R E S O L U Ç Ã
O No 007/2009-COU
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria e no site
http://www.scs.uem.br, no dia 15/4/2009. Isac Ferreira Lopes, Secretário. |
|
Homologa Ato Executivo nº 016/2008-GRE - criação do Curso
de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena na modalidade de Educação a
Distância. |
Considerando o conteúdo do Processo nº 6.989/2008-PRO;
considerando o disposto nos Pareceres nos 005/2008-CAD
e 008/2008-CEP;
considerando o disposto no Inciso XII do Artigo 11 do
Estatuto da Universidade Estadual de Maringá;
considerando o disposto no Parecer nº 002/2009-ACA,
O CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVOU E
EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Homologar o Ato Executivo nº 016/2008-GRE,
que aprovou a criação do Curso de
Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena na modalidade de Educação a
Distância, o projeto pedagógico e o regulamento do componente Estágio Curricular Supervisionado,
conforme Anexos I e II, partes integrantes desta resolução.
Art. 2º Esta
resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em
contrário.
Dê-se
ciência.
Cumpra-se.
Maringá,
16 de março de 2009.
Décio Sperandio,
Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo recursal termina em 23/4/2009.
(Art. 95 - § 1o do Regimento Geral da UEM) |
/... Res. 007/2009-COU |
fls. 2 |
ANEXO I
ESTRUTURA CURRICULAR
S ÉR I E E |
D E P T O |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||||||||||||||||
SEMANAL |
A N U A L |
SEMESTRAL |
O U T R O S |
|||||||||||||||||||
Teór. |
Prát. |
Teór. / Prát. |
Total |
1º |
2º |
|||||||||||||||||
|
1ª |
DFE |
Introdução a Educação a Distância |
2 |
- |
- |
2 |
- |
34 |
- |
- |
|
||||||||||
|
DFE/ DTP |
Educação, Comunicação e Mídia |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Iniciação à Ciência e à Pesquisa |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Fundamentos Históricos da Educação |
6 |
- |
- |
6 |
- |
102 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Fundamentos Históricos da Educação
do Brasil |
4 |
2 |
- |
6 |
- |
102 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Fundamentos Filosóficos da
Educação |
6 |
- |
- |
6 |
- |
102 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Fundamentos Filosóficos da
Educação Infantil |
4 |
2 |
- |
6 |
- |
102 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Introdução à Antropologia |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Antropologia, Cultura e Educação |
4 |
2 |
- |
6 |
- |
- |
102 |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Sociologia da Educação: Múltiplos
Olhares |
6 |
- |
- |
6 |
- |
- |
102 |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Sociologia da Educação: Olhares
para a Escola de Hoje |
4 |
2 |
- |
6 |
- |
- |
102 |
- |
|
|||||||||||
|
DTP |
Psicologia e Educação:
Compartilhando Saberes |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DTP |
Psicologia da Educação e os
Processos de Aprendizagem e de Desenvolvimento |
3 |
1 |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
|
TOTAL |
55 |
9 |
- |
64 |
- |
578 |
510 |
- |
|
|||||||||||
|
2ª |
DFE |
Métodos e Técnicas de Pesquisa em
Educação |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
||||||||||
|
DTP |
Didática: Processos de Trabalho em
Sala de Aula |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Gestão Educacional |
4 |
2 |
- |
6 |
- |
102 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DFE/ DTP |
Educação e Novas Tecnologias |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DFE/ DTP |
Política Educacional Brasileira |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
História da Infância no Brasil |
4 |
2 |
- |
6 |
- |
102 |
- |
- |
|
|||||||||||
.../
/... Res. 007/2009-COU |
fls. 3 |
S ÉR I E E |
D E P T O |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||||||||||||||||
SEMANAL |
A N U A L |
SEMESTRAL |
O U T R O S |
|||||||||||||||||||
Teór. |
Prát. |
Teór. / Prát. |
Total |
1º |
2º |
|||||||||||||||||
|
2ª |
DLE |
Alfabetização e Linguagem |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
||||||||||
|
DLE |
Concepções de Linguagem e o Ensino
de Língua Portuguesa |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
|
|
|||||||||||
|
DLE |
Leitura e Ensino |
3 |
1 |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DLE |
O Trabalho com a Escrita no Ensino
Fundamental |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DTP |
Práticas Pedagógicas e
Alfabetização |
3 |
1 |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DLE/ DTP |
Estágio Supervisionado I -
Alfabetização e Linguagem |
- |
- |
4 |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
|
TOTAL |
42 |
6 |
4 |
52 |
- |
476 |
408 |
- |
|
|||||||||||
|
3ª |
DTP |
Práticas Pedagógicas e Literatura
Infantil |
3 |
1 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
||||||||||
|
DMA |
Educação Matemática e as Operações
Fundamentais |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DMA |
Grandezas e Medidas:
Encaminhamentos Metodológicos para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I |
3 |
1 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DMA |
O Tratamento da Informação nas
Séries do Ensino Fundamental |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DMA |
Esforço e Forma |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DMA |
Estágio Supervisionado II –
Matemática |
- |
- |
4 |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DBC |
História e Metodologia das
Ciências |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Educação Ambiental e Prática
Científica |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DBC |
Biologia dos Organismos |
3 |
1 |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Corpo, Gênero e Sexualidade |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Metodologia do Trabalho Científico |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DBC |
Estágio Supervisionado III –
Ciências |
- |
- |
2,12 |
2,12 |
- |
- |
36 |
- |
|
|||||||||||
|
|
TOTAL |
37 |
3 |
6,12 |
46,12 |
- |
408 |
376 |
- |
|
|||||||||||
.../
/... Res. 007/2009-COU |
fls. 4 |
S ÉR I E E |
D E P T O |
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
|||||||||||||||||||
SEMANAL |
A N U A L |
SEMESTRAL |
O U T R O S |
|||||||||||||||||||
Teór. |
Prát. |
Teór. / Prát. |
Total |
1º |
2º |
|||||||||||||||||
|
|
DFE/ DTP |
Arte e Educação |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
||||||||||
|
DGE |
Introdução ao Estudo da Geografia |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DGE |
Geografia do Paraná |
2 |
- |
- |
2 |
- |
34 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DGE |
Geografia: Metodologia do Ensino |
2 |
- |
- |
2 |
- |
34 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
4ª |
DFE |
Gestão do Trabalho Pedagógico |
6 |
- |
- |
6 |
- |
102 |
- |
- |
|
||||||||||
|
DTP |
Práticas Pedagógicas e Educação
Infantil |
3 |
1 |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DLE |
Língua Brasileira de Sinais -
LIBRA |
4 |
- |
- |
4 |
- |
68 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DGE |
Estágio Supervisionado IV -
Geografia |
- |
- |
3,5 |
3,5 |
- |
60 |
- |
- |
|
|||||||||||
|
DTP |
Tópicos Especiais para a Inclusão
Educacional |
3 |
1 |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DHI |
Introdução ao Estudo de História |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DHI |
História do Paraná: Ocupação
Humana e Relações Interculturais |
2 |
- |
- |
2 |
- |
- |
34 |
- |
|
|||||||||||
|
DHI |
História: Metodologia do Ensino |
2 |
- |
- |
2 |
- |
- |
34 |
- |
|
|||||||||||
|
DTP |
Educação e Processos Não Escolares |
4 |
- |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DTP/ DFE |
Práticas Sociais e Diversidade
Cultural |
3 |
1 |
- |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
DHI |
Estágio Supervisionado V -
História |
- |
- |
3,5 |
3,5 |
- |
- |
60 |
- |
|
|||||||||||
|
DFE |
Estágio Supervisionado VI - Gestão |
- |
- |
4 |
4 |
- |
- |
68 |
- |
|
|||||||||||
|
|
TOTAL |
43 |
3 |
11 |
57 |
- |
502 |
468 |
- |
|
|||||||||||
.../
/... Res. 007/2009-COU |
fls. 5 |
Disciplinas do Núcleo básico |
Carga
horária h/a |
Introdução a Educação a Distância |
34 |
Educação, Comunicação e Mídia |
68 |
Iniciação à Ciência e a
Pesquisa |
68 |
Fundamentos Históricos da
Educação |
102 |
Fundamentos Históricos da
Educação no Brasil |
102 |
Fundamentos Filosóficos da
Educação |
102 |
Fundamentos Filosóficos da
Educação Infantil |
102 |
Introdução à Antropologia |
68 |
Antropologia, Cultura e Educação |
102 |
Sociologia da Educação:
Múltiplos Olhares |
102 |
Sociologia da Educação:
Olhares para a Escola de Hoje |
102 |
Psicologia e Educação:
Compartilhando Saberes |
68 |
Psicologia da Educação e os
Processos de Aprendizagem e de Desenvolvimento |
68 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa
em Educação |
68 |
Didática: Processos de
Trabalho em Sala de Aula |
68 |
Educação e Novas Tecnologias |
68 |
Política Educacional Brasileira |
68 |
História da Infância no Brasil |
102 |
Alfabetização e Linguagem |
68 |
Concepções de Linguagem e o
Ensino de Língua Portuguesa |
68 |
O Trabalho com a Escrita no
Ensino Fundamental |
68 |
Educação Matemática e as
Operações Fundamentais |
68 |
Tratamento da Informação nas
Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
68 |
Espaço e Forma |
68 |
História e Metodologia da Ciência |
68 |
Ciência Físico-Química |
68 |
Biologia dos Organismos |
68 |
Corpo, Gênero e Sexualidade |
68 |
Metodologia do Trabalho
Cientifico |
68 |
Arte e Educação |
68 |
Introdução ao Estudo de Geografia |
68 |
Geografia do Paraná |
34 |
.../
/... Res. 007/2009-COU |
fls. 6 |
Geografia: Metodologia do
Ensino |
34 |
Gestão do Trabalho Pedagógico |
102 |
Lingua Brasileira de Sinais
(LIBRAS) |
68 |
Introdução ao Estudo de
História |
68 |
História do Paraná: Ocupação
Humana e Relações Interculturais |
34 |
História: Metodologia do
Ensino |
34 |
Total |
2720 |
Disciplinas do Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos |
Carga
horária h/a |
|
Leitura e Ensino |
68 |
|
Práticas Pedagógicas e
Alfabetização |
68 |
|
Práticas Pedagógicas e
Educação Infantil |
68 |
|
Práticas Pedagógicas e
Literatura Infantil |
68 |
|
Grandezas e Medidas:
Encaminhamentos Metodológicos para as Séries Iniciais do Ensino
Fundamental I |
68 |
|
Tópicos Especiais para a
Inclusão Educacional |
68 |
|
Gestão Educacional |
102 |
|
Praticas Sociais e Diversidade
Cultural |
68 |
|
Educação e Processos Não Escolares |
68 |
|
Total |
646 |
|
Disciplinas do Núcleo de Estudos
Integradores:
Atividades integradoras |
Carga
horária |
||
Atividades teórico-práticas de
aprofundamento |
120 |
||
TOTAL |
120
|
||
|
|
||
Atividades teórico-práticas |
Carga
horária |
||
Estágio
Supervisionado I - Alfabetização e Linguagem |
68 |
||
Estágio
Supervisionado II - Matemática |
68 |
||
Estágio
Supervisionado III - Ciências |
36 |
||
|
60 |
||
Estágio
Supervisionado V - História |
60 |
||
Estágio
Supervisionado VI – Gestão |
68 |
||
TOTAL |
360 |
.../
/... Res. 007/2009-COU |
fls. 7 |
Requisito |
Resolução
no 01/2006-CNE/CP |
Projeto
Pedagógico |
Carga
horária mínima |
3.200 horas |
3.366 h/a |
Horas
dedicadas às atividades formativas |
2.800 horas |
3.366 h/a |
Horas
dedicadas ao estágio supervisionado |
300 horas |
360 h/a |
Horas
de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de
interesse dos alunos |
100 horas |
120 h/a |
RESUMO
GERAL |
h/a |
Conteúdos teóricos e práticos |
3.366 |
Estágio Supervisionado |
360 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
120 |
TOTAL |
3.846 |
PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR |
|
MÍNIMO |
4 ANOS |
MÁXIMO |
8 ANOS |
.../
/... Res. 007/2009-COU |
fls. 8 |
EMENTAS E OBJETIVOS DE DISCIPLINAS
Introdução à Educação
a Distância:
Ementa: Definições e características da modalidade de educação a distância.
Orientações para o estudo na modalidade a distância. Utilização da plataforma
de aprendizagem.
Objetivos: Apresentar os fundamentos teóricos
da modalidade de educação a distância. Capacitar os alunos para utilização da
plataforma de aprendizagem.
Educação, Comunicação
e Mídia
Ementa: As
pedagogias contidas nos meios de comunicação.
Objetivos: Problematizar a ação pedagógica dos meios de
comunicação. Apresentar os meios de
comunicação como instrumentos de cognição e difusores de pedagogias. Propor alternativas de relacionamento com os
meios de comunicação.
Iniciação à Ciência e
a Pesquisa
Ementa: Diretrizes
para o estudo, leitura e interpretação de textos. A documentação como método de
estudo pessoal. A web como recurso de
pesquisa.
Objetivos: Propiciar reflexões sobre o perfil
necessário ao aluno universitário. Oferecer instrumentos para análise e
compreensão de textos científicos. Compreender trabalhos científicos
fundamentais (resumo, fichamento, resenha).
Fundamentos Históricos
da Educação
Ementa: Objeto
e método da História da Educação. A história da educação do período antigo,
medieval, moderno e contemporâneo.
Objetivos: Buscar, ao longo da história, a
compreensão de como se deu a construção de propostas educacionais e escolares.
Entender como determinadas idéias sobre o homem, o mundo, a educação refletiram
num modelo institucional de educação. Auxiliar no processo de compreensão da
questão de temporalidade e espaço.
Fundamentos Históricos
da Educação no Brasil
Ementa: História
da Educação no Brasil: a construção do campo disciplinar, os métodos, os
objetos e os recortes temáticos priorizados pela historiografia da área.
Objetivos: Reconhecer as características do
Projeto Educacional da Modernidade no Brasil. Identificar como os intelectuais
brasileiros reconfiguram os paradigmas educacionais da Modernidade. Conhecer as
tendências contemporâneas que conformam as novas propostas para a educação. Investigar
a construção do campo disciplinar da História da Educação no Brasil.
.../
/... Res. 007/2009-COU |
fls. 9 |
Fundamentos
Filosóficos da Educação
Ementa: As
concepções de homem, de sociedade e de natureza e sua influência nas correntes
filosóficas da educação.
Objetivos: Conhecer
as matrizes filosóficas pertinentes a cada período histórico. Investigar as
concepções de homem, de sociedade e de natureza, correspondentes a cada matriz
filosófica, para conhecer a concepção de educação delas derivada. Ter acesso às
ferramentas filosóficas que contribuem para a discussão acerca das questões
educacionais
Fundamentos
Filosóficos da Educação Infantil
Ementa: Abordagem das concepções filosóficas
da infância.
Objetivos: Estudar as diferentes concepções
filosóficas do conceito de infância.
Introdução à Antropologia
Ementa: Introdução
à Antropologia e sua contribuição para uma educação que respeite a diversidade
sócio-cultural.
Objetivos: Conhecer as bases gerais da
Antropologia. Promover a tolerância e o respeito na convivência de alteridades por
meio da interface entre antropologia e educação.
Antropologia, Cultura
e Educação
Ementa: A Educação como parte de um processo
de reprodução sócio-cultural. A interface entre Antropologia e Educação para
uma compreensão da riqueza e respeito à diversidade sócio-cultural.
Objetivos: Possibilitar a compreensão da
educação como um processo sócio-cultural que está para além dos limites da
educação formal. Fomentar a compreensão da riqueza da diversidade
sócio-cultural.
Sociologia da
Educação: Múltiplos Olhares
Ementa: A educação
como processo social. Tendências teóricas da sociologia da educação e sua
influência na educação brasileira.
Objetivos: Analisar historicamente as teorias
sociológicas, sua origem, suas categorias em relação a outras ciências e seu
vínculo com o processo educativo. Definir estratégias de atuação do educador
apropriando-se de fundamentos científicos da sociologia que superam o senso
comum.
Sociologia da
Educação: Olhares para a Escola de Hoje
Ementa: O
mundo contemporâneo e a globalização. A educação e o trabalho na sociedade do
conhecimento.
Objetivos: Analisar
as questões sociais que envolvem o homem, a sociedade e a educação na sociedade
do conhecimento. Fornecer subsídios
teóricos para o entendimento das tendências sociais e educacionais na nova
ordem mundial.
.../
/... Res. 007/2009-COU |
fls. 10 |
Psicologia e Educação:
Compartilhando Saberes
Ementa: O
processo de desenvolvimento da criança em suas dimensões cognitivas, afetivas,
sociais e psicomotoras, com as conseqüentes implicações para a educação.
Objetivos:
Estudar cada fase do desenvolvimento bio-psico-social da criança e suas
implicações para a educação.
Psicologia da Educação
e os Processos de Aprendizagem e de Desenvolvimento
Ementa: Conceitos
e princípios fundamentais de diversas teorias do desenvolvimento e da
aprendizagem. As teorias de aprendizagem no processo educativo escolar.
Objetivos: Conhecer
os princípios e fundamentos das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
Analisar o processo educativo escolar a partir das teorias do desenvolvimento e
da aprendizagem.
Métodos e Técnicas de
Pesquisa em Educação
Ementa: O
conhecimento científico. A pesquisa
Objetivos: Discutir
ciência e conhecimento. Discutir métodos e técnicas de pesquisa em educação.
Didática: Processos de
Trabalho em Sala de Aula
Ementa: Fundamentos
históricos e filosóficos da didática. Teorias de ensino-aprendizagem.
Planejamento da ação docente. Avaliação da aprendizagem.
Objetivos: Compreender a educação no conjunto
das relações sociais. Analisar a didática tomando como parâmetro a realidade
social contemporânea.
Gestão Educacional
Ementa: Gestão de sistemas de ensino, em
consonância com as diretrizes e políticas públicas para a educação no Brasil.
Objetivos: Propiciar estudos acerca dos fundamentos da gestão e do papel do pedagogo
no processo de organização e orientação dos espaços educativos, com base na
legislação e na política educacional brasileira.
Educação e Novas
Tecnologias
Ementa: Socialização da informação e do
conhecimento. O uso de novas tecnologias na educação. Ambientes de aprendizagem
mediados por novas tecnologias. Informática educativa. As novas tecnologias de
comunicação e a educação a distância.
Objetivos: Promover
uma reflexão sobre as implicações sociais e pedagógicas do uso das novas
tecnologias na educação. Analisar o impacto provocado pelo desenvolvimento das
novas tecnologias para a criação de cursos de educação a distância no Brasil.
.../
/... Res. 007/2009-COU |
fls. 11 |
Política Educacional
Brasileira
Ementa: As
políticas públicas para a educação no Brasil e sua relação com as
transformações históricas.
Objetivos:
Discutir o conceito Marxista de Estado. Conhecer as visões liberal e neoliberal
de Estado. Analisar as políticas da educação no contexto das políticas públicas
do País, considerando as questões nacionais e internacionais.
História da Infância
no Brasil
Ementa:
História da infância e da educação infantil no Brasil.
Objetivos: Propiciar conhecimentos sobre a História
da Infância no Brasil. Analisar os aspectos históricos, políticos e legais da educação
infantil no Brasil.
Alfabetização e
Linguagem
Ementa: Aspectos sócio-históricos da
alfabetização; letramento; alfabetização.
Objetivos: Delimitar teoricamente as
concepções de alfabetização e letramento.
Concepções de
Linguagem e o Ensino de Língua Portuguesa
Ementa: Estudo
do funcionamento da linguagem, considerando-a uma forma de atuação social.
Objetivos: Compreender a linguagem como forma
de interação social.
Leitura e Ensino
Ementa: Estudo
do processo de leitura no ensino e aprendizagem.
Objetivos: Estudar
o processo de leitura na situação de ensino e aprendizagem de língua materna.
O Trabalho com a
Escrita no Ensino Fundamental
Ementa: A
produção de textos nas diferentes modalidades textuais e discursivas.
Objetivos: Compreender
os procedimentos de produção de textos em língua materna.
Práticas Pedagógicas e
Alfabetização
Ementa:
Objetivos: Compreender a constituição histórica
das práticas pedagógicas e as diferentes concepções de ensino e aprendizagem de
leitura e escrita, focalizando o processo de alfabetização na escola
brasileira. Analisar e elaborar propostas para o ensino e aprendizagem da
leitura e escrita.
Estágio Supervisionado
I - Alfabetização e Linguagem
Ementa: Atividades de docência, na área de
alfabetização e linguagem, em instituições escolares.
Objetivos:
Realizar atividades pedagógicas supervisionadas, na área de alfabetização e
linguagem, em instituições escolares que ofertam educação infantil e series iniciais
do ensino fundamental.
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Práticas Pedagógicas e
Literatura Infantil
Ementa: Princípios históricos e
teórico-metodológicos da literatura infantil para subsidiar intervenções
educativas nas instituições escolares.
Objetivos: Subsidiar com referenciais
teórico-metodológicos uma prática pedagógica que privilegie intervenções
educativas com textos literários.
Educação Matemática e
as Operações Fundamentais
Ementa: Principais tendências da prática na
educação matemática escolar. Os números como fonte do pensamento matemático. Os
conjuntos dos números naturais e racionais não negativos.
Objetivos: Conhecer as principais tendências da
prática pedagógica na educação matemática escolar. Estudar o desenvolvimento e
a evolução do conceito de números ao longo da história. Conhecer os diversos
significados, os algoritmos e metodologias de trabalho das quatro operações
fundamentais nos conjuntos dos números naturais e racionais não negativos.
Refletir sobre as atividades didáticas.
Organizar atividades didáticas para o ensino de matemática nos dois
primeiros ciclos do ensino fundamental.
Grandezas e Medidas:
Encaminhamentos Metodológicos para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Ementa: Sistemas de medida de tempo,
líquidos, massa, comprimento, área e de volume. História dos principais
sistemas de medidas. A necessidade de medir e quantificar na vida do homem.
Aplicações no dia-a-dia e nas outras ciências.
Objetivos: Estudar
o conceito matemático de medida, as diferentes grandezas de medidas e suas
convenções. Estudar a construção das quantidades contínuas pela criança.
O Tratamento da
Informação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Ementa: A estatística como ferramenta da
teoria e análise da informação.
Objetivos: Conhecer os principais indicadores
estatísticos, produzir e interpretar gráficos.
Espaço e Forma
Ementa: A geometria como fonte do pensamento
matemático. Formas geométricas planas e espaciais e suas aplicações no
dia-a-dia e nas outras ciências.
Objetivos: Estudar os principais elementos da Geometria
Plana e Espacial.
Estágio Supervisionado
II - Matemática
Ementa: Atividades de docência, na área de matemática, em
instituições escolares.
Objetivos: Realizar
atividades pedagógicas supervisionadas, na área de matemática, em instituições
escolares que ofertam educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
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História e Metodologia
da Ciência
Ementa: Construção histórica das ciências naturais: da ciência
primitiva à ciência contemporânea. A Terra e o Universo. Origem e evolução dos
seres vivos.
Objetivos: Refletir
sobre as mudanças das ciências naturais ao longo da história humana.
Compreender os métodos de investigação e indagação nas ciências. Entender as
características do Universo e sua formação. Discutir a origem das espécies no
planeta e a teoria evolutiva das mesmas.
Educação Ambiental e
Prática Científica
Ementa: Estudo das teorias ecológicas e suas
aplicações na educação ambiental.
Objetivos: Estudar idéias científicas da
ecologia na prática da educação ambiental. Vincular os problemas ambientais
locais às questões mundiais. Elaborar projeto de educação ambiental como estudo
científico.
Biologia dos
Organismos
Ementa: Os seres vivos: características e
biodiversidade. Ecologia e educação ambiental.
Objetivos: Compreender
as características e diversidade do mundo biológico, bem como as inter-relações
entre os seres vivos. Analisar as ações antrópicas e seus reflexos no meio
ambiente e no planeta.
Corpo, Gênero e
Sexualidade
Ementa: Construção cultural do corpo e da
sexualidade. Infância, pedagogias do corpo, da sexualidade e dos gêneros.
Pedagogias culturais, educação e a produção de diferenças sexuais e de gênero.
Objetivos: Compreender o papel desempenhado
pelas pedagogias culturais na construção do corpo, da sexualidade e dos
gêneros. Identificar os processos culturais e educativos que modelam os
sujeitos na infância, verificando as intervenções realizadas pelas diversas
instâncias e artefatos pedagógico-culturais (escola, mídia, cinema, brinquedos,
moda, propaganda, arquitetura, arte, literatura etc.), na produção das
diferenças sexuais e de gênero e na formação das identidades de meninos e
meninas.
Metodologia do
Trabalho Científico
Ementa: Métodos e técnicas para elaboração
de um trabalho científico que tenha como objeto de análise um tema relacionado
aos campos de atuação do pedagogo.
Objetivos: Apresentar subsídios teóricos e
metodológicos para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
Estágio Supervisionado
III - Ciências
Ementa: Atividades
de docência, na área de ciências, em instituições escolares.
Objetivos: Realizar
atividades pedagógicas supervisionadas, na área de ciências, em instituições
escolares que ofertam educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
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Arte e Educação
Ementa: Referenciais
teórico-metodológicos que subsidiam a organização de práticas artísticas nas
instituições escolares.
Objetivos: Sistematizar projetos educativos com
artes para crianças da educação infantil e ensino fundamental.
Introdução ao Estudo
de Geografia
Objetivos: Discutir aspectos fundamentais da
Geografia enquanto ciência. Apresentar conceitos, temas e problemas das escolas
geográficas e da nova geografia.
Geografia do Paraná
Ementa: A Geografia
do Estado do Paraná. A ocupação da terra e a organização do espaço geográfico.
Objetivos: Conhecer aspectos fundamentais da
Geografia do Paraná. Analisar o processo de ocupação e de organização do espaço
geográfico.
Geografia: Metodologia
do Ensino
Ementa: Aspectos
metodológicos do ensino de Geografia e recursos didáticos.
Objetivos: Apresentar metodologias e recursos
para o ensino da Geografia.
Gestão do Trabalho
Pedagógico
Ementa: A gestão democrática e o
trabalho do pedagogo na educação básica e em espaços formais e não-formais.
Objetivos: Analisar a função
pedagógica do gestor na proposta da escola pública de qualidade, enfocando o
trabalho coletivo no processo de planejamento institucional e na organização e
coordenação de espaços educativos formais e não-formais.
Práticas Pedagógicas e
Educação Infantil
Ementa: Referenciais
teórico-metodológicos que subsidiam a formação e a ação docente na educação infantil.
Objetivos: Subsidiar
com referenciais teórico-metodológicos uma prática pedagógica que privilegie a
promoção intelectual da criança em instituição de Educação Infantil.
Língua Brasileira de
Sinais (LIBRAS)
Ementa: O processo de aquisição da leitura e
escrita da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Objetivos: Estudar o processo de aquisição da
leitura e escrita da Língua Brasileira de Sinais. Apresentar conhecimentos
básicos da Língua Brasileira de Sinais. Refletir sobre as propostas de inclusão
da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de licenciatura.
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Estágio Supervisionado
IV - Geografia
Objetivos: Realizar
atividades pedagógicas supervisionadas, na área de Geografia, em instituições
escolares que ofertam educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
Tópicos Especiais para
a Inclusão Educacional
Ementa: Educação
de pessoas portadoras de necessidades especiais. O processo histórico da
inclusão educacional. Exclusão e integração de alunos no sistema regular de
ensino.
Objetivos: Retomar o processo histórico da
educação de pessoas portadoras de necessidades especiais. Identificar e
analisar experiências de integração de alunos com necessidades educativas
especiais no sistema regular de ensino.
Introdução ao Estudo
de História
Ementa: Concepções de história e historiografia e suas
implicações para o ensino.
Objetivos: Propiciar conhecimentos dos objetos,
das fontes e dos métodos da História.
História do Paraná:
Ocupação Humana e Relações Interculturais
Ementa: A
história do Paraná. Políticas oficiais de ocupação da terra e imigração.
Organização social e política Paraná.
Objetivos: Analisar historicamente a
constituição da sociedade paranaense. Compreender aspectos da organização
social e política do Paraná.
História: Metodologia
do Ensino
Ementa: Aspectos
metodológicos do ensino de História e recursos didáticos.
Objetivos: Apresentar metodologias e recursos
para o ensino da História.
Educação e Processos Não
Escolares
Ementa: Referenciais
teórico-metodológicos que subsidiam a organização de intervenções educativas em
processos não escolares.
Objetivos: Subsidiar a formação
docente com conhecimentos teórico-práticos que possibilite o pedagogo atuar em
diferentes contextos da educação não formal.
Práticas Sociais e
Diversidade Cultural
Ementa: O conhecimento dos
Objetivos: Conhecer os
Fomentar
a
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Estágio Supervisionado
V - História
Ementa: Atividades
de docência, na área de História, em instituições escolares.
Objetivos: Realizar atividades pedagógicas
supervisionadas, na área de história, em instituições escolares que ofertam educação
infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
Estágio Supervisionado
VI - Gestão
Ementa: Estágio acadêmico de gestão educacional em distintos espaços educativos.
Objetivos: Orientar e supervisionar a prática da gestão educacional, junto a
profissionais que atuam em diferentes espaços educativos.
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ANEXO II
REGULAMENTO DO COMPONENTE ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO
I - Da Caracterização
Art. 1° O componente Estágio Curricular Supervisionado
é parte integrante e obrigatória do currículo pleno do Curso de Graduação em Pedagogia
na modalidade Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM),
doravante denominado Estágio.
Art. 2º A carga horária das atividades de Estágio deve ser de
no mínimo 300 horas, correspondentes a 360 h/a, executada prioritariamente em
contato direto com as “unidades escolares do sistema público de ensino” (Resolução
CNE/CP nº 2/2002).
Parágrafo único. O Estágio é realizado, ao longo do
curso, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício
profissional, em ambientes escolares e não-escolares que ampliem e fortaleçam
atitudes éticas, conhecimentos e competências:
I -
na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, prioritariamente;
II -
nas disciplinas pedagógicas dos cursos de ensino médio, na modalidade normal;
III
- na educação profissional na área de serviços e de apoio escolar;
IV -
na educação de jovens e adultos;
V -
na participação em atividades da gestão de processos educativos.
II - Da Finalidade
Art. 3°
São finalidades do Estágio:
I -
viabilizar aos estagiários a reflexão teórico/prática para que se consolide a
formação do professor pedagogo para atuar na educação básica;
II - oportunizar aos estagiários a
aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências
necessárias à atuação do pedagogo;
III - proporcionar aos estagiários o
intercâmbio de informações e experiências concretas que os preparem para o
exercício da profissão;
IV - preparar o estagiário para o
exercício profissional, levando em conta aspectos técnico-científicos, sociais
e culturais;
V - possibilitar aos estagiários a
busca de alternativas compatíveis com a realidade vivenciada nas escolas;
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VI - oportunizar aos estagiários a
vivência real e objetiva junto à educação básica considerando a diversidade de
contextos em que se apresenta a realidade sócio-cultural e física da escola e
dos alunos.
III - Da Organização
Art. 4º A
responsabilidade pela organização do Estágio do Curso de Graduação em Pedagogia
na modalidade de Educação a Distância é do Departamento de Fundamentos da
Educação em conjunto com o Departamento de Letras (Estágio Curricular
Supervisionado I), Departamento de Matemática (Estágio Curricular
Supervisionado II), Departamento de Biologia e Departamento de Ciências
(Estágio Curricular Supervisionado III), Departamento de Geografia (Estágio
Curricular Supervisionado IV), Departamento de História (Estágio Curricular
Supervisionado V), Departamento de Fundamentos da Educação - área de Gestão
(Estágio Curricular Supervisionado VI), compartilhada com a Pró-Reitoria de
Ensino (PEN) e as unidades educacionais concedentes.
Art. 5º A
coordenação do Estágio deve ser exercida por um docente lotado no Departamento
de Fundamentos da Educação.
Art. 6º A
orientação do Estágio é exercida por docentes dos departamentos que ofertam as
disciplinas no curso, com a participação do co-orientador (tutor que atua no pólo
ao qual o aluno está vinculado).
Art. 7º Fica
estabelecida a relação entre a orientação e a carga horária no Estágio,
conforme a Resolução nº 058/2006-CEP:
I - o coordenador de Estágio conta
com a carga horária de cinco horas/aula semanais;
II - a carga horária do orientador é de uma hora/aula semanal por Pólo
orientado.
Art. 8º A
realização do Estágio dar-se-á mediante Termo de Compromisso celebrado entre a unidade
escolar concedente e a UEM, conforme Resolução nº 027/05-CEP.
Art. 9º O
Estágio é desenvolvido da seguinte forma:
I - o contato com a administração e
com a coordenação ou supervisão da unidade escolar dar-se-á por intermédio do
co-orientador do pólo em que o aluno estiver vinculado, para obter as
informações necessárias ao desenvolvimento das atividades do estagiário;
II
- a unidade escolar concedente deve designar um supervisor de Estágio, a partir
da indicação do orientador e do co-orientador, que possa se responsabilizar
pelo acompanhamento e execução do plano de atividades do estagiário;
III
- o Estágio é distribuído da seguinte forma:
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Estágio Curricular Supervisionado I - com 68 horas, deve ser
desenvolvido na área de Alfabetização e Linguagem.
Estágio Curricular Supervisionado II - com 68 horas, deve ser desenvolvido nas atividades
de docência na área da Matemática.
Estágio Curricular Supervisionado III - com 36 horas, deve ser desenvolvido nas atividades
de docência na área de Ciências.
Estágio Curricular Supervisionado IV - com carga horária de 60 horas, deve ser desenvolvido
nas atividades de docência na área de Geografia.
Estágio Curricular Supervisionado V - com carga horária de 60 horas,
deve ser desenvolvido nas atividades de docência na área de História.
Estágio Curricular Supervisionado VI - com carga horária de 68 horas, deve ser
desenvolvido nas atividades de Gestão que possibilitem a reflexão criativa de
alternativas para o trabalho pedagógico.
IV - em
cada fase do Estágio o aluno deve desenvolver atividades em sala de aula por
meio de:
a)
observação
do campo de Estágio;
b)
participação
e colaboração no exercício de docência;
c)
direção
de classe;
d)
realização
do plano de Estágio a partir da realidade escolar;
e)
registro
das atividades previstas e desenvolvidas;
f)
coordenação
e orientação de atividades diversas do cotidiano da escola, como seminários,
palestras, projetos educacionais;
g)
destaque
de possibilidade para atuação em âmbito restrito ao pedagogo/gestor,
h)
elaboração
de relatório final de Estágio.
Art.
Art.
Art. 12. Os
alunos com necessidades educacionais especiais têm o direito à participação em
atividades de Estágio como condição básica para viabilizar a construção de
práticas educacionais inclusivas.
Art. 13. O Estágio proporcionado aos alunos
com necessidades educacionais especiais deve ser realizado no contexto idêntico
aos que atendam aos demais alunos, levando-se em conta os seguintes requisitos:
I -
compatibilização da habilidade da pessoa com necessidades especiais às
exigências da função;
II - adaptação de equipamentos,
ferramentas, máquinas e locais de Estágio às condições das pessoas portadoras
de necessidades especiais, fornecendo recursos que visem garantir a
acessibilidade física e tecnológica e a prestação de assistência que se fizer
necessária durante o período de Estágio.
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Art. 14. O
aluno deve ser encaminhado à unidade/instituição concedente do Estágio, após
acordo prévio desta com o orientador e o co-orientador de Estágio da UEM.
Eventualmente, o aluno pode indicar unidades de ensino/instituições para o
cumprimento de seu Estágio cujo nome deve ser submetido à aprovação do
coordenador de Estágio.
Art. 15. O aluno pode propor de forma voluntária, a partir do
segundo ano, carga horária excedente de Estágio desde que a carga horária
semanal não exceda a 20 horas/aula.
Parágrafo único. A carga horária excedente para o Estágio pode ser proposta pelo aluno
mais de uma vez no decorrer do curso.
IV - Da Avaliação
Art. 16. O
aluno deve apresentar, ao final de cada fase do Estágio, relatório
circunstanciado com descrição e análise de todas as atividades desenvolvidas em
sala-de-aula.
Parágrafo único. Além do relatório de
que trata este artigo, podem ser utilizados, de acordo com critérios
previamente aprovados pelo departamento responsável, outros procedimentos e/ou
instrumentos de avaliação.
Art.17. As
notas das avaliações do estagiário de zero a dez são atribuídas pelo
orientador, pelo tutor do pólo (co-orientador) ao qual o aluno está vinculado e
pelo supervisor, sendo a nota final deste componente curricular correspondente
à média aritmética simples das avaliações.
§ 1º A
avaliação deve ser registrada em formulário próprio, com observações a respeito
do desempenho do aluno no período de desenvolvimento de cada fase do Estágio,
observando os seguintes aspectos:
I - desempenho nas atividades teórico-práticas
promovidas e/ou solicitadas pelo professor orientador;
II - desempenho nas atividades de
docência;
IV - apresentação de relatório
final, respeitando as normas técnico-científicas previamente estabelecidas.
Art. 18. Tendo
em vista as especificidades didático-pedagógicas do Estágio não é permitido ao
estagiário:
I - revisão de avaliação;
II
- realização de avaliação final;
III
- cursar este componente em regime de dependência.
V - Da Coordenação
Art. 19 -
Cabe ao coordenador do Estágio:
I - providenciar e manter atualizado
o cadastro das escolas concedentes que potencialmente apresentem condições de
atender à programação curricular e didático-pedagógica do Curso de Graduação em
Pedagogia na modalidade de Educação a Distância da UEM;
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II - orientar e encaminhar os
formulários para os estagiários, para que junto ao co-orientador providenciem a
documentação referente ao Estágio que deve ser enviada à Divisão de Estágios da
PEN;
III - encaminhar, junto à secretaria
do curso, à Diretoria de Assuntos Acadêmicos os editais de notas e faltas de
acordo com as informações recebidas do orientador e do co-orientador de Estágio;
IV - manter fluxo de informações
relativas ao acompanhamento e desenvolvimento do Estágio em processo, bem como
assegurar a socialização de informações junto à coordenação de curso e ao campo
de Estágio;
V - garantir um processo de
avaliação continuada e permanente da atividade de Estágio, envolvendo
estagiários, orientadores, co-orientadores e professores da unidade concedente;
VI - zelar pelo cumprimento da
legislação aplicável ao Estágio.
VI - Da Orientação e
da Co-orientação
Art. 20. Cabe
ao orientador e ao co-orientador do Estágio:
I - conhecer as características da
escola conveniada, tanto no que diz respeito a estrutura física, quanto aos
princípios filosóficos e pedagógicos que embasam o trabalho escolar;
II - buscar na realidade escolar a
integração necessária para que o licenciando possa utilizar e ampliar as
habilidades e competências adquiridas no curso de formação, no sentido de
responder aos desafios da atuação profissional;
III - elaborar o plano de atividades
de Estágio com o professor supervisor da
unidade concedente e com o estagiário;
IV - assegurar o desenvolvimento de
estratégias educacionais que atendam aos princípios estabelecidos no convênio
com a unidade concedente;
V - garantir o desenvolvimento do
Estágio, mediante orientação de atividades didático-pedagógicas que articulem
os conhecimentos científicos e sócio-culturais da formação acadêmica com outras
atividades de intervenção, nas escolas concedentes;
VI - orientar o estagiário no
desenvolvimento das atividades de Estágio e nas possíveis dificuldades que
possam ocorrer no desenvolvimento do trabalho;
VII - orientar o estagiário no
planejamento e na execução das atividades de docência e de gestão;
VIII - indicar as fontes de pesquisa
e de consulta necessárias à solução das dificuldades encontradas;
IX - manter contatos periódicos com
a administração da escola e com o regente de classe, na busca do bom
desenvolvimento do Estágio, intervindo sempre que necessário;
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X - manter informado o coordenador
de Estágio sobre o desenvolvimento das atividades;
XI - apresentar à coordenação do
Estágio o relatório de avaliação do estagiário nas datas previstas pelo Calendário
Acadêmico do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade de Educação a
Distância da UEM.
VII - Da Supervisão
Art. 21 -
Cabe ao professor supervisor da unidade concedente do Estágio:
I - receber o estagiário e
informá-lo sobre as normas do ambiente de Estágio;
II - acompanhar e supervisionar as
atividades de direção de classe e outras desenvolvidas pelo estagiário;
III - avaliar o rendimento do
estagiário durante a realização do Estágio conforme os critérios estabelecidos;
IV - comunicar qualquer ocorrência
de anormalidade no Estágio ao co-orientador para as providências cabíveis;
V - cumprir integralmente as normas
estabelecidas no regulamento de estágio;
VIII - Do Estagiário
Art. 22. São
direitos dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM
e pela legislação em vigor:
I
- dispor de elementos necessários à execução de suas atividades, dentro das
possibilidades científicas e técnicas do pólo e da UEM;
II
- receber orientação necessária para realizar as atividades de Estágio;
III - obter esclarecimentos sobre os
acordos firmados para a realização do seu Estágio;
IV - apresentar propostas ou
sugestões que possam contribuir para o aprimoramento das atividades de Estágio;
V - adotar uma postura reflexiva,
investigativa e problematizadora de saberes teórico/práticos, integrando suas
ações à proposta pedagógica da unidade concedente.
Art. 23. São
deveres dos estagiários, além de outros previstos pelo Regimento Geral da UEM e
pela legislação em vigor:
I - participar de reuniões, mantendo
efetivo contato com o professor orientador de Estágio, a quem, sempre que
necessário, deve prestar contas das suas atividades;
II - executar as tarefas designadas
na escola concedente do Estágio, respeitando sempre a hierarquia estabelecida,
as normas internas e as recomendações;
III - manter postura profissional,
pautando-se pelos princípios éticos da profissão do pedagogo;
IV - manter elevado padrão de
comportamento e de relações humanas, condizentes com as atividades a serem
desenvolvidas no Estágio;
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V - comunicar e justificar ao
professor orientador e/ou professor supervisor de Estágio, com antecedência,
sua eventual ausência nas atividades de Estágio;
VI - elaborar e entregar ao
professor orientador um relatório final de Estágio, na forma, prazo e padrões
estabelecidos;
VII - submeter-se às avaliações previstas
no critério de avaliação do Estágio;
VIII - encaminhar ao coordenador e
ao professor orientador ficha de controle ou outro documento constando, no
mínimo, o número de horas, período de Estágio e descrição das atividades
desenvolvidas;
IX - apresentar ao final de cada
fase do Estágio um relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas.
X - Das Disposições
Transitórias
Art. 24 - Os
casos omissos são resolvidos pelo coordenador de Estágio, pelo professor
orientador e co-orientador do Estágio.