R E S O L U Ç Ã O  No  023/2010-COU

 

CERTIDÃO

   Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria e no site http://www.scs.uem.br, no dia 6/7/2010.

 

 

Isac Ferreira Lopes,

Secretário.

 

Aprova a criação e a implantação do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, no Câmpus Regional de Umuarama.

 

Considerando o conteúdo do Processo nº 515/2002-PRO - volumes 1 e 2;

considerando o disposto no Parecer nº 002/2009-CI/CTC;

considerando o disposto nas Resoluções nos 065-A/2009-CTC, 021/2010-CTC e 022/2010-CTC;

considerando o disposto no Parecer nº 006/2010-CAD;

considerando o disposto no Parecer nº 007/2010-CEP;

considerando o disposto no Inciso XII do Artigo 11 do Estatuto da Universidade Estadual de Maringá;

considerando o disposto no Parecer nº 015/2010-ACA,

 

 

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

 

 

            Art. 1º Aprovar a criação e a implantação do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, turno integral, no Câmpus Regional de Umuarama, a ser implantado a partir do ano letivo de 2011, com 40 vagas anuais, com as seguintes alterações projeto pedagógico:

I - inclusão do componente curricular:

ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS

Ementa: A questão ambiental sob o enfoque econômico. Economia do meio ambiente e dos recursos naturais com ênfase em ferramental teórico e prático.

Objetivos: Apresentar as abordagens teóricas e metodológicas que relacionam crescimento e desenvolvimento econômico, meio ambiente e sociedade e aplicabilidade nas políticas públicas

Carga horária: 68 h/a

Seriação: 2º semestre da 2ª série

Departamentalização: Departamento de Tecnologia

 

 

.../

 

 

 

 

II - alteração da seriação do componente curricular Gestão Ambiental da 2ª série para a 4ª série;

III - alteração das ementas dos componentes curriculares abaixo:

HIDROLOGIA

Ementa: Reservatórios globais de água. Hidrologia. Hidrologia estatística. Ciclo hidrológico e balanço hídrico. Escoamento superficial. Escoamento subterrâneo. Drenagem. Água subterrânea.

RECURSOS HÍDRICOS

Ementa: Água doce no Brasil e no mundo. Rios, barragens e reservatórios. Uso  da água demandados para o interesse humano e panorama geral da engenharia dos recurso hídricos. Impactos ambientais dos usos da água. Gestão de recursos hídricos. Hidroeconomia.

IV - alteração de  ementas e objetivos dos componentes curriculares abaixo:

            CARTOGRAFIA

Ementa: Introdução à cartografia: conceitos básicos. Leitura e interpretação de cartas topográficas. Introdução à cartografia temática. Linguagem cartográfica. Métodos de representação dos fenômenos pontual, linear e zonal. Leitura e interpretação de mapas temáticos.

Objetivos: 1 - Orientar a leitura e a interpretação de produtos cartográficos. 2 - Utilizar documentos cartográficos para análise, correlação e síntese cartográfica aplicados aos estudos ambientais.

METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA

Ementa: Fundamentos meteorológicos do Clima (Balanço de energia, calor e temperatura, pressão atmosférica e ventos, noções de balanço hídrico, a água na atmosfera e os processos de transferência), e a dinâmica da atmosfera (circulação geral da atmosfera e na América do Sul, os eventos El Ninõ, La Nina e ZCAS). Classificações climáticas.

OBJETIVOS: 1 - Desenvolver no futuro engenheiro ambiental a habilidade de compreender os fenômenos meteorológicos e as suas interações com a superfície terrestre. 2 - Saber avaliar e interpretar dados climáticos para modelado terrestre e as atividades humanas. 3 - Saber tomar decisões em condições e eventos climáticos adversos.

V - alteração de nomenclaturas, ementas e objetivos dos componentes curriculares abaixo:

GEOCIÊNCIAS E SOLOS para GEOLOGIA APLICADA

Ementa: Estrutura e dinâmica da Terra (estrutura e constituição da crosta, tectônica de placas).  Gênese de minerais e rochas. Estruturas geológicas. Intemperismo e formação de solos. Aplicações da Geologia na Engenharia Ambiental e Sanitária. Interpretação de mapas geológicos e pedológicos e geotécnicos.

 

.../

 

 

 

/... Res. 023/2010-COU                                                                                                fls. 3

 

Objetivos: 1 - Promover o conhecimento básico dos processos geológicos e dos seus produtos (minerais, rochas e solos) e sua aplicação no campo da Engenharia Ambiental. 2 - Compreender as implicações dos processos geológicos, geomorfológicos e pedológicos nas condições técnicas das obras no âmbito da Engenharia Ambiental.

GEOMORFOLOGIA E MORFOLOGIA FLUVIAL para GEOMORFOLOGIA

Ementa: Sistemas morfogenéticos, morfoestruturais e morfoclimáticos responsáveis pela estruturação e dinâmica do modelado do relevo. Geomorfologia fluvial: processos e formas.

Objetivos: 1 - Explicar a evolução do modelado terrestre. 2 - Compreender a inter-relações entre processos geomorfológicos e a questão ambiental

SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO para SENSORIAMENTO REMOTO E SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG

Ementa: Introdução ao sensoriamento remoto: princípios básicos. Plataformas e sistemas sensores. Processamento digital de imagens: conceitos básicos. Interpretação e análise de imagens de sensoriamento remoto. Elementos essenciais do SIG. Estrutura de dados. Aquisição de dados. Gerenciamento de dados. Análise de dados. Estudos de casos aplicados ao ambiente.

Objetivos: 1 - Aprender a utilizar os produtos do sensoriamento remoto para obtenção de informações relativas ao substrato, à superfície e às formas de uso do solo rural e urbano. 2 - Conhecer os principais conceitos de análise espacial de mapas. 3 - Propiciar conhecimento básico com os elementos essenciais do SIG aplicados as situações de relevante interesse ambiental.

            Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário.

Dê-se ciência.

Cumpra-se.

Maringá, 29 de junho de 2010.

 

 

 

Décio Sperandio,

Reitor.

 

 

ADVERTÊNCIA:

O prazo recursal termina em 13/7/2010_. (Art. 95 - § 1o do Regimento Geral da UEM)