionais inclusivas.

            Art. 13. O Estágio proporcionado aos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser realizado no contexto idêntico aos que atendam aos demais alunos, levando-se em conta os seguintes requisitos:

            I - compatibilização da habilidade da pessoa com necessidades especiais às exigências da função;

II - adaptação de equipamentos, ferramentas, máquinas e locais de Estágio às condições das pessoas portadoras de necessidades especiais, fornecendo recursos que visem garantir a acessibilidade física e tecnológica e a prestação de assistência que se fizer necessária durante o período de Estágio.

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Art. 14. O aluno deve ser encaminhado à unidade/instituição concedente do Estágio, após acordo prévio desta com o orientador e o co-orientador de Estágio da UEM. Eventualmente, o aluno pode indicar unidades de ensino/instituições para o cumprimento de seu Estágio cujo nome deve ser submetido à aprovação do coordenador de Estágio.

Art. 15. O aluno pode propor de forma voluntária, a partir do segundo ano, carga horária excedente de Estágio desde que a carga horária semanal não exceda a 20 horas/aula.

Parágrafo único. A carga horária excedente para o Estágio pode ser proposta pelo aluno mais de uma vez no decorrer do curso.

 

IV - Da Avaliação

 

Art. 16. O aluno deve apresentar, ao final de cada fase do Estágio, relatório circunstanciado com descrição e análise de todas as atividades desenvolvidas em sala-de-aula.

            Parágrafo único. Além do relatório de que trata este artigo, podem ser utilizados, de acordo com critérios previamente aprovados pelo departamento responsável, outros procedimentos e/ou instrumentos de avaliação.

Art.17. As notas das avaliações do estagiário de zero a dez são atribuídas pelo orientador, pelo tutor do pólo (co-orientador) ao qual o aluno está vinculado e pelo supervisor, sendo a nota final deste componente curricular correspondente à média aritmética simples das avaliações.

§ 1º A avaliação deve ser registrada em formulário próprio, com observações a respeito do desempenho do aluno no período de desenvolvimento de cada fase do Estágio, observando os seguintes aspectos:

I - desempenho nas atividades teórico-práticas promovidas e/ou solicitadas pelo professor orientador;

II - desempenho nas atividades de docência;

III - desempenho nas atividades de gestão (pedagógica e administrativa);

IV - apresentação de relatório final, respeitando as normas técnico-científicas previamente estabelecidas.

Art. 18. Tendo em vista as especificidades didático-pedagógicas do Estágio não é permitido ao estagiário:

I - revisão de avaliação;

      II - realização de avaliação final;

      III - cursar este componente em regime de dependência.

 

V - Da Coordenação

 

Art. 19 - Cabe ao coordenador do Estágio:

I - providenciar e manter atualizado o cadastro das escolas concedentes que potencialmente apresentem condições de atender à programação curricular e didático-pedagógica do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade de Educação a Distância da UEM;

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II - orientar e encaminhar os formulários para os estagiários, para que junto ao co-orientador providenciem a documentação referente ao Estágio que deve ser enviada à Divisão de Estágios da PEN;

III - encaminhar, junto à secretaria do curso, à Diretoria de Assuntos Acadêmicos os editais de notas e faltas de acordo com as informações recebidas do orientador e do co-orientador de Estágio;

IV - manter fluxo de informações relativas ao acompanhamento e desenvolvimento do Estágio em processo, bem como assegurar a socialização de informações junto à coordenação de curso e ao campo de Estágio;

V - garantir um processo de avaliação continuada e permanente da atividade de Estágio, envolvendo estagiários, orientadores, co-orientadores e professores da unidade concedente;

VI - zelar pelo cumprimento da legislação aplicável ao Estágio.

 

VI - Da Orientação e da Co-orientação

 

Art. 20. Cabe ao orientador e ao co-orientador do Estágio:

I - conhecer as características da escola conveniada, tanto no que diz respeito a estrutura física, quanto aos princípios filosóficos e pedagógicos que embasam o trabalho escolar;

II - buscar na realidade escolar a integração necessária para que o licenciando possa utilizar e ampliar as habilidades e competências adquiridas no curso de formação, no sentido de responder aos desafios da atuação profissional;

III - elaborar o plano de atividades de Estágio com o professor supervisor da  unidade concedente e com o estagiário;

IV - assegurar o desenvolvimento de estratégias educacionais que atendam aos princípios estabelecidos no convênio com a unidade concedente;

V - garantir o desenvolvimento do Estágio, mediante orientação de atividades didático-pedagógicas que articulem os conhecimentos científicos e sócio-culturais da formação acadêmica com outras atividades de intervenção, nas escolas concedentes;

VI - orientar o estagiário no desenvolvimento das atividades de Estágio e nas possíveis dificuldades que possam ocorrer no desenvolvimento do trabalho;

VII - orientar o estagiário no planejamento e na execução das atividades de docência e de gestão;

VIII - indicar as fontes de pesquisa e de consulta necessárias à solução das dificuldades encontradas;

IX - manter contatos periódicos com a administração da escola e com o regente de classe, na busca do bom desenvolvimento do Estágio, intervindo sempre que necessário;

 

 

 

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X - manter informado o coordenador de Estágio sobre o desenvolvimento das atividades;

XI - apresentar à coordenação do Estágio o relatório de avaliação do estagiário nas datas previstas pelo Calendário Acadêmico do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade de Educação a Distância da UEM.

 

VII - Da Supervisão

 

Art. 21 - Cabe ao professor supervisor da unidade concedente do Estágio:

I - receber o estagiário e informá-lo sobre as normas do ambiente de Estágio;

II - acompanhar e supervisionar as atividades de direção de classe e outras desenvolvidas pelo estagiário;

III - avaliar o rendimento do estagiário durante a realização do Estágio conforme os critérios estabelecidos;

IV - comunicar qualquer ocorrência de anormalidade no Estágio ao co-orientador para as providências cabíveis;

V - cumprir integralmente as normas estabelecidas no regulamento de estágio;

VIII - Do Estagiário

 

Art. 22. São direitos dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:

            I - dispor de elementos necessários à execução de suas atividades, dentro das possibilidades científicas e técnicas do pólo e da UEM;

            II - receber orientação necessária para realizar as atividades de Estágio;

III - obter esclarecimentos sobre os acordos firmados para a realização do seu Estágio;

IV - apresentar propostas ou sugestões que possam contribuir para o aprimoramento das atividades de Estágio;

V - adotar uma postura reflexiva, investigativa e problematizadora de saberes teórico/práticos, integrando suas ações à proposta pedagógica da unidade concedente.

Art. 23. São deveres dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e pela legislação em vigor:

I - participar de reuniões, mantendo efetivo contato com o professor orientador de Estágio, a quem, sempre que necessário, deve prestar contas das suas atividades;

II - executar as tarefas designadas na escola concedente do Estágio, respeitando sempre a hierarquia estabelecida, as normas internas e as recomendações;

III - manter postura profissional, pautando-se pelos princípios éticos da profissão do pedagogo;

IV - manter elevado padrão de comportamento e de relações humanas, condizentes com as atividades a serem desenvolvidas no Estágio;

 

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V - comunicar e justificar ao professor orientador e/ou professor supervisor de Estágio, com antecedência, sua eventual ausência nas atividades de Estágio;

VI - elaborar e entregar ao professor orientador um relatório final de Estágio, na forma, prazo e padrões estabelecidos;

VII - submeter-se às avaliações previstas no critério de avaliação do Estágio;

VIII - encaminhar ao coordenador e ao professor orientador ficha de controle ou outro documento constando, no mínimo, o número de horas, período de Estágio e descrição das atividades desenvolvidas;

IX - apresentar ao final de cada fase do Estágio um relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas.

 

X - Das Disposições Transitórias

 

Art. 24 - Os casos omissos são resolvidos pelo coordenador de Estágio, pelo professor orientador e co-orientador do Estágio.