R E S O L U Ç Ã
O No 023/2010-COU
CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi
afixada em local de costume, nesta Reitoria e no site
http://www.scs.uem.br, no dia 6/7/2010. Isac Ferreira Lopes, Secretário. |
|
Aprova
a criação e a implantação do Curso de
Graduação |
Considerando o
conteúdo do Processo nº 515/2002-PRO -
volumes 1 e 2;
considerando
o disposto no Parecer nº 002/2009-CI/CTC;
considerando
o disposto nas Resoluções nos 065-A/2009-CTC, 021/2010-CTC e
022/2010-CTC;
considerando o disposto no Parecer
nº 006/2010-CAD;
considerando o disposto no
Parecer nº 007/2010-CEP;
considerando o disposto no Inciso XII do Artigo 11 do
Estatuto da Universidade Estadual de Maringá;
considerando o disposto no Parecer nº 015/2010-ACA,
O CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVOU E
EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:
Art. 1º Aprovar a criação e a
implantação do Curso de Graduação
I - inclusão do
componente curricular:
ECONOMIA DO MEIO
AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS
Ementa: A
questão ambiental sob o enfoque econômico. Economia do meio ambiente e dos
recursos naturais com ênfase em ferramental teórico e prático.
Objetivos: Apresentar
as abordagens teóricas e metodológicas que relacionam crescimento e
desenvolvimento econômico, meio ambiente e sociedade e aplicabilidade nas
políticas públicas
Carga horária:
68 h/a
Seriação: 2º
semestre da 2ª série
Departamentalização: Departamento de Tecnologia
.../
II - alteração da seriação do componente
curricular Gestão Ambiental da 2ª
série para a 4ª série;
III - alteração das ementas dos componentes curriculares abaixo:
HIDROLOGIA
Ementa: Reservatórios globais de água. Hidrologia.
Hidrologia estatística. Ciclo hidrológico e balanço hídrico. Escoamento
superficial. Escoamento subterrâneo. Drenagem. Água subterrânea.
RECURSOS
HÍDRICOS
Ementa: Água doce no Brasil e no mundo.
Rios, barragens e reservatórios. Uso da
água demandados para o interesse humano e panorama geral da engenharia dos
recurso hídricos. Impactos ambientais dos usos da água. Gestão de recursos
hídricos. Hidroeconomia.
IV - alteração de
ementas e objetivos dos componentes curriculares abaixo:
CARTOGRAFIA
Ementa: Introdução à
cartografia: conceitos básicos. Leitura e interpretação de cartas topográficas.
Introdução à cartografia temática. Linguagem cartográfica. Métodos de
representação dos fenômenos pontual, linear e zonal. Leitura e interpretação de
mapas temáticos.
Objetivos: 1 - Orientar a leitura e a
interpretação de produtos cartográficos. 2 - Utilizar documentos cartográficos
para análise, correlação e síntese cartográfica aplicados aos estudos
ambientais.
METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA
Ementa:
Fundamentos
meteorológicos do Clima (Balanço de energia, calor e temperatura, pressão
atmosférica e ventos, noções de balanço hídrico, a água na atmosfera e os
processos de transferência), e a dinâmica da atmosfera (circulação geral da
atmosfera e na América do Sul, os eventos El Ninõ,
OBJETIVOS: 1 - Desenvolver no
futuro engenheiro ambiental a habilidade de compreender os fenômenos
meteorológicos e as suas interações com a superfície terrestre. 2 - Saber
avaliar e interpretar dados climáticos para modelado terrestre e as atividades
humanas. 3 - Saber tomar decisões em condições e eventos climáticos adversos.
V -
alteração de nomenclaturas, ementas e objetivos dos componentes
curriculares abaixo:
GEOCIÊNCIAS E SOLOS para GEOLOGIA APLICADA
Ementa: Estrutura e dinâmica da Terra
(estrutura e constituição da crosta, tectônica de placas). Gênese de minerais e rochas. Estruturas
geológicas. Intemperismo e formação de solos. Aplicações da Geologia na
Engenharia Ambiental e Sanitária. Interpretação de mapas geológicos e
pedológicos e geotécnicos.
.../
/... Res.
023/2010-COU fls. 3
Objetivos: 1 - Promover o
conhecimento básico dos processos geológicos e dos seus produtos (minerais,
rochas e solos) e sua aplicação no campo da Engenharia Ambiental. 2 -
Compreender as implicações dos processos geológicos, geomorfológicos e
pedológicos nas condições técnicas das obras no âmbito da Engenharia Ambiental.
GEOMORFOLOGIA
E MORFOLOGIA FLUVIAL para GEOMORFOLOGIA
Ementa: Sistemas morfogenéticos,
morfoestruturais e morfoclimáticos responsáveis pela estruturação e dinâmica do
modelado do relevo. Geomorfologia fluvial: processos e formas.
Objetivos: 1 - Explicar a
evolução do modelado terrestre. 2 - Compreender a inter-relações entre
processos geomorfológicos e a questão ambiental
SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO para SENSORIAMENTO REMOTO E SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG
Ementa: Introdução ao sensoriamento remoto: princípios básicos. Plataformas e
sistemas sensores. Processamento digital de imagens: conceitos básicos.
Interpretação e análise de imagens de sensoriamento remoto. Elementos
essenciais do SIG. Estrutura de dados. Aquisição de dados. Gerenciamento de
dados. Análise de dados. Estudos de casos aplicados ao ambiente.
Objetivos: 1 - Aprender a
utilizar os produtos do sensoriamento remoto para obtenção de informações
relativas ao substrato, à superfície e às formas de uso do solo rural e urbano.
2 - Conhecer os principais conceitos de análise espacial de mapas. 3 -
Propiciar conhecimento básico com os elementos essenciais do SIG aplicados as
situações de relevante interesse ambiental.
Art.
2º Esta resolução entra
em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
Maringá,
29 de junho de 2010.
Décio Sperandio,
Reitor.
ADVERTÊNCIA:
O prazo
recursal termina em 13/7/2010_. (Art. 95 - § 1o do
Regimento Geral da UEM) |